Articulação de Língua Portuguesa


AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR  
LÍNGUA PORTUGUESA


JORNADA PEDAGÓGICA 2024 

A jornada pedagógica é um período crucial para educadores, marcado pela reflexão, planejamento e preparação para o novo ano letivo. Durante esse tempo, professores e equipe escolar se reúnem para compartilhar experiências, discutir metodologias de ensino, analisar resultados e traçar estratégias para promover um ambiente de aprendizagem mais eficaz e inclusivo. É um momento de troca de ideias e aprendizado mútuo, onde se busca o aprimoramento constante das práticas educacionais, visando o desenvolvimento integral dos alunos e a promoção do sucesso acadêmico e pessoal.
A Jornada Pedagógica de Itamaraju trouxe como tema principal "A Gestão da sala de aula: Construindo caminhos para a aprendizagem significativa" foi dividida em quatro momentos, formação com os articuladores "Gestão da sala de aula: estratégias de ensino para a promoção da autonomia, criatividade e protagonismo docente e estudantil perante os desafios educacionais”, palestra sobre inclusão, pauta da escola tratando sobre a acolhida dos estudantes, resultados das Avaliações Externas (Provas SABE e SAEB), Projeto Politico Pedagógico e Plano Anual, e, finalizou com a Palestra do Professor Celso Vasconcelos.

    Acesse os links abaixo para visualizarem a pauta da formação e registros fotográficos da jornada.





Sequências Didáticas - 2024
DA ELABORAÇÃO A APLICABILIDADE 📝

👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 19/02/2024 a 08/03/2024

👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 11/03/2024 a 27/03/2024

👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de  08/04/2024 a 26/04/2024









👇Acesse os links abaixo para visualizar AS AÇÕES E FORMAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA - SABE E SAEB 





MATERIAL PARA PROFESSORES - SAEB E SABE 





👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 05/06 a 23/06/23





👇Acesse os links abaixo para visualizar as orientações - recuperações paralelas - I TRIMESTRE - 2023





👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 24/07 a 18/08/23






👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 11/09 a 29/09/23






👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de  01/108ª SD - LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO a 30/10/23






👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 30/10 a 30/11/23








👇Acesse os links abaixo para visualizar os planejamentos anuais - 2023







👇Acesse os links abaixo para visualizar as PAUTAS dos encontros de ARTICULAÇÃO - 2023












👇Acesse os links abaixo para visualizar os relatórios de acompanhamento da escola municipal PRESIDENTE MÉDICI - 2023







👇Acesse o link abaixo para visualizar o MEMORIAL da ARTICULAÇÃO de LÍNGUA PORTUGUESA - 2023






Sequências Didáticas - 2022
DA ELABORAÇÃO A APLICABILIDADE 📝


👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 07 a 25/03.
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 28/03 a 08/04.


Atividades: 

👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 11 a 22/04.


Atividades: 

PARADIDÁTICOS 



ESTUDO E LEITURA 


Atividades: 







👉 6º ano aqui
👉 7º ano aqui
👉 8º ano aqui
👉 9º ano aqui



👉 6º ano 
👉 7º ano 
👉 8º ano 
👉 9º ano 


👉 6º ano aqui
👉 7º ano aqui
👉 8º ano aqui
👉 9º ano aqui

PLANEJAMENTO ANUAL LP E LIPT 2022
👉 6º ano aqui
👉 7º ano aqui
👉 8º ano aqui
👉 9º ano aqui

PAUTAS - ENCONTROS PEDAGÓGICOS - ARTICULAÇÃO 
👉 1º Encontro aqui
👉 2º Encontro Aqui
👉 3º Encontro aqui
👉 4º Encontro aqui
👉 5º Encontro aqui
👉 6º Encontro aqui
👉 7º Encontro aqui
👉 8º Encontro aqui
👉 9º Encontro aqui
👉 10º Encontro aqui
👉 11º Encontro aqui


Sequências Didáticas - 2021 
DA ELABORAÇÃO A APLICABILIDADE 📝


👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 29/03 a 16/04.

Atividades: 

👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 26/04 a 07/05.


Atividades: 


Atividades: 

👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 10 a 21/05.


Atividades: 


Atividades: 


Atividades 


Atividades 

👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 24/05 a 05/06.



👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 14 a 19/06 e  28/06 a 03/07  




👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 05 a 15/07.



👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 19 a 31/07.





👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 02 a 14/08.





👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 30/08 a 10/09.





👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 13 a 24/09.














SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 2020
 












SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E TÉCNICA DE REDAÇÃO (TR) 2018

PLANEJAMENTO DE 10/09 À 20/09/2018

PLANEJAMENTO (TR) DE 10/09 À 20/09/2018

PLANEJAMENTO DE 27/08 À 06/09/2018


PLANEJAMENTO (TR) DE 27/08 À 06/09/2018

PLANEJAMENTO DE 13/08 À 24/08/2018


PLANEJAMENTO (TR) DE 13/08 À 24/08/2018

PLANEJAMENTO DE 30/07 À 09/08/2018

PLANEJAMENTO (TR) DE 30/07 À 09/08/2018

PLANEJAMENTO (TR) DE 16/07 À 26/06/2018

PLANEJAMENTO DE 14/05 À 06/07/2018

PLANEJAMENTO (TR) DE 14/05 À 07/06/2018

PLANEJAMENTO DE 30/04 À 11/05/2018

PLANEJAMENTO (TR) DE 30/04 À 11/05/2018

PLANEJAMENTO DE 16/04 À 27/04/2018
(REVISÃO DE CONTEÚDO E TRABALHO COM DESCRITORES)

PLANEJAMENTO DE 02/04 À 12/04/2018

PLANEJAMENTO (TR) DE 02/04 À 12/04/2018

PLANEJAMENTO DE 19/03 À 29/03/2018

PLANEJAMENTO (TR) DE 19/03 À 29/03/2018

PLANEJAMENTO DE 05/03 À 15/03/2018

PLANEJAMENTO (TR) DE 05 À 15/03/2018

PLANEJAMENTO DE 19/02 À 01/03/2018

PLANEJAMENTO (TR) DE 19/02 À 01/03/2018


REGISTRO FOTOGRÁFICO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS EM 2018


AULA INAUGURAL 15 E 16/02/2018 - ESCOLA NOVO PRADO


JORNADA PEDAGÓGICA 06/02/2018 - ENCONTRO
FOTOS

ENCONTRO PEDAGÓGICO ESCOLA BENEDITA MALAQUIAS

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E TÉCNICA DE REDAÇÃO (TR) 2017


PLANEJAMENTO DE 30/10 À 30/11/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 30/10 À 30/11/2017


PLANEJAMENTO DE 16/10 À 26/10/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 16/10 À 26/10/2017

FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!! 13/10/2017

PLANEJAMENTO DE 02/10 À 12/10/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 02/10 À 12/10/2017

PLANEJAMENTO DE 18/09 À 28/09/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 18/09 À 28/09/2017

PLANEJAMENTO UMA EDUCAÇÃO SEM DROGAS

PLANEJAMENTO DE 21/08 À 07/09/2017


PLANEJAMENTO (TR) DE 21/08 À 07/09/2017


PLANEJAMENTO DE 07/08 À 17/08/2017


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 04/08/2017
LOVE ‘LEITURA, ORALIDADE, VOCABULÁRIO E ESCRITA” NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA COM AMOR – “AUTONOMIA E MONITORAMENTO DE ÓTIMOS
RESULTADOS”,
ministrada pela professora Irís Maltez Moreira, Assessora Pedagógica do Somos Educação

FOTOS






PLANEJAMENTO DE 24/07 À 03/08/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 24/07 À 03/08/2017

PLANEJAMENTO DE 05/06 À 17/06/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 05/06 À 17/06/2017

PLANEJAMENTO DE 22/05 À 01/06/2017

PLANEJAMENTO DE 08/05 À 18/05/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 08/05 À 18/05/2017

PLANEJAMENTO DE 24/04 À 04/05/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 24/04 À 04/05/2017

PLANEJAMENTO DE 10/04 À 27/04/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 10/04 À 27/04/2017

PLANEJAMENTO DE 27/03 À 06/04/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 27/03 À 06/04/2017

PLANEJAMENTO DE 13/03 À 16/03/2017

PLANEJAMENTO (TR) DE 13/03 À 16/03/2017


PLANEJAMENTO DE 02/03 À 10/03/2017

PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 7º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 8º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 9º ANO

DIAGNÓSTICO INICIAL E INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO


TRABALHOS SEMANAIS

Escola Presidente Médici -  Professora Anete







Escola Presidente Médici -  Professora Vileide









Escola Heraldo Tinoco -  Professora Ziza







Escola Liberdade - 8º e 9º Ano - Professora Fabiana





PARA ACESSAR O CONTEÚDO CLICK NOS LINKS ABAIXO


PLANEJAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO 24/04/ A 04/05/2017

PLANEJAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA 7º ANO 24/04/ A 04/05/2017


PLANEJAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO 24/04 A 04/05/2017


PLANEJAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO 24/04 A 04/05/2017


TÉCNICA DE REDAÇÃO 6º ANO


TÉCNICA DE REDAÇÃO 7º ANO










TRABALHOS SEMANAIS

Escola Benedita Malaquias - 6º Ano - Professora Fabiana










Escola Otávio Mangabeira - 6º Ano - Professora Vileide
Códigos







Escola José de Anchieta - Professora Ludmilla







Escola José de Anchieta - Ano - Professora Marineide









Escola Otávio Mangabeira - 6º Ano - Professora Vileide

















Escola Presidente Médici - 6º Ano - Professora Anete






PLANEJAMENTO QUINZENAL 10/04 A 27/04/2017

CLICK NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR O CONTEÚDO 


TÉCNICA DE REDAÇÃO 7º ANO


TÉCNICA DE REDAÇÃO 6º ANO


PLANEJAMENTO 9º ANO 10/04 A 27/04/2017


PLANEJAMENTO 8º ANO 10/04 A 27/04


PLANEJAMENTO 7º ANO 10/04 A 27/04/2017


PLANEJAMENTO 6º ANO 10/04 A 27/04/2017


ANEXO 6º ANO






Quinta Semana:


Escola  Eraldo Tinoco - Pirajá - 9º Ano - Professora Ziza











Escola  Eraldo Tinoco - Pirajá - 7º Ano - Professora Ziza









Escola Novo Prado - 6º Ano - Professora Elisangela 






Escola Reitor Edgard Santos - 7º Ano - Professora Sônia




Escola Otávio Mangabeira - 6º Ano - Professora Vileide







Escola Presidente Médici - Professora Vileide



Escola Sizaltina - 7º Ano Sessão de cinema - Professora Samara









Escola Reitor Edgard Santos - 8º Ano - Crônica - Professora Auristela





Escola Reitor Edgard Santos - 7º Ano - Mito - Professora Auristela








7º Ano - Painel - Mito - Professora Elenirdes






Escola Liberdade - 6º Ano - Professora Elenirdes

Turminha recontando o conto!






















Quarta Semana

Escola Presidente Médici - 9º Ano - Professora  Sara Lúcio






Escola Presidente Médici - 7º Ano - Professora  Sara Lúcio







Escola Liberdade - 7º Ano - Professora  Cristina


















Escola Otávio Mangabeira - 6º Ano - Professora Vileide
Produção Textual









Terceira Semana: 

O Mito

Escola Benedita Malaquias - 7º Ano - Professora Fabiana









Produção de Livro de Ilustrações

Escola Benedita Malaquias - 7º Ano - Professora Fabiana














Gênero Reportagem

Escola Benedita Malaquias - 9º Ano - Professora Fabiana






Aula de Leitura



Escola Reitor Edgard Santos - 6º Ano - Professora Erivânia











Segunda Semana: 

A leitura traz ao homem plenitude, 
o discurso segurança e a escrita precisão.
Francis Bacon



Dramatização do Conto Maravilhoso 

Escola Benedita Malaquias - 6º Ano - Professora Tâmara













Escola da Prata - 8º e 9º Ano - Professora Rosinelia








Escola Eraldo Tinoco - Pirajá -  Técnica de Redação 6º Ano - Professora Ziza






O ar puro como fonte de inspiração!

Escola Otávio Mangabeira -  Técnica de Redação 6º Ano - Professora Vileide







Trabalhando o Conto Maravilhoso
Sessão da manhã: "O jardim Secreto"

Escola Benedita Malaquias - 6º Ano - Professora Tâmara







Acolhimento da "Escola Municipal Benedita Malaquias"




















Segundo dia: Gincana com equipe e alunos do Benedita Malaquias



















Planejamento da Primeira Semana Letiva



"A leitura traz ao homem plenitude, 
o discurso segurança e a escrita exatidão."
Francis Bacon



PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA / 06-10 DE MARÇO
Habilidades
Conteúdo
Estratégias
Recursos
Avaliação

·         Socialização

·         Dinâmica para apresentação e socialização;
·      Regras da escola;
·      Metodologia de trabalho a ser aplicada.








1

·      A receber os alunos execute uma rápida apresentação entre eles. Pergunte, além do nome, de qual escola veio e como se sente com relação a volta às aulas.

·      Junto com os alunos, crie os “combinados” que devem ser fixados na parede e cobrados no decorrer de todo o ano letivo.

·      Explique aos alunos como você desenvolverá sua metodologia de trabalho. O que você avalia, quais instrumentos utiliza para a mesma, e o que cobrará no decorrer de todo o ano, no que se refere às tarefas executadas dentro e fora da escola.

·      Crie, os alunos, a “árvore dos objetivos”[1], esta, costuma direcionar a turma na busca por uma meta. Em alguns casos, ela motiva os garotos a se dedicarem para alcançar o que eles mesmos desejaram.

·   Papel madeira
·   Pincel permanente
·   Cola
Participação.
·  Diagnóstico:

·  Leitura;
·  Produção e
·  Interpretação textual.
·  Textos, a escolha do professor, para leitura e, posterior, produção dos alunos.




3[2]
·  O aluno deve executar a leitura do texto e, em um segundo momento, deve ser estimulado a realizar uma produção. Essa produção pode ser de autoria própria ou reprodução da história.
·  Com a aplicação de perguntas norteadoras o professor deve aplicar o roteiro, previamente enviado, para que se obtenha um parecer acerca das habilidades propostas.
·  Textos diversos;
·  Formulário de diagnóstico.
·  Domínio da norma escrita;
·  Desempenho de leitura;
·  Capacidade interpretativa.




[1] Essa dinâmica trabalha com as expectativas dos alunos. Quando aplicada, normalmente, tem resultados interessantes. (O professor pode substituir essa dinâmica por uma de sua preferência, desde que, como resultado, tenhamos o registro de um anseio dos alunos para a disciplina e para o ano). Teremos o esboço de uma árvore sem folhas, em papel madeira, e diversas pequenas folhas recortadas. Os alunos escreverão um objetivo que eles tenham relacionado a disciplina. Esse objetivo deve estar alinhando aos esforços do aluno e devem ser mais específico. (Sugiro que não deixemos algo muito vago, como, passar de ano, mas incentivemos que eles escolham, façam pensar como se fossem sonhos). Quando terminarem de escrever oriente-os a colar as folhas na árvore, previamente fixada. Informe aos alunos que em seus meses vocês irão sentar para conversar sobre seus objetivos e ver o quanto já avançaram para alcançá-los.
[2] No dia 08 de março temos um feriado. Levem essa informação em consideração na execução do plano.



Textos Sugeridos

LIBERDADE


Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se tem levantado estátuas e monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e felicidade.
Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam: “Liberdade, Igualdade, Fraternidade!”; nossos avós cantaram: “Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo Brasil!”; nossos pais pediam: “Liberdade! Liberdade!/ abre as asas sobre nós”, e nós recordamos todos os dias que “o sol da liberdade em raios fúlgidos/ brilhou no céu da Pátria...” – em certo instante.
Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.
Ser livre – como diria o famoso conselheiro... é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado – é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso.)
Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.
Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sonho das crianças deseja ir. (Às vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...
Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento!...
Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida.
E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mãos!...
São essas coisas tristes que contornam sobriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor as suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato.
Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios fúlgidos – linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos construtores de Babel...

MEIRELLES, Cecília. Escolha o seu sonho: crônicas. Rio de Janeiro: Record, 2002.


MINHAS FILHAS


Minhas filhas eu vejo que são três
E cada qual é da beleza irmã,
Se eu quero Lúcia, muito quero Inês
Vendo a meiguice da primeira filha,

Vendo a meiguice da primeira filha
Vejo a segunda que me prende e encantada,
A mesma estrela que reluz e brilha,
Se olho a terceira, vejo a mesma santa

Se a cada uma com fervor venero,
Fico confuso sem saber das três
Qual a mais linda e qual mais eu quero

Se é Miriam, se é Lúcia ou se é Inês.
E já velho, a pensar de quando em quando
Que brevemente voltarei ao pó,

Eu sou feliz e morrerei pensando
Que as três filhas que tenho é uma só.

PATATIVA DO ASSARÉ. Antologia Poética. 4.ed. rev. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2004. p.233. 7.



No Circo

Ana Luiza Coutro

Domingo no circo! Não há nada mais divertido.
Quando eu era criança, lembro que desde cedo eu já ficava esperando, o almoço parecia não chegar nunca! Depois vinha a sexta, e lá pela três da tarde meu pai se levantava e dizia:
- Bom, bom, será que alguém quer dar um passeio?
Era o sinal. Eu e minha irmã corríamos para tomar banho, minha mãe nos vestia com as melhores roupas e lá íamos nós, contentes da vida!
O meu número preferido era o dos trapezistas.
Eles voavam de um lado para o outro, parecendo pássaros, e o público todo ficava olhando aqui de baixo, de boca aberta.
Quando o espetáculo terminava, ainda tinha a pipoca a caminho de casa. Chegávamos cansados, mas felizes. E, de noite, eu sonhava em voar naquele céu de lona.


Registro das Atividades da Primeira Semana

Escola Benedita Malaquias - 7º Ano A - Professora Fabiana






Escola Presidente Médice 6º Ano B - Professora Vileide


Escola Reitor Edgar Santos 9º Ano C - Professora Auristela






Escola Reitor Edgar Santos 9º Ano D - Professora Auristela




Escola Novo Prado 6º Ano A, B, C - Professora Elizângela






Nenhum comentário:

Postar um comentário