MEMORIAL DAS AÇÕES
PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA - 2017-2020
v Articulação
de História:
Apresentação
Este
Memorial objetiva descrever e compartilhar as ações e experiências
educacionais, ocorrida entre os anos de 2017 a 2020, evidenciando a trajetória
de vida escolar e acadêmica, dos nossos docentes e educandos do município de
Itamaraju- Bahia, no Componente Curricular de História, destacando os trabalhos
realizados, bem como, formações, planejamentos, e projetos interdisciplinares,
e das conquistas vivenciadas. Ao mesmo tempo, resgata experiências consolidadas
através de ações em rede, que concretizaram a busca por uma educação
significativa e de qualidade. Nele
evidenciamos o trabalho do professor de História que reuniu teoria e práticas
diversificadas em suas metodologias, visando um ensino e aprendizagem
reflexivo, participativo e autônomo, com a intenção de formar sujeitos
críticos. Esse memorial apresenta ações que promoveram um fazer pedagógico
crítico- reflexivo, e que ressalta a busca por uma educação pautada em dar voz
aos sujeitos sociais.
A ação de articular professores de
História tem como prioridade, promover por meio da Secretaria Municipal de
Educação, através da Coordenação do Ensino Fundamental- Anos Finais, a
integração motivacional dos professores da rede municipal de ensino, através de
ações de interação, criadas nos encontros de articulação, partindo do princípio
da promoção da equidade na educação itamarajuense, proporcionando assim a
humanização e espírito de solidariedade aos nossos professores, ao mesmo tempo,
agregar informações de ordem social e pedagógica, tais como, sondagem de
conhecimentos prévios; as formas de exclusão e percepção de mundo dos grupos
atendidos nas 10 (dez) escolas que trabalham o Ensino Fundamental - Anos Finais.
Outrossim, a Articulação de História tem
como objetivo estimular ações nas quais professores e estudantes sejam sujeitos
do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, eles próprios devem
assumir uma atitude historiadora diante dos conteúdos propostos no âmbito do
Ensino Fundamental. Considerando esses pressupostos, e em articulação com as
competências gerais da BNCC e com as competências específicas da área de
Ciências Humanas.
Área
do conhecimento envolvida: Humanas (História).
Ações da Articulação de História –
Período 2017
v Ação:
Jornada Pedagógica 2017
v Tema:
Pra Cuidar e Viver: Juntos por uma Educação de qualidade.
v Desenvolvida
pela Articulação de História
v Publico
Alvo: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais
v Período:
15 de fevereiro.
A abertura oficial do ano letivo de 2017 da Rede Municipal de Ensino
de Itamaraju aconteceu no dia 14 de fevereiro. A Articulação de História,
através da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação do Ensino Fundamental
- Anos Finais realizou seu 1º encontro Pedagógico do ano com os professores de
História da Rede Municipal da Sede e do Campo, no dia 15 de fevereiro com o
tema; Construindo o conhecimento em História tendo como objetivo
o planejamento de aulas que, visassem o estimulo a autonomia de pensamento e a
capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar
nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. A
percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias, estimulando
o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania.
Nessa perspectiva e
como resultado dos trabalhos desenvolvidos durante o encontro, ficou
perceptível que, ao estimular a aproximação do estudo de História com o contexto
no qual estão inseridos nossos estudantes permitindo a vivência e valorização
de sua identidade, da identidade coletiva e da relação entre diversos sujeitos
no tempo e no espaço, O Ensino de História contribuirá para a construção do
conhecimento e a utilização deste enquanto ferramenta para a compreensão e
alteração da sociedade em que se vive.
v Ação:
Encontros Pedagógicos de articulação de História Quinzenais
v Desenvolvida
pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães
v Público
alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental
– Anos Finais.
v Período:
Ano letivo de 2017.
A Coordenação do Ensino Fundamental
Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante
o ano letivo de 2017, Encontros Pedagógicos para elaboração das Sequências
Didáticas Trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, bem como a promoção da
Formação continuada dos professores, com estudos de variados temas pertinentes
e essenciais ao trabalho do professor de História.
Os Encontros de Articulação de Área
tem como objetivo compreender o conhecimento específico no modo como os
professores entendem o processo do ensino aprendizagem. A articulação dos
conhecimentos da área específica e do conhecimento pedagógico apareceu como um
importante elemento na construção do fazer docente e, por consequência, um
indicador da necessidade de se repensar as práticas pedagógicas e as formas de
mediação do conhecimento a serem trabalhadas pelo professor. A Articulação de
História constitui-se por elementos conceituais e organizacionais dos objetos
de conhecimentos próprios do Componente Curricular, envolvendo ideias,
informações, definições, convenções e tópicos gerais, bem como sua estrutura
organizacional. Implica no conhecimento das tendências e perspectivas de seu
campo específico, incluindo as diferentes interpretações de um mesmo fenômeno e
suas relações pelo professor. Desse modo, nos encontros quinzenais de
articulação em História, os professores planejam ações pedagógicas que atendam
as especificidades das turmas e trocam experiências exitosas numa perspectiva
de gestão e organização pedagógica que orienta e proporciona aos professores um
espaços de discussão e por conseqüência um espaço de formação continuada e
troca de saberes.
v Ação:
Visitas a Unidades Escolares para orientações de ordem pedagógicas
v Desenvolvida
pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães
v Público
alvo: Escola Municipal Novo Prado e Escola Municipal Maria D’Ajuda de Oliveira
Matos
v Período:
Ano letivo de 2017.
A Coordenação do Ensino Fundamental Anos
Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o
ano letivo de 2017, visitas pedagógicas a duas Unidades Escolares Municipais;
Escola Municipal Maria D’Ajuda de Oliveira Matos e Escola Municipal Novo Prado.
A ação de visitas às Unidades Escolares
da Rede Municipal foi elaborada pela Coordenação do Ensino fundamental- Anos
finais, tendo como objetivo a realização de um acompanhamento mais direto e
constante das escolas, propiciando, assim, ações imediatas por parte dos
gestores envolvidos, com o intuito de se buscar soluções com maior agilidade
para as problemáticas detectadas, mantendo a Secretaria Municipal de Educação
ciente dos problemas em suas unidades. Igualmente, o atendimento diferenciado
as Unidades Escolares propicia uma aproximação da Rede e auxilia nas demandas
das ações e Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação.
v Ação:
I Mostra de Fontes Históricas
v Desenvolvido
pelos professores de História sob orientação da Articulação de História
v Público
alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º e 7º ano do Fundamental – Anos
Finais
v Período:
I Bimestre de 2017
A I Mostra de fontes Históricas
realizada no primeiro bimestre de 2017 foi desenvolvida como parte das ações
metodológicas nas Sequências Didáticas de História do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental,
nas Escolas Municipais da Sede. O objetivo dessa proposta foi trabalhar as
formas que a História remonta o passado e seus fatos históricos. Mostrar que
não se constrói a história somente com a escrita oficial, mas também através da
oralidade de gerações para gerações e objetos que auxiliam a compreensão de
como se comportavam as sociedades ao longo dos séculos. A maioria das escolas
públicas tem somente o livro didático como fonte de estudos. Com essa proposta
foi possível que os alunos compreendessem que o livro serve como orientador,
mas que podemos ir além, transformando a escola num local de produção do
conhecimento, não em um local de mera reprodução.
v Ação:
Projeto Consciência Negra – 2017.
v Tema:
Africa e Bahia: “Afrobaianidade”; Dois povos, uma história e uma cultura;
v Desenvolvido
pelos professores de História sob orientação da Articulação de História no
período de 01 outubro a 20 de novembro do corrente ano;
v Público
alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Fundamental – Anos
Finais.
Antes
de expormos as finalidades deste projeto pedagógico, vale salientar que o tema
aqui expresso é objeto de trabalho de todos os professores da rede de ensino,
nos diferentes segmentos do Ensino Fundamental das séries finais das escolas
municipais de Itamaraju. Em vista disso, tornou-se uma necessidade nossa
abranger as intervenções didáticas. É importante que os alunos tenham as
informações corretas acerca de nossa história e que isso possa contribuir para
diminuir as atitudes racistas ou discriminatórias advindas da desinformação e
do analfabetismo cultural. Nessa perspectiva, este projeto fomentou intervenções
pedagógicas e didáticas com vistas à erradicação de ações dessa natureza tendo
como objetivo investigar detalhes significativos da história de nosso Estado,
bem como a nossa própria história de variadas etnias.
O Projeto foi composto por cinco ações a foram
desenvolvidas em duas etapas: Primeiro no ambiente escolar e finalizando com
uma mostra macro com a participação de todas as escolas que atendem o
Fundamental Anos finais e com os seguintes formatos:
PAB –
Patrimônio Afro-baiano: Patrimônio material e imaterial da cultura
afro-baiana, sendo um trabalho de pesquisa, para demonstração em um álbum
seriado, onde as imagens contextualizas, contou a história cultural afro-baiana
e sua ligação com a comunidade local;
LITERÁFRO
– Literatura Afro: Produção literária nos ambientes
escolares, numa perspectiva também de valorização das manifestações culturais
afro-baianas;
CANTÁFRO
– Canções Afro: Estimulando a musicalidade no ambiente escolar e a
valorização das manifestações culturais afro-baiana; bem como, promover um
ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se
expressem em sintonia com a cultura afro, através de composições dos próprios
alunos, numa perspectiva de incentivar a cultura negra baiana.
DANÇÁFRO
– Danças Afro: Esta ação, teve como principal
objetivo a valorização da dança afro-baiana nas escolas que, historicamente vêm
tentando mostrar, através da dança, a importância que os negros têm, em todos
os aspectos da nossa cultura baiana.
ART’PÁFRO
- Arte de Personagens Afros: Criação de obras de
artes visuais, inspirado em personagens históricas da nossa cultura negra
baiana/itamarajuense (Personalidades Negras), buscando compreender a obra de
arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de
valorização do orgulho negro.
Consciência
Negra 2017 – Escolas
Consciência Negra 2017- Câmara
Ações da Articulação de História – Período
2018
v Ação:
Jornada Pedagógica 2018
v Tema:
Autoestima e relações interpessoai; Caminhos para uma educação transformadora.
v Desenvolvida
pela Articulação de História
v Publico
Alvo: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais
v Período:
09 de fevereiro de 2018
A abertura
oficial do ano letivo de 2018 da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju
aconteceu no dia 08 de fevereiro. A Articulação de História, através da
Secretaria Municipal de Educação e Coordenação do Ensino Fundamental - Anos
Finais realizou seu 1º encontro Pedagógico do ano com os professores de
História da Rede Municipal da Sede e do Campo, no dia 09 de fevereiro com o
tema; “Eu, você, o outro e o nosso espaço”, usado como base e direcionamento
para o planejamento anual e o planejamento de aulas para as
duas semanas seguintes a abertura. Dividir
espaços e interagir com os colegas e professores favorece a construção da
identidade dos educandos, que pode ser conquistada através da afetividade, da
segurança, da autoestima e do respeito às diferenças, tendo como objetivos
oportunizar situações e atividades que auxiliassem na construção da identidade
e autonomia, levando a perceber a importância das regras e boas maneiras para
melhorar a convivência com os outros, despertando valores, construindo vínculos
afetivos, respeitando as diferenças, dentre outros. Durante o encontro foi perceptível
a efetiva participação dos professores que resumiram em uma dinâmica do corpo
humano como se daria o nosso ano de trabalho, mostrando o que esperavam sobre
suas turmas e como pretendiam desenvolver em suas aulas o “respeito, evolução,
desenvolvimento, amizade, autoconfiança, segurança, aprendizado,
desenvolvimento”, com uma pequena mostra de suas vivências através da exposição
de algumas atividades realizadas no decorrer do encontro.
v Ação:
Encontros Pedagógicos de articulação de História Quinzenais
v Desenvolvida
pelo Professor Articulador de Área
v Público
alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental
– Anos Finais.
A Coordenação do Ensino Fundamental
Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante
o ano letivo de 2018, Encontros Pedagógicos para elaboração das Sequências
Didáticas Trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, bem como a promoção da
Formação continuada dos professores, com estudos de variados temas pertinentes
e essenciais ao trabalho do professor de História.
Os Encontros de Articulação de Área
tem como objetivo compreender o conhecimento específico no modo como os
professores entendem o processo do ensino aprendizagem. A articulação dos
conhecimentos da área específica e do conhecimento pedagógico apareceu como um
importante elemento na construção do fazer docente e, por consequência, um
indicador da necessidade de se repensar as práticas pedagógicas e as formas de
mediação do conhecimento a serem trabalhadas pelo professor. A Articulação de
História constitui-se por elementos conceituais e organizacionais dos objetos
de conhecimentos próprios do Componente Curricular, envolvendo ideias,
informações, definições, convenções e tópicos gerais, bem como sua estrutura
organizacional. Implica no conhecimento das tendências e perspectivas de seu
campo específico, incluindo as diferentes interpretações de um mesmo fenômeno e
suas relações pelo professor. Desse modo, nos encontros quinzenais de
articulação em História, os professores planejam ações pedagógicas que atendam
as especificidades das turmas e trocam experiências exitosas numa perspectiva
de gestão e organização pedagógica que orienta e proporciona aos professores um
espaços de discussão e por conseqüência um espaço de formação continuada e
troca de saberes.
v Ação:
Visitas a Unidades Escolares para orientações de ordem pedagógicas
v Público
alvo: Escola Municipal José de Anchieta e Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos
Santos
v Período:
Ano letivo de 2018.
A Coordenação do Ensino Fundamental Anos
Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o
ano letivo de 2018, visitas pedagógicas a duas Unidades Escolares Municipais;
Escola Municipal de 1º Grau José de Anchieta e Escola Municipal Sizaltina
Barbosa dos Santos.
A ação de visitas às Unidades Escolares
da Rede Municipal foi elaborada pela Coordenação do Ensino fundamental- Anos
finais, tendo como objetivo a realização de um acompanhamento mais direto e
constante das escolas, propiciando, assim, ações imediatas por parte dos
gestores envolvidos, com o intuito de se buscar soluções com maior agilidade
para as problemáticas detectadas, mantendo a Secretaria Municipal de Educação
ciente dos problemas em suas unidades. Igualmente, o atendimento diferenciado
as Unidades Escolares propicia uma aproximação da Rede e auxilia nas demandas
das ações e Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação.
v Ação:
Estudo da BNCC para preparação de Currículo para o ano letivo de 2019
v Público
Alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino
v Período:
2º e 3º
bimestre de 2018
Esta ação promovida pela Secretaria
Municipal de Educação e desenvolvida pelas Articulações de áreas, teve como objetivo estudar e analisar a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), como documento norteador para a elaboração da
Proposta Curricular Municipal e como resultado a primeira produção da Proposta
Curricular do Ensino Fundamental Anos Finais.
v Ação:
I Intercâmbio Cultural à Aldeia Pataxó do Parque Nacional do Monte Páscoal
v Desenvolvido
pelos professores de História sob orientação da Articulação de História
v Público
alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Fundamental – Anos
Finais
v Período
: 18 de abril
O
intercambio cultural à Aldeia do Parque Nacional do Monte Páscoal foi pensado
durante a elaboração da Seqüência Didática que trabalharia a trajetória
indígena brasileira e foi realizado no dia 18 de abril de 2018 com os objetivos
de se conhecer os modos de vida dos indígenas no presente e no passado; Conhecer
aspectos da cultura indígena, através dos próprios pataxós: sua história,
costumes, crenças e rituais; Associar a cultura indígena ao conteúdo que está
sendo vivenciado pelos alunos, proporcionando lhes o contato com as tradições
indígenas próximas, e conseqüentemente o
saber histórico a partir de outra fonte, os próprios indígenas.
A
nossa visita a aldeia do Pé do Monte foi no intuito de conhecer a história
contada por outra fonte, no caso pelos próprios Pataxós, pois o conhecimento de
outros grupos humanos torna-se possível quando somos capazes de aprender com
aqueles que queremos conhecer e compreender sua trajetória e também,
proporcionar aos alunos o cuidado com o respeitar as singularidades, a sensibilidade
de enxergar o outro olhar e principalmente o direito de o outro pensar, falar,
viver e ser diferente.
v Ação:
I Visita aos Patrimônios Materiais e Culturais de Itamaraju
v Desenvolvido
pelos professores de História sob orientação da Articulação de História
v Público
alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ano do Fundamental – Anos Finais
v Período
: 2º bimestre de 2018.
Este trabalho foi
elaborado nas seqüências didáticas das turmas do 6º ano das escolas municipais
de Itamaraju, quando estudávamos sobre os patrimônios materiais, imateriais e
culturais, no primeiro bimestre de 2018.
Teve como objetivo analisar a relação entre os patrimônios e a relação
de pertencimento e identidade de um povo, se esta pode ocorrer de forma
saudável e sustentável e quais são suas contribuições para a comunidade. Para a
elaboração e desenvolvimento de projetos de intervenção que incentivem a
preservação dos patrimônios de nossa cidade, se fez necessário uma visitação in
loco para aguçarmos a ideia de preservação dos monumentos e internalizarmos a
importância deles para nossas história e memórias.
v Ação:
Projeto Consciência Negra – 2018.
v Tema:
Itamaraju: Três Cores; Um só povo
v Desenvolvido
pelos professores de História sob orientação da Articulação de História no
período de outubro a novembro do
corrente ano;
v Público
alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Fundamental – Anos
Finais.
Antes
de expormos as finalidades deste projeto pedagógico, vale salientar que o tema
aqui expresso é objeto de trabalho de todos os professores da rede de ensino,
nos diferentes segmentos do Ensino Fundamental das séries finais das escolas
municipais de Itamaraju. Em vista disso, tornou-se uma necessidade nossa
abranger as intervenções didáticas. É importante que os alunos tenham as
informações corretas acerca de nossa história e que isso possa contribuir para
diminuir as atitudes racistas ou discriminatórias advindas da desinformação e
do analfabetismo cultural. Nessa perspectiva, este projeto fomentou
intervenções pedagógicas e didáticas com vistas à erradicação de ações dessa
natureza tendo como objetivo investigar detalhes significativos da história de
nosso Estado, bem como a nossa própria história de variadas etnias.
O Projeto foi composto por cinco ações a foram
desenvolvidas em duas etapas: Primeiro no ambiente escolar e finalizando com
uma mostra macro com a participação de todas as escolas que atendem o Ensino Fundamental
Anos finais.
A proposta metodológica e pedagógica
utilizada consistiu em um trabalho dinâmico através da relação dialógica entre
professor/aluno com a mediação dos gestores e articuladores, com uma concepção
interdisciplinar e construtivista da aprendizagem.
A Culminância se deu na Câmara Municipal
de Vereadores com premiações das
seguintes ações:
LITERÁFRO
– Literatura Afro: Produção literária nos ambientes
escolares, numa perspectiva também de valorização das manifestações culturais
afro-baianas com concurso de melhor texto literário dentro do tema Consciência
Negra.
CANTÁFRO
– Canções Afro: Estimulando a musicalidade no ambiente escolar e a
valorização das manifestações culturais afro-baiana; bem como, promover um
ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se
expressem em sintonia com a cultura afro, através de composições dos próprios
alunos, numa perspectiva de incentivar a cultura negra baiana com
concurso de melhor canção dentro do tema Consciência Negra.
DANÇÁFRO
– Danças Afro: Esta ação, teve como principal
objetivo a valorização da dança afro-baiana nas escolas que, historicamente vêm
tentando mostrar, através da dança, a importância que os negros têm, em todos
os aspectos da nossa cultura baiana com concurso de melhor texto coreografia dentro do tema Consciência Negra.
ART’PÁFRO
- Arte de Personagens Afros: Criação de obras de
artes visuais, inspirado em personagens históricas da nossa cultura negra
baiana/itamarajuense (Personalidades Negras), buscando compreender a obra de
arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de
valorização do orgulho negro com concurso pinturas em tela dentro do tema
Consciência Negra.
Ações
da Articulação de História – Período 2019
v Ação:
Jornada Pedagógica 2019
v Tema:
“Inovando
a Educação: Paradigmas e desafios educacionais na atualidade”.
v Desenvolvida
pela Articulação de História
v Publico
Alvo: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais
v Período:
07 de fevereiro.
A
abertura oficial do ano letivo de 2019 da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju
aconteceu no dia 04 de fevereiro. A Articulação de História, através da
Secretaria Municipal de Educação e Coordenação do Ensino Fundamental - Anos
Finais realizou seu 1º encontro Pedagógico do ano com os professores de
História da Rede Municipal da Sede e do Campo, no dia 07 de fevereiro com o
tema; “Adolescente protagonista: Construindo a minha história” tendo como objetivo
o planejamento de aulas que, visassem o estimulo a autonomia de pensamento e a
capacidade de reconhecer e incentivar o protagonismo do adolescente mostrando
que são agentes importantes na sociedade e capazes de transformar o mundo à sua
volta.
As formas da educação escolar se
transformaram muito nas últimas gerações, acompanhando grandes mudanças no
mundo e na maneira como nos relacionamos. O que vemos é a participação cada vez
mais ativa dos jovens e em seus processos de aprendizagem: eles não são mais
considerados apenas espectadoras, mas sim indivíduos com capacidade de
participar de decisões, expressando opiniões e necessidades próprias.
A ideia foi transformar os jovens
educandos em agentes de seu próprio desenvolvimento, com poder para influenciar
os seus arredores.
Isso significa entender que o
adolescente não é valioso apenas porque será o adulto de amanhã, mas sim porque
ela já tem muito a contribuir e construir independentemente de sua idade. Para
ser protagonista na comunidade, na família, na escola, na igreja ou outros
espaços que frequentam, os adolescentes precisam ser valorizados e incentivados
a expressar pensamentos, sentimentos e necessidades. Eles deixam de ser apenas
quem recebe as regras prontas, e começa a participar de forma ativa em
diferentes contextos de seu dia a dia.
v Ação:
Encontros Pedagógicos de articulação de História Quinzenais
v Desenvolvida
pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães
v Público
alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental
– Anos Finais.
v Período:
Ano letivo de 2019.
A Coordenação do Ensino Fundamental
Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante
o ano letivo de 2019, Encontros Pedagógicos para elaboração das Sequências
Didáticas Trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, bem como a promoção da
Formação continuada dos professores, com estudos de variados temas pertinentes
e essenciais ao trabalho do professor de História.
Os Encontros de Articulação de Área
tem como objetivo compreender o conhecimento específico no modo como os
professores entendem o processo do ensino aprendizagem. A articulação dos
conhecimentos da área específica e do conhecimento pedagógico apareceu como um
importante elemento na construção do fazer docente e, por consequência, um
indicador da necessidade de se repensar as práticas pedagógicas e as formas de
mediação do conhecimento a serem trabalhadas pelo professor. A Articulação de
História constitui-se por elementos conceituais e organizacionais dos objetos
de conhecimentos próprios do Componente Curricular, envolvendo ideias,
informações, definições, convenções e tópicos gerais, bem como sua estrutura organizacional.
Implica no conhecimento das tendências e perspectivas de seu campo específico,
incluindo as diferentes interpretações de um mesmo fenômeno e suas relações
pelo professor. Desse modo, nos encontros quinzenais de articulação em
História, os professores planejam ações pedagógicas que atendam as
especificidades das turmas e trocam experiências exitosas numa perspectiva de
gestão e organização pedagógica que orienta e proporciona aos professores um
espaços de discussão e por conseqüência um espaço de formação continuada e
troca de saberes.
v Ação:
Visitas a Unidades Escolares para orientações de ordem pedagógicas
v Público
alvo: Escola Municipal Benedita Malaquias do Nascimento
v Período:
Ano letivo de 2019.
A Coordenação do Ensino Fundamental Anos
Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o
ano letivo de 2019, visitas pedagógicas a duas Unidades Escolares Municipais;
Escola Municipal de Benedita Malaquias do Nascimento.
A ação de visitas às Unidades Escolares
da Rede Municipal foi elaborada pela Coordenação do Ensino fundamental- Anos
finais, tendo como objetivo a realização de um acompanhamento mais direto e
constante das escolas, propiciando, assim, ações imediatas por parte dos
gestores envolvidos, com o intuito de se buscar soluções com maior agilidade
para as problemáticas detectadas, mantendo a Secretaria Municipal de Educação
ciente dos problemas em suas unidades. Igualmente, o atendimento diferenciado
as Unidades Escolares propicia uma aproximação da Rede e auxilia nas demandas
das ações e Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação.
v Ação:
II Intercâmbio Cultural à Aldeia Pataxó Nova Esperança – Porto Seguro-Bahia
v Desenvolvido
pelas professoras de História Esmeralda Lacerda e Carine Santos sob orientação
da Articulação de História
v Público
alvo: Alunos da Escola Presidente Médici do 6º ao 9º ano do Fundamental – Anos
Finais
v Período
: Abril de 2019
O
intercambio cultural à Aldeia Pataxó Nova Esperança foi pensado durante a
elaboração da Seqüência Didática que trabalharia a trajetória indígena
brasileira e foi realizado no dia 20 do mês de abril de 2019 com os objetivos
de se conhecer os modos de vida dos indígenas no presente e no passado; Conhecer
aspectos da cultura indígena, através dos próprios pataxós; sua história,
costumes, crenças e rituais; Associar a cultura indígena ao conteúdo que está sendo
vivenciado pelos alunos, proporcionando lhes o contato com as tradições
indígenas próximas, e conseqüentemente o saber histórico a partir de outra
fonte, os próprios indígenas.
A
visita foi no intuito de conhecer a história contada por outra fonte, no caso
pelos próprios Pataxós, pois o conhecimento de outros grupos humanos torna-se
possível quando somos capazes de aprender com aqueles que queremos conhecer e
compreender sua trajetória e também, proporcionar aos alunos o cuidado com o
respeitar as singularidades, a sensibilidade de enxergar o outro olhar e
principalmente o direito de o outro pensar, falar, viver e ser diferente.
v Ação:
Visita a Fazenda Museu Cascata – Teixeira de Freitas - Bahia
v Desenvolvido
pela professora de História Ivete Matos sob orientação da Articulação de
História
v Público
alvo: Alunos da Escola Municipal Urbis II – do 6º ao 9º ano - Anos Finais
v Período:
2º bimestre de 2018.
Este trabalho foi elaborado nas seqüências didáticas das
turmas do 6º e 7º ano das escolas municipais de Itamaraju, quando estudávamos
sobre os patrimônios materiais, imateriais e culturais, no segundo bimestre de
2019. Teve como objetivo analisar a
relação entre os patrimônios e a relação de pertencimento e identidade de um
povo, se esta pode ocorrer de forma saudável e sustentável e quais são suas
contribuições para a comunidade. Para a elaboração e desenvolvimento de
projetos de intervenção que incentivem a preservação dos patrimônios de nossa
cidade e região, se fez necessário uma visitação in loco para aguçarmos a ideia
de preservação dos monumentos e internalizarmos a importância deles para nossas
história e memórias. Nesta perspectiva, a professora Ivete Matos idealizou e
concretizou a visita a fazenda Cascata, tombada como Patrimônio Histórico
Municipal de Teixeira de Freitas, no dia 27 de abril.
v Ação:
Visitas a Fazenda Furado – Itamaraju- Bahia
v Desenvolvido
pelos professores de História da Rede Municipal sob orientação da Articulação
de História
v Público
alvo: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais
v Período:
14 de maio de 2019
A
visitação a fazendas da era de ouro do cacau, do gado e do café em Itamaraju
teve como objetivo analisar a importância dessas fazendas para o desenvolvimento
da nossa cidade e também o desbravamento da região, a ocupação primitiva de
suas terras, a configuração da estrutura fundiária, a organização
administrativa eclesiástica e também secular. Nessa visita os estudantes
observaram como as organizações oligarcas determinavam a vida nas pequenas
cidades e como os grandes proprietários de terras influenciavam em todos os
setores da organização social. A Fazenda Furado foi por décadas um modelo de
oligarquia e seus descendentes ainda hoje relatam a importância do seu saudoso
patriarca Délio Bonfim no desenvolvimento da cidade de Itamaraju.
v Ação:
Pesquisa sobre as grandes personalidades femininas itamarajuenses
v Desenvolvido
pela professora Esmeralda Lacerda sob orientação da Articulação de História
v Público
alvo: Alunos do 9º ano da Escola Municipal Presidente Médici
v Período:
Novembro de 2019
Este trabalho de pesquisa foi realizado com intenção de
fazer um registro histórico de grandes mulheres da cidade Itamaraju, localizada
no Extremo Sul da Bahia. Cada mulher uma com uma forma diferente de ser, mas
ambas são importantes para a história dessa localidade. A História brasileira é
rica em tantas culturas, mas ainda pobre de memória. O que se pretende, portanto, com esta
seleção, é eternizar a memória dessas mulheres para compor parte da história de
Itamaraju,
Não somente para eternizar tais histórias como também dar
visibilidade ao reconhecimento do valor da contribuição feminina e a
valorização do leque de repertório de ações valorosas pouco (re) conhecidas e
divulgadas em nossa cidade e quiçá na região.
Nesse
sentido, entende-se que as mulheres selecionadas nesta pesquisa apresentam um
desejo incontido de vencer barreiras e construir canais de expressão. Sobretudo
essas mulheres aqui selecionadas lutam hoje ou lutaram ontem por alguma causa.
Nesse processo, pretendem/pretenderam juntar, traçar rumos, definir seus
destinos, deixar marcas e caminhos para um mundo com mais igualdade.
v Ação:
Projeto Consciência Negra 2019 – Oficina das bonecas abayomis
v Desenvolvida
pelas Articulações de Arte e História
v Público
alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental-
Anos Finais
v Período:
Outubro e novembro de 2019.
Esse trabalho foi desenvolvido
dentro do Projeto Consciência Negra 2019 em parceria com a Articulação de Arte
com o objetivo de evidenciar a memória e identidade popular do povo brasileiro,
valorizando a diversidade cultural que reina na terra brasilis. A iniciativa
produziu versões próprias das Abayomi e promoveu oficinas tanto para ensinar o
processo de criação quanto para discutir a importância histórica e social
entorno das bonecas. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não
possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o
reconhecimento das múltiplas etnias africanas.
v Ação:
Encontro Para Momento de Reflexão da Pratica Docente e o Pensar Consciente as
Questões das Relações Étnico-Raciais – Projeto Consciência Negra 2019.
v Desenvolvido
pelas Articulações de Arte, Geografia e História em parceria com as Mestrandas
em Ensino e relações ÉTNICO-RACIAIS pela UFSB, Letícia Ferreira da Silva,
Ananda da Luz Ferreira e Gabriela Prado Ramos Barros
v Público
alvo: Professores da Rede Municipal (Sede) de Arte, Geografia e História do
Ensino Fundamental – Anos Finais
v Período
: 10 Novembro de 2019
A proposta de preparar um Momento de Reflexão da Pratica Docente e o Pensar Consciente as Questões das Relações Étnico-Raciais, partiu da necessidade de se repensar as práticas docentes ao abordar essa problemática em sala de aula, visto que ainda encontramos nos contextos escolares reproduções de ordem “racistas”.
A inserção da temática étnico-racial no cotidiano das salas de aula visa garantir uma educação que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele e, sobretudo pela intensificação da construção da identidade dos educandos, pois essa fase é o momento em que eles começam a se perceber no mundo e a perceber o outro.
A ação objetivou resgatar a
cultura afro-brasileira, indígena e africana, que sensibilizasse não só os
estudantes, mas a escola num todo. “Nós percebemos que a escola não trata
dessas questões, mas elas existem com os educandos, sobretudo com as meninas
negras, que desde muito cedo já não se sentem representadas nas histórias. As
princesas na maioria das vezes são loiras, com personagens que não têm nem a
cor e nem o cabelo como delas, isso faz com que tenhamos uma construção de um
estereótipo do que é ser princesa, do que é ser bonita”.
v Ação:
Projeto Consciência Negra - 2019
v Tema:
Entidade e Empoderamento: Ser Negro é
minha essência; Minha História é a resistência.
v Desenvolvida
pelas Articulações de Arte, Geografia e História
v Público
alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental-
Anos Finais
v Período:
28/10
a 19/11/2019 nas Escolas e 21/11/2019 na Culminância Municipal, na Câmara de
Vereadores
Projeto desenvolvido nas
articulações de Arte, Geografia e História tendo como objetivo principal
compreensão da importância da Lei 10.639/03 e o que ela representa no contexto
sócio-político para a cultura afrodescendente e afro-brasileira e os avanços da
luta contra o racismo e preconceito que o País tanto sofre.
Além desse objetivo é necessário
destacar mais alguns relacionados à realidade da sociedade em que vivemos.
Reconhecer a historicidade da
comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta
data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil; Desenvolver
atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes na
sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes históricas; Promover
atividades que acontecem na semana da consciência na escola, de acordo com o
projeto pedagógico que é executado. Como resultado foi perceptível o
conhecimento através de leituras e explicações sobre a Abolição da Escravatura,
a História da África, os passos, sua cultura, seus costumes, como vieram para o
Brasil, em que circunstâncias e a aceitação das origens africanas e
reconhecimento de identidades negras.
v Ação:
Projeto Consciência Negra - 2019 –
Câmara Municipal
v Tema:
Entidade e Empoderamento: Ser Negro é
minha essência; Minha História é a resistência.
v Desenvolvida
pelas Articulações de Arte, Geografia e História
v Público
alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental-
Anos Finais
v Período:
19 de novembro de 2019.
v Ação:
Formação Continuada – A BNCC nos Anos
Finais do Ensino Fundamental: História
v Público
alvo: Articuladora de História Rita Valéria da Conceição Guimarães
v Período:
20 de setembro de 2019 a 24 de março de 2020.
A BNCC nos
Anos Finais do Ensino Fundamental: História Uma iniciativa do Governo Federal através do
ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação – AVAMEC. Sabendo do grande desafio que é a
implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todas as escolas do
território nacional, o Governo Federal e
Ministério da Educação desenvolveu um curso EAD para apoiar coordenadores e
professores nessa importante tarefa.O curso foi disponibilizado na plataforma
AVAMEC e apresentou todo o histórico de elaboração e a estrutura da
BNCC, além de textos sobre a aplicação do documento no cotidiano escolar.
Ações
da Articulação de História – Período 2020
v Ação:
Jornada Pedagógica - 2020
v Tema:
“Vivências
e Práticas Educacionais no mundo tecnológico”.
v Desenvolvida
pela Articulação de História
v Publico
Alvo: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais
v Período:
10 e 13 de fevereiro.
A
abertura oficial do ano letivo de 2020 da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju
aconteceu no dia 10 de fevereiro. A Articulação de História, através da
Secretaria Municipal de Educação e Coordenação do Ensino Fundamental - Anos
Finais realizou seu 1º encontro Pedagógico do ano com os professores de
História da Rede Municipal da Sede e do Campo, no dia 13 de fevereiro com o
tema; "Tecnologia aliada à informação e a Educação” tendo como objetivo
durante o evento abordagem de metas a
serem cumpridas durante o ano letivo. Foi feita uma breve analise de gráficos
com resultados de avaliações do ano anterior, com o intuito de perceber os
pontos fracos para que com o trabalho em equipe e determinação da articulação e
dos professores, esses problemas fossem sanados. Também foi realizada uma
análise do plano anual e a construção da sequência didática da primeira semana
para ser trabalhada.
v Ação:
Encontros Pedagógicos de articulação de História Quinzenais Remotas
v Desenvolvida
pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães
v Público
alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental
– Anos Finais.
v Período:
Ano letivo de 2020.
A Coordenação do Ensino Fundamental
Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante
o ano letivo de 2020, Encontros Pedagógicos para elaboração das Sequências
Didáticas trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, bem como a promoção da
Formação continuada dos professores, com estudos de variados temas pertinentes
e essenciais ao trabalho do professor de História. Devido ao momento pandêmico
mundial, infelizmente só conseguimos nos reunir presencialmente mais uma vez no
dia 25/02 e começamos a planejar projetos para serem desenvolvidos durante o
ano letivo e o planejamento quinzenal. Dessa forma a nos adaptmos a situação
atual, passamos a nos reunir através de aplicativos com intuito de dar continuidade
ao nosso trabalho e alcançar ainda assim as nossas metas iniciais.
v Ação:
Formação Continuada – (Re) Elaboração do Referencial Curricular Municipal
v Desenvolvida
pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães
v Público
alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental
– Anos Finais.
v Período: 22 de junho a
15 de setembro.
Em 22 de junho iniciou os encontros de
Formação GEA – Grupo de Estudos e Aprendizagem, com o objetivo de estudar e
entender melhor a DCRB – Documento Curricular Referencial da Bahia, ao qual
foram feitos vários trabalhos: leituras, atividades, reflexões, discussões,
apresentações, em preparação da reelaboração da proposta curricular de
Itamaraju.
A União Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação - Undime/BA em parceria com a União dos Conselhos
Municipais de Educação - Uncme, a Universidade Federal da Bahia – UFBA e a
Fundação Itaú Social, mobilizaram esforços no sentido de orientar as redes
públicas de educação no âmbito dos municípios para a (Re)Elaboração do
Referencial Curricular Municipal à luz do pensar reflexivo sobre o Documento
Curricular Referencial da Bahia – Educação Infantil e Ensino Fundamental – DCRB e das Normativas emanadas
pelos Conselhos de Educação no âmbito nacional e estadual. Tendo como objetivos
a (Re)Elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal – DCRM,
perpassando por discussões e aprofundamentos sobre concepção da política de currículo,
concepção de currículo, de educação integral, considerando o ser e o fazer dos
atores e autores do processo curriculante.
O processo de (Re)Elaboração do
Documento Curricular Referencial Municipal - DCRM ocorreu através de ação
formativa envolvendo toda a equipe técnica pedagógica da secretaria municipal
de educação, dos gestores escolares, dos professores, coordenadores pedagógicos
e toda a comissão de governança, envolvendo famílias, estudantes e pessoas da
comunidade interessadas no pensar e fazer currículo. Como resultado tivemos a ampliação do conhecimento acerca da
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de análises e leituras
individuais e coletivas. Rodas de conversar, para discutir acerca dos letramentos
digitais e midiáticos. E o principal estudo ocorreu a partir da leitura
e análise do Documento Curricular Referencial da Bahia – (DCRB) – abordando
questões como “Territorialidade na Singular e Plural Bahia: Elementos
Identitários para a Política Curricular do Estado” – obtendo a compreensão
sobre “Territorialidade”, elementos para a política curricular do Estado da
Bahia, e refletindo sobre os elementos da cultura local. Concepção de Currículo
e Política
v Ação:
Museu Temporário da Evolução das Técnologias de Informação
v Desenvolvida
pelos professores de História sob orientação da Articulação em História
v Público
alvo: Alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino
v Período:
1º bimestre de 2020
Durante as primeiras semanas do
ano letivo de 2020, foi desenvolvida a temática: Tecnologia e sua evolução.
As
atividades propostas, contaram com aulas, apreciação de vídeos, construção de
materiais em sala, e apresentações de trabalhos dos estudantes, que
expuseram as suas compreensões em torno do material explorado.
Ao final
dessa proposta, os estudantes realizaram a Mostra Tecnológica através da
construção de um museu temporário das tecnologias, levando-os a se
aproximar de produtos tecnológicos que desconheciam, e a conhecerem as suas
contribuições na história.
v Ação:
Planejamento de aulas em formato remoto e confecção de material didático impresso para alunos sem acesso a internet.
v Desenvolvida
pelos professores de História sob orientação da Articulação em História
v Público
alvo: Alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino
v Período: A partir
do 2º semestre de 2020
Com a impossibilidade de realizar os
encontros presenciais entre professores e alunos, devido às medidas de
isolamento social, e com a iniciativa da secretaria Municipal de Educação, as
aulas remotas surgiram como alternativa para reduzir os impactos negativos no
processo de aprendizagem com o objetivo de proporcionar uma rotina de estudo e
estabilidade diante de tantas incertezas.
Foram usadas algumas ferramentas e
plataformas pelas escolas, tais como:
WhatsApp: Utilização para conversas
individuais, em grupos ou através de listas de transmissão;
Google Hangout Meets: Plataforma de
webconferência para até 100 pessoas ao mesmo tempo;
Google Forms: Criação de avaliação,
simulados e provas para resolução no formato digital.
O uso da tecnologia favoreceu a
interação entre alunos. Ao fazerem atividades
em pares ou grupos, a internet permite que todos expressem seus conhecimentos e
deem opiniões, o que traz à tona a experiência prévia dos alunos, o que os
motiva ainda mais, pois se sentem parte ativa e importante do processo de
aprendizagem.
Para os alunos que não disponibilizavam
de recursos tecnológicos, nem acesso a internet, a Secretaria de Educação
desenvolveu o projeto das atividades impressas, sendo essas elaboradas pelas
articulações de área e entregues as Escolas que ficaram responsáveis em
repassar aos alunos, através do transporte escolar.
v Ação:
Projeto Consciência Negra - 2020
v Tema:
“Brasil do verde ao preto; Com todas as
letras, tons, ritmos, diversidades e sons.”
v Desenvolvido
por todas as Áreas do conhecimento
v Público
alvo: Professores e alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do
Ensino Fundamental- Anos Finais
v Período:
03/10
a 30/12/2020
O Projeto esse ano de 2020 está sendo
desenvolvido por todas as áreas do conhecimento tendo como objetivo principal
compreensão da importância da Lei 10.639/03 e o que ela representa no contexto
sócio-político para a cultura afrodescendente e afro-brasileira e os avanços da
luta contra o racismo e preconceito que o País tanto sofre.
Frente a essas e outras questões
tornou-se possível reconhecer a necessidade de reparação da dívida histórica
perante o povo negro, mas ressalta-se a intensa luta e resistência do Movimento
Negro, que insistentemente vem trilhando um percurso que através de embates e
diálogos torna possível a criação das políticas de ações afirmativas no Brasil.
Na educação as Leis 10.639/2003 e posteriormente a Lei 11.645/2008 torna
obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, passando
a vir a ser um caminho possível, para romper com a lógica do colonialismo que
insiste em seu projeto civilizatório de violentar e inferiorizar o negro.
Diante dessas considerações, este projeto defende a necessidade de um trabalho
em que haja a promoção da valorização e do reconhecimento das contribuições
desse povo que tanto fora violentado, inferiorizado e insistentemente
invisibilizado pela sociedade. Para que esta articulação interaja positivamente
na luta antirracista, coadunando com o processo de reconhecimento,
pertencimento e expansão identitária de um povo.
v SUGESTÕES DE AÇÕES PARA CONTINUIDADE
DOS SERVIÇOS REALIZADOS
Para que as aulas de campo e projetos aconteçam
de forma satisfatória é necessária a disponibilização de meio de transporte
exclusivo para as ações.
Numa possível continuação das aulas
remotas em 2021 faz-se necessário a disponibilização de um canal ou uma
plataforma digital comum a Rede Municipal de Ensino que ofereça acesso garantido
às aulas pelos alunos e que dê agilidade nas elaborações das aulas.
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