1ª Sequência 2021 de história

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021

Unidade Temática: HISTÓRIA: TEMPO, ESPAÇO E FORMAS DE REGISTROS

Objetos de Conhecimento: Valores de convivência no processo de organização das primeiras sociedades; Colaboração, solidariedade, empatia, amizade e responsabilidade.

Ano/Série: 6º ano                            Período: 29/03 a 09/04/2021                       Nº de Aulas: 04

Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

Habilidades:

Objetivos:

·         Perceber como os valores de convivência foram determinantes no processo de formação das primeiras comunidades sociais.

·         Estabelecer ligação entre as regras de convivência do passado e as atuais e analisar de quais maneiras elas despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções e sentimentos.

·         Despertar através das observações do objeto estudado, sentimentos de empatia pelos colegas de classe, professores e funcionários da escola.

·         Competência Geral:

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa:

·         ( 1ª  aula) –  Acolhida  (Escolha do professor);

·         Socialização e apresentação do Componente Curricular;

·         Momento Reflexivo: Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre História (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”.

·         Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, com as seguintes  perguntas:

Quais emoções o Componente Curricular desperta? Tristeza; Alegria; Entusiasmo; Encantamento; que justifiquem – Proponha que eles desenhem emoticons para representar o sentimento e mostre a turma enquanto responde oralmente.

·         Após todos responderem sugere-se que o professor discorra a respeito das emoções e sua importância para os relacionamentos humanos. (caso haja tempo hábil sugiro o vídeo “Fragmentos”).

     (2ª aula) – Inicie essa aula com a exibição do pequeno vídeo resumo “Nascimento da Civilização: As Primeiras Formas Humanas de Organização Social” e o trecho do filme “A Guerra do Fogo” disponíveis nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=-9ADJWNYXSU&t=56s

https://www.youtube.com/watch?v=e9_AQvy5Onw

  • Após exibição dos vídeos, organize uma roda de conversa sobre as percepções sobre convivência em grupo despertadas e os incentive a identificarem sentimentos entre os indivíduos mostrados e como eles ajudaram no processo de sobrevivência dos grupos exibidos. 
  • Solicite que os alunos listem quais situações foram identificadas onde foi necessária a união e o sentimento de proteção e sobrevivência do grupo.
  • Depois que os alunos concluírem a analise, eles serão desafiados a relacionar esses sentimentos com a convivência deles com a família, amigos e os colegas de classe durante esse ano de 2021.

Ø  As analises e conclusões devem ser escritas no caderno.

  • Sugestões de questionamentos sobre os vídeos:

1. Quais sentimentos uniram aqueles primeiros grupos que você pode identificar?

2. Identificar sentimentos entre os indivíduos mostrados e como eles se ajudaram no processo de sobrevivência em grupos ?

3.  Listem quais situações foram identificadas, onde foi necessária a união e o sentimento de proteção e sobrevivência do grupo?

4. Agora  relacione esses sentimentos com sua convivência  na família, com amigos e os colegas de classe durante esse ano de 2021.

·         Objetivo: Nesta Situação de Aprendizagem, pretende-se que os alunos se reconheçam como parte de uma organização social e que precisam desenvolver o sentimento de pertencimento e empatia para uma convivência tranqüila e proveitosa em qualquer ambiente que eles frequente. Igualmente, que eles internalizem que somente “juntos” poderemos vencer o desafio que essa nossa nova realidade nos impôs.

 

 

                                         2ª Momento: (3ª e 4ª aulas)

(3ª aula) – Sugere-se para iniciar essa aula leitura e interpretação da Canção  “Depende de Nós”  descrita abaixo:

 

“Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se este mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá.”

Composição: Ivan Lins / Vitor Martins.

·         Em seguida, promova uma reflexão sobre os pensamentos do poema e converse com a turma: (solicite que as respostas sejam registradas no caderno)

  1. O que vocês entenderam da letra da música?
  2. De acordo com a canção para o mundo ser melhor depende de quem? Escreva uma estrofe que confirma sua resposta
  3. Como seria a sociedade se seguíssemos o conselho do compositor?
  4. A Canção nos inspira a acreditar na vida nessa realidade de pandemia? Explique de que maneira?

·         Socialize as respostas da turma.

·         Agora, a ideia é realizar uma atividade para “quebrar o gelo” e ajudar no despertar das emoções e dos bons relacionamentos.  Proponha aos alunos que se apresentem usando a ideia do título da canção. Ex: “Depende de mim, Maria, que o ano de 2021 na escola e na minha vida seja...”

“Quanto turma, que possamos...” “Espero que o componente de História me ...”

 

  • Solicite aos alunos que anotem no caderno com o título “Iniciando minha história em 2021”, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha do caderno, com cabeçalho, margem, etc.

(4ª aula) – Nessa aula a proposta é trabalhar uma atividade chamada “Não sou uma ilha – Perspectivas e desafios de viver em grupo”. Para auxiliar na construção da aprendizagem, sugere-se que antes dessa atividade a exibição do filme “Os Croods” disponível no link:

 

https://www.youtube.com/watch?v=8_zZfc_-2LM&list=PLhNFF-lLDdJwcW-LLx56L6sgRU2IEIdSZ&index=1

 

  • Após a exibição do filme proponha uma roda de conversa sobre as vantagens e desafios que eles enxergam na convivência diária com familiares, amigos, colegas de turma e como eles imaginam como seria a vida de alguém vivendo isolado, sem ter com quem compartilhar emoções, conflitos.
  • Ao final das observações solicite que eles façam uma analise de como seria nossa sociedade atual caso os homens primitivos não se agrupassem para vencer os desafios que lhes eram impostos e finalize a analise destacando de que maneira as relações estabelecidas entre nossos antepassados nos ajudaram a organizar nossa forma de nos relacionarmos hoje em dia.
  • Sugere-se para finalizar essa atividade e baseado-se  no filme ,a produção de um texto falando como é viver isolado e o que você acha de viver em família? falar um pouco sobre sua família,  têm alguém que você compara com o personagem do filme “Croods”?
  • Essa atividade chamada Minha Ilha Particular  servirá para concluir a quinzena diagnóstica. Ela observa a vida nas perspectivas do “ser só” e “sermos, nós”  e tem como proposta desenvolver a habilidade de auto-analisar-se como ser social e dependente para sua sobrevivência como espécie humana observando suas limitações e necessidades afetivas.
  • Proponha aos alunos, que em um papel, desenhe uma ilha e a divida ao meio, após, escreva na primeira divisão quais desafios teria em sobreviver sozinho e na outra divisão quais soluções teriam os desafios com mais pessoas na sua ilha. Solicite a turma que após analise das respostas guardem as ilhas para que assim que possível poderá se formar em sala presencial, o mural “Somos Um Continente”

 

 

 

 

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;

(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020

Unidade Temática: HISTÓRIA: TEMPO, ESPAÇO E FORMAS DE REGISTROS

Objetos de Conhecimento: Transformações sociais e os relacionamentos humanos ao longo dos tempos; Organização cidadã, honestidade, empatia, colaboração, solidariedade, amizade e empatia.

Ano/Série: 7º ano                            Período: 29/03 a 09/04/2021                       Nº de Aulas: 04

Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

Habilidades:

Objetivos: Observar e analisar de quais maneiras os relacionamentos humanos contribuíram para o processo de desenvolvimento social ao longo do tempo nas diversas sociedades.

·         Competência Geral:

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa: (1ª e 2ªaulas)

·         ( 1ª  aula)  Acolhida  (Escolha do professor);

·         Socialização e apresentação do Componente Curricular;

·         Momento Reflexivo: Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre História (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”.

·         Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, com as seguintes  perguntas:

Quais emoções o Componente Curricular desperta? Tristeza; Alegria; Entusiasmo; Encantamento; que justifiquem – Proponha que eles desenhem emoticons para representar o sentimento e mostre a turma enquanto responde oralmente.

·         Após todos responderem sugere-se que o professor discorra a respeito das emoções e sua importância para os relacionamentos humanos. (caso haja tempo hábil sugiro o vídeo “Fragmentos”).

  • Realizado esse primeiro contato com a turma proponha as atividades abaixo para verificação dos conhecimentos prévios
  1. O que você entende por relacionamento humano?
  2. Para que servem os relacionamentos humanos?
  3. Liste seus relacionamentos próximos?

·         Deixe os alunos livres para expressarem o que sentem.

 

·         ( 2ª aula) – Para essa aula sugere-se o texto sobre as relações sociais abaixo descrito:

 

 

Relações Sociais

Daniela Diana -Professora licenciada em Letras

As relações sociais absorvem um conceito complexo que trata do conjunto de interações entre os indivíduos ou grupos sociais, seja em casa, na escola, no trabalho.

 

 

Elas representam as diferentes formas de interação que ocorrem em diversos espaços sociais, podendo ocorrer de maneira natural ou através de interesses individuais.

Inicialmente, devemos atentar para uma característica muito importante dos homens: os seres humanos são seres sociais. A partir disso, a sociabilização é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que ela integra os grupos sociais.

Ela resulta num processo de assimilação e identificação, ou seja, quando o ser humano se identifica com tal grupo fazendo parte dele.

Durante a vida desenvolvemos diversas relações sociais que são fundamentais para a evolução da sociedade e dos seres humanos. Uma vez que elas são a base para a constituição das sociedades (estrutura social), um ser humano que não desenvolve as relações sociais pode apresentar diversos problemas patológicos (depressão, isolamento social, preconceitos, etc.).

Atualmente, as relações sociais ganharam uma nova possibilidade de desenvolvimento, ou seja, através da internet e sobretudo, das redes sociais.

Tipos de Relações Sociais

De acordo com o contexto que ocorrem, as relações sociais podem ser:

Formais: destituídas de relação de companheirismo e afeto entre os membros, as relações formais geralmente são passageiras desenvolvidas em diversos contextos da vida, por exemplo no trabalho.

Informais: relações duradouras e desenvolvidas por meio do afeto entre as pessoas que interagem e, portanto, é realizada por meio de uma linguagem mais coloquial, por exemplo, as relações familiares e de amizade.

Exemplos:

Segue abaixo alguns exemplos de relações sociais:

Relação Familiar

Relação Cultural

Relação Pedagógica

Relações Econômica

Relação Comercial

Relação Política

Relações Religiosa.

Após leitura proponha uma roda de conversa sobre o texto. Exponha algumas observações como o fato que, ao longo do tempo, adquirimos muitas relações sociais que são fundamentais para nossa evolução.  Ao final das explanações, solicite que a turma faça uma retrospectiva da sua história relatando como são suas relações sociais. Além de reconhecer sua trajetória de vida, suas experiências que foram importantes no seu processo de socialização.

 

https://www.youtube.com/watch?v=7MKKFQk-L2o – Se for necessário esclarecer mais sobre o tema, esse vídeo pode ajudar.

                                         2ª Momento: (3ª e 4ª aulas)

  • ( 3ª  aula)  Propõe-se nessa aula a atividade: “Família – Uma relação que se perpetua ao longo das civilizações”

·         Para auxiliar essa atividade sugere-se a exibição do filme “Os Croods” disponível no link:

https://www.youtube.com/watch?v=8_zZfc_-2LM&list=PLhNFF-lLDdJwcW-LLx56L6sgRU2IEIdSZ&index=1

  • Após a exibição do filme, solicite que a turma construa no caderno um quadro comparativo em formato de tabela, relacionando os sentimentos,emoções, reações diante dos problemas aapresentados pelas  pessoas da família do filme e sua família no dia a dia.
  • Em seguida discutir oralmente a atividade realizada e mostrar a importância das emoções nos relacionamentos entre as pessoas e disponibilize as questões abaixo:
  1. Identificar as sensações/emoções, que podem dar pistas de como estão os sentimentos.

            Exemplo de como trabalhar a tabela abaixo:

FamiliaCroods

Minha Família

Lidando com conflitos

Lidando com conflitos

Trabalhando em equipe

Trabalhando em equipe

Enfrentando situações novas

Enfrentando situações novas

Demonstrando sentimentos

Demonstrando sentimentos 

 

  • 2) Os conflitos que acontecem com a família Croods ocorre em muitas famílias de hoje, ou seja a família dos Croods poderia morar em um condomínio fechado na atualidade. Cite conflitos do filme em que há semelhanças com sua relação familiar.

( 3ª  aula) - Atividade 3: Linha do tempo das relações sociais – Permanências e transformações.

Propõe-se nessa atividade que a turma observe as imagens das diferentes sociedades ao longo do tempo e descreva suas permanências e transformações, apontando como essas características construíram nossa maneira de nos relacionarmos nos tempos atuais – Sugere-se que o professor apresente as imagens explanando de forma sucinta como viviam.

Resumo e EXERCÍCIOS sobre a PRÉ-HISTÓRIA com Gabarito

Sociedade Paleolítica

Diferenças sociais - Neolítico - Á descoberta da história

Sociedade Neolítica

As 10 invenções mesopotâmicas mais importantes | Thpanorama - Torne-se  melhor hoje

Civilização Mesopotamica.

O pensamento pedagógico na Roma e Grécia Antiga

Sociedade Greco-romana.

Brasil pré-cabralino: o Brasil antes dos portugueses

Sociedade pré-colombiana no Brasil.

Baixa Idade Média: características e acontecimentos - Escola Kids

Sociedade Idade Média

No final da Idade Moderna, o surgimento da indústria permitiu o estabelecimento do capitalismo.

Sociedade Idade Moderna

 Tecnologia na Atualidade: A Influência da Tecnologia na Sociedade Atual     Mesmo com vacina, máscaras e isolamento continuam essenciais | Agência  Brasil

Sociedade atual – antes e depois da pandemia da Covid 19.

 

·         Após análise das imagens aponte as principais permanências e transformações das sociedades ao longo do tempo e esclareça quais foram as principais mudanças na sociedade atual com a pandemia.

  • Para Postar: Solicitar aos alunos que construam um mapa mental com o título “Transformações sociais e os relacionamentos humanos ao longo dos tempos”, antes o professor disponibilizará   sugestões de modelos de mapas mentais.

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;

(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021

Unidade Temática: O Antigo Regime em crise.

Objetos de Conhecimento: A Questão do Iluminismo e da ilustração e As revoluções Inglesas e os princípios do Liberalismo.

Ano/Série: 8º ano                            Período: 29/03 a 09/04/2021                       Nº de Aulas: 06

Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

Habilidades:

Objetivos:

·         Estabelecer relações entre as sociedades antigas e compreender de que maneira elas influenciaram na organização social, nos princípios éticos e de cidadania em nossas sociedades atuais.

·         Competência Geral:

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa:

·         ( 1ª  aula) –  Acolhida  (Escolha do professor);

·         Socialização e apresentação do Componente Curricular;

·         Momento Reflexivo: Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre História (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”.

·         Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, com as seguintes  perguntas:

Quais emoções o Componente Curricular desperta? Tristeza; Alegria; Entusiasmo; Encantamento; que justifiquem – Proponha que eles desenhem emoticons para representar o sentimento e mostre a turma enquanto responde oralmente.

·         Após todos responderem sugere-se que o professor discorra a respeito das emoções e sua importância para os relacionamentos humanos. (caso haja tempo hábil sugiro o vídeo “Fragmentos”).

  • Inicie as atividades de sondagem dos conhecimentos prévios, apresentando o texto: O exercício da cidadania no desenvolvimento da sociedade. (em anexo) em seguida discuta com os alunos:
  1. Como podemos definir “democracia” de acordo com a leitura?
  2. É possível identificar no texto onde se originou o termo Democracia? Pode-se considerar que essa organização social antiga nos influencia nos dias atuais? Esclareça.
  3. O texto nos fala que nossa Constituição tem influencia na ”Carta Magna” você já ouviu falar sobre ela? – Propõe-se esclarecer sobre a Carta e sua origem.
  • (2ª aula) – A sugestão nessa aula é que a partir do que foi apresentado na aula anterior, propor as seguintes questões:
  1. Como as boas relações podem ajudar no exercício da cidadania?
  2. O que sabe sobre o termo diplomacia?
  3. O mau comportamento individual pode afetar um grupo social? Esclareça.
  4. Em sua concepção (entendimento) porque é necessário criar boas relações para um bom convívio em sociedade?
  5. Esclareça como a pandemia pode ter afetado positiva e negativamente a convivência social?

 

ü  Socialize as respostas dessa atividade e esclareça a turma que somente com o exercício da empatia, da cooperação, do respeito mútuo podemos exercer nosso direito de cidadão pautado na ética. (Disponibilize o pequeno resumo sobre ética) – Essa inferência será importante para melhor desempenho da atividade seguinte.

 

                                         2ª Momento: (3ª e 4ª aulas)

  • (3ª aula) – Inicie essa aula com a atividade: Das Grandes Civilizações às Sociedades Contemporâneas; Organização Social e os princípios éticos e de cidadania, com analise dos fragmentos abaixo:

 

“... A cidadania entre os gregos Provavelmente, um cidadão grego estranharia o conceito de cidadania para nós hoje. Podemos identificar a origem do conceito de cidadania na sociedade greco-romana, no período da antiguidade clássica, entre os séculos VI e IV a.C. A cidadania era um título recebido por aquele que participava do culto da cidade e, dessa forma, poderia usufruir dos direitos civis e políticos. Cidadão na Grécia antiga é, portanto, todo aquele que segue a religião da cidade e honra seus deuses. Aos estrangeiros, às mulheres, aos escravos, às crianças, era vedada essa possibilidade, tendo em vista a preservação das cerimônias sagradas. A religião era, dessa forma, o marco referencial que delimitava o espaço da cidadania e distinguia de forma categórica o cidadão do estrangeiro. Em outras palavras, a cidadania grega era realmente excludente. A pólis, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental, mostrou-se ser um elemento fundamental na constituição da cultura grega. Ela possuía uma configuração espacial. Na Grécia antiga, ser cidadão significava a oportunidade de ser ouvido na assembléia, isto é, representava o direito de exercer cargos públicos e defender seus próprios interesses no tribunal...”

 

” A cidadania, em suas origens, é um mecanismo de exclusão. Designava aqueles que podiam gozar de uma série de direitos e aproveitar-se disso tomando decisões favoráveis aos seus interesses. Apesar dos avanços conseguidos pela cidadania que, de certa forma, eliminaram as diferenças de origem, classe e função e instauraram a isonomia, isto é, a igual participação de todos os cidadãos no exercício do poder, a maioria absoluta da população encontrava-se alijada deste exercício. Aranha e Martins (1995, p. 65) nos dão uma visão desta situação de exclusão quando afirmam que o apogeu da democracia ateniense se dá no século V a C., já no período clássico, quando Péricles era estratego. È bem verdade que Atenas possuía meio milhão de habitantes dos quais 300 mil escravos e 50 mil metecos (estrangeiros); excluídas mulheres e crianças, restavam apenas 10% considerados cidadãos propriamente ditos, capacitados para decidir por todos. Apesar desse aspecto excludente, a cidadania, como os antigos a construíram, foi uma grande invenção, pois separou os interesses públicos e privados e mostrou que o poder poderia ser exercido por todos os cidadãos. Essa é a grande contribuição de gregos e romanos para nossa cultura.”

 

“...Os direitos do homem e do cidadão: a cidadania a partir da Revolução Francesa (Século XVIII) Com a expansão territorial e militar romana, a Grécia acabou sendo dominada. O conceito de cidadania, como os gregos o haviam construído, era incompatível com as formas oligárquicas de exercício do poder na sociedade romana. Após a fragmentação do Império Romano do Ocidente e a constituição da sociedade feudal, a questão da cidadania perde sua relevância política e cai no esquecimento. Porém, com a reurbanização e fortalecimento do poder centralizado nos Estados modernos, os debates em torno da cidadania voltam a ocorrer. A necessidade de justificação racional do poder político em oposição a monarquias hereditárias, claro sinal de privilégio para a nobreza, será realizada pelo Iluminismo. Esse movimento filosófico torna-se o escopo ideológico para os interesses da burguesia que, apesar de possuir o poder econômico, não participa politicamente do poder e é obrigada a sustentar os privilégios da nobreza pelo pagamento de impostos. O lema “sapere aude” - ouse fazer uso da tua razão - indica que somente aquilo que pode ser racionalmente justificado é válido...”

 

“...A Revolução Francesa, nesse caso, é paradigmática. Por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (DDHC) institucionaliza-se que os seres humanos gozam de direitos frente ao Estado antes de participar de qualquer sociedade. São, dessa forma, direitos naturais do indivíduo singular. A DDHC oferecerá ao cidadão o direito, inalienável, de liberdade frente ao Estado, devendo aquele resistir a qualquer forma de opressão e agressão a sua dignidade por parte deste. Inspirados na experiência das declarações inglesa e americana, que reconheciam juridicamente os direitos do cidadão, os revolucionários institucionalizam por meio da nova constituição as conquistas alcançadas pela Revolução. Com isso, pretendiam impedir possíveis retrocessos...”

 

“... Conceituando cidadania, Jaime Pinsky (2003, p. 9) afirma que ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis. É também participar do destino da sociedade, votar e ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia, sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais...”

  • Após analise solicite à turma a construção de um mapa mental, utilizando a palavra CIDADANIA como centro, reconstruindo a formação da nossa história cidadã através dos tempos.

 

  • (4ª aula) –  Nessa aula trabalharemos a Atividade: Sessão Pipoca e Consciência humana. E para iniciar proponha a questão desafio abaixo:

 

ü  O seu comportamento pode interferir na vida de muita gente! Essa afirmação assusta ou traquiliza?

 

  • Diante do desafio acima sugere nessa atividade a exibição do filme Crash, no Limite  (de 2004).
  • “Trata-se de um filme visceral, que aborda através de suas variadas histórias (que se encontram no decorrer do filme) questões éticas ligadas ao preconceito racial e étnico, adequação a uma sociedade e estereotipação. A história é rica em mostrar manifestações de falta de moral/ética, ou ao menos de uma chamada ética da conveniência. Ou seja, se esta ação vai me fazer bem, então ela talvez não seja tão ruim assim. Na história, o roubo do carro de um casal de brancos passa a envolver a vida de latinos, negros e orientais em acontecimentos que se sucedem, demonstrando, assim, o poder que as decisões têm, não só na vida de quem as toma, mas na vida de todas as pessoas envolvidas. Assim, Crash trabalha com aquela interessante ideia de que nossas ações possuem um poder muito grande sobre a vida alheia, e não somente sobre a nossa. As ações que praticamos podem – e devem – ser universalizadas, para assim sabermos se ela é ética (ou moral) ou não. A questão aqui é a seguinte: você gostaria que ‘fulano’ te tratasse do mesmo jeito que você está tratando ‘beltrano’? Muito de nossa reflexão sobre o tema recai sobre esta fundamental pergunta.”

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=FJYqCnWQw68

 

  • (4ª aula) –  Atividade de reflexão sobre o filme:

 

  • 01 -  Quais princípios éticos e violação de direitos infringidos no filme você observou? Explique com a cena que mais te emocionou.
  • 02. Comente uma cena do filme baseando-se no versículo a seguir: ”Não julgueis para não serdes julgados”.
  • 03. Explique quais situações ocorridas no filme “Crash” mais lhe chamou a atenção (estereótipo, preconceito, racismo, assédio sexual)? Justifique sua resposta.
  • 04. Relacione sobre passagens violentas, na história do mundo, consequentes de conflitos étnicos, raciais, religiosos, de gênero que você se recorda com temáticas abordadas no filme.
  • 05. Qual lição de vida você apreendeu com esse filme? Comente.
  • 06. Faça uma análise e comente sobre o que o filme Crash – No Limite tem em comum com a realidade das cidades brasileiras?

                                         3ª Momento: (5ª e 6ª aulas)

 

  • (5º aula): Essa aula trabalhará a atividade: “A Canção me leva a refletir” – Democracia, ética e cidadania têm haver com respeito, solidariedade e empatia!
  • Nessa atividade a música vai ajudar – audição disponível em

 

                        https://www.youtube.com/watch?v=3ue9ybTNje0

 

Deveres e Direitos

                     Toquinho

Crianças, iguais são seus deveres e direitos.
Crianças, viver sem preconceito é bem melhor.
Crianças, a infância não demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.

Meninos e meninas,
Não olhem cor, nem religião, nem raça.
Chamem os quem não tem mamãe,
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.

Meninos e meninas,
Não olhem raça, religião nem cor.
Chamem os filhos do bombeiro,
Os dois gêmeos do padeiro
E o caçula do doutor.

Crianças, a vida tem virtudes e defeitos.
Crianças, viver em harmonia é bem melhor.
Crianças, a infância não demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.

Meninos e meninas,
O futuro ninguém adivinha.
Chamem os quem não tem ninguém,
Pois criança é também
O menino trombadinha.

Meninos e meninas,
Não olhem cor nem raça ou religião.
Bons amigos valem ouro,
A amizade é um tesouro
Guardado no coração.

 

  • Após audição e leitura da letra da canção, convide a turma a expor suas ideias, opinião, pontos de vista em relação à letra, refletindo sobre seus direitos e seus deveres,  estimulando-os a relacioná-los  a sua própria vida, satisfeitos com uns, não sendo atendidos e respeitados em relação a outros, respeitando o direito do outro, cuidando para que não excluam as pessoas por motivos fúteis...  
  • Para finalizar solicite aos alunos que façam uma analise sobre: Por que Democracia, ética e cidadania têm haver com respeito, solidariedade e empatia?

 

 

  • (6º aula): Atividade 06: Mapa mental com a construção da linha do tempo relacionando as sociedades antigas e as maneira que elas influenciaram na organização social, nos princípios éticos e de cidadania em nossas sociedades atuais.
  • Propor a construção dessa linha do tempo em cartolina ou papel madeira para uma possível exibição futura. Também é proposto que as mesmas sejam encaminhadas ao professor.

 

 

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;

(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021

Unidade Temática:

Objetos de Conhecimento: Das Grandes Civilizações as Sociedades Contemporâneas; Suas contribuições nos contextos de construções sociais, habilidades socioemocionais e consciência social e humana.

Ano/Série: 9º ano                            Período: 29/03 a 09/04/2021                       Nº de Aulas: 06

Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

Habilidades:

Objetivos:

  • Estabelecer relações entre as sociedades antigas e compreender de quais maneiras elas influenciaram na construção do sujeito social e como auxiliaram no desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais e consciência social e humana.
  • Compreender sobre a importância das emoções na vida humana ao longo dos tempos.

·         Competência Geral:

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa:

·         ( 1ª  aula) –  Acolhida  (Escolha do professor);

·         Socialização e apresentação do Componente Curricular;

·         Momento Reflexivo: Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre História (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”.

·         Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, com as seguintes  perguntas:

Quais emoções o Componente Curricular desperta? Tristeza; Alegria; Entusiasmo; Encantamento; que justifiquem – Proponha que eles desenhem emoticons para representar o sentimento e mostre a turma enquanto responde oralmente.

·         Após todos responderem sugere-se que o professor discorra a respeito das emoções e sua importância para os relacionamentos humanos. (caso haja tempo hábil sugiro o vídeo “Fragmentos”).

  • Inicie as atividades de sondagem dos conhecimentos prévios com a de Heródoto (Historiador grego, considerado o Pai da História):

 

“De todos os infortúnios que afligem a humanidade, o mais amargo é que temos de ter consciência de muito e controle de nada.”

 

·         Em seguida proponha uma roda de conversa sobre o entendimento da turma, levantando questões para sondagem de conhecimentos a cerca do tema.

·         Proponha as questões abaixo para finalizar essa atividade

 

 

 

 

 

1.      Como lidar com as frustrações geradas pelo impacto do coronavírus?

2.      Quando um Chefe de Estado, nega a ciência e prioriza a economia que favorece ricos empresários e tem apoio de uma boa parte da população, que tipo de valores você enxerga nessa sociedade?

1.      O que mudou em nossas vidas em tempos de pandemia?

2.      O que podemos fazer para mudar nossa realidade?

·         (2ª aula) – A sugestão nessa aula é a atividade: A COMPLEXIDADE DAS RELAÇÕES HUMANAS – Descoberta das emoções.

 

·         É necessário esclarecer a turma que agora entraremos num tema muito complexo de entendimento, que é a questão da compreensão do ser humano em si, e como ele se vê e como ele vê o outro com quem convive. Trabalhando as questões dos sentimentos, os seus relacionamentos entre si e outros aspectos pertinentes ao assunto. Nada adianta para o ser humano se ele não compreender seus sentimentos e os sentimentos do outro. Então, necessitamos estar constantemente nos analisando e considerando a visão de mundo e o comportamento dos outros em sociedade, para assim tentar compreender o que é certo e errado, bom ou ruim para nós e para os outros que convivem conosco.

·         Nesse primeiro momento disponibilizar o fragmento do filme Guerra do Fogo (descoberta do sorriso), que trata da era paleolítica onde se iniciou o processo de construção dos relacionamentos humanos e as emoções e sentimentos que envolvem essas relações e o fragmento textual de ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre o entendimento das línguas. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores). Após solicite que a turma faça uma breve analise sobre o tema da atividade relacionando o trecho do filme e o fragmento do texto.

                        https://www.youtube.com/watch?v=2N84kpXgIt0

 

“...Rousseau acreditava que, no princípio da humanidade, foi necessário que o homem reconhecesse o seu semelhante para ter sentimentos de empatia e criar vínculos afetivos que fossem além dos familiares [6]. Por isso, quando os homens tiveram consciência dos seus semelhantes, puderam raciocinar sobre o convívio social (o outro com os mesmos sentimentos que eu) e se associarem para superarem as adversidades da natureza [7]..”

  • Após apreciação do trecho do filme e leitura do fragmento textual, solicite a turma que responda as questões abaixo e socialize as respostas para discussão do tema.

 

*      1.0- Relacione a fala de Rousseau aos relacionamentos humanos nos dias atuais. Você concorda com a Rousseau? Esclareça sua resposta.

*      2.0- De acordo com o fragmento do vídeo, qual a importância do desenvolvimento das emoções para a humanidade?  

*      2.0- Qual a comparação que podemos fazer com a descoberta do sorriso como é mostrado no filme e as relações humanas nas sociedades atuais?

 

 

*      3.0- “...Rousseau acreditava que, no princípio da humanidade, foi necessário que o homem reconhecesse o seu semelhante para ter sentimentos de empatia e criar vínculos afetivos que

*      fossem além dos familiares...”

*      3.1- Relacione o fragmento acima com a cena da descoberta do sorriso.

 

                                         2ª Momento: (3ª e 4ª aulas)

  • (3ª aula) – Nesse momento propõe-se a atividade: Tragédia e Comédia Grega e as nossas emoções.

Vídeos explicativos:

https://www.youtube.com/watch?v=XOYq_XhFWLE (tragédia)

https://www.youtube.com/watch?v=mtuS9vjVNQ8  (comédia)

 

  • Após apreciação dos vídeos discorra sobre o tema com ajuda das questões abaixo, associando a tragédia e a comédia grega as emoções humanas – use o texto de apoio no link baixo para auxiliar no debate.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/teatro-grego-diferencas-entre-comedia-e-tragedia.htm

 

1.      “O mundo grego foi, basicamente, um mundo da palavra falada e não da escrita.”

(Moses I. Finley. Democracia antiga e moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 30)

1.1-Justifique a constatação acima, relativa à Grécia antiga.

2.      A sociedade humana constrói sua história, buscando superar suas dificuldades e refletindo sobre seus problemas. O teatro é uma representação artística de grande valor no mundo ocidental, colaborando para conhecer as angústias humanas e as possibilidades de criação. Explique como a Tragédia e a Comédia Grega colaboraram na construção das emoções humanas.

3.      Qual era o objetivo enquanto produção artística, as tragédias, na Grécia Antiga?

  • (4ª aula) –  Nessa aula trabalharemos a Atividade Consciência Humana –

 

  • Disponibilize a imagem abaixo para analise:

 

Direitos humanos | Armandinho na UPA | UPA

  • Reflita sobre a imagem e relacione a consciência humana ao despertar das emoções.
  • Após explanação a respeito da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos – Quais motivos levaram a necessidade da sua criação.

                                         3ª Momento: (5ª e 6ª aulas)

 

  • (5º aula): Essa aula trabalharemos a atividade: Sessão Pipoca e Consciência humana. Esclareça sobre a questão dos comportamentos e de como o seu comportamento pode interferir na vida de muita gente! Essa afirmação assusta ou tranquiliza? Questione a turma
  • Diante do desafio acima sugere nessa atividade a exibição do filme Crash, no Limite  (de 2004).

ü  Trata-se de um filme visceral, que aborda através de suas variadas histórias (que se encontram no decorrer do filme) questões éticas ligadas ao preconceito racial e étnico, adequação a uma sociedade e estereotipação. A história é rica em mostrar manifestações de falta de moral/ética, ou ao menos de uma chamada ética da conveniência. Ou seja, se esta ação vai me fazer bem, então ela talvez não seja tão ruim assim. Na história, o roubo do carro de um casal de brancos passa a envolver a vida de latinos, negros e orientais em acontecimentos que se sucedem, demonstrando, assim, o poder que as decisões têm, não só na vida de quem as toma, mas na vida de todas as pessoas envolvidas.

ü  Assim, Crash trabalha com aquela interessante ideia de que nossas ações possuem um poder muito grande sobre a vida alheia, e não somente sobre a nossa. As ações que praticamos podem – e devem – ser universalizadas, para assim sabermos se ela é ética (ou moral) ou não. A questão aqui é a seguinte: você gostaria que ‘fulano’ te tratasse do mesmo jeito que você está tratando ‘beltrano’? Muito de nossa reflexão sobre o tema recai sobre esta fundamental pergunta.

 

  • (6º aula): Nessa aula é proposto a atividade de reflexão sobre o filme:

 

1.      Quais princípios descritos na Declaração dos Direitos infringidos no filme você observou? Explique com a cena que mais te emocionou.

2.      Comente uma cena do filme baseando-se no versículo a seguir: ”Não julgueis para não serdes julgados”.

3.      Explique quais situações ocorridas no filme “Crash” mais lhe chamou a atenção (estereótipo, preconceito, racismo, assédio sexual)? Justifique sua resposta.

4.      Relacione sobre passagens violentas, na história do mundo, consequentes de conflitos étnicos, raciais, religiosos, de gênero que você se recorda com temáticas abordadas no filme.

5.      Qual lição de vida você apreendeu com esse filme? Comente.

6.      Faça uma análise e comente sobre o que o filme Crash – No Limite tem em comum com a realidade das cidades brasileiras?

7.      Sugerir aos alunos que preencham uma tabela a respeito do filme.

Exemplo:

Sentimentos que desencadeou em mim.

Representação por um desenho

 

 

 

 

Observação: Todas as atividades devem contribuir para explorar avaliação diagnóstica de leitura, escrita, oralidade, interpretação e demais itens da ficha de avaliação diagnóstica.

 

 

 

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;

(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

 

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