COLETÂNEA DE REVISÃO 16/08 A 26/08/2021

  

 

                             Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba

                          Secretaria Municipal de Educação

                           Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 

 

 ATIVIDADE DE REVISÃO, OBA!!!!

 

 

 

2ªCOLETÂNEA DE REVISÃO

9º ANO

2021

 

 

 

 

 

PERÍODO:  16/08/2021  A 28/08/2021

 

 

1ª ATIVIDADE

 

 

Performance, Política e Diversidade.

Leia e observe as imagens das páginas 98 e 99 do livro didático Mosaico e responda as questões propostas. Se achar necessário pesquise mais sobre o assunto na internet.

 

1.Que ideia você faz de pessoas que têm origens e culturas diferentes da sua? 

2. Como os indígenas são vistos atualmente na sociedade brasileira? Como costumam ser apresentados nos veículos de comunicação em massa?

3. Quais as principais demandas (pedidos/exigências) dos variados grupos indígenas hoje no Brasil?

4. Como estas duas últimas performances (do livro didático Mosaico páginas 98 e 99) apresentadas se relacionam?

5. Que elementos aproximam o discurso de Ailton Krenak de uma performance?

6. O discurso de Ailton Krenak juntamente com sua performance causou uma reação nos presentes na Assembleia Nacional Constituinte e que teve um resultado positivo para os povos indígenas. Qual foi esse resultado?

 

 

 

2ª ATIVIDADE

 

 

Revisando Performance, para realização desta atividade vocês podem revisar os conteúdos das páginas 86 a 103 do livro didático Mosaico.

 

1) Sobre Performance: 

I) A performance parangolé compostos por camadas de estandartes, bandeiras e capas coloridas foi criada na década de 1960 pelo artista carioca Hélio Oiticica.

II) As performances da artista sérvia Marina Abramovic (1946) não trazem situações em que seu corpo ou sua vida íntima são expostas.

III) Em The House with the Ocean View (A casa com vista para o oceano), a artista morou durante 12 dias em uma galeria em Nova York, nos EUA.

Estão corretas:

a) I e II

b) II e III

c) I, II e III

d) I e III

 

2) Coloque (V) para Verdadeira e (F) para Falso:

a) (  ) Eleonora Fabião realizou sua performance com duas cadeiras e um cartaz com a seguinte frase: “Converso sobre qualquer assunto”.

b) (  ) O GrupoUM e o Opavivará!, dois coletivos artísticos de Rio de Janeiro (RJ), iniciaram em 2008 uma ação a que chamaram de Caiapós, em alusão a um ritual de troca realizada por diferentes grupos do Parque Indígena do Xingu em Mato Grosso.

c) ( ) O artista chileno, Enrique Ramirez (1979) realizou a performance Cruzar um muro em 2013 que foi documentada em filme.

d)( )A paz é um dos temas frequentes na obra da artista Berna Reale, que também trabalha como perita criminal em Belém, capital do Pará. 

 

3) Escolha a alternativa correta: 

a) Rituais e festas de uma comunidade não podem ser considerados performance.

b) A performance não mantém uma tradição porque tem datas e regras predefinidas

c) A congada é uma festa que surgiu entre os séculos XVII e XVIII entre os africanos escravizados trazidos para o Brasil.

d) Até hoje acontecem congadas em diferentes estados brasileiros, sobretudo em São Paulo, no mês de outubro, quando se homenageia Nossa Senhora do Rosário.

 

4) Responda:

a) O que significa a palavra em inglês performance?

b) Como pode ser inventada uma performance?

c) O que é a documentação das performances?

d) Quais foram os eventos coletivos que reuniram jovens artistas multimídias e intensas experiências da arte no espaço público que foram registrados em fotografia e cinema e hoje foram transformados em vídeo? E em qual cidade ocorreram esses eventos?

 

 

3ª ATIVIDADE

 

EXERCÍCIOS SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA     TESTE SEUS CONHECIMENTOS

https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-a-pre-historia/ (adaptado) Acessado em 13/08/2021

 

1.    Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

a)    nomadismo.

b)    êxodo rural.

c)    sedentarismo.

 

2.    A pintura rupestre abaixo, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:

a)    a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
b) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
c) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.

 

3.    A pré-história costuma ser dividida em três períodos, paleolítico, neolítico e idade dos metais. São características do período paleolítico, EXCETO:

 

a) Os homens deste período eram nômades e viviam essencialmente de caça e coletas.

b) Usavam ossos e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça, cortar e fazer suas vestes.

c) Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.

4. A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

a) o aparecimento da linguagem falada;
b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia e da arte;

5. Qual foi o primeiro metal a ser fundido pelos seres humanos no período conhecido como Idade dos Metais?

a) cobre
b) ferro
c) ouro
d) prata

6. O que significa nômade?

a)    Pessoas que só vivem das plantas, segundo suas crenças são proibidos de comerem animais.

b)    Sociedades que pregam a prática do canibalismo.

c)    Grupo de pessoas que trocam de lugar (região onde habitam) para poderem sobreviverem.

7. No período denominado como neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das maiores conquistas desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos metais.

(     ) Verdadeiro                                          (      ) Falso

8. Desde o período neolítico, os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas agrários próprios aproveitando as condições naturais de seus habitats e do conhecimento adquirido e transmitido entre os membros da comunidade.

(     ) Verdadeiro                                         (     ) Falso

9. O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos.

(      ) Verdadeiro                                        (     ) Falso

10.  A arte rupestre era todo tipo de arte feita na Pré-História que se baseava na pintura de quadros e esculturas em madeiras.

(     ) Verdadeiro                                         (     ) Falso

 

 

4ª ATIVIDADE

 

TEMA: LUZ, SOM E MOVIMENTOS CÊNICOS

 

 Uma peça teatral não é feita somente pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam nos bastidores desenvolvendo suas habilidades e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize com sucesso. Existem alguns elementos que contribuem para o trabalho do ator no teatro ou no cinema. Nesta aula vamos conhecer alguns deles: o som, a luz e o movimento cênico. 

O ESPETÁCULO TEATRAL

O objetivo de um espetáculo encenado é alcançar os sentimentos dos espectadores, levando-os à emoção, à reflexão ou ao riso. Desse modo, os elementos sonoros e visuais devem ajudar a envolver o público na construção de imagens e sensações. 

 

 

O SOM

 A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo. As músicas e os sons devem estar ligados ao que acontece na cena.

 A LUZ

A iluminação dar ênfase a certos aspectos do cenário, estabelece relações entre o ator e os objetos, enfatiza as expressões do ator, limita o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, porque através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo. Portanto, a luz marca intensidade, os efeitos necessários e transmite cores durante a apresentação.

MOVIMENTOS CÊNICOS Agora imagine esta mesma cena sem o jogo de luz, os sons e os movimentos. Você consegue perceber como esses elementos contribuem para a cena? Você já parou para pensar que um espetáculo teatral é algo cheio de detalhes e elementos diferentes? E que todos esses elementos devem estar em harmonia de modo a funcionarem juntos?

 

Resumindo

A trilha sonora de um espetáculo pode ser: original (quando é feita especialmente para a peça), uma compilação de músicas e sons já existentes, ao vivo ou gravada. A iluminação é importante dentro de uma montagem, porque revela o que está em cena, dá o acabamento final ao espetáculo, auxilia no ritmo do espetáculo, direciona o olhar da plateia e cria atmosferas personalizadas. 

CONCLUSÃO

Numa peça teatral, o diretor, além de dirigir os atores, irá trabalhar para que todos os elementos do espetáculo funcionem juntos e em harmonia. Trabalhando junto com os profissionais envolvidos com a luz, o som e o movimento. O teatro une vários elementos. Todos têm uma função e devem estar em harmonia. Cada escolha que se faz terá um efeito diferente. O tipo de movimento, as cores da luz, sua intensidade, os sons, tudo deve ter um significado e um motivo.

 

 

 

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

 

1-           Quais os três elementos apresentados no texto que são importantes durante um espetáculo?

 

2-            Para a realização de uma apresentação teatral é necessário envolver diversos profissionais. Quais deles são referentes ao tema abordado em destaque no texto?

 

 

a)  Iluminador e sonoplasta.

b)  Sonoplasta e ator.

c)  Roteirista e iluminador.

d)  Ator e roteirista.

 

3. Sobre a luz, o som e o movimento cênico assinale a alternativa FALSA:

a)  São diferentes figuras utilizadas na montagem teatral.

b)  São diferentes elementos utilizados na montagem teatral.

c)  São elementos que auxiliam o trabalho do ator.

d)  São elementos que contribuem para a cena.

 

4.  Qual o objetivo de um espetáculo teatral?

 

 

5.  Os elementos sonoros ajudam a envolver o público durante um espetáculo. Quando uma trilha sonora é feita exclusivamente para uma determinada peça teatral, como ela é chamada?

 

a) Compilação.

b)  Gravada.

c)  Ao vivo.

d)  Original.

 

 

6. A expressão: “O corpo fala” significa que

a)  A verdade sempre deve ser dita.

b)  A roupa que vestimos traduz o nosso caráter.

c)  O corpo expressa sentimentos e emoções.

d)Um corpo saudável é muito mais expressivo

 

7. Assinale a afirmativa FALSA sobre a luz no teatro:

a)  A luz é criada pelo iluminador.

b)  A luz é um elemento importante em uma peça.

c)  A luz ajuda a dar ritmo ao espetáculo.

d)A luz é um elemento sonoro importante

 

8. Os elementos luz, som e movimentos cênicos devem estar em harmonia durante uma encenação. Como o diretor pode alcançar isso?

a)            Não se envolvendo com o trabalho dos profissionais da luz, do som, nem do movimento.

b)            Trabalhando junto com os profissionais envolvidos com a luz, o som e o movimento.

c)            Contratando técnicos que não se envolvam criativamente com o espetáculo.

d)            Contratando um só profissional para cuidar dos três elementos citados.

 

9. Assinale a opção FALSA:

a)            O som, a luz e o movimento cênico são diferentes elementos que fazem parte de uma peça.

b)            O som dialoga com o texto teatral, auxiliando na interpretação da cena. 

c)            indicar apenas a passagem do tempo. 

d)            Há diferentes profissionais que podem fazer parte da equipe de uma produção.

 

10. Retire do texto uma palavra que significa:

 

a)  Dirigente: _____________________________

 

b)  Show: ________________________________

 

c)  Platéia: ______________________________

 

d)  Inédita: _______________________________

 

e)  Drama: _______________________________

 

f)   Canções: ______________________________

 

g)  Magnitude: ____________________________

 

Acesse mais em: tudosaladeaula.com

 

 

Fonte de Pesquisa: Livro didático Mosaico 9ºano

https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-a-pre-historia/ (adaptado) Acessado em 13/08/2021

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário