Material Pedagógico 3ª Sequencia - História

 História

6º ANO

O TEMPO HISTÓRICO -DIFERENTES FORMAS DE CALENDÁRIO

Aula Nº 02

OBJETIVOS

Reconhecerasprincipaiscaracterísticasdosdiferentestiposdecalendário.

Compreenderadiferençaentreoconceitodetempodanaturezaetempomecânico.

Aprofundaroconceitodecalendário.

VAMOS ESTUDAR NESSA AULA:

DIFERENTES TIPOS DE CALENDÁRIO

O Calendário Cristão.

Diferentes Culturas –Diferentes Calendários.

Calendários Hebreu e Islâmico.

O Uso de Algarismos Romanos na Escrita dos Séculos.

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gregorianscher_Kalender_Petersdom.jpg> Acesso em: 13 dez. 2020.

Você saberia dizer a que se refere essa imagem?

Que relação poderíamos estabelecer entre as duas imagens?

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christopher_Clavius.jpg> Acesso em: 13 dez. 2020.

AprimeiraimageméumafotodeumdetalhedatumbadopapaGregórioXIII,ondeeleaparececelebrandoaintroduçãodocalendáriocristão.Jáasegundaimagem,trata-sedeumagravuradoséculoXVIrepresentandoomatemáticoastrônomoChristopherClavius,queparticipoudacriaçãodocalendárioGregoriano,substituindo,

em1582,ocalendárioJuliano,queestavaemvigor

desdeoano46a.C.,criadoduranteogoverno

romanodeJúlioCezar.

CRIAÇÃO DO CALENDÁRIO GREGORIANO

OcalendáriocristãoéomaisusadonoBrasil.ContamosotempoapartirdonascimentodeJesusCristo.Paranós,portanto,háosfatosocorridosantesedepoisdeCristonascer.NocasodosacontecimentosanterioresaonascimentodeCristo,aoladodadatacolocamosaabreviaturaa.C.Umexemplo:ossereshumanosaprenderamaproduzirofogoporvoltade

10000a.C.

CALENDÁRIO CRISTÃO

AoescreveradatadosfatosocorridosdepoisdeCristo,nãoénecessáriocolocaraabreviaturad.C.Coloca-seapenasoano.Porexemplo,noanode2002aseleçãobrasileirafoicampeãnaCopadoMundodaCoreiadoSuleJapão.Ouseja,sepassaram2002anosapósonascimentodeCristo.

Onossocalendáriodivideotempoemdia,mês,ano,década(10anos),século(100anos)emilênio

(1000anos).

CALENDÁRIO CRISTÃO

...

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Linha_do_Tempo_A.D.png> Acesso em: 13 dez. 2020.

OCalendáriocristãoélinear,ouseja,segueoperíododemaneiratemporalúnica,masexistemcalendárioscíclicos,porexemplo,oAsteca.

CALENDÁRIO CRISTÃO

Ocalendáriodopovopré-colombianoastecaeracíclico,ouseja,eleserenovavaacada52anos.Noentanto,ocalendárioerabaseadoem365diasnacontagemdoano,semelhanteaomodelocristão.

CALENDÁRIO CÍCLICO

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1479_Stein_der_f%C3%BCnften_Sonne,_sog._Aztekenkalender,_Ollin_Tonatiuh_anagoria.JPG> Acesso em: 13 dez. 2020.

PedradoSolAsteca,encontradanaCidadedoMéxico,MuseuNacionaldeAntropologia.

Copieemseucadernoeresponda:nocalendáriocristão,qualacontecimentohistóricoéconsideradoseumarcoinicial?

ATIVIDADE

ParaescreveraHistória,ossereshumanostiveramderesolveroproblemadesituarosacontecimentosnotempo.Porisso,aolongodotempo,criaramdiferentescalendários,istoé,diferentesmodosdecontaredividirotempo.Paradarinícioàcontagemdotempo,cadapovoescolheuumadataqueéimportanteparaele.

DIFERENTES CULTURAS –DIFERENTES CALENDÁRIOS

Osjudeus,porexemplo,começamacontarotempoapartirdacriaçãodomundo.Paraeles,issosedeunoano3760antesdeCristo,combasenapassagembíblicajudaico-cristãdolivrodeGênesisnoAntigoTestamento.

CALENDÁRIOS JUDAICO E ISLÂMICO

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:K%C3%B6ln-Tora-und-Innenansicht-Synagoge-Glockengasse-040.JPG> Acesso em: 13 dez. 2020.

Torá,livrosagradodoJudaísmo.Nocalendáriojudaico,éaprox.ano5781AM,ouseja,anomundi,otermousadoparaasiglaAM.

Oanonocalendáriohebreutemaduraçãode354a385dias.Essecalendário,queusaaabreviação“AM”paraAnnoMundi,ébaseadonacrençadequeadatadacriaçãodouniversoocorreuem3761a.C.Hojeessecalendáriolunissolarébaseadomaisemcálculosdoqueemobservações,sendooficialemIsraeleparaatoslitúrgicosdaféjudaica.

CALENDÁRIOS JUDAICO E ISLÂMICO

Jáosmuçulmanoscontamotempoapartirdaidadofundadordasuareligião,Maomé,dacidadedeMecaparaMedina(naatualArábiaSaudita).Essefatoocorreunoano622depoisdeCristo.

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maome.jpg> Acesso em: 13 dez. 2020.

Profeta Maomé recitando o Alcorão em Meca (gravura iraniana doséculo XIV).

CALENDÁRIOS JUDAICO E ISLÂMICO

Oséculoéumaunidadedetempomuitoutilizadapeloshistoriadores.Geralmente,escritoemalgarismoromano:séculoI,séculoIII,séculoXXeassimpordiante.Háduasregraspráticasparasaberaqueséculopertencedeterminadoano:

SÉCULOS

1)

Quandooanoterminarem00,ésóeliminá-loseonúmeroquesobrarindicaráoséculo.Exemplos:1200–séculoXII(séculodoze)1900–séculoXIX(séculodezenove)2)Quandooanonãoterminarem00,ésóeliminarosdoisúltimosalgarismosesomar1aonúmeroquesobrouevocêteráoséculo.Exemplo:1995–19+1=20séculoXX(séculovinte)

CALENDÁRIOS JUDAICO E ISLÂMICO

QUIZ

Fatohistóricoquemarcaoiníciodocalendáriojudaico:

a) Criação da Torre de Babel.

b) Dilúvio.

c) Ida de Maomé de Meca para Medina, a Hégira.

d) Criação do Mundo (Gênese).

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Nessa aula aprendemos:

DIFERENTES FORMAS DE CALENDÁRIO

O Calendário Cristão.

Diferentes Culturas –Diferentes Calendários.

Calendários Hebreu e Islâmico.

O Uso de Algarismos Romanos na Escrita dosSéculos.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania. 8º ano, Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2018.

VAINFAS, Ronaldo. História.Doc. 8º ano. São Paulo:

Saraiva, 2015.

REFERÊNCIAS

História

6º ANO

TEMPO HISTÓRICO E TEMPO CRONOLÓGICO

Aula Nº 03

OBJETIVOS

Reconhecerasprincipaiscaracterísticasdotempohistóricoetempocronológico.

Compreenderanoçãodeconstruçãosocialtantodotempohistóricoquantodotempocronológico.

Apontarasprincipaisdivisõestradicionaisdotempohistórico.

VAMOS ESTUDAR NESSA AULA:

TEMPO HISTÓRICO E TEMPO CRONOLÓGICO

O Tempo Histórico.

Tempo Mecânico e o Tempo da Natureza.

A Periodização Tradicional da História.

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rel%C3%B3gio.jpg> Acesso em: 14 dez. 2020.

Você saberia dizer a que se refere essa imagem?

Que relação poderíamos estabelecer entre as duas imagens?

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:AGMA_Clepsydre.jpg> Acesso em: 14 dez. 2020.

AprimeirafotografiacontêmdoisrelógiosdesoldoséculoXVdaregiãodeSagres,emPortugal.Localondeentrouparaahistóriaporserumpontodeencontroparanavegadorestrocaremexperiênciasmarítimas.Jáasegundaimageméumaréplicagregadaclepsidra,umatecnologiadaAntiguidadeparasecontarotempo.Arelaçãoentreasduasimagens,tantoorelógiodesol,quantoa

clepsidra,équeambasservemparamedirotempo.

MEDIÇÕES DE TEMPO

Otempocronológico(calendários,relógiosmecânicos)criadopelossereshumanoséoresultadodeumaconvenção,istoé,deumacordoentreeles.Masoshistoriadoresnãoseinteressamapenasemsituarosacontecimentosnotempo,mastambémpelasmudançasepermanênciasqueocorreramnassociedadeshumanasaolongodotempo.Essetemporelacionadoàs

mudançasepermanênciasnatrajetóriadosseres

humanosnaTerraéchamadodetempohistórico.

O TEMPO HISTÓRICO

Masatenção:asmudançasnãoocorremdomesmojeitoenemnomesmoritmoemtodolugar;équecadapovotemumtempoeumritmoquelhesãopróprios.Osbrasileirosquehabitamcidadescommuitosprédios,avenidaslargaseluminososportodapartevivemdeumjeitoenumritmomuitoparecido.Elesvivemnomesmotempohistórico.

O TEMPO HISTÓRICO

Masotempohistóricodapopulaçãodocampo,ondeavidademodogeral,estáligadoaotrabalhodocampo,daagricultura,comotempodacolheita,éomesmoritmodapopulaçãodacidadegrande?

O TEMPO HISTÓRICO

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Abr_horta_Antonio_Cruz.jpg> Acesso em: 14 dez. 2020.

AgricultoraMassaeWatanabe,pioneiradehortaorgânica(livredeagrotóxicos)emBrasília.2009.

Portanto,nemtodososhabitantesdoBrasilvivemdomesmojeitoenemnomesmoritmo.OsKayabi(indígenasdoRiodosPeixes,nonortedoMatoGrosso),porexemplo,

vivememumtempohistóricodiferentedodoshabitantesdecidadesbrasileiras.ObservandoocalendáriodosKayabi,percebe-sequeelesorganizamsuavidacombasenosacontecimentosnaturais,istoé,guiam-sepelo

tempodanatureza.

O TEMPO HISTÓRICO

Copieemseucadernoeresponda:Oqueéotempohistórico?

ATIVIDADE

Copieemseucadernoeresponda:Oqueéotempohistórico?OtemporelacionadoàsmudançasepermanênciasnatrajetóriadossereshumanosnaTerraéchamadodetempohistórico.Osbrasileirosquehabitamcidadescommuitosprédios,avenidaslargaseluminososportodapartevivemdeumjeitoenumritmomuitoparecido.Elesvivemnomesmotempohistórico.

CORREÇÃO DA ATIVIDADE

Otempomecânicoéotempodorelógio,depulso,daparede,dodigitaldocelular.Elecronometrapontualmenteotempodahora,dominuto,dosegundo.Existemtecnologiasdeprecisãomilimétricasquecronometramocentésimoeatémilésimodesegundos.

O TEMPO MECÂNICO E O DA NATUREZA

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2010-07-20_Black_windup_alarm_clock_face.jpg> Acesso em: 14 dez. 2020.

OtempomecânicopassouaserfundamentalparaassociedadesindustriaisapartirdoséculoXIX,paraorganizarotrabalhodasfábricas.

Eexisteotempodanatureza,medidopelastarefasdostrabalhadoresdocampo,pelodespertardogalonamadrugada,ohoráriodeordenharavacademanhã,pelosol,pelasplantas,pelanatureza!

O TEMPO MECÂNICO E O DA NATUREZA

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henhouse_near_Ganthorpe_-_geograph.org.uk_-_670026.jpg> Acesso em: 14 dez. 2020.

Ocantodogaloésímbolohistórico,queoiníciododiaparaotrabalhonocampoestáseaproximando.

ParafacilitaroestudodaHistória,oshistoriadoresdoséculoXIXdividiramalongatrajetóriahumanasobreaTerraemcincograndesperíodos,queestãorepresentadosaseguir:

A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA

Pré –História

Idade Antiga

Idade Média

Idade Moderna

Idade Contemporânea

4 mil a.C.

476

1453

1789

APréHistóriapodeserconsideradaoperíodocommaiortempo.PoisvaidosurgimentodogêneroHomo,hácercade2milhõesdeanos,atéainvençãodaescrita,ocorridaporvoltade3500a.C.

A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Homo_habilis.jpg> Acesso em: 14 dez. 2020.

RéplicadeumareconstituiçãodeumcrâniodaespécieHomohabilis,cercade2milhõesdeanosa.C.

...

PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. Pág. 14. Ed. Atual, 1994.

Linha do tempo que apresenta a teoria evolutiva da espécie homo há cerca de 2 milhões de anos

A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA

QUIZ

Qualdasalternativasabaixoéumexemplodetempomecânico:

a) Relógio do despertador.

b) Relógio de Sol.

c) O trabalho da colheita.

d) O cantar do Galo.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Nessa aula aprendemos:

TEMPO HISTÓRICO E TEMPO CRONOLÓGICO

O Tempo Histórico.

Tempo Mecânico e o Tempo da Natureza.

A Periodização Tradicional da História.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania. 6º ano, Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2018.

VAINFA
S, Ronaldo. História.Doc. 6º ano. São Paulo:





















História
O Tempo Histórico: Rupturas e
permanências
Aula Nº 01
OBJETIVOS
Reconhecer
as
principais
características
da
produção
historiográfica atual.
Compreender o que é o Tempo Histórico.
Identificar as rupturas e permanências como
conceitos no campo da historiografia.
VAMOS ESTUDAR NESSA AULA:
O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?
O que a História Estuda?
O tempo histórico. Rupturas e permanências.
...
Saberia me
dizeraqueserefereessaimagem?
Disponível em:
<https://bit.ly/
3qcm1Nq > Acesso em: 27 nov. 2020.
MUDANÇASE
PERMANÊNCIAS
AimagemédaPraçadaIndependencia,deItamaraju.Esselocaléconsideradoomarcozerodacidade,ouseja,olocalondeacidade
nasceu. Uma das atrações jardim,inauguradaem1970.
da
praça
é
a
NOME / DISCIPLINA / SÉRIE –ANO
ACOMPANHE ESTA AULA TAMBÉM NO YOUTUBE
O
QUE
A
HISTÓRIA
ESTUDA?
Igreja matriz,
Itamaraju,nadécadade1970.
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_Praça da Independencia,_Itamaraju_(BA).tif> Acesso em: 14
abril. 2021.
O
QUE
A
HISTÓRIA
ESTUDA?
Praça Dois de
Julho,Itamaraju, em2018.
Disponível em: < https://bit.ly/33sw0Vg > Acesso em: 14 abril. 2021
O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?
anteriores demonstram o que a História estuda:
As imagens
o
processo
de
mudanças ocorridas
nas sociedades,
que
incluem as
transformações no campo da comunicação, da
alimentação,daconstruçãodemoradias,entreoutras,e
tambémaspermanências,ouseja,aquiloque,mesmocomopassardosanos,nãomudououmudoupouco,comoporexemplo,asconstruçõesquesãopreservadas.
ATIVIDADE
Copie em seu caderno e responda: de acordo com nosso estudo, o que a história estuda?
O
TEMPO
CRONOLÓGICO
O tempo cronológico criado
pelos
seres humanos
é
o
resultado de uma convenção,
de
um acordo
entre
eles.
Porém, os historiadores não
se
interessam
apenas
em
situar os acontecimentos no
tempo.
Pintura intitulada A Persistência da Memória.
Salvador Dali, 1931.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A_Persist%C3%AAncia_da_Mem%C3%B3ria.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.
O TEMPO HISTÓRICO
Os historiadores interessam-se também pelas mudanças e
permanências que ocorreram nas sociedades humanas ao
longo
do
tempo.
O
tempo
relacionado
às
mudanças e
permanências na trajetória dos seres humanos na Terra é
chamado de tempo histórico.
RUPTURAS E PERMANÊNCIAS
A História busca analisar o modo como as pessoas viviam
nos
tempos
antigos e
como
vivem
hoje,
bem como
a
relaçãoentreaquelestemposeostemposatuais.Ouseja,
aHistóriaestudaotempopassadoetambémopresente.Porisso,pode-sedizerqueaHistóriaéoestudodossereshumanosnotempo.
RUPTURAS E PERMANÊNCIAS
As
permanências
também podem ser
percebidas nas brincadeiras antigas que
continuam sendo praticadas hoje. Pular
corda, brincar
de peteca, de boneca,
de
dede
carrinho,
de
esconde-esconde
e
amarelinha
permanência.
são
exemplos
Peteca, de origem indígena, é
uma brincadeira muito antiga.
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Modernpeteca.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.
RUPTURAS E
PERMANÊNCIAS
A
História
sempre
está em
constante
construção,
ou
seja,
a
história
não
é
definitiva,nemúnica.Cadahistoriadortem
suavisãodetrabalhoemaneiradeabordarofatohistórico,ondeosresultadospodemmudarmuitocomosurgimentodenovasfonteshistóricasecomotrabalhá-las,masesseéumassuntoparaumoutro
momento!
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wooden_hourglass.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.
QUIZ
As
brincadeiras
antigas
que
continuam
sendo
praticadas
hoje podem ser um exemplo de:
a) Ruptura. b) Fissura.
c) Transformação. d) Permanência.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Nessa aula aprendemos:
O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?
O que a História Estuda?
O tempo histórico. Rupturas e permanências.
AGENDA: PESQUISE SE NA SUA CIDADE EXISTEM ALGUM
OBJETOOUCONSTRUÇÃOQUEREPRESENTEPERMANÊNCIASOUMUNDANÇAS,COLOQUEFIGURASECONSTRUAUM
PEQUENO TEXTO
O ASSUNTO.
.
EM
QUE VOCÊ EXPOE O
QUE
PENSA
SOBRE
NOME / DISCIPLINA / SÉRIE –ANO
ACOMPANHE ESTA AULA TAMBÉM NO YOUTUBE
AGORA ASSISTA O VIDEO A SEGUIR “A representação da infância no curta
metragem Vida Maria” –Canal: Zilmar Fiori –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=8Yx06BcMu-4
VAMOS PENSAR UM POUQUINHO:
NOME / DISCIPLINA / SÉRIE –ANO
ACOMPANHE ESTA AULA TAMBÉM NO YOUTUBE
VAMOS PENSAR UM POUQUINHO
Atividade 2
Reflita: quem são as muitas “Marias” representadas no filme?
Atividade 3
As vidas das “Marias” do filme passam por transformações ao longo do tempo, mas uma
coisa permanece. Registre em seu caderno o que permanece na história de cada uma das
Marias?
Atividade 4
REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania.
6º ano, Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2018.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma –São Paulo: contexto,
2001.
VAINFAS, Ronaldo. História.Doc. São Paulo: Saraiva,
2015.
Obrigado!!!

HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS

Áfricas

O continente africano era habita por povos distintos em “estágios evolutivos” distintos;

Por isso não é correto pensar na África como um continente habitado por pessoas todas iguais;

Cada tribo, ou civilização africana tinha sua própria língua, costumes, leis e deuses.


A África no Brasil

Os africanos no Brasil, durante o período da escravidão, eram tratados como mercadoria;

Eram explorados e sua cultura tida como inferior;

Mas mesmo assim conseguiram manter um pouco de seus costumes vivos.

Religião

Através da religiosidade os africanos preservaram parte de sua cultura;

O catolicismo no Brasil é totalmente atípico;

Só aqui existe o católico não praticante;

O candomblé é a maior prova deste sincretismo;

Nesta religião, criada no Brasil, mistura-se o cristianismo e as crenças africanas;

Apesar de não parecer o candomblé é uma religião monoteísta.

Relações

Nossa Senhora da Conceição

Iemanjá

Outras influências

O português falado no Brasil é prova viva da contribuição africana;

Na música o samba;

Na culinária a feijoada e o arroz doce

Nas festas a congada, o maracatu e o carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário