data: 30/03/2020
1- O que você entende por tecnologia? 2- Quais tecnologias você tem acesso ou conhece?
3- Quais tecnologias eram utilizadas antigamente e não são mais usadas nos dias atuais?
4- Quais tecnologias são usadas para facilitar a vida das pessoas? 5- Por que será que nem todas as pessoas da sociedade não têm acesso a essas tecnologias?
6- Como você acredita que sejam usadas as tecnologias nas aldeias indígenas?
7- Esclareça de que forma a tecnologia pode nos esclarecer a respeito de fatos históricos de um passado bem distante?
8- Quais tecnologias que você identificou que estão sendo usadas para o combate ao corona vírus? Explique a função de cada uma.
9- Em sua opinião, pelas notícias que circulam nos meios de comunicação, você acredita que os povos indígenas estão sendo atendidos quanto à proteção ao vírus? Esclareça.
10- E sua comunidade? De eu forma estão sendo orientados a respeito do perigo do corona vírus? Essa maneira é de forma que usa a tecnologia? Explique quais.
Profª M.s. Iolamárcia Quinto Componente Curricular: ________________________ Aluno(a) ____________________________ Data: ____/_ ___/ _____ Série/Turma: ___________
Leia com atenção o texto e, ap´´os, responda as questões: Maias, astecas e incas. Resumo.
Ficha resumo sobre os maias, astecas e incas.
(livro didático de História - 7ºano)
A civilização maia Os maias ocupavam a região que atualmente corresponde ao sul do México e a alguns países da América Central, como Guatemala, El Salvador, Honduras e Belize. O apogeu dessa civilização se deu, aproximadamente, entre os anos 300 e 900 de nossa era. Milho, algodão, feijão e cacau eram alguns dos produtos que cultivavam. Os homens e as mulheres desse povo dominavam as técnicas de cerâmica, ourivesaria, fiação e tintura de tecidos. Além disso, também sabiam produzir diferentes tipos de borracha, utilizando látex e extrato de plantas. Estudiosos apontam que, além dos maias, os astecas e outros povos que viviam na região chamada de Mesoamérica também produziam borracha, utilizada em faixas, bolas e sandálias. Desenvolveram um sistema de escrita, que, de modo geral, combinava pinturas e símbolos representativos de palavras e ideias. Construíram grandes cidades-cerimoniais, como Palenque e Copan -, que foram abandonadas por volta do ano 900 por motivos ainda investigados pelos historiadores. Até hoje, os descendentes dos maias compõem parte considerável dos camponeses da América Central e do México.
A civilização asteca Os astecas ou mexicas dominaram boa parte do centro e do sul do México atual, conquistando povos que ali viviam antes deles, como os toltecas. A capital do Império Asteca era Tenochtitlán, cidade fundada no inicio do século XIV. Os astecas plantavam milho, feijão, cacau, algodão, tomate e tabaco. Além disso, comercializavam bens como tecidos, peles, cerâmicas, sal, ouro e prata. Dominavam técnicas da ourivesaria, da cerâmica e da tecelagem. Desconheciam, entretanto, o uso do ferro, da rocha e dos animais de carga. Os astecas construíram grandes templos, desenvolveram um sistema de escrita e um calendário próprio. A história da conquista do Império Asteca pelos espanhóis teve início em fevereiro de 1519, quando Hernán Cortés desembarcou na península de Yucatán. Informado da grande quantidade de ouro existente no território asteca, Cortés decidiu conquistá-lo. Combinando habilidade e violência, prendeu o imperador Montezuma e saqueou a cidade de Tenochtitlán.
A civilização inca Os incas desenvolveram sua civilização na América do Sul, entre o oceano Pacífico e as altas montanhas do Andes, localizando-se principalmente no atual Peru. No período compreendido ente os séculos XII e XVI, eles dominaram outros povos que viviam na região dos Andes
ESCOLA MUNICIPAL REITOR EDGARD SANTOS SISTEMA DE ENSINO DOS COLÉGIOS DA PMBA
(como os chimus, os quíchuas e outros), em áreas que atualmente correspondem ao norte da Argentina e do Chile, à Bolívia, ao Equador e ao sul da Colômbia. Esses povos eram obrigados a pagar tributos ao imperador inca. O império Inca, com capital na cidade de Cuzco, chegou a ter uma população de 20 milhões de habitantes, governado por um imperador considerado um deus, o filho do sol (o Inca). Para governar, o imperador contava com chefes militares, governadores de províncias, sacerdotes e muitos funcionários. A economia dos incas baseava-se no cultivo de milho, batata, feijão, tomate e tabaco. Animais como a Ilhama e a alpaca eram usados como meio de transporte e também para fornecer lã, utilizada especialmente pelos moradores das regiões mais frias das montanhas. As mulheres e os homens do povo inca desenvolveram a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia do bronze e do cobre. Sabiam trabalhar metais preciosos, como o ouro e a prata. Construíram palácios, templos, estradas pavimentadas, aquedutos e canis de irrigação. Desenvolveram um sistema de registro de números e acontecimentos por meio de quipos, cordões coloridos em que cada nó servia para registrar informações. A conquista do Império inca foi iniciada a partir de 1531, por Francisco Pizarro. Em 1533, Pizarro conseguiu invadir a capital inca, desestabilizando todo o Império
Fonte: Saber e Fazer História. 7º ano. Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues. Editora Saraiva.
1. PERGUNTA-SE: a) Qual região das Américas era ocupada pela civilização maia? b) Quanto a economia como os mais desenvolveram quais atividades econômicas? c) Ainda há descendentes dos maias ? Justifique.
2. Leia com atenção.
Quando surgiram as primeiras notícias sobre a presença de seres estranhos, chegados em barcos grandes como montanhas, que montavam numa espécie de veados enormes, tinham cães grandes e ferozes e possuíam instrumentos lançadores de fogo, Montezuma e seus conselheiros ficaram pensando: de um lado, talvez Quetzalcóatl houvesse regressado, mas, de outro, não tinham essa confirmação. PINSKY, J. et. al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (adaptado).
A dúvida apresentada inseria-se no contexto da chegada dos primeiros europeus à América, e sua origem estava relacionada ao
a) domínio da religião e do mito. b) exercício do poder e da política. c) controle da guerra e da conquista. d) nascimento da filosofia e da razão. e) desenvolvimento da ciência e da técnica. 3. Leia com atenção.
Os habitantes da América foram chamados de índios pelos europeus passando a ideia de que era um povo único e homogêneo. Acontece que os diversos povos pré-colombianos são muito diferentes uns dos outros variando desde a civilização Asteca até os Jês do Brasil. Os antropólogos adotam critérios para classificar as tribos de acordo com alguns elementos culturais.
Os incas habitam qual região? Qual seu estilo de vida?
4. Sobre os povos que habitavam a América antes da chegada dos europeus podemos afirmar que:
(a)eram culturalmente e tecnicamente atrasados
(b)eram selvagens que cometiam sacrifícios
(c)eram divididas em muitas sociedades formando uma enorme diversidade cultural
(d)eram divididos em poucas sociedades, todas muito parecidas uma com as outras
5- Explique a diferença entre monoteísmo e politeísmo.
6 "Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na sociedade asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros." (KARNAL, Leandro. A Conquista do México. São Paulo: FTD, 1996. p. 13)
A partir da leitura do trecho acima, EXPLIQUE a estrutura da sociedade asteca, no século XV, a qual era:
7. A respeito dos Astecas, comente as características do modo de vida desse povo.
8. .Leia o texto a seguir. As civilizações pré-colombianas Por que chamamos os maias, astecas e incas de "civilizações pré-colombianas"? Você sabe o que há de comum entre essas civilizações? E o que as diferencia dos povos indígenas que viviam ou vivem no território que hoje é o Brasil? Sabemos que todas essas civilizações desenvolveram-se no continente americano (América do Norte, América Central, América do Sul), bem antes da chegada dos europeus a essas terras. Bom, os incas e os astecas constituíram grandes impérios. Esses dois impérios chegaram a contar com cerca de 10 milhões de pessoas. Mas não podemos falar em império maia, porque não havia um único imperador para os vários centros cerimoniais dos maias (nesses centros, moravam os nobres maias, localizava-se o mercado e os templos religiosos).
Disponível em http://umrolepelahistoria.blogspot.com.br/2010/09/civilizacoes-pre-colombianas.html (fragmento)>, Acesso em: 02 abril. 2020.
a) “Por que essas civilizações foram chamadas de pré-colombianas”?.
b) Identifique o aspecto político que diferencia o império maia dos demais citados no texto.
Escola:
_____________________________________________________________
Professor:
___________________________________________________________
Aluno:
_____________________________________________________________
Atividades para o 7º ano
Assunto: Astecas, Maias, Incas e Tupis.
Atividade
1: Astecas – Descoberta de uma civilização
Vídeo
de quase 20 minutos da Primary History BBC que relata algumas descobertas dos
arqueólogos sobre os astecas e, a partir desses achados, procura descrever
aspectos centrais da civilização asteca.
Vídeo:
Os Astecas – Descoberta de uma civilização
Trabalhando
o tema:
Após
apreciação do vídeo, responda as perguntas abaixo, criando um quadro
informativo sobre a civilização asteca:
Nome
dos astecas:
Localização:
Mito
da criação:
Principal
cidade:
Como
era sua moradia:
Divisão
de trabalho:
Principal
alimento:
Importância
da guerra:
Significado
dos sacrifícios:
O
sentido da morte:
Organização
política:
Achados
arqueológicos em 1978:
Hipóteses
dos arqueólogos sobre estes achados:
Depois
os alunos devem socializar suas respostas.
Atividade
2: Povos da Mesoamérica: Maias, Incas e Astecas
Texto
1: América pré-colombiana: maias, astecas, incas e povos indígenas do Brasil
“(...)
vamos conhecer neste texto alguns dos povos que viviam na América no século XV,
ou seja, antes da chegada de Cristóvão Colombo, por isso o termo
“pré-colombiano”. Antes da chegada dos europeus, desenvolveram-se no México, na
América Central e na região dos Andes civilizações complexas, que nos deixaram
importantes registros de seus conhecimentos astronômicos, matemáticos,
agrícolas, além de obras arquitetônicas e artísticas de grande refinamento e
beleza. (...)”
Disponível na integra: http://gephiseseba.blogspot.com/2010/12/culturas-em-choque-culturas-em-tr%C3%A2nsito.html
Texto
2 : Quem foram os incas, os maias e os astecas?
“Foram
povos que dominaram boa parte das Américas antes da chegada dos europeus ao
continente, no século 16.”
Trabalhando
o tema:
I-
Depois
de ler os textos, na integra, os alunos faça as atividades propostas abaixo:
1- Montar
um quadro comparativo sobre os povos estudados neste texto. Observe o modelo:
Nome da civilização
|
Atividades econômicas
|
Principais realizações
|
Religiosidade
|
2- Explicar
como era a organização do poder entre Maias, Astecas e Incas.
3- Por
que a guerra era um elemento fundamental para os astecas e incas?
4- A
formação do Império Inca pode ser comparada à do Império Asteca? Que semelhança
você vê entre uma e outra?
5- A
organização social das três civilizações tinha um elemento comum. Identifique e
explique essa semelhança.
Atividade
3 : Extra! Extra! Incas, Maias e Astecas !
Vídeo:
Por Ti América
Este
vídeo, de quase 6 minutos, mostra uma exposição realizada em São Paulo, que
reúne peças arqueológicas das civilizações pré-colombianas, como os
Incas, os Astecas e os Maias.
1-
Após apreciação do vídeo, redija um texto dissertativo a respeito da
importância de se valorizar a cultura dos povos indígenas, tanto os das antigas
civilizações, tanto quanto os que hoje ainda habitam as Américas, pois se
constitui uma das ricas identidades do continente americano. Aborde suas
tradições, religiosidade, alimentação, vestimentas, rituais e faça uma breve
comparação dos indígenas do passado aos indígenas que ainda resistem ao tempo e
perpetuam sua cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário