Articulação de Ciências

CIÊNCIAS 2024 

Olá, seja bem vindo ao universo das Ciências! Um cantinho recheado de ideias pedagógicas. O principal objetivo dessa pasta é tornar a Ciência compreensível e empolgante para todos os leitores, principalmente professores e estudantes, independente do nível de conhecimento que possuem. Busco desmistificar conceitos complexos, oferecer insights valiosos e inspirar uma nova geração de mentes valiosas a explorar o vasto mundo da Ciência!!

  
JORNADA PEDAGÓGICA 2024 

A jornada pedagógica é um período crucial para educadores, marcado pela reflexão, planejamento e preparação para o novo ano letivo. Durante esse tempo, professores e equipe escolar se reúnem para compartilhar experiências, discutir metodologias de ensino, analisar resultados e traçar estratégias para promover um ambiente de aprendizagem mais eficaz e inclusivo. É um momento de troca de ideias e aprendizado mútuo, onde se busca o aprimoramento constante das práticas educacionais, visando o desenvolvimento integral dos alunos e a promoção do sucesso acadêmico e pessoal. A Jornada Pedagógica de Itamaraju trouxe como tema principal "A Gestão da sala de aula: Construindo caminhos para a aprendizagem significativa" foi dividida em quatro momentos, formação com os articuladores "Gestão da sala de aula: estratégias de ensino para a promoção da autonomia, criatividade e protagonismo docente e estudantil perante os desafios educacionais”, palestra sobre inclusão, pauta da escola tratando sobre a acolhida dos estudantes, resultados das Avaliações Externas (Provas SABE e SAEB), Projeto Politico Pedagógico e Plano Anual, e, finalizou com a Palestra do Professor Celso Vasconcelos.
Acesse os links abaixo para visualizarem a pauta da formação e registros fotográficos da jornada.



AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR

Planejamento Anual

Acesse os links abaixo para visualizar os Planejamentos Anuais👇👇





Sequências Didáticas 2024- Da Elaboração a Aplicabilidade

Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 19/02 a 08/03👇👇👇



Acesse o link para visualizar as fotos destas sequências 👇👇👇


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 11 a 27/03👇👇👇


 


Acesse o link para visualizar as fotos destas sequências 👇👇👇 


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 01 a 12/04 👇👇👇                       




Acesse o link para visualizar as fotos destas sequências 👇👇👇


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 22/04 a 03/05 👇👇👇 
´




Acesse o link para visualizar as fotos destas sequências 👇👇👇 

Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 06 a 17/05 👇👇👇 





Acesse os links abaixo para visualizar as fotos referentes a Culminância do Projeto Multidisciplinar "Construindo Comunidades Sustentáveis + Desenvolvimento Local e Preservação Ambiental " 👇  


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 08 a 19/07 👇👇👇 





Acesse o link para visualizar as fotos destas sequências 👇👇👇 


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 29/07 a 09/08 👇👇👇





Acesse o link para visualizar as fotos destas sequências 👇👇👇  


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 26/08 a 06/09👇👇👇





Acesse o link para visualizar as fotos destas sequências 👇👇👇


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 16 a 27/09 👇👇👇





Acesse o link para visualizar as fotos destas sequências 👇👇👇 


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 21/10 a 01/11 👇👇👇





Acesse o link para visualizar as fotos destas sequências 👇👇👇 




Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 18 a 29/11 👇👇👇





ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO 

Acesse os links abaixo para visualizar pautas e fotos dos encontros 👇👇 


















ACOMPANHAMENTO A ESCOLA URBIS II 

Acesse os links abaixo para visualizar relatórios de visitas👇👇




















CIÊNCIAS 2023  


AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR 

Planejamento Anual

Acesse os links abaixo para visualizar os Planejamentos Anuais👇👇







Sequências 2023- Da Elaboração a Aplicabilidade 

Acesse os links abaixo para visualizar as sequências de 02 a 17/03👇👇👇



Acesse o link para visualizar as fotos destas sequências 👇👇👇


Acesse os links para visualizar as sequências de 20/03 a 07/04👇👇👇





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das sequências didáticas 👇👇👇


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 17/04 a 05/05 👇 





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das sequências didáticas 👇👇👇


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 08 a 26/05 👇 





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das sequências didáticas 👇👇👇 


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 12 a 23/06 - 10 a 14/07 👇  





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das sequências didáticas 👇👇👇 


Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a Culminância do Projeto Multidisciplinar "Comprometidos com um ambiente saudável e sustentável em prol da saúde física, mental e social". 👇 










Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de  07 a 25/08 👇  





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das sequências didáticas 👇👇👇  


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de  09 a 20/10 👇   





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das sequências didáticas 👇👇👇   


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de  09 a 17/11 👇   





Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de  20/11 a 01/12 👇 





ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO 

Acesse os links abaixo para visualizar pautas e fotos dos encontros 👇👇


















ACOMPANHAMENTO A ESCOLA URBIS II 

Acesse os links abaixo para visualizar relatórios de visitas👇👇

Acompamento da Aplicação da Prova SAEB - 30 de Outubro

Acompamento da Aplicação da Prova SABE - 19 de Outubro

CONAEE - 19/09 a 17/10

Acompanhamento a Escola - Aplicação do Simulado - 04 e 05/09


















CIÊNCIAS 2022


AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR 

Sequências 2022- Da Elaboração a Aplicabilidade 

Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 07 a 25/03 👇.


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 28/03 a 08/04 👇.





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a esta sequência 👇


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 11 a 22/04 👇





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a esta sequência 👇 


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 02 a 13/05 👇 





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a esta sequência 👇


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 23/05 a 03/06 👇 





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a esta sequência 👇


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 11  a 22/07 👇 





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a esta sequência 👇


Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a Culminância do Projeto Multidisciplinar "Comprometidos com um ambiente saudável e sustentável em prol da saúde física, mental e social". 👇 








Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 01  a 12/08 





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a esta sequência 👇 


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 29/08  a 23/09   





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a esta sequência 👇  


Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 03  a 28/10   






Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a esta sequência 👇  



Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 31/10 a 25/11  





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos referentes a esta sequência 👇   



Planejamento Anual 

👇Acesse os links abaixo para visualizar os Planejamentos Anuais.  






Encontros de Articulação

Acesse os links abaixo para visualizar pauta e fotos dos encontros de articulação👇.  










10º Encontro de Articulação 17/08🌻🌻🌻🌻🌻🌻



ACOMPANHAMENTO A ESCOLA URBIS II 



















CIÊNCIAS 2021

AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR 

Sequências 2021- Da Elaboração a Aplicabilidade 

Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 29/03 a 16/04.
 

Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 26/04 a 07/05.






Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 10 a 21/05.

Acesse as páginas do livro didático a partir do link abaixo.



Acesse as páginas do livro didático a partir do link abaixo.




Acesse as páginas do livro didático a partir do link abaixo.


Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das atividades práticas referentes a 2ª e 3ª Sequência Didática



Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 24/05 a 05/06.


Acesse as páginas do livro didático a partir do link abaixo.





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das atividades práticas referentes a 4ª Sequência Didática

               
Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 14 a 19/06 e  28/06 a 03/07  











Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 05 a 15/07.









Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das atividades práticas referentes a 6ª Sequência Didática


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 19 a 31/07.










Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das atividades práticas referentes a 7ª Sequência Didática


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 02 a 14/08.









Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das atividades práticas referentes a 8ª Sequência Didática



Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 30/08 a 10/09.








Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das atividades práticas referentes a 9ª Sequência Didática


Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 13 a 24/09.


 






Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das atividades práticas referentes a 10ª Sequência Didática



Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 04 a 22/10. 





Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 25/10 a 19/11. 





Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das atividades práticas referentes a 12ª Sequência Didática 



Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 22/11 a 10/12. 





Planejamento Anual 

👇Acesse os links abaixo para visualizar os Planejamentos Anuais. 






Encontros de Articulação
Acesse os links abaixo para visualizar informações e fotos dos encontros de articulação. 
















ACOMPANHAMENTO A ESCOLA URBIS II 










MEMORIAL DE CIÊNCIAS 2021 

Clique no link abaixo para acessar o Memorial de Ciências de 2021
 


CIÊNCIAS 2020 



AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS  2020

ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO
Acesse o link abaixo para visualizar informações e fotos sobre os encontros de Articulação  2020 

FORMAÇÃO GEA
Acesse o link abaixo para visualizar informações e fotos sobre Programa de Reelaboração dos Referenciais Curriculares nos Municipios Baianos  2020 

DCRM DE CIÊNCIAS 
Acesse o link abaixo para visualizar o DCRM de Ciências 2020 

ROTEIROS DE ESTUDO/MATERIAL IMPRESSO
Acesse o link abaixo para visualizar os roteiros de estudo de 2020 


Acesse os links abaixo para visualizar as atividades imp de 2020



ACOMPANHAMENTO A ESCOLA URBIS II
Acesse o link abaixo para visualizar fotos de visitas a escola Urbis II em 2020

MEMORIAL DE CIÊNCIAS 2017 - 2020

Acesse o link abaixo para leitura do memorial 2017 a 2020

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 2020 - da Elaboração a Aplicabilidade

Décima Quinta Quinzena de Isolamento 11 a 29/01
Acesse as Sequências Didáticas de 11 a 29/01 através do link abaixo


Décima Quarta Quinzena de Isolamento 14 a 23/12
Acesse as Sequências Didáticas de 14 a 23/12 através do link abaixo


Décima Terceira Quinzena de Isolamente 16 a 27/11

Acesse as Sequências Didáticas de 16 a 27/11 através dos links abaixo









Décima Segunda Quinzena de Isolamento 02 a 13/11

Acesse as Sequências Didáticas de 02 a 13/11 através dos links abaixo









Décima Primeira Quinzena de Isolamento 13 a 30/10

Acesse as Sequências Didáticas de 13 a 30/10 através dos links abaixo



Acesse o link abaixo para visualizar fotos das práticas da Sequência









Décima Quinzena de Isolamento 08/09 a 02/10

Acesse as Sequências Didáticas de 08/09 a 02/10 através dos links abaixo

Livro Didático 9ºano Parte 3

NONA QUINZENA DE ISOLAMENTO 24/08 a 04/09 

Acesse as Sequências Didáticas de 24/08 a 04/09 através dos links abaixo



OITAVA QUINZENA DE ISOLAMENTO 03 a 14/08

Acesse as Sequências Didáticas de 03 a 14/08 através dos links abaixo




SÉTIMA QUINZENA DE ISOLAMENTO 20 a 31/07

Acesse as Sequências Didáticas de 20 a 31/07 através dos links abaixo


Acesse as Sequências Didáticas de 16 a 26/06 através dos links abaixo

Acesse as Sequências Didáticas de 24/04 a 05/05 através dos links abaixo

Acesse as Sequências Didáticas de 22 a 28/04 através dos links abaixo

III Atividade Virtual 6º Ano  

III Atividade Virtual 7º Ano 


III Atividade Virtual 8º Ano

III Atividade Virtual 9º Ano

FOTOS DAS ATIVIDADES A DISTÂNCIA

SEGUNDA SEMANA DO ISOLAMENTO SOCIAL /13 a 20/04

Acesse as Sequências Didáticas de 13 a 20/04 através dos links abaixo

II Atividade Virtual 6º ano 

II Atividade Virtuala 7ºAno

II Atividade Virtual 8º Ano

II Atividade Virtual 9º Ano

PRIMEIRA SEMANA DO ISOLAMENTO SOCIAL/30/03 a 10/04

Acesse as Sequências Didáticas de 30/03 a 10/04 através dos links abaixo

Atividades Quarentena 6º Ano

Atividade Quarentena 7º Ano 

Atividade Quarentena 8º Ano 

Atividade Quarentena 9º Ano

Acesse a Sequência Didática de 09 a 20/03 através do link abaixo em destaque.
II Sequência Didática 2020

Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das Práticas da II Sequência Didática 2020.
Registros Fotográficos


Acesse a Sequência Didática de 17/02 a 06/03 através do link abaixo em destaque.
I Sequência Didática 2020

Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das Práticas da I Sequência Didática 2020.
Registros Fotográficos

CIÊNCIAS 2019

Acesse a Sequência Didática de 28/11 a 13/12 através do link abaixo em destaque.

XVIII Sequência Didática
Acesse a Sequência Didática de 11 a 27/11 através do link abaixo em destaque.

XVII Sequência Didática


Acesse a Sequência Didática de 21/10 a  01/11 através do link abaixo em destaque.

XVI Sequência Didática


Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das Práticas da XVI Sequência Didática.

Registros Fotográficos XVI


Acesse a Sequência Didática de 07 a 18/10 através do link abaixo em destaque.

XV Sequência Didática


Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das Práticas da XV Sequência Didática.

Registros Fotográficos XV

Acesse a Sequência Didática de 07 a 18/10 através do link abaixo em destaque.

XIV Sequência Didática

Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das Práticas da XII Sequência Didática.

Registros Fotográficos XIV

Acesse a Sequência Didática de 19/08 a 17/09 através do link abaixo em destaque. 

XIII Sequência Didática

Acesse o link abaixo para visualizar as fotos das Práticas da XII Sequência Didática. 

Registros Fotográficos XIII

Acesse a Sequência Didática de 12 a 23/08 através do link abaixo em destaque.

XII Sequência Didática

Acesse os links abaixo para visualizar as fotos das Práticas da XII Sequência Didática.

Registro Fotográfico XII

Acesse a Sequência Didática de 29/07 a 09/08 através do link abaixo em destaque.


Acesse a Sequência Didática de 18 a 26/07  através do link abaixo em destaque.

Acesse os links abaixo para visualizar as fotos das Práticas da XI Sequência Didática.

Registros Fotográficos

X Sequência Didática
Acesse a Sequência Didática de 04 a 17/06 através do link abaixo em destaque.

IX Sequência Didática

Acesse os links abaixo para visualizar as fotos do Encerramento do semestre Letivo.

Encerramento do I Semestre Articulação de Ciências

Acesse a Sequência Didática de 10 a 21/06 através do link abaixo em destaque.

VIII Sequência Didática 2019


Acesse o link abaixo para visualizar aula prática sobre Fenômenos 9º ano

Fenômenos Físicos e Químicos

Acesse o link abaixo para visualizar aula prática sobre Poluição e Contaminação do Solo

Visita ao Lixão

Acesse os links abaixo para visualizar as fotos da culminância do projeto em Defesa do Meio Ambiente por escola

Escola Liberdade 

Escola Maria D'Ajuda 

Escola Benedita Malaquias 

Escola Reitor Edgar Santos 

Escola Urbis II 

Escola Sizaltina Barbosa 

Escola Novo Prado 

Escola José de Anchieta 

Escola Presidente Médici 

Escola Otávio Mangabeira Matutino 

Escola Otávio Mangabeira Vespertino  

Escola Vila União 

Escola Pau D'Alho 

Escola Osvaldo Almeida 

Escola Walter Carvalho 

Escola Oziel Alves Pereira

Acesse a Sequência Didática de 13 a 24/05 através do link abaixo em destaque.

VII Sequência Didática 2019

Registros Fotográficos VII S.D.

Acesse a Sequência Didática de 29/04 a 10/05 através do link abaixo em destaque.

VI Sequência Didática 2019

Acesse o link abaixo para visualizar aula prática sobre instrumentalização óptica

Demonstração de Práticas Durante Articulação

Acesse a Sequência Didática de 15 a 26 /04/2019 através do link abaixo em destaque.

V Sequência Didática 2019

Registros Fotográficos V S.D

Acesse a Sequência Didática de 01 a 12 /03/2019 através do link abaixo em destaque.

IV Sequência Didática 2019

Registros Fotográficos IV S.D.

Acesse a Sequência Didática de 18 a 29 /03/2019 através do link abaixo em destaque.

III Sequência Didática 2019

Registros Fotográficos III S.D.

Registros da Elaboração Planejamento Anual 2019

Acesse a Sequência Didática de 07 a 15 /03/2019 através do link abaixo em destaque.

II Sequência Didática

Registros Fotográficos II S.D.

Registros da AC Escola Urbis II/Microscopia

Acesse a Sequência Didática de 18/02 a 01 /03/2019 através do link abaixo em destaque.

I Sequência Didática 2019

Acesse o link abaixo para visualizar as fotos do Projeto Consciência Negra.

Projeto Consciência Negra

Acesse a Sequência Didática de 19 a 30 /11/2018 através do link abaixo em destaque.

XVIII Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 05 a 16 /11/2018 através do link abaixo em destaque.

XVII Sequência Didática

Acesse o link abaixo para visualizar as fotos dos seminários realizados pelos professores sobre Práticas Pedagógicas

Seminários Práticas Pedagógicas

Demonstração de Aulas Práticas


Acesse a Sequência Didática de 08 a 19 /10/2018 através do link abaixo em destaque.


Acesse a Sequência Didática de 24 /09 a 04/10/2018 através do link abaixo em destaque.

XIV Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 10 a 21 /09/2018 através do link abaixo em destaque.

Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes a  XIV Sequência Didática de Ciências 2018.

Fotos das Aulas Práticas: Ar e Fungos

Fotos das Aulas Práticas: Fungos, Reprodução e Tabagismo

XIII Sequência Didática

Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes a  XIII Sequência Didática de Ciências 2018.

Fotos das Atividades Práticas XII Sequência

Fotos ETA e ETE

Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes a IX, X e XI Sequências 
Didáticas de Ciências 2018.


Acesse a Sequência Didática de 27/08 a 06/09/2018 através do link abaixo em destaque.


Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes a XII Sequência Didática de Ciências 2018. 

Fotos das Atividades Práticas

Fotos Reino Plantae 

Reino Plantae: Jardinagem

Fotos Reações Químicas

Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes ao estudo sobre a BNCC e proposta curricular de Ciências.



Acesse a Sequência Didática de 13 a 24/08/2018 através do link abaixo em destaque.

XI Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 30/07 a 10/08/2018 através do link abaixo em destaque.

Acesse os links abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes a XI Sequências Didáticas de Ciências 2018.

Acesse a Sequência Didática de 19 a 27/07/2018 através do link abaixo em destaque.

IX Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 03 a 18/07/2018 através do link abaixo em destaque.


Acesse os links abaixo para visualizar as fotos da culminância do projeto em Defesa do Meio Ambiente por escola








Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes a Sétima Sequência Didática de Ciências 2018.

Fotos da VII Sequência Didática
Acesse a Sequência Didática de 30/04 a  11/05/2018 através do link abaixo em destaque.


Acesse a Sequência Didática de 16 a  27/04/2018 através do link abaixo em destaque.



Acesse a Sequência Didática de 02 a  13/04/2018 através do link abaixo em destaque.


Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes a Quarta Sequência Didática de Ciências 2018.



Acesse a Sequência Didática de 19 a  28/03/2018 através do link abaixo em destaque.

Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes a Terceira Sequência Didática de Ciências 2018.


Acesse a Sequência Didática de 01 a  16/03/2018 através do link abaixo em destaque.


Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes a Segunda Sequência Didática de Ciências 2018.


Acesse a Sequência Didática de 19 a  27/02/2018 através do link abaixo em destaque.

Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes a Primeira Sequência Didática de Ciências 2018.


Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes ao Primeiro Encontro Pedagógico de Ciências 2018, com professores da Sede e Campo.


Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes as práticas de Ciências  sobre Tratamento da Água e Comprovando a Existência do Ar (Alunos da Escola Presidente Médici/Professora Lucilane, Urbis II/Professora Fabrine e Maria D'Ajuda/Professor Lucas).


Acesse a Sequência Didática de 13 a  24/11/2017 através do link abaixo em destaque.


Acesse a Sequência Didática de 30/10 a  10/11/2017 através do link abaixo em destaque.

XVI Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 16 a  27/10/2017 através do link abaixo em destaque.

XV Sequência Didática
Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes as práticas de Ciências da XIII Sequência Didática.

Aulas Práticas de Ciências

Acesse a Sequência Didática de 18 a  29/09/2017 através do link abaixo em destaque.

XIV Sequência Didática

Acesse o link abaixo, em destaque, para visualizar as fotos referentes as práticas de Ciências da III Unidade.
Fotos de Atividades Práticas Referentes a III Unidade

Acesse a Sequência Didática de 18 a  29/09/2017 através do link abaixo em destaque.

XIII Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 04 a  15/09/2017 através do link abaixo em destaque.

XII Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 21/08 a 01/09/2017 através do link abaixo em destaque.

XI Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 03 a 18/o8/2017 através do link abaixo em destaque.

X Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 13/07 a 01/08/2017 através do link abaixo em destaque.

IX Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 03 a 12/07/2017 através do link abaixo em destaque.

VIII Sequência Didática

Acesse a Sequência Didática de 05 a 16/06/2017 através do link abaixo em destaque.

VII SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Acesse a Sequência Didática de 22/05 a 02/06/2017 através do link abaixo em destaque.

VI SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Acesse o link abaixo em destaque para visualizar as fotos das aulas de campo..

Aulas de Campo nos Rios Jucuruçu e Ouro, e, Visita ao Lixão.
Acesse as fotos das atividades práticas referentes a III e IV Sequências Didáticas através do link abaixo em destaque.
Fotos das Atividades Práticas
Acesse a Sequência Didática de 24/04 a 05/05/2017 através do link abaixo em destaque.

IV Sequência Didática 2017

Acesse as fotos da atividade prática sobre célula com alunos do 7ºano, escola Sizaltina, Professora Tânia Mara, através do link abaixo em destaque.
Construção de Células em Resina

Acesse a Sequência Didática  de 10 a 24/04/2017 através do link abaixo em destaque.

III Sequência Didática 2017 

Anexos da III Sequência Didática 2017

Acesse a Sequência Didática  de 23/03/2017 a 07/04/2017 através do link abaixo em destaque.


II Sequência Didática 2017

Acesse as fotos das atividades práticas referentes a II Sequência Didática através do link abaixo em destaque.
Práticas de Ciências 2017






>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


PLANEJAMENTO SEMANAL                        

Tema: Todos Podem Aprender Ciências
Subtítulo: Apresentação da disciplina, metodologia aplicada, avaliação e atitudes que colaboram para o melhor aproveitamento.
Ano/Série: 6º                            Período: 02 a 17/03                  Nº de Aulas: 07

Ciências
Objetivo (s):
Conhecer a turma;
• Criar condições para o aluno se identificar como pessoa importante no meio em que vive;
• Investigar, avaliar e levantar informações relacionadas a expectativas e comportamento da turma diante ao componente em estudo;
• Compreender a importância do estudo de ciências para sua vida pessoal e social.
•Apresentação da ementa do componente curricular, como o estuda se organiza o conhecimento em sua aula e como é feita a avaliação: Instrumentos e Critérios;

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Identificação do professor e do Componente Curricular a ser trabalhado. Acolher a turma com a dinâmica “Pessoas são Dons”, após os comentários, o professor faz a leitura e a análise da mensagem expressa no texto Pessoas são dons.
2º Momento: Apresentação da Turma. Fazer a dinâmica da bexiga, onde cada aluno fará sua apresentação.
3º Momento: Apresentação da Ementa do Componente Curricular, pedir para os alunos escreverem a ementa no caderno e fazer uma ilustração que represente aquilo que será estudado durante o ano letivo;
Apresentação da metodologia: Trabalhar objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Evidenciar o método científico. Como se estuda o componente curricular; Como se organiza o conhecimento em sua aula;
Descrição da forma de Avaliar: Processual e continua, utilizando diferentes critérios e instrumentos avaliativos.
4º Momento: Em circulo, conversar com os alunos sobre o que é Ciências, a importância do estudo de Ciências, como gostariam de estudar esse componente? Com base nas discussões os  alunos deverão responder a avaliação diagnóstica e em seguida socializarem as respostas.
5º Momento: Estabelecer os combinados de relacionamento interpessoal/Direitos e Deveres, discutir os combinados com os alunos, em seguida dividi-los em grupos; cada grupo deverá escrever os combinados em fichas com letras maiores para depois montar um painel que ficará afixado na sala de aula.

Avaliação:
A partir da participação dos alunos durante as aulas.



PLANEJAMENTO SEMANAL                        

Tema: Todos Podem Aprender Ciências
Subtítulo: Apresentação da disciplina, metodologia aplicada, avaliação e atitudes que colaboram para o melhor aproveitamento.
Ano/Série: 7º                            Período: 02 a 17/03                  Nº de Aulas: 07

 Objetivo (s):
Conhecer a turma;
• Criar condições para o aluno se identificar como pessoa importante no meio em que vive;
• Investigar, avaliar e levantar informações relacionadas a expectativas e comportamento da turma diante ao componente em estudo;
• Compreender a importância do estudo de ciências para sua vida pessoal e social.
•Apresentação da ementa do componente curricular, como o estuda se organiza o conhecimento em sua aula e como é feita a avaliação: Instrumentos e Critérios;

                                     ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Identificação do professor, do Componente Curricular a ser trabalhado e dos alunos.
2º Momento: Leitura e reflexão do Texto “Os quatro Alunos”.
3º Momento: Dinâmica da Bexiga e do palito de churrasco. Deixar que os alunos tentem até que um consiga, se ninguém conseguir o professor passará as instruções. Refletir sobre a importância de não desanimar diante as dificuldades e a capacidade de cada um em atingir os objetivos.
4º Momento: Em circulo, conversar com os alunos sobre o que é Ciências, a importância do estudo de Ciências, como gostariam de estudar esse componente? Com base nas discussões os  alunos deverão responder a avaliação diagnóstica e em seguida socializarem as respostas.
Apresentação da Ementa do Componente Curricular, pedir para os alunos escreverem a ementa no caderno e fazer uma ilustração que represente aquilo que será estudado durante o ano letivo;
Apresentação da metodologia: Trabalhar objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Evidenciar o método científico. Como se estuda o componente curricular; Como se organiza o conhecimento em sua aula;
Descrição da forma de Avaliar: Processual e continua, utilizando diferentes critérios e instrumentos avaliativos.
 5º Momento: Estabelecer os combinados de relacionamento interpessoal/Direitos e Deveres, discutir os combinados com os alunos, em seguida dividi-los em grupos; cada grupo deverá escrever os combinados em fichas com letras maiores para depois montar um painel que ficará afixado na sala de aula.
6º Momento: Trabalhar a música “Meus oito anos”, pedir aos alunos para copiarem os questionamentos e tentarem responder, caso não consigam, levar para casa e pesquisar, trazer as respostas na próxima aula para socializarem. Caso os alunos não tragam, o professor resolverá as questões.

Avaliação:
A partir da participação dos alunos durante as aulas.

PLANEJAMENTO SEMANAL                        
Tema: Todos Podem Aprender Ciências
Subtítulo: Apresentação da disciplina, metodologia aplicada, avaliação e atitudes que colaboram para o melhor aproveitamento.
Ano/Série: 8º                            Período: 02 a 17/03                  Nº de Aulas: 07

 Objetivo (s):
Conhecer a turma;
• Criar condições para o aluno se identificar como pessoa importante no meio em que vive;
• Investigar, avaliar e levantar informações relacionadas a expectativas e comportamento da turma diante ao componente em estudo;
• Compreender a importância do estudo de ciências para sua vida pessoal e social.
•Apresentação da ementa do componente curricular, como o estuda se organiza o conhecimento em sua aula e como é feita a avaliação: Instrumentos e Critérios;

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Identificação do professor e do Componente Curricular a ser trabalhado. Acolher a turma com a mensagem “Pessoas são Dons”, após os comentários, o professor fará a dinâmica da bolinha de papel.
2º Momento: Apresentação da Ementa do Componente Curricular, pedir para os alunos escreverem a ementa no caderno;
Apresentação da metodologia: Trabalhar objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Evidenciar o método científico. Como se estuda o componente curricular; Como se organiza o conhecimento em sua aula;
Descrição da forma de Avaliar: Processual e continua, utilizando diferentes critérios e instrumentos avaliativos.
3º Momento: Estabelecer os combinados de relacionamento interpessoal/Direitos e Deveres, discutir os combinados com os alunos, em seguida dividi-los em grupos; cada grupo deverá escrever os combinados em fichas com letras maiores para depois montar um painel que ficará afixado na sala de aula.
4º Momento: Apresentação de vídeos curtos sobre feitos científicos, após apreciação, em circulo, conversar com os alunos sobre o que é Ciências, a importância do estudo de Ciências, como gostariam de estudar esse componente? Com base nas discussões os alunos deverão responder a avaliação diagnóstica e em seguida socializarem as respostas.
Avaliação:
A partir da participação dos alunos durante as aulas.

PLANEJAMENTO SEMANAL                        

Tema: Todos Podem Aprender Ciências
Subtítulo: Apresentação da disciplina, metodologia aplicada, avaliação e atitudes que colaboram para o melhor aproveitamento.
Ano/Série: 9º                            Período: 02 a 17/03                  Nº de Aulas: 07

 Objetivo (s):
Conhecer a turma;
• Criar condições para o aluno se identificar como pessoa importante no meio em que vive;
• Investigar, avaliar e levantar informações relacionadas a expectativas e comportamento da turma diante ao componente em estudo;
• Compreender a importância do estudo de ciências para sua vida pessoal e social.
•Apresentação da ementa do componente curricular, como o estuda se organiza o conhecimento em sua aula e como é feita a avaliação: Instrumentos e Critérios;

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Identificação do professor e do Componente Curricular a ser trabalhado. Acolher a turma com a dinâmica “Pessoas são Dons”, após os comentários, o professor faz a leitura e a análise da mensagem expressa no texto Pessoas são dons. Após a dinâmica ouvir a música “Quero que valorize”.
2º Momento: Em circulo, conversar com os alunos a partir das análises de noticias relacionadas a ciência; indagar sobre a importância do estudo de Ciências, como gostariam de estudar esse componente?  refletir sobre os avanços científicos, onde a química está presente?
Com base nas discussões os alunos deverão responder a avaliação diagnóstica e em seguida socializarem as respostas.
Após as socializações fazer apresentação da Ementa do Componente Curricular, pedir para os alunos escreverem no caderno;
Apresentação da metodologia: Trabalhar objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Evidenciar o método científico. Como se estuda o componente curricular; Como se organiza o conhecimento em sua aula;
Descrição da forma de Avaliar: Processual e continua, utilizando diferentes critérios e instrumentos avaliativos.
3º Momento: Dinâmica da Máquina Registradora, enfatizar com essa dinâmica a importância do trabalho em grupo e o respeito pelos colegas;
4º Momento: Estabelecer os combinados de relacionamento interpessoal/Direitos e Deveres, discutir os combinados com os alunos, em seguida dividi-los em grupos; cada grupo deverá escrever os combinados em fichas com letras maiores para depois montar um painel que ficará afixado na sala de aula.
5º Momento: Elencar algumas curiosidades químicas e pedir para os alunos levantarem hipóteses a respeito, depois socializar, a partir daí o professor faz as intervenções. Questões e respostas na folha a parte.

Avaliação:
A partir  da participação dos alunos durante as aulas.

ANEXOS

Dinâmicas I Semana
Pessoas são dons
Objetivo: Identificar-se como pessoa importante no meio em que vive.
Materiais: uma caixa com tampa, decorada como para presente, com espelho dentro.
Procedimentos: O professor apresentou aos alunos uma caixa bem decorada e disse a eles que a escola havia recebido um presente muito especial. O professor orientou os alunos a pegarem, um por um, a caixa, abrirem-na, observarem o presente que estava dentro dela, fecharem bem a caixa e entregarem-na ao colega mais próximo, sem comentar absolutamente nada. Desse modo, a caixa passou de mão em mão por todos os alunos em aula. Terminada essa etapa, o professor questionou os alunos sobre como se sentiram ao se olharem ao espelho e perceberem que eles próprios eram o presente que a escola havia recebido.
Após os comentários, o professor faz a leitura e a análise da mensagem expressa no texto Pessoas são dons
PESSOAS SÃO DONS
Pessoas são dons. Pessoas são presentes, que o Pai manda para mim embrulhadas.
Umas são presentes que vêm em embrulho bem bonito: atraentes logo que as vejo.
Outras vêm com um papel bastante comum.
Outras ficaram machucadas no correio.
De vez em quando, vem uma registrada.
Umas são presentes em invólucros fáceis.
Outras, é bem difícil para tirar a embalagem. Porém, a embalagem não é o presente.
É fácil fazer este erro. Às vezes, o presente não é muito fácil de abrir.
Precisa-se da ajuda de outras pessoas.
Será que a razão é o medo? Será que é o ódio?
Talvez já tenha sido desembrulhado e o presente jogado fora.
Pode ser que este presente não seja para mim!
Eu também sou uma pessoa. Sou também um presente.
Um presente a mim mesmo.
O Pai deu-me a mim mesmo.
Já olhei para dentro da minha própria embalagem?
Talvez nunca tenha aceito o presente que sou...
Pode ser que dentro da embalagem tenha algo diferente do que penso!
Talvez nunca tenha compreendido o presente maravilhoso que sou!
Será que o Pai faz pessoas que não são maravilhosas?
Eu adoro os presentes que aqueles que me amam dão a mim!
Por que não amo o presente, este presente, a pessoa que sou?
Sou um presente às outras pessoas?
Será que nunca chegarão a gozar do presente?
Cada encontro com pessoas é troca de presentes.
Mas o dom sem doador não é mais dom!
É somente uma coisa vazia sem relacionamento entre doador e recebedor.
A amizade é um relacionamento entre pessoas que vêem as pessoas como realmente são: DONS DO PAI UM AO OUTRO...
O amigo é um dom, não somente para mim, mas para outros através de mim.
Quando eu guardo um amigo, possuindo-o, eu destruo sua capacidade de ser dádiva.
Se eu guardo a sua vida para mim, eu a perco, para outros, então eu a guardo.
PESSOAS SÃO DONS RECEBIDOS E DONS DOADOS...
Bolinha de Papel: Os alunos deverão usar uma caneta de qualquer cor. Faça uma roda e dê para cada aluno uma folha de papel, tome cuidado para que essa folha não se encontre suja e amassada!
• Peça para cada aluno observar a folha. Se está suja, amassada , com alguma dobra …
• Depois, peça para que façam uma bolinha de papel. Eles amam isso !
• Esteja certo(a) de que todos amassaram bem a sua folha e fizeram a bolinha. E então mande eles voltarem com a folha como estava. Sem o amassado, sem nenhuma ruguinha ou dobra.
• É claro que eles não conseguirão. Faça um paralelo entre os sentimentos e a folha de papel. “Será que quando eu faço uma besteira e magoo alguém, posso devolver os sentimentos dela, em relação ao que fiz, como eram? Posso desamassar os sentimentos, como uma folha de papel ? ” – pergunte e deixe -os pensar.
• Depois peça para cada um escrever uma qualidade sua nesta folha amassada ! Sem nome. Só a qualidade . Acredite essa é a parte mais trabalhosa, pois eles têm uma enorme dificuldade em reconhecer suas qualidades!
• Explique que uma das formas de ajudar o outro é colocar a sua disposição a sua melhor qualidade ! No final peça para eles trocarem “as qualidades” e darem ao seu colega o papel amassado com a sua qualidade.
• Tenho algumas experiências maravilhosas com essa dinâmica.

Apresentação com Balões
Material
Bexigas, papel (cortado de 8 x 5 cm) e canetas.

Passos
1- Pede-se aos participantes que escrevam seus nomes no papel e uma palavra ou desenho que os represente.
2- Depois é dado a todos um balão sem encher e pedimos que introduzam o papel no balão e depois o encham e amarrem.
3- A partir deste momento deve-se propor diferentes jogos e brincadeiras com balões, para que sejam estourados e revelados os papéis.
4- Cada participante tem que ficar com um papelzinho e buscar a pessoa cujo nome está no papel.
5- Quando à encontrar, forma-se dupla e é dado um tempo para que conversem e se conheçam (deve-se focar a palavra ou desenho do cartão).
6- Em seguida, começa-se as apresentações.

Palito De Churrasco Dentro De Bexiga Sem Estourar
Sim, parece impossível, mas você pode passar um espeto por um balão sem estourá-lo. Tente fazer isso sozinho primeiro para ver o que acontece. Depois, tente seguir esses passos para não deixar que o balão estoure ao colocar um espeto através dele.
Material: Balões, palito de churrasco e óleo.
Procedimento:
1.Encha um balão de modo que ele não fique muito cheio, cerca de metade do tamanho, e amarre a ponta com um nó.
   2.Cubra a ponta de um espeto longo e afiado com óleo e toque-a no lado da extremidade do balão onde é amarrado.
    3.Empurre o espeto suavemente através do balão. Continue fazendo isso à medida que entra e que vai em direção ao topo, torcendo-o cuidadosamente.
    4.Perfure o topo do balão no local em que vê um pequeno ponto ou círculo no centro enquanto empurra o espeto através dele. Continue empurrando-o à medida que sai do balão e para fora do topo.
   5.Continue a empurrar até que o espeto esteja nivelado nos dois lados do balão.


Música Meus Oito Anos de Adriana Calcanhoto
Oito Anos - Adriana Calcanhoto
Dunga / Paula Toller



Por que você é Flamengo
E meu pai Botafogo
O que significa
"Impávido colosso"?

Por que os ossos doem
enquanto a gente dorme
Por que os dentes caem
Por onde os filhos saem

Por que os dedos murcham
quando estou no banho
Por que as ruas enchem
quando está chovendo

Quanto é mil trilhões
vezes infinito
Quem é Jesus Cristo
Onde estão meus primos

Well, well, well
Gabriel... Por que o fogo queima
Por que a lua é branca
Por que a terra roda
Por que deitar agora

Por que as cobras matam
Por que o vidro embaça
Por que você se pinta
Por que o tempo passa

Por que que a gente espirra
Por que as unhas crescem
Por que o sangue corre
Por que que a gente morre

Do que é feita a nuvem
Do que é feita a neve
Como é que se escreve
Reveillon


Curiosidades Químicas
Por que a cebola provoca lágrimas? A resposta é muito simples, mas você precisa ter um conhecimento químico para responder.

Dentre as várias substâncias voláteis que estão presentes na cebola, uma delas é o dissulfeto de alila. Essa substância provoca irritação das mucosas, ou seja, quando realizamos o corte da cebola o dissulfeto de alila é liberado e chega até os olhos provocando lágrimas.
A cola cola tudo? Por que?
Para um cola ser cola ela precisa colar de verdade, e para isso existe um processo denominado de “atração física”. Para entender melhor esta propriedade da cola, um exemplo simples: para duas pessoas começarem a se gostar, se apaixonarem, é preciso haver primeiramente uma atração física entre elas, ou seja, é necessário ao menos um olhar mais interessado por parte de ambos, e só então vai rolar a “paquera”. Assim também acontece com a cola, ela precisa ter afinidade pelo material que for colar. Esta propriedade da cola tem tudo a ver com a química, aliás, como um material permanece aderido após ser colado? As interações moleculares que ocorrem durante o processo de colagem (entre a superfície do material e a cola) permanecem fixas após a secagem. As interações correspondem a ligações químicas, decorrentes das reações químicas do processo de colagem.
Qual veio primeiro, o sabão ou a prática de lavar roupa?
Em tempos remotos, a lavagem de roupas era feita de modo bem diferente. Hoje temos acesso a detergentes, amaciantes, alvejantes etc., há muitos anos não existia nada disso e a saída era usar de artifícios nada convencionais. Acredite se quiser, as roupas eram lavadas com urina. Isso mesmo, a urina humana era usada junto à água para limpar vestimentas.
A ideia tem fundamentação científica: a urina possui em sua composição química o amoníaco, substância usada nos dias atuais para a composição de alvejantes. Graças à evolução dos produtos podemos usufruir hoje de roupas com cheirinho de limpeza, viva a modernidade!
Por que os desodorantes inibem o mau cheiro do suor?
Os desodorantes com suas fragrâncias conseguem disfarçar os odores. A presença do composto peróxido de zinco promove a oxidação de aminas e ácidos graxos, esta ação inibe parte do cheiro emitido por estas substâncias. Desodorantes possuem também agentes antibacterianos para eliminar bactérias já presentes no corpo.
Por que as folhas mudam de cor no outono?
As folhas das árvores são compostas por minúsculas partículas contendo pigmento verde, conhecido como clorofila. Esse pigmento é responsável pela cor verde natural das plantas, e mais! A clorofila, juntamente com a luz solar, torna possível o trabalho de fotossíntese realizado pelos vegetais.
A alteração na cor das folhas só ocorre no outono, pois é justamente nesta época do ano que a quantidade de luz emitida pelo sol diminui. Como a fotossíntese fica comprometida em razão da ausência de luminosidade, as folhas entendem que não precisam mais do pigmento verde e o descartam. A clorofila vai sendo então substituída aos poucos pelas cores substitutas, tais como vermelha, laranja, amarela, marrom, etc.

Dinâmica - A História da "Máquina Registrada"
Exercício de Decisão Grupal
Objetivos:
1. Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
2. Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.
Tamanho do grupo: Subgrupos formados com cinco a sete membros; sendo possível, orientar vários subgrupos, simultaneamente.
Tempo exigido: quarenta minutos, aproximadamente.
Material utilizado:
- Uma cópia da história da "Máquina Registradora", para cada membro participante e para cada grupo.
- Lápis ou caneta.
Procedimento:
1. O animador distribui uma cópia da história da "Máquina Registradora" para cada membro participante que durante sete a dez minutos, deverá ler e assinar as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada subgrupo uma cópia da história da "Máquina Registradora", para um trabalho de consenso de grupo, durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
3. Colher as respostas de cada grupo, anotando na lousa e comparar as respostas de cada grupo. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (a declaração número 3 é falsa, e a do número 6 é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).
DISCUSSÃO:
Juntar o grupo e em painel, analisar:
- Como foi viver essa experiência?
- O porquê e quais fatores contribuíram para as respostas.
- O que motivou cada um em separado a dar determinada resposta.
- Houve mudança nas respostas individuais no momento da discussão em grupo?
- O que podemos concluir com esse exercício?
- Como pudemos tirar tantas conclusões sem apurar os reais acontecimentos? Haja vista que a maior parte das afirmações são desconhecidas.
6. CONCLUSÕES:
- As suposições podem fazer com que tomemos decisões erradas. Muitas vezes não conhecemos os fatos e pré-julgamos. Podemos fazer um comparativo com a primeira impressão que temos de alguém. Será que podemos julgar sem conhecer. Isso se aplica a tudo.
- Nossos valores tendem a influenciar nossas decisões – Julgamento.
- Muitas vezes não temos todos os elementos para julgar, ou por que não prestamos atenção ou não temos conhecimento de todos os fatos, ou ainda existe um fator tendencioso que não percebemos.
GABARITO -“A História da “Máquina Registradora”
Apenas a quarta e a sexta afirmação são verdadeiras. As demais são falsas premissas ou indefinidas.
1-Desconhecida. Foi um negociante que acendeu as luzes da loja, mas não há menção se este negociante é o proprietário da loja. Pode ser um funcionário.
2-Desconhecida. Não se sabe se houve um roubo, portanto não se pode dizer se houve um ladrão.
3-Falsa. Na estória está claro: : “quando surge um homem pedindo dinheiro“.
4-Verdadeira. O texto diz: “ O proprietário abre uma máquina registradora”.
5-Desconhecida.O texto não define quem tirou o dinheiro da máquina registradora, nem mesmo se era dinheiro, apenas diz: o conteúdo foi retirado.
6-Verdadeira. Alguém (o proprietário) abriu a máquina registradora.
7-Desconhecida. Não há como saber se houve um roubo, nem que o homem fugiu. Só sabemos que ele correu.
8-Desconhecida. Não se sabe se havia dinheiro na máquina registradora.
9-Desconhecida. Não se sabe se o homem era ladrão ou não.
10-Desconhecida. Não se sabe se o negociante é também o proprietário.
11-Desconhecida. Não se sabe se havia dinheiro na máquina registradora.                                  

Proposta Curricular
Ficha SondagemXV Sequência Didática

Nenhum comentário:

Postar um comentário