SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
||||||||||
Tema: As Competências
Socioemocionais em Tempos de Pandemia |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
|||||||||
Objeto
de Conhecimento: Como lidar com meus sentimentos? |
||||||||||
Ano: 6º
Período: 29/03
a 16/04/2021 Nº de
Aulas: 08 |
||||||||||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
||||||||||
Reconhecer, avaliar e
lidar com os próprios sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de
habilidades emocionais entre eles. Aguçar a criatividade e
questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções
e sentimentos. Demonstrar empatia
pelos colegas de classe, professores e funcionários da escola. Identificar nos colegas
diferentes sentimentos. |
||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||
AULA 01 Tema: Aula Inaugural do Componente Etapa
1: Para inicio de Conversa Iniciar o encontro se apresentando, falando um pouco sobre
o componente, quantidade de aulas semanais e uma síntese dos objetos que
serão abordados; em seguida peça que os alunos que se apresentem,
a ideia é realizar uma atividade para “quebrar o gelo”. Proponha aos alunos
que se apresentem seguindo o exemplo, “Sou o Paulo, gosto muito de Ciências
e, nas horas livres, adoro andar de bicicleta com meus irmãos, Felipe e
Pedro. Um dia serei engenheiro mecânico”. É interessante sugerir perguntas
que orientem a apresentação: Como cada um gosta de ser chamado? O que gostam
e o que não gostam de fazer? Têm irmãos? Onde moram? O que fazem nos fins de
semana? O que mais gostam de aprender na escola? Peça aos alunos que anotem
no caderno com o título “Diário de Práticas e Vivências” como foi essa
conversa, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha do
caderno, com cabeçalho, margem, etc. Etapa 2: Momento Reflexivo Indagar
aos alunos “O que trago na bagagem sobre Ciências (esse momento os alunos
responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente
Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após
ouvi-los, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá pergunta-los quais
emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como
tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que
justifiquem, levante as seguintes questões também: Em que o estudo da Ciência contribui para sua vida
cotidiana? Como você colabora para seu tempo de estudo da Ciência seja o mais
aproveitável possível? Quais suas expectativas com relação as aulas de
ciências? (Oriente-os
a escrever as questões e respostas no caderno, |
||||||||||
fazer
o cabeçalho e acrescentar os títulos “Minha bagagem de Ciências” para a
primeira indagação e “Emocionômetro” para as demais. AULA 02 Tema: Emoções Etapa 03: Dinâmica Iniciar a conversa
levantando conhecimentos prévios dos alunos a partir da Dinâmica Dos
Sentimentos. Orientação: Passo 1: Perguntar qual
ou quais sentimentos/emoções você vivenciou no ano de 2020 e quais
sentimentos estão mais afloradas no ano de 2021? A dinâmica consiste em
conversar um pouco acerca desses sentimentos vivenciados durante a pandemia. Passo 2: Solicite que
eles escolham dois sentimentos, e socialize com a turma, decidindo se traz
esses sentimentos para esse ano ou descarta jogando na lixeira. Etapa
04: A Escuta! Este momento será
dividido em etapas de aplicação, que começam com a exibição dos Melhores
Momentos do filme “Divertida Mente”, a partir do link https://youtu.be/_3d_shXj6Pg,
em seguida passam por uma roda de conversa sobre as sensações despertadas em
determinadas situações e até por uma listagem de sentimentos que os alunos
conseguem identificar. Após a exibição do
filme, o/a educador(a) ajuda os alunos a identificarem sentimentos com
perguntas simples como “De qual personagem você mais gostou? O que te chamou
mais atenção nele?”, “Você consegue identificar um momento em que a Riley,
personagem principal do filme, agiu movida por cada sentimento?”. Os professores podem,
ainda, pedir para que os alunos listem um ponto negativo de cada sentimento e
digam o que acontece quando um sentimento domina o outro. Depois que os alunos
aprendem a analisar e classificar suas emoções, ele será desafiado a
relacionar esses sentimentos com expectativas de aprendizagem deste ano
letivo. Fazer uma conversação sobre “Retrospectiva das aulas remotas em
2020”. Como foi a Escola em 2020, pra você? Como vocês se sentem a respeito
dessa perspectiva de voltar à escola, da necessidade do distanciamento
social, e das razões pelas quais devemos continuar utilizando os Protocolos
de Saúde? O que vocês esperam da Educação esse ano? Objetivo: Nesta
Situação de Aprendizagem, pretende-se que os alunos conheçam a nova escola e
o novo ciclo escolar, valorizando suas experiências escolares anteriores e
falando de suas expectativas em relação à nova escola e à escola de seus
sonhos, fazendo uma reflexão a cerca do ensino remoto e como devem agir para
tornar o tempo de estudo o mais aproveitável possível. Aproveite esse momento
para levar uma palavra de conforto aos alunos. AULA
03 Tema:
Minhas Emoções e a Escola Etapa 05: Para Jogar Continuação
da Aula 02, ainda referente ao filme. Utilizar
o joguinho do filme Divertida Mente para reforçar a compreensão sobre
emoções. Utilizar o link a seguir https://wordwall.net/pt/resource/3500636/jogo-das-emo%C3%A7%C3%B5es.
Divirta-se. Etapa 06: Minha Escola Atividade 1: Reescrita
de Texto Solicitar aos alunos que
reescrevam o texto “A escola” no caderno, não esqueça de orientá-los quanto a
organização da atividade. Em seguida fazer a leitura oral do texto. Texto:
A escola Autor desconhecido Escola é... o lugar
onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas,
horários, conceitos... Escola é, sobretudo,
gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é
gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada
vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada
de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois
descobrir que não tem amizade a ninguém. Nada de ser como tijolo
que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola
não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é
criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! Ora é lógico... numa
escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos,
educar-se, ser feliz. * Embora a autoria
desse poema seja atribuída a Paulo Freire, os detentores dos direitos
autorais do educador afirmam que não foi ele quem o escreveu. Atividade 2:
Interpretando o texto Disponibilize as
questões abaixo para os alunos escreverem no caderno , em seguida peça que
respondam conforme o texto, depois socialize durante a aula as respostas dos
alunos em momento de correção e discussão. 1.
O que vocês entenderam da poesia? 2.
Como o autor descreve o que deve acontecer
em uma escola? 3.
Como seria a escola de seus sonhos?
4.
Como não devemos tratar a escola? 5.
De acordo o penúltimo parágrafo o
que é importante na escola? AULA 04 Tema:
Minhas Emoções Etapa
06: Lidando com os sonhos e as expectativas em relação à escola Professor, a sugestão é
iniciar esta atividade conversando com os alunos sobre o que é ter um sonho e
uma expectativa (eles poderão procurar por definições no dicionário). Depois
dessa reflexão, você pode solicitar que pensem sobre seus sonhos com o foco
no âmbito escolar: Que objetos de conhecimento vocês gostariam de aprender?
Que relacionamentos esperam ter com seus colegas (amistoso, cooperativo,
amigável etc.)? Que novas aprendizagens imaginam vivenciar nessa nova fase?
Conhecer o que os alunos pensam, sentem e esperam é um bom começo para uma
excelente comunicação. Etapa 07:
Vamos de Vídeo? Vídeo motivacional “Você é do Tamanho dos seus Sonhos”, disponível no
link https://youtu.be/sKc9GDB3fIY. Compartilhar o vídeo com os alunos, em
seguida fazer uma breve discussão. AULA 05 Tema:
Minhas Emoções Etapa
08: Mural dos sonhos Lidando com os sonhos e
as expectativas em relação à escola Professor, proponha aos
alunos que, exponham sobre seus sonhos e expectativas a respeito da escola. É
interessante, então, solicitar que cada um deles escreva uma palavra ou
desenhe em uma folha de sulfite seus sonhos e expectativas, lembrando-os de
que são necessárias metas e ações concretas para que os sonhos se realizem.
Feitas as produções, a ideia é que sejam enviadas fotos para montar um painel
de fotos coletivo da classe. Agora, peça que escrevam no caderno com o título
“Diário de Práticas e Vivências” suas expectativas e metas para o 6º ano e,
em seguida, pergunte quem se sente à vontade para compartilhá-las com os
colegas. Propõe-se que, ao final da atividade, você escreva um bilhete comentando
as escolhas que fizeram para compor o mural, também enviarão fotos para
montagem do painel de fotos. Esse é o “retrato” dos sonhos da turma. Sugestão para Mural
Interativo, utilizar o link a seguir: https://youtu.be/rAdJRWgnNeQ Etapa
09: Lâmpada mágica A proposta é que, os
alunos realizem a brincadeira Lâmpada mágica. Cada qual fará de conta que
encontrou uma lâmpada mágica, à qual pode fazer três pedidos, por exemplo:
“Criar um bom clima na classe”, “Melhorar a aprendizagem” e “Melhorar a
convivência social”. Eles irão escrever seus desejos no caderno e
apresentá-los para o restante da turma, justificando suas escolhas. Com base
nos desejos dos alunos, você pode discutir com eles que existem categorias de
pedidos: os feitos em benefício próprio, os feitos em benefício do outro e os
feitos em benefício da coletividade. É importante levá-los a olhar para os
próprios pedidos e a refletir sobre eles, segundo essas categorias. Depois, faça um ditado
para a turma dos pedidos da classe, em seguida peça que reproduzam no caderno
a tabela abaixo para preencher conforme as categorias mencionadas acima.
Aula 06 Tema:
Minhas Emoções Etapa
10: Vamos de Brincadeira? Come come das emoções: Fazer na sala de aula com os alunos o come
come, dentro de cada quadrinho escrever uma emoção, após essa primeira etapa,
iniciar a brincadeira, peça que anotem a emoção que tiraram, sem comentar com
ninguém, após um tempinho da brincadeira, orientá-los a anotar no caderno e
ao lado escrever uma situação que tenham vivido que o fizeram sentir aquela
emoção. Assim que todos terminarem, fazer a socialização. Aula 07 Tema: Por
que sentimos? Etapa
11: Levantamento de Conhecimentos Prévios Levantar conhecimentos prévios a partir das questões a seguir: Ao
longo desses dias aprendemos sobre as emoções e de como lidamos com elas,
agora vamos aprofundar um pouco mais. No nosso corpo, quem controla nossas emoções? Vocês sabem o que é ter inteligência emocional? Por que o homem é considerado um ser racional? Orientações: É importante, se manter imparcial
a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do
real ou do correto. Deixe os alunos a vontade, somente após as falas, o você
professor esclarece as questões de forma correta. Etapa
12: Dinâmica de nossas características Professor, aproveite esta atividade para trabalhar a autoestima da
criança. Cada um tem um jeito diferente de ser e isso não é nenhum problema.
Cada indivíduo tem algo de especial e pode contribuir para um mundo melhor
para todos. Quem se ama, se cuida! 1. Procure um espelho para se olhar e observe suas características
físicas. Anote abaixo pelo menos cinco características que você observou.
(Ex: cabelo cacheado). 2. Agora, procure um colega (pode ser de sua rua, sala de aula, em
casa...) e compare as mesmas características. Anote as diferenças e
semelhanças entre vocês. 3. Olhando ainda para os outros colegas da sala, você provavelmente
vai perceber que ninguém é fisicamente igual, ou seja, cada um de nós tem
suas próprias características. Qual é a característica que você mais gosta em
você? Por quê? 4. Agora imagine se você pudesse mudar algo em você com um poder
mágico. Qual característica mágica você gostaria de ter? (Ex: saber voar). 5. Se você tivesse esse poder, para que você o usaria? Que tipo de
pessoas você poderia ajudar? 6. Faça um desenho de você com seu novo
superpoder e depois compartilhe com seus colegas e professor. Obs: Oriente que façam as questões no caderno, com cabeçalho. Após a resolução da dinâmica socializar com a turma. Aula 08 Tema: O
que nos torna humanos Etapa
13: Levantamento de Conhecimentos Prévios Levantar conhecimentos prévios
a partir da leitura do texto “Sophia
é o primeiro robô do mundo a receber um título de cidadania”, disponível no
livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 12, em seguida responder as
questões da página 13. Após a realização da atividade no caderno, discutir as
respostas coletivamente. Etapa
14: Leitura e Interpretação Fazer a leitura compartilhada
do texto “O homem”, disponível no livro didático Inspire Ciências, 6º ano,
página 29. Após a leitura fazer o debate do texto lido. Etapa
15: Infográfico Oriente aos alunos na
elaboração de um infográfico contendo as informações do texto lido e
discutido na etapa anterior. Sugira que desenhem o homem no centro da página
e as capacidades ao redor. |
||||||||||
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (12, 13, 29) ( )
Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|||||||||||
Tema: As Competências
Socioemocionais em Tempos de Pandemia |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
||||||||||
Objeto de Conhecimento: Eu,
comandante de minhas emoções! |
|||||||||||
Ano: 7º
Período: 29/03
a 16/04/2021 Nº de
Aulas: 08 |
|||||||||||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|||||||||||
Demonstrar empatia pelos outros, percebendo
que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar
e agir. Reconhecer os
diferentes tipos de emoções e sentimentos em si próprio e nas pessoas a sua
volta. Reconhecer a empatia como uma
atitude benéfica e importante para ações éticas, cooperativas e de respeito. Desenvolver estratégias que
possam combater atos discriminatórios e de intolerância às diferenças. |
|||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||
AULA 01 Tema: Aula Inaugural do Componente Etapa
1: Para início de Conversa Iniciar o encontro se apresentando, falando um pouco sobre
o componente, quantidade de aulas semanais e uma síntese dos objetos que
serão abordados; em seguida peça que os alunos falem um pouco sobre eles, a ideia é realizar uma
atividade para “quebrar o gelo”. Proponha aos alunos que se apoiem no seguindo
exemplo, “Como vocês já sabem, sou o Paulo, gosto muito de Ciências e, nas
horas livres, adoro andar de bicicleta com meus irmãos, Felipe e Pedro. Um
dia serei engenheiro mecânico”. É interessante sugerir perguntas que orientem
as informações: Como cada um gosta de ser chamado? O que gostam e o que não
gostam de fazer? Têm irmãos? Onde moram? O que fazem nos fins de semana? Como
estão lidando com o fator “isolamento social”? Como ocupam o tempo livre? O que
mais gostam de aprender na escola? Peça aos alunos que anotem no caderno, em
formato de texto, com o título “Diário de Práticas e Vivências” como foi essa
conversa, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha do
caderno, com cabeçalho, margem, etc. Após a escrita do texto, os alunos farão
a leitura. Etapa 2: Momento Reflexivo Indagar
aos alunos “O que trago na bagagem sobre Ciências (esse momento os alunos
responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente
Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após
ouvi-los, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá pergunta-los quais
emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como
tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que
justifiquem, levante as seguintes questões também: Em que o estudo da Ciência contribui para sua vida
cotidiana? Como você colabora para seu tempo de estudo da Ciência seja o mais
aproveitável possível? Quais suas expectativas com relação as aulas de
ciências? (Oriente-os
a escrever as questões e respostas no caderno, |
|||||||||||
fazer
o cabeçalho e acrescentar os títulos “Minha bagagem de Ciências” para a
primeira indagação e “Emocionômetro” para as demais. AULA 02 Tema: Emoções e Sentimentos Etapa 03: Levantando conhecimentos prévios O que são sentimentos? Para que servem os
sentimentos? Você desperta
sentimentos bons ou ruins nas pessoas? Por que é importante
construir bons relacionamentos? Com bom relacionamento
há uma chance do outro entender o seu sentimento? De que maneira? Bons relacionamentos
geram bons sentimentos? Cite alguns. ·
Deixe os alunos livres para
expressarem o que sentem. Após o levantamento de
Conhecimentos Prévios, iniciar a discussão. Para exemplificar, o
que é sentimento foi sugerida uma situação: “quando ganhamos um presente, por
mais que o presente não nos agrade, ele significa que a pessoa que o comprou
disponibilizou uma parte do seu tempo para pensar em nós e no que gostamos, e
este esforço da pessoa em nos agradar deve ser considerado; então a pessoa
nos entrega o presente e o nosso cérebro produz uma resposta, essa resposta é
um sentimento, o sentimento que temos quando ganhamos um presente é a
alegria”. Os sentimentos dão
significado para os objetos e situações que a vida nos apresenta. Como
exemplo, vamos imaginar a situação, um
colar dado pela avó, pela qual a pessoa que o ganhou tem grande afeição.
Então, toda vez que esta pessoa olha para o colar e lembra da avó, sente
saudades e alegria e estes sentimentos atribuem um significado especial para
aquele colar, que agora deixou de ser um colar qualquer. Etapa
04: Mão na Massa I Após a leitura e
explicação sobre sentimentos, solicitar aos alunos que escolham um sentimento,
que representa sua relação com o isolamento social, a pandemia, enfim o ano
atípico que vivemos. Colocar no caderno o
nome do sentimento e dar uma
explicação do que sabem sobre o sentimento escolhido, e, anotar quais
estratégias utilizaram para “acalmar” o sentimento. Não
esqueça de orientá-los quanto a organização da atividade. Em seguida
compartilhar oralmente através da leitura da atividade realizada.
Etapa 05: Fechamento Reflexivo Utilizar
o videoclipe da música “Avião” disponível no seguinte link https://youtu.be/b2DzVyfE3-Y,
para fazer uma reflexão a cerca do que estamos vivendo e aproveitar o momento
para sensibilizá-los como é importante o autocuidado. AULA
03 Tema:
Medindo nossas Emoções Etapa
06: Mão na Massa/O Semáforo das Emoções Mostre o Semáforo das emoções aos alunos Atividade 01: Peça que construam no caderno um semáforo do tipo
apresentado e relacione sentimentos as
cores apresentadas, não esqueça de orientá-los quanto a organização da
atividade, esse é um semáforo pessoal, escreva emoções que sentem ou
que vêm em outras pessoas no dia a dia ( emocionais). Nesse momento o
professor deverá disponibilizar uma tabela com sentimentos emocionais e
físicos, conforme lista abaixo. Emocionais – RESSENTIMENTO, FELICIDADE,
RAIVA, TRISTEZA, AMOR, REVOLTA, VINGANÇA, INVEJA, CIÚME, SABOTAGEM,
INCOMPREENSÃO, ARROGÂNCIA, ALEGRIA, MEDO... Físicos – ENJÔO, FRAQUEZA,
TREMEDEIRA, GAGUEIRA, SUADOR, FRIO NA BARRIGA, NÓ NA GARGANTA, CHORO, TOSSE, ENGASGO Em seguida o professor deverá comentar
rapidamente sobre cada um dos sentimentos e sensações, explicando que as
sensações físicas também podem aparecer em decorrência de sentimentos/emoções
abafadas. Atividade 02: Solicite aos alunos que construam uma tabelinha com
duas colunas e anotem no caderno situações que promovem as sensações físicas
e emocionais, pode ser algo que tenha acontecido com eles. Em seguida
discutir oralmente a atividade realizada e mostrar a importância do estudo
das emoções. Atividade 03: Peça para reproduzirem a tabela abaixo no caderno e
preencherem com situações para cada reação listada. Em seguida pinte cada
retângulo conforme as bolinhas do semáforo para classificá-las como pare
(vermelho), atenção (amarelo) e pensamento positivo (verde).
AULA
04 Tema:
Nossos Monstrinhos Etapa 07: Hora do Jogo A alegria, os Monstrinhos e o que faz o outro feliz Assim
como Marcelo temos vários monstros e precisamos saber lidar com eles, os
monstrinhos do amor, raiva, medo, solidão, inveja, vergonha, saudade,
ansiedade, culpa, alegria e frustração. Tarefa
01: Então agora você irá reproduzir o jogo no caderno para responder com base
em seus sentimentos. Responder as questões de cada
quadrinho. Pode escrever as situações em retângulos no caderno, em seguida
pintar com as cores conforme os quadrinhos do jogo. Após a execução da atividade,
oportunizar a discussão durante a aula sobre as situações destacadas pelos
alunos. AULA 05 Tema da Aula: Como me sinto Etapa 08: Mapa Mental Para Postar: Solicitar
aos alunos que construam um pequeno mapa mental com o título “Suas
Emoções-Suas Enfermidades”, antes o professor disponibilizará o link para
visualizarem as informações. https://images.app.goo.gl/P12MR1cjpAYvLiEu5,
após a realização da tarefa, tirar fotos e enviar ao professor. Etapa 09: Teste Psicológico das Cores O Teste das Cores é
um instrumento de avaliação psicológica que consiste em obter informações
momentâneas sobre a personalidade, mediante suas preferências e
rejeições à cores. AULA 06 Tema da
Aula: Empatia e Afetividade Etapa
10: Levantando Conhecimentos Prévios Apresente aos alunos o título
da aula “Empatia e Afetividade” e questione se alguém na turma sabe o que os
termos significam. O objetivo nesse momento é de levantar os conhecimentos
prévios a respeito do tema e instigar a curiosidade. Faça registros do que
foi dito no quadro e, em seguida, estabeleça junto aos alunos relações dos
registros com as imagens do slide. Etapa
11: Sistematizando Inicie retomando a aula
anterior sobre as diferentes formas de nos expressarmos diante das situações
cotidianas, peça que reflitam e identifiquem a relação entre o tema discutido
e o curta metragem “A Ponte”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CMC81uGoOcQ. Após assistirem,
contextualize a aula ouvindo as relações feitas por alguns alunos. Peça que
anotem no caderno o que fariam nessa situação, a fim de que se coloquem no
lugar dos personagens e pratiquem uma experiência empática em seguida abra
espaço para relatarem sobre a atividade. Prossiga com a questão disparadora a
seguir. Etapa
12: Questão Disparadora Questão: Como eu convivo em grupo? Orientações: A
pergunta norteadora promove uma auto reflexão, talvez de resposta quase
imediata para crianças dessa faixa etária. Peça, porém, que os alunos pensem
ao longo da aula e respondam apenas no fim da aula, após a atividade
principal (mão na massa). AULA 07 Tema: Empatia
e Afetividade Etapa 13:
Mão na Massa 03 Orientações: Apresente as imagens de situações cotidianas de
conflitos. O objetivo nesse momento é que identifiquem o que está acontecendo
e se coloquem no lugar dos integrantes daquela ação. Por exemplo, na
primeira imagem do slide há uma situação de bullying,
em que dois meninos estão rindo e ridicularizando um terceiro colega. Nesse
caso os alunos poderão criar hipóteses sobre o que observam baseado no dia a
dia que vivenciam e, o mais importante, argumentar como poderiam lidar com
esse conflito, qual seria a melhor forma e o que sugerem à cada um desses
garotos da cena. Na segunda situação do slide, duas crianças brigam por um
brinquedo, mostrando nitidamente que ninguém deseja ceder, da mesma forma os
alunos deverão se colocar no lugar dos “personagens” e propor uma saída para essa
disputa. Enquanto nas ilustrações 3 e 4 podemos perceber crianças
desrespeitando pessoas mais velhas e animais, nesses casos os alunos deverão
se imaginar enquanto os agentes que promovem a ação, causando maus tratos e
também no lugar dos que são desrespeitados, dizendo como se sentem, o que
fariam diferente e se presenciassem isso verdadeiramente, como é que se
portariam diante do fato. A tarefa: Os alunos deverão escolher uma ficha,
para escreverem um pequeno texto dizendo - O que elas devem estar sentindo? -
O que você estaria sentindo no lugar delas? - De alguma forma, você poderia
ajudá-las? Como? Sistematização Em seguida peça aos alunos para compartilharem os textos com a
turma. Após a leitura, socialização e comentários, peça para que cada
aluno responda oralmente às questões: - Como eu convivo em grupo? AULA 08 Tema: Self:
O nosso eu com os outros Etapa
14: Primeiro contato com o tema Orientações: Apresente aos alunos o Título conforme slide.
Explique o termo “self”, que não diz respeito à “selfie”, atualmente
utilizado para designar Levantando Conhecimentos Prévios. Compartilha a seguinte imagem. Orientações: Pergunte para a turma quem já possui RG
e se sabem do que se trata bem como a sua importância. Mostre o RG fictício
do slide e discuta sobre o que contém este documento que define quem nós
somos. Nome completo, filiação, local onde nascemos, digital e foto. Por que
estas informações são importantes? Estes dados são permanentes ou podem mudar
com o tempo? O objetivo neste momento é levantar os conhecimentos prévios
acerca do que constitui nossa identidade e instigar a reflexão sobre nossas
características que são definitivas e temporárias/passíveis de mudança.
Finalize com a tarefa, de produzirem o próprio RG , no caderno dele(a). Em
vez da foto poderão fazer um esboço simples do rosto, acrescentarão nome da
mãe, do pai, onde nasceram. Etapa 15: Mão na Massa 04 Mostre
o slide aos alunos! Faça questionamentos como: O que observaram
nas imagens? Qual interpretação faz em relação a segunda imagem? Comentário
do Professor: Compomos em nosso ser uma
mistura de características, tanto físicas, pela união de etnias de nossos
ancestrais, como psicológicas, emotivas e culturais, pelo ambiente no qual
crescemos e pelas pessoas com quem convivemos. A percepção desta mistura, que
gera as particularidades de cada indivíduo, deverá auxiliar na forma como se
relacionam em sala, aumentando a empatia, a compreensão, a gentileza e o
respeito. Agora
que compreenderam a importância da empatia, sugiro que criem um mosaico de
pessoas como a imagem apresentada. Caprichem!! Depois mandem fotos. Observação:
Professor, dê orientações para a atividade ficar bem organizada. |
|||||||||||
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|||||||
Tema: As Competências
Socioemocionais em Tempos de Pandemia |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
||||||
Objeto de Conhecimento: Será
que as emoções vêm do coração? |
|||||||
Ano: 8º Período: 29/03
a 16/04/2021 Nº de
Aulas: 08 |
|||||||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|||||||
Compreender o que controla nossas emoções; Identificar e
interpretar como as emoções se manifestam em seu corpo; Identificar e
interpretar as situações, comportamentos e eventos que provocam cada emoção e
sentimento; Perceber os prejuízos a
saúde causados por descontroles emocionais; Entender de fato qual a
relação do coração com as emoções; |
|||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||
AULA 01 Tema: Aula Inaugural do Componente Etapa
1: Para início de Conversa Iniciar o encontro se apresentando, falando um pouco sobre
o componente, quantidade de aulas semanais e uma síntese dos objetos que
serão abordados; em seguida peça que os alunos falem um pouco sobre eles, a ideia é realizar uma
atividade para “quebrar o gelo”. Proponha aos alunos que se apoiem no seguindo
exemplo, “Como vocês já sabem, sou o Paulo, gosto muito de Ciências e, nas
horas livres, adoro andar de bicicleta com meus irmãos, Felipe e Pedro. Um
dia serei engenheiro mecânico”. É interessante sugerir perguntas que orientem
as informações: Como cada um gosta de ser chamado? O que gostam e o que não
gostam de fazer? Têm irmãos? Onde moram? O que fazem nos fins de semana? Como
estão lidando com o fator “isolamento social”? Como ocupam o tempo livre? O que
mais gostam de aprender na escola? Peça aos alunos que anotem no caderno, em
formato de texto, com o título “Diário de Práticas e Vivências” como foi essa
conversa, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha do
caderno, com cabeçalho, margem, etc. Após a escrita do texto, os alunos farão
a leitura. Etapa 2: Momento Reflexivo Indagar
aos alunos “O que trago na bagagem sobre Ciências (esse momento os alunos
responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente
Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após
ouvi-los, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá pergunta-los quais
emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como
tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que
justifiquem, levante as seguintes questões também: Em que o estudo da Ciência contribui para sua vida
cotidiana? Como você colabora para seu tempo de estudo da Ciência seja o mais
aproveitável possível? Quais suas expectativas com relação as aulas de
ciências? (Oriente-os
a escrever as questões e respostas no caderno, |
|||||||
fazer
o cabeçalho e acrescentar os títulos “Minha bagagem de Ciências” para a
primeira indagação e “Emocionômetro” para as demais. AULA 02 Tema: Coração e Emoção Etapa 03: Levantando conhecimentos prévios Marisa Monte e Paulinho
da Viola - CARINHOSO Após a demonstração
visual ou sonora da música apresente também a sua letra, com destaque nas
frases abaixo: “Meu coração, não sei
por que Bate feliz quando te vê
(...) (...) Vem matar essa
paixão que me devora o coração (...)” Dica! – A letra completa da música pode ser obtida facilmente em sítios
da internet. Abaixo é sugerido o endereço de um desses sítios, direcionando
diretamente para a letra da música. Em seguida discuta com
os alunos: • Como pode ser interpretada a expressão: “bate
feliz”? • Que relação tem o “quando te vê” com a mudança
de comportamento do coração? Pode-se considerar que o coração é a “sede” dos
sentimentos? • Em que sentido uma “paixão devora o coração”? Explore
com os alunos possíveis respostas para essas questões. Etapa
04: Problematização Orientações: Projete
a imagem para os alunos. Após a apresentação, questione:
Neste momento é esperado que os alunos
comecem a perceber que o coração tem uma função muito importante no nosso
corpo, que vai para além da relação com os sentimentos. Caso eles não tenham
relacionado, intervenha, pontuando que o coração acelera quando sentimos uma
emoção forte, mas questione:
Etapa
05: Sistematização A partir do que foi apresentado na
prática social inicial lance as seguintes questões: • Como os sentimentos influenciam o funcionamento do
coração? • Qual o verdadeiro papel do coração? • O amor vem do coração ou da mente? ·
Você já
percebeu seu coração acelerado? Conte como foi. ·
A
pandemia implica em suas emoções? Como? AULA
03 Tema:
Desmistificando Etapa 05: Sistematização do Conteúdo Exposição do objeto de
conhecimento Orientação: O professor
poderá utilizar slides bastante ilustrativo nessa etapa. De que maneira o coração está relacionado com as
emoções? Historicamente se diz que no coração está a origem do amor, da
coragem, da bravura e que pessoas boas têm coração grande e ruins não têm
coração. Porém, hoje sabemos que o cérebro é a base do comportamento humano,
sede de todos os sentimentos, pensamentos e emoções. Entretanto, as
experiências, quando geram muita emoção, afetam diretamente o coração. E as
doenças cardíacas, por sua vez, também podem manifestar emoções, tais como
medo, ansiedade e depressão, revelando que a interação entre coração e mente
é recíproca. Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada
sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções.
Ativa-se um complexo sistema nervoso e humoral que, através de reações
físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, inclusive do
coração. Dessa maneira, a circulação sofre mudanças repentinas, intensas e
com extrema rapidez e no espaço de 3 a 5 segundos, a frequência cardíaca pode
aumentar até o dobro do normal, e dentro de 10 a 15 segundos a pressão
arterial chega a ser duplicada. Tudo isso para que o indivíduo se prepare
fisiologicamente , melhorando a performance, para enfrentar situações de
risco e de curta duração. Pessoas pessimistas têm mais chances de sofrerem doenças
cardíacas, por que? Os indivíduos reagem de maneiras diferentes ao mesmo estímulo.
Dessa forma, a paixão de um pode ser causa da ansiedade de outro. A
habilidade para tolerar problemas também depende da personalidade, das
experiências anteriores, da educação e da cultura individual. As pessoas
pessimistas vivem sofrendo por problemas que ainda nem aconteceram e que
também podem nem vir a ocorrer. Quando elas imaginam acontecendo o pior, elas
estimulam aquele complexo sistema nervoso e humoral e a frequência cardíaca,
assim como a pressão arterial ficam elevadas . Isso acontecendo
continuamente, pode levar a uma crise hipertensiva, uma arritmia ou mesmo
um infarto. Esse sistema continuamente estimulado pode levar a inquietação,
fadiga, dificuldades de concentração, irritabilidade, tensão muscular,
alteração do sono, ansiedade, que eventualmente pode evoluir para a depressão.
Cai a resistência a doenças, o que pode levar até a morte. Portanto faz mal
para todo o organismo. Sentimentos como a raiva e o ódio fazem mal ao coração? De que
maneira? As manifestações resultantes de emoções opostas, como raiva e
amor, são contrastantes, mas às vezes assemelham-se por serem ambos estados
de excitação que se originam na mesma região do cérebro. As reações que
ocorrem no organismo tem como objetivo mantê-lo vivo e adaptado às situações
mais adversas. Assim, diante de qualquer emoção ocorre a taquipneia (aumento
da frequência respiratória) para melhorar a oxigenação, hiperglicemia
(aumento do nível de açúcar no sangue) para aumentar a energia, e dilatação
da pupila para aumentar o campo visual. Na raiva, porém, os movimentos
corporais são tensos, a voz é ríspida, há constrição ou dilatação dos vasos,
espasmo intestinal, inibição dos reflexos sexuais, contração vesical, boca
seca, suores, hipertensão arterial, aumento da agregação plaquetária e depressão do sistema
imunitário. Ou seja, alterações que contribuem para o aparecimento de doenças
cardiovasculares, infecções e neoplasias. A fé, o bom humor e o autoconhecimento ajudam a prevenir
doenças do coração? As emoções relacionadas ao amor levam ao relaxamento muscular,
voz suave, vasodilatação, relaxamento intestinal, secreção glandular,
salivação, calor sem sudorese, ou seja, manifestações que previnem as doenças
cardiovasculares, infecções e neoplasias. Existem evidências, explicadas por
essas alterações que rezar reduz a tensão muscular e a incidência de doenças
coronarianas. A meditação diminui a ansiedade, a depressão, a irritabilidade
e melhora a capacidade de aprendizagem, de memória, de estabilidade
emocional, assim como pode aliviar dores crônicas. Têm maior concentração e maior capacidade de resolução de
problemas. Quais são as principais atitudes para isso? Embora sejam
necessários, ainda, muitos estudos para se entender melhor os mecanismos
físicos e psicológicos da emoção, recomenda-se, para prevenir problemas
cardíacos, ter fé, ser otimista, ter bom humor e reservar momentos de lazer
para relaxar. E acima de tudo, conhecer-se a si próprio. Fonte: Manual para o Médico Generalista, Tratado de Clínica Cirúrgica Etapa
06: Quizz
sobre o humor O seu mau humor é
passageiro ou sinônimo de alerta? Faça o teste para identificar, acessando o
link abaixo: http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/mais-voce/teste-humor/ AULA 04 Tema da Aula: Consequências dos sentimentos negativos Etapa 07: Atividade Façam o ditado dos trechos “Sentimentos como a raiva e o ódio fazem mal ao coração? De que
maneira?” e “A fé, o bom humor e o autoconhecimento ajudam a prevenir doenças
do coração?”, presentes no material da etapa 05, em seguida, solicite que
construam uma tabela conforme o modelo a abaixo:
Solicite aos alunos que
pesquise o significado da palavra homeostase e anotem para apresentação oral. Sugira que criem uma
espécie de infográfico retratando dois indivíduos, um abalado emocionalmente
e outro em estado de equilíbrio emocional. AULA 05 Tema: Como eu Sou Etapa 08: Teste Psicológico das Cores O Teste das Cores é
um instrumento de avaliação psicológica que consiste em obter informações momentâneas
sobre a personalidade, mediante suas preferências e rejeições à
cores. AULA 06 Tema da
Aula: Estudando o Coração Etapa 09:
Levantando Conhecimentos Prévios
A ideia principal deste momento é somente
introduzir o tema e ouvir as primeiras ideias sobre o que os alunos entendem
sobre o coração. Após esta breve conversa, apresente o Contexto da aula. Etapa
10: Questão Disparadora Orientações: Solicite que os alunos
ponham a mão no peito e sintam o ritmo dos batimentos cardíacos. Eles devem
contar quantos batimentos sentem em um minuto e compartilhar com os colegas a
quantidade. Então, levante a seguinte questão disparadora: Qual é a função do coração? Após a leitura, retome as
questões com os alunos:
AULA 07 Tema:
Funcionamento do Coração Etapa
11: Mão na massa Encaminhe o link do vídeo
“Coração - O principal órgão do Sistema Cardiovascular”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zhfasJg5xQk.
Solicite que os alunos assistam e, com base nas informações apreendidas nele,
produzam desenhos da anatomia do coração, utilizando o Paint 3D e ressaltando
as principais partes e estruturas. Quando os desenhos estiverem prontos,
devem compartilhá-los com toda a turma. Etapa
12: Sistematização Após todos os alunos verem os
desenhos uns dos outros, em uma proposta de videoconferência ou
compartilhamento de áudio por grupo de Whatsapp, peça que os alunos respondam
à seguinte pergunta: - O que você aprendeu nesta
aula? AULA 08 Tema: Funcionamento
do Coração Etapa
13: Algo a Mais Explicar Sistema cardiovascular. Sugestão de video: https://youtu.be/iTRTTIrmTR8
Etapa
14: Leitura da página 25 do livro Inspire Ciências, 8º ano, página
25 sobre o sistema cardiovascular. Etapa 15: Verificação da Aprendizagem https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-circulatorio.htm 1. O sangue arterial é rico em que gás? 2. Qual
é o órgão principal do sistema cardiovascular? 3. Qual
a doença caracterizada por um endurecimento da parede das artérias? 4. Que
nome se dá ao sangue que é pobre em oxigênio? 5. Onde
se situa o coração? 6. Diferencie
artéria de veia. 7. Como
se chama o movimento de contração e de relaxamento do coração? 8. Para
que lado está voltado o coração? 9. Por
que o coração bate mais rapidamente quando são consumidas bebidas
estimulantes como o café? 10. O
que é arritmia? |
|||||||
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (25) ( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros |
|||||||
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|||||||
Tema: As Competências
Socioemocionais em Tempos de Pandemia |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
||||||
Objeto de Conhecimento: A
importância das emoções em minha vida |
|||||||
Ano: 9º Período: 29/03
a 16/04/2021 Nº de
Aulas: 08 |
|||||||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|||||||
Compreender sobre a importância das emoções
em sua vida. Exercitar o cultivo e o
tratamento de boas emoções e sentimentos. |
|||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||
AULA 01 Tema: Aula Inaugural do Componente Etapa
01: Para início de Conversa Iniciar o encontro se apresentando, falando um pouco sobre
o componente, quantidade de aulas semanais e uma síntese dos objetos que
serão abordados, em seguida peça que os alunos falem um pouco sobre eles, a ideia é realizar uma
atividade para “quebrar o gelo”. Proponha aos alunos que se apoiem no seguindo
exemplo, “Como vocês já sabem, sou o Paulo, gosto muito de Ciências e, nas
horas livres, adoro andar de bicicleta com meus irmãos, Felipe e Pedro. Um
dia serei engenheiro mecânico”. É interessante sugerir perguntas que orientem
as informações: Como cada um gosta de ser chamado? O que gostam e o que não
gostam de fazer? Têm irmãos? Onde moram? O que fazem nos fins de semana? Como
estão lidando com o fator “isolamento social”? Como ocupam o tempo livre? O
que mais gostam de aprender na escola? Peça aos alunos que anotem no caderno,
em formato de texto, com o título “Diário de Práticas e Vivências” como foi
essa conversa, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha
do caderno, com cabeçalho, margem, etc. Após a escrita do texto, os alunos
farão a leitura. Etapa 2: Momento Reflexivo Indagar
aos alunos “O que trago na bagagem sobre Ciências (esse momento os alunos
responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente
Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após
ouvi-los, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá pergunta-los quais
emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como
tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que
justifiquem, levante as seguintes questões também: Em que o estudo da Ciência contribui para sua vida
cotidiana? Como você colabora para seu tempo de estudo da Ciência seja o mais
aproveitável possível? Quais suas expectativas com relação as aulas de
ciências? (Oriente-os
a escrever as questões e respostas no caderno, |
|||||||
fazer
o cabeçalho e acrescentar os títulos “Minha bagagem de Ciências” para a
primeira indagação e “Emocionômetro” para as demais. AULA 02 Tema: Conhecimento e Paixão Etapa
03: Levantando conhecimentos prévios Levantamento de Conhecimentos
Prévios Sugerimos
escrever na lousa a frase de Hegel: “[…] nada grande se realizou no mundo sem
paixão”. Em seguida, seria válido explorar, em rápidas palavras, a
importância das emoções, levante as seguintes questões para sondagem de
conhecimentos a cerca da frase. O que é paixão pra você? Procure no dicionário o
significado da palavra paixão e
compare com o que você relatou na questão anterior . Quais suas maiores paixões? Quais paixões você deixou de realizar
no ano de 2020 devido à pandemia? Quais as maiores dificuldades você
encontrou para realização de suas paixões? O que pode ser feito para melhorar
essas realizações em 2021? Você
concorda com a frase: “[…] nada grande se realizou no mundo sem paixão”? As
emoções podem levar ao desenvolvimento melhorado ou piorado de atividades? Quando
você está muito emocionado, consegue pensar claramente? Comente uma situação. Você
se sente mais motivado a realizar coisas que você gosta (tem paixão) ou faz
tudo sem levar o sentimento em consideração? Considerando
as condições atuais de isolamento social que estendem a mais de um ano, você
diria que se sente mais ou menos estimulado a realizar as cosias que gosta? É
possível realizar algo no mundo
baseado apenas em emoções, sem levar em consideração a razão (sem pensar
criticamente)? Você
acha que a determinação é importante para mudar as coisas? Você tem vontade
de gerar mudanças em alguma coisa na sua vida ou ambiente ao seu entorno? Etapa
04: Aprofundando na Discussão PROPOSTA: Apresentar aos
alunos as ideias do Mito das cavernas (https://www.todamateria.com.br/mito-da-caverna/),
correlacionando à ideia de medo paralisante e como o medo pode dificultar a
inovação. Passar a Música entre razões e emoções – NX0 disponível no link a
seguir: https://www.youtube.com/watch?v=rh_lqF8kBwc
Posteriormente, apresente o questionário a seguir para os alunos, solicite
que escrevam no caderno, respondam em seguida abra espaço para discussões a
cerca das respostas. 1. Após
ouvir o professor falar sobre o mito das cavernas, responda: Você acha que a determinação é importante para mudar as
coisas? Você tem vontade de gerar mudanças em alguma coisa na sua vida ou
ambiente ao seu entorno? 2. O
que você acha que a banda NX0 quis dizer nos trechos da música: a) “Acho que
poderíamos ser o melhor para nós dois”? Você tem mostrado às pessoas a sua
melhor versão? b)“Entre razões e
emoções a saída é fazer valer a pena” – O que você tem feito para que as
coisas valham a pena, apesar das suas razões e emoções? c) “Se não agora,
depois, não importa, por você posso esperar” – Você tem paixão por algo que
pode esperar para que aconteça da melhor forma possível? Comente. AULA
03 Tema:
Etapa
05: Exercício de mapa mental
O professor faz a
distribuição das emoções no quadro e vai pedindo que os alunos falem o que
colocaram em seus mapas e ele próprio vai reconstruindo no seu quadro para
reunir as informações de todos os alunos. Para aula assíncronas: Elaborar uma
figura com as emoções principais e pedir que os alunos o reproduzam no
caderno e adicionem as emoções dos seus mapas mentais a ele, de acordo com a
afinidade das emoções. Utilizar a apostila
“Mapa Mental Sentimentos e Emoções” disponível no e-mail. AULA
04 Tema:
Etapa 06: Reflexão Solicite que os alunos redijam
em seus cadernos uma curta definição inicial, baseado nas observações
cotidianas, acerca das emoções principais e sobre algumas outras, de sua
livre escolha. Chame a atenção para algumas emoções que têm uma relação
polarizada (como alegria/ tristeza ou amor / ódio). Eles devem pensar em
tentar responder diretamente: “o que é amor?” (ou alegria, raiva, medo etc.). Etapa
07: Mão na Massa PROPOSTA: Solicitar aos alunos que faça um vídeo com
suas emoções ao longo dos 7 dias da semana. Ele pode utilizar fotos ou
boomerangs e sempre datar, para identificar a variação do humor/emoções
principais que tiveram ao longo do tempo. Etapa
08: Lição de casa
AULA 05 Tema da Aula: A Música e as Emoções Etapa 09: Socialização da Atividade No início da aula,
reunir as fotos dos mapas mentais para monta um painel posteriormente (o
professor poderá solicitar ajuda de um aluno para essa tarefa). Assim começa
a se “preparar o espírito” para a exposição. Comentar, rapidamente, os
trabalhos. Passo 1 – Preleção Caso o (a) professor(a)
julgue pertinente, poderá explicar a formação das emoções básicas que todos
os seres vivos, em alguma medida, experimentam (ver texto anexo sobre emoções
básicas). Com base no mesmo
texto, explicar a diferença entre emoção, paixão, sentimento e estado de
ânimo. Passo 2 – Exercício Preparar uma exposição virtual
de músicas, fotos, imagens, poesias e textos sobre algumas emoções. AULA 06 Tema: Resgatar e Avaliar a Exposição Etapa 10: Esta
aula deve começar com as considerações dos alunos sobre a realização da
exposição de seus trabalhos e sobre o que aprenderam sobre as emoções.
Algumas perguntas e questões irão emergir naturalmente dessa partilha. O(a)
professor(a) ficará atento para enfatizá-las e registrá-las. Etapa 11: Leitura e Interpretação Por que músicas ‘tocam’
nossas emoções? David
Robson Da
BBC Future Mas
os motivos para isso não são nada óbvios. Até mesmo o pai da teoria da
evolução, Charles Darwin, se dizia perplexo diante de nossa aptidão musical.
Para ele, tratava-se de uma "das mais misteriosas habilidades do ser
humano". Alguns
pensadores, como o cientista cognitivo Steven Pinker, já chegaram a
questionar se essa capacidade teria algum valor fisiológico. Na visão dele,
gostamos de música porque ela agrada algumas das faculdades mais importantes
de nosso cérebro, como o reconhecimento de padrões. Mas, sozinha, ela nada mais
é do que "um bálsamo para os ouvidos". Mas
se isso fosse verdade, todos nós estaríamos perdendo um tempo enorme com essa
atividade. Se você acha que é obcecado por música, precisa conhecer o povo
BaBinga, da África Central, que tem canções e danças elaboradas para
praticamente todas as suas atividades diárias – de recolher mel a caçar elefantes. Agora,
vamos de música!! Ouça
música Dias Melhores de Jota Quest ( https://www.youtube.com/watch?v=SGiy-GHYix8),
em seguida responda as questões propostas no caderno. Dias
Melhores Jota
Quest Vivemos
esperando dias melhores Dias
de paz ,dias a mais, dias que não deixaremos para trás oh oh oh Vivemos
esperando o dia em que seremos melhores Melhores
no amor Melhores
na dor Melhores
em tudo Vivemos
esperando o dia em que seremos para sempre Vivemos
esperando oh oh oh Dias
melhores pra sempre Dias
melhores pra sempre 2 x www.letra.mus.br Questões A
letra da música nos faz refletir sobre o dia em que seremos melhores, no amor, na dor e em tudo. 1)
A música faz relação com a atual situação? Comente. 2)
Você acha que é possível ser melhor em tudo na vida? 3)
Para você, quais qualidades são primordiais para ser uma boa pessoa? 4)
Praticar a solidariedade, a fraternidade, a caridade nos torna pessoas
melhores? Comente. 5)
Você acha que se vivermos praticando o bem vamos ver esses “Dias Melhores”
chegar ou vamos viver esperando? Comente. 6)
Devemos esperar esses “ Dias Melhores” chegar ou não? O que devemos fazer
para viver dias melhores? Muitas pessoas vivem pedindo um mundo melhor e
muitas vezes não conseguem fazer o bem nem para quem está ao lado. Muito
menos para um desconhecido. Outros vivem reclamando dos problemas ou se acham
incapazes de fazer algo que muitas vezes nem tentaram. Se abatem por pouco. E
vivem a espera de um dia melhor. Para essas pessoas você vai escrever um
texto. Reflita sobre o tema e escreva seu texto de forma a convencer seu
leitor sobre “Como viver dias melhores”.
Seu texto deverá ter três partes fundamentais:
Mínimo de 20 linhas e máximo 30.
Boa Produção! AULA 07 Tema da
Aula: A Música relacionada as Emoções Etapa 12:
O que a música
desperta em mim? Reproduzir músicas que
despertam sentimentos diferentes. Sugerir aos alunos que preencham uma tabela
a respeito da dinâmica. Exemplo:
Etapa 13:
AULA 07 Tema: Influência
da Música nas Plantas Etapa
11: Após falar da importância da música para os seres
humanos, comente com aos alunos: Minha
avó sempre dizia que falar com as plantas as deixavam sempre mais “felizes” e
por isso cresciam mais saudáveis… mas, será que ela tinha razão? Existe algum
fundamento nisso? A seguir, relate a
influência da música no crescimento de plantas. O professor pode usar o
material a seguir para obter maiores informações: https://meuverdejardim.com.br/efeitos-musicas-plantas/
. Exibir o vídeo a seguir para os alunos, que fala sobre a utilização de
música clássica no crescimento de bananeiras: https://www.youtube.com/watch?v=x7cu5XsMNk4
Após o
momento de informações abrir espaço para discutirem sobre o vídeo. Etapa
12: O que a música desperta em você Solicite
aos alunos que construam uma tabela contendo o nome de músicas que os deixam
felizes, tristes, irritados ou apaixonados. AULA 08 Tema: Musicalidade Etapa
13: Leitura e Interpretação Inicie a aula
apresentando a música Amarelo, Azul e Branco de Rita Lee . Uma sugestão está
no endereço abaixo, do youtube, onde a música é interpretada por Anavitória. https://www.youtube.com/watch?v=fEt5CjHBQZ4 Após a demonstração
visual ou sonora da música apresente também a sua letra. Amarelo,
Azul e Branco Deixa eu me apresentar É que eu sou de um lugar Eu não sei Ao meu passado Eu vim pra te mostrar Eu vim pra te mostrar Meu caminho é novo, mas meu povo não (Não sei) (Não sei) Legal essa forma de se apresentar, né? Desafio :Sua tarefa é se apresentar usando essa
música, transformando em paródia, mudando alguns versos para dizerem algo
específico de você. |
|||||||
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (
) ( ) Seminários; ( x )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros |
Mapa
Mental Sentimentos e Emoções 9º Ano
As instruções
para a realização de um mapa mental, adaptado aos propósitos desta aula, podem
ser assim resumidas:
1.
Escolher uma palavra que resuma um tema e escrevê-la no centro de uma
folha de papel em branco, não pautado, em posição “paisagem” A palavra central
deve ser enfatizada com um círculo.
2.
Depois de alguns momentos de conversa ou divagação sobre o tema, começar
a lançar no papel, fora de ordem e de alinhamentos (uma palavra num canto da
página, outra no outro etc.), todas as ideias que ocorrerem sobre o assunto,
resumindo-as apenas em palavras significativas. A concisão da escrita deve
permitir o registro rápido, capaz de acompanhar a velocidade em que os
pensamentos ocorrem, conforme a técnica tradicional de brainstorm.
3.
Permanecer escrevendo ou desenhando incessantemente, por três a quatro
minutos, registrando livremente toda e qualquer ideia, lembrança, sensação,
associação, imagem etc. que ocorrer, mesmo que não tenha a ver com o tema
central. Nesse momento a técnica se torna de fato um “mapa” do que ocorre na
mente. Mas procurar sempre retornar ao tema enfatizado no centro da página.
4.
O objetivo gráfico é preencher toda a folha, sempre fora de
alinhamentos, com dezenas de palavras, esgotando todas as impressões, intuições
e associações iniciais que o tema possa sugerir.
5.
Encerrada essa primeira etapa, com tempo marcado, a segunda etapa
consiste em conectar com traços de diversas cores as ideias que apresentam
relações significativas entre si, gerando a distinção de alguns grupos de
ideias. terceira etapa é reordenar esses grupos em es conceituais distintas,
conectadas ao centro comum.
A técnica
comporta diversas variações e propósitos, como se acha descrito nos livros do
autor e no relato acima mencionados.
Emoções
básicas
Todo organismo, para sua
sobrevivência, precisa identificar em seu ambiente as circunstâncias
favoráveis, indiferentes ou hostis. Mesmo os organismos mais simples têm alguma
capacidade de monitorar o ambiente e selecionar seus movimentos em função de
indícios de provável satisfação ou insatisfação.
Os animais, dotados de
estruturas sensoriais sofisticadas, também desenvolveram as emoções — reações
fisiológicas e neurológicas que avaliam a qualidade de detalhes do ambiente, em
função do nível de bem ou mal-estar que podem proporcionar.
Podemos visualizar esse
relacionamento mediante a seguinte tabela que divide as reações a um ambiente
favorável ou hostil:
Benéficas |
Ameaçadoras |
Adequação |
Dificuldade |
Relaxamento |
Tensão |
Prazer |
Dor |
Atração |
Aversão |
Um ambiente favorável
incentiva a aproximação, gerando a reação básica de atração. Por outro lado,
lugares hostis trazem a expectativa de sofrimento e são evitados, gerando
diferentes graus de aversão. Existem ainda espaços ou momentos neutros que
provocam estados de indiferença, geralmente após serem saciados os apetites.
A ocorrência de um dano,
seja físico ou psíquico, provoca a sensação de dor ou mal-estar. A eminência do
dano é indicada pela emoção da ansiedade. Se houver condições de evitar a
experiência dolorosa, por meio de afastamento ou fuga, o indivíduo sente medo.
Mas se a ameaça não puder ser evitada, forma-se a emoção da raiva e a atitude
agressiva.
A ocorrência de uma
satisfação provoca a sensação de prazer. A eminência do prazer gera a emoção da
alegria. A possibilidade do prazer gera a curiosidade e a esperança.
A dor e a aversão, de um
lado, o prazer e a atração, do outro, são sensações e emoções básicas de todos
os animais. Elas surgiram na evolução logo que o movimento físico permitiu
graus de aproximação ou distanciamento em relação a ambientes com qualidades
definidas.
Pela memória dos eventos
agradáveis e desagradáveis o indivíduo pode discriminar uma grande variedade de
características do ambiente.
As emoções expressam o
amplo espectro das necessidades de sobrevivência e vitalidade. Nelas se
articula o somático e o psíquico: não há emoção sem comoção orgânica. Cada uma
das emoções básicas se caracteriza por expressões corporais típicas.
Como a etimologia indica,
e-moção é um movimento para fora. É a expressão de uma reação vital a condições
ou a eventos que nos envolvem e nos afetam. Indicam, portanto, qualidades de
nossa relação com o mundo e constituem uma condição fundamental de ser, da qual
o sujeito pode estar consciente ou não.
Não existe concordância
entre os principais autores sobre quais seriam as emoções básicas do ser
humano. Na sequência, encontram-se reunidas e resumidas várias propostas,
traçando um arco desde o ambiente ou os relacionamentos melhores até o ambiente
ou relacionamentos piores, passando por um centro de repouso emocional:
- Afeição,
com seus diversos graus de simpatia, estima e atração até o apaixonamento.
- Alegria,
que vai do bem-estar até o êxtase, incluindo contentamento, felicidade,
euforia.
- Curiosidade,
denotando todos os graus de interesse,
- Saciedade,
reação voltada para o interior do próprio organismo, gerando aquietamento
e repouso.
- Ansiedade,
no sentido de alerta e expectativa, chegando até o susto, devido a uma
mudança rápida e inesperada.
- Aversão,
desde o desgosto e o aborrecimento até a repugnância.
- Medo,
com sua escala que vai do receio ao pavor e ao pânico.
- Raiva (ou
ira), com sua progressão que vai da irritação e rejeição até o ódio, a
cólera e a fúria.
A vida afetiva acontece
dentro de quatro forma básicas. Seus limites não são rígidos, o que significa
que às vezes elas se misturam e combinam:
- Emoções são
reações psicossomáticas que revelam o modo como a pessoa é atingida e
envolvida por alguns acontecimentos. Emocionar-se é sentir-se impactado
pelos eventos externos ou internos. Sua intensidade é variável e
geralmente passageira. As emoções têm sua raiz na constituição biológica
da espécie, e não podem ser erradicadas, apenas administradas.
- Paixões são
um arrebatamento, um mergulho, uma completa focalização da pessoa sobre um
determinado objeto, o qual absorve sua ação de modo especialmente intenso,
durante um certo período de tempo.
- Sentimentos expressam
uma forma de vinculação afetiva do sujeito com os objetos, situações e
pessoas do seu ambiente. Eles expressam a qualidade dos laços principais
de conexão da pessoa com o mundo, os modos como a pessoa assimila suas
experiências, criando disposições afetivas duradouras, positivas ou
negativas. Os sentimentos são formas existenciais aprendidas culturalmente,
portanto podem se transformar e até cessar. Nem todas as pessoas
experimentam os mesmos tipos de sentimentos. Sentimentos podem influenciar
as emoções. Emoções repetidas, por sua vez, podem se tornar sentimentos,
prolongando-se como constantes afetivas ou estados de ânimo.
- Estados de
ânimo revelam a sintonia predominante da pessoa
com o mundo. Essa forma de estar no mundo cria uma disposição que se
consolida na estrutura da sensibilidade da pessoa e passa a fazer parte de
sua personalidade. Cada pessoa forma, assim, um clima anímico em seu
espaço vivencial, que se revela como predisposição vital constante, como
traços de caráter.
Toda vida afetiva tem ao
menos três elementos que estão presentes na sua vivência concreta. Esses mudam
as características das emoções e dos sentimentos:
- A
ressonância subjetiva. Cada pessoa responde de um
modo variável a certo tipo de situação. Isso depende de sua sensibilidade,
do significado que é pessoalmente ou culturalmente atribuído à situação, e
das condições específicas do acontecimento.
- O caráter cromático dramático ou até mágico que os sentimentos trazem para as situações. Sentimentos trazem uma cor, um perfume, uma tonalidade para a vida. E também são tomados como partes do drama, da comédia ou da tragédia da vida. Pelos sentimentos e pelas emoções, determinados acontecimentos se tornam maravilhosos ou encantadores. Eles adquirem vitalidade, e até as coisas parecem ser dotadas de uma alma. Eles têm algo de sagrado, poderoso, divino.
- Todos os sentimentos representam juízos de valor, que se expressam em comportamentos e atitudes. Toda modalidade afetiva implica, de modo sutil ou marcante, uma forma de valorização ou desvalorização. Assim, e somente para ilustrar, Max Scheller toma as emoções como base para seu estudo dos valores, ou Axiologia. Essa questão também é criteriosamente estudada por Yves de La Taille, na obra citada em nota no início dessa proposta de trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário