SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020 |
|
Unidade Temática:
|
|
· Objetos de Conhecimento: Formação do povo baiano; Povos formadores da sociedade itamarajuense: Indígenas, Afrobrasileiros e o Capixaba. |
|
Ano/Série: 6º
ano Período: 03/08 a 14/08/2020 Nº de Aulas: 04 |
|
Tema Integrador: |
|
Habilidades: ·
((EF06HI05) Descrever
modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de
sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos
africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas. ·
(EF06HI06)
Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. · (EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. |
|
· Competência Geral: 5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais
de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e
ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se
comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver
problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar
questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos,
interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes
linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos, a cooperação e o respeito. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
*( 1ª aula) – Neste etapa da aula sugere-se como sondagem
de conhecimento prévio, solicitar que eles criem uma linha do tempo em
formato de cordel da existência humana e suas primeiras formas de
organização. Relembre-os que tudo se inicia com os homens primitivos (das
cavernas) e sua trajetória passando pelas primeiras formas de organização
social, pelas primeiras grandes civilizações (como os egípcios e mesopotâmios
e por fim, solicite que eles descrevam as teorias de como o homem primitivo
chegou até as Américas e como esses primeiros habitantes estavam organizados
por aqui – O vídeo abaixo vai
ajudá-los a entender essas trajetórias: ü
https://www.youtube.com/watch?v=aTUkx4_derU *Oriente que eles utilizem o livro didático como suporte
para confecção dessa atividade, nas págs.: 40 a 106 (esclareça que eles não
precisam fazer a leitura de tudo, apenas para que se recordem dos fatos e
suas épocas, pois já estudaram esses fatos). Aguardem a confecção da linha do
tempo para socialização e eventuais correções. ü
Essa atividade servirá como base
para que os alunos compreendam o processo de formação da sociedade em que
vivem e identifiquem os povos que a formou. (2ª aula) – Nessa etapa espera-se que os
alunos já entendam o processo de formação social, mas é necessário que eles
conheçam os povos formadores das Américas, portanto sugere-se a exibição do vídeo
abaixo: ü
https://www.youtube.com/watch?v=eVUwH9yndDs Ø O livro didático pode ser usado como suporte nas págs.: 107 a 121 *Sugere-se atividades do livro como avaliação da aprendizagem, nas
págs.: 123 a 126. |
|
2ª
Etapa (3ª e 4ª aulas) *(3ª aula) - Espera-se que,
neste momento os objetivos das aulas anteriores estejam concluídos, pois a
partir de agora os alunos construirão conhecimentos a respeito da formação do
seu território, do seu povo. Para iniciar os estudos, propõe-se a divisão de
grupos de acordo com a quantidade de alunos podem ser duplas ou trios (os
grupos serão formados pelo watssap para a segurança dos mesmos.)
Disponibilize a pág. da web a seguir
para que os mesmo realize a proposta de trabalho abaixo: https://www.visiteobrasil.com.br/nordeste/bahia/historia/conheca/grupos-etnicos Ø
O Grupo 01 irá trabalhar com a participação dos índios na formação do
povo baiano relacionando essa participação ao município de Itamaraju levando
em consideração os pontos seguintes: 1-
Qual a importância dos povos indígenas para formação do povo baiano? Em
relação à formação de Itamaraju tem a mesma importancia? Esclareça; 2-
Quais aspectos culturais herdamos desses povos e quais ainda mantemos
vivos em nossa sociedade? 3-
Qual o papel desses povos hoje em dia em nossa sociedade? Ø
O Grupo 02 irá trabalhar com a participação dos afro-brasileiros na
formação do povo baiano relacionando essa participação ao município de
Itamaraju levando em consideração os pontos seguintes: 1-
Qual a importância dos povos afros para formação do povo baiano? Em
relação à formação de Itamaraju tem a mesma importância? Esclareça; 2-
Quais aspectos culturais herdamos desses povos e quais ainda mantemos
vivos em nossa sociedade? 3-
Qual o papel desses povos hoje em dia em nossa sociedade? Ø
O Grupo 03 irá trabalhar com a participação dos europeus na formação do
povo baiano relacionando essa participação ao município de Itamaraju levando
em consideração os pontos seguintes: 1-
Qual a importância dos povos indígenas para formação do povo baiano? Em
relação a formação de Itamaraju tem a mesma importância? Esclareça; 2-
Quais aspectos culturais herdamos desses povos e quais ainda mantemos
vivos em nossa sociedade? 3-
Qual o papel desses povos hoje em dia em nossa sociedade? *(aula 4)- Essa etapa será usada exclusivamente para que os
alunos apresentem seus trabalhos e se houver tempo hábil pode-se começar a
trabalhar a cultura cigana como formadora da nossa sociedade itamarajuense. A
história dos povos ciganos pode ser trabalhada com a ajuda dos materiais
abaixo: |
|
1- Como nossa aula começou? 2- O que já sabíamos sobre o que
estudamos? 3- O que aprendemos de novo? Ø Essa é uma forma de retomar o que
aprendemos, pensando no caminho que percorremos ao longo do processo. |
|
OBS: Sites que podem ajudar a entender a formação social de Itamaraju: http://itamaraju.ba.io.org.br/historia https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/bahia/itamaraju.pdf |
|
RECURSOS: ( ) Resumo( x ) Data show;(
) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;(
) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x )
Trabalho; ( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação
do desempenho do aluno;( ) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
Ø Materiais
para ajudar na construção do conhecimento sobre os povos ciganos
Sites:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-sao-e-de-onde-vem-os-ciganos/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_povo_cigano
http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/ciganos/a_pdf/rct_historiaciganosbrasil2008.pdf
http://jornal.usp.br/especial/revista-usp-117-a-construcao-das-identidades-ciganas-no-brasil/
vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=lhjv5wcswVw
https://www.youtube.com/watch?v=KCXX0vfOHn0
https://www.youtube.com/watch?v=S0UkhsCLuwQ
https://www.youtube.com/watch?v=xLCP7RLEghA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020 |
Unidade Temática: ü Humanismo Renascimento
e o Novo Mundo. |
de mundo; Renascimentos artísticos e culturais. |
Ano/Série: 7º ano Período: 03/08 a 14/08/2020 Nº de Aulas: 04 |
Tema Integrador: |
Habilidades: ·
(EF07HI04)
Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos
e analisar seus significados. |
·
Competência Geral: ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA ·
1ª Etapa:
https://www.youtube.com/watch?v=jrbz6JJ2glA
(Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/David_von_Michelangelo.jpg)
|
2ª Etapa ( 3ª aula) –
Inicie essa aula com um dos vídeos abaixo:
· (4ª aula) – Essa aula será usada exclusivamente para as apresentações dos trabalhos dos grupos, caso haja tempo hábil solicitar as atividades das págs.: 78 a 80. · Para encerrar essa atividade construa com os alunos um texto sobre a experiência que tiveram ao longo dessas semanas de aulas. Norteie a escrita do texto com as seguintes perguntas: 1- Como nossa aula começou? 2- O que já sabíamos sobre o que
estudamos? 3- O que aprendemos de novo? 4- Essa é uma forma de retomar o que
aprendemos, pensando no caminho que percorremos ao longo do processo. |
OBS: |
RECURSOS: ( ) Resumo( x ) Data show;(
) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;(
) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x )
Trabalho; ( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020 |
Unidade Temática:
|
Objetos de
Conhecimento:
Iluminismo; Evolução dos meios de comunicação e o conhecimento. |
Ano/Série: 8º ano Período: 03/08 a 14/08/2020 Nº de Aulas: 06 |
Tema Integrador: |
Habilidades: (EF08HI01) Identificar os
principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a
relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. |
·
Competência Geral: ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito. |
ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA
·
( 1ª aula) – Inicie a aula indagando sobre o
significado da palavra ILUMINISMO e o que a turma lembra sobre o contexto
iluminista. Após, solicite que analisem os termos “iluminismo”,
“liberalismo”, “neoliberalismo”, “razão”, “progresso” e “liberdade”. Uma
seleção de trechos das definições, retirados do dicionário Houaiss,
disponibilizado no link abaixo: (solicite
que leiam com atenção):
https://www.youtube.com/watch?v=aaYqUMQZc7o https://www.youtube.com/watch?v=LAjcR67shXE
G01: Leitura
das pág.: 09 e após contextualização do que compreenderam em forma de cordel; G02: Leitura
das pág.: 10 e após contextualização do que compreenderam em forma de Mapa
Mental; G03: Leitura
das págs.: 11 e 12 após contextualização do que compreenderam em forma de
Poema; G04: Leitura
das págs. 13 e 14 e após contextualização do que compreenderam em forma de
Parodia; ü Essas atividades serão solicitadas
na 6ª aula da etapa 02.
·
(3ª aula)- Espera-se nesse momento que
a turma já conheça alguns conceitos do Iluminismo para trazê-los para a atualidade
com a sugestão da atividade abaixo: v
O Iluminismo, como você
estudou anteriormente, nos leva a pensar, a questionar e querer
conhecer! Ouça a musica: O Pensamento
de Cidade Negra disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=jBu1u5iQZGo ·
Já ouviu a musica? Vamos levantar alguns questionamentos? 1-
Relacione a letra da musica ao conceito iluminista; 2-
Em seu entendimento, esclareça porque é importante ”pensar?” 3-
O que seria esse “pensar” nos ideais iluministas? 4-
Se o pensar pode levar ao conhecimento, diga qual a importância
desse “pensar” em nossa atual situação, diante da Pandemia? 5-
A quem interessa a “falta de conhecimento” da maioria da
população e por quê? ·
Após socialize as respostas para discussões acerca do objeto de
conhecimento. |
2ª
Etapa ·
(4ª aula)- Inicie essa etapa ajustando atividades
pendentes da etapa passada. Caso esteja concluída passe para a atividade
seguinte com os seguintes questionamentos: 1- Qual é o tipo de “liberdade”
defendida por Locke? E por Kant? E por Smith? 2- O que a “razão” permite, segundo
Kant? 3- Por que Locke é considerado um dos
principais autores do “liberalismo”? 4- Qual o sentido do “progresso”
proposto por Kant? 5- Quais as vantagens do “livre
comércio” na visão de Smith e por que ele levaria ao “progresso”? ·
(5ª aula)-
Nessa aula se propõe um debate interessante para contrapor o
Iluminismo na Europa dos séculos XVII e XVIII é proposto pelo historiador das
ideias Dag Herbjornsrud no texto “Os africanos que propuseram ideias iluministas
antes de Locke e Kant” disponível no link: ·
Acrescente as discussões o tema “Conhecimento que liberta e as de
expansão do conhecimento Sugere-se a exibição do vídeo:
Liberdade de expressão nos tira da selvageria de Leandro Karnal disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=A9UFCET90ZU ·
(6ª aula)-
Essa aula será exclusivamente
para apresentação dos trabalhos propostos na aula 02 – Caso haja tempo hábil
solicitar as atividades do livro nas págs. 15 a 17. |
OBS: O vídeo estará disponível no e-mail da turma. |
RECURSOS: ( ) Resumo( x ) Data show;(
) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;(
) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x )
Trabalho; ( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( ); (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( )
cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020 |
|
Unidade Temática: O nascimento da República no Brasil
e os processos históricos até a metade do século XX. |
|
Objetos de Conhecimento: A Proclamação da República e seus desdobramentos; As
Tecnologias de informação e comunicação na Primeira República. |
|
Ano/Série: 9º
ano Período: 03/08 a 14/08/2020 Nº de Aulas: 06 |
|
Tema Gerador: |
|
Habilidades: (EF09HI01)
Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos
e políticos da emergência da República no Brasil. |
|
·
Competência Geral: ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar
questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos,
interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes
linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos, a cooperação e o respeito. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
https://www.youtube.com/watch?v=ZCrEn_sdjN8
|
|
2ª Etapa
G01: Contextualizar a pág. 07 e 08 em
forma de poema; G02: Contextualizar a pág. 09 e 10 em forma
em apresentação de slides; G03: Contextualizar a pág. 11 e 12 em
forma de Cordel; G04: Contextualizar a pág. 13 e 14 em
forma de Rap; G05: Contextualizar a pág. 15 em forma
de Poesia. ü
Essa atividade será apresentada na aula 06
-
Há quantos anos foi redigida esta notícia?
-
Seria o redator da notícia um monarquista ou um republicano? Justifique sua
resposta identificando a parte do texto que comprova sua opinião.
-
O que foi, na história do Brasil, o dia 15 de novembro de 1889?
-
Que novo regime foi instalado no país nessa data?
-
De acordo com o texto, o que se esperava desse novo regime de governo?
-
O que era esperado desse novo regime se efetivou em nosso país? Justifique
sua resposta. -
A imprensa auxiliou de alguma forma no processo da Proclamação da República?
Justifique. -
Os meios de comunicação usado naquele momento da história ainda é utilizado
pelo governo atual? Justifique. -
A imprensa naquele período atuou de forma imparcial? A Imprensa hoje atua de forma imparcial?
Compare e justifique. - Quais foram os meios de
comunicação mais atuantes naquele período? (Pesquisa para aula posterior –
Solicite que pesquisem a radiodifusão para construção do trabalho posterior).
·
(aula 06) – Essa aula será exclusivamente para
apresentação dos trabalhos sugeridos na aula 04 – Caso haja tempo hábil
solicite as atividades do livro nas págs.: 16 a 18. |
|
OBS: |
|
RECURSOS:
(
) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( x ) Trabalho; (
)Resolução de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
ANEXOS:
Fragmento do Texto Proclamação da República
"A partir de hoje, 15 de
novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a
Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências
da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna transformação; assim como a
de 7 de abril de 31 ele firmou a Monarquia constitucional acabando com o
despotismo do Primeiro Imperador, hoje proclamou, no meio da maior
tranqüilidade e com solenidade realmente imponente, que queria outra forma de
governo. Assim desaparece a única Monarquia que existia na América e, fazendo
votos para que o novo regime encaminhe a nossa pátria a seus grandes destinos,
esperamos que os vencedores saberão legitimar a posse do poder com o selo da
moderação, benignidade e justiça, impedindo qualquer violência contra os
vencidos e mostrando que a força bem se concilia com a moderação. Viva o
Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!"
Gazeta da Tarde, 15 de novembro
de 1889.
http://www1.uol.com.br/rionosjornais/rj03.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário