Sequência didática de história - 6º ao 9º ano - 13/10

  6º ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2020

Unidade Temática: Lógicas de organização política.

·         Objetos de Conhecimento: Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços ( África); O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval.

·         Heranças da Cultura medieval na sociedade itamarajuense; Organização religiosa, do trabalho e a participação da mulher na sociedade.

Ano/Série:  6º anoPeríodo: 12/10 a 30/10/2020Nºde Aulas:04

Tema Integrador::Lógicas de organização política.

·         Habilidades:

(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.

(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.

  • Competência Geral:. 09- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

·         Competência Específica de História: 04 - Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários

                                                                  ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

·         1ª Etapa: (aulas 01 e 02)

·         (1ª aula)- Inicie esse momento com a apreciação de um dos vídeos abaixo para introdução do entendimento sobre escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidade e espaço.

·         Após apreciação e discussão sobre o vídeo solicite a leitura deste texto disponível no link abaixo:

 https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/historia-da-escravidao-exploracao-do-trabalho-escravo-na-africa.htm

·         Após leitura e visualização dos vídeos sugere-se o um pequeno texto a partir do questionamento abaixo para sondagem da aprendizagem:

1 - Explique os diferentes modos de escravização no Egito Antigo, Roma Antiga e na África Antiga.

·         ( 2ª aula)   Este momento será usado para que a turma compreenda o processo de escravidão africana no Brasil, para isso solicite a leitura do texto disponível no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=o_dBxFAtuW8&feature=youtu.be&ab_channel=WebAulasEADSEEAcre

https://www.youtube.com/watch?v=KJMjGDQU5F0&t=42s&ab_channel=WebAulasEADSEEAcre

·         Após a leitura sobre a escravidão africana no Brasil explane a respeito da  ‘Escravidão contemporânea’ com ajuda do link abaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/1NU9Hpw8TBsNLLw2TQsuh8OilReAY5NNk?usp=sharing

·         Após sugere-se que a turma disserte sobre as seguintes questões:

1-      De acordo com os textos estudados e os vídeos trabalhados descreva o trabalho escravo?

2-       Quais os motivos levaram a escravidão africana?

3-      Em sua opinião porque os povos africanos foram escravizados?

4-      Você concorda que a escravidão acabou?

 

 

5-      Em sua opinião a forma racista que sociedade trata os pretos no Brasil é reflexo da escravidão africana ou o racismo só contribuiu para que eles fossem escravizados?

6-      Quais as formas de escravidão na atualidade?

 

  • 2ª Etapa: (aulas 03 e 04)

·         ( 3ª aula)   Nessa propõe-se a socialização das questões trabalhadas na aula passada – O professor vai fazendo inferências de acordo as respostas trazidas pelos alunos. Após socialização propõe-se a construção de desenhos com frases de efeito para o fim da escravidão humana e em defesa da vida dos povos pretos que ainda são “escravos” do racismo e do estigma da escravidão africana no Brasil – Esse material será usado posteriormente para culminância do Projeto Consciência Negro.

·         (4ª aula) Nessa aula vamos iniciar os estudos a respeito do papel da mulher nas sociedades Romana  Grega e Europa Medieval.  Sobre as mulheres gregas e romanas é importante esclarecer aos alunos que em ambas as sociedades a função desempenhada por cada mulher dependia de seu status social. As atividades exercidas pelas mais ricas não eram as mesmas das mais pobres (aquelas que tinham uma condição social mais desfavorecida exerciam trabalhos mais árduos). Com relação às diferenças entre gregas e romanas sabemos que as primeiras levavam uma vida mais reclusa, podendo sair às ruas apenas acompanhadas ou com autorização, e sua vida limitava-se às atividades domésticas. As romanas, entretanto, gozavam de maior autonomia podendo inclusive participar da vida política de Roma, o que não era permitido às gregas
(não eram consideradas cidadãs).Propõe-se a apreciação do vídeo abaixo para melhor entendimento.

·         https://youtu.be/8hStDz4_Luk

·         Agora disponibilize a imagem abaixo para visualização da turma:

·         Recomenda-se que a leitura da imagem seja feita da seguinte forma: um aluno lerá a informação sobre a educação da mulher grega e, em seguida, outro aluno lerá a informação sobre a educação da mulher romana. Posteriormente, outro aluno lerá sobre o casamento grego e outro sobre o casamento romano (e assim sucessivamente). Desta forma, as comparações ficarão mais claras para os alunos.

 

·         Após leitura, lance os seguintes questionamentos aos alunos:

1-       Com relação à educação, qual dos grupos de mulheres (gregas ou romanas) parecia obter uma melhor educação? Por quê?

É esperado que os alunos apontem que as mulheres romanas possuíam uma educação mais completa pela quantidade de atividades que eram aprendidas.

2-       Sobre o casamento, quais as semelhanças que vocês podem observar entre as mulheres gregas e romanas? E quais as diferenças?

É provável que os alunos apontem que a principal semelhança é o fato de nenhuma delas poder escolher seus maridos. Com relação às diferenças, fica evidente que na Grécia Antiga as mulheres não decidiam nada em seus lares, diferentemente do que ocorria em Roma, onde a matrona (senhora do lar) administrava a casa e os escravos.

3-      Quais as diferenças que vocês poderiam apontar sobre a forma como o casamento ocorria na Grécia, na Roma Antiga e na atualidade? Hoje em dia a mulher tem um papel passivo ou ativo na escolha do seu companheiro?

4-      Sobre as atividades públicas, vocês poderiam afirmar que as mulheres gregas e romanas eram totalmente livres para sair de suas casas quando quisessem?

Nesta questão os alunos devem responder que as mulheres romanas possuíam maior autonomia para passear em locais públicos, o que não acontecia com as mulheres gregas, que só poderiam sair de casa acompanhadas.

5-      Sobre a vida pública da mulher nos dias atuais: vocês acreditam que o modo de vida das mulheres do século XXI tem mais semelhanças com qual das sociedades que estamos estudando?

Provavelmente os alunos apontarão que hoje em dia as mulheres têm autonomia parecida com aquelas que viviam na Roma Antiga, podendo circular sozinhas ou acompanhadas para cuidar de seus assuntos particulares ou vida profissional.

6-      Existem semelhanças entre a religião grega e romana?

É esperado que os alunos apontem que em ambas as religiões existia uma grande quantidade de divindades femininas. Caso peçam exemplos de divindades femininas gregas, cite: Atena (deusa da sabedoria e da guerra), Afrodite (deusa do amor e da beleza), Hera (deusa do casamento), Héstia (deusa do lar, da família e da engenharia) e Ártemis (deusa da vida selvagem), entre outras.

Algumas deusas romanas foram elencadas no slide, porém seus significados são: Juno - deusa do matrimônio e da união, Vênus - deusa do amor e da beleza, e Diana - deusa da lua e da caça. A título de curiosidade, seria interessante dizer aos alunos o nome destas deusas e seus respectivos significados para que notem que a simbologia que as representa é muito semelhante tanto na religião grega quanto na romana. No caso, Hera e Juno são correspondentes, assim como Vênus e Afrodite e Ártemis e Diana.

7-      A religiões grega e romana tinham um grande número de divindades relacionadas às mulheres. Nas religiões que vocês praticam há alguma figura feminina?

Incentive os alunos a se recordar das figuras femininas presentes na religião professada por cada um deles. Neste momento é importante estimular o debate para que haja um comparativo entre as religiões com base na questão da figura da mulher. Os alunos podem citar a figura de Eva, Maria, a enorme quantidade de santas católicas, Iansã (orixá dos ventos que rege as tempestades), Iemanjá (orixá considerada a Rainha dos Mares) etc.

Com relação à cidadania, qual grupo de mulheres parecia ser mais atuante na sociedade?

É esperado que os alunos respondam que as mulheres romanas eram mais atuantes por poder opinar sobre questões familiares e de política, enquanto as mulheres gregas não eram consideradas cidadãs.

 

8-      E hoje em dia, as mulheres possuem direitos?

Nesta pergunta instigue os alunos a pensar nos diferentes direitos conquistados pelas mulheres ao longo da História. Talvez o nível de maturidade dos alunos do sexto ano não permita que deem respostas mais diretas a esta pergunta, então primeiramente permita que expressem suas opiniões e, caso precise, complemente as respostas dos alunos com informações adicionais citando, por exemplo, que ao direito ao voto foi conquistado pelas brasileiras em 1932 e o direito à licença-maternidade em 1943. Abaixo, no “Para você saber mais”, estarão disponíveis alguns links sobre este assunto.

Encerre os questionamentos perguntando para a sala qual dos grupos de mulheres parecia possuir maior poder e independência na sociedade em que viviam. Espera-se que com este questionamento os alunos compreendam que as romanas usufruíam de maior status social com relação às gregas.

Essas questões como têm como objetivo promover a aproximação do tema com a realidade dos alunos. É importante que eles sempre identifiquem as mudanças ou permanências que as sociedades tiveram ao longo do tempo e que acabam refletindo nos dias atuais. Espera-se que eles apontem que as mulheres do século XXI têm um papel ativo nos relacionamentos, escolhendo seus parceiros, pelo menos no mundo ocidental. Caso nenhum aluno aponte que em algumas sociedades os casamentos ainda são arranjados, cite exemplos de locais no mundo onde esta prática ainda ocorre, como na Índia, por exemplo.

·         Após socialize as questões caso haja tempo e proponha uma discussão sobre o tema.

 3ª Etapa: (aulas 05 e 06)

(5 aula)-  Nesse momento disponibilize algumas imagens referentes ao cotidiano das mulheres romanas. por meio das imagens eles serão capazes de compreender as principais funções e atividades realizadas por estas mulheres bem como suas diferenças sociais.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando claras as etapas para a turma:

- Vocês receberão uma folha com algumas imagens de mulheres romanas disponível em:

 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fXhZDHNG5m3MPgUshh8qb4qSSeqjvzZ7pVEysz9M7KKHR8MVwHt3syu6qwA/his6-19und03-resolucao-imagens-mulheres-romanas.pdf)

- Leiam e analisem todas as imagens para realizar as atividades propostas.

- Deixe claro aos alunos que todas as imagens são de pinturas feitas na época e que retratam o cotidiano das mulheres romanas. - Incentive-os a ler as legendas das fotos para ajudá-los na atividade interpretativa.

- Interaja com a turma o que eles estão achando das imagens, quais as atividades que estão sendo feitas pelas mulheres, se tais atividades ainda são desempenhadas pelas mulheres na atualidade, se eles conseguiram identificar as mulheres de diferentes classes sociais e como elas estão se comportando em cada cena.

Socialize as respostas da turma sobre as questões propostas nas imagens. Isso proporcionará o compartilhamento das impressões dos alunos e correção de possíveis erros de análise.

 

 

 

 

 

 

·         (6 aula)-  Nessa aula sugere-se trabalhar a música em letra e vídeo mulheres de Atenas de Chico Buarque, a qual aborda a vida das mulheres gregas, e mostra aspectos como o casamento, como a mulher é vista na sociedade grega e a dualidade a qual a mulher estava disposta na sociedade, as mulheres que eram para casar e as mulheres que serviam apenas como diversão, disponível no link abaixo:

https://youtu.be/MabbVn0Rlv4

·         Após audição da música solicite que a turma leia o texto explicativo da letra da canção (em anexo) e Após solicite também que eles façam sua própria analise sobre as mulheres de Atenas apontando no texto o que elas têm em comum e o que as difere das mulheres atuais.

·         Solicite a turma que abra a imagem disponibilizada no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R4tWcfPpA37j7Senjum6hVbUwzZeg3Sw8Wnp8ADeb2H7Dv8TnJdfTJBGJfuf/his6-19und03-resolucao-rede-social-romana.pdf

·         A imagem irá orientar o trabalho que é a criação de duas postagens na rede social do aluno (fictícia) sobre a personagem Valéria – O aluno poderá fazer essa “postagem através da plataforma utilizada pelo professor.

·         Após essa atividade solicite a Tuma que crie desenhos com frases de efeito sobre a mulher da atualidade em nossa cidade  e sua participação em nossa sociedade – aqui veremos como a turma enxerga a mulher e seu papel em nossa cidade.

 

 

OBS:

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas ( ); (    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz; (    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo 01:

                 Analise na letra Mulheres de Atenas de Chico Buarque de Holanda

 

Este texto se propõe a uma interpretação histórica do papel da mulher na sociedade grega, tendo como referência a famosa música de Chico Buarque de Hollanda: Mulheres de Atenas. Além de uma interessante explicação da canção do Chico, com certeza nos ajuda a compreender um pouco o papel exercido pela mulher em nossa sociedade.
Logo abaixo, a canção completa.

Elas tecem longos bordados - A principal ocupação das atenienses de todas as classes sociais era usar lã para fazer tecidos. O processo, longo e trabalhoso, envolvia desde a preparação do fio até a criação de peças em teares manuais.

Os novos filhos de Atenas - Cuidar das crianças também era uma ocupação exclusivamente feminina. Até os 7 anos, meninos e meninas passavam quase todo o tempo na barra da mãe. Depois os meninos podiam estudar, enquanto as meninas continuavam em casa.

Quando fustigadas não choram - As camponesas não precisavam ficar trancafiadas em casa, como ocorria com as atenienses urbanas ricas. Mas elas tinham de dar duro o ano inteiro. Uma de suas principais atividades era plantar e colher ervas, verduras e legumes.

Não fazem cenas - Além de cultivar feijão, cebola, condimentos e verduras silvestres, era preciso limpar constantemente o jardim para evitar ervas daninhas.

Ajoelham - As mulheres do campo também eram responsáveis pela pecuária. Elas ordenhavam cabras e ovelhas e usavam o leite para preparar queijo e coalhada. Ocasionalmente, ainda criavam abelhas para produzir mel. Tudo isso sem reclamar.

Vivem pros seus maridos - Fora o trabalho de fiar e de supervisionar o criados, as donas-de-casa de casa abastadas deixavam quase todo o trabalho para as escravas domésticas. As crianças, e às vezes até a amamentação, podiam ficar por conta das cativas.

Fonte: Revista Aventuras na História

Esta música foi composta por Chico Buarque & Augusto Boal em 1976, para a 
peça Mulheres de Atenas de Augusto Boal. 




Mulheres de Atenas
(Chico Buarque / Augusto Boal)

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem, imploram
Mais duras penas
Cadenas
Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Sofrem por seus maridos, poder e força de Atenas
Quando eles embarcam, soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam sedentos
Querem arrancar violentos
Carícias plenas
Obscenas
Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas
Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar o carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas
Helenas
Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito nem qualidade
Têm medo apenas
Não têm sonhos, só têm presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas
Morenas
Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Temem pro seus maridos, heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro se encolhem
Se confortam e se recolhem
Às suas novenas
Serenas
Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos, orgulho e raça de Atenas.



É comum, ainda nos dias de hoje, leitores menos avisados considerarem essa música como uma apologia à submissão e à subserviência feminina ao machismo brasileiro, a exemplo das mulheres da Grécia antiga. Aliás, isso aconteceu com muitas mulheres que se diziam feministas, algumas leitoras vacilantes e obtusas, que criticaram os autores porque julgaram a música “machista” – segundo elas, a letra da música sugeria que as mulheres de hoje tivessem o mesmo comportamento das mulheres da antiga Atenas. Não conseguiram perceber a inteligente ironia do texto... Onde se lê “Mirem-se...” sugere-se que se faça o contrário; dessa forma, o texto é um hino contra a submissão das mulheres que se sujeitam às regras ditadas pelas sociedades patriarcais.

O próprio Chico Buarque, em uma entrevista à televisão Cultura, ao ser indagado sobre o pensamento das feministas da época, disse: “Elas não entenderam muito bem. Eu disse: mirem-se no exemplo daquelas mulheres que vocês vão ver o que vai dar. A coisa é exatamente ao contrário”.

A canção é inteiramente metaforizada. Isso faz dela um poema, embora haja um indício de narrativa ao passar uma ideia do que acontece com as mulheres em Atenas. Algumas metáforas mais expressivas podem ser destacadas facilmente na canção e sua significação é, quase sempre, muito sutil.


7º ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020

Unidade Temática:  A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.

Objetos de Conhecimento:  A conquista da América e as formas de

Organização política dos indígenas e europeus: Conflitos, dominação e conciliação com ênfase na habilidade EF07HI09.

Ano/Série: 7º ano                            Período: 13/10 a 30/10/2020                     Nº de Aulas: 06

Tema Integrador:

Habilidades:

  • (EF07HI08A). Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, trocas comerciais, confrontos e resistências.
  • (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

·         Competência Geral: 9. Empatia e cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.

·         Competência Específica de História: 1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

                                                ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  • 1ª Etapa (aulas 01 e 02)

( 1ª aula) –  Inicie esse momento relembrando o que estudamos sobre a  expansão marítima europeia, a conquista da américa portuguesa e  o impacto dessa  conquista para  os  indígenas.

  • Agora, daremos prosseguimento ao estudo desse período. Como se estruturavam as sociedades asteca e inca, e qual o impacto da colonização       espanhola sobre essas sociedades. Vamos lá?
  • Leia os textos a seguir clicando no link a baixo:

https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/as-civilizacoes-precolombianas.htm

 

·         Após leitura solicite à turma que construa um texto relatando como era a vida dos mesoamericanos antes da chegada dos europeus e o que mudou na vida desses povos após o contato com os europeus.

Sugere-se a leitura socializada dos textos para possíveis inferências nos pensamentos caso necessárias.

 

  • (2ª aula) – Nessa aula sugere-se o vídeo abaixo sobre os avanços tecnológicos dos povos astecas. (Falar das técnicas desenvolvidas pelos astecas não só na construção como também em outros campos). Para melhor entendimento sobre os Astecas e Incas, utilize o livro didático na página 09, 12, 15 e 18 após apreciação do vídeo.

                       https://www.youtube.com/watch?v=PmlcQunvdFI

  • Para melhor compreensão sobre os povos Astecas sugere-se uma viagem em 3D pela cidade de Tenochtlitan através do link abaixo:

https://www.ancient.eu/image3d/381/the-aztec-templo-mayor-of- tenochtitlan---3d-view/

 

  • 2ª Etapa: (3ª e 4ª aulas)

(3ª aula) – Nessa aula compreenderemos como se deu a conquista do Império Asteca. Sugere-se que a turma acompanhe através do livro nas págs. 135 e 136 (respondendo os questionamentos da pág. 136).  Para ajudar na compreensão sugere-se o vídeo disponível no link abaixo:

                   https://www.youtube.com/watch?v=u_Gp85ulh7U

disponibilize a questão da imagem abaixo;

Slide Plano Aula

  • Solicite também a resolução das atividades da pág. 146 e 147 do livro didático.
  • (4ª aula) –  Comece a aula relembrando o Império Inca assistindo através do vídeo no link abaixo:

             https://www.youtube.com/watch?v=FaTEsOVS5x0

  • Após utilize o texto abaixo para esclarecer a Conquista do Império Inca e sugere-se também as págs. 137 e 138 do livro didático para auxiliar na compreensão.

 

A conquista do Império Inca

Muito difícil e demorada foi a conquista do Império Inca, nos Andes sul-americanos. Ali, tudo dificultava o avanço dos espanhóis, a começar pela geografia, pois os Andes não permitiam grandes deslocamentos de tropas, e as trilhas feitas pelos incas serviam mais para a defesa nativa do que para os conquistadores. Outro aspecto que dificultou a conquista espanhola foi que, embora os incas tivessem um império fundado no domínio militar, as elites dos povos por eles incorporados eram integradas e não tinham o mesmo ressentimento que os povos mexicanos em relação aos astecas. Os incas, além disso, haviam tido a preocupação e o tempo para expandir o uso da sua língua, o quíchua, assim como da sua religião solar. Os espanhóis tardaram décadas a conquistar e desmantelar o Império Inca. Apenas em 1572, o último rei inca, Túpac Amaru, foi derrotado, mais de cinco décadas depois da conquista do México. Enquanto no México a língua espanhola difundiu- se rapidamente, nos Andes o quíchua continua sendo falado até hoje.

Os objetivos dos espanhóis eram dois: conquistar riquezas e almas. As minas foram logo exploradas, e carregamentos crescentes de ouro e outros metais foram levados à metrópole europeia. Por conta disso, além da fundação de grandes portos e cidades coloniais, essas riquezas fizeram o fausto da corte da nova capital da Espanha, Madri. [...]

                                                                       Elaborado por Raquel dos Santos Funari, para o São Paulo faz escola.

· Após leitura proponha a turma a resolução das atividades abaixo:

Assinale a alternativa correta.

    

1-      No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:

a)      ( ) Estimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.

b)      ( ) Contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.

c)      ( ) Eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.

d)      ( ) Dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.

e)      ( ) Impôs o domínio político e econômico dos criollos.

 

 

2-      Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no comando das naus. Entretanto, a colonização só tomou fôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreas das grandes civilizações pré-colombianas, principalmente depois das expedições de Hernán Cortéz. A ação deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do continente americano:

a)       (  ) Sobre os incas, na região andina.

b)      (  ) Sobre os Astecas, nos territórios onde hoje se localiza o México.

c)      (  ) Sobre os maias, na região amazônica.

d)      (  ) Sobre os tupis-guaranis, na bacia do Prata.

3- Por que a conquista do Império Inca, nos Andes sul- americanos foi demorada?

4- O último rei inca foi?

5-      Os objetivos dos espanhóis eram dois: .............................................  e .............................................

 

  • 3ª Etapa (aulas 05 e 06)

·      (5ª aula) –   Inicie essa etapa relembrando  a história dos ameríndios brasileiros com apreciação dos vídeo abaixo e após diálogo sobre esses povos:

https://www.youtube.com/watch?v=cQkA5PDow2s&t=45s

Artes dos povos indígenas através do museu indígena do Paraná:

                                                  https://www.youtube.com/watch?v=xY8Heex58rY

 

·         Após a visitação do museu online, escolha uma arte indígena que mais chamou sua atenção e reproduza fazendo uma explicação sobre a mesma.

·         Após sugere-se as resoluções das atividades das págs.: 148 a 152 do livro didático.

·         (6ª aula) –  Nessa aula iniciaremos nossos estudos a respeito da conquista portuguesa em nosso território e como esse processo resultou em quase a dizimação dos povos indígenas – Para esse momento utilize a pág. 153 do livro didático. Sugere-se que o professor utilize o encaminhamento das págs. 153 e 154 para ajudar nas explicações.  Utilize também a pag. 154 para explicar o encontro dos dois mundos e as questões das mesmas para reflexão.

OBS:

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );   (    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;



8º ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020

Unidade Temática: Os processos de independência nas Américas.

Objetos de Conhecimento: Os caminhos até a independência do Brasil.

Ano/Série: 8º ano                            Período: 13/10 a 30/10/2020                       Nº de Aulas: 09

Tema Integrador:

Habilidades:

(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.

(EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas América.

  • Competência Geral: 7. Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

·         Competência Específica de História: 1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

 

                                                                   ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Ø  1ª ETAPA: (aulas 1, 2 e 3)

(1ª AULA): Neste momento inicial, a proposta é aproximar os estudantes dos símbolos do governo monárquico no Brasil.

Apresente para os alunos a imagem abaixo com a primeira moeda do Brasil, o real, no plural réis, que é diferente da atual unidade monetária do país.

                                                        Primeira moeda oficial do Brasil

Primeira moeda oficial do Brasil, RankBrasil - Recordes Brasileiros 

 

 

Fonte da imagem: Primeira moeda oficial do Brasil. Rank Brasil. Disponível em: http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0642/Primeira_Moeda_Oficial_Do_Brasil Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

 



Ela foi utilizada entre os anos de 1695 e 1942, e, mesmo já no período republicano, as moedas que circulavam ainda faziam referência ao período monárquico do Brasil.Em 1695 surgiram pela primeira vez as moedas de 1.000, 2.000 e 4.000 réis, em ouro, e de 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis, em prata. Pode ser observado o símbolo do Reino de Portugal e o nome de Pedro II Rei de Portugal escrito em latim. O valor desta moeda era de 640 réis e era chamada também de patacão.

Após faça as seguintes perguntas sobre a primeira moeda do Brasil:

·         1- Alguém já viu uma moeda destas? (Permita que os alunos que tiveram contato com moedas antigas possam falar neste momento.)

·         2- Qual é o símbolo que aparece nesta moeda? (O símbolo que aparece na moeda é o brasão de Portugal. Os estudantes poderão reconhecer
as bandeiras, o brasão e a coroa.)

·         3- Podemos identificar o valor desta moeda? (O valor da moeda está do lado esquerdo, é 640 réis.)

·         4- O que podemos ler na moeda? (PetrusII , DG, REX.)

·         5- O nome desta moeda refere-se a que tipo de governo? (Os estudantes poderão fazer a relação que réis é o plural de real, que se refere à monarquia.)

  • (2ª AULA) –  A Problematização desta aula tem a ideia central de perceber e analisar as continuidades e as rupturas (mudanças) do sistema monárquico no Brasil, após sua independência em relação a Portugal. Esta etapa é composta de duas imagens e dois textos que poderão ser analisadas por alunos e professor, sendo projetadas ou impressas para que os alunos possam visualizá-las.
  • Após observar os elementos da moeda, relacionada à monarquia, neste momento, faça a análise da imagem abaixo com os estudantes, o quadro Declaração da independência, do pintor francês François-René Moreaux, que representa D. Pedro I no retorno da Proclamação da Independência com a ausência de conflitos e participação da população no ato. Chame a atenção dos alunos sobre o ambiente festivo que é retratado e as pessoas que fazem parte da cena e faça as seguintes perguntas norteadoras:

Slide Plano Aula Fonte da imagem: Declaração da independência, François-René Moreaux (1844). Disponível em: http://www.museuimperial.gov.br/images/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Independ%C3%AAncia._Fran%C3%A7ois_Ren%C3%A9_Moreaux._1844._Museu_Imperial.jpg Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

 

 

·         1- Quem era a pessoa em cima do cavalo? (Os estudantes deverão reconhecer a figura de D. Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil. Os estudantes poderão chamá-lo de rei também, o importante é que façam a relação da figura dele com a monarquia.)

·         2- Quantos anos após a Independência,  que aconteceu em 1822, foi feita esta imagem? (O quadro foi pintado em 1844, 22 anos após a Independência.)

·         3- Como é retratado o momento da declaração de Independência neste quadro? (Os estudantes poderão descrever a cena como feliz, com as pessoas tranquilas e saudando D. Pedro, que estava no cavalo.)

·         4- As pessoas presentes na imagem estão lutando ou estão felizes? (As pessoas da imagem demonstram estar felizes e comemorando.)

·         5- Quando o pintor retratou este momento ele quis demonstrar um momento de guerra ou de paz? (O momento retratado é de paz e de felicidade.)

·         (3ª AULA) –   No extenso e heterogêneo Brasil do início do século XIX, a população era composta de indígenas, negros, crianças e adultos de diferentes classes sociais, como pode ser visto na imagem anterior. Após a Independência, estas pessoas não tinham uma única percepção do que seria ser independente. O texto do slide traz à tona duas visões que podem ser discutidas com os estudantes: aquela das pessoas que viam D. Pedro I como um continuador da dinastia, com tudo que existia na monarquia portuguesa, e outras pessoas que acreditavam que D. Pedro I iria fazer com que existisse no Brasil uma monarquia constitucional separada de Portugal. .

·         Leia com os alunos o texto abaixo.

 

 “Em alguns lugares D. Pedro foi acolhido como um soberano, tendo sido louvado por levar adiante sua dinastia; noutros, entretanto, glorificava-se o ‘libertador’ do Brasil ou o líder político capaz de sustentar a ordem constitucional”.

SOUZA, Iara Lis Carvalho Pátria coroada. O Brasil como corpo político autônomo, 1780-1831. São Paulo: Unesp, 1999 pp. 147-148

·         Após proponha as seguintes perguntas para mediar sua interpretação:

·         1- D. Pedro era visto da mesma maneira por todas as pessoas que o apoiavam? (Espera-se que os estudantes respondam que não, ele era reconhecido e apoiado por diferentes motivos.)

·         2- O que pode significar ser louvado por levar adiante a sua dinastia? (Espera-se que os estudantes lembrem-se que D. Pedro era um monarca que fazia parte de uma dinastia, a “ família real” portuguesa.)

·         3- O que pode significar ser o líder político capaz de sustentar a ordem constitucional? (Espera-se que os estudantes liguem a palavra à Constituição, às leis e à organização do país.)

 

Ø  2ª ETAPA: (aulas 4, 5 e 6)

  • (4ªAULA):  Inicie esse momento com leitura da imagem abaixo:

 

Primeira bandeira do Brasil (1822)

 

 

 

 

 

Bandeira imperial

  • Observe com os estudantes a primeira bandeira do Brasil independente. A proposta é que a identifiquem como símbolo de um novo governo brasileiro, mas que ainda contém algumas continuidades em relação à monarquia portuguesa: nela podemos observar semelhanças com o brasão da moeda analisado no início da aula. As cores escolhidas, verde e amarelo, faziam referência às casas reais: O amarelo representa a Casa de Habsburgo (D. Leopoldina) e o verde representa a Casa de Bragança (Dom Pedro I).

Após observação proponha os seguintes questionamentos:

·         1- Há alguma semelhança entre a bandeira e a moeda analisada no início da aula? (Espera-se que os estudantes se refiram à semelhança do brasão com a coroa.)

·         2- As semelhanças podem indicar uma permanência em relação a antes de o Brasil se tornar independente? Qual seria esta semelhança? (Espera-se que os estudantes relacionem a permanência da coroa com a monarquia.)

·         3- Qual é a origem da escolha das cores da bandeira brasileira (verde e amarelo)? (Professor, neste momento espere os estudantes responderem. Pelo senso comum o amarelo refere-se às riquezas e o verde às matas. Depois de eles responderem, desfaça o senso comum lembrando  das cores das famílias reais. O amarelo representa a Casa de Habsburgo (D. Leopoldina) e o verde representa a Casa de Bragança (Dom Pedro I).

  • (6ª AULA): Agora que a turma já tem uma ideia mais clara sobre alguns temas importantes da “Independencia” do Brasil a partir de agora utilizaremos nosso livro para auxiliá-los a esclarecer algumas importantes etapas desse processo. Utilize as páginas 120 e 121 para iniciar essa construção do conhecimento – Sugere-se que o professor utilize os encaminhamentos das páginas para auxiliá-lo.
  • Propõe-se a apreciação do vídeo abaixo para auxiliar na compreensão:

https://www.youtube.com/watch?v=Xf0yV7EXTMU

 

 

 

Ø  3ª ETAPA: (aulas 7, 8 e 9)

 

·         (7ª AULA) – Continuação das explanações sobre a vinda da família real portuguesa para o Brasil e suas conseqüências – Utilize as páginas 122 a 124 e após resolução das questões das páginas 131 e 132.

·         (8ª AULA) – Nessa aula utilize a página 125 com leitura e interpretação do texto da historiadora Valéria Lima

Para iniciar os debates sobre a participação dos negros no processo de construção da sociedade brasileira pós Independência. Sugere-se a leitura do texto disponível no link abaixo:

 

file:///C:/Users/valer/Downloads/Artigo%20Revisado.pdf

ü  Sugere-se a divisão da leitura e apresentação sobre o artigo acima em 4 grupos.

 

·         (9ª AULA) Essa aula será usada para apresentar o artigo acima trabalhado. Caso haja tempo hábil sugere-se que a turma conclua as atividades sobre o assunto nas páginas: 133 a 135.

 

OBS: O vídeo estará disponível no e-mail da turma.

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     ); (    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação.


9º ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020

Unidade Temática:

       Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.

Objetos de Conhecimento: A ditadura civil-militar e os processos de resistência.

 

Ano/Série: 9º ano                            Período: 13/10 a 30/10/2020                     Nº de Aulas: 09

Tema Gerador:

(EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais;

        (EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos;

        (EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar;

 

        Competência Geral: 1. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

        Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

                                                  ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

        1ª Etapa/1ª semana: 

        ( 1ª aula) –  Para iniciar leve os estudantes a refletirem sobre como terá sido a situação do Brasil entre as décadas de 1940 e 1960, levantando alguns questionamentos, como por exemplo:

        Quais teriam sido os governantes do nosso país e suas práticas de governo?

        Quais foram às transformações que ocorrem no país nesse período?

        E quais os impactos para as populações?

        Apresentar aos estudantes que nesta aula e na próxima eles verão sobre os acontecimentos políticos ocorridos no Brasil entre 1946-1964 e as transformações e impactos gerados neste período.

        Buscar desenvolver uma compreensão em torno dos governos Dutra e Getúlio Vargas. E realizar uma linha do tempo em que para esta primeira aula, sugere identificar as características e acontecimentos do Governo Eurico Gaspar Dutra, e o segundo governo de Getúlio Vargas.

Para trabalhar o Governo Dutra, sugere leitura do livro página 179, e apreciação do vídeo: Governo Gaspar Dutra – Brasil Escola, link: https://www.youtube.com/watch?v=8q63tNJlQI0&t=270s  Para melhor orientação, pode ser consultado o material disponível no link a seguir: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/governo-dutra.htm

         Sobre o segundo Governo Getúlio Vargas, sugere a leitura do livro das páginas 180, 181 e 182 (até: O suicídio de Vargas), e apreciação do vídeo: Governo Vargas – Fase democrática – 1951 a 1954, link: https://www.youtube.com/watch?v=_lI3txclCDk 

         ( 2ª aula) – Para esta aula dar continuidade a linha do tempo pensada na aula anterior, trabalhando os governos de JK, Jânio Quadros e João Goulart. Para iniciar a aula apresente imagens da cidade de Brasília, levando os estudantes a comentarem sobre o que veem, de modo que ao final da observação das imagens, tenham levantado o nome do local, e o seu significado para o país. E por fim, perguntar qual teria sido o período e motivo da criação de Brasília.

        Para esta aula pode-se trabalhar as páginas 182 a 185, para que os estudantes percebam as características do governo JK, e as descrevam dando continuidade a linha do tempo sugerida na primeira aula. Cabe também levá-los a compreender os impactos econômicos e sociais deste período, como por exemplo, indagar sobre a participação nordestina na construção de Brasília, e as desigualdades refletidas das demais regiões.

        Dando sequência a linha do tempo, apresentar o Governo de Jânio Quadros e buscar levantar as suas características e acontecimentos. No livro páginas 186 e 187.

        Para o Governo João Goulart, cabe também instigar os estudantes a levantarem as suas características e os acontecimentos deste período. Ressalta-se a importância de levá-los a compreender o principal motivo que levou ao Golpe civil-militar de 1964, e correlacionar com alguns dos interesses e estratégias que existem por trás de um golpe de estado. No livro páginas 187 a 190.

        Para maior compreensão sugere a apreciação do vídeo: João Goulart, link: https://www.youtube.com/watch?v=Pr0RTl5tkuU&t=16

        ( 3ª aula) – Inicialmente realizar uma contextualização, posteriormente para adentrar no objeto de conhecimento proposto.

        Sendo que para esta aula trabalhar- Ditadura na América Latina, levando inicialmente os estudantes a conhecerem os caminhos que originou a Ditadura e os acontecimentos impactantes que ocorreram naquela época.

        Para isso sugere-se trabalhar as páginas: 195 a 197,assim como também o vídeo no link abaixo: https://youtu.be/HGrq8Eit31E

        Leitura de imagem da página: 195. Após essa discussão solicitar que os estudantes façam uma atividade em que descrevam os princípios da Ditadura, criando um paralelo de comparação entre o governo atual e o regime militar daquela época, e após isso levantar hipóteses dos impactos/consequências desse modelo de regime político.

 

          2ª Etapa/2ª semana:

        ( 4ª aula) – Apresente o objeto de conhecimento Ditadura; O Regime Militar no Brasil

Para que a ditadura seja compreendida como fato histórico. Antes de entender o período militar brasileiro, é preciso compreender os eventos que levaram até ele – os antecedentes do golpe militar de 1964.

Sugere trabalhar as páginas: 198 a 201, após para melhor compreensão pode ser acessado o material disponível no link a seguir: https://www.infoescola.com/ditadura-militar/atos-complementares/

Para melhor fixação do conhecimento realizar a atividade da página: 216 questões: 1, 2 e 3

        ( 5ª aula) – Dando continuidade ao objeto de conhecimento da aula anterior para esta aula sugere trabalhar a charge.

        faça os questionamentos abaixo:

1. Qual personagem se assemelha bastante com o da charge?

2. Por que seu nariz é o cano de uma arma?

3. Por que seu nariz está tão grande assim?

4. O que sua farda e a pose de contingência sugere?

5. Por que uma de suas mãos está suja de sangue?

6. O que sugere o símbolo da caveira em sua boina?

        Para isso sugere-se trabalhar as páginas: 202 a 205 ,assim como também o vídeo no link abaixo: https://youtu.be/B5U2TipyHis

        Após para fixação do conhecimento façam atividade da página: 217, questões: 4 e 5

        Se ouver tempo trabalhar também o texto complementar da página: 206

        ( 6ª aula) -. Censura

        censura durante a ditadura militar. Ela começou a ser instituída logo após o golpe e foi se tornando mais intensa até 1968, quando foi decretado o Ato Institucional Nº 5 (AI-5) e a perseguição aos opositores do regime se tornou ainda mais violenta e constante.Um dos temas capitais relacionados à estruturação dos estados ditatoriais é a censura, que funciona como instrumento para que as críticas ao regime não apareçam, evitando que seja constituída uma força de oposição.

        Nesta aula sugere trabalha o texto complementar sobre Censura na ditadura militar e a música: Cálice de Chico Buarque disponível no link abaixo:

        https://youtu.be/13SqV1lQ-TQ

        Após para melhor aprendizagem sugere a atividade interpretação da música: Cálice

                                                Interpretação da música

01 – Levando em consideração o sentido metafórico do poema, no que tange ao título da canção, podemos inferir que.

a) O título remete ao sangue de cristo, uma vez que nas liturgias cristãs o cálice ofertado simboliza o sangue de Jesus.

b) Remete a agonia de Jesus no calvário.

c) É uma expressão totalmente ambígua, pois não tem nada a ver com o sentimento do calvário.

d) A ambiguidade da palavra “cálice” em relação ao imperativo do verbo calar, remete à atuação da censura durante o regime.

 02 – “De vinho tinto de sangue” na bíblia, esse conteúdo é o sangue de Cristo, na música é:

a) O vinho ofertado nas liturgias cristãs.

b) O sangue de Jesus.

c) O sangue derramado pelas vítimas da repressão e torturas.

d) O sangue dos políticos envolvidos nas mortes.

 03 – “Silêncio na cidade não se escuta”. A palavra silêncio está implicitamente relacionada à:

a) censura                              

b) a falta de pessoas pelas cidades devido ao Estado de sítio decretado pelo governo;

c) as mortes ocorridas durante esse período;

d) a ignorância dos ditadores em relação ao cidadão comum;

04 – O regime militar propagandeava que o país vivia um “milagre econômico” e todos eram obrigados a aceitar essa realidade como uma verdade absoluta. A frase que melhor expressa esta ideia é:

a) Atordoado eu permaneço atento;

b) Quero lançar um grito desumano;

c) Essa palavra presa na garganta;

d) Tanta mentira tanta força bruta.

        3ª Etapa/3ª semana:

        ( 7ª aula) - Nesta aula iremos Fazer uma comparação da Ditadura militar no Brasil, Chile e Argentina.

        Para isso será solicitado a leitura das páginas: 209 a 215.

        ( 8ª aula) - Dando continuidade a aula anterior, nesta aula será trabalhada as páginas: 214 a 215, dando ênfase nas comparações.

        (9ª aula) - Se ouver tempo trabalhar texto complementar com atividade página: 219

 

Charge da (5ª aula)

 

 

                                                         Censura

Um dos episódios mais marcantes da ditadura militar no Brasil foi a censura.

Foram 21 anos de restrição à liberdade civil. A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Consequentemente, partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura.

Nesse período muitos artistas viram suas músicas na lista de censura da repressão. Mas nem por isso eles pararam de produzir suas canções. Em outras palavras, eles utilizaram a arte para mascarar sua militância contra a política da época.

De maneira combativa muito dos importantes, e hoje consagrados, artistas brasileiros buscaram maneiras de driblar o retrocesso artístico que censura trouxe consigo. Muitas dessas músicas tornaram-se um marco de uma época que o Brasil não pode esquecer.

A música Cálice, lançada por Chico Buarque em 1973 é uma das músicas mais fortes e significativas do período da ditadura militar. A letra faz alusão a oração de Jesus Cristo dirigida a Deus no Jardim do Getsêmane: “Pai, afasta de mim este cálice”.

Contudo, para quem lutava pela democracia, o silêncio também era uma forma de morte. Muitas pessoas foram caladas, mortas, por pensarem diferente do governo e por lutarem para serem escutadas.

A partir disso, nasceu a ideia de Chico Buarque: explorar a sonoridade e o duplo sentido das palavras “cálice” e “cale-se” para criticar o regime instaurado e a censura. A crítica em relação às torturas feitas pelo governo é clara.

 

OBS:

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;

(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação; 

 

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