2ª SEQUÊNCIA DE HISTÓRIA 2020

6º ANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020
Unidade Temática:
  • História e Tempo.
Objetos de Conhecimento: O que a História estuda?; Tempo; Antiguidades Tecnológicas.
Ano/Série: 6º ano                            Período: 16/03 a 03/04/2020                       Nº de Aulas: 06
Tema Integrador:
·         Ciência e Tecnologia
Habilidades:
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
·         Competência Geral:
5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
·         Competência Específica de História:
3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
  • 1ª Etapa ( 1ª e 2ª aula) –  Entendendo que nas etapas passadas já se trabalhou a questão de noção de tempo com a turma, essa etapa será utilizada para identificar como as diversas sociedades contaram o tempo. Em paralelo, será trabalhado o uso das tecnologias diversas nesse processo.
·         Organize a turma em trios e distribua duas notícias (em anexo). Escreva no quadro a seguinte questão: Os povos citados na notícia estão contando o tempo da mesma forma? Caso não seja possível imprimir as notícias, elas podem ser projetadas ou mesmo escritas. É imprescindível garantir o protagonismo do aluno para que por meio do próprio raciocínio ele perceba que as sociedades fazem a contagem do tempo de maneira diferente. Por isso, deixe que todos leiam a notícia e que discutam entre si. Caminhe pela sala para auxiliar os grupos que solicitarem sua presença. A expectativa é que a classe se surpreenda com o fato de os chineses estarem comemorando o ano 4.716 e os israelenses o ano 5.771, datações tão diferentes e distantes do ano em que eles estão vivendo. Espera-se também que surja uma curiosidade, na qual os alunos queiram saber o porquê da diferença. Caso os alunos não fiquem curiosos, pergunte por que os povos citados nas notícias não estão contando o tempo da mesma forma ou mesmo relacione ao nosso tempo e indague por que estamos vivendo um ano diferente do deles. Ouça as explicações dos alunos, porém não forneça respostas. A intenção é apenas aguçar a curiosidade, pois a temática será

discutida na próxima etapa do plano – Agora utilize o texto de apoio do livro didático nas páginas 06 e 07, juntamente com a leitura de imagens das mesmas, para maior compreensão do objeto de estudo – utilize o encaminhamento da pg. 07 para auxiliar na construção do conhecimento do aluno. Aproveite para finalizar essa etapa remontando as tecnologias utilizadas na historia dos povos na contagem do tempo. (monte uma pequena linha do tempo utilizando as imagens dessas tecnologias (em anexo)).

                                         2ª Momento: (3ª e 4ª aulas)
·         Sem desfazer os trios, entregue as linhas do tempo segundo os calendários judeu, cristão e muçulmano. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo desenhadas no quadro.
·         Solicite aos trios que façam a leitura das datas e informações contidas nas linhas. (Se optar por projetar as linhas peça para que um aluno faça a leitura delas para a turma.)
·         Após a leitura, inicie o momento das perguntas. É muito importante fazê-las passo a passo, conforme descrito abaixo, para assegurar o protagonismo do aluno. As perguntas podem ser escritas no quadro ou mesmo projetadas.
·         Os estudantes devem discutir, em equipe, as diferenças que perceberam entre as linhas. Em seguida, solicite que registrem no caderno.
·         A discussão das notícias deve ser retomada. Assim, eles responderão a segunda pergunta indicada. (Com base na informação da linha do tempo judaica por que eles estariam, segundo a notícia lida anteriormente, comemorando o ano 5771?)
·         A expectativa é que os alunos consigam relacionar que os judeus passam a contar o ano 1 a partir da criação do mundo. Segundo este marco da cultura deles estariam, portanto, comemorando o ano 5771. Caso não cheguem a esta conclusão, peça que observem a linha do calendário judaico e pergunte aos alunos: A partir de qual evento os judeus começam a contar o tempo? Qual é o ano “1” do calendário judaico?
·         Seguindo para a última pergunta, espera-se que os alunos respondam que começamos a contar o tempo a partir do nascimento de Cristo e os muçulmanos a partir da fuga de Maomé para Medina. Se não chegarem a este entendimento, prossiga realizando o questionamento: A partir de qual evento os muçulmanos começaram a contar o tempo? Qual é o ano “1” para os muçulmanos?
·         Desta forma eles compreenderão que cada povo conta o tempo de acordo com marcos de sua cultura - É provável que algum aluno questione sobre os chineses, porque segundo a notícia estariam comemorando o ano 4716. Você não precisa fornecer a resposta. Aproveite a curiosidade e peça para que os alunos pesquisem a resposta, que pode ser entregue em uma próxima aula.
·         Caso não surja este questionamento, então, você mesmo pode perguntar para eles. A intenção é levantar a curiosidade e incentivá-los na busca por esta informação.
ü  Para você saber mais:
Ø  Os calendários judeu, cristão e muçulmano foram formulados a partir de eventos que marcaram sua cultura. Convencionaram-se, assim, marcos de contagem que fizeram com que cada povo construísse o seu próprio calendário. Segue uma sugestão de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão desta temática. (em anexo).
·         Neste momento esclareça a turma que todo esse conhecimento sobre os povos e sua concepção de tempo foi possível através de um minucioso estudo da História – Utilize o texto de apresentação O que a História estuda? Da pg. 08 do livro didático para auxiliar nesse esclarecimento.
·         Complementação do objeto de conhecimento nas págs. 10 a 14 – Leitura e resolução dos questionamentos dos mesmos.

