SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021 |
Unidade Temática: HISTÓRIA:
TEMPO, ESPAÇO E FORMAS DE REGISTROS. |
Objetos de Conhecimento: Origem da humanidade, seus deslocamentos e os
processos de sedentarização. |
Ano/Série: 6º ano
Período: 31/05 a 22/06/2021 Nº de Aulas: 08 |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Ciência e Tecnologia - Meio Ambiente (Educação Ambiental); Saúde ; Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) |
Tema Intecurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
·
Competência Geral da BNCC: ·
Conhecimento:Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. |
·
Competência Específica de História: Compreender
acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de
transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e
culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar,
posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. |
·
Competência Socioemocional: ·
Tomada de
decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais
de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de
uma sociedade. |
Objetivos: ·
Conhecer
diferentes mitos sobre a origem da humanidade. ·
Identificar a
teoria da evolução proposta por Darwin como a mais aceita pelas comunidades
científicas atuais.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA ·
1ª Etapa: (aulas 1,2) ·
( 1ª e 2ª aulas) –
Nesta aula falaremos sobre “mitos” sobre a origem do ser humano. ·
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algum relato de
como a humanidade surgiu no planeta Terra. Incentive-os a contar sua versão
dos acontecimentos. ·
Agora esclareça que existem várias teorias sobre o surgimento dos seres
humanos, disponibilizee as figuras a baixo
e comente com os alunos o significados do surgimento dos homens
segundo cada uma delas: ·
Teoria Criacionista. Fonte: http://bibocaambiental.blogspot.com/2017/10/criacao-do-mundo-algumas-lendas.html.
Acesso 21.mai.2021 c) Criação do mundo lendas indígenas ·
Teoria Evolucionista ·
Após explicações, disponibilize vídeo sobre a teoria evolucionista no
link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=zTQSJeS_NNQ
·
Agora utilize o vídeo para explica os estágios evolutivos da teoria
defendida por Charles Darwin. (neste momento fale das transformações do modo
de vida desses homens (nomadismo e sedentarização) e da forma de expressão
deixada pelo homem primitivo. v Você também pode utilizar o livro
nas páginas 37 a 39 para auxiliar nas explicações e acompanhamento da turma. ·
Como sondagem do aprendizado, solicite aos alunos que façam a atividade
das páginas 48 a 51. ·
2ª Etapa: (aulas 3,4) ·
(3ª e 4ª aulas) – Nestas aulas serão trabalhados os
objetos de Estudo Os primeiros hominídeos e seus processos de evolução ao
longo dos tempos. Disponibilize os vídeos abaixo para auxiliar na compreensão
de forma mais lúdica. Após utilize o livro das páginas 40 a 46 para
esclarecer as questões que surgire. (118) Pré História -
Desenho Animado - YouTube –
animação sobre a evolução do hominídeo – Após o vídeo esclareça a animação
através dos fatos (pág. 40 e 41); https://www.youtube.com/watch?v=VFykQE8ge7I - animação sobre inicio da vida social –
páginas 42 a 47 v Para finalizar essa etapa disponibilize a atividade em anexo ·
3ª Etapa: (aulas 5 e 6) ·
(5ª aula)- Inicie essa aula relembrando o
que estudamos sobre as teorias do surgimento dos homens. Aproveita para fazer
a correção socializada das atividades anteriores após inicie com o objeto de
estudo, Os primeiros habitantes da América e que será uma divertida viagem na
história dos nossos ancestrais. ·
Pergunte a turma se já ouviu falar em um local chamado Bering. Caso as
respostas sejam negativas, explique que Estreito de Bering é assim chamado o
local fronteira entre Alasca (Estados Unidos) e Rússia. Um corredor chamado
Mar de Bering divide os dois continentes, América e Ásia. Não há apenas uma
explicação, mas várias teorias de como ocorreu o povoamento da América pelos
ancestrais dos povos indígenas. Disponibilize a imagem: https://www.google.com.br/search?q=estreito+de+bering&sxsrf=
acesso 24,maio de 2021 ·
Nesse momento indague a turma sobre o que conhecem a respeito do
“descobrimento” do Brasil usando as questões abaixo: 1.
Qual sua opinião sobre a afirmação de que os
portugueses descobriram o Brasil em 1500? Afinal como eles descobriram um
lugar onde já havia tantos povos indígenas morando? 2.
Você já se perguntou quando os povos
indígenas chegaram ao Brasil? Explique que: Estudar a
teoria do Estreito de Bering é proporcionar uma análise sobre as teorias de
povoamento da América, levantando a proposta de que o Estreito de Bering não
é a única rota para a chegada dos primeiros seres humanos à América. Pelo
contrário, ela responde algumas dúvidas, e deixa tantas outras sem respostas. OBSERVAÇÃO: Utilize o
slide para conduzir a explicação, (Da África à América) – disponível no
e-mail da turma. ü Para fixar o assunto responda com
os alunos às perguntas que estão nos slides. ·
(6ª aula) – 1ª Etapa: Comece a
introdução do assunto as primeiras
presenças humanas no Brasil, mostrando a imagem abaixo sem identificá-la no
primeiro momento. Após
utilize as páginas 55 a 57 para aprofundar a conversa e em seguida solicite a
turma que resolvam as questões da página 63 e 64 para sondagem da
aprendizagem. ·
3ª Etapa: (aulas 7 e 8) ·
(7ª aula)-
Comece a introdução do assunto as diferentes forma de medir o tempo
mostrando a imagem Indage
sobreas caracteristicas da imagem mostrada, após informe que se trata de
Luzia, o esqueleto humano mais antigo encontrado no continente
Americano. Mas como uma africana veio ao Brasil há
13 mil anos atrás? ·
Para entenderem um pouco
melhor disponibilize os dois videos abaixo: https://globoplay.globo.com/v/3831213/ Após exibição do 1º vídeo, explique que existe divergência
entre os cientitas sobre ter sido em Lagoa Santa o primeiro local a receber
humanos no Brasil, apresente a teoria de São raimundo Nonato, teoria
defendida pela arqueóloga Niéde Guidon. https://www.youtube.com/watch?v=qafigWd4CCA ·
Agora disponibilize as
imagens abaixo: Disponível em <
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lapa_do_Santo_-_Sequencia_de_escavacao.jpg
>. Acesso em 19/05/2021. ·
Esclareça que se trata registros que marcam a
sequência do trabalho dos arqueólogos em Lagoa Santa. É muito importante esse trabalho para entendermos sobre a pré-história
do Brasil, que em Lagoa Santa foram encontrados ossadas de Bicho Preguiça
Gigante, que chegavam a ter mais de cinco metros de altura, Tigre Dente de
Sabre, Tatu Gigante e o Mastodonte (um mamute americano). Ossadas de Mastodonte, Bicho
Preguiça Gigante. Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Faunaexoticamsnpucminas.jpg>.
Acesso em 19/05/2021. Tigre Dentes de Sabre Museu Nacional do Rio de Janeiro e
Preguiça Gigante no Museu de La Plata. Disponível em
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Reconstru%C3%A7%C3%A3o_de_Tigre_Dentes_de_Sabre_Sul_Americano.jpg>.
Acesso em 20/05/2021. Urna funerária
marajoara, c. 1000-1250 d.C. ·
(8ª aula)- Vamos
completar o estudo do objeto estudando os Povos da Amazônia no
Paleolítico e já comtemplando as questões ambientais do Tema Intecurricular. Solicite
que a turma esclareça o que sabem sobre a Amazônia através das questões
abaixo:
·
Nesse momento esclareça a turma que, os povos da Amazônia, apesar da
rica fauna e flora, aprenderam a técnica da agricultura com plantas que nem
eram da região, como o ariá, abóbora e a mandioca. Datações de 8 mil anos
a.C., mostram que esses agricultores, além de forte troca cultural com outros
povos, também dominavam a adubagem do solo. Utilize a página 62 d livro para
auxiliar na explicação e após solicite que a turma responda as seguintes
questões:
·
Explique que: Estudar a história dos povos originários americanos, ou
melhor, dos ancestrais dos povos indígenas no Brasil, possibilita entender a
origem da nossa cultura e história. Desconstrói a imagem europeia de que os
povos americanos eram atrasados, e passa a valorizar o elo entre o presente e
nossa ancestralidade, origem, respeito. E que achado arqueológico comprovam
que os habitantes criavam pequenos
morros agrícolas, com a ajuda de ferramentas de madeira. Melhoravam a
drenagem, o arejamento do solo e a retenção de água. Chamada de Técnica
dos Campos Elevados, 7 mil a.C. Terra preta (antropogênica) produzida pelos povos da
Amazônia, datação cerca de 7 mil a.C. Foto de 2016 Disponível em
<https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2018/07/30_Julho_Teotonio-3.jpg>.
Acesso em 21/05/2021. ·
A imagem mostra a chamada de
TPI (Terra Preta de Índio), mostra o conhecimento desses povos da Amazônia
com a técnica de adubagem do solo com material orgânico: folhas, restos de
animais, carvão. ·
Para finalizar essa etapa
solicite divida a turma em dois grupos e delegue as seguintes atividades: 1.
Grupo 01 – Fará um desenho representando a Amazonia da
epoca do Paleolítico e contará como era a vida do homem em sintonia com a
natureza naquela época. 2.
Grupo 02 – Fará um desendo representando a atual
Amazônia e contará como é a relação do homem com a natureza nessa nossa atual
realidade. v O trabalho poderá ser utilizado
como uma das avaliações da unidade. |
RECURSOS UTILIZADOS:
( x ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos ( x )portfólio; ( x) imagens; ( x) google meet; ( X) google forms (x) computador (x) celular.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x
) Trabalho; ( x)Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
ANEXO:
Pré-História é o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita e que abrange milhões de anos.
Divisão da Pré-História
A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.
Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C. Para fim de estudo também se divide:
Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.);
Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);
Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).
Paleolítico é o período mais extenso da Pré-História da humanidade, compreendido entre seu surgimento, por volta de 4,4 milhões de anos, até 8000 a.C. Nessa época os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e da coleta de frutos, raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade. A baixa temperatura leva os grupos de hominídeos a se abrigar em cavernas e a construir habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos. Os instrumentos utilizados, a princípio eram de osso e madeira, depois, lascas de pedra e marfim. Fabricavam machados, facas e outros instrumentos pontiagudos. Uma descoberta importante nesse período foi domínio do fogo. Estimase que o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos, na África oriental. Com seu controle, os grupos passaram a se aquecer do frio, a cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite etc. Por volta de 30000 a.C., o Homo sapiens aperfeiçoou a técnica da caça e da pesca, inventou o arco e a flecha e criou a arte da pintura. Em torno de 18000 a.C. a Terra passou por transformações climáticas e geológicas. Essas transformações, que duraram milhares de anos, mudaram significativamente a vida animal e vegetal do planeta e alteraram a relação entre homem e natureza.
Atividades
1) Utilize um dicionário ou a internet para saber o qual a função do:
a) arqueólogos b) paleontólogos c) geólogos d) biólogos.
Atenção!!! Em cada uma das explicações cole uma imagem ou desenhe.
Por exemplo: Arqueólogo:estuda as sociedades passadas tendo em vista as marcas deixadas pelas mesmas na natureza. ...
2) Faça uma representação ilustrada e com diálogo do Período Paleolítico.
Passagem do Período Paleolítico para o Neolítico
Na Era Paleolítica, período da Pedra Lascada, os grupos humanos primitivos viviam da coleta de frutos e raízes, bem como da caça e da pesca para as quais utilizavam instrumentos rudimentares feitos de lascas de pedras, ossos e madeira. A diminuição dos recursos disponíveis, resultado de alterações climáticas, obrigava-os a deslocamentos constantes (nomadismo). Viviam em grutas e cavernas, copas de árvores e tendas feitas com galhos ou peles de animais. Deixaram nas cavernas pinturas e inscrições que registram seu cotidiano e suas crenças (arte rupestre). Com o fim da Era das Glaciações, há dez mil anos, a Terra começou a adquirir as suas características atuais. As regiões temperadas tornaram-se mais quentes e as mediterrâneas mais secas. Nas regiões temperadas da Europa surgiram as florestas. Migrações provocadas por alterações climáticas levaram ao povoamento da América e da Austrália. Estavam criadas as condições que deram origem à grande revolução da Pré-História - chamada por antropólogos de Revolução Agrícola ou Neolítica. Em volta de 7000 a.C. alguns grupos tornaram-se sedentários; pararam de vagar para procurar alimento, assentando-se. O homem começou o cultivo de cereais e a domesticação de ovelhas e gado, abandonando a vida de caçador e coletor. A descoberta do fogo, por exemplo, permitiu melhor aquecimento, defesa e alimentação, aumentando, assim, suas condições de sobrevivência. Os instrumentos ainda eram feitos de pedras ou ossos, mas passaram a ser polidos (Idade da Pedra Polida), tornando-se mais eficientes. Esta descoberta levou também ao aprimoramento das armas. Foi somente a partir do final do Neolítico (5.000-4.000 a.C.) que o homem passou a utilizar metais moles como o cobre, que podiam ser trabalhados a frio. O desenvolvimento agrícola modificou o modo de vida do ser humano, levando-o a buscar locais adequados para a agricultura, instalando ao seu redor comunidades. Esta transformação no estilo de viver disseminou a Revolução Neolítica (também chamada de Revolução Agrícola), beneficiada pela invenção do arado, instrumento responsável pelo aumento da produtividade agrícola. Fatores como água, solo fértil, proteção natural contra enchentes e a presença de materiais que poderiam ser usados para construção eram levados em consideração para a implantação de uma comunidade agrícola. As primeiras consequências da Revolução Agrícola foram: o crescimento demográfico e a organização político-social mais complexa à medida que a população crescia: surgimento dos clãs (grupos familiares - tribos) e surgimento de povoados que podem ser descritos como vilarejos ou cidades. Quando os agricultores passaram a produzir o suficiente para sustentar a comunidade, a divisão de trabalho entre os membros da comunidade tornou-se mais definida. Surgiram os artesãos, o escambo (troca de um objeto pelo outro) e o comércio. Nesse período, graças ao aprimoramento das técnicas de fundição registrou-se o aumento do uso de metais mais resistentes como o ferro. Como resultado, as armas foram sendo aperfeiçoadas levando, cada vez mais, a uma relação de dominação entre os homens. Aqueles que detinham melhores recursos conseguiam impor-se aos demais.
As mudanças nas sociedades primitivas ocorreram de maneira independente em diversas partes do mundo. Foram registradas inicialmente e de maneira mais significativa em sociedades do Oriente Próximo, China, América Central e Peru.
Fonte: Adaptado de https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/historia/historia_geral/a
ulas/os_periodos_da_prehistoria. Acesso em: 04 abril. 2021.
1) Após leitura do texto “Passagem do Período Paleolítico para o Neolítico” realize a palavracruzada a seguir:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021 |
Unidade Temática: HUMANISMOS,
RENASCIMENTOS E O NOVO MUNDO |
Objetos de Conhecimento: Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo;
Renascimentos artísticos e culturais; |
Ano/Série: 7ºano Período:
31/05 a 22/06/2021 Nº de Aulas: 04 |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Ciência e Tecnologia - Meio Ambiente (Educação Ambiental); Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) |
Tema Intecurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
Habilidades: (EF07HI04): Identificar as principais características dos Humanismos
e dos Renascimentos e analisar seus significados e influências além-mar,
presentes na atualidade |
·
Competência Geral da BNCC: ·
Conhecimento:Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. |
·
Competência Específica de História: Compreender
acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de
transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e
culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar,
posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. |
·
Competência Socioemocional: ·
Tomada de
decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais
de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de
uma sociedade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
· 1ª Momento – ( Aulas 1, 2): · (1ª aula) – Inicie essa etapa verificando o conhecimento prévio da turma através do conceito “clássico” para que o entendimento do objeto seja completo, apresentando a imagem e o vídeo da música uma partida de futebol, abaixo: · Após solicite que a turma responda as questões abaixo sobre o tema trabalhado: 1- O que é um clássico? 2- O que torna algo um clássico, como alguns jogos de futebol? 3- Por que o jogo entre Flamengo e Vasco é um clássico do futebol Carioca? 4- Quais são os elementos exaltados num clássico de futebol? 5- Que outros jogos de futebol são considerados clássicos? 6- Você conhece livros ou filmes que são considerados clássicos. Liste-os · Após socialização das respostas, esclareça o termo clássico e sua ligação com o Renascimento italiano – Utilize o pequeno texto abaixo para auxiliar na compreensão da turma:
“No fim da Idade Média, o comércio desenvolveu-se na Itália, beneficiada por suasituação geográfica, às margens do Mediterrâneo. Surge a burguesia, que, com dinheiro,patrocinava as artes. O interesse é pela produção da antiguidade clássica, pelas tradiçõesgrega e romana. É esse o contexto do período conhecido como renascimento. Como diz aorigem da palavra, o movimento renascentista fez ressurgir o interesse da Europa pela cultura e pelos valores da Antiguidade clássica. Textos latinos e gregos foram revisitados, eo homem renascentista deparou-se com o ideal do humanismo. Essa corrente depensamento colocava o homem como centro do universo.” file:///D:/Users/User/Downloads/1802109_7_ano___5_semana_01_0506%20(3).pdf · (2ª aula) – Inicie essa aula com a analise da imagem da pág.64. Outro clássico Romeu e Julieta. Após proponha leitura do texto “ A ideia de Modernidade” pág 65 e após a exibição do vídeo abaixo, para melhor compreensão do objeto de conhecimento: https://www.youtube.com/watch?v=REJPD77aCmM · Para fechar essa etapa solicite à turma que escreva em forma de poema suas percepções acerca de modernidade. Quais processos se sucederam para o mundo chegar a esse conceito e quais foram às vantagens e desvantagens da tão falada modernidade. Solicite também, a resolução da atividade da pág. 67. · 2ª Momento – ( Aulas 3 e 4): · (3ª aula) – Inicie essa aula socializando as questões propostas na aula anterior e com base nas respostas da turma, dê sequência ao tema “Renascimento” utilizando a imagem abaixo para melhor compreensão de o termo renascer: · Após utilize os pequenos textos abaixo e com auxilio do livro didático, nas páginas: 66 e 68 a 70, para iniciar o objeto de estudo, Renascimento – Também pode ser utilizado o Mapa mental, disponível no e-mail do grupo:
O que foi o Renascimento?
· Após explanação do objeto, divida a turma em dois grupos e solicite a seguinte atividade: Grupo 01: Apresentará sobre as fases do Renascimento (livro págs.: 71 a 74); Grupo 02: Apresentará sobre A Expansão do Renascimento ( livro págs.: 75 a 77). v As apresentações serão nas aulas 7 e 8. ·
(4ªaula )- Nessa
será trabalhado a Revolução Científica no Renascimento e para isso propõe-se
a leitura da página 77 e logo após leitura
da imagem abaixo: · Questione os alunos sobre os seguintes pontos a fim de promover esta etapa: 1. - A imagem é de um julgamento, ao centro está Giordano Bruno. 2. Vocês já ouviram falar deste personagem? Se sim, sabem a causa de seu julgamento? 3. - A quem é sugerida a autoria das “ideias perturbadoras” sobre a existência de outros planetas? 4. - Por que suas ideias seriam perturbadoras e teriam que ser reprimidas? · Espera-se, por meio da narração presente abaixo da imagem, que identifiquem a presença do nome “Bruno”. Explore seus comentários se limitando a dizer que ele entre outras questões afirmou sobre a existência de outros mundos sendo um grande pregador de ideias contestadas pela Igreja Católica. · Pergunte a turma o que significa a palavra “blasfêmia” e a palavra “heresia”. Se eles não as conhecerem peça que procurem no dicionário o que significam. Ressalte que uma pessoa nesta época da Renascença poderia ser acusada, denunciada por insultar Deus e o cristão batizado que não se arrependesse poderia ser condenado por cometer um pecado muito grave contra a fé cristã (heresia) e que Giordano Bruno foi um destes casos, um humanista condenado pelo Tribunal da Santa Inquisição. · Agora disponibilize o link abaixo para complementação da atividade:
|
· 3ª Momento – (Aulas 5 e 6): ·
(5ª e 6ªaula) – Socialize as respostas das questões
da aula anterior e após aprofunde sobre o Humanismo com apreciação do vídeo
abaixo e em seguida um texto de apoio para auxiliar na compreensão da turma –
Utilize o livro na página 69, caso seja necessário.
O que foi o Humanismo?
O Humanismo foi um
movimento literário de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Muitos
estudiosos nem o consideram como movimento literário por ele não possuir
características próprias, ou seja, esse período e suas produções carregavam
traços do movimento medieval em decadência (o Trovadorismo) e do movimento
moderno em ascensão (o Renascimento). Assim, é possível verificar, nas obras
literárias desse período, uma mescla do velho e do novo modo de pensar da
humanidade da época. Influências O Humanismo teve como
grande influência fatores sociais e econônomicos. Com a formação de uma
nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os
nobres e ganharam importância na sociedade. Além disso, com a expulsão dos camponeses
pelos senhores feudais, houve um período de muita fome e doenças, como a
Peste Negra, que matou um terço da população da Europa. Essa época foi marcada
também por um período político chamado Absolutismo, quando o poder,
anteriormente descentralizado nas mãos dos senhores feudais, passou para as
mãos dos reis. Outra influência
importante foi a queda da hegemonia da Igreja, a qual passou a ser criticada
inclusive por seus seguidores, fato que colaborou para uma visão
antropocêntrica em oposição ao teocentrismo, ou seja, o pensamento religioso,
que até então possuía uma visão teocêntrica (teos = Deus – estaria no centro
das preocupações humanas) deu lugar a uma visão antropocêntrica (anthropos =
homem – estaria no centro das realizações do universo humano Características
do movimento Teocentrismo x
Antropocentrismo; Separação entre a
música e a poesia; Cientificismo; Descrição da figura
humana (inclusive a mulher), suas expressões, detalhes e proporções; Descoberta da natureza,
dos campos, das florestas, das montanhas, considerados refúgios para as
mágoas do amor; Descentralização do
conhecimento, até então controlado pela Igreja Católica; Apoio aos valores
cristãos e medievais. → Principais
produções literárias Poesia humanista:
possuía as mesmas características das cantigas trovadorescas, mas houve uma
separação entre a música e a poesia, que passou a ser feita para ser
declamada nos palácios e ficou conhecida como poesia palaciana. Crônicas históricas:
tinham como objetivo relatar a vida dos reis por meio de documentos
históricos, por isso houve uma busca de rigor e objetividade, embora ainda se
atribuísse aos reis toda a iniciativa pelos feitos históricos. Novelas de cavalaria:
eram histórias ficcionais, de aventuras, em que os personagens demonstravam
heroísmo, lealdade e religiosidade. Textos teatrais: eram
divididos em autos ou farsas. Os autos eram peças curtas que representavam
cenas bíblicas. As farsas tratavam do cotidiano da sociedade da época e
possuíam comicidade exagerada ao retratar tipos e costumes sociais.
→ Principais autores Francesco Petrarca Dante Alighieri Giovanni Bocaccio Erasmo Roterdã Fernão Lopes Michel Montaigne Gil Vicente
Por Mariana Rigonatto Graduada em Letras ·
Para
finalizar essa etapa sugere as seguintes atividades: 1- Leitura das págs. 70 a 74 e após o seguinte
desafio: ·
Se eu fosse um Artista Renascentista ·
Desenvolver um texto, onde você se coloca no lugar de um Artista
Renascentista ·
Expor, o que desejam criar, caso tivessem as habilidades e materiais
necessários. ·
O texto não precisa ser feito dentro de um pensamento real, pode-se
usar aimaginação e a invenção ser fictícia. “Uma ponte rolante portátil, por
exemplo,”, seriauma invenção que resolveria o problema de pedestres para
atravessar em meio aotrânsito congestionado ou turbulento. ·
Se você fosse um Artista Renascentistao que tentaria construir? ·
Não se esqueça de desenhar sua invenção quando o texto ficar pronto
|
RECURSOS:( )
Resumo( x) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( )
Informativos.
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( x ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas ( ); ( ) Seminários;
( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( ) cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021 |
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Unidade Temática: O Mundo Contemporâneo; O Antigo Regime em crise. |
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Objetos de Conhecimento: Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos,
produtos e culturas. |
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Ano/Série: 8º ano Período: 31 /05/2021 a 22/06/2021 Nº de Aulas: 11 |
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TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Ciência e Tecnologia - Meio Ambiente (Educação Ambiental); Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) |
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Tema Intecurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
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Habilidades: (EF08HI03)Analisar
os impactos da Revolução Industrial, suas transformações tecnológicas na
produção e circulação de povos, produtos e culturas e na formação de
estruturas sociais desiguais evidenciando os movimentos sociais para a
conquista de direitos trabalhistas, a explosão do consumo e o processo do
crescimento urbano desordenado. |
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·
Competência Geral da BNCC: ·
Conhecimento:Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. |
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Competência Específica de História: Compreender
acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de
transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e
culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar,
posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. |
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Competência Socioemocional: ·
Tomada de
decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais
de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de
uma sociedade. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
· 1ª Momento – ( Aulas 1, 2 e 3) · (1ª e 2ª aula) – Inicie esse momento indagando a turma sobre o que sabem sobre o mundo do trabalho: 1- Quais membros da sua família trabalham? 2- O que é trabalhar em sua concepção? 3- Por que a maioria dos adultos trabalha? 4- E crianças e adolescentes? Podem trabalhar? Esclareça. · Após respostas e observar o que sabem sobre o tema, explore com os alunos o conceito de “mundos do trabalho” tal qual desenvolvido pelo historiador inglês Eric Hobsbawm. Sugerem-se alguns questionamentos: 1. Qual a importância do trabalho na organização do nosso mundo? 2. Hoje, a identidade das pessoas está ligada ao trabalho que elas
exercem? Cite exemplos. Ø
É importante que os estudantes sejam capazes de
perceber que o objetivo da aula é compreender que o trabalho é uma dimensão
fundamental da organização do mundo contemporâneo, pois a forma como ele está
organizada – suas ferramentas, saberes etc. – estrutura a nossa inserção no
mundo e a própria cultura dos trabalhadores. ·
Apresente ao estudante a reportagem da BBC
Brasil sobre
os efeitos da automação do trabalho nas taxas de desemprego no tempo
presente. Um print da manchete e de um trecho da matéria está disponível no
link: https://nova-escola-
producao.s3.amazonaws.com/Wuu3UYbackwf5KagJbd2ZAqVZvJSF9USbK3Gwx7vrh7vAjpjbhwNqW2sTA4Z/his8-03und02--robos-x-empregos.pdf
· Solicite a turma que identifique e leia as informações básicas sobre a fonte – Sugere-se que um aluno seja escolhido para a leitura: · Seu ano de publicação (2014), · O título da reportagem ("Robôs x empregos: a automação vai fechar mais vagas do que criar"), · O autor do texto e sua formação (Rob Crossley, especialista em tecnologia), · Onde ela foi publicada (site da BBC Brasil). · Depois, passe para a mediação da interpretação coletiva da fonte. A intenção geral é discutir os impactos que a invenção de novas máquinas traz para o cotidiano dos trabalhadores do século XXI, ou seja, do tempo presente. Para isso, questione: · Vocês conhecem alguma máquina que substitui o trabalho de um ser humano? · As máquinas podem facilitar as atividades cotidianas? · O que pode acontecer caso vivamos num mundo que substitua a maior parte do trabalho feito por humanos? · Vocês conhecem alguma profissão que está sendo extinta graças ao aparecimento de máquinas? Ø Na discussão, é
possível que os alunos se recordem de máquinas que recebem pagamentos nos
estacionamentos, de caixas eletrônicos dos bancos ou de catracas eletrônicas
no transporte público. Eles podem se lembrar também de eletrodomésticos,
carros, computadores. Na medida em que for mediando o debate, insira a
dimensão histórica do problema. Uma estratégia pode ser questionar aos
estudantes se sempre foi assim ou se este fenômeno é recente, levando a
perceber que há uma dimensão temporal para o problema.
Como adequar à sua realidade: É possível
apresentar aos estudantes alguma reportagem sobre o mesmo processo de
mecanização do trabalho que acontece na cidade da escola ou em alguma região
próxima
Ø Neste momento
esclareça a turma que o mundo do trabalho e suas problemáticas se configurou
da forma que enxergamos e vivemos hoje, através da Revolução Industrial e da
consolidação do capitalismo – Sugere-se o vídeo abaixo para apresentação do
objeto: https://www.youtube.com/watch?v=ErTIvv8NhDc - O livro pode auxiliar nesse momento, nas
págs.: 32 e 32. Ø Para finalizar
esse momento solicite que a turma construa um desenho interligando a
Revolução Industrial ao mundo do trabalho. Ø
( 3ª aula) - Nesse
momento apresente ao estudante as imagens abaixo:
Máquina de fiar
impulsionada por força hidráulica, inventada por Richard Arkwright (1769):
Locomotiva a vapor,
inventada por Richard Trevenick (1804): Máquina usada para
cobrir fios com seda e algodão para fins elétricos, inventada por W. T.
Henley (1837): Ø Peça ao estudante que analise as imagens cada fonte possui uma imagem de um maquinário criado entre os séculos XVIII e XIX; uma legenda descritiva, com dados breves sobre a máquina; e uma ficha de análise, a ser completada pelo Estudante – Para auxiliar na compreensão e aprendizagem, utilize também a página 34 do livro didático.
Ø
Para auxiliá-los no preenchimento das fichas, você
pode fazer perguntas como: ·
Antes da invenção desta
máquina, esta atividade era feita manualmente? ·
Esta atividade era feita no
ambiente doméstico ou nas fábricas? ·
É mais rápido produzir com
essa máquina? ·
Se sim, isso significaria
mais ganho econômico ou aumento da produção de algum outro produto? OBS: Você pode, se quiser já entregar as fichas prontas
para ao estudante, sem que ele visite os links disponíveis acima, até mesmo
se quiser acrescentar informações ou tirar alguma que achar pertinente.
Ø Possibilidades de respostas para as
perguntas presentes nas fichas de análise podem ser acessadas no link: · Solicite a turma que leia o trecho do texto (anexo): “Os operários e as máquinas na França durante a primeira metade do século XIX”, por Michelle Perrot (1988). Ø Após a leitura do texto, questione: · Segunda a autora, a que os trabalhadores que resistiam às máquinas se opunham? Por quê? · Levantem hipóteses: por que os trabalhadores distinguiam os diferentes tipos de máquina? · Todos os trabalhadores concordavam com a ação política de quebrar as máquinas, de acordo com a autora? · Quais setores econômicos tiveram mais ações dos trabalhadores contra as máquinas? · Por que setores da economia em que havia maior tradição de trabalho manual, como o têxtil, tiveram maior número de ações contra as máquinas? ·
No texto, os estudantes podem identificar os setores
econômicos em que houve maior atuação dos trabalhadores: têxtil, gráfico,
madeira, papel. Por fim, espera-se que os alunos consigam perceber a relação
entre a existência de modos tradicionais de produção manual consolidados e a
maior frequência de ações contra as máquinas na medida em que elas afetavam a
lógica da produção.
Ø Como sugestão para finalizar o objeto de conhecimento, sugere-se montar um mural para sistematizar o tema, ou até mesmo uma linha do tempo. · Quando os estudantes finalizarem a análise das fontes, relacionando as invenções ao seu contexto e às mudanças trazidas pela Revolução Industrial nos mundos do trabalho, diga à turma que eles irão montar uma pequena exposição em que eles contarão parte da História da Revolução Industrial por meio das máquinas. · Além das imagens das máquinas e das tabelas de análise preenchidas, partes selecionadas do trecho de Michelle Perrot, discutido na parte inicial da aula, servirá como referência a ser incorporada à exposição. · O professor levantará questões sobre a organização da exposição, chamando a atenção para o fato de que será preciso tomar decisões coletivas. Por exemplo: Ø As imagens serão dispostas em ordem cronológica de invenção ou agrupadas por tipo de máquina? Ø Onde serão incorporadas as reações dos trabalhadores ao uso destas máquinas? · Quando a exposição estiver pronta, peça ao estudante que apresente para a turma as respostas que deram para as perguntas referentes às máquinas e ao mundo do trabalho industrial – O trabalho será apresentado na ultima semana de junho, quando já estiver concluído o trabalho com todos os objetos do tema. v Sugerir que a turma já aprecie o filme compactado “Tempos Modernos” – versão para escola, para trabalhar nas próximas aulas disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=zMxygXggWLc · 2ª Momento – (Aulas 4, 5 e 6) ·
(4ª ,5ª e 6ºaula) –
Inicie esse momento trabalhando o filme “Tempos Modernos” – Propõe-se
as sugestões abaixo: Sugestões para
questionamentos sobre o filme Tempos Modernos: 1 - Contextualização. Para a perfeita compreensão do filme, é necessário
contextualizá-lo com os alunos. Época da filmagem X contexto social X
condições técnicas de filmagem. 2- Impacto da revolução industrial. É possível retratar o impacto da revolução industrial com seus processos mecânicos que otimizaram a produção e os lucros, mas promoveram igualmente o desemprego. Enfoque a cena em que Chaplin fica parafusando as coisas, mesmo em horário de descanso e quando "parafusa" os botões da saia da secretária, e a cena antológica em que ele é "engolido" pelas engrenagens da fábrica. 4- Substituição homem x máquina. Questione os seus alunos se esta substituição do homem pela máquina ainda acontece nos dias atuais e como isso acontece. 5- A Televisão. Em alguns momentos, o diretor da empresa se comunica por uma tela de TV. Converse com seus alunos sobre esse tipo de liderança e também faça um link com nossa realidade onde precisamos nos comunicar através da tela do celular ou computador. 6 - A Tecnologia. Uma temática bem atual, as tecnologias contemporâneas,
pode ser abordada por meio da análise da máquina de refeições. Coisas simples
devem ser substituídas por recursos
tecnológicos? Onde a tecnologia é necessária? 7- Movimentos
sociais. Promova uma análise dos movimentos sociais dos trabalhadores como greves e passeatas. Analise com os alunos a prisão injusta de Chaplin por estar apenas segurando a bandeira do manifesto. Como estes movimentos sociais são vistos pela sociedade contemporânea? 8- Questionamento. Questione seu grupo: por que Chaplin insiste em voltar para cadeia? 9- Diferenças sociais. O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Converse com seus alunos sobre como isso é mostrado e que outras situações do filme também abordam a mesma temática. ·
Após trabalhar as questões propostas pelo filme
sugere-se atividade sobre o filme (disponível no e-mail do grupo) - Utilize as páginas 36 a 38 como apoio
didático para sistematização do conhecimento. ·
Proponha as atividades do livro da pág. 39 a 41 para
finalização desse momento.
· 3ª Momento – (Aulas 7, 8 e 9) ·
(7ª e 8ºaula) –Depois da discussão sobre o
objeto do conhecimento (RevoluçãoIndustrial), apresente as imagens abaixo
para o estudante refletir sobre os impactos das Revoluções Industriais causados
ao meio ambiente.
Fontes das imagens: Tartaruga: https://novaescola.org.br/conteudo/12164/estamos-criando-um-oceano-de-plastico
Lixo
carro: https://unsplash.com/photos/XJg0Nwv0f88 Bento
Rodrigues:
·
Após analise das imagens,
questione a turma: 1. Como a atividade
Industrial pode impactar o meio ambiente? 2. Pergunte se há
casos reais de poluição provocados pela indústria ou por seus produtos no
bairro em que moram e como isto poderia ser evitado. 3. Você já ouviu
falar em desenvolvimento sustentável? ·
Agora apresente as frases abaixo sobre desenvolvimento
sustentável, e solicite a turma a produção de um pequeno texto sobre o
conceito de sustentabilidade:
“Trate bem a Terra. Ela não lhe foi dada pelos seus
pais. Foi-lhe emprestada por seus filhos.” Fonte: http://epocanegocios.globo.com “Semear ideias
ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro
fértil e consciente”. Fonte:
www.pensador.com “Todas as flores do
futuro estão contidas na semente do hoje” Provérbio chinês. Fonte:
www.oeco.org.br “Sustentabilidade é o
caminho para garantir a viabilidade das empresas no futuro”. Fonte: http://epocanegocios.globo.com
·
(9ºaula ) -
Continuar com a discussão Revolução Industrial trazendo a Era tecnológica
(Explicar mostrando ao estudante que a partir deste período a degradação do
meio ambiente aumentou consideravelmente fazendo com que o homem destrua a
natureza em beneficio a ele próprio e a busca desesperada pelo lucro,
surgindo então a algumas décadas atrás a preocupação de se proteger o meio
ambiente trazendo à tona o tema aquecimento global e o desenvolvimento
sustentável). Ø Mostre as charges abaixo:
Ø Peça ao estudante que
produza um pequeno texto a partir das charges: v
Sugestão:
Trabalhar com o filme AVATAR - “O filme tem o grande mérito de focar com
competência na questão ecológica e o faz em duas frentes: no visual
exuberante do mundo de Pandora e na conexão mística de seu povo, os Na´vi,
com a Natureza”, afirma, segundo Kelmer, uma das mensagens do filme é que
somente nos entendendo como um povo só, o Povo da Terra, que poderemos cuidar
devidamente da Terra e de nós mesmos. Enquanto formos vários povos, vários
países e várias religiões, não alcançaremos a visão do todo”. fonte:http://www.iparaiba.com.br/noticias,173916,33,filme+avatar+e+tema+de+palestra+em+encontro+de+cinema.html
Ø Sugererir
aos alunos que descrevam as características das duas sociedades que se
apresentam no filme, qual era o objetivo de cada uma e como elas tratam o
meio ambiente, o que é comum e o que é divergente entre as duas. Ø Atividades
das páginas 42 e 43 – Proposta integrada a Ciências e o tema Intecurricular. v As aulas 10 e 11 serão usadas para apresentação da pequena exposição em que eles da História da Revolução Industrial por meio das máquinas. ü O plano é flexível e a ordem pode ser alterada de acordo sua necessidade, assim como as atividades. |
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OBS: |
RECURSOS:
( x ) Resumo( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( x ) Vídeo;(
) Computador;( ) Jogos;( X ) livro didático para ajudar nas resoluções das
atividades. ;( x )
Informativos.
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas( )
Seminários; ( ) Apresentação
oral;( x ) Observação do desempenho do
aluno;( ) cartaz;(
) Debate; ( ) Relatórios;(
) avaliação escrita;( x) Avaliação da
participação;
Anexo:
Para você saber mais:
HOBSBAWM, Eric. Mundos do trabalho: novos estudos
sobre história operária. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
Trecho do texto
“Os operários e as máquinas na França durante
a primeira metade do século XIX” , por Michelle Perrot (1988)
“A resistência francesa à maquinaria, embora
menos espetacular do que na Grã-Bretanha, foi mais importante do que se costuma
crer, desde que não se considerem exclusivamente suas formas mais violentas (o
luddismo), mas examinem-se também as vias mais difusas pelas quais se afirma,
principalmente por parte dos trabalhadores em domicílio, uma oposição mais
global à industrialização. Essa resistência não é espontânea nem cega: muitas
vezes organizada, ela é modulada, seletiva; distingue entre os diversos tipos
de máquinas. Não caberia identificá-la como uma recusa sistemática ao progresso
técnico. E existe ainda uma diferença de posições e atitudes entre os operários
que trabalham nas máquinas e os operários que as produzem. Os operários
mecânicos certamente contribuíram para a difusão de novos valores. Entre o
final do século XVIII e meados do século XIX, inúmeros incidentes marcaram a
oposição dos trabalhadores francesas às máquinas. [...] Sob o ângulo
industrial, pode-se notar o predomínio esmagador do setor têxtil, chave dessa
primeira revolução industrial, e depois do final do século XVIII a
preponderância da lã e da seda, ramos antigos da tradição manual, para os quais
se trata de uma autêntica mutação. [...] Os setores de preparação de
matérias-primas e acabamento de tecidos, os mais afetados pelas novas técnicas
que visam justamente eliminar os 'privilégios' dos operários, estão na frente
do combate. Mas o ramo gráfico, as indústrias de confecções (alfaiates,
chapeleiros, fabricantes de xales), as indústrias de madeira e papel pintado
passam por inúmeras contestações. As indústrias leves de bens de consumo – as
primeiras a serem mecanizadas – ocupam quase que totalmente o cenário.
" PERROT, Michelle. Os
excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. 7ª ed. São Paulo:
Paz e Terra, 2017 [1988], p. 21-24. Glossário Luddismo: Movimento de
trabalhadores inglesas no início do século XIX que tinha como principal ação a
destruição de máquinas em protestos contra a industrialização e seus efeitos
para o trabalhador. Difusas: Espalhadas, imprecisas, indefinidas. Domicílio:
Casa, residência.
Para você saber mais:
Podcast Fronteiras no tempo –
Episódio 7: Revolução Industrial. Disponível em: <https://fronteirasnotempo.com/ep7-mundo-do-trabalho/>.
Acesso em: 7 de fev. 2019.
Fontes ludistas apud THOMPSON,
E. P. A formação da classe operária inglesa. São Paulo: Paz e Terra, 1987, vol.
III, p. 126-133. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/LUDISTAS.PDF>. Acesso em: 7 de fev. 2019.
Mapa do ludismo na Inglaterra. Sem autor. Disponível
em: <http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/luddmap.JPG>. Acesso em: 7 de fev. 2019.
Para você saber mais:
As consequências
da Revolução Industrial: o mundo material. BBC. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dYLNQyeDMwg>.
Acesso em: 7 de fev. 2019.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021 |
Unidade Temática: O Nascimento da República no Brasil e os processos
históricos até a metade do século XX. |
Objetos de Conhecimento: O período varguista e suas contradições; A emergência da vida
urbana e a segregação espacial; O trabalhismo e seu protagonismo político.
|
Ano/Série: 9º ano
Período:
01/06 a 22/06/2021 Nº de Aulas: 11 |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Ciência e Tecnologia - Meio Ambiente (Educação Ambiental); Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) |
Tema Intecurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
Habilidades:
|
·
Competência Específica de História: 3- Elaborar
questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos,
interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes
linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos, a cooperação e o respeito. ·
Competência Socioemocional: Tomada de decisão responsável:
Preconizam as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as
normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA · 1ª Etapa: (aulas 1, 2e 3) · (1ª e 2ª aula) – Inicie esse momento indagando a turma sobre o que sabem sobre o mundo do trabalho utilizando as questões abaixo: 1- Quais membros da sua família trabalham? 2- O que é trabalhar em sua concepção? 3- Por que a maioria dos adultos trabalha? 4- Você sabe o que são Leis trabalhistas e como e por que surgiram? ·
Após ouvir as possíveis respostas da turma faça inferências sobre as
questões do mundo do trabalho e relembre-os de como se deu essa linha do
tempo (menção a Revolução Industrial e
as fabricas; ao êxodo rural e a consolidação do capitalismo). O objetivo
da aula é que ao final da mesma os alunos percebam que durante a Era Vargas (Apresente a figura de Vargas – usando a
imagem do slide Era Vargas, disponível no e-mail do grupo) houve muitos
avanços e retrocessos, pois ao passo que se consolidaram direitos, como os
trabalhistas advindos da CLT, ao mesmo tempo nesse segmento, os sindicatos
passaram a receber um maior controle estatal; nesse sentido, o período
varguista foi marcado por progresso e desenvolvimento, mas em contrapartida
foram criados mecanismos de controle e repressão da população. Por isso a
figura de Getúlio Vargas é emblemática até os dias de hoje, pois muitos lhe
consideram um presidente amigo das massas, pai dos pobres como era geralmente
conhecido e outros lhe consideram amigo das elites oligárquicas (lembre a turma o conceito de
oligarquias) e que governou a serviço delas.
·
Nessa aula você pode utilizar os
slides do 01 ao 16 para apresentar o Presidente Getulio Vargas e o inicio da
sua trajetória governista – Esse slide ajudará nas questões da Revolução
Industrial, das Oligarquias e no esclarecimento de um governo populista. ü Para a aula seguinte solicite as
atividades das páginas 55 e 56 do livro didático · (3ª aula) – Inicie a aula socializando as respostas das questões anteriores e utilize-se das respostas para esclarecer mais alguns aspectos da Era Vargas. Para isso utilize o livro nas páginas 42 a 49 e/ou slides 17 ao 42 – Professor pode utilizar os slides a turma acompanhar com o livro para esclarecimento de algumas possíveis duvidas. · Para fechar essa etapa solicite as atividades do livro da página 51 e sugira que apreciem o vídeo abaixo para sistematização do conhecimento: (117) Histórias do Brasil - A Revolução de 30 - YouTube · 2ª Etapa: (aulas 4,5 e 6) · (4ª e 5ª aula) Inicie essa aula com o video disponível no link abaixo. Nesse momento a turma já poderá entender a influencia do governo populista de Vargas na criação das Leis trabalhistas: · https://www.youtube.com/watch?v=UyURUcnYHbY · Após utilize as imagens abaixo - As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas. Esclareça a turma que, Getúlio Vargas foi presidente
primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do
Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a
1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como
Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de
agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de
Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara
divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários - utilize o livro nas páginas 50,52 a 54 para
auxiliar nesse esclarecimento. Ø Apresente a primeira imagem e lance
os questionamentos: Ø Que tipo de manifestação social a
imagem representa? Ø O que aparece escrito em seus
cartazes? Ø Por que será as pessoas da
manifestação desejam Getúlio Vargas? Ø Por que num dos cartazes há a
menção de que Vargas era o candidato dos operários? Imagem 1: Fonte:
CPDOC/FGV. Comício queremista no Largo do Carioca. Rio de Janeiro: 1945.
Disponível em:
<https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>.
Acesso em: 19 abr. 2019.
Ø Em seguida, apresente a segunda
imagem e questione: 1. Que tipo de manifestação social a
imagem representa? 2. O que aparece escrito na faixa? 3. Por que será as pessoas da
manifestação desejam o fim do período getulista?
Imagem 2: Fonte: CPDOC/FGV. Manifestação
anti-getulista realizada na Praça da Sé. São Paulo: 1945. Disponível em:
<https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/OBrasilNaGuerra>.
Acesso em: 19 abr. 2019.
·
As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns
dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte
textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas.
·
Texto 1:
·
AVANÇOS DO PERÍODO VARGUISTA
●
Criação da CLT
(Consolidação das Leis do Trabalho); ●
Criação de
diversas empresas estatais (Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica
Nacional, Hidrelétrica do Vale do São Francisco); ●
Valorização do
patrimônio nacional através da criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional); ●
Regulamentação
do voto feminino; ●
Estabelecimento
do ensino primário gratuito; ●
Crescimento de
125% da indústria entre os anos de 1929 e 1939. REFERÊNCIAS: BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História: Das origens do
homem à era digital (9° ano). São Paulo: Moderna, p. 152-168, 2011.
RETROCESSOS DO PERÍODO VARGUISTA
●
A CLT não contemplou os trabalhadores rurais; ●
Promulgação da Lei de Sindicalização que atrelou os sindicatos ao
Estado; ●
Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que censurava os
meios de comunicação; ●
Proibição do direito à greve dos trabalhadores; ●
Obrigatoriedade da veiculação de propagandas a favor do governo nas
emissoras; ●
Dissolução do Congresso Nacional; ●
Extinção dos partidos políticos; ●
Suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais. ●
Criação da Delegacia Especial de Segurança Política e Social (DESPS),
que perseguia opositores do regime. REFERÊNCIAS: BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar
História: Das origens do homem à era digital (9° ano). São Paulo: Moderna, p.
152-168, 2011
“Vargas, durante essa longa trajetória, foi sendo
identificado, tanto por suas
surpreendentes qualidades de estadista – coragem, sabedoria, ousadia –, como
por suas características de "homem comum" – simpatia, malandrice,
simplicidade –, facetas que o aproximavam ao mesmo tempo dos grandes líderes
de seu tempo e do povo brasileiro, o "seu" povo. Ficou conhecido
como o "pai dos pobres", o protetor dos trabalhadores, mas também
como o presidente em cujo governo trabalhadores foram presos, torturados e
até mortos. ” Fonte: GOMES, Angela
de Castro. O mito Vargas. CPDOC/FGV. Disponível em:
<https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>.
Acesso em: 19 abr. 2019.
· 3ª Etapa: (aulas 7,8 e 9)
https://www.youtube.com/watch?v=XV7ZA6tkzoA
v Grupo 01- Farão uma linha de defesa
do Governo Vargas – defendendo seu modelo de governo e justificando as razões
da defesa – Pode utilizar o vídeo da carta de suicídio como base; v Grupo 02- Farão uma linha de
acusação ao Governo Vargas – Condenando seu modelo de governo e justificando
as razões – Pode utilizar seu apoio ao Regime Fascista Alemão e Italiano como
base.
· 4ª Etapa: (aulas 10 e 11)
A Era Vargas
No ano de 1930,
ocorrem grandes mudanças no Brasil. O presidente Washington Luís foi deposto
por uma revolução liderada por Getúlio Vargas, que pôs fim à República Velha
e deu início à chamada Era Vargas. A campanha eleitoral para a sucessão do
presidente Washington Luís provocou a divisão da oligarquia dominante e foi o
estopim da revolução que derrubou a República Velha. Washington Luís, ligado
à oligarquia de São Paulo, indicou como sucessor o paulista Júlio Prestes,
que garantiria a continuidade da política de valorização do café. Os
mineiros, que esperavam a indicação de Antônio Carlos, presidente de Minas
Gerais (na época, o dirigente do Estado não se chamava governador, mas sim
presidente), romperam sua aliança com São Paulo. E, com o Rio Grande do Sul e
a Paraíba, criaram um novo partido, a Aliança Liberal, que lançou a
candidatura de Getúlio Vargas, ex-ministro da Fazenda e presidente do Rio
Grande do Sul. O candidato a vice-presidente era o paraibano João Pessoa. A
Aliança Liberal concentrou suas forças nos grandes centros urbanos, buscando,
assim, a adesão da burguesia industrial, do operariado e dos líderes
tenentistas. Em março de 1930, Júlio Prestes foi declarado vencedor das
eleições, mas a ala mais radical da oposição, alegando fraude eleitoral,
iniciou a organização de um movimento para derrubar Washington Luís. Em julho
do mesmo ano, o assassinato de João Pessoa, no Recife, contribuiu para dar
mais força à oposição. Tropas do Rio Grande do Sul marcharam em direção ao
Rio de Janeiro. No Nordeste, a rebelião teve à frente Juarez Távora. O
presidente Washington Luís foi deposto (24 de outubro). Formou-se uma junta
militar (Tasso Fragoso, Mena Barreto e Isaías de Noronha), e, no dia 3 de
novembro, Getúlio Vargas assumiu o poder. Era Vargas - No
decorrer dos quinze anos em que governou o Brasil, Getúlio foi chefe do
Governo Provisório (1930-1934); presidente eleito por via indireta de um
governo constitucional (1934-1937) e ditador no Estado Novo (1937-1945).
Governo Provisório
(1934 a 1937) Teve como objetivo
reorganizar a vida política do país. Neste período, o presidente Getúlio
Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos
legislativos (federal, estadual e municipal). Diante da importância
que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros
anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais
cargos do governo e por esta razão foram designados representantes do governo
para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade
anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional. Esta medida
consolidou-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os militares
interventores. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas concentrou-se
em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e
um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar
contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a
elaboração de uma Assembleia Constituinte. A partir desse movimento, teve
origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932. Mesmo derrotando as
forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a Constituinte. No
processo eleitoral, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas, as
principais figuras militares do governo perderam espaço político e, em 1934
uma nova constituição foi promulgada. A Carta de 1934 deu
maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as
bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o
voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso,
Vargas garantiu mais um mandato. Governo
Constitucional (1934 – 1937) Nesse segundo mandato,
conhecido como Governo Constitucional, a altercação política se deu em volta
de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e preceitos
político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –,
defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático,
representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma
agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de
classes. A ANL aproveitando-se
desse espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do
comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de
Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas
dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro
(RJ) e Recife (PE). Devido à falha de articulação e adesão de
outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo
governo. Getúlio Vargas, no
entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a
experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio
para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus
oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Mediante a “ameaça
comunista”, Getúlio Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que
deveria acontecer em 1937. Anunciando outra calamitosa tentativa de golpe
comunista, conhecida como Plano Cohen, Getúlio Vargas anulou a constituição
de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou
a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo. Estado
Novo (1937 – 1945) No dia 10 de novembro
de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas o
Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do
Brasil. Sob o pretexto da
existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas
fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que
ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na
Constituição da Polônia, de tendência fascista. O Golpe de Getúlio
Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da
sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo reforçava sua
propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade preparando-a
para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava. A
partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação,
reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos,
adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política
trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho),
publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor
atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da
Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo
descanso semanal remunerado. O principal
acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na Segunda
Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato este, responsável pela grande
contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e possuía
uma política semelhante à alemã. A derrota das nações nazi fascistas
foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de Vargas.
Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo foi
obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais,
que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o
general Eurico Gaspar Dutra. Chegava ao fim a Era
Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência
pelo voto popular. http://professordanielrochajunior.blogspot.com/2015/10/texto-e-atividades-sobre-era-vargas.html
Atividades
01. No ano de 1930,
ocorre uma grande mudança na História do Brasil. Explique essa mudança: 02. Comente as três
fases do governo Vargas: 03. Analise a
frase, “com a dissolução do Congresso Nacional, das Assembleias Estaduais e
das Câmaras Municipais, interventores foram nomeados para os Estados, com
amplos poderes,” e responda se o governo provisório de Vargas era democrático
ou não e justifique sua resposta: 04. Cite algumas
leis trabalhistas criadas logo após a Revolução de 1930: |
REFERÊNCIAS: |
RECURSOS:
(
) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( x) Computador;( x ) Jogos;
( x ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( x ) Trabalho; ( x)Resolução
de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( x )
Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( )
cartaz;
( x ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da participação;
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