Sequência didática de história - 6º ao 9º ano - 03/08

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020

Unidade Temática:

  • A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades.

·         Objetos de Conhecimento: Formação do povo baiano; Povos formadores da sociedade itamarajuense: Indígenas, Afrobrasileiros e o Capixaba.

Ano/Série: 6º ano                            Período: 03/08 a 14/08/2020                       Nº de Aulas: 04

Tema Integrador:

Habilidades:

·         ((EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.

·         (EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

·         (EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

·         Competência Geral:

5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa:

*( 1ª  aula) –  Neste etapa da aula sugere-se como sondagem de conhecimento prévio, solicitar que eles criem uma linha do tempo em formato de cordel da existência humana e suas primeiras formas de organização. Relembre-os que tudo se inicia com os homens primitivos (das cavernas) e sua trajetória passando pelas primeiras formas de organização social, pelas primeiras grandes civilizações (como os egípcios e mesopotâmios e por fim, solicite que eles descrevam as teorias de como o homem primitivo chegou até as Américas e como esses primeiros habitantes estavam organizados por aqui –  O vídeo abaixo vai ajudá-los a entender essas trajetórias:

ü  https://www.youtube.com/watch?v=aTUkx4_derU

*Oriente que eles utilizem o livro didático como suporte para confecção dessa atividade, nas págs.: 40 a 106 (esclareça que eles não precisam fazer a leitura de tudo, apenas para que se recordem dos fatos e suas épocas, pois já estudaram esses fatos). Aguardem a confecção da linha do tempo para socialização e eventuais correções.

ü  Essa atividade servirá como base para que os alunos compreendam o processo de formação da sociedade em que vivem e identifiquem os povos que a formou.

 

     (2ª aula) – Nessa etapa espera-se que os alunos já entendam o processo de formação social, mas é necessário que eles conheçam os povos formadores das Américas, portanto sugere-se a exibição do vídeo abaixo:

ü  https://www.youtube.com/watch?v=eVUwH9yndDs

Ø  O livro didático pode ser usado como suporte nas págs.: 107 a 121

*Sugere-se atividades do livro como avaliação da aprendizagem, nas págs.: 123 a 126.

 

 

                                         2ª Etapa (3ª e 4ª aulas)

   *(3ª aula) - Espera-se que, neste momento os objetivos das aulas anteriores estejam concluídos, pois a partir de agora os alunos construirão conhecimentos a respeito da formação do seu território, do seu povo. Para iniciar os estudos, propõe-se a divisão de grupos de acordo com a quantidade de alunos podem ser duplas ou trios (os grupos serão formados pelo watssap para a segurança dos mesmos.) Disponibilize a pág. da web a seguir  para que os mesmo realize a proposta de trabalho abaixo:

              https://www.visiteobrasil.com.br/nordeste/bahia/historia/conheca/grupos-etnicos

Ø  O Grupo 01 irá trabalhar com a participação dos índios na formação do povo baiano relacionando essa participação ao município de Itamaraju levando em consideração os pontos seguintes:

1-      Qual a importância dos povos indígenas para formação do povo baiano? Em relação à formação de Itamaraju tem a mesma importancia? Esclareça;

2-      Quais aspectos culturais herdamos desses povos e quais ainda mantemos vivos em nossa sociedade?

3-      Qual o papel desses povos hoje em dia em nossa sociedade?

 

Ø  O Grupo 02 irá trabalhar com a participação dos afro-brasileiros na formação do povo baiano relacionando essa participação ao município de Itamaraju levando em consideração os pontos seguintes:

1-      Qual a importância dos povos afros para formação do povo baiano? Em relação à formação de Itamaraju tem a mesma importância? Esclareça;

2-      Quais aspectos culturais herdamos desses povos e quais ainda mantemos vivos em nossa sociedade?

3-      Qual o papel desses povos hoje em dia em nossa sociedade?

 

Ø  O Grupo 03 irá trabalhar com a participação dos europeus na formação do povo baiano relacionando essa participação ao município de Itamaraju levando em consideração os pontos seguintes:

1-      Qual a importância dos povos indígenas para formação do povo baiano? Em relação a formação de Itamaraju tem a mesma importância? Esclareça;

2-      Quais aspectos culturais herdamos desses povos e quais ainda mantemos vivos em nossa sociedade?

3-      Qual o papel desses povos hoje em dia em nossa sociedade?

 

*(aula 4)- Essa etapa será usada exclusivamente para que os alunos apresentem seus trabalhos e se houver tempo hábil pode-se começar a trabalhar a cultura cigana como formadora da nossa sociedade itamarajuense. A história dos povos ciganos pode ser trabalhada com a ajuda dos materiais abaixo:

 

  • Para encerrar essa atividade construa com os alunos um texto sobre a experiência que tiveram ao longo dessas semanas de aulas. Norteie a escrita do texto com as seguintes perguntas:

1-      Como nossa aula começou?

2-      O que já sabíamos sobre o que estudamos?

3-      O que aprendemos de novo?

Ø  Essa é uma forma de retomar o que aprendemos, pensando no caminho que percorremos ao longo do processo.

 

OBS: Sites que podem ajudar a entender a formação social de Itamaraju: http://itamaraju.ba.io.org.br/historia

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/bahia/itamaraju.pdf

 

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );   (    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

Ø  Materiais para ajudar na construção do conhecimento sobre os povos ciganos

 

Sites:

 

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-sao-e-de-onde-vem-os-ciganos/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_povo_cigano

http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/ciganos/a_pdf/rct_historiaciganosbrasil2008.pdf

http://jornal.usp.br/especial/revista-usp-117-a-construcao-das-identidades-ciganas-no-brasil/

 

vídeos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=lhjv5wcswVw

https://www.youtube.com/watch?v=KCXX0vfOHn0

https://www.youtube.com/watch?v=S0UkhsCLuwQ

https://www.youtube.com/watch?v=xLCP7RLEghA

 


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020

Unidade Temática:

ü  Humanismo

Renascimento  e o Novo Mundo.

  • Objetos de Conhecimento: Humanismos: uma nova visão de ser humano e

de mundo; Renascimentos artísticos e culturais.

Ano/Série: 7º ano                            Período: 03/08 a 14/08/2020                       Nº de Aulas: 04

Tema Integrador:

Habilidades:

·         (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

·         Competência Geral:

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

                                                ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

·         1ª Etapa:

  • ( 1ª aula) –  Inicie essa etapa visitando brevemente a Idade Média e as mudanças na Europa Feudal. Esclareça um pouco sobre como o conhecimento era tratado no apogeu do Feudalismo e após utilize o livro didático nas págs. 46 a 52 (Faça um apanhado dos acontecimentos) para auxiliar nessa visitação – É importante que os alunos compreendam o processo da conquista do conhecimento para todos. Utilize também a pg. 55. Eles precisam compreender também, que por aqui pelas Américas existiam civilizações nesse período e que também sofreram mudanças por conta dos processos transitórios da Europa. Para isso utilize o vídeo resumo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=jrbz6JJ2glA

  • Após, para avaliação da aprendizagem solicite as resoluções das atividades das págs.: 61,62,63.
  • (2ª aula) – Nessa aula espera-se que o aluno tenha compreendido as problemáticas das transformações na Idade Média. Agora é o momento de entendermos os processos do Renascimento e do Humanismo e para isso sugere-se os textos de apoio do livro didático nas págs. 65 e 66 e 67.
  • Após leituras e explanações exponha a imagem:  A Criação de Adão, de Michelangelo (abaixo) e solicite   que eles esclareçam qual leitura faz da imagem, de acordo com o que leram a respeito do Renascimento e Humanismo no texto de apoio da pág. 66.

                           

                        (Fonte:  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/David_von_Michelangelo.jpg)

  • Após leitura socializada dos textos produzidos a partir da imagem sugere-se resolução das atividades do livro didático págs,: 67 – Além do texto da própria página da atividade, oriente os alunos a fazerem a leitura das págs. 65 a 68.

                                                         2ª Etapa

( 3ª aula) – Inicie essa aula com um dos vídeos abaixo:

  • Após divida a turma em grupos, de acordo com a quantidade poderá dividir em duplas ou trios para a seguinte atividade:
  • G01: Leitura das págs.; 65 a 67 e apresentar em forma de Cordel o contexto estudado;
  • G02: Leitura das págs.; 68 a 70 e apresentar em forma de um Mapa Mental o contexto estudado;
  • G03: Leitura das págs.; 71 a 74 e apresentar em forma de Poema o contexto estudado;
  • G04: Leitura das págs.; 75 a 77 e apresentar em forma de uma Paródia o contexto estudado;
·         (4ª aula) – Essa aula será usada exclusivamente para as apresentações dos trabalhos dos grupos, caso haja tempo hábil solicitar as atividades das págs.: 78 a 80.
·         Para encerrar essa atividade construa com os alunos um texto sobre a experiência que tiveram ao longo dessas semanas de aulas. Norteie a escrita do texto com as seguintes perguntas:

1-      Como nossa aula começou?

2-      O que já sabíamos sobre o que estudamos?

3-      O que aprendemos de novo?

4-      Essa é uma forma de retomar o que aprendemos, pensando no caminho que percorremos ao longo do processo.

OBS:

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );   (    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020

Unidade Temática:

  • O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.

Objetos de Conhecimento: Iluminismo; Evolução dos meios de comunicação e o conhecimento.

Ano/Série: 8º ano                            Período: 03/08 a 14/08/2020                       Nº de Aulas: 06

Tema Integrador:

Habilidades:

(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

·         Competência Geral:

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

                                                                  ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa:

·         ( 1ª aula) – Inicie a aula indagando sobre o significado da palavra ILUMINISMO e o que a turma lembra sobre o contexto iluminista.  Após, solicite que  analisem os termos “iluminismo”, “liberalismo”, “neoliberalismo”, “razão”, “progresso” e “liberdade”. Uma seleção de trechos das definições, retirados do dicionário Houaiss, disponibilizado no link abaixo: (solicite que leiam com atenção):

https://nova-escola producao.s3.amazonaws.com/cR3ejdm9XYNKcnkWuuyr4CttNNzYgthMEDASq8wEKueBwVNVKqR6B7TunsR7/his8-01und01--trechos-de-definicoes-do-dicionario-houaiss-para-os-conceitos-centrais-do-iluminismo-e-do-liberalismo.pdf

  • Ao lerem individualmente as definições e depois compartilharem seus entendimentos com os colegas, espera-se que os estudantes possam identificar os significados de palavras centrais para a filosofia iluminista, bem como sua presença no mundo contemporâneo. Atue como um mediador da discussão.  
  • Estimule que os alunos estabeleçam relações entre o que o dicionário diz e o uso cotidiano das palavras, no tempo presente, com perguntas como: você já ouviu ou usou esta palavra? Em qual situação? Peça também aos estudantes que empreguem a palavra em uma frase.
  • Após a familiarização com os conceitos, relembre-os sobre o que já foi estudado sobre o assunto e em seguida utilize o texto de apoio das págs. 06 a 08 – Utilize a atividade de leitura de imagem da pág. 06.
  • Sugere-se um dos vídeos resumo sobre o Iluminismo de forma lúdica;

https://www.youtube.com/watch?v=aaYqUMQZc7o

https://www.youtube.com/watch?v=LAjcR67shXE

  • ( 2ª aula) –  Divida a turma em grupos (os grupos serão feitos no aplicativo de watssap para a segurança da turma), dependendo da quantidade pode ser duplas ou trios para a seguinte atividade:

G01: Leitura das pág.: 09 e após contextualização do que compreenderam em forma de cordel;

G02: Leitura das pág.: 10 e após contextualização do que compreenderam em forma de Mapa Mental;

G03: Leitura das págs.: 11 e 12 após contextualização do que compreenderam em forma de Poema;

G04: Leitura das págs. 13 e 14 e após contextualização do que compreenderam em forma de Parodia;

ü  Essas atividades serão solicitadas na 6ª aula da etapa 02.

 

·         (3ª aula)- Espera-se nesse momento que a turma já conheça alguns conceitos do Iluminismo para trazê-los para a atualidade com a sugestão da atividade abaixo:

 

v  O Iluminismo, como você estudou anteriormente, nos leva a pensar, a questionar e querer conhecer!  Ouça a musica: O Pensamento de Cidade Negra disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=jBu1u5iQZGo

·         Já ouviu a musica? Vamos levantar alguns questionamentos?

1-      Relacione a letra da musica ao conceito iluminista;

2-      Em seu entendimento, esclareça porque é importante ”pensar?”

3-      O que seria esse “pensar” nos ideais iluministas?

4-      Se o pensar pode levar ao conhecimento, diga qual a importância desse “pensar” em nossa atual situação, diante da Pandemia?

5-      A quem interessa a “falta de conhecimento” da maioria da população e por quê?

·         Após socialize as respostas para discussões acerca do objeto de conhecimento.

                                                                               2ª Etapa

·         (4ª aula)-  Inicie essa etapa ajustando atividades pendentes da etapa passada. Caso esteja concluída passe para a atividade seguinte com os seguintes questionamentos:

1-      Qual é o tipo de “liberdade” defendida por Locke? E por Kant? E por Smith?

2-      O que a “razão” permite, segundo Kant?

3-      Por que Locke é considerado um dos principais autores do “liberalismo”?

4-      Qual o sentido do “progresso” proposto por Kant?

5-      Quais as vantagens do “livre comércio” na visão de Smith e por que ele levaria ao “progresso”?

·         (5ª aula)-  Nessa aula se propõe um debate interessante para contrapor o Iluminismo na Europa dos séculos XVII e XVIII é proposto pelo historiador das ideias Dag Herbjornsrud no texto “Os africanos que propuseram ideias iluministas antes de Locke e Kant” disponível no link:

            https://www.geledes.org.br/os-africanos-que-propuseram-ideias-iluministas-antes-de-locke-e-           kant/#:~:text=Os%20africanos%20que%20propuseram%20ideias%20iluministas%20antes%20de%20Locke%20e%20Kant,-27%2F12%2F2017&text=Os%20ideais%20do%20Iluminismo%20s%C3%A3o,compara%20%C3%A0%20era%20do%20Iluminismo.

·         Acrescente as discussões o tema “Conhecimento que liberta e as de expansão do conhecimento

Sugere-se a exibição do vídeo: Liberdade de expressão nos tira da selvageria de Leandro Karnal disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=A9UFCET90ZU

·         (6ª aula)-   Essa aula será exclusivamente para apresentação dos trabalhos propostos na aula 02 – Caso haja tempo hábil solicitar as atividades do livro nas págs. 15 a 17.

OBS: O vídeo estará disponível no e-mail da turma.

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     ); (    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 


 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020

Unidade Temática:

O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.

Objetos de Conhecimento: A Proclamação da República e seus desdobramentos; As Tecnologias de informação e comunicação na Primeira República.

Ano/Série: 9º ano                            Período: 03/08 a 14/08/2020                       Nº de Aulas: 06

Tema Gerador:

Habilidades:

(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

·         Competência Geral:

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

                                                  ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa:
  • ( 1ª aula) –  Apresente o objeto de conhecimento a turma com o pequeno vídeo sobre a Proclamação da República no link disponível abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ZCrEn_sdjN8

  • Após a apreciação do vídeo solicite que os alunos descrevam o que assimilaram sobre os processos da Proclamação da República e que escrevam quais conceitos falados no vídeo eles não conheciam, a partir do momento em que eles forem falando, esclareça os conceitos para facilitar a aprendizagem.
  • Em seguida, apresente a foto (em anexo) e peça que os alunos descrevam o que é possível ver na foto. É provável que os alunos comentem sobre a qualidade da foto, as roupas, a expressão facial e a posição dos presentes, a quantidade e o gênero das pessoas, entre outras questões. Estimule os comentários, mas sem deixar de lembrar que a foto pertence a um momento histórico específico e não deve ser qualificada com base nos parâmetros atuais. Informe que estão presentes na foto o imperador D. Pedro II, sua esposa, Teresa Cristina, e suas filhas, Isabel e Leopoldina. Pergunte se eles recordam como ocorre a sucessão em uma monarquia. É possível que algum aluno comente que a sucessão é hereditária, e que passa para o filho mais velho. Chame a atenção para a expressão “filho mais velho”, que faz pensar imediatamente no gênero masculino. O que ocorreria quando D. Pedro II morresse, sendo que ele só tem filhas? 
  • Deixe que os alunos se expressem. (verbal ou escrita, conforme o formato da aula). Informe que, a prioridade para a sucessão, no caso brasileiro, era para o filho mais velho do gênero masculino, mas, na ausência deste, a sucessão passa para a filha mais velha, neste caso a princesa Isabel.
  • Pergunte aos alunos: Será que a sociedade brasileira encararia de maneira natural uma mulher como imperatriz do Brasil? Após se esgotarem os comentários ou acabar o tempo, diga que D. Pedro II acreditava que a sociedade não aceitaria Isabel como imperatriz e até mesmo que ela não conseguiria lidar com o cargo. Por isso não preparou Isabel para exercer o cargo e acreditava que a monarquia estava centrada na sua figura. Aborde o tema patriarcado que sempre subestimou e subjugou a competência feminina .
  • ( 2ª aula) – Solicite que os alunos construam um mapa mental sobre as causas do fim do Império brasileiro utilizando a palavras-chave REPÚBLICA . Informe que as palavras podem ser usadas mais de uma vez, e neste caso eles podem escrevê-las. Caso os alunos não saibam o que é um mapa mental, explique previamente ou apresente um modelo para eles. Espera-se que no mapa mental os alunos relacionem o fim do Império diretamente a Questão Sucessória, Guerra do Paraguai, Abolição, Questão Religiosa e Campanha Republicana. Por sua vez, a Guerra do Paraguai deve ser relacionada aos negros escravizados e ao Exército, com ambos se relacionando à Abolição. As elites agrárias se relacionam à Abolição e à Campanha Republicana, que também está ligada à Abolição. Por fim, a Questão Religiosa se liga à Igreja Católica. Esclareça que eles podem usar o livro didático nas págs.: 06 a 12 para auxiliar na construção. É recomendado que seja suporte para a turma durante a construção do Mapa Mental.
  • ( 3ª aula) – Nessa aula a turma apresentará o resultado dos Mapas construídos na aula anterior – Caso haja tempo hábil, solicite aos alunos a leitura e resolução das atividades dos textos das págs.: 06, 10 e 11.

 

                                                                    2ª Etapa

  • ( 4ª aula) – Espera-se que, neste momento que a turma já identifique a transição Império/República e portanto sugere-se nessa aula a divisão de grupos ou dependendo da quantidade trios ou duplas (pelo aplicativo WhatsApp) para a seguinte atividade:

G01: Contextualizar a pág. 07 e 08 em forma de poema;

G02: Contextualizar a pág. 09 e 10 em forma em apresentação de slides;

G03: Contextualizar a pág. 11 e 12 em forma de Cordel;

G04: Contextualizar a pág. 13 e 14 em forma de Rap;

G05: Contextualizar a pág. 15 em forma de Poesia.

ü  Essa atividade será apresentada na aula 06

  • (aula 05) – Disponibilize o texto sobre a Proclamação da República (em anexo), sinalizando que é uma parte da notícia publicada no jornal Gazeta da Tarde do dia 15 de novembro de 1889 e solicitando que a turma faça a leitura do mesmo.    
  • Logo após a leitura, proponha uma discussão a partir das questões:            

- Há quantos anos foi redigida esta notícia?        

- Seria o redator da notícia um monarquista ou um republicano? Justifique sua resposta identificando a parte do texto que comprova sua opinião.       

- O que foi, na história do Brasil, o dia 15 de novembro de 1889?       

- Que novo regime foi instalado no país nessa data?       

- De acordo com o texto, o que se esperava desse novo regime de governo?       

- O que era esperado desse novo regime se efetivou em nosso país? Justifique sua resposta.

- A imprensa auxiliou de alguma forma no processo da Proclamação da República? Justifique.

- Os meios de comunicação usado naquele momento da história ainda é utilizado pelo governo atual? Justifique.

- A imprensa naquele período atuou de forma imparcial?  A Imprensa hoje atua de forma imparcial? Compare e justifique.

- Quais foram os meios de comunicação mais atuantes naquele período? (Pesquisa para aula posterior – Solicite que pesquisem a radiodifusão para construção do trabalho posterior).

 

·         (aula 06) – Essa aula será exclusivamente para apresentação dos trabalhos sugeridos na aula 04 – Caso haja tempo hábil solicite as atividades do livro nas págs.: 16 a 18.

 

OBS:

 

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;

(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

 

ANEXOS:

 

 

 

 

 

 

Fragmento do Texto Proclamação da República

 

 

 "A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna transformação; assim como a de 7 de abril de 31 ele firmou a Monarquia constitucional acabando com o despotismo do Primeiro Imperador, hoje proclamou, no meio da maior tranqüilidade e com solenidade realmente imponente, que queria outra forma de governo. Assim desaparece a única Monarquia que existia na América e, fazendo votos para que o novo regime encaminhe a nossa pátria a seus grandes destinos, esperamos que os vencedores saberão legitimar a posse do poder com o selo da moderação, benignidade e justiça, impedindo qualquer violência contra os vencidos e mostrando que a força bem se concilia com a moderação. Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!"  

 Gazeta da Tarde, 15 de novembro de 1889.   

http://www1.uol.com.br/rionosjornais/rj03.htm    

 

 

 

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