AÇÕES DO COMPONENTE CURRICULAR
LÍNGUA PORTUGUESA
JORNADA PEDAGÓGICA 2024
A jornada pedagógica é um período crucial para educadores, marcado pela reflexão, planejamento e preparação para o novo ano letivo. Durante esse tempo, professores e equipe escolar se reúnem para compartilhar experiências, discutir metodologias de ensino, analisar resultados e traçar estratégias para promover um ambiente de aprendizagem mais eficaz e inclusivo. É um momento de troca de ideias e aprendizado mútuo, onde se busca o aprimoramento constante das práticas educacionais, visando o desenvolvimento integral dos alunos e a promoção do sucesso acadêmico e pessoal.
A Jornada Pedagógica de Itamaraju trouxe como tema principal "A Gestão da sala de aula: Construindo caminhos para a aprendizagem significativa" foi dividida em quatro momentos, formação com os articuladores "Gestão da sala de aula: estratégias de ensino para a promoção da autonomia, criatividade e protagonismo docente e estudantil perante os desafios educacionais”, palestra sobre inclusão, pauta da escola tratando sobre a acolhida dos estudantes, resultados das Avaliações Externas (Provas SABE e SAEB), Projeto Politico Pedagógico e Plano Anual, e, finalizou com a Palestra do Professor Celso Vasconcelos.
Acesse os links abaixo para visualizarem a pauta da formação e registros fotográficos da jornada.
Sequências Didáticas - 2024
DA ELABORAÇÃO A APLICABILIDADE 📝
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 19/02/2024 a 08/03/2024
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 11/03/2024 a 27/03/2024
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 08/04/2024 a 26/04/2024
JORNADA PEDAGÓGICA - 2023
Sequências Didáticas - 2023
DA ELABORAÇÃO A APLICABILIDADE 📝
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 01/03/2023 a 17/03/2023
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 27/03 a 14/04/23
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 17/04 a 05/05/23
ATIVIDADES
👇Acesse os links abaixo para visualizar os direcionamentos e anexos para a elaboração da 3ª SD de LÍNGUA PORTUGUESA 08/05 a 26/05/23
👇Acesse os links abaixo para visualizar AS AÇÕES E FORMAÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA - SABE E SAEB
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 05/06 a 23/06/23
4ª SD - LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ANO
👇Acesse os links abaixo para visualizar as orientações - recuperações paralelas - I TRIMESTRE - 2023
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 24/07 a 18/08/23
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 11/09 a 29/09/23
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 01/108ª SD - LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO a 30/10/23
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 30/10 a 30/11/23
👇Acesse os links abaixo para visualizar os planejamentos anuais - 2023
👇Acesse os links abaixo para visualizar as PAUTAS dos encontros de ARTICULAÇÃO - 2023
👇Acesse os links abaixo para visualizar os relatórios de acompanhamento da escola municipal PRESIDENTE MÉDICI - 2023
👇Acesse o link abaixo para visualizar o MEMORIAL da ARTICULAÇÃO de LÍNGUA PORTUGUESA - 2023
Sequências Didáticas - 2022
DA ELABORAÇÃO A APLICABILIDADE 📝
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 07 a 25/03.
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 28/03 a 08/04.
Atividades:
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 11 a 22/04.
Atividades:
PARADIDÁTICOS
ESTUDO E LEITURA
Atividades:
👉 6º ano aqui
👉 7º ano aqui
👉 6º ano
👉 7º ano
👉 8º ano
👉 9º ano
👉 7º ano aqui
PAUTAS - ENCONTROS PEDAGÓGICOS - ARTICULAÇÃO
Sequências Didáticas - 2021
DA ELABORAÇÃO A APLICABILIDADE 📝
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 29/03 a 16/04.
✅1ª SD - LP - 6º e 7º - 2021
Atividades:
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas e anexos de 26/04 a 07/05.
Atividades:
Atividades:
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 10 a 21/05.
Atividades:
Atividades:
Atividades
Atividades
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 24/05 a 05/06.
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 14 a 19/06 e 28/06 a 03/07
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 05 a 15/07.
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 19 a 31/07.
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 02 a 14/08.
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 30/08 a 10/09.
👇Acesse os links abaixo para visualizar as sequências didáticas de 13 a 24/09.
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 2020
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E TÉCNICA DE REDAÇÃO (TR) 2018
PLANEJAMENTO DE 10/09 À 20/09/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 10/09 À 20/09/2018
PLANEJAMENTO DE 27/08 À 06/09/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 27/08 À 06/09/2018
PLANEJAMENTO DE 13/08 À 24/08/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 13/08 À 24/08/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 30/07 À 09/08/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 16/07 À 26/06/2018
PLANEJAMENTO DE 14/05 À 06/07/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 14/05 À 07/06/2018
PLANEJAMENTO DE 30/04 À 11/05/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 30/04 À 11/05/2018
PLANEJAMENTO DE 16/04 À 27/04/2018
(REVISÃO DE CONTEÚDO E TRABALHO COM DESCRITORES)
PLANEJAMENTO DE 02/04 À 12/04/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 02/04 À 12/04/2018
PLANEJAMENTO DE 19/03 À 29/03/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 19/03 À 29/03/2018
PLANEJAMENTO DE 05/03 À 15/03/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 05 À 15/03/2018
PLANEJAMENTO DE 19/02 À 01/03/2018
PLANEJAMENTO (TR) DE 19/02 À 01/03/2018
REGISTRO FOTOGRÁFICO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS EM 2018
AULA INAUGURAL 15 E 16/02/2018 - ESCOLA NOVO PRADO
JORNADA PEDAGÓGICA 06/02/2018 - ENCONTRO
FOTOS
ENCONTRO PEDAGÓGICO ESCOLA BENEDITA MALAQUIAS
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E TÉCNICA DE REDAÇÃO (TR) 2017
PLANEJAMENTO DE 30/10 À 30/11/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 30/10 À 30/11/2017
PLANEJAMENTO DE 16/10 À 26/10/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 16/10 À 26/10/2017
FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!! 13/10/2017
PLANEJAMENTO DE 02/10 À 12/10/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 02/10 À 12/10/2017
PLANEJAMENTO DE 18/09 À 28/09/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 18/09 À 28/09/2017
PLANEJAMENTO UMA EDUCAÇÃO SEM DROGAS
PLANEJAMENTO DE 21/08 À 07/09/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 21/08 À 07/09/2017
PLANEJAMENTO DE 07/08 À 17/08/2017
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 04/08/2017
“LOVE ‘LEITURA, ORALIDADE, VOCABULÁRIO E ESCRITA” NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA COM AMOR – “AUTONOMIA E MONITORAMENTO DE ÓTIMOS
RESULTADOS”, ministrada pela professora Irís Maltez Moreira, Assessora Pedagógica do Somos Educação
FOTOS
PLANEJAMENTO DE 24/07 À 03/08/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 24/07 À 03/08/2017
PLANEJAMENTO DE 05/06 À 17/06/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 05/06 À 17/06/2017
PLANEJAMENTO DE 22/05 À 01/06/2017
PLANEJAMENTO DE 08/05 À 18/05/2017
PLANEJAMENTO DE 24/04 À 04/05/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 24/04 À 04/05/2017
PLANEJAMENTO DE 10/04 À 27/04/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 10/04 À 27/04/2017
PLANEJAMENTO DE 27/03 À 06/04/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 27/03 À 06/04/2017
PLANEJAMENTO DE 13/03 À 16/03/2017
PLANEJAMENTO (TR) DE 13/03 À 16/03/2017
PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO
PLANEJAMENTO ANUAL 7º ANO
PLANEJAMENTO ANUAL 8º ANO
PLANEJAMENTO ANUAL 9º ANO
DIAGNÓSTICO INICIAL E INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO
TRABALHOS SEMANAIS
Escola Presidente Médici - Professora Anete
Escola Presidente Médici - Professora Vileide
Escola Heraldo Tinoco - Professora Ziza
Escola Liberdade - 8º e 9º Ano - Professora Fabiana
PARA ACESSAR O CONTEÚDO CLICK NOS LINKS ABAIXO
↓
PLANEJAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO 24/04/ A 04/05/2017
PLANEJAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA 7º ANO 24/04/ A 04/05/2017
PLANEJAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO 24/04 A 04/05/2017
PLANEJAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO 24/04 A 04/05/2017
TÉCNICA DE REDAÇÃO 6º ANO
TÉCNICA DE REDAÇÃO 7º ANO
TRABALHOS SEMANAIS
Escola Benedita Malaquias - 6º Ano - Professora Fabiana
Escola Otávio Mangabeira - 6º Ano - Professora Vileide
Códigos
Escola José de Anchieta - Professora Ludmilla
Escola José de Anchieta - Ano - Professora Marineide
Escola Otávio Mangabeira - 6º Ano - Professora Vileide
Escola Presidente Médici - 6º Ano - Professora Anete
PLANEJAMENTO QUINZENAL 10/04 A 27/04/2017
CLICK NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR O CONTEÚDO
TÉCNICA DE REDAÇÃO 7º ANO
TÉCNICA DE REDAÇÃO 6º ANO
PLANEJAMENTO 9º ANO 10/04 A 27/04/2017
PLANEJAMENTO 8º ANO 10/04 A 27/04
PLANEJAMENTO 7º ANO 10/04 A 27/04/2017
PLANEJAMENTO 6º ANO 10/04 A 27/04/2017
ANEXO 6º ANO
Quinta Semana:
Escola Eraldo Tinoco - Pirajá - 9º Ano - Professora Ziza
Escola Eraldo Tinoco - Pirajá - 7º Ano - Professora Ziza
Escola Novo Prado - 6º Ano - Professora Elisangela
Escola Reitor Edgard Santos - 7º Ano - Professora Sônia
Escola Otávio Mangabeira - 6º Ano - Professora Vileide
Escola Presidente Médici - Professora Vileide
Escola Reitor Edgard Santos - 8º Ano - Crônica - Professora Auristela
7º Ano - Painel - Mito - Professora Elenirdes
Escola Liberdade - 6º Ano - Professora Elenirdes
Turminha recontando o conto!
Quarta Semana
Escola Presidente Médici - 9º Ano - Professora Sara Lúcio
Escola Presidente Médici - 7º Ano - Professora Sara Lúcio
Escola Liberdade - 7º Ano - Professora Cristina
Escola Otávio Mangabeira - 6º Ano - Professora Vileide
Produção Textual
Terceira Semana:
O Mito
Escola Benedita Malaquias - 7º Ano - Professora Fabiana
Produção de Livro de Ilustrações
Escola Benedita Malaquias - 7º Ano - Professora Fabiana
Escola Benedita Malaquias - 9º Ano - Professora Fabiana
Aula de Leitura
Escola Reitor Edgard Santos - 6º Ano - Professora Erivânia
Segunda Semana:
A leitura traz ao homem plenitude,
o discurso segurança e a escrita precisão.
Francis Bacon
Dramatização do Conto Maravilhoso
Escola Benedita Malaquias - 6º Ano - Professora Tâmara
Escola da Prata - 8º e 9º Ano - Professora Rosinelia
Escola Eraldo Tinoco - Pirajá - Técnica de Redação 6º Ano - Professora Ziza
Escola Eraldo Tinoco - Pirajá - Técnica de Redação 6º Ano - Professora Ziza
O ar puro como fonte de inspiração!
Escola Otávio Mangabeira - Técnica de Redação 6º Ano - Professora Vileide
Trabalhando o Conto Maravilhoso
Sessão da manhã: "O jardim Secreto"
Escola Benedita Malaquias - 6º Ano - Professora Tâmara
Acolhimento da "Escola Municipal Benedita Malaquias"
Segundo dia: Gincana com equipe e alunos do Benedita Malaquias
Planejamento da Primeira Semana Letiva
"A leitura traz ao homem plenitude,
o discurso segurança e a escrita exatidão."
Francis Bacon
PLANO
DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA / 06-10 DE MARÇO
|
|||||
Habilidades
|
Conteúdo
|
Nº
|
Estratégias
|
Recursos
|
Avaliação
|
·
Socialização
|
·
Dinâmica para apresentação e
socialização;
· Regras
da escola;
· Metodologia
de trabalho a ser aplicada.
|
1
|
· A
receber os alunos execute uma rápida apresentação entre eles. Pergunte, além
do nome, de qual escola veio e como se sente com relação a volta às aulas.
· Junto
com os alunos, crie os “combinados” que devem ser fixados na parede e
cobrados no decorrer de todo o ano letivo.
· Explique
aos alunos como você desenvolverá sua metodologia de trabalho. O que você
avalia, quais instrumentos utiliza para a mesma, e o que cobrará no decorrer
de todo o ano, no que se refere às tarefas executadas dentro e fora da
escola.
· Crie,
os alunos, a “árvore dos objetivos”[1],
esta, costuma direcionar a turma na busca por uma meta. Em alguns casos, ela
motiva os garotos a se dedicarem para alcançar o que eles mesmos desejaram.
|
· Papel
madeira
· Pincel
permanente
· Cola
|
Participação.
|
· Diagnóstico:
· Leitura;
· Produção
e
· Interpretação
textual.
|
· Textos,
a escolha do professor, para leitura e, posterior, produção dos alunos.
|
3[2]
|
· O
aluno deve executar a leitura do texto e, em um segundo momento, deve ser
estimulado a realizar uma produção. Essa produção pode ser de autoria própria
ou reprodução da história.
· Com
a aplicação de perguntas norteadoras o professor deve aplicar o roteiro,
previamente enviado, para que se obtenha um parecer acerca das habilidades
propostas.
|
· Textos
diversos;
· Formulário
de diagnóstico.
|
· Domínio
da norma escrita;
· Desempenho
de leitura;
· Capacidade
interpretativa.
|
[1]
Essa dinâmica trabalha com as expectativas dos alunos. Quando aplicada,
normalmente, tem resultados interessantes. (O professor pode substituir essa
dinâmica por uma de sua preferência, desde que, como resultado, tenhamos o
registro de um anseio dos alunos para a disciplina e para o ano). Teremos o
esboço de uma árvore sem folhas, em papel madeira, e diversas pequenas folhas
recortadas. Os alunos escreverão um objetivo que eles tenham relacionado a
disciplina. Esse objetivo deve estar alinhando aos esforços do aluno e devem
ser mais específico. (Sugiro que não deixemos algo muito vago, como, passar de
ano, mas incentivemos que eles escolham, façam pensar como se fossem sonhos).
Quando terminarem de escrever oriente-os a colar as folhas na árvore,
previamente fixada. Informe aos alunos que em seus meses vocês irão sentar para
conversar sobre seus objetivos e ver o quanto já avançaram para alcançá-los.
[2] No
dia 08 de março temos um feriado. Levem essa informação em consideração na execução
do plano.
Textos Sugeridos
LIBERDADE
Deve existir nos
homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois
sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se tem levantado estátuas e
monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e felicidade.
Diz-se que o
homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de
outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à
falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição
humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à
fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam: “Liberdade, Igualdade,
Fraternidade!”; nossos avós cantaram: “Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo
Brasil!”; nossos pais pediam: “Liberdade! Liberdade!/ abre as asas sobre nós”,
e nós recordamos todos os dias que “o sol da liberdade em raios fúlgidos/
brilhou no céu da Pátria...” – em certo instante.
Somos, pois,
criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la,
amá-la, combater e certamente morrer por ela.
Ser livre – como
diria o famoso conselheiro... é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça
e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para
encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a
condição de autômato e de teleguiado – é proclamar o triunfo luminoso do
espírito. (Suponho que seja isso.)
Ser livre é ir
mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida.
É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.
Por isso, os
meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o
sonho das crianças deseja ir. (Às vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu
percurso...
Os papagaios vão
pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) não
acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um
pouco de vento!...
Acontece, porém,
que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios
elétricos e perdeu a vida.
E os loucos que
sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à
liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mãos!...
São essas coisas
tristes que contornam sobriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para
alcançá-la estamos todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar
onde estão, preferem mesmo prender melhor as suas correntes e não pensar em
assunto tão ingrato.
Mas os
sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus
incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de
asas, de raios fúlgidos – linguagem de seus antepassados, estranha linguagem
humana, nestes andaimes dos construtores de Babel...
MEIRELLES, Cecília. Escolha o seu
sonho: crônicas. Rio de Janeiro: Record, 2002.
MINHAS FILHAS
Minhas filhas eu vejo que são três
E cada qual é da beleza irmã,
Se eu quero Lúcia, muito quero Inês
Vendo a meiguice da primeira filha,
Vendo a meiguice da primeira filha
Vejo a segunda que me prende e encantada,
A mesma estrela que reluz e brilha,
Se olho a terceira, vejo a mesma santa
Se a cada uma com fervor venero,
Fico confuso sem saber das três
Qual a mais linda e qual mais eu quero
Se é Miriam, se é Lúcia ou se é Inês.
E já velho, a pensar de quando em quando
Que brevemente voltarei ao pó,
Eu sou feliz e morrerei pensando
Que as três filhas que tenho é uma só.
PATATIVA DO ASSARÉ. Antologia Poética. 4.ed. rev. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2004. p.233. 7.
No Circo
Ana Luiza Coutro
Domingo no circo! Não
há nada mais divertido.
Quando eu era criança, lembro que desde cedo eu já ficava esperando, o almoço parecia não chegar nunca! Depois vinha a sexta, e lá pela três da tarde meu pai se levantava e dizia:
Quando eu era criança, lembro que desde cedo eu já ficava esperando, o almoço parecia não chegar nunca! Depois vinha a sexta, e lá pela três da tarde meu pai se levantava e dizia:
- Bom, bom, será que
alguém quer dar um passeio?
Era o sinal. Eu e minha
irmã corríamos para tomar banho, minha mãe nos vestia com as melhores roupas e
lá íamos nós, contentes da vida!
O meu número preferido
era o dos trapezistas.
Eles voavam de um lado
para o outro, parecendo pássaros, e o público todo ficava olhando aqui de
baixo, de boca aberta.
Quando o espetáculo
terminava, ainda tinha a pipoca a caminho de casa. Chegávamos cansados, mas
felizes. E, de noite, eu sonhava em voar naquele céu de lona.
Registro das Atividades da Primeira Semana
Escola Benedita Malaquias - 7º Ano A - Professora Fabiana
Escola Presidente Médice 6º Ano B - Professora Vileide
Escola Reitor Edgar Santos 9º Ano C - Professora Auristela
Escola Reitor Edgar Santos 9º Ano D - Professora Auristela
Escola Novo Prado 6º Ano A, B, C - Professora Elizângela
Nenhum comentário:
Postar um comentário