ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Ortografia: Acentuação.
História
em Quadrinho
Reflexão
Linguística:
Artigo:
Definido e Indefinido e Numeral: Ordinal e Cardinal.
|
Ano:
6º Período: 28/05 a 08/06 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características dos gêneros textuais;
Fazer
uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
e realizar a separação silábica de palavras oxítonas, paroxítonas e
proparoxítonas e acentuação;
Identificar
o artigo em um texto;
Refletir
sobre a importância em se preservar o meio ambiente.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Escolha algumas das produções e escreva no quadro, assim, poderemos dar
início a conceituação de artigo.
-
Com auxílio das orientações da página 170 apresente para os alunos o que é um
artigo e quais as diferenças de sua classificação.
-
A atividade da página 171 auxiliará a turma na compreensão inicial do
conteúdo. Peça para que a turma o execute e corrija de forma coletiva.
2º
MOMENTO: (4 Aulas)
-
De forma coletiva, leia o soneto VI de Mário Quintana e faça uma análise com
os alunos. Aproveite para reforçar a estrutura do poema, rimas, versos,
estrofes etc..
-
Compreendido o utilização do artigo, com a turma, execute e corrija a
atividade das páginas 172 e 173.
3º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Discuta com a turma o texto da história em quadrinhos da página 186 e realize
a atividade de interpretação da página 187.
-
Com auxílio da história em quadrinho da página 186, introduza o conceito de
numeral para o alunos.
-
Trabalhe com classificação dos números ordinais e cardinais.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual:
Poemas.
Reflexão Linguística:
Advérbio:
Classificação.
|
Ano:
7º Período: 28/05 a 07/06 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Fazer
uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Identificar
e utilizar o advérbio e suas diferentes classificações;
Refletir
sobre a importância em se preservar o meio ambiente.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Com a turma, leia a “História de janela nº 2”, de José Paulo Paes, página 61
do manual didático execute e corrija a atividade de interpretação.
-
Para fixação da ortografia, trabalhe as atividades das páginas 63 e 64 do
manual didático.
2º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Leia com os alunos o texto “Memórias de um aprendiz de escritor”, de Moacyr
Scliar, das páginas 74 e75.
-
Discuta a temática com os alunos e verifique sane qualquer dúvida que possa
existir.
3º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Realize com a turma as atividades de interpretação das páginas 76 e 77.
4º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Corrija a atividade proposta.
5º
MOMENTO: (2 aulas)
-
Trabalho com os descritores 2 e 3.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual:
Crônica.
Reflexão Linguística:
Perífrase,
antítese, paradoxo, Revisão de concordância verbal, Vozes verbais (ativa,
passiva e reflexiva). Descritores 2 e 3.
|
Ano:
8º Período: 28/05 a 08/06 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Trabalha
as competências e habilidades dos descritores 2 e 3;
Fazer
uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer o
valor expressivo das figuras de linguagem em textos literários e em textos
não literários;
Refletir sobre
os usos da concordância verbal na produção de textos orais e escritos;
Exercitar
aspectos semânticos e estilísticos que envolvem o predicativo do objeto,
predicado verbo-nominal, modo imperativo e as figuras de linguagem na
construção de textos.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (10 Aulas)
-
Colegas, em conversa, um número significativo de professores ainda não
conseguiu executar todo o conteúdo proposto na quinzena anterior. Por essa
razão, solicitaram que déssemos continuidade ao último planejamento.
-
Minha sugestão é, aqueles que já estão adiantados, podem enfatizar o processo
de construção da crônica e auxiliar os garotos na elaboração de material para
a semana do meio ambiente.
-
Vou encaminhar algumas atividades que envolvem os descritores 2 e 3 para
facilitar a aplicação de atividade e, caso vocês estejam muito adiantados,
podem introduzir Orações sem Sujeito.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Escrita:
Verbo Impessoal e Infinitivo.
Projeto
de Pesquisa.
Reflexão Linguística:
Concordância
nominal e concordância verbal.
|
Ano:
9º Período: 28/05 a 06/05 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Fazer
uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Utilizar
adequadamente as concordâncias verbal e nominal durante a produção de um
texto.
Reconhecer
a função dos verbos impessoal e infinitivo na construção e um projeto de
pesquisa.
Refletir
sobre a importância da preservação do meio ambiente.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Como já estamos dando os primeiros passos para a produção de um projeto de
pesquisa, é importante que os meninos consigam compreender, minimamente,
quais elementos são necessários para compor a escrita desse material. Qual
falarmos sobre os objetivos, seja geral ou específico, teremos a oportunidade
de reforçar para eles a importância dos verbos no infinitivo, afinal, esses
verbos são necessários para a escrita do desses objetivos. Faça, nesse
momento uma revisão tanto dos verbos no infinitivo quanto os impessoais.
Afinal, na composição do texto, introdução justificativa etc., esse
conhecimento será muito precioso. (Estou
enviando duas sugestões de atividades, já informo, uma atividade é tecnicista,
por se tratar de revisão, talvez não seja um problema, mas, sintam-se a
vontade para não utilizar caso tenham outras opções). Por se tratar de um
material curto, você pode copiar no quadro para os meninos responderem no
caderno.
2º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Durante esse momento de revisão apresente ao aluno a importância de haver uma
concordância entre os termos utilizados na produção textual. Mostre para eles
que a concordância é o que irá orientar a combinação das palavras dentro de
uma frase ou um texto. Reforce a necessidade dessa orientação para que o texto
possa ser bem compreendido.
-
O material das páginas 165 à 167 do manual didático pode ser utilizado como
suporte para que você faça essa introdução desse conteúdo.
-
As atividades de fixação das páginas 169 à 170 auxiliarão o aluno na
compreensão do conceito de concordância nominal.
3º
MOMENTO: (4 Aulas)
-
Aproveitando a compreensão dos alunos acerca da concordância nominal, podemos
falar sobre a concordância verbal (acredito que vocês conseguirão trabalhar
os dois ao mesmo tempo, mas, aqui, vamos dividir para que os passos fiquem
mais claros). Como os meninos já terão a noção do que é a concordância,
espera-se, que consigamos êxito caminhar bem nesse momento.
-
Através dos conteúdos das páginas 185 à 191, vá apresentando ao aluno as
aplicações da concordância verbal na construção de uma frase e/ou texto. As
atividades de fixação poderão ajudar de maneira significativa nessa
empreitada.
4º
MOMENTO: (1 Aula)
-
Para compreensão prática, apresente aos alunos o tópico do manual didático “A
concordância na construção do texto” que se inicia na página 170 do manual
didático. Discuta o uso da concordância e como podemos aplicar a mesma na
produção de nosso próprio material.
5º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
A essa altura, nossos alunos já compreendem que a proposta de um projeto é,
de forma simplificada, projetar, imaginar e criar estratégias a serem
utilizadas para alcançar um objetivo. Eles já devem compreender que esses
objetivo, depois de formulado em sua cabeça, deve ser colocado no papel seguindo
normas específicas.
-
Como nossos alunos estão tateando nesse universo de texto científico, é
interessante que consigamos que eles compreendam os elementos básicos, não
precisam aprender tudo de uma vez, mas precisam saber da existência desses
elementos.
Título
/ Objetivo / Justificativa / Metodologia / Conclusão / Fontes de consulta
(referências) / Cronograma. Você saberá a melhor forma de abordar esses
elementos e qual o melhor momento, com base nos conteúdos que veem
trabalhando.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário