1ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º E 9ºANO/2022
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
• Identificar formas visuais, no trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
• Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
• Apreciar a Cultura Nordestina, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento.
• Definir o conceito de Arte e belo.
• Identificar cores quentes, frias, primaria e secundaria.
• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
• Apreciar musica e seu contexto histórico.
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
• Identificar formas visuais, no trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
• Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
•Definir o conceito de Arte e belo.
•Identificar cores quentes, frias, primaria e secundaria.
•Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
• Apreciar musica e seu contexto histórico.
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
• Identificar formas visuais, no trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
• Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
• Definir o conceito de Arte e belo.
• Identificar cores quentes, frias, primaria e secundaria.
• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
• Apreciar musica e seu contexto histórico.
ESCOLA LIBERDADE PROFESSORA LÍBIA
ESCOLA SIZALTINA PROFESSORA AJURIMÁ
ESCOLA MÉDICI PROFESSORA NICIARA E SOLÚVIA
ESCOLA OTÁVIO MANGABEIRA- MARCELA E GIUMARA
ESCOLA JOSÉ DE ANCHIETA- MIRALVA
ESCOLA MARIA D'AJUDA - RENATA
ESCOLA BENEDITA TORTA NA CARA - SIRLÉIA
ESCOLA URBIS II -LORRANA
PROFESSORES DE ARTE
COMEMORANDO O DIA DO PROFESSOR
https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/5-sequencia-didatica-6ano-2022.html
6ºANOARTICULAÇÃO DE ARTE
2020/2021
Olá, estudante!
Durante a quarentena, não precisamos ficar esperando o tempo passar sem fazer nada, não é verdade? Podemos utilizar os momentos sem aula para organizar muitas coisas. Que t
JORNADA PEDAGÓGICA
8ºANO
9ºANO
SEQUÊNCIA DE ARTE DE 14/06 A 03/07/2021
SEQUÊNCIA DE ARTE DE 05/07 A 17/07/2021
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE DE 19/07 A 31/07/2021
COLETÂNEA DE REVISÃO DE ARTE DE 16/08 A 26/08/2021
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 20/09 A 01/10/2021
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 04/10 A 30/10/2021
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 03/11 A 30/11/2021
MATERIAL QUARENTENA
REGISTRO DAS AULAS ONLINE
ENCONTROS ONLINE-FORMAÇÃO GEAS
MEMORIAL 2017-2020
PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA (17/02 a 21/02) (27/02 a 06/03/2020)
2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA (09/03 A 23/03/2020
1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA (17/02 a 21/02) (27/02 a 06/03/2020)
2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA (09/03 A 23/03/2020
SEQUÊNCIA DIDÁTICA(30/06 A 07/07/2020)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA(14/07 A 23/07/2020)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA(03/08 A 14/08/2020)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA(24/08 A 04/09/2020)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA(08/09 A 29/09/2020)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA(13/10 A 31/10/2020)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA(03/11 A 13/11/2020)
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE ARTE - 2018
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
JORNADA PEDAGÓGICA 06/02/2018 - ENCONTRO
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE 2017.2
FOTOS´´
CLICK NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR OS CONTEÚDOS
↓
PAUTA
DA ARTICULAÇÃO DE ARTE/2017
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ARTICULADORA: SUZENY OLIVEIRA MOREIRA BARROS
DATA: 04/04/2017
1º
Momento: Acolhida/Boas vindas e avisos.
2º Momento:
Vídeo: Gestão na sala de aula – Celso Vasconcellos/socialização
3º
Momento: Dinâmica – Perguntas e respostas
socialização da dinâmica e dos conteúdos trabalhados.
4º
Momento: Planejamento quinzenal (04/04 à 18/04)
5º
Momento: Lanche
6º
Momento: socialização do planejamento anual e divisão das
unidades.
7º Momento:
Oficina – trabalhar com as professoras atividades sobre formas, pontos, linhas
e cores.
Começar a trabalha com o grupo fazendo a pergunta: Se você fosse uma linha o que queria ser?
Comentar
que:
- A linha tem tantas funções e muitos trabalhos
realizados com ela são inesquecíveis.
- A
linha da vida é um vai e vem... Traz momentos bons e momentos difíceis, mas não
tem jeito é a linha da vida.
Trabalha com o poema:
A LINHA ASSANHADA
1- Era uma linha assanhada. Era
tudo e quase nada.
2- Era um retângulo, um quadrado,
um círculo ou um triângulo.
3- Era torta, reta, curva,
semirreta.
4- Nada sabia de Geometria, mas
geometrava como ninguém.
5- Um dia virou cubo, se
atrapalhou e quase virou tubo.
6- Inventava e desenventava
formas
7- Outro dia foi montanha. Se
desmanchou e virou céu. Se cansou e virou mar. Se aborreceu e virou sol.
8- Reta, curva, torta e quase
certa. Certo dia, imitou homem.
9- Não gostou e virou bicho.
Enrolou e se enroscou.
10- Se contorceu para endireitar.
Se engasgou pra consertar e embaraçou.
11- Virou um tanto de coisas
grandes, miúdas. Acertou e desacertou.
12- Rolou pra lá e pra cá.
13- Virou ponto e sossegou.
Poema de Carlos Jorge.
Essa atividade tem que ser bastante divertida usando
diversos materiais como: barbante cola tesoura, lápis de cor, régua, papel
ofício e papel madeira.
PLANEJAMENTO
ANUAL DE ARTE/ 2017
6º
ANO
·
ARTES
VISUAIS
·
Elementos da composição visual o Ponto,
linha, plano, forma, textura
·
Cores
(primárias, secundárias, complementares e análogas)
·
Pontilhismo
·
Impressionismo
·
Arte
Indígena (Danças rituais,
artefatos cerimoniais, pintura corporal, cestaria, música, cerâmicas e objetos
de uso diário).
·
Imagem - Conceito do Belo (observando obras de
arte e fazendo releituras).
·
Arte Abstrata e figurativa
·
Modernismo (sugestão: Tarsila do Amaral,
Cândido Portinari, Anita Malfati)
·
Suportes bidimensionais e tridimensionais
·
Realismo mental e visual
·
Mosaico
·
Simetria
·
Abstração/ figuração
·
Superfície
·
Luz
·
Tangran (quadrado)
·
TEATRO
Jogos
Dramáticos Encenação – Expressão corporal
·
DANÇA
Inter-relação
entre os fatores do movimento no processo coreográfico Reconhecimento da
expressão no processo coreográfico
Danças
populares brasileiras
A dramaticidade nas danças populares
·
MÚSICA
Primeiras
manifestações musicais do Homem.
·
Música na Antiguidade - canções indígenas,
Música Medieval, Renascentista e Barroca Formação de repertório Poluição
sonora: causas, efeitos, prevenção, cuidados e modificações nas atitudes
cotidianas.
·
Voz humana: cuidados com o seu uso.
·
Manifestações folclóricas: jogos, canções,
brincadeiras, parlendas, trava-línguas, danças, etc.
·
Romero Britto/ Cândido Portinari/ Lúcia Hussak/
Rosana paulino/ mestre Salustian
·
*Projeto de Arte
Objetivos Gerais da área:
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima.
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima.
Habilidades a serem desenvolvidas
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
• Identificar formas visuais, no trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
• Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
• Apreciar a Cultura Nordestina, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento.
• Definir o conceito de Arte e belo.
• Identificar cores quentes, frias, primaria e secundaria.
• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
• Apreciar musica e seu contexto histórico.
AVAIAÇÃO / PROCEDIMENTO:
A avaliação é
continua e contempla ações coordenadas entre professor e aluno, que propiciem a
esta construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes
conteúdos, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados
em tarefas de classe e casa.
Avaliar, no caso
de Artes, não é classificar, atribuir notas, aprovar ou reprovar. É acima de
tudo, observar.
Pois eles lhe
surpreenderão com suas dúvidas, suas soluções e com o produto final, mas, sem
orientação, todo esse processo seria impossível.
Não avaliaremos só
os resultados, mas também o interesse, o esforço e o envolvimento dos alunos.
A avaliação de
seus alunos obedecerá aos seus critérios, já que somente você os conhece e
conhece a realidade de sua escola. O maior resultado que esperamos dos alunos
de Arte é o autoconhecimento, tão importante nesta e qualquer outra fase da
vida.
QUALITATIVA – Aproveitamento
das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem
com os trabalhos desenvolvidos.
OBSERVAÇÂO: É importante que
se utilize mais de um tipo de instrumento de avaliação de modo a contemplar as
várias habilidades do aluno, distribuindo notas que ao final resultem com nota
final 20 pontos.
7º
ANO
· ARTES VISUAIS
·
Elementos
da composição visual, Luz e volume
·
Superposição de planos - o Ponto, linha,
plano, forma, textura.
·
Arte Africana Escultura - modelagem
(sugestão: máscaras africanas)
·
Composição gráfica e utilização das cores (quentes
frias e neutras)
·
Surrealismo (sugestão: Miró, Dali, Magritte)
·
O que é Arte
·
História da arte – Rupestre (revisão)
·
Proporção
·
Figura e fundo
·
Linguagem e Imagens
·
Renascimento/ Barroco
·
Pintura
·
Escultura
·
Modelagem
·
Gravura
·
Paisagem
·
Retrato
·
Cartum
·
Grafite
·
Monocromática
·
Bidimensional e Tridimensional
·
Esculpir, modelar e construir
·
A Cultura
TEATRO
Corpo e movimento Jogo simbólico
Expressão Corporal
·
DANÇA
Introdução à dança clássica
Evolução da dança clássica
A
dança clássica do mundo
Introdução à dança moderna
·
Música-
A
língua dos sons, canto, repertório, ritmo, melodia.
Música dos períodos Clássicos,
Romântico, Moderno e Contemporâneo – principais formas e compositores.
Percussão corporal
Manifestações da cultura popular
Formação de repertório
·
Tarsila do Amaral
·
*Projeto de Arte
Objetivos Gerais da área:
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima.
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima.
Habilidades a serem
desenvolvidas
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
• Identificar formas visuais, no trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
• Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
•Definir o conceito de Arte e belo.
•Identificar cores quentes, frias, primaria e secundaria.
•Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
• Apreciar musica e seu contexto histórico.
AVAIAÇÃO
/ PROCEDIMENTO:
A avaliação é continua e contempla ações
coordenadas entre professor e aluno, que propiciem a esta construção e
reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes conteúdos, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e
casa.
Avaliar, no caso de Artes, não é classificar,
atribuir notas, aprovar ou reprovar. É acima de tudo, observar.
Pois eles lhe surpreenderão com suas dúvidas, suas
soluções e com o produto final, mas, sem orientação, todo esse processo seria
impossível.
Não avaliaremos só os resultados, mas também o
interesse, o esforço e o envolvimento dos alunos.
A avaliação de seus alunos obedecerá aos seus
critérios, já que somente você os conhece e conhece a realidade de sua escola.
O maior resultado que esperamos dos alunos de Arte é o autoconhecimento, tão
importante nesta e qualquer outra fase da vida.
QUALITATIVA – Aproveitamento
das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem
com os trabalhos desenvolvidos.
OBSERVAÇÂO: É importante que
se utilize mais de um tipo de instrumento de avaliação de modo a contemplar as
várias habilidades do aluno, distribuindo notas que ao final resultem com nota
final 20 pontos.
8º
ANO
·
ARTES
VISUAIS
História da arte
Cor – textura, forma,
Ponto, linha
Luz
Semelhanças
Contrastes
Arte Cinética
Estilização
Deformação
Formas e foto formas
Desenho fotografia
Modernismo – Semana de 22
Escultura (sugestão: Victor Brecheret e Rodin)
Gravura Arte e a Missão Francesa Arte Medieval
(sugestão: vitrais, mosaicos e rosáceas)
Formas simétricas e assimétricas
(sugestão: Toulouse- Lautrec)
Propaganda: TV, cartazes, etc.
·
TEATRO
Identificação e aprofundamento dos
elementos para a construção de uma cena teatral: atores, papéis, personagens,
cenário, etc.
Construção de roteiro, cenas teatrais,
máscaras, fantoches e outros Recursos audiovisuais nas representações, retroprojetores,
sonoplastia, etc.
Cinema
·
DANÇA
Introdução à dança moderna
A dança moderna e suas possibilidades
coreográficas
A dança moderna e suas relações Um
panorama da dança moderna
·
MÚSICA
Música erudita brasileira do Período
Colonial e Imperial,
Música Erudita no Brasil (principais
correntes até o séc. XX), Música Popular Brasileira nas décadas de 20, 30 e 40
– principais características e compositores .
Manifestações da Cultura Popular:
principais festas religiosas
Formação de repertório
·
Cândido Portinari
·
Projeto de Arte
·
Objetivos Gerais da área:
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima.
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima.
·
Habilidades a serem desenvolvidas
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
• Identificar formas visuais, no trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
• Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
• Definir o conceito de Arte e belo.
• Identificar cores quentes, frias, primaria e secundaria.
• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
• Apreciar musica e seu contexto histórico.
·
AVAIAÇÃO /
PROCEDIMENTO:
·
A avaliação é continua e contempla ações
coordenadas entre professor e aluno, que propiciem a esta construção e
reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes conteúdos, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e
casa.
·
Avaliar, no caso de Artes, não é classificar,
atribuir notas, aprovar ou reprovar. É acima de tudo, observar.
·
Pois eles lhe surpreenderão com suas dúvidas, suas
soluções e com o produto final, mas, sem orientação, todo esse processo seria
impossível.
·
Não avaliaremos só os resultados, mas também o
interesse, o esforço e o envolvimento dos alunos.
·
A avaliação de seus alunos obedecerá aos seus
critérios, já que somente você os conhece e conhece a realidade de sua escola.
O maior resultado que esperamos dos alunos de Arte é o autoconhecimento, tão
importante nesta e qualquer outra fase da vida.
·
QUALITATIVA – Aproveitamento
das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem
com os trabalhos desenvolvidos.
·
OBSERVAÇÂO: É importante que
se utilize mais de um tipo de instrumento de avaliação de modo a contemplar as
várias habilidades do aluno, distribuindo notas que ao final resultem com nota
final 20 pontos.
9º
Ano
·
ARTES VISUAIS
História da Arte
História da arte do século XX
Renascimento Perspectiva –
figuras tridimensionais Luz, volume e
cor
Barroco
Luz e sombra Perspectiva – representação
de ambientes
Romantismo, realismo e neoclassicismo.
Arte Contemporânea
Instalações
Desenho e instrumentos de desenho
Sombreamento
Estilização
Imagens
Pintura
Arte e tecnologia
Grafite
Peformace
Paisagem Urbana/ Idealizada
·
TEATRO
Tragédia, drama, comédia, melodrama,
circo, teatro épico
Peça teatral - texto, dramatização,
cenário, figurino e recursos audiovisuais.
·
DANÇA
A dança contemporânea
Relação da dança contemporânea com os
conceitos atuais
Relação entre as várias técnicas de
dança
Breve panorama da dança através dos
tempos
·
MÚSICA
Música popular brasileira dos anos 50 até
hoje, Samba (história e diversos estilos), Rock Nacional (história e estilos),
os grandes festivais – principais compositores e canções que marcaram época.
Formação de repertório
Artista –
Os Gêmeos grafiteiros
·
Projeto de Arte
·
Objetivos Gerais da área:
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima.
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima.
Habilidades a serem desenvolvidas
·
Criar, articulando percepção,
imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em
grupo.
·
Identificar formas visuais, no
trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto,
linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
·
Representar ideias, emoções,
sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
·
Identificar as relações entre
Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de
danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as
conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e
coletivos.
·
Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e
valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de
criação, em relação aos colegas.
·
Definir o conceito de Arte e
belo.
·
Identificar cores quentes, frias,
primaria e secundaria.
·
Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
·
Apreciar musica e seu contexto histórico.
AVAIAÇÃO
/ PROCEDIMENTO:
A
avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professor e aluno, que
propiciem a esta construção e reconstrução do objeto do conhecimento de
diferentes conteúdos, por meio de processos individuais ou em grupo que serão
viabilizados em tarefas de classe e casa.
·
Avaliar, no caso de Artes, não é classificar,
atribuir notas, aprovar ou reprovar. É acima de tudo, observar.
·
Pois eles lhe surpreenderão com suas dúvidas, suas
soluções e com o produto final, mas, sem orientação, todo esse processo seria
impossível.
·
Não avaliaremos só os resultados, mas também o
interesse, o esforço e o envolvimento dos alunos.
·
A avaliação de seus alunos obedecerá aos seus
critérios, já que somente você os conhece e conhece a realidade de sua escola.
O maior resultado que esperamos dos alunos de Arte é o autoconhecimento, tão
importante nesta e qualquer outra fase da vida.
·
QUALITATIVA – Aproveitamento
das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem
com os trabalhos desenvolvidos.
·
OBSERVAÇÂO: É importante que
se utilize mais de um tipo de instrumento de avaliação de modo a contemplar as
várias habilidades do aluno, distribuindo notas que ao final resultem com nota
final 20 pontos.
PLANEJAMENTO
ANUAL DE ARTE/ 2017
POR
UNIDADES
6º
ANO
I
UNIDADE
·
O
que é Arte
·
História
da Arte – Rupestre
·
Cores
(primárias, secundárias, complementares e análogas)
·
Elementos
da composição visual (Ponto, linha, plano, forma, textura);
·
Arte
Indígena (artefatos cerimoniais, pintura corporal, cestaria, música, cerâmicas
e objetos de uso diário e danças rituais);
·
Superfície,
Luz.
II UNIDADE
·
Mosaico
·
Pontilhismo;
·
Impressionismo;
·
Arte
Abstrata e figurativa;
·
Imagem
– conceito do Belo (observando obras de arte e fazendo a releituras)
·
Modernismo
– Conceito (sugestão de alguns artistas: Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita
Malfati);
III UNIDADE
·
Suporte
bidimensional e tridimensional;
·
Simetria;
·
Tangran
(quadrado);
·
Música;
·
Dança.
IV UNIDADE
·
Dança;
·
Teatro;
·
Projeto
de Arte.
7º ANO
I UNIDADE
·
O
que é Arte
·
História
da Arte – Rupestre (revisão);
·
Cores
(primárias, secundárias, complementares e análogas)- revisão;
·
Elementos
da composição visual (Ponto, linha, plano, forma, textura);
·
Pintura;
·
Figura e fundo.
II UNIDADE
·
Escultura;
·
Modelagem;
·
Renascimento
·
Barroco;
·
Surrealismo
(sugestão: Miró, Dali, Magritte);
III UNIDADE
·
Gravura;
·
Paisagem;
·
Retrato;
·
Cartum;
·
Arte
Africana – escultura e modelagem (sugestão: máscaras africanas);
·
Música;
·
Dança.
IV
UNIDADE
·
Dança;
·
Música;
·
Suporte
bidimensional e tridimensional;
·
Monocromática;
·
Grafite;
·
Elementos
da composição visual – luz e volume;
·
Teatro;
·
Projeto
de Arte
8º ANO
I UNIDADE
·
O
que é Arte
·
História
da Arte – Rupestre (revisão);
·
Arte
do século XX;
·
Cores
(primárias, secundárias, complementares e análogas)-
e
seus significados.
·
Elementos
da composição visual (Ponto, linha, plano, forma, textura);
·
Luz,
semelhanças e contrastes.
II UNIDADE
·
Estilização;
·
Deformação;
·
Formas
e foto formas;
·
Desenho
fotografia;
·
Escultura.
III UNIDADE
·
Gravura-
Arte e a Missão Francesa;
·
Arte
Medieval (sugestão: vitrais, mosaicos e rosáceas);
·
Arte
Africana – escultura e modelagem;
·
Música;
·
Dança.
IV UNIDADE
·
Música
·
Dança
·
Suporte
bidimensional e tridimensional;
·
Formas
simétricas e assimétricas (sugestão: Toulouse, Lautrec);
·
Propaganda:
TV, cartazes, etc.
·
Teatro
·
Projeto
de Arte
9º ANO
I UNIDADE
·
O
que é Arte
·
História
da Arte – Rupestre (revisão);
·
Arte
do século XX;
·
Cores
(primárias, secundárias, complementares e análogas)-
e
seus significados.
·
Elementos
da composição visual (Ponto, linha, plano, forma, textura);
·
Romantismo,
realismo e Neoclassicismo.
II UNIDADE
·
Arte
Contemporânea;
·
Arte
e tecnologia;
·
Luz,
semelhanças e contrastes – representação de ambientes;
·
Desenho
e instrumento de desenho;
·
Imagens;
·
Sombreamento;
III UNIDADE
·
Estilização;
·
Imagens
– Urbana / Idealizada
·
Pintura;
·
Grafite;
·
Performance;
·
Música;
·
Dança.
IV UNIDADE
·
Música
·
Dança
·
Suporte
bidimensional e tridimensional;
·
Formas
simétricas e assimétricas (sugestão: Toulouse, Lautrec);
·
Propaganda:
TV, cartazes, etc.
·
Teatro
·
Projeto
de Art
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE
|
Tema: História
da Arte e Cores
|
Ano: 9º Período: 21/03-04/04 Nº de Aulas: 04
|
OBJETIVOS
|
ESPECÍFICOS
Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus
sentimentos, seu cotidiano através da arte;
Conhecer e
explorar a importância das cores no seu cotidiano.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º MOMENTO:
- Antes de
iniciar a aula, apresentação de imagens ou vídeos referentes à Arte Rupestre-
Pergunte aos alunos se eles conhecem essas imagens – Peça para que citem
outros para completar sua lista;
- Discutam,
oralmente, questões como: Vocês já viram algumas dessas imagens? Ou já
assistiram algum desses vídeos ou conhece suas histórias? Gostaram? Quem
saberia identificar os detalhes dessas imagens? O que se passa no vídeo? Como
são as personagens? Etc.
- Fazer uma
leitura do texto: “História da Arte”, destacando pontos importantes. É
importante que haja a compreensão do texto.
2º MOMENTO:
- Após a leitura
e socialização da História da Arte, aplicar a atividade referente ao conteúdo
já trabalhado; (você escolhe se essas perguntas serão respondidas oralmente
ou por escrito).
- Fazer a
correção.
3º MOMENTO:
- Fazer a
socialização do conteúdo Mandala, relembrando as cores, pergunte aos alunos
quais as cores que gostam; quais as cores que lhe chama a atenção; Quem sabe
como surgiram as cores?
- Após a discussão leia
para os alunos o texto: Cores. É importante que haja a compreensão do
texto.
4º MOMENTO:
Aplicar a
atividade do Círculo Cromático (você escolhe se essa atividade será
individual ou em grupos).
Pedir aos
alunos para pesquisarem sobre as cores e seus significados e que registrem
essa pesquisa no caderno.
OBS:
Caso não dê pra trabalhar os conteúdos
propostos, não corra. Continue aplicando o que for necessário. No próximo
encontro fale com a sua articuladora. O que você trabalhou.
|
RECURSOS:
Para a
realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos
e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se dará de
forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse,
criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, interpretação
textual e escrita, pintura entre outros.
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE
|
Tema: História
da Arte e Cores
|
Ano: 8º Período: 21/03-04/04 Nº de Aulas: 04
|
OBJETIVOS
|
ESPECÍFICOS
Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus
sentimentos, seu cotidiano através da arte;
Conhecer e
explorar a importância das cores no seu cotidiano.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º MOMENTO:
- Antes de
iniciar a aula, apresentação de imagens ou vídeos referentes à Arte Rupestre-
Pergunte aos alunos se eles conhecem essas imagens – Peça para que citem
outros para completar sua lista;
- Discutam,
oralmente, questões como: Vocês já viram algumas dessas imagens? Ou já
assistiram algum desses vídeos ou conhece suas histórias? Gostaram? Quem
saberia identificar os detalhes dessas imagens? O que se passa no vídeo? Como
são as personagens? Etc.
- Fazer uma
leitura do texto: “História da Arte”, destacando pontos importantes. É
importante que haja a compreensão do texto.
2º MOMENTO:
- Após a leitura
e socialização da História da Arte, aplicar a atividade referente ao conteúdo
já trabalhado; (você escolhe se essas perguntas serão respondidas oralmente
ou por escrito).
- Fazer a
correção.
3º MOMENTO:
- Fazer a
socialização do conteúdo Mandala, relembrando as cores, pergunte aos alunos
quais as cores que gostam; quais as cores que lhe chama a atenção; Quem sabe
como surgiram as cores?
- Após a discussão leia
para os alunos o texto: Cores. É importante que haja a compreensão do
texto.
4º MOMENTO:
Aplicar a
atividade do Círculo Cromático (você escolhe se essa atividade será
individual ou em grupos).
Pedir aos
alunos para pesquisarem sobre as cores e seus significados e que registrem
essa pesquisa no caderno.
OBS:
Caso não dê pra trabalhar os conteúdos
propostos, não corra. Continue aplicando o que for necessário. No próximo
encontro fale com a sua articuladora. O que você trabalhou.
|
RECURSOS:
Para a
realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos
e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se dará de
forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse,
criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, interpretação
textual e escrita, pintura entre outros.
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE
|
Tema: História
da Arte e Cores
|
Ano: 7º Período: 21/03-04/04 Nº de Aulas: 04
|
OBJETIVOS
|
ESPECÍFICOS
Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus
sentimentos, seu cotidiano através da arte;
Conhecer e
explorar a importância das cores no seu cotidiano.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º MOMENTO:
- Antes de
iniciar a aula, apresentação de imagens ou vídeos referentes à Arte Rupestre-
Pergunte aos alunos se eles conhecem essas imagens – Peça para que citem
outros para completar sua lista;
- Discutam,
oralmente, questões como: Vocês já viram algumas dessas imagens? Ou já
assistiram algum desses vídeos ou conhece suas histórias? Gostaram? Quem
saberia identificar os detalhes dessas imagens? O que se passa no vídeo? Como
são as personagens? Etc.
- Fazer uma
leitura do texto: “História da Arte”, destacando pontos importantes. É
importante que haja a compreensão do texto.
2º MOMENTO:
- Após a leitura
e socialização da História da Arte, aplicar a atividade referente ao conteúdo
já trabalhado; (você escolhe se essas perguntas serão respondidas oralmente
ou por escrito).
- Fazer a
correção.
3º MOMENTO:
- Fazer a
socialização do conteúdo Mandala, relembrando as cores, pergunte aos alunos
quais as cores que gostam; quais as cores que lhe chama a atenção; Quem sabe
como surgiram as cores?
- Após a discussão leia
para os alunos o texto: Cores. É importante que haja a compreensão do
texto.
4º MOMENTO:
Aplicar a
atividade do Círculo Cromático (você escolhe se essa atividade será
individual ou em grupos).
Pedir aos
alunos para pesquisarem sobre as cores e seus significados e que registrem
essa pesquisa no caderno.
OBS:
Caso não dê pra trabalhar os conteúdos
propostos, não corra. Continue aplicando o que for necessário. No próximo
encontro fale com a sua articuladora. O que você trabalhou.
|
RECURSOS:
Para a
realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos
e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se dará de
forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse,
criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, interpretação
textual e escrita, pintura entre outros.
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE
|
Tema: História
da Arte e Cores
|
Ano: 7º Período: 21/03-04/04 Nº de Aulas: 04
|
OBJETIVOS
|
ESPECÍFICOS
Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus
sentimentos, seu cotidiano através da arte;
Reconhecer e
explorar a importância das cores e seus significados.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º MOMENTO:
- Antes de
iniciar a aula, apresentação de imagens ou vídeos referentes à Arte Rupestre-
Pergunte aos alunos se eles conhecem essas imagens – Peça para que citem
outros para completar sua lista;
- Discutam,
oralmente, questões como: Vocês já viram algumas dessas imagens? Ou já
assistiram algum desses vídeos ou conhece suas histórias? Gostaram? Quem
saberia identificar os detalhes dessas imagens? O que se passa no vídeo? Como
são as personagens? Etc.
- Fazer uma
leitura do texto: “História da Arte”, destacando pontos importantes. É
importante que haja a compreensão do texto.
2º MOMENTO:
- Após a leitura
e socialização da História da Arte, aplicar a atividade referente ao conteúdo
já trabalhado; (você escolhe se essas perguntas serão respondidas oralmente
ou por escrito).
- Fazer a
correção.
3º MOMENTO:
- Fazer a
socialização do conteúdo Mandala, relembrando as cores, pergunte aos alunos
quais as cores que gostam; quais as cores que lhe chama a atenção; Quem sabe
como surgiram as cores?
- Após a discussão leia
para os alunos o texto: Cores. É importante que haja a compreensão do
texto.
4º MOMENTO:
Aplicar a
atividade do Círculo Cromático (você escolhe se essa atividade será
individual ou em grupos).Pedir aos alunos para pesquisarem sobre as cores e
seus significados e registrarem no caderno.
OBS:
Caso não dê
pra trabalhar os conteúdos propostos, não corra. Continue aplicando o que for
necessário. No próximo encontro fale com a sua articuladora. O que você
trabalhou.
|
RECURSOS:
Para a
realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos
e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se dará de
forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse,
criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, interpretação
textual e escrita, pintura, pesquisas entre outros.
|
Ensino Fundamental- Anos Finais
PAUTA
DA ARTICULAÇÃO DE ARTE/2017
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ARTICULADOR: SUZENY OLIVEIRA MOREIRA BARROS
DATA: 21/03/2017
HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Boas-vindas
aos Professores. Avisos
2º Momento:
Socialização dos Diagnósticos feitos nas turmas/ e dos conteúdos trabalhados;
3º Momento:
Socialização dos Diagnósticos feitos nas turmas/ e dos conteúdos trabalhados;
4º Momento: Trabalhar
os critérios e instrumentos de avaliação, estipular valores.
5º Momento: LANCHE
6º Momento: Planejamento
Quinzenal por anos e montagem de atividades referentes aos conteúdos a serem
trabalhados.
7º Momento: Entrega da
mensagem do Dia Internacional da Mulher
1-
Dentre
as pinturas rupestres, ela se destaca. Para representar suas mãos nas paredes
das cavernas, o artista pré-histórico produzia um pó colorido por meio da
trituração de rochas. Depois, com o auxílio de um canudo de bambu ele soprava
esse pó sobre a mão apoiada na parede, criando uma silhueta. Qual é o nome da
pintura descrita no texto?
R: Mãos em
Negativo
2- Atividade – COLORINDO O CÍRCULO CROMÁTICO.
Pinte com lápis de cor, lápis aquarela ou tinta guache os espaços abaixo
de acordo com as cores pedidas no círculo cromático.
OBS: AS CORES PRIMÁRIAS SÃO MAGENTA, AZUL CIANO E AMARELO.
ESTE EXERCÍCIO USA A COR VERMELHA EM VEZ DE MAGENTA DEVIDO AS
LIMITAÇÕES DE ALGUMAS CAIXA DE COR ESCOLARES QUE NÃO CONTÉM ESTA COR.
Sugestão de atividade: O que é Arte?
1. Na sua concepção o que é arte
e para que ela serve? Fale sobre o tema.
2. Você vive rodeado de imagens.
Olhando uma imagem você já ficou na dúvida se ela era ou não uma obra de Arte? Justifique
sua resposta.
3. Qual era essa Imagem?
Descreva-a.
4. Você considera um cartaz de
peça de teatro como sendo arte? E uma pintura em tela? Qual a diferença em sua
opinião?
5. Quem faz a arte e por quê?
6. Em sua opinião, por que o
mundo necessita da arte?
7. Em sua casa, procure em
revistas, recorte e faça uma colagem de imagens que você considera como sendo
Arte. (Use folha de ofício A4)
Fonte: Pesquisa na Internet
"Ninguém nasce pronto, é preciso esforço
e determinação." Bom desempenho!
PLANO
DE AULA
ANO: 9º
NÚMERO DE AULAS: 04
NÍVEL: FUNDAMENTAL II
TEMAS: HISTÓRIA DA ARTE E CORES
PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA /
22/03 à -04 DE ABRIL
|
|||||
Habilidades
|
Conteúdo
|
Nº
|
Estratégia
|
Recursos
|
Avaliação
|
Compreender
como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano
através da arte;
|
História da Arte –
Arte Rupestre.
|
2
|
Apresentação
de imagens , vídeos e textos referentes ao conteúdo abordado. Questionamento
do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento da História
da Arte.
Aplicação
de uma atividade de fixação.
|
Imagens;
Quadro;
Vídeos;
Textos;
Xerox.
|
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, atenção, interpretação
textual, escrita ortográfica, leitura participativa, pintura entre outros.
|
Conhecer
e explorar a importância das cores no seu cotidiano.
|
Mandala
– recordar
Cores
|
2
|
Socialização
do conteúdo mandala, relembrando as cores.
Apresentação
do texto sobre cores.
Questionamento
do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento.
Aplicação
de atividades – Círculo Cromático e
pesquisa sobre as cores e seus significados
|
||
PLANO
DE AULA
ANO: 7º
NÚMERO DE AULAS: 04
NÍVEL: FUNDAMENTAL II
TEMAS: HISTÓRIA DA ARTE E CORES
PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA /
22/03 à -04 DE ABRIL
|
|||||
Habilidades
|
Conteúdo
|
Nº
|
Estratégia
|
Recursos
|
Avaliação
|
Compreender
como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano
através da arte;
|
História da Arte –
Arte Rupestre.
|
2
|
Apresentação
de imagens , vídeos e textos referentes ao conteúdo abordado. Questionamento
do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento da História
da Arte.
Aplicação
de uma atividade de fixação.
|
Imagens;
Quadro;
Vídeos;
Textos;
Xerox.
|
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, atenção, interpretação
textual, escrita ortográfica, leitura participativa, pintura entre outros.
|
Conhecer
e explorar a importância das cores no seu cotidiano.
|
Mandala
– recordar
Cores
|
2
|
Socialização
do conteúdo mandala, relembrando as cores.
Apresentação
do texto sobre cores.
Questionamento
do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento.
Aplicação
de atividades – Círculo Cromático e
pesquisa sobre as cores e seus significados
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE
|
Tema: História
da Arte e Cores
|
Ano: 6º Período: 21/03-04/04 Nº de Aulas: 04
|
OBJETIVOS
|
ESPECÍFICOS
Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus
sentimentos, seu cotidiano através da arte;
Conhecer e
explorar a importância das cores no seu cotidiano.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º MOMENTO:
- Antes de
iniciar a aula, apresentação de imagens ou vídeos referentes à Arte Rupestre-
Pergunte aos alunos se eles conhecem essas imagens – Peça para que citem
outros para completar sua lista;
- Discutam,
oralmente, questões como: Vocês já viram algumas dessas imagens? Ou já
assistiram algum desses vídeos ou conhece suas histórias? Gostaram? Quem
saberia identificar os detalhes dessas imagens? O que se passa no vídeo? Como
são as personagens? Etc.
- Fazer uma
leitura do texto: “História da Arte”, destacando pontos importantes. É
importante que haja a compreensão do texto.
2º MOMENTO:
- Após a leitura
e socialização da História da Arte, aplicar a atividade referente ao conteúdo
já trabalhado; (você escolhe se essas perguntas serão respondidas oralmente
ou por escrito).
- Fazer a
correção.
3º MOMENTO:
- Fazer a
socialização do conteúdo Mandala, relembrando as cores, pergunte aos alunos
quais as cores que gostam; quais as cores que lhe chama a atenção; Quem sabe
como surgiram as cores?
- Após a discussão leia
para os alunos o texto: Cores. É importante que haja a compreensão do
texto.
4º MOMENTO:
Aplicar a
atividade do Círculo Cromático (você escolhe se essa atividade será
individual ou em grupos).
OBS:
Caso não dê pra trabalhar os conteúdos
propostos, não corra. Continue aplicando o que for necessário. No próximo
encontro fale com a sua articuladora. O que você trabalhou.
|
RECURSOS:
Para a
realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos
e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se dará de
forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse,
criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, interpretação
textual e escrita, pintura entre outros.
|
Professor:
_______________________________ Escola: _________________________________
PLANO
DE AULA
ANO: 7º
NÚMERO DE AULAS: 04
NÍVEL: FUNDAMENTAL II
TEMAS: HISTÓRIA DA ARTE E CORES
PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA /
22/03 à -04 DE ABRIL
|
|||||
Habilidades
|
Conteúdo
|
Nº
|
Estratégia
|
Recursos
|
Avaliação
|
Compreender
como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano
através da arte;
|
História da Arte –
Arte Rupestre.
|
2
|
Apresentação
de imagens , vídeos e textos referentes ao conteúdo abordado. Questionamento
do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento da História
da Arte.
Aplicação
de uma atividade de fixação.
|
Imagens;
Quadro;
Vídeos;
Textos;
Xerox.
|
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, atenção, interpretação
textual, escrita ortográfica, leitura participativa, pintura entre outros.
|
Conhecer
e explorar a importância das cores no seu cotidiano.
|
Mandala
– recordar
Cores
|
2
|
Socialização
do conteúdo mandala, relembrando as cores.
Apresentação
do texto sobre cores.
Questionamento
do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento.
Aplicação
de atividades – Círculo Cromático e
pesquisa sobre as cores e seus significados
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário