HISTÓRIA
6º ANO
DA ÁFRICA PARA OUTROS CONTINENTES: ESTREITO DE BERING
OBJETIVO
⮚
CompreenderoEstreitodeBeringcomoumadasteoriasdepovoamentodaAmérica.
•
Estreito de Bering, chegada do ser humano na América e povos originários americanos.
Pense bem, o que você sabe sobre esses temas?
EstreitodeBeringéassimchamadoolocalfronteiraentreAlasca(EstadosUnidos)eRússia.UmcorredorchamadoMardeBeringdivideosdoiscontinentes,AméricaeÁsia.Nãoháapenasumaexplicação,masváriasteoriasdecomoocorreuopovoamentodaAméricapelosancestraisdospovosindígenas.
⮚
QualsuaopiniãosobreaafirmaçãodequeosportuguesesdescobriramoBrasilem1500?Afinalcomoelesdescobriramumlugarondejáhaviamtantospovosindígenasmorandoaqui?
⮚
Vocêjáseperguntouquandoospovos
indígenaschegaramaoBrasil?
EstudarateoriadoEstreitodeBeringéproporcionarumaanálisesobreasteoriasdepovoamentodaAmérica,levantandoapropostadequeoEstreitodeBeringnãoéaúnicarotaparaachegadadosprimeirossereshumanosàAmérica.Pelocontrário,elarespondealgumasdúvidas,edeixatantasoutrassemrespostas.
...
Disponível em <https://www.google.com/maps/place/Estreito+de+Bering>. Acesso em 17/05/2021.
ESTREITO DE BERING: LOCALIZAÇÃO
OestreitoligaosoceanosPacíficoeÁrtico,localizadoentreoAlascaeaSibéria,sendo
rotadenavegaçãoimportantenaregião.
OEstreitodeBeringseparaosEstadosUnidoseaRússiaemapenas90quilômetros.Entreelasduasilhastambémsedividementreospaíses:Diomede.Compreendeucomoéaregião?
Fronteira entre EUA e Rússia.
Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bering_Strait.jpeg>. Acesso em 17/05/2021.
ESTREITO DE BERING: LOCALIZAÇÃO
HomenagemaonavegadorVitusBering,em1728teriaatravessadoaregiãoe“descoberto”oAlasca.
A fronteira entre os EUA e a Rússia fica entre asilhasGrande e PequenaDiomede, visíveis no meio do Estreito de Bering.
Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diomede_Islands_Bering_Sea_Jul_2006.jpg>. Acesso em 16/05/2021.
ESTREITO DE BERING
Copieaperguntaemseucadernoeresponda:expliqueoqueéoEstreitodeBering?Ondeestálocalizado?Fazfronteiracomquaispaísesecontinentes?
VAMOS RESOLVER?
Outrateoriaseriaantesdotérminodaúltimaglaciação(10mila.C.),oníveldomardeBeringeramaisbaixo,ehaviaumcorredordeterra,possívelde
atravessar.
Disponível em <https://bityli.com/DYoHO>. Acesso em 22/05/2021.
ESTREITO DE BERING
ComoelepodetersidoumarotaparaopovoamentodaAmérica?
ESTREITO DE BERING: LOCALIZAÇÃO
ESTREITO DE BERING
OestreitodeBeringsetornouumapassagemparagruposhumanosnômades,quecaçavammamuteseursosnaregião.Naquelaépocaeraimportanteparaeles.
Esqueleto demamute colombiano. Museu George C. Page,Califórnia, EUA.
Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Columbian_mammoth.JPG>. Acesso em 19/05/2021.
Copieaperguntaemseucadernoeresponda:quaissãoasduasteoriasdepovoamentodaAméricaqueexplicamavindadegruposcaçadoresnômadespeloEstreitodeBering?
VAMOS RESOLVER?
POVOS INUÍTES: ESQUIMÓS
EspecialistaacreditamqueosesquimóssãodescendentesqueficaramnaregiãodoAlascadosgruposhumanoscaçadoresquevieramdaÁsia,atravessaramoEstreitodeBeringechegaramàAmérica,há15.000anos.
Masafinal,oquecausou
tudoisso?
Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igloos.jpg>. Acesso em 18/05/2021.
Representação dos Iglus: abrigos de gelo dos esquimós da região do Alasca.
POVOS INUÍTES: ESQUIMÓS
TeoriaMalaioPolinésia:pequenasembarcaçõesvierampeloPacífico,chegaramàcostachilena18mila.C.
TeoriaÁfrica–Brasil:níveldoOceanoAtlânticobaixo,váriasilhas,vieramhá58mila.C.
Disponível em: < https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pacific_Ocean.png > Acesso em: 18/05/2021.
Teoria Malaio Polinésia: outra migração veio à América, antes do Estreito de Bering.
Copieaperguntaemseucadernoeresponda:segundoosespecialistas,quemsãoosesquimós(povosinuítes)?
VAMOS RESOLVER?
EstudamosqueateoriadoEstreitodeBeringéumadasexplicaçõessobrecomoocorreuopovoamentodaAméricanaPré-História,maséumtemacomplexo,queexigeoutrasabordagens,comoaTeoriaMalaio-PolinésiaeTeoriaÁfrica-Brasil,poisdataçõesdaAméricadoSulsãomaisantigasqueapresençahumananaAméricado
Norte.
RETOMADA
REFERÊNCIAS
BOULOSJÚNIOR,Alfredo.História,Sociedade&Cidadania.6ºano,EnsinoFundamental.SãoPaulo:FTD,2018.
PINSKY,Jaime.Asprimeirascivilizações.SãoPaulo:Atual,1994.
VAINFAS,Ronaldo.História.Doc.6ºano.SãoPaulo:
Saraiva,2015.
História
O Tempo Histórico: Rupturas e
permanências
Aula Nº 01
OBJETIVOS
•
Reconhecer
as
principais
características
da
produção
historiográfica atual.
•
Compreender o que é o Tempo Histórico.
•
Identificar as rupturas e permanências como
conceitos no campo da historiografia.
VAMOS ESTUDAR NESSA AULA:
O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?
•
•
•
O que a História Estuda?
O tempo histórico. Rupturas e permanências.
...
Saberia me
dizeraqueserefereessaimagem?
Disponível em:
<https://bit.ly/
3qcm1Nq > Acesso em: 27 nov. 2020.
MUDANÇASE
PERMANÊNCIAS
AimagemédaPraçadaIndependencia,deItamaraju.Esselocaléconsideradoomarcozerodacidade,ouseja,olocalondeacidade
nasceu. Uma das atrações jardim,inauguradaem1970.
da
praça
é
a
NOME / DISCIPLINA / SÉRIE –ANO
ACOMPANHE ESTA AULA TAMBÉM NO YOUTUBE
O
QUE
A
HISTÓRIA
ESTUDA?
Igreja matriz,
Itamaraju,nadécadade1970.
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_Praça da Independencia,_Itamaraju_(BA).tif> Acesso em: 14
abril. 2021.
O
QUE
A
HISTÓRIA
ESTUDA?
Praça Dois de
Julho,Itamaraju, em2018.
Disponível em: < https://bit.ly/33sw0Vg > Acesso em: 14 abril. 2021
O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?
anteriores demonstram o que a História estuda:
As imagens
o
processo
de
mudanças ocorridas
nas sociedades,
que
incluem as
transformações no campo da comunicação, da
alimentação,daconstruçãodemoradias,entreoutras,e
tambémaspermanências,ouseja,aquiloque,mesmocomopassardosanos,nãomudououmudoupouco,comoporexemplo,asconstruçõesquesãopreservadas.
ATIVIDADE
Copie em seu caderno e responda: de acordo com nosso estudo, o que a história estuda?
O
TEMPO
CRONOLÓGICO
O tempo cronológico criado
pelos
seres humanos
é
o
resultado de uma convenção,
de
um acordo
entre
eles.
Porém, os historiadores não
se
interessam
apenas
em
situar os acontecimentos no
tempo.
Pintura intitulada A Persistência da Memória.
Salvador Dali, 1931.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A_Persist%C3%AAncia_da_Mem%C3%B3ria.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.
O TEMPO HISTÓRICO
Os historiadores interessam-se também pelas mudanças e
permanências que ocorreram nas sociedades humanas ao
longo
do
tempo.
O
tempo
relacionado
às
mudanças e
permanências na trajetória dos seres humanos na Terra é
chamado de tempo histórico.
RUPTURAS E PERMANÊNCIAS
A História busca analisar o modo como as pessoas viviam
nos
tempos
antigos e
como
vivem
hoje,
bem como
a
relaçãoentreaquelestemposeostemposatuais.Ouseja,
aHistóriaestudaotempopassadoetambémopresente.Porisso,pode-sedizerqueaHistóriaéoestudodossereshumanosnotempo.
RUPTURAS E PERMANÊNCIAS
As
permanências
também podem ser
percebidas nas brincadeiras antigas que
continuam sendo praticadas hoje. Pular
corda, brincar
de peteca, de boneca,
de
dede
carrinho,
de
esconde-esconde
e
amarelinha
permanência.
são
exemplos
Peteca, de origem indígena, é
uma brincadeira muito antiga.
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Modernpeteca.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.
RUPTURAS E
PERMANÊNCIAS
A
História
sempre
está em
constante
construção,
ou
seja,
a
história
não
é
definitiva,nemúnica.Cadahistoriadortem
suavisãodetrabalhoemaneiradeabordarofatohistórico,ondeosresultadospodemmudarmuitocomosurgimentodenovasfonteshistóricasecomotrabalhá-las,masesseéumassuntoparaumoutro
momento!
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wooden_hourglass.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.
QUIZ
As
brincadeiras
antigas
que
continuam
sendo
praticadas
hoje podem ser um exemplo de:
a) Ruptura. b) Fissura.
c) Transformação. d) Permanência.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Nessa aula aprendemos:
O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?
•
•
•
O que a História Estuda?
O tempo histórico. Rupturas e permanências.
AGENDA: PESQUISE SE NA SUA CIDADE EXISTEM ALGUM
OBJETOOUCONSTRUÇÃOQUEREPRESENTEPERMANÊNCIASOUMUNDANÇAS,COLOQUEFIGURASECONSTRUAUM
PEQUENO TEXTO
O ASSUNTO.
.
EM
QUE VOCÊ EXPOE O
QUE
PENSA
SOBRE
NOME / DISCIPLINA / SÉRIE –ANO
ACOMPANHE ESTA AULA TAMBÉM NO YOUTUBE
AGORA ASSISTA O VIDEO A SEGUIR “A representação da infância no curta
metragem Vida Maria” –Canal: Zilmar Fiori –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=8Yx06BcMu-4
VAMOS PENSAR UM POUQUINHO:
NOME / DISCIPLINA / SÉRIE –ANO
ACOMPANHE ESTA AULA TAMBÉM NO YOUTUBE
VAMOS PENSAR UM POUQUINHO
•
Atividade 2
•
Reflita: quem são as muitas “Marias” representadas no filme?
•
Atividade 3
•
As vidas das “Marias” do filme passam por transformações ao longo do tempo, mas uma
coisa permanece. Registre em seu caderno o que permanece na história de cada uma das
Marias?
•
Atividade 4
•
REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania.
6º ano, Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2018.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma –São Paulo: contexto,
2001.
VAINFAS, Ronaldo. História.Doc. São Paulo: Saraiva,
2015.
Obrigado!!!
HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS
Áfricas
•
O continente africano era habita por povos distintos em “estágios evolutivos” distintos;
•
Por isso não é correto pensar na África como um continente habitado por pessoas todas iguais;
•
Cada tribo, ou civilização africana tinha sua própria língua, costumes, leis e deuses.
A África no Brasil
•
Os africanos no Brasil, durante o período da escravidão, eram tratados como mercadoria;
•
Eram explorados e sua cultura tida como inferior;
•
Mas mesmo assim conseguiram manter um pouco de seus costumes vivos.
Religião
•
Através da religiosidade os africanos preservaram parte de sua cultura;
•
O catolicismo no Brasil é totalmente atípico;
•
Só aqui existe o católico não praticante;
•
O candomblé é a maior prova deste sincretismo;
•
Nesta religião, criada no Brasil, mistura-se o cristianismo e as crenças africanas;
•
Apesar de não parecer o candomblé é uma religião monoteísta.
Relações
Nossa Senhora da Conceição
Iemanjá
Outras influências
•
O português falado no Brasil é prova viva da contribuição africana;
•
Na música o samba;
•
Na culinária a feijoada e o arroz doce
•
Nas festas a congada, o maracatu e o carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário