PLANEJAMENTO DE 14/05 À 06/07/2018


ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                       Ortografia: Acentuação.
História em Quadrinho
Reflexão Linguística:
Artigo: Definido e Indefinido e Numeral: Ordinal e Cardinal.                                                                
Ano: 6º                                    Período: 28/05 a 08/06                    Nº de Aulas:  10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características dos gêneros textuais;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer e realizar a separação silábica de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e acentuação;
Identificar o artigo em um texto;
Refletir sobre a importância em se preservar o meio ambiente.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (3 Aulas)
- Escolha algumas das produções e escreva no quadro, assim, poderemos dar início a conceituação de artigo.
- Com auxílio das orientações da página 170 apresente para os alunos o que é um artigo e quais as diferenças de sua classificação.
- A atividade da página 171 auxiliará a turma na compreensão inicial do conteúdo. Peça para que a turma o execute e corrija de forma coletiva.

2º MOMENTO: (4 Aulas)
- De forma coletiva, leia o soneto VI de Mário Quintana e faça uma análise com os alunos. Aproveite para reforçar a estrutura do poema, rimas, versos, estrofes etc..
- Compreendido o utilização do artigo, com a turma, execute e corrija a atividade das páginas 172 e 173.

3º MOMENTO: (3 Aulas)
- Discuta com a turma o texto da história em quadrinhos da página 186 e realize a atividade de interpretação da página 187.
- Com auxílio da história em quadrinho da página 186, introduza o conceito de numeral para o alunos.
- Trabalhe com classificação dos números ordinais e cardinais.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             



PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                                       
Poemas.
Reflexão Linguística: Advérbio: Classificação.
Ano: 7º                                    Período: 28/05 a 07/06                    Nº de Aulas:  10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Identificar e utilizar o advérbio e suas diferentes classificações;
Refletir sobre a importância em se preservar o meio ambiente.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (2 Aulas)
- Com a turma, leia a “História de janela nº 2”, de José Paulo Paes, página 61 do manual didático execute e corrija a atividade de interpretação.
- Para fixação da ortografia, trabalhe as atividades das páginas 63 e 64 do manual didático.

2º MOMENTO: (2 Aulas)
- Leia com os alunos o texto “Memórias de um aprendiz de escritor”, de Moacyr Scliar, das páginas 74 e75.
- Discuta a temática com os alunos e verifique sane qualquer dúvida que possa existir.

3º MOMENTO: (2 Aulas)
- Realize com a turma as atividades de interpretação das páginas 76 e 77.

4º MOMENTO: (2 Aulas)
- Corrija a atividade proposta.

5º MOMENTO: (2 aulas)
- Trabalho com os descritores 2 e 3.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             





PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                                       
Crônica.
Reflexão Linguística: Perífrase, antítese, paradoxo, Revisão de concordância verbal, Vozes verbais (ativa, passiva e reflexiva). Descritores 2 e 3.
Ano: 8º                                    Período: 28/05 a 08/06                    Nº de Aulas:  10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Trabalha as competências e habilidades dos descritores 2 e 3;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer o valor expressivo das figuras de linguagem em textos literários e em textos não literários;
Refletir sobre os usos da concordância verbal na produção de textos orais e escritos;
Exercitar aspectos semânticos e estilísticos que envolvem o predicativo do objeto, predicado verbo-nominal, modo imperativo e as figuras de linguagem na construção de textos.

ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (10 Aulas)

- Colegas, em conversa, um número significativo de professores ainda não conseguiu executar todo o conteúdo proposto na quinzena anterior. Por essa razão, solicitaram que déssemos continuidade ao último planejamento.
- Minha sugestão é, aqueles que já estão adiantados, podem enfatizar o processo de construção da crônica e auxiliar os garotos na elaboração de material para a semana do meio ambiente.
- Vou encaminhar algumas atividades que envolvem os descritores 2 e 3 para facilitar a aplicação de atividade e, caso vocês estejam muito adiantados, podem introduzir Orações sem Sujeito.

RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.              




PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                                    Escrita: Verbo Impessoal e Infinitivo.            
Projeto de Pesquisa.
Reflexão Linguística: Concordância nominal e concordância verbal.
Ano: 9º                                    Período: 28/05 a 06/05                    Nº de Aulas: 10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Utilizar adequadamente as concordâncias verbal e nominal durante a produção de um texto.
Reconhecer a função dos verbos impessoal e infinitivo na construção e um projeto de pesquisa.
Refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (2 Aulas)
- Como já estamos dando os primeiros passos para a produção de um projeto de pesquisa, é importante que os meninos consigam compreender, minimamente, quais elementos são necessários para compor a escrita desse material. Qual falarmos sobre os objetivos, seja geral ou específico, teremos a oportunidade de reforçar para eles a importância dos verbos no infinitivo, afinal, esses verbos são necessários para a escrita do desses objetivos. Faça, nesse momento uma revisão tanto dos verbos no infinitivo quanto os impessoais. Afinal, na composição do texto, introdução justificativa etc., esse conhecimento será muito precioso. (Estou enviando duas sugestões de atividades, já informo, uma atividade é tecnicista, por se tratar de revisão, talvez não seja um problema, mas, sintam-se a vontade para não utilizar caso tenham outras opções). Por se tratar de um material curto, você pode copiar no quadro para os meninos responderem no caderno.

2º MOMENTO: (3 Aulas)
- Durante esse momento de revisão apresente ao aluno a importância de haver uma concordância entre os termos utilizados na produção textual. Mostre para eles que a concordância é o que irá orientar a combinação das palavras dentro de uma frase ou um texto. Reforce a necessidade dessa orientação para que o texto possa ser bem compreendido.
- O material das páginas 165 à 167 do manual didático pode ser utilizado como suporte para que você faça essa introdução desse conteúdo.
- As atividades de fixação das páginas 169 à 170 auxiliarão o aluno na compreensão do conceito de concordância nominal.
3º MOMENTO: (4 Aulas)
- Aproveitando a compreensão dos alunos acerca da concordância nominal, podemos falar sobre a concordância verbal (acredito que vocês conseguirão trabalhar os dois ao mesmo tempo, mas, aqui, vamos dividir para que os passos fiquem mais claros). Como os meninos já terão a noção do que é a concordância, espera-se, que consigamos êxito caminhar bem nesse momento.
- Através dos conteúdos das páginas 185 à 191, vá apresentando ao aluno as aplicações da concordância verbal na construção de uma frase e/ou texto. As atividades de fixação poderão ajudar de maneira significativa nessa empreitada.

4º MOMENTO: (1 Aula)
- Para compreensão prática, apresente aos alunos o tópico do manual didático “A concordância na construção do texto” que se inicia na página 170 do manual didático. Discuta o uso da concordância e como podemos aplicar a mesma na produção de nosso próprio material.

5º MOMENTO: (2 Aulas)
- A essa altura, nossos alunos já compreendem que a proposta de um projeto é, de forma simplificada, projetar, imaginar e criar estratégias a serem utilizadas para alcançar um objetivo. Eles já devem compreender que esses objetivo, depois de formulado em sua cabeça, deve ser colocado no papel seguindo normas específicas.
- Como nossos alunos estão tateando nesse universo de texto científico, é interessante que consigamos que eles compreendam os elementos básicos, não precisam aprender tudo de uma vez, mas precisam saber da existência desses elementos.
Título / Objetivo / Justificativa / Metodologia / Conclusão / Fontes de consulta (referências) / Cronograma. Você saberá a melhor forma de abordar esses elementos e qual o melhor momento, com base nos conteúdos que veem trabalhando.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             










Nenhum comentário:

Postar um comentário