Articulação de Arte 2024

























































































































































                   GALERIA








                                           1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6º E 7ºANO/2022
                                            1ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º E 9ºANO/2022

























































































ESCOLA LIBERDADE PROFESSORA LÍBIA

ESCOLA SIZALTINA PROFESSORA  AJURIMÁ

ESCOLA MÉDICI PROFESSORA NICIARA E SOLÚVIA

ESCOLA OTÁVIO MANGABEIRA- MARCELA E GIUMARA

ESCOLA JOSÉ DE ANCHIETA- MIRALVA 
ESCOLA MARIA D'AJUDA - RENATA

ESCOLA BENEDITA TORTA NA CARA - SIRLÉIA

ESCOLA URBIS II -LORRANA


PROFESSORES DE ARTE

COMEMORANDO O DIA DO PROFESSOR










https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/5-sequencia-didatica-6ano-2022.html

6ºANOARTICULAÇÃO DE ARTE
2020/2021
Olá, estudante!
Durante a quarentena, não precisamos ficar esperando o tempo passar sem fazer nada, não é verdade? Podemos utilizar os momentos sem aula para organizar muitas coisas. Que t




                       ARTICULAÇÃO 2021                                                                          


JORNADA PEDAGÓGICA










8ºANO
9ºANO


SEQUÊNCIA DE ARTE DE 14/06 A 03/07/2021


SEQUÊNCIA DE ARTE DE 05/07 A 17/07/2021

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE DE 19/07 A 31/07/2021


COLETÂNEA DE REVISÃO DE ARTE DE 16/08 A 26/08/2021


SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 20/09 A 01/10/2021

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 04/10 A 30/10/2021

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 03/11 A 30/11/2021





MATERIAL QUARENTENA

REGISTRO DAS AULAS ONLINE

ENCONTROS ONLINE-FORMAÇÃO GEAS

MEMORIAL 2017-2020

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA



4ª SEMANA 27.04 a 30.04.2020
6º ANO
7º ANO
8º ANO
8º E 9º ANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA(30/06 A 07/07/2020)


SEQUÊNCIA DIDÁTICA(14/07 A 23/07/2020)


SEQUÊNCIA DIDÁTICA(03/08 A 14/08/2020)


SEQUÊNCIA DIDÁTICA(24/08 A 04/09/2020)


SEQUÊNCIA DIDÁTICA(08/09 A 29/09/2020)

SEQUÊNCIA DIDÁTICA(13/10 A 31/10/2020)


SEQUÊNCIA DIDÁTICA(03/11 A 13/11/2020)

SEQUÊNCIA DIDÁTICA(01/12 A 31/12/2020)


ENCONTROS DA ARTICULAÇÃO
FOTOS 1ª ARTICULAÇÃO 03/03/2020

JORNADA PEDAGÓGICA-2020
FOTOS





SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE ARTE - 2018





ATIVIDADE COMPLEMENTAR









JORNADA PEDAGÓGICA 06/02/2018 - ENCONTRO
                                                                   FOTOS




SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE 2017.2

FOTOS´´








CLICK NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR OS CONTEÚDOS

















                                     


PAUTA DA ARTICULAÇÃO DE ARTE/2017

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ARTICULADORA: SUZENY OLIVEIRA MOREIRA BARROS
DATA: 04/04/2017

1º Momento: Acolhida/Boas vindas e avisos.
2º Momento: Vídeo: Gestão na sala de aula – Celso Vasconcellos/socialização
3º Momento: Dinâmica – Perguntas e respostas
socialização da dinâmica e dos conteúdos trabalhados.
4º Momento: Planejamento quinzenal (04/04 à 18/04)
5º Momento: Lanche
6º Momento: socialização do planejamento anual e divisão das unidades.
Momento: Oficina – trabalhar com as professoras atividades sobre formas, pontos, linhas e cores.
Começar a trabalha com o grupo fazendo a pergunta: Se você fosse uma linha o que queria ser?
Comentar que:
- A linha tem tantas funções e muitos trabalhos realizados com ela são inesquecíveis.
- A linha da vida é um vai e vem... Traz momentos bons e momentos difíceis, mas não tem jeito é a linha da vida.
Trabalha com o poema:
A LINHA ASSANHADA

1- Era uma linha assanhada. Era tudo e quase nada.

2- Era um retângulo, um quadrado, um círculo ou um triângulo. 

3- Era torta, reta, curva, semirreta.

4- Nada sabia de Geometria, mas geometrava como ninguém.

5- Um dia virou cubo, se atrapalhou e quase virou tubo.

6- Inventava e desenventava formas

7- Outro dia foi montanha. Se desmanchou e virou céu. Se cansou e virou mar. Se aborreceu e virou sol.

8- Reta, curva, torta e quase certa. Certo dia, imitou homem.

9- Não gostou e virou bicho. Enrolou e se enroscou.

10- Se contorceu para endireitar. Se engasgou pra consertar e embaraçou.

11- Virou um tanto de coisas grandes, miúdas. Acertou e desacertou.

12- Rolou pra lá e pra cá.

13- Virou ponto e sossegou.

Poema de Carlos Jorge.
  
Essa atividade tem que ser bastante divertida usando diversos materiais como: barbante cola tesoura, lápis de cor, régua, papel ofício e papel madeira.














PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTE/ 2017




6º ANO




·         ARTES VISUAIS
·         Elementos da composição visual o Ponto, linha, plano, forma, textura
·          Cores (primárias, secundárias, complementares e análogas)
·          Pontilhismo
·         Impressionismo
·          Arte Indígena (Danças rituais, artefatos cerimoniais, pintura corporal, cestaria, música, cerâmicas e objetos de uso diário).
·         Imagem - Conceito do Belo (observando obras de arte e fazendo releituras).
·         Arte Abstrata e figurativa
·         Modernismo (sugestão: Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfati)
·         Suportes bidimensionais e tridimensionais
·         Realismo mental e visual
·         Mosaico
·         Simetria
·         Abstração/ figuração
·         Superfície
·         Luz
·         Tangran (quadrado)

·        TEATRO
Jogos Dramáticos Encenação – Expressão corporal
·         DANÇA
Inter-relação entre os fatores do movimento no processo coreográfico Reconhecimento da expressão no processo coreográfico
Danças populares brasileiras
 A dramaticidade nas danças populares

·         MÚSICA
Primeiras manifestações musicais do Homem.
·         Música na Antiguidade - canções indígenas, Música Medieval, Renascentista e Barroca Formação de repertório Poluição sonora: causas, efeitos, prevenção, cuidados e modificações nas atitudes cotidianas.
·         Voz humana: cuidados com o seu uso.
·          Manifestações folclóricas: jogos, canções, brincadeiras, parlendas, trava-línguas, danças, etc.

·       Romero Britto/ Cândido Portinari/ Lúcia Hussak/ Rosana paulino/ mestre Salustian

·       *Projeto de Arte


Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima.

Habilidades a serem desenvolvidas 

• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.

• Identificar formas visuais, no trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.

• Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.

• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.

• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.

• Apreciar a Cultura Nordestina, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento.

• Definir o conceito de Arte e belo.

• Identificar cores quentes, frias, primaria e secundaria.

• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.

• Apreciar musica e seu contexto histórico.

AVAIAÇÃO / PROCEDIMENTO:

A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professor e aluno, que propiciem a esta construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes conteúdos, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.
Avaliar, no caso de Artes, não é classificar, atribuir notas, aprovar ou reprovar. É acima de tudo, observar.

Pois eles lhe surpreenderão com suas dúvidas, suas soluções e com o produto final, mas, sem orientação, todo esse processo seria impossível.
Não avaliaremos só os resultados, mas também o interesse, o esforço e o envolvimento dos alunos.
A avaliação de seus alunos obedecerá aos seus critérios, já que somente você os conhece e conhece a realidade de sua escola. O maior resultado que esperamos dos alunos de Arte é o autoconhecimento, tão importante nesta e qualquer outra fase da vida.

QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

OBSERVAÇÂO: É importante que se utilize mais de um tipo de instrumento de avaliação de modo a contemplar as várias habilidades do aluno, distribuindo notas que ao final resultem com nota final 20 pontos.












7º ANO


·       ARTES VISUAIS
·          Elementos da composição visual, Luz e volume
·          Superposição de planos - o Ponto, linha, plano, forma, textura.
·         Arte Africana Escultura - modelagem (sugestão: máscaras africanas)
·          Composição gráfica e utilização das cores (quentes frias e neutras)
·         Surrealismo (sugestão: Miró, Dali, Magritte)
·         O que é Arte
·         História da arte – Rupestre (revisão)
·         Proporção
·         Figura e fundo
·         Linguagem e Imagens
·         Renascimento/ Barroco
·         Pintura
·         Escultura
·         Modelagem
·         Gravura
·         Paisagem
·         Retrato
·         Cartum
·         Grafite
·         Monocromática
·         Bidimensional e Tridimensional
·         Esculpir, modelar e construir
·         A Cultura

TEATRO
Corpo e movimento Jogo simbólico Expressão Corporal

·          DANÇA
Introdução à dança clássica
Evolução da dança clássica
 A dança clássica do mundo
Introdução à dança moderna

·         Música-
 A língua dos sons, canto, repertório, ritmo, melodia.
Música dos períodos Clássicos, Romântico, Moderno e Contemporâneo – principais formas e compositores.
 Percussão corporal
Manifestações da cultura popular
Formação de repertório

·         Tarsila do Amaral
·         *Projeto de Arte

Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima.
 
Habilidades a serem desenvolvidas 

• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.

• Identificar formas visuais, no trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.

• Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.

• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.

• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.

•Definir o conceito de Arte e belo.

•Identificar cores quentes, frias, primaria e secundaria.

•Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.

• Apreciar musica e seu contexto histórico.
AVAIAÇÃO / PROCEDIMENTO:

A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professor e aluno, que propiciem a esta construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes conteúdos, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.
Avaliar, no caso de Artes, não é classificar, atribuir notas, aprovar ou reprovar. É acima de tudo, observar.

Pois eles lhe surpreenderão com suas dúvidas, suas soluções e com o produto final, mas, sem orientação, todo esse processo seria impossível.
Não avaliaremos só os resultados, mas também o interesse, o esforço e o envolvimento dos alunos.
A avaliação de seus alunos obedecerá aos seus critérios, já que somente você os conhece e conhece a realidade de sua escola. O maior resultado que esperamos dos alunos de Arte é o autoconhecimento, tão importante nesta e qualquer outra fase da vida.


QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

OBSERVAÇÂO: É importante que se utilize mais de um tipo de instrumento de avaliação de modo a contemplar as várias habilidades do aluno, distribuindo notas que ao final resultem com nota final 20 pontos.

8º ANO



·         ARTES VISUAIS
História da arte
Cor – textura, forma,
Ponto, linha
Luz
Semelhanças
Contrastes
Arte Cinética
Estilização
Deformação
Formas e foto formas
Desenho fotografia
 Modernismo – Semana de 22
 Escultura (sugestão: Victor Brecheret e Rodin)
 Gravura Arte e a Missão Francesa Arte Medieval (sugestão: vitrais, mosaicos e rosáceas)
Formas simétricas e assimétricas (sugestão: Toulouse- Lautrec)
 Propaganda: TV, cartazes, etc.

·         TEATRO
Identificação e aprofundamento dos elementos para a construção de uma cena teatral: atores, papéis, personagens, cenário, etc.
Construção de roteiro, cenas teatrais, máscaras, fantoches e outros Recursos audiovisuais nas representações, retroprojetores, sonoplastia, etc.
Cinema
·          DANÇA

Introdução à dança moderna
A dança moderna e suas possibilidades coreográficas
A dança moderna e suas relações Um panorama da dança moderna

·          MÚSICA
Música erudita brasileira do Período Colonial e Imperial,
Música Erudita no Brasil (principais correntes até o séc. XX), Música Popular Brasileira nas décadas de 20, 30 e 40 – principais características e compositores .
Manifestações da Cultura Popular: principais festas religiosas
 Formação de repertório
·         Cândido Portinari

·         Projeto de Arte

·         Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima. 
·         Habilidades a serem desenvolvidas

• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.

• Identificar formas visuais, no trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.

• Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.

• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.

• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.

• Definir o conceito de Arte e belo.

• Identificar cores quentes, frias, primaria e secundaria.

• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.

• Apreciar musica e seu contexto histórico.

·         AVAIAÇÃO / PROCEDIMENTO:

·         A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professor e aluno, que propiciem a esta construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes conteúdos, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.
·         Avaliar, no caso de Artes, não é classificar, atribuir notas, aprovar ou reprovar. É acima de tudo, observar.

·         Pois eles lhe surpreenderão com suas dúvidas, suas soluções e com o produto final, mas, sem orientação, todo esse processo seria impossível.
·         Não avaliaremos só os resultados, mas também o interesse, o esforço e o envolvimento dos alunos.
·         A avaliação de seus alunos obedecerá aos seus critérios, já que somente você os conhece e conhece a realidade de sua escola. O maior resultado que esperamos dos alunos de Arte é o autoconhecimento, tão importante nesta e qualquer outra fase da vida.

·         QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.

·         OBSERVAÇÂO: É importante que se utilize mais de um tipo de instrumento de avaliação de modo a contemplar as várias habilidades do aluno, distribuindo notas que ao final resultem com nota final 20 pontos.




9º Ano




·         ARTES VISUAIS
História da Arte
História da arte do século XX
Renascimento Perspectiva –
figuras tridimensionais Luz, volume e cor
 Barroco
Luz e sombra Perspectiva – representação de ambientes
Romantismo, realismo e neoclassicismo.
Arte Contemporânea
Instalações
Desenho e instrumentos de desenho
Sombreamento
Estilização
Imagens
Pintura
Arte e tecnologia
Grafite
Peformace
Paisagem Urbana/ Idealizada

·          TEATRO
Tragédia, drama, comédia, melodrama, circo, teatro épico
Peça teatral - texto, dramatização, cenário, figurino e recursos audiovisuais.

·          DANÇA
A dança contemporânea
Relação da dança contemporânea com os conceitos atuais
Relação entre as várias técnicas de dança
Breve panorama da dança através dos tempos
·          MÚSICA
 Música popular brasileira dos anos 50 até hoje, Samba (história e diversos estilos), Rock Nacional (história e estilos), os grandes festivais – principais compositores e canções que marcaram época.
Formação de repertório
Artista – Os Gêmeos grafiteiros

·         Projeto de Arte


·         Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a autoestima. 
Habilidades a serem desenvolvidas
·          Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo. 
·          Identificar formas visuais, no trabalho frequente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.

·          Representar ideias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.

·          Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.

·          Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização. Das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
·          Definir o conceito de Arte e belo.
·          Identificar cores quentes, frias, primaria e secundaria.
·         Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
·         Apreciar musica e seu contexto histórico.

AVAIAÇÃO / PROCEDIMENTO:

A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professor e aluno, que propiciem a esta construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes conteúdos, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.
·         Avaliar, no caso de Artes, não é classificar, atribuir notas, aprovar ou reprovar. É acima de tudo, observar.

·         Pois eles lhe surpreenderão com suas dúvidas, suas soluções e com o produto final, mas, sem orientação, todo esse processo seria impossível.
·         Não avaliaremos só os resultados, mas também o interesse, o esforço e o envolvimento dos alunos.
·         A avaliação de seus alunos obedecerá aos seus critérios, já que somente você os conhece e conhece a realidade de sua escola. O maior resultado que esperamos dos alunos de Arte é o autoconhecimento, tão importante nesta e qualquer outra fase da vida.
·         QUALITATIVA – Aproveitamento das habilidades e aptidões do discente dentro do processo ensino-aprendizagem com os trabalhos desenvolvidos.
·         OBSERVAÇÂO: É importante que se utilize mais de um tipo de instrumento de avaliação de modo a contemplar as várias habilidades do aluno, distribuindo notas que ao final resultem com nota final 20 pontos.










PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTE/ 2017
POR UNIDADES

6º ANO
I UNIDADE
·         O que é Arte
·         História da Arte – Rupestre
·         Cores (primárias, secundárias, complementares e análogas)
·         Elementos da composição visual (Ponto, linha, plano, forma, textura);
·         Arte Indígena (artefatos cerimoniais, pintura corporal, cestaria, música, cerâmicas e objetos de uso diário e danças rituais);
·         Superfície, Luz.


II UNIDADE

·         Mosaico
·         Pontilhismo;
·         Impressionismo;
·         Arte Abstrata e figurativa;
·         Imagem – conceito do Belo (observando obras de arte e fazendo a releituras)
·         Modernismo – Conceito (sugestão de alguns artistas: Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfati);


III UNIDADE

·         Suporte bidimensional e tridimensional;
·         Simetria;
·         Tangran (quadrado);
·         Música;
·         Dança.

IV UNIDADE

·         Dança;
·         Teatro;
·         Projeto de Arte.



7º ANO

I UNIDADE

·         O que é Arte
·         História da Arte – Rupestre (revisão);
·         Cores (primárias, secundárias, complementares e análogas)- revisão;
·         Elementos da composição visual (Ponto, linha, plano, forma, textura);
·         Pintura;
·         Figura  e fundo.

II UNIDADE

·         Escultura;
·         Modelagem;
·         Renascimento
·         Barroco;
·         Surrealismo (sugestão: Miró, Dali, Magritte);


III UNIDADE

·         Gravura;
·         Paisagem;
·         Retrato;
·         Cartum;
·         Arte Africana – escultura e modelagem (sugestão: máscaras africanas);
·         Música;
·         Dança.
IV UNIDADE
·         Dança;
·         Música;
·         Suporte bidimensional e tridimensional;
·         Monocromática;
·         Grafite;
·         Elementos da composição visual – luz e volume;
·         Teatro;
·         Projeto de Arte


8º ANO

I UNIDADE

·         O que é Arte
·         História da Arte – Rupestre (revisão);
·         Arte do século XX;
·         Cores (primárias, secundárias, complementares e análogas)-
e seus significados.
·         Elementos da composição visual (Ponto, linha, plano, forma, textura);
·         Luz, semelhanças e contrastes.


II UNIDADE

·         Estilização;
·         Deformação;
·         Formas e foto formas;
·         Desenho fotografia;
·         Escultura.


III UNIDADE

·         Gravura- Arte e a Missão Francesa;
·         Arte Medieval (sugestão: vitrais, mosaicos e rosáceas);
·         Arte Africana – escultura e modelagem;
·         Música;
·         Dança.


IV UNIDADE

·          Música
·         Dança
·         Suporte bidimensional e tridimensional;
·         Formas simétricas e assimétricas (sugestão: Toulouse, Lautrec);
·         Propaganda: TV, cartazes, etc.
·         Teatro
·         Projeto de Arte
9º ANO

I UNIDADE
·         O que é Arte
·         História da Arte – Rupestre (revisão);
·         Arte do século XX;
·         Cores (primárias, secundárias, complementares e análogas)-
e seus significados.
·         Elementos da composição visual (Ponto, linha, plano, forma, textura);
·         Romantismo, realismo e Neoclassicismo.

II UNIDADE

·         Arte Contemporânea;
·         Arte e tecnologia;
·         Luz, semelhanças e contrastes – representação de ambientes;
·         Desenho e instrumento de desenho;
·         Imagens;
·         Sombreamento;


III UNIDADE

·         Estilização;
·         Imagens –  Urbana / Idealizada
·         Pintura;
·         Grafite;
·         Performance;
·         Música;
·         Dança.


IV UNIDADE

·          Música
·         Dança
·         Suporte bidimensional e tridimensional;
·         Formas simétricas e assimétricas (sugestão: Toulouse, Lautrec);
·         Propaganda: TV, cartazes, etc.
·         Teatro

·         Projeto de Art
















SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE
Tema: História da Arte e Cores
Ano: 9º                                           Período: 21/03-04/04                                      Nº de Aulas: 04
OBJETIVOS

ESPECÍFICOS

Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano através da arte;
Conhecer e explorar a importância das cores no seu cotidiano.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO:
- Antes de iniciar a aula, apresentação de imagens ou vídeos referentes à Arte Rupestre- Pergunte aos alunos se eles conhecem essas imagens – Peça para que citem outros para completar sua lista;
- Discutam, oralmente, questões como: Vocês já viram algumas dessas imagens? Ou já assistiram algum desses vídeos ou conhece suas histórias? Gostaram? Quem saberia identificar os detalhes dessas imagens? O que se passa no vídeo? Como são as personagens? Etc.
- Fazer uma leitura do texto: “História da Arte”, destacando pontos importantes. É importante que haja a compreensão do texto.

2º MOMENTO:
- Após a leitura e socialização da História da Arte, aplicar a atividade referente ao conteúdo já trabalhado; (você escolhe se essas perguntas serão respondidas oralmente ou por escrito).
- Fazer a correção.

3º MOMENTO:
- Fazer a socialização do conteúdo Mandala, relembrando as cores, pergunte aos alunos quais as cores que gostam; quais as cores que lhe chama a atenção; Quem sabe como surgiram as cores?
- Após a discussão leia para os alunos o texto: Cores. É importante que haja a compreensão do texto.

4º MOMENTO:
Aplicar a atividade do Círculo Cromático (você escolhe se essa atividade será individual ou em grupos).
Pedir aos alunos para pesquisarem sobre as cores e seus significados e que registrem essa pesquisa no caderno.

OBS:
 Caso não dê pra trabalhar os conteúdos propostos, não corra. Continue aplicando o que for necessário. No próximo encontro fale com a sua articuladora. O que você trabalhou.

RECURSOS:

Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.

AVALIAÇÃO:

Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, interpretação textual e escrita, pintura entre outros.             



SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE
Tema: História da Arte e Cores
Ano: 8º                                           Período: 21/03-04/04                                      Nº de Aulas: 04
OBJETIVOS

ESPECÍFICOS

Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano através da arte;
Conhecer e explorar a importância das cores no seu cotidiano.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO:
- Antes de iniciar a aula, apresentação de imagens ou vídeos referentes à Arte Rupestre- Pergunte aos alunos se eles conhecem essas imagens – Peça para que citem outros para completar sua lista;
- Discutam, oralmente, questões como: Vocês já viram algumas dessas imagens? Ou já assistiram algum desses vídeos ou conhece suas histórias? Gostaram? Quem saberia identificar os detalhes dessas imagens? O que se passa no vídeo? Como são as personagens? Etc.
- Fazer uma leitura do texto: “História da Arte”, destacando pontos importantes. É importante que haja a compreensão do texto.

2º MOMENTO:
- Após a leitura e socialização da História da Arte, aplicar a atividade referente ao conteúdo já trabalhado; (você escolhe se essas perguntas serão respondidas oralmente ou por escrito).
- Fazer a correção.

3º MOMENTO:
- Fazer a socialização do conteúdo Mandala, relembrando as cores, pergunte aos alunos quais as cores que gostam; quais as cores que lhe chama a atenção; Quem sabe como surgiram as cores?
- Após a discussão leia para os alunos o texto: Cores. É importante que haja a compreensão do texto.

4º MOMENTO:
Aplicar a atividade do Círculo Cromático (você escolhe se essa atividade será individual ou em grupos).
Pedir aos alunos para pesquisarem sobre as cores e seus significados e que registrem essa pesquisa no caderno.

OBS:
 Caso não dê pra trabalhar os conteúdos propostos, não corra. Continue aplicando o que for necessário. No próximo encontro fale com a sua articuladora. O que você trabalhou.

RECURSOS:

Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.

AVALIAÇÃO:

Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, interpretação textual e escrita, pintura entre outros.             


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE
Tema: História da Arte e Cores
Ano: 7º                                           Período: 21/03-04/04                                      Nº de Aulas: 04
OBJETIVOS

ESPECÍFICOS

Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano através da arte;
Conhecer e explorar a importância das cores no seu cotidiano.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO:
- Antes de iniciar a aula, apresentação de imagens ou vídeos referentes à Arte Rupestre- Pergunte aos alunos se eles conhecem essas imagens – Peça para que citem outros para completar sua lista;
- Discutam, oralmente, questões como: Vocês já viram algumas dessas imagens? Ou já assistiram algum desses vídeos ou conhece suas histórias? Gostaram? Quem saberia identificar os detalhes dessas imagens? O que se passa no vídeo? Como são as personagens? Etc.
- Fazer uma leitura do texto: “História da Arte”, destacando pontos importantes. É importante que haja a compreensão do texto.

2º MOMENTO:
- Após a leitura e socialização da História da Arte, aplicar a atividade referente ao conteúdo já trabalhado; (você escolhe se essas perguntas serão respondidas oralmente ou por escrito).
- Fazer a correção.

3º MOMENTO:
- Fazer a socialização do conteúdo Mandala, relembrando as cores, pergunte aos alunos quais as cores que gostam; quais as cores que lhe chama a atenção; Quem sabe como surgiram as cores?
- Após a discussão leia para os alunos o texto: Cores. É importante que haja a compreensão do texto.

4º MOMENTO:
Aplicar a atividade do Círculo Cromático (você escolhe se essa atividade será individual ou em grupos).
Pedir aos alunos para pesquisarem sobre as cores e seus significados e que registrem essa pesquisa no caderno.

OBS:
 Caso não dê pra trabalhar os conteúdos propostos, não corra. Continue aplicando o que for necessário. No próximo encontro fale com a sua articuladora. O que você trabalhou.

RECURSOS:

Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.

AVALIAÇÃO:

Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, interpretação textual e escrita, pintura entre outros.             



SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE
Tema: História da Arte e Cores
Ano: 7º                                           Período: 21/03-04/04                                      Nº de Aulas: 04
OBJETIVOS

ESPECÍFICOS

Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano através da arte;
Reconhecer e explorar a importância das cores e seus significados.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO:
- Antes de iniciar a aula, apresentação de imagens ou vídeos referentes à Arte Rupestre- Pergunte aos alunos se eles conhecem essas imagens – Peça para que citem outros para completar sua lista;
- Discutam, oralmente, questões como: Vocês já viram algumas dessas imagens? Ou já assistiram algum desses vídeos ou conhece suas histórias? Gostaram? Quem saberia identificar os detalhes dessas imagens? O que se passa no vídeo? Como são as personagens? Etc.
- Fazer uma leitura do texto: “História da Arte”, destacando pontos importantes. É importante que haja a compreensão do texto.

2º MOMENTO:
- Após a leitura e socialização da História da Arte, aplicar a atividade referente ao conteúdo já trabalhado; (você escolhe se essas perguntas serão respondidas oralmente ou por escrito).
- Fazer a correção.

3º MOMENTO:
- Fazer a socialização do conteúdo Mandala, relembrando as cores, pergunte aos alunos quais as cores que gostam; quais as cores que lhe chama a atenção; Quem sabe como surgiram as cores?
- Após a discussão leia para os alunos o texto: Cores. É importante que haja a compreensão do texto.

4º MOMENTO:
Aplicar a atividade do Círculo Cromático (você escolhe se essa atividade será individual ou em grupos).Pedir aos alunos para pesquisarem sobre as cores e seus significados e registrarem no caderno.
OBS:
Caso não dê pra trabalhar os conteúdos propostos, não corra. Continue aplicando o que for necessário. No próximo encontro fale com a sua articuladora. O que você trabalhou.

RECURSOS:

Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.

AVALIAÇÃO:

Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, interpretação textual e escrita, pintura, pesquisas entre outros.             


             Ensino Fundamental- Anos Finais

PAUTA DA ARTICULAÇÃO DE ARTE/2017
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ARTICULADOR: SUZENY OLIVEIRA MOREIRA BARROS
DATA: 21/03/2017
HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)
                  13:30h às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Boas-vindas aos Professores. Avisos

2º Momento: Socialização dos Diagnósticos feitos nas turmas/ e dos conteúdos trabalhados;

3º Momento: Socialização dos Diagnósticos feitos nas turmas/ e dos conteúdos trabalhados;

4º Momento: Trabalhar os critérios e instrumentos de avaliação, estipular valores.
5º Momento: LANCHE

6º Momento: Planejamento Quinzenal por anos e montagem de atividades referentes aos conteúdos a serem trabalhados.

7º Momento: Entrega da mensagem do Dia Internacional da Mulher


1-    Dentre as pinturas rupestres, ela se destaca. Para representar suas mãos nas paredes das cavernas, o artista pré-histórico produzia um pó colorido por meio da trituração de rochas. Depois, com o auxílio de um canudo de bambu ele soprava esse pó sobre a mão apoiada na parede, criando uma silhueta. Qual é o nome da pintura descrita no texto?
R: Mãos em Negativo

2- Atividade – COLORINDO O CÍRCULO CROMÁTICO.
  
Pinte com lápis de cor, lápis aquarela ou tinta guache os espaços abaixo de acordo com as cores pedidas no círculo cromático.





OBS: AS CORES PRIMÁRIAS SÃO MAGENTA, AZUL CIANO E AMARELO.
ESTE EXERCÍCIO USA A COR VERMELHA EM VEZ DE MAGENTA DEVIDO AS LIMITAÇÕES DE ALGUMAS CAIXA DE COR ESCOLARES QUE NÃO CONTÉM ESTA COR.

 Sugestão de atividade: O que é Arte?
1. Na sua concepção o que é arte e para que ela serve? Fale sobre o tema.
2. Você vive rodeado de imagens. Olhando uma imagem você já ficou na dúvida se ela era ou não uma obra de Arte? Justifique sua resposta.
3. Qual era essa Imagem? Descreva-a.
4. Você considera um cartaz de peça de teatro como sendo arte? E uma pintura em tela? Qual a diferença em sua opinião?
5. Quem faz a arte e por quê?
6. Em sua opinião, por que o mundo necessita da arte?
7. Em sua casa, procure em revistas, recorte e faça uma colagem de imagens que você considera como sendo Arte. (Use folha de ofício A4)
Fonte: Pesquisa na Internet


 "Ninguém nasce pronto, é preciso esforço e determinação." Bom desempenho!












PLANO DE AULA

ANO: 9º
NÚMERO DE AULAS: 04
NÍVEL: FUNDAMENTAL II

TEMAS: HISTÓRIA DA ARTE E CORES
PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA / 22/03 à -04 DE ABRIL
Habilidades
Conteúdo
Estratégia
Recursos
Avaliação
Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano através da arte;

História da Arte – Arte Rupestre.





2
Apresentação de imagens , vídeos e textos referentes ao conteúdo abordado. Questionamento do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento da História da Arte.
Aplicação de uma atividade de fixação.
Imagens;
Quadro;
Vídeos;
Textos;
Xerox.
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, atenção, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, pintura entre outros.

Conhecer e explorar a importância das cores no seu cotidiano.
Mandala – recordar
Cores



2
Socialização do conteúdo mandala, relembrando as cores.
Apresentação do texto sobre cores.
Questionamento do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento.
Aplicação de  atividades – Círculo Cromático e pesquisa sobre as cores e seus significados




















PLANO DE AULA

ANO: 7º
NÚMERO DE AULAS: 04
NÍVEL: FUNDAMENTAL II

TEMAS: HISTÓRIA DA ARTE E CORES

PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA / 22/03 à -04 DE ABRIL
Habilidades
Conteúdo
Estratégia
Recursos
Avaliação
Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano através da arte;

História da Arte – Arte Rupestre.





2
Apresentação de imagens , vídeos e textos referentes ao conteúdo abordado. Questionamento do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento da História da Arte.
Aplicação de uma atividade de fixação.
Imagens;
Quadro;
Vídeos;
Textos;
Xerox.
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, atenção, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, pintura entre outros.

Conhecer e explorar a importância das cores no seu cotidiano.
Mandala – recordar
Cores



2
Socialização do conteúdo mandala, relembrando as cores.
Apresentação do texto sobre cores.
Questionamento do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento.
Aplicação de  atividades – Círculo Cromático e pesquisa sobre as cores e seus significados













SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE
Tema: História da Arte e Cores
Ano: 6º                                           Período: 21/03-04/04                                      Nº de Aulas: 04
OBJETIVOS

ESPECÍFICOS

Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano através da arte;
Conhecer e explorar a importância das cores no seu cotidiano.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO:
- Antes de iniciar a aula, apresentação de imagens ou vídeos referentes à Arte Rupestre- Pergunte aos alunos se eles conhecem essas imagens – Peça para que citem outros para completar sua lista;
- Discutam, oralmente, questões como: Vocês já viram algumas dessas imagens? Ou já assistiram algum desses vídeos ou conhece suas histórias? Gostaram? Quem saberia identificar os detalhes dessas imagens? O que se passa no vídeo? Como são as personagens? Etc.
- Fazer uma leitura do texto: “História da Arte”, destacando pontos importantes. É importante que haja a compreensão do texto.

2º MOMENTO:
- Após a leitura e socialização da História da Arte, aplicar a atividade referente ao conteúdo já trabalhado; (você escolhe se essas perguntas serão respondidas oralmente ou por escrito).
- Fazer a correção.

3º MOMENTO:
- Fazer a socialização do conteúdo Mandala, relembrando as cores, pergunte aos alunos quais as cores que gostam; quais as cores que lhe chama a atenção; Quem sabe como surgiram as cores?
- Após a discussão leia para os alunos o texto: Cores. É importante que haja a compreensão do texto.

4º MOMENTO:
Aplicar a atividade do Círculo Cromático (você escolhe se essa atividade será individual ou em grupos).

OBS:
 Caso não dê pra trabalhar os conteúdos propostos, não corra. Continue aplicando o que for necessário. No próximo encontro fale com a sua articuladora. O que você trabalhou.

RECURSOS:

Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.

AVALIAÇÃO:

Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, interpretação textual e escrita, pintura entre outros.             


Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

















PLANO DE AULA

ANO: 7º
NÚMERO DE AULAS: 04
NÍVEL: FUNDAMENTAL II

TEMAS: HISTÓRIA DA ARTE E CORES
PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA / 22/03 à -04 DE ABRIL
Habilidades
Conteúdo
Estratégia
Recursos
Avaliação
Compreender como o homem desde a Pré-história expressa seus sentimentos, seu cotidiano através da arte;

História da Arte – Arte Rupestre.





2
Apresentação de imagens , vídeos e textos referentes ao conteúdo abordado. Questionamento do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento da História da Arte.
Aplicação de uma atividade de fixação.
Imagens;
Quadro;
Vídeos;
Textos;
Xerox.
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, atenção, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, pintura entre outros.

Conhecer e explorar a importância das cores no seu cotidiano.
Mandala – recordar
Cores



2
Socialização do conteúdo mandala, relembrando as cores.
Apresentação do texto sobre cores.
Questionamento do que foi apresentado para uma melhor compreensão e conhecimento.
Aplicação de  atividades – Círculo Cromático e pesquisa sobre as cores e seus significados

Nenhum comentário:

Postar um comentário