Material Pedagógico 9ª Sequencia - História

 Escolla _______________________________________________________

9º ano do Ensiino Fundamenttall// Datta _______________________________

Nome:

Professor __________ –

BRASIIL,, UMA EXPÊRIIENCIIA DEMOCRÁTIICA

Para realliização destta attiiviidade,, consullttettambém o seu lliivro diidáttiico;; capííttullo 12,, a

parttiir da págiina 177..

LEIITURA E IINTERPRETAÇÃO..

O desenvolvimentismo de JK

O governo de Juscelino Kubitschek (JK, 1956-1961) ficou gravado na história republicana brasileira como a época do desenvolvimentismo, um período de grandes investimentos em transporte, produção de energia e indústrias de base, com o intuito de proporcionar o crescimento econômico capitalista ao Brasil. Foi neste período também que os esforços de interiorização da população no território nacional mais foram fortalecidos, com a construção da célebre capital do país, Brasília. Com a experiência de grandes obras como prefeito de Belo Horizonte, em Minas Gerais, JK se alçou no cenário político nacional prometendo criar um ciclo de desenvolvimento econômico no país durante seu governo, celebrizado pelo lema 50 anos em 5.

A base desta proposta foi o Plano de metas, alicerçado no desenvolvimento de cinco setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação. Os dois últimos setores não tiveram suas metas atingidas, com pouco capital destinado à sua realização. Os demais conseguiram alcançar os objetivos, devido ao grande investimento estatal e do capital estrangeiro. JK fez um apelo explícito ao investimento estrangeiro, chegando suas taxas a níveis que não haviam ainda ocorrido no Brasil.

No governo JK, construíram-se as usinas hidrelétricas de Três Marias e Furnas, esforço necessário para sustentar o ritmo de crescimento econômico, principalmente nas indústrias de bens duráveis, como a indústria automobilística em São Paulo e a siderúrgica Usiminas em Minas Gerais. No intuito de ocupar e desenvolver também o interior do Brasil, mais de 20 mil quilômetros de rodovias foram construídos, interligando vários pontos do país. Foi com este objetivo que JK mobilizou imensas forças econômicas e sociais para a construção da nova capital no interior do Brasil. Projetada pelo urbanista Lúcio Costa e com edificações elaboradas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, Brasília foi inaugurada por JK em 21 de abril de 1960, apenas quatro anos após ter sido anunciada sua construção.

A migração realizada no território brasileiro foi outra cara terística encontrada no Governo JK.

Com a industrialização concentrada no sudeste brasileiro, surgiu uma corrente migratória para esta região, com pessoas vindas principalmente do semiárido nordestina, fugindo das miseráveis condições de vida. Para o local da construção de Brasília também se deslocaram centenas de milhares de trabalhadores, que por lá se fixaram dando origem às cidades satélites da nova capital.

O incentivo ao desenvolvimento econômico gerou um grande aumento da dívida externa nacional, pois as divisas obtidas com as exportações não conseguiram contrabalancear a captação de recursos para o Plano de Metas. Novos empréstimos foram realizados para sanar a dívida, mas não resultaram numa situação satisfatória. Outro aspecto econômico negativo foi a crescente inflação que se verificou em seu governo.

Apesar da forte propaganda de suas ações, JK não conseguiu eleger seu candidato à presidência, em 1961. Contra o general Lott, apoiado por JK, venceu o candidato Jânio Quadros, sendo eleito como vice- presidente João Goulart.

Por Tales Pinto

1.. Com base nos seus conheciimenttos sobre o perííodo e no ttextto aciima,, explliique o que Juscelliino Kubiittschek queriia diizer com “Ciinquentta anos em ciinco”.. R::

2.. Observe a charge abaiixo::

JK – Você agorra ttem um auttomóvell brrasiilleiirro parra corrrrerr em esttrradas paviimenttadas com asffalltto brrasiilleiirro,, com gasolliina brrasiilleiirra.. Querr maiis querr? JECA – Um prratto de ffeiijjão brrasiilleiirro,, seu douttô!!

THÉO. In: LEMOS, R. (Org.) Um a História do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Bom Texto; Letras & Expressões, 2001.

A charge iironiiza a pollííttiica desenvollviimenttiistta do governo Juscelliino Kubiittschek,, ao

a) eviidenciiar que o iincrementto da mallha viiáriia diimiinuiiu as desiigualldades regiionaiis do paíís.. b) enfattiizar que o cresciimentto econômiico iimplliicou aumentto das conttradiições sociioespaciiaiis.. c) ressallttar que o iinvesttiimentto no settor de bens duráveiis iincrementtou os salláriios de ttraballhadores.. d) desttacar que a moderniização das iindústtriias diinamiizou a produção de alliimenttos para o mercado iintterno..

3.. Sob a presiidênciia de Juscelliino Kubiittschek (1955-1961),, a nação brasiilleiira assiisttiiu à criiação de Brasíílliia,, – consiiderada,, pella UNESCO,, pattriimôniio culltturall da humaniidade – e viivenciiou::

a) momenttos de euforiia resullttanttes,, em boa partte,, da pollííttiica desenvollviimenttiistta de iincrementto à iindústtriia naciionall e aumentto do poder aquiisiittiivo da cllasse médiia.. b) iimporttantte papell pollííttiico para a aproxiimação dos paííses da Amériica Lattiina com os Esttados Uniidos,, em viistta da esttrattégiica posiição do Brasiill no Attllânttiico Sull.. c) época de fortte repressão pollííttiica ao operariiado e descaso para com a iintteriioriização do desenvollviimentto econômiico.. d) um perííodo predomiinanttementte lliiberall,, em ttermos econômiicos,, o que pode ser exemplliifiicado pello iinííciio da consttrução da Companhiia Siiderúrgiica Naciionall.. e) uma fortte recessão econômiica em que a iindústtriia naciionall não deu siinaiis de cresciimentto e o poder aquiisiittiivo da cllasse médiia caiiu..

4.. Segundo o ttextto,, por que Juscelliino Kubiittschek escollheu consttruiir a nova capiittall do Brasiill em uma partte do tterriittóriio do esttado de Goiiás? R::

5.. Leiia o ttrecho da músiica abaiixo::

“Bossa nova é ser presiidente desta terra descoberta por Cabrall.. Para tanto basta ser tão siimpllesmente: siimpátiico,, riisonho,, oriigiinall.. Depoiis desfrutar da maraviillha de ser o presiidente do Brasiill,, voar da Vellhacap pra Brasíílliia,, ver Allvorada e voar de vollta ao Riio.. Voar,, voar,, voar..[......] (Juca Chaves apud Isabell Lustosa.. Hiistóriias de presiidentes,, 2008..)

A canção Presiidentte bossa-nova,, escriitta no fiinall dos anos 1950,, briinca com a fiigura do presiidentte Juscelliino Kubiittschek.. Ella pode ser iintterprettada como a

a) representtação de um Brasiill moderno,, maniifesttado na consttrução da nova capiittall e na busca de novos vallores e formas de expressão culltturall.. b) cellebração dos novos meiios de ttransportte,, poiis Kubiittschek foii o priimeiiro presiidentte do Brasiill a uttiilliizar aviiões nos seus desllocamenttos iintternos.. c) rejjeiição à ttransferênciia da capiittall para o Pllanalltto Centtrall,, poiis o Riio de Janeiiro conttiinuava a ser o centtro fiinanceiiro do paíís.. d) crííttiica viiollentta ao populliismo que caractteriizou a pollííttiica brasiilleiira durantte ttodo o perííodo republliicano.. e) recusa da attuação pollííttiica de Kubiittschek,, que permiittiia parttiiciipação popullar diiretta nas priinciipaiis deciisões governamenttaiis..

6.. O pllano de Governo de Juscelliino Kubiittschek esttava defiiniido no seu Programa de Mettas,, vollttado para o desenvollviimentto de seiis settores “esttrattégiicos” na esfera do desenvollviimentto econômiico naciionall.. Quaiis eram esttes settores? ___________________________________________________________________________________

7.. O perííodo comumentte denomiinado de “anos dourados” marcou uma ettapa da recentte hiisttóriia brasiilleiira associiada ao desenvollviimenttiismo (aberttura de rodoviias,, expansão da rede hiidrelléttriica,, iimpllanttação da iindústtriia auttomobiillíísttiica,, descenttralliização da capiittall) e à attmosfera culltturall marcada pello surgiimentto da Bossa Nova.. A que governo ttall perííodo esttá associiado::

a) Juscelliino Kubiisttchek b) João Goullartt c) Gettúlliio Vargas d) Euriico Gaspar Duttra e) Jâniio da Siillva Quadros

Capriche!!! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário