2ª Sequência de História 2021

 

 2ª Sequência de História

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021

Unidade Temática: História e TEMPO.

Objetos de Conhecimento: O que a historia estuda? Tempo; Antiguidade tecnológica

Ano/Série: 6º ano                            Período: 26/04/2021 a 14/05/2021                       Nº de Aulas: 06

Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

Habilidades:

Objetivos:

·         Perceber como os valores de convivência foram determinantes no processo de formação das primeiras comunidades sociais.

·         Estabelecer ligação entre as regras de convivência do passado e as atuais e analisar de quais maneiras elas despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções e sentimentos.

·         Despertar através das observações do objeto estudado, sentimentos de empatia pelos colegas de classe, professores e funcionários da escola.

·         Competência Geral:

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa: (aulas 1,2 e 3)

·         ( 1ª e 2ª aulas)   Inicie  a aula lembrando-os da importância da História para a construção da nossa sociedade atual, enfatize que somente com o estudo do passado através da história é que podemos organizar melhor nossas ações em relação aos fatos que vão sendo nos apresentado no dia-dia. Para isso é necessário apresentar como a História trabalha a questão do tempo, suas mudanças e permanências com sugestão dos vídeos abaixo para ajudar na compreensão (escolha o vídeo que mais se adequar a sua turma) - Caso não consiga visualizar o vídeo utilize o livro didático nas págs.: 06 e 07.

 

https://youtu.be/XbubbDmvo38

https://www.youtube.com/watch?v=OyDM6Xxk9ic

 

·         Após a exibição do vídeo,organizar uma roda de conversa sobre o que eles entenderam do vídeo ou o que leram no livro em  relação ao nosso tempo  nos dias atuais e o que sabem a respeito da vida dos nossos antepassados.

·         Em seguida apresente as imagens abaixo e solicite que eles respondam as questões sobre elas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·        

Descrição: Ponte sobre o Rio Jucuruçu : Itamaraju, BA - [19--] | Itamaraju bahia,  Bahia, Ponte

Descrição: Antiga Igreja Matriz Cosme e Damião : Itamaraju, BA - [19--] | Itamaraju  bahia, Igreja matriz, Bahia

Descrição: Fotos de Itamaraju - BA | Portal Férias

a)      O QUE AS IMAGENS MOSTRAM?

b)      A QUAL LUGAR ELAS SE REFEREM?

c)      SERÁ QUE HÁ NAS IMAGENS HÁ MUNDANÇAS OU PERMANÊNCIAS?

 

 

·         Após as reflexões dos alunos , relembre-os sobre  o que foi estudado nas primeiras aulas  sobre “que trago na bagagem sobre História (...). Para introduzir o que a História estuda.

Ø  Informe que:

As imagens anteriores demonstram o que a História estuda: o processo de mudanças ocorridas nas sociedades, que incluem as transformações no campo da comunicação, da alimentação, da construção de moradias, entre outras, e também as permanências, ou seja, aquilo que, mesmo com o passar dos anos, não mudou ou mudou pouco, como por exemplo, as construções que são preservadas. Aqui pode-se utilizar o slide sobre mudanças e permanências (material de apoio disponibilizado para o grupo).

·         (3ª aulas) Agora é a hora deles socializarem o que entenderam ,  peça para que reflitam sobre o que a História se dedica – Para auxiliá-los na formação da ideia utilize as págs.: 08 e 09 do livro e em seguida solicite a turma que leia o texto da pág.: 10 e respondam a atividade do mesmo.

 

  • 2ª Etapa: (aulas 4,5 e 6)

·         (4ª aulas) – Nessa aula será o momento de estudar O Tempo e sugere-se utilizar a pág. 11 e também o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=NbfOpNSVuxs

·         Após exibição solicite que a turma socialize o que entenderam sobre tempo e temporalidade e em seguida explane sobre as ideias de tempo descritas abaixo e utilize também leitura sobre o tema no link: https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm

           O Tempo Cronológico

“O tempo cronológico criado pelos seres humanos é o resultado de uma convenção, de um acordo entre eles. Porém, os historiadores não se interessam apenas em situar os acontecimentos no tempo.”

Tempo para o povo indígena

Os povos indígenas desenvolveram uma maneira própria para fazer a contagem do tempo. ... Nele é representado como os povos que viviam no parque indígena podiam associar a passagem do tempo com os fenômenos naturais e também as atividade agrícolas que por eles foram desenvolvidas.

Agora é a hora de falar das diversas formas utilizadas pela humanidade/povo marcar o tempo (calendário) - Esclareça que “Os historiadores interessam-se também pelas mudanças e permanências que ocorreram nas sociedades humanas ao longo do tempo.

O tempo relacionado às mudanças e permanências na trajetória dos seres  humanos na Terra é chamado de tempo histórico.”

A História busca analisar o modo como as pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a História estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que a História é o estudo dos seres humanos no tempo.

As permanências também podem ser percebidas nas brincadeiras antigas que continuam sendo praticadas hoje. Pular corda, brincar de peteca, de boneca, de carrinho, de esconde-esconde e de amarelinha são exemplos de permanência.

 

 

 

(5ª aulas) - Utilize o livro nas págs.: 12, 16 e 17 para explicar os tipos de calendários que nos dão uma noção do tempo cronológico e após as págs. 14 e 18 para explicar o Tempo histórico – utilize a atividade da pág. 15 para finalizar o tema.

·         Agora é a vez de o aluno socializar o que aprendeu através da atividade “RELATOS DE MEMÓRIAS”: Solicite a turma que construa , por meio de texto, video, slide ou cartaz um relato de memória, onde poderá narrar as permanências e mudanças de sua vida/familia ou da cidade onde vive, peça que colem figuras ou fotos.

ü  Informe que na próxima aula escolhar 02 ( dois) alunos para sociliazer as memórias

  • (6ª aula) -  Essa aula será usada para apresentação dos trabalhos.

 

Caso haja tempo disponível solicite a turma a resolução das atividades das págs.: 20 a 22.

 

 

 

(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021

Unidade Temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias: A modernidade e suas implicações.

Objetos de Conhecimento: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História.

A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.

Ano/Série: 7º ano                            Período:                     Nº de Aulas: 04

Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

Habilidades:

·         (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia;

·         EF07HI02) Identificar conexões e

interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a

complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

·         Competência Geral:

·         Competência Específica de História:

                                                        ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa: (1ª, 2ªe 3ªaulas)

·         (1ª aula) - Nesta aula será trabalhado o conceito de modernidade, suas implicações e contradições. Relembre a turma o estudo sobre a história, sobre o tempo, sobre você e a história do homem ao passar do tempo. Relembre-os também sobre Tempo histórico para que a turma compreenda o conceito de modernidade. Utilize o link abaixo para ajudar na reconstrução da aprendizagem:

 

https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm

 

·         Após disponibilize para a turma as duas imagens abaixo do início do texto e solicite que a turma identifique quais relações elas têm com a modernidade e o que entendem por modernidade?

·          Após as impressões dos alunos, explique para eles o conceito de modernidade. Explique que é praticamente impossível estabelecer um acontecimento e garantir que “ali” se originou a modernidade”. Todavia, existem alguns fatores históricos que marcam essa “virada” que vai transformar as relações sociais no mundo inteiro.

 

 

 

 

 

·         (2ªe 3ªaula) – Inicie essa aula utilizando o livro na pág 64 e 65 e disponibilizando o texto abaixo para complementar o conhecimento:

 

Os principais fatores são:

A Revolução Industrial: com o aperfeiçoamento do motor a vapor, em 1777, por James Watt, que identificou falhas nos motores anteriores, que demoravam muito para aquecer, ao introduzir dois cilindros na máquina. A partir disso, toda a noção de tempo, trabalho e lucro seria transformada profundamente. Tal transformação do tempo e espaço a partir do trabalho permanece até hoje.

A Revolução Francesa: período revolucionário que explodiu no dia 5 de maio de 1789 e que derrubou a monarquia francesa e questionou todos os valores éticos e morais. É a partir desse marco que valores como igualdade, liberdade, fraternidade (esses se tornam o lema da Revolução Francesa) passam a ocupar o vocabulário popular. Esse momento foi importante para criar as bases daquilo que entendemos como Estado, participação, voto, representatividade, enfim, uma série de valores políticos que ainda hoje são discutidos.

A razão: a modernidade no campo das ciências humanas e exatas tem o seu fundamento com René Descartes, a partir de sua frase mais conhecida “Cogito, ergo sum” ou “Penso, – portanto, sou”. Para os tempos atuais e de massificação de frases a partir dos memes, hoje, essa sentença pode parecer banal, porém, na época, Descartes trazia a razão para o centro do raciocínio, frente ao pensamento metafísico imposto pelas religiões. Tal virada epistêmica ficou conhecida como Racionalismo.

Podemos observar as mudanças impressas no campo científico por meio da imagem abaixo:

 

Essa alteração na forma de pensar, empreendida por Descartes, ocorreu na primeira metade do século XVII, ou seja, antecedeu e influenciou as Revoluções Francesa e Industrial e todo pensamento posterior. Nesse sentido, esses três momentos marcam uma nova etapa na maneira de pensar e de olhar sobre o mundo, logo, são eles que fundam a modernidade e, de uma maneira ou de outra, ainda hoje continuam

a influenciar os debates. Por exemplo, as sociedades ainda são organizadas pelo tempo e calendário do trabalho, fator que surge com a modernidade a partir do século XVIII e permanece até hoje.

 

 

 

 

·         Após leitura sugira a resolução das atividades abaixo:

1.      Explique que o conceito de modernidade está intimamente ligado à ideia de eurocentrismo.

2.      Peça para que eles pesquisem no google, o significado de eurocentrismo.

Socialização na próxima aula.

ü  Para auxiliar sobre o conceito de modernidade leitura da pág.: 66, 67 e 68 com resolução da atividade da pg. 67.

  • Abaixo algumas atividades complementares para auxiliar na construção do conhecimento:

Questão 1 – Após analisar os conceitos que foram debatidos nesta aula. Reflita o que é ser moderno? Leiam as frases a seguir e dê sua opinião sobre cada uma delas. Registre suas opiniões nos cadernos de vocês e compartilhem com seus colegas.

1º Precisamos ajudar os povos indígenas a alcançar o progresso.

2º Os indígenas que moram nas cidades são mais civilizados que os que moram nas aldeias.

3º Os Estados Unidos são mais civilizados que o Brasil?

4º O indígena que faz uso de celular, tem antena parabólica, continua sendo indígena?

5º Se o Brasil fosse colonizado pelos ingleses hoje seríamos um país melhor.

6º Se o homem branco não tivesse chegado ao Brasil os indígenas estariam até hoje vivendo da mesma maneira que viviam há 500 anos.

7º Se visitarmos alguma aldeia indígena atualmente, não encontraremos muitas semelhanças com as do passado.

8º Não temos nada em nossa sociedade que nos remete à cultura indígena ou ao que herdamos dela.

  • Caso haja tempo resolução da Atividade pág. 78
  • 2ª Etapa: (4ª, 5ªe 6ªaulas)

 

  • (4ªe 5ªaula) - Na última aula começamos a estudar o mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias. Solicitei que vocês pesquisassem o significado de eurocentrismo, agora vamos pensar?
  • Será que o eurocentrismo buscou descolonização de saberes e conhecimentos de povos e culturas que foram dominados pelos europeus?

Ø  Professor! Comente que: Essa transformação no pensamento gerou em muitos europeus um sentimento de superioridade. Eles passaram a acreditar que eram mais racionais, civilizados, cultos e evoluídos que os demais povos do mundo, inclusive com os povos indígenas que viviam no Brasil quando da chegada portugueses e que esse pensamento se mantém até hoje, quando acreditamos que somos superiores ou mais civilizados que os povos indígenas que vivem nas aldeias próximas.

  • Agora explane sobre o Humanismo utilizando a pág. 69 e após finalize o disponibilizando o Mapa Mental abaixo e após leitura do Mapa solicite que a turma construa seu próprio Mapa Mental utilizando a palavra RENASCIMENTO e informações das páginas: 70 a 77 – apresentação na ultima aula da etapa.

  • (6ªaula) -  Essa aula será usada para apresentação dos Mapas Mentais – caso haja tempo hábil solicite a resolução das atividades da página 80.

 

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;

(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021

Unidade Temática: O Antigo Regime em crise.

Objetos de Conhecimento: A Questão do Iluminismo e da ilustração e As revoluções Inglesas e os princípios do Liberalismo.

Ano/Série: 8º ano                            Período: 26/04 a 14/05/2021                       Nº de Aulas: 09

Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

Habilidades:

(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do

liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo;

(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.

·         Competência Geral:

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa: (Aulas 1,2 e 3)

·         ( 1ª  aula) –  Inicie essa etapa com verificação de conhecimentos prévios apresentando a imagem abaixo e questione-os sobre o que ela pode representar – Incentive-os até que a palavra luz seja associada a conhecimento.

Lâmpada Filamento Led G80 4w Vintage Retro Âmbar Bivolt | MadeiraMadeira

·         A partir das respostas que surgirem associe a lâmpada a luz e a luz ao esclarecimento/conhecimento e após apresente aos estudantes o tema a ser desenvolvido e trabalhado e os questione acerca da palavra “Iluminismo ou Ilustração” – Para auxiliar na compreensão utilize as págs. 07 e 08 do livro didático (não entrar ainda nos pensadores) e também pode utilizar o vídeo explicativo, link abaixo:

 

https://youtu.be/5jrGMeGYc3w

·         Após apresentação e compreensão do tema solicite que a turma construa um pequeno texto dizendo de que forma o conhecimento que eles possuem o ajudou em seu cotidiano e dizer também, como o conhecimento da Ciência está nos ajudando nessa atual situação que vive o mundo.

·         (2ª aula) – Inicie essa aula com leitura socializada das produções da aula anterior – Aproveita o momento para reafirmar a importância do Movimento Iluminista para o desenvolvimento social e científico e como ele colaborou para termos uma sociedade mais organizada intelectualmente.

  • Agora é o momento de apresentar os principais pensadores iluministas e seus grandes feitos – Você pode utilizar o livro didático nas págs.: 08 a 12 – solicitando leitura compartilhada e também pode

 

compartilhar o link abaixo para alunos que por ventura não possuem o livro:

                     https://www.todamateria.com.br/filosofos-iluministas/

  • Em seguida proponha as atividades do livro nas págs.: 13 e 15
  • (3ª aula) Como proposta para auxiliar e aprofundar o conhecimento proponha nessa aula a leitura dos trechos abaixo das obras dos filósofos iluministas e análises:

 

  1. Qual relação dos trechos com a ideia defendida pelo pensador em questão?
  2. Existe coerência entre o que está descrito no texto com a ideia defendida pelo pensador no livro? Esclareça sua resposta.

 

Trecho I

        “Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos (…). Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as leis imperfeitas, entre todas as opiniões insensatas (…) que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam motivos de perseguição”.

        [Voltaire, Tratado Sobre a Tolerância, 1763. In: Historie, 3º Collection J. Monnier. Paris: F. Nathan, 1966.]

 

Trecho II

        “Quando na mesma pessoa, ou órgão de governo, o poder Legislativo está unido ao poder Executivo, não existe liberdade (…) E também não existe liberdade se o poder Judiciário (poder de julgar) não estiver separado do poder Legislativo (poder de fazer as leis) e do poder Executivo (poder executar, de pôr em prática as leis)”.

[Montesquieu, O Espírito das Leis, 1748. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1978, v. III, p. 24.]

        Trecho III

        “Já que nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante e já que a força não produz nenhum direito, restam, pois, os contratos (pactos) para a base de toda a autoridade legítima entre os homens. (…) Já vimos que o poder Legislativo pertence ao povo e só a ele pode pertencer. (…) O soberano pode, em primeiro lugar, entregar o governo a todo povo ou à maior parte do povo. Dá-se essa forma de governo o nome de Democracia. Ou, então, pode entregar o governo nas mãos de um pequeno número, e essa forma tem o nome de Aristocracia”.

[Rousseau, Do Contrato Social, 1762. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1978, v. III, p. 28.]

        Para finalizar proponha as atividades do livro nas pág.: 16.

                                         2ª Momento: (4, 5 e 6 aulas)

(4ª aula) –  Nessa aula como sugestão  e a  fim de aprofundar a discussão sobre a filosofia da Ilustração, faça uma leitura coletiva  da charge em HQ  A Raposa Iluminista, ressaltando a figura da raposa (representação da sagacidade e da esperteza) com os princípios e defesa dos iluministas. Disponível no link abaixo:

 

            https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlwAS4sLcYUodaLdN4JrZnHKhysRO_fSB5yxsIGVacv67xAIVRvHnZDHR1F5NUedPu1iDWS_YKupBYBT7Kwlc_ZiDpdwOiDWhGX11JXiw1tqddGPTNTNTH_qSarjMkCr5WcywfQzPPzhQ/s1600/iluminismo.jpg

 

        Solicite à turma que esclareça a leitura da charge e que a relacione com as questões iluministas.

       (5ª e 6ª aula) –  Nessa aula finalize as questões iluministas com leitura da pág. 14 do livro didático e após relembre-os que em meados do século XVIII uma nova visão de mundo difundiu-se entre intelectuais burgueses e nobres dando origem ao movimento filosófico chamado Ilustração ou Iluminismo. O conceito, criado pelo filósofo Immanuel Kant, em 1784, referia-se à ideia de trazer luz, de iluminar a mente, isto é, as ideias dos indivíduos. Estes filósofos definiram a si mesmos como os homens do “Século das Luzes”. Para eles, o século XVIII foi o ápice da maturidade intelectual e racional do homem. Não havia, porém, uma única corrente de pensamento, nenhum manifesto ou programa comum de ideias. Muitos iluministas, inclusive, se contestavam mutuamente.

       Apresente o mapa mental abaixo e comente com os estudantes a estrutura do Iluminismo: 

 

 

       Mas, como vimos, todos os iluministas questionaram a estrutura do Antigo Regime. Criticavam o Absolutismo Monárquico defendendo um governo baseado em uma Constituição. O poder não seria mais concentrado em uma única pessoa, mas tripartido. A divisão dos poderes foi proposta por Montesquieu como uma forma para evitar a tirania e os abusos dos governantes. O governo deveria estar submetido à vontade da maioria e atender ao bem comum. A soberania popular foi defendida por Rousseau que também propôs o voto universal, isto é, o direito de todos ao voto. Voltaire, por sua vez, defendeu com vigor a liberdade de pensamento e a tolerância religiosa. Adam Smith criticou o mercantilismo intervencionista e propôs a liberdade econômica afirmando que a livre concorrência levaria à queda do preço das mercadorias e estimularia as inovações tecnológicas. Era a lei da oferta e da procura. O Iluminismo propagou-se pelos séculos XVIII e XIX levando a revoluções que destruíram, ou abalaram, o Antigo Regime na Europa e estimularam movimentos de independência na América.

        Agora como proposta de atividade para auxiliar o conhecimento, solicite a turma a resolução das questões abaixo:

 

 

 

 

  1. Observe o mapa mental abaixo do Antigo Regime e responda:

1.1-Quais eram os três pilares que sustentavam o Antigo Regime?

1.2-O que caracterizava essa sociedade?  Como ela era dividida?

1.3-Em que princípio se baseava o poder absoluto do rei?

1.4-O que caracterizava a economia mercantilista?

1.5-Qual era o papel do Brasil no Antigo Regime?

 

2.       A maioria dos pensadores iluministas compartilhava as ideias apresentadas no mapa mental abaixo. Observando-o e responda as questões.

Fonte: Blog Ensinar História

2.1-A partir de que condição os iluministas pensavam a sociedade, a política e a economia?

2.2-Que críticas os iluministas faziam à sociedade estamental?

2.3-Que críticas os iluministas faziam ao absolutismo monárquico? O que propunham?

2.4-Que críticas os iluministas faziam à economia mercantilista? O que propunham?

2.5-Quem foi o principal representante do liberalismo econômico?

 

 

  • 3ª Etapa: (Aulas 7,8 e 9)

 

  • (7ª, 8ª e 9ª aulas) –  Nessas aulas a proposta é continuar com as atividades de conclusão do ILUMINISMO – Seria interessante a correção ainda em aula usando o livro didático na pág. 17 e mais sugestões abaixo:

1-      Complete o quadro abaixo com as expressões correspondentes a cada contexto histórico. A que contexto histórico se refere às frases?

Ø  “O Estado sou eu”.

Ø   “Nenhum homem tem uma autoridade natural sobre seu semelhante”.

       “A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo tem o direito de usufruir dela logo que utilize da razão”.

Ø  “É exclusivamente na minha pessoa que reside o poder soberano”.

Ø  “Nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante”.

Ø  “O trono real não é o trono de um homem, mas o próprio trono de Deus. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém”.

 

 

2-      Preencha o quadro a seguir com as informações que correspondem ao os iluministas criticavam e defendiam:

      O que os iluministas criticavam? O que defendiam?

à reforma do Estado

à liberdade de expressão

à monarquia absolutista

à perseguição política

à liberdade de comércio

à igualdade de todos perante a lei aos privilégios da nobreza e do clero

à intolerância religiosa

às restrições comerciais à educação laica, pública e gratuita

 

 

 

3-      Observe atentamente a tirinha abaixo:

·         O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado

·         Esta tirinha sobre a liberdade mostra o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau chegando à conclusão que o Facebook não é um território livre.

 

apoia.se/teoeominimundo

 

Ø  A tirinha de Caetano Cury faz parte da série Téo & O Mini Mundo. Esta tirinha é uma interpretação da obra “Do Contrato Social”.

v  Mão na massa:

         Por que Rousseau chegou à conclusão que o facebook não é um território livre?

         Ainda sobre o Facebook, que mensagem essa tirinha nos mostra?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        Explique a charge abaixo de acordo com tudo que estudamos sobre o conhecimento e o Movimento Iluminista.

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;

(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021

Unidade Temática: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.

Objetos de Conhecimento: A Proclamação da República e seus desdobramentos.

Ano/Série: 9º ano                            Período:  26/04 a 14/05/2021                       Nº de Aulas: 09

Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

Habilidades:

(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

  • Competência Geral: 1. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

                                                  ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa: (aulas 1,2 e 3)
  • ( 1ª e 2ª aula) –  Apresente o objeto de conhecimento a turma com sugestão de dois pequenos vídeos sobre a Proclamação da República no link disponível abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=xl7OYyskEEA

https://www.youtube.com/watch?v=ZCrEn_sdjN8

  • Após a apreciação do vídeo solicite que os alunos descrevam o que assimilaram sobre os processos da Proclamação da República e que escrevam quais conceitos falados no vídeo eles não conheciam, a partir do momento em que eles forem falando, esclareça os conceitos para facilitar a aprendizagem.
  • Em seguida, apresente a foto abaixo:

 

 

  • Agora solicite a turma que  descreva o que é possível ver na foto. É provável que os alunos comentem sobre a qualidade da foto, as roupas, a expressão facial e a posição dos presentes, a quantidade e o gênero das pessoas, entre outras questões. Estimule os comentários, mas sem deixar de lembrar que a foto pertence a um momento histórico específico e não deve ser qualificada com base nos parâmetros atuais. Informe que estão presentes na foto o imperador D. Pedro II, sua esposa, Teresa Cristina, e suas filhas, Isabel e Leopoldina. Pergunte se eles recordam como ocorre a sucessão em uma monarquia. É possível que algum aluno comente que a sucessão é hereditária, e que passa para o filho mais velho. Chame a atenção para a expressão “filho mais velho”, que faz pensar imediatamente no gênero masculino. O que ocorreria quando D. Pedro II morresse, sendo que ele só tem filhas? 
  • Deixe que os alunos se expressem. (verbal ou escrita, conforme o formato da aula). Informe que, a prioridade para a sucessão, no caso brasileiro, era para o filho mais velho do gênero masculino, mas, na ausência deste, a sucessão passa para a filha mais velha, neste caso a princesa Isabel.
  • Pergunte aos alunos: Será que a sociedade brasileira encararia de maneira natural uma mulher como imperatriz do Brasil? Após se esgotarem os comentários ou acabar o tempo, diga que D. Pedro II acreditava que a sociedade não aceitaria Isabel como imperatriz e até mesmo que ela não conseguiria lidar com o cargo. Por isso não preparou Isabel para exercer o cargo e acreditava que a monarquia estava centrada na sua figura. Aborde o tema patriarcado que sempre subestimou e subjugou a competência feminina.
  • Sugere-se também usar leitura e interpretação da charge da pág. 06 para ajudar a compreensão quando abordar de fato os desdobramentos da Proclamação da República.
  • ( 3ª aula) –   O professor entrega o texto abaixo, sinalizando que é uma parte da notícia publicada no jornal Gazeta da Tarde do dia 15 de novembro de 1889 e solicitando que a turma faça a leitura do mesmo.    

 

Fragmento do Texto Proclamação da República

 

 "A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna transformação; assim como a de 7 de abril de 31 ele firmou a Monarquia constitucional acabando com o despotismo do Primeiro Imperador, hoje proclamou, no meio da maior tranquilidade e com solenidade realmente imponente, que queria outra forma de governo. Assim desaparece a única Monarquia que existia na América e, fazendo votos para que o novo regime encaminhe a nossa pátria a seus grandes destinos, esperamos que os vencedores saberão legitimar a posse do poder com o selo da moderação, benignidade e justiça, impedindo qualquer violência contra os vencidos e mostrando que a força bem se concilia com a moderação. Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!"  

Gazeta da Tarde, 15 de novembro de 1889.   

Texto na integra, caso queiram ler no link abaixo:

http://www1.uol.com.br/rionosjornais/rj03.htm    

 

·         Logo após, o professor propõe uma discussão a partir das questões:    

 

 

        

1.      Há quantos anos foi redigida esta notícia?        

2.      Seria o redator da notícia um monarquista ou um republicano? Justifique sua resposta identificando a parte do texto que comprova sua opinião.       

3.      O que foi, na história do Brasil, o dia 15 de novembro de 1889?       

4.      Que novo regime foi instalado no país nessa data?       

5.      De acordo com o texto, o que se esperava desse novo regime de governo?       

6.      O que era esperado desse novo regime se efetivou em nosso país? Justifique sua resposta.

7.      A imprensa auxiliou de alguma forma no processo da Proclamação da República? Justifique.

8.      Os meios de comunicação usadoo naquele momento da história ainda é utilizado pelo governo atual? Justifique.

9.      A imprensa naquele período atuou de forma imparcial?  A Imprensa hoje atua de forma imparcial? Compare e justifique.

Ø  Professor! utilizar a pág 07 e 08 para auxiliar na compreensão por parte da turma.

 

 

                                                                    2ª Etapa (4, 5 e 6 aula)

 

(4ª aula) – Inicie essa aula com leitura e resolução das atividades dos textos no livro didático das págs.:  09,10 e 11.

·         O professor propõe a socialização das respostas e faz os comentários necessários.   

·          Em seguida, e com a turma ainda em duplas, o professor propõe que cada uma elabore duas perguntas que gostariam de saber sobre a queda da monarquia e implantação da república no Brasil. O professor propõe a socialização das perguntas.

 

(5ª e 6ª aula) – A proposta aqui é trabalho em grupo (por meio de watsapp):

A turma será organizada em 05 grupos. Cada grupo receberá um tema de acordo com a distribuição abaixo:  

·         1º grupo: O papel do exército no processo da implantação da república.

·         2º grupo: O clima político reinante no Brasil durante a queda da monarquia.

·         3º grupo: A participação das camadas popular no processo.

·         4º grupo: Regime de governo predominante na América no momento da instalação da república no Brasil.

·         5º grupo: O papel das classes dominantes na mudança de regime de governo   

 

Ø  O professor disponibilizará os links que se encontram nos endereços:   

·         http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/proclamacaodarepublica.htm  

·         http://www.brasilescola.com/historiab/fim-primeiro-imperio.htm

·         http://www1.uol.com.br/rionosjornais/rj03.htm    

·         http://veja.abril.com.br/historia/republica/queda-imperio-velha-monarquia.shtml    

·         http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil#Rep.C3.BAblica_.281889-presente.29    

·         http://www.brasil.gov.br/sobre/historia/republica/o-pecado-original-da-republica    

·         http://www.brasil.gov.br/sobre/historia/republica/a-ideia-de-republica-no-imperio-do-brasil  

 

 

·          A tarefa do grupo é buscar informações sobre o tema a ele atribuído de forma a  esclarecer e enriquecer cada um deles. Essas informações serão repassadas para o restante da turma e para isso, a equipe pode fazer de uma forma bem criativa, como por exemplo, através de uma música, um poema, uma notícia, uma carta etc.  O professor propõe a socialização das produções fazendo os comentários necessários. As apresentações serão deixadas para as aulas 08ª e 09ª.

·         (aula 06ª) – Essa aula será utilizada para finalização do tema com leitura socializada das págs.: 12 e 13 e após resolução das atividades da pág. 16 – Seria interessante correção socializada ainda em aula para esclarecimento de eventuais duvidas.

                                                                    3ª Etapa (7, 8 e 9 aula)

·         (aula 07ª) – Aqui finalizaremos as atividades do livro com a resolução das págs.: 17 e 18 – Correção socializada ainda em aula para esclarecimento de eventuais duvidas.

·         (aula 08ª e 09ª) – Como proposto acima essas aulas serão usadas para apresentação dos trabalhos em grupo.

 

 

 

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;

(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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