Sequência didática de história - 6º ao 9º ano - 20/07

 5ª aula em ambiente virtual – História - 6º Ano

Período: 20/07/ a 24/07/2020.

Olá, meus queridos! Sejam bem vindos ao nosso espaço virtual de aprendizagem!!!

Etapa 01:

Turma! Vocês já aprenderam sobre a Mesopotâmia não é mesmo?. Nessa aula vamos conhecer o Egito, outra civilização antiga responsável por muitas descobertas interessantes, técnicas de irrigação, e agricultura maravilhosas e muitas outras características interessantes que vocês se amarrarão!!

Com o super resumos sobre o Egito, que vocês lerão abaixo, vão aprender sobre a importância do Rio Nilo para essa sociedade, as invenções, a arte, a religião, a economia desses povos que formaram civilização mais fascinante da história. Aproveite!

Para começar saiba

A antiga civilização egípcia se desenvolveu ao longo do curso do rio Nilo, onde hoje se localiza o moderno país do Egito. A história dessa civilização se desenvolveu ao longo de três períodos: o Antigo Império, Médio Império e o Novo Império. Foi um momento de intenso desenvolvimento cultural, social e econômico, que se deve, em grande parte, à condição geográfica específica.

A SOCIEDADE EGÍPCIA

A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C. Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).

O Estado egípcio era comandado pelo faraó. O Faraó era considerado um deus. Faraó significa “ casa grande”. Era portanto, o senhor de uma grande família, o qual concentrou poder e passou a controlar várias aldeias e cidades. O faraó era associado a uma divindade especifica e, assim, acreditava-se que ele tinha poderes sobrenaturais. Sua função era administra todo o reino e comandar o exército. Por isso, o faraó contava com muitos os funcionários:

O vizir era responsável por aplicar a justiça, controlar a arrecadação de impostos e cuidar dos assuntos externos.

Os sacerdotes administravam os templos e os cultos religiosos.

Os escribas eram encarregados de registrar, por escrito, os impostos arrecadados, os resultados das atividades agrícolas, a quantidade de animais no reino, entre outras informações de Estado.

A sociedade egípcia era composta, em sua maioria, de camponeses, responsáveis por cultivar a terra e cuidar dos animais. A maioria parte da colheita era dada ao faraó como pagamento de tributos. Nas cidades viviam os artesãos, que se dedicavam a ocupação como armeiros, barqueiros, pedreiros, carpinteiros e pintores. Tanto no campo quanto nas cidades havia escravos. Eles podiam desempenhar diversas ocupações que também eram realizadas por pessoas livres, como artesãos e camponeses. Em relação à população total, os escravos eram a minoria.

Etapa 02:

Agora, meus queridos, que fizeram essa primeira leitura, para ajudar a entender melhor essa história: vamos assistir um pequeno vídeo sobre essa grandiosa civilização! Clica aí no link abaixo J O vídeo é a primeira parte e tem 11 minutos!!!

https://www.youtube.com/watch?v=ipPPGzCW6UU

Etapa 03:

Agora vamos testar o que aprendemos com uma atividade bem legal? J

v RESOLVA às questões de acordo com o texto e os nossos estudos sobre essa fantástica civilização egípcia!!!!

1. LEIA o texto abaixo e assinale com um X a alternativa que preenche corretamente as lacunas com as palavras que estão no quadro:

Deus, casa pequena. Casa, Deus grande.

Deus, mais velho. Deus, casa grande.

a) ”O Faraó era considerado um __________.

b) Faraó significa “ __________ ____________”. Era, “portanto o senhor de uma grande família, o qual concentrou poder e passou a controlar várias aldeias e cidades.”

2. Quais os cargos mais importantes no Egito Antigo? MARQUE com um X a alternativa correta.

a)- ( )O vizir, os sacerdotes e os quizares.

b)- ( )O vizir, os sacerdotes e os escribas.

c)- ( )Os escribas, o vizir e os quizares.

d)- ( )O vizir, o faraó e os escribas.

3. RESPONDA:

a) Onde surgiu a civilização egípcia antiga?

b) Sendo a região do Egito deserta, como a população local conseguiu sobreviver e se desenvolver?

c) Em que se baseava a economia Egípcia?

4. LEIA os textos abaixo.

(a) O Vizir era uma espécie de primeiro-ministro do faraó, era o mais importante funcionário do Estado. Ele presidia o tribunal da justiça, chefiava a polícia e os assuntos externos, e controlava a arrecadação de impostos de todo o império.

(b) Os escribas estavam encarregados de administrar os templos e todos os serviços religiosos. Possuíam muitas terras e milhares de pessoas trabalhavam para eles.

(c) Os sacerdotes se destacavam, porque sabiam ler e escrever. Registravam os impostos arrecadados, faziam o censo da população, dos animais e das colheitas.

Dos textos acima, quais estão corretos?

a)- Todas as afirmações estão corretas.

b)- Somente a letra B está correta.

c)- Somente a letra A está correta.

d)- Somente a letra C está correta.

5. A maior parte da população do Egito era constituída por:

a- ( )Camponeses. Sacerdotes.

b- ( )Faraós.

c- ( )Altos funcionários do Estado.

6. ESCREVA o nome dos integrantes da sociedade

egípcia:

a) ___________ : responsáveis pelo culto religioso no Egito Antigo.

b) ___________: governaram o Egito com autoridade máxima.

c) ___________: responsáveis pelo trabalho na agricultura.

d) ___________: responsáveis pelo controle da colheita e contagem da população.

7. Por que os egípcios mumificavam e colocavam os corpos dos faraós em pirâmides?

a- ( ) Com o objetivo de conservar o corpo do faraó para uma vida após a morte, como dizia a religião egípcia.

b-( ) Com o propósito de conservar o corpo do faraó para futuras gerações estudarem Medicina.

c- ( )Para que os egípcios pudessem transformar a pirâmide num museu histórico.

d- ( )Para que o corpo pudesse descansar em paz, pois os egípcios não acreditavam na vida após a morte.

8. LEIA um pequeno trecho de texto:

“Osíris veio ao Egito acompanhado de sua irmã-esposa Ísis. Criou o húmus, lodo fértil existente no leito do rio Nilo. Ensinou os homens a agricultura e a metalurgia. Tornou a vida possível graças à vegetação, que trazia abundância e benefícios a seu povo.

De acordo com o texto é verdadeiro afirmar que:

a- ( )Os egípcios acreditavam em apenas um deus.

b- ( )Os egípcios só conheciam explicações científicas para os fenômenos da natureza.

c- ( )O povo do Egito Antigo não acreditava na influência dos deuses em suas vidas.

d- ( )Os egípcios atribuíam aos deuses a ocorrência de fenômenos da natureza.

9. OBSERVE a figura em forma de meia-lua no mapa abaixo.

O nome Crescente Fértil deriva do fato de que, se traçarmos uma faixa de união entre o Rio Tigre, o Rio Eufrates, o Rio Nilo e o Rio Jordão, obteremos a forma de uma meia-lua (lua crescente) e também por ter o seu solo muito fértil em um local onde a maior parte das terras era muito árida para qualquer cultivo. Esse solo fértil deve-se graças ao regime de enchentes anuais no Rio Nilo que, durante os meses de junho a setembro, o rio

transbordava, inundando suas margens; quando voltava a seu leito normal, deixava o vale fertilizado pelo húmus (fertilizante orgânico) e pronto para o plantio.

9.1- ESCREVA o que você já aprendeu sobre ela e a importância dessa área para a Civilização Egípcia.


6ª aula em ambiente virtual – História - 6º Ano

Período: 27/07/ a 31/07/2020

Olá, meus queridos! Sejam bem vindos, novamente, em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!

Etapa 01

Ø Vamos prosseguir nossos estudos sobre os povos antigos, mas agora conheceremos um pouco das heranças desses povos para a nossa sociedade, como a crença em Deus, deuses! Veremos também alguns rituais que serviram de base para as nossas organizações religiosas J

Observem as imagens abaixo:

Vocês sabem o que está sendo retratada cada imagem?

Qual a importância desses eventos na vida de um ser humano?

Esses eventos podem ser chamados de ritos ou rituais?

Você já participou de algum desses eventos?

Como você entende a participação em algum desses eventos?

Você se lembra quais eram os rituais dos povos egípcios e mesopotâmicos? Existe algum que lembra esses ritos e rituais?

Corre lá no dicionário e descubra o significado de ritos e rituais!!!

Etapa 02:

Pesquisem imagens e construa pequenos textos explicativos de rituais comuns a nossa cultura local. Exemplos: tipos de batismos, danças típicas, cerimônias de iniciação da vida adulta, cerimônias fúnebres, casamentos entre outras. (socializaremos em nosso próximo encontro).

Etapa 03:

Observe a imagem abaixo de alguns rituais e após pesquise a quais culturas pertencem e disserte um pouco sobre eles:

“É importante respeitar todas as culturas e crenças – Mesmo que eu não acredite e não concorde com o que o outro crê, preciso respeitá-lo e entender que tudo que ele acredita é importante para ele, assim como, tudo o que eu acredito é importante para mim. Tudo é respeito!”

Etapa 04:

Agora vamos falar de você e sua família?

Fale-me sobre suas tradições familiares, que acontece como se fosse um ritual. Exemplo:

Como acontece as comemorações do Natal?

Que tipos de comida?

Há alguma celebração religiosa?

Como são os rituais da congregação religiosa que sua família freqüenta?

Agora produza um desenho que represente esse ritual.

Bom estudo e até nossos próximos desafios!



3ª aula em ambiente virtual – História - 7º Ano

Período: 06/07 a 10/07/2020.

Olá, meus queridos! Sejam bem vindos em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!

Etapa 01:

Nessa aula vamos descobrir mais curiosidades a respeito dos nossos povos indígenas do Brasil. J

Para começar, vamos de música?

Começaremos com um vídeo da música DEMARCAÇÂO JÀ de Ney Matogrosso disponível no link : http://youtube.com/watch?v=wbMzdkaMsd0

Este vídeo mostra um grupo de artista que apoia a causa indígena e através desta música faz um apelo ao governo para demarcar as terras indígenas além de mostrar muitos dos povos ou etnias indígenas do Brasil, como as etnias: kadiwéu, Panará, tupinambá, Kaiowá, Munduruku, piá, Tikuna, Guarani, Kayapó, Pataxó, Kaingang dentre outros. Mostrando a diversidade de culturas indígenas que vivem no Brasil.

Agora vamos testar o que aprendemos com uma atividade bem legal? J

1-Para entender melhor faça uma pesquisa sobre alguns termos que aparecem na música e responda:

1.1- O que é demarcação de terra indígena?

1.2- Defina:

a- Silvícola

b- Autócne

1.3- Procure no dicionário o significado das apalavras e abaixo:

a- Etnocídeo

b- Indicídeo

c- Xamã

2-Depois de assistir ao vídeo e fazer pesquisas, você acha que todos os indígenas são iguais? Justifique.

Etapa 02:

Para entender um pouco mais sobre toda problemática das demarcações das terras indígenas e como todo esse processo se iniciou com a chegada dos portugueses em terras brasileiras, leia o texto e responda às questões propostas. Abaixo também tem um link de um vídeo bem legal para ajudar a esclarecer todo esse processo. J v https://www.youtube.com/watch?v=QcSBv3KcTIQ

Indígenas brasileiros de hoje falam do passado

Os portugueses chegaram numa praia que hoje se chama Bahia. Essa praia era terra da nação Tupinikim. Fazia muito tempo que os índios Tupinikim moravam naquela terra! Fazia muito tempo que os índios Tupinikim plantavam naquela terra ! Mas os portugueses não respeitaram o direito da nação Tupinikim. Os portugueses puseram um marco de pedra na terra Tupinikim. Puseram o marco com o sinal do rei de Portugal. Puseram o marco com uma cruz da religião do povo de Portugal. Puseram um marco para dizer que aquela terra era do rei de Portugal. Isso aconteceu no dia 22 de abril do ano de 1500. [...] logo os portugueses trocaram os nomes de tudo. Os portugueses mudaram o nome da terra. Mas não mudaram só o nome da terra. Os portugueses roubaram a terra também.

História dos povos indígenas 500 anos de lutas no Brasil. Petrópolis: Vozes/Conselho Indigenista Missionário – Cimi, 1986. P. 87 – 90.

1. Segundo o texto, como os indígenas interpretam a descoberta do Brasil? Transcreva uma parte do texto que justifica sua resposta.

2. No trecho “Puseram o marco com uma cruz da religião do povo de Portugal”, percebemos a visão eurocêntrica que marcou a colonização brasileira. Explique em que consistia essa visão eurocêntrica.

3. Diversos povos indígenas realizavam rituais durante os quais praticavam a antropofagia. Apresente pelo menos uma explicação para eles praticarem esse ritual.

4. Esse sistema de colonização foi implementado no Brasil entre 1534 e 1536. Ele consistiu na divisão do território em quinze faixas de terras que foram distribuídas a 12 capitães donatários que deveriam fundar vilas, distribuir lotes de terra, cobrar impostos dos colonos e escravizar índios na área sob sua responsabilidade. Nomeie corretamente o sistema de colonização descrito no texto acima.

6ª aula em ambiente virtual – História - 7º Ano

Período: 27/07 a 31/07/2020

Olá, meus queridos! Sejam bem vindos, novamente, em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!

Etapa 01

Nesta aula vamos continuar falando sobre o vídeo da aula anterior com a música: Demarcação já.

Assista o vídeo explicativo da professora Lindamaris Silva, indígena Pataxó do nosso Município. Link abaixo:

Observe o álbum da etnia Pataxó!

Agora capriche na atividade!

Álbum Pataxó

Pataxó: onde vivem?

O povo indígena da etnia Pataxó vivem no Estado da Bahia entre os municípios de Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju, Alcobaça. Tem algumas aldeias Pataxós em Minas Gerais e uma aldeia no estado do Rio de Janeiro.

Nycolase Amanda da aldeia Nova Esperança, 2016.

Família Pataxó do Txag’rúMirawê, aldeia de Coroa Vermelha, 2018.

Alimentação

A alimentação deste povo sofreu algumas modificações com o passar do tempo além dos alimentos convencionais ainda preservam alguns alimentos típicos como mandioca, caça, peixe, farinha de puba e guerra principalmente os pratos típicos, sendo eles: paçoca de mandioca, paçoca de banana da terra, beiju,peixe na patioba e a bebida tradicional kawim.

beijú

Cawim

Feitura de farinha

Peixe na folha da patioba

Artesanato

Uma das formas de sobrevivência do povo Pataxó é a venda dos artesanatos confeccionados por eles com sementes, penas, madeira, cipó, dentre outros materiais como; miçangas, linhas variadas, canudos etc.

Pintura

A pintura corporal é um bem cultural de grande valor para os Pataxós. Ela representa parte da história, sentimentos do cotidiano, os bens e o sagrado. Existem pinturas para o rosto, braços, e específicos para mulheres, homens e crianças. São feitas de jenipapo, urucum, carvão, barros: vermelho, branco e amarelo. Para cada festividade uma pintura específica.

Pintura de braço.

Aldeia Coroa vermelha.

Língua

As marcas da história de resistência e dos processos identitários do Povo Pataxó estão na sua língua, após longo período de proibições de seu uso, passa atualmente por uma longa fase. Língua é poder, pertencentes ao tronco macro-jê, a língua do pataxó é o Patxôhã, que significa linguagem de guerreiro.

Manifestação Cultural

As manifestações culturais do povo Pataxó são de diversas formas. Desde seu jeito de ser e viver aos seus ritos e cultura própria. O que define um povo é a sua cultura e essa cultura está enraizada neste povo.

Corrida de maracá (Aldeia Nova esperança)

Desfile(Aldeia Nova esperança)

Corrida de tora.

Etapa 02

Agora vamos testar o que aprendemos com uma atividade bem legal? J

1.- Depois de observar o álbum Pataxó agora é sua vez!

1.1- Escolha um povo indígena que aparece na música ( kadiwéu, Panará, tupinambá, Kaiowá, Munduruku, Piá, Tikuna, Guarani, Kayapó, , Kaingang, Macuxi, Krenaki, Ianomâmi, Xavante, Guajajara, Kamaiurá, Pareci, Xavante etc.), pesquise e monte o seu álbum com imagens deste respectivo povo.

Você pode revisitar o vídeo: “Demarcação já” através do link abaixo. 

http://youtube.com/watch?v=wbMzdkaMsd0

Bom estudo e até nossos próximos desafios!



5ª aula em ambiente virtual – História - 8º Ano

Período: 20/07 a 24/07/2020.

Olá, meus queridos! Sejam bem vindos em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!

J J

Etapa 01:

· Nas aulas passadas analisamos o termo “modernidade” e todas as transformações sociais que esse contexto nos trouxe. Nessa aula vamos observar que a modernidade trouxe com ela, explorações de continentes antes desconhecidos e por consequência também trouxe a exploração de culturas que viviam isoladas e protegidas da ganância do chamado “homem moderno”. Vamos analisar a visão dos europeus sobre os africanos.

v Vamos começar refletindo sobre seus conceitos sobre a África e os africanos!

ü Observe as imagens abaixo e descreva o que sente sobre cada uma delas:

v Já analisou? Então me fale sobre cada uma das imagens acima, segundo suas observações e crenças a respeito da África e dos africanos!

ü Você sabia que a maioria das coisas que acreditamos ou a forma como vemos o mundo e as pessoas vem de uma visão eurocêntrica? Corre lá no dicionário ou pesquise o que quer dizer “eurocentrismo” Escreva ai o resultado da sua pesquisa J

Etapa 02:

v Agora que já sabe o que significa eucentrismo e também já aprendeu que os europeus conquistaram e colonizaram muitas culturas pelo mundo afora, vamos ler e analisar um fragmento do texto: COLONIALIDADE DO PODER, EUROCENTRISMO E AMÉRICA LATINA, de Aníbal Quijano (2005), para entender um pouco mais todo esse processo de controle exercido pelo colonizador?

“[...]Os colonizadores exerceram diversas operações que dão conta das condições que levaram à configuração de um novo universo de relações intersubjetivas de dominação entre a Europa e o europeu e as demais regiões e populações do mundo [..] Em primeiro lugar, expropriaram as populações colonizadas –entre seus descobrimentos culturais– [...] Em segundo lugar, reprimiram tanto como puderam, ou seja, em variáveis medidas de acordo com os casos, as formas de produção de conhecimento dos colonizados, seus padrões de produção de sentidos, seu universo simbólico, seus padrões de expressão e de objetivação da subjetividade. [...] Em terceiro lugar, forçaram –também em medidas variáveis em cada caso– os colonizados a aprender parcialmente a cultura dos dominadores em tudo que fosse útil para a reprodução da dominação, seja no campo da atividade material, tecnológica, como da subjetiva, especialmente religiosa. É este o caso da religiosidade judaico-cristã.”

(QUIJANO, 2005, p. 121) - Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sursur/20100624103322/12_Quijano.pdf

ü Agora vamos analisar o fragmento respondendo as questões abaixo: J

1. A partir da leitura, apontem quais foram às estratégias utilizadas pelos colonizadores europeus para conseguir a dominação das populações no mundo.

2. A partir da compreensão do texto, cite exemplo(s) da dominação europeia nos dias atuais.

3. Toda problemática da dominação europeia influencia na forma como os povos pretos africanos e descendentes são tratados em todo o mundo?


6ª aula em ambiente virtual – História - 8º Ano

Período: 27/07 a 31/07/2020.

Olá, meus queridos! Sejam bem vindos, novamente, em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!

J J

Etapa 01:

v Vamos começar?

Etapa 01:

v Agora veremos o resumo da palestra: “O perigo de uma história única”, da escritora nigeriana Chimananda Ngozi Adichie, e após leitura discutiremos sobre a visão eurocêntrica sobre os povos colonizados na África, e a imposição dessa concepção, ainda vigente no mundo.

ü Você também pode assistir ao vídeo da Escritora no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=qDovHZVdyVQ

Quando criança, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie convivia com Fide, um menino que trabalhava para sua família. Tudo o que ela sabia sobre ele é que sua família era muito pobre. Diante de qualquer desperdício, a mãe de Chimamanda chamava sua atenção: “termine sua comida! Você não sabe que pessoas como a família de Fide não tem nada?”. Ela só conseguia sentir pena dele.

Um dia, Chimamanda e sua família foram visitar a aldeia de Fide. A pequena garota ficou surpresa ao ver um cesto que o irmão do garoto havia feito. “Nunca havia pensado que alguém em sua família pudesse realmente criar alguma coisa”, relata. “Tudo o que eu tinha ouvido sobre eles era como eram pobres, assim havia se tornado impossível para mim vê-los como alguma coisa além de pobres. Sua pobreza era minha história única sobre eles.”

Pegar toda a complexidade de uma pessoa e de seu contexto e reduzi-los a um só aspecto é o que Chimamanda chama de o perigo da história única. Como uma estudante nigeriana em uma universidade nos Estados Unidos, ela vivenciou com frequência isso. A imagem do continente africano como lugar de guerras e fome se refletiu na imagem que tinham dela. De sua colega de quarto, Chimamanda escutou questionamentos sobre sua capacidade de falar inglês ou de operar um fogão e dúvidas sobre a “música tribal” que ela escutava. “Nessa única história não havia possibilidade de os africanos serem iguais a ela, de jeito nenhum.”

A história única também recaiu sobre seu trabalho literário, criticado por não ser “autenticamente africano” já que seus personagens dirigiam carros, não passavam fome e tinham coisas em comum com os americanos. Esta diferenciação entre o eu e o Outro, segundo a autora, é uma das graves consequências da história única. “Ela rouba das

pessoas sua dignidade. Faz o reconhecimento de nossa humanidade compartilhada difícil. Enfatiza como nós somos diferentes, ao invés de como somos semelhantes.”

Chimamanda também aponta a história única como fonte dos estereótipos: “mostre um povo como uma coisa, como somente uma coisa, repetidamente, e será o que eles se tornarão”. Para a escritora, “poder é a habilidade de não só contar a história de uma outra pessoa, mas de fazê-la a história definitiva daquela pessoa”.

ChimamandaAdichie é uma das principais escritoras nigerianas da atualidade. É autora de poemas, contos e romances. Seu último livro, “Americanah”, foi apontado pelo jornal New York Times como um das dez melhores obras de 2013. Além da palestra “O perigo da história única”, Chimamanda também falou em evento livre do TED (TEDx) sobre feminismo.

Se Chimamanda traz tanta atenção aos perigos da história única, ela ressalta o poder das histórias. “Histórias tem sido usadas para expropriar e tornar malígno. Mas histórias podem também ser usadas para capacitar e humanizar”, pondera. “Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias também podem reparar essa dignidade perdida.” Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/eu-outro-perigo-da-historia-unica/#:~:text=Quando%20crian%C3%A7a%2C%20a%20escritora%20nigeriana,sua%20fam%C3%ADlia%20era%20muito%20pobre.&text=%E2%80%9CNunca%20havia%20pensado%20que%20algu%C3%A9m,criar%20alguma%20coisa%E2%80%9D%2C%20relata.

ü Agora vamos analisar o texto resumo respondendo as questões abaixo: J

1. A partir da leitura do texto, e das aulas anteriores, qual teria sido o motivo da origem da visão inferiorizada e tida como verdade única para com os povos africanos?

2. Você teria alguma história única sobre algum povo, no qual a considera ser uma verdade? Caso sim descreva qual seria, e de onde veio essa informação?

3. Analise a figura a baixo e descreva a sua compreensão, a partir do que já vimos sobre a dominação europeia em territórios africanos.

Etapa 02:

v Vamos encerrar essa aula com uma autoanálise?

· De acordo com nossos estudos a respeito da colonização portuguesa em relação aos povos africanos, escreva um pequeno texto analisando seu comportamento e conceitos pessoais em relação aos povos pretos africanos e seus descendentes. Seguindo alguns temas, como por exemplo; Já teve comportamento racista em alguma situação em relação à religiosidade africana? Aos cabelos afros? A cor de pele preta? Ainda existe em seu comportamento resquícios da visão eurocêntrica em relação ao povo preto? Quais? Pretende rever seus conceitos? Esclareça os motivos. (Socialização em nosso próximo encontro).

ü O objetivo é revermos nossos conceitos e termos a consciência do valor de todos os povos e culturas independendo da cor da pele! Termos a consciência que existem culturas diversas da nossa e isso não significa que elas sejam inferiores e sim diferentes! A paz do mundo começa pelo RESPEITO entre os povos! ❤

Bom estudo e até nossos próximos desafios!



5ª aula em ambiente virtual – História - 9º Ano

Período: 20/07/ a 24/07/2020.

Olá, meus queridos! Sejam bem vindos em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!

J J

Etapa 01:

v Nessa aula continuaremos a falar sobre a Revolução Industrial. Você sabia que aconteceram 03 Revoluções Industriais na história? Vamos saber um pouquinho mais sobre isso?

v Vamos ler um pouco mais sobre as conseqüências da revolução e após faremos uma pequena atividade para melhor compreensão do objeto estudado.

Consequências da Revolução Industrial

De um modo geral, a Revolução Industrial transformou não só o setor econômico e industrial, como também as relações sociais, as relações entre o homem e a natureza, provocando alterações no modo de vida das pessoas, nos padrões de consumo e no meio ambiente. Cada fase da revolução representou diferentes transformações e consequências mediante os avanços obtidos em cada período.

A Primeira Revolução Industrial representou uma nova organização no modo capitalista. Nesse período houve um aumento significativo de indústrias bem como o aumento significativo da produtividade (produção em menor tempo). O homem ao ser substituído pela máquina, saiu da zona rural para ir para as cidades em busca de novas oportunidades, dando início ao processo de urbanização.

Esse processo culminou no crescimento desenfreado das cidades, na marginalização de boa parte da população, bem como em problemas de ordem social como miséria, violência, fome. Nessa fase, também, a sociedade organizou-se em dois polos: de um lado a burguesia e do outro o proletariado.

A Segunda Revolução Industrial teve como principais consequências, mediante o maior avanço tecnológico, o aumento da produção em massa em bem menos tempo, consequentemente o aumento do comércio e modificação nos padrões de consumo; muitos países passaram a se industrializar, especialmente os mais ricos, dominando, então, economicamente diversos outros países (expansão territorial e exploração de matéria-prima).

O avanço nos transportes possibilitou maior e melhor escoamento de mercadorias e trânsito de pessoas; surgiram as grandes cidades e com elas também os problemas como superpopulação; aumento das doenças; desemprego e aumento da mão de obra barata e novas relações de trabalho.

A Terceira Revolução Industrial e nova integração entre ciência, tecnologia e produção, possibilitou avanços na medicina; a invenção de robôs capazes de fazer trabalho extremamente minucioso e preciso; houve avanços na área da genética, trazendo novas técnicas que

melhoraram a qualidade de vida das pessoas; possibilitou diminuir as distâncias entre os povos e a maior difusão de notícias e informações por meio de novos meios de comunicação; o capitalismo financeiro consolidou-se e houve aumento do número de empresas multinacionais.

E não menos importante, todas essas transformações possibilitadas pela Revolução Industrial como um todo, transformou o modo como o homem relaciona-se com o meio. A apropriação dos recursos naturais para viabilizar as produções e os avanços tecnocientíficos, tem causado grande impacto ambiental. Atualmente, as alterações provocadas no meio ambiente têm sido amplamente discutidas pelas comunidades internacionais, órgãos e entidades, que expressam a importância de mudar o modelo de desenvolvimento econômico que explora os recursos naturais sem pensar nas gerações futuras.

Resumo

Ø A Inglaterra foi a nação pioneira no desenvolvimento industrial e tecnológico no mundo.

Ø Por meio da Revolução Industrial, o capitalismo consolidou-se como sistema econômico vigente.

Ø O desenvolvimento da máquina a vapor é considerado como o ponto de partida da Revolução

Industrial.

Ø Causou profundas transformações no modo de produção e também nas relações entre patrão e trabalhador.

Ø Durante o auge da Revolução Industrial, os trabalhadores ingleses recebiam salários baixíssimos e eram obrigados a suportar uma longa jornada de trabalho.

Ø A intensa exploração sob o trabalho do proletário fez com que os trabalhadores organizassem-se em sindicatos.

Ø Dois movimentos de trabalhadores foram muito importantes no século XIX: o ludismo e o cartismo.

Ø A Revolução Industrial aconteceu de maneira pioneira na Inglaterra por uma junção de fatores que englobam as grandes reservas de carvão do país, os cercamentos, o excedente de capital existente no país etc.

Ø As transformações econômicas, sociais e tecnológicas proporcionadas pela Revolução Industrial dividem-se em fases, segundo os avanços produtivos, no campo científico e em diversas outras áreas do setor econômico e industrial.

Ø Pode-se dividir a Revolução Industrial em: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.

Ø Diversas foram as consequências da Revolução Industrial. Houve aumento da produtividade, mudança nas relações de trabalho, alterações no modo de vida e padrões de consumo da sociedade, alterou-se a relação entre o homem e a natureza, houve avanços em diversos campos do conhecimento, entre outras mudanças.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-industrial.htm Acesso em: 07 de julho de 2020.

v Agora vamos testar o que aprendemos com uma atividade bem legal? J

1- Preencha na linha de tempo a seguir as principais características de cada uma das fases da Revolução Industrial.

2- De acordo com os texto faça uma análise das consequências da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. Registre em seu caderno.


6ª aula em ambiente virtual – História - 9º Ano

Período: 27/07 a 31/07/2020.

Olá, meus queridos! Sejam bem vindos, novamente, em nosso espaço virtual de aprendizagem!!!

J J

Etapa 01:

Observe as imagens explicativas abaixo:

v Já leu as imagens? Então vamos jogar um pouquinho e testar o que já aprendemos sobre a Revolução Industrial?

ü Clica aí nos links abaixo e se divirta aprendendo https://rachacuca.com.br/quiz/16943/revolucao-industrial/ https://rachacuca.com.br/quiz/183791/revolucao-industrial-ii/

v Agora que já testou seu conhecimento, escreva quais foram seus erros nos quizs acima. Seja honesto para que possamos rever suas dúvidas sobre o nosso objeto de conhecimento! J

v Bom estudo e até nossos próximos desafios!




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