                                          3ª Momento: (5ª e 6ª aulas) 
·         Os alunos construirão um simples mapa mental. (Exemplo do mapa mental em anexo) -não é necessário desfazer os trios. Escreva no centro do quadro ou se desejar projete em letras de destaque (caixa alta) a palavra CALENDÁRIO. Você também pode optar por escrever em um papel pardo, 40kg ou cartolina.
·         Peça para que um representante de cada trio escreva uma palavra, uma frase ou mesmo faça um desenho ao redor do círculo principal que expresse o que aprendeu.
·         Professor, o mapa mental exposto neste plano pode ser adaptado por você, ele é apenas um exemplo. Você deve anexar mais espaços para que todos os representantes dos trios participem. Se você dispor de pincéis coloridos, os alunos podem fazer uso deles para que o mapa se torne mais atrativo.
·         A expectativa é que eles registrem, de forma resumida, a que conclusões chegaram como, por exemplo, que o tempo é contado de forma diferente pelas sociedades. Outros, talvez, registrarão os motivos dessa contagem. Desta forma, eles irão construir um mapa mental que será visualizado por toda turma.
·         Finalize pedindo para que um aluno faça a leitura do mapa construído por eles e pergunte se eles imaginavam que o tempo era contado de maneira tão diferente. Ouça suas respostas.
·         Complementação do objeto de conhecimento nas págs. 15 a 18 – Leitura e resolução dos questionamentos dos mesmos.
·         Atividades págs.: 20 a 22.
  • Para encerrar essa atividade construa com os alunos um texto sobre a experiência que tiveram ao longo dessas semanas de aulas. Norteie a escrita do texto com as seguintes perguntas:
1-      Como nossa aula começou?
2-      O que já sabíamos sobre o que estudamos?
3-      O que aprendemos de novo?
Ø  Essa é uma forma de retomar o que aprendemos, pensando no caminho que percorremos ao longo do processo.

OBS: Material em anexo em outros documentos.

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;
(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.
AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  
(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;



7º ANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020
Unidade Temática:
  • Povos Indígenas; Saberes e Técnicas.
Objetos de Conhecimento: Povos Astecas; Maias, Incas e Tupis; Saberes tecnológicos dos Astecas, Maias, Incas e Tupis.
Ano/Série: 7º ano                            Período: 16/03 a 03/04/2020                       Nº de Aulas: 06
Tema Integrador:
·         Ciência e Tecnologia
Habilidades:
(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
·         Competência Geral:
5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
·         Competência Específica de História:
3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
·         1ª Momento: ( 1ª e 2ª aula) –  Inicie essa etapa revisitando as questões tratadas nas aulas anteriores sobre os povos indígenas e suas maneiras de se relacionar com as tecnologias.  Solicite que a turma relate alguns pontos sobre esse assunto que chamaram a atenção e em seguida apresente a nova proposta de estudo escrevendo os nomes: Astecas, Maias, Incas e Tupis. Pergunte aos alunos o que lembram sobre as civilizações antigas que eles estudaram no 6º ano; Onde se desenvolveram? Como se dava a produção de alimento? O lugar onde se estabeleceram para se desenvolver e o quanto isso influenciou. Você pode dar dicas a eles, por exemplo, lembra-los da civilização egípcia e a famosa “crescente fértil” do Nilo e os povos da Mesopotâmia. Esclareça que os povos escritos no quadro também pertencem às civilizações antigas que habitaram as Américas antes da colonização europeia e chamados de indígenas por seus colonizadores – Explique o conceito indígena.
  • Utilize as págs. 06 e 07 para apresentar o primeiro povo a ser estudado Os Astecas – utilize os encaminhamentos das págs. 06 e 07 para auxiliar na compreensão do objeto de estudo.
  • Após leitura do texto de apoio entregue a reportagem (em anexo) a turma e peça para que eles a leiam. Para ajudar na discussão, peça a eles que se concentrem em alguns aspectos importantes. Quanta tecnologia está envolvida neste processo? Que tipo de tecnologia é esta?
    O que este processo poderia marcar, com a produção de alimento e diversas culturas em um local inesperado? O quanto isso pode ser impactante para a população? Peça aos alunos para que pensem no fato de a China ter olhado para um lugar onde não se via, originalmente, um lugar propenso a plantio e decidiu tentar investir neste lugar.
  • Apresente aos alunos a questão, não a desenvolva muito por enquanto. Ela só serve neste momento para fazer com que os alunos tenham em mente a ideia de que tecnologia não é necessariamente algo contemporâneo, mas, sim, algo inovador.
Ø  Utilize as infomações do livro didático nas pags.: 08 e 09 para complementação do conhecimento – A imagem Saberes e técnicas dos Astecas, será usada em algumas atividades posteriores.

                                         2ª Momento: (3ª e 4ª aulas)
  • Inicie essa etapa mostrando o mapa dos lagos contido no vale do México (em anexo) aos alunos, chamando à atenção para as áreas em azul, que é a região de lagos em torno de Tenochtitlán. Peça a eles que imaginem como, com uma população estimada de mais de 100 mil habitantes, era possível cultivar alimentos em torno da cidade. Há uma legenda importante neste mapa, que está pintada de verde (“Verde água”) e denominada chinampas. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar disso e se têm noção do que é.
  • Agora mostre o recorte do mural Diego Rivera (em anexo ou disponível no livro na pág. 09) para os alunos, entretanto, peça a eles que atentem e tentem descrever as construções que estão representadas no mural, principalmente as que estão nos lagos, no entorno das estradas. Pergunte o que eles acreditam que sejam estas formações e se são naturais ou não.
  • Após a interpretação das imagens e de uma breve discussão com os alunos sobre a engenhosidade para criar áreas férteis em locais de difícil acesso de plantio, peça aos alunos, primeiramente, para que se dividam em cinco grupos e depois para que pensem e reflitam se, com formas de plantios como esta que conheceram, seriam úteis ou não nos dias de hoje, em um contexto diferente ou não, que eles conhecem ou já ouviram falar.
  • Sugere-se nesse momento a atividade 01 da pág. 20 do livro didático – A exposição fotográfica pode ser organizada na mostra fotográfica de geografia.

                                          3ª Momento: (5ª e 6ª aulas) 
  • Neste momento inicie essa etapa esclarecendo o próximo objeto de conhecimento a ser estudado. Escreva a palavra Maia no quadro. Esclareça a turma que Os maias foram uma das primeiras civilizações a utilizar o cacau e a usar a borracha para fabricar bolas. Os maias desenvolveram complexos calendários e construíram muitas pirâmides na América Central. Após apresente algumas imagens (em anexo) e solicite que os alunos digam se as imagens retratam formas de tecnologias e por que.
  • Após socialização das respostas da turma, apresente o povo Maia utilizando as págs.: 10 e 11 do livro didático – Retome as questões das tecnologias maias na pág. 12 e solicite que a turma trabalhe a proposta de pesquisa da pg. 12 para a próxima aula.


  • Separe a turma em 06 grupos e distribua a cada imagem relacionada ao Povo Maia (em anexo) - Em seguida, peça para que os estudantes de cada grupo debatam qual a relação da imagem com a cultura maia e como os ajudou em questão de tecnologia. Deixe que os estudantes levantem as mais variadas hipóteses. Cada grupo escolhera apenas dois integrantes para apresentar as observações descritas.  
  • Solicite que os alunos resolvam a questão 02 da pág. 20 e façam a leitura do texto de apoio da pg. 22 e 23 e com resolução das questões propostas nas págs.
  • Agora divida a turma em dois grupos e solicite que o primeiro grupo trabalhe os Incas utilizando as págs. 13 a 16 e o segundo grupo os Tupis utilizando as págs. 17 a 19 – Após solicite aos grupos que façam um quadro comparativo entre os povos estudados relacionando-os aos Astecas e Maias. Outra sugestão é que o grupo que trabalhar os Tupis também os relacione aos povos indígenas Pataxós ; Suas tecnologias e modo de vida. Aproveite para abordar um pouco mais sobre esse povo, inclusive, trabalhe a língua materna desse povo (material disponibilizado pela professora Lindamares no e-mail do grupo).
  • Para encerrar essa atividade construa com os alunos um texto sobre a experiência que tiveram ao longo dessas semanas de aulas. Norteie a escrita do texto com as seguintes perguntas:
1-      Como nossa aula começou?
2-      O que já sabíamos sobre o que estudamos?
3-      O que aprendemos de novo?
Ø  Essa é uma forma de retomar o que aprendemos, pensando no caminho que percorremos ao longo do processo.

OBS:


RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;
(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  
(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;
(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;




8ºANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020
Unidade Temática:
  • O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
Objetos de Conhecimento: Iluminismo; Evolução dos meios de comunicação e o conhecimento.
Ano/Série: 8º ano                            Período: 16/03 a 03/04/2020                       Nº de Aulas: 09
Tema Integrador:
·         Ciência e Tecnologia
Habilidades:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
·         Competência Geral:
5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
·         Competência Específica de História:
3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
                                              ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
  • 1ª Etapa: ( 1ª, 2ª e 3º aula) – Inicie a aula escrevendo a palavra ILUMINISMO no quadro e em seguida peça aos estudantes que se organizem em pequenos grupos e distribua as definições dicionarizadas das palavras “iluminismo”, “liberalismo”, “neoliberalismo”, “razão”, “progresso” e “liberdade” para eles. Uma seleção de trechos das definições, retirados do dicionário (em anexo).
  • Ao lerem individualmente as definições e depois compartilharem seus entendimentos com os colegas, espera-se que os estudantes possam identificar os significados de palavras centrais para a filosofia iluminista, bem como sua presença no mundo contemporâneo. Atue como um mediador da discussão, circulando pelos grupos, e estimule que os alunos estabeleçam relações entre o que o dicionário diz e o uso cotidiano das palavras, no tempo presente, com perguntas como: você já ouviu ou usou esta palavra? Em qual situação? Peça também aos estudantes que empreguem a palavra em uma frase.
  • É importante chamar a atenção dos estudantes para a data que aparece nas definições, pedindo a eles que levantem hipóteses sobre o seu significado – trata-se do momento em que elas aparecem em português pela primeira vez, porém provoque o questionamento dos estudantes para que eles cheguem a esta conclusão ao invés de apenas informá-los sobre isso.
  • Após a familiarização com os conceitos, relembre-os sobre o que já foi estudado sobre o assunto nas aulas passadas e em seguida utilize o texto de apoio da pág. 15. Agora retome as explanações sobre enciclopédia com o texto de apoio da pág. 06 e 07 – Incentive o debate a respeito dos objetos de estudo e após solicite que os alunos elaborem um texto relatório sobre o que compreenderam sobre os temas estudados – Após divida a turma em 04 grupos para pesquisar um ramo da Ciência e criar uma enciclopédia física sobre os conceitos da mesma e após comparar a enciclopédia física criada por eles e as existentes criadas por renomados estudiosos e cientistas com o advento da internet e suas infinitas possibilidades de pesquisa – (Esse trabalho será apreciado na ultima etapa dessas sequências).
  • Utilize esse momento para abordar os temas das págs. 08 a 14 – utilize os encaminhamentos das págs. para facilitar a aprendizagem da turma.

                                                                           2ª Etapa  ( 4ª, 5ª e 6ª  aulas)
Ø  Inicie essa etapa ajustando atividades pendentes da etapa passada. Caso esteja concluída passe para a atividade seguinte.
·         Distribua os textos sobre algumas observações iluministas (em anexo) e escolha três estudantes para lerem  em voz alta para a turma. Dependendo da estrutura da escola, é possível imprimir os trechos das fontes e entregar para os estudantes ou projetar os textos com um data-show para a leitura.
·         Na leitura, os estudantes irão trabalhar com o argumento de que as palavras e os conceitos mudam ao longo do tempo e a História usa a ferramenta da contextualização para explicar essas mudanças. Por isso, comece pedindo aos estudantes que identifiquem as informações sobre as fontes (autor, obra, data de publicação). Na interpretação das fontes pelos estudantes, medei a identificação dos significados que os conceitos trabalhados na primeira parte ganham em tempo e espaço específicos (Europa dos sécs. XVII-XVIII) nos textos filosóficos. Nem sempre as palavras aparecem explicitamente, mas as ideias discutidas anteriormente estão presentes nos trechos.
·         Estimule o contraste entre esses significados e o que foi discutido anteriormente, com perguntas como: qual é o tipo de “liberdade” defendida por Locke? E por Kant? E por Smith? O que a “razão” permite, segundo Kant? Por que Locke é considerado um dos principais autores do “liberalismo”? Qual o sentido do “progresso” proposto por Kant? Quais as vantagens do “livre comércio” na visão de Smith e por que ele levaria ao “progresso”?
·         Por fim, um debate interessante para contrapor o Iluminismo na Europa dos séculos XVII e XVIII é proposto pelo historiador das ideias Dag Herbjornsrud no texto “Os africanos que propuseram ideias iluministas antes de Locke e Kant”. Folha Uol. (em anexo).
·         Acrescente as discussões o tema “Conhecimento que liberta e as  de expansão do conhecimento
Sugere-se a exibição do vídeo: Liberdade de expressão nos tira da selvageria de Leandro Karnal disponível em:

                                          3ª Etapa: (7ª, 8ª e 9º aulas)
Ø  Esse momento será usado para conclusão de toda proposta de pesquisa e apresentação do trabalho de pesquisa.
  • Caso haja tempo hábil propõe-se a resolução das atividades das págs. 15 a 17 com respostas socializadas como um dos instrumentos da avaliação da aprendizagem.

OBS: O vídeo estará disponível no e-mail da turma.


RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;
(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.
AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  
(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;
(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;



9º ANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020
Unidade Temática:
O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
Objetos de Conhecimento: A Proclamação da República e seus desdobramentos; As Tecnologias de informação e comunicação na Primeira República.
Ano/Série: 9º ano                            Período: 16/03 a 03/04/2020                       Nº de Aulas: 09
Tema Gerador:
·         Ciência e Tecnologia
Habilidades:
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
·         Competência Geral:
5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
·         Competência Específica de História:
3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
                                                    ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
  • 1ª Etapa: ( 1ª, 2ª e 3ª aula) –  Apresente o objeto de conhecimento a turma escrevendo-o no quadro.
  • Em seguida, apresente a foto, impressa ou projetada (em anexo) e peça que os alunos descrevam o que é possível ver na foto. É provável que os alunos comentem sobre a qualidade da foto, as roupas, a expressão facial e a posição dos presentes, a quantidade e o gênero das pessoas, entre outras questões. Estimule os comentários, mas sem deixar de lembrar que a foto pertence a um momento histórico específico e não deve ser qualificada com base nos parâmetros atuais. Informe que estão presentes na foto o imperador D. Pedro II, sua esposa, Teresa Cristina, e suas filhas, Isabel e Leopoldina. Pergunte como ocorre a sucessão em uma monarquia. É possível que algum aluno comente que a sucessão é hereditária, e que passa para o filho mais velho. Chame a atenção para a expressão “filho mais velho”, que faz pensar imediatamente no gênero masculino. O que ocorreria quando D. Pedro II morresse, sendo que ele só tem filhas? 
  • Deixe que os alunos se expressem. Informe que, a prioridade para a sucessão, no caso brasileiro, era para o filho mais velho do gênero masculino, mas, na ausência deste, a sucessão passa para a filha mais velha, neste caso a princesa Isabel.
  • Pergunte aos alunos: Será que a sociedade brasileira encararia de maneira natural uma mulher como imperatriz do Brasil? Após se esgotarem os comentários ou acabar o tempo, diga que D. Pedro II acreditava que a sociedade não aceitaria Isabel como imperatriz e até mesmo que ela não conseguiria lidar com o cargo. Por isso não preparou Isabel para exercer o cargo e acreditava que a monarquia estava centrada na sua figura. Aborde o tema patriarcado que sempre subestimou e subjugou a competência feminina –
Ø  O objetivo é esclarecer as tramas que levaram a queda do império e a implantação da República no Brasil.
·         Nesse momento montaremos uma pequena dinâmica para construção do conhecimento. Separe a turma em 04 grupos.
·          Explique que eles serão detetives da História e como a atividade funcionará. Eles terão acesso algumas pistas (em anexo) para entenderem os processos que levaram o fim do Império no Brasil. 
·         Entregue a cada equipe a primeira pista. Assim que encontrarem a resposta devem levantar a mão e o professor irá até eles. Se a resposta estiver correta receberão a próxima pista e uma palavra-chave que deverá ser guardada para a atividade da Sistematização. Se a resposta estiver incorreta, retome trechos do respectivo texto que podem ajudar as equipes a chegarem às respostas corretas. Após resolver a pista 5, os alunos receberão uma folha os parabenizando por terminar a atividade.
Ø  As respostas corretas estão em um documento para que você possa consultar da forma que achar melhor (em anexo).
  • Solicite que os alunos construam um mapa mental sobre as causas do fim do Império brasileiro utilizando as palavras-chave da atividade anterior. Informe que as palavras podem ser usadas mais de uma vez, e neste caso eles podem escrevê-las. Caso os alunos não saibam o que é um mapa mental, explique previamente. Se houver tempo, peça que cada equipe mostre o seu mapa e explique o processo de produção.
  • Mapa mental é um diagrama onde o tema a ser estudado é colocado no centro de uma folha, e com base neste tema são puxadas setas que apontam para outras palavras relacionadas a ele. Espera-se que no mapa mental os alunos relacionem o fim do Império diretamente a Questão Sucessória, Guerra do Paraguai, Abolição, Questão Religiosa e Campanha Republicana. Por sua vez, a Guerra do Paraguai deve ser relacionada aos negros escravizados e ao Exército, com ambos se relacionando à Abolição. As elites agrárias se relacionam à Abolição e à Campanha Republicana, que também está ligada à Abolição. Por fim, a Questão Religiosa se liga à Igreja Católica.
  • Agora solicite que os alunos escrevam um texto jornalístico noticiando a queda do governo imperial, utilizando as pistas da atividade anterior para explicar o que levou ao fim do Império. As noticias serão divulgadas em uma rádio criada pela turma que será trabalhado nas etapas posteriores.

                                         2ª Momento: (4ª, 5ª e 6ªaulas)
  • Espera-se que, neste momento que a turma já identifique a transição Império/República e para sondagem dos conhecimentos prévios propõe-se a leitura de imagem da pág. 06 do livro didático – sugere-se que as questões dirigidas da imagem sejam respondidas oralmente para discussões a respeito do tema estudado.
  • Nesse momento já esclarecidas as últimas dúvidas, utilize os contextos trabalhados nas págs. 07 a 10 do livro didático – utilize os encaminhamentos das págs. trabalhadas para auxiliar na aprendizagem da turma.
  • Resolução da atividade da pág. 18.

                           
 
                                                      
                                           3ª Momento: (7ª, 8ª e 9ª aulas) 
  • Nessa etapa já analisamos todo o processo da Proclamação da Republica Brasileira. Inicie esse momento solicitando que os alunos observem e analisem a imagem da  . Nesse momento não se faz nenhum comentário ou socialização. Em seguida, escreva  no quadro as palavras:
                                           MONARQUIA – DEMOCRACIA-  REPÚBLICA
  • Solicite que os alunos, a partir delas e da imagem,  escrevam um pequeno texto com base no que já se estudou até esse momento. 
  • Após a socialização da atividade acima, o professor entrega o texto sobre a Proclamação da República (em anexo), sinalizando que é uma parte da notícia publicada no jornal Gazeta da Tarde do dia 15 de novembro de 1889 e solicitando que a turma faça a leitura do mesmo.    
  • Logo após a leitura, proponha uma discussão a partir das questões:            
- Há quantos anos foi redigida esta notícia?        
- Seria o redator da notícia um monarquista ou um republicano? Justifique sua resposta identificando a parte do texto que comprova sua opinião.       
- O que foi, na história do Brasil, o dia 15 de novembro de 1889?       
- Que novo regime foi instalado no país nessa data?       
- De acordo com o texto, o que se esperava desse novo regime de governo?       
- O que era esperado desse novo regime se efetivou em nosso país? Justifique sua resposta.
- A imprensa auxiliou de alguma forma no processo da Proclamação da República? Justifique.
- Os meios de comunicação usado naquele momento da história ainda é utilizado pelo governo atual? Justifique.
- A imprensa naquele período atuou de forma imparcial?  A Imprensa hoje atua de forma imparcial? Compare e justifique.
- Quais foram os meios de comunicação mais atuantes naquele período? (Pesquisa para aula posterior – Solicite que pesquisem a radiodifusão para construção do trabalho posterior).
  Ainda para um trabalho com a notícia, organize a turma em duplas. Proponha que a dupla, com base no texto, faça  uma discussão e o registro escrito das questões:  
- Por que foi o exército o responsável pela proclamação dessa nova forma de governo?   
-  Como se deu essa troca de governo? Com uso de armas? De maneira pacifica?        
-  À luz dos dias de hoje, o novo regime implantado em 15 de novembro de 1889 resolveu o problema do povo brasileiro? Justifique sua resposta.         
- Como estaria hoje o Brasil se ainda seu regime de governo fosse a monarquia?              
- Como a dupla enxerga a participação das camadas populares nesse episódio?             
- Foi possível perceber mudanças na passagem do regime monárquico para o republicano naquele momento da história? Se sua resposta foi positiva, identifique quais foram elas.              
- Qual o significado nesse momento da história do Brasil as exclamações: Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!"    
  • Propõe-se a socialização das respostas e com inferências do professor e auxilio do livro didático nas págs. 11 a 15.  
  • Para finalização da proposta separe a turma em 04 grupos.  Cada grupo receberá um tema de acordo com a distribuição abaixo:   
Ø  1º grupo: Montar o aparelho de rádio.
Ø  2º grupo: montar matérias que recriam o clima político reinante no Brasil durante a queda da monarquia.
Ø  3º grupo: montar matérias que sugerem a participação das camadas populares no processo.
Ø  4º grupo: Montar matérias cultural e elaborar comercias (piadas e marchinhas).

v  O professor escolherá o melhor momento para apreciação dos trabalhos, mas a sugestão é que seja na última aula dessa seqüencia

OBS:

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;
(    ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.
AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   )Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  
(    ) Seminários; (     ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;
(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;
Anexos:

































































ANEXOS:









































































  


 "A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna transformação; assim como a de 7 de abril de 31 ele firmou a Monarquia constitucional acabando com o despotismo do Primeiro Imperador, hoje proclamou, no meio da maior tranqüilidade e com solenidade realmente imponente, que queria outra forma de governo. Assim desaparece a única Monarquia que existia na América e, fazendo votos para que o novo regime encaminhe a nossa pátria a seus grandes destinos, esperamos que os vencedores saberão legitimar a posse do poder com o selo da moderação, benignidade e justiça, impedindo qualquer violência contra os vencidos e mostrando que a força bem se concilia com a moderação. Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!"  
 Gazeta da Tarde, 15 de novembro de 1889.   

  


 "A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna transformação; assim como a de 7 de abril de 31 ele firmou a Monarquia constitucional acabando com o despotismo do Primeiro Imperador, hoje proclamou, no meio da maior tranqüilidade e com solenidade realmente imponente, que queria outra forma de governo. Assim desaparece a única Monarquia que existia na América e, fazendo votos para que o novo regime encaminhe a nossa pátria a seus grandes destinos, esperamos que os vencedores saberão legitimar a posse do poder com o selo da moderação, benignidade e justiça, impedindo qualquer violência contra os vencidos e mostrando que a força bem se concilia com a moderação. Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!"  
 Gazeta da Tarde, 15 de novembro de 1889.   

  

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