MEMORIAL DAS AÇÕES
PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA - 2021
v Articulação
de História:
Apresentação
Este
Memorial objetiva descrever e compartilhar as ações e experiências
educacionais, ocorrida no ano de 2021, evidenciando a trajetória de vida
escolar e acadêmica, dos nossos docentes e educandos do município de Itamaraju-
Bahia, no Componente Curricular de História, destacando os trabalhos
realizados, bem como, formações, planejamentos, e projetos interdisciplinares,
e das conquistas vivenciadas. Ao mesmo tempo, resgata experiências consolidadas
através de ações em rede, que concretizaram a busca por uma educação
significativa e de qualidade. Nele
evidenciamos o trabalho do professor de História que reuniu teoria e práticas
diversificadas em suas metodologias, visando um ensino e aprendizagem
reflexivo, participativo e autônomo, com a intenção de formar sujeitos
críticos. Esse memorial apresenta ações que promoveram um fazer pedagógico
crítico- reflexivo, e que ressalta a busca por uma educação pautada em dar voz
aos sujeitos sociais.
A ação de articular professores de
História tem como prioridade, promover por meio da Secretaria Municipal de
Educação, através da Coordenação do Ensino Fundamental- Anos Finais, a
integração motivacional dos professores da rede municipal de ensino, através de
ações de interação, criadas nos encontros de articulação, partindo do princípio
da promoção da equidade na educação itamarajuense, proporcionando assim a
humanização e espírito de solidariedade aos nossos professores, ao mesmo tempo,
agregar informações de ordem social e pedagógica, tais como, sondagem de
conhecimentos prévios; as formas de exclusão e percepção de mundo dos grupos
atendidos nas 10 (dez) escolas que trabalham o Ensino Fundamental - Anos Finais.
Outrossim, a Articulação de História tem
como objetivo estimular ações nas quais professores e estudantes sejam sujeitos
do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, eles próprios devem
assumir uma atitude historiadora diante dos conteúdos propostos no âmbito do
Ensino Fundamental. Considerando esses pressupostos, e em articulação com as
competências gerais da BNCC e com as competências específicas da área de
Ciências Humanas.
Área
do conhecimento envolvida: Humanas (História).
Ações da Articulação de História –
Período 2017
v Ação:
Jornada Pedagógica 2021
v Tema:
As Competências Socioemocionais em tempos de pandemia.
v Desenvolvida
pela Articulação de História
v Publico
Alvo: Professores do Ensino Fundamental Anos Finais
v Período:
25 de fevereiro de 2021.
A
abertura oficial do ano letivo de 2021 da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju
aconteceu no dia 14 de fevereiro. A jornada pedagógica
com o tema “As Competências Socioemocionais em Tempo de Pandemia”, foi
iniciada na manhã de segunda-feira, dia 22 de março e no decorrer da semana. Os
dias 23, 24 e 26 de março a escola se organizou para atender o corpo docente e
demais funcionários, e, o dia 25 de março destinou-se ao atendimento aos
professores por componente Curricular, reunidos com os Articuladores de
Área.
A abertura aconteceu de forma virtual,
seguindo a todas as orientações de prevenção ao corona vírus (Covid-19)
divulgadas pelos órgãos de saúde competentes. Por isso, foram adotadas uma
série de medidas para mitigar o risco de transmissão nos locais de trabalho,
inclusive o início da jornada, por atender toda a rede municipal de ensino, foi
transmitida do auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju, por
meio de Live, uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, feita por
meio do YouTube, devido as ferramentas que permitem ao usuário fazer uma
transmissão de vídeo em tempo real para os professores da rede, o que também
possibilitou os professores interagirem pelo chat. As atividades referentes aos
encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2021 no município de
Itamaraju, transcorreu durante toda semana. No dia destinado as
particularidades da escola foi orientado pela Coordenadora Técnica Educacional
em conjunto com os coordenadores de área, que trabalhassem os Indicadores
Educacionais de Itamaraju (Níveis de Proficiência de Matemática e Língua
Portuguesa, Prova do SAEB, Habilidades a serem desenvolvidas, evasão e
reprovação escolar consequências...); revisão do PPP (o que pode ser
trabalhado, analisar as metas propostas, o que conseguiu, o que não conseguiu,
quais implicações, soluções...); fazer auto avaliação com os professores
(disponibilizar as fichas, recolher, em seguida sortear pontos para discussão).
Disponibilizar também as fichas de avaliação do articulador, recolher após o
preenchimento para entregar a Lurdes; fazer um levantamento de temas para
formação continuada na escola de toda a equipe (indicar nomes para conduzir as
formações, parceiros... realizar a formação com toda equipe da escola, negociar
com professor dias de ACs); construir uma agenda anual de eventos da escola
(tomar como parâmetro 2019, avaliar os projetos de 2020, sugerir eventos que
estimulem a participação do aluno e a permanência na escola) e planejar o dia
de Aula Inaugural (acontecendo de forma remota ou presencial).
Em 26 de março, estiveram reunidos todos
os professores de História com Articulador de Área, com objetivos de
oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a
ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho
pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais
da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. As discussões foram em torno das
Competências Socioemocionais, foi usado o vídeo “Fragmentos para pensar habilidades
socioemocionais” e o poema “Pedaços de mim de Bráulio Bessa”, para trabalhar
questionamentos envolvendo medo, insegurança, tristeza, alegria, empatia,
cuidado consigo e com o outro, capacidades que as habilidades socioemocionais
proporcionam, como lidar com insegurança, ansiedade, medo, isolamento, mudança
de rotinas e indefinições, a necessidade de desenvolver empatia, resiliência,
foco, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro, entre outras
competências. No encontro foi orientado sobre a temática da semana diagnóstica
também com foto nas emoções, e, direcionamento para a construção da Sequência
Didática, tendo o cuidado de priorizar o carinho, a compreensão, trabalhar a
empatia com todos, o que proporciona um ambiente harmônico e construtivo. Ainda
dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que
melhore a condução do ensino de História, priorizando a autonomia do aluno na
construção do conhecimento.
Na oportunidade todas as atividades
realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia
dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, a conclusão do
encontro se dá com a construção do planejamento da semana diagnóstica cujo tema
“As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia” será desenvolvido
durante as aulas com intuito de averiguar o nível das turmas, a partir da
análise dos resultados obtidos no término da sequência didática. Somente após o
diagnóstico dos alunos o planejamento anual será construído, com a
participação dos professores.
Nessa perspectiva e
como resultado dos trabalhos desenvolvidos durante o encontro, ficou
perceptível que, ao estimular a aproximação do estudo de História com o contexto
no qual estão inseridos nossos estudantes permitindo a vivência e valorização de
sua identidade, da identidade coletiva e da relação entre diversos sujeitos no
tempo e no espaço, O Ensino de História contribuirá para a construção do
conhecimento e a utilização deste enquanto ferramenta para a compreensão e
alteração da sociedade em que se vive.
v Ação:
Encontros Pedagógicos de articulação de História Quinzenais
v Desenvolvida
pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães
v Público
alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental
– Anos Finais.
v Período:
Ano letivo de 2021.
A Coordenação do Ensino Fundamental
Anos Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante
o ano letivo de 2021, Encontros Pedagógicos para elaboração das Sequências
Didáticas Trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, bem como a promoção da
Formação continuada dos professores, com estudos de variados temas pertinentes
e essenciais ao trabalho do professor de História.
Os Encontros de Articulação de Área
tem como objetivo compreender o conhecimento específico no modo como os
professores entendem o processo do ensino aprendizagem. A articulação dos
conhecimentos da área específica e do conhecimento pedagógico apareceu como um
importante elemento na construção do fazer docente e, por consequência, um
indicador da necessidade de se repensar as práticas pedagógicas e as formas de
mediação do conhecimento a serem trabalhadas pelo professor. A Articulação de
História constitui-se por elementos conceituais e organizacionais dos objetos
de conhecimentos próprios do Componente Curricular, envolvendo ideias,
informações, definições, convenções e tópicos gerais, bem como sua estrutura
organizacional. Implica no conhecimento das tendências e perspectivas de seu
campo específico, incluindo as diferentes interpretações de um mesmo fenômeno e
suas relações pelo professor. Desse modo, nos encontros quinzenais de
articulação em História, os professores planejam ações pedagógicas que atendam
as especificidades das turmas e trocam experiências exitosas numa perspectiva
de gestão e organização pedagógica que orienta e proporciona aos professores um
espaços de discussão e por conseqüência um espaço de formação continuada e
troca de saberes.
v Ação:
Visitas a Unidades Escolares para orientações de ordem pedagógicas
v Desenvolvida
pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães
v Público
alvo: Escola Municipal Reitor Edgard Santos (Escola Civil Militar).
v Período:
Ano letivo de 2021.
A Coordenação do Ensino Fundamental Anos
Finais através da Articulação de História, realizou quinzenalmente durante o
ano letivo de 2021, visitas pedagógicas a Unidade Escolar Municipal; Escola
Municipal Reitor Edgard Santos.
A ação de visitas às Unidades Escolares
da Rede Municipal foi elaborada pela Coordenação do Ensino fundamental- Anos
finais, tendo como objetivo a realização de um acompanhamento mais direto e
constante das escolas, propiciando, assim, ações imediatas por parte dos
gestores envolvidos, com o intuito de se buscar soluções com maior agilidade
para as problemáticas detectadas, mantendo a Secretaria Municipal de Educação
ciente dos problemas em suas unidades. Igualmente, o atendimento diferenciado
as Unidades Escolares propicia uma aproximação da Rede e auxilia nas demandas
das ações e Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação.
Durante o ano letivo foram realizadas 12
visitas monitoradas, na Escola Municipal Reitor, inicialmente no dia 04 de
março, em reunião Ria Valéria Guimarães, a então Articuladora de História,
Erivania Ravani a atual coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a
diretora Sandra Mara Mendonça, para direcionamento da Jornada Pedagógica na
escola.
A pauta foi sugerida, assim como as
orientações e explicações necessárias para o cumprimento de toda as etapas da
pauta. Assim, questões como Acolhimento aos professores e demais funcionários:
Ações Hibridas e Continuas (Protocolo de Atendimento); Análise dos Indicadores
Educacionais de Itamaraju, com base nos gráficos de proficiência de Língua
Portuguesa e Matemática; busca Ativa durante todo o ano; Elaboração do Dia de
Acolhimento dos Alunos no primeiro dia de aula de forma remota; Avaliação
Diagnóstica; Calendário de Eventos da Escola; Elencar junto aos professores,
temas de formação para o decorrer dos encontros pedagógicos durante o ano
letivo e relatórios mensais do coordenador sobre as ACs na escola.
Algumas atividades nos sábados foram
assistidas pelo Articulador de Área, como o sábado Cultural Nordestino e
Conselho de Classe Participativo ao final dos I bimestre. Também foram
acompanhados o simulado de Língua Portuguesa e Matemática, a Avaliação do SAEB,
Busca Ativa, reuniões pedagógicas, orientações para o atendimento aos alunos do
9º Ano que voltaram a estudar presencialmente no último bimestre e
demais assuntos pertinentes ao bom andamento pedagógico da instituição.
Finalizando as visitas com o Conselho de Classe final do corrente ano
letivo.
v Ação:
Dia do Professor
v Desenvolvida
pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães
v Público
alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental
– Anos Finais.
v Período:
21 de outubro de 2021.
O momento foi marcado por muita
descontração, agradecimento e alegria, principalmente em poder comemorar o dia
do professor de forma presencial. A pauta festiva foi regada por poemas,
apresentação de louvores por Kelly, dinâmicas, músicas, momento para fotos e
lanche.
v Ação:
Confraternização de Final de ano - História
v Desenvolvida
pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães
v Público
alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental
– Anos Finais.
v Período:
21 de dezembro de 2021.
O momento foi marcado por muita
descontração, agradecimento e alegria, principalmente em poder confraternizar
comemorando o encerramento das atividades de articulação de forma presencial,
como não aconteceu em 2020 devido a pandemia, por isso foi um momento bastante
significativo. A pauta festiva foi regada por texto reflexivo de balanço do
ano. Numa noite com músicas e momento para fotos e comes e bebes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário