1ª aula em ambiente virtual – História - 6º Ano
Período: 23/06/2020.
Olá, meus queridos! Sejam bem vindos em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!
J J
Etapa 01:
Ø Turma! Vocês já se perguntaram como é que surgiram as cidades? De que forma tudo aconteceu para que as casas fossem organizadas em ruas? Para que nossa cidade tivesse Avenidas, Praças, Igrejas, lojas etc.?E se tornasse uma sociedade organizada? Então; Nessa aula vocês irão descobrir a relação entre agricultura, sedentarismo e sociedade. Corre lá no dicionário e descubra os significados das palavras nômades, sedentários e agricultura.
· Após reflita: (escreva a numa folha para socializarmos depois):
1-A agricultura poderia ser um fator de sedentarização e de formação das sociedades? Por quê?
2-O que vocês acham que levou os povos nômades a se sedentarizarem?
v Em nossa socialização explicarei sobre agricultura e nomadismo - a proposta nesse momento é perceber a relação do homem com a terra, observando as formas de cultivo e como se desenvolveu a agricultura ao longo do tempo.
Orientações: Após a conversa inicial, é o momento de abordar a relação da agricultura com a formação da sociedade. É o momento de identificar a cultura, modo de vida mais antigo da humanidade “nômades” e a passagem do nomadismo para o sedentarismo tendo como principal instrumento a agricultura.
Etapa 02:
Ø Agora, meus queridos é hora da leitura para ajudar a entender melhor essa história: Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo
v Clica aí no link abaixo e você entrará na página da leitura!!!
https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/arqueologos-estudam-a-transicao-da-vida-nomade-para-o-sedentarismo/
v Após a leitura do texto e reflexões sobre a agricultura e o processo de sedentarização, para próxima aula, organizem em um pequeno texto o que descobriram sobre os nômades, sedentários, sedentarização e agricultura. Explicando como a agricultura pode ser fator de fixação das sociedades nos mais diversos locais do mundo.
ü Para ajudar nessa tarefa vou disponibilizar o link de um vídeo muito legal para vocês assistirem aí da sua casa, na maior segurança J https://www.youtube.com/watch?v=yZGXDlSCn1k
2ª aula em ambiente virtual – História - 6º Ano
Período: 01/07/2020
Olá, meus queridos! Sejam bem vindos, novamente, em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!
J J
Etapa 01
ü Vocês aprenderam na aula passada sobre os processos de sedentarização que nos levou a sermos uma sociedade organizada! E nessa aula, vamos visitar nossos antepassados brasileiros e observar que, mesmo antes da chegada dos europeus aqui em nossas terras, já éramos uma sociedade e somente tínhamos uma forma diferente de organização. Abaixo segue o link de um texto maravilhoso que ajudará a entendermos toda essa história! É só clicar e começar a viajar no tempo com essa leitura super interessante:
https://novaescola.org.br/conteudo/2399/o-brasil-antes-do-brasil
ü Caso tenham duvidas sobre o texto, anotem, para que posteriormente o professor possa esclarecê-las.
Etapa 02:
Agora vamos falar sobre o texto?
1- De acordo com o primeiro parágrafo do texto, os primeiros habitantes da nossa terra eram civilizados ou não civilizados? Explique sua resposta.
2- O que é ser civilizado em seu entendimento?
3- Qual trecho do texto você identificou que o homem primitivo cuidava melhor do meio ambiente?
4- Você considera o homem atual mais educado ou menos educado do quê os homens primitivos? Explique sua resposta.
5- De acordo com a leitura, a vinda dos europeus trouxe mais civilização aos povos que aqui moravam ou só destruíram quase toda cultura que existia por aqui? Explique.
Bom estudo!!! Em breve teremos um momento para socializarmos as suas respostas!!!
1ª aula em ambiente virtual – História - 7º Ano
Período: 23/06/2020.
Olá, meus queridos! Sejam bem vindos em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!
J J
Etapa 01:
Ø Turma! Vocês já se perguntaram como é que surgiram as cidades? De que forma tudo aconteceu para que as casas fossem organizadas em ruas? Para que nossa cidade tivesse Avenidas, Praças, Igrejas, lojas etc.?E se tornasse uma sociedade organizada? Então; Nessa aula vocês irão descobrir a relação entre agricultura, sedentarismo e sociedade. Corre lá no dicionário e descubra os significados das palavras nômades, sedentários e agricultura.
· Após reflita: (escreva a numa folha para socializarmos depois):
1-A agricultura poderia ser um fator de sedentarização e de formação das sociedades? Por quê?
2-O que vocês acham que levou os povos nômades a se sedentarizarem?
v Em nossa socialização explicarei sobre agricultura e nomadismo - a proposta nesse momento é perceber a relação do homem com a terra, observando as formas de cultivo e como se desenvolveu a agricultura ao longo do tempo.
Orientações: Após a conversa inicial, é o momento de abordar a relação da agricultura com a formação da sociedade. É o momento de identificar a cultura, modo de vida mais antigo da humanidade “nômades” e a passagem do nomadismo para o sedentarismo tendo como principal instrumento a agricultura.
Etapa 02:
Ø Agora, meus queridos é hora da leitura para ajudar a entender melhor essa história: Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo
v Clica aí no link abaixo e você entrará na página da leitura!!!
https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/arqueologos-estudam-a-transicao-da-vida-nomade-para-o-sedentarismo/
v Após a leitura do texto e reflexões sobre a agricultura e o processo de sedentarização, para próxima aula, organizem em um pequeno texto o que descobriram sobre os nômades, sedentários, sedentarização e agricultura. Explicando como a agricultura pode ser fator de fixação das sociedades nos mais diversos locais do mundo.
ü Para ajudar nessa tarefa vou disponibilizar o link de um vídeo muito legal para vocês assistirem aí da sua casa, na maior segurança J https://www.youtube.com/watch?v=yZGXDlSCn1k
2ª aula em ambiente virtual – História - 7º Ano
Período: 01/07/2020
Olá, meus queridos! Sejam bem vindos, novamente, em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!
J J
Etapa 01
ü Vocês aprenderam na aula passada sobre os processos de sedentarização que nos levou a sermos uma sociedade organizada! E nessa aula, vamos visitar nossos antepassados brasileiros e observar que, mesmo antes da chegada dos europeus aqui em nossas terras, já éramos uma sociedade e somente tínhamos uma forma diferente de organização. Abaixo segue o link de um texto maravilhoso que ajudará a entendermos toda essa história! É só clicar e começar a viajar no tempo com essa leitura super interessante:
https://novaescola.org.br/conteudo/2399/o-brasil-antes-do-brasil
ü Caso tenham duvidas sobre o texto, anotem, para que posteriormente o professor possa esclarecê-las.
Etapa 02:
Agora vamos falar sobre o texto?
1- De acordo com o primeiro parágrafo do texto, os primeiros habitantes da nossa terra eram civilizados ou não civilizados? Explique sua resposta.
2- O que é ser civilizado em seu entendimento?
3- Qual trecho do texto você identificou que o homem primitivo cuidava melhor do meio ambiente?
4- Você considera o homem atual mais educado ou menos educado do quê os homens primitivos? Explique sua resposta.
5- De acordo com a leitura, a vinda dos europeus trouxe mais civilização aos povos que aqui moravam ou só destruíram quase toda cultura que existia por aqui? Explique.
Agora vamos de pesquisa para melhorar nossa compreensão:
Bom estudo!!! Em breve teremos um momento para socializarmos as suas respostas!!!
1ª aula em ambiente virtual – História - 8º Ano
Período: 23/06/2020.
Olá, meus queridos! Sejam bem vindos em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!
J J
Etapa 01:
· Nesta aula analisaremos o termo “modernidade”. A contextualização será feita por meio de reflexões será dividida em dois momentos:
· A análise das imagens e as perguntas para reflexão.
ü Antes de começarmos a falar sobre modernidade, vamos entender como esse termo começou a ser usado? Clica aí no link abaixo e veja um vídeo bem explicativo sobre essa transição da Idade Média para a Idade Moderna!! (Anotem suas duvidas sobre o tema trabalhado para posterior esclarecimento). https://www.youtube.com/watch?v=tmZ0GmE-wFg
ü Agora que já relembrou todo processo de transição das Idades acima citadas, vamos falar sobre a tal “modernidade?”
v Observe a imagem abaixo! Ela contém quatro duplas de imagens que simbolizam a modernidade:
· Duas escolas, uma de 1974 e outra de 2010;
· Duas mulheres com roupas distintas devido aos costumes;
· Dois meios de transporte (foguete e caravela). Ambos servem para desbravar áreas desconhecidas pela sociedade em seu tempo (a caravela foi utilizada na Expansão Marítima);
· O calçadão de Copacabana (RJ) em dois momentos distintos: em 1910 e atualmente.
O que há de diferente nelas e o que mudou com a chegada da “modernidade”. Notem as continuidades também.
· É interessante perceber que as escolas, embora distantes no tempo, permanecem com muitas semelhanças. Utilize isso para comparar sua sala de aula com a imagem da sala de 1974;
1) Nossa escola é moderna?
2) O que tem na casa de vocês que traduz a modernidade?
3) No percurso de casa até a escola, o que vocês vêem que é moderno?
4) O que determina se algo é moderno ou não?
ü Anotem suas observações a respeito da sua escola para socializarmos posteriormente.
· Na imagem das mulheres, observe que apesar da roupa ter mudado muito, ela continua sendo um modo de expressão, assim como o penteado;
· A caravela e o foguete têm em comum o fato de serem usados nas expansões “marítima” e “espacial”. Atualmente o homem tem buscado “colonizar” outros planetas e desbravar o espaço, assim como a caravela fez no século XV;
· O calçadão de Copacabana hoje em dia é mundialmente reconhecido, mas nem sempre foi assim. Com a “modernização” da orla, o Rio ganhou um de seus mais famosos cartões postais e a região passou a ser mais cobiçada.
· Após reflita: (escreva a numa folha para socializarmos depois):
Etapa 02:
v Agora é com você e o que entendeu até agora!!!
1- O considerado “moderno” é necessariamente bom. Ou seja, “O que é moderno é sempre bom?”
2- Descreva os impactos que a modernidade pode trazer .
3- Geralmente existe a visão de que a chegada de algo novo trará só benefícios, negligenciando os pontos negativos. Utilize as imagens para explicar se essa afirmação é verdadeira e como seria mais justo refletir sobre as novidades que o moderno nos traz.
ü Agora precisarei que vocês façam uma pequena leitura para nossa próxima tarefa:
v Clica aí no link abaixo e você entrará na página da leitura!!!
https://nova-escola producao.s3.amazonaws.com/NV73f9GqppWMxvBWNVpkWTcJCV8YFE6prseyBcP5SdanWbb4HSUjHXxRDR2b/his07-01und01-usina-de-belo-monte-energia-ou-impacto-ambiental.pdf
· A leitura sobre os impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma parte da aula muito importante, pois será apresentado que aquilo que é “moderno” tem impactos positivos e negativos na sociedade. Aqui será o momento de refletir esse ponto e despertar a atenção para os impactos que a “modernidade” pode trazer. (anote suas observações em uma folha para serem compartilhadas
posteriormente).
2ª aula em ambiente virtual – História - 8º Ano
Período: 01/07/2020.
Olá, meus queridos! Sejam bem vindos, novamente, em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!
J J
· Etapa 01:
v Essa proposta será dividida em 03 (três) momentos distintos:
1- A análise de um fragmento de texto que se refere aos impactos da construção da Usina de Belo Monte;
Acesse o link do texto:
https://nova-escola producao.s3.amazonaws.com/NV73f9GqppWMxvBWNVpkWTcJCV8YFE6prseyBcP5SdanWbb4HSUjHXxRDR2b/his07-01und01-usina-de-belo-monte-energia-ou-impacto-ambiental.pdf
2- Um fragmento de jornal com o anúncio da chegada da energia elétrica à cidade de Ituiutaba (MG)
Acesse o link do fragmento: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829846&PagFis=328
3- E, por fim, uma imagem do trânsito da Cidade do Cairo.
Acesse o link da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3e/Transito_do_Cairo.jpg.
· Nesse primeiro momento, leia o trecho do slide sobre os impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Essa parte da aula é importante, pois será apresentado que aquilo que é “moderno” tem impactos positivos e negativos na sociedade. Aqui será o momento de analisar esse ponto.
· Essa leitura será o ponto inicial da discussão e despertará a atenção para os impactos que a “modernidade” pode trazer.
· Analisem as duas fontes (dos links acima) observando os aspectos que a modernidade trouxe para as sociedades e os impactos tanto positivos, quanto
· negativos - separe uma folha para realizar anotações que deverão ser compartilhadas no momento de socialização com o professor.
· Etapa 02:
v Nesse momento vamos observar as fontes e perceber as diferenças de gerações e culturas:
· 1- observem se hoje seria comum encontrar esse anúncio em um jornal (analisando a fonte do jornal no link acima)
· 2 – Quais os tipos de anúncios que costumam ver em jornais e na televisão;
· 3 – Conhece têm o hábito de ler jornais;
· 4 - Conhecem alguém que leia jornal frequentemente e se informa por ele?
· 5 - Pergunte-os sobre como se lida com a energia elétrica atualmente. A eletricidade é vista como algo “moderno”?
· 6 - Existem outras formas de energia atualmente que poderia ser considerada mais moderna?
· 7 - Se o anúncio fosse atual, há outra fonte de energia que poderia substituir à elétrica, de modo a chamar atenção para o loteamento que está sendo vendido?
v A segunda fonte é a imagem de uma avenida no Cairo (exibida no link acima). Não se sabe precisar a data, mas os elementos reunidos na fotografia são suficientes para que percebam e reflitam sobre o choque de gerações. É possível relacioná-los com os automóveis atuais? Vamos refletir com as questões abaixo:
1 - Os carros são atuais?
2 - Por meio de quais elementos vocês afirmam que sim ou não?
3 - Carros assim são vistos hoje em dia nas ruas ou na televisão?
ü Outros elementos que podem ser destaques são as diferentes arquiteturas dos prédios ao fundo. É possível perceber uma arquitetura mais “moderna” no prédio à esquerda e em um prédio mais clássico à direita.
· Após esse momento, escreva suas conclusões (que foram anotada na folha). Escrevam se acreditam ser possível a convivência entre o “antigo” e o “novo” ou se com a chegada do moderno (novo) o antigo (velho) é substituído?
Para auxiliá-los na escrita, considere os seguintes aspectos apontados:
1- Na primeira fonte já está explícita o impacto que a chegada da energia causaria em Ituiutaba: a população iria triplicar e, consequentemente, haveria uma procura maior por lotes e moradia que, em virtude da demanda, aumentariam o preço.
2- Na segunda, é possível observar vários carros e uma motocicleta (interessante perceber que há automóveis “antigos” e outros mais “modernos” na imagem). O ônibus também merece destaque, visto que substituiu os “bondinhos” de outras épocas para transportar mais pessoas. Os veículos representam a convivência entre gerações num mesmo momento (assim como os dois prédios ao fundo).
· Encerre suas observações abordando o fato de que, com o passar dos anos, as pesquisas tecnológicas vão apresentando novos resultados para oferecer um produto melhor acabado, buscando sempre inovar aquilo que existe. Essa busca também traz impactos às sociedades. Cite exemplos que vocês observam destas contradições da modernidade (como a obsolescência programada, os impactos ambientais, etc.)
ü Suas observações serão compartilhadas com o professor no momento
da socialização.
v Para encerra essa aula, vamos por a mão na massa?
A proposta aqui é a criação de uma propaganda de um produto criado por você e que é considerado um avanço tecnológico.
Para a propaganda, pensem num produto/objeto que inove e auxilie seu cotidiano. Deverá ser um anúncio, de forma simples, contendo:
1 - Título chamativo;
2- Texto do anúncio;
2.2 - Motivos pelos quais as pessoas devem comprar?
2.2 - O que tem de moderno no produto?
2.3 - O que vai mudar na vida das pessoas/comunidade?
3 - Uma ilustração do produto (se achar necessário).
1ª aula em ambiente virtual – História - 9º Ano
Período: 23/06/2020.
Olá, meus queridos! Sejam bem vindos em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!
Etapa 01:
v Nesta aula analisaremos o termo “iluminismo”, “liberalismo”, “neoliberalismo”, “razão”, “progresso” e “liberdade”. Uma seleção de trechos das definições, retirados do dicionário Houaiss, está disponível no link abaixo: (leia com atenção)
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cR3ejdm9XYNKcnkWuuyr4CttNNzYgthMEDASq8wEKueBwVNVKqR6B7TunsR7/his8-01und01--trechos-de-definicoes-do-dicionario-houaiss-para-os-conceitos-centrais-do-iluminismo-e-do-liberalismo.pdf
Ao lerem as definições, estabeleçam relações entre o que o dicionário diz e o uso cotidiano das palavras, no tempo presente, tais como:
1- Você já ouviu ou usou esta palavra? Em qual situação?
2- Empreguem a palavra em uma frase.
· Para relembrar os preceitos iluministas, vamos ler agora os três textos, disponíveis nos links abaixo.
1- Trecho do livro Dois tratados sobre o governo civil, de John Locke (1689): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXbSfJQrx3bnX5ctzVMX6J7bknRsGYzT6PATpJw4q8ptvfJ4y4wNz2khY9mu/his8-01und01--trecho-do-livro-dois-tratados-sobre-o-governo-civil-de-john-locke-1689-1690.pdf
2- Trecho do texto “Resposta à pergunta: o que é Esclarecimento?, de Immanuel Kant (1783): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vPwGZ6RnuzgajrDmMFpYryweqvFyQjwbp6xea9w6tvnDtgstv3hVBT2y6V4W/his8-01und01--trecho-do-texto-resposta-a-pergunta-o-que-e-esclarecimento--de-immanuel-kant-1783.pdf
3- Trecho do livro A riqueza das nações, de Adam Smith (1776): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fneAu4YwU5K6TGJCAZC5W5MpYwskBGQauJNTPGDac72wvVGuufMhPkNMjMV/his8-01und01--trecho-do-livro-a-riqueza-das-nacoes-de-adam-smith-1776.pdf
Após as leituras, esclareça:
1- qual é o tipo de “liberdade” defendida por Locke? E por Kant? E por Smith?
2- O que a “razão” permite, segundo Kant?
3- Por que Locke é considerado um dos principais autores do “liberalismo”?
4- Qual o sentido do “progresso” proposto por Kant?
5- Quais as vantagens do “livre comércio” na visão de Smith e por que ele levaria ao “progresso”?
ü Anote suas observações para posterior socialização.
Etapa 02:
· Agora que já relembrou alguns conceitos do Iluminismo, vamos trazê-los para nossa realidade?!!
v O Iluminismo, como você estudou anteriormente, nos leva a pensar, a questionar e querer conhecer! Ouça a musica: O Pensamento de Cidade Negra disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=jBu1u5iQZGo
· Já ouviu a musica? Vamos levantar alguns questionamentos?
1- Relacione a letra da musica ao conceito iluminista;
2- Em seu entendimento, esclareça porque é importante ”pensar?”
3- O que seria esse “pensar” nos ideais iluministas?
4- Se o pensar pode levar ao conhecimento, diga qual a importância desse “pensar” em nossa atual situação, diante da Pandemia?
5- A quem interessa a “falta de conhecimento” da maioria da população e por quê?
ü Anote suas observações para posterior socialização.
2ª aula em ambiente virtual – História - 9º Ano
Período: 01/07/2020.
Olá, meus queridos! Sejam bem vindos, novamente, em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!
Etapa 01:
v Na aula anterior revisitamos o Iluminismo e seus fundamentos, agora utilizaremos o que aprendemos sobre o conhecimento para tentar compreender as questões fundamentais do trabalho e como ele é uma dimensão fundamental da organização do mundo contemporâneo, pois a forma como ele está organizado e suas ferramentas, saberes etc. estrutura a nossa inserção no mundo e a própria cultura dos trabalhadores. Vamos revisitar a tão conhecida Revolução Industrial e seus efeitos em nossa sociedade atual!!!
· Vamos a leitura? Clica aí no link abaixo e veja o texto escrito pela historiadora Michelle Perrot: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8CRurTvc4xMyJAjByhEr8rcXTeMagUPyPd2cBByxZJ9QDHHvhz3ZshqMcBbC/his8-03und02--trecho-do-texto.pdf
Durante a leitura, solucione dúvidas de vocabulário (com a ajuda do Glossário presente na fonte).
Após a leitura coletiva do texto, esclareça as seguintes questões:
Segunda a autora, a que os trabalhadores que resistiam às máquinas se opunham? Por quê?
1- Levantem hipóteses: por que os trabalhadores distinguiam os diferentes tipos de máquina?
2- Todos os trabalhadores concordavam com a ação política de quebrar as máquinas, de acordo com a autora?
3- Quais setores econômicos tiveram mais ações dos trabalhadores contra as máquinas?
4- Por que setores da economia em que havia maior tradição de trabalho manual, como o têxtil, tiveram maior número de ações contra as máquinas?
ü Anote suas observações para posterior socialização.
Etapa 02:
v Nossa próxima atividade será muito divertida!!! Vamos ver um bom filme e após abordaremos as questões pertinentes a revolução industrial e seus impactos na produção e circulação de povos produtos e culturas. Basta clicar no link abaixo e fazer uma pipoquinha e assistir com muita atenção Tempos Modernos do incrível Charles Chaplin. https://www.youtube.com/watch?v=zMxygXggWLc
v Análise do filme “Tempos Modernos”
1- Contextualização. Qual o contexto social e econômico relatado no filme? Quais aspectos significativos mudaram e quais permanecem na estrutura econômica e social?
2- Crise econômica. O filme mostra a vida urbana dos Estados Unidos após a grande depressão econômica de 1929. Quais as consequências sociais provocada por tal crise?
3- Impactos da Revolução Industrial. Quais impactos provocados pela Revolução Industrial são possíveis de serem observados no filme?
4- A Tecnologia. Quais questões aparecem na cena da máquina de refeições?
5- Movimentos sociais. Por que houve uma prisão injusta de Chaplin por estar apenas segurando a bandeira do manifesto? Como estes movimentos sociais são vistos pela sociedade contemporânea?
6- Situação social. Por que Chaplin insiste em voltar para cadeia?
7- Prosperidade. Depois que encontra a jovem órfã, a vida do personagem ganha novo sentido. Qual a ideia de prosperidade que ele manifesta?
8- Diferenças sociais. O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Como isso é mostrado e que outras situações do filme também são abordas a mesma temática?
9- Consumismo. De que forma o consumismo aparece no filme?
10- Organização do tralho. Quem decide como o trabalho deve ser organizado?
11- Condições de trabalho. Como é retratado pelo filme as condições de trabalho na fábrica?
12- Quais as condições de trabalho retratadas no filme?
13- Agora relacione todas as questões em negrito acima com a relação do trabalho nos dias atuais e para finalizar aborde a problemática do Covid-19 e a situação do trabalhador brasileiro nesse cenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário