MEMORIAL DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA - 2017-2020

 

 

MEMORIAL DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA - 2017-2020

Retângulo de cantos arredondados: COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS.
ARTICULAÇÃO DE HISTÓRIA.
Coordenadora Técnica do Setor: Lurdes Marina Barbosa 
Professora articuladora de História: Rita Valéria da Conceição Guimarães
Professores de História da Rede Municipal de Ensino (SEDE): Ana Lúcia Dias Leite, Andressa Clarice da S. Dias, Áurea Maria de Oliveira, Carine Souza Santos, Daniel da S.Meireles, Esmeralda Lacerda Santos, Fabiane B. dos Santos, Iolamárcia Quinto de Souza, Isabel Medeiros Alves, Ivete Matos Ribeiro, Ivete Oliveira, Jorgilson Sampaio, Juciara Pereira, Júlia Henriqueta dos Santos, Jucimara Carvalho Pereira, Lindamares S. Oliveira Pinheiro, Neide Conceição Sacramento, Rita Valéria da Conceição Guimarães, Ronaldo Luiz Vieira, Suzete Morais Costa, Valdinar Macedo.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


v  Articulação de História:

 

         Apresentação

 

Este Memorial objetiva descrever e compartilhar as ações e experiências educacionais, ocorrida entre os anos de 2017 a 2020, evidenciando a trajetória de vida escolar e acadêmica, dos nossos docentes e educandos do município de Itamaraju- Bahia, no Componente Curricular de História, destacando os trabalhos realizados, bem como, formações, planejamentos, e projetos interdisciplinares, e das conquistas vivenciadas. Ao mesmo tempo, resgata experiências consolidadas através de ações em rede, que concretizaram a busca por uma educação significativa e de qualidade.             Nele evidenciamos o trabalho do professor de História que reuniu teoria e práticas diversificadas em suas metodologias, visando um ensino e aprendizagem reflexivo, participativo e autônomo, com a intenção de formar sujeitos críticos. Esse memorial apresenta ações que promoveram um fazer pedagógico crítico- reflexivo, e que ressalta a busca por uma educação pautada em dar voz aos sujeitos sociais.

A ação de articular professores de História tem como prioridade, promover por meio da Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação do Ensino Fundamental- Anos Finais, a integração motivacional dos professores da rede municipal de ensino, através de ações de interação, criadas nos encontros de articulação, partindo do princípio da promoção da equidade na educação itamarajuense, proporcionando assim a humanização e espírito de solidariedade aos nossos professores, ao mesmo tempo, agregar informações de ordem social e pedagógica, tais como, sondagem de conhecimentos prévios; as formas de exclusão e percepção de mundo dos grupos atendidos nas 10 (dez) escolas que trabalham o Ensino Fundamental - Anos Finais.

Outrossim, a Articulação de História tem como objetivo estimular ações nas quais professores e estudantes sejam sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, eles próprios devem assumir uma atitude historiadora diante dos conteúdos propostos no âmbito do Ensino Fundamental. Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e com as competências específicas da área de Ciências Humanas.

 

Área do conhecimento envolvida: Humanas (História).

 

         Ações da Articulação de História – Período 2017

 

v  Ação: Jornada Pedagógica 2017

v  Tema: Pra Cuidar e Viver: Juntos por uma Educação de qualidade.

v  Desenvolvida pela Articulação de História

v  Publico Alvo: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais

v  Período: 15 de fevereiro.

 

A abertura oficial do ano letivo de 2017 da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju aconteceu no dia 14 de fevereiro. A Articulação de História, através da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação do Ensino Fundamental - Anos Finais realizou seu 1º encontro Pedagógico do ano com os professores de História da Rede Municipal da Sede e do Campo, no dia 15 de fevereiro com o tema; Construindo o conhecimento em História tendo como objetivo o planejamento de aulas que, visassem o estimulo a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. A percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias, estimulando o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania.

Nessa perspectiva e como resultado dos trabalhos desenvolvidos durante o encontro, ficou perceptível que, ao estimular a aproximação do estudo de História com o contexto no qual estão inseridos nossos estudantes permitindo a vivência e valorização de sua identidade, da identidade coletiva e da relação entre diversos sujeitos no tempo e no espaço, O Ensino de História contribuirá para a construção do conhecimento e a utilização deste enquanto ferramenta para a compreensão e alteração da sociedade em que se vive.

 

 

v  Ação: Encontros Pedagógicos de articulação de História Quinzenais

v  Desenvolvida pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães

v  Público alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental – Anos Finais.

v  Período: Ano letivo de 2017.   

 

A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o ano letivo de 2017, Encontros Pedagógicos para elaboração das Sequências Didáticas Trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, bem como a promoção da Formação continuada dos professores, com estudos de variados temas pertinentes e essenciais ao trabalho do professor de História.

Os Encontros de Articulação de Área tem como objetivo compreender o conhecimento específico no modo como os professores entendem o processo do ensino aprendizagem. A articulação dos conhecimentos da área específica e do conhecimento pedagógico apareceu como um importante elemento na construção do fazer docente e, por consequência, um indicador da necessidade de se repensar as práticas pedagógicas e as formas de mediação do conhecimento a serem trabalhadas pelo professor. A Articulação de História constitui-se por elementos conceituais e organizacionais dos objetos de conhecimentos próprios do Componente Curricular, envolvendo ideias, informações, definições, convenções e tópicos gerais, bem como sua estrutura organizacional. Implica no conhecimento das tendências e perspectivas de seu campo específico, incluindo as diferentes interpretações de um mesmo fenômeno e suas relações pelo professor. Desse modo, nos encontros quinzenais de articulação em História, os professores planejam ações pedagógicas que atendam as especificidades das turmas e trocam experiências exitosas numa perspectiva de gestão e organização pedagógica que orienta e proporciona aos professores um espaços de discussão e por conseqüência um espaço de formação continuada e troca de saberes.

 

 

v  Ação: Visitas a Unidades Escolares para orientações de ordem pedagógicas

v  Desenvolvida pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães

v  Público alvo: Escola Municipal Novo Prado e Escola Municipal Maria D’Ajuda de Oliveira Matos

v  Período: Ano letivo de 2017.

 

A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o ano letivo de 2017, visitas pedagógicas a duas Unidades Escolares Municipais; Escola Municipal Maria D’Ajuda de Oliveira Matos e Escola Municipal Novo Prado.

A ação de visitas às Unidades Escolares da Rede Municipal foi elaborada pela Coordenação do Ensino fundamental- Anos finais, tendo como objetivo a realização de um acompanhamento mais direto e constante das escolas, propiciando, assim, ações imediatas por parte dos gestores envolvidos, com o intuito de se buscar soluções com maior agilidade para as problemáticas detectadas, mantendo a Secretaria Municipal de Educação ciente dos problemas em suas unidades. Igualmente, o atendimento diferenciado as Unidades Escolares propicia uma aproximação da Rede e auxilia nas demandas das ações e Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação.

 

v  Ação: I Mostra de Fontes Históricas

v  Desenvolvido pelos professores de História sob orientação da Articulação de História

v  Público alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º e 7º ano do Fundamental – Anos Finais 

v  Período: I Bimestre de 2017 

 

 A I Mostra de fontes Históricas realizada no primeiro bimestre de 2017 foi desenvolvida como parte das ações metodológicas nas Sequências Didáticas de História do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, nas Escolas Municipais da Sede. O objetivo dessa proposta foi trabalhar as formas que a História remonta o passado e seus fatos históricos. Mostrar que não se constrói a história somente com a escrita oficial, mas também através da oralidade de gerações para gerações e objetos que auxiliam a compreensão de como se comportavam as sociedades ao longo dos séculos. A maioria das escolas públicas tem somente o livro didático como fonte de estudos. Com essa proposta foi possível que os alunos compreendessem que o livro serve como orientador, mas que podemos ir além, transformando a escola num local de produção do conhecimento, não em um local de mera reprodução.

 

 

v  Ação: Projeto Consciência Negra – 2017.

v  Tema: Africa e Bahia: “Afrobaianidade”; Dois povos, uma história e uma cultura;

v  Desenvolvido pelos professores de História sob orientação da Articulação de História no período de 01 outubro a 20 de novembro do corrente ano;

v  Público alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Fundamental – Anos Finais.

Antes de expormos as finalidades deste projeto pedagógico, vale salientar que o tema aqui expresso é objeto de trabalho de todos os professores da rede de ensino, nos diferentes segmentos do Ensino Fundamental das séries finais das escolas municipais de Itamaraju. Em vista disso, tornou-se uma necessidade nossa abranger as intervenções didáticas. É importante que os alunos tenham as informações corretas acerca de nossa história e que isso possa contribuir para diminuir as atitudes racistas ou discriminatórias advindas da desinformação e do analfabetismo cultural. Nessa perspectiva, este projeto fomentou intervenções pedagógicas e didáticas com vistas à erradicação de ações dessa natureza tendo como objetivo investigar detalhes significativos da história de nosso Estado, bem como a nossa própria história de variadas etnias.

O Projeto foi composto por cinco ações a foram desenvolvidas em duas etapas: Primeiro no ambiente escolar e finalizando com uma mostra macro com a participação de todas as escolas que atendem o Fundamental Anos finais e com os seguintes formatos:

PAB – Patrimônio Afro-baiano: Patrimônio material e imaterial da cultura afro-baiana, sendo um trabalho de pesquisa, para demonstração em um álbum seriado, onde as imagens contextualizas, contou a história cultural afro-baiana e sua ligação com a comunidade local;

LITERÁFRO – Literatura Afro: Produção literária nos ambientes escolares, numa perspectiva também de valorização das manifestações culturais afro-baianas;

CANTÁFRO – Canções Afro: Estimulando a musicalidade no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais afro-baiana; bem como, promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem em sintonia com a cultura afro, através de composições dos próprios alunos, numa perspectiva de incentivar a cultura negra baiana.

DANÇÁFRO – Danças Afro: Esta ação, teve como principal objetivo a valorização da dança afro-baiana nas escolas que, historicamente vêm tentando mostrar, através da dança, a importância que os negros têm, em todos os aspectos da nossa cultura baiana.

ART’PÁFRO - Arte de Personagens Afros: Criação de obras de artes visuais, inspirado em personagens históricas da nossa cultura negra baiana/itamarajuense (Personalidades Negras), buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de valorização do orgulho negro.

     

Consciência Negra 2017 – Escolas                                            Consciência Negra 2017- Câmara

 

    Ações da Articulação de História – Período 2018

 

v  Ação: Jornada Pedagógica 2018

v  Tema: Autoestima e relações interpessoai; Caminhos para uma educação transformadora.

v  Desenvolvida pela Articulação de História

v  Publico Alvo: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais

v  Período: 09 de fevereiro de 2018

 

A abertura oficial do ano letivo de 2018 da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju aconteceu no dia 08 de fevereiro. A Articulação de História, através da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação do Ensino Fundamental - Anos Finais realizou seu 1º encontro Pedagógico do ano com os professores de História da Rede Municipal da Sede e do Campo, no dia 09 de fevereiro com o tema; “Eu, você, o outro e o nosso espaço”, usado como base e direcionamento para o planejamento anual e o planejamento de aulas para as duas semanas seguintes a abertura.  Dividir espaços e interagir com os colegas e professores favorece a construção da identidade dos educandos, que pode ser conquistada através da afetividade, da segurança, da autoestima e do respeito às diferenças, tendo como objetivos oportunizar situações e atividades que auxiliassem na construção da identidade e autonomia, levando a perceber a importância das regras e boas maneiras para melhorar a convivência com os outros, despertando valores, construindo vínculos afetivos, respeitando as diferenças, dentre outros. Durante o encontro foi perceptível a efetiva participação dos professores que resumiram em uma dinâmica do corpo humano como se daria o nosso ano de trabalho, mostrando o que esperavam sobre suas turmas e como pretendiam desenvolver em suas aulas o “respeito, evolução, desenvolvimento, amizade, autoconfiança, segurança, aprendizado, desenvolvimento”, com uma pequena mostra de suas vivências através da exposição de algumas atividades realizadas no decorrer do encontro.

 

v  Ação: Encontros Pedagógicos de articulação de História Quinzenais

v  Desenvolvida pelo Professor Articulador de Área

v  Público alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental – Anos Finais.   

 

A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o ano letivo de 2018, Encontros Pedagógicos para elaboração das Sequências Didáticas Trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, bem como a promoção da Formação continuada dos professores, com estudos de variados temas pertinentes e essenciais ao trabalho do professor de História.

Os Encontros de Articulação de Área tem como objetivo compreender o conhecimento específico no modo como os professores entendem o processo do ensino aprendizagem. A articulação dos conhecimentos da área específica e do conhecimento pedagógico apareceu como um importante elemento na construção do fazer docente e, por consequência, um indicador da necessidade de se repensar as práticas pedagógicas e as formas de mediação do conhecimento a serem trabalhadas pelo professor. A Articulação de História constitui-se por elementos conceituais e organizacionais dos objetos de conhecimentos próprios do Componente Curricular, envolvendo ideias, informações, definições, convenções e tópicos gerais, bem como sua estrutura organizacional. Implica no conhecimento das tendências e perspectivas de seu campo específico, incluindo as diferentes interpretações de um mesmo fenômeno e suas relações pelo professor. Desse modo, nos encontros quinzenais de articulação em História, os professores planejam ações pedagógicas que atendam as especificidades das turmas e trocam experiências exitosas numa perspectiva de gestão e organização pedagógica que orienta e proporciona aos professores um espaços de discussão e por conseqüência um espaço de formação continuada e troca de saberes.

 

v  Ação: Visitas a Unidades Escolares para orientações de ordem pedagógicas

v  Público alvo: Escola Municipal José de Anchieta e Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos

v  Período: Ano letivo de 2018.

 

A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o ano letivo de 2018, visitas pedagógicas a duas Unidades Escolares Municipais; Escola Municipal de 1º Grau José de Anchieta e Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos.

A ação de visitas às Unidades Escolares da Rede Municipal foi elaborada pela Coordenação do Ensino fundamental- Anos finais, tendo como objetivo a realização de um acompanhamento mais direto e constante das escolas, propiciando, assim, ações imediatas por parte dos gestores envolvidos, com o intuito de se buscar soluções com maior agilidade para as problemáticas detectadas, mantendo a Secretaria Municipal de Educação ciente dos problemas em suas unidades. Igualmente, o atendimento diferenciado as Unidades Escolares propicia uma aproximação da Rede e auxilia nas demandas das ações e Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação.

 

 

 

v  Ação: Estudo da BNCC para preparação de Currículo para o ano letivo de 2019

v  Público Alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino

v  Período:  2º e 3º bimestre de 2018

 

Esta ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e desenvolvida pelas Articulações de áreas,  teve como objetivo estudar e analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como documento norteador para a elaboração da Proposta Curricular Municipal e como resultado a primeira produção da Proposta Curricular do Ensino Fundamental Anos Finais.

 

v  Ação: I Intercâmbio Cultural à Aldeia Pataxó do Parque Nacional do Monte Páscoal

v  Desenvolvido pelos professores de História sob orientação da Articulação de História

v  Público alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Fundamental – Anos Finais

v  Período : 18 de abril 

 

O intercambio cultural à Aldeia do Parque Nacional do Monte Páscoal foi pensado durante a elaboração da Seqüência Didática que trabalharia a trajetória indígena brasileira e foi realizado no dia 18 de abril de 2018 com os objetivos de se conhecer os modos de vida dos indígenas no presente e no passado; Conhecer aspectos da cultura indígena, através dos próprios pataxós: sua história, costumes, crenças e rituais; Associar a cultura indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos alunos, proporcionando lhes o contato com as tradições indígenas próximas,  e conseqüentemente o saber histórico a partir de outra fonte, os próprios indígenas.

A nossa visita a aldeia do Pé do Monte foi no intuito de conhecer a história contada por outra fonte, no caso pelos próprios Pataxós, pois o conhecimento de outros grupos humanos torna-se possível quando somos capazes de aprender com aqueles que queremos conhecer e compreender sua trajetória e também, proporcionar aos alunos o cuidado com o respeitar as singularidades, a sensibilidade de enxergar o outro olhar e principalmente o direito de o outro pensar, falar, viver e ser diferente.

v  Ação: I Visita aos Patrimônios Materiais e Culturais de Itamaraju

v  Desenvolvido pelos professores de História sob orientação da Articulação de História

v  Público alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ano do Fundamental – Anos Finais

v  Período : 2º bimestre de 2018.

 

Este trabalho foi elaborado nas seqüências didáticas das turmas do 6º ano das escolas municipais de Itamaraju, quando estudávamos sobre os patrimônios materiais, imateriais e culturais, no primeiro bimestre de 2018.  Teve como objetivo analisar a relação entre os patrimônios e a relação de pertencimento e identidade de um povo, se esta pode ocorrer de forma saudável e sustentável e quais são suas contribuições para a comunidade. Para a elaboração e desenvolvimento de projetos de intervenção que incentivem a preservação dos patrimônios de nossa cidade, se fez necessário uma visitação in loco para aguçarmos a ideia de preservação dos monumentos e internalizarmos a importância deles para nossas história e memórias.

 

v  Ação: Projeto Consciência Negra – 2018.

v  Tema: Itamaraju: Três Cores; Um só povo

v  Desenvolvido pelos professores de História sob orientação da Articulação de História no período de outubro a  novembro do corrente ano;

v  Público alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Fundamental – Anos Finais.

 

Antes de expormos as finalidades deste projeto pedagógico, vale salientar que o tema aqui expresso é objeto de trabalho de todos os professores da rede de ensino, nos diferentes segmentos do Ensino Fundamental das séries finais das escolas municipais de Itamaraju. Em vista disso, tornou-se uma necessidade nossa abranger as intervenções didáticas. É importante que os alunos tenham as informações corretas acerca de nossa história e que isso possa contribuir para diminuir as atitudes racistas ou discriminatórias advindas da desinformação e do analfabetismo cultural. Nessa perspectiva, este projeto fomentou intervenções pedagógicas e didáticas com vistas à erradicação de ações dessa natureza tendo como objetivo investigar detalhes significativos da história de nosso Estado, bem como a nossa própria história de variadas etnias.

O Projeto foi composto por cinco ações a foram desenvolvidas em duas etapas: Primeiro no ambiente escolar e finalizando com uma mostra macro com a participação de todas as escolas que atendem o Ensino Fundamental Anos finais.

A proposta metodológica e pedagógica utilizada consistiu em um trabalho dinâmico através da relação dialógica entre professor/aluno com a mediação dos gestores e articuladores, com uma concepção interdisciplinar e construtivista da aprendizagem.

A Culminância se deu na Câmara Municipal de Vereadores com premiações das seguintes ações:

LITERÁFRO – Literatura Afro: Produção literária nos ambientes escolares, numa perspectiva também de valorização das manifestações culturais afro-baianas com concurso de melhor texto literário dentro do tema Consciência Negra.

CANTÁFRO – Canções Afro: Estimulando a musicalidade no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais afro-baiana; bem como, promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem em sintonia com a cultura afro, através de composições dos próprios alunos, numa perspectiva de incentivar a cultura negra baiana com concurso de melhor canção dentro do tema Consciência Negra.

DANÇÁFRO – Danças Afro: Esta ação, teve como principal objetivo a valorização da dança afro-baiana nas escolas que, historicamente vêm tentando mostrar, através da dança, a importância que os negros têm, em todos os aspectos da nossa cultura baiana com concurso de melhor texto coreografia  dentro do tema Consciência Negra.

ART’PÁFRO - Arte de Personagens Afros: Criação de obras de artes visuais, inspirado em personagens históricas da nossa cultura negra baiana/itamarajuense (Personalidades Negras), buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de valorização do orgulho negro com concurso pinturas em tela dentro do tema Consciência Negra.

 

 

Ações da Articulação de História – Período 2019

 

v  Ação: Jornada Pedagógica 2019

v  Tema: “Inovando a Educação: Paradigmas e desafios educacionais na atualidade”. 

v  Desenvolvida pela Articulação de História

v  Publico Alvo: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais

v  Período: 07 de fevereiro.

 

A abertura oficial do ano letivo de 2019 da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju aconteceu no dia 04 de fevereiro. A Articulação de História, através da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação do Ensino Fundamental - Anos Finais realizou seu 1º encontro Pedagógico do ano com os professores de História da Rede Municipal da Sede e do Campo, no dia 07 de fevereiro com o tema; “Adolescente protagonista: Construindo a minha história” tendo como objetivo o planejamento de aulas que, visassem o estimulo a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer e incentivar o protagonismo do adolescente mostrando que são agentes importantes na sociedade e capazes de transformar o mundo à sua volta.

As formas da educação escolar se transformaram muito nas últimas gerações, acompanhando grandes mudanças no mundo e na maneira como nos relacionamos. O que vemos é a participação cada vez mais ativa dos jovens e em seus processos de aprendizagem: eles não são mais considerados apenas espectadoras, mas sim indivíduos com capacidade de participar de decisões, expressando opiniões e necessidades próprias.

A ideia foi transformar os jovens educandos em agentes de seu próprio desenvolvimento, com poder para influenciar os seus arredores.

Isso significa entender que o adolescente não é valioso apenas porque será o adulto de amanhã, mas sim porque ela já tem muito a contribuir e construir independentemente de sua idade. Para ser protagonista na comunidade, na família, na escola, na igreja ou outros espaços que frequentam, os adolescentes precisam ser valorizados e incentivados a expressar pensamentos, sentimentos e necessidades. Eles deixam de ser apenas quem recebe as regras prontas, e começa a participar de forma ativa em diferentes contextos de seu dia a dia.

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v  Ação: Encontros Pedagógicos de articulação de História Quinzenais

v  Desenvolvida pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães

v  Público alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental – Anos Finais.

v  Período: Ano letivo de 2019.   

 

A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o ano letivo de 2019, Encontros Pedagógicos para elaboração das Sequências Didáticas Trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, bem como a promoção da Formação continuada dos professores, com estudos de variados temas pertinentes e essenciais ao trabalho do professor de História.

Os Encontros de Articulação de Área tem como objetivo compreender o conhecimento específico no modo como os professores entendem o processo do ensino aprendizagem. A articulação dos conhecimentos da área específica e do conhecimento pedagógico apareceu como um importante elemento na construção do fazer docente e, por consequência, um indicador da necessidade de se repensar as práticas pedagógicas e as formas de mediação do conhecimento a serem trabalhadas pelo professor. A Articulação de História constitui-se por elementos conceituais e organizacionais dos objetos de conhecimentos próprios do Componente Curricular, envolvendo ideias, informações, definições, convenções e tópicos gerais, bem como sua estrutura organizacional. Implica no conhecimento das tendências e perspectivas de seu campo específico, incluindo as diferentes interpretações de um mesmo fenômeno e suas relações pelo professor. Desse modo, nos encontros quinzenais de articulação em História, os professores planejam ações pedagógicas que atendam as especificidades das turmas e trocam experiências exitosas numa perspectiva de gestão e organização pedagógica que orienta e proporciona aos professores um espaços de discussão e por conseqüência um espaço de formação continuada e troca de saberes.

 

v  Ação: Visitas a Unidades Escolares para orientações de ordem pedagógicas

v  Público alvo: Escola Municipal Benedita Malaquias do Nascimento

v  Período: Ano letivo de 2019.

 

A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o ano letivo de 2019, visitas pedagógicas a duas Unidades Escolares Municipais; Escola Municipal de Benedita Malaquias do Nascimento.

A ação de visitas às Unidades Escolares da Rede Municipal foi elaborada pela Coordenação do Ensino fundamental- Anos finais, tendo como objetivo a realização de um acompanhamento mais direto e constante das escolas, propiciando, assim, ações imediatas por parte dos gestores envolvidos, com o intuito de se buscar soluções com maior agilidade para as problemáticas detectadas, mantendo a Secretaria Municipal de Educação ciente dos problemas em suas unidades. Igualmente, o atendimento diferenciado as Unidades Escolares propicia uma aproximação da Rede e auxilia nas demandas das ações e Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação.

v  Ação: II Intercâmbio Cultural à Aldeia Pataxó Nova Esperança – Porto Seguro-Bahia

v  Desenvolvido pelas professoras de História Esmeralda Lacerda e Carine Santos sob orientação da Articulação de História

v  Público alvo: Alunos da Escola Presidente Médici do 6º ao 9º ano do Fundamental – Anos Finais

v  Período : Abril de 2019

 

O intercambio cultural à Aldeia Pataxó Nova Esperança foi pensado durante a elaboração da Seqüência Didática que trabalharia a trajetória indígena brasileira e foi realizado no dia 20 do mês de abril de 2019 com os objetivos de se conhecer os modos de vida dos indígenas no presente e no passado; Conhecer aspectos da cultura indígena, através dos próprios pataxós; sua história, costumes, crenças e rituais; Associar a cultura indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos alunos, proporcionando lhes o contato com as tradições indígenas próximas, e conseqüentemente o saber histórico a partir de outra fonte, os próprios indígenas.

A visita foi no intuito de conhecer a história contada por outra fonte, no caso pelos próprios Pataxós, pois o conhecimento de outros grupos humanos torna-se possível quando somos capazes de aprender com aqueles que queremos conhecer e compreender sua trajetória e também, proporcionar aos alunos o cuidado com o respeitar as singularidades, a sensibilidade de enxergar o outro olhar e principalmente o direito de o outro pensar, falar, viver e ser diferente.

v  Ação: Visita a Fazenda Museu Cascata – Teixeira de Freitas - Bahia

v  Desenvolvido pela professora de História Ivete Matos sob orientação da Articulação de História

v  Público alvo: Alunos da Escola Municipal Urbis II – do 6º ao 9º ano - Anos Finais

v  Período: 2º bimestre de 2018.

 

Este trabalho foi elaborado nas seqüências didáticas das turmas do 6º e 7º ano das escolas municipais de Itamaraju, quando estudávamos sobre os patrimônios materiais, imateriais e culturais, no segundo bimestre de 2019.  Teve como objetivo analisar a relação entre os patrimônios e a relação de pertencimento e identidade de um povo, se esta pode ocorrer de forma saudável e sustentável e quais são suas contribuições para a comunidade. Para a elaboração e desenvolvimento de projetos de intervenção que incentivem a preservação dos patrimônios de nossa cidade e região, se fez necessário uma visitação in loco para aguçarmos a ideia de preservação dos monumentos e internalizarmos a importância deles para nossas história e memórias. Nesta perspectiva, a professora Ivete Matos idealizou e concretizou a visita a fazenda Cascata, tombada como Patrimônio Histórico Municipal de Teixeira de Freitas, no dia 27 de abril.

 

 

 

 

v  Ação: Visitas a Fazenda Furado – Itamaraju- Bahia

v  Desenvolvido pelos professores de História da Rede Municipal sob orientação da Articulação de História

v  Público alvo: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais

v  Período: 14 de maio de 2019

 

A visitação a fazendas da era de ouro do cacau, do gado e do café em Itamaraju teve como objetivo analisar a importância dessas fazendas para o desenvolvimento da nossa cidade e também o desbravamento da região, a ocupação primitiva de suas terras, a configuração da estrutura fundiária, a organização administrativa eclesiástica e também secular. Nessa visita os estudantes observaram como as organizações oligarcas determinavam a vida nas pequenas cidades e como os grandes proprietários de terras influenciavam em todos os setores da organização social. A Fazenda Furado foi por décadas um modelo de oligarquia e seus descendentes ainda hoje relatam a importância do seu saudoso patriarca Délio Bonfim no desenvolvimento da cidade de Itamaraju.

 

v  Ação: Pesquisa sobre as grandes personalidades femininas itamarajuenses

v  Desenvolvido pela professora Esmeralda Lacerda sob orientação da Articulação de História

v  Público alvo: Alunos do 9º ano da Escola Municipal Presidente Médici

v  Período: Novembro de 2019

Este trabalho de pesquisa foi realizado com intenção de fazer um registro histórico de grandes mulheres da cidade Itamaraju, localizada no Extremo Sul da Bahia. Cada mulher uma com uma forma diferente de ser, mas ambas são importantes para a história dessa localidade. A História brasileira é rica em tantas culturas, mas ainda pobre de memória.  O que se pretende, portanto, com esta seleção, é eternizar a memória dessas mulheres para compor parte da história de Itamaraju,

Não somente para eternizar tais histórias como também dar visibilidade ao reconhecimento do valor da contribuição feminina e a valorização do leque de repertório de ações valorosas pouco (re) conhecidas e divulgadas em nossa cidade e quiçá na região.

Nesse sentido, entende-se que as mulheres selecionadas nesta pesquisa apresentam um desejo incontido de vencer barreiras e construir canais de expressão. Sobretudo essas mulheres aqui selecionadas lutam hoje ou lutaram ontem por alguma causa. Nesse processo, pretendem/pretenderam juntar, traçar rumos, definir seus destinos, deixar marcas e caminhos para um mundo com mais igualdade.

 

v  Ação: Projeto Consciência Negra 2019 – Oficina das bonecas abayomis

v  Desenvolvida pelas Articulações de Arte e História

v  Público alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental- Anos Finais

v  Período: Outubro e novembro de 2019.

 

Esse trabalho foi desenvolvido dentro do Projeto Consciência Negra 2019 em parceria com a Articulação de Arte com o objetivo de evidenciar a memória e identidade popular do povo brasileiro, valorizando a diversidade cultural que reina na terra brasilis. A iniciativa produziu versões próprias das Abayomi e promoveu oficinas tanto para ensinar o processo de criação quanto para discutir a importância histórica e social entorno das bonecas. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. 

 

v  Ação: Encontro Para Momento de Reflexão da Pratica Docente e o Pensar Consciente as Questões das Relações Étnico-Raciais – Projeto Consciência Negra 2019.

v  Desenvolvido pelas Articulações de Arte, Geografia e História em parceria com as Mestrandas em Ensino e relações ÉTNICO-RACIAIS pela UFSB, Letícia Ferreira da Silva, Ananda da Luz Ferreira e Gabriela Prado Ramos Barros

v  Público alvo: Professores da Rede Municipal (Sede) de Arte, Geografia e História do Ensino Fundamental – Anos Finais

v  Período :  10 Novembro de 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A proposta de preparar um Momento de Reflexão da Pratica Docente e o Pensar Consciente as Questões das Relações Étnico-Raciais, partiu da necessidade de se repensar as práticas docentes ao abordar essa problemática em sala de aula, visto que ainda encontramos nos contextos escolares reproduções de ordem “racistas”.

A inserção da temática étnico-racial no cotidiano das salas de aula visa garantir uma educação que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele e, sobretudo pela intensificação da construção da identidade dos educandos, pois essa fase é o momento em que eles começam a se perceber no mundo e a perceber o outro.

 A ação objetivou resgatar a cultura afro-brasileira, indígena e africana, que sensibilizasse não só os estudantes, mas a escola num todo. “Nós percebemos que a escola não trata dessas questões, mas elas existem com os educandos, sobretudo com as meninas negras, que desde muito cedo já não se sentem representadas nas histórias. As princesas na maioria das vezes são loiras, com personagens que não têm nem a cor e nem o cabelo como delas, isso faz com que tenhamos uma construção de um estereótipo do que é ser princesa, do que é ser bonita”.

 

 

 

 

 

v  Ação: Projeto Consciência Negra  - 2019

v  Tema:  Entidade e Empoderamento: Ser Negro é minha essência; Minha História é a resistência.

v  Desenvolvida pelas Articulações de Arte, Geografia e História

v  Público alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental- Anos Finais

v  Período: 28/10 a 19/11/2019 nas Escolas e 21/11/2019 na Culminância Municipal, na Câmara de Vereadores

 

 

 

 

 

 

Projeto desenvolvido nas articulações de Arte, Geografia e História tendo como objetivo principal compreensão da importância da Lei 10.639/03 e o que ela representa no contexto sócio-político para a cultura afrodescendente e afro-brasileira e os avanços da luta contra o racismo e preconceito que o País tanto sofre.

Além desse objetivo é necessário destacar mais alguns relacionados à realidade da sociedade em que vivemos.

Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil; Desenvolver atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes históricas; Promover atividades que acontecem na semana da consciência na escola, de acordo com o projeto pedagógico que é executado. Como resultado foi perceptível o conhecimento através de leituras e explicações sobre a Abolição da Escravatura, a História da África, os passos, sua cultura, seus costumes, como vieram para o Brasil, em que circunstâncias e a aceitação das origens africanas e reconhecimento de identidades negras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

v  Ação: Projeto Consciência Negra  - 2019 – Câmara Municipal

v  Tema:  Entidade e Empoderamento: Ser Negro é minha essência; Minha História é a resistência.

v  Desenvolvida pelas Articulações de Arte, Geografia e História

v  Público alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental- Anos Finais

v  Período: 19 de novembro de 2019.

 

v  Ação: Formação Continuada – A  BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: História

v  Público alvo: Articuladora de História Rita Valéria da Conceição Guimarães

v  Período: 20 de setembro de 2019 a 24 de março de 2020.

 

A  BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: História  Uma iniciativa do Governo Federal através do ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação – AVAMEC.  Sabendo do grande desafio que é a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todas as escolas do território nacional,  o Governo Federal e Ministério da Educação desenvolveu um curso EAD para apoiar coordenadores e professores nessa importante tarefa.O curso foi disponibilizado  na plataforma  AVAMEC e apresentou todo o histórico de elaboração e a estrutura da BNCC, além de textos sobre a aplicação do documento no cotidiano escolar.

 

Ações da Articulação de História – Período 2020

 

v  Ação: Jornada Pedagógica - 2020

v  Tema: “Vivências e Práticas Educacionais no mundo tecnológico”. 

v  Desenvolvida pela Articulação de História

v  Publico Alvo: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais

v  Período: 10 e 13 de fevereiro.

 

A abertura oficial do ano letivo de 2020 da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju aconteceu no dia 10 de fevereiro. A Articulação de História, através da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação do Ensino Fundamental - Anos Finais realizou seu 1º encontro Pedagógico do ano com os professores de História da Rede Municipal da Sede e do Campo, no dia 13 de fevereiro com o tema; "Tecnologia aliada à informação e a Educação” tendo como objetivo durante o evento  abordagem de metas a serem cumpridas durante o ano letivo. Foi feita uma breve analise de gráficos com resultados de avaliações do ano anterior, com o intuito de perceber os pontos fracos para que com o trabalho em equipe e determinação da articulação e dos professores, esses problemas fossem sanados. Também foi realizada uma análise do plano anual e a construção da sequência didática da primeira semana para ser trabalhada.

 

v  Ação: Encontros Pedagógicos de articulação de História Quinzenais Remotas

v  Desenvolvida pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães

v  Público alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental – Anos Finais.

v  Período:  Ano letivo de 2020.   

 

A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o ano letivo de 2020, Encontros Pedagógicos para elaboração das Sequências Didáticas trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, bem como a promoção da Formação continuada dos professores, com estudos de variados temas pertinentes e essenciais ao trabalho do professor de História. Devido ao momento pandêmico mundial, infelizmente só conseguimos nos reunir presencialmente mais uma vez no dia 25/02 e começamos a planejar projetos para serem desenvolvidos durante o ano letivo e o planejamento quinzenal. Dessa forma a nos adaptmos a situação atual, passamos a nos reunir através de aplicativos com intuito de dar continuidade ao nosso trabalho e alcançar ainda assim as nossas metas iniciais.

 

v  Ação: Formação Continuada – (Re) Elaboração do Referencial Curricular Municipal

v  Desenvolvida pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães

v  Público alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental – Anos Finais.

v  Período:  22 de junho a  15 de setembro.

 

Em 22 de junho iniciou os encontros de Formação GEA – Grupo de Estudos e Aprendizagem, com o objetivo de estudar e entender melhor a DCRB – Documento Curricular Referencial da Bahia, ao qual foram feitos vários trabalhos: leituras, atividades, reflexões, discussões, apresentações, em preparação da reelaboração da proposta curricular de Itamaraju.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime/BA em parceria com a União dos Conselhos Municipais de Educação - Uncme, a Universidade Federal da Bahia – UFBA e a Fundação Itaú Social, mobilizaram esforços no sentido de orientar as redes públicas de educação no âmbito dos municípios para a (Re)Elaboração do Referencial Curricular Municipal à luz do pensar reflexivo sobre o Documento Curricular Referencial da Bahia – Educação Infantil e Ensino Fundamental – DCRB e das Normativas emanadas pelos Conselhos de Educação no âmbito nacional e estadual. Tendo como  objetivos  a (Re)Elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal – DCRM, perpassando por discussões e aprofundamentos sobre concepção da política de currículo, concepção de currículo, de educação integral, considerando o ser e o fazer dos atores e autores do processo curriculante.

O processo de (Re)Elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal - DCRM ocorreu através de ação formativa envolvendo toda a equipe técnica pedagógica da secretaria municipal de educação, dos gestores escolares, dos professores, coordenadores pedagógicos e toda a comissão de governança, envolvendo famílias, estudantes e pessoas da comunidade interessadas no pensar e fazer currículo. Como resultado  tivemos a ampliação do conhecimento acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de análises e leituras individuais e coletivas. Rodas de conversar, para discutir acerca dos letramentos digitais e midiáticos. E o principal estudo ocorreu a partir da leitura e análise do Documento Curricular Referencial da Bahia – (DCRB) – abordando questões como “Territorialidade na Singular e Plural Bahia: Elementos Identitários para a Política Curricular do Estado” – obtendo a compreensão sobre “Territorialidade”, elementos para a política curricular do Estado da Bahia, e refletindo sobre os elementos da cultura local. Concepção de Currículo e Política

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v  Ação: Museu Temporário da Evolução das Técnologias de Informação

v  Desenvolvida pelos professores de História sob orientação da Articulação em História

v  Público alvo: Alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino

v  Período: 1º bimestre de 2020

 

Durante as primeiras semanas do ano letivo de 2020, foi desenvolvida a temática: Tecnologia e sua evolução.

As atividades propostas, contaram com aulas, apreciação de vídeos, construção de materiais em sala, e apresentações de trabalhos dos estudantes,  que expuseram as suas compreensões em torno do material explorado. 

Ao final dessa proposta, os estudantes realizaram a Mostra Tecnológica através da construção de um museu temporário das tecnologias,  levando-os a se aproximar de produtos tecnológicos que desconheciam, e a conhecerem as suas contribuições na história.

 

 

 

v  Ação: Planejamento de aulas em formato remoto e confecção de material didático  impresso para alunos sem acesso a internet.

v  Desenvolvida pelos professores de História sob orientação da Articulação em História

v  Público alvo: Alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino

v  Período:  A partir  do 2º  semestre de 2020

 

Com a impossibilidade de realizar os encontros presenciais entre professores e alunos, devido às medidas de isolamento social, e com a iniciativa da secretaria Municipal de Educação, as aulas remotas surgiram como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de aprendizagem com o objetivo de proporcionar uma rotina de estudo e estabilidade diante de tantas incertezas.

Foram usadas algumas ferramentas e plataformas pelas escolas, tais como:

WhatsApp: Utilização para conversas individuais, em grupos ou através de listas de transmissão;

Google Hangout Meets: Plataforma de webconferência para até 100 pessoas ao mesmo tempo;

Google Forms: Criação de avaliação, simulados e provas para resolução no formato digital.

O uso da tecnologia favoreceu a interação entre alunos. Ao fazerem  atividades em pares ou grupos, a internet permite que todos expressem seus conhecimentos e deem opiniões, o que traz à tona a experiência prévia dos alunos, o que os motiva ainda mais, pois se sentem parte ativa e importante do processo de aprendizagem.

Para os alunos que não disponibilizavam de recursos tecnológicos, nem acesso a internet, a Secretaria de Educação desenvolveu o projeto das atividades impressas, sendo essas elaboradas pelas articulações de área e entregues as Escolas que ficaram responsáveis em repassar aos alunos, através do transporte escolar.

v  Ação: Projeto Consciência Negra  - 2020

v  Tema:  “Brasil do verde ao preto; Com todas as letras, tons, ritmos, diversidades e sons.”

v  Desenvolvido por todas as Áreas do conhecimento

v  Público alvo: Professores e alunos da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental- Anos Finais

v  Período: 03/10 a 30/12/2020

 

O Projeto esse ano de 2020 está sendo desenvolvido por todas as áreas do conhecimento tendo como objetivo principal compreensão da importância da Lei 10.639/03 e o que ela representa no contexto sócio-político para a cultura afrodescendente e afro-brasileira e os avanços da luta contra o racismo e preconceito que o País tanto sofre.

Frente a essas e outras questões tornou-se possível reconhecer a necessidade de reparação da dívida histórica perante o povo negro, mas ressalta-se a intensa luta e resistência do Movimento Negro, que insistentemente vem trilhando um percurso que através de embates e diálogos torna possível a criação das políticas de ações afirmativas no Brasil. Na educação as Leis 10.639/2003 e posteriormente a Lei 11.645/2008 torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, passando a vir a ser um caminho possível, para romper com a lógica do colonialismo que insiste em seu projeto civilizatório de violentar e inferiorizar o negro. Diante dessas considerações, este projeto defende a necessidade de um trabalho em que haja a promoção da valorização e do reconhecimento das contribuições desse povo que tanto fora violentado, inferiorizado e insistentemente invisibilizado pela sociedade. Para que esta articulação interaja positivamente na luta antirracista, coadunando com o processo de reconhecimento, pertencimento e expansão identitária de um povo.

v  SUGESTÕES DE AÇÕES PARA CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS REALIZADOS 

Para que as aulas de campo e projetos aconteçam de forma satisfatória é necessária a disponibilização de meio de transporte exclusivo para as ações. 

Numa possível continuação das aulas remotas em 2021 faz-se necessário a disponibilização de um canal ou uma plataforma digital comum a Rede Municipal de Ensino que ofereça acesso garantido às aulas pelos alunos e que dê agilidade nas elaborações das aulas.

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