PLANO ANUAL 8º ANO - 2024
Um dos momentos de destaque foi a apresentação do livro *A Parte que Falta"* de Shel Silverstein, que narra a jornada de um ser em busca da peça que falta para se completar, refletindo sobre os sentimentos de incompletude, autodescoberta e o que realmente buscamos na vida.
Inspiradas pela obra, as professoras foram convidadas a escrever uma carta expondo seus interesses e buscas pessoais e profissionais, conectando essas reflexões ao seu papel na educação.
Abaixo, segue o link contendo a sequência didática montada para este período:
Abaixo, disponibilizamos os links com as sequências didáticas elaboradas para os 8º e 9º anos. Essas atividades foram planejadas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos professores ferramentas práticas e criativas para aplicar em sala de aula.
Durante os meses de junho e
julho, todas nós nos empenhamos na realização do nosso projeto denominado CAMINHOS
E ENCONTROS: Um Sarau de Vida.
Abaixo é possível visualizar a proposta do projeto ou clique no link para visualizar o arquivo PDF
CAMINHOS E ENCONTROS: Um Sarau de Vida
PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenação
do Ensino Fundamental Anos Finais |
CAMINHOS
E ENCONTROS: Um Sarau de Vida
ITAMARAJU
2024
1.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título: CAMINHOS E ENCONTROS: Um Sarau
de Vida
Componente Curricular: Projeto de Vida
Coordenação Técnica: Lurdes Marina.
Elaboração: Fernanda Goldman da Silva.
Colaboradores/Desenvolvedores: Singrid de Oliveira Batista, Juliana
Ramos dos Santos, Adelúsia Gomes Braun, Andressa Clarice da Silva Dias, Rhânielli
Almeida de Jesus Figueredo, Iris Diana Araújo Nascimento e Fernanda Spagnol
Paganoto.
Público alvo: Estudantes da Rede Pública Municipal de Itamaraju
dos Anos Finais do Ensino Fundamental, comunidade escolar, comunidade local e
demais interessados.
Escolas Municipais: Benedita Malaquias, José de Anchieta, Liberdade, Mª
D’Ajuda, Novo Prado, Otávio Mangabeira, Presidente Médici, Reitor Edgard
Santos, Sizaltina Barbosa dos Santos e Urbis II.
Período de execução: 15 a 19 de julho de 2024.
Culminância com todas as escolas no dia 30 de julho de 2024
2. OBJETIVO
Objetivo Geral: Proporcionar um espaço de expressão e valorização das produções artísticas e pessoais dos estudantes ao longo do primeiro semestre de 2024.
Por meio de apresentações musicais,
teatrais, poéticas, exposições de arte e outras formas de expressão, buscamos desenvolver
objetivos específicos, sendo eles:
Objetivos Específicos:
·
Promover a
autoconfiança, a criatividade e a comunicação dos estudantes;
·
Fortalecer o
sentimento de pertencimento à comunidade escolar;
·
Celebrar as
conquistas individuais dos estudantes;
·
Reconhecer a
diversidade de talentos e experiências presentes nas escolas;
·
Reforçar o desenvolvimento integral de cada estudante.
3. JUSTIFICATIVA
A
realização de um sarau no contexto do componente curricular Projeto de Vida se
justifica como uma oportunidade ímpar de promover a expressão e a valorização
das diversas formas de arte e cultura, alinhadas aos anseios e descobertas
pessoais dos estudantes. Por meio de apresentações artísticas e culturais, o
sarau proporciona um espaço de reflexão e autoconhecimento, estimulando o
desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a construção de identidades
mais sólidas e conscientes. Além disso, o sarau promove a integração entre os
participantes, fortalecendo os laços de pertencimento e colaboração na
comunidade escolar.
Através da
realização do sarau CAMINHOS E ENCONTROS: Um Sarau de
Vida é possível ampliar o repertório cultural dos estudantes,
oferecendo-lhes acesso a diferentes manifestações artísticas e culturais. Dessa
forma, o sarau contribui para a formação integral dos estudantes, estimulando a
sensibilidade estética, a criatividade e o senso crítico, aspectos essenciais
para a construção de projetos de vida autônomos e significativos. Ao
proporcionar um espaço para a expressão artística e cultural, o sarau CAMINHOS E ENCONTROS: Um Sarau de Vida do componente
curricular de Projeto de Vida reforça a importância do respeito à diversidade e
da valorização das singularidades de cada indivíduo, fundamentais para a
construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
4. METODOLOGIA
A metodologia deste projeto envolverá a participação ativa das turmas do 8º e 9º ano das escolas municipais, englobando uma variedade de atividades artísticas e expressivas. Os estudantes serão incentivados a explorar diferentes gêneros textuais, tais como dramatizações, encenações, poemas, poesias, músicas, slam e outras produções artísticas e pessoais, conforme suas preferências e habilidades. A liberdade de expressão será valorizada, permitindo que os alunos demonstrem sua criatividade e individualidade.
Cada professora responsável terá
autonomia de escolher o melhor dia na semana de 15 a 19 de julho de 2024 para
realizar a culminância da proposta. Essa flexibilidade permitirá uma melhor
organização do evento de acordo com a agenda de cada instituição, garantindo a
participação máxima dos estudantes e da comunidade escolar. Além das
apresentações ao vivo com os diferentes gêneros textuais, o espaço do sarau
será estruturado de modo a expor todas as produções que os alunos realizaram ao
longo das aulas do componente do Projeto de Vida, desde o primeiro dia de aula. Após a produção das obras, os estudantes
serão orientados a selecionar aquelas que desejam apresentar no sarau. Essa
seleção será feita com base em critérios como originalidade, criatividade e
relevância para o tema do Projeto de Vida. Os estudantes também serão
incentivados a praticar suas apresentações, seja individualmente ou em grupo,
para garantir a qualidade das performances.
Durante
a culminância do projeto, os visitantes e toda comunidade escolar terão a
oportunidade de observar as apresentações dos estudantes do 8º e 9º ano. Essas
apresentações permitirão que os alunos demonstrem seu conhecimento, suas
reflexões e suas experiências, proporcionando uma visão mais aprofundada do
processo de aprendizagem. Além das apresentações, os visitantes e a comunidade poderão
apreciar os materiais que foram elaborados pelos alunos ao longo das aulas do
componente de Projeto de Vida. Esses materiais incluem produções artísticas,
textos reflexivos, registros de experiências pessoais, entre outros. Essa
exposição dos trabalhos não apenas enriquecerá a experiência dos visitantes,
mas também valorizará o esforço e a criatividade dos estudantes,
incentivando-os a continuar se dedicando ao seu desenvolvimento pessoal e
educacional.
5. CRONOGRAMA
Para
execução da proposta, as atividades foram distribuídas da seguinte forma:
|
Produção de materiais, textos e registros. |
Seleção dos temas das aulas para o
Sarau |
Separação dos grupos e direcionamento
dos respectivos temas |
Ensaios para as apresentações |
Culminância Sarau |
Fevereiro |
x |
|
|
|
|
Março |
x |
|
|
|
|
Abril |
x |
x |
|
|
|
Maio |
x |
x |
x |
x |
|
Junho |
x |
|
|
x |
|
Julho |
|
|
|
x |
x |
Esboço de distribuição das apresentações – Datas X Escolas |
||
|
MATUTINO |
VESPERTINO |
15/07 Seg |
10h: Escola
Municipal José de Anchieta |
- |
16/07 Ter |
10h: Escola Presidente Médici |
16h: Escola
Presidente Médici |
17/07 Qua |
- |
15h45: Escola
Municipal Liberdade 16h: Escola
Municipal Novo Prado |
18/07 Qui |
08h:Escola
Municipal Reitor Edgar Santos |
14h: Escola
Municipal Reitor Edgar Santos |
16h: Escola Municipal Maria D’ajuda |
||
19/07 Sex |
08h: Escola Municipal Sizaltina
Barbosa dos Santos |
14h: Colégio
Municipal Otávio Mangabeira 15h: Escola
Municipal Urbis II |
10h: Escola
Municipal Benedita Malaquias |
Durante o evento, os estudantes participaram de apresentações como dramatizações, encenações e performances poéticas, além de composições musicais e práticas artísticas elaboradas em sala de aula. O sarau também contou com slam e declamação de poesias, proporcionando um espaço para que os jovens demonstrassem suas habilidades e talentos, desenvolvidos com a ajuda dos professores no decorrer do semestre. Cada apresentação foi cuidadosamente preparada para expressar vivências, desafios e perspectivas, conectando o público com as realidades e sonhos de cada estudante.
A decoração do ambiente foi pensada para valorizar a expressão criativa dos jovens, com materiais como cartazes, fotos e murais que exibiam produções dos estudantes. Isso transformou o espaço em uma verdadeira galeria de arte e sentimentos, onde o público pôde visualizar e interagir com as criações dos participantes.
Além de ser uma oportunidade de expressão artística, o sarau proporcionou um momento de reflexão sobre os caminhos que os jovens estão traçando e os encontros significativos ao longo de suas jornadas. O evento destacou a importância de metas e sonhos no desenvolvimento pessoal e no fortalecimento de um projeto de vida, incentivando os estudantes a refletirem sobre suas escolhas e o futuro.
No dia 30 de julho realizamos a culminância das apresentações do auditório do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro (antigo colégio modelo)
Gostaria de expressar um profundo agradecimento pelo trabalho incrível realizado pelas professoras no sarau do Projeto de Vida. Foi um privilégio testemunhar o talento e a dedicação dos estudantes brilhando no palco, resultado direto do comprometimento e orientação das professoras envolvidas. A energia, criatividade e esforço de todos foram contagiantes e inspiradores, e nada disso teria sido possível sem o empenho de cada uma de vocês.
O trabalho realizado foi extraordinário, culminando em um evento memorável que, com certeza, ficará na lembrança de muitos. Agradeço de coração o empenho e a dedicação de todas, que tornaram esse evento realidade. Os resultados e o feedback positivo das pessoas são prova do sucesso do evento e motivo de grande alegria para todos.
Neste link
é possível visualizar os arquivos enviados que estruturaram a realização do
evento:
ARQUIVOS - ORGANIZAÇÃO - SARAU PROJETO DE VIDA
Confira
abaixo as fotos e vídeos que registraram a realização deste grandioso evento.
FOTOS E VÍDEOS - SARAU PROJETO DE VIDA
Abaixo, segue o link contendo a sequência didática montada para o período de 22 de julho a 16 de agosto de 2024:
Abaixo, disponibilizamos os links com as sequências didáticas elaboradas para os 8º e 9º anos.
9º ANO - 5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Na manhã do dia 19 de agosto de 2024, aconteceu o 5º Encontro de Articulação do Projeto de Vida, reunindo as professores para mais uma etapa de planejamento e reflexão sobre o projeto.
Pauta do encontro:
A programação do
encontro iniciou com um momento de oração, seguido pelo registro da ata e pela
coleta de assinaturas na folha de frequência.
Em seguida, foi realizada uma avaliação do
sarau “Caminhos e Encontros: Um Sarau de Vida”, evento recente que destacou as
produções artísticas e pessoais dos estudantes. Após as reflexões sobre o
sarau, os participantes se dividiram em grupos para realizar ajustes na
sequência didática do projeto, buscando sempre aprimorar a proposta pedagógica
e seu impacto.
No intervalo, todas foram convidados a
participar de um lanche, promovendo um momento de interação e descontração. O
encontro contou ainda com uma discussão sobre o livro Quem Mexeu no Meu
Queijo? que serviu como inspiração para lidar com mudanças e adaptações no
ambiente educacional. A partir dessa reflexão, discutimos como aplicar as lições do livro em nossas próprias vidas e rotinas de trabalho, buscando maneiras de lidar com os desafios e transformações no contexto educacional
Encerrando a reunião, houve um momento de despedida, fortalecendo o compromisso e a união da equipe para as próximas etapas do Projeto de Vida.
Abaixo, segue o link contendo a sequência didática montada para o período de 19 de agosto a 13 de setembro de 2024:
Abaixo, disponibilizamos os links com as sequências didáticas elaboradas para os 8º e 9º anos.
No dia 16 de setembro de 2024, foi realizado o 6º Encontro de Articulação do Projeto de Vida, com o objetivo de promover alinhamento, formação e planejamento entre as educadoras envolvidas. A pauta do encontro incluiu:
- Oração: O encontro foi iniciado com um momento de reflexão e conexão.
- Registro do encontro (ata): Foram registradas as principais discussões e decisões tomadas durante o encontro.
- Folha de frequência: Os participantes assinaram a folha de presença.
- Formação em CNV (Comunicação Não Violenta): Foi realizada uma capacitação para aprimorar as práticas de comunicação no ambiente escolar, visando fortalecer o respeito, a empatia e o diálogo saudável entre educadores e estudantes.
- Atividade em grupo: Houve uma dinâmica em grupo para aplicar os conceitos discutidos na formação e promover a integração da equipe.
- Lanche: Todos participaram de um momento de pausa e convivência durante o lanche.
- Sequência didática: Em seguida, os participantes revisaram e ajustaram as sequências didáticas do Projeto de Vida, buscando aprimorar as estratégias pedagógicas.
- Despedida: O encontro foi encerrado com uma despedida, reforçando o compromisso da equipe com o desenvolvimento do Projeto de Vida.
O encontro foi mais uma oportunidade para fortalecer o trabalho conjunto, desenvolver novas competências e garantir o alinhamento das práticas pedagógicas.
Abaixo, segue o link contendo a sequência didática montada para o período de 16 de setembro a 11 de outubro de 2024:
Abaixo, disponibilizamos os links com as sequências didáticas elaboradas para os 8º e 9º anos.
8º ANO - 7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
9º ANO - 7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Confira no link abaixo fotos de algumas produções dos estudantes :
No dia 21 de outubro, foi realizado o encontro
de formação e articulação da 8ª sequência didática do Projeto de Vida, que
contou com um momento especial de homenagem às professoras, em comemoração ao
Dia do Professor.
Para celebrar a dedicação e o compromisso de cada uma, foi preparada uma mesa de café da manhã, proporcionando um momento de descontração e integração. Entre conversas e risadas, as professoras tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer os laços da equipe.
Na sequência, cada professora foi convidada a
participar de um momento de relaxamento, recebendo uma massagem corporal
realizada por Zena, profissional de estética, proporcionando um momento de
autocuidado e bem-estar.
Como lembrança desse encontro especial, as professoras receberam uma ecobag contendo um kit de autocuidado (creme hidratante, sabonete líquido e vela aromatizada), reforçando a importância do cuidado com si mesmas.
Cada etapa desse encontro, desde o café da
manhã até o momento de relaxamento e as lembranças recebidas, foi
cuidadosamente pensada para expressar o reconhecimento e a gratidão pelo
trabalho das professoras.
ARTICULAÇÃO
PROPOSTA CURRICULAR PROJETO DE VIDA
LANÇAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA
LANÇAMENTO
DO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA
Projeto
de vida: plantar, regar, adubar o futuro no presente.
CERIMONIAL
MÚSICAS PARA RECEPCIONAR OS CONVIDADOS: A vida é boa com
você (Brayan Behr), Viver e não ter a vergonha de ser feliz (Gonzaguinha), Cio
da terra (Milton Nascimento e Chico Buarque), Nunca pare de sonhar
(Gonzaguinha), Portas (Marisa Monte)
(Fundo musical)
CERIMONIALISTA: ABERTURA: (Gisélia Rodrigues)
Senhoras
e senhores,
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há
tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes, 3:1)
Com esse versículo, cumprimento de forma
calorosa a todos e todas com um BOM DIA!
Sejam muito bem-vindos!
É chegada a hora de plantarmos novas
sementes na educação de nosso município. E é com alegria, que recebemos hoje,
você professor, coordenador pedagógico, diretor, excelentíssimo senhor prefeito
e sua equipe gestoras, parceiros da escola pública, para a construção coletiva
desse novo projeto
Todos nós somos convidados a regar, adubar
esse novo projeto que impactará positivamente a vida de nossos estudantes.
CERIMONIALISTA: E
por falar em Projeto de Vida, projetar, planejar... Não tem como falar em projeto
se não pensar na própria vida! Mas o que é a vida? E o que ela quer da gente?
DECLAMAÇÃO DO POEMA: “A
vida é assim” de Guimarães Rosa (professora Rubienes).
“O correr da vida
embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.
O que Deus quer é ver a gente
aprendendo a ser capaz
de ficar alegre a mais,
no meio da alegria,
e inda mais alegre
ainda no meio da tristeza!
A vida inventa!
A gente principia as coisas,
no não saber por que,
e desde aí perde o poder de continuação
porque a vida é mutirão de todos,
por todos remexida e temperada.
O mais importante e
bonito, do mundo, é isto:
que as pessoas não estão sempre iguais,
ainda não foram terminadas,
mas que elas vão sempre mudando.
Afinam ou desafinam. Verdade maior.
Viver é muito perigoso; e não é não.
Nem sei explicar estas coisas.
Um sentir é o do sentente, mas outro é do sentidor.”
CERIMONIALISTA: Queremos
agradecer a nossa colega Rubienes Santos, professora de Língua
Portuguesa do Colégio Otávio Mangabeira, mestranda em Letras pela UESC, que
veio contribuir de forma poética, com esse momento tão importante em nossa
rede.
E
é isso aí! O que a vida quer da gente é coragem! Coragem de se reinventar,
ousar, sensibilizar o outro, pois a vida é mutirão de todos,
por todos remexida e temperada.
COMPOSIÇÃO DA MESA: E para oficializar o Lançamento do novo Componente Curricular Projeto de Vida, vamos compor a mesa. Convidamos:
1. O secretário de educação: José Ferreira Filho
2. A
coordenadora técnica educacional: Lurdes Marina Barbosa
3. A coordenadora da Educação do Campo: Marise Lobeu
4. O vereador Mazuk
CERIMONIALISTA: Neste
momento, a gente passa a palavra para:
1. A
coordenadora Lurdes Marina.
Nesse
contexto, a gente convida:
2. O secretário José Ferreira para um pronunciamento.
3. CERIMONIALISTA: Neste instante, a mesa se desfaz e agradecemos ao Secretário de educação , professor José Ferreira, à coordenadora Lurdes Marina e a coordenadora da Educação do Campo, professora Marise Lobeu, pela presença. Os convidamos para seguir conosco, pois daremos continuidade aos trabalhos, apresentando a Proposta Curricular.
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR
LURDES MARINA: Convido
nesse instante, a articuladora do Componente Projeto de Vida, a professora Gisélia Martins Ribeiro, Bacharel em
Pedagogia com especialização em Gestão Educacional, Gestão do Trabalho Pedagógico
e Coordenação Pedagógica, para conduzir a apresentação do componente.
CERIMONIALISTA: E o lançamento do componente curricular PROJETO DE VIDA está mais do que especial. Para realizá-lo, não contamos apenas com a prata da casa, contamos com vários parceiros. E é com muita honra que convidamos a Ilustríssima senhora Ana Paula Refosco, consultora do SEBRAE, para nos falar sobre EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, afinal, não tem como falar de sonhos, de projetos de vida, sem falar de empreendedorismos.
CERIMONIALISTA:
Para encerrarmos os trabalhos dessa manhã, convidamos a todos a assistirem ao
vídeo “Depende das mãos que seguram”.
Quais
são as mãos que tem segurado a educação do nosso município? Educação de
qualidade, depende das mãos que seguram!
O
slogan desse componente é Projeto de vida: plantar, regar, adubar o futuro no
presente. Queremos simbolizar esse dia de hoje com a entrega de uma plantinha,
convidando-os para cuidarem dela, da mesma que nos ajudarão a cuidar,
fortalecer e materializar esse projeto não só nos espaços escolares como em
toda comunidade.
ENCERRAMENTO:
Entrega das suculentas ao som da música
“Cio da terra”.
AVISOS:
1. A
SECRETARIA OFERECERÁ ALMOÇO PARA OS PROFESSORES QUE PARTICIPARÃO DA FORMAÇÃO.
2. A
FORMAÇÃO TERÁ INÍCIO ÀS 13H. SEGUIREMOS AQUI NO ESPAÇO DO COLÉGIO MODELO.
QUEREMOS AGRADECER AS GESTORAS, PROFESSORAS ALINE GALISA E PRISCILA MOULIN, PELA PARCERIA, POR NOS CONCEDER
REALIZAR O NOSSO EVENTO EM UM ESPAÇO TÃO CONFORTÁVEL E AGRADÁVEL.
MEMÓRIAS AFETIVAS DE 2022
CONVITE
DEPOIMENTOS
ISAQUE - ALUNO DA ESCOLA PRESIDENTE MÉDICI
ALUNAS DA ESCOLA OSVALDO ALMEIDA - PROFESSORA RITA
"O que a memória ama, fica eterno".
ESCOLAS SIZALTINA E LIBERDADE - PROFESSORA ANDRESSA
ESCOLA PRESIDENTE MÉDICI - PROFESSORA MARIA DO CARMO
ESCOLA MARIA D'AJUDA - PROFESSORA MARIETE
ESCOLA 02 DE JULHO - PROFESSORA EDILEUZA
ESCOLA BENEDITA MALAQUIAS - PROFESSORA ELISÂNGELA
ESCOLA OSVALDO ALMEIDA - PROFESSORA RITA
ESCOLA LIBERDADE - PROFESSORA ANDRESSA
QUEM SÃO OS PROFESSORES DO COMPONENTE PROJETO DE VIDA DO ANO DE 2023?
SUAS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS...
ESCOLA PRESIDENTE MÉDICI - PROFESSORA RHANIELLI
AUTOBIOGRAFI A DE RHANIELLI
ESCOLA MARIA D'AJUDA - PROFESSORA ROSANA CONCEIÇÃO LIMA
ESCOLA URBIS II - PROFESSOR ADELSOM GAMA
ESCOLA REITOR EDGARD SANTOS - PROFESSORA FERNANDA SPAGNOL
O que
se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma
atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma
atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento
afetivo com o outro.
(Leonardo Boff)
ESCOLA ACOMPANHADA:
ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E VICE-DIRETOR
PERIODICIDADE |
ATIVIDADES
E ROTINAS: DIRETOR E VICE-DIRETOR DA ESCOLA |
DIÁRIA
|
v
Antes do começo da
aula, recepcionar estudantes, pais
e professores, criando cotidianamente uma atmosfera acolhedora; v
Ao final do turno,
observar também a saída dos estudantes da escola; v
Construir uma agenda diária e semanal com a equipe gestora (diretor, vice-diretor
e coordenador) priorizando os compromissos relacionados ao processo
pedagógico de aprendizagem dos estudantes;
v
Assegurar o
controle da frequência de estudantes, professores e demais servidores, e caso
necessário, tomar providências cabíveis; v
Manter um contato
próximo com os pais ou responsáveis objetivando garantir a frequência regular
dos estudantes, combatendo e prevenindo o abandono e a evasão; v
Garantir que se
cumpra o tempo de aula: entrada, início e fim do intervalo, bem como a saída;
(O tempo de cada aula é de 50 minutos) v
Assegurar que os
professores estejam nas salas e estimular o cumprimento do Plano de Aula; v
Visitar as salas de
aula por amostragem; v
Estar atento para ouvir os anseios, expectativas
e interesses dos estudantes; v
Criar condições favoráveis para o bom
andamento do clima de cordialidade e empenho entre estudantes, professores,
funcionários, pais e toda a comunidade escolar, estabelecendo um senso de
responsabilização entre todos; v
Orientar os
técnicos administrativos e de serviços gerais para que supervisionem as áreas
de uso comum e a rotina de limpeza, segurança, organização e oferta de
merenda. |
SEMANAL
|
v
Realizar plantão
pedagógico de forma individualizada com agendamento dos casos que exigem
maior atenção para estudantes, pais e professores; v
Acompanhar
pessoalmente ou através do coordenador o plano de aula e o diário de classe; v
Estimular e apoiar
o cumprimento do plano de aula, fazendo observações positivas em relação ao
resultado do trabalho pedagógico realizado; v
Assegurar o
atendimento às solicitações de documentos feitas à escola, bem como as
informações solicitadas pela secretaria de educação; v
Reunir-se com a
equipe com a equipe gestora
(vice-diretor e coordenador) para acompanhar a agenda do coordenador,
examinar as avaliações internas e planejar possíveis intervenções; v
Verificar a
qualidade do serviço de transporte escolar oferecido no cotidiano. Ou seja,
se o horário estabelecido pela escola é respeitado, se é um serviço seguro e
se os motoristas são cuidadosos com as crianças |
MENSAL
|
v
Analisar o
rendimento dos estudantes e rever as metas; v
Reavaliar com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador)
o Plano de Ação considerando os indicadores atualizados; v
Planejar e
acompanhar o programa de recuperação paralela junto com a coordenação v
Analisar e rever as
estratégias de ensino de cada professor; v
Conversar
individualmente com professores sobre o rendimento dos estudantes e as
metodologias aplicadas em sala de aula; v
Realizar reunião
com pais para informar os resultados de aprendizagem dos estudantes e
solicitar o apoio das famílias para adoção de medidas de reforço escolar e
recuperação de objetos de conhecimento; v
Promover evento de
reconhecimento dos estudantes que estão tendo boa frequência e bom
rendimento; v
Planejar reposição de aulas, quando
necessário; v
Divulgar para os docentes o calendário da
formação de professores e acompanhar sua participação; v
Solicitar o apoio
da Secretaria de Educação do município para oferta de aulas de reforço para
os estudantes que necessitem de suporte pedagógico extra; v
Conferir o estoque
da merenda escolar com especial atenção à qualidade da alimentação oferecida,
averiguando a satisfação e bem estar dos estudantes; v
Realizar reunião com todos os funcionários
para avaliar a implementação do Plano de Ação da escola; v
Apresentar à comunidade
escolar o movimento financeiro da escola. |
ANUAL |
v
Planejar e organizar a Semana Pedagógica com a equipe
gestora (vice-diretor e coordenador); v
Acompanhar a entrega e devolução dos livros didáticos; v
Elaborar o calendário de eventos; v
Rever o PPP com o núcleo gestor, analisando e
construindo junto com os professores eventuais redefinições; v
Acompanhar a aplicação das avaliações externas, sempre
de acordo com as orientações da secretaria de educação; v
Analisar os
resultados da escola com professores, colegiado e pais; v
Definir com a comunidade escolar possíveis ações de
melhoria; v
Coordenar e supervisionar a realização do inventário
anual do patrimônio; v
Realizar balanço anual de três dimensões do trabalho
desenvolvido: pedagógica, administrativa e financeira; v
Realizar a prestação de contas junto à secretaria de
educação e órgãos financiadores; v
Convocar o conselho fiscal para verificar e aprovar a
prestação de contas para envio aos órgãos competentes; v
Participar do conselho de classe acompanhando os dados
de aprovação, reprovação e abandono de estudantes, buscando sempre contribuir
com o desenvolvimento do estudante e sua permanência na escola; v
Celebrar a
conclusão do ano letivo de maneira festiva, destacando as conquistas ao longo
da jornada e reconhecendo a contribuição de todos, bem como a importância de
dar continuidade à missão de educar a todos e transformar vidas |
ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E VICE-DIRETOR COORDENADOR PEDAGÓGICO
PERIODICIDADE
|
ATIVIDADES
E ROTINAS COORDENADOR PEDAGÓGICO |
DIÁRIA
|
v
Acolher os
professores e estudantes; v
Checar sua agenda, priorizando as pautas
diárias mais relevantes; v
Checar e-mail e
outras mídias da escola, e verificar demandas da secretaria de educação; v
Manter-se informado
sobre a frequência dos estudantes e professores, realizando a caminhada
pedagógica; v
Fazer observações de aula, priorizando as
salas com baixo rendimento; v
Observar o intervalo;
v
Garantir o tempo pedagógico (50 minutos de
aula); |
SEMANAL
|
v
Acompanhar e
contribuir com o planejamento pedagógico específico por ano; v
Orientar os
professores considerando o planejamento das atividades e aspectos observados
em sala de aula; v
Verificar/sugerir
metodologias diversificadas para o professor trabalhar em sala de aula; v
Agendar atendimento
para estudantes, pais e professores, sempre que necessário; v
Participar de
reunião de alinhamento com o diretor e
vice-diretor escolar; v
Selecionar textos
para estudar com os professores nos planejamentos específicos; v
Organizar rotina
pedagógica para as aulas de reforço no turno ou contraturno. |
MENSAL
|
v
Acompanhar o
planejamento pedagógico geral; v
Realizar, junto ao diretor e vice-diretor,
reunião com pais para devolutiva dos resultados de aprendizagem dos estudantes;
v
Reconhecer, de maneira sistemática, os estudantes
que estão tendo boa frequência e bom rendimento escolar; v
Acompanhar o cumprimento
do calendário escolar; v
Planejar reposição
de aulas, quando necessário; Monitorar o Plano de Ação da escola; v
Divulgar aos
docentes o calendário de formação dos professores e acompanhar a participação
deles; v
Participar de
Formação e reuniões para Coordenador Pedagógico oferecidas pela Secretaria de
Educação |
ANUAL |
v
Colaborar com a
elaboração do calendário escolar; Rever o PPP junto com o diretor e
vice-diretor; v
Elaborar a pauta da
semana/jornada pedagógica dos professores; v
Organizar, em
articulação com a direção da escola, a enturmação dos estudantes de maneira
criteriosa e ética; v
(ORGANIZAR) Participar do conselho de classe
participativo, acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono de
estudantes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do estudante e
permanência na escola; v
Analisar os
resultados da escola com professores, colegiado e pais. |
A visita do articulador nas escolas precisa ser alicerçada
e guiada por uma escuta sensível, atenciosa, sem julgamento, para que os canais
de comunicação fiquem sempre abertos, evitando: críticas (às vezes
inconscientes), falta de foco, ignorar o que foi dito, não observar os
sentimentos ou as entrelinhas da comunidade escolar. Essa interação do articulador
com outros profissionais da escola requer atenção, cuidado, ética. É preciso
que haja na escola um local adequado
para um bom diálogo sem interrupções externas. As relações interpessoais são
delicadas e a comunicação humana é complexa, por isso deve ser bem cuidada e
sempre precisa de aprimoramento.
Saber escutar é uma arte e Carl Rogers, em
sua publicação “Um jeito de ser”, reflete e descreve de forma poética os
sentimentos gerados por meio da experiência em escutar pessoas:
“Ouvir verdadeiramente alguém é como ouvir a
música das estrelas, quer dizer, tudo aquilo que está por trás da mensagem
dita: sentimentos, pensamentos, emoções. Esse ouvir profundo signica ouvir os
sons e captar o mundo interno da pessoa;
Ele sentia um grande prazer em realmente
ouvir alguém porque isso o enriquecia como pessoa;
Esse ouvir profundo proporciona um encontro verdadeiro
entre almas e traz uma interação promotora de bem estar e crescimento para
ambos;
A partir da observação de si e de outras
pessoas em experiência dolorosa, o fato de ser escutado sem julgamento ajudava
a pessoa a melhorar. As pessoas cam agradecidas, aliviadas e isso até ajuda a
encontrar possíveis caminhos para lidar com aquela dor;
Para a comunicação fluir bem, também é importante escutar a
vozinha interior, identicar sentimentos e pensamentos difusos, escondidos para
que a comunicação seja verdadeira e integre sentimentos e pensamentos de forma
coerente;
Estimar, amar e aceitar o outro proporciona um ambiente seguro para a auto expressão, o diálogo e o crescimento”.
Nesse sentido, o acompanhamento escolar
embasado nos princípios acima descritos possibilitarão engajamento e
estreitamento de laços entre o articulador e a escola, bem como, uma
comunicação saudável e respeitosa. Para tanto, as visitas precisam ser bem
estruturadas e organizadas “a partir de recursos que permitam foco, clareza de
objetivos, possibilidade de escuta, feedback, aprendizagem e acompanhamento
contínuo”.
ESCOLA: MUNICIPAL
MARIA D’AJUDA
QUADRO GERAL DE
ESTUDANTES POR TURMAS
ANO |
TURMAS |
ALUNOS |
||||
Matutino |
Vespertino |
Total |
Matutino |
Vespertino |
Total |
|
6º |
|
02 |
|
|
48 |
48 |
7º |
|
01 |
|
|
34 |
34 |
8º |
|
01 |
|
|
32 |
32 |
9º |
|
01 |
|
|
30 |
30 |
TOTAL |
144 |
Na manhã do dia
20/03/2023 (segunda-feira), a diretora Núbia enviou-me o convite que havia
encaminhado para os pais, convidando-os para a 2ª reunião, que aconteceria no
dia seguinte (21/03). Eu prontamente disse que participaria. O encontro contou com a participação da
maioria dos professores dos turnos matutino e vespertino, das coordenadoras
pedagógicas Virgínia (anos iniciais) e Vanessa (anos finais). Também estava
presente Liliane, coordenadora do Busca Ativa. A reunião teve com pauta
principal: Boas-vindas, apresentação da equipe gestora e corpo docente,
importância do amor, Programa Busca
ativa, Informes da instituição, apresentação dos projetos da escola e o momento
do café.
A diretora deu as
boas-vindas e convidou uma mãe para que fizesse a oração. Em seguida, passou a
palavra para Liliane, que falou da responsabilidade dos pais em monitorar a
frequência dos filhos na escola e a importância da mesma para a manutenção da
bolsa família. Relatou também os encaminhamentos e providências que a escola,
juntamente com a coordenação do Busca Ativa tomarão, caso a família não assuma
a responsabilidade de garantir a frequência dos filhos.
Ao ser
apresentada às famílias como articuladora, fiz uso da palavra, parabenizando
escola em conseguir motivar e mobilizar tantos pais, para um encontro em que
não tinha como pauta entrega de resultados. Pois, as vivencias escolares nos
mostram que os pais são motivados a se fazer presentes na escola, quando a
reunião acontece no final da unidade, tendo como foco principal a entrega de
resultados.
Reafirmei a
fala de Liliane, dizendo que é lei, está na constituinte, no artigo 205, que
“educação é direito de todos e dever do estado e da família”. Disse que a minha
função na escola é de acompanhar a gestão pedagógica e administrativa, bem como,
levar as demandas para a secretaria e contribuir no que for possível. A reunião
transcorreu cumprindo a pauta. Percebi uma comunidade de pais presente e
participativa.
E tudo foi muito bem organizado e
preparado para a realização desse evento. O auditório para receber os pais,
estudantes e convidados, o café e o espaço em que seria servido o café. Cheguei
às 7h30min e já encontrei a diretora Núbia, juntamente com a coordenadora
Vanessa dando os ajustes finais.
E POR AQUI, TUDO VIRA NOTÍCIA!!
Escola Municipal Maria D'Ajuda
realiza Cerimônia de Abertura da segunda turma do Projeto Kung-fu
Nesta quarta-feira, às 8h da
manhã, aconteceu na Escola Municipal Maria D'Ajuda, o início da nova turma do
Projeto Kung-fu. O Projeto que teve início
no mês de junho de 2022, foi idealizado pela 43ª CIPM e pela Igreja Atos, com
instrução do Mestre e também Policial Militar Odair Evangelista Chaves.
O evento contou com a presença
dos pais e alunos participantes do projeto, além das autoridades que fizeram
parte da mesa principal, o Capitão
Sidney Oliveira, o Secretário de Educação José Ferreira Filho, a Articuladora
Gisélia Martins, a Coordenadora dos Anos Iniciais Cristiane Andréia, a
Coordenadora Renata Brito, o Diretor Disciplinar Evanildo Felipe e o Diretor
Pedagógico Guilherme Assunção da Escola Municipal Reitor Edgard Santos, o
Secretário da Escola Maria D'Ajuda Flávio Lima, as Coordenadoras Pedagógicas da
Escola Maria D'Ajuda Vanessa de Araújo e Virgínia Correia, e o Mestre em
Kung-fu e Policial Militar Odair Evangelista.
O cerimonial foi conduzido
pela Diretora da Escola Maria D’Ajuda
Núbia Cajaíba e culminou com uma belíssima apresentação dos alunos que já fazem parte do Projeto.
Ao final a Escola promoveu um
momento de confraternização entre as autoridades presentes e convidados,
servindo um delicioso café.
Os responsáveis agradecem
primeiramente a Deus pela realização e sucesso do Projeto, a PM pela parceria e
a Secretaria de Educação pelo apoio incondicional.
#projetokungfu
#turma2023
#esporteeeducação
#educaçãoemmovimento
#escolamariadajuda
#secretariadeeducação
#prefeituradeitamaraju
#pracuidareviver
https://www.instagram.com/p/CqYTCA7OoIF/?igshid=MDJmNzVkMjY=
MATERIAL DA 1ª FORMAÇÃO CAMPO E SEDE
ARTICULAÇÃO, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PROFESSORES DO COMPONENTE PROJETO DE VIDA CAMPO E SEDE
MIMOS DA 1ª FORMAÇÃO
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
MATERIAL DA 2ª FORMAÇÃO
CARTAZ COLCHA DE RETALHOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário