Memorial Articulação de História 2021

 

 

MEMORIAL DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA - 2021

Retângulo de cantos arredondados: COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS.
ARTICULAÇÃO DE HISTÓRIA.
Coordenadora Técnica do Setor: Lurdes Marina Barbosa 
Professora articuladora de História: Rita Valéria da Conceição Guimarães
Professores de História da Rede Municipal de Ensino (SEDE): Ana Lúcia Dias Leite, Andressa Clarice da S. Dias, Áurea Maria de Oliveira, Carine Souza Santos, Daniel da S.Meireles, Esmeralda Lacerda Santos, Fabiane B. dos Santos, Iolamárcia Quinto de Souza, Isabel Medeiros Alves, Jorgilson Sampaio, Juciara Pereira, Júlia Henriqueta dos Santos, Lindamares S. Oliveira Pinheiro, Lucieleny Jardim, Neide Conceição Sacramento, Nildo Célio da Conceição, Rita Valéria da Conceição Guimarães, Ronaldo Luiz Vieira, Suzete Morais Costa, Ubirajara Barbosa, Valdinar Macedo.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


v  Articulação de História:

 

         Apresentação

 

Este Memorial objetiva descrever e compartilhar as ações e experiências educacionais, ocorrida no ano de 2021, evidenciando a trajetória de vida escolar e acadêmica, dos nossos docentes e educandos do município de Itamaraju- Bahia, no Componente Curricular de História, destacando os trabalhos realizados, bem como, formações, planejamentos, e projetos interdisciplinares, e das conquistas vivenciadas. Ao mesmo tempo, resgata experiências consolidadas através de ações em rede, que concretizaram a busca por uma educação significativa e de qualidade.             Nele evidenciamos o trabalho do professor de História que reuniu teoria e práticas diversificadas em suas metodologias, visando um ensino e aprendizagem reflexivo, participativo e autônomo, com a intenção de formar sujeitos críticos. Esse memorial apresenta ações que promoveram um fazer pedagógico crítico- reflexivo, e que ressalta a busca por uma educação pautada em dar voz aos sujeitos sociais.

A ação de articular professores de História tem como prioridade, promover por meio da Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação do Ensino Fundamental- Anos Finais, a integração motivacional dos professores da rede municipal de ensino, através de ações de interação, criadas nos encontros de articulação, partindo do princípio da promoção da equidade na educação itamarajuense, proporcionando assim a humanização e espírito de solidariedade aos nossos professores, ao mesmo tempo, agregar informações de ordem social e pedagógica, tais como, sondagem de conhecimentos prévios; as formas de exclusão e percepção de mundo dos grupos atendidos nas 10 (dez) escolas que trabalham o Ensino Fundamental - Anos Finais.

Outrossim, a Articulação de História tem como objetivo estimular ações nas quais professores e estudantes sejam sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, eles próprios devem assumir uma atitude historiadora diante dos conteúdos propostos no âmbito do Ensino Fundamental. Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e com as competências específicas da área de Ciências Humanas.

 

Área do conhecimento envolvida: Humanas (História).

 

         Ações da Articulação de História – Período 2017

 

v  Ação: Jornada Pedagógica 2021

v  Tema: As Competências Socioemocionais em tempos de pandemia.

v  Desenvolvida pela Articulação de História

v  Publico Alvo: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais

v  Período: 25 de fevereiro de 2021.

 

A abertura oficial do ano letivo de 2021 da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju aconteceu no dia 14 de fevereiro. A jornada pedagógica com o tema “As Competências Socioemocionais em Tempo de Pandemia”, foi iniciada na manhã de segunda-feira, dia 22 de março e no decorrer da semana. Os dias 23, 24 e 26 de março a escola se organizou para atender o corpo docente e demais funcionários, e, o dia 25 de março destinou-se ao atendimento aos professores por componente Curricular, reunidos com os Articuladores de Área. 

A abertura aconteceu de forma virtual, seguindo a todas as orientações de prevenção ao corona vírus (Covid-19) divulgadas pelos órgãos de saúde competentes. Por isso, foram adotadas uma série de medidas para mitigar o risco de transmissão nos locais de trabalho, inclusive o início da jornada, por atender toda a rede municipal de ensino, foi transmitida do auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju, por meio de Live, uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, feita por meio do YouTube, devido as ferramentas que permitem ao usuário fazer uma transmissão de vídeo em tempo real para os professores da rede, o que também possibilitou os professores interagirem pelo chat. As atividades referentes aos encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2021 no município de Itamaraju, transcorreu durante toda semana. No dia destinado as particularidades da escola foi orientado pela Coordenadora Técnica Educacional em conjunto com os coordenadores de área, que trabalhassem  os Indicadores Educacionais de Itamaraju (Níveis de Proficiência de Matemática e Língua Portuguesa, Prova do SAEB, Habilidades a serem desenvolvidas, evasão e reprovação escolar consequências...); revisão do PPP (o que pode ser trabalhado, analisar as metas propostas, o que conseguiu, o que não conseguiu, quais implicações, soluções...); fazer auto avaliação com os professores (disponibilizar as fichas, recolher, em seguida sortear pontos para discussão). Disponibilizar também as fichas de avaliação do articulador, recolher após o preenchimento para entregar a Lurdes; fazer um levantamento de temas para formação continuada na escola de toda a equipe (indicar nomes para conduzir as formações, parceiros... realizar a formação com toda equipe da escola, negociar com professor dias de ACs); construir uma agenda anual de eventos da escola (tomar como parâmetro 2019, avaliar os projetos de 2020, sugerir eventos que estimulem a participação do aluno e a permanência na escola) e planejar o dia de Aula Inaugural (acontecendo de forma remota ou presencial).

Em 26 de março, estiveram reunidos todos os professores de História com Articulador de Área, com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. As discussões foram em torno das Competências Socioemocionais, foi usado o vídeo “Fragmentos para pensar habilidades socioemocionais” e o poema “Pedaços de mim de Bráulio Bessa”, para trabalhar questionamentos envolvendo medo, insegurança, tristeza, alegria, empatia, cuidado consigo e com o outro, capacidades que as habilidades socioemocionais proporcionam, como lidar com insegurança, ansiedade, medo, isolamento, mudança de rotinas e indefinições, a necessidade de desenvolver empatia, resiliência, foco, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro, entre outras competências. No encontro foi orientado sobre a temática da semana diagnóstica também com foto nas emoções, e, direcionamento para a construção da Sequência Didática, tendo o cuidado de priorizar o carinho, a compreensão, trabalhar a empatia com todos, o que proporciona um ambiente harmônico e construtivo. Ainda dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que melhore a condução do ensino de História, priorizando a autonomia do aluno na construção do conhecimento.

Na oportunidade todas as atividades realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, a conclusão do encontro se dá com a construção do planejamento da semana diagnóstica cujo tema “As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia” será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar o nível das turmas, a partir da análise dos resultados obtidos no término da sequência didática. Somente após o diagnóstico dos alunos o  planejamento anual será construído, com a participação dos professores.

 

Nessa perspectiva e como resultado dos trabalhos desenvolvidos durante o encontro, ficou perceptível que, ao estimular a aproximação do estudo de História com o contexto no qual estão inseridos nossos estudantes permitindo a vivência e valorização de sua identidade, da identidade coletiva e da relação entre diversos sujeitos no tempo e no espaço, O Ensino de História contribuirá para a construção do conhecimento e a utilização deste enquanto ferramenta para a compreensão e alteração da sociedade em que se vive.

v  Ação: Encontros Pedagógicos de articulação de História Quinzenais

v  Desenvolvida pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães

v  Público alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental – Anos Finais.

v  Período: Ano letivo de 2021.

A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o ano letivo de 2021, Encontros Pedagógicos para elaboração das Sequências Didáticas Trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, bem como a promoção da Formação continuada dos professores, com estudos de variados temas pertinentes e essenciais ao trabalho do professor de História.

Os Encontros de Articulação de Área tem como objetivo compreender o conhecimento específico no modo como os professores entendem o processo do ensino aprendizagem. A articulação dos conhecimentos da área específica e do conhecimento pedagógico apareceu como um importante elemento na construção do fazer docente e, por consequência, um indicador da necessidade de se repensar as práticas pedagógicas e as formas de mediação do conhecimento a serem trabalhadas pelo professor. A Articulação de História constitui-se por elementos conceituais e organizacionais dos objetos de conhecimentos próprios do Componente Curricular, envolvendo ideias, informações, definições, convenções e tópicos gerais, bem como sua estrutura organizacional. Implica no conhecimento das tendências e perspectivas de seu campo específico, incluindo as diferentes interpretações de um mesmo fenômeno e suas relações pelo professor. Desse modo, nos encontros quinzenais de articulação em História, os professores planejam ações pedagógicas que atendam as especificidades das turmas e trocam experiências exitosas numa perspectiva de gestão e organização pedagógica que orienta e proporciona aos professores um espaços de discussão e por conseqüência um espaço de formação continuada e troca de saberes.

 

 

 

 

 

 

v  Ação: Visitas a Unidades Escolares para orientações de ordem pedagógicas

v  Desenvolvida pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães

v  Público alvo: Escola Municipal Reitor Edgard Santos (Escola Civil Militar).

v  Período: Ano letivo de 2021.

 

A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o ano letivo de 2021, visitas pedagógicas a Unidade Escolar Municipal; Escola Municipal Reitor Edgard Santos.

A ação de visitas às Unidades Escolares da Rede Municipal foi elaborada pela Coordenação do Ensino fundamental- Anos finais, tendo como objetivo a realização de um acompanhamento mais direto e constante das escolas, propiciando, assim, ações imediatas por parte dos gestores envolvidos, com o intuito de se buscar soluções com maior agilidade para as problemáticas detectadas, mantendo a Secretaria Municipal de Educação ciente dos problemas em suas unidades. Igualmente, o atendimento diferenciado as Unidades Escolares propicia uma aproximação da Rede e auxilia nas demandas das ações e Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação.

Durante o ano letivo foram realizadas 12 visitas monitoradas, na Escola Municipal Reitor, inicialmente no dia 04 de março, em reunião Ria Valéria Guimarães, a então Articuladora de História, Erivania Ravani a atual coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a diretora Sandra Mara Mendonça, para direcionamento da Jornada Pedagógica na escola.

A pauta foi sugerida, assim como as orientações e explicações necessárias para o cumprimento de toda as etapas da pauta. Assim, questões como Acolhimento aos professores e demais funcionários: Ações Hibridas e Continuas (Protocolo de Atendimento); Análise dos Indicadores Educacionais de Itamaraju, com base nos gráficos de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática; busca Ativa durante todo o ano; Elaboração do Dia de Acolhimento dos Alunos no primeiro dia de aula de forma remota; Avaliação Diagnóstica; Calendário de Eventos da Escola; Elencar junto aos professores, temas de formação para o decorrer dos encontros pedagógicos durante o ano letivo e relatórios mensais do coordenador sobre as ACs na escola.

Algumas atividades nos sábados foram assistidas pelo Articulador de Área, como o sábado Cultural Nordestino e Conselho de Classe Participativo ao final dos I bimestre. Também foram acompanhados o simulado de Língua Portuguesa e Matemática, a Avaliação do SAEB, Busca Ativa, reuniões pedagógicas, orientações para o atendimento aos alunos do 9º Ano que voltaram a estudar presencialmente no último bimestre  e demais assuntos pertinentes ao bom andamento pedagógico da instituição. Finalizando as visitas com o Conselho de Classe final do corrente ano letivo. 

 

v  Ação: Dia do Professor

v  Desenvolvida pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães

v  Público alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental – Anos Finais.

v  Período: 21 de outubro de 2021.

 

O momento foi marcado por muita descontração, agradecimento e alegria, principalmente em poder comemorar o dia do professor de forma presencial. A pauta festiva foi regada por poemas, apresentação de louvores por Kelly, dinâmicas, músicas, momento para fotos e lanche.  

 

 

 

 

v  Ação: Confraternização de Final de ano - História

v  Desenvolvida pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães

v  Público alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental – Anos Finais.

v  Período: 21 de dezembro de 2021.

 

O momento foi marcado por muita descontração, agradecimento e alegria, principalmente em poder confraternizar comemorando o encerramento das atividades de articulação de forma presencial, como não aconteceu em 2020 devido a pandemia, por isso foi um momento bastante significativo. A pauta festiva foi regada por texto reflexivo de balanço do ano.  Numa noite com músicas e  momento para fotos e comes e bebes.   

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário