Grupo virtual de estudo para reformulação da Proposta Curricular do Municipal
v Ação:
Formação Continuada – (Re) Elaboração do Referencial Curricular Municipal
v Desenvolvida
pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães
v Público
alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental
– Anos Finais.
v Período: 22 de junho a
15 de setembro.
Em 22 de junho iniciou os encontros de
Formação GEA – Grupo de Estudos e Aprendizagem, com o objetivo de estudar e
entender melhor a DCRB – Documento Curricular Referencial da Bahia, ao qual
foram feitos vários trabalhos: leituras, atividades, reflexões, discussões,
apresentações, em preparação da reelaboração da proposta curricular de
Itamaraju.
A União Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação - Undime/BA em parceria com a União dos Conselhos
Municipais de Educação - Uncme, a Universidade Federal da Bahia – UFBA e a
Fundação Itaú Social, mobilizaram esforços no sentido de orientar as redes
públicas de educação no âmbito dos municípios para a (Re)Elaboração do
Referencial Curricular Municipal à luz do pensar reflexivo sobre o Documento
Curricular Referencial da Bahia – Educação Infantil e Ensino Fundamental – DCRB e das Normativas emanadas
pelos Conselhos de Educação no âmbito nacional e estadual. Tendo como objetivos
a (Re)Elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal – DCRM,
perpassando por discussões e aprofundamentos sobre concepção da política de currículo,
concepção de currículo, de educação integral, considerando o ser e o fazer dos
atores e autores do processo curriculante.
O processo de (Re)Elaboração do
Documento Curricular Referencial Municipal - DCRM ocorreu através de ação
formativa envolvendo toda a equipe técnica pedagógica da secretaria municipal
de educação, dos gestores escolares, dos professores, coordenadores pedagógicos
e toda a comissão de governança, envolvendo famílias, estudantes e pessoas da
comunidade interessadas no pensar e fazer currículo. Como resultado tivemos a ampliação do conhecimento acerca da
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de análises e leituras
individuais e coletivas. Rodas de conversar, para discutir acerca dos letramentos
digitais e midiáticos. E o principal estudo ocorreu a partir da leitura
e análise do Documento Curricular Referencial da Bahia – (DCRB) – abordando
questões como “Territorialidade na Singular e Plural Bahia: Elementos
Identitários para a Política Curricular do Estado” – obtendo a compreensão
sobre “Territorialidade”, elementos para a política curricular do Estado da
Bahia, e refletindo sobre os elementos da cultura local. Concepção de Currículo
e Política
Nenhum comentário:
Postar um comentário