Atividades de História para 6º ano 30/03/2020
01-
Qual a importância da História para as nossas vidas?
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02-
Defina História.
R.:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________
03- Explique o que é fonte histórica e sua
importância para a construção da História:
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04-
Explique em que momento do trabalho desenvolvido sobre as tecnologias você
utilizou fonte histórica? Quais foram elas?
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05-
Qual a função do calendário em nosso
dia-dia? Cite dois tipos de calendários que você conhece.
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06-
Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta. R.:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07-
Explique a semelhança do trabalho de um historiador e de um detetive?
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08-
Explique de que forma a tecnologia pode auxiliar no trabalho do historiador:
R.:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sugestão de atividades - HISTÓRIA-PROFª
LINDAMARIS]
ATIVIDADE: ASSISTA O VÍDEO SOBRE MUSEU E RESPONDA NO
CADERNO, NÃO ESQUEÇA DO CABEÇALHO E DATA:
1-
O QUE É UM MUSEU?
2-
QUE TIPO DE MUSEU É ESTE DO VÍDEO?
3-
QUAL LOCAL DESTE MUDEU?
4-
QUAIS OS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE PETRÓLEO
MOSTRADO NO VÍDEO?
5-
O QUE MAIS VOCÊ ACHOU INTERESSE NESTE MUSEU?
NOME ___________________________________________________ nº _______
SÉRIE: 6º ano
MATÉRIA: HISTÓRIA Profª M.s. Iolamárcia Quinto
1) História é a ciência que:
a) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
d) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou.
e) estuda os acontecimentos do futuro para entender o presente.
Justificativa:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
2) Recordando tudo aquilo que
abaixo está correta em relação a
aprendemos referente à função da História, qual das alternativas
quem faz a História?
a) Os reis e príncipes.
b) Os trabalhadores e os pobres.
c) Pessoas comuns como eu, você e a diretora.
d) Presidentes, bispos e empresários.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Justificativa:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
3) Com relação às fontes históricas, considere os trechos a seguir:
I- É a maneira que permite ao historiador estudar e conhecer o passado.
II- As fontes orais: entrevistas, os relatos, os contos, as lendas, etc. não são considerados válidos
como fontes históricas.
III- Podemos dizer que fontes históricas são registros ou vestígios deixados pelo homem ao longo
da historia da humanidade.
Os itens corretos são:
a) I, II e III.
b) somente I e II.
c) somente I.
d) somente II.
e) somente a III.
Justificativa:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
4) Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos e depois marque a opção correta.
Exemplos de fontes históricas:
1- Fontes escritas
2- Fontes visuais
3- Fontes materiais
4- Fontes orais
(
(
(
(
) jornais
) brinquedos
) fotos
) gravações
a)1, 3, 4 e 2.
b) 1, 2, 3 e 4.
c) 3, 1, 4 e 2.
d) 4, 2, 1 e 3.
e) 1, 3, 2 e 4.
Justificativa:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
5) Leia o texto abaixo, depois responda à pergunta:
Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias
experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio,
pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o
mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o
passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que,
em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.
Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) oral.
b) textual.
c) visual.
d) mídia interativa.
e) material.
Justificativa:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
6) Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.
Justificativa:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
7) Leia o texto abaixo e marque a única opção CORRETA de acordo com o que se pede.
As novas fontes
A história nova ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a história [...] fundada
essencialmente nos textos, no documento escrito, por uma história baseada numa multiplicação de
documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações
arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva de preços, uma fotografia, um
filme ou, para um passado mais distante, um pólen fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a
história nova, documentos de primeira ordem.
LE GOFF, Jaques. “A história nova”. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p.28.
O historiador utiliza, em seu trabalho, fontes escritas, visuais, orais e materiais.
São exemplos de fontes visuais:
a) letras de músicas, poemas, contratos, documentos oficiais;
b) relatos falados que passam de uma pessoa a outra;
c) desenhos, esculturas, pinturas, fotografias;
d) músicas e ritmos próprios da cultura de um povo de uma determinada época.
e) jornais, revistas e agendas.
Justificativa:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
8) Escreva em algarismos romanos os séculos seguintes e depois marque a alternativa com a
ordem correta:
15 - ______
18 - ______
20 -______
7 - ______
14
a) Séculos XV, XVII, XX, XII e IV.
b) Séculos XVI, XX, XVI, VII e VII.
c) Séculos XV, XVIII, XX, VII e XIV.
d) Séculos XIV, XIX, VIII, III e I.
e) Séculos XVII, XVII, VIII, XIII e IV.
Justificativa:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário