4ª Sequencia 2021 - História

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021

Unidade Temática: HISTÓRIA: TEMPO, ESPAÇO E FORMAS DE REGISTROS.

Objetos de Conhecimento: Origem da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

Ano/Série: 6º ano                    Período: 31/05 a 22/06/2021          Nº de Aulas: 08

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Ciência e Tecnologia - Meio Ambiente (Educação Ambiental); Saúde ; Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Tema Intecurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

·         Competência Geral da BNCC:

·         Conhecimento:Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

·         Competência Específica de História:

Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

·         Competência Socioemocional:

·         Tomada de decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

Objetivos:

·         Conhecer diferentes mitos sobre a origem da humanidade.

·         Identificar a teoria da evolução proposta por Darwin como a mais aceita pelas comunidades científicas atuais.

  • Identificar as possíveis rotas feitas pelo ser humano para chegar à América.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

·         1ª Etapa: (aulas 1,2)

·         ( 1ª e 2ª aulas)   Nesta aula falaremos sobre “mitos” sobre a origem do ser humano.

·         Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algum relato de como a humanidade surgiu no planeta Terra. Incentive-os a contar sua versão dos acontecimentos.

·         Agora esclareça que existem várias teorias sobre o surgimento dos seres humanos, disponibilizee as figuras a baixo  e comente com os alunos o significados do surgimento dos homens segundo cada uma delas:

·         Teoria Criacionista.

Fonte: http://bibocaambiental.blogspot.com/2017/10/criacao-do-mundo-algumas-lendas.html. Acesso 21.mai.2021

c) Criação do mundo lendas indígenas

·         Teoria Evolucionista

·         Após explicações, disponibilize vídeo sobre a teoria evolucionista no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=zTQSJeS_NNQ

·         Agora utilize o vídeo para explica os estágios evolutivos da teoria defendida por Charles Darwin. (neste momento fale das transformações do modo de vida desses homens (nomadismo e sedentarização) e da forma de expressão deixada pelo homem primitivo.

v  Você também pode utilizar o livro nas páginas 37 a 39 para auxiliar nas explicações e acompanhamento da turma.

·         Como sondagem do aprendizado, solicite aos alunos que façam a atividade das páginas 48 a 51.

·         2ª Etapa: (aulas 3,4)

·         (3ª e 4ª aulas) – Nestas aulas serão trabalhados os objetos de Estudo Os primeiros hominídeos e seus processos de evolução ao longo dos tempos. Disponibilize os vídeos abaixo para auxiliar na compreensão de forma mais lúdica. Após utilize o livro das páginas 40 a 46 para esclarecer as questões que surgire.

(118) Pré História - Desenho Animado - YouTube – animação sobre a evolução do hominídeo – Após o vídeo esclareça a animação através dos fatos (pág. 40 e 41);

https://www.youtube.com/watch?v=VFykQE8ge7I  - animação sobre inicio da vida social – páginas 42 a 47

v  Para finalizar essa etapa disponibilize a atividade em anexo

 

 

·         3ª Etapa: (aulas 5 e 6)

 

·         (5ª aula)- Inicie essa aula relembrando o que estudamos sobre as teorias do surgimento dos homens. Aproveita para fazer a correção socializada das atividades anteriores após inicie com o objeto de estudo, Os primeiros habitantes da América e que será uma divertida viagem na história dos nossos ancestrais.

·         Pergunte a turma se já ouviu falar em um local chamado Bering. Caso as respostas sejam negativas, explique que Estreito de Bering é assim chamado o local fronteira entre Alasca (Estados Unidos) e Rússia. Um corredor chamado Mar de Bering divide os dois continentes, América e Ásia. Não há apenas uma explicação, mas várias teorias de como ocorreu o povoamento da América pelos ancestrais dos povos indígenas. Disponibilize a imagem:

Estreito de Bering. Características gerais do estreito de Bering

                 https://www.google.com.br/search?q=estreito+de+bering&sxsrf= acesso 24,maio de 2021

·         Nesse momento indague a turma sobre o que conhecem a respeito do “descobrimento” do Brasil usando as questões abaixo:

1.      Qual sua opinião sobre a afirmação de que os portugueses descobriram o Brasil em 1500? Afinal como eles descobriram um lugar onde já havia tantos povos indígenas morando?

2.      Você já se perguntou quando os povos indígenas chegaram ao Brasil?

 

Explique que: Estudar a teoria do Estreito de Bering é proporcionar uma análise sobre as teorias de povoamento da América, levantando a proposta de que o Estreito de Bering não é a única rota para a chegada dos primeiros seres humanos à América. Pelo contrário, ela responde algumas dúvidas, e deixa tantas outras sem respostas.

OBSERVAÇÃO: Utilize o slide para conduzir a explicação, (Da África à América) – disponível no e-mail da turma.

ü  Para fixar o assunto responda com os alunos às perguntas que estão nos slides.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         (6ª aula) –  1ª Etapa:  Comece a introdução do assunto  as primeiras presenças humanas no Brasil, mostrando a imagem abaixo sem identificá-la no primeiro momento.

Descrição: File: Reconstituição de Luzia MN 01.jpg

Após utilize as páginas 55 a 57 para aprofundar a conversa e em seguida solicite a turma que resolvam as questões da página 63 e 64 para sondagem da aprendizagem.

 

·         3ª Etapa: (aulas 7 e 8)

 

·         (7ª aula)-  Comece a introdução do assunto as diferentes forma de medir o tempo mostrando a imagem

Indage sobreas caracteristicas da imagem mostrada, após informe que  se trata de  Luzia, o esqueleto humano mais antigo encontrado no continente Americano.

 Mas como uma africana veio ao Brasil há 13 mil anos atrás?

·         Para entenderem um pouco melhor disponibilize os dois videos abaixo:

https://globoplay.globo.com/v/3831213/

Após exibição do 1º vídeo, explique que existe divergência entre os cientitas sobre ter sido em Lagoa Santa o primeiro local a receber humanos no Brasil, apresente a teoria de São raimundo Nonato, teoria defendida pela arqueóloga Niéde Guidon.

 https://www.youtube.com/watch?v=qafigWd4CCA

 

·         Agora disponibilize as imagens abaixo:

Descrição: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/94/Lapa_do_Santo_-_Sequencia_de_escavacao.jpg

Disponível em < https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lapa_do_Santo_-_Sequencia_de_escavacao.jpg >. Acesso em 19/05/2021. 

 

·         Esclareça que se trata registros que marcam a sequência do trabalho dos arqueólogos em Lagoa Santa. É muito importante esse trabalho para entendermos sobre a pré-história do Brasil, que em Lagoa Santa foram encontrados ossadas de Bicho Preguiça Gigante, que chegavam a ter mais de cinco metros de altura, Tigre Dente de Sabre, Tatu Gigante e o Mastodonte (um mamute americano).

 

Descrição: Arquivo: Faunaexoticamsnpucminas.jpg

Ossadas de Mastodonte, Bicho Preguiça Gigante. Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Faunaexoticamsnpucminas.jpg>. Acesso em 19/05/2021. 

 

Descrição: File: Reconstrução de Tigre Dentes de Sabre Sul Americano.jpg

Tigre Dentes de Sabre Museu Nacional do Rio de Janeiro e Preguiça Gigante no Museu de La Plata.

Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Reconstru%C3%A7%C3%A3o_de_Tigre_Dentes_de_Sabre_Sul_Americano.jpg>. Acesso em 20/05/2021. 

 

Descrição: Arquivo: Mylodontidae-Lestodon trigonides, Glossotherium robustum, Selidotherium leptocephalum no Museo de La Plata, Argetina.jpg

 

 

Urna funerária marajoara, c. 1000-1250 d.C.

 

·         (8ª aula)- Vamos completar o estudo do objeto estudando os Povos da Amazônia no Paleolítico e já comtemplando as questões ambientais do Tema Intecurricular. Solicite que a turma esclareça o que sabem sobre a Amazônia através das questões abaixo:

 

 

 

  1. O que você sabe sobre os povos da Amazônia?
  2. Tem ideia da importância desse lugar para o planeta? Esclareça o motivo da tamanha importância.
  3. Será que a Amazônia está igual a que era no Paleolítico? Esclareça.

 

·         Nesse momento esclareça a turma que, os povos da Amazônia, apesar da rica fauna e flora, aprenderam a técnica da agricultura com plantas que nem eram da região, como o ariá, abóbora e a mandioca. Datações de 8 mil anos a.C., mostram que esses agricultores, além de forte troca cultural com outros povos, também dominavam a adubagem do solo. Utilize a página 62 d livro para auxiliar na explicação e após solicite que a turma responda as seguintes questões:

  1. Você considera que estudar o passado dos povos que viveram no Brasil importante para nossa história?

 

  1. Como entender a história dos povos originários americanos interfere no nosso olhar sobre o Brasil atual?

·         Explique que: Estudar a história dos povos originários americanos, ou melhor, dos ancestrais dos povos indígenas no Brasil, possibilita entender a origem da nossa cultura e história. Desconstrói a imagem europeia de que os povos americanos eram atrasados, e passa a valorizar o elo entre o presente e nossa ancestralidade, origem, respeito. E que achado arqueológico comprovam que  os habitantes criavam pequenos morros agrícolas, com a ajuda de ferramentas de madeira. Melhoravam a drenagem, o arejamento do solo e a retenção de água. Chamada de Técnica dos Campos Elevados, 7 mil a.C.

 

Terra preta (antropogênica) produzida pelos povos da Amazônia, datação cerca de 7 mil a.C. Foto de 2016

Disponível em <https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2018/07/30_Julho_Teotonio-3.jpg>. Acesso em 21/05/2021. 

·         A imagem mostra a chamada de TPI (Terra Preta de Índio), mostra o conhecimento desses povos da Amazônia com a técnica de adubagem do solo com material orgânico: folhas, restos de animais, carvão.

 

·         Para finalizar essa etapa solicite divida a turma em dois grupos e delegue as seguintes atividades:

1.      Grupo 01 – Fará um desenho representando a Amazonia da epoca do Paleolítico e contará como era a vida do homem em sintonia com a natureza naquela época.

2.      Grupo 02 – Fará um desendo representando a atual Amazônia e contará como é a relação do homem com a natureza nessa nossa atual realidade.

 

 

v  O trabalho poderá ser utilizado como uma das avaliações da unidade.

 

RECURSOS UTILIZADOS:

( x  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(   ) Informativos ( x )portfólio;  ( x) imagens; ( x) google meet;  ( X) google forms (x) computador (x) celular.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x)Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

ANEXO:

 

Pré-História é o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita e que abrange milhões de anos.

                                                 

Divisão da Pré-História

A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.

Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C. Para fim de estudo também se divide:

Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.);

Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);

Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).

Paleolítico é o período mais extenso da Pré-História da humanidade, compreendido entre seu surgimento, por volta de 4,4 milhões de anos, até 8000 a.C. Nessa época os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e da coleta de frutos, raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade. A baixa temperatura leva os grupos de hominídeos a se abrigar em cavernas e a construir habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos. Os instrumentos utilizados, a princípio eram de osso e madeira, depois, lascas de pedra e marfim. Fabricavam machados, facas e outros instrumentos pontiagudos. Uma descoberta importante nesse período foi domínio do fogo. Estimase que o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos, na África oriental. Com seu controle, os grupos passaram a se aquecer do frio, a cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite etc. Por volta de 30000 a.C., o Homo sapiens aperfeiçoou a técnica da caça e da pesca, inventou o arco e a flecha e criou a arte da pintura. Em torno de 18000 a.C. a Terra passou por transformações climáticas e geológicas. Essas transformações, que duraram milhares de anos, mudaram significativamente a vida animal e vegetal do planeta e alteraram a relação entre homem e natureza. 

Atividades

1) Utilize um dicionário ou a internet para saber o qual a função do:

a) arqueólogos           b) paleontólogos                 c) geólogos                d) biólogos.

Atenção!!! Em cada uma das explicações cole uma imagem ou desenhe.

Por exemplo: Arqueólogo:estuda as sociedades passadas tendo em vista as marcas deixadas pelas mesmas na natureza. ...

2) Faça uma representação ilustrada e com diálogo do Período Paleolítico.

Passagem do Período Paleolítico para o Neolítico

Na Era Paleolítica, período da Pedra Lascada, os grupos humanos primitivos viviam da coleta de frutos e raízes, bem como da caça e da pesca para as quais utilizavam instrumentos rudimentares feitos de lascas de pedras, ossos e madeira. A diminuição dos recursos disponíveis, resultado de alterações climáticas, obrigava-os a deslocamentos constantes (nomadismo). Viviam em grutas e cavernas, copas de árvores e tendas feitas com galhos ou peles de animais. Deixaram nas cavernas pinturas e inscrições que registram seu cotidiano e suas crenças (arte rupestre). Com o fim da Era das Glaciações, há dez mil anos, a Terra começou a adquirir as suas características atuais. As regiões temperadas tornaram-se mais quentes e as mediterrâneas mais secas. Nas regiões temperadas da Europa surgiram as florestas. Migrações provocadas por alterações climáticas levaram ao povoamento da América e da Austrália. Estavam criadas as condições que deram origem à grande revolução da Pré-História - chamada por antropólogos de Revolução Agrícola ou Neolítica. Em volta de 7000 a.C. alguns grupos tornaram-se sedentários; pararam de vagar para procurar alimento, assentando-se. O homem começou o cultivo de cereais e a domesticação de ovelhas e gado, abandonando a vida de caçador e coletor. A descoberta do fogo, por exemplo, permitiu melhor aquecimento, defesa e alimentação, aumentando, assim, suas condições de sobrevivência. Os instrumentos ainda eram feitos de pedras ou ossos, mas passaram a ser polidos (Idade da Pedra Polida), tornando-se mais eficientes. Esta descoberta levou também ao aprimoramento das armas. Foi somente a partir do final do Neolítico (5.000-4.000 a.C.) que o homem passou a utilizar metais moles como o cobre, que podiam ser trabalhados a frio. O desenvolvimento agrícola modificou o modo de vida do ser humano, levando-o a buscar locais adequados para a agricultura, instalando ao seu redor comunidades. Esta transformação no estilo de viver disseminou a Revolução Neolítica (também chamada de Revolução Agrícola), beneficiada pela invenção do arado, instrumento responsável pelo aumento da produtividade agrícola. Fatores como água, solo fértil, proteção natural contra enchentes e a presença de materiais que poderiam ser usados para construção eram levados em consideração para a implantação de uma comunidade agrícola. As primeiras consequências da Revolução Agrícola foram: o crescimento demográfico e a organização político-social mais complexa à medida que a população crescia: surgimento dos clãs (grupos familiares - tribos) e surgimento de povoados que podem ser descritos como vilarejos ou cidades. Quando os agricultores passaram a produzir o suficiente para sustentar a comunidade, a divisão de trabalho entre os membros da comunidade tornou-se mais definida. Surgiram os artesãos, o escambo (troca de um objeto pelo outro) e o comércio. Nesse período, graças ao aprimoramento das técnicas de fundição registrou-se o aumento do uso de metais mais resistentes como o ferro. Como resultado, as armas foram sendo aperfeiçoadas levando, cada vez mais, a uma relação de dominação entre os homens. Aqueles que detinham melhores recursos conseguiam impor-se aos demais. 

As mudanças nas sociedades primitivas ocorreram de maneira independente em diversas partes do mundo. Foram registradas inicialmente e de maneira mais significativa em sociedades do Oriente Próximo, China, América Central e Peru.

            Fonte: Adaptado de https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/historia/historia_geral/a

                                                                                                         ulas/os_periodos_da_prehistoria. Acesso em: 04 abril. 2021.

1) Após leitura do texto “Passagem do Período Paleolítico para o Neolítico” realize a palavracruzada a seguir:

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021

Unidade Temática: HUMANISMOS, RENASCIMENTOS E O  NOVO MUNDO

Objetos de Conhecimento: Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo; Renascimentos artísticos e culturais;

Ano/Série: 7ºano Período: 31/05 a 22/06/2021 Nº de Aulas: 04

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Ciência e Tecnologia - Meio Ambiente (Educação Ambiental); Saúde  Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Tema Intecurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Habilidades:

(EF07HI04): Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados e influências além-mar, presentes na atualidade

·         Competência Geral da BNCC:

·         Conhecimento:Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

·         Competência Específica de História:

Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

·         Competência Socioemocional:

·         Tomada de decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

                                              ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

·         1ª Momento – ( Aulas 1, 2):

·         (1ª aula) – Inicie essa etapa verificando o conhecimento prévio da turma através do conceito “clássico” para que o entendimento do objeto seja completo, apresentando a imagem e o vídeo da música uma partida de futebol, abaixo:

                               https://youtu.be/7Ie4oL17Nwc

·         Após solicite que a turma responda as questões abaixo sobre o tema trabalhado:

1-      O que é um clássico?

2-      O que torna algo um clássico, como alguns jogos de futebol?

3-      Por que o jogo entre Flamengo e Vasco é um clássico do futebol Carioca?

4-      Quais são os elementos exaltados num clássico de futebol?

5-      Que outros jogos de futebol são considerados clássicos?

6-      Você conhece livros ou filmes que são considerados clássicos. Liste-os

 

·         Após socialização das respostas, esclareça o termo clássico e sua ligação com o Renascimento italiano – Utilize o pequeno texto abaixo para auxiliar na compreensão da turma:

 

“No fim da Idade Média, o comércio desenvolveu-se na Itália, beneficiada por suasituação geográfica, às margens do Mediterrâneo. Surge a burguesia, que, com dinheiro,patrocinava as artes. O interesse é pela produção da antiguidade clássica, pelas tradiçõesgrega e romana. É esse o contexto do período conhecido como renascimento. Como diz aorigem da palavra, o movimento renascentista fez ressurgir o interesse da Europa pela cultura e pelos valores da Antiguidade clássica. Textos latinos e gregos foram revisitados, eo homem renascentista deparou-se com o ideal do humanismo. Essa corrente depensamento colocava o homem como centro do universo.”

file:///D:/Users/User/Downloads/1802109_7_ano___5_semana_01_0506%20(3).pdf

 

·         (2ª aula) –  Inicie essa aula com a analise da imagem da pág.64. Outro clássico Romeu e Julieta. Após proponha  leitura do texto “ A ideia de Modernidade” pág 65 e após a exibição do vídeo abaixo, para melhor compreensão do objeto de conhecimento:

https://www.youtube.com/watch?v=REJPD77aCmM

 

·         Para fechar essa etapa solicite à turma que escreva em forma de poema suas percepções acerca de modernidade. Quais processos se sucederam para o mundo chegar a esse conceito e quais foram às vantagens e desvantagens da tão falada modernidade. Solicite também, a resolução da atividade da pág. 67.

·         2ª Momento – ( Aulas 3 e 4):

·         (3ª aula) – Inicie essa aula socializando as questões propostas na aula anterior e com base nas respostas da turma, dê sequência ao tema “Renascimento” utilizando a imagem abaixo para melhor compreensão de o termo renascer:

Slide Plano Aula

·         Após utilize os pequenos textos abaixo e com auxilio do livro didático, nas páginas: 66 e 68 a 70, para iniciar o objeto de estudo, Renascimento – Também pode ser utilizado o Mapa mental, disponível no e-mail do grupo:

 

 

 

 

O que foi o Renascimento?

 

·         Após explanação do objeto, divida a turma em dois grupos e solicite a seguinte atividade:

Grupo 01: Apresentará sobre as fases do Renascimento (livro págs.: 71 a 74);

Grupo 02: Apresentará sobre A Expansão do Renascimento ( livro págs.: 75 a 77).

v  As apresentações serão nas aulas 7 e 8.

·         (4ªaula )-  Nessa será trabalhado a Revolução Científica no Renascimento e para isso propõe-se a leitura da página 77 e logo após leitura  da imagem abaixo:

Contexto

·         Questione os alunos sobre os seguintes pontos a fim de promover esta etapa:

1.      - A imagem é de um julgamento, ao centro está Giordano Bruno.

2.      Vocês já ouviram falar deste personagem? Se sim, sabem a causa de seu julgamento?

3.      - A quem é sugerida a autoria das “ideias perturbadoras” sobre a existência de outros planetas?

4.      - Por que suas ideias seriam perturbadoras e teriam que ser reprimidas?

·         Espera-se, por meio da narração presente abaixo da imagem, que identifiquem a presença do nome “Bruno”. Explore seus comentários se limitando a dizer que ele entre outras questões afirmou sobre a existência de outros mundos sendo um grande pregador de ideias contestadas pela Igreja Católica.

·         Pergunte a turma o que significa a palavra “blasfêmia” e a palavra “heresia”. Se eles não as conhecerem peça que procurem no dicionário o que significam. Ressalte que uma pessoa nesta época da Renascença poderia ser acusada, denunciada por insultar Deus e o cristão batizado que não se arrependesse poderia ser condenado por cometer um pecado muito grave contra a fé cristã (heresia) e que Giordano Bruno foi um destes casos, um humanista condenado pelo Tribunal da Santa Inquisição.

·         Agora disponibilize o link abaixo para complementação da atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6xD9vy2UMMqMctG75rC3fHJUb3UmMmJdmVqxUUuT9pFjKxx5yEFAkj8ybBv8/his7-04und-05-contextualizacao-as-teorias-de-giordano-bruno.pdf

 

·         3ª Momento – (Aulas 5 e 6):

·         (5ª e 6ªaula) –  Socialize as respostas das questões da aula anterior e após aprofunde sobre o Humanismo com apreciação do vídeo abaixo e em seguida um texto de apoio para auxiliar na compreensão da turma – Utilize o livro na página 69, caso seja necessário.

                                 https://youtu.be/6NbSXIdObDk

 

O que foi o Humanismo?

 

 

O Humanismo foi um movimento literário de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Muitos estudiosos nem o consideram como movimento literário por ele não possuir características próprias, ou seja, esse período e suas produções carregavam traços do movimento medieval em decadência (o Trovadorismo) e do movimento moderno em ascensão (o Renascimento). Assim, é possível verificar, nas obras literárias desse período, uma mescla do velho e do novo modo de pensar da humanidade da época.

 

Influências

O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos.

Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade. Além disso, com a expulsão dos camponeses pelos senhores feudais, houve um período de muita fome e doenças, como a Peste Negra, que matou um terço da população da Europa.

Essa época foi marcada também por um período político chamado Absolutismo, quando o poder, anteriormente descentralizado nas mãos dos senhores feudais, passou para as mãos dos reis.

 

Outra influência importante foi a queda da hegemonia da Igreja, a qual passou a ser criticada inclusive por seus seguidores, fato que colaborou para uma visão antropocêntrica em oposição ao teocentrismo, ou seja, o pensamento religioso, que até então possuía uma visão teocêntrica (teos = Deus – estaria no centro das preocupações humanas) deu lugar a uma visão antropocêntrica (anthropos = homem – estaria no centro das realizações do universo humano

 

Características do movimento

Teocentrismo x Antropocentrismo;

Separação entre a música e a poesia;

Cientificismo;

Descrição da figura humana (inclusive a mulher), suas expressões, detalhes e proporções;

Descoberta da natureza, dos campos, das florestas, das montanhas, considerados refúgios para as mágoas do amor;

Descentralização do conhecimento, até então controlado pela Igreja Católica;

Apoio aos valores cristãos e medievais.

 

Principais produções literárias

Poesia humanista: possuía as mesmas características das cantigas trovadorescas, mas houve uma separação entre a música e a poesia, que passou a ser feita para ser declamada nos palácios e ficou conhecida como poesia palaciana.

Crônicas históricas: tinham como objetivo relatar a vida dos reis por meio de documentos históricos, por isso houve uma busca de rigor e objetividade, embora ainda se atribuísse aos reis toda a iniciativa pelos feitos históricos.

Novelas de cavalaria: eram histórias ficcionais, de aventuras, em que os personagens demonstravam heroísmo, lealdade e religiosidade.

Textos teatrais: eram divididos em autos ou farsas. Os autos eram peças curtas que representavam cenas bíblicas. As farsas tratavam do cotidiano da sociedade da época e possuíam comicidade exagerada ao retratar tipos e costumes sociais.

 

→ Principais autores

Francesco Petrarca

Dante Alighieri

Giovanni Bocaccio

Erasmo Roterdã

Fernão Lopes

Michel Montaigne

Gil Vicente

 

 

Por Mariana Rigonatto

Graduada em Letras

·         Para finalizar essa etapa sugere as seguintes atividades:

1-       Leitura das págs. 70 a 74 e após o seguinte desafio:

·         Se eu fosse um Artista Renascentista

·         Desenvolver um texto, onde você se coloca no lugar de um Artista Renascentista

 

 

 

·         Expor, o que desejam criar, caso tivessem as habilidades e materiais necessários.

·         O texto não precisa ser feito dentro de um pensamento real, pode-se usar aimaginação e a invenção ser fictícia. “Uma ponte rolante portátil, por exemplo,”, seriauma invenção que resolveria o problema de pedestres para atravessar em meio aotrânsito congestionado ou turbulento.

·         Se você fosse um Artista Renascentistao que tentaria construir?

·         Não se esqueça de desenhar sua invenção quando o texto ficar pronto

 

 

RECURSOS:( ) Resumo( x) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos; ( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos.

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( ) cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021

Unidade Temática: O Mundo Contemporâneo; O Antigo Regime em crise.

Objetos de Conhecimento: Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Ano/Série: 8º ano                            Período: 31 /05/2021 a 22/06/2021 Nº de Aulas: 11

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Ciência e Tecnologia - Meio Ambiente (Educação Ambiental); Saúde  Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Tema Intecurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Habilidades:

(EF08HI03)Analisar os impactos da Revolução Industrial, suas transformações tecnológicas na produção e circulação de povos, produtos e culturas e na formação de estruturas sociais desiguais evidenciando os movimentos sociais para a conquista de direitos trabalhistas, a explosão do consumo e o processo do crescimento urbano desordenado.

·         Competência Geral da BNCC:

·         Conhecimento:Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

·         Competência Específica de História:

Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

·         Competência Socioemocional:

·         Tomada de decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

                                              ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

·         1ª Momento – ( Aulas 1, 2 e 3)

·         (1ª e 2ª aula) – Inicie esse momento indagando a turma sobre o que sabem sobre o mundo do trabalho:

1-      Quais membros da sua família trabalham?

2-      O que é trabalhar em sua concepção?

3-      Por que a maioria dos adultos trabalha?

4-      E crianças e adolescentes? Podem trabalhar? Esclareça.

·         Após respostas e observar o que sabem sobre o tema, explore com os alunos o conceito de “mundos do trabalho” tal qual desenvolvido pelo historiador inglês Eric Hobsbawm. Sugerem-se alguns questionamentos:

1.      Qual a importância do trabalho na organização do nosso mundo?

2.      Hoje, a identidade das pessoas está ligada ao trabalho que elas exercem? Cite exemplos.

Ø  É importante que os estudantes sejam capazes de perceber que o objetivo da aula é compreender que o trabalho é uma dimensão fundamental da organização do mundo contemporâneo, pois a forma como ele está organizada – suas ferramentas, saberes etc. – estrutura a nossa inserção no mundo e a própria cultura dos trabalhadores.

·         Apresente ao estudante a reportagem da BBC Brasil sobre os efeitos da automação do trabalho nas taxas de desemprego no tempo presente. Um print da manchete e de um trecho da matéria está disponível no link:

 https://nova-escola- producao.s3.amazonaws.com/Wuu3UYbackwf5KagJbd2ZAqVZvJSF9USbK3Gwx7vrh7vAjpjbhwNqW2sTA4Z/his8-03und02--robos-x-empregos.pdf

 

·         Solicite a turma que identifique e leia as informações básicas sobre a fonte – Sugere-se que um aluno seja escolhido para a leitura:

 

·         Seu ano de publicação (2014),

·         O título da reportagem ("Robôs x empregos: a automação vai fechar mais vagas do que criar"),

·         O autor do texto e sua formação (Rob Crossley, especialista em tecnologia),

·         Onde ela foi publicada (site da BBC Brasil).

 

·         Depois, passe para a mediação da interpretação coletiva da fonte. A intenção geral é discutir os impactos que a invenção de novas máquinas traz para o cotidiano dos trabalhadores do século XXI, ou seja, do tempo presente. Para isso, questione:

 

·         Vocês conhecem alguma máquina que substitui o trabalho de um ser humano?

·         As máquinas podem facilitar as atividades cotidianas?

·         O que pode acontecer caso vivamos num mundo que substitua a maior parte do trabalho feito por humanos?

·         Vocês conhecem alguma profissão que está sendo extinta graças ao aparecimento de máquinas?

 

Ø  Na discussão, é possível que os alunos se recordem de máquinas que recebem pagamentos nos estacionamentos, de caixas eletrônicos dos bancos ou de catracas eletrônicas no transporte público. Eles podem se lembrar também de eletrodomésticos, carros, computadores. Na medida em que for mediando o debate, insira a dimensão histórica do problema. Uma estratégia pode ser questionar aos estudantes se sempre foi assim ou se este fenômeno é recente, levando a perceber que há uma dimensão temporal para o problema.

 

Como adequar à sua realidade: É possível apresentar aos estudantes alguma reportagem sobre o mesmo processo de mecanização do trabalho que acontece na cidade da escola ou em alguma região próxima

 

 

 

 

Ø  Neste momento esclareça a turma que o mundo do trabalho e suas problemáticas se configurou da forma que enxergamos e vivemos hoje, através da Revolução Industrial e da consolidação do capitalismo – Sugere-se o vídeo abaixo para apresentação do objeto:

https://www.youtube.com/watch?v=ErTIvv8NhDc  - O livro pode auxiliar nesse momento, nas págs.: 32 e 32.

Ø  Para finalizar esse momento solicite que a turma construa um desenho interligando a Revolução Industrial ao mundo do trabalho.

Ø  ( 3ª aula) - Nesse momento apresente ao estudante as imagens abaixo:

 

 

 

 

 

 

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ng4AKGTjbTc5rSczGbFRDYznTDjY5GZ3KRCYNuYtACvjN7vAcYmkJj5Tfm38/his8-03und02--motor-a-vapor-de-newcomen.pdf

 

Máquina de fiar impulsionada por força hidráulica, inventada por Richard Arkwright (1769):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7fj3vXCcVjreefNNCCjdzHZnkhNKvC3EupAWT8waSHaDuNY5aKQxSr2pQ28/his8-03und02--maquina-de-fiar-de-richard-arkwright.pdf

 

Locomotiva a vapor, inventada por Richard Trevenick (1804):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ta6hevF4cQB4Zjr5A8dPwbTFeSjweTapmQ7jyCNNC9FBpsP4d4znmdESyNKv/his8-03und02--locomotiva-a-vapor-de-trevithick.pdf

Máquina usada para cobrir fios com seda e algodão para fins elétricos, inventada por W. T. Henley (1837):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F3NEpg985XQwassxGS4sD483EqrU9VFEwBuGTgmcFVYGV7JgHSE2E6DjBkkU/his8-03und02--w-t-henley.pdf

 

Ø  Peça ao estudante que analise as imagens cada fonte possui uma imagem de um maquinário criado entre os séculos XVIII e XIX; uma legenda descritiva, com dados breves sobre a máquina; e uma ficha de análise, a ser completada pelo Estudante – Para auxiliar na compreensão e aprendizagem, utilize também a página 34 do livro didático.

 

 

 

Ø  Para auxiliá-los no preenchimento das fichas, você pode fazer perguntas como:

·         Antes da invenção desta máquina, esta atividade era feita manualmente?

·         Esta atividade era feita no ambiente doméstico ou nas fábricas?

·         É mais rápido produzir com essa máquina?

·         Se sim, isso significaria mais ganho econômico ou aumento da produção de algum outro produto?

OBS: Você pode, se quiser já entregar as fichas prontas para ao estudante, sem que ele visite os links disponíveis acima, até mesmo se quiser acrescentar informações ou tirar alguma que achar pertinente.

 

Ø  Possibilidades de respostas para as perguntas presentes nas fichas de análise podem ser acessadas no link: 

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dF2ps2E35K65SnMJHc7uDm7TtUNtEEWsGERg7J6uv3EuaPJ2JZay5vhX9hsS/his8-03und02--gabaritos-para-a-analise-das-maquinas.pdf

·         Solicite a turma que leia o trecho do texto (anexo): “Os operários e as máquinas na França durante a primeira metade do século XIX”, por Michelle Perrot (1988).

 

Ø  Após a leitura do texto, questione:

·         Segunda a autora, a que os trabalhadores que resistiam às máquinas se opunham? Por quê?

·         Levantem hipóteses: por que os trabalhadores distinguiam os diferentes tipos de máquina?

·         Todos os trabalhadores concordavam com a ação política de quebrar as máquinas, de acordo com a autora?

·         Quais setores econômicos tiveram mais ações dos trabalhadores contra as máquinas?

·         Por que setores da economia em que havia maior tradição de trabalho manual, como o têxtil, tiveram maior número de ações contra as máquinas?

·         No texto, os estudantes podem identificar os setores econômicos em que houve maior atuação dos trabalhadores: têxtil, gráfico, madeira, papel. Por fim, espera-se que os alunos consigam perceber a relação entre a existência de modos tradicionais de produção manual consolidados e a maior frequência de ações contra as máquinas na medida em que elas afetavam a lógica da produção.

 

Ø  Como sugestão para finalizar o objeto de conhecimento, sugere-se  montar um mural para sistematizar o tema, ou até mesmo uma linha do tempo.

 

·         Quando os estudantes finalizarem a análise das fontes, relacionando as invenções ao seu contexto e às mudanças trazidas pela Revolução Industrial nos mundos do trabalho, diga à turma que eles irão montar uma pequena exposição em que eles contarão parte da História da Revolução Industrial por meio das máquinas.

·         Além das imagens das máquinas e das tabelas de análise preenchidas, partes selecionadas do trecho de Michelle Perrot, discutido na parte inicial da aula, servirá como referência a ser incorporada à exposição.

·         O professor levantará questões sobre a organização da exposição, chamando a atenção para o fato de que será preciso tomar decisões coletivas. Por exemplo: 

Ø  As imagens serão dispostas em ordem cronológica de invenção ou agrupadas por tipo de máquina?

Ø  Onde serão incorporadas as reações dos trabalhadores ao uso destas máquinas?

 

 

·         Quando a exposição estiver pronta, peça ao estudante que apresente para a turma as respostas que deram para as perguntas referentes às máquinas e ao mundo do trabalho industrial – O trabalho será apresentado na ultima semana de junho, quando já estiver concluído o trabalho com todos os objetos do tema.

 

v  Sugerir que a turma já aprecie o filme compactado “Tempos Modernos” – versão para escola, para trabalhar nas próximas aulas disponível no link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=zMxygXggWLc

 

·         2ª Momento – (Aulas 4, 5 e 6)

·         (4ª ,5ª e 6ºaula) –  Inicie esse momento trabalhando o filme “Tempos Modernos” – Propõe-se as sugestões abaixo:

Sugestões para questionamentos sobre o filme Tempos Modernos:

 

1 -  Contextualização.

Para a perfeita compreensão do filme, é necessário contextualizá-lo com os alunos. Época da filmagem X contexto social X condições técnicas de filmagem.

2-  Impacto da revolução industrial.

É possível retratar o impacto da revolução industrial com seus processos mecânicos que otimizaram a produção e os lucros, mas promoveram igualmente o desemprego.

Enfoque a cena em que Chaplin fica parafusando as coisas, mesmo em horário de descanso e quando "parafusa" os botões da saia da secretária, e a cena antológica em que ele é "engolido" pelas engrenagens da fábrica.

 

4-  Substituição homem x máquina.

Questione os seus alunos se esta substituição do homem pela máquina ainda acontece nos dias atuais e como isso acontece.

 

5-  A Televisão.

Em alguns momentos, o diretor da empresa se comunica por uma tela de TV. Converse com seus alunos sobre esse tipo de liderança e também faça um link com  nossa realidade onde precisamos nos comunicar através da tela do celular ou computador.

 

6 - A Tecnologia.

Uma temática bem atual, as tecnologias contemporâneas, pode ser abordada por meio da análise da máquina de refeições. Coisas simples devem ser substituídas por  recursos tecnológicos? Onde a tecnologia é necessária?
Exemplo: em uma sala de escritório trabalham 10 funcionários. Eles usam o WhatsApp para convidarem uns aos outros para tomar um cafezinho... Não seria mais fácil falar com o colega ou ir até a mesa dele? (em tempos não pandêmicos)

7- Movimentos sociais.

Promova uma análise dos movimentos sociais dos trabalhadores como greves e passeatas. Analise com os alunos a prisão injusta de Chaplin por estar apenas segurando a bandeira do manifesto. Como estes movimentos sociais são vistos pela sociedade contemporânea?

 

8-  Questionamento.

 

Questione seu grupo: por que Chaplin insiste em voltar para cadeia?

 

9- Diferenças sociais.

O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Converse com seus alunos sobre como isso é mostrado e que outras situações do filme também abordam a mesma temática.

·         Após trabalhar as questões propostas pelo filme sugere-se atividade sobre o filme (disponível no e-mail do grupo)  - Utilize as páginas 36 a 38 como apoio didático para sistematização do conhecimento.

·         Proponha as atividades do livro da pág. 39 a 41 para finalização desse momento.

 

·         3ª Momento – (Aulas 7, 8 e 9)

·         (7ª e 8ºaula)Depois da discussão sobre o objeto do conhecimento (RevoluçãoIndustrial), apresente as imagens abaixo para o estudante refletir sobre os impactos das Revoluções Industriais causados ao meio ambiente.


 

Fontes das imagens:

Tartaruga: https://novaescola.org.br/conteudo/12164/estamos-criando-um-oceano-de-plastico

 


Poluição atmosférica: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=polui%C3%A7%C3%A3o+atmosf%C3%A9rica&title=Special:Search&go=Go#/media/File:Emiss%C3%A3o%2Bde%2Bgases%2Bpoluentes.jpg

 

Lixo carro: https://unsplash.com/photos/XJg0Nwv0f88

Bento Rodrigues:

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Brumadinho#/media/File:(2015-11-10)_Visita_%C3%A0_Bento_Rodrigues-MG_113_Romerito_Pontes_(23407404309).jpg

 

 

 

 

 

 

 

·         Após analise das imagens, questione a turma:

1.      Como a atividade Industrial pode impactar o meio ambiente?

2.      Pergunte se há casos reais de poluição provocados pela indústria ou por seus produtos no bairro em que moram e como isto poderia ser evitado.

3.      Você já ouviu falar em desenvolvimento sustentável?

·         Agora apresente as frases abaixo sobre desenvolvimento sustentável, e solicite a turma a produção de um pequeno texto sobre o conceito de sustentabilidade:

 

“Trate bem a Terra. Ela não lhe foi dada pelos seus pais. Foi-lhe emprestada por seus filhos.”

Fonte: http://epocanegocios.globo.com

“Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente”.

Fonte: www.pensador.com

“Todas as flores do futuro estão contidas na semente do hoje” Provérbio chinês.

Fonte: www.oeco.org.br

“Sustentabilidade é o caminho para garantir a viabilidade das empresas no futuro”.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com

 

·         (9ºaula ) - Continuar com a discussão Revolução Industrial trazendo a Era tecnológica (Explicar mostrando ao estudante que a partir deste período a degradação do meio ambiente aumentou consideravelmente fazendo com que o homem destrua a natureza em beneficio a ele próprio e a busca desesperada pelo lucro, surgindo então a algumas décadas atrás a preocupação de se proteger o meio ambiente trazendo à tona o tema aquecimento global e o desenvolvimento sustentável).

 

Ø  Mostre as charges abaixo:

 

 


 

Ø  Peça ao estudante que produza um pequeno texto a partir das charges:

 

v  Sugestão: Trabalhar com o filme AVATAR - “O filme tem o grande mérito de focar com competência na questão ecológica e o faz em duas frentes: no visual exuberante do mundo de Pandora e na conexão mística de seu povo, os Na´vi, com a Natureza”, afirma, segundo Kelmer, uma das mensagens do filme é que somente nos entendendo como um povo só, o Povo da Terra, que poderemos cuidar devidamente da Terra e de nós mesmos. Enquanto formos vários povos, vários países e várias religiões, não alcançaremos a visão do todo”.

fonte:http://www.iparaiba.com.br/noticias,173916,33,filme+avatar+e+tema+de+palestra+em+encontro+de+cinema.html

Ø  Sugererir aos alunos que descrevam as características das duas sociedades que se apresentam no filme, qual era o objetivo de cada uma e como elas tratam o meio ambiente, o que é comum e o que é divergente entre as duas.

Ø  Atividades das páginas 42 e 43 – Proposta integrada a Ciências e o tema Intecurricular.

 

v  As aulas 10 e 11 serão usadas para apresentação da pequena exposição em que eles da História da Revolução Industrial por meio das máquinas.

 

ü  O plano é flexível e a ordem pode ser alterada de acordo sua necessidade, assim como as atividades.

 

 

 

OBS:

 

RECURSOS:

( x ) Resumo(   ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(  x  ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;( X )  livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(  x    ) Informativos.

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova; ( x ) Trabalho; ( X)Resolução de Exercícios/Livro páginas(    ) Seminários; (    ) Apresentação oral;(  x ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;(    ) Debate; (   ) Relatórios;( )  avaliação escrita;( x) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

 

Anexo:

 

 

Para você saber mais:

HOBSBAWM, Eric. Mundos do trabalho: novos estudos sobre história operária. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

 

Trecho do texto

 

 “Os operários e as máquinas na França durante a primeira metade do século XIX” , por Michelle Perrot (1988)

 

 

 “A resistência francesa à maquinaria, embora menos espetacular do que na Grã-Bretanha, foi mais importante do que se costuma crer, desde que não se considerem exclusivamente suas formas mais violentas (o luddismo), mas examinem-se também as vias mais difusas pelas quais se afirma, principalmente por parte dos trabalhadores em domicílio, uma oposição mais global à industrialização. Essa resistência não é espontânea nem cega: muitas vezes organizada, ela é modulada, seletiva; distingue entre os diversos tipos de máquinas. Não caberia identificá-la como uma recusa sistemática ao progresso técnico. E existe ainda uma diferença de posições e atitudes entre os operários que trabalham nas máquinas e os operários que as produzem. Os operários mecânicos certamente contribuíram para a difusão de novos valores. Entre o final do século XVIII e meados do século XIX, inúmeros incidentes marcaram a oposição dos trabalhadores francesas às máquinas. [...] Sob o ângulo industrial, pode-se notar o predomínio esmagador do setor têxtil, chave dessa primeira revolução industrial, e depois do final do século XVIII a preponderância da lã e da seda, ramos antigos da tradição manual, para os quais se trata de uma autêntica mutação. [...] Os setores de preparação de matérias-primas e acabamento de tecidos, os mais afetados pelas novas técnicas que visam justamente eliminar os 'privilégios' dos operários, estão na frente do combate. Mas o ramo gráfico, as indústrias de confecções (alfaiates, chapeleiros, fabricantes de xales), as indústrias de madeira e papel pintado passam por inúmeras contestações. As indústrias leves de bens de consumo – as primeiras a serem mecanizadas – ocupam quase que totalmente o cenário.

 

" PERROT, Michelle. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. 7ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017 [1988], p. 21-24. Glossário Luddismo: Movimento de trabalhadores inglesas no início do século XIX que tinha como principal ação a destruição de máquinas em protestos contra a industrialização e seus efeitos para o trabalhador. Difusas: Espalhadas, imprecisas, indefinidas. Domicílio: Casa, residência.

 

 

Para você saber mais:

Podcast Fronteiras no tempo – Episódio 7: Revolução Industrial. Disponível em: <https://fronteirasnotempo.com/ep7-mundo-do-trabalho/>.
Acesso em: 7 de fev. 2019.

 

Fontes ludistas apud THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. São Paulo: Paz e Terra, 1987, vol. III, p. 126-133. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/LUDISTAS.PDF>. Acesso em: 7 de fev. 2019.

 

Mapa do ludismo na Inglaterra. Sem autor. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/luddmap.JPG>. Acesso em: 7 de fev. 2019.

 

Para você saber mais:

As consequências da Revolução Industrial: o mundo material. BBC. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dYLNQyeDMwg>.
Acesso em: 7 de fev. 2019.

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021

Unidade Temática: O Nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.

Objetos de Conhecimento: O período varguista e suas contradições;

 A emergência da vida urbana e a segregação espacial; O trabalhismo e seu protagonismo político.

 

Ano/Série: 9º ano                            Período:  01/06 a 22/06/2021                       Nº de Aulas: 11

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Ciência e Tecnologia - Meio Ambiente (Educação Ambiental); Saúde  Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Tema Intecurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Habilidades:

  • (EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
  • Competência Geral: 1. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

·         Competência Socioemocional:

Tomada de decisão responsável: Preconizam as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

                                        ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

·         1ª Etapa: (aulas 1, 2e 3)

·         (1ª e 2ª aula)  – Inicie esse momento indagando a turma sobre o que sabem sobre o mundo do trabalho utilizando as questões abaixo:

1-      Quais membros da sua família trabalham?

2-      O que é trabalhar em sua concepção?

3-      Por que a maioria dos adultos trabalha?

4-      Você sabe o que são Leis trabalhistas e como e por que surgiram?

·         Após ouvir as possíveis respostas da turma faça inferências sobre as questões do mundo do trabalho e relembre-os de como se deu essa linha do tempo (menção a Revolução Industrial e as fabricas; ao êxodo rural e a consolidação do capitalismo). O objetivo da aula é que ao final da mesma os alunos percebam que durante a Era Vargas (Apresente a figura de Vargas – usando a imagem do slide Era Vargas, disponível no e-mail do grupo) houve muitos avanços e retrocessos, pois ao passo que se consolidaram direitos, como os trabalhistas advindos da CLT, ao mesmo tempo nesse segmento, os sindicatos passaram a receber um maior controle estatal; nesse sentido, o período varguista foi marcado por progresso e desenvolvimento, mas em contrapartida foram criados mecanismos de controle e repressão da população. Por isso a figura de Getúlio Vargas é emblemática até os dias de hoje, pois muitos lhe consideram um presidente amigo das massas, pai dos pobres como era geralmente conhecido e outros lhe consideram amigo das elites oligárquicas (lembre a turma o conceito de oligarquias) e que governou a serviço delas.

 

·         Nessa aula você pode utilizar os slides do 01 ao 16 para apresentar o Presidente Getulio Vargas e o inicio da sua trajetória governista – Esse slide ajudará nas questões da Revolução Industrial, das Oligarquias e no esclarecimento de um governo populista.

ü  Para a aula seguinte solicite as atividades das páginas 55 e 56 do livro didático

·         (3ª aula) – Inicie a aula socializando as respostas das questões anteriores e utilize-se das respostas para esclarecer mais alguns aspectos da Era Vargas. Para isso utilize o livro nas páginas 42 a 49 e/ou slides 17 ao 42 – Professor pode utilizar os slides a turma acompanhar com o livro para esclarecimento de algumas possíveis duvidas.

·         Para fechar essa etapa solicite as atividades do livro da página 51 e sugira que apreciem o vídeo abaixo para sistematização do conhecimento:

(117) Histórias do Brasil - A Revolução de 30 - YouTube

·         2ª Etapa: (aulas 4,5 e 6)

·         (4ª e 5ª aula)  Inicie essa aula com o video disponível no link abaixo. Nesse momento a turma já poderá entender a influencia do governo populista de Vargas na criação das Leis trabalhistas:

·         https://www.youtube.com/watch?v=UyURUcnYHbY

·          Após utilize as imagens abaixo - As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas.

Esclareça a turma que, Getúlio Vargas foi presidente primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a 1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários -  utilize o livro nas páginas 50,52 a 54 para auxiliar nesse esclarecimento.

Ø  Apresente a primeira imagem e lance os questionamentos:

Ø  Que tipo de manifestação social a imagem representa?

Ø  O que aparece escrito em seus cartazes?

Ø  Por que será as pessoas da manifestação desejam Getúlio Vargas?

Ø  Por que num dos cartazes há a menção de que Vargas era o candidato dos operários?

Imagem 1:

Fonte: CPDOC/FGV. Comício queremista no Largo do Carioca. Rio de Janeiro: 1945. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.

 

Ø  Em seguida, apresente a segunda imagem e questione:

1.      Que tipo de manifestação social a imagem representa?

2.      O que aparece escrito na faixa?

3.      Por que será as pessoas da manifestação desejam o fim do período getulista?

 

Imagem 2:

Fonte: CPDOC/FGV. Manifestação anti-getulista realizada na Praça da Sé. São Paulo: 1945. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/OBrasilNaGuerra>. Acesso em: 19 abr. 2019.

  • Aproveite a socialização das respostas para avaliar o conhecimento ate agora.
  • ( 6ª  aula) –   Inicie essa aula solicitando a turma que esclareçam quem foi Vargas em sua concepção e baseando-se no que estudou ate aqui. Após socialize as respostas e apresente os textos abaixo com alguns questionamentos a respeito de cada texto:

·         As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas.

 

·         Texto 1:

 

·         AVANÇOS DO PERÍODO VARGUISTA

 

     Criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);

     Criação de diversas empresas estatais (Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica Nacional, Hidrelétrica do Vale do São Francisco);

     Valorização do patrimônio nacional através da criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional);

     Regulamentação do voto feminino;

     Estabelecimento do ensino primário gratuito;

     Crescimento de 125% da indústria entre os anos de 1929 e 1939.

REFERÊNCIAS:

BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História: Das origens do homem à era digital (9° ano). São Paulo: Moderna, p. 152-168, 2011.

 

 

  1. Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
  2. Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?

 

 

 

 

  • Texto 2:

 

RETROCESSOS DO PERÍODO VARGUISTA

 

     A CLT não contemplou os trabalhadores rurais;

     Promulgação da Lei de Sindicalização que atrelou os sindicatos ao Estado;

     Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que censurava os meios de comunicação;

     Proibição do direito à greve dos trabalhadores;

     Obrigatoriedade da veiculação de propagandas a favor do governo nas emissoras;

     Dissolução do Congresso Nacional;

     Extinção dos partidos políticos;

     Suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais.

     Criação da Delegacia Especial de Segurança Política e Social (DESPS), que perseguia opositores do regime.

REFERÊNCIAS:

BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História: Das origens do homem à era digital (9° ano). São Paulo: Moderna, p. 152-168, 2011

 

  • Texto 3:

 

“Vargas, durante essa longa trajetória, foi sendo identificado,  tanto por suas surpreendentes qualidades de estadista – coragem, sabedoria, ousadia –, como por suas características de "homem comum" – simpatia, malandrice, simplicidade –, facetas que o aproximavam ao mesmo tempo dos grandes líderes de seu tempo e do povo brasileiro, o "seu" povo. Ficou conhecido como o "pai dos pobres", o protetor dos trabalhadores, mas também como o presidente em cujo governo trabalhadores foram presos, torturados e até mortos. ”

Fonte:  GOMES, Angela de Castro. O mito Vargas. CPDOC/FGV. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.

 

  • Para fechar essa etapa, sugere-se, com base nas fontes apresentadas e no que foi discutido, a produção de um quadro comparativo coletivamente, sobre as principais características positivas e negativas do período varguista e suas consequências para o país – Os trabalhos serão apresentados nas aulas 10 e 11.

·         3ª Etapa: (aulas 7,8 e 9)

  • (7ª  aula)  - Nessa aula utilize os slides 47 a 49 – também o livro na página 54 para explicar a queda do governo varguista e após a exibição do vídeo baixo – A carta de suicídio de Getulio Vargas:

https://www.youtube.com/watch?v=XV7ZA6tkzoA

  • Após separe a turma em dois grupos e proponha as seguintes atividades:

 

v  Grupo 01- Farão uma linha de defesa do Governo Vargas – defendendo seu modelo de governo e justificando as razões da defesa – Pode utilizar o vídeo da carta de suicídio como base;

v  Grupo 02- Farão uma linha de acusação ao Governo Vargas – Condenando seu modelo de governo e justificando as razões – Pode utilizar seu apoio ao Regime Fascista Alemão e Italiano como base.

 

 

  • (8ª e  9ª aula) – Apresentação dos trabalhos de acusação e defesa para finalizar essa etapa.

 

·         4ª Etapa: (aulas 10 e 11)

  • (10ª e 11ª aula) –Apresentação quadro comparativo coletivamente, sobre as principais características positivas e negativas do período varguista e suas consequências para o país – Caso haja tempo e necessidade, segue abaixo sugestões para revisão das aulas:

 

  • Revisão: texto e atividade para compreensão do conteúdo estudado nas aulas anteriores.

 

   A Era Vargas

 

 No ano de 1930, ocorrem grandes mudanças no Brasil. O presidente Washington Luís foi deposto por uma revolução liderada por Getúlio Vargas, que pôs fim à República Velha e deu início à chamada Era Vargas. A campanha eleitoral para a sucessão do presidente Washington Luís provocou a divisão da oligarquia dominante e foi o estopim da revolução que derrubou a República Velha. Washington Luís, ligado à oligarquia de São Paulo, indicou como sucessor o paulista Júlio Prestes, que garantiria a continuidade da política de valorização do café.

     Os mineiros, que esperavam a indicação de Antônio Carlos, presidente de Minas Gerais (na época, o dirigente do Estado não se chamava governador, mas sim presidente), romperam sua aliança com São Paulo. E, com o Rio Grande do Sul e a Paraíba, criaram um novo partido, a Aliança Liberal, que lançou a candidatura de Getúlio Vargas, ex-ministro da Fazenda e presidente do Rio Grande do Sul. O candidato a vice-presidente era o paraibano João Pessoa. A Aliança Liberal concentrou suas forças nos grandes centros urbanos, buscando, assim, a adesão da burguesia industrial, do operariado e dos líderes tenentistas. Em março de 1930, Júlio Prestes foi declarado vencedor das eleições, mas a ala mais radical da oposição, alegando fraude eleitoral, iniciou a organização de um movimento para derrubar Washington Luís. Em julho do mesmo ano, o assassinato de João Pessoa, no Recife, contribuiu para dar mais força à oposição. Tropas do Rio Grande do Sul marcharam em direção ao Rio de Janeiro. No Nordeste, a rebelião teve à frente Juarez Távora. O presidente Washington Luís foi deposto (24 de outubro). Formou-se uma junta militar (Tasso Fragoso, Mena Barreto e Isaías de Noronha), e, no dia 3 de novembro, Getúlio Vargas assumiu o poder.

Era Vargas   -    No decorrer dos quinze anos em que governou o Brasil, Getúlio foi chefe do Governo Provisório (1930-1934); presidente eleito por via indireta de um governo constitucional (1934-1937) e ditador no Estado Novo (1937-1945).

 

 

Governo Provisório (1934 a 1937)

Teve como objetivo reorganizar a vida política do país. Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal).

Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional.

Esta medida consolidou-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os militares interventores. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas concentrou-se em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte. A partir desse movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.

Mesmo derrotando as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a Constituinte. No processo eleitoral, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas, as principais figuras militares do governo perderam espaço político e, em 1934 uma nova constituição foi promulgada.

A Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.

Governo Constitucional (1934 – 1937)

Nesse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes.

A ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).    Devido à falha de articulação e adesão de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo governo.

Getúlio Vargas, no entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Mediante a “ameaça comunista”, Getúlio Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que deveria acontecer em 1937. Anunciando outra calamitosa tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen, Getúlio Vargas anulou a constituição de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo.

Estado Novo (1937 – 1945)

No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil.

Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.

O Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.

O principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato este, responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e possuía uma política semelhante à alemã.  A derrota das nações nazi fascistas foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de Vargas. Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo foi obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o general Eurico Gaspar Dutra.

Chegava ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.

http://professordanielrochajunior.blogspot.com/2015/10/texto-e-atividades-sobre-era-vargas.html

 

Atividades

 

01. No ano de 1930, ocorre uma grande mudança na História do Brasil. Explique essa mudança: 

02. Comente as três fases do governo Vargas:

03. Analise a frase, “com a dissolução do Congresso Nacional, das Assembleias Estaduais e das Câmaras Municipais, interventores foram nomeados para os Estados, com amplos poderes,” e responda se o governo provisório de Vargas era democrático ou não e justifique sua resposta:

04. Cite algumas leis trabalhistas criadas logo após a Revolução de 1930:

REFERÊNCIAS:

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6108/o-periodo-varguista-e-suas-contradicoes-avancos-e-retrocessos

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  x) Computador;( x ) Jogos;

( x   ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x)Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );   

(    ) Seminários; (  x   ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

( x   ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

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