SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021 |
Unidade Temática: A INVENÇÃO DO MUNDO CLÁSSICO E O CONTRAPONTO COM
OUTRAS SOCIEDADES. |
Objetos
de Conhecimento: Povos da
Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos)
e nas Américas (pré-colombianos)/ Os povos indígenas originários do atual
território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais – Ênfase:
Pré-colombianos e os povos indígenas do atual território barasileiro |
Ano/Série: 6º ano
Período: 09 a 27/08 Nº de Aulas: 06 |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Ciência
e Tecnologia - Meio Ambiente (Educação Ambiental); Saúde ; Cidadania e
Civismo (Vida Familiar e Social) |
Tema
Intecurricular: As
Diversas Facetas do Consumo. |
Habilidades:
·
(EF06HI07)
Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África,
no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes
na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. ·
(EF06HI08)
Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais,
científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos
indígenas de diversas regiões brasileiras. |
·
Competência
Geral da BNCC: ·
Conhecimento:Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. |
·
Competência
Específica de História: Compreender
acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de
transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e
culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar,
posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. |
·
Competência
Socioemocional: ·
Tomada de
decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais
de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de
uma sociedade. |
Objetivos: ·
IDENTIFICAR E
CONHECER OS POVOS EGÍPCIOS, MESOPOTÂMICOS E PRÉ-COLOMBIANOS. ·
RECONHECER OS
ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS DESTES POVOS RESPEITANDO-OS. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA ·
1ª Etapa: (aulas 1,2) ·
(1ª aula) – Inicie essa esta aula
apresentando os povos os quais estudaremos, mostrando as imagens a seguir,
indagando aos estudantes sobre as mesmas: 1. - Vocês já ouviram falar sobre
esses povos? 2. Sabem dizer onde vivem? 3. Para você qual etnia eles
representam? 4. Quais semelhanças observam entre
eles e quais diferenças? E esclareça as possíveis razões dessas semelhanças e
diferenças. 1-Incas
2- Arquitetura Asteca 3- Maia 4-Pataxó ·
Neste momento apresente o objeto de conhecimento que será estudado, com
ênfase nos povos Astecas, Maias, Incas e Indígenas do Brasil. Após explique o
porquê esses povos são chamados de Povos pré-colombianos/pré cabralino ou
ameríndios. Utilize as páginas 107 e 108 do livro didático para ajudar na
explanação nesse momento. Proponha também a turma a apreciação do vídeo
disponível no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=SHnjBunFR2Q ·
(2ª aula) – Inicie essa aula relembrando-os do
significado dos povos ameríndios, com algumas curiosidades a respeito destes
povos. Disponibilize o link abaixo para auxiliar nessa atividade: Após leitura solicite aos estudantes que
façam um álbum ilustrativo sobre os povos Astecas, Incas e Maias. Oriente-os
a fazer pesquisa sobre esses povos e logo após, montarem o álbum através de
slids, em PDF ou word. Ficando a critério dos mesmos – Essa atividade será
apresentada na ultima semana do mês. ·
2ª Etapa: (aulas 3,4) ·
( 3ª aula) - Nesta etapa
sugiro fazer a leitura compartilhada do livro didático das páginas 109 até
117. Scanear as páginas do livro e compartilhar tela no google meet para esse momento. Para a leitura compartilhada é importante
que a maioria dos alunos presentes tenham participação, tendo o professor
como mediador e esclarecendo possíveis dúvidas dos estudantes. ·
Após explicações, peça que façam a atividade das páginas 123 e 124 do
livro didático com correção socializada. ·
(4ª aula) - Nessa aula disponibilize a atividade (em
anexo e em imagem) pra que a turma resolva na aula e após corrija de forma
socializada para resolução de possíveis dúvidas – Para auxiliar na memória da
turma disponibilize o vídeo resumo abaixo antes de disponibilizar as
atividades. ·
https://www.youtube.com/watch?v=icjBhHynWsE
·
3ª Etapa: (aulas 5,6) ·
(5ª e 6ª aulas) – Nestas aulas abordaremos sobre os
indígenas do Brasil. Para iniciar a aula acesse o link abaixo: https://www.todamateria.com.br/pre-historia-brasileira/ ·
Após faça uso do slide (disponível no e-mail da turma) para melhor
entendimento sobre os povos indígenas no Brasil. ·
Nesse momento disponibilize o vídeo abaixo sobre os indígenas do
Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=bo2P1VDc240 ·
Após apreciação do vídeo leiam juntamente com seus estudantes a matéria
sobre os dois artistas indígenas no link abaixo: ·
Como atividade proponha que os estudantes escolha uma das telas dos
dois artistas retratados na matéria e que façam uma réplica da pintura (
descreva abaixo da replica um pouco sobre a pintura retratada e o porquê da
escolha por essa pintura) – As replicas serão apresentadas nas ultimas aulas
juntamente com os álbuns ilustrativos das civilizações pré-colombianas e
cabralina. Ø Utilize o livro didático das
páginas 118-122 para entendimento os povos indígenas brasileiros. ·
3ª Etapa: (aulas 7 e 8) ·
(7ª e 8ª aulas) - Essas aulas serão usadas para apresentação
das atividades dos álbuns e da pintura. |
RECURSOS UTILIZADOS:
( x ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos ( )portfólio;
( x) imagens; ( x) google meet; (
X) google forms ( ) computador (x) celular. ( ) Atividade lacunada (x) Mapas (x) cruzadinha (x) caça-palavras. (
) jogo de forca
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x
) Trabalho; ( x)Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( x )
Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( )
cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; (x) víd
Anexos:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021 Unidade Temática:A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano. Objetos de Conhecimento: A conquista da América e as formas de organização política
dos indígenas e europeus:conflitos, dominação e conciliação Ano/Série: 7ºano
Período:09/08 a 31/08/2021 Nº de Aulas: 06 + 02 TEMAS CONTEMPORÂNEOS/
INTEGRADORES: Economia
(Educação Fiscal); Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o
Consumo); Ciência e Tecnologia Saúde. Tema Intecurricular: As diversas facetas do
Consumo/Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco. Habilidades: EF07HI08) Descrever as formas
de organização das sociedades americanas no tempo daconquista com vistas à
compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências. ·
Competência Geral da BNCC: ·
Conhecimento:Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. ·
Competência Específica de História: Compreender
acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de
transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e
culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar,
posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. ·
Competência Socioemocional: ·
Tomada de
decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais
de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de
uma sociedade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA ·
1ª Momento – (Aulas 1ª e 2ª) ·
( 1º aula)- Inicie a aula questionando os
alunos a seguinte frase: Descobrimento ou invasão? A chegada dos europeus na
América. Incentive-os a explicar sua resposta e após apresente a imagem
abaixo: Sobre a fotografia: O lugar se
chama Praça das Três Culturas, em Tlatelolco, um espaço que constitui um
sítio arqueológico localizado na Cidade do México e que reúne três momentos
distintos que registram não só a história da Conquista da América Espanhola,
mas que representa ainda hoje um lugar de resistência dos povos ameríndios.
No primeiro plano da imagem estão às ruínas do Templo Maior, construídos
pelos astecas da cultura Mexica, é composto por nove construções, uma sobre a
outra, entre os anos de 1337 e 1515, pois acreditavam que essas edificações
concentravam energias das suas divindades. Contudo, com a chegada Hernán
Cortéz (conquistador espanhol reconhecido por destruir o Império Asteca e
parente de Francisco Pizzaro, que dizimou com o Império Inca ) na região, a
população ameríndia foi diz36imada e o seu território dominado pelo espanhol
e sua tropa em 13 de agosto de 1521. ·
Após explicar a imagem disponibilize o vídeo
abaixo para introduzir o objeto de conhecimento: ·
Após o vídeo
iniciar a explicação sobre A Conquista da América Espanhola iniciando com os
Astecas pág. 134 e 135. Responder as questões da pág. 136. ·
( 2º aula)- Inicie essa aula com correção
socializada das questões anteriores inferindo quando necessário para
resolução das duvidas. Após solicite que a turma faça um pequeno resumo sobre
a Civilização Asteca de forma criativa. Socialize o resultado. ·
2ª Momento – (Aulas 3ª 4ª) ·
( 3º aula) - Inicie aula apresentando o tema A conquista das
terras incas apresentando o vídeo abaixo: ·
https://youtu.be/-5sImPo4EFU ·
Após o vídeo faça os seguintes questionamentos 1. Qual o
tema central do vídeo ? 2. O que mais
te chamou atenção no vídeo ? ·
Neste momento o professor inicia a explicação na
pág.137 a 140 e solicite a turma: 1- De acordo
com o tema trabalhado crie 05 questões com respostas para socializarmos na
próxima aula ·
( 4º aula) – Socialize as questões e respostas
criadas pela turma e caso haja tempo hábil solicite que eles façam um quadro
comparativo entre as duas civilizações estudadas. ·
3ª Momento – (Aulas 5ªe 6ª) ·
(5ª aula) - Nessa aula disponibilize a atividade (em
anexo e em imagem) pra que a turma resolva na aula e após corrija de forma
socializada para resolução de possíveis dúvidas – Para auxiliar na memória da
turma disponibilize o vídeo resumo abaixo antes de disponibilizar as
atividades. ·
https://www.youtube.com/watch?v=icjBhHynWsE ·
(6ª aula) - Introduza o assunto fazendo um
levantamento coletivo sobre os conhecimentos prévios a respeito da
Colonização Espanhola. Para auxiliar os alunos, proponha as seguintes
questões: ·
– Quais eram os motivos que levaram a Espanha a realizar essas
expedições marítimas? ·
Os objetivos eram só financeiros? ·
Utilize o livro didático
das páginas 141 a 145 para entendimento sobre economia e sociedade espanhola. ·
Atividade do livro pág. 146 a 448 – Correção
socializada. ·
4ª Momento – ( Pode ser 01 ou 02
aulas dependendo do horário do professor) ·
(7ª e/ou 8ª aula) – Usar para atividades de
revisão abaixo: ·
Atividades de Revisão Que a Espanha
foi responsável por grande parte da colonização na América do Sul, isso nós
já sabemos. Mas o que levou esse país ao nosso continente? Melhor, quem
foi o responsável por esse avanço territorial? Qual seu contexto histórico e
suas consequências? Houve guerra e resistência por parte dos povos? Entre os
países que foram colonizados pela Espanha temos: Peru, Colômbia, México,
Paraguai, Costa Rica, Guatemala e Honduras, dentre outros. Apesar das
conquistas de países sobre outros já realizadas ao redor do mundo serem
semelhantes, a colonização da América Espanhola foi uma das mais impactantes. Marcada pelo
comércio, escravidão e leis, a Espanha deu um grande passo frente às outras
nações ao se deparar com a América, criando assim um olhar inédito do Novo Mundo
frente ao nosso continente. Mas isso foi
apenas o começo. Para se aprofundar mais sobre a colonização espanhola, é
preciso ter conhecimento sobre as origens do país europeu, sua história, os
povos que já existiam aqui, entre outros aspectos. Após garantir
uma boa base histórica, então finalmente é hora de testar sua memória com
algumas questões sobre a colonização da América Espanhola. Questão 1 –No
século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis: a)
desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de
comércio b) contribuiu
para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas
de mineração c) eliminou a
participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a
iniciativa privada d) dizimou a
população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista e) impôs o
domínio político e econômico dos criollos Questão 2 – A
administração colonial hispânica estava centralizada de forma a permitir o
controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão máximo da
política administrativa colonizadora da Monarquia Espanhola era denominado
de: a) casa de
contratação b) audiência c) consulado d) “pueblo” e) conselho
Real e Supremo das Índias Questão 3 –É
correto afirmar que, a colonização espanhola: a)
fundamentou-se na divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à
Espanha, destacando-se a Casa de Contratação e o Conselho das Índias b) utilizou
quase que exclusivamente a mão-de-obra negra, devido ao fato de a população
indígena ter sido dizimada durante a conquista c) desenvolveu nas colônias uma produção
diversificada, produzindo-se manufaturas na região setentrional e algodão na
região meridional d) baseou-se nas culturas tropicais de
exportação, nos minifúndios e na mão-de-obra servil e) criou uma organização administrativa
centralizada com sede em Lima Questão 4 – Para reafirmar a autoridade
espanhola no continente, os espanhóis criaram os adelantados. Os adelantados
eram: a) contratos que permitiam uma exploração
temporária no novo continente b) parceria entre governo espanhol e
nativos rebelados contra a Espanha c) conquistadores espanhóis com a missão de
dominar a região em nome da Coroa espanhola d) conquistadores espanhóis com a missão de
fortalecer a escravidão na América Espanhola Questão 5 – “Podemos dar conta boa e certa
que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram
injustamente mais de doze milhões de pessoas…” (Bartolomé de Las Casas, 1474
– 1566) “A espada, a cruz e a fome iam dizimando a
família selvagem.” (Pablo Neruda, 1904 – 1973) As duas frases lidas colocam como causa da
dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a
Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além
da já indicada, que foi: a) a incapacidade das populações indígenas
em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador. b) o conflito entre populações indígenas
rivais, estimulado pelos colonizadores. c) a
passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crenças
religiosas. d) a ausência
de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante de novos
problemas ambientais. e) a série de
doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais
as populações indígenas não possuíam anticorpos. Questão 6 – As
duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na
América, no início da colonização, foram, respectivamente: a) cacau na
América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América Espanhola b) a mineração
na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América Espanhola c) a
monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América
Espanhola d) a
monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e
de prata na América Espanhola e) a
monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América
Espanhola Questão 7 –
Considere o texto abaixo, de G. F. de Oviedo, que relata o estabelecimento do
império espanhol na América, no livro L’ Histoire des Indies, publicado no
ano de 1555. “O almirante
Colombo encontrou, quando descobriu esta ilha Hispaniola, um milhão de índios
e índias (…) dos quais, e dos que nasceram desde então, não creio que estejam
vivos, no presente ano de 1535, quinhentos, incluindo tanto crianças como
adultos (…). Alguns fizeram esses índios trabalhar excessivamente. Outros não
lhes deram nada para comer como bem lhes convinha. Além disso, as pessoas
dessa região são naturalmente tão inúteis, corruptas, de pouco trabalho,
melancólicas, covardes, sujas, de má condição, mentirosas, sem constância e
firmeza(…). Vários índios, por prazer e passatempo, deixaram-se morrer com
veneno para não trabalhar. Outros se enforcaram pelas próprias mãos. E quanto
aos outros, tais doenças os atingiram que em pouco tempo morreram (…). Quanto
a mim, eu acreditaria antes que Nosso Senhor permitiu, devido aos grandes,
enormes e abomináveis pecados dessas pessoas selvagens, rústicas e
animalescas, que fossem eliminadas e banidas da superfície terrestre. Apud ROMANO,
Ruggiero. Mecanismos da Conquista Colonial. São Paulo: Perspectiva, 1973, p.
