Atividades de História para a sala virtual -6 º ano


Atividades de História para 6º ano 30/03/2020

01- Qual a importância da História para as nossas vidas?
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02- Defina História.
R.:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________
 03- Explique o que é fonte histórica e sua importância para a construção da História:
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04- Explique em que momento do trabalho desenvolvido sobre as tecnologias você utilizou fonte histórica? Quais foram elas?
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05-  Qual a função do calendário em nosso dia-dia? Cite dois tipos de calendários que você conhece.
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta. R.: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07- Explique a semelhança do trabalho de um historiador e de um detetive?
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08- Explique de que forma a tecnologia pode auxiliar no trabalho do historiador:
R.: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sugestão de  atividades - HISTÓRIA-PROFª LINDAMARIS]

 09/04/2020

ATIVIDADE: ASSISTA O VÍDEO SOBRE MUSEU E RESPONDA NO CADERNO, NÃO ESQUEÇA DO CABEÇALHO E DATA:

1-      O QUE É UM MUSEU?
2-      QUE TIPO DE MUSEU É ESTE DO VÍDEO?
3-      QUAL LOCAL DESTE MUDEU?
4-      QUAIS OS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE PETRÓLEO MOSTRADO NO VÍDEO?
5-      O QUE MAIS VOCÊ ACHOU INTERESSE NESTE MUSEU?



NOME ___________________________________________________ nº _______ SÉRIE: 6º ano MATÉRIA: HISTÓRIA Profª M.s. Iolamárcia Quinto 

1) História é a ciência que: a) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade; b) se fundamenta unicamente em documentos escritos; c) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra; d) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou. e) estuda os acontecimentos do futuro para entender o presente. Justificativa: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 
2) Recordando tudo aquilo que abaixo está correta em relação a aprendemos referente à função da História, qual das alternativas quem faz a História? a) Os reis e príncipes. b) Os trabalhadores e os pobres. c) Pessoas comuns como eu, você e a diretora. d) Presidentes, bispos e empresários. e) Todas as alternativas anteriores estão corretas. Justificativa: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 
3) Com relação às fontes históricas, considere os trechos a seguir: I- É a maneira que permite ao historiador estudar e conhecer o passado. II- As fontes orais: entrevistas, os relatos, os contos, as lendas, etc. não são considerados válidos como fontes históricas. III- Podemos dizer que fontes históricas são registros ou vestígios deixados pelo homem ao longo da historia da humanidade. Os itens corretos são: a) I, II e III. b) somente I e II. c) somente I. d) somente II. e) somente a III. Justificativa: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 
 4) Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos e depois marque a opção correta. Exemplos de fontes históricas: 1- Fontes escritas 2- Fontes visuais 3- Fontes materiais 4- Fontes orais ( ( ( ( ) jornais ) brinquedos ) fotos ) gravações a)1, 3, 4 e 2. b) 1, 2, 3 e 4. c) 3, 1, 4 e 2. d) 4, 2, 1 e 3. e) 1, 3, 2 e 4. Justificativa: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 
5) Leia o texto abaixo, depois responda à pergunta: Os idosos Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo. Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história. Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte: a) oral. b) textual. c) visual. d) mídia interativa. e) material. Justificativa: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
 6) Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas? a) Diários, jornais e leis. b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento. c) Revistas, livros e vestimentas. d) Brinquedos, documentos e móveis. e) Cartões-postais, fósseis e lendas. Justificativa: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 
7) Leia o texto abaixo e marque a única opção CORRETA de acordo com o que se pede. As novas fontes A história nova ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a história [...] fundada essencialmente nos textos, no documento escrito, por uma história baseada numa multiplicação de documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva de preços, uma fotografia, um filme ou, para um passado mais distante, um pólen fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, documentos de primeira ordem. LE GOFF, Jaques. “A história nova”. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p.28. O historiador utiliza, em seu trabalho, fontes escritas, visuais, orais e materiais. São exemplos de fontes visuais: a) letras de músicas, poemas, contratos, documentos oficiais; b) relatos falados que passam de uma pessoa a outra; c) desenhos, esculturas, pinturas, fotografias; d) músicas e ritmos próprios da cultura de um povo de uma determinada época. e) jornais, revistas e agendas. Justificativa: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 
8) Escreva em algarismos romanos os séculos seguintes e depois marque a alternativa com a ordem correta: 15 - ______ 18 - ______ 20 -______ 7 - ______ 14 
a) Séculos XV, XVII, XX, XII e IV. 
b) Séculos XVI, XX, XVI, VII e VII. 
c) Séculos XV, XVIII, XX, VII e XIV. 
d) Séculos XIV, XIX, VIII, III e I.
 e) Séculos XVII, XVII, VIII, XIII e IV. 
Justificativa: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário