Material Pedagógico 2ª Sequência

 




 































Atividades complementares para o  9º ano

 

1ª atividade:  Cidadania: direitos ou deveres?   

      O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.          

         

Será que exercemos a CIDADANIA como deveria?

       Há algum tempo, venho refletindo sobre a razão para que no Brasil tenhamos tão poucos exemplos de cidadania dignos de nota. Começo a pensar que talvez tenha encontrado uma explicação para esta deseducação: o equívoco de pensar que cidadania é uma palavra que pressupõe mais direitos do que deveres, quando, na minha modesta opinião é o contrário. É muito provável que a ideia de que precisamos, antes de qualquer coisa, lutar por nossos direitos advenha de um momento bastante recente, do ponto de vista histórico, quando nossas liberdades individuais eram muitíssimas cerceadas. Basta dizer que, no início dos anos 80 do século que passou, a batalha era, por exemplo, pelo direito de elegermos diretamente nosso presidente. Também precisamos considerar os muitos anos de injustiças sociais, em especial no que diz respeito aos negros, às mulheres e a algumas minorias, as quais vêm dos tempos da colonização e ainda permanecem. Nada mais justo, portanto, que todo cidadão com um mínimo de valores humanitários seja defensor dos direitos dos menos favorecidos socialmente inclusive dele próprio. Porém, o rumo da história segue, e no meu entender o Brasil e os brasileiros já deveriam estar maduros para entender que o conceito de cidadania tem contornos muito mais de uma pauta de deveres do que apenas de direitos.             

       Penso que temos o dever, como cidadãos, de avaliarmos se nossas condutas sociais respeitam a individualidade de nossos semelhantes. Entendo que cidadania é uma palavra quase prima de empatia, que significa a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, para que, assim, estabeleçamos um vínculo de respeito e dignidade na relação, seja ela pessoal ou social. Cidadania, portanto, pressupõe não apenas reclamar e se indignar, mas ter a consciência de que é preciso também agir, participando de coletivos, de instâncias de opinião institucionalizadas, seja como protagonista, seja como ouvinte, mas sempre de forma atenta e crítica, e preferencialmente propositiva.             

       Ser cidadão é lutar por seus direitos, obviamente, mas significa também não se deixar levar apenas por seus interesses pessoais ou por aqueles que, com boas ou más intenções, colocam-se na linha de frente. Se você, caro leitor, não se sente preparado para ser uma liderança, ao menos exercite a capacidade de avaliar as coisas sob o ponto de vista do coletivo. Ter um olhar voltado para algo além do seu interesse imediato também é transformar o mundo em um lugar mais digno para todos.

Fonte: Ricardo Bueno/ Zero Hora Visitado em 02-11-2010: http://www.ogalileo.com.br/noticias/nacional/cidadania-direitos-ou-deveres 

 

ü  Questões

·         Após a leitura, o professor propõe que a turma faça o preenchimento do quadro abaixo, expressando seu ponto de vista da seguinte maneira:

 

 

Concordo com o texto

Discordo do texto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         Complete a frase: SER CIDADÃO É ___________________________________

     O professor socializa as produções da turma, faz os comentários necessários.

 

·         Complete o quadro abaixo:

Ações que contribuem para o exercício da cidadania

Ações que NÃO contribuem para o exercício da cidadania

Ações que devemos realizar para melhor exercermos nossa cidadania

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         Assistam ao vídeo que se encontra no endereço abaixo:                                 

Vídeo: Cidadania direitos e deveres: (8min 19 seg.)   

http://www.youtube.com/watch?v=tQVo3Vvpo-4    

·         Após assistirem ao vídeo:

a) O que consideram mais importante de tudo o que foi dito no vídeo?

b)Do que ouviram, o que foi novidade para você?

c) Do que foi dito, o que ainda precisam exercitar para melhor exercerem sua cidadania?   

      

 

Sobre o teatro grego:

O professor deverá iniciar a aula com as seguintes imagens:

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Esquema de teatro grego

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Teatro do Esculápio, em Epidauro, que abrigava 14 mil pessoas.

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Mapa do teatro grego

ü  Questione seus alunos:

·         como era um teatro grego? 

·          Quais as características?

·         O porquê do formato de ferradura?

·          Como eram os personagens?

 

Faça a leitura da frase:

Temos direito a todos os direitos!

·         O que entendem por esta frase,

·         O que significa a palavra “direito”,

·         Quais são os seus direitos?

·         Eles estão sendo respeitados?

·         Que outros direitos gostariam de ter garantidos para ser mais felizes?

 

ü  Questões para pesquisa:

·         Como era um teatro grego? 

·         Quais as características?

·         O porquê do formato de ferradura?

·         Como eram os personagens?

 

ü  Declaração Universal dos Direitos Humanos

·         Na sequência, pergunte aos alunos se eles sabem que os seus direitos e os direitos de todos os cidadãos estão reunidos em um documento chamado Declaração Universal dos Direitos Humanos.

·          Instigue a turma a dizer o que sabe acerca desse documento: como ele nasceu, quais as motivações históricas que contribuíram para o seu surgimento, quais são os direitos garantidos na declaração e outros.  

 

ü  Logo após, apresente aos alunos a Cartilha Ziraldo – Os Direitos Humanos, disponível no link abaixo:

https://comissaoarns.org/doc/cartilhas/Cartilha%20Ziraldo.pdf

ü  Faça uma leitura dialogada da cartilha:

·         lance para os alunos as questões ali sugeridas e ouça o que eles têm a dizer sobre cada uma delas;

·         problematize e discuta com a turma as informações apresentadas pelo autor;

·         solicite aos alunos que procurem no dicionário os significados das palavras desconhecidas.

·         Aproveite para ampliar as ideias colocadas por Ziraldo, solicitando aos alunos que tragam exemplos relacionados às suas experiências de vida.   

 

ü  Explore as ilustrações da cartilha, iniciando pela imagem em que as crianças estão todas usando a máscara do Menino Maluquinho, acompanhada do Artigo 5º da Constituição Brasileira “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI”.   

 

ü  Na imagem seguinte, veja se os alunos conseguiram perceber que as crianças retiraram as máscaras revelando, assim, as suas identidades, as suas diferenças de raça, etnia, sexo, vestuário...

ü   Esta ilustração vem acompanhada do texto que “dá o que pensar” com os alunos: “TODOS TÊM DIREITO A SER DIFERENTES... SEM PRECONCEITOS! SEM DISCRIMINAÇÃO!”. 

 

 

 

 

ü  Durante a leitura e discussão do texto, converse com os alunos sobre a metáfora da rede de proteção atribuída aos Direitos Humanos. Incentive-os a relacionar o assunto com as suas vivências, com as notícias e informações veiculadas na TV, internet, rádio, jornais e revistas.   

 

ü  Solicite aos alunos que construam uma lista dos valores abordados na cartilha, como: LIBERDADE, RESPEITO, DIGNIDADE, JUSTIÇA, COOPERAÇÃO, SOLIDARIEDADE, PAZ, dentre outros, a fim de compreender que a declaração trata dos valores fundamentais para todo ser humano.   

 

ü  Peça também que listem os direitos de todos os cidadãos revelados no documento, tais como: DIREITO À SAÚDE, EDUCAÇÃO, LAZER, SEGURANÇA, MORADIA, TRABALHO e outros.   

 

ü  Ainda sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos  

 

ü  Leitura do texto de Ruth Rocha

Um dia, uma porção de pessoas se reuniram.

Elas vieram de lugares diferentes e eram, elas mesmas, diferentes entre si.

Havia homens e mulheres; suas peles, seus cabelos e seus olhos tinham cores diferentes, assim como diferente era o formato de seus corpos e de seus rostos.   

Vieram de países ricos e pobres, de lugares quentes ou frios. Vieram de reinados e de repúblicas. Falavam muitas línguas. Acreditavam em diferentes deuses.

Alguns dos países que elas representavam tinham acabado de sair de uma guerra terrível, que tinha deixado muitas cidades destruídas, um número enorme de mortos, muita gente sem lar e sem família.

Muitas pessoas tinham sido maltratadas e mortas por causa de sua religião, de sua raça e de suas opiniões políticas.   

O que reunia aquelas pessoas era o desejo de que nunca mais houvesse uma guerra, de que nunca mais ninguém fosse maltratado e que não se perseguissem mais pessoas que não tinham feito mal a ninguém.   

Então elas escreveram um papel. Neste documento elas fizeram um resumo dos direitos que todos os seres humanos têm e que devem ser respeitados por todos os povos.

Este documento é chamado Declaração Universal dos Direitos Humanos e diz mais ou menos o seguinte:

Todos os homens nascem livres. Todos os homens nascem iguais e têm portanto os mesmos direitos. Todos têm inteligência e compreendem o que se passa ao seu redor. Todos devem agir como se fossem irmãos.   

Não importa qual seja a raça de cada um; tampouco importa que seja homem ou mulher; não importa ainda sua língua, religião, opinião política, país ou a família de que ele venha. Não importa que ele seja rico ou pobre, nem que o país de onde ele venha seja uma república ou um reinado. Estes direitos devem ser gozados por todos.   

Todas as pessoas têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Ninguém pode ser escravo de ninguém.   

Não se podem maltratar as pessoas ou castigá-las de maneira cruel ou humilhante.

As leis devem ser iguais para todos e devem proteger as pessoas.

Todos os homens têm o direito de receber a proteção dos tribunais para que seus direitos não sejam contrariados.

Não se pode prender as pessoas ou mandá-las embora de seus país a não ser por motivos muito graves. Todo homem tem o direito de ser julgado por um tribunal justo quando é acusado de alguma falta.

Ninguém tem o direito de interferir na vida particular das pessoas, na sua família e na sua correspondência.

Toda pessoa tem o direito de se movimentar dentro das fronteiras de seu país. E tem o direito de sair e voltar ao seu país.

Ninguém deve ser privado de sua nacionalidade. Quer dizer, toda pessoa tem o direito de pertencer a alguma nação. E tem o direito de trocar de nacionalidade por sua vontade.

Todos os homens e mulheres, depois de certa idade, não importa sua raça, religião ou nacionalidade, têm o direito de se casar e começar uma família. Um homem e uma mulher só podem se casar se os dois quiserem.

Todas as pessoas têm direito à propriedade. E aquilo que uma pessoa possui não pode ser tirado dela, a não ser que haja um motivo justo.

Todas as pessoas têm o direito de pensar como e o que quiserem. Elas têm direito de trocar suas ideias e praticar sua fé em público ou particular, e de contar a todos sua opinião.

Todas as pessoas têm o direito de se reunir ou de se associar. Mas ninguém deve ser obrigado a isso.

A autoridade do governo vem da vontade do povo. O povo deve mostrar qual é a sua vontade pelo voto.Todas as pessoas têm o direito de votar.

Todas as pessoas têm direito ao tipo de trabalho que preferirem e a boas condições de trabalho.Todos devem receber remuneração igual quando fazem o mesmo trabalho e devem ganhar o suficiente para a saúde, alimentação e vestuário.

Todo homem tem o direito ao descanso e deve ter um número de horas de trabalho limitado e férias pagas.

Todas as crianças têm os mesmos direitos, sejam ou não nascidas de um casamento.

Todas as pessoas têm direito a escola gratuita. Todos têm direito de aprender uma profissão. A escola deve promover o entendimento, a compreensão e a amizade.

Todos os homens têm deveres para com o lugar onde vivem e para com as pessoas que ali vivem também.

Não se deve usar o que está escrito neste documento para destruir os direitos e deveres aqui estabelecidos.

Há muitos anos esta declaração foi aprovada, mas ainda existem países que não obedecem a este documento. Para que isto aconteça, é preciso que todos aprendam, nas escolas de todo o mundo, o conteúdo desta declaração.

  

Referência Bibliográfica: ROCHA, Ruth & ROTH, Otávio (Adaptação). Declaração Universal dos Direitos Humanos. São Paulo: Salamandra, 2010.

 

 

ü  Em seguida a assistir ao vídeo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no link abaixo:

 http://www.youtube.com/watch?

 

ü  Após a leitura do texto de Ruth Rocha e a exibição do vídeo, peça aos alunos que produzam um texto sobre:

·         Quais foram as informações mais curiosas e interessantes;

·         O que puderam aprender acerca dos direitos humanos;

·         Que dados poderiam ser acrescentados às listas elaboradas por eles acerca dos valores fundamentais das pessoas e dos direitos humanos tratados na declaração. 

 

ü  Poderão construir também um mapa mental com Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

ü  Leitura complementar:

 

Direitos Humanos

A ONU é uma organização internacional composta por 193 nações. Veja abaixo seus principais objetivos e outros dados.

O que é a ONU

 Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.

 Fundação da ONU

 Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Atualmente, conta com 193 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.

A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral entre outros. 
A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:

- Defesa dos direitos fundamentais do ser humano.

- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado.

- Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações.

- Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.

 


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