76 Considerando o
contexto histórico, pode-se afirmar que o texto de Oviedo representa a) o
pensamento singular de um ideólogo extremista do absolutismo espanhol, em
oposição ao sistema do Real Padroado e suas repercussões na América colonial. b) a posição
de um intelectual cristão renascentista que busca denunciar o caráter
semifeudal da expansão ultramarina ibérica, sintetizado na figura de Colombo. c) uma
justificativa, de fundo religioso moral, para o genocídio decorrente da
exploração colonial, cujos pressupostos são correntes no universo cultural
europeu da época. d) uma defesa,
em termos racistas e preconceituosos, dos massacres promovidos pelos
primeiros colonos espanhóis, que agiam contra os interesses econômicos do
Estado Absolutista. e) uma visão
irônica, de caráter naturalista e raciológico, a respeito da inutilidade da
violência praticada pelos colonizadores civis espanhóis no chamado período da
Conquista. Gabarito
das questões sobre a colonização da América Espanhola Exercício
resolvido da questão 1: d) dizimou a população indígena e destruiu as
estruturas agrárias anteriores à conquista Exercício
resolvido da questão 2: d) “pueblo” Exercício
resolvido da questão 3: a) fundamentou-se na divisão da colônia em
vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se a Casa de
Contratação e o Conselho das Índias Exercício
resolvido da questão 4: c) conquistadores espanhóis com a missão de dominar a
região em nome da Coroa espanhola Exercício
resolvido da questão 5: e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis, como
varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam
anticorpos. Exercício
resolvido da questão 6: d) a monocultura da cana de açúcar na América
portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América Espanhola Exercício
resolvido da questão 7: c) uma justificativa, de fundo religioso moral, para
o genocídio decorrente da exploração colonial, cujos pressupostos são
correntes no universo cultural europeu da época. Link do
quiz sobre América Espanhola https://www.quiz.com.br/quiz/2229/exercicios-sobre-as-civilizacoes-pre-colombianas-7-ano-i/
RECURSOS:( )
Resumo( x) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( )
Informativos.
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( x ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas ( ); ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( )
cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação;
Anexo:
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021 Unidade Temática: O Mundo Contemporâneo; O Antigo Regime em crise/Os
processos de independência nas Américas. Objetos de
Conhecimento:Independência dos
Estados Unidos da América; Independências na América espanhola; A revolução dos
escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o
caso do Haiti/A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a
tutela dos egressos da escravidão; Ano/Série: 8º ano Período:
09 a 31/08 Nº de Aulas: 11 aulas TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Economia (Educação
Fiscal); Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o Consumo);
Ciência e Tecnologia Saúde. Tema Intecurricular:As diversas facetas do Consumo/Leitura, escrita em
movimento: Itamaraju em foco. Habilidades:(EF08HI06) Aplicar os
conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de
conflitos e tensões. (EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos
e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência
no Brasil, na América espanhola e no Haiti; ·
Competência Geral da BNCC: ·
Conhecimento:Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. ·
Competência Específica de História: Compreender
acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação
e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao
longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e
intervir no mundo contemporâneo. ·
Competência Socioemocional: ·
Tomada de
decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais
de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de
uma sociedade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA ·
1ª Etapa: (aulas 1, 2 e 3) ·
(1ª e 2ª aula) – Apresente
o objeto do conhecimento ao estudante: Independência dos Estados Unidos da América – Utilize a
leitura de imagem da pg. 89 para que a turma assimile o contexto. ·
Nesta aula serão trabalhados os conceitos de Estado, nação e país, associados
ao processo da Independência dos Estados Unidos. Explique à turma que
um Estado é o conjunto de instituições que administram e/ou controlam
um país, bem como suas leis e regimentos. Um Estado pode ser caracterizado
como um grupo que gerencia uma sociedade e deve, obrigatoriamente, ter uma
estrutura burocrática e jurídica, que são fundamentais para sua organização e
existência. Em seguida esclareça que uma nação é uma estrutura
baseada na cultura, na língua e nas tradições de uma sociedade. Siga com o
conceito de país, explicando que ele é essencialmente uma designação
geográfica associada a uma estrutura burocrática e/ou jurídica. Entretanto,
ele normalmente é acompanhado por elementos que também estão presentes tanto
nas concepções de Estado como de nação. ·
Questão de reflexão: ·
Os Estados Unidos podem ser considerados uma nação, um Estado e um
país? - Aproveite o momento para esclarecer os motivos. ·
Esclareça que as colônias inglesas na América (também conhecidas como
Treze Colônias) foram formadas por puritanos, grupo protestante que se
recusava a aceitar o rei como autoridade religiosa e, por conseguinte, se
recusava a aceitar também o anglicanismo. Lembre aos estudantes de uma das
principais características do anglicanismo: o controle da Igreja e do Estado
pelo rei. Apresente à turma as diferentes formas de exploração
econômica da América inglesa. ·
Agora disponibilize o trecho da Declaração de Independência dos
Estados Unidos abaixo: “Recusou assentimento a leis das
mais salutares e necessárias ao bem público. Proibiu aos governadores a
promulgação de leis de importância imediata e urgente, a menos que a
aplicação fosse suspensa até que se obtivesse o seu assentimento, e, uma vez
suspensas, deixou inteiramente de dispensar-lhes atenção. Recusou promulgar outras leis
para o bem-estar de grandes distritos de povo, a menos que abandonassem o
direito de representação no legislativo, direito inestimável para eles e
temível apenas para os tiranos. Convocou os corpos legislativos a
lugares não usuais, sem conforto e distantes dos locais em que se encontram
os arquivos públicos, com o único fito de arrancar-lhes, pela fadiga, o
assentimento à medida que lhe conviessem. Dissolveu Câmaras de
Representantes repetidamente porque se opunham com máscula firmeza às
invasões dos direitos do povo. Recusou por muito tempo, depois
de tais dissoluções, fazer com que outros fossem eleitos; em virtude do que
os poderes legislativos incapazes de aniquilação voltaram ao povo em geral
para que os exercesse; ficando durante esse tempo o Estado exposto a todos os
perigos de invasão externa ou convulsão interna. Procurou impedir o povoamento
destes estados, obstruindo para esse fim as leis de naturalização de
estrangeiros, recusando promulgar outras que animassem as migrações para cá e
complicando as condições para novas apropriações de terras. Dificultou a administração da
justiça pela recusa de assentimento a leis que estabeleciam poderes
judiciários. Tornou os juízes dependentes
apenas da vontade dele para gozo do cargo e valor e pagamento dos respectivos
salários. Criou uma multidão de novos
cargos e para eles enviou enxames de funcionários para perseguir o povo e
devorar-nos a substância. Manteve entre nós, em tempo de
paz, exércitos permanentes sem o consentimento dos nossos corpos
legislativos. Tentou tornar o militar
independente do poder civil e a ele superior.” Declaração de Independência dos Estados
Unidos (disponível em: acesso em: 20 ago. 2018). ·
Os estudantes deverão perceber na análise documental que a principal
queixa feita pelos colonos refere-se à supressão de seus direitos de
autonomia política, jurídica e legislativa. ·
Faça as seguintes perguntas para a análise da fonte: ·
Para finalizar, comente com a turma que há uma outra razão para que a Guerra de
Independência tenha eclodido: as elites coloniais e os governadores eram
compostos de pessoas que haviam estudado as teorias iluministas. Portanto, os
ideais de liberdade, autonomia dos povos e de crítica ao Absolutismo foram
também um dos combustíveis para que a independência tenha ocorrido, uma vez
que atuaram como bases intelectuais que justificaram todo esse processo. ·
(3ª aula) – Peça ao estudante que faça a
leitura no livro didático nas páginas 89 a 97 e posteriormente resolva as
questões das páginas 98 a 102. É importante que o professor faça a
articulação dos momentos de leitura de acordo sua necessidade de acordo com as
explicações do objeto do conhecimento ao longo das aulas. ·
2ª Momento –(Aulas 4ª 5ª e 6ª) ·
(4ª e 5ª aula) – Apresente
o objeto do conhecimento ao estudante: Independência da América Espanhola, realizando um breve levantamento
diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos a respeito da colonização da
América. Lance as seguintes os seguintes questionamentos: 1.
Quem colonizou a América? 2.
O que é colonização? 3.
Quem colonizou o Brasil? 4.
E a Argentina? 5.
Lembram o conceito de colonização? Ø
Para que se entenda o contexto da Independência da América Espanhola, é
necessário que explique aos estudantes o que estava acontecendo na Europa em
finais do século XVIII e início do século XIX, isto é, começará
abordando/revisando rapidamente os ideais da Revolução Francesa, depois o
Império Napoleônico e suas principais características e, por fim, a
Independência dos Estados Unidos da América. Todos esses acontecimentos
influenciaram o início da Independência na América Hispânica. ·
Nesse momento disponibilize o vídeo disponível no link abaixo para
ajudar na compreensão do contexto estudado: Ø Após apreciação do vídeo solicite a
turma que faça a leitura do texto abaixo, se necessário faça a leitura para
eles: “O
processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de
situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período observamos a
ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto
colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade
dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de
determinadas classes sociais. Sem
dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de
ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de
origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América
desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo
colonial espanhol. Ao estarem politicamente excluídos, enxergavam no
iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali
representado pelos chapetones. Ao mesmo
tempo em que existia toda essa efervescência ideológica em torno do
iluminismo e o fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios,
escravos e mestiços também contribuíram para o processo de independência. As
péssimas condições de trabalho e a situação de miséria já haviam, antes do
processo definitivo de independência, mobilizados setores populares das
colônias hispânicas. Dois claros exemplos dessa insatisfação puderam ser
observados durante a Rebelião Tupac Amaru (1780/Peru) e o Movimento Comunero
(1781/Nova Granada).” ·
Primeiro momento: um primeiro momento de revolta com as autoridades
que infligiam tratamento cruel aos trabalhadores que viviam em péssimas
condições. Além disso, a Revolta de Tupac Amaru e a revolta em Nova Granada
reivindicavam melhor tratamento aos índios e acusavam, veementemente, a
conduta dos governos da localidade, protestando também a favor da eliminação
de impostos excessivos, respectivamente. ·
Disponibilize para a turma o trecho e as imagens correspondente, abaixo: “Assim, se por um lado os
movimentos de rebeldia do século XVIII não almejavam a ruptura do sistema
colonial, por outro lado representaram mobilizações de protesto contra as
autoridades da metrópole. Reivindicavam o afastamento de funcionários odiosos
e a reparação de injustiças, em particular no setor econômico. Sua
conseqüência principal foi manter aceso um espírito de rebelião que se
manifestou plenamente no início do século XIX”. (MOTA, Myriam Becho; BRAICK,
Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São
Paulo: Moderna, 2005. p. 173.) Crueldade na
execução de líderes da Revolta de Tupac Amaru II. Disponível em: http://enperublog.com/2009/07/29/the-revolt-of-tupac-amaru-ii/ Execução de líderes
do Movimento Comunero. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/movimento-comunero.htm ·
Como atividade sugere-se as questões abaixo: 1.
Qual a relação entre o período napoleônico e os movimentos de
independência da América Espanhola? 2.
Quais foram as principais características do movimento conhecido como
Tupac Amaru II e do Movimento Comunero (procurar na Internet e em livros
disponíveis). 3.
Agora, com base no texto e nas imagens, marquem a opção INCORRETA: a) Os movimentos ocorridos em
finais do século XVIII, no Peru e em Nova Granada reivindicavam melhores
condições aos trabalhadores e índios. b) Os movimentos em finais do
século XVIII estavam lutando contra as autoridades espanholas em terras
coloniais. c)Tupac Amaru II e o Movimento
Comunero almejavam a ruptura do sistema colonial. d) Ambos os movimentos foram
suprimidos pela Coroa Espanhola. ·
(3ª aula) – Para continuar sobre a
independência da América Espanhola, exiba a segunda parte do vídeo com o link
disponível abaixo: ·
Solicite ao estudante a leitura no livro didático nas páginas 103 a 112.
Professor, você poderá alternar as leituras de acordo sua necessidade. ·
3ª Momento –(Aulas 7ª 8ª e 9ª) ·
(7ª e 8ª aula) – Apresente ao
estudante objeto do conhecimento: A revolução dos escravizados em São Domingo e seus
múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti/A tutela da
população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da
escravidão. ·
É muito importante começar provocando osestudantes
para indicarem o que entendem pelos termos “relações escravistas” e
“independência”. ·
Apresente nesse momento o mapa abaixo: ·
Após leitura de imagem sugerem-se as
seguintes questões: ·
Questione aos estudantes sobre a localização
geográfica do Haiti no mapa. ·
Destaque que Haiti e República Dominicana formam uma
das grandes ilhas do Oceano Atlântico. ·
Questione se, com as informações do mapa, é possível
identificar em qual parte do mundo está localizado o Haiti. Caso necessário,
chame atenção para o fato de o país não estar na África, mas na América. ·
Neste ponto, vale questionar o motivo de muitas
pessoas acharem que o Haiti é um país africano e pedir aos estudantes que
levantem hipóteses sobre isso. ·
Apresente a imagem abaixo: Ø Essa imagem representa a Rebelião de escravos em São
Domingos, em 1795. Ela é parte de uma série de revoltas de escravizados
iniciada em 1791 e que acabaram levando à independência do território
juntamente com a abolição. Ø A partir dessa imagem, provoque os alunos com alguns
questionamentos: ·
Apresente as imagens abaixo com as respectivas atividades sobre elas: ·
·
Quem seria essa pessoa? ·
É um militar? ·
Quais detalhes da imagem indicam que ele é um militar? ·
Qual a etnia dele? ·
Ele fazia parte da maioria da população? ·
Sendo militar, será que ele era escravizado ou livre? ·
Essa pintura faz alguma referência à França? ·
As cores de seu uniforme lembram a bandeira francesa? Seu uniforme
remete aos de militares franceses? ·
Sabendo que se trata de um ex-cativo, qual terá sido sua participação
no processo de independência? ·
Sabendo que uma rebelião de escravizados esteve associada ao processo
de independência, qual terá sido a participação do personagem nesse processo? ·
Professor!
Se houver interesse de aprofundar a figura do líder da Revolução Haitiana,
fazendo-o de modo comparativo, apresente uma pintura de Napoleão Bonaparte e
estabeleça semelhanças em relação a pintura de L’Overture. ·
(9ª aula) – Inicie
essa aula com a leitura da imagem abaixo: Fonte: Wikimedia Commons. Disponível
em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Toussaint_Louverture#/media/File:G%C3%A9n%C3%A9ral_Toussaint_Louverture.jpg. Acesso em: 15/11/2018.Essa imagem representa Toussaint
L’Overture. Figura 1Napoleão Bonaparte ·
Figura 2 Toussaint L ‘Overture ·
Após solicite a turma que leia os
fragmentos textuais abaixo e após resolva as questões dos mesmos: “Em 1793, os libertos passaram a
lutar junto ao exército francês na linha de frente de combate aos espanhóis
pelo controle da porção leste da ilha. Um ex-cativo, o militar Toussaint
L’Overture destacou-se na batalha que resultou na expulsão dos espanhóis e
foi promovido dentro do Exército. Quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder e
reeinstalou a escravidão nas colônias, L’Overture passou a lutar pela abolição
da escravidão e pela independência. Logo foi capturado e levado para uma
prisão na França, onde faleceu.” Questões: 1.
A participação de libertos no exército francês
contribuiu para o processo de independência do Haiti e para o fim da
escravidão na ilha? 2.
Após lutarem ao lado do exército francês, qual teria
sido o impacto de saber que Napoleão Bonaparte reinstalou a escravidão nas
colônias? 3.
Qual a participação de Toussaint L’Overture no
processo de independência? ‘Irmãos e amigos.
Eu sou Toussaint L’Ouverture; talvez meu nome seja conhecido de vós. Eu
empreendi a vingança de minha raça. Eu quero que a liberdade e a igualdade
reinem em São Domingos. Eu trabalho para que isso aconteça. Uni-vos irmãos e
combateis comigo pela mesma causa. Arranquemos pela raiz a árvore da
escravidão. Vosso muito humilde e obediente servo. Toussaint Louverture,
General do exército do rei, pelo bem do povo.” (Fonte: SOARES, Ana Loryn; DA SILVA, Elton Batista. A
revolução do haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia História,
cultura e outros combates, v.1,n.1, 2006. p.3.) Questões: ·
Caso não seja percebido pelos estudantes, destaque o
uso das palavras “liberdade” e “igualdade” na carta de Toussaint, relembrando
que esses ideais indicam a influência da Revolução Francesa no processo de
independência do Haiti. ·
4ª Momento –(Aulas 10ª e 11ª) ·
(10ª e 11ª aula) –Para complementar as atividades e
auxiliar na aprendizagem solicite ao estudante a leitura no livro didático
nas páginas 113 a 115, e posteriormente a resolução das atividades nas
páginas 116 a 119. Professor, você poderá alternar caso deseje a leitura dos
textos e atividades ·
Em anexo atividade no google forms OBS:
Após leitura esclareça a
turma que o movimento de independência da América Espanhola pode ser dividido
em dois momentos:
Revolta geral dos
negros. Massacre dos Brancos. "Saint-Domingue, ou histoire de
sesrevolutions ..." (Paris, 1815). Autor anônimo.
Apresente a imagem acima e questione
a turma:
RECURSOS:
( x ) Resumo( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( x ) Vídeo;(
) Computador;( ) Jogos;( X ) livro didático para ajudar nas resoluções das
atividades. ;( x )
Informativos.
AVALIAÇÃO:
( X ) Prova; ( x )
Trabalho; ( X)Resolução de Exercícios/Livro páginas( ) Seminários; ( ) Apresentação oral;( x ) Observação do desempenho do aluno;( )
cartaz;( x ) Debate; ( ) Relatórios;( ) avaliação escrita;( x) Avaliação da
participação;
Anexo:
Avaliação
1.
Leia as afirmativas
abaixo e, depois, assinale a alternativa correta.
I – O
pan-americanismo consistia na ideia da união dos diversos países da América.
Existiram diversas visões sobre ele
II – Simón Bolívar foi um dos maiores defensores do
pan-americanismo.
III – O pan-americanismo foi posto em prática, uma vez
que, durante todo o século XIX, houve a união política e econômica das nações
americanas.
a) Somente a alternativa I é correta.
b) As alternativas I e II são corretas.
c) Somente a alternativa III é correta.
d) As alternativas I e III são corretas.
2.
Marque (V) nas
afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas. Depois, assinale abaixo a alternativa
correspondente:
a)
( )O processo de independência dos países da
América espanhola possuiu apenas causas internas, não tendo relação com o que
ocorria na Europa.
b)
( ) O processo de independência da América
espanhola contou com lideranças criollas, e esses líderes foram chamados de
“libertadores da América”.
c)
( ) Os altos cargos da administração espanhola
na América, assim como altos cargos eclesiásticos e militares, poderiam ser
ocupados por qualquer cidadão das colônias espanholas.
d)
( )Brasil, México e Argentina são países da
América espanhola.
Assinale a alternativa correta
a)
VVVV
b)
FFFF
d)
VFVV
3. As causas que levaram as colônias espanholas na América a se
tornarem independentes são consequências dos interesses de vários personagens,
principalmente no que se refere ao controle dos processos econômicos e das
influências regionais. Frente a isso, relacione os personagens, indicados pelas
letras, com seus respectivos interesses nas independências das colônias, que
estão abaixo, e posteriormente assinale a alternativa correspondente.
A) Inglaterra
B) EUA
C) Criollos
(
) A ruptura com a metrópole garantiria a liberdade nas transações
mercantis, principalmente com os países industrializados;
(
) A independência das colônias eliminaria as barreiras monopolistas ao
comércio, ampliando assim os mercados para a compra de suas mercadorias;
(
) Apoiou as lutas de independência como forma de conter a influência
europeia no continente americano.
Assinale a alternativa correta:
1.
A B C
2.
B C A
3.
C A B
4.
B C A
4. A Revolução Haitiana foi realizada pelos escravos
explorados pelos franceses na colônia de São Domingos. Um dos grandes nomes da
Revolução Haitiana liderou tropas na luta contra os franceses, sendo capturado
e enviado para a França, local onde morreu vítima de má nutrição e tuberculose.
Estamos falando de:
a) Jean-Jacques Dessalines
b) Charles Leclerc
c) Maximilien de Robespierre
5. Entre os anos de 1780-1781 Tupac-Amaru liderou a
maior rebelião indígena da América.
Hoje ele é considerado o herói nacional e
precursor da independência do:
a)
Haiti
b)
Peru
c)
México
d) Chile
6.O grupo “Criollos” foi importante
para as tentativas da independência Espanhola, quem eram respectivamente esse
grupo:
a) Os espanhóis e os mestiços.
b) Descendentes de espanhóis nascidos no continente
americano.
c) Os mestiços e os precursores da independência.
d) Nenhuma delas é correta.
7. Das opções abaixo, qual alternativa
apresenta nomes de dois líderes que lutaram em favor da américa Espanhola?
a) Dom Pedro I e Dom Pedro II
b) José Simon e Bolívar
c)Simon Martin e José Bolívar
d) Simón Bolívar e José de San Martin
8.A República no México foi
proclamada por:
a) AgostinIturbide.
b) José Sandino.
c) General Santana.
d)Simon Bolivar
Unidade Temática: TOTALITARISMOS E CONFLITOS MUNDIAIS. |
Objetos de Conhecimento: A Emergência
do Fascismo e do Nazismo e a 2ª Guerra Mundial. |
Ano/Série: 9º ano Período:
09/08 a 31/08/2021 Nº de Aulas: 09 + 02 de revisão |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES:
Economia (Educação Fiscal); Meio
Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o consumo);Ciência e Tecnologia
Saúde. |
Tema Intecurricular: As Diversas Facetas do Consumo/Leitura, escrita em movimento; Itamaraju
em foco. |
Habilidades:
|
·
Competência Específica de História: 3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito. ·
Competência Socioemocional: Tomada de decisão responsável: Preconizam as
escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os
cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA ·
1ª Etapa: (aulas 1, 2e 3) (1ª e 2ª aula) – Inicie essa
relembrando a turma sobre o estudo anterior “A Crise de 1929” – Solicite- os
t que exponham o que assimilaram sobre o tema e após já inicie o tema: A
CRISE DE 1929 E SEUS EFEITOS NO BRASIL -
O objetivo central das aulas é que os alunos possam compreender os
efeitos (consequências) políticos, econômicos e sociais sofridos pelo Brasil
a partir do desencadeamento da crise econômica de 1929, especialmente no que
concerne aos problemas enfrentados pelo setor cafeeiro, principal base da
economia brasileira até aquele momento. E, para tanto, será utilizada a
imprensa como fonte de análise privilegiada da representação destes efeitos. ·
Disponibilize e solicite que a turma leia as notícias propostas nos links seguintes: Notícia 1: “Crise de
1929 atingiu economia e mudou a ordem política no Brasil”, disponível no endereço eletrônico (arquivo presente na edição online de
24 de outubro de 2009 do jornal Folha de S.Paulo): Notícia 2:“A queima
do café” - Folha da Manhã: (Arquivo presente na edição de 27 de setembro de 1931 do
jornal Folha da Manhã). ·
Nesse momento proponha as atividades sobre os textos, abaixo: 1.0-Com base
na análise das notícias, responda as questões propostas: 1.1 - Quais
as consequências que o Brasil sofreu após a Crise de 1929? 1.2 - Como o
jornal retrata os efeitos e as medidas tomadas pelo governo em relação à
Crise de 1929 no que se refere à questão do café? 2.0- Escreva
uma breve notícia informando os leitores sobre os efeitos sofridos pelo
Brasil após a Crise de 1929, destacando especialmente a questão do café. ·
(3ª aula) - Inicie essa aula realizando correções socializadas das atividades da
aula anterior – caso já tenha corrigido já disponibilize o vídeo abaixo para apreciação e após
solicite a produção de mapa-mental sobre o tema no caderno com socialização
dos resultados. ·
2ª Etapa: (aulas 4, 5 e 6) ·
(4ª e 5ª aula) – Nessa aula veremos o tema: A emergência do fascismo e nazismo e a
consolidação dos regimes totalitários.
Apresente o tema reproduzindo o
vídeo abaixo, a fim de iniciar a discussão do objeto de conhecimento.
https://www.youtube.com/watch?v=euqlzaW2R0w ·
Após a apreciação do vídeo, esclareça que eles irão construir a própria aprendizagem por meio da análise
e estudo de documentos históricos. Dessa forma, não serão oferecidas a eles
as respostas, mas, sim, as perguntas que irão direcionar o seu próprio
entendimento do contexto histórico e, consequentemente, a construção do
pensamento histórico de forma protagonista. Documento 01: Excerto do livro “Fascismo: um alerta” FASCISMO: UM ALERTA “O fascismo cresceu porque milhões de italianos
odiavam o que viam em seu país e tinham medo do que o mundo testemunhava na
Rússia bolchevique. De discurso em discurso, Mussolini oferecia alternativas.
Instigava compatriotas a rejeitar os capitalistas que queriam explorá-los, os
socialistas determinados a causar transtornos em suas vidas e os políticos
desonestos e covardes que só falavam e falavam enquanto sua amada terra natal
mergulhava cada vez mais no abismo. Em vez de jogar uma classe contra a
outra, propunha a união dos italianos - trabalhadores, estudantes, soldados e
empresários - na formação de uma frente unida contra o mundo. Pedia a seus
apoiadores que imaginassem um futuro no qual todos os que pertencessem ao
movimento cuidariam sempre uns dos outros, enquanto os parasitas que vinham
atravancando a vida do país - os estrangeiros, os fracos, os politicamente
não confiáveis - seriam largados à própria sorte por ser autossuficiente e
respeitada por ser temida. Assim teve início o fascismo no século XX: com um
líder sedutor que explorava a insatisfação generalizada fazendo todo tipo de
promessas.” ALBRIGHT, Madeleine. Fascismo: um alerta. São Paulo: Planeta,
2018. p. 27-28. Fonte:
Documento 02: Discurso de Mussolini ao Parlamento italiano, em 1921 Mussolini
discursando para soldados. Foto extraída de:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bundesarchiv_Bild_102-08300,_Benito_Mussolini_bei_einer_Ansprache.jpg Discurso de Mussolini ao Parlamento, em 192: “ Digo-vos imediatamente, e com
este supremo desprezo que tenho pelas etiquetas, que meu discurso vai
sustentar teses reacionárias. Não sei se o meu discurso será parlamentar na
sua forma, mas, pela sua substância, será incontestavelmente antidemocrático
e antissocialista…” p.284-285. “Anti-individualista: a concepção fascista é
feita para o Estado; é-o também para o indivíduo enquanto faz corpo com o
Estado, e nada de humano nem espiritual… existe fora do Estado. Neste
sentido, o fascismo é totalitário, e o Estado fascista, síntese e unidade de
todo o valor, interpreta e dá poder à vida inteira do povo. Nem agrupamentos
- partidos políticos, associações, sindicatos - nem indivíduos fora do
Estado.” p.286. FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Vol. III -
377 textos e documentos - Séculos XVIII, XIX e XX. A Europa e sua expansão
mundial no séculos XVIII, XIX e XX , Lisboa: Plátano Editora, Ano: N/C. Fonte: Documento 3 Por que não
devemos dialogar com fascistas? Por Leonel
Radde. “Permitir a apologia ao crime é compactuar com ele. Debater com
simpatizantes e militantes dessas pautas é auxiliar na sua propaganda.” (...) Apesar de desinformados ou mal-intencionados considerarem o
fascismo e sua variante, o nazismo, como movimentos pertencentes ao campo da
esquerda, está claro que este é um movimento pertencente à extrema direita e
que se repete ao longo da história. Mas afinal, devemos participar de debates com membros de grupos que
nitidamente são fascistas, mesmo que não declarem isso abertamente? Devemos
debater com militantes neonazistas ou com defensores da tortura e da
instalação da ditadura militar? A resposta é não. Alguns alegarão o direito à
liberdade de expressão e a importância da diversidade dentro da democracia,
porém, não há a possibilidade de aceitar que pessoas propaguem ideias
criminosas e de eliminação dos diferentes protegidas pelo manto do debate
amplo e irrestrito. “Nesse sentido, os meios de comunicação, na sua grande maioria, têm
falhado de forma grosseira ao relativizar crimes graves como os de apologia
ao nazismo e a defesa da quebra do regime democrático.” A apologia à ditadura militar já é crime no Brasil, tipificado na Lei
de Segurança Nacional (Lei 7.171/83), na Lei dos Crimes de Responsabilidade
(Lei 1.079/50) e no Código Penal, no seu artigo 287. O delito de apologia ao
nazismo está presente na Lei Antirracismo (Lei 7.716/89), conhecida como Lei
Caó, no seu artigo 20, parágrafos primeiro e segundo, assim como o crime de
tortura, tipificado na Lei 9.455/97. Mesmo assim, essas ideias seguem sendo propagadas sem qualquer tipo de
pudor ou de controle por parte dos órgãos responsáveis, ou dos meios de
comunicação. Permitir a apologia ao crime é compactuar com ele. Debater com
simpatizantes e militantes dessas pautas é auxiliar na sua propaganda. É como
reconhecer a legitimidade dos argumentos criminosos defendidos por
criminosos. Tecnicamente, não há diferença entre debater com um estuprador e
pedófilo ou com um apoiador do nazismo ou da tortura. Seria como aceitar a
defesa da execução de crimes e a sua normalização no interior da sociedade.
Relativizar o nazismo, o holocausto ou a tortura é o mesmo que relativizar o
estupro de crianças. Todos são crimes abjetos. Dessa forma, esse é um debate
que está muito além das visões de mundo que dividem os campos da esquerda e
da direita política, é um debate da civilização contra a barbárie. Não podemos aceitar a tentativa de normalização de questões que não são
saudáveis, não são aceitáveis e não fazem parte da construção de uma
sociedade plural e desenvolvida. A defesa de crimes não está acima da
liberdade de expressão que deve urgentemente ser sopesada frente ao avanço da
propaganda da extrema direita intolerante que arrebata o mundo nos últimos
anos. O ovo já foi chocado, só temos que saber o tamanho que terá a sua
serpente quando, e se chegar, ao seu estágio adulto e quantas pessoas terão
que sucumbir para arrancar a sua cabeça. Sejamos intolerantes com os
intolerantes para que possamos divergir de forma democrática. Fonte://www.cartacapital.com.br/justica/por-que-nao-devemos-dialogar-com-fascistas/ Sugestão de questões para reflexão e
diálogo: 1-
Por que a autora do documento 1 faz um alerta? 2-
Como e por que o discurso fascista foi aceito naquele momento? 3-
No discurso de Mussolini (doc. 2), indique ao menos três
características condizentes com um governo autoritário e totalitarista.
Justifique sua escolha. 4-
Como é possível descrever a imagem do chefe de estado? 5-
Como podemos definir o fascismo e o seu processo de aceitação popular? 6-
Refletindo sobre o documento 3. A aceitação de discursos
com ideologias fascistas, como por exemplo, a ridicularização da democracia e
a busca por uma valorização das instituições do Estado, são movimentos que
sempre se repetem ao longo da história. Por que o autor sugere que não
devemos discutir com fascistas? v O objetivo aqui é conhecer as características do fascismo e os motivos
de sua aceitação em um dado momento histórico poderão conduzir as discussões
para algum viés da atualidade, já que o termo “fascista” circula muito nas
redes sociais. Dessa forma, exponha que o fascismo, apesar de ser um fato
histórico surgido na Itália do século XX, influenciou e ainda hoje influencia
posicionamentos ideológicos e políticos, pois há quem concorde com sua
política de governo. (Além disso, pode-se entender que a ideologia fascista
permeia outras formas de governo e discursos que, mesmo não sendo
categoricamente classificados como fascistas, assim o são em seus atos.) ·
(6ª aula) – Para essa aula proponha a
resolução da cruzadinha (disponível no e-mail da turma), que poderá ser
resolvida a partir da pesquisa no capítulo 07 do livro didático ou outras
fontes.(sugestão: pedir que os alunos reproduzam a atividade no caderno e
enviem para possível avaliação.) ·
3ª Etapa: (aulas 07, 08 e 09) ·
(7ª e 8ª aulas) - Apresente o objeto de conhecimento à turma - A segunda guerra mundial.
Para iniciarmos proponha a leitura de imagem do capítulo 8 página: 120
e lance os seguintes questionamentos: 1. Você conhece esses personagens? 2. Quem é o herói? Quem é o vilão? 3. O que está acontecendo na cena? ·
Após este primeiro momento realizar leitura do texto em (anexo) sobre a
Segunda Guerra Mundial, levando inicialmente os estudantes
a conhecerem os desfechos da segunda guerra e seus impactos em todo mundo. Para isso sugere trabalhar a
página 126, assim como também o vídeo disponível no link: https://youtu.be/RedndCHHtYc
para melhor compreensão do assunto. ·
Após essa discussão solicitar que os estudantes façam atividade da
página: 123 leitura de imagem da charge de 21 de março de 1939. ● ( 9ª aula) – Dando continuidade ao objeto de conhecimento da aula
anterior, para esta aula sugere trabalhar página: 130 sobre o
Holocausto levando inicialmente os alunos a conhecerem o caminho que originou
o Holocausto e seus acontecimentos impactantes. Sugere o vídeo disponível no
link: ● Após apreciação do vídeo solicite
as atividade da página: 131, questão 2. Página: 132, questões 4 e 5 e página 133.
·
(10ª aula) - Continuando com o objeto Segunda Guerra Mundial, para esta aula sugere
trabalhar os impactos gerados no contexto da
Segunda Guerra Mundial, apresentando a catástrofe das Bombas sobre o Japão. Para que levem os estudantes
a perceberem o quanto as disputas pelo poder que afetou e ceifou vidas. Ø Sugere-se leitura na página 129, e
do material complementar disponível no link https://www.bbc.com/portuguese/resources/idt-a05a8804-1912-4654-ae8a-27a56f1c2b8a no qual apresenta exposição de
imagens e aprofunda a discussão sobre os efeitos das bombas de Hiroshima e Nagasaki. Ø Podendo posteriormente ser
realizada uma audição do poema de Vinícius de Moraes, Rosa de Hiroshima, musicado
por Gerson Conrad, e interpretado pelo grupo Secos e Molhados. Disponível no
link https://www.youtube.com/watch?v=Eql3Ip21GEA ·
(11ª aula) – Atividade de Revisão (em anexo). |
|
RECURSOS: ( ) Resumo( x
) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;(
) Vídeo;( x) Computador;( x )
Jogos;
( x ) Livro
didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;(
) Informativos.
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( x ) Trabalho; ( x)Resolução
de Exercícios/Livro páginas ( );
( )
Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;( ) cartaz;
( x ) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação
da participação;
História da Segunda Guerra Mundial
A 2ª Guerra Mundial foi um dos
eventos históricos mais importantes do século XX.
Um conflito de tamanha magnitude não começa sem importantes causas ou
motivos.
Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início desse guerra, que
começou na
Europa e, rapidamente, alastrou-se pela África e Ásia.
As principais causas da Segunda
Guerra Mundial foram:
- Um dos principais motivos foi o surgimento de governos totalitários na
Europa, na
década de 1930, com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na
Alemanha, surgiu o Nazismo, liderado por Hitler, que pretendia expandir o
território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes e, inclusive,
reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial. Na Itália,
estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se
tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
- Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica
no início
daquela década, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções
tomadas
pelos governos fascistas desses países foi a industrialização,
principalmente relacionada
com a criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões
de guerra,
navios, tanques, entre outros).
- Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus
domínios para
territórios vizinhos e ilhas da região. Esses três países, compartilhando
de tais objetivos
expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo: um acordo com fortes
características
militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo. Esse
grupo ficou
conhecido como "Eixo Roma-Berlim-Tóquio".
O início do conflito
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu
a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.
De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se
dois grupos: Aliados (liderados pela Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos)
e Eixo (liderados pela Alemanha, Itália e Japão).
Fatos históricos mais importantes da
guerra:
- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, liderado
pelas forças
armadas da Alemanha, que conquistou o norte da França, Iugoslávia,
Polônia, Ucrânia,
Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria
(extremo leste da
China), enquanto a Itália conquistou a Albânia e territórios da Líbia.
- Em 1941, o Japão atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor
no Oceano
Pacífico (Havaí). Após esse ocorrido, considerado uma traição pelos
norte-americanos, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças
aliadas.
- De 1941 a 1945, ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas
sofridas pelos
alemães no rigoroso inverno russo. Nesse período, houve uma regressão das
forças do
Eixo e, com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de
batalha.
- O Brasil participou diretamente do conflito, enviando para a Itália
(região de Monte
Cassino) os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Os cerca
de 25 mil
soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória
ao lado dos
Aliados.
Fim da guerra
Esse importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945, com a
rendição da
Alemanha e da Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de
rendição, ainda sofreu
um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as
cidades de
Hiroshima e Nagasaki ─ uma ação desnecessária, que provocou a morte de
milhares de
cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nessas
cidades. O
objetivo dos EUA era mostrar ao mundo seu forte poderio militar e o
domínio sobre armas atômicas. Desta forma, pretendia sair da Segunda Guerra
Mundial como a grande força militar do Ocidente, fazendo oposição aos
soviéticos, na sequente Guerra Fria.
Principais consequências:
- Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados.
Foram milhões
de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais
arrasadas e dívidas
incalculáveis. O racismo esteve presente durante todo o conflito e deixou
uma ferida
grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos
de
concentração e mataram aproximadamente 6 milhões de judeus.
- Ao final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações
Unidas), cujo objetivo principal era a manutenção da paz entre as nações.
Iniciou-se também um
período conhecido como Guerra Fria, que estabeleceu uma divisão
geopolítica, colocando em lados opostos os Estados Unidos e a União Soviética.
Uma disputa entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, na
qual ambos os países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em
conflitos armados.
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Olá, meus queridos! Sejam bem -vindos, novamente, em nosso espaço de
aprendizagem!!!J J Vamos começar?
ATIVIDADE DE REVISÃO
Nazi-fascismos e o caminho da Segunda Guerra Mundial
O nazismo e o fascismo surgiram a partir da criação de partidos
ultranacionalistas, pregando um Estado forte, totalitário, com o principal
objetivo de solucionar crises geradas diante da desorganização, destruição e
incertezas surgidas no pós-Primeira Guerra Mundial. Os dois modelos se
utilizaram do sentimento revanchista da Primeira Guerra Mundial para criar um
clima ostensivo em seu território e se capitalizaram desse clima para conseguir
chegar ao poder, governando de forma autoritária. Esses governos criaram grande
tensão da Europa, o que posteriormente culminaria na Segunda Guerra Mundial.
Fascismo
O nome Fascismo designa uma forma de governo, um governo autoritário e
extremamente nacionalista. Mais voltado para a direita, o governo fascista teve
seu início na Itália e era extremamente hostil a qualquer tipo de governo de
esquerda, como socialismo e comunismo. O nacionalismo exacerbado, o militarismo
e o etnocentrismo eram três de suas mais marcantes características. Mussolini,
italiano, era vinculado ao chamado Partido Nacional Fascista, da Itália, um dos
fundadores do Fascismo. Em 1922, na marcha sobre Roma, Mussolini, que não
sofreu resistência, foi nomeado primeiro ministro italiano. Dois anos depois,
em 1924, se utilizou de manobras políticas para tornar-se único poder na
Itália, instaurando uma espécie de ditadura consentida. O duce tinha uma
política teoricamente socialista, mas na prática não era bem assim: ele
conseguiu um considerável apoio popular e perseguiu fervorosamente o socialismo
no país. Nacionalismo, Totalitarismo, Unipartidarismo, Anticomunismo,
Antiliberalismo e Corporativismo são algumas das características desse governo.
Nazismo
O Nazismo é considerado uma vertente do fascismo. Hitler: nascido na
Áustria, ele participou da Primeira Guerra Mundial e foi reconhecido
militarmente por sua bravura. Após o fim da guerra se filiou ao Partido dos
Trabalhadores Alemães, que viria a se tornar o Partido Nacional Socialista
Alemão (ou Partido Nazista, como ficou conhecido). Em 1921 tornou-se líder do
partido e posteriormente foi nomeado chanceler, se utilizando do partido para
eliminar toda e qualquer oposição a ele. Em 1934, considerado como Führer do
Terceiro Reich, estava no controle de toda a Alemanha nazista, mantendo a posição
de líder do Partido Nacional Socialista, um partido populista, porém muito
racista – ele pregava o arianismo, que dizia que os arianos eram superiores aos
outros povos. Nacionalismo, Totalitarismo, Antiliberalismo, Anticomunismo,
Militarismo, Racismo, Unipartidarismo e Arianismo eram as principais
características do nazismo.
Caminhando para a Segunda Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial deixou ainda muitos assuntos mal resolvidos na
Europa. O Revanchismo da Alemanha, humilhada pelo Tratado de Versalhes e a
falta de representatividade da Itália foram alguns desses assuntos. Esse
revanchismo deu margem para que governos totalitários que pregassem a
superioridade desses povos fossem aceitos em seus respectivos territórios. Além
disso, a crise de 1929, que foi uma crise essencialmente capitalista,
desestabilizou a Europa e abalou a confiança no modelo liberal. Paralelo a
isso, o socialismo russo se fortalecia e ganhava maior visibilidade. Percebendo
essa fragilidade na Europa os governos totalitários perceberam que esse era o
momento de tornar suas propostas viáveis, e foi. Foi retomada então a proposta
expansionista, que, conforme ultrapassou os limites estabelecidos, como a
própria anexação nazista à Áustria e o descumprimento do tratado com Stalin de
não mais se expandir, Hitler inicia um dos conflitos mais violentos da história
da humanidade.
ATIVIDADE
Após a leitura do texto acima descrevam os princípios do Fascismo e do
Nazismo, e após isso levantar hipóteses dos impactos/consequências desses
modelos de regime político.
ü Leitura do livro das páginas 110 e
113.
Bons estudos e até nossos próximos desafios!
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