6º ANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020
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Unidade Temática:
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Objetos de Conhecimento: O que a História estuda?; Tempo; Antiguidades
Tecnológicas.
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Ano/Série: 6º
ano Período: 16/03 a 03/04/2020
Nº de Aulas: 06
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Tema Integrador:
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Ciência e Tecnologia
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Habilidades:
(EF06HI01)
Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de
periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Formas de
registro da história e da produção do conhecimento histórico
(EF06HI02)
Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado
das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e
épocas distintas.
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Competência Geral:
5 – Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva.
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Competência Específica de História:
3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
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Organize a turma em trios e distribua duas notícias
(em anexo). Escreva no quadro a seguinte questão: Os povos citados na notícia
estão contando o tempo da mesma forma? Caso não seja possível imprimir as
notícias, elas podem ser projetadas ou mesmo escritas. É imprescindível garantir o
protagonismo do aluno para que por meio do próprio raciocínio ele perceba que
as sociedades fazem a contagem do tempo de maneira diferente. Por isso, deixe
que todos leiam a notícia e que discutam entre si. Caminhe pela sala para
auxiliar os grupos que solicitarem sua presença. A expectativa é que a classe
se surpreenda com o fato de os chineses estarem comemorando o ano 4.716 e os
israelenses o ano 5.771, datações tão diferentes e distantes do ano em que
eles estão vivendo. Espera-se também que surja uma curiosidade, na qual os
alunos queiram saber o porquê da diferença. Caso os alunos não fiquem
curiosos, pergunte por que os povos citados nas notícias não estão contando o
tempo da mesma forma ou mesmo relacione ao nosso tempo e indague por que
estamos vivendo um ano diferente do deles. Ouça as explicações dos alunos,
porém não forneça respostas. A intenção é apenas aguçar a curiosidade, pois a
temática será
discutida
na próxima etapa do plano – Agora utilize o texto de apoio do livro didático
nas páginas 06 e 07, juntamente com a leitura de imagens das mesmas, para
maior compreensão do objeto de estudo – utilize o encaminhamento da pg. 07
para auxiliar na construção do conhecimento do aluno. Aproveite para
finalizar essa etapa remontando as tecnologias utilizadas na historia dos
povos na contagem do tempo. (monte uma pequena linha do tempo utilizando as
imagens dessas tecnologias (em anexo)).
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2ª
Momento: (3ª e 4ª aulas)
·
Sem desfazer os trios, entregue as linhas do
tempo segundo os calendários judeu, cristão e muçulmano. Elas podem ser
impressas, projetadas ou mesmo desenhadas no quadro.
·
Solicite aos trios que façam a leitura das
datas e informações contidas nas linhas. (Se optar por projetar as linhas
peça para que um aluno faça a leitura delas para a turma.)
·
Após a leitura, inicie o momento das
perguntas. É muito importante fazê-las passo a passo, conforme descrito
abaixo, para assegurar o protagonismo do aluno. As perguntas podem ser
escritas no quadro ou mesmo projetadas.
·
Os estudantes devem discutir, em equipe, as
diferenças que perceberam entre as linhas. Em seguida, solicite que registrem
no caderno.
·
A discussão das notícias deve ser retomada.
Assim, eles responderão a segunda pergunta indicada. (Com base na informação
da linha do tempo judaica por que eles estariam, segundo a notícia lida
anteriormente, comemorando o ano 5771?)
·
A expectativa é que os alunos consigam
relacionar que os judeus passam a contar o ano 1 a partir da criação do
mundo. Segundo este marco da cultura deles estariam, portanto, comemorando o
ano 5771. Caso não cheguem a esta conclusão, peça que observem a linha do
calendário judaico e pergunte aos alunos: A partir de qual evento os
judeus começam a contar o tempo? Qual é o ano “1” do calendário judaico?
·
Seguindo para a última pergunta, espera-se que
os alunos respondam que começamos a contar o tempo a partir do nascimento de
Cristo e os muçulmanos a partir da fuga de Maomé para Medina. Se não chegarem
a este entendimento, prossiga realizando o questionamento: A partir de
qual evento os muçulmanos começaram a contar o tempo? Qual é o ano “1” para
os muçulmanos?
·
Desta forma eles compreenderão que cada povo
conta o tempo de acordo com marcos de sua cultura - É provável que algum
aluno questione sobre os chineses, porque segundo a notícia estariam
comemorando o ano 4716. Você não precisa fornecer a resposta. Aproveite a
curiosidade e peça para que os alunos pesquisem a resposta, que pode ser
entregue em uma próxima aula.
·
Caso não surja este questionamento, então,
você mesmo pode perguntar para eles. A intenção é levantar a curiosidade e
incentivá-los na busca por esta informação.
ü
Para você saber mais:
Ø
Os calendários judeu, cristão e muçulmano
foram formulados a partir de eventos que marcaram sua cultura. Convencionaram-se,
assim, marcos de contagem que fizeram com que cada povo construísse o seu
próprio calendário. Segue uma sugestão de materiais que lhe darão um suporte
maior para a compreensão desta temática. (em anexo).
·
Neste momento esclareça a turma que todo esse
conhecimento sobre os povos e sua concepção de tempo foi possível através de
um minucioso estudo da História – Utilize o texto de apresentação O que a
História estuda? Da pg. 08 do livro didático para auxiliar nesse
esclarecimento.
·
Complementação do objeto de conhecimento nas
págs. 10 a 14 – Leitura e resolução dos questionamentos dos mesmos.
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3ª Momento: (5ª e 6ª aulas)
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Os alunos construirão um simples mapa mental.
(Exemplo do mapa mental em anexo) -não é necessário desfazer os trios. Escreva
no centro do quadro ou se desejar projete em letras de destaque (caixa alta)
a palavra CALENDÁRIO. Você também pode optar por escrever em um papel pardo,
40kg ou cartolina.
·
Peça para que um representante de cada trio
escreva uma palavra, uma frase ou mesmo faça um desenho ao redor do círculo
principal que expresse o que aprendeu.
·
Professor, o mapa mental exposto neste plano
pode ser adaptado por você, ele é apenas um exemplo. Você deve anexar mais
espaços para que todos os representantes dos trios participem. Se você dispor
de pincéis coloridos, os alunos podem fazer uso deles para que o mapa se
torne mais atrativo.
·
A expectativa é que eles registrem, de forma
resumida, a que conclusões chegaram como, por exemplo, que o tempo é contado
de forma diferente pelas sociedades. Outros, talvez, registrarão os motivos
dessa contagem. Desta forma, eles irão construir um mapa mental que será
visualizado por toda turma.
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Finalize pedindo para que um aluno faça a
leitura do mapa construído por eles e pergunte se eles imaginavam que o tempo
era contado de maneira tão diferente. Ouça suas respostas.
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Complementação do objeto de conhecimento nas
págs. 15 a 18 – Leitura e resolução dos questionamentos dos mesmos.
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Atividades págs.: 20 a 22.
1- Como nossa aula começou?
2- O que já sabíamos sobre o que
estudamos?
3- O que aprendemos de novo?
Ø Essa é uma forma de retomar o que
aprendemos, pensando no caminho que percorremos ao longo do processo.
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OBS: Material em anexo em outros
documentos.
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RECURSOS: ( ) Resumo( x
) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x
) Trabalho; ( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
7º ANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020
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Unidade Temática:
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Objetos de Conhecimento: Povos Astecas; Maias, Incas e Tupis; Saberes tecnológicos dos Astecas, Maias, Incas e Tupis.
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Ano/Série: 7º
ano Período: 16/03 a 03/04/2020 Nº de Aulas: 06
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Tema Integrador:
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Ciência e Tecnologia
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Habilidades:
(EF07HI01)
Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e
exclusão, com base em uma concepção europeia.
(EF07HI02)
Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da
Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a
complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e
Pacífico.
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Competência Geral:
5 – Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva.
·
Competência Específica de História:
3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
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1ª Momento: ( 1ª e 2ª aula) –
Inicie essa etapa revisitando as questões tratadas nas aulas
anteriores sobre os povos indígenas e suas maneiras de se relacionar com as
tecnologias. Solicite que a turma
relate alguns pontos sobre esse assunto que chamaram a atenção e em seguida
apresente a nova proposta de estudo escrevendo os nomes: Astecas, Maias,
Incas e Tupis. Pergunte aos alunos o que
lembram sobre as civilizações antigas
que eles estudaram no 6º ano; Onde se desenvolveram?
Como se dava a produção de alimento? O lugar onde se estabeleceram para se
desenvolver e o quanto isso influenciou. Você pode dar dicas a eles, por
exemplo, lembra-los da civilização egípcia e a famosa “crescente fértil” do
Nilo e os povos da Mesopotâmia.
Esclareça que os povos escritos no quadro também pertencem às civilizações
antigas que habitaram as Américas antes da colonização europeia e chamados de
indígenas por seus colonizadores – Explique o conceito indígena.
Ø Utilize as infomações do livro
didático nas pags.: 08 e 09 para complementação do conhecimento – A imagem
Saberes e técnicas dos Astecas, será usada em algumas atividades posteriores.
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2ª
Momento: (3ª e 4ª aulas)
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3ª Momento: (5ª e 6ª aulas)
1- Como nossa aula começou?
2- O que já sabíamos sobre o que
estudamos?
3- O que aprendemos de novo?
Ø Essa é uma forma de retomar o que
aprendemos, pensando no caminho que percorremos ao longo do processo.
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OBS:
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RECURSOS: ( ) Resumo( x
) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x
) Trabalho; ( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
8ºANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020
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Unidade Temática:
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Objetos de Conhecimento: Iluminismo; Evolução dos meios de comunicação e o
conhecimento.
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Ano/Série: 8º
ano Período: 16/03 a 03/04/2020 Nº de Aulas: 09
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Tema Integrador:
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Ciência e Tecnologia
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Habilidades:
(EF08HI01)
Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo
e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
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Competência Geral:
5 – Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva.
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Competência Específica de História:
3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
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2ª Etapa ( 4ª, 5ª e 6ª aulas)
Ø Inicie essa etapa ajustando
atividades pendentes da etapa passada. Caso esteja concluída passe para a
atividade seguinte.
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Distribua os textos sobre algumas observações iluministas (em anexo) e
escolha três estudantes para lerem em
voz alta para a turma. Dependendo da estrutura da escola, é possível imprimir
os trechos das fontes e entregar para os estudantes ou projetar os textos com
um data-show para a leitura.
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Na leitura, os estudantes irão trabalhar com o argumento de que as
palavras e os conceitos mudam ao longo do tempo e a História usa a ferramenta
da contextualização para explicar essas mudanças. Por isso, comece pedindo
aos estudantes que identifiquem as informações sobre as fontes (autor, obra,
data de publicação). Na interpretação das fontes pelos estudantes, medei a
identificação dos significados que os conceitos trabalhados na primeira parte
ganham em tempo e espaço específicos (Europa dos sécs. XVII-XVIII) nos textos
filosóficos. Nem sempre as palavras aparecem explicitamente, mas as ideias
discutidas anteriormente estão presentes nos trechos.
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Estimule o contraste entre esses significados e o que foi discutido
anteriormente, com perguntas como: qual é o tipo de “liberdade” defendida por
Locke? E por Kant? E por Smith? O que a “razão” permite, segundo Kant? Por
que Locke é considerado um dos principais autores do “liberalismo”? Qual o
sentido do “progresso” proposto por Kant? Quais as vantagens do “livre
comércio” na visão de Smith e por que ele levaria ao “progresso”?
·
Por fim, um debate interessante para contrapor o Iluminismo na Europa
dos séculos XVII e XVIII é proposto pelo historiador das ideias Dag
Herbjornsrud no texto “Os africanos que propuseram ideias iluministas antes
de Locke e Kant”. Folha Uol. (em anexo).
·
Acrescente as discussões o tema “Conhecimento que liberta e as de expansão do conhecimento
Sugere-se a exibição do
vídeo: Liberdade de expressão nos tira da selvageria de Leandro Karnal
disponível em:
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3ª Etapa: (7ª, 8ª e 9º aulas)
Ø Esse momento será usado para conclusão de toda proposta de pesquisa e apresentação do trabalho de pesquisa.
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OBS: O vídeo estará disponível no
e-mail da turma.
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RECURSOS: ( ) Resumo( x ) Data show;(
) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;(
) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático
para ajudar nas resoluções das atividades.
;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x )
Trabalho; ( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários;
( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
9º ANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020
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Unidade Temática:
O nascimento da República no Brasil
e os processos históricos até a metade do século XX.
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Objetos de Conhecimento: A Proclamação da República e seus desdobramentos; As
Tecnologias de informação e comunicação na Primeira República.
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Ano/Série: 9º
ano Período: 16/03 a 03/04/2020 Nº de Aulas: 09
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Tema Gerador:
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Ciência e Tecnologia
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Habilidades:
(EF09HI01)
Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais,
econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
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Competência Geral:
5 – Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva.
·
Competência Específica de História:
3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
Ø O objetivo é
esclarecer as tramas que levaram a queda do império e a implantação da República
no Brasil.
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Nesse momento montaremos uma pequena dinâmica para construção do
conhecimento. Separe a turma em 04 grupos.
·
Explique que eles serão
detetives da História e como a atividade funcionará. Eles terão acesso
algumas pistas (em anexo) para entenderem os processos que levaram o fim do
Império no Brasil.
·
Entregue a cada equipe a primeira pista. Assim que encontrarem a
resposta devem levantar a mão e o professor irá até eles. Se a resposta
estiver correta receberão a próxima pista e uma palavra-chave que deverá ser
guardada para a atividade da Sistematização. Se a resposta estiver incorreta,
retome trechos do respectivo texto que podem ajudar as equipes a chegarem às
respostas corretas. Após resolver a pista 5, os alunos receberão uma folha os
parabenizando por terminar a atividade.
Ø As respostas corretas estão em um
documento para que você possa consultar da forma que achar melhor (em anexo).
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2ª
Momento: (4ª, 5ª e 6ªaulas)
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3ª Momento: (7ª, 8ª e 9ª aulas)
MONARQUIA –
DEMOCRACIA- REPÚBLICA
- Há quantos anos foi redigida esta
notícia?
- Seria o redator da notícia um
monarquista ou um republicano? Justifique sua resposta identificando a parte
do texto que comprova sua opinião.
- O que foi, na história do Brasil,
o dia 15 de novembro de 1889?
- Que novo regime foi instalado no
país nessa data?
- De acordo com o texto, o que se
esperava desse novo regime de governo?
- O que era esperado desse novo
regime se efetivou em nosso país? Justifique sua resposta.
- A imprensa auxiliou de alguma
forma no processo da Proclamação da República? Justifique.
- Os meios de comunicação usado
naquele momento da história ainda é utilizado pelo governo atual? Justifique.
- A imprensa naquele período atuou
de forma imparcial? A Imprensa hoje
atua de forma imparcial? Compare e justifique.
- Quais foram os meios de
comunicação mais atuantes naquele período? (Pesquisa para aula posterior –
Solicite que pesquisem a radiodifusão para construção do trabalho posterior).
Ainda para um trabalho
com a notícia, organize a turma em duplas. Proponha que a dupla, com base no
texto, faça uma discussão e o registro escrito das questões:
- Por que foi o exército o
responsável pela proclamação dessa nova forma de governo?
- Como se deu essa troca
de governo? Com uso de armas? De maneira pacifica?
- À luz dos dias de
hoje, o novo regime implantado em 15 de novembro de 1889 resolveu o
problema do povo brasileiro? Justifique sua
resposta.
- Como estaria hoje o Brasil se
ainda seu regime de governo fosse a monarquia?
- Como a dupla enxerga a participação
das camadas populares nesse episódio?
- Foi possível perceber mudanças na
passagem do regime monárquico para o republicano naquele momento da história?
Se sua resposta foi positiva, identifique quais foram elas.
- Qual o significado nesse momento
da história do Brasil as exclamações: Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva
a Liberdade!"
Ø 1º grupo: Montar o aparelho de
rádio.
Ø 2º grupo: montar matérias que
recriam o clima político reinante no Brasil durante a queda da monarquia.
Ø 3º grupo: montar matérias que
sugerem a participação das camadas populares no processo.
Ø 4º grupo: Montar matérias cultural
e elaborar comercias (piadas e marchinhas).
v O professor escolherá o melhor
momento para apreciação dos trabalhos, mas a sugestão é que seja na última
aula dessa seqüencia
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OBS:
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RECURSOS:
(
) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( x ) Trabalho; (
)Resolução de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
Anexos:
ANEXOS:
"A partir de hoje, 15 de
novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a
Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências
da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna transformação; assim como a
de 7 de abril de 31 ele firmou a Monarquia constitucional acabando com o
despotismo do Primeiro Imperador, hoje proclamou, no meio da maior
tranqüilidade e com solenidade realmente imponente, que queria outra forma de
governo. Assim desaparece a única Monarquia que existia na América e, fazendo
votos para que o novo regime encaminhe a nossa pátria a seus grandes destinos,
esperamos que os vencedores saberão legitimar a posse do poder com o selo da
moderação, benignidade e justiça, impedindo qualquer violência contra os
vencidos e mostrando que a força bem se concilia com a moderação. Viva o
Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!"
Gazeta da Tarde, 15 de novembro
de 1889.
"A partir de hoje, 15 de
novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a
Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências
da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna transformação; assim como a
de 7 de abril de 31 ele firmou a Monarquia constitucional acabando com o
despotismo do Primeiro Imperador, hoje proclamou, no meio da maior
tranqüilidade e com solenidade realmente imponente, que queria outra forma de
governo. Assim desaparece a única Monarquia que existia na América e, fazendo
votos para que o novo regime encaminhe a nossa pátria a seus grandes destinos,
esperamos que os vencedores saberão legitimar a posse do poder com o selo da
moderação, benignidade e justiça, impedindo qualquer violência contra os
vencidos e mostrando que a força bem se concilia com a moderação. Viva o
Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!"
Gazeta da Tarde, 15 de novembro
de 1889.
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