Roteiro de Atividade da 2ª Sequência

ROTEIRO DE ESTUDO - HISTÓRIA

Período: abril/maio /2021

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de História.

LIVRO HISTÓRIA SOCIEDADE E CIDADANIA– 6º Ano

 

Unidade Temática: História e TEMPO

Objetos de Conhecimento: O que a História estuda? Tempo.

Questão Disparadora(1)

TEMA:  História e Tempo

Para início de Conversa

TEMA: A Percepção de Tempo

Aprofundando no

Tema (1)

TEMA: O que estuda a História

Aprofundando no

Tema (2)

TEMA: O tempo

Como identificamos diferentes diferentes formas de compreensão do tempo?

Orientação:Anote a questão em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

Nessa sessão você fará a leitura das imagens das páginas 06 e 07 do livro didático História Sociedade e Cidadania  6º ano. Em seguida, anotar e responder as questões no caderno. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

 

Fazer a leitura das páginas 08 e 09 do livro didático, em seguida copie e responda no caderno as questões da atividade Para refletir da página 10 do mesmo livro. Atenção a organização, você consegue!!

 

Orientação: Leitura e interpretação das páginas 11, 12, 13 e 14 do Livro Didático História Sociedade e Cidadania do 6 ano.

 

Para refletir

Aprofundando no Tema (3)

Tema: Outras formas de contar o tempo – Calendário do povo Kayabi

Aprofundando no Tema (4)

Tema: Uma periodização

Avaliando a Aprendizagem

 

Orientação: Leia e responda em seu caderno as atividades do texto da página 15

Fazer a leitura das páginas 16 e 17 do livro didático História Sociedade e Cidadania 6º ano, em seguida copie e responda no caderno as questões da atividade da página 17 do mesmo livro. Atenção a organização, você consegue!!

 

Fazer a leitura das páginas 18 e 19 do livro didático História Sociedade e Cidadania 6º ano.

Orientação:Anote as questões da páginas 20 a 22 do livro didático História Sociedade e Cidadania 6º ano em seu caderno e responda.

Lembrando sempre de fazer o cabeçalho.

 

 

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

 

                                                                          

Caixa de texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO - HISTÓRIA

Período: abril/maio /2021

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de História.

LIVRO HISTÓRIA SOCIEDADE E CIDADANIA  – 7º Ano

 

Unidade Temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias: A modernidade e suas implicações.

Objetos de Conhecimento: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História.

A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.

Questão Disparadora(1)

TEMA:  Conceito de Modernidade

Para início de Conversa

TEMA: A ideia de Modernidade

Aprofundando no

Tema (1)

TEMA: O Contexto do Renascimento

Aprofundando no

Tema (2)

TEMA: Renascimento; Caractésticas.

Com a leitura de imagem da página 64  responda: O que é ser moderno em sua concepção?

Orientação:Anote a questão em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

Nessa sessão você fará a leitura da página 65 do livro didático História Sociedade e Cidadania  7º ano. Em seguida, anotar e no caderno qual a concepção de modernidade que o texto traz e compare com sua resposta na e anote o que ficou semelhante e o que ficou diferente. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

 

Fazer a leitura das páginas 66 e 67 do livro didático, em seguida copie e responda no caderno as questões da atividade Para refletir da página 67 do mesmo livro. Atenção a organização, você consegue!!

 

Orientação: Leitura e interpretação das páginas 68 e 69 do Livro Didático História Sociedade e Cidadania do 7 ano.

 

Para refletir: Arte e Técnica no Renascimento

Aprofundando no Tema (3)

Tema: e Fases do Renascimento

Aprofundando no Tema (4)

Tema: A expansão do Renascimento

Avaliando a Aprendizagem

 

Orientação: Leitura da página 70 do Livro didático e após esclareça sobre sua compreensão a respeito do tema.

Fazer a leitura das páginas 71 a 74 do livro didático História Sociedade e Cidadania 7º ano, em seguida faça um breve resumo sobre as três fases Renascimento.

 

Fazer a leitura das páginas 75 a 77 do livro didático História Sociedade e Cidadania 7º ano.

Orientação: Anote as questões da páginas 78 a 80 do livro didático História Sociedade e Cidadania 7º ano em seu caderno e responda.

Lembrando sempre de fazer o cabeçalho.

 

 

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

 

 

                                                                          

Caixa de texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO - HISTÓRIA

Período: abril/maio /2021

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de História.

LIVRO HISTÓRIA SOCIEDADE E CIDADANIA  – 8º Ano

Unidade Temática: O Antigo Regime em crise.

Objetos de Conhecimento: A Questão do Iluminismo e da ilustração e As revoluções Inglesas e os princípios do Liberalismo.

Questão Disparadora(1)

TEMA:  Iluminismo/Conhecimento

Para início de Conversa

TEMA: Iluminismo/Definição

Aprofundando no

Tema (1)

TEMA: Progresso, otimismo e Deus/Alguns pensadores iluministas

Aprofundando no

Tema (2)

TEMA: A Enciclopédia iluminista

Com a leitura de imagem da página 06 -

Orientação:Anote as questões em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

Nessa sessão você fará a leitura da página 07 do livro didático História Sociedade e Cidadania  8º ano, mais o texto de apoio da mesma página e  em seguida, anotar e no caderno qual a concepção do Iluminismo que o texto traz  e anote no caderno. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

 

Fazer a leitura das páginas 08 a 11 do livro didático, em seguid responda no caderno as questões das atividades 03 a 06  da página 16 do mesmo livro. Atenção a organização, você consegue!!

 

Orientação: Leitura e interpretação das páginas 11 e 12 do Livro Didático História Sociedade e Cidadania do 8º ano.

 

Para refletir: Texto

A Enciclopédia

Aprofundando no Tema (3)

Tema: O Iluminismo na economia

Aprofundando no Tema (4)

Tema: O Legado da Ilustração

Avaliando a Aprendizagem

 

Orientação: Leitura da página 13 do Livro didático e após resolução das atividades do texto.

Fazer a leitura da página 14 do livro didático História Sociedade e Cidadania 8º ano, em seguida faça a +Atividades Refletir e opinar também na página 14.

 

Fazer a leitura do texto da página 17 do livro didático História Sociedade e Cidadania 8º ano e responda as atividades do texto.

Orientação: Construa  em seu caderno um mapa mental sobre os principais aspectos do ILUMINISMO

Lembrando sempre de fazer o cabeçalho.

 

 

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

 

 

                                                                          

Caixa de texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO - HISTÓRIA

Período: abril/maio /2021

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de História.

LIVRO HISTÓRIA SOCIEDADE E CIDADANIA  – 9º Ano

Unidade Temática: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.

Objetos de Conhecimento: A Proclamação da República e seus desdobramentos

Questão Disparadora(1)

TEMA:  Iluminismo/Conhecimento

Para início de Conversa

TEMA: Iluminismo/Definição

Aprofundando no

Tema (1)

TEMA: A Questão religiosa e Questão Militar

Aprofundando no

Tema (2)

TEMA: Positivismo

Com a leitura de imagem da página 06 -

Orientação:Anote as questões em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

Nessa sessão você fará a leitura da página 07 do livro didático História Sociedade e Cidadania  9º ano, mais o texto de apoio da mesma página e  em seguida, anotar  no caderno quais fatos levaram a proclamação da República. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

 

Fazer a leitura das páginas 08 e 09 do livro didático, em seguida aponte a diferença e semelhança entre essas duas Questões. Atenção a organização, você consegue!!

 

Orientação: Leitura e interpretação da página 10 do Livro Didático História Sociedade e Cidadania do 9º ano.

 

Para refletir: Texto

A Proclamação da República

Aprofundando no Tema (3)

Tema: Governo Deodoro da Fonseca/A primeira Constituição da República

Aprofundando no Tema (4)

Tema: Governo Floriano Peixoto/A Revolução Federalista

Avaliando a Aprendizagem

 

Orientação: Leitura dos dois textos da página 11 do Livro didático e após resolução das atividades do texto.

Fazer a leitura das páginas 12 e 13 do livro didático História Sociedade e Cidadania 9º ano.

 

Fazer a leitura do texto das páginas 14 e 15 do livro didático História Sociedade e Cidadania 9º ano.

Orientação: Resolução das atividades das páginas 16 a 18 do livro didático.

 

 

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário