Articulação de Projeto de Vida

PROJETO DE VIDA - 2024


Olá, leitores!
 Tudo bem com vocês? Espero que sim!

 Me chamo Fernanda e neste ano estarei à frente da articulação deste tão importante projeto, o projeto que projeta vidas!

Compartilho logo abaixo alguns documentos que vão nortear o nosso trabalho neste ano, vejam:

PLANO ANUAL 8º ANO - 2024



O início do ano letivo foi recheado de compromissos e conhecimento. Tivemos a oportunidade de conversar com o psicólogo Ismael Morais sobre as emoções dos educadores.



Refletimos junto ao setor de inclusão sobre algumas práticas e sua aplicabilidade em sala de aula.


E tivemos o privilégio de ouvir as valorosas contribuições de Celso Vasconcellos, sobre um tema super importante que é a Gestão da Sala de Aula.


Para dar início aos trabalhos práticos com os estudantes, foi elaborado um planejamento de acolhimento para a primeira semana de aula. Confira abaixo a proposta enviada as professoras que conduzirão esse componente curricular nas escolas municipais da sede.



Na segunda-feira, (26 de fevereiro de 2024) aconteceu o primeiro encontro de articulação com as professoras de Projeto de Vida. 



Cada professora recebeu o seu caderno. Nele foram fixadas diferentes informações sobre o cronograma de trabalho do ano letivo. 


Pauta do nosso primeiro encontro:


Foi um momento muito aconchegante, cheio de trocas e de MUITA escuta.
Após o lanche ríamos da correria para dar conta da pauta, já que a hora passou e nós não havíamos percebido. A correria foi tanta, que esquecemos até de tirar foto de todas as professoras reunidas. Quando lembramos, só estavam presentes, Iris, Fernanda e Rhanielli. Mas, ainda assim realizamos o registro dessa manhã tão proveitosa.




Após a vivência de algumas das atividades propostas no encontro, foi enviado no e-mail das professoras e de seus respectivos coordenadores as sequências didáticas para as turmas do 8º e 9º ano.
Ambas contemplam o período de 26 de fevereiro ao dia 22 de março.

É possível acessar o material clicando no link abaixo:



 
Ei, pessoal! Como estão? Passando aqui para atualizar nossas vivências:

Compartilho com vocês alguns dos clicks enviados pelas professoras de Projeto de vida. As fotos anexadas no link abaixo são referentes a execução das atividades da primeira sequência didática. Vejam:




Durante o bate-papo no grupo no WhatsApp, foi enviado no e-mail das professoras o direcionamento para a elaboração da 2ª sequência didática. A proposta para este ano é que as docentes possam elaborar as atividades práticas, considerando a realidade e experiência que trazem consigo.

A distribuição das tarefas foi feita da seguinte forma:





No dia 25 de março aconteceu o nosso 2º encontro de articulação.
Nossa pauta foi curta, porém cheia de muitas trocas 💖


Nesse encontro escutamos um pouco da experiência da execução da 1ª sequência. Posteriormente, realizamos algumas atividades propostas na 2ª sequência. 

Aqui vocês poderão conferir o material elaborado clicando no link abaixo: 



Registros do segundo encontro de articulação: 👇👇👇



No dia 02 de abril foi enviado, via-e-mail o direcionamento para elaboração da 3ª sequência didática. 
A divisão do trabalho, bem como as habilidades e objetos de conhecimento, foram distribuídos da seguinte forma:




Em breve, retornarei aqui para publicar as sequências já finalizadas. Até mais! 👋👋👋



Olá, pessoal. Voltei com atualizações. 


No link abaixo vocês podem visualizar as fotos tiradas pelas professoras durante a execução das atividades propostas na 2ª sequência didática.





Aconteceu no dia 15 de abril o nosso 3º encontro de articulação. Tivemos a honra de receber a psicóloga Ludmilla Guilherme, que trouxe a temática "Adolescência: Desafios na educação atual", contribuindo com nosso percurso formativo.


Ludmilla compartilhou importantes contribuições sobre as características da adolescência, abordando os comportamentos típicos da maturação cerebral nessa fase, bem como os desafios característicos e estratégias de intervenção. Destacou também a importância de mantermos a atualização constante, empregando uma variedade de recursos didáticos, adotando uma comunicação assertiva e incentivando a motivação dos estudantes.






Abaixo, disponibilizo o material apresentado durante a apresentação de Ludmilla.


Após a partilha do lanche, discutimos sobre a elaboração da 3ª sequência. As professoras foram divididas em dois grupos, realizaram a leitura das atividades e propuseram modificações de acordo as necessidades e realizadas atuais.



No dia 20 de maio, realizamos o 4º Encontro de Formação, um momento fundamental para o desenvolvimento contínuo de nossa equipe e o aprimoramento das práticas educacionais. Durante o encontro, abordamos temas importantes e estratégias práticas para melhorar o ambiente escolar e o trabalho coletivo. 

Um dos momentos de destaque foi a apresentação do livro *A Parte que Falta"* de Shel Silverstein, que narra a jornada de um ser em busca da peça que falta para se completar, refletindo sobre os sentimentos de incompletude, autodescoberta e o que realmente buscamos na vida. 



Inspiradas pela obra, as professoras foram convidadas a escrever uma carta expondo seus interesses e buscas pessoais e profissionais, conectando essas reflexões ao seu papel na educação.




Abaixo, segue o link contendo a sequência didática montada para este período:

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

Abaixo, disponibilizamos os links com as sequências didáticas elaboradas para os 8º e 9º anos. Essas atividades foram planejadas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos professores ferramentas práticas e criativas para aplicar em sala de aula.


8º ANO - 4ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA

9º ANO - 4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA



Durante os meses de junho e julho, todas nós nos empenhamos na realização do nosso projeto denominado CAMINHOS E ENCONTROS: Um Sarau de Vida.

Abaixo é possível visualizar a proposta do projeto ou clique no link para visualizar o arquivo PDF 


CAMINHOS E ENCONTROS: Um Sarau de Vida


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais


CAMINHOS E ENCONTROS: Um Sarau de Vida

ITAMARAJU

2024

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: CAMINHOS E ENCONTROS: Um Sarau de Vida

Componente Curricular: Projeto de Vida

Coordenação Técnica: Lurdes Marina.

Elaboração: Fernanda Goldman da Silva.

Colaboradores/Desenvolvedores: Singrid de Oliveira Batista, Juliana Ramos dos Santos, Adelúsia Gomes Braun, Andressa Clarice da Silva Dias, Rhânielli Almeida de Jesus Figueredo, Iris Diana Araújo Nascimento e Fernanda Spagnol Paganoto.

Público alvo: Estudantes da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos Anos Finais do Ensino Fundamental, comunidade escolar, comunidade local e demais interessados.

Escolas Municipais: Benedita Malaquias, José de Anchieta, Liberdade, Mª D’Ajuda, Novo Prado, Otávio Mangabeira, Presidente Médici, Reitor Edgard Santos, Sizaltina Barbosa dos Santos e Urbis II.  

Período de execução: 15 a 19 de julho de 2024. 

Culminância com todas as escolas no dia 30 de julho de 2024

  

2. OBJETIVO

          Objetivo Geral: Proporcionar um espaço de expressão e valorização das produções artísticas e pessoais dos estudantes ao longo do primeiro semestre de 2024.

          Por meio de apresentações musicais, teatrais, poéticas, exposições de arte e outras formas de expressão, buscamos desenvolver objetivos específicos, sendo eles:

          Objetivos Específicos:

·       Promover a autoconfiança, a criatividade e a comunicação dos estudantes;

·       Fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade escolar;

·       Celebrar as conquistas individuais dos estudantes;

·       Reconhecer a diversidade de talentos e experiências presentes nas escolas;

·       Reforçar o desenvolvimento integral de cada estudante.

 

 

3. JUSTIFICATIVA

 

A realização de um sarau no contexto do componente curricular Projeto de Vida se justifica como uma oportunidade ímpar de promover a expressão e a valorização das diversas formas de arte e cultura, alinhadas aos anseios e descobertas pessoais dos estudantes. Por meio de apresentações artísticas e culturais, o sarau proporciona um espaço de reflexão e autoconhecimento, estimulando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a construção de identidades mais sólidas e conscientes. Além disso, o sarau promove a integração entre os participantes, fortalecendo os laços de pertencimento e colaboração na comunidade escolar.

Através da realização do sarau CAMINHOS E ENCONTROS: Um Sarau de Vida é possível ampliar o repertório cultural dos estudantes, oferecendo-lhes acesso a diferentes manifestações artísticas e culturais. Dessa forma, o sarau contribui para a formação integral dos estudantes, estimulando a sensibilidade estética, a criatividade e o senso crítico, aspectos essenciais para a construção de projetos de vida autônomos e significativos. Ao proporcionar um espaço para a expressão artística e cultural, o sarau CAMINHOS E ENCONTROS: Um Sarau de Vida do componente curricular de Projeto de Vida reforça a importância do respeito à diversidade e da valorização das singularidades de cada indivíduo, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

4. METODOLOGIA

           A metodologia deste projeto envolverá a participação ativa das turmas do 8º e 9º ano das escolas municipais, englobando uma variedade de atividades artísticas e expressivas. Os estudantes serão incentivados a explorar diferentes gêneros textuais, tais como dramatizações, encenações, poemas, poesias, músicas, slam e outras produções artísticas e pessoais, conforme suas preferências e habilidades. A liberdade de expressão será valorizada, permitindo que os alunos demonstrem sua criatividade e individualidade.

          Cada professora responsável terá autonomia de escolher o melhor dia na semana de 15 a 19 de julho de 2024 para realizar a culminância da proposta. Essa flexibilidade permitirá uma melhor organização do evento de acordo com a agenda de cada instituição, garantindo a participação máxima dos estudantes e da comunidade escolar. Além das apresentações ao vivo com os diferentes gêneros textuais, o espaço do sarau será estruturado de modo a expor todas as produções que os alunos realizaram ao longo das aulas do componente do Projeto de Vida, desde o primeiro dia de aula. Após a produção das obras, os estudantes serão orientados a selecionar aquelas que desejam apresentar no sarau. Essa seleção será feita com base em critérios como originalidade, criatividade e relevância para o tema do Projeto de Vida. Os estudantes também serão incentivados a praticar suas apresentações, seja individualmente ou em grupo, para garantir a qualidade das performances.

          Durante a culminância do projeto, os visitantes e toda comunidade escolar terão a oportunidade de observar as apresentações dos estudantes do 8º e 9º ano. Essas apresentações permitirão que os alunos demonstrem seu conhecimento, suas reflexões e suas experiências, proporcionando uma visão mais aprofundada do processo de aprendizagem. Além das apresentações, os visitantes e a comunidade poderão apreciar os materiais que foram elaborados pelos alunos ao longo das aulas do componente de Projeto de Vida. Esses materiais incluem produções artísticas, textos reflexivos, registros de experiências pessoais, entre outros. Essa exposição dos trabalhos não apenas enriquecerá a experiência dos visitantes, mas também valorizará o esforço e a criatividade dos estudantes, incentivando-os a continuar se dedicando ao seu desenvolvimento pessoal e educacional.

 

5. CRONOGRAMA

          Para execução da proposta, as atividades foram distribuídas da seguinte forma:

 

Produção de materiais, textos e registros.

Seleção dos temas das aulas para o Sarau

Separação dos grupos e direcionamento dos respectivos temas

Ensaios para as apresentações

Culminância Sarau

Fevereiro

x

 

 

 

 

Março

x

 

 

 

 

Abril

x

x

 

 

 

Maio

x

x

x

x

 

Junho

x

 

 

x

 

Julho

 

 

 

x

x

 

Esboço de distribuição das apresentações – Datas X Escolas

 

MATUTINO

VESPERTINO

15/07

Seg

10h: Escola Municipal José de Anchieta

-

16/07

Ter

10h: Escola Presidente Médici

16h: Escola Presidente Médici

17/07

Qua

-

15h45: Escola Municipal Liberdade

16h: Escola Municipal Novo Prado

18/07

Qui

08h:Escola Municipal Reitor Edgar Santos

14h: Escola Municipal Reitor Edgar Santos

16h: Escola Municipal Maria D’ajuda

19/07

Sex

08h: Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos

14h: Colégio Municipal Otávio Mangabeira

15h: Escola Municipal Urbis II

10h: Escola Municipal Benedita Malaquias

 

 

 



   O sarau do Projeto de Vida, intitulado “Caminhos e Encontros: Um Sarau de Vida”, foi um evento emocionante realizado entre os dias 15 e 19 de julho de 2024, envolvendo estudantes do 8º e 9º anos das escolas municipais. O sarau foi pensado para ser uma culminância das atividades desenvolvidas ao longo do semestre, onde os estudantes puderam expressar suas trajetórias, sonhos e visões de futuro por meio de diferentes manifestações artísticas.

  Durante o evento, os estudantes participaram de apresentações como dramatizações, encenações e performances poéticas, além de composições musicais e práticas artísticas elaboradas em sala de aula. O sarau também contou com slam e declamação de poesias, proporcionando um espaço para que os jovens demonstrassem suas habilidades e talentos, desenvolvidos com a ajuda dos professores no decorrer do semestre. Cada apresentação foi cuidadosamente preparada para expressar vivências, desafios e perspectivas, conectando o público com as realidades e sonhos de cada estudante.

    A decoração do ambiente foi pensada para valorizar a expressão criativa dos jovens, com materiais como cartazes, fotos e murais que exibiam produções dos estudantes. Isso transformou o espaço em uma verdadeira galeria de arte e sentimentos, onde o público pôde visualizar e interagir com as criações dos participantes. 

   Além de ser uma oportunidade de expressão artística, o sarau proporcionou um momento de reflexão sobre os caminhos que os jovens estão traçando e os encontros significativos ao longo de suas jornadas. O evento destacou a importância de metas e sonhos no desenvolvimento pessoal e no fortalecimento de um projeto de vida, incentivando os estudantes a refletirem sobre suas escolhas e o futuro.

No dia 30 de julho realizamos a culminância das apresentações do auditório do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro (antigo colégio modelo)



Gostaria de expressar um profundo agradecimento pelo trabalho incrível realizado pelas professoras no sarau do Projeto de Vida. Foi um privilégio testemunhar o talento e a dedicação dos estudantes brilhando no palco, resultado direto do comprometimento e orientação das professoras envolvidas. A energia, criatividade e esforço de todos foram contagiantes e inspiradores, e nada disso teria sido possível sem o empenho de cada uma de vocês.

O trabalho realizado foi extraordinário, culminando em um evento memorável que, com certeza, ficará na lembrança de muitos. Agradeço de coração o empenho e a dedicação de todas, que tornaram esse evento realidade. Os resultados e o feedback positivo das pessoas são prova do sucesso do evento e motivo de grande alegria para todos.


Neste link é possível visualizar os arquivos enviados que estruturaram a realização do evento:

ARQUIVOS - ORGANIZAÇÃO - SARAU PROJETO DE VIDA

Confira abaixo as fotos e vídeos que registraram a realização deste grandioso evento.

FOTOS E VÍDEOS - SARAU PROJETO DE VIDA


Abaixo, segue o link contendo a sequência didática montada para o período de 22 de julho a 16 de agosto de 2024:

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

Abaixo, disponibilizamos os links com as sequências didáticas elaboradas para os 8º e 9º anos. 

8º ANO - 5ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA

9º ANO - 5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Na manhã do dia 19 de agosto de 2024, aconteceu o 5º Encontro de Articulação do Projeto de Vida, reunindo as professores para mais uma etapa de planejamento e reflexão sobre o projeto. 

Pauta do encontro: 


A programação do encontro iniciou com um momento de oração, seguido pelo registro da ata e pela coleta de assinaturas na folha de frequência.

Em seguida, foi realizada uma avaliação do sarau “Caminhos e Encontros: Um Sarau de Vida”, evento recente que destacou as produções artísticas e pessoais dos estudantes. Após as reflexões sobre o sarau, os participantes se dividiram em grupos para realizar ajustes na sequência didática do projeto, buscando sempre aprimorar a proposta pedagógica e seu impacto.

No intervalo, todas foram convidados a participar de um lanche, promovendo um momento de interação e descontração. O encontro contou ainda com uma discussão sobre o livro Quem Mexeu no Meu Queijo? que serviu como inspiração para lidar com mudanças e adaptações no ambiente educacional. A partir dessa reflexão, discutimos como aplicar as lições do livro em nossas próprias vidas e rotinas de trabalho, buscando maneiras de lidar com os desafios e transformações no contexto educacional

Encerrando a reunião, houve um momento de despedida, fortalecendo o compromisso e a união da equipe para as próximas etapas do Projeto de Vida.



Abaixo, segue o link contendo a sequência didática montada para o período de 19 de agosto a 13 de setembro de 2024:

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

Abaixo, disponibilizamos os links com as sequências didáticas elaboradas para os 8º e 9º anos. 

8º ANO - 6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

9º ANO - 6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA



No dia 16 de setembro de 2024, foi realizado o 6º Encontro de Articulação do Projeto de Vida, com o objetivo de promover alinhamento, formação e planejamento entre as educadoras envolvidas. A pauta do encontro incluiu:



- Oração: O encontro foi iniciado com um momento de reflexão e conexão.

- Registro do encontro (ata): Foram registradas as principais discussões e decisões tomadas durante o encontro.

- Folha de frequência: Os participantes assinaram a folha de presença.

- Formação em CNV (Comunicação Não Violenta): Foi realizada uma capacitação para aprimorar as práticas de comunicação no ambiente escolar, visando fortalecer o respeito, a empatia e o diálogo saudável entre educadores e estudantes.

- Atividade em grupo: Houve uma dinâmica em grupo para aplicar os conceitos discutidos na formação e promover a integração da equipe.

- Lanche: Todos participaram de um momento de pausa e convivência durante o lanche.

- Sequência didática: Em seguida, os participantes revisaram e ajustaram as sequências didáticas do Projeto de Vida, buscando aprimorar as estratégias pedagógicas.

- Despedida: O encontro foi encerrado com uma despedida, reforçando o compromisso da equipe com o desenvolvimento do Projeto de Vida.

O encontro foi mais uma oportunidade para fortalecer o trabalho conjunto, desenvolver novas competências e garantir o alinhamento das práticas pedagógicas.




Abaixo, segue o link contendo a sequência didática montada para o período de 16 de setembro a 11 de outubro de 2024:

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

Abaixo, disponibilizamos os links com as sequências didáticas elaboradas para os 8º e 9º anos. 

8º ANO - 7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

9º ANO - 7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Confira no link abaixo fotos de algumas produções dos estudantes :

FOTOS - 7ª SEQUÊNCIA

No dia 21 de outubro, foi realizado o encontro de formação e articulação da 8ª sequência didática do Projeto de Vida, que contou com um momento especial de homenagem às professoras, em comemoração ao Dia do Professor.

 Para celebrar a dedicação e o compromisso de cada uma, foi preparada uma mesa de café da manhã, proporcionando um momento de descontração e integração. Entre conversas e risadas, as professoras tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer os laços da equipe.


Na sequência, cada professora foi convidada a participar de um momento de relaxamento, recebendo uma massagem corporal realizada por Zena, profissional de estética, proporcionando um momento de autocuidado e bem-estar.


Como lembrança desse encontro especial, as professoras receberam uma ecobag contendo um kit de autocuidado (creme hidratante, sabonete líquido e vela aromatizada), reforçando a importância do cuidado com si mesmas.





Cada etapa desse encontro, desde o café da manhã até o momento de relaxamento e as lembranças recebidas, foi cuidadosamente pensada para expressar o reconhecimento e a gratidão pelo trabalho das professoras.








__________________________________________________________________________


                PROJETO DE VIDA - 2023


ARTICULAÇÃO

 

PROPOSTA CURRICULAR PROJETO DE VIDA


LANÇAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA

LANÇAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA

 

Projeto de vida: plantar, regar, adubar o futuro no presente.

CERIMONIAL

MÚSICAS PARA RECEPCIONAR OS CONVIDADOS: A vida é boa com você (Brayan Behr), Viver e não ter a vergonha de ser feliz (Gonzaguinha), Cio da terra (Milton Nascimento e Chico Buarque), Nunca pare de sonhar (Gonzaguinha), Portas (Marisa Monte)

(Fundo musical)

CERIMONIALISTA: ABERTURA: (Gisélia Rodrigues)

Senhoras e senhores,

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes, 3:1)

Com esse versículo, cumprimento de forma calorosa a todos e todas com um BOM DIA!

Sejam muito bem-vindos!

É chegada a hora de plantarmos novas sementes na educação de nosso município. E é com alegria, que recebemos hoje, você professor, coordenador pedagógico, diretor, excelentíssimo senhor prefeito e sua equipe gestoras, parceiros da escola pública, para a construção coletiva desse novo projeto

Todos nós somos convidados a regar, adubar esse novo projeto que impactará positivamente a vida de nossos estudantes.

CERIMONIALISTA: E por falar em Projeto de Vida, projetar, planejar... Não tem como falar em projeto se não pensar na própria vida! Mas o que é a vida? E o que ela quer da gente?

DECLAMAÇÃO DO POEMA: “A vida é assim” de Guimarães Rosa (professora Rubienes).

“O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.
O que Deus quer é ver a gente
aprendendo a ser capaz
de ficar alegre a mais,
no meio da alegria,
e inda mais alegre
ainda no meio da tristeza!

A vida inventa!
A gente principia as coisas,
no não saber por que,
e desde aí perde o poder de continuação
porque a vida é mutirão de todos,
por todos remexida e temperada.

O mais importante e bonito, do mundo, é isto:
que as pessoas não estão sempre iguais,
ainda não foram terminadas,
mas que elas vão sempre mudando.
Afinam ou desafinam. Verdade maior.
Viver é muito perigoso; e não é não.
Nem sei explicar estas coisas.
Um sentir é o do sentente, mas outro é do sentidor.”

CERIMONIALISTA: Queremos agradecer a nossa colega Rubienes Santos, professora de Língua Portuguesa do Colégio Otávio Mangabeira, mestranda em Letras pela UESC, que veio contribuir de forma poética, com esse momento tão importante em nossa rede.

E é isso aí! O que a vida quer da gente é coragem! Coragem de se reinventar, ousar, sensibilizar o outro, pois a vida é mutirão de todos,
por todos remexida e temperada.

COMPOSIÇÃO DA MESA: E para oficializar o Lançamento do novo Componente Curricular Projeto de Vida, vamos compor a mesa. Convidamos:

1.    O secretário de educação: José Ferreira Filho

2.    A coordenadora técnica educacional: Lurdes Marina Barbosa

3.    A coordenadora da Educação do Campo: Marise Lobeu 

4. O vereador Mazuk

CERIMONIALISTA: Neste momento, a gente passa a palavra para:

1.      A coordenadora Lurdes Marina.

Nesse contexto, a gente convida:

2.      O secretário José Ferreira para um pronunciamento.

3.   CERIMONIALISTA: Neste instante, a mesa se desfaz e agradecemos ao Secretário de educação , professor José Ferreira, à coordenadora Lurdes Marina e a coordenadora da Educação do Campo, professora Marise Lobeu, pela presença. Os convidamos para seguir conosco, pois daremos continuidade aos trabalhos, apresentando a Proposta Curricular.

 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR

LURDES MARINA: Convido nesse instante, a articuladora do Componente Projeto de Vida, a professora Gisélia Martins Ribeiro, Bacharel em Pedagogia com especialização em Gestão Educacional, Gestão do Trabalho Pedagógico e Coordenação Pedagógica, para conduzir a apresentação do componente.

CERIMONIALISTA: E o lançamento do componente curricular PROJETO DE VIDA está mais do que especial. Para realizá-lo, não contamos apenas com a prata da casa, contamos com vários parceiros. E é com muita honra que convidamos a Ilustríssima senhora Ana Paula Refosco, consultora do SEBRAE, para nos falar sobre EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, afinal, não tem como falar de sonhos, de projetos de vida, sem falar de empreendedorismos.

CERIMONIALISTA: Para encerrarmos os trabalhos dessa manhã, convidamos a todos a assistirem ao vídeo “Depende das mãos que seguram”.

Quais são as mãos que tem segurado a educação do nosso município? Educação de qualidade, depende das mãos que seguram!

O slogan desse componente é Projeto de vida: plantar, regar, adubar o futuro no presente. Queremos simbolizar esse dia de hoje com a entrega de uma plantinha, convidando-os para cuidarem dela, da mesma que nos ajudarão a cuidar, fortalecer e materializar esse projeto não só nos espaços escolares como em toda comunidade.

ENCERRAMENTO: Entrega das suculentas  ao som da música “Cio da terra”.

AVISOS:

1.      A SECRETARIA OFERECERÁ ALMOÇO PARA OS PROFESSORES QUE PARTICIPARÃO DA FORMAÇÃO.

2.      A FORMAÇÃO TERÁ INÍCIO ÀS 13H. SEGUIREMOS AQUI NO ESPAÇO DO COLÉGIO MODELO. QUEREMOS AGRADECER AS GESTORAS, PROFESSORAS ALINE GALISA E PRISCILA MOULIN, PELA PARCERIA, POR NOS CONCEDER REALIZAR O NOSSO EVENTO EM UM ESPAÇO TÃO CONFORTÁVEL E AGRADÁVEL.


                     MEMÓRIAS AFETIVAS DE 2022

CONVITE



DEPOIMENTOS

ISAQUE - ALUNO DA ESCOLA PRESIDENTE MÉDICI



ALUNAS DA ESCOLA OSVALDO ALMEIDA - PROFESSORA RITA



"O que a memória ama, fica eterno".

ESCOLAS SIZALTINA E LIBERDADE - PROFESSORA ANDRESSA

ESCOLA PRESIDENTE MÉDICI - PROFESSORA MARIA DO CARMO

ESCOLA MARIA D'AJUDA - PROFESSORA MARIETE



                            ESCOLA 02 DE JULHO - PROFESSORA EDILEUZA


                       ESCOLA BENEDITA MALAQUIAS - PROFESSORA ELISÂNGELA  


ESCOLA OSVALDO ALMEIDA - PROFESSORA RITA



ESCOLA SIZALTINA  - PROFESSORA ANDRESSA




ESCOLA LIBERDADE  - PROFESSORA ANDRESSA



ESCOLA WALTER CARVALHO - PROFESSOR ERIVELTON


CENTRO EDUCACIONAL PIRAGI - PROFESSORA TAMIRES






QUEM SÃO OS PROFESSORES DO COMPONENTE PROJETO DE VIDA DO ANO DE 2023?

SUAS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS...


   ESCOLA PRESIDENTE MÉDICI - PROFESSORA RHANIELLI




AUTOBIOGRAFI A DE RHANIELLI 


         ESCOLA MARIA D'AJUDA - PROFESSORA ROSANA CONCEIÇÃO LIMA


AUTOBIOGRAFI A DE ROSANA CONCEIÇÃO


ESCOLA URBIS II - PROFESSOR ADELSOM GAMA


AUTOBIOGRAFI A DE ADELSOM


ESCOLA REITOR EDGARD SANTOS - PROFESSORA FERNANDA SPAGNOL





ESCOLA TANCREDO NEVES - PROFESSORA DEISIANE MORAIS DE JESUS



               ESCOLA  SÃO JOÃO DA PRATA - PROFESSOR HUGO ARAUJ

               ESCOLA  VILA UNIÃO - PROFESSORA DELIANE DE JESUS SOUZA




        ESCOLA  ERALDO TINOCO - PROFESSORA EDILEIDE PEDROSA 




                      ESCOLA  OZIEL ALVES - PROFESSORA ROSANA SOARES SANTOS





 ESCOLAS JOSÉ DE ANCHIETA E NOVO PRADO - PROFESSORA SINGRID 






  ESCOLA  CENTO EDUCACIONAL PIRAGI - PROFESSORA TAMIRES DURVAL BRITO





      ESCOLAS SIZALTINA E LIBERDADE - PROFESSORA ANDRESSA CLARICE



        ESCOLA OTÁVIO MANGABEIRA - PROFESSORA GIUMARA GAROZI





                                  ESCOLA HUNALDO EVANGELISTA - PROFESSOR RYAN






                         ESCOLA  OSVALDO ALMEIDA - PROFESSORA LARAINE





                        ESCOLA  02 DE JULHO - PROFESSORA  CARMEM









O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.

 (Leonardo Boff)


                              ESCOLA  ACOMPANHADA: 
                   ESCOLA MUNICIPAL  MARIA D'AJUDA


ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E VICE-DIRETOR

 

PERIODICIDADE

ATIVIDADES E ROTINAS: DIRETOR E VICE-DIRETOR DA ESCOLA

 

 

 

 

 

 

 

 

DIÁRIA

 

 

v    Antes do começo da aula, recepcionar estudantes, pais e professores, criando cotidianamente uma atmosfera acolhedora;

v    Ao final do turno, observar também a saída dos estudantes da escola;

v     Construir uma agenda diária e semanal com a equipe gestora (diretor, vice-diretor e coordenador) priorizando os compromissos relacionados ao processo pedagógico de aprendizagem dos estudantes; 

v    Assegurar o controle da frequência de estudantes, professores e demais servidores, e caso necessário, tomar providências cabíveis;

v    Manter um contato próximo com os pais ou responsáveis objetivando garantir a frequência regular dos estudantes, combatendo e prevenindo o abandono e a evasão;

v    Garantir que se cumpra o tempo de aula: entrada, início e fim do intervalo, bem como a saída; (O tempo de cada aula é de 50 minutos)

v    Assegurar que os professores estejam nas salas e estimular o cumprimento do Plano de Aula;

v    Visitar as salas de aula por amostragem;

v     Estar atento para ouvir os anseios, expectativas e interesses dos estudantes;

v     Criar condições favoráveis para o bom andamento do clima de cordialidade e empenho entre estudantes, professores, funcionários, pais e toda a comunidade escolar, estabelecendo um senso de responsabilização entre todos;

v    Orientar os técnicos administrativos e de serviços gerais para que supervisionem as áreas de uso comum e a rotina de limpeza, segurança, organização e oferta de merenda.

 

SEMANAL

 

 

v    Realizar plantão pedagógico de forma individualizada com agendamento dos casos que exigem maior atenção para estudantes, pais e professores;

v    Acompanhar pessoalmente ou através do coordenador o plano de aula e o diário de classe;

v    Estimular e apoiar o cumprimento do plano de aula, fazendo observações positivas em relação ao resultado do trabalho pedagógico realizado;

v    Assegurar o atendimento às solicitações de documentos feitas à escola, bem como as informações solicitadas pela secretaria de educação;

v    Reunir-se com a equipe com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador) para acompanhar a agenda do coordenador, examinar as avaliações internas e planejar possíveis intervenções;

v    Verificar a qualidade do serviço de transporte escolar oferecido no cotidiano. Ou seja, se o horário estabelecido pela escola é respeitado, se é um serviço seguro e se os motoristas são cuidadosos com as crianças

 

 

 

 

 

 

 

MENSAL

 

v    Analisar o rendimento dos estudantes e rever as metas;

v    Reavaliar com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador) o Plano de Ação considerando os indicadores atualizados;

v    Planejar e acompanhar o programa de recuperação paralela junto com a coordenação

v    Analisar e rever as estratégias de ensino de cada professor;

v    Conversar individualmente com professores sobre o rendimento dos estudantes e as metodologias aplicadas em sala de aula;

v    Realizar reunião com pais para informar os resultados de aprendizagem dos estudantes e solicitar o apoio das famílias para adoção de medidas de reforço escolar e recuperação de objetos de conhecimento;

v    Promover evento de reconhecimento dos estudantes que estão tendo boa frequência e bom rendimento;

v     Planejar reposição de aulas, quando necessário;

v     Divulgar para os docentes o calendário da formação de professores e acompanhar sua participação;

v    Solicitar o apoio da Secretaria de Educação do município para oferta de aulas de reforço para os estudantes que necessitem de suporte pedagógico extra;

v    Conferir o estoque da merenda escolar com especial atenção à qualidade da alimentação oferecida, averiguando a satisfação e bem estar dos estudantes;

v     Realizar reunião com todos os funcionários para avaliar a implementação do Plano de Ação da escola;

v    Apresentar à comunidade escolar o movimento financeiro da escola.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANUAL

v    Planejar e organizar a Semana Pedagógica com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador);

v    Acompanhar a entrega e devolução dos livros didáticos;

v    Elaborar o calendário de eventos;

v    Rever o PPP com o núcleo gestor, analisando e construindo junto com os professores eventuais redefinições;

v    Acompanhar a aplicação das avaliações externas, sempre de acordo com as orientações da secretaria de educação;

v     Analisar os resultados da escola com professores, colegiado e pais;

v    Definir com a comunidade escolar possíveis ações de melhoria;

v    Coordenar e supervisionar a realização do inventário anual do patrimônio;

v    Realizar balanço anual de três dimensões do trabalho desenvolvido: pedagógica, administrativa e financeira;

v    Realizar a prestação de contas junto à secretaria de educação e órgãos financiadores;

v    Convocar o conselho fiscal para verificar e aprovar a prestação de contas para envio aos órgãos competentes;

v    Participar do conselho de classe acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono de estudantes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do estudante e sua permanência na escola;

v     Celebrar a conclusão do ano letivo de maneira festiva, destacando as conquistas ao longo da jornada e reconhecendo a contribuição de todos, bem como a importância de dar continuidade à missão de educar a todos e transformar vidas

 

ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E VICE-DIRETOR COORDENADOR PEDAGÓGICO

  

PERIODICIDADE

ATIVIDADES E ROTINAS COORDENADOR PEDAGÓGICO

 

 

 

DIÁRIA

 

 

v    Acolher os professores e estudantes;

v     Checar sua agenda, priorizando as pautas diárias mais relevantes;

v    Checar e-mail e outras mídias da escola, e verificar demandas da secretaria de educação;

v    Manter-se informado sobre a frequência dos estudantes e professores, realizando a caminhada pedagógica;

v     Fazer observações de aula, priorizando as salas  com baixo rendimento;

v    Observar o intervalo;

v     Garantir o tempo pedagógico (50 minutos de aula);

 

SEMANAL

 

 

v    Acompanhar e contribuir com o planejamento pedagógico específico por ano;

v    Orientar os professores considerando o planejamento das atividades e aspectos observados em sala de aula;

v    Verificar/sugerir metodologias diversificadas para o professor trabalhar em sala de aula;

v    Agendar atendimento para estudantes, pais e professores, sempre que necessário;

v    Participar de reunião de alinhamento com o diretor  e vice-diretor escolar;

v    Selecionar textos para estudar com os professores nos planejamentos específicos;

v    Organizar rotina pedagógica para as aulas de reforço no turno ou contraturno.

 

 

 

 

 

 

 

MENSAL

 

v    Acompanhar o planejamento pedagógico geral;

v     Realizar, junto ao diretor e vice-diretor, reunião com pais para devolutiva dos resultados de aprendizagem dos estudantes;

v     Reconhecer, de maneira sistemática, os estudantes que estão tendo boa frequência e bom rendimento escolar;

v    Acompanhar o cumprimento do calendário escolar;

v    Planejar reposição de aulas, quando necessário; Monitorar o Plano de Ação da escola;

v    Divulgar aos docentes o calendário de formação dos professores e acompanhar a participação deles;

v    Participar de Formação e reuniões para Coordenador Pedagógico oferecidas pela Secretaria de Educação

 

 

 

 

ANUAL

v    Colaborar com a elaboração do calendário escolar; Rever o PPP junto com o diretor e vice-diretor;

v    Elaborar a pauta da semana/jornada pedagógica dos professores;

v    Organizar, em articulação com a direção da escola, a enturmação dos estudantes de maneira criteriosa e ética;

v     (ORGANIZAR) Participar do conselho de classe participativo, acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono de estudantes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do estudante e permanência na escola;

v    Analisar os resultados da escola com professores, colegiado e pais.


A visita do  articulador nas escolas precisa ser alicerçada e guiada por uma escuta sensível, atenciosa, sem julgamento, para que os canais de comunicação fiquem sempre abertos, evitando: críticas (às vezes inconscientes), falta de foco, ignorar o que foi dito, não observar os sentimentos ou as entrelinhas da comunidade escolar. Essa interação do articulador com outros profissionais da escola requer atenção, cuidado, ética. É preciso que haja na escola um  local adequado para um bom diálogo sem interrupções externas. As relações interpessoais são delicadas e a comunicação humana é complexa, por isso deve ser bem cuidada e sempre precisa de aprimoramento.

Saber escutar é uma arte e Carl Rogers, em sua publicação “Um jeito de ser”, reflete e descreve de forma poética os sentimentos gerados por meio da experiência em escutar pessoas:

 

“Ouvir verdadeiramente alguém é como ouvir a música das estrelas, quer dizer, tudo aquilo que está por trás da mensagem dita: sentimentos, pensamentos, emoções. Esse ouvir profundo signi­ca ouvir os sons e captar o mundo interno da pessoa;

Ele sentia um grande prazer em realmente ouvir alguém porque isso o enriquecia como pessoa;

Esse ouvir profundo proporciona um encontro verdadeiro entre almas e traz uma interação promotora de bem estar e crescimento para ambos;

A partir da observação de si e de outras pessoas em experiência dolorosa, o fato de ser escutado sem julgamento ajudava a pessoa a melhorar. As pessoas ­ cam agradecidas, aliviadas e isso até ajuda a encontrar possíveis caminhos para lidar com aquela dor;

Para a comunicação  fluir bem, também é importante escutar a vozinha interior, identicar sentimentos e pensamentos difusos, escondidos para que a comunicação seja verdadeira e integre sentimentos e pensamentos de forma coerente;

Estimar, amar e aceitar o outro proporciona um ambiente seguro para a auto expressão, o diálogo e o crescimento”.

Nesse sentido, o acompanhamento escolar embasado nos princípios acima descritos possibilitarão engajamento e estreitamento de laços entre o articulador e a escola, bem como, uma comunicação saudável e respeitosa. Para tanto, as visitas precisam ser bem estruturadas e organizadas “a partir de recursos que permitam foco, clareza de objetivos, possibilidade de escuta, feedback, aprendizagem e acompanhamento contínuo”. 

ESCOLA: MUNICIPAL MARIA D’AJUDA

 

QUADRO GERAL DE ESTUDANTES POR TURMAS

 

ANO

TURMAS

ALUNOS

Matutino

Vespertino

Total

Matutino

Vespertino

Total

 

02

 

 

48

48

 

01

 

 

34

34

 

01

 

 

32

32

 

01

 

 

30

30

TOTAL

144



 




"A visita do articulador nas escolas precisa ser alicerçada e guiada por uma escuta sensível, atenciosa, sem julgamento, para que os canais de comunicação fiquem sempre abertos."

 



Na manhã do dia 20/03/2023 (segunda-feira), a diretora Núbia enviou-me o convite que havia encaminhado para os pais, convidando-os para a 2ª reunião, que aconteceria no dia seguinte (21/03). Eu prontamente disse que participaria.  O encontro contou com a participação da maioria dos professores dos turnos matutino e vespertino, das coordenadoras pedagógicas Virgínia (anos iniciais) e Vanessa (anos finais). Também estava presente Liliane, coordenadora do Busca Ativa. A reunião teve com pauta principal: Boas-vindas, apresentação da equipe gestora e corpo docente, importância do amor,  Programa Busca ativa, Informes da instituição, apresentação dos projetos da escola e o momento do café.

A diretora deu as boas-vindas e convidou uma mãe para que fizesse a oração. Em seguida, passou a palavra para Liliane, que falou da responsabilidade dos pais em monitorar a frequência dos filhos na escola e a importância da mesma para a manutenção da bolsa família. Relatou também os encaminhamentos e providências que a escola, juntamente com a coordenação do Busca Ativa tomarão, caso a família não assuma a responsabilidade de garantir a frequência dos filhos.

Ao ser apresentada às famílias como articuladora, fiz uso da palavra, parabenizando escola em conseguir motivar e mobilizar tantos pais, para um encontro em que não tinha como pauta entrega de resultados. Pois, as vivencias escolares nos mostram que os pais são motivados a se fazer presentes na escola, quando a reunião acontece no final da unidade, tendo como foco principal a entrega de resultados.

Reafirmei a fala de Liliane, dizendo que é lei, está na constituinte, no artigo 205, que “educação é direito de todos e dever do estado e da família”. Disse que a minha função na escola é de acompanhar a gestão pedagógica e administrativa, bem como, levar as demandas para a secretaria e contribuir no que for possível. A reunião transcorreu cumprindo a pauta. Percebi uma comunidade de pais presente e participativa.








E tudo foi muito bem organizado e preparado para a realização desse evento. O auditório para receber os pais, estudantes e convidados, o café e o espaço em que seria servido o café. Cheguei às 7h30min e já encontrei a diretora Núbia, juntamente com a coordenadora Vanessa dando os ajustes finais.


E POR AQUI, TUDO VIRA NOTÍCIA!!

Escola Municipal Maria D'Ajuda realiza Cerimônia de Abertura da segunda turma do Projeto Kung-fu

Nesta quarta-feira, às 8h da manhã, aconteceu na Escola Municipal Maria D'Ajuda, o início da nova turma do Projeto Kung-fu.  O Projeto que teve início no mês de junho de 2022, foi idealizado pela 43ª CIPM e pela Igreja Atos, com instrução do Mestre e também Policial Militar Odair Evangelista Chaves.

O evento contou com a presença dos pais e alunos participantes do projeto, além das autoridades que fizeram parte da mesa principal,  o Capitão Sidney Oliveira, o Secretário de Educação José Ferreira Filho, a Articuladora Gisélia Martins, a Coordenadora dos Anos Iniciais Cristiane Andréia, a Coordenadora Renata Brito, o Diretor Disciplinar Evanildo Felipe e o Diretor Pedagógico Guilherme Assunção da Escola Municipal Reitor Edgard Santos, o Secretário da Escola Maria D'Ajuda Flávio Lima, as Coordenadoras Pedagógicas da Escola Maria D'Ajuda Vanessa de Araújo e Virgínia Correia, e o Mestre em Kung-fu e Policial Militar Odair Evangelista.

O cerimonial foi conduzido pela  Diretora da Escola Maria D’Ajuda Núbia Cajaíba e culminou com uma belíssima apresentação dos alunos  que já fazem parte do Projeto.

Ao final a Escola promoveu um momento de confraternização entre as autoridades presentes e convidados, servindo um delicioso café.

Os responsáveis agradecem primeiramente a Deus pela realização e sucesso do Projeto, a PM pela parceria e a Secretaria de Educação pelo apoio incondicional.

#projetokungfu

#turma2023

#esporteeeducação

#educaçãoemmovimento

#escolamariadajuda

#secretariadeeducação

#prefeituradeitamaraju

#pracuidareviver

https://www.instagram.com/p/CqYTCA7OoIF/?igshid=MDJmNzVkMjY=

  









MATERIAL DA 1ª FORMAÇÃO CAMPO E SEDE



1ª FORMAÇÃO

ARTICULAÇÃO, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PROFESSORES DO COMPONENTE PROJETO DE VIDA CAMPO E SEDE



MEMÓRIAS AFETIVAS


MIMOS DA  1ª FORMAÇÃO


REPORTAGEM

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º ANO

1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 9º ANO


MATERIAL DA 2ª FORMAÇÃO


 FORMAÇÃO  ON-LINE CAMPO E SEDE 




MATERIAL DA 3ª FORMAÇÃO (SEDE)


 
O QUE É UM MEMORIAL I?


O QUE É UM MEMORIAL II?




CARTAZ COLCHA DE RETALHOS



PROJETO DE VIDA REALIZA 3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO






HISTÓRIAS DE VIDA: CONSTRUINDO A COLCHA DE RETALHOS
















MIMOS DA 3ª FORMAÇÃO





                               SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS




PROJETO DE VIDA REALIZA 4º ENCONTRO DE FORMAÇÃO

CONVITE







E O NOSSO ENCONTRO ONTEM FOI ASSIM... REGADO DE MUITO AMOR E VONTADE DE FAZER DIFERENTE!!

E a nossa equipe de Projeto de Vida segue aprendendo a plantar sonhos em cada escola da nossa rede. Equipe de milhões!



Recebendo a minha equipe linda com uma linda caneca!!💖💖💖



Ao tomarem um delicioso café, refletirão sobre a frase de autoestima escrita em cada caneca. 💖💖💖💖


Roda de leitura: o jardineiro marcou presença, entregando o mimo e uma mensagem de carinho...


Palavras que adoçam a alma...


GRUPOS DE TRABALHO



GRUPO 01: Elaboração do instrumento de avaliação - Formulário de Acompanhamento das Atividades Propostas para o 1° Trimestre.
GRUPO 02: Elaboração da rubrica - Instrumento de avaliação em forma de tabela, com base nos objetos de conhecimento, competências e habilidades do Componente Projeto de Vida. 
GRUPO 03: Análise e seleção das melhores propostas de escrita para elaboração do MEMORIAL do 9° ano.



 FORMAÇÃO PRESENCIAL CAMPO E SEDE


CONVITE







MEMÓRIAS FOTOGRÁFICAS DA FORMAÇÃO















Nenhum comentário:

Postar um comentário