Material Pedagógico 4ª Sequencia

 HISTÓRIA

6º ANO

DA ÁFRICA PARA OUTROS CONTINENTES: ESTREITO DE BERING

OBJETIVO

CompreenderoEstreitodeBeringcomoumadasteoriasdepovoamentodaAmérica.

Estreito de Bering, chegada do ser humano na América e povos originários americanos.

Pense bem, o que você sabe sobre esses temas?

EstreitodeBeringéassimchamadoolocalfronteiraentreAlasca(EstadosUnidos)eRússia.UmcorredorchamadoMardeBeringdivideosdoiscontinentes,AméricaeÁsia.Nãoháapenasumaexplicação,masváriasteoriasdecomoocorreuopovoamentodaAméricapelosancestraisdospovosindígenas.

QualsuaopiniãosobreaafirmaçãodequeosportuguesesdescobriramoBrasilem1500?Afinalcomoelesdescobriramumlugarondejáhaviamtantospovosindígenasmorandoaqui?

Vocêjáseperguntouquandoospovos

indígenaschegaramaoBrasil?

EstudarateoriadoEstreitodeBeringéproporcionarumaanálisesobreasteoriasdepovoamentodaAmérica,levantandoapropostadequeoEstreitodeBeringnãoéaúnicarotaparaachegadadosprimeirossereshumanosàAmérica.Pelocontrário,elarespondealgumasdúvidas,edeixatantasoutrassemrespostas.

...

Disponível em <https://www.google.com/maps/place/Estreito+de+Bering>. Acesso em 17/05/2021.

ESTREITO DE BERING: LOCALIZAÇÃO

OestreitoligaosoceanosPacíficoeÁrtico,localizadoentreoAlascaeaSibéria,sendo

rotadenavegaçãoimportantenaregião.

OEstreitodeBeringseparaosEstadosUnidoseaRússiaemapenas90quilômetros.Entreelasduasilhastambémsedividementreospaíses:Diomede.Compreendeucomoéaregião?

Fronteira entre EUA e Rússia.

Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bering_Strait.jpeg>. Acesso em 17/05/2021.

ESTREITO DE BERING: LOCALIZAÇÃO

HomenagemaonavegadorVitusBering,em1728teriaatravessadoaregiãoe“descoberto”oAlasca.

A fronteira entre os EUA e a Rússia fica entre asilhasGrande e PequenaDiomede, visíveis no meio do Estreito de Bering.

Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diomede_Islands_Bering_Sea_Jul_2006.jpg>. Acesso em 16/05/2021.

ESTREITO DE BERING

Copieaperguntaemseucadernoeresponda:expliqueoqueéoEstreitodeBering?Ondeestálocalizado?Fazfronteiracomquaispaísesecontinentes?

VAMOS RESOLVER?

Outrateoriaseriaantesdotérminodaúltimaglaciação(10mila.C.),oníveldomardeBeringeramaisbaixo,ehaviaumcorredordeterra,possívelde

atravessar.

Disponível em <https://bityli.com/DYoHO>. Acesso em 22/05/2021.

ESTREITO DE BERING

ComoelepodetersidoumarotaparaopovoamentodaAmérica?

ESTREITO DE BERING: LOCALIZAÇÃO

ESTREITO DE BERING

OestreitodeBeringsetornouumapassagemparagruposhumanosnômades,quecaçavammamuteseursosnaregião.Naquelaépocaeraimportanteparaeles.

Esqueleto demamute colombiano. Museu George C. Page,Califórnia, EUA.

Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Columbian_mammoth.JPG>. Acesso em 19/05/2021.

Copieaperguntaemseucadernoeresponda:quaissãoasduasteoriasdepovoamentodaAméricaqueexplicamavindadegruposcaçadoresnômadespeloEstreitodeBering?

VAMOS RESOLVER?

POVOS INUÍTES: ESQUIMÓS

EspecialistaacreditamqueosesquimóssãodescendentesqueficaramnaregiãodoAlascadosgruposhumanoscaçadoresquevieramdaÁsia,atravessaramoEstreitodeBeringechegaramàAmérica,há15.000anos.

Masafinal,oquecausou

tudoisso?

Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igloos.jpg>. Acesso em 18/05/2021.

Representação dos Iglus: abrigos de gelo dos esquimós da região do Alasca.

POVOS INUÍTES: ESQUIMÓS

TeoriaMalaioPolinésia:pequenasembarcaçõesvierampeloPacífico,chegaramàcostachilena18mila.C.

TeoriaÁfrica–Brasil:níveldoOceanoAtlânticobaixo,váriasilhas,vieramhá58mila.C.

Disponível em: < https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pacific_Ocean.png > Acesso em: 18/05/2021.

Teoria Malaio Polinésia: outra migração veio à América, antes do Estreito de Bering.

Copieaperguntaemseucadernoeresponda:segundoosespecialistas,quemsãoosesquimós(povosinuítes)?

VAMOS RESOLVER?

EstudamosqueateoriadoEstreitodeBeringéumadasexplicaçõessobrecomoocorreuopovoamentodaAméricanaPré-História,maséumtemacomplexo,queexigeoutrasabordagens,comoaTeoriaMalaio-PolinésiaeTeoriaÁfrica-Brasil,poisdataçõesdaAméricadoSulsãomaisantigasqueapresençahumananaAméricado

Norte.

RETOMADA

REFERÊNCIAS

BOULOSJÚNIOR,Alfredo.História,Sociedade&Cidadania.6ºano,EnsinoFundamental.SãoPaulo:FTD,2018.

PINSKY,Jaime.Asprimeirascivilizações.SãoPaulo:Atual,1994.

VAINFAS,Ronaldo.História.Doc.6ºano.SãoPaulo:

Saraiva,2015.


História

O Tempo Histórico: Rupturas e

permanências

Aula Nº 01

OBJETIVOS

Reconhecer

as

principais

características

da

produção

historiográfica atual.

Compreender o que é o Tempo Histórico.

Identificar as rupturas e permanências como

conceitos no campo da historiografia.

VAMOS ESTUDAR NESSA AULA:

O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?

O que a História Estuda?

O tempo histórico. Rupturas e permanências.

...

Saberia me

dizeraqueserefereessaimagem?

Disponível em:

<https://bit.ly/

3qcm1Nq > Acesso em: 27 nov. 2020.

MUDANÇASE

PERMANÊNCIAS

AimagemédaPraçadaIndependencia,deItamaraju.Esselocaléconsideradoomarcozerodacidade,ouseja,olocalondeacidade

nasceu. Uma das atrações jardim,inauguradaem1970.

da

praça

é

a

NOME / DISCIPLINA / SÉRIE –ANO

ACOMPANHE ESTA AULA TAMBÉM NO YOUTUBE

O

QUE

A

HISTÓRIA

ESTUDA?

Igreja matriz,

Itamaraju,nadécadade1970.

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_Praça da Independencia,_Itamaraju_(BA).tif> Acesso em: 14

abril. 2021.

O

QUE

A

HISTÓRIA

ESTUDA?

Praça Dois de

Julho,Itamaraju, em2018.

Disponível em: < https://bit.ly/33sw0Vg > Acesso em: 14 abril. 2021

O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?

anteriores demonstram o que a História estuda:

As imagens

o

processo

de

mudanças ocorridas

nas sociedades,

que

incluem as

transformações no campo da comunicação, da

alimentação,daconstruçãodemoradias,entreoutras,e

tambémaspermanências,ouseja,aquiloque,mesmocomopassardosanos,nãomudououmudoupouco,comoporexemplo,asconstruçõesquesãopreservadas.

ATIVIDADE

Copie em seu caderno e responda: de acordo com nosso estudo, o que a história estuda?

O

TEMPO

CRONOLÓGICO

O tempo cronológico criado

pelos

seres humanos

é

o

resultado de uma convenção,

de

um acordo

entre

eles.

Porém, os historiadores não

se

interessam

apenas

em

situar os acontecimentos no

tempo.

Pintura intitulada A Persistência da Memória.

Salvador Dali, 1931.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A_Persist%C3%AAncia_da_Mem%C3%B3ria.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.

O TEMPO HISTÓRICO

Os historiadores interessam-se também pelas mudanças e

permanências que ocorreram nas sociedades humanas ao

longo

do

tempo.

O

tempo

relacionado

às

mudanças e

permanências na trajetória dos seres humanos na Terra é

chamado de tempo histórico.

RUPTURAS E PERMANÊNCIAS

A História busca analisar o modo como as pessoas viviam

nos

tempos

antigos e

como

vivem

hoje,

bem como

a

relaçãoentreaquelestemposeostemposatuais.Ouseja,

aHistóriaestudaotempopassadoetambémopresente.Porisso,pode-sedizerqueaHistóriaéoestudodossereshumanosnotempo.

RUPTURAS E PERMANÊNCIAS

As

permanências

também podem ser

percebidas nas brincadeiras antigas que

continuam sendo praticadas hoje. Pular

corda, brincar

de peteca, de boneca,

de

dede

carrinho,

de

esconde-esconde

e

amarelinha

permanência.

são

exemplos

Peteca, de origem indígena, é

uma brincadeira muito antiga.

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Modernpeteca.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.

RUPTURAS E

PERMANÊNCIAS

A

História

sempre

está em

constante

construção,

ou

seja,

a

história

não

é

definitiva,nemúnica.Cadahistoriadortem

suavisãodetrabalhoemaneiradeabordarofatohistórico,ondeosresultadospodemmudarmuitocomosurgimentodenovasfonteshistóricasecomotrabalhá-las,masesseéumassuntoparaumoutro

momento!

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wooden_hourglass.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.

QUIZ

As

brincadeiras

antigas

que

continuam

sendo

praticadas

hoje podem ser um exemplo de:

a) Ruptura. b) Fissura.

c) Transformação. d) Permanência.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Nessa aula aprendemos:

O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?

O que a História Estuda?

O tempo histórico. Rupturas e permanências.

AGENDA: PESQUISE SE NA SUA CIDADE EXISTEM ALGUM

OBJETOOUCONSTRUÇÃOQUEREPRESENTEPERMANÊNCIASOUMUNDANÇAS,COLOQUEFIGURASECONSTRUAUM

PEQUENO TEXTO

O ASSUNTO.

.

EM

QUE VOCÊ EXPOE O

QUE

PENSA

SOBRE

NOME / DISCIPLINA / SÉRIE –ANO

ACOMPANHE ESTA AULA TAMBÉM NO YOUTUBE

AGORA ASSISTA O VIDEO A SEGUIR “A representação da infância no curta

metragem Vida Maria” –Canal: Zilmar Fiori –

Link: https://www.youtube.com/watch?v=8Yx06BcMu-4

VAMOS PENSAR UM POUQUINHO:

NOME / DISCIPLINA / SÉRIE –ANO

ACOMPANHE ESTA AULA TAMBÉM NO YOUTUBE

VAMOS PENSAR UM POUQUINHO

Atividade 2

Reflita: quem são as muitas “Marias” representadas no filme?

Atividade 3

As vidas das “Marias” do filme passam por transformações ao longo do tempo, mas uma

coisa permanece. Registre em seu caderno o que permanece na história de cada uma das

Marias?

Atividade 4

REFERÊNCIAS

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania.

6º ano, Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2018.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma –São Paulo: contexto,

2001.

VAINFAS, Ronaldo. História.Doc. São Paulo: Saraiva,

2015.

Obrigado!!!


HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS

Áfricas

O continente africano era habita por povos distintos em “estágios evolutivos” distintos;

Por isso não é correto pensar na África como um continente habitado por pessoas todas iguais;

Cada tribo, ou civilização africana tinha sua própria língua, costumes, leis e deuses.


A África no Brasil

Os africanos no Brasil, durante o período da escravidão, eram tratados como mercadoria;

Eram explorados e sua cultura tida como inferior;

Mas mesmo assim conseguiram manter um pouco de seus costumes vivos.

Religião

Através da religiosidade os africanos preservaram parte de sua cultura;

O catolicismo no Brasil é totalmente atípico;

Só aqui existe o católico não praticante;

O candomblé é a maior prova deste sincretismo;

Nesta religião, criada no Brasil, mistura-se o cristianismo e as crenças africanas;

Apesar de não parecer o candomblé é uma religião monoteísta.

Relações

Nossa Senhora da Conceição

Iemanjá

Outras influências

O português falado no Brasil é prova viva da contribuição africana;

Na música o samba;

Na culinária a feijoada e o arroz doce

Nas festas a congada, o maracatu e o carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário