1ª Sequência Ciências 2021

 

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia

Unidade Temática:  Vida e Evolução

Objeto de Conhecimento: Como lidar com meus sentimentos?

Ano: 6º                          Período: 29/03 a  16/04/2021                        Nº de Aulas: 08

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais entre eles. 

Aguçar a criatividade e questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções e sentimentos.

Demonstrar empatia pelos colegas de classe, professores e funcionários da escola.

Identificar nos colegas diferentes sentimentos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Aula Inaugural do Componente

 

Etapa 1: Para inicio de Conversa

Iniciar o encontro se apresentando, falando um pouco sobre o componente, quantidade de aulas semanais e uma síntese dos objetos que serão abordados; em seguida peça que os alunos que se apresentem, a ideia é realizar uma atividade para “quebrar o gelo”. Proponha aos alunos que se apresentem seguindo o exemplo, “Sou o Paulo, gosto muito de Ciências e, nas horas livres, adoro andar de bicicleta com meus irmãos, Felipe e Pedro. Um dia serei engenheiro mecânico”. É interessante sugerir perguntas que orientem a apresentação: Como cada um gosta de ser chamado? O que gostam e o que não gostam de fazer? Têm irmãos? Onde moram? O que fazem nos fins de semana? O que mais gostam de aprender na escola? Peça aos alunos que anotem no caderno com o título “Diário de Práticas e Vivências” como foi essa conversa, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha do caderno, com cabeçalho, margem, etc.

Etapa 2: Momento Reflexivo

Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre Ciências (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após ouvi-los, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá pergunta-los quais emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem, levante as seguintes questões também: Em que o estudo da Ciência contribui para sua vida cotidiana? Como você colabora para seu tempo de estudo da Ciência seja o mais aproveitável possível? Quais suas expectativas com relação as aulas de ciências? (Oriente-os a escrever as questões e respostas no caderno,  

 

fazer o cabeçalho e acrescentar os títulos “Minha bagagem de Ciências” para a primeira indagação e “Emocionômetro” para as demais. 

 

AULA 02

 

Tema: Emoções

 

Etapa 03: Dinâmica

Iniciar a conversa levantando conhecimentos prévios dos alunos a partir da Dinâmica Dos Sentimentos.

Orientação:

Passo 1: Perguntar qual ou quais sentimentos/emoções você vivenciou no ano de 2020 e quais sentimentos estão mais afloradas no ano de 2021? A dinâmica consiste em conversar um pouco acerca desses sentimentos vivenciados durante a pandemia.

Passo 2: Solicite que eles escolham dois sentimentos, e socialize com a turma, decidindo se traz esses sentimentos para esse ano ou descarta jogando na lixeira.

Etapa 04: A Escuta!

Este momento será dividido em etapas de aplicação, que começam com a exibição dos Melhores Momentos do filme “Divertida Mente”, a partir do link https://youtu.be/_3d_shXj6Pg, em seguida passam por uma roda de conversa sobre as sensações despertadas em determinadas situações e até por uma listagem de sentimentos que os alunos conseguem identificar.

Após a exibição do filme, o/a educador(a) ajuda os alunos a identificarem sentimentos com perguntas simples como “De qual personagem você mais gostou? O que te chamou mais atenção nele?”, “Você consegue identificar um momento em que a Riley, personagem principal do filme, agiu movida por cada sentimento?”. 

Os professores podem, ainda, pedir para que os alunos listem um ponto negativo de cada sentimento e digam o que acontece quando um sentimento domina o outro. 

Depois que os alunos aprendem a analisar e classificar suas emoções, ele será desafiado a relacionar esses sentimentos com expectativas de aprendizagem deste ano letivo. Fazer uma conversação sobre “Retrospectiva das aulas remotas em 2020”. Como foi a Escola em 2020, pra você? Como vocês se sentem a respeito dessa perspectiva de voltar à escola, da necessidade do distanciamento social, e das razões pelas quais devemos continuar utilizando os Protocolos de Saúde? O que vocês esperam da Educação esse ano?

Objetivo: Nesta Situação de Aprendizagem, pretende-se que os alunos conheçam a nova escola e o novo ciclo escolar, valorizando suas experiências escolares anteriores e falando de suas expectativas em relação à nova escola e à escola de seus sonhos, fazendo uma reflexão a cerca do ensino remoto e como devem agir para tornar o tempo de estudo o mais aproveitável possível. Aproveite esse momento para levar uma palavra de conforto aos alunos.

AULA 03

 

Tema: Minhas Emoções e a Escola

 

Etapa 05: Para Jogar

Continuação da Aula 02, ainda referente ao filme.

Utilizar o joguinho do filme Divertida Mente para reforçar a compreensão sobre emoções. Utilizar o link a seguir https://wordwall.net/pt/resource/3500636/jogo-das-emo%C3%A7%C3%B5es. Divirta-se.

 

Etapa 06: Minha Escola

Atividade 1: Reescrita de Texto

Solicitar aos alunos que reescrevam o texto “A escola” no caderno, não esqueça de orientá-los quanto a organização da atividade. Em seguida fazer a leitura oral do texto.

Texto: A escola

Autor desconhecido

Escola é... o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.

* Embora a autoria desse poema seja atribuída a Paulo Freire, os detentores dos direitos autorais do educador afirmam que não foi ele quem o escreveu.

Atividade 2: Interpretando o texto

Disponibilize as questões abaixo para os alunos escreverem no caderno , em seguida peça que respondam conforme o texto, depois socialize durante a aula as respostas dos alunos em momento de correção e discussão.

1.      O que vocês entenderam da poesia?

2.      Como o autor descreve o que deve acontecer em uma escola?

3.      Como seria a escola de seus sonhos?

4.      Como não devemos tratar a escola?

5.      De acordo o penúltimo parágrafo o que é importante na escola?

AULA 04

Tema: Minhas Emoções

Etapa 06: Lidando com os sonhos e as expectativas em relação à escola

Professor, a sugestão é iniciar esta atividade conversando com os alunos sobre o que é ter um sonho e uma expectativa (eles poderão procurar por definições no dicionário). Depois dessa reflexão, você pode solicitar que pensem sobre seus sonhos com o foco no âmbito escolar: Que objetos de conhecimento vocês gostariam de aprender? Que relacionamentos esperam ter com seus colegas (amistoso, cooperativo, amigável etc.)? Que novas aprendizagens imaginam vivenciar nessa nova fase? Conhecer o que os alunos pensam, sentem e esperam é um bom começo para uma excelente comunicação.

Etapa 07: Vamos de Vídeo?

Vídeo motivacional “Você é do Tamanho dos seus Sonhos”, disponível no link https://youtu.be/sKc9GDB3fIY. Compartilhar o vídeo com os alunos, em seguida fazer uma breve discussão.

AULA 05

Tema: Minhas Emoções

Etapa 08: Mural dos sonhos

Lidando com os sonhos e as expectativas em relação à escola

Professor, proponha aos alunos que, exponham sobre seus sonhos e expectativas a respeito da escola. É interessante, então, solicitar que cada um deles escreva uma palavra ou desenhe em uma folha de sulfite seus sonhos e expectativas, lembrando-os de que são necessárias metas e ações concretas para que os sonhos se realizem. Feitas as produções, a ideia é que sejam enviadas fotos para montar um painel de fotos coletivo da classe. Agora, peça que escrevam no caderno com o título “Diário de Práticas e Vivências” suas expectativas e metas para o 6º ano e, em seguida, pergunte quem se sente à vontade para compartilhá-las com os colegas. Propõe-se que, ao final da atividade, você escreva um bilhete comentando as escolhas que fizeram para compor o mural, também enviarão fotos para montagem do painel de fotos. Esse é o “retrato” dos sonhos da turma.

Sugestão para Mural Interativo, utilizar o link a seguir: https://youtu.be/rAdJRWgnNeQ

Etapa 09: Lâmpada mágica

A proposta é que, os alunos realizem a brincadeira Lâmpada mágica. Cada qual fará de conta que encontrou uma lâmpada mágica, à qual pode fazer três pedidos, por exemplo: “Criar um bom clima na classe”, “Melhorar a aprendizagem” e “Melhorar a convivência social”. Eles irão  escrever seus desejos no caderno e apresentá-los para o restante da turma, justificando suas escolhas. Com base nos desejos dos alunos, você pode discutir com eles que existem categorias de pedidos: os feitos em benefício próprio, os feitos em benefício do outro e os feitos em benefício da coletividade. É importante levá-los a olhar para os próprios pedidos e a refletir sobre eles, segundo essas categorias.

Depois, faça um ditado para a turma dos pedidos da classe, em seguida peça que reproduzam no caderno a tabela abaixo para preencher conforme as categorias mencionadas acima.

Pedidos feitos em benefício próprio

Pedidos feitos em benefício do outro

Pedidos feitos em benefício da coletividade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula 06

Tema: Minhas Emoções

Etapa 10: Vamos de Brincadeira?

Come come das emoções: Fazer na sala de aula com os alunos o come come, dentro de cada quadrinho escrever uma emoção, após essa primeira etapa, iniciar a brincadeira, peça que anotem a emoção que tiraram, sem comentar com ninguém, após um tempinho da brincadeira, orientá-los a anotar no caderno e ao lado escrever uma situação que tenham vivido que o fizeram sentir aquela emoção. Assim que todos terminarem, fazer a socialização.

                                         

Aula 07

Tema: Por que sentimos?

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Levantar conhecimentos prévios a partir das questões a seguir: Ao longo desses dias aprendemos sobre as emoções e de como lidamos com elas, agora vamos aprofundar um pouco mais.

No nosso corpo, quem controla nossas emoções?

Vocês sabem o que é ter inteligência emocional?

Por que o homem é considerado um ser racional?

Orientações: É importante, se manter imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Deixe os alunos a vontade, somente após as falas, o você professor esclarece as questões de forma correta.

Etapa 12: Dinâmica de nossas características

Professor, aproveite esta atividade para trabalhar a autoestima da criança. Cada um tem um jeito diferente de ser e isso não é nenhum problema. Cada indivíduo tem algo de especial e pode contribuir para um mundo melhor para todos. Quem se ama, se cuida!

1. Procure um espelho para se olhar e observe suas características físicas. Anote abaixo pelo menos cinco características que você observou. (Ex: cabelo cacheado).

2. Agora, procure um colega (pode ser de sua rua, sala de aula, em casa...) e compare as mesmas características. Anote as diferenças e semelhanças entre vocês.

3. Olhando ainda para os outros colegas da sala, você provavelmente vai perceber que ninguém é fisicamente igual, ou seja, cada um de nós tem suas próprias características. Qual é a característica que você mais gosta em você? Por quê?

4. Agora imagine se você pudesse mudar algo em você com um poder mágico. Qual característica mágica você gostaria de ter? (Ex: saber voar).

5. Se você tivesse esse poder, para que você o usaria? Que tipo de pessoas você poderia ajudar? 6. Faça um desenho de você com seu novo superpoder e depois compartilhe com seus colegas e professor.

Obs: Oriente que façam as questões no caderno, com cabeçalho.

Após a resolução da dinâmica socializar com a turma.

Aula 08

Tema: O que nos torna humanos

Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Levantar conhecimentos prévios a partir da leitura do texto Sophia é o primeiro robô do mundo a receber um título de cidadania”, disponível no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 12, em seguida responder as questões da página 13. Após a realização da atividade no caderno, discutir as respostas coletivamente.

Etapa 14: Leitura e Interpretação

Fazer a leitura compartilhada do texto “O homem”, disponível no livro didático Inspire Ciências, 6º ano, página 29. Após a leitura fazer o debate do texto lido.

Etapa 15: Infográfico

Oriente aos alunos na elaboração de um infográfico contendo as informações do texto lido e discutido na etapa anterior. Sugira que desenhem o homem no centro da página e as capacidades ao redor.

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (12, 13, 29) (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros

 

 

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia

Unidade Temática:  Vida e Evolução

Objeto de Conhecimento: Eu, comandante de minhas emoções!

Ano: 7º                          Período: 29/03 a  16/04/2021                        Nº de Aulas: 08

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

Reconhecer os diferentes tipos de emoções e sentimentos em si próprio e nas pessoas a sua volta.

Reconhecer a empatia como uma atitude benéfica e importante para ações éticas, cooperativas e de respeito.

Desenvolver estratégias que possam combater atos discriminatórios e de intolerância às diferenças.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Aula Inaugural do Componente

 

Etapa 1: Para início de Conversa

Iniciar o encontro se apresentando, falando um pouco sobre o componente, quantidade de aulas semanais e uma síntese dos objetos que serão abordados; em seguida peça que os alunos falem um pouco sobre eles,  a ideia é realizar uma atividade para “quebrar o gelo”. Proponha aos alunos que se apoiem no seguindo exemplo, “Como vocês já sabem, sou o Paulo, gosto muito de Ciências e, nas horas livres, adoro andar de bicicleta com meus irmãos, Felipe e Pedro. Um dia serei engenheiro mecânico”. É interessante sugerir perguntas que orientem as informações: Como cada um gosta de ser chamado? O que gostam e o que não gostam de fazer? Têm irmãos? Onde moram? O que fazem nos fins de semana? Como estão lidando com o fator “isolamento social”? Como ocupam o tempo livre? O que mais gostam de aprender na escola? Peça aos alunos que anotem no caderno, em formato de texto, com o título “Diário de Práticas e Vivências” como foi essa conversa, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha do caderno, com cabeçalho, margem, etc. Após a escrita do texto, os alunos farão a leitura.

Etapa 2: Momento Reflexivo

Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre Ciências (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após ouvi-los, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá pergunta-los quais emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem, levante as seguintes questões também: Em que o estudo da Ciência contribui para sua vida cotidiana? Como você colabora para seu tempo de estudo da Ciência seja o mais aproveitável possível? Quais suas expectativas com relação as aulas de ciências? (Oriente-os a escrever as questões e respostas no caderno,  

 

fazer o cabeçalho e acrescentar os títulos “Minha bagagem de Ciências” para a primeira indagação e “Emocionômetro” para as demais. 

 

AULA 02

 

Tema: Emoções e Sentimentos

 

Etapa 03: Levantando conhecimentos prévios

O que são sentimentos?

Para que servem os sentimentos?

Você desperta sentimentos bons ou ruins nas pessoas?

Por que é importante construir bons relacionamentos?

Com bom relacionamento há uma chance do outro entender o seu sentimento? De que maneira?

Bons relacionamentos geram bons sentimentos? Cite alguns.

·         Deixe os alunos livres para expressarem o que sentem.

Após o levantamento de Conhecimentos Prévios, iniciar a discussão.

Para exemplificar, o que é sentimento foi sugerida uma situação: “quando ganhamos um presente, por mais que o presente não nos agrade, ele significa que a pessoa que o comprou disponibilizou uma parte do seu tempo para pensar em nós e no que gostamos, e este esforço da pessoa em nos agradar deve ser considerado; então a pessoa nos entrega o presente e o nosso cérebro produz uma resposta, essa resposta é um sentimento, o sentimento que temos quando ganhamos um presente é a alegria”.

Os sentimentos dão significado para os objetos e situações que a vida nos apresenta. Como exemplo, vamos  imaginar a situação, um colar dado pela avó, pela qual a pessoa que o ganhou tem grande afeição. Então, toda vez que esta pessoa olha para o colar e lembra da avó, sente saudades e alegria e estes sentimentos atribuem um significado especial para aquele colar, que agora deixou de ser um colar qualquer.

Etapa 04: Mão na Massa I

Após a leitura e explicação sobre sentimentos, solicitar aos alunos que escolham um sentimento, que representa sua relação com o isolamento social, a pandemia, enfim o ano atípico que vivemos. Colocar no caderno o  nome do sentimento  e dar uma explicação do que sabem sobre o sentimento escolhido, e, anotar quais estratégias utilizaram para “acalmar” o sentimento. Não esqueça de orientá-los quanto a organização da atividade. Em seguida compartilhar oralmente através da leitura da atividade realizada.

Etapa 05: Fechamento Reflexivo

Utilizar o videoclipe da música “Avião” disponível no seguinte link https://youtu.be/b2DzVyfE3-Y, para fazer uma reflexão a cerca do que estamos vivendo e aproveitar o momento para sensibilizá-los como é importante o autocuidado.

 

 

AULA 03

 

Tema: Medindo nossas Emoções

Etapa 06: Mão na Massa/O Semáforo das Emoções

Mostre o Semáforo das emoções aos alunos

Atividade 01: Peça que construam no caderno um semáforo do tipo apresentado e relacione sentimentos  as cores apresentadas, não esqueça de orientá-los quanto a organização da atividade, esse é um semáforo pessoal, escreva emoções que sentem ou que vêm em outras pessoas no dia a dia ( emocionais). Nesse momento o professor deverá disponibilizar uma tabela com sentimentos emocionais e físicos, conforme lista abaixo.

Emocionais – RESSENTIMENTO, FELICIDADE, RAIVA, TRISTEZA, AMOR, REVOLTA, VINGANÇA, INVEJA, CIÚME, SABOTAGEM, INCOMPREENSÃO, ARROGÂNCIA, ALEGRIA, MEDO...

Físicos – ENJÔO, FRAQUEZA, TREMEDEIRA, GAGUEIRA, SUADOR, FRIO NA BARRIGA, NÓ NA GARGANTA, CHORO, TOSSE, ENGASGO

Em seguida o professor deverá comentar rapidamente sobre cada um dos sentimentos e sensações, explicando que as sensações físicas também podem aparecer em decorrência de sentimentos/emoções abafadas.

Atividade 02: Solicite aos alunos que construam uma tabelinha com duas colunas e anotem no caderno situações que promovem as sensações físicas e emocionais, pode ser algo que tenha acontecido com eles. Em seguida discutir oralmente a atividade realizada e mostrar a importância do estudo das emoções.

Atividade 03: Peça para reproduzirem a tabela abaixo no caderno e preencherem com situações para cada reação listada. Em seguida pinte cada retângulo conforme as bolinhas do semáforo para classificá-las como pare (vermelho), atenção (amarelo) e pensamento positivo (verde).

Sensações Benéficas

Sensações Ameaçadoras

Amor/ Situação que estimula:

 

Dificuldade (quando?)

Relaxamento/ Situação que estimula:

 

Tensão (quando?)

Prazer/Situação que estimula:

 

Dor (quando?)

Atração/ Situação que estimula:

 

Aversão (quando?)

 

AULA 04

 

Tema: Nossos Monstrinhos

 

Etapa 07: Hora do Jogo

A alegria, os Monstrinhos e o que faz o outro feliz

“Marcelo é uma criança que diz sentir um monte de coisas na barriga. Quando pergunta para sua mãe o que ele está sentindo ela lhe responde que deve ser fome ou vontade de ir ao banheiro” (CASARIN, 2016). O que poderiam ser as coisas na barriga de Marcelo? Assim a história seguiu: “Até que um dia, diante de uma situação muito alegre, o menino diz sentir coisas na barriga novamente, então a mãe explica que são sentimentos. Marcelo decide chamar esses sentimentos de monstrinhos” (Marcelo utilizou o termo “monstrinhos” para dar nome aos sentimentos porque ainda não os conhece, e nós costumamos sentir medo daquilo que não conhecemos). No entanto, com o passar do tempo o menino vai conhecer os seus sentimentos e assim virar amigo dos seus monstrinhos. “Marcelo percebeu que quando algo muito bom acontece, o monstrinho da alegria aparece. Este monstrinho o deixa agitado não para de pular e sorri o tempo todo. Quando Marcelo fica alegre, ele percebe que seus pais também ficam alegres e ele sabe disso porque seus pais abrem um grande sorriso” (CASARIN, 2016).

Assim como Marcelo temos vários monstros e precisamos saber lidar com eles, os monstrinhos do amor, raiva, medo, solidão, inveja, vergonha, saudade, ansiedade, culpa, alegria e frustração.

Tarefa 01: Então agora você irá reproduzir o jogo no caderno para responder com base em seus sentimentos.

 

 

Responder as questões de cada quadrinho. Pode escrever as situações em retângulos no caderno, em seguida pintar com as cores conforme os quadrinhos do jogo.

Após a execução da atividade, oportunizar a discussão durante a aula sobre as situações destacadas pelos alunos.

 

 

AULA 05

Tema da Aula: Como me sinto

Etapa 08: Mapa Mental

Para Postar: Solicitar aos alunos que construam um pequeno mapa mental com o título “Suas Emoções-Suas Enfermidades”, antes o professor disponibilizará o link para visualizarem as informações. https://images.app.goo.gl/P12MR1cjpAYvLiEu5, após a realização da tarefa, tirar fotos e enviar ao professor.

Etapa 09: Teste Psicológico das Cores

Teste das Cores é um instrumento de avaliação psicológica que consiste em obter informações momentâneas sobre a personalidade, mediante suas preferências e rejeições à cores.

Esta avaliação é situacional, portanto o resultado dependerá exclusivamente das suas opções. Seja sincero para que o resultado esteja de acordo com a sua situação real. Em seguida anote no caderno o seu resultado. Dê o título “Teste Psicológico das Cores” ao seu resultado. Vamos começar! Acesse o seguinte link e mãos a obra!! https://www.bne.com.br/Utilitarios/Cores/default.asp .

AULA 06

Tema da Aula: Empatia e Afetividade

Etapa 10: Levantando Conhecimentos Prévios 

Apresente aos alunos o título da aula “Empatia e Afetividade” e questione se alguém na turma sabe o que os termos significam. O objetivo nesse momento é de levantar os conhecimentos prévios a respeito do tema e instigar a curiosidade. Faça registros do que foi dito no quadro e, em seguida, estabeleça junto aos alunos relações dos registros com as imagens do slide.

Etapa 11: Sistematizando

Inicie retomando a aula anterior sobre as diferentes formas de nos expressarmos diante das situações cotidianas, peça que reflitam e identifiquem a relação entre o tema discutido e o curta metragem “A Ponte”, disponível no  link https://www.youtube.com/watch?v=CMC81uGoOcQApós assistirem, contextualize a aula ouvindo as relações feitas por alguns alunos. Peça que anotem no caderno o que fariam nessa situação, a fim de que se coloquem no lugar dos personagens e pratiquem uma experiência empática em seguida abra espaço para relatarem sobre a atividade. Prossiga com a questão disparadora a seguir.

Etapa 12: Questão Disparadora

Questão: Como eu convivo em grupo?

Orientações: A pergunta norteadora promove uma auto reflexão, talvez de resposta quase imediata para crianças dessa faixa etária. Peça, porém, que os alunos pensem ao longo da aula e respondam apenas no fim da aula, após a atividade principal (mão na massa).

AULA 07

Tema: Empatia e Afetividade

Etapa 13: Mão na Massa 03

Orientações: Apresente as imagens de situações cotidianas de conflitos. O objetivo nesse momento é que identifiquem o que está acontecendo e se coloquem no lugar dos integrantes daquela ação.

Por exemplo, na primeira imagem do slide há uma situação de bullying, em que dois meninos estão rindo e ridicularizando um terceiro colega. Nesse caso os alunos poderão criar hipóteses sobre o que observam baseado no dia a dia que vivenciam e, o mais importante, argumentar como poderiam lidar com esse conflito, qual seria a melhor forma e o que sugerem à cada um desses garotos da cena.

Na segunda situação do slide, duas crianças brigam por um brinquedo, mostrando nitidamente que ninguém deseja ceder, da mesma forma os alunos deverão se colocar no lugar dos “personagens” e propor uma saída para essa disputa.

Enquanto nas ilustrações 3 e 4 podemos perceber crianças desrespeitando pessoas mais velhas e animais, nesses casos os alunos deverão se imaginar enquanto os agentes que promovem a ação, causando maus tratos e também no lugar dos que são desrespeitados, dizendo como se sentem, o que fariam diferente e se presenciassem isso verdadeiramente, como é que se portariam diante do fato.

A tarefa: Os alunos deverão escolher uma ficha, para escreverem um pequeno texto dizendo - O que elas devem estar sentindo? - O que você estaria sentindo no lugar delas? - De alguma forma, você poderia ajudá-las? Como?

Sistematização

Em seguida peça aos alunos para compartilharem os textos com a turma.

Após a leitura, socialização e comentários, peça para que cada aluno responda oralmente às questões:

- Como eu convivo em grupo?
- O que eu poderia fazer para que a minha relação com as pessoas seja melhor?                   

AULA 08

Tema: Self: O nosso eu com os outros

Etapa 14: Primeiro contato com o tema

Orientações: Apresente aos alunos o Título conforme slide. Explique o termo “self”, que não diz respeito à “selfie”, atualmente utilizado para designar
as fotos que são feitas pelo próprio indivíduo, mas possui relação, uma vez que significa “si mesmo”. Nesta aula será possível promover situações de autoconhecimento entre os alunos, que, ao pensar sobre si mesmos, poderão refletir acerca das relações com colegas, adultos do convívio escolar, familiar e outros.

Levantando Conhecimentos Prévios.

Compartilha a seguinte imagem.

 

Orientações: Pergunte para a turma quem já possui RG e se sabem do que se trata bem como a sua importância. Mostre o RG fictício do slide e discuta sobre o que contém este documento que define quem nós somos. Nome completo, filiação, local onde nascemos, digital e foto. Por que estas informações são importantes? Estes dados são permanentes ou podem mudar com o tempo? O objetivo neste momento é levantar os conhecimentos prévios acerca do que constitui nossa identidade e instigar a reflexão sobre nossas características que são definitivas e temporárias/passíveis de mudança. Finalize com a tarefa, de produzirem o próprio RG , no caderno dele(a). Em vez da foto poderão fazer um esboço simples do rosto, acrescentarão nome da mãe, do pai, onde nasceram.

Etapa 15: Mão na Massa 04

Mostre o slide aos alunos!

 

Faça questionamentos como: O que observaram nas imagens? Qual interpretação faz em relação a segunda imagem?

Comentário do Professor: Compomos em nosso ser uma mistura de características, tanto físicas, pela união de etnias de nossos ancestrais, como psicológicas, emotivas e culturais, pelo ambiente no qual crescemos e pelas pessoas com quem convivemos. A percepção desta mistura, que gera as particularidades de cada indivíduo, deverá auxiliar na forma como se relacionam em sala, aumentando a empatia, a compreensão, a gentileza e o respeito.

Agora que compreenderam a importância da empatia, sugiro que criem um mosaico de pessoas como a imagem apresentada. Caprichem!! Depois mandem fotos.

 

Observação: Professor, dê orientações para a atividade ficar bem organizada.  

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros

 

 

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia

Unidade Temática:  Vida e Evolução

Objeto de Conhecimento: Será que as emoções vêm do coração?

Ano: 8º                          Período: 29/03 a  16/04/2021                        Nº de Aulas: 08

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Compreender o que controla nossas emoções;

Identificar e interpretar como as emoções se manifestam em seu corpo;

Identificar e interpretar as situações, comportamentos e eventos que provocam cada emoção e sentimento;

Perceber os prejuízos a saúde causados por descontroles emocionais;

Entender de fato qual a relação do coração com as emoções;

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Aula Inaugural do Componente

 

Etapa 1: Para início de Conversa

Iniciar o encontro se apresentando, falando um pouco sobre o componente, quantidade de aulas semanais e uma síntese dos objetos que serão abordados; em seguida peça que os alunos falem um pouco sobre eles,  a ideia é realizar uma atividade para “quebrar o gelo”. Proponha aos alunos que se apoiem no seguindo exemplo, “Como vocês já sabem, sou o Paulo, gosto muito de Ciências e, nas horas livres, adoro andar de bicicleta com meus irmãos, Felipe e Pedro. Um dia serei engenheiro mecânico”. É interessante sugerir perguntas que orientem as informações: Como cada um gosta de ser chamado? O que gostam e o que não gostam de fazer? Têm irmãos? Onde moram? O que fazem nos fins de semana? Como estão lidando com o fator “isolamento social”? Como ocupam o tempo livre? O que mais gostam de aprender na escola? Peça aos alunos que anotem no caderno, em formato de texto, com o título “Diário de Práticas e Vivências” como foi essa conversa, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha do caderno, com cabeçalho, margem, etc. Após a escrita do texto, os alunos farão a leitura.

Etapa 2: Momento Reflexivo

Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre Ciências (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após ouvi-los, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá pergunta-los quais emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem, levante as seguintes questões também: Em que o estudo da Ciência contribui para sua vida cotidiana? Como você colabora para seu tempo de estudo da Ciência seja o mais aproveitável possível? Quais suas expectativas com relação as aulas de ciências? (Oriente-os a escrever as questões e respostas no caderno,  

 

fazer o cabeçalho e acrescentar os títulos “Minha bagagem de Ciências” para a primeira indagação e “Emocionômetro” para as demais. 

 

AULA 02

 

Tema: Coração e Emoção

 

Etapa 03: Levantando conhecimentos prévios

Inicie a aula apresentando a música CARINHOSO, composta por PIXINGUINHA. Essa música já foi interpretada por diversos artistas. Uma sugestão está no endereço abaixo, do youtube, onde a música é interpretada por Marisa Monte e Paulinho da Viola.

Marisa Monte e Paulinho da Viola - CARINHOSO
http://www.youtube.com/watch?v=8Vp2y_Doe4w&feature=player_embedded

Após a demonstração visual ou sonora da música apresente também a sua letra, com destaque nas frases abaixo:

“Meu coração, não sei por que

Bate feliz quando te vê (...)

(...) Vem matar essa paixão que me devora o coração (...)”

Dica! – A letra completa da música pode ser obtida facilmente em sítios da internet. Abaixo é sugerido o endereço de um desses sítios, direcionando diretamente para a letra da música.
http://letras.terra.com.br/marisa-monte/109105/

Em seguida discuta com os alunos:

Como pode ser interpretada a expressão: “bate feliz”?

• Que relação tem o “quando te vê” com a mudança de comportamento do coração? Pode-se considerar que o coração é a “sede” dos sentimentos?

• Em que sentido uma “paixão devora o coração”?

Explore com os alunos possíveis respostas para essas questões.

Etapa 04: Problematização

Orientações: Projete a imagem para os alunos. Após a apresentação, questione:

  • O que vocês estão vendo na imagem?
  • Como o garoto está se sentindo?
  • Como vocês perceberam que ele está triste?
  • Você imagina que o coração dele está partido de verdade?
  • A função do coração está ligada aos nossos sentimentos ou ele possui outra função?
  • O que aconteceria se não tivéssemos coração?
  • Será que o coração é do formato como vemos na figura? Como vocês imaginam que é o coração?

Neste momento é esperado que os alunos comecem a perceber que o coração tem uma função muito importante no nosso corpo, que vai para além da relação com os sentimentos. Caso eles não tenham relacionado, intervenha, pontuando que o coração acelera quando sentimos uma emoção forte, mas questione:

Etapa 05: Sistematização

A partir do que foi apresentado na prática social inicial lance as seguintes questões:

Como os sentimentos influenciam o funcionamento do coração?

• Qual o verdadeiro papel do coração?

• O amor vem do coração ou da mente?

·         Você já percebeu seu coração acelerado? Conte como foi.

·         A pandemia implica em suas emoções? Como?

 

AULA 03

 

Tema: Desmistificando

Etapa 05: Sistematização do Conteúdo

Exposição do objeto de conhecimento

Orientação: O professor poderá utilizar slides bastante ilustrativo nessa etapa.

De que maneira o coração está relacionado com as emoções?

Historicamente se diz que no coração está a origem do amor, da coragem, da bravura e que pessoas boas têm coração grande e ruins não têm coração. Porém, hoje sabemos que o cérebro é a base do comportamento humano, sede de todos os sentimentos, pensamentos e emoções. Entretanto, as experiências, quando geram muita emoção, afetam diretamente o coração. E as doenças cardíacas, por sua vez, também podem manifestar emoções, tais como medo, ansiedade e depressão, revelando que a interação entre coração e mente é recíproca.

Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções. Ativa-se um complexo sistema nervoso e humoral que, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, inclusive do coração. Dessa maneira, a circulação sofre mudanças repentinas, intensas e com extrema rapidez e no espaço de 3 a 5 segundos, a frequência cardíaca pode aumentar até o dobro do normal, e dentro de 10 a 15 segundos a pressão arterial chega a ser duplicada. Tudo isso para que o indivíduo se prepare fisiologicamente , melhorando a performance, para enfrentar situações de risco e de curta duração.

Pessoas pessimistas têm mais chances de sofrerem doenças cardíacas, por que? 

Os indivíduos reagem de maneiras diferentes ao mesmo estímulo. Dessa forma, a paixão de um pode ser causa da ansiedade de outro. A habilidade para tolerar problemas também depende da personalidade, das experiências anteriores, da educação e da cultura individual. As pessoas pessimistas vivem sofrendo por problemas que ainda nem aconteceram e que também podem nem vir a ocorrer. Quando elas imaginam acontecendo o pior, elas estimulam aquele complexo sistema nervoso e humoral e a frequência cardíaca, assim como a pressão arterial ficam elevadas . Isso acontecendo continuamente, pode levar a uma crise hipertensiva, uma arritmia ou mesmo um infarto. Esse sistema continuamente estimulado pode levar a inquietação, fadiga, dificuldades de concentração, irritabilidade, tensão muscular, alteração do sono, ansiedade, que eventualmente pode evoluir para a depressão. Cai a resistência a doenças, o que pode levar até a morte. Portanto faz mal para todo o organismo.

Sentimentos como a raiva e o ódio fazem mal ao coração? De que maneira?

As manifestações resultantes de emoções opostas, como raiva e amor, são contrastantes, mas às vezes assemelham-se por serem ambos estados de excitação que se originam na mesma região do cérebro. As reações que ocorrem no organismo tem como objetivo mantê-lo vivo e adaptado às situações mais adversas. Assim, diante de qualquer emoção ocorre a taquipneia (aumento da frequência respiratória) para melhorar a oxigenação, hiperglicemia (aumento do nível de açúcar no sangue) para aumentar a energia, e dilatação da pupila para aumentar o campo visual. Na raiva, porém, os movimentos corporais são tensos, a voz é ríspida, há constrição ou dilatação dos vasos, espasmo intestinal, inibição dos reflexos sexuais, contração vesical, boca seca, suores, hipertensão arterial, aumento da agregação plaquetária e depressão do sistema imunitário. Ou seja, alterações que contribuem para o aparecimento de doenças cardiovasculares, infecções e neoplasias.

 A fé, o bom humor e o autoconhecimento ajudam a prevenir doenças do coração?

As emoções relacionadas ao amor levam ao relaxamento muscular, voz suave, vasodilatação, relaxamento intestinal, secreção glandular, salivação, calor sem sudorese, ou seja, manifestações que previnem as doenças cardiovasculares, infecções e neoplasias. Existem evidências, explicadas por essas alterações que rezar reduz a tensão muscular e a incidência de doenças coronarianas. A meditação diminui a ansiedade, a depressão, a irritabilidade e melhora a capacidade de aprendizagem, de memória, de estabilidade emocional, assim como pode aliviar dores crônicas.

Têm maior concentração e maior capacidade de resolução de problemas.

Quais são as principais atitudes para isso?

 Embora sejam necessários, ainda, muitos estudos para se entender melhor os mecanismos físicos e psicológicos da emoção, recomenda-se, para prevenir problemas cardíacos, ter fé, ser otimista, ter bom humor e reservar momentos de lazer para relaxar. E acima de tudo, conhecer-se a si próprio.

Fonte: Manual para o Médico GeneralistaTratado de Clínica Cirúrgica

Etapa 06: Quizz sobre o humor

O seu mau humor é passageiro ou sinônimo de alerta? Faça o teste para identificar, acessando o link abaixo:

http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/mais-voce/teste-humor/

AULA 04

Tema da Aula: Consequências dos sentimentos negativos

Etapa 07: Atividade

Façam o ditado dos trechos “Sentimentos como a raiva e o ódio fazem mal ao coração? De que maneira?” e “A fé, o bom humor e o autoconhecimento ajudam a prevenir doenças do coração?”, presentes no material da etapa 05, em seguida, solicite que construam uma tabela conforme o modelo a abaixo:

 As manifestações resultantes de emoções opostas como a raiva e o ódio

As manifestações resultantes de emoções opostas como o amor, fé e bom humor

 

 

 

 

 

 

 

 

Solicite aos alunos que pesquise o significado da palavra homeostase e anotem para apresentação oral.

Sugira que criem uma espécie de infográfico retratando dois indivíduos, um abalado emocionalmente e outro em estado de equilíbrio emocional.

AULA 05

Tema: Como eu Sou

Etapa 08: Teste Psicológico das Cores

Teste das Cores é um instrumento de avaliação psicológica que consiste em obter informações momentâneas sobre a personalidade, mediante suas preferências e rejeições à cores.

Esta avaliação é situacional, portanto o resultado dependerá exclusivamente das suas opções. Seja sincero para que o resultado esteja de acordo com a sua situação real. Em seguida anote no caderno o seu resultado. Dê o título “Teste Psicológico das Cores” ao seu resultado. Vamos começar! Acesse o seguinte link e mãos a obra!! https://www.bne.com.br/Utilitarios/Cores/default.asp .

AULA 06

Tema da Aula: Estudando o Coração

Etapa 09: Levantando Conhecimentos Prévios 

  • O que é o coração ?
  • Para que serve o coração? Qual a sua função?
  • Como vocês imaginam que ele seja?
  • Do que ele é feito?
  • Como será que ele funciona?

A ideia principal deste momento é somente introduzir o tema e ouvir as primeiras ideias sobre o que os alunos entendem sobre o coração. Após esta breve conversa, apresente o Contexto da aula.

Etapa 10: Questão Disparadora

Orientações: Solicite que os alunos ponham a mão no peito e sintam o ritmo dos batimentos cardíacos. Eles devem contar quantos batimentos sentem em um minuto e compartilhar com os colegas a quantidade. Então, levante a seguinte questão disparadora: Qual é a função do coração?

Após a leitura, retome as questões com os alunos:

  • Por que o coração é tão importante para a nossa vida?
  • Qual a sua função?
  • O que aconteceria se não tivéssemos coração?
  • Como vocês imaginam que é o coração?
  • Como vocês imaginam que funciona o coração?

AULA 07

Tema: Funcionamento do Coração

Etapa 11: Mão na massa

Encaminhe o link do vídeo “Coração - O principal órgão do Sistema Cardiovascular”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zhfasJg5xQk. Solicite que os alunos assistam e, com base nas informações apreendidas nele, produzam desenhos da anatomia do coração, utilizando o Paint 3D e ressaltando as principais partes e estruturas. Quando os desenhos estiverem prontos, devem compartilhá-los com toda a turma.

Etapa 12: Sistematização

Após todos os alunos verem os desenhos uns dos outros, em uma proposta de videoconferência ou compartilhamento de áudio por grupo de Whatsapp, peça que os alunos respondam à seguinte pergunta:

- O que você aprendeu nesta aula?

AULA 08

Tema: Funcionamento do Coração

Etapa 13: Algo a Mais

Explicar Sistema cardiovascular. Sugestão de video: https://youtu.be/iTRTTIrmTR8

Etapa 14: Leitura da página 25 do livro Inspire Ciências, 8º ano, página 25 sobre o sistema cardiovascular.

Etapa 15: Verificação da Aprendizagem

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-circulatorio.htm

1.         O sangue arterial é rico em que gás?

2.         Qual é o órgão principal do sistema cardiovascular?

3.         Qual a doença caracterizada por um endurecimento da parede das artérias?

4.         Que nome se dá ao sangue que é pobre em oxigênio?

5.         Onde se situa o coração?

6.         Diferencie artéria de veia.

7.         Como se chama o movimento de contração e de relaxamento do coração?

8.         Para que lado está voltado o coração?

9.         Por que o coração bate mais rapidamente quando são consumidas bebidas estimulantes como o café?

10.       O que é arritmia?

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (25) (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia

Unidade Temática:  Vida e Evolução

Objeto de Conhecimento: A importância das emoções em minha vida

Ano: 9º                          Período: 29/03 a  16/04/2021                        Nº de Aulas: 08

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Compreender sobre a importância das emoções em sua vida.

Exercitar o cultivo e o tratamento de boas emoções e sentimentos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Aula Inaugural do Componente

 

Etapa 01: Para início de Conversa

Iniciar o encontro se apresentando, falando um pouco sobre o componente, quantidade de aulas semanais e uma síntese dos objetos que serão abordados, em seguida peça que os alunos falem um pouco sobre eles,  a ideia é realizar uma atividade para “quebrar o gelo”. Proponha aos alunos que se apoiem no seguindo exemplo, “Como vocês já sabem, sou o Paulo, gosto muito de Ciências e, nas horas livres, adoro andar de bicicleta com meus irmãos, Felipe e Pedro. Um dia serei engenheiro mecânico”. É interessante sugerir perguntas que orientem as informações: Como cada um gosta de ser chamado? O que gostam e o que não gostam de fazer? Têm irmãos? Onde moram? O que fazem nos fins de semana? Como estão lidando com o fator “isolamento social”? Como ocupam o tempo livre? O que mais gostam de aprender na escola? Peça aos alunos que anotem no caderno, em formato de texto, com o título “Diário de Práticas e Vivências” como foi essa conversa, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha do caderno, com cabeçalho, margem, etc. Após a escrita do texto, os alunos farão a leitura.

Etapa 2: Momento Reflexivo

Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre Ciências (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após ouvi-los, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá pergunta-los quais emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem, levante as seguintes questões também: Em que o estudo da Ciência contribui para sua vida cotidiana? Como você colabora para seu tempo de estudo da Ciência seja o mais aproveitável possível? Quais suas expectativas com relação as aulas de ciências? (Oriente-os a escrever as questões e respostas no caderno,  

 

fazer o cabeçalho e acrescentar os títulos “Minha bagagem de Ciências” para a primeira indagação e “Emocionômetro” para as demais. 

 

AULA 02

 

Tema: Conhecimento e Paixão

 

Etapa 03: Levantando conhecimentos prévios

Levantamento de Conhecimentos Prévios

Sugerimos escrever na lousa a frase de Hegel: “[…] nada grande se realizou no mundo sem paixão”. Em seguida, seria válido explorar, em rápidas palavras, a importância das emoções, levante as seguintes questões para sondagem de conhecimentos a cerca da frase.

O que é paixão pra você?

Procure no dicionário o significado  da palavra paixão e compare com o que você relatou na questão anterior .

Quais suas maiores paixões?

Quais paixões você deixou de realizar no ano de 2020 devido à pandemia?

Quais as maiores dificuldades você encontrou para realização de suas paixões?

O que pode ser feito para melhorar essas realizações em 2021?

Você concorda com a frase: “[…] nada grande se realizou no mundo sem paixão”?

As emoções podem levar ao desenvolvimento melhorado ou piorado de atividades?

Quando você está muito emocionado, consegue pensar claramente? Comente uma situação.

Você se sente mais motivado a realizar coisas que você gosta (tem paixão) ou faz tudo sem levar o sentimento em consideração?

Considerando as condições atuais de isolamento social que estendem a mais de um ano, você diria que se sente mais ou menos estimulado a realizar as cosias que gosta?

É possível realizar algo no   mundo baseado apenas em emoções, sem levar em consideração a razão (sem pensar criticamente)?

Você acha que a determinação é importante para mudar as coisas? Você tem vontade de gerar mudanças em alguma coisa na sua vida ou ambiente ao seu entorno?

Etapa 04: Aprofundando na Discussão

PROPOSTA: Apresentar aos alunos as ideias do Mito das cavernas (https://www.todamateria.com.br/mito-da-caverna/), correlacionando à ideia de medo paralisante e como o medo pode dificultar a inovação. Passar a Música entre razões e emoções – NX0 disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=rh_lqF8kBwc Posteriormente, apresente o questionário a seguir para os alunos, solicite que escrevam no caderno, respondam em seguida abra espaço para discussões a cerca das respostas.

1.      Após ouvir o professor falar sobre o mito das cavernas, responda: Você acha que a determinação é importante para mudar as coisas? Você tem vontade de gerar mudanças em alguma coisa na sua vida ou ambiente ao seu entorno?

2.      O que você acha que a banda NX0 quis dizer nos trechos da música: a) “Acho que poderíamos ser o melhor para nós dois”? Você tem mostrado às pessoas a sua melhor versão?  b)“Entre razões e emoções a saída é fazer valer a pena” – O que você tem feito para que as coisas valham a pena, apesar das suas razões e emoções? c) “Se não agora, depois, não importa, por você posso esperar” – Você tem paixão por algo que pode esperar para que aconteça da melhor forma possível? Comente.

AULA 03

Tema:

Etapa 05: Exercício de mapa mental

  1. Realizar um mapa mental (siga orientações do material disponível no seguinte link: https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-de-estudo/como-fazer-um-mapa-mental/) sobre as emoções e sentimentos que os alunos conhecem ou ouviram falar. Após explicar como se faz um mapa mental, o (a) professor(a) poderá marcar alguns minutos para a sua execução. A palavra central será “Emoções” ou “Sentimentos”, peça que ilustrem, oriente-os a organizar seu mapa com margens.
  2. Muito possivelmente a depender de conhecimentos prévios — nesta primeira abordagem os alunos terão confundido e misturado emoções e ideias. Cabe, então, antes de prosseguir, um esclarecimento provisório sobre as diferenças básicas entre emoções e pensamentos. Valeria ponderar, por exemplo, que ambos podem ser considerados como experiências internas à pessoa, fatos de nossa mente (ou de nossa alma, como alguns preferem dizer), e podem ocorrer juntos ou se misturar facilmente. Então, com base nos textos 1 e 2 de Aristóteles, fornecidos nessa proposta de trabalho, e também com auxílio do dicionário on-line, após colher duas ou três opiniões dos alunos sobre qual seria a diferença entre emoção e pensamento, entre sentimento e ideia, o professor poderia complementar e esclarecer que as emoções são reações espontâneas de nosso ser quando somos afetados por um objeto, uma pessoa ou um acontecimento. Pensamentos, por outro lado, são ideias ou imagens deliberadas pelo intelecto para entender o que acontece, dentro ou fora de nós. Emoções são imediatas, ocorrem antes ou durante a atividade de pensar, e constituem um julgamento às vezes instintivo sobre as coisas. Pensamentos são ponderações racionais, e constituem um cálculo ou reflexão sobre as implicações e as consequências dos acontecimentos. Animais têm emoções, não têm pensamentos. Aristóteles observou bem que nas emoções nós somos passivos, elas ocorrem sem depender de nossa vontade, e nos pensamentos somos ativos, eles têm que ser produzidos.
  3. Com um lápis de cor diferente, os alunos devem, em seguida, interligar, no mapa mental, as emoções que têm a ver umas com as outras. Por exemplo: ódio tem a ver com raiva, ou amor tem a ver com carinho etc.
  4. Os alunos devem completar juntos seus mapas, lembrando outros sentimentos ou emoções, e fazendo as respectivas interligações.
  5. Por fim, os alunos, devem passar o seu mapa para outro papel (um para cada grupo), mas agora tentando organizar, sempre na forma de redes (característica da técnica do mapa mental), conjuntos de emoções e sentimentos em tomo de alguns poucos que são os mais importantes ou fundamentais, e que serão colocados mais no centro da folha de papel.
  6. Solicitar às duplas ou trios que leiam quais são as emoções ou sentimentos mais importantes. O professor anota-as, para poder passá-las na lousa.
  7. Escolher de seis a dez entre as emoções citadas — incluindo a alegria e a tristeza como contribuição do professor, caso não tenham sido mencionadas anotando-as em diferentes lugares do papel.

O professor faz a distribuição das emoções no quadro e vai pedindo que os alunos falem o que colocaram em seus mapas e ele próprio vai reconstruindo no seu quadro para reunir as informações de todos os alunos. Para aula assíncronas: Elaborar uma figura com as emoções principais e pedir que os alunos o reproduzam no caderno e adicionem as emoções dos seus mapas mentais a ele, de acordo com a afinidade das emoções.

Utilizar a apostila “Mapa Mental Sentimentos e Emoções” disponível no e-mail.

 

 

AULA 04

Tema:

Etapa 06: Reflexão

Solicite que os alunos redijam em seus cadernos uma curta definição inicial, baseado nas observações cotidianas, acerca das emoções principais e sobre algumas outras, de sua livre escolha. Chame a atenção para algumas emoções que têm uma relação polarizada (como alegria/ tristeza ou amor / ódio). Eles devem pensar em tentar responder diretamente: “o que é amor?” (ou alegria, raiva, medo etc.).

Etapa 07: Mão na Massa

PROPOSTA: Solicitar aos alunos que faça um vídeo com suas emoções ao longo dos 7 dias da semana. Ele pode utilizar fotos ou boomerangs e sempre datar, para identificar a variação do humor/emoções principais que tiveram ao longo do tempo.

Etapa 08: Lição de casa

  1. Peça para os alunos passarem a limpo o mapa mental , criando desenhos e tentando acrescentar o máximo de nomes de emoções e sentimentos, sempre interligados em rede.
  2. Solicite que escolham algumas músicas, imagens, fotos ou poemas que expressem emoções, com o objetivo de se montar uma exposição.

 

AULA 05

Tema da Aula: A Música e as Emoções

Etapa 09: Socialização da Atividade

No início da aula, reunir as fotos dos mapas mentais para monta um painel posteriormente (o professor poderá solicitar ajuda de um aluno para essa tarefa). Assim começa a se “preparar o espírito” para a exposição. Comentar, rapidamente, os trabalhos.

Passo 1 – Preleção

Caso o (a) professor(a) julgue pertinente, poderá explicar a formação das emoções básicas que todos os seres vivos, em alguma medida, experimentam (ver texto anexo sobre emoções básicas).

Com base no mesmo texto, explicar a diferença entre emoção, paixão, sentimento e estado de ânimo.

Passo 2 – Exercício

Preparar uma exposição virtual de músicas, fotos, imagens, poesias e textos sobre algumas emoções.

 

AULA 06

Tema: Resgatar e Avaliar a Exposição

Etapa 10: Esta aula deve começar com as considerações dos alunos sobre a realização da exposição de seus trabalhos e sobre o que aprenderam sobre as emoções. Algumas perguntas e questões irão emergir naturalmente dessa partilha. O(a) professor(a) ficará atento para enfatizá-las e registrá-las.

Etapa 11: Leitura e Interpretação

Por que músicas ‘tocam’ nossas emoções?

David Robson

Da BBC Future

 

Quem nunca sentiu uma canção brincando de marionete com seu coração? Seja a sensação de euforia em uma festa ou o choro solitário durante uma balada melancólica, a música pode nos partir ao meio, fazendo emoções aflorarem de maneira mais eloquente do que gestos ou palavras.

Mas os motivos para isso não são nada óbvios. Até mesmo o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, se dizia perplexo diante de nossa aptidão musical. Para ele, tratava-se de uma "das mais misteriosas habilidades do ser humano".

Alguns pensadores, como o cientista cognitivo Steven Pinker, já chegaram a questionar se essa capacidade teria algum valor fisiológico. Na visão dele, gostamos de música porque ela agrada algumas das faculdades mais importantes de nosso cérebro, como o reconhecimento de padrões. Mas, sozinha, ela nada mais é do que "um bálsamo para os ouvidos".

Mas se isso fosse verdade, todos nós estaríamos perdendo um tempo enorme com essa atividade. Se você acha que é obcecado por música, precisa conhecer o povo BaBinga, da África Central, que tem canções e danças elaboradas para praticamente todas as suas atividades diárias – de recolher mel a caçar elefantes.

Agora, vamos de música!!

Ouça música Dias Melhores de Jota Quest ( https://www.youtube.com/watch?v=SGiy-GHYix8), em seguida responda as questões propostas no caderno.

Dias Melhores

Jota Quest

Vivemos esperando dias melhores

Dias de paz ,dias a mais, dias que não deixaremos para trás oh oh oh

Vivemos esperando o dia em que seremos melhores

Melhores no amor

Melhores na dor

Melhores em tudo

Vivemos esperando o dia em que seremos para sempre

Vivemos esperando oh oh oh

Dias melhores pra sempre

Dias melhores pra sempre 2 x

www.letra.mus.br

Questões

A letra da música nos faz refletir sobre o dia em que seremos melhores, no amor, na dor e em tudo.

1) A música faz relação com a atual situação? Comente.

2) Você acha que é possível ser melhor em tudo na vida?

 3) Para você, quais qualidades são primordiais  para ser uma boa pessoa?

4) Praticar a solidariedade, a fraternidade, a caridade nos torna pessoas melhores? Comente.

 5) Você acha que se vivermos praticando o bem vamos ver esses “Dias Melhores” chegar ou vamos viver esperando? Comente.

 6) Devemos esperar esses “ Dias Melhores” chegar ou não? O que devemos fazer para viver dias melhores? Muitas pessoas vivem pedindo um mundo melhor e muitas vezes não conseguem fazer o bem nem para quem está ao lado. Muito menos para um desconhecido. Outros vivem reclamando dos problemas ou se acham incapazes de fazer algo que muitas vezes nem tentaram. Se abatem por pouco. E vivem a espera de um dia melhor. Para essas pessoas você vai escrever um texto. Reflita sobre o tema e escreva seu texto de forma a convencer seu leitor sobre “Como viver dias melhores”.

    Seu texto deverá ter três partes fundamentais:

  • introdução (parte em que você deverá apresentar o assunto a ser questionado),
  • desenvolvimento (parte em que você irá discutir sobre o tema proposto)
  • e a conclusão (em que você deverá tomar uma posição relativa à proposta).

    Mínimo de 20 linhas e máximo 30.

   Boa Produção!

 

AULA 07

Tema da Aula: A Música relacionada as Emoções

Etapa 12: O que a música desperta em mim?

Reproduzir músicas que despertam sentimentos diferentes. Sugerir aos alunos que preencham uma tabela a respeito da dinâmica.

Exemplo:

Música:

Autor:

Sentimentos que desencadeou em mim.

Emoji que representa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 13:

AULA 07

Tema: Influência da Música nas Plantas

Etapa 11: Após falar da importância da música para os seres humanos, comente com aos alunos: Minha avó sempre dizia que falar com as plantas as deixavam sempre mais “felizes” e por isso cresciam mais saudáveis… mas, será que ela tinha razão? Existe algum fundamento nisso?

A seguir, relate a influência da música no crescimento de plantas. O professor pode usar o material a seguir para obter maiores informações: https://meuverdejardim.com.br/efeitos-musicas-plantas/ . Exibir o vídeo a seguir para os alunos, que fala sobre a utilização de música clássica no crescimento de bananeiras: https://www.youtube.com/watch?v=x7cu5XsMNk4

Após o momento de informações abrir espaço para discutirem sobre o vídeo.

Etapa 12: O que a música desperta em você

Solicite aos alunos que construam uma tabela contendo o nome de músicas que os deixam felizes, tristes, irritados ou apaixonados.

AULA 08

Tema: Musicalidade

Etapa 13: Leitura e Interpretação

Inicie a aula apresentando a música Amarelo, Azul e Branco de Rita Lee . Uma sugestão está no endereço abaixo, do youtube, onde a música é interpretada por Anavitória.

https://www.youtube.com/watch?v=fEt5CjHBQZ4

Após a demonstração visual ou sonora da música apresente também a sua letra.

Amarelo, Azul e Branco

Deixa eu me apresentar
Que eu acabei de chegar
Depois que me escutar
Você vai lembrar meu nome

É que eu sou de um lugar
Onde o céu molha o chão
Céu e chão gruda no pé
Amarelo, azul e branco

Eu não sei
(Não sei)
Não sei diferenciar você de mim
Eu não sei
(Não sei)
Não sei diferenciar

Ao meu passado
Eu devo o meu saber, e a minha ignorância
As minhas necessidades
As minhas relações,
A minha cultura e o meu corpo
Que espaço meu passado deixa pra minha liberdade hoje?
Não sou escrava dele.

Eu vim pra te mostrar
A força que eu tenho guardado
O peito tá escancarado
E não tem medo não
Não tem medo
Eu canto pra viver
Eu vivo o que tenho cantado
A minha voz é meu império
A minha proteção

Eu vim pra te mostrar
A força que eu tenho guardado
O peito tá escancarado
E não tem medo não
Não tem medo
Eu canto pra viver
Eu vivo o que tenho cantado
A minha voz é meu império
A minha proteção

Meu caminho é novo, mas meu povo não
Meu coração de fogo vem do coração do meu país
Meu caminho é novo, mas meu povo não
O norte é a minha seta, o meu eixo, a minha raiz
E quando eu canto cor
E quando eu grito cor
Quando eu espalho cor
Eu conto a minha história

(Não sei)
(Não sei)
(Não sei diferenciar você de mim)

(Não sei)
(Não sei)
(Não sei diferenciar)

Legal essa forma de se apresentar, né?

Desafio :Sua tarefa é se apresentar usando essa música, transformando em paródia, mudando alguns versos para dizerem algo específico de você.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros

 

 Anexos: 

9º Ano 

Mapa Mental Sentimentos e Emoções 9º Ano

As instruções para a realização de um mapa mental, adaptado aos propósitos desta aula, podem ser assim resumidas:

1.      Escolher uma palavra que resuma um tema e escrevê-la no centro de uma folha de papel em branco, não pautado, em posição “paisagem” A palavra central deve ser enfatizada com um círculo.

2.      Depois de alguns momentos de conversa ou divagação sobre o tema, começar a lançar no papel, fora de ordem e de alinhamentos (uma palavra num canto da página, outra no outro etc.), todas as ideias que ocorrerem sobre o assunto, resumindo-as apenas em palavras significativas. A concisão da escrita deve permitir o registro rápido, capaz de acompanhar a velocidade em que os pensamentos ocorrem, conforme a técnica tradicional de brainstorm.

3.      Permanecer escrevendo ou desenhando incessantemente, por três a quatro minutos, registrando livremente toda e qualquer ideia, lembrança, sensação, associação, imagem etc. que ocorrer, mesmo que não tenha a ver com o tema central. Nesse momento a técnica se torna de fato um “mapa” do que ocorre na mente. Mas procurar sempre retornar ao tema enfatizado no centro da página.

4.      O objetivo gráfico é preencher toda a folha, sempre fora de alinhamentos, com dezenas de palavras, esgotando todas as impressões, intuições e associações iniciais que o tema possa sugerir.

5.      Encerrada essa primeira etapa, com tempo marcado, a segunda etapa consiste em conectar com traços de diversas cores as ideias que apresentam relações significativas entre si, gerando a distinção de alguns grupos de ideias. terceira etapa é reordenar esses grupos em es conceituais distintas, conectadas ao centro comum.

A técnica comporta diversas variações e propósitos, como se acha descrito nos livros do autor e no relato acima mencionados.

Emoções básicas

Todo organismo, para sua sobrevivência, precisa identificar em seu ambiente as circunstâncias favoráveis, indiferentes ou hostis. Mesmo os organismos mais simples têm alguma capacidade de monitorar o ambiente e selecionar seus movimentos em função de indícios de provável satisfação ou insatisfação.

Os animais, dotados de estruturas sensoriais sofisticadas, também desenvolveram as emoções — reações fisiológicas e neurológicas que avaliam a qualidade de detalhes do ambiente, em função do nível de bem ou mal-estar que podem proporcionar.

Podemos visualizar esse relacionamento mediante a seguinte tabela que divide as reações a um ambiente favorável ou hostil:

Benéficas

Ameaçadoras

Adequação

Dificuldade

Relaxamento

Tensão

Prazer

Dor

Atração

Aversão

Um ambiente favorável incentiva a aproximação, gerando a reação básica de atração. Por outro lado, lugares hostis trazem a expectativa de sofrimento e são evitados, gerando diferentes graus de aversão. Existem ainda espaços ou momentos neutros que provocam estados de indiferença, geralmente após serem saciados os apetites.

A ocorrência de um dano, seja físico ou psíquico, provoca a sensação de dor ou mal-estar. A eminência do dano é indicada pela emoção da ansiedade. Se houver condições de evitar a experiência dolorosa, por meio de afastamento ou fuga, o indivíduo sente medo. Mas se a ameaça não puder ser evitada, forma-se a emoção da raiva e a atitude agressiva.

A ocorrência de uma satisfação provoca a sensação de prazer. A eminência do prazer gera a emoção da alegria. A possibilidade do prazer gera a curiosidade e a esperança.

A dor e a aversão, de um lado, o prazer e a atração, do outro, são sensações e emoções básicas de todos os animais. Elas surgiram na evolução logo que o movimento físico permitiu graus de aproximação ou distanciamento em relação a ambientes com qualidades definidas.

Pela memória dos eventos agradáveis e desagradáveis o indivíduo pode discriminar uma grande variedade de características do ambiente.

As emoções expressam o amplo espectro das necessidades de sobrevivência e vitalidade. Nelas se articula o somático e o psíquico: não há emoção sem comoção orgânica. Cada uma das emoções básicas se caracteriza por expressões corporais típicas.

Como a etimologia indica, e-moção é um movimento para fora. É a expressão de uma reação vital a condições ou a eventos que nos envolvem e nos afetam. Indicam, portanto, qualidades de nossa relação com o mundo e constituem uma condição fundamental de ser, da qual o sujeito pode estar consciente ou não.

Não existe concordância entre os principais autores sobre quais seriam as emoções básicas do ser humano. Na sequência, encontram-se reunidas e resumidas várias propostas, traçando um arco desde o ambiente ou os relacionamentos melhores até o ambiente ou relacionamentos piores, passando por um centro de repouso emocional:

  • Afeição, com seus diversos graus de simpatia, estima e atração até o apaixonamento.
  • Alegria, que vai do bem-estar até o êxtase, incluindo contentamento, felicidade, euforia.
  • Curiosidade, denotando todos os graus de interesse,
  • Saciedade, reação voltada para o interior do próprio organismo, gerando aquietamento e repouso.
  • Ansiedade, no sentido de alerta e expectativa, chegando até o susto, devido a uma mudança rápida e inesperada.
  • Aversão, desde o desgosto e o aborrecimento até a repugnância.
  • Medo, com sua escala que vai do receio ao pavor e ao pânico.
  • Raiva (ou ira), com sua progressão que vai da irritação e rejeição até o ódio, a cólera e a fúria.

A vida afetiva acontece dentro de quatro forma básicas. Seus limites não são rígidos, o que significa que às vezes elas se misturam e combinam:

  • Emoções são reações psicossomáticas que revelam o modo como a pessoa é atingida e envolvida por alguns acontecimentos. Emocionar-se é sentir-se impactado pelos eventos externos ou internos. Sua intensidade é variável e geralmente passageira. As emoções têm sua raiz na constituição biológica da espécie, e não podem ser erradicadas, apenas administradas.
  • Paixões são um arrebatamento, um mergulho, uma completa focalização da pessoa sobre um determinado objeto, o qual absorve sua ação de modo especialmente intenso, durante um certo período de tempo.
  • Sentimentos expressam uma forma de vinculação afetiva do sujeito com os objetos, situações e pessoas do seu ambiente. Eles expressam a qualidade dos laços principais de conexão da pessoa com o mundo, os modos como a pessoa assimila suas experiências, criando disposições afetivas duradouras, positivas ou negativas. Os sentimentos são formas existenciais aprendidas culturalmente, portanto podem se transformar e até cessar. Nem todas as pessoas experimentam os mesmos tipos de sentimentos. Sentimentos podem influenciar as emoções. Emoções repetidas, por sua vez, podem se tornar sentimentos, prolongando-se como constantes afetivas ou estados de ânimo.
  • Estados de ânimo revelam a sintonia predominante da pessoa com o mundo. Essa forma de estar no mundo cria uma disposição que se consolida na estrutura da sensibilidade da pessoa e passa a fazer parte de sua personalidade. Cada pessoa forma, assim, um clima anímico em seu espaço vivencial, que se revela como predisposição vital constante, como traços de caráter.

Toda vida afetiva tem ao menos três elementos que estão presentes na sua vivência concreta. Esses mudam as características das emoções e dos sentimentos:

  1. A ressonância subjetiva. Cada pessoa responde de um modo variável a certo tipo de situação. Isso depende de sua sensibilidade, do significado que é pessoalmente ou culturalmente atribuído à situação, e das condições específicas do acontecimento.
  2. O caráter cromático dramático ou até mágico que os sentimentos trazem para as situações. Sentimentos trazem uma cor, um perfume, uma tonalidade para a vida. E também são tomados como partes do drama, da comédia ou da tragédia da vida. Pelos sentimentos e pelas emoções, determinados acontecimentos se tornam maravilhosos ou encantadores. Eles adquirem vitalidade, e até as coisas parecem ser dotadas de uma alma. Eles têm algo de sagrado, poderoso, divino.
  3.  Todos os sentimentos representam juízos de valor, que se expressam em comportamentos e atitudes. Toda modalidade afetiva implica, de modo sutil ou marcante, uma forma de valorização ou desvalorização. Assim, e somente para ilustrar, Max Scheller toma as emoções como base para seu estudo dos valores, ou Axiologia. Essa questão também é criteriosamente estudada por Yves de La Taille, na obra citada em nota no início dessa proposta de trabalho 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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