ROTEIRO DE ESTUDO - HISTÓRIA
Período: abril/maio /2021
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades no livro didático de História.
LIVRO
HISTÓRIA SOCIEDADE E CIDADANIA– 6º Ano |
|||
Unidade Temática: História e TEMPO Objetos de Conhecimento: O que a História estuda? Tempo. |
|||
Questão
Disparadora(1) TEMA: História e Tempo |
Para
início de Conversa TEMA: A Percepção de Tempo |
Aprofundando
no Tema
(1) TEMA: O que estuda a História |
Aprofundando
no Tema
(2) TEMA: O tempo |
Como identificamos diferentes
diferentes formas de compreensão do tempo? Orientação:Anote a questão em seu caderno e responda conforme seu
conhecimento. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho,
contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu
nome. |
Nessa sessão você fará a leitura
das imagens das páginas 06 e 07 do livro didático História Sociedade e
Cidadania 6º ano. Em seguida, anotar e
responder as questões no caderno. Faça com bastante atenção e organização,
com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do
professor e seu nome. |
Fazer a leitura das páginas 08 e
09 do livro didático, em seguida copie e responda no caderno as questões da
atividade Para refletir da página 10 do mesmo livro. Atenção a organização,
você consegue!! |
Orientação:
Leitura e interpretação das páginas 11, 12, 13 e 14 do Livro Didático
História Sociedade e Cidadania do 6 ano. |
Para
refletir |
Aprofundando
no Tema (3) Tema:
Outras
formas de contar o tempo – Calendário do povo Kayabi |
Aprofundando
no Tema (4) Tema:
Uma periodização |
Avaliando
a Aprendizagem |
Orientação:
Leia e responda em seu caderno as atividades do texto da página 15 |
Fazer a leitura das páginas 16 e
17 do livro didático História Sociedade e Cidadania 6º ano, em seguida copie
e responda no caderno as questões da atividade da página 17 do mesmo livro.
Atenção a organização, você consegue!! |
Fazer a leitura das páginas 18 e
19 do livro didático História Sociedade e Cidadania 6º ano. |
Orientação:Anote
as questões da páginas 20 a 22 do
livro didático História Sociedade e Cidadania 6º ano em seu caderno e
responda. Lembrando sempre de fazer o
cabeçalho. |
Obs:
Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o
cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com
organização. |
ROTEIRO DE ESTUDO - HISTÓRIA
Período: abril/maio /2021
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades no livro didático de História.
LIVRO
HISTÓRIA SOCIEDADE E CIDADANIA – 7º
Ano
|
|||
Unidade Temática: O mundo moderno e a conexão
entre sociedades africanas, americanas e europeias: A modernidade e suas
implicações. Objetos de Conhecimento: A construção da ideia de
modernidade e seus impactos na concepção de História. A
ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes
e práticas na emergência do mundo moderno. |
|||
Questão
Disparadora(1) TEMA: Conceito de Modernidade |
Para
início de Conversa TEMA: A ideia de Modernidade |
Aprofundando
no Tema
(1) TEMA: O Contexto do Renascimento |
Aprofundando
no Tema
(2) TEMA: Renascimento; Caractésticas. |
Com a leitura de imagem da página
64 responda: O que é ser moderno em
sua concepção? Orientação:Anote a questão em seu caderno e responda conforme seu
conhecimento. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho,
contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu
nome. |
Nessa sessão você fará a leitura
da página 65 do livro didático História Sociedade e Cidadania 7º ano. Em seguida, anotar e no caderno qual
a concepção de modernidade que o texto traz e compare com sua resposta na e
anote o que ficou semelhante e o que ficou diferente. Faça com bastante
atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da
atividade, o nome do professor e seu nome.
|
Fazer a leitura das páginas 66 e
67 do livro didático, em seguida copie e responda no caderno as questões da
atividade Para refletir da página 67 do mesmo livro. Atenção a organização,
você consegue!!
|
Orientação:
Leitura e interpretação das páginas 68 e 69 do Livro Didático História
Sociedade e Cidadania do 7 ano.
|
Para
refletir: Arte e Técnica no Renascimento |
Aprofundando
no Tema (3) Tema:
e Fases do Renascimento |
Aprofundando
no Tema (4) Tema:
A
expansão do Renascimento
|
Avaliando
a Aprendizagem
|
Orientação:
Leitura da página 70 do Livro didático e após esclareça sobre sua compreensão
a respeito do tema. |
Fazer a leitura das páginas 71 a
74 do livro didático História Sociedade e Cidadania 7º ano, em seguida faça
um breve resumo sobre as três fases Renascimento.
|
Fazer a leitura das páginas 75 a
77 do livro didático História Sociedade e Cidadania 7º ano. |
Orientação: Anote
as questões da páginas 78 a 80 do
livro didático História Sociedade e Cidadania 7º ano em seu caderno e
responda. Lembrando sempre de fazer o
cabeçalho.
|
Obs:
Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o
cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com
organização. |
ROTEIRO DE ESTUDO - HISTÓRIA
Período: abril/maio /2021
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades no livro didático de História.
LIVRO
HISTÓRIA SOCIEDADE E CIDADANIA – 8º
Ano |
|||
Unidade Temática: O Antigo Regime em crise. Objetos
de Conhecimento: A Questão do Iluminismo e da ilustração e As
revoluções Inglesas e os princípios do Liberalismo. |
|||
Questão
Disparadora(1) TEMA: Iluminismo/Conhecimento |
Para
início de Conversa TEMA: Iluminismo/Definição |
Aprofundando
no Tema
(1) TEMA: Progresso, otimismo e Deus/Alguns pensadores iluministas |
Aprofundando
no Tema
(2) TEMA: A Enciclopédia iluminista |
Com a leitura de imagem da página 06
- Orientação:Anote as questões em seu caderno e responda conforme seu
conhecimento. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho,
contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu
nome. |
Nessa sessão você fará a leitura
da página 07 do livro didático História Sociedade e Cidadania 8º ano, mais o texto de apoio da mesma página
e em seguida, anotar e no caderno qual
a concepção do Iluminismo que o texto traz
e anote no caderno. Faça com bastante atenção e organização, com
cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do
professor e seu nome.
|
Fazer a leitura das páginas 08 a
11 do livro didático, em seguid responda no caderno as questões das atividades
03 a 06 da página 16 do mesmo livro.
Atenção a organização, você consegue!!
|
Orientação:
Leitura e interpretação das páginas 11 e 12 do Livro Didático História
Sociedade e Cidadania do 8º ano.
|
Para
refletir: Texto A
Enciclopédia |
Aprofundando
no Tema (3) Tema:
O Iluminismo na economia |
Aprofundando
no Tema (4) Tema:
O Legado
da Ilustração
|
Avaliando
a Aprendizagem
|
Orientação:
Leitura da página 13 do Livro didático e após resolução das atividades do
texto. |
Fazer a leitura da página 14 do livro
didático História Sociedade e Cidadania 8º ano, em seguida faça a +Atividades
Refletir e opinar também na página 14.
|
Fazer a leitura do texto da página
17 do livro didático História Sociedade e Cidadania 8º ano e responda as
atividades do texto. |
Orientação: Construa
em seu caderno um mapa mental sobre os
principais aspectos do ILUMINISMO Lembrando sempre de fazer o
cabeçalho.
|
Obs:
Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o
cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com
organização. |
ROTEIRO DE ESTUDO - HISTÓRIA
Período: abril/maio /2021
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça
horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo,
silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos,
separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família
acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem
realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e
realização das atividades no livro didático de História.
LIVRO
HISTÓRIA SOCIEDADE E CIDADANIA – 9º
Ano |
|||
Unidade Temática: O nascimento da República no
Brasil e os processos históricos até a metade do século XX. Objetos de Conhecimento: A Proclamação da República e
seus desdobramentos |
|||
Questão
Disparadora(1) TEMA: Iluminismo/Conhecimento |
Para
início de Conversa TEMA: Iluminismo/Definição |
Aprofundando
no Tema
(1) TEMA: A Questão religiosa e Questão Militar |
Aprofundando
no Tema
(2) TEMA: Positivismo |
Com a leitura de imagem da página 06
- Orientação:Anote as questões em seu caderno e responda conforme seu
conhecimento. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho,
contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu
nome. |
Nessa sessão você fará a leitura
da página 07 do livro didático História Sociedade e Cidadania 9º ano, mais o texto de apoio da mesma
página e em seguida, anotar no caderno quais fatos levaram a proclamação
da República. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho,
contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu
nome.
|
Fazer a leitura das páginas 08 e
09 do livro didático, em seguida aponte a diferença e semelhança entre essas
duas Questões. Atenção a organização, você consegue!!
|
Orientação:
Leitura e interpretação da página 10 do Livro Didático História Sociedade e
Cidadania do 9º ano.
|
Para
refletir: Texto A
Proclamação da República |
Aprofundando
no Tema (3) Tema:
Governo Deodoro da Fonseca/A primeira Constituição da República |
Aprofundando
no Tema (4) Tema:
Governo
Floriano Peixoto/A Revolução Federalista |
Avaliando
a Aprendizagem
|
Orientação:
Leitura dos dois textos da página 11 do Livro didático e após resolução das
atividades do texto. |
Fazer a leitura das páginas 12 e
13 do livro didático História Sociedade e Cidadania 9º ano.
|
Fazer a leitura do texto das
páginas 14 e 15 do livro didático História Sociedade e Cidadania 9º ano. |
Orientação: Resolução
das atividades das páginas 16 a 18 do livro didático.
|
Obs:
Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o
cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com
organização. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário