Prefeitura
Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal
de Educação
Ensino Fundamental:
Anos Finais
ATIVIDADE DE REVISÃO, OBA!!!! |
2ªCOLETÂNEA DE REVISÃO
9º ANO
2021
PERÍODO: 16/08/2021 A 28/08/2021
1ª
ATIVIDADE
Performance, Política e Diversidade.
Leia e observe as imagens das páginas 98 e
99 do livro didático Mosaico e responda as questões propostas. Se achar
necessário pesquise mais sobre o assunto na internet.
1.Que
ideia você faz de pessoas que têm origens e culturas diferentes da sua?
2. Como
os indígenas são vistos atualmente na sociedade brasileira? Como costumam ser
apresentados nos veículos de comunicação em massa?
3. Quais
as principais demandas (pedidos/exigências) dos variados grupos indígenas hoje
no Brasil?
4. Como
estas duas últimas performances (do livro didático Mosaico páginas 98 e 99)
apresentadas se relacionam?
5. Que
elementos aproximam o discurso de Ailton Krenak de uma performance?
6. O
discurso de Ailton Krenak juntamente com sua performance causou uma reação nos
presentes na Assembleia Nacional Constituinte e que teve um resultado positivo
para os povos indígenas. Qual foi esse resultado?
2ª
ATIVIDADE
Revisando Performance, para
realização desta atividade vocês podem revisar os conteúdos das páginas 86 a
103 do livro didático Mosaico.
1) Sobre Performance:
I) A performance parangolé compostos por
camadas de estandartes, bandeiras e capas coloridas foi criada na década de
1960 pelo artista carioca Hélio Oiticica.
II) As performances da artista sérvia
Marina Abramovic (1946) não trazem situações em que seu corpo ou sua vida
íntima são expostas.
III) Em The House with the Ocean View (A
casa com vista para o oceano), a artista morou durante 12 dias em uma galeria
em Nova York, nos EUA.
Estão corretas:
a) I e II
b) II e III
c) I, II e III
d) I e III
2) Coloque (V) para Verdadeira e (F) para Falso:
a) ( ) Eleonora Fabião realizou
sua performance com duas cadeiras e um cartaz com a seguinte frase: “Converso
sobre qualquer assunto”.
b) ( ) O GrupoUM e o Opavivará!,
dois coletivos artísticos de Rio de Janeiro (RJ), iniciaram em 2008 uma ação a
que chamaram de Caiapós, em alusão a um ritual de troca realizada por
diferentes grupos do Parque Indígena do Xingu em Mato Grosso.
c) ( ) O artista chileno, Enrique Ramirez (1979) realizou a performance
Cruzar um muro em 2013 que foi documentada em filme.
d)( )A paz é um dos temas frequentes na obra da artista Berna Reale, que
também trabalha como perita criminal em Belém, capital do Pará.
3) Escolha a alternativa correta:
a) Rituais e festas de uma comunidade não
podem ser considerados performance.
b) A performance não mantém uma tradição
porque tem datas e regras predefinidas
c) A congada é uma festa que surgiu entre os
séculos XVII e XVIII entre os africanos escravizados trazidos para o Brasil.
d) Até hoje acontecem congadas em
diferentes estados brasileiros, sobretudo em São Paulo, no mês de outubro,
quando se homenageia Nossa Senhora do Rosário.
4) Responda:
a) O que significa a palavra em inglês performance?
b) Como pode ser inventada uma performance?
c) O que é a documentação das performances?
d) Quais foram os eventos coletivos que reuniram jovens artistas
multimídias e intensas experiências da arte no espaço público que foram
registrados em fotografia e cinema e hoje foram transformados em vídeo? E em
qual cidade ocorreram esses eventos?
3ª
ATIVIDADE
EXERCÍCIOS SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA TESTE SEUS CONHECIMENTOS
https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-a-pre-historia/ (adaptado) Acessado em 13/08/2021
1.
Os
nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais,
garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de
agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a
transferir o acampamento para outro lugar.
HALL, P.
P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).
O texto
refere-se ao movimento migratório denominado
a)
nomadismo.
b)
êxodo
rural.
c)
sedentarismo.
2.
A pintura rupestre abaixo,
que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:
a)
a organização social e política de um povo
indígena e a hierarquia entre seus membros.
b) aspectos da vida cotidiana de
grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
c) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente
extintos.
3.
A
pré-história costuma ser dividida em três períodos, paleolítico, neolítico e
idade dos metais. São características do período paleolítico, EXCETO:
a) Os homens
deste período eram nômades e viviam essencialmente de caça e coletas.
b) Usavam ossos
e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça, cortar e fazer suas
vestes.
c) Neste período domesticaram animais, juntamente com
mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.
4. A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico
(entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas
para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:
a) o
aparecimento da linguagem falada;
b) a domesticação dos animais e
plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia e da arte;
5. Qual foi o
primeiro metal a ser fundido pelos seres humanos no período conhecido como
Idade dos Metais?
a) cobre
b) ferro
c) ouro
d) prata
6. O que
significa nômade?
a)
Pessoas
que só vivem das plantas, segundo suas crenças são proibidos de comerem
animais.
b)
Sociedades
que pregam a prática do canibalismo.
c)
Grupo de pessoas que trocam de lugar (região
onde habitam) para poderem sobreviverem.
7. No período
denominado como neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das
maiores conquistas desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos
metais.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
8. Desde o
período neolítico, os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas
agrários próprios aproveitando as condições naturais de seus habitats e do
conhecimento adquirido e transmitido entre os membros da comunidade.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
9. O termo
Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da
espécie humana anterior à invenção da escrita. A história seria estudada,
portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
10. A arte rupestre era todo tipo de arte feita
na Pré-História que se baseava na pintura de quadros e esculturas em madeiras.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
4ª
ATIVIDADE
TEMA:
LUZ, SOM E MOVIMENTOS CÊNICOS
Uma peça teatral não é feita somente pelos
atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam nos bastidores
desenvolvendo suas habilidades e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para
que o espetáculo se realize com sucesso. Existem alguns elementos que
contribuem para o trabalho do ator no teatro ou no cinema. Nesta aula vamos
conhecer alguns deles: o som, a luz e o movimento cênico.
O ESPETÁCULO TEATRAL
O objetivo de um espetáculo
encenado é alcançar os sentimentos dos espectadores, levando-os à emoção, à
reflexão ou ao riso. Desse modo, os elementos sonoros e visuais devem ajudar a
envolver o público na construção de imagens e sensações.
O SOM
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que
auxilia a enfatizar as cenas e as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os
elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e
sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que
acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo
a passo. As músicas e os sons devem estar ligados ao que acontece na cena.
A
LUZ
A iluminação dar ênfase a
certos aspectos do cenário, estabelece relações entre o ator e os objetos,
enfatiza as expressões do ator, limita o espaço de representação a um círculo
de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro,
porque através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela
exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações
cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo. Portanto, a luz marca
intensidade, os efeitos necessários e transmite cores durante a apresentação.
MOVIMENTOS
CÊNICOS Agora imagine esta mesma cena sem o jogo de luz, os sons e
os movimentos. Você consegue perceber como esses elementos contribuem para a
cena? Você já parou para pensar que um espetáculo teatral é algo cheio de
detalhes e elementos diferentes? E que todos esses elementos devem estar em
harmonia de modo a funcionarem juntos?
Resumindo
A trilha sonora de um
espetáculo pode ser: original (quando é feita especialmente para a peça), uma
compilação de músicas e sons já existentes, ao vivo ou gravada. A iluminação é
importante dentro de uma montagem, porque revela o que está em cena, dá o
acabamento final ao espetáculo, auxilia no ritmo do espetáculo, direciona o
olhar da plateia e cria atmosferas personalizadas.
CONCLUSÃO
Numa peça teatral, o diretor,
além de dirigir os atores, irá trabalhar para que todos os elementos do
espetáculo funcionem juntos e em harmonia. Trabalhando junto com os
profissionais envolvidos com a luz, o som e o movimento. O teatro une vários
elementos. Todos têm uma função e devem estar em harmonia. Cada escolha que se
faz terá um efeito diferente. O tipo de movimento, as cores da luz, sua
intensidade, os sons, tudo deve ter um significado e um motivo.
ATIVIDADE
SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1-
Quais os três elementos apresentados no texto
que são importantes durante um espetáculo?
2-
Para a
realização de uma apresentação teatral é necessário envolver diversos profissionais. Quais deles são referentes ao tema abordado
em destaque no texto?
a) Iluminador
e sonoplasta.
b) Sonoplasta
e ator.
c) Roteirista
e iluminador.
d) Ator e
roteirista.
3. Sobre a luz, o som e o
movimento cênico assinale a alternativa FALSA:
a) São
diferentes figuras utilizadas na montagem teatral.
b) São
diferentes elementos utilizados na montagem teatral.
c) São
elementos que auxiliam o trabalho do ator.
d) São
elementos que contribuem para a cena.
4. Qual o
objetivo de um espetáculo teatral?
5. Os
elementos sonoros ajudam a envolver o público durante um espetáculo. Quando uma
trilha sonora é feita exclusivamente para uma determinada peça teatral, como
ela é chamada?
a) Compilação.
b) Gravada.
c) Ao
vivo.
d) Original.
6. A expressão: “O corpo fala” significa que
a) A
verdade sempre deve ser dita.
b) A
roupa que vestimos traduz o nosso caráter.
c) O
corpo expressa sentimentos e emoções.
d)Um
corpo saudável é muito mais expressivo
7. Assinale a afirmativa FALSA sobre a luz no teatro:
a) A luz
é criada pelo iluminador.
b) A luz
é um elemento importante em uma peça.
c) A luz
ajuda a dar ritmo ao espetáculo.
d)A
luz é um elemento sonoro importante
8. Os elementos luz, som e
movimentos cênicos devem estar em harmonia durante uma encenação. Como o
diretor pode alcançar isso?
a)
Não se envolvendo com o trabalho dos
profissionais da luz, do som, nem do movimento.
b)
Trabalhando junto com os profissionais envolvidos
com a luz, o som e o movimento.
c)
Contratando técnicos que não se envolvam
criativamente com o espetáculo.
d)
Contratando um só profissional para cuidar dos
três elementos citados.
9. Assinale a opção FALSA:
a)
O som, a luz e o movimento cênico são diferentes
elementos que fazem parte de uma peça.
b)
O som dialoga com o texto teatral, auxiliando
na interpretação da cena.
c)
indicar apenas a passagem do tempo.
d)
Há diferentes profissionais que podem fazer
parte da equipe de uma produção.
10. Retire do texto uma
palavra que significa:
a) Dirigente:
_____________________________
b) Show:
________________________________
c) Platéia:
______________________________
d) Inédita:
_______________________________
e) Drama:
_______________________________
f) Canções:
______________________________
g) Magnitude:
____________________________
Acesse mais
em: tudosaladeaula.com
Fonte de Pesquisa: Livro didático Mosaico 9ºano
https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-a-pre-historia/
(adaptado) Acessado em 13/08/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário