Grupo virtual de estudo para reformulação da Proposta Curricular do Municipal

 Grupo virtual de estudo para reformulação da Proposta Curricular do Municipal

v  Ação: Formação Continuada – (Re) Elaboração do Referencial Curricular Municipal

v  Desenvolvida pela Professora Articuladora de História: Rita Valéria C. Guimarães

v  Público alvo: Professores de História da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental – Anos Finais.

v  Período:  22 de junho a  15 de setembro.

 

Em 22 de junho iniciou os encontros de Formação GEA – Grupo de Estudos e Aprendizagem, com o objetivo de estudar e entender melhor a DCRB – Documento Curricular Referencial da Bahia, ao qual foram feitos vários trabalhos: leituras, atividades, reflexões, discussões, apresentações, em preparação da reelaboração da proposta curricular de Itamaraju.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime/BA em parceria com a União dos Conselhos Municipais de Educação - Uncme, a Universidade Federal da Bahia – UFBA e a Fundação Itaú Social, mobilizaram esforços no sentido de orientar as redes públicas de educação no âmbito dos municípios para a (Re)Elaboração do Referencial Curricular Municipal à luz do pensar reflexivo sobre o Documento Curricular Referencial da Bahia – Educação Infantil e Ensino Fundamental – DCRB e das Normativas emanadas pelos Conselhos de Educação no âmbito nacional e estadual. Tendo como  objetivos  a (Re)Elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal – DCRM, perpassando por discussões e aprofundamentos sobre concepção da política de currículo, concepção de currículo, de educação integral, considerando o ser e o fazer dos atores e autores do processo curriculante.

O processo de (Re)Elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal - DCRM ocorreu através de ação formativa envolvendo toda a equipe técnica pedagógica da secretaria municipal de educação, dos gestores escolares, dos professores, coordenadores pedagógicos e toda a comissão de governança, envolvendo famílias, estudantes e pessoas da comunidade interessadas no pensar e fazer currículo. Como resultado  tivemos a ampliação do conhecimento acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de análises e leituras individuais e coletivas. Rodas de conversar, para discutir acerca dos letramentos digitais e midiáticos. E o principal estudo ocorreu a partir da leitura e análise do Documento Curricular Referencial da Bahia – (DCRB) – abordando questões como “Territorialidade na Singular e Plural Bahia: Elementos Identitários para a Política Curricular do Estado” – obtendo a compreensão sobre “Territorialidade”, elementos para a política curricular do Estado da Bahia, e refletindo sobre os elementos da cultura local. Concepção de Currículo e Política





















Nenhum comentário:

Postar um comentário