SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021 |
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Unidade Temática: HISTÓRIA:
TEMPO, ESPAÇO E FORMAS DE REGISTROS |
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Objetos de Conhecimento: Valores de convivência no processo de organização das primeiras sociedades; Colaboração, solidariedade, empatia, amizade e responsabilidade. |
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Ano/Série: 6º
ano Período: 29/03 a 09/04/2021 Nº de Aulas: 04 |
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Tema Integrador: As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia. |
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Habilidades: Objetivos: ·
Perceber como
os valores de convivência foram determinantes no processo de formação das
primeiras comunidades sociais. ·
Estabelecer
ligação entre as regras de convivência do passado e as atuais e analisar de
quais maneiras elas despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções
e sentimentos. ·
Despertar
através das observações do objeto estudado, sentimentos de empatia pelos
colegas de classe, professores e funcionários da escola. |
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· Competência Geral: ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar
questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos,
interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes
linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos, a cooperação e o respeito. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
· ( 1ª aula) – Acolhida (Escolha do professor); · Socialização e apresentação do Componente Curricular; · Momento Reflexivo: Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre História (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. · Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, com as seguintes perguntas: Quais emoções o Componente Curricular desperta? Tristeza; Alegria; Entusiasmo; Encantamento; que justifiquem – Proponha que eles desenhem emoticons para representar o sentimento e mostre a turma enquanto responde oralmente. · Após todos responderem sugere-se que o professor discorra a respeito das emoções e sua importância para os relacionamentos humanos. (caso haja tempo hábil sugiro o vídeo “Fragmentos”).
(2ª aula) – Inicie essa aula com a exibição do pequeno vídeo resumo
“Nascimento da Civilização: As Primeiras Formas Humanas de Organização
Social” e o trecho do filme “A Guerra do Fogo” disponíveis nos links abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=-9ADJWNYXSU&t=56s https://www.youtube.com/watch?v=e9_AQvy5Onw
Ø As analises e conclusões devem ser
escritas no caderno.
1. Quais sentimentos uniram aqueles
primeiros grupos que você pode identificar? 2. Identificar sentimentos entre os
indivíduos mostrados e como eles se ajudaram no processo de sobrevivência em
grupos ? 3.
Listem quais situações foram identificadas, onde foi necessária a
união e o sentimento de proteção e sobrevivência do grupo? 4. Agora relacione esses sentimentos com sua
convivência na família, com amigos e
os colegas de classe durante esse ano de 2021. ·
Objetivo: Nesta Situação de Aprendizagem, pretende-se que os alunos se
reconheçam como parte de uma organização social e que precisam desenvolver o
sentimento de pertencimento e empatia para uma convivência tranqüila e
proveitosa em qualquer ambiente que eles frequente. Igualmente, que eles
internalizem que somente “juntos” poderemos vencer o desafio que essa nossa
nova realidade nos impôs. |
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2ª
Momento: (3ª e 4ª aulas) (3ª aula) – Sugere-se para iniciar essa aula leitura e interpretação da Canção “Depende de Nós” descrita abaixo: “Depende de nós Depende de nós Que os ventos cantem nos galhos Depende de nós Composição: Ivan Lins / Vitor
Martins. ·
Em seguida, promova uma reflexão sobre os pensamentos do poema e
converse com a turma: (solicite que as respostas sejam registradas no
caderno)
·
Socialize as respostas da turma. ·
Agora, a ideia é realizar uma atividade para “quebrar o gelo” e ajudar
no despertar das emoções e dos bons relacionamentos. Proponha aos alunos que se apresentem usando
a ideia do título da canção. Ex: “Depende de mim, Maria, que o ano de 2021 na
escola e na minha vida seja...” “Quanto turma, que
possamos...” “Espero que o componente de História me ...”
(4ª aula) –
Nessa aula a proposta é trabalhar uma atividade chamada “Não sou uma ilha –
Perspectivas e desafios de viver em grupo”. Para auxiliar na construção da
aprendizagem, sugere-se que antes dessa atividade a exibição do filme “Os
Croods” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=8_zZfc_-2LM&list=PLhNFF-lLDdJwcW-LLx56L6sgRU2IEIdSZ&index=1
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RECURSOS:
(
) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( x ) Trabalho; (
)Resolução de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020 |
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Unidade Temática: HISTÓRIA: TEMPO, ESPAÇO E FORMAS DE REGISTROS |
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Objetos de Conhecimento: Transformações sociais e os relacionamentos humanos
ao longo dos tempos; Organização cidadã, honestidade, empatia, colaboração,
solidariedade, amizade e empatia. |
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Ano/Série: 7º
ano Período: 29/03 a 09/04/2021 Nº de Aulas: 04 |
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Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em
Tempos de Pandemia. |
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Habilidades: Objetivos: Observar e analisar de quais maneiras os
relacionamentos humanos contribuíram para o processo de desenvolvimento
social ao longo do tempo nas diversas sociedades. |
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·
Competência Geral: ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
·
( 1ª aula) –
Acolhida (Escolha do
professor); ·
Socialização e apresentação do Componente Curricular; ·
Momento Reflexivo: Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre
História (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a
respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que
marcou...)?”. ·
Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, com as
seguintes perguntas: Quais emoções o Componente Curricular desperta? Tristeza;
Alegria; Entusiasmo; Encantamento; que justifiquem – Proponha que eles
desenhem emoticons para representar o sentimento e mostre a turma enquanto
responde oralmente. ·
Após todos responderem sugere-se que o professor discorra a respeito
das emoções e sua importância para os relacionamentos humanos. (caso haja
tempo hábil sugiro o vídeo “Fragmentos”).
·
Deixe os alunos livres para expressarem o que sentem. ·
( 2ª aula) – Para essa aula sugere-se o texto
sobre as relações sociais abaixo descrito: Relações Sociais Daniela Diana -Professora licenciada em Letras As relações
sociais absorvem um conceito complexo que trata do conjunto de
interações entre os indivíduos ou grupos sociais, seja em casa, na escola, no
trabalho. Elas representam as diferentes
formas de interação que ocorrem em diversos espaços sociais,
podendo ocorrer de maneira natural ou através de interesses individuais. Inicialmente, devemos atentar para
uma característica muito importante dos homens: os seres humanos são seres
sociais. A partir disso, a sociabilização é fundamental para o
desenvolvimento da sociedade, uma vez que ela integra os grupos sociais. Ela resulta num processo de assimilação
e identificação, ou seja, quando o ser humano se identifica com tal grupo
fazendo parte dele. Durante a vida desenvolvemos
diversas relações sociais que são fundamentais para a evolução da sociedade e
dos seres humanos. Uma vez que elas são a base para a constituição das
sociedades (estrutura
social), um ser humano que não desenvolve as relações sociais pode
apresentar diversos problemas patológicos (depressão, isolamento social,
preconceitos, etc.). Atualmente, as relações sociais
ganharam uma nova possibilidade de desenvolvimento, ou seja, através da
internet e sobretudo, das redes sociais. Tipos de Relações Sociais De acordo com o contexto que
ocorrem, as relações sociais podem ser: Formais: destituídas de relação de
companheirismo e afeto entre os membros, as relações formais geralmente são
passageiras desenvolvidas em diversos contextos da vida, por exemplo no
trabalho. Informais: relações duradouras e
desenvolvidas por meio do afeto
entre as pessoas que interagem e, portanto, é realizada por meio de uma
linguagem mais coloquial, por exemplo, as relações familiares e de amizade. Exemplos: Segue abaixo alguns exemplos de
relações sociais: Relação Familiar Relação Cultural Relação Pedagógica Relações Econômica Relação Comercial Relação Política Relações Religiosa. Após leitura proponha uma roda de
conversa sobre o texto. Exponha algumas observações como o fato que, ao longo
do tempo, adquirimos muitas relações sociais que são fundamentais para nossa
evolução. Ao final das explanações,
solicite que a turma faça uma retrospectiva da sua história relatando como
são suas relações sociais. Além de reconhecer sua trajetória de vida, suas
experiências que foram importantes no seu processo de socialização. https://www.youtube.com/watch?v=7MKKFQk-L2o
– Se for necessário esclarecer mais sobre o tema, esse vídeo pode ajudar. |
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2ª
Momento: (3ª e 4ª aulas)
·
Para auxiliar essa atividade sugere-se a exibição do filme “Os Croods”
disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=8_zZfc_-2LM&list=PLhNFF-lLDdJwcW-LLx56L6sgRU2IEIdSZ&index=1
Exemplo de como trabalhar a
tabela abaixo:
( 3ª aula) - Atividade 3: Linha
do tempo das relações sociais – Permanências e transformações. Propõe-se nessa atividade que a
turma observe as imagens das diferentes sociedades ao longo do tempo e
descreva suas permanências e transformações, apontando como essas
características construíram nossa maneira de nos relacionarmos nos tempos
atuais – Sugere-se que o professor apresente as imagens explanando de forma
sucinta como viviam. Sociedade Paleolítica Sociedade Neolítica Civilização
Mesopotamica. Sociedade
Greco-romana. Sociedade
pré-colombiana no Brasil. Sociedade
Idade Média Sociedade
Idade Moderna
Sociedade
atual – antes e depois da pandemia da Covid 19. ·
Após análise das imagens aponte as principais permanências e
transformações das sociedades ao longo do tempo e esclareça quais foram as
principais mudanças na sociedade atual com a pandemia.
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RECURSOS: ( ) Resumo( x
) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x
) Trabalho; ( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação
da participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021 |
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Unidade Temática: O Antigo Regime em crise. |
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Objetos de Conhecimento: A Questão do Iluminismo e da ilustração e As
revoluções Inglesas e os princípios do Liberalismo. |
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Ano/Série: 8º
ano Período: 29/03 a 09/04/2021 Nº de Aulas: 06 |
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Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em
Tempos de Pandemia. |
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Habilidades: Objetivos: ·
Estabelecer relações entre as sociedades antigas e compreender de que
maneira elas influenciaram na organização social, nos princípios éticos e de
cidadania em nossas sociedades atuais. |
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·
Competência Geral: ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar
questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos,
interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes
linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos, a cooperação e o respeito. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
·
( 1ª aula) – Acolhida (Escolha do professor); ·
Socialização e apresentação do Componente Curricular; ·
Momento Reflexivo: Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre
História (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a
respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que
marcou...)?”. ·
Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, com as
seguintes perguntas: Quais emoções o Componente Curricular desperta? Tristeza;
Alegria; Entusiasmo; Encantamento; que justifiquem – Proponha que eles desenhem
emoticons para representar o sentimento e mostre a turma enquanto responde
oralmente. ·
Após todos responderem sugere-se que o professor discorra a respeito das
emoções e sua importância para os relacionamentos humanos. (caso haja tempo
hábil sugiro o vídeo “Fragmentos”).
ü Socialize
as respostas dessa atividade e esclareça a turma que somente com o exercício
da empatia, da cooperação, do respeito mútuo podemos exercer nosso direito de
cidadão pautado na ética. (Disponibilize o pequeno resumo sobre ética) – Essa
inferência será importante para melhor desempenho da atividade seguinte. |
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2ª
Momento: (3ª e 4ª aulas)
“... A cidadania entre os gregos
Provavelmente, um cidadão grego estranharia o conceito de cidadania para nós
hoje. Podemos identificar a origem do conceito de cidadania na sociedade
greco-romana, no período da antiguidade clássica, entre os séculos VI e IV
a.C. A cidadania era um título recebido por aquele que participava do culto
da cidade e, dessa forma, poderia usufruir dos direitos civis e políticos.
Cidadão na Grécia antiga é, portanto, todo aquele que segue a religião da
cidade e honra seus deuses. Aos estrangeiros, às mulheres, aos escravos, às
crianças, era vedada essa possibilidade, tendo em vista a preservação das
cerimônias sagradas. A religião era, dessa forma, o marco referencial que
delimitava o espaço da cidadania e distinguia de forma categórica o cidadão
do estrangeiro. Em outras palavras, a cidadania grega era realmente
excludente. A pólis, definindo um modo de vida urbano que seria a base da
civilização ocidental, mostrou-se ser um elemento fundamental na constituição
da cultura grega. Ela possuía uma configuração espacial. Na Grécia antiga,
ser cidadão significava a oportunidade de ser ouvido na assembléia, isto é,
representava o direito de exercer cargos públicos e defender seus próprios
interesses no tribunal...”
” A cidadania, em suas origens, é
um mecanismo de exclusão. Designava aqueles que podiam gozar de uma série de
direitos e aproveitar-se disso tomando decisões favoráveis aos seus
interesses. Apesar dos avanços conseguidos pela cidadania que, de certa
forma, eliminaram as diferenças de origem, classe e função e instauraram a
isonomia, isto é, a igual participação de todos os cidadãos no exercício do
poder, a maioria absoluta da população encontrava-se alijada deste exercício.
Aranha e Martins (1995, p. 65) nos dão uma visão desta situação de exclusão
quando afirmam que o apogeu da democracia ateniense se dá no século V a C.,
já no período clássico, quando Péricles era estratego. È bem verdade que
Atenas possuía meio milhão de habitantes dos quais 300 mil escravos e 50 mil
metecos (estrangeiros); excluídas mulheres e crianças, restavam apenas 10%
considerados cidadãos propriamente ditos, capacitados para decidir por todos.
Apesar desse aspecto excludente, a cidadania, como os antigos a construíram,
foi uma grande invenção, pois separou os interesses públicos e privados e
mostrou que o poder poderia ser exercido por todos os cidadãos. Essa é a
grande contribuição de gregos e romanos para nossa cultura.”
“...Os direitos do homem e do
cidadão: a cidadania a partir da Revolução Francesa (Século XVIII) Com a
expansão territorial e militar romana, a Grécia acabou sendo dominada. O
conceito de cidadania, como os gregos o haviam construído, era incompatível
com as formas oligárquicas de exercício do poder na sociedade romana. Após a
fragmentação do Império Romano do Ocidente e a constituição da sociedade
feudal, a questão da cidadania perde sua relevância política e cai no esquecimento.
Porém, com a reurbanização e fortalecimento do poder centralizado nos Estados
modernos, os debates em torno da cidadania voltam a ocorrer. A necessidade de
justificação racional do poder político em oposição a monarquias
hereditárias, claro sinal de privilégio para a nobreza, será realizada pelo
Iluminismo. Esse movimento filosófico torna-se o escopo ideológico para os
interesses da burguesia que, apesar de possuir o poder econômico, não
participa politicamente do poder e é obrigada a sustentar os privilégios da
nobreza pelo pagamento de impostos. O lema “sapere aude” - ouse fazer uso da
tua razão - indica que somente aquilo que pode ser racionalmente justificado
é válido...”
“...A Revolução Francesa, nesse
caso, é paradigmática. Por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão (DDHC) institucionaliza-se que os seres humanos gozam de direitos
frente ao Estado antes de participar de qualquer sociedade. São, dessa forma,
direitos naturais do indivíduo singular. A DDHC oferecerá ao cidadão o
direito, inalienável, de liberdade frente ao Estado, devendo aquele resistir
a qualquer forma de opressão e agressão a sua dignidade por parte deste.
Inspirados na experiência das declarações inglesa e americana, que
reconheciam juridicamente os direitos do cidadão, os revolucionários
institucionalizam por meio da nova constituição as conquistas alcançadas pela
Revolução. Com isso, pretendiam impedir possíveis retrocessos...”
“... Conceituando cidadania, Jaime
Pinsky (2003, p. 9) afirma que ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade,
à propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis. É
também participar do destino da sociedade, votar e ser votado, ter direitos
políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia, sem os
direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza
coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma
velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos
e sociais...”
ü
O seu
comportamento pode interferir na vida de muita gente! Essa afirmação assusta
ou traquiliza?
Link
do filme: https://www.youtube.com/watch?v=FJYqCnWQw68
3ª
Momento: (5ª e 6ª aulas)
https://www.youtube.com/watch?v=3ue9ybTNje0
Deveres e Direitos Toquinho Crianças, iguais são seus deveres e
direitos. Meninos e meninas, Meninos e meninas, Crianças, a vida tem virtudes e
defeitos. Meninos e meninas, Meninos e meninas,
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RECURSOS:
(
) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( x ) Trabalho; ( )Resolução
de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021 |
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Unidade Temática: |
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Objetos de Conhecimento: Das Grandes Civilizações as Sociedades Contemporâneas; Suas contribuições nos contextos de construções sociais, habilidades socioemocionais e consciência social e humana. |
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Ano/Série: 9º
ano Período: 29/03 a 09/04/2021 Nº de Aulas: 06 |
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Tema Integrador: As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia. |
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Habilidades: Objetivos:
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· Competência Geral: ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
· ( 1ª aula) – Acolhida (Escolha do professor); · Socialização e apresentação do Componente Curricular; · Momento Reflexivo: Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre História (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. · Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, com as seguintes perguntas: Quais emoções o Componente Curricular desperta? Tristeza; Alegria; Entusiasmo; Encantamento; que justifiquem – Proponha que eles desenhem emoticons para representar o sentimento e mostre a turma enquanto responde oralmente. · Após todos responderem sugere-se que o professor discorra a respeito das emoções e sua importância para os relacionamentos humanos. (caso haja tempo hábil sugiro o vídeo “Fragmentos”).
“De todos os infortúnios que afligem a humanidade, o mais amargo é que temos de ter consciência de muito e controle de nada.” · Em seguida proponha uma roda de conversa sobre o entendimento da turma, levantando questões para sondagem de conhecimentos a cerca do tema. ·
Proponha as questões abaixo
para finalizar essa atividade 1.
Como lidar com as frustrações geradas pelo impacto do coronavírus? 2. Quando um Chefe de Estado, nega a
ciência e prioriza a economia que favorece ricos empresários e tem apoio de
uma boa parte da população, que tipo de valores você enxerga nessa sociedade? 1. O que mudou em nossas vidas em
tempos de pandemia? 2. O que podemos fazer para mudar
nossa realidade? · (2ª aula) – A sugestão nessa aula é a atividade: A COMPLEXIDADE DAS RELAÇÕES HUMANAS – Descoberta das emoções. · É necessário esclarecer a turma que agora entraremos num tema muito complexo de entendimento, que é a questão da compreensão do ser humano em si, e como ele se vê e como ele vê o outro com quem convive. Trabalhando as questões dos sentimentos, os seus relacionamentos entre si e outros aspectos pertinentes ao assunto. Nada adianta para o ser humano se ele não compreender seus sentimentos e os sentimentos do outro. Então, necessitamos estar constantemente nos analisando e considerando a visão de mundo e o comportamento dos outros em sociedade, para assim tentar compreender o que é certo e errado, bom ou ruim para nós e para os outros que convivem conosco. · Nesse primeiro momento disponibilizar o fragmento do filme Guerra do Fogo (descoberta do sorriso), que trata da era paleolítica onde se iniciou o processo de construção dos relacionamentos humanos e as emoções e sentimentos que envolvem essas relações e o fragmento textual de ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre o entendimento das línguas. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores). Após solicite que a turma faça uma breve analise sobre o tema da atividade relacionando o trecho do filme e o fragmento do texto. https://www.youtube.com/watch?v=2N84kpXgIt0 “...Rousseau acreditava que, no princípio da humanidade, foi necessário que o homem reconhecesse o seu semelhante para ter sentimentos de empatia e criar vínculos afetivos que fossem além dos familiares [6]. Por isso, quando os homens tiveram consciência dos seus semelhantes, puderam raciocinar sobre o convívio social (o outro com os mesmos sentimentos que eu) e se associarem para superarem as adversidades da natureza [7]..”
1.0- Relacione a fala de Rousseau aos relacionamentos
humanos nos dias atuais. Você concorda com a Rousseau? Esclareça sua
resposta.
2.0- De acordo com o fragmento do vídeo, qual a
importância do desenvolvimento das emoções para a humanidade?
2.0- Qual a comparação que podemos fazer com a
descoberta do sorriso como é mostrado no filme e as relações humanas nas
sociedades atuais?
3.0- “...Rousseau acreditava que, no princípio
da humanidade, foi necessário que o homem reconhecesse o seu semelhante para
ter sentimentos de empatia e criar vínculos afetivos que
fossem além dos familiares...”
3.1- Relacione o fragmento acima com a cena da
descoberta do sorriso. |
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2ª
Momento: (3ª e 4ª aulas)
Vídeos explicativos: https://www.youtube.com/watch?v=XOYq_XhFWLE (tragédia) https://www.youtube.com/watch?v=mtuS9vjVNQ8
(comédia)
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/teatro-grego-diferencas-entre-comedia-e-tragedia.htm
1.
“O mundo grego foi, basicamente, um mundo da palavra falada e
não da escrita.” (Moses I. Finley. Democracia antiga e moderna. Rio de Janeiro:
Graal, 1988, p. 30) 1.1-Justifique a constatação acima, relativa à
Grécia antiga. 2.
A sociedade humana constrói sua história,
buscando superar suas dificuldades e refletindo sobre seus problemas. O
teatro é uma representação artística de grande valor no mundo ocidental,
colaborando para conhecer as angústias humanas e as possibilidades de
criação. Explique como a Tragédia e a Comédia Grega colaboraram na construção
das emoções humanas. 3.
Qual era o objetivo enquanto produção
artística, as tragédias, na Grécia Antiga?
3ª
Momento: (5ª e 6ª aulas)
ü Trata-se de um filme visceral, que aborda através de suas variadas histórias (que se encontram no decorrer do filme) questões éticas ligadas ao preconceito racial e étnico, adequação a uma sociedade e estereotipação. A história é rica em mostrar manifestações de falta de moral/ética, ou ao menos de uma chamada ética da conveniência. Ou seja, se esta ação vai me fazer bem, então ela talvez não seja tão ruim assim. Na história, o roubo do carro de um casal de brancos passa a envolver a vida de latinos, negros e orientais em acontecimentos que se sucedem, demonstrando, assim, o poder que as decisões têm, não só na vida de quem as toma, mas na vida de todas as pessoas envolvidas. ü Assim, Crash trabalha com aquela interessante ideia de que nossas ações possuem um poder muito grande sobre a vida alheia, e não somente sobre a nossa. As ações que praticamos podem – e devem – ser universalizadas, para assim sabermos se ela é ética (ou moral) ou não. A questão aqui é a seguinte: você gostaria que ‘fulano’ te tratasse do mesmo jeito que você está tratando ‘beltrano’? Muito de nossa reflexão sobre o tema recai sobre esta fundamental pergunta.
1. Quais princípios descritos na Declaração dos Direitos infringidos no filme você observou? Explique com a cena que mais te emocionou. 2. Comente uma cena do filme baseando-se no versículo a seguir: ”Não julgueis para não serdes julgados”. 3. Explique quais situações ocorridas no filme “Crash” mais lhe chamou a atenção (estereótipo, preconceito, racismo, assédio sexual)? Justifique sua resposta. 4. Relacione sobre passagens violentas, na história do mundo, consequentes de conflitos étnicos, raciais, religiosos, de gênero que você se recorda com temáticas abordadas no filme. 5. Qual lição de vida você apreendeu com esse filme? Comente. 6. Faça uma análise e comente sobre o que o filme Crash – No Limite tem em comum com a realidade das cidades brasileiras? 7. Sugerir aos alunos que preencham uma tabela a respeito do filme. Exemplo:
Observação: Todas as atividades devem contribuir para explorar avaliação diagnóstica de leitura, escrita, oralidade, interpretação e demais itens da ficha de avaliação diagnóstica. |
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RECURSOS:
(
) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( x ) Trabalho; (
)Resolução de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
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