Ensino de História 2024
Seja bem-vindo ao nosso blog! Aqui, vamos explorar temas fascinantes como história, cultura, diferentes períodos da evolução humana e muito mais. Prepare-se para embarcar em uma jornada de conhecimento e descobertas incríveis. Vamos juntos explorar o mundo à nossa volta!"
Fabiane Braga Santos Pereira
JORNADA PEDAGÓGICA - 2024
TEMA PARA FORMAÇÃO: “Gestão da sala de aula: estratégias de ensino para a
promoção da autonomia, criatividade e protagonismo docente e estudantil perante
os desafios educacionais”.
Aconteceu o primeiro encontro de articulação e formação dos profissionais da educação de Itamaraju na Escola Municipal Reitor Edgar Santos no dia 06/02/2024
👉Pauta da Jornada Pedagógica-2024
08/02 - A PALESTRA COM CELSO VASCONCELLOS
📌PRIMEIRO TRIMESTRE - 2024
Aula Inaugural Demonstrar empatia pelos outros 😊
Os alunos da professora Ana Lúcia, Escola Municipal Reitor Edgard Santos, na primeira atividade da sequência: Escrevendo suas memórias; Identificar as características que o torna protagonista da sua própria história.
💞Relatório de visita 22/02/2024
😊Escola Municipal Benedita Malaquias
O primeiro contato com a Escola Benedita Malaquias foi surpreendente, fui muito bem acolhida pela equipe gestora, a diretora Eliana Alves de Almeida e a coordenadora Jamille Miranda e a secretária Selma. Nesse primeiro encontro teve uma pauta apresentada para a coordenadora e a diretora voltada para Gestão Escolar. Depois nos juntamos aos professores onde as discussões e os direcionamento forão
VISITA ESCOLA MUNICIPAL BENEDITA MALAQUIAS
Na Escola Benedita todos são recebidos com sorrisos calorosos
e abraços acolhedores.
Valorizamos métodos pedagógicos inovadores, professores dedicados e um ambiente que estimula a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Nosso compromisso é proporcionar uma educação de qualidade, que prepare os alunos para os desafios do mundo moderno e os inspire a buscar constantemente o conhecimento e o crescimento pessoal.
coordenadora estava imprimindo as sequências e reclamou do
números de páginas das mesmas, ali mesmo pontuei a pauta e falamos sobre o
andamento do Grêmio que está em construção com a formação das chapas e
organização das campanhas.
As turmas continuam com as mesmas quantidades de estudantes. Está
sendo remanejados todos os estudantes que precisam de reforços para ficarem em
uma turma só.
A Escola segue com a
organização do material da caminhada contra a DENGUE.
Produção de Repelentes caseiro feito pelos estudantes da Escola Benedita
💝 3º ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 21/03/2024
Culturalização e Sensibilização: A presença de indígenas na escola oferece aos alunos a oportunidade de aprenderem sobre culturas diferentes, promovendo a diversidade cultural e a sensibilização para as questões indígenas.
Desconstrução de Estereótipos: Muitas vezes, há estereótipos e preconceitos sobre os povos indígenas. O contato direto com membros dessas comunidades pode ajudar a desconstruir esses estereótipos e promover uma compreensão mais realista e respeitosa.
Valorização da História e Tradições Indígenas: A presença de indígenas na escola pode ajudar a valorizar e preservar as tradições, línguas e histórias desses povos, contribuindo para uma educação mais inclusiva e completa.
Educação Ambiental: Muitos povos indígenas têm uma profunda conexão com o meio ambiente e práticas de sustentabilidade. Através da partilha desses conhecimentos, os alunos podem aprender sobre a importância da preservação ambiental e da coexistência harmoniosa com a natureza.
Empoderamento e Representatividade: Ver indígenas ocupando espaços na escola pode empoderar os próprios indígenas, além de inspirar outros alunos a se orgulharem de sua própria identidade cultural e étnica.
Diálogo Intercultural: A interação entre os indígenas e os alunos da escola pode promover um diálogo intercultural enriquecedor, no qual diferentes perspectivas e experiências são compartilhadas e valorizadas.
💝 4º ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 18/04/2024
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia deixado. Chamou cada um dos estudantes à frente da classe, um a um. Primeiro, contou a cada um como haviam deixado marca na vida dela e na da turma. Logo presenteou cada um, com uma faixa azul, impressa com letras douradas, na qual se lia: “Quem eu sou faz a diferença”.
Por fim, a mestra decidiu fazer um projeto de aula para ver o impacto que o reconhecimento teria na comunidade. Deu a cada aluno mais três faixas azuis e lhes pediu que levassem adiante esta cerimônia de reconhecimento. E que deveriam acompanhar os resultados, ver quem premiou quem, e informar à turma no final de uma semana. Um dos alunos foi ver um jovem executivo de uma indústria próxima e o premiou por tê-lo ajudado com o planejamento de sua carreira. Deu-lhe uma faixa azul, e colou-a em sua camisa. Em seguida deu-lhe as duas faixas extras e lhe disse: “Estamos fazendo em aula um projeto de… ‘reconhecimento’, e gostaríamos que você encontrasse alguém a quem premiar e lhe desse uma faixa azul.” Mais tarde, nesse mesmo dia, o jovem executivo foi ver seu chefe que tinha reputação de ser uma pessoa amargurada, e lhe disse que o admirava profundamente por ser um gênio criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. Então o jovem executivo lhe perguntou se ele aceitaria o presente da faixa azul e se lhe dava permissão de colocá-la em sua camisa. O chefe disse: “Bem… claro!” Então o jovem executivo pegou uma das faixas azuis e a colocou no casaco do chefe, bem sobre seu coração… e oferecendo-lhe a última faixa, perguntou: “Poderia pegar esta faixa extra e passá-la a alguém mais a quem queira premiar?” “O estudante que me deu estas faixas está fazendo um projeto de aula, e queremos continuar esta cerimônia de reconhecimento para ver como vai afetar as pessoas.” Nessa noite, o chefe chegou em casa, sentou- se com seu filho de 14 anos, e lhe disse: “Hoje me aconteceu algo incrível!” “…estava no meu escritório e um de meus empregados veio e me disse que me admirava; então me deu uma faixa azul por me considerar um gênio criativo.” “Imagina! Ele pensa que eu sou um gênio criativo!
Logo me pôs uma faixa azul que diz: Quem eu sou faz a diferença.
“Deu-me uma faixa extra e me pediu que encontrasse alguém mais a quem premiar. Quando eu estava dirigindo para casa esta noite, comecei a pensar a quem poderia premiar com esta faixa, e pensei em ti. Quero premiar a ti. “Meus dias são muito agitados e quando venho para casa, não te dou muita atenção; grito contigo por não tirar boas notas e pela desordem em teu quarto…”
“Por isso, esta noite, só quero sentar-me aqui e …bem… te dizer que és muito importante para mim.” “Tu e tua mãe são as pessoas mais importantes em minha vida. És um grande garoto e te amo muito! ” O garoto surpreendido começou a soluçar e a chorar, e não conseguia parar. Todo o seu corpo tremia. Olhou para seu pai e entre lágrimas lhe disse: “Papai, momentos atrás me sentei em meu quarto e escrevi uma carta para ti e para mamãe, explicando porque tinha tirado minha vida, e lhes pedia que me perdoassem.” “Ia me suicidar esta noite depois de vocês terem dormido. Eu pensava que vocês não se importavam comigo.”
“A carta está lá em cima, mas não creio que eu vá precisar dela, depois de tudo o que conversamos.” Seu pai subiu ao segundo piso e encontrou a carta, sincera e cheia de angústia e dor. No dia seguinte, o chefe regressou ao trabalho totalmente modificado. Já não estava amargurado, e se empenhou em fazer todos os seus empregados saberem que cada um deles faz a diferença. Por outro lado, o jovem executivo ajudou muitos outros jovens a planejarem suas carreiras, inclusive o filho do chefe, e nunca se esqueceu de recordar-lhes que eles deixavam marcas em sua vida.
Ainda mais, o jovem e seus companheiros de classe aprenderam uma lição muito valiosa: “Quem eu sou, faz a diferença”.
Autoria desconhecida
💝APRESENTAÇÃO E FECHAMENTO DO PLANO ANUAL DE HISTÓRIA
💞Relatório de visita 25/04/2024
Acompanhamento escolar
Escola
Municipal Benedita Malaquias do Nascimento
Articuladora:
Fabiane Braga Santos Pereira
A ESCOLA BENEDITA MALAQUIAS TEM COMO EQUIPE GESTORA, ELIANA
ALVES PEREIRA (DIRETORA), JAMILLE MIRANDA (COORDENADORA), SECRETÁRIA EDSELMA
LIMA E UMA EQUIPE DE 11(ONZE) DOCENTES.
Relatório
de Visita à Escola
Data da Visita: 25/05/2024
Hora de Início: 8:00
Hora de Término: 11:25
Local: Bairro
Tarcisão
Participantes:
Articuladora, Fabiane Braga Santos Pereira, Coordenadora Jamille Miranda e as professoras, Naiane Romão e Maria Luisa
O presente relatório tem por objetivo documentar a visita realizada à
Escola Municipal Benedita Malaquias, visando avaliar suas instalações,
metodologia de ensino, ambiente escolar, e os recursos disponíveis para alunos
e professores. Esta visita faz parte das atividades do Articulador e busca
entender melhor as práticas educativas adotadas pela escola.
Sou cordialmente recebida pela equipe administrativa, incluindo a diretora Eliana e a coordenadora pedagógica Jamille.
A estrela verde –
Autor Desconhecido
Fonte:
Google
Era um vez,
milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores:
brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas e azuis. Um dia, elas
procuraram o Senhor Deus Todo-Poderoso e disseram-lhe: “Senhor Deus,
gostaríamos de viver na Terra, entre os homens.” “Assim será feito” – respondeu
Deus – Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer
até a Terra.” Conta-se que naquela noite houve a mais linda das chuvas de
estrelas. Algumas aninharam-se nas torres das igrejas, outras foram brincar e
correr com os vaga-lumes dos campos, outras misturaram-se aos brinquedos das
crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.
Passado algum tempo porém, as estrelas resolveram abandonar os homens e
voltar para ao céu, deixando a Terra outra vez escura e triste. “Por que
voltaram?” perguntou Deus à medida em que chegavam novamente ao céu. “Senhor,
não nos foi possível permanecer na Terra; lá existe muita desgraça, muita fome,
muita violência, muita injustiça, muita maldade, muita doença.” E o Senhor lhes
disse “Claro, o lugar real de vocês é aqui no céu, estamos no lugar da
perfeição, no lugar onde tudo é imutável, onde nada perece.” Depois de chegadas
todas as estrelas e conferindo-lhes o número, Deus tornou a falar: “Mas está
faltando uma estrela… Perdeu-se pelo caminho?” Um anjo, que estava perto,
replicou: “Não, Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela
descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe imperfeição, onde há
limites, onde as coisas não vão bem.” “Mas que estrela é essa?” – voltou Deus a
perguntar. “Por coincidência, Senhor, é a única estrela dessa cor.” “E qual a
cor dessa estrela?”- insistiu Deus. E o anjo disse: “A estrela é verde, Senhor,
a estrela verde do sentimento da esperança.” Quando então olharam a Terra, a
estrela já não estava só. A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma
estrela verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que o homem
tem e Deus não tem é a esperança. Deus já conhece o futuro, enquanto que a
esperança é própria da Natureza Humana. Daquele que cai, daquele que erra,
daquele que não é perfeito, daquele que não sabe ainda como será o seu futuro.
👉4ª SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
5ª SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - 27/05 À 10/06
💞Relatório de visita 06/06/2024
Acompanhamento escolar
Escola Municipal Benedita Malaquias do Nascimento
Articuladora: Fabiane Braga Santos Pereira
A ESCOLA BENEDITA MALAQUIAS TEM COMO EQUIPE GESTORA, ELIANA ALVES PEREIRA (DIRETORA), JAMILLE MIRANDA (COORDENADORA), SECRETÁRIA EDSELMA LIMA E UMA EQUIPE DE 11(ONZE) DOCENTES.
Relatório de Visita à Escola
Data da Visita: 06/06/2024
Hora de Início: 8:00
Hora de Término: 11:25
Local: Bairro Tarcisão
Participantes:
Articuladora, Fabiane Braga Santos Pereira, Coordenadora Jamille Miranda e as professoras, Naiane Romão e Maria Luisa
O presente relatório tem por objetivo documentar a visita realizada à Escola Municipal Benedita Malaquias, visando avaliar suas instalações, metodologia de ensino, ambiente escolar, e os recursos disponíveis para alunos e professores. Esta visita faz parte das atividades do Articulador e busca entender melhor as práticas educativas adotadas pela escola.
Sou cordialmente recebida pela equipe administrativa, incluindo a diretora Eliana e a coordenadora pedagógica Jamille.
👉Formulário de Acompanhamento Escolar
💖ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 13/06/2024
Formação: ''Intervenção Pedagógica em sala de aula : Estratégias Metodológicas para desenvolver Habilidades.''
👉INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS - FORMAÇÃO
11/07/2024
Queridos Professores,
É com imensa alegria que nos reunimos hoje para celebrar e agradecer a cada um de vocês. Este semestre foi repleto de desafios e conquistas, e nada disso seria possível sem o empenho, a dedicação e o amor de cada um de vocês.
A educação é uma jornada de construção constante, e vocês são os pilares que sustentam essa trajetória. A paixão com que transmitem conhecimento, a paciência para lidar com cada aluno, e a criatividade para tornar o aprendizado uma experiência única são verdadeiramente inspiradoras.
Hoje, celebramos não apenas o final de mais um ciclo, mas também o início de novas possibilidades, novos sonhos e novas realizações. Que esta confraternização seja um momento de relaxamento, alegria e, acima de tudo, reconhecimento pelo trabalho árduo que desempenham diariamente.
Além disso, queremos aproveitar este momento para parabenizar os aniversariantes do semestre. Que cada um de vocês tenha um ano repleto de saúde, felicidade e sucesso. Que continuem iluminando nossas vidas com suas presenças e contribuindo para a construção de um ambiente educacional cada vez melhor.
Desejamos a todos um excelente momento de confraternização. Que possamos continuar unidos, fortalecendo nossa missão de transformar vidas através da educação.
Com gratidão e carinho,
Fabiane Braga Santos Pereira
Articuladora de História
Aniversariantes do I semestre
Esmeralda
Neide
Naiane
Suze
Linda
Carine
Iola
Rafael
Ronaldo
Andressa
11/07/2024
Queridos Professores,
É com imensa alegria que nos reunimos hoje para celebrar e agradecer a cada um de vocês. Este semestre foi repleto de desafios e conquistas, e nada disso seria possível sem o empenho, a dedicação e o amor de cada um de vocês.
A educação é uma jornada de construção constante, e vocês são os pilares que sustentam essa trajetória. A paixão com que transmitem conhecimento, a paciência para lidar com cada aluno, e a criatividade para tornar o aprendizado uma experiência única são verdadeiramente inspiradoras.
Hoje, celebramos não apenas o final de mais um ciclo, mas também o início de novas possibilidades, novos sonhos e novas realizações. Que esta confraternização seja um momento de relaxamento, alegria e, acima de tudo, reconhecimento pelo trabalho árduo que desempenham diariamente.
Além disso, queremos aproveitar este momento para parabenizar os aniversariantes do semestre. Que cada um de vocês tenha um ano repleto de saúde, felicidade e sucesso. Que continuem iluminando nossas vidas com suas presenças e contribuindo para a construção de um ambiente educacional cada vez melhor.
Desejamos a todos um excelente momento de confraternização. Que possamos continuar unidos, fortalecendo nossa missão de transformar vidas através da educação.
Com gratidão e carinho,
Fabiane Braga Santos Pereira
Articuladora de História
Aniversariantes do I semestre
Andressa
💝 ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 18/07/2024
*O que é a escuta das Adolescências: É uma mobilização Nacional que envolve redes e escolas de todo país promovendo escutas qualificadas com estudantes dos anos finais do ensino fundamental.👉ROTEIRO PARA O DOCUMENTÁRIO NUNCA ME SONHARAM
A escuta das adolescências é crucial por várias razões, abrangendo aspectos emocionais, sociais e de desenvolvimento. Aqui estão alguns pontos importantes sobre a importância de ouvir os adolescentes:
💝 ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 18/07/2024
*O que é a escuta das Adolescências: É uma mobilização Nacional que envolve redes e escolas de todo país promovendo escutas qualificadas com estudantes dos anos finais do ensino fundamental.
👉ROTEIRO PARA O DOCUMENTÁRIO NUNCA ME SONHARAM
A escuta das adolescências é crucial por várias razões, abrangendo aspectos emocionais, sociais e de desenvolvimento. Aqui estão alguns pontos importantes sobre a importância de ouvir os adolescentes:
1. Desenvolvimento Emocional e Psicológico
- Validação e Apoio: Ouvir os adolescentes valida suas emoções e experiências, proporcionando-lhes um senso de valor e aceitação.
- Saúde Mental: A escuta ativa pode ajudar a identificar sinais precoces de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, permitindo intervenções oportunas.
- Validação e Apoio: Ouvir os adolescentes valida suas emoções e experiências, proporcionando-lhes um senso de valor e aceitação.
- Saúde Mental: A escuta ativa pode ajudar a identificar sinais precoces de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, permitindo intervenções oportunas.
2. Fortalecimento de Relacionamentos
- Confiança e Conexão: Quando os adolescentes sentem que são ouvidos, a confiança entre eles e os adultos (pais, professores, mentores) é fortalecida, promovendo relações mais saudáveis e abertas.
- Comunicação Aberta: A prática de ouvir ativamente incentiva uma comunicação bidirecional, onde os adolescentes se sentem confortáveis para compartilhar seus pensamentos e preocupações.
- Confiança e Conexão: Quando os adolescentes sentem que são ouvidos, a confiança entre eles e os adultos (pais, professores, mentores) é fortalecida, promovendo relações mais saudáveis e abertas.
- Comunicação Aberta: A prática de ouvir ativamente incentiva uma comunicação bidirecional, onde os adolescentes se sentem confortáveis para compartilhar seus pensamentos e preocupações.
3. Desenvolvimento de Habilidades Sociais
- Empatia e Respeito: Ao serem ouvidos, os adolescentes aprendem a importância da empatia e do respeito pelos outros, desenvolvendo habilidades de comunicação efetiva.
- Resolução de Conflitos: A escuta ativa ensina os adolescentes a resolver conflitos de maneira saudável, compreendendo diferentes perspectivas e encontrando soluções colaborativas.
- Empatia e Respeito: Ao serem ouvidos, os adolescentes aprendem a importância da empatia e do respeito pelos outros, desenvolvendo habilidades de comunicação efetiva.
- Resolução de Conflitos: A escuta ativa ensina os adolescentes a resolver conflitos de maneira saudável, compreendendo diferentes perspectivas e encontrando soluções colaborativas.
4. Tomada de Decisão e Autonomia
- Confiança na Tomada de Decisões: Ouvir os adolescentes permite que eles se envolvam no processo de tomada de decisões, aumentando sua confiança e capacidade de tomar decisões informadas e responsáveis.
- Desenvolvimento de Autonomia: Ao sentir que suas opiniões são valorizadas, os adolescentes desenvolvem um senso de autonomia e independência, essencial para a transição para a vida adulta.
- Confiança na Tomada de Decisões: Ouvir os adolescentes permite que eles se envolvam no processo de tomada de decisões, aumentando sua confiança e capacidade de tomar decisões informadas e responsáveis.
- Desenvolvimento de Autonomia: Ao sentir que suas opiniões são valorizadas, os adolescentes desenvolvem um senso de autonomia e independência, essencial para a transição para a vida adulta.
5. Identidade e Autoestima
- Construção da Identidade: A adolescência é um período crucial para a construção da identidade. Ser ouvido ajuda os adolescentes a explorar e afirmar sua identidade de maneira positiva.
- Aumento da Autoestima: Quando suas vozes são reconhecidas, os adolescentes experimentam um aumento na autoestima e no senso de competência.
- Construção da Identidade: A adolescência é um período crucial para a construção da identidade. Ser ouvido ajuda os adolescentes a explorar e afirmar sua identidade de maneira positiva.
- Aumento da Autoestima: Quando suas vozes são reconhecidas, os adolescentes experimentam um aumento na autoestima e no senso de competência.
6. Inclusão e Representatividade
- Diversidade de Experiências: Ouvir adolescentes de diferentes origens e contextos culturais promove a inclusão e a representatividade, enriquecendo a compreensão mútua e a coesão social.
- Prevenção de Comportamentos de Risco: A escuta ativa pode ajudar a identificar e prevenir comportamentos de risco, oferecendo suporte e orientação adequados.
- Diversidade de Experiências: Ouvir adolescentes de diferentes origens e contextos culturais promove a inclusão e a representatividade, enriquecendo a compreensão mútua e a coesão social.
- Prevenção de Comportamentos de Risco: A escuta ativa pode ajudar a identificar e prevenir comportamentos de risco, oferecendo suporte e orientação adequados.
Conclusão
A escuta das adolescências é fundamental para o desenvolvimento saudável dos jovens, influenciando positivamente seu bem-estar emocional, habilidades sociais e autoconfiança. Criar espaços seguros e acolhedores para que os adolescentes expressem suas vozes é essencial para seu crescimento e para a construção de uma sociedade mais empática e inclusiva.
💝 ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 01/08/202
👉O SER ADOLESCÊNTE
O Ser Adolescente
Ser adolescente é viver em uma corda bamba entre a infância e a vida adulta. É um período de descobertas intensas, onde cada experiência tem o sabor do inédito, e cada dia traz consigo novas emoções e desafios. A adolescência é como navegar em um mar revolto, onde a cada onda se revela uma nova faceta do mundo e de si mesmo.
Imagine-se aos 13 anos, quando o mundo começa a se abrir de maneiras que antes eram inimagináveis. O corpo se transforma, e com ele vêm as inquietações sobre quem somos e quem queremos ser. Olhamos no espelho e vemos mudanças que nos fascinam e assustam ao mesmo tempo. É como se estivéssemos em um processo constante de metamorfose, em busca de nossa forma definitiva.
A mente do adolescente é um fervilhante caldeirão de pensamentos e sentimentos. As certezas da infância dão lugar a perguntas que parecem não ter fim. Quem sou eu? Qual é meu lugar no mundo? O que eu realmente quero? Essas são apenas algumas das questões que os jovens carregam consigo, muitas vezes sem encontrar respostas claras.
Os amigos se tornam figuras centrais nessa jornada. As amizades são intensas, repletas de confidências e descobertas compartilhadas. O grupo de amigos é um refúgio e uma bússola, orientando o adolescente em um mundo que pode parecer vasto e desconhecido. Ao mesmo tempo, a influência dos pares pode ser um desafio, à medida que os jovens buscam se afirmar e encontrar seu próprio caminho, muitas vezes confrontando valores e expectativas familiares.
Os primeiros amores surgem, trazendo consigo a doçura e a dor do amor juvenil. O coração bate mais rápido, as emoções são avassaladoras e os relacionamentos se tornam um campo de aprendizado sobre intimidade, respeito e parceria. É um tempo de explorar a si mesmo através do outro, de entender as complexidades do afeto e da conexão humana.
A escola e os estudos ocupam um lugar significativo na vida do adolescente. É um espaço de crescimento intelectual, mas também de pressões e expectativas. Os jovens são desafiados a encontrar um equilíbrio entre o desejo de liberdade e a necessidade de responsabilidade. Eles começam a vislumbrar seu futuro, a sonhar com suas possibilidades, ao mesmo tempo em que lidam com as exigências do presente.
Os adolescentes são como poetas em busca de palavras que expressem a imensidão de seu mundo interior. Eles escrevem diários, compõem músicas, desenham e criam, tentando capturar a essência de suas experiências. A arte se torna uma forma de se expressar, de dar voz às emoções que muitas vezes são difíceis de verbalizar.
Como adultos, é nosso papel ser faróis nessa jornada. Oferecer orientação sem sufocar, apoio sem impor, e amor incondicional. Precisamos entender que a adolescência é uma fase de construção e desconstrução, onde o jovem está forjando sua identidade. É um período em que paciência, empatia e escuta ativa são essenciais.
Ser adolescente é, em última análise, um processo de florescimento. É um momento de transição, de deixar para trás o casulo da infância e abrir as asas para a vida adulta. E, como qualquer florescimento, requer tempo, cuidado e um ambiente que nutra e apoie.
Ao refletirmos sobre a adolescência, lembremos das nossas próprias jornadas e das pessoas que nos guiaram. Que possamos ser esses guias para os jovens de hoje, ajudando-os a navegar pelos mares revoltos da adolescência e a encontrar seu próprio caminho com confiança e coragem.
Discussão
Quais lembranças e sentimentos essa leitura desperta sobre sua própria adolescência?
Como podemos, como educadores e pais, apoiar os adolescentes em suas jornadas únicas?
Quais são as maiores alegrias e desafios que você observa nos adolescentes de hoje?
De que maneira podemos criar ambientes que favoreçam o florescimento saudável dos jovens?
Conclusão
Refletir sobre a adolescência nos permite apreciar a beleza e a complexidade dessa fase. Com compreensão e empatia, podemos ajudar os jovens a atravessar esse período de forma saudável e enriquecedora, promovendo um desenvolvimento pleno e significativo.
💝 ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 15/08/202
👉Pauta da articulação 15/08/24
A escuta das adolescências é fundamental para o desenvolvimento saudável dos jovens, influenciando positivamente seu bem-estar emocional, habilidades sociais e autoconfiança. Criar espaços seguros e acolhedores para que os adolescentes expressem suas vozes é essencial para seu crescimento e para a construção de uma sociedade mais empática e inclusiva.
💝 ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 01/08/202
👉O SER ADOLESCÊNTE
O Ser Adolescente
Ser adolescente é viver em uma corda bamba entre a infância e a vida adulta. É um período de descobertas intensas, onde cada experiência tem o sabor do inédito, e cada dia traz consigo novas emoções e desafios. A adolescência é como navegar em um mar revolto, onde a cada onda se revela uma nova faceta do mundo e de si mesmo.
Imagine-se aos 13 anos, quando o mundo começa a se abrir de maneiras que antes eram inimagináveis. O corpo se transforma, e com ele vêm as inquietações sobre quem somos e quem queremos ser. Olhamos no espelho e vemos mudanças que nos fascinam e assustam ao mesmo tempo. É como se estivéssemos em um processo constante de metamorfose, em busca de nossa forma definitiva.
A mente do adolescente é um fervilhante caldeirão de pensamentos e sentimentos. As certezas da infância dão lugar a perguntas que parecem não ter fim. Quem sou eu? Qual é meu lugar no mundo? O que eu realmente quero? Essas são apenas algumas das questões que os jovens carregam consigo, muitas vezes sem encontrar respostas claras.
Os amigos se tornam figuras centrais nessa jornada. As amizades são intensas, repletas de confidências e descobertas compartilhadas. O grupo de amigos é um refúgio e uma bússola, orientando o adolescente em um mundo que pode parecer vasto e desconhecido. Ao mesmo tempo, a influência dos pares pode ser um desafio, à medida que os jovens buscam se afirmar e encontrar seu próprio caminho, muitas vezes confrontando valores e expectativas familiares.
Os primeiros amores surgem, trazendo consigo a doçura e a dor do amor juvenil. O coração bate mais rápido, as emoções são avassaladoras e os relacionamentos se tornam um campo de aprendizado sobre intimidade, respeito e parceria. É um tempo de explorar a si mesmo através do outro, de entender as complexidades do afeto e da conexão humana.
A escola e os estudos ocupam um lugar significativo na vida do adolescente. É um espaço de crescimento intelectual, mas também de pressões e expectativas. Os jovens são desafiados a encontrar um equilíbrio entre o desejo de liberdade e a necessidade de responsabilidade. Eles começam a vislumbrar seu futuro, a sonhar com suas possibilidades, ao mesmo tempo em que lidam com as exigências do presente.
Os adolescentes são como poetas em busca de palavras que expressem a imensidão de seu mundo interior. Eles escrevem diários, compõem músicas, desenham e criam, tentando capturar a essência de suas experiências. A arte se torna uma forma de se expressar, de dar voz às emoções que muitas vezes são difíceis de verbalizar.
Como adultos, é nosso papel ser faróis nessa jornada. Oferecer orientação sem sufocar, apoio sem impor, e amor incondicional. Precisamos entender que a adolescência é uma fase de construção e desconstrução, onde o jovem está forjando sua identidade. É um período em que paciência, empatia e escuta ativa são essenciais.
Ser adolescente é, em última análise, um processo de florescimento. É um momento de transição, de deixar para trás o casulo da infância e abrir as asas para a vida adulta. E, como qualquer florescimento, requer tempo, cuidado e um ambiente que nutra e apoie.
Ao refletirmos sobre a adolescência, lembremos das nossas próprias jornadas e das pessoas que nos guiaram. Que possamos ser esses guias para os jovens de hoje, ajudando-os a navegar pelos mares revoltos da adolescência e a encontrar seu próprio caminho com confiança e coragem.
Discussão
Quais lembranças e sentimentos essa leitura desperta sobre sua própria adolescência?
Como podemos, como educadores e pais, apoiar os adolescentes em suas jornadas únicas?
Quais são as maiores alegrias e desafios que você observa nos adolescentes de hoje?
De que maneira podemos criar ambientes que favoreçam o florescimento saudável dos jovens?
Conclusão
Refletir sobre a adolescência nos permite apreciar a beleza e a complexidade dessa fase. Com compreensão e empatia, podemos ajudar os jovens a atravessar esse período de forma saudável e enriquecedora, promovendo um desenvolvimento pleno e significativo.
💝 ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 15/08/202
👉Pauta da articulação 15/08/24
💝 ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 05/09/2024
Apresentação do Tema: Comunicação Assertiva com Adolescentes em Sala de Aula e Prevenção de Conflitos
A comunicação assertiva com adolescentes em sala de aula é essencial para criar um ambiente de respeito, colaboração e aprendizado. Ser assertivo significa expressar-se de forma clara, direta e respeitosa, sem ser agressivo ou passivo. Quando os professores adotam essa abordagem, eles estabelecem limites e expectativas de forma clara, o que ajuda a evitar mal-entendidos e conflitos. Além disso, a assertividade encoraja os adolescentes a se expressarem de maneira saudável, o que pode prevenir o surgimento de conflitos e promover um ambiente mais harmônico e participativo.
Objetivos
da Formação:
-
Compreender o conceito de comunicação assertiva.
- Refletir
sobre os desafios da comunicação com adolescentes em sala de aula.
- Aprender
técnicas para evitar conflitos e promover um ambiente escolar saudável.
- Praticar
soluções assertivas por meio de dinâmicas em grupo.
Estudo de
Caso 1: Conflito por Desrespeito
Uma professora está explicando
uma atividade importante e um estudante começa a conversar alto com um colega,
interrompendo a aula. A professora pede, de forma calma, para ele parar. O
estudante ignora o pedido e continua. Após a segunda intervenção, o estudante
responde de forma ríspida, dizendo: "Você só fala demais!". O
ambiente na sala fica tenso, e outros estudantes começam a rir.
Perguntas
para Análise:
1. Como a professora pode responder de forma assertiva
para evitar que o conflito se agrave?
2. Qual seria uma estratégia para recuperar o controle
da turma sem perder o respeito dos estudantes?
3. Como a professora pode utilizar essa situação para
promover uma reflexão sobre respeito em sala de aula?
Estudo
de Caso 2: Conflito de Expectativas
Durante um trabalho em grupo, dois estudantes entram
em desacordo sobre como dividir as tarefas. Um deles se recusa a colaborar com
a ideia do outro e acusa o colega de sempre querer "mandar". A
discussão se intensifica até que um dos estudantes ameaça parar de participar
do trabalho, dizendo que prefere fazer tudo sozinho.
Perguntas
para Análise:
1. Como o professor pode intervir de maneira assertiva
para ajudar os estudantes a resolver o conflito de maneira saudável?
2. Que técnicas de mediação podem ser utilizadas para
que ambos os estudantes expressem seus sentimentos sem transformar a situação
em um conflito maior?
3. Como o professor pode facilitar a colaboração e
cooperação entre os estudantes para que o trabalho seja concluído em conjunto?
Estudo
de Caso 3: Conflito Gerado por Avaliação
Após a devolução das provas, um estudante questiona a
nota que recebeu, argumentando que merecia uma nota maior. O tom de voz dele
começa a subir e ele acusa o professor de ser injusto, gerando um clima de
desconforto na sala. Outros estudantes começam a observar a situação, alguns
até incentivando o colega a continuar reclamando.
Perguntas
para Análise:
1. Qual seria a melhor maneira de lidar com essa
situação, mantendo a calma e sendo assertivo ao mesmo tempo?
2. Como o professor pode abordar a questão da
avaliação de forma construtiva e evitar que outros estudantes se envolvam no
conflito?
3. Que estratégias o professor pode adotar para
resolver a situação sem desautorizar a própria avaliação?
Estudo
de Caso 4: Conflito de Desinteresse
Um grupo de estudantes demonstra falta de interesse
pela aula, fazendo brincadeiras, distraindo os colegas e não participando das
atividades propostas. Ao ser chamado a atenção, um estudante responde de forma
irônica: "A aula é tão chata que nem dá vontade de fazer nada!". A
situação começa a afetar o ritmo da aula, e o comportamento desmotivador se
espalha entre outros estudantes.
Perguntas
para Análise:
1. Como o professor pode utilizar a comunicação
assertiva para abordar o desinteresse dos estudantes sem criar um ambiente de
conflito?
2. Que técnicas o professor pode aplicar para envolver
os estudantes e redirecionar o foco deles para as atividades da aula?
3. Como transformar a situação em uma oportunidade de diálogo sobre as expectativas dos estudantes e o papel deles no processo de aprendizagem?
Para concluir sobre comunicação assertiva, é importante destacar que ela se baseia no equilíbrio entre expressar pensamentos e sentimentos de forma clara e honesta, ao mesmo tempo que respeita as opiniões e os direitos dos outros. Ao praticar a assertividade, podemos:
Evitar mal-entendidos – A comunicação clara e objetiva reduz a chance de confusões.
Fortalecer relações – Uma abordagem honesta e respeitosa constrói confiança mútua.
Promover o respeito – Assertividade encoraja um ambiente onde todos se sentem ouvidos e respeitados.
Aumentar a autoestima – Ao expressarmos nossas necessidades de forma adequada, fortalecemos nossa autoconfiança.
Resolver conflitos de forma eficaz – Ser assertivo permite enfrentar problemas de maneira produtiva, sem agressividade ou passividade.
Em suma, a comunicação assertiva é uma habilidade essencial para construir interações mais saudáveis e produtivas em diferentes contextos da vida, seja no ambiente de trabalho, em relacionamentos pessoais ou em atividades sociais.
💝ACOMPANHAMENTO ESCOLAR - 11/09/2024
Aconteceu na noite de quarta-feira dia 11/09/2024 a reunião de pré-conselho pedagógico da Escola Municipal Benedita Malaquias com toda equipe pedagógica anos finais, com o objetivo de discutir estratégias para melhorar o desempenho escolar dos estudantes e alinhar ações para o próximo trimestre.
Na reunião reforçou a importância do trabalho colaborativo entre os professores e a necessidade de acompanhamento contínuo dos estudantes.
💝ACOMPANHAMENTO ESCOLAR - 12/09/2024
Relatório: Importância da Reunião com Pais na Escola - Data: 12/09/2024
Local: Escola Municipal Benedita Malaquias
Público-alvo: Pais, responsáveis e equipe pedagógica
As reuniões com os pais e responsáveis são um momento fundamental no calendário escolar. Essas reuniões têm como objetivo principal fortalecer a relação entre a escola e a família, promovendo um diálogo aberto e construtivo, com foco no desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos estudantes.
Objetivos da Reunião
Estabelecer uma parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Discutir o progresso acadêmico e comportamental dos estudantes.
Alinhar expectativas e metas para o trimestre .
Identificar possíveis dificuldades que os estudantes possam estar enfrentando.
Promover o envolvimento dos pais na vida escolar, incentivando a participação em atividades e eventos da escola.
Durante a reunião, foram abordados os seguintes tópicos:
Desempenho acadêmico dos estudantes: Foi ressaltada a importância de os pais acompanharem as atividades escolares dos filhos, verificando cadernos, tarefas e participando de eventos acadêmicos.
Comportamento e socialização: A equipe pedagógica apresentou uma análise do comportamento dos estudantes, destacando aspectos como disciplina, interação social e respeito às regras da escola.
Apoio familiar no processo educacional: A escola destacou como o suporte dos pais é essencial para o sucesso escolar dos estudantes. Esse apoio vai além do acompanhamento das notas e inclui a criação de um ambiente adequado para os estudos em casa
Importância das Reuniões com os Pais
Acompanhamento do desempenho escolar: As reuniões permitem que os pais compreendam o progresso acadêmico de seus filhos e tomem medidas corretivas ou de incentivo, conforme necessário.
Detecção precoce de dificuldades: Ao manter uma comunicação frequente, a escola e os pais podem identificar problemas de aprendizagem ou comportamentais em seus estágios iniciais, facilitando a intervenção.
Fortalecimento do vínculo entre família e escola: Essas reuniões ajudam a construir uma relação de confiança e parceria entre os pais e a instituição de ensino, contribuindo para o sucesso do estudante.
Motivação dos alunos: A presença dos pais na escola transmite aos estudantes a importância que a família dá à sua educação, o que pode aumentar a motivação e o desempenho escolar.
Conclusão
As reuniões entre pais e escola são essenciais para garantir que os estudantes recebam o suporte necessário para seu desenvolvimento pleno. Elas permitem um acompanhamento mais próximo do processo educativo, facilitando a resolução de problemas e a celebração de conquistas. Reuniões regulares fortalecem a parceria entre escola e família, promovendo uma educação mais eficiente e personalizada.
Assinatura:
Fabiane Braga Santos Pereira
Articuladora
💝💝ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 19/09/24
💖A construção de sequências didáticas sobre a Consciência Negra
Gostaria de compartilhar com vocês a importância da construção de sequências didáticas externas para o tema da Consciência Negra.
Ao trabalharmos com a Consciência Negra nas sequências didáticas, proporcionamos aos nossos estudantes o conhecimento de vozes, saberes e perspectivas muitas vezes silenciadas, além de fomentar a valorização da identidade negra e o combate ao racismo estrutural. Essas sequências podem e devem abordar uma variedade de temas, como a cultura afro-brasileira, as heranças africanas, a luta contra o preconceito, e a resistência negra ao longo da História.
Construir essas sequências é uma ação fundamental para promover a educação inclusiva e antirracista em nossas escolas. Esse trabalho não se trata apenas de atender às exigências da Lei 10.639/03, que prevê o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, mas de oferecer aos estudantes a desconstrução de estereótipos e a educação antirracista, promovendo uma educação mais inclusiva e consciente. Ao abordar esse tema de forma estruturada, com atividades planejadas para além dos objetos de conhecimentos habituais, proporcionamos aos nossos estudantes a oportunidade de reconhecer e valorizar a história, a cultura e as contribuições da população afrodescendentes no país no estado baiano e em ITAMARAJU.
Contamos com cada um de vocês para que, juntos, possamos transformar as salas de aula em espaços de conscientização e respeito mútuo.
Atenciosamente,
Fabiane Braga Santos Pereira
Diante dessas sugestões cabe ainda inserir a história da árvore baobá, também
conhecida como "árvore da vida", é uma das plantas mais simbólicas e reverenciadas na
cultura africana. Com sua imponente presença e longevidade, o baobá é frequentemente
visto como um símbolo de força, resiliência e sabedoria. Em muitas comunidades africanas,
essa árvore não é apenas uma fonte de alimento e água, mas também um centro de reunião
social e espiritual. O baobá tem uma rica tradição oral associada a ele, sendo
frequentemente mencionado em lendas, mitos e histórias passadas de geração em geração.
Ele é considerado um elo entre os vivos e os ancestrais, sendo um local onde rituais e
cerimônias espirituais são realizados. Em alguns lugares, acredita-se que as almas dos
ancestrais habitam no interior dessas árvores, o que lhes confere um status sagrado. Além de
seu valor espiritual, o baobá também desempenha um papel crucial na vida cotidiana. Suas
folhas, frutos e casca são utilizados de diversas maneiras, desde a alimentação até a
medicina tradicional. A capacidade do baobá de armazenar grandes quantidades de água em
seu tronco durante as estações secas o torna vital para a sobrevivência em regiões áridas.
Portanto, o baobá não é apenas uma árvore na paisagem africana, mas um símbolo profundo
de vida, comunidade e continuidade cultural. Sua importância transcende o material,
representando a conexão entre o homem, a natureza e o espírito.
enquanto símbolos de resistência, memória e identidade. Elementos esses relevantes
para esta proposta de trabalho.
Com base nas unidades temáticas e suas especificidades, enquanto objetos e
habilidades, em História, é possível perceber abordagens que apresentam a África e a
cultura afro-brasileira, mas nota-se que ainda existe a necessidade de um olhar mais atento e
sensível para povos e territórios silenciados, por isso foram pensadas sugestões que
descolonize a visão criada historicamente pelo colonizador.
Componente Curricular: História
Objeto de Estudo: Era Vargas
Jogos produzidos pelos alunos do 9° ano A e B
Orientado pela professora Cida, na Escola Municipal Reitor Edgar Santos
jogos pedagógicos são importantes porque tornam a aprendizagem significativa e dinâmica.
💝💝ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO 17/10/24
"Professores: Arquitetos de Futuros e Construtores de Sonhos"
Abertura Motivacional
💝ACOMPANHAMENTO ESCOLAR - 24/10/2024
Escola Visitada: Benedita Malaquias
Responsável pela Visita: Fabiane Braga Santos Pereira
Cargo: Articuladora de História
1. Objetivo da Visita
A visita teve como objetivo monitorar o cumprimento do calendário escolar, avaliar o andamento do conselho de classe e discutir estratégias de transição dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para o 1º ano do Ensino Médio.
2. Cumprimento do Calendário Escolar
Foi verificado que a escola está seguindo o calendário letivo de forma adequada. As aulas e atividades programadas estão sendo realizadas conforme o cronograma planejado pela Secretaria de Educação, sem interrupções. A equipe gestora reafirmou o compromisso de finalizar o ano letivo dentro dos prazos previstos.
3. Manutenção do Conselho de Classe
O conselho de classe está sendo mantido de acordo com as datas estipuladas no calendário escolar. A coordenação pedagógica informou que o processo de avaliação das aulas ocorre de forma colaborativa, com a participação ativa dos professores. A escola também está implementando medidas para garantir que o feedback dado durante o conselho de aula seja refletido nas práticas pedagógicas diárias, com foco na melhoria contínua do desempenho dos estudantes.
4. Planejamento de Estratégias de Transição do 9º Ano para o 1º Ano do Ensino Médio. Durante a visita, foram discutidas e elaboradas algumas estratégias para facilitar a transição dos alunos do 9º ano para o 1º ano do Ensino Médio. As principais ações incluem:
Reuniões de Orientação: Serão realizadas palestras e encontros para que os alunos do 9º ano recebam informações sobre as mudanças acadêmicas e sociais que ocorrerão no Ensino Médio, preparando-os para essa nova fase.
Apoio Pedagógico: Será fornecido suporte individualizado para estudantes que apresentem maiores dificuldades durante a adaptação.
Integração com o Ensino Médio: A escola promoverá atividades de integração entre os alunos do Ensino Médio e os alunos do 9º ano, como visitas às salas do Ensino Médio e conversas com professores e estudantes dessa etapa, com o objetivo de facilitar a adaptação e promover o engajamento dos novos estudantes.
5. Conclusão
A visita foi produtiva, e a escola apresentada está comprometida com o cumprimento do calendário escolar, a realização do conselho de classe e a implementação de estratégias estratégicas para a transição dos alunos do 9º para o 1º ano do Ensino Médio. As ações planejadas estão em andamento, com boas perspectivas de sucesso e um ambiente favorável para o desenvolvimento dos estudantes.
Fabiane Braga Santos Pereira, Articuladora de História
ENSINO DE HISTÓRIA 2023
As Cores do Sertão – Eduardo Lima
"A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita.
Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que toca, pode e deve fornecer
informações sobre eles". Marc Bloch
"A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno [...]" Augusto Cury
📌PRIMEIRO TRIMESTRE - 2023
👉 1ª Sequência Didática - 6º ao 9º ano
Aula Inaugural Memórias e Identidade😊
Os alunos da professora Cida, Escola Municipal Reitor Edgard Santos, na primeira atividade da sequência: escrevendo suas memórias.
Sessão Cinema - Trabalhando as emoções. 😍
Cápsula do Tempo dos alunos da Escola Municipal Sizaltina
Que memórias queremos guardar?
O protagonismo das mulheres itamarajuenses - Celebração do Dia Internacional da Mulher 💓🙋
O mundo inteiro comemora, 08 de março, o Dia Internacional da Mulher. Pensando nisso as professoras: Andressa Clarisse e Carine do Componente Curricular História, com a parceria de Ivanilde Costa (Diretora ), Arlete Batista ( Coordenadora Pedagógica) e os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, onde foi feito uma entrevista com mulheres importantes para a história de nossa cidade. Foram entrevistadas duas beldades como a empresaria do ramo do esporte: Amanda da Academia ASKAI e a Professora Maria Perpétua. Saindo da teoria para a prática.
👉 2ª Sequência Didática - 6º ao 9º ano
A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
(Paulo Freire)
💞Relatório de visita - 09-03
😊Escola Municipal Benedita Malaquias
💞Relatório de visita - 09-03
😊Escola Municipal Novo Prado
Reunião de Pais e Mestres e Conselho da Busca Ativa
Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes. (Paulo Freire)
💞Relatório de visita -23-03
😊Escola Municipal Benedita Malaquias
💞Relatório de visita 23-03
😊Escola Municipal Novo Prado
💜1º Encontro de Articulação 30-03
👉3ª Sequencia Didática - 6º ao 9º ano
Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. (Rubem Alves)
😊Turma da Profª Cida
Celebração da Semana dos Povos originários
Relatório de visita - 13-04
😊Escola Municipal Benedita Malaquias
😊Primeira ação - 2023 - Escola Benedita Malaquias Prova Sabe.
Relatório de visita - 13-04
😊Escola Municipal Novo Prado
👉😊2º Encontro de Articulação -20-04💚
👉3ª Sequência Didática
RELATÓRIO DE VISITAS - 27/04/2023
Ação do Projeto de Leitura e Celebração da semana dos Povos Originários
💜Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode
ensinar a pensar certo. (Paulo Freire)
👉4ª Sequência Didática - 6º ao 9º ano
👉Apresentação Projeto Itamaraju, Memórias e Patrimônio: Retratos da História Local
👇(Aulas das professoras Ana Lúcia, Cida e Fabiane)
💓4º Encontro de Articulação - 18-05
💚 Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo
e nem ensino. (Paulo Freire)
👉5ª Sequência Didática - 6º ao 9º ano
💗Relatório de Visita - Escola Benedita Malaquias - 25-05
🌴🌵SEMANA DO MEIO AMBIENTE
💗Relatório de Visita - Escola Benedita Malaquias - 1ª semana de junho
💓5º Encontro de Articulação - 22/06
👉Relatório E.M Benedita Malaquias 27-07
👉Relatório E.M. Benedita Malaquias - 15-08
👉ENCONTRO OFICINA DE FORMAÇÃO - AVALIAÇÃO - 20/07
Aconteceu no dia 20/07, no SENAR, a I Oficina de Formação para os professores de História da rede municipal, intitulada “ Para uma Avaliação do Diálogo”. O Encontro contou com a parceria da Universidade Federal do Extremo Sul da Bahia (UFSB), tendo como convidado o Doutor Leandro Gaffo, professor adjunto da Instituição. Segundo a articuladora do componente, Profª Lucieleny Jardim, a ação teve como um dos objetivos, cumprir uma das metas do Departamento de Ensino Fundamental Anos Finais, refletindo a avaliação como um processo de aprendizado entre estudantes e educadores, construindo conhecimento com ênfase na ação.
A Secretaria Municipal de Educação, compreende que a avaliação é componente de qualquer ação humana, especialmente nos ambientes educativos. Por isso, a sua prática deve ser constantemente repensada, observando a pluralidade de enfoques e a concepção de educação, a fim de identificar pontos fracos e fortes e melhorar a qualidade do ensino, propiciando a eficiência e a eficácia das relações de forma cooperativa e solidária.
👉Encontro de Articulação 03/08
👉6ª Sequência Didática - 6º/7º anos
👉6ª Sequência Didática - 8º/9º anosArticulação-24-08
💚💚CONNAE - 28-09
💚💚Documento Final- Professores Ensino Fundamental Anos Finais
Eixo VII - Educação comprometida com a justiça social, a proteção da
biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a
garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das
desigualdades e da pobreza.
ARTICULAÇÃO - 18/10/2023
👉9ª Sequência Didática Consciência Negra- 6º e 7º anos
👉9ª Sequência Didática Consciência Negra- 8º e 9º anos
👉💏Relatórios da Escola Benedita Malaquias 15/08 a 27/10
❤DESTAQUE PARA O PROJETO CONSCIENCIA NEGRA❤😊😊
20 A 28/11/2023
Projeto 👉❤Consciência Negra
💓13ª articulação 30/11//2023
💑CONFRATERNIZAÇÃO
Nosso
encontro foi regado de descontração, afetividade e respeito. Promover essa festa, significou gratidão
por um final de ciclo vitorioso, que mesmo diante das dificuldades comuns do
cotidiano, percebemos superação de dificuldades, reconhecimento do valor de
cada um para a sintonia da equipe, e afirmação de boas e respeitosas amizades.
Aproveitamos para brindar esse momento,
revelando os protetores dos aniversariantes do semestre e estreitando as relações interpessoais entre os professores e a articuladora.
CONSIDERAÇÕES INACABADAS E EXPERIÊNCIAS
PARA A VIDA...
Histórias de vida são estratégias relevantes para repensar a formação como um processo
de reflexão sobre percursos e experiências vividas
(NÓVOA, 2010), envolvendo a totalidade da vida de uma pessoa ou o curso da sua
história.
Desde
o primeiro encontro, procurei criar um ambiente dialógico e de confiança mútua para que pudéssemos nos reconhecer como sujeitos, compreendermos nossos interesses,
expectativas, concepções, valores, crenças, preferências, condições de vida e
de trabalho. Cuidei de esclarecer aspectos
sobre o planejamento,
organização das sequências, orientações a respeito de material didático e
nossos projetos afins.
Minha preocupação
sempre foi compormos um grupo coeso,
dialógico, solidário, reforçando a necessidade de entender o outro, respeitar
os significados que cada um atribui ao mundo e às suas experiências, para desenvolver um processo formativo
que faça sentido
para a prática profissional coletiva.
Foi um
processo enriquecedor que permitiu a compreensão mútua dos saberes,
preferências, valores e convicções pessoais e a aceitação do outro em sua
singularidade, criando vínculos que foram além da articulação de componente e se tornaram laços de
amizade e apreço.
Os
resultados alcançados forneceram elementos para a contextualização da formação de professores historiadores, com foco
na prática pedagógica, construindo conhecimento sobre o objeto investigado, no
esforço de partilhar interlocuções precisas,
dialógicas, receptivas, ativas e questionadoras.
Apesar
do trabalho árduo e solidário, no qual encontrei diversos dilemas, tensões,
desafios, incertezas sobre minhas escolhas, assumi os riscos para experimentar,
errar, retroceder e tornar a avançar mais firme e consciente das possibilidades de caminhos a seguir.
Todas essas práticas e estudos articulados e desenvolvidos quase simultaneamente, exigiram muito esforço cognitivo e pessoal, mas representaram um momento singular de aprendizagem e experiência de vida. Apesar das dificuldades comuns de trabalho, procurei me pautar pelo compromisso com minhas atribuições. A aprendizagem e formação profissional docente envolvem interesse, participação ativa e atitude crítica e consciente do fazer pedagógico. Essa é a atitude que se deseja e compreende como necessária para os profissionais da Educação.
História 2022
Ações do Componente Curricular
Sequências 2022- Da Elaboração a Aplicabilidade
1ª Sequencia 2022
2ª Sequencia 2022 - 6º ano
2ª Sequencia 2022 - 7º ano
2ª Sequencia 2022 - 8º ano
2ª Sequencia 2022 - 9º ano
Material - Obras exposição de arte - 6º ano
Atividades Complementares 6º e 7º ano
Análise da Canção - Oração ao Tempo na Aula de História
3ª Sequencia 2022 - 6º ano
3ª Sequencia 2022 - 7º ano
3ª Sequencia 2022 - 8º ano
3ª Sequencia 2022 - 9º ano
Atividades Cultura Indígena
Materiais de Apoio - 6ª Sequência
Material de Apoio - 7ª Sequência
Material de Apoio da 8º Sequência
Acompanhamento a Escola Civil Militar Reitor Edgar Santos
Encontro de Articulação
6º Encontro de Articulação
Planejameno Anual
História 2021
Ações do Componente Curricular
Sequências 2021- Da Elaboração a Aplicabilidade
Acesse o link abaixo para visualizar as sequências didáticas de 29/03 a 16/04.
1ª Sequência 2021
História 2020
PLANEJAMENTO QUINZENAL DE HISTÓRIA - 2020
Atividade para a sala virtual 6º ano
Atividades para sala virtual 7º ano - História
Atividades para a sala virtual 8º ano - História
Atividade para a sala virtual - 6º ano 23/04
Atividade para sala virtual -7º ano 2304
Atividade para sala virtual - 8º ano 23/04
Atividade para sala virtual - 9º ano 23/04
PLANEJAMENTO QUINZENAL DE HISTÓRIA - 2018
PLANEJAMENTO QUINZENAL DE HISTÓRIA - 2017
CLICK NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR O CONTEÚDO
Sequência de História Outubro
Sequência de História Agosto
Sequência de História Junho
Sequência de História Maio
PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA 10/04 A 21/04/2017
Atividades de análise do filme Tristeza do Jeca
Sugestão de Atividade
http://articulandooconhecimento.blogspot.com.br/p/frequencia-didatica.html
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE HISTÓRIA 2017
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Tema: História,
Cultura e Patrimônio.
|
Subtítulo: História
e Fontes Históricas.
|
Ano/Série: 6º Período:
27/03 a 31/03 Nº de Aulas: 2
|
OBJETIVOS
|
ü Desenvolver
a noção de historicidade das ações do homem, da realidade social e dos
processos históricos para promover uma reflexão crítica sobre as mudanças e
permanências nas vivencias humanas presentes na sua realidade e em outras
comunidades próximas ou distantes, no tempo e no espaço.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
1º MOMENTO: ( 1 aula da semana)
·
Sondagem do conhecimento.
·
Aula expositiva. ( Revisando os resultados da mostra da história do
aluno, feita na primeira semana de aula).
·
Socializando resultados
|
2º MOMENTO: ( 2 aula da semana)
·
Sondagem
do conhecimento.
·
Utilização
do livro didático com o texto “Quem faz a História” pg:.
·
Atividades
do livro didático pg: .
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;
( ) Computador;( ) Jogos;(
) Material pertinente para montar um painel;( ) Informativos;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (
);
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo;( x )
Painel; ( ) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________
Escola:___________________________
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – DE HISTÓRIA 2017
|
Tema: História,
Cultura e Patrimônio.
|
Subtítulo Cultura,
Patrimônio e Tempo.
|
Ano/Série:
6º Período:
03/04 a 07 /04
Nº de Aulas: 2
|
OBJETIVOS
|
ü Desenvolver
a noção de historicidade das ações do homem, da realidade social e dos
processos históricos para promover uma reflexão crítica sobre as mudanças e
permanências nas vivencias humanas presentes na sua realidade e em outras
comunidades próximas ou distantes, no tempo e no espaço.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
3º MOMENTO: ( 1 aula da semana)
·
Sondagem do conhecimento.
·
Explanação do conteúdo com correção das atividades;
|
5º MOMENTO: ( 2 aula da semana )
·
Sondagem
do conhecimento.
·
Introdução ao
conteúdo Cultura, Patrimônio e Tempo. (Associação ao conteúdo trabalhado
anteriormente).
·
Elaboração de
“Seminárinho” de História com os conteúdos trabalhados.
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;
( ) Computador;( ) Jogos;(
) Material pertinente para desenhar a rosa dos ventos;( ) Informativos;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( x ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo;( ) Painel; (
) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE HISTÓRIA 2017
|
Tema: O
Mediterrâneo Medieval
|
Subtítulo: Os
Francos: A formação da Europa Medieval;
Germanos: Onde
viviam e quem era?
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Ano/Série:
7º Período:
27/03 a 31/03 Nº de Aulas: 2
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OBJETIVOS
|
·
Trabalhar o
processo de ruralização no ocidente europeu;
·
Caracterizar o modo de vida dos germanos.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
1º MOMENTO: ( 1 aula da semana)
·
Sondagem do conhecimento.
·
(Trabalhar o conceito “Medieval” (Origem das divisões temporais das
épocas antecessora a nossa atualidade)- Sugestão de texto em anexo);
·
Aula expositiva: Introdução do assunto À formação da
Europa Medieval – Os Germanos.
|
2º MOMENTO: ( 2 aula da semana)
·
Sondagem
do conhecimento.
·
Atividades
do livro sobre Os Germanos.
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) frutas ou isopor;
( ) Computador;( ) Jogos;(
) Material pertinente para
desenhar a rosa dos ventos;( )
Informativos;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do aluno;( ) Painel; (
) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE HISTÓRIA 2017
|
Tema: O Mediterrâneo
Medieval.
|
Subtítulo: O Reino dos francos;
O Império Carolíngio
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Ano/Série: 7º Período:
04 /04 a 08 /04
Nº de Aulas: 3
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OBJETIVOS
|
·
Conhecer a formação do reino dos Francos;
·
Compreender a
aliança do Reino Franco com a Igreja Católica;
·
Caracterizar o
Império Carolíngio no aspecto político, Administrativo e Cultural.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
4º MOMENTO: ( 1 aula da semana)
·
Sondagem do conhecimento.
·
Correção atividades anteriores.
·
Introdução ao Reino dos francos.
|
5º MOMENTO: ( 2 aula da semana)
·
Sondagem
do conhecimento.
·
Aula expositiva: O Império Carolíngio;
·
Atividades (Leitura e Escrita em História).
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;
( ) Computador;( ) Jogos;(x ) Material pertinente para pintar e completar os mapas;( ) Informativos;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do
desempenho do aluno;( ) Painel; ( ) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE HISTÓRIA 2017
|
Tema: Dominação
e Resistencia
|
Subtítulo: Africanos
no Brasil – Dominação e Resistencia.
|
Ano/Série:
8º Período:
27/03 a 31/04 Nº de Aulas: 3
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OBJETIVOS
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
1º MOMENTO: ( 1 aula da semana)
·
Sondagem do conhecimento. (as propostas do livro didático são válidas)
·
Leitura de Imagem do livro pgs: 10 e 11
(socializando interpretação das imagens);
·
Introdução
a Havia escravidão na África antes dos europeus?
|
2º MOMENTO: ( 2 aula da semana)
·
Sondagem
do conhecimento.
·
Aula explicativa: Guerra, escravidão e
tráfico no atlântico.
·
Atividades
propostas do livro didático.
|
3° MOMENTO ( 3 aula da semana)
·
Sondagem
do conhecimento.
·
Correção
socializada das atividades propostas anteriormente;
·
Aula
explicativa: Quantos eram e de onde foram trazidos os africanos?
·
Aula
explicativa: Resistencia Africana.
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) frutas ou isopor;
( ) Computador;( ) Jogos;( x ) Material pertinente para fazer o trabalho sugerido;( ) Informativos;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo;( ) Painel; (
) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE HISTÓRIA 2017
|
Tema:
Dominação e Resistencia
|
Subtítulo: A
Marcha da Colonização na América Portuguesa
|
Ano/Série: 8º Período:
04 /04 a 08 /04
Nº de Aulas: 2
|
OBJETIVOS
|
·
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
4º MOMENTO (1aula da semana)
·
Aula explicativa: Outras formas de resistências africanas;
·
Atividade reflexão.
|
5º MOMENTO: (2 aula da semana)
·
Sondagem
do conhecimento com correção.
·
Leitura de
Mapas da colonização.
·
A Busca de
ouro e diamantes (Os Bandeirantes; Os soldados);
·
Atividades
|
6º
MOMENTO (3 aula da semana)
·
Aula
explicativa: Introdução Os Jesuítas;
·
Aula
explicativa: As Novas Fronteiras no período colonial;
·
Atividades
avaliativas dos conteúdos trabalhados.
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;
( ) Computador;( ) Jogos;(x ) Material pertinente para a execução do trabalho;( ) Informativos;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do aluno;( x )
quadro do mapa; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( x )
Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação;
Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE HISTÓRIA 2017
|
Tema: Eleições:
passado e presente.
|
Subtítulo: Industrialização
e Imperialismo.
|
Ano/Série:
9º Período:
27/03 a 31/03 Nº de Aulas: 3
|
OBJETIVOS
|
·
Conhecer os fatos que provocaram as
guerras.
·
Identificar
os objetivos dos sujeitos históricos envolvidos no conflito-
·
Identificar os desdobramentos da Primeira
Guerra Mundial.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
1º MOMENTO: (1 aula da semana)
·
Sondagem do conhecimento.
·
Explanação do conteúdo Industrialização e
Imperialismo (revisando a 1° Revolução Industrial).
·
Aula
expositiva e introdução: A Segunda Fase da Revolução Industrial.
|
2º MOMENTO: ( 2 aula da semana)
·
Sondagem
do conhecimento.
·
Aula
explicativa: O Imperialismo
·
Atividades
de sondagem.
|
3° MOMENTO
(3 aula da semana)
·
Correção
socializada das atividades anteriores;
·
Revisão
de conteúdo para introdução de Resistencia Africana;
·
Atividades
sugeridas do livro didático
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( x ) Jornal;( x ) Revista;( x ) Vídeo;(
) frutas ou isopor;
( ) Computador;( ) Jogos;( x ) Material pertinente para fazer o trabalho sugerido;( ) Informativos;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( x ) Pesquisa; ( x )Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (
);
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo;( ) Painel; ( x) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE HISTÓRIA 2017
|
Tema: Eleições:
passado e presente.
|
Subtítulo: A
Primeira Guerra Mundial
|
Ano/Série:
9º Período:
03 /04 a 07 /04
Nº de Aulas: 3
|
OBJETIVOS
|
·
Conhecer os fatos que provocaram as
guerras.
·
Identificar
os objetivos dos sujeitos históricos envolvidos no conflito;
·
Identificar os desdobramentos da Primeira
Guerra Mundial.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
4º MOMENTO: (1aula da semana)
·
Sondagem do conhecimento.
·
A Partilha da Ásia – Aula
explicativa;
·
Japão uma potencia Capitalista – continuando explicações do assunto.
·
Atividades de sondagem.
|
5º MOMENTO: (2 aula da semana)
·
Sondagem
do conhecimento.
·
Correção socializada
·
Introdução do assunto A 1ª Guerra
com o vídeo O Fim de uma era (disponível no Youtube.com).
|
6º MOMENTO: (3ª aula da semana)
·
Associação
do vídeo com o assunto que será iniciado: A 1ª Guerra Mundial
·
Rivalidade
Imperialista;
·
A
Paz Armada (As fases da Guerra e o saldo trágico da Guerra).
·
Atividades
propostas do livro didático- usando a pesquisa de Geografia como suporte do
conhecimento da Guerra.
|
RECURSOS:( x) Livro
didático; ( x ) Data show;( )
Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;
( ) Computador;( ) Jogos;( ) Material pertinente para a execução do trabalho;( ) Informativos;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( x) Avaliação do conhecimento; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do aluno;( ) quadro do mapa; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
ESCOLA MUNICIPAL _______________________________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO SEMANAL PERÍODO: dia 02 e 03 de março de 2017.
|
||||||
Professora:
|
Componente
Curricular: História
|
|||||
Turno:
|
Ano/Turma(s): Todas as turmas
|
|||||
Ensino Fundamental Anos Finais
|
Total de aula por
sequência didática:
|
|||||
Dias/Mês: 02/03 a 03/03
|
Ano: 2017
|
|||||
Objetivo (s):
Acolher os
alunos no primeiro dia de aula;
Estabelecer regras que deverão ser
seguidas ao longo do ano letivo;
Resgatar valores importantes como:
respeito, solidariedade, ética e amizade;
Elencar o que os alunos esperam neste início de ano; Discutir sobre as responsabilidades no contexto escolar; Listar valores importantes para efetivar as sugestões dos alunos. |
||||||
Conteúdo: Integração, adaptação e diagnostico
do dos alunos.
|
||||||
Metodologia
|
Descrição da Metodologia
|
Recurso
|
Avaliação
|
|||
( ) Aula expositiva;
( )
Trabalho em
duplas ou
grupos:
( ) Debate:
( ) Seminário;
( ) Leitura de texto;
( )
Análise de vídeo;
( ) Relatório oral ou escrito do vídeo;
( )
Oficina de recorte/
colagem;
( ) Aula experimental;
( ) Apresentação de
trabalho;
( ) Pesquisa orientada:
( ) Dinâmica de grupo;
( ) atividade de revisão.
|
1º aula –Dinâmica
de apresentação. (Sugestão da dinâmica no termino do planejamento)
_leitura do
texto “PROMESSAS.”
_construção
do combinado coletivo.
2º aula- sugestão
de vídeo
(Vida de
Maria).
_Relatório
escrito ou oral sobre o vídeo assistido e montagem de um memorial à partir do
relato do professor.
|
( ) Livro didático Capitulo(s);
( X ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( X ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento.
( ) Informativos;
( X) Outros:
|
( ) Prova;
( )
Trabalho;Grupos, duplas ou trios;
( ) Apresentação oral ou escrita;
( ) Observação do
desempenho do
grupo;
( ) Cartaz;
( ) Debate;
( ) Avaliação formativa;
( x ) Avaliação da
participação;
( ) Outros:
|
|||
Obs: As
atividades serão feitas no pátio no 1 e 2º dia e de acordo o planejamento de
cada escola.
|
||||||
______________________________________________________________________________________________
Visto da Articuladora
______/______/______
|
||||||
ESCOLA Municipal:
______________________________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO SEMANAL PERÍODO: 06 a 10 de março de 2017
|
||||||
Professora:
|
Componente
Curricular: História
|
|||||
Turno:
|
Ano/Turma(s): 6º ano
|
|||||
Ensino Fundamental Anos Finais
|
Total de aula por
sequência didática: 02
|
|||||
Dias/Mês: 06/03 a 10/03
|
Ano: 2017
|
|||||
Objetivo (s)Espera-se que os alunos construam
um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes
relacionados à História, que lhes permita conhecer o mundo atual, tendo base
em fatos históricos, para uma melhor compreensão da sociedade e suas
perspectivas futuras.
|
||||||
Conteúdo:
Elaboração dos combinados (Valores e
conservação do Patrimônio);
Texto: Porque
Estudar História? ;
Ementa da disciplina (apresentação).
|
||||||
Metodologia
|
Descrição da Metodologia
|
Recurso
|
Avaliação
|
|||
( ) Aula expositiva;
( ) Trabalho em
duplas ou
grupos:
( ) Debate:
( ) Seminário;
( ) Estudo de texto;
( ) Análise de filme;
( x ) Exposição seguida
de exercício;
( ) Oficina de recorte/
colagem;
( ) Aula experimental;
( ) Apresentação de
trabalho;
( ) Pesquisa orientada:
( x ) Dinâmica de grupo;
( ) montagem de estande.
|
1º aula-
Dinamizar a aula com uma dinâmica relacionada aos conhecimentos gerais de
História. (Utilização de bexigas). Apresentando as Ementas da disciplina.
2º aula- Texto:
Porque Estudar História? Entendimento
do texto trabalhado.
|
( )
Livro didático Capitulo(s);
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( )
Computador;
( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento.
( ) Informativos;
( X) Outros:
|
( ) Prova;
( ) Trabalho; Grupos, duplas ou trios;
( )
Apresentação oral;
( x )
Observação do
Desempenho do aluno;
( ) Cartaz;
( ) Debate;
( ) Avaliação formativa;
( x )
Avaliação da
participação;
( ) Outros:
|
|||
______________________________________________________________________________________________
Visto da Articuladora
______/______/______
|
||||||
ESCOLA MUNICIPAL ______________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO SEMANAL PERÍODO: 13 a 17 de março de 2017
|
||||
Professora:
|
Componente
Curricular: História
|
|||
Turno:
|
Ano/Turma(s): 6º ano
|
|||
Ensino Fundamental Anos Finais
|
Total de aula por
sequência didática: 02
|
|||
Dias/Mês: 13/03 a 17/03
|
Ano: 2017
|
|||
Objetivo (s): Compreender
as relações entre o homem e o tempo na construção da sua própria história.
|
||||
Conteúdo: Fontes Históricas. (Descrição do
Projeto em anexo)
|
||||
Metodologia
|
Descrição da Metodologia
|
Recurso
|
Avaliação
|
|
( x ) Aula expositiva;
( )
Trabalho em
duplas ou
grupos:
( x ) Debate:
( ) Seminário;
( ) Estudo de texto;
( ) Análise de filme;
( )
Exposição seguida
de exercício;
( ) Oficina de recorte/
colagem;
( ) Aula experimental;
( ) Apresentação de
trabalho;
( x ) Pesquisa orientada:
( ) Dinâmica de grupo;
( ) Outros: Confecção de terrários.
|
1º aula –Roda de conversa sobre o tema Fontes históricas. (Orientação para entrevista)
2º aula –
Entrega do material da entrevista para apresentação.
3º
aula- Termino da apresentação dos resultados da história de cada um.
|
( )
Livro didático Capitulo(s);
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( )
Vídeo;
( )
Computador;
( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento.
( ) Informativos;
( x ) Atividade complementar ou de revisão.
|
( ) Prova;
( ) Trabalho; Grupos, duplas
ou trios;
( x )
Apresentação
oral;
( ) Observação do
desempenho do
aluno;
( ) Cartaz;
( x ) Debate;
( ) Avaliação formativa;
( X )
Avaliação da
participação;
( x ) Outros:
|
|
______________________________________________________________________________________________
Visto da Articuladora
______/______/______
|
||||
Roteiro para entrevista com os pais.
1) Como era a cidade no ano do meu nascimento: a rua, a
escola, quem era o prefeito, o morador mais próximo. (Outras sugestões podem
ser acrescentadas)
a) Quais cantores se destacaram nesse ano?
b) Quais novelas estavam sendo exibidas?
c) Quais famosos nasceram?
d) Quais famosos morreram?
e) Quais músicas foram mais tocadas?
3) Um acontecimento importante no país?
4) acontecimento importante no mundo?
5) A partir da análise fazer uma associação das mudanças
ocorridas na cidade, no Brasil, com as mudanças no âmbito familiar e pessoal
do aluno, criando assim um marco para seu livreto com o título sendo o ano do
seu nascimento;
Obs: É importante que
o aluno entenda e avalie sua própria importância na confecção da História
como um todo.
|
||||
ESCOLA MUNICIPAL ______________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO SEMANAL PERÍODO: 06 a 10 de março de 2017
|
||||
Professora:
|
Componente
Curricular: História
|
|||
Turno:
|
Ano/Turma(s): 7º ano
|
|||
Ensino Fundamental Anos Finais
|
Total de aula por
sequência didática: 02
|
|||
Dias/Mês: 06/03 a 10/03
|
Ano: 2016
|
|||
Objetivo (s): Espera-se que os alunos construam um
conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes
relacionados à História, que lhes permita conhecer o mundo atual, tendo base
em fatos históricos, para uma melhor compreensão da sociedade e suas
perspectivas futuras.
|
||||
Conteúdo: Diagnostico,
A Importância da História; Ementas da Disciplina.
|
||||
Metodologia
|
Descrição da Metodologia
|
Recurso
|
Avaliação
|
|
( x ) Aula expositiva;
( ) Trabalho em
duplas ou
grupos:
( x ) Debate:
( ) Seminário;
( x ) Estudo de texto;
( ) Análise de filme;
( ) Ditado de texto;
( ) Oficina de recorte/
colagem;
( x ) Aula experimental;
( ) Apresentação de
trabalho;
( ) Pesquisa orientada:
( ) Dinâmica de grupo;
(x ) Outros: Jogos do conhecimento (bingo e
balões).
|
1º aula-
Dinamizar a aula com uma dinâmica relacionada aos conhecimentos gerais de
História. (Utilização de bexigas).
2º aula- Em dupla construir uma história mista sobre
o entendimento do texto em forma de diálogo.
|
( ) Livro didático Capitulo(s);
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( )
Vídeo;
( )
Computador;
( x ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento.
( ) Informativos;
( x ) Atividade do texto complementar e
revisão.
|
( )
Prova;
( )
Trabalho; Grupos, duplas
ou trios;
( )
Apresentação
oral;
( x ) Observação do
desempenho do
aluno;
( ) Cartaz;
( ) Debate;
( ) Avaliação formativa;
( x ) Avaliação da
participação;
( x ) Outros:
|
|
___________________________________________________________________________________________
Visto da Articuladora
______/______/______
|
||||
ESCOLA
MUNICIPAL ______________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO SEMANAL
PERÍODO: 13 a 17 de março de 2017
|
||||
Professora:
|
Componente
Curricular: História
|
|||
Turno:
|
Ano/Turma(s): 7º ano
|
|||
Ensino Fundamental Anos Finais
|
Total
de aula por sequência didática: 02
|
|||
Dias/Mês: 13/03
a 17/03
|
Ano:
2017
|
|||
Objetivo
(s): Espera-se que os alunos construam um
conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes
relacionados à História, que lhes permita conhecer o mundo atual, tendo base
em fatos históricos, para uma melhor compreensão da sociedade e suas
perspectivas futuras.
|
||||
Conteúdo: Fontes Históricas (Projeto a história por
trás da História).
|
||||
Metodologia
|
Descrição da Metodologia
|
Recurso
|
Avaliação
|
|
( x ) Aula expositiva;
( ) Trabalho em
duplas ou grupos:
( ) Debate:
( ) Seminário;
( ) Estudo de texto;
( ) Análise de filme;
( ) Exposição seguida
de exercício;
( ) Revisão dos assuntos
importantes do ano anterior.
( x ) Aula experimental;
( x ) Apresentação de
trabalho;
( ) Pesquisa orientada:
( ) Dinâmica de grupo;
( ) Outros: Confecção de
terrários.
|
1º aula –Roda de conversa sobre o
tema: Fontes Históricas. (orientação para a pesquisa) – Entrega das sugestões das questões para
pesquisa e posterior apresentação.
2ª
aula- Termino da apresentação dos resultados da história de cada um.
(Confecção do livreto)
|
( ) Livro didático Capitulo(s);
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento.
( ) Informativos;
( x ) Atividade complementar e
revisão.
|
( ) Prova;
( ) Trabalho; Grupos, duplas
ou trios;
( ) Apresentação
oral;
( ) Observação do
desempenho do grupo;
( ) Cartaz;
( ) Debate;
( x ) Avaliação do
conhecimento ( x ) Avaliação da
participação;
( x ) Outros exposição dos
livretos:
|
|
OBS: As questões da pesquisa serão as mesmas da entrevista (acima)
reafirmando que podem ser acrescentadas outras questões ou até mesmo
modificadas de acordo com a realidade de cada escola.
|
||||
______________________________________________________________________________________________
Visto
da Articuladora
______/______/______
|
||||
ESCOLA
MUNICIPAL ______________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO SEMANAL
PERÍODO: 02 a 03 de março de 2017
|
||||
Professora:
|
Componente
Curricular: História
|
|||
Turno:
|
Ano/Turma(s): 8º ano
|
|||
Ensino Fundamental Anos Finais
|
Total
de aula por sequência didática: 03
|
|||
Dias/Mês: 06/03
a 10/03
|
Ano:
2017
|
|||
Objetivo:
|
||||
Conteúdo: Atividades de Sondagem; Texto a Importância
da História; Ementas da Disciplina.
|
||||
Metodologia
|
Descrição da Metodologia
|
Recurso
|
Avaliação
|
|
( x ) Aula expositiva;
( ) Trabalho em
duplas ou grupos:
( ) Debate:
( ) Seminário;
( x ) Leitura de texto;
( ) Análise de filme;
( ) Relatório oral ou escrito do vídeo;
( ) Exposição seguida
de exercício;
( ) Oficina de recorte/
colagem;
( ) Aula experimental;
( ) Apresentação de
trabalho;
( ) Pesquisa orientada:
( x ) Dinâmica de grupo;
( ) Jogo pra dinâmicas do
conhecimento (bexigas).
|
1º aula –Dinâmica para
sondagem dos conhecimentos prévios;
(Sugestão da dinâmica abaixo)
Apresentação das ementas da disciplina).
2º aula- Leitura do Texto “Para que serve a História”;
Atividades do texto;
3ª aula: Socialização em roda de conversa sobre as respostas do texto.
|
( ) Livro didático Capitulo(s);
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( x) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento.
( ) Informativos;
( x ) Atividade complementar e
revisão.
|
( ) Prova;
( ) Trabalho; Grupos, duplas
ou trios;
( x ) Apresentação
oral;
( x ) Observação do
desempenho do aluno;
( ) Cartaz;
( x ) Debate;
( ) Avaliação formativa;
( x ) Avaliação da
participação;
( ) Outros:
|
|
______________________________________________________________________________________________
Visto
da Articuladora
______/______/______
|
||||
ESCOLA
MUNICIPAL ______________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO SEMANAL
PERÍODO: 13 a 17 de março de 2017
|
||||
Professora:
|
Componente
Curricular: História
|
|||
Turno:
|
Ano/Turma(s): 8º ano
|
|||
Ensino Fundamental Anos Finais
|
Total
de aula por sequência didática: 03
|
|||
Dias/Mês: 13/03 a 17/03
|
Ano:
2017
|
|||
Conteúdo: Fontes Históricas (A história por trás
da História).
|
||||
Metodologia
|
Descrição da Metodologia
|
Recurso
|
Avaliação
|
|
( x ) Aula expositiva;
( ) Trabalho em
duplas ou grupos:
( ) Debate:
( ) Seminário;
( ) Estudo de texto;
( ) Análise de filme;
( x ) Exposição seguida
de exercício;
( ) Oficina de recorte/
colagem;
( x ) Aula experimental;
( x ) Apresentação de
trabalho;
( x ) Entrevista
( ) Dinâmica de grupo;
( ) Outros: Confecção de
terrários.
|
1º aula- Explicação sobre fontes históricas e
amostra de algumas fontes pelo professor;
Roda de conversa sobre a importância das mesmas para o historiador na
construção da história. Pedir para que os alunos tragam fontes históricas
diversas que puderem trazer.
2º aula- explicação da
importância de cada fonte apresentada;
Formar equipes de acordo com o contexto histórico das fontes
apresentadas, para que os mesmos façam esse estudo para apresentação
posteriormente;
3ª aula: Organização dos trabalhos para a mostra.
|
( ) Livro didático Capitulo(s);
( x ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento.
( ) Informativos;
( x ) Atividade complementar e
revisão.
|
( ) Prova;
( x ) Trabalho; Grupos, duplas
ou trios;
( x ) Apresentação
oral;
( x ) Observação do
desempenho do grupo;
( ) Cartaz;
( ) Debate;
( ) Avaliação formativa;
( x ) Avaliação da
participação;
( x ) Outros: avaliação das
apresentações e relatório final.
|
|
Visto da Articuladora________________________________________________ _____/______/____
|
||||
ESCOLA
MUNICIPAL ______________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO SEMANAL
PERÍODO: 13 a 17 de março de 2017
|
||||
Professora:
|
Componente
Curricular: História
|
|||
Turno:
|
Ano/Turma(s): 9º ano
|
|||
Ensino Fundamental Anos Finais
|
Total
de aula por sequência didática: 03
|
|||
Dias/Mês: 13/03 a 17/03
|
Ano:
2017
|
|||
Conteúdo: Fontes Históricas (A história por trás
da História).
|
||||
Metodologia
|
Descrição da Metodologia
|
Recurso
|
Avaliação
|
|
( x ) Aula expositiva;
( ) Trabalho em
duplas ou grupos:
( ) Debate:
( ) Seminário;
( ) Estudo de texto;
( ) Análise de filme;
( x ) Exposição seguida
de exercício;
( ) Oficina de recorte/
colagem;
( x ) Aula experimental;
( x ) Apresentação de
trabalho;
( x ) Entrevista
( ) Dinâmica de grupo;
( ) Outros: Confecção de
terrários.
|
1º aula- Explicação sobre fontes históricas e
amostra de algumas fontes pelo professor;
Roda de conversa sobre a importância das mesmas para o historiador na
construção da história. Pedir para que os alunos tragam fontes históricas
diversas que puderem trazer.
2º aula- explicação da
importância de cada fonte apresentada;
Formar equipes de acordo com o contexto histórico das fontes
apresentadas, para que os mesmos façam esse estudo para apresentação
posteriormente;
3ª aula: Organização dos trabalhos para a mostra.
|
( ) Livro didático
Capitulo(s);
( x ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento.
( ) Informativos;
( x ) Atividade complementar e
revisão.
|
( ) Prova;
( x ) Trabalho; Grupos, duplas
ou trios;
( x ) Apresentação
oral;
( x ) Observação do
desempenho do grupo;
( ) Cartaz;
( ) Debate;
( ) Avaliação formativa;
( x ) Avaliação da
participação;
( x ) Outros: avaliação das
apresentações e relatório final.
|
|
Visto da Articuladora________________________________________________ _____/______/____
|
||||
ESCOLA
MUNICIPAL ______________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO SEMANAL
PERÍODO: 02 a 03 de março de 2017
|
||||
Professora:
|
Componente
Curricular: História
|
|||
Turno:
|
Ano/Turma(s): 9º ano
|
|||
Ensino Fundamental Anos Finais
|
Total
de aula por sequência didática: 03
|
|||
Dias/Mês: 06/03 a 10/03
|
Ano:
2017
|
|||
Objetivo:
|
||||
Conteúdo: Atividades de Sondagem; Texto a Importância
da História; Ementas da Disciplina.
|
||||
Metodologia
|
Descrição da Metodologia
|
Recurso
|
Avaliação
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( x ) Aula expositiva;
( ) Trabalho em
duplas ou grupos:
( ) Debate:
( ) Seminário;
( x ) Leitura de texto;
( ) Análise de filme;
( ) Relatório oral ou escrito do vídeo;
( ) Exposição seguida
de exercício;
( ) Oficina de recorte/
colagem;
( ) Aula experimental;
( ) Apresentação de
trabalho;
( ) Pesquisa orientada:
( x ) Dinâmica de grupo;
( ) Jogo pra dinâmicas do conhecimento
(bexigas).
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1º aula –Dinâmica para
sondagem dos conhecimentos prévios;
(Sugestão da dinâmica abaixo)
Apresentação das ementas da disciplina).
2º aula- Leitura do Texto “Para que serve a História”;
Atividades do texto;
3ª aula: Socialização em roda de conversa sobre as respostas do
texto.
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( ) Livro didático
Capitulo(s);
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( x) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento.
( ) Informativos;
( x ) Atividade complementar e
revisão.
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( ) Prova;
( ) Trabalho; Grupos, duplas
ou trios;
( x ) Apresentação
oral;
( x ) Observação do
desempenho do aluno;
( ) Cartaz;
( x ) Debate;
( ) Avaliação formativa;
( x ) Avaliação da
participação;
( ) Outros:
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Visto
da Articuladora
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