2ª Sequência de História
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021 |
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Unidade Temática: História e TEMPO. |
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Objetos de Conhecimento: O que a historia estuda? Tempo; Antiguidade tecnológica |
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Ano/Série: 6º
ano Período: 26/04/2021 a 14/05/2021 Nº
de Aulas: 06 |
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Tema Integrador: As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia. |
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Habilidades: Objetivos: ·
Perceber como
os valores de convivência foram determinantes no processo de formação das
primeiras comunidades sociais. ·
Estabelecer
ligação entre as regras de convivência do passado e as atuais e analisar de
quais maneiras elas despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções
e sentimentos. ·
Despertar
através das observações do objeto estudado, sentimentos de empatia pelos
colegas de classe, professores e funcionários da escola. |
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· Competência Geral: ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar
questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos,
interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes
linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos, a cooperação e o respeito. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
· ( 1ª e 2ª aulas) – Inicie a aula lembrando-os da importância da História para a construção da nossa sociedade atual, enfatize que somente com o estudo do passado através da história é que podemos organizar melhor nossas ações em relação aos fatos que vão sendo nos apresentado no dia-dia. Para isso é necessário apresentar como a História trabalha a questão do tempo, suas mudanças e permanências com sugestão dos vídeos abaixo para ajudar na compreensão (escolha o vídeo que mais se adequar a sua turma) - Caso não consiga visualizar o vídeo utilize o livro didático nas págs.: 06 e 07. https://www.youtube.com/watch?v=OyDM6Xxk9ic · Após a exibição do vídeo,organizar uma roda de conversa sobre o que eles entenderam do vídeo ou o que leram no livro em relação ao nosso tempo nos dias atuais e o que sabem a respeito da vida dos nossos antepassados. · Em seguida apresente as imagens abaixo e solicite que eles respondam as questões sobre elas: ·
a) O QUE AS
IMAGENS MOSTRAM? b) A QUAL
LUGAR ELAS SE REFEREM? c) SERÁ QUE
HÁ NAS IMAGENS HÁ MUNDANÇAS OU PERMANÊNCIAS? ·
Após as reflexões dos alunos , relembre-os sobre o que foi estudado nas primeiras aulas sobre “que trago na bagagem sobre História
(...). Para introduzir o que a História
estuda. Ø Informe
que: As imagens anteriores
demonstram o que a História estuda: o processo de mudanças ocorridas
nas sociedades, que incluem as transformações no campo da comunicação, da
alimentação, da construção de moradias, entre outras, e também as permanências,
ou seja, aquilo que, mesmo com o passar dos anos, não mudou ou mudou pouco,
como por exemplo, as construções que são preservadas. Aqui pode-se utilizar o
slide sobre mudanças e permanências (material de apoio disponibilizado para o
grupo). ·
(3ª aulas) Agora é a hora deles socializarem o
que entenderam , peça para que
reflitam sobre o que a História se dedica – Para auxiliá-los na formação da
ideia utilize as págs.: 08 e 09 do livro e em seguida solicite a turma que leia
o texto da pág.: 10 e respondam a atividade do mesmo.
· (4ª aulas) – Nessa aula será o momento de estudar O Tempo e sugere-se utilizar a pág. 11 e também o vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=NbfOpNSVuxs · Após exibição solicite que a turma socialize o que entenderam sobre tempo e temporalidade e em seguida explane sobre as ideias de tempo descritas abaixo e utilize também leitura sobre o tema no link: https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm O Tempo Cronológico “O tempo cronológico criado pelos seres humanos é o resultado de uma convenção, de um acordo entre eles. Porém, os historiadores não se interessam apenas em situar os acontecimentos no tempo.” Tempo para o povo indígena Os povos indígenas desenvolveram uma maneira própria para fazer a contagem do tempo. ... Nele é representado como os povos que viviam no parque indígena podiam associar a passagem do tempo com os fenômenos naturais e também as atividade agrícolas que por eles foram desenvolvidas. Agora é a hora de falar
das diversas formas utilizadas pela humanidade/povo marcar o tempo
(calendário) - Esclareça que “Os historiadores interessam-se também pelas
mudanças e permanências que ocorreram nas sociedades humanas ao longo do
tempo. O tempo relacionado às
mudanças e permanências na trajetória dos seres humanos na Terra é chamado de tempo histórico.” A História busca
analisar o modo como as pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje,
bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a
História estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer
que a História é o estudo dos seres
humanos no tempo. As permanências também
podem ser percebidas nas brincadeiras antigas que continuam sendo praticadas
hoje. Pular corda, brincar de peteca, de boneca, de carrinho, de esconde-esconde
e de amarelinha são exemplos de permanência. (5ª aulas) - Utilize o livro nas págs.: 12, 16 e 17 para explicar os
tipos de calendários que nos dão uma noção do tempo cronológico e após as
págs. 14 e 18 para explicar o Tempo histórico – utilize a atividade da pág.
15 para finalizar o tema. ·
Agora é a vez de o aluno socializar o que aprendeu através da atividade
“RELATOS DE MEMÓRIAS”: Solicite a turma que construa , por meio de texto,
video, slide ou cartaz um relato de memória, onde poderá narrar as
permanências e mudanças de sua vida/familia ou da cidade onde vive, peça que
colem figuras ou fotos. ü Informe que na próxima aula
escolhar 02 ( dois) alunos para sociliazer as memórias
Caso haja
tempo disponível solicite a turma a resolução das atividades das págs.: 20 a
22. |
|
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( x ) Trabalho; (
)Resolução de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA -
2021 |
Unidade Temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades
africanas, americanas e europeias: A modernidade e suas implicações. |
Objetos de Conhecimento: A construção da ideia de modernidade e seus impactos
na concepção de História. A
ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes
e práticas na emergência do mundo moderno. |
Ano/Série: 7º
ano Período: Nº de Aulas: 04 |
Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia. |
Habilidades: ·
(EF07HI01)
Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e
exclusão, com base em uma concepção europeia; ·
EF07HI02)
Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da
Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos
Atlântico, Índico e Pacífico. |
·
Competência Geral: ·
Competência Específica de História: |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA
·
(1ª aula) - Nesta aula
será trabalhado o conceito de modernidade, suas implicações e contradições.
Relembre a turma o estudo sobre a história, sobre o tempo, sobre você e a história
do homem ao passar do tempo. Relembre-os também sobre Tempo histórico para
que a turma compreenda o conceito de modernidade. Utilize o link abaixo para
ajudar na reconstrução da aprendizagem:
https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm
·
Após disponibilize para a turma as duas imagens abaixo do início do
texto e solicite que a turma identifique quais relações elas têm com a
modernidade e o que entendem por modernidade? ·
Após as impressões dos alunos,
explique para eles o conceito de modernidade. Explique que é praticamente
impossível estabelecer um acontecimento e garantir que “ali” se originou a
modernidade”. Todavia, existem alguns fatores históricos que marcam essa
“virada” que vai transformar as relações sociais no mundo inteiro.
·
(2ªe 3ªaula) – Inicie essa
aula utilizando o livro na pág 64 e 65 e disponibilizando o texto abaixo para
complementar o conhecimento:
Os principais
fatores são: A Revolução Industrial:
com o aperfeiçoamento do motor a vapor, em 1777, por James Watt, que
identificou falhas nos motores anteriores, que demoravam muito para aquecer,
ao introduzir dois cilindros na máquina. A partir disso, toda a noção de
tempo, trabalho e lucro seria transformada profundamente. Tal transformação
do tempo e espaço a partir do trabalho permanece até hoje. A Revolução Francesa:
período revolucionário que explodiu no dia 5 de maio de 1789 e que derrubou a
monarquia francesa e questionou todos os valores éticos e morais. É a partir
desse marco que valores como igualdade, liberdade, fraternidade (esses se
tornam o lema da Revolução Francesa) passam a ocupar o vocabulário popular.
Esse momento foi importante para criar as bases daquilo que entendemos como
Estado, participação, voto, representatividade, enfim, uma série de valores
políticos que ainda hoje são discutidos. A razão: a modernidade
no campo das ciências humanas e exatas tem o seu fundamento com René Descartes,
a partir de sua frase mais conhecida “Cogito, ergo sum” ou “Penso, –
portanto, sou”. Para os tempos atuais e de massificação de frases a partir
dos memes, hoje, essa sentença pode parecer banal, porém, na época, Descartes
trazia a razão para o centro do raciocínio, frente ao pensamento metafísico
imposto pelas religiões. Tal virada epistêmica ficou conhecida como
Racionalismo. Podemos observar as mudanças
impressas no campo científico por meio da imagem abaixo:
Essa alteração na forma
de pensar, empreendida por Descartes, ocorreu na primeira metade do século
XVII, ou seja, antecedeu e influenciou as Revoluções Francesa e Industrial e
todo pensamento posterior. Nesse sentido, esses três momentos marcam uma nova
etapa na maneira de pensar e de olhar sobre o mundo, logo, são eles que
fundam a modernidade e, de uma maneira ou de outra, ainda hoje continuam a influenciar os
debates. Por exemplo, as sociedades ainda são organizadas pelo tempo e
calendário do trabalho, fator que surge com a modernidade a partir do século
XVIII e permanece até hoje.
·
Após leitura sugira a resolução das atividades abaixo: 1. Explique que o conceito de
modernidade está intimamente ligado à ideia de eurocentrismo. 2. Peça para que eles pesquisem no
google, o significado de eurocentrismo. Socialização na próxima
aula. ü Para auxiliar sobre o conceito de modernidade
leitura da pág.: 66, 67 e 68 com resolução da atividade da pg. 67.
Questão 1 – Após analisar os conceitos que foram debatidos nesta aula. Reflita o
que é ser moderno? Leiam as frases a seguir e dê sua opinião sobre cada uma
delas. Registre suas opiniões nos cadernos de vocês e compartilhem com seus
colegas. 1º
Precisamos ajudar os povos indígenas a alcançar o progresso. 2º Os
indígenas que moram nas cidades são mais civilizados que os que moram nas
aldeias. 3º
Os Estados Unidos são mais civilizados que o Brasil? 4º
O indígena que faz uso de celular, tem antena parabólica, continua sendo
indígena? 5º
Se o Brasil fosse colonizado pelos ingleses hoje seríamos um país melhor. 6º
Se o homem branco não tivesse chegado ao Brasil os indígenas estariam até
hoje vivendo da mesma maneira que viviam há 500 anos. 7º
Se visitarmos alguma aldeia indígena atualmente, não encontraremos muitas
semelhanças com as do passado. 8º
Não temos nada em nossa sociedade que nos remete à cultura indígena ou ao que
herdamos dela.
|
Ø Professor! Comente que: Essa
transformação no pensamento gerou em muitos europeus um sentimento de
superioridade. Eles passaram a acreditar que eram mais racionais,
civilizados, cultos e evoluídos que os demais povos do mundo, inclusive com
os povos indígenas que viviam no Brasil quando da chegada portugueses e que
esse pensamento se mantém até hoje, quando acreditamos que somos superiores
ou mais civilizados que os povos indígenas que vivem nas aldeias próximas.
|
RECURSOS: (
) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
(
) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;(
) Informativos.
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( x ) Trabalho; (
)Resolução de Exercícios/Livro páginas ( );
(
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
(
) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021 |
Unidade Temática: O Antigo Regime em crise. |
Objetos de Conhecimento: A Questão do Iluminismo e da ilustração e As
revoluções Inglesas e os princípios do Liberalismo. |
Ano/Série: 8º
ano Período: 26/04 a 14/05/2021 Nº de Aulas: 09 |
Tema Integrador: As Competências Socioemocionais em
Tempos de Pandemia. |
Habilidades: (EF08HI01) Identificar os
principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo
e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo; (EF08HI02)
Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII
e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. |
·
Competência Geral: ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
·
( 1ª aula) – Inicie essa
etapa com verificação de conhecimentos prévios apresentando a imagem abaixo e
questione-os sobre o que ela pode representar – Incentive-os até que a
palavra luz seja associada a conhecimento. ·
A partir das respostas que surgirem associe a
lâmpada a luz e a luz ao esclarecimento/conhecimento e após apresente aos estudantes o tema a
ser desenvolvido e trabalhado e os questione acerca da palavra “Iluminismo ou
Ilustração” – Para auxiliar na compreensão utilize as págs. 07 e 08 do livro
didático (não entrar ainda nos pensadores) e também pode utilizar o vídeo
explicativo, link abaixo:
· Após apresentação e compreensão do tema solicite que a turma construa um pequeno texto dizendo de que forma o conhecimento que eles possuem o ajudou em seu cotidiano e dizer também, como o conhecimento da Ciência está nos ajudando nessa atual situação que vive o mundo. ·
(2ª aula) – Inicie essa aula com leitura socializada
das produções da aula anterior – Aproveita o momento para reafirmar a importância
do Movimento Iluminista para o desenvolvimento social e científico e como ele
colaborou para termos uma sociedade mais organizada intelectualmente.
compartilhar o link
abaixo para alunos que por ventura não possuem o livro: https://www.todamateria.com.br/filosofos-iluministas/
Trecho I ●
“Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de
todos os homens e de todos os tempos (…). Que as pequenas diferenças entre as
vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos,
entre todas as leis imperfeitas, entre todas as opiniões insensatas (…) que
todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não
sejam motivos de perseguição”. ●
[Voltaire, Tratado Sobre a Tolerância, 1763. In:
Historie, 3º Collection J. Monnier. Paris: F. Nathan, 1966.]
Trecho II ●
“Quando na mesma pessoa, ou órgão de governo, o poder Legislativo está
unido ao poder Executivo, não existe liberdade (…) E também não existe
liberdade se o poder Judiciário (poder de julgar) não estiver separado do
poder Legislativo (poder de fazer as leis) e do poder Executivo (poder
executar, de pôr em prática as leis)”. [Montesquieu, O Espírito das Leis,
1748. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano,
1978, v. III, p. 24.] ●
Trecho III ●
“Já que nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante
e já que a força não produz nenhum direito, restam, pois, os contratos
(pactos) para a base de toda a autoridade legítima entre os homens. (…) Já
vimos que o poder Legislativo pertence ao povo e só a ele pode pertencer. (…)
O soberano pode, em primeiro lugar, entregar o governo a todo povo ou à maior
parte do povo. Dá-se essa forma de governo o nome de Democracia. Ou, então,
pode entregar o governo nas mãos de um pequeno número, e essa forma tem o
nome de Aristocracia”. [Rousseau,
Do Contrato Social, 1762. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de
história. Lisboa: Plátano, 1978, v. III, p. 28.] ●
Para finalizar proponha as atividades do livro nas pág.: 16. |
2ª
Momento: (4, 5 e 6 aulas) (4ª aula) – Nessa aula como sugestão e a fim de aprofundar a discussão sobre a
filosofia da Ilustração, faça uma leitura coletiva da charge em HQ “A Raposa
Iluminista”,
ressaltando a figura da raposa (representação da sagacidade e da esperteza)
com os princípios e defesa dos iluministas. Disponível no link abaixo:
●
Solicite à turma que esclareça a leitura da charge e que a relacione
com as questões iluministas. ● (5ª e 6ª aula) – Nessa aula finalize as questões iluministas com leitura da pág. 14 do livro didático e após relembre-os que em meados do século XVIII uma nova visão de mundo difundiu-se entre intelectuais burgueses e nobres dando origem ao movimento filosófico chamado Ilustração ou Iluminismo. O conceito, criado pelo filósofo Immanuel Kant, em 1784, referia-se à ideia de trazer luz, de iluminar a mente, isto é, as ideias dos indivíduos. Estes filósofos definiram a si mesmos como os homens do “Século das Luzes”. Para eles, o século XVIII foi o ápice da maturidade intelectual e racional do homem. Não havia, porém, uma única corrente de pensamento, nenhum manifesto ou programa comum de ideias. Muitos iluministas, inclusive, se contestavam mutuamente. ● Apresente o mapa mental abaixo e comente com os estudantes a estrutura do Iluminismo: ● Mas, como vimos, todos os iluministas questionaram a estrutura do Antigo Regime. Criticavam o Absolutismo Monárquico defendendo um governo baseado em uma Constituição. O poder não seria mais concentrado em uma única pessoa, mas tripartido. A divisão dos poderes foi proposta por Montesquieu como uma forma para evitar a tirania e os abusos dos governantes. O governo deveria estar submetido à vontade da maioria e atender ao bem comum. A soberania popular foi defendida por Rousseau que também propôs o voto universal, isto é, o direito de todos ao voto. Voltaire, por sua vez, defendeu com vigor a liberdade de pensamento e a tolerância religiosa. Adam Smith criticou o mercantilismo intervencionista e propôs a liberdade econômica afirmando que a livre concorrência levaria à queda do preço das mercadorias e estimularia as inovações tecnológicas. Era a lei da oferta e da procura. O Iluminismo propagou-se pelos séculos XVIII e XIX levando a revoluções que destruíram, ou abalaram, o Antigo Regime na Europa e estimularam movimentos de independência na América. ●
Agora como proposta de atividade para auxiliar o conhecimento, solicite
a turma a resolução das questões abaixo:
1.1-Quais eram os três pilares que
sustentavam o Antigo Regime? 1.2-O que caracterizava essa
sociedade? Como ela era dividida? 1.3-Em que princípio se baseava o poder
absoluto do rei? 1.4-O que caracterizava a economia
mercantilista? 1.5-Qual era o papel do Brasil no
Antigo Regime?
2. A maioria dos pensadores
iluministas compartilhava as ideias apresentadas no mapa mental abaixo.
Observando-o e responda as questões. Fonte: Blog Ensinar História 2.1-A partir de que condição os
iluministas pensavam a sociedade, a política e a economia? 2.2-Que críticas os iluministas faziam
à sociedade estamental? 2.3-Que críticas os iluministas faziam
ao absolutismo monárquico? O que propunham? 2.4-Que críticas os iluministas faziam
à economia mercantilista? O que propunham? 2.5-Quem foi o principal representante
do liberalismo econômico?
1- Complete o quadro abaixo com as
expressões correspondentes a cada contexto histórico. A que contexto
histórico se refere às frases? Ø “O Estado sou eu”. Ø “Nenhum homem tem uma autoridade natural
sobre seu semelhante”. “A liberdade é um presente do céu, e
cada indivíduo tem o direito de usufruir dela logo que utilize da razão”. Ø “É exclusivamente na minha pessoa
que reside o poder soberano”. Ø “Nenhum homem tem uma autoridade
natural sobre o seu semelhante”. Ø “O trono real não é o trono de um
homem, mas o próprio trono de Deus. O príncipe não precisa dar contas de seus
atos a ninguém”.
2- Preencha o quadro a seguir com as
informações que correspondem ao os iluministas criticavam e defendiam: ❖ O que os iluministas criticavam? O
que defendiam? à reforma do Estado à liberdade de expressão à monarquia absolutista à perseguição política à liberdade de comércio à igualdade de todos perante a lei
aos privilégios da nobreza e do clero à intolerância religiosa às restrições comerciais à educação
laica, pública e gratuita
3- Observe atentamente a tirinha
abaixo: ·
O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado ·
Esta tirinha sobre a liberdade mostra o filósofo suíço Jean-Jacques
Rousseau chegando à conclusão que o Facebook não é um território livre.
apoia.se/teoeominimundo
Ø A tirinha de Caetano Cury faz parte
da série Téo & O Mini Mundo. Esta tirinha é uma interpretação da obra “Do
Contrato Social”. v Mão na massa: ●
Por que Rousseau chegou à
conclusão que o facebook não é um território livre? ●
Ainda sobre o Facebook, que
mensagem essa tirinha nos mostra?
●
Explique a charge abaixo de acordo com tudo que estudamos sobre o
conhecimento e o Movimento Iluminista. |
RECURSOS:
(
) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( x ) Trabalho; (
)Resolução de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021 |
|
Unidade Temática: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a
metade do século XX. |
|
Objetos de Conhecimento: A Proclamação da República e seus desdobramentos. |
|
Ano/Série: 9º
ano Período:
26/04 a 14/05/2021 Nº de Aulas: 09 |
|
Tema Integrador: As
Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia. |
|
Habilidades: (EF09HI01)
Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais,
econômicos e políticos da emergência da República no Brasil. |
|
·
Competência Específica de História: 3- Elaborar
questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos,
interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes
linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos, a cooperação e o respeito. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
https://www.youtube.com/watch?v=xl7OYyskEEA https://www.youtube.com/watch?v=ZCrEn_sdjN8
Fragmento do Texto Proclamação da República
"A partir de
hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se
considerar finda a Monarquia, passando a regime francamente democrático com
todas as consequências da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna
transformação; assim como a de 7 de abril de 31 ele firmou a Monarquia
constitucional acabando com o despotismo do Primeiro Imperador, hoje
proclamou, no meio da maior tranquilidade e com solenidade realmente
imponente, que queria outra forma de governo. Assim desaparece a única
Monarquia que existia na América e, fazendo votos para que o novo regime encaminhe
a nossa pátria a seus grandes destinos, esperamos que os vencedores saberão
legitimar a posse do poder com o selo da moderação, benignidade e justiça,
impedindo qualquer violência contra os vencidos e mostrando que a força bem
se concilia com a moderação. Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a
Liberdade!" Gazeta da Tarde, 15 de novembro de
1889. Texto na integra, caso
queiram ler no link abaixo: http://www1.uol.com.br/rionosjornais/rj03.htm
·
Logo após, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
1. Há quantos anos foi redigida esta
notícia? 2. Seria o redator da notícia um
monarquista ou um republicano? Justifique sua resposta identificando a parte
do texto que comprova sua opinião. 3. O que foi, na história do Brasil, o
dia 15 de novembro de 1889? 4. Que novo regime foi instalado no
país nessa data? 5. De acordo com o texto, o que se
esperava desse novo regime de governo? 6. O que era esperado desse novo
regime se efetivou em nosso país? Justifique sua resposta. 7. A imprensa auxiliou de alguma forma
no processo da Proclamação da República? Justifique. 8. Os meios de comunicação usadoo
naquele momento da história ainda é utilizado pelo governo atual? Justifique. 9. A imprensa naquele período atuou de
forma imparcial? A Imprensa hoje atua
de forma imparcial? Compare e justifique. Ø Professor! utilizar a pág 07 e 08
para auxiliar na compreensão por parte da turma.
|
|
2ª Etapa (4, 5 e 6
aula)
(4ª aula) – Inicie essa aula com leitura e resolução das atividades
dos textos no livro didático das págs.:
09,10 e 11. ·
O professor propõe a socialização das respostas e faz os comentários
necessários. ·
Em seguida, e com a turma ainda em duplas, o professor propõe que
cada uma elabore duas perguntas que gostariam de saber sobre a queda da
monarquia e implantação da república no Brasil. O professor propõe a
socialização das perguntas.
(5ª e 6ª aula) – A proposta aqui é trabalho em
grupo (por meio de watsapp): A turma será organizada em 05 grupos. Cada grupo receberá
um tema de acordo com a distribuição abaixo: ·
1º grupo: O papel do exército no processo da implantação da república. ·
2º grupo: O clima político reinante no Brasil durante a queda da
monarquia. ·
3º grupo: A participação das camadas popular no processo. ·
4º grupo: Regime de governo predominante na América no momento da
instalação da república no Brasil. ·
5º grupo: O papel das classes dominantes na mudança de regime de
governo
Ø
O professor disponibilizará os links que se encontram nos endereços:
·
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/proclamacaodarepublica.htm ·
http://www.brasilescola.com/historiab/fim-primeiro-imperio.htm ·
http://www1.uol.com.br/rionosjornais/rj03.htm ·
http://veja.abril.com.br/historia/republica/queda-imperio-velha-monarquia.shtml
·
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil#Rep.C3.BAblica_.281889-presente.29
·
http://www.brasil.gov.br/sobre/historia/republica/o-pecado-original-da-republica
·
http://www.brasil.gov.br/sobre/historia/republica/a-ideia-de-republica-no-imperio-do-brasil
·
A tarefa do grupo é buscar informações sobre o tema a ele
atribuído de forma a esclarecer e enriquecer cada um deles. Essas
informações serão repassadas para o restante da turma e para isso, a equipe
pode fazer de uma forma bem criativa, como por exemplo, através de uma
música, um poema, uma notícia, uma carta etc. O professor propõe a
socialização das produções fazendo os comentários necessários. As
apresentações serão deixadas para as aulas 08ª e 09ª. ·
(aula 06ª) – Essa aula será utilizada para
finalização do tema com leitura socializada das págs.: 12 e 13 e após
resolução das atividades da pág. 16 – Seria interessante correção socializada
ainda em aula para esclarecimento de eventuais duvidas. 3ª Etapa (7, 8 e 9
aula) ·
(aula 07ª) – Aqui finalizaremos as atividades do
livro com a resolução das págs.: 17 e 18 – Correção socializada ainda em aula
para esclarecimento de eventuais duvidas. ·
(aula 08ª e 09ª) – Como proposto
acima essas aulas serão usadas para apresentação dos trabalhos em grupo.
|
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RECURSOS:
(
) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( x ) Trabalho; (
)Resolução de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
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