7ª Sequencia 2021 - História

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021

Unidade Temática: A INVENÇÃO DO MUNDO CLÁSSICO E O CONTRAPONTO COM OUTRAS SOCIEDADES.

Objetos de Conhecimento: Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio

(mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos)/ Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais – Ênfase: Pré-colombianos e os povos indígenas do atual território barasileiro

Ano/Série: 6º ano                    Período: 09 a 27/08           Nº de Aulas: 06

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Ciência e Tecnologia - Meio Ambiente (Educação Ambiental); Saúde ; Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Tema Intecurricular: As Diversas Facetas do Consumo.

Habilidades:

·         (EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

·         (EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.

·         Competência Geral da BNCC:

·         Conhecimento:Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

·         Competência Específica de História:

Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

·         Competência Socioemocional:

·         Tomada de decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

Objetivos:

·         IDENTIFICAR E CONHECER OS POVOS EGÍPCIOS, MESOPOTÂMICOS E PRÉ-COLOMBIANOS.

·         RECONHECER OS ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS DESTES POVOS RESPEITANDO-OS.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

·         1ª Etapa: (aulas 1,2)

·         (1ª aula) – Inicie essa esta aula apresentando os povos os quais estudaremos, mostrando as imagens a seguir, indagando aos estudantes sobre as mesmas:

1.      - Vocês já ouviram falar sobre esses povos?

2.      Sabem dizer onde vivem?

3.      Para você qual etnia eles representam?

4.      Quais semelhanças observam entre eles e quais diferenças? E esclareça as possíveis razões dessas semelhanças e diferenças.

                

1-Incas                                                                                     2- Arquitetura Asteca

                

3- Maia                                                                  4-Pataxó

·         Neste momento apresente o objeto de conhecimento que será estudado, com ênfase nos povos Astecas, Maias, Incas e Indígenas do Brasil. Após explique o porquê esses povos são chamados de Povos pré-colombianos/pré cabralino ou ameríndios. Utilize as páginas 107 e 108 do livro didático para ajudar na explanação nesse momento. Proponha também a turma a apreciação do vídeo disponível no link abaixo:

                        https://www.youtube.com/watch?v=SHnjBunFR2Q

·         (2ª aula)  Inicie essa aula relembrando-os do significado dos povos ameríndios, com  algumas curiosidades a respeito destes povos. Disponibilize o link abaixo para auxiliar nessa atividade:

https://www.guiadoscuriosos.com.br/antiguidade/pre-colombianas/10-curiosidades-sobre-astecas-maias-e-incas/

Após leitura solicite aos estudantes que façam um álbum ilustrativo sobre os povos Astecas, Incas e Maias. Oriente-os a fazer pesquisa sobre esses povos e logo após, montarem o álbum através de slids, em PDF ou word. Ficando a critério dos mesmos – Essa atividade será apresentada na ultima semana do mês.

·         2ª Etapa: (aulas 3,4)

·         ( 3ª aula) - Nesta etapa sugiro fazer a leitura compartilhada do livro didático das páginas 109 até 117. Scanear as páginas do livro e compartilhar tela no google meet  para esse momento.  Para a leitura compartilhada é importante que a maioria dos alunos presentes tenham participação, tendo o professor como mediador e esclarecendo possíveis dúvidas dos estudantes.

·         Após explicações, peça que façam a atividade das páginas 123 e 124 do livro didático com correção socializada.

·         (4ª aula) -  Nessa aula disponibilize a atividade (em anexo e em imagem) pra que a turma resolva na aula e após corrija de forma socializada para resolução de possíveis dúvidas – Para auxiliar na memória da turma disponibilize o vídeo resumo abaixo antes de disponibilizar as atividades.

·         https://www.youtube.com/watch?v=icjBhHynWsE

·         3ª Etapa: (aulas 5,6)

·         (5ª e 6ª aulas) – Nestas aulas abordaremos sobre os indígenas do Brasil. Para iniciar a aula acesse o link abaixo:

                                  https://www.todamateria.com.br/pre-historia-brasileira/

 

·         Após faça uso do slide (disponível no e-mail da turma) para melhor entendimento sobre os povos indígenas no Brasil.

·         Nesse momento disponibilize o vídeo abaixo sobre os indígenas do Brasil:

 https://www.youtube.com/watch?v=bo2P1VDc240

·         Após apreciação do vídeo leiam juntamente com seus estudantes a matéria sobre os dois artistas indígenas no link abaixo:

·          https://www.mpumalanga.com.br/post/arissana-patax%C3%B3-e-jaider-esbell-na-revista-online-arte-dos-encontros?fbclid=IwAR05t58hnyiiLbvlbcOBAODkPF48BWllqBuGK8EocNcapKGfP50teKWVZDI

 

 

·         Como atividade proponha que os estudantes escolha uma das telas dos dois artistas retratados na matéria e que façam uma réplica da pintura ( descreva abaixo da replica um pouco sobre a pintura retratada e o porquê da escolha por essa pintura) – As replicas serão apresentadas nas ultimas aulas juntamente com os álbuns ilustrativos das civilizações pré-colombianas e cabralina.

Ø  Utilize o livro didático das páginas 118-122 para entendimento os povos indígenas brasileiros.

·         3ª Etapa: (aulas 7 e 8)

·         (7ª e 8ª aulas) -  Essas aulas serão usadas para apresentação das atividades dos álbuns e da pintura.

 

RECURSOS UTILIZADOS:

( x  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(   ) Informativos (  )portfólio;  ( x) imagens; ( x) google meet;  ( X) google forms ( ) computador (x) celular. (  ) Atividade lacunada  (x) Mapas (x) cruzadinha (x) caça-palavras. ( ) jogo de forca 

 

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x)Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );

(    ) Seminários; (  x   ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

(    ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação; (x) víd

 

 

Anexos:

 

7 Atividades sobre Astecas e Incas | Povos pré colombianos, Palavras  cruzadas para crianças, Atividades sobre

 


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021

Unidade Temática:A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.

Objetos de Conhecimento: A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus:conflitos, dominação e conciliação

Ano/Série: 7ºano Período:09/08 a 31/08/2021 Nº de Aulas: 06 + 02

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Economia (Educação Fiscal); Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o Consumo); Ciência e Tecnologia Saúde.

Tema Intecurricular: As diversas facetas do Consumo/Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Habilidades:

EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo daconquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.

·         Competência Geral da BNCC:

·         Conhecimento:Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

·         Competência Específica de História:

Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

·         Competência Socioemocional:

·         Tomada de decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

                                              ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

·         1ª Momento – (Aulas 1ª e 2ª)

·         ( 1º aula)- Inicie a aula questionando os alunos a seguinte frase: Descobrimento ou invasão? A chegada dos europeus na América. Incentive-os a explicar sua resposta e após apresente a imagem abaixo:

 

Sobre a fotografia:

 

O lugar se chama Praça das Três Culturas, em Tlatelolco, um espaço que constitui um sítio arqueológico localizado na Cidade do México e que reúne três momentos distintos que registram não só a história da Conquista da América Espanhola, mas que representa ainda hoje um lugar de resistência dos povos ameríndios. No primeiro plano da imagem estão às ruínas do Templo Maior, construídos pelos astecas da cultura Mexica, é composto por nove construções, uma sobre a outra, entre os anos de 1337 e 1515, pois acreditavam que essas edificações concentravam energias das suas divindades. Contudo, com a chegada Hernán Cortéz (conquistador espanhol reconhecido por destruir o Império Asteca e parente de Francisco Pizzaro, que dizimou com o Império Inca ) na região, a população ameríndia foi diz36imada e o seu território dominado pelo espanhol e sua tropa em 13 de agosto de 1521.

 

·         Após explicar a imagem disponibilize o vídeo abaixo para introduzir o objeto de conhecimento:

                                 https://youtu.be/XbdqjWYzRXE

 

·         Após o vídeo iniciar a explicação sobre A Conquista da América Espanhola iniciando com os Astecas pág. 134 e 135. Responder as questões da pág. 136.

·         ( 2º aula)- Inicie essa aula com correção socializada das questões anteriores inferindo quando necessário para resolução das duvidas. Após solicite que a turma faça um pequeno resumo sobre a Civilização Asteca de forma criativa. Socialize o resultado.

 

·         2ª Momento – (Aulas 3ª 4ª)

·         ( 3º aula) - Inicie aula apresentando o tema A conquista das terras incas apresentando o vídeo abaixo:

·         https://youtu.be/-5sImPo4EFU

·         Após o vídeo faça os seguintes questionamentos

1.      Qual o tema central do vídeo ?

2.      O que mais te chamou atenção no vídeo ?

·         Neste momento o professor inicia a explicação na pág.137 a 140 e solicite a turma:

1-      De acordo com o tema trabalhado crie 05 questões com respostas para socializarmos na próxima aula

·         ( 4º aula) – Socialize as questões e respostas criadas pela turma e caso haja tempo hábil solicite que eles façam um quadro comparativo entre as duas civilizações estudadas.

·         3ª Momento – (Aulas 5ªe 6ª)

·         (5ª aula)  -  Nessa aula disponibilize a atividade (em anexo e em imagem) pra que a turma resolva na aula e após corrija de forma socializada para resolução de possíveis dúvidas – Para auxiliar na memória da turma disponibilize o vídeo resumo abaixo antes de disponibilizar as atividades.

·         https://www.youtube.com/watch?v=icjBhHynWsE

·         (6ª aula) - Introduza o assunto fazendo um levantamento coletivo sobre os conhecimentos prévios a respeito da Colonização Espanhola. Para auxiliar os alunos, proponha as seguintes questões:

·         – Quais eram os motivos que levaram a Espanha a realizar essas expedições marítimas?

·         Os objetivos eram só financeiros?

·         Utilize o livro didático das páginas 141 a 145 para entendimento sobre economia e sociedade espanhola.

·         Atividade do livro pág. 146 a 448 – Correção socializada.

 

 

·         4ª Momento – ( Pode ser 01 ou 02 aulas dependendo do horário do professor)

·          (7ª e/ou 8ª aula) – Usar para atividades de revisão abaixo:

·          

 

 

Atividades de Revisão

 

Que a Espanha foi responsável por grande parte da colonização na América do Sul, isso nós já sabemos. Mas o que levou esse país ao nosso continente?

Melhor, quem foi o responsável por esse avanço territorial? Qual seu contexto histórico e suas consequências? Houve guerra e resistência por parte dos povos?

Entre os países que foram colonizados pela Espanha temos: Peru, Colômbia, México, Paraguai, Costa Rica, Guatemala e Honduras, dentre outros.

Apesar das conquistas de países sobre outros já realizadas ao redor do mundo serem semelhantes, a colonização da América Espanhola foi uma das mais impactantes.

Marcada pelo comércio, escravidão e leis, a Espanha deu um grande passo frente às outras nações ao se deparar com a América, criando assim um olhar inédito do Novo Mundo frente ao nosso continente.

Mas isso foi apenas o começo. Para se aprofundar mais sobre a colonização espanhola, é preciso ter conhecimento sobre as origens do país europeu, sua história, os povos que já existiam aqui, entre outros aspectos.

Após garantir uma boa base histórica, então finalmente é hora de testar sua memória com algumas questões sobre a colonização da América Espanhola.

 

Questão 1 –No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:

a) desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio

b) contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração

c) eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada

d) dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista

e) impôs o domínio político e econômico dos criollos

 

Questão 2 – A administração colonial hispânica estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão máximo da política administrativa colonizadora da Monarquia Espanhola era denominado de:

 

a) casa de contratação

b) audiência

c) consulado

d) “pueblo”

e) conselho Real e Supremo das Índias

 

 

Questão 3 –É correto afirmar que, a colonização espanhola:

a) fundamentou-se na divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se a Casa de Contratação e o Conselho das Índias

b) utilizou quase que exclusivamente a mão-de-obra negra, devido ao fato de a população indígena ter sido dizimada durante a conquista

c) desenvolveu nas colônias uma produção diversificada, produzindo-se manufaturas na região setentrional e algodão na região meridional

d) baseou-se nas culturas tropicais de exportação, nos minifúndios e na mão-de-obra servil

e) criou uma organização administrativa centralizada com sede em Lima

 

Questão 4 – Para reafirmar a autoridade espanhola no continente, os espanhóis criaram os adelantados. Os adelantados eram:

 

a) contratos que permitiam uma exploração temporária no novo continente

b) parceria entre governo espanhol e nativos rebelados contra a Espanha

c) conquistadores espanhóis com a missão de dominar a região em nome da Coroa espanhola

d) conquistadores espanhóis com a missão de fortalecer a escravidão na América Espanhola

 

Questão 5 – “Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas…” (Bartolomé de Las Casas, 1474 – 1566)

 

“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.” (Pablo Neruda, 1904 – 1973)

As duas frases lidas colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi:

 

a) a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador.

b) o conflito entre populações indígenas rivais, estimulado pelos colonizadores.

c) a passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crenças religiosas.

d) a ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante de novos problemas ambientais.

e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.

 

Questão 6 – As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:

 

a) cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América Espanhola

b) a mineração na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América Espanhola

c) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América Espanhola

d) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América Espanhola

e) a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América Espanhola

 

Questão 7 – Considere o texto abaixo, de G. F. de Oviedo, que relata o estabelecimento do império espanhol na América, no livro L’ Histoire des Indies, publicado no ano de 1555.

 

“O almirante Colombo encontrou, quando descobriu esta ilha Hispaniola, um milhão de índios e índias (…) dos quais, e dos que nasceram desde então, não creio que estejam vivos, no presente ano de 1535, quinhentos, incluindo tanto crianças como adultos (…). Alguns fizeram esses índios trabalhar excessivamente. Outros não lhes deram nada para comer como bem lhes convinha. Além disso, as pessoas dessa região são naturalmente tão inúteis, corruptas, de pouco trabalho, melancólicas, covardes, sujas, de má condição, mentirosas, sem constância e firmeza(…). Vários índios, por prazer e passatempo, deixaram-se morrer com veneno para não trabalhar. Outros se enforcaram pelas próprias mãos. E quanto aos outros, tais doenças os atingiram que em pouco tempo morreram (…). Quanto a mim, eu acreditaria antes que Nosso Senhor permitiu, devido aos grandes, enormes e abomináveis pecados dessas pessoas selvagens, rústicas e animalescas, que fossem eliminadas e banidas da superfície terrestre.

 

Apud ROMANO, Ruggiero. Mecanismos da Conquista Colonial. São Paulo: Perspectiva, 1973, p. 76

 

Considerando o contexto histórico, pode-se afirmar que o texto de Oviedo representa

 

a) o pensamento singular de um ideólogo extremista do absolutismo espanhol, em oposição ao sistema do Real Padroado e suas repercussões na América colonial.

b) a posição de um intelectual cristão renascentista que busca denunciar o caráter semifeudal da expansão ultramarina ibérica, sintetizado na figura de Colombo.

c) uma justificativa, de fundo religioso moral, para o genocídio decorrente da exploração colonial, cujos pressupostos são correntes no universo cultural europeu da época.

d) uma defesa, em termos racistas e preconceituosos, dos massacres promovidos pelos primeiros colonos espanhóis, que agiam contra os interesses econômicos do Estado Absolutista.

e) uma visão irônica, de caráter naturalista e raciológico, a respeito da inutilidade da violência praticada pelos colonizadores civis espanhóis no chamado período da Conquista.

 

 

Gabarito das questões sobre a colonização da América Espanhola

Exercício resolvido da questão 1: d) dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista

 

Exercício resolvido da questão 2: d) “pueblo”

 

Exercício resolvido da questão 3: a) fundamentou-se na divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se a Casa de Contratação e o Conselho das Índias

 

Exercício resolvido da questão 4: c) conquistadores espanhóis com a missão de dominar a região em nome da Coroa espanhola

 

Exercício resolvido da questão 5: e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.

 

Exercício resolvido da questão 6: d) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América Espanhola

 

Exercício resolvido da questão 7: c) uma justificativa, de fundo religioso moral, para o genocídio decorrente da exploração colonial, cujos pressupostos são correntes no universo cultural europeu da época.

 

Link do quiz sobre América Espanhola

https://www.quiz.com.br/quiz/2229/exercicios-sobre-as-civilizacoes-pre-colombianas-7-ano-i/

 

 

 

 

 

RECURSOS:( ) Resumo( x) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos; ( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos.

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( ) cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

Anexo:



SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021

Unidade Temática: O Mundo Contemporâneo; O Antigo Regime em crise/Os processos de independência nas Américas.

Objetos de Conhecimento:Independência dos Estados Unidos da América;

Independências na América espanhola; A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti/A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão;

Ano/Série: 8º ano                            Período: 09 a 31/08 Nº de Aulas: 11 aulas

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Economia (Educação Fiscal); Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o Consumo); Ciência e Tecnologia Saúde.

Tema Intecurricular:As diversas facetas do Consumo/Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Habilidades:(EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.

(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti;

·         Competência Geral da BNCC:

·         Conhecimento:Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

·         Competência Específica de História:

Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

·         Competência Socioemocional:

·         Tomada de decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

                                              ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

·         1ª Etapa: (aulas 1, 2 e 3)

·         (1ª e 2ª aula) – Apresente o objeto do conhecimento ao estudante: Independência dos Estados Unidos da América – Utilize a leitura de imagem da pg. 89 para que a turma assimile o contexto.

·         Nesta aula serão trabalhados os conceitos de Estado, nação e país, associados ao processo da Independência dos Estados Unidos.

 Explique à turma que um Estado é o conjunto de instituições que administram e/ou controlam um país, bem como suas leis e regimentos. Um Estado pode ser caracterizado como um grupo que gerencia uma sociedade e deve, obrigatoriamente, ter uma estrutura burocrática e jurídica, que são fundamentais para sua organização e existência.

Em seguida esclareça que uma nação é uma estrutura baseada na cultura, na língua e nas tradições de uma sociedade. Siga com o conceito de país, explicando que ele é essencialmente uma designação geográfica associada a uma estrutura burocrática e/ou jurídica. Entretanto, ele normalmente é acompanhado por elementos que também estão presentes tanto nas concepções de Estado como de nação.

·         Questão de reflexão:

·         Os Estados Unidos podem ser considerados uma nação, um Estado e um país? - Aproveite o momento para esclarecer os motivos.

·         Esclareça que as colônias inglesas na América (também conhecidas como Treze Colônias) foram formadas por puritanos, grupo protestante que se recusava a aceitar o rei como autoridade religiosa e, por conseguinte, se recusava a aceitar também o anglicanismo. Lembre aos estudantes de uma das principais características do anglicanismo: o controle da Igreja e do Estado pelo rei.

Apresente à turma as diferentes formas de exploração econômica da América inglesa.

·         Agora disponibilize o trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos abaixo:

 

 

 

 

 

 

“Recusou assentimento a leis das mais salutares e necessárias ao bem público.

Proibiu aos governadores a promulgação de leis de importância imediata e urgente, a menos que a aplicação fosse suspensa até que se obtivesse o seu assentimento, e, uma vez suspensas, deixou inteiramente de dispensar-lhes atenção.

Recusou promulgar outras leis para o bem-estar de grandes distritos de povo, a menos que abandonassem o direito de representação no legislativo, direito inestimável para eles e temível apenas para os tiranos.

Convocou os corpos legislativos a lugares não usuais, sem conforto e distantes dos locais em que se encontram os arquivos públicos, com o único fito de arrancar-lhes, pela fadiga, o assentimento à medida que lhe conviessem.

Dissolveu Câmaras de Representantes repetidamente porque se opunham com máscula firmeza às invasões dos direitos do povo.

Recusou por muito tempo, depois de tais dissoluções, fazer com que outros fossem eleitos; em virtude do que os poderes legislativos incapazes de aniquilação voltaram ao povo em geral para que os exercesse; ficando durante esse tempo o Estado exposto a todos os perigos de invasão externa ou convulsão interna.

Procurou impedir o povoamento destes estados, obstruindo para esse fim as leis de naturalização de estrangeiros, recusando promulgar outras que animassem as migrações para cá e complicando as condições para novas apropriações de terras.

Dificultou a administração da justiça pela recusa de assentimento a leis que estabeleciam poderes judiciários.

Tornou os juízes dependentes apenas da vontade dele para gozo do cargo e valor e pagamento dos respectivos salários.

Criou uma multidão de novos cargos e para eles enviou enxames de funcionários para perseguir o povo e devorar-nos a substância.

Manteve entre nós, em tempo de paz, exércitos permanentes sem o consentimento dos nossos corpos legislativos. Tentou  tornar o militar independente do poder civil e a ele superior.”

 Declaração de Independência dos Estados Unidos (disponível em: acesso em: 20 ago. 2018).

·         Os estudantes deverão perceber na análise documental que a principal queixa feita pelos colonos refere-se à supressão de seus direitos de autonomia política, jurídica e legislativa.

·         Faça as seguintes perguntas para a análise da fonte:

  1. Quais eram os países ligados por “laços políticos” que seriam dissolvidos?
  2. Qual causa está explícita na fonte que justifica a dissolução destes laços? 

 

·         Para finalizar, comente com a turma que há uma  outra razão para que a Guerra de Independência tenha eclodido: as elites coloniais e os governadores eram compostos de pessoas que haviam estudado as teorias iluministas. Portanto, os ideais de liberdade, autonomia dos povos e de crítica ao Absolutismo foram também um dos combustíveis para que a independência tenha ocorrido, uma vez que atuaram como bases intelectuais que justificaram todo esse processo.

·         (3ª aula) – Peça ao estudante que faça a leitura no livro didático nas páginas 89 a 97 e posteriormente resolva as questões das páginas 98 a 102. É importante que o professor faça a articulação dos momentos de leitura de acordo sua necessidade de acordo com as explicações do objeto do conhecimento ao longo das aulas.

 

·         2ª Momento (Aulas 4ª 5ª e 6ª)

·         (4ª e 5ª aula) – Apresente o objeto do conhecimento ao estudante: Independência da América Espanhola, realizando um breve levantamento diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos a respeito da colonização da América. Lance as seguintes os seguintes questionamentos:

 

1.       Quem colonizou a América?

2.       O que é colonização?

3.       Quem colonizou o Brasil?

4.       E a Argentina?

5.       Lembram o conceito de colonização?

 

Ø  Para que se entenda o contexto da Independência da América Espanhola, é necessário que explique aos estudantes o que estava acontecendo na Europa em finais do século XVIII e início do século XIX, isto é, começará abordando/revisando rapidamente os ideais da Revolução Francesa, depois o Império Napoleônico e suas principais características e, por fim, a Independência dos Estados Unidos da América. Todos esses acontecimentos influenciaram o início da Independência na América Hispânica.

·         Nesse momento disponibilize o vídeo disponível no link abaixo para ajudar na compreensão do contexto estudado:

https://youtu.be/8H8qdkxOpOw

Ø  Após apreciação do vídeo solicite a turma que faça a leitura do texto abaixo, se necessário faça a leitura para eles:

 

“O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais.

Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Ao estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones.

Ao mesmo tempo em que existia toda essa efervescência ideológica em torno do iluminismo e o fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuíram para o processo de independência. As péssimas condições de trabalho e a situação de miséria já haviam, antes do processo definitivo de independência, mobilizados setores populares das colônias hispânicas. Dois claros exemplos dessa insatisfação puderam ser observados durante a Rebelião Tupac Amaru (1780/Peru) e o Movimento Comunero (1781/Nova Granada).”

 


Após leitura esclareça a turma que o movimento de independência da América Espanhola pode ser dividido em dois momentos:

 

 

 

·         Primeiro momento: um primeiro momento de revolta com as autoridades que infligiam tratamento cruel aos trabalhadores que viviam em péssimas condições. Além disso, a Revolta de Tupac Amaru e a revolta em Nova Granada reivindicavam melhor tratamento aos índios e acusavam, veementemente, a conduta dos governos da localidade, protestando também a favor da eliminação de impostos excessivos, respectivamente.

·         Disponibilize para a turma o trecho e as imagens correspondente, abaixo:

 

“Assim, se por um lado os movimentos de rebeldia do século XVIII não almejavam a ruptura do sistema colonial, por outro lado representaram mobilizações de protesto contra as autoridades da metrópole. Reivindicavam o afastamento de funcionários odiosos e a reparação de injustiças, em particular no setor econômico. Sua conseqüência principal foi manter aceso um espírito de rebelião que se manifestou plenamente no início do século XIX”.

(MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2005. p. 173.)

Crueldade na execução de líderes da Revolta de Tupac Amaru II. Disponível em: http://enperublog.com/2009/07/29/the-revolt-of-tupac-amaru-ii/

 


Execução de líderes do Movimento Comunero. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/movimento-comunero.htm

 

 

 

 

 

·         Como atividade sugere-se as questões abaixo:

1.       Qual a relação entre o período napoleônico e os movimentos de independência da América Espanhola?

2.       Quais foram as principais características do movimento conhecido como Tupac Amaru II e do Movimento Comunero (procurar na Internet e em livros disponíveis).

3.       Agora, com base no texto e nas imagens, marquem a opção INCORRETA:

a) Os movimentos ocorridos em finais do século XVIII, no Peru e em Nova Granada reivindicavam melhores condições aos trabalhadores e índios.

b) Os movimentos em finais do século XVIII estavam lutando contra as autoridades espanholas em terras coloniais.

c)Tupac Amaru II e o Movimento Comunero almejavam a ruptura do sistema colonial.

d) Ambos os movimentos foram suprimidos pela Coroa Espanhola. 

·         (3ª aula) – Para continuar sobre a independência da América Espanhola, exiba a segunda parte do vídeo com o link disponível abaixo:

                                      https://youtu.be/aY05SAQEL3g

·         Solicite ao estudante a leitura no livro didático nas páginas 103 a 112. Professor, você poderá alternar as leituras de acordo sua necessidade.

·         3ª Momento (Aulas 7ª 8ª e 9ª)

·         (7ª e 8ª aula) – Apresente ao estudante objeto do conhecimento: A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti/A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão.

·         É muito importante começar provocando osestudantes para indicarem o que entendem pelos termos “relações escravistas” e “independência”.

·         Apresente nesse momento o mapa abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

·         Após leitura de imagem sugerem-se as seguintes questões:

·         Questione aos estudantes sobre a localização geográfica do Haiti no mapa.

·         Destaque que Haiti e República Dominicana formam uma das grandes ilhas do Oceano Atlântico.

·         Questione se, com as informações do mapa, é possível identificar em qual parte do mundo está localizado o Haiti. Caso necessário, chame atenção para o fato de o país não estar na África, mas na América.

·         Neste ponto, vale questionar o motivo de muitas pessoas acharem que o Haiti é um país africano e pedir aos estudantes que levantem hipóteses sobre isso.

 

·         Apresente a imagem abaixo:

 


Revolta geral dos negros. Massacre dos Brancos. "Saint-Domingue, ou histoire de sesrevolutions ..." (Paris, 1815). Autor anônimo.

Ø  Essa imagem representa a Rebelião de escravos em São Domingos, em 1795. Ela é parte de uma série de revoltas de escravizados iniciada em 1791 e que acabaram levando à independência do território juntamente com a abolição.

Ø  A partir dessa imagem, provoque os alunos com alguns questionamentos:

  • O que mais chamou atenção nessa imagem?
  • Notaram a grande quantidade de fumaça na pintura? O que ela representa?
  • Qual seria a causa da revolta?
  • Por que os brancos estão fugindo?
  • Notaram a grande quantidade de negros na pintura? Por que eles estavam tão revoltados?

 

·         Apresente as imagens abaixo com as respectivas atividades sobre elas:

 

 

 

·        
Apresente a imagem acima e questione a turma:

·         Quem seria essa pessoa?

·         É um militar?

·         Quais detalhes da imagem indicam que ele é um militar?

·         Qual a etnia dele?

·         Ele fazia parte da maioria da população?

·         Sendo militar, será que ele era escravizado ou livre?

·         Essa pintura faz alguma referência à França?

·         As cores de seu uniforme lembram a bandeira francesa? Seu uniforme remete aos de militares franceses?

·         Sabendo que se trata de um ex-cativo, qual terá sido sua participação no processo de independência?

·         Sabendo que uma rebelião de escravizados esteve associada ao processo de independência, qual terá sido a participação do personagem nesse processo?

·         Professor! Se houver interesse de aprofundar a figura do líder da Revolução Haitiana, fazendo-o de modo comparativo, apresente uma pintura de Napoleão Bonaparte e estabeleça semelhanças em relação a pintura de L’Overture.

 

 

 

·         (9ª aula) – Inicie essa aula com a leitura da imagem abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Toussaint_Louverture#/media/File:G%C3%A9n%C3%A9ral_Toussaint_Louverture.jpg.

Acesso em: 15/11/2018.Essa imagem representa Toussaint L’Overture.

Figura 1Napoleão Bonaparte



·        

Figura 2 Toussaint L ‘Overture

Esclareça a turma que a partir das imagens, pode-se observar como ambos estão sendo apresentados nas pinturas, analisando quesão militares, representados como heróis nacionais em seus cavalos. Pode-se questionar se os ideais de L’Overture e Bonaparte eram semelhantes ou opostos.

·          Após solicite a turma que leia os fragmentos textuais abaixo e após resolva as questões dos mesmos:

“Em 1793, os libertos passaram a lutar junto ao exército francês na linha de frente de combate aos espanhóis pelo controle da porção leste da ilha. Um ex-cativo, o militar Toussaint L’Overture destacou-se na batalha que resultou na expulsão dos espanhóis e foi promovido dentro do Exército. Quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder e reeinstalou a escravidão nas colônias, L’Overture passou a lutar pela abolição da escravidão e pela independência. Logo foi capturado e levado para uma prisão na França, onde faleceu.”

Questões:

1.       A participação de libertos no exército francês contribuiu para o processo de independência do Haiti e para o fim da escravidão na ilha?

2.       Após lutarem ao lado do exército francês, qual teria sido o impacto de saber que Napoleão Bonaparte reinstalou a escravidão nas colônias?

3.       Qual a participação de Toussaint L’Overture no processo de independência?

‘Irmãos e amigos. Eu sou Toussaint L’Ouverture; talvez meu nome seja conhecido de vós. Eu empreendi a vingança de minha raça. Eu quero que a liberdade e a igualdade reinem em São Domingos. Eu trabalho para que isso aconteça. Uni-vos irmãos e combateis comigo pela mesma causa. Arranquemos pela raiz a árvore da escravidão. Vosso muito humilde e obediente servo. Toussaint Louverture, General do exército do rei, pelo bem do povo.”

 (Fonte: SOARES, Ana Loryn; DA SILVA, Elton Batista. A revolução do haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia História, cultura e outros combates, v.1,n.1, 2006. p.3.)

Questões:

  1. A quem Toussaint está dirigindo esse texto?
  2. Como ele se dirige aos destinatários?
  3. Como Toussaint se apresenta para seu povo?
  4. O que Toussaint quis dizer na frase: “Eu empreendi a vingança de minha raça”?
  5. Qual a proposta de Toussaint em relação à escravidão?
  6. Qual a intenção da carta de Toussaint?

 

·         Caso não seja percebido pelos estudantes, destaque o uso das palavras “liberdade” e “igualdade” na carta de Toussaint, relembrando que esses ideais indicam a influência da Revolução Francesa no processo de independência do Haiti.

·         4ª Momento (Aulas 10ª e 11ª)

·         (10ª e 11ª aula) –Para complementar as atividades e auxiliar na aprendizagem solicite ao estudante a leitura no livro didático nas páginas 113 a 115, e posteriormente a resolução das atividades nas páginas 116 a 119. Professor, você poderá alternar caso deseje a leitura dos textos e atividades

 

·         Em anexo atividade no google forms

 

 

OBS:

 

RECURSOS:

( x ) Resumo(   ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(  x  ) Vídeo;(  ) Computador;(  ) Jogos;( X )  livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(  x    ) Informativos.

AVALIAÇÃO:

( X ) Prova; ( x ) Trabalho; ( X)Resolução de Exercícios/Livro páginas(    ) Seminários; (    ) Apresentação oral;(  x ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;(   x ) Debate; (   ) Relatórios;( )  avaliação escrita;( x) Avaliação da participação;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo:

 

  Avaliação

 

1.             Leia as afirmativas abaixo e, depois, assinale a alternativa correta.

 

 I – O pan-americanismo consistia na ideia da união dos diversos países da América. Existiram diversas visões sobre ele

II – Simón Bolívar foi um dos maiores defensores do pan-americanismo.

III – O pan-americanismo foi posto em prática, uma vez que, durante todo o século XIX, houve a união política e econômica das nações americanas.

 

a) Somente a alternativa I é correta.

b) As alternativas I e II são corretas.

c) Somente a alternativa III é correta.

d) As alternativas I e III são corretas.

 

2.             Marque (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas. Depois, assinale abaixo a alternativa correspondente:

 

a)             (   )O processo de independência dos países da América espanhola possuiu apenas causas internas, não tendo relação com o que ocorria na Europa.

b)             (   ) O processo de independência da América espanhola contou com lideranças criollas, e esses líderes foram chamados de “libertadores da América”. 

c)             (   ) Os altos cargos da administração espanhola na América, assim como altos cargos eclesiásticos e militares, poderiam ser ocupados por qualquer cidadão das colônias espanholas.

d)             (  )Brasil, México e Argentina são países da América espanhola.

 

Assinale a alternativa correta

a)             VVVV

b)             FFFF

c)             FVFF

d)             VFVV

3. As causas que levaram as colônias espanholas na América a se tornarem independentes são consequências dos interesses de vários personagens, principalmente no que se refere ao controle dos processos econômicos e das influências regionais. Frente a isso, relacione os personagens, indicados pelas letras, com seus respectivos interesses nas independências das colônias, que estão abaixo, e posteriormente assinale a alternativa correspondente.

A)        Inglaterra                                               

B)        EUA

C)        Criollos

 

(   ) A ruptura com a metrópole garantiria a liberdade nas transações mercantis, principalmente com os países industrializados;

(   ) A independência das colônias eliminaria as barreiras monopolistas ao comércio, ampliando assim os mercados para a compra de suas mercadorias;

(   ) Apoiou as lutas de independência como forma de conter a influência europeia no continente americano.

 

 Assinale a alternativa correta:

 

 

 

1.      A B C

2.      B C A

3.      C A B

4.      B C A

 

 

4. A Revolução Haitiana foi realizada pelos escravos explorados pelos franceses na colônia de São Domingos. Um dos grandes nomes da Revolução Haitiana liderou tropas na luta contra os franceses, sendo capturado e enviado para a França, local onde morreu vítima de má nutrição e tuberculose. Estamos falando de:

 

a) Jean-Jacques Dessalines

b) Charles Leclerc

c) Maximilien de Robespierre

d) Toussaint Louverture

 

 

5. Entre os anos de 1780-1781 Tupac-Amaru liderou a maior rebelião indígena da América.

 Hoje ele é considerado o herói nacional e precursor da independência do:

 

 

a)      Haiti

b)      Peru

c)      México

d)      Chile

 

 

6.O grupo “Criollos” foi importante para as tentativas da independência Espanhola, quem eram respectivamente esse grupo:

 

a) Os espanhóis e os mestiços.

b) Descendentes de espanhóis nascidos no continente americano.

c) Os mestiços e os precursores da independência.

d) Nenhuma delas é correta.

 

 

7. Das opções abaixo, qual alternativa apresenta nomes de dois líderes que lutaram em favor da américa Espanhola?

 

 

a) Dom Pedro I e Dom Pedro II

b) José Simon e Bolívar

c)Simon Martin e José Bolívar

d) Simón Bolívar e José de San Martin

 

8.A República no México foi proclamada por:

 

a) AgostinIturbide.

b) José Sandino.

c) General Santana.

d)Simon Bolivar

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021

Unidade Temática: TOTALITARISMOS E CONFLITOS MUNDIAIS.

Objetos de Conhecimento: A Emergência do Fascismo e do Nazismo e a 2ª Guerra Mundial.

Ano/Série: 9º ano                            Período:  09/08 a 31/08/2021                       Nº de Aulas: 09 + 02 de revisão

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES: Economia (Educação Fiscal); Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o consumo);Ciência e Tecnologia Saúde.

Tema Intecurricular: As Diversas Facetas do Consumo/Leitura, escrita em movimento; Itamaraju em foco.

Habilidades:

  • (EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).
  • Competência Geral: 1. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

·         Competência Específica de História:

3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

·         Competência Socioemocional:

Tomada de decisão responsável: Preconizam as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

                                        ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

·         1ª Etapa: (aulas 1, 2e 3)

(1ª e 2ª aula) –  Inicie essa relembrando a turma sobre o estudo anterior “A Crise de 1929” – Solicite- os t que exponham o que assimilaram sobre o tema e após já inicie o tema:  A CRISE DE 1929 E SEUS EFEITOS NO BRASIL -  O objetivo central das aulas é que os alunos possam compreender os efeitos (consequências) políticos, econômicos e sociais sofridos pelo Brasil a partir do desencadeamento da crise econômica de 1929, especialmente no que concerne aos problemas enfrentados pelo setor cafeeiro, principal base da economia brasileira até aquele momento. E, para tanto, será utilizada a imprensa como fonte de análise privilegiada da representação destes efeitos.  

·         Disponibilize e solicite que a turma leia as notícias propostas nos links seguintes:

 

Notícia 1: “Crise de 1929 atingiu economia e mudou a ordem política no Brasil”, disponível no endereço eletrônico (arquivo presente na edição online de 24 de outubro de 2009 do jornal Folha de S.Paulo):

 

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wxxu8AFHDGTDCJeHngaCVWXqXkN3dMRTAnXyhED46zRVn35WnERckbcnW7XV/his9-12und03-crise-de-1929-atingiu-economia-e-mudou-a-ordem-politica-no-brasil.pdf

 

 

Notícia 2:“A queima do café” - Folha da Manhã:

 

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/creprzJgE8sq5D8dBVn7qawh7Xqqwd3zFfHgxfZeybWj6jPNU6YY2SR3z3Sn/his9-12und03-a-queima-do-cafe-folha-da-manha.pdf

(Arquivo presente na edição de 27 de setembro de 1931 do jornal Folha da Manhã).

·         Nesse momento proponha as atividades sobre os textos, abaixo:

 

1.0-Com base na análise das notícias, responda as questões propostas:

1.1  - Quais as consequências que o Brasil sofreu após a Crise de 1929?

1.2  - Como o jornal retrata os efeitos e as medidas tomadas pelo governo em relação à Crise de 1929 no que se refere à questão do café?

2.0- Escreva uma breve notícia informando os leitores sobre os efeitos sofridos pelo Brasil após a Crise de 1929, destacando especialmente a questão do café.

 

·         (3ª aula) - Inicie essa aula realizando correções socializadas das atividades da aula anterior – caso já tenha corrigido já disponibilize o vídeo abaixo para apreciação e após solicite a produção de mapa-mental sobre o tema no caderno com socialização dos resultados.

                                       https://youtu.be/Iv-ms_ZoK18

 

·         2ª Etapa: (aulas 4, 5 e 6)

·         (4ª e 5ª aula) – Nessa aula veremos o tema: A emergência do fascismo e nazismo e a consolidação dos regimes totalitários. Apresente o tema reproduzindo o vídeo abaixo, a fim de iniciar a discussão do objeto de conhecimento.

                                                https://www.youtube.com/watch?v=euqlzaW2R0w

·         Após a apreciação do vídeo, esclareça que eles irão construir a própria aprendizagem por meio da análise e estudo de documentos históricos. Dessa forma, não serão oferecidas a eles as respostas, mas, sim, as perguntas que irão direcionar o seu próprio entendimento do contexto histórico e, consequentemente, a construção do pensamento histórico de forma protagonista.

Documento 01: Excerto do livro “Fascismo: um alerta”

FASCISMO: UM ALERTA “O fascismo cresceu porque milhões de italianos odiavam o que viam em seu país e tinham medo do que o mundo testemunhava na Rússia bolchevique. De discurso em discurso, Mussolini oferecia alternativas. Instigava compatriotas a rejeitar os capitalistas que queriam explorá-los, os socialistas determinados a causar transtornos em suas vidas e os políticos desonestos e covardes que só falavam e falavam enquanto sua amada terra natal mergulhava cada vez mais no abismo. Em vez de jogar uma classe contra a outra, propunha a união dos italianos - trabalhadores, estudantes, soldados e empresários - na formação de uma frente unida contra o mundo. Pedia a seus apoiadores que imaginassem um futuro no qual todos os que pertencessem ao movimento cuidariam sempre uns dos outros, enquanto os parasitas que vinham atravancando a vida do país - os estrangeiros, os fracos, os politicamente não confiáveis - seriam largados à própria sorte por ser autossuficiente e respeitada por ser temida. Assim teve início o fascismo no século XX: com um líder sedutor que explorava a insatisfação generalizada fazendo todo tipo de promessas.” ALBRIGHT, Madeleine. Fascismo: um alerta. São Paulo: Planeta, 2018. p. 27-28.

 

Fonte:

https://nova-escola producao.s3.amazonaws.com/PAzSNMWW6nhTQw6ZrDUUACxWZaW8NYb4rKQSvAaGGT85UkxpQEsMer96dn33/his9-13und01-fascismo-um-alerta.pdf

 

 

       Documento 02: Discurso de Mussolini ao Parlamento italiano, em 1921

 

Mussolini discursando para soldados. Foto extraída de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bundesarchiv_Bild_102-08300,_Benito_Mussolini_bei_einer_Ansprache.jpg

 

Discurso de Mussolini ao Parlamento, em 192:

 “ Digo-vos imediatamente, e com este supremo desprezo que tenho pelas etiquetas, que meu discurso vai sustentar teses reacionárias. Não sei se o meu discurso será parlamentar na sua forma, mas, pela sua substância, será incontestavelmente antidemocrático e antissocialista…” p.284-285. “Anti-individualista: a concepção fascista é feita para o Estado; é-o também para o indivíduo enquanto faz corpo com o Estado, e nada de humano nem espiritual… existe fora do Estado. Neste sentido, o fascismo é totalitário, e o Estado fascista, síntese e unidade de todo o valor, interpreta e dá poder à vida inteira do povo. Nem agrupamentos - partidos políticos, associações, sindicatos - nem indivíduos fora do Estado.” p.286.

FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Vol. III - 377 textos e documentos - Séculos XVIII, XIX e XX. A Europa e sua expansão mundial no séculos XVIII, XIX e XX , Lisboa: Plátano Editora, Ano: N/C.

 

Fonte:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q6b3YZcWSwsApGv9wjnpRxYQ2suBE3uwWE9USR3dPjgAxjfFq8YPrPaD7hmg/his9-13und01-discurso-de-mussolini-ao-parlamento-em-1921.pdf

 

 

 

 

 

Documento 3

Por que não devemos dialogar com fascistas?

Por Leonel Radde.

Permitir a apologia ao crime é compactuar com ele. Debater com simpatizantes e militantes dessas pautas é auxiliar na sua propaganda.”

 

(...) Apesar de desinformados ou mal-intencionados considerarem o fascismo e sua variante, o nazismo, como movimentos pertencentes ao campo da esquerda, está claro que este é um movimento pertencente à extrema direita e que se repete ao longo da história.

Mas afinal, devemos participar de debates com membros de grupos que nitidamente são fascistas, mesmo que não declarem isso abertamente? Devemos debater com militantes neonazistas ou com defensores da tortura e da instalação da ditadura militar? A resposta é não. Alguns alegarão o direito à liberdade de expressão e a importância da diversidade dentro da democracia, porém, não há a possibilidade de aceitar que pessoas propaguem ideias criminosas e de eliminação dos diferentes protegidas pelo manto do debate amplo e irrestrito.

“Nesse sentido, os meios de comunicação, na sua grande maioria, têm falhado de forma grosseira ao relativizar crimes graves como os de apologia ao nazismo e a defesa da quebra do regime democrático.”

A apologia à ditadura militar já é crime no Brasil, tipificado na Lei de Segurança Nacional (Lei 7.171/83), na Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/50) e no Código Penal, no seu artigo 287. O delito de apologia ao nazismo está presente na Lei Antirracismo (Lei 7.716/89), conhecida como Lei Caó, no seu artigo 20, parágrafos primeiro e segundo, assim como o crime de tortura, tipificado na Lei 9.455/97.

Mesmo assim, essas ideias seguem sendo propagadas sem qualquer tipo de pudor ou de controle por parte dos órgãos responsáveis, ou dos meios de comunicação. Permitir a apologia ao crime é compactuar com ele. Debater com simpatizantes e militantes dessas pautas é auxiliar na sua propaganda. É como reconhecer a legitimidade dos argumentos criminosos defendidos por criminosos. Tecnicamente, não há diferença entre debater com um estuprador e pedófilo ou com um apoiador do nazismo ou da tortura. Seria como aceitar a defesa da execução de crimes e a sua normalização no interior da sociedade. Relativizar o nazismo, o holocausto ou a tortura é o mesmo que relativizar o estupro de crianças. Todos são crimes abjetos. Dessa forma, esse é um debate que está muito além das visões de mundo que dividem os campos da esquerda e da direita política, é um debate da civilização contra a barbárie.

Não podemos aceitar a tentativa de normalização de questões que não são saudáveis, não são aceitáveis e não fazem parte da construção de uma sociedade plural e desenvolvida. A defesa de crimes não está acima da liberdade de expressão que deve urgentemente ser sopesada frente ao avanço da propaganda da extrema direita intolerante que arrebata o mundo nos últimos anos.

O ovo já foi chocado, só temos que saber o tamanho que terá a sua serpente quando, e se chegar, ao seu estágio adulto e quantas pessoas terão que sucumbir para arrancar a sua cabeça. Sejamos intolerantes com os intolerantes para que possamos divergir de forma democrática.

Fonte://www.cartacapital.com.br/justica/por-que-nao-devemos-dialogar-com-fascistas/

 

 

 

Sugestão de questões para reflexão e diálogo:

1-     Por que a autora do documento 1 faz um alerta?

2-     Como e por que o discurso fascista foi aceito naquele momento?

3-     No discurso de Mussolini (doc. 2), indique ao menos três características condizentes com um governo autoritário e totalitarista. Justifique sua escolha.

4-     Como é possível descrever a imagem do chefe de estado?

5-     Como podemos definir o fascismo e o seu processo de aceitação popular?

6-     Refletindo sobre o documento 3. A aceitação de discursos com ideologias fascistas, como por exemplo, a ridicularização da democracia e a busca por uma valorização das instituições do Estado, são movimentos que sempre se repetem ao longo da história. Por que o autor sugere que não devemos discutir com fascistas?

 

v  O objetivo aqui é conhecer as características do fascismo e os motivos de sua aceitação em um dado momento histórico poderão conduzir as discussões para algum viés da atualidade, já que o termo “fascista” circula muito nas redes sociais. Dessa forma, exponha que o fascismo, apesar de ser um fato histórico surgido na Itália do século XX, influenciou e ainda hoje influencia posicionamentos ideológicos e políticos, pois há quem concorde com sua política de governo. (Além disso, pode-se entender que a ideologia fascista permeia outras formas de governo e discursos que, mesmo não sendo categoricamente classificados como fascistas, assim o são em seus atos.)

 

·         (6ª aula) – Para essa aula proponha a resolução da cruzadinha (disponível no e-mail da turma), que poderá ser resolvida a partir da pesquisa no capítulo 07 do livro didático ou outras fontes.(sugestão: pedir que os alunos reproduzam a atividade no caderno e enviem  para possível avaliação.)

 

·         3ª Etapa: (aulas 07, 08 e 09)

·         (7ª e 8ª aulas) - Apresente o objeto de conhecimento à turma - A segunda guerra mundial. Para iniciarmos

proponha a  leitura de imagem do capítulo 8 página: 120 e lance os seguintes questionamentos:

1.        Você conhece esses personagens?

2.       Quem é o herói? Quem é o vilão?

3.       O que está acontecendo na cena?

·         Após este primeiro momento realizar leitura do texto em (anexo) sobre a Segunda Guerra Mundial,

levando inicialmente os estudantes a conhecerem os desfechos da segunda guerra e seus impactos em todo

mundo. Para isso sugere trabalhar a página 126, assim como também o vídeo disponível no link:

https://youtu.be/RedndCHHtYc  para melhor compreensão do assunto.

·         Após essa discussão solicitar que os estudantes façam atividade da página: 123  leitura de imagem da

charge de 21 de março de 1939.

( 9ª aula) – Dando continuidade ao objeto de conhecimento da aula anterior, para esta aula sugere

trabalhar página: 130 sobre o Holocausto levando inicialmente os alunos a conhecerem o caminho que originou o Holocausto e seus acontecimentos impactantes. Sugere o vídeo disponível no link:

https://youtu.be/-V0POvYRPfI

● Após apreciação do vídeo solicite as atividade da página: 131, questão 2. Página: 132,

questões 4 e 5 e página 133.

 

  • 4ª Etapa: (aulas 10 e 11)

·         (10ª aula) - Continuando com o objeto Segunda Guerra Mundial, para esta aula sugere trabalhar os

impactos gerados no contexto da Segunda Guerra Mundial, apresentando a catástrofe das Bombas sobre o

Japão. Para que levem os estudantes a perceberem o quanto as disputas pelo poder que afetou e ceifou vidas.

Ø  Sugere-se leitura na página 129, e do material complementar disponível no link

https://www.bbc.com/portuguese/resources/idt-a05a8804-1912-4654-ae8a-27a56f1c2b8a  

no qual apresenta exposição de imagens e aprofunda a discussão sobre os efeitos das bombas de Hiroshima e

Nagasaki.

Ø  Podendo posteriormente ser realizada uma audição do poema de Vinícius de Moraes, Rosa de Hiroshima, musicado por Gerson Conrad, e interpretado pelo grupo Secos e Molhados. Disponível no link

https://www.youtube.com/watch?v=Eql3Ip21GEA

 

·         (11ª aula) – Atividade de Revisão (em anexo).

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (    ) Resumo( x  ) Data show;(  ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;(  x) Computador;( x ) Jogos;

( x   ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  ;(     ) Informativos.

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x)Resolução de Exercícios/Livro páginas (     );  

(    ) Seminários; (  x   ) Apresentação oral; (   x  ) Observação do desempenho do aluno;(     )  cartaz;

( x   ) Debate; (   ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  x  ) Avaliação da participação;

 


História da Segunda Guerra Mundial

 

A 2ª Guerra Mundial foi um dos eventos históricos mais importantes do século XX.

 

Um conflito de tamanha magnitude não começa sem importantes causas ou motivos.

Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início desse guerra, que começou na

Europa e, rapidamente, alastrou-se pela África e Ásia.

 

As principais causas da Segunda Guerra Mundial foram:

 

- Um dos principais motivos foi o surgimento de governos totalitários na Europa, na

década de 1930, com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha, surgiu o Nazismo, liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes e, inclusive, reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial. Na Itália, estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

- Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início

daquela década, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas

pelos governos fascistas desses países foi a industrialização, principalmente relacionada

com a criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra,

navios, tanques, entre outros).

- Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para

territórios vizinhos e ilhas da região. Esses três países, compartilhando de tais objetivos

expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo: um acordo com fortes características

militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo. Esse grupo ficou

conhecido como "Eixo Roma-Berlim-Tóquio".

 

O início do conflito

 

O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados pela Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (liderados pela Alemanha, Itália e Japão).

 

Fatos históricos mais importantes da guerra:

 

- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, liderado pelas forças

armadas da Alemanha, que conquistou o norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia,

Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria (extremo leste da

China), enquanto a Itália conquistou a Albânia e territórios da Líbia.

- Em 1941, o Japão atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano

Pacífico (Havaí). Após esse ocorrido, considerado uma traição pelos norte-americanos, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.

- De 1941 a 1945, ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos

alemães no rigoroso inverno russo. Nesse período, houve uma regressão das forças do

Eixo e, com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalha.

- O Brasil participou diretamente do conflito, enviando para a Itália (região de Monte

Cassino) os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Os cerca de 25 mil

soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos

Aliados.

 

Fim da guerra

 

Esse importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945, com a rendição da

Alemanha e da Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu

um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de

Hiroshima e Nagasaki ─ uma ação desnecessária, que provocou a morte de milhares de

cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nessas cidades. O

objetivo dos EUA era mostrar ao mundo seu forte poderio militar e o domínio sobre armas atômicas. Desta forma, pretendia sair da Segunda Guerra Mundial como a grande força militar do Ocidente, fazendo oposição aos soviéticos, na sequente Guerra Fria.

 

 

Principais consequências:

 

- Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões

de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas

incalculáveis. O racismo esteve presente durante todo o conflito e deixou uma ferida

grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de

concentração e mataram aproximadamente 6 milhões de judeus.

- Ao final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal era a manutenção da paz entre as nações. Iniciou-se também um

período conhecido como Guerra Fria, que estabeleceu uma divisão geopolítica, colocando em lados opostos os Estados Unidos e a União Soviética. Uma disputa entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, na qual ambos os países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.

 

https://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

 

 

 


 

Olá, meus queridos! Sejam bem -vindos, novamente, em nosso espaço de aprendizagem!!!J J   Vamos começar?

 

ATIVIDADE DE REVISÃO

 

Nazi-fascismos e o caminho da Segunda Guerra Mundial

O nazismo e o fascismo surgiram a partir da criação de partidos ultranacionalistas, pregando um Estado forte, totalitário, com o principal objetivo de solucionar crises geradas diante da desorganização, destruição e incertezas surgidas no pós-Primeira Guerra Mundial. Os dois modelos se utilizaram do sentimento revanchista da Primeira Guerra Mundial para criar um clima ostensivo em seu território e se capitalizaram desse clima para conseguir chegar ao poder, governando de forma autoritária. Esses governos criaram grande tensão da Europa, o que posteriormente culminaria na Segunda Guerra Mundial.

 

Fascismo

O nome Fascismo designa uma forma de governo, um governo autoritário e extremamente nacionalista. Mais voltado para a direita, o governo fascista teve seu início na Itália e era extremamente hostil a qualquer tipo de governo de esquerda, como socialismo e comunismo. O nacionalismo exacerbado, o militarismo e o etnocentrismo eram três de suas mais marcantes características. Mussolini, italiano, era vinculado ao chamado Partido Nacional Fascista, da Itália, um dos fundadores do Fascismo. Em 1922, na marcha sobre Roma, Mussolini, que não sofreu resistência, foi nomeado primeiro ministro italiano. Dois anos depois, em 1924, se utilizou de manobras políticas para tornar-se único poder na Itália, instaurando uma espécie de ditadura consentida. O duce tinha uma política teoricamente socialista, mas na prática não era bem assim: ele conseguiu um considerável apoio popular e perseguiu fervorosamente o socialismo no país. Nacionalismo, Totalitarismo, Unipartidarismo, Anticomunismo, Antiliberalismo e Corporativismo são algumas das características desse governo.

 

Nazismo

 

O Nazismo é considerado uma vertente do fascismo. Hitler: nascido na Áustria, ele participou da Primeira Guerra Mundial e foi reconhecido militarmente por sua bravura. Após o fim da guerra se filiou ao Partido dos Trabalhadores Alemães, que viria a se tornar o Partido Nacional Socialista Alemão (ou Partido Nazista, como ficou conhecido). Em 1921 tornou-se líder do partido e posteriormente foi nomeado chanceler, se utilizando do partido para eliminar toda e qualquer oposição a ele. Em 1934, considerado como Führer do Terceiro Reich, estava no controle de toda a Alemanha nazista, mantendo a posição de líder do Partido Nacional Socialista, um partido populista, porém muito racista – ele pregava o arianismo, que dizia que os arianos eram superiores aos outros povos. Nacionalismo, Totalitarismo, Antiliberalismo, Anticomunismo, Militarismo, Racismo, Unipartidarismo e Arianismo eram as principais características do nazismo.

 

Caminhando para a Segunda Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial deixou ainda muitos assuntos mal resolvidos na Europa. O Revanchismo da Alemanha, humilhada pelo Tratado de Versalhes e a falta de representatividade da Itália foram alguns desses assuntos. Esse revanchismo deu margem para que governos totalitários que pregassem a superioridade desses povos fossem aceitos em seus respectivos territórios. Além disso, a crise de 1929, que foi uma crise essencialmente capitalista, desestabilizou a Europa e abalou a confiança no modelo liberal. Paralelo a isso, o socialismo russo se fortalecia e ganhava maior visibilidade. Percebendo essa fragilidade na Europa os governos totalitários perceberam que esse era o momento de tornar suas propostas viáveis, e foi. Foi retomada então a proposta expansionista, que, conforme ultrapassou os limites estabelecidos, como a própria anexação nazista à Áustria e o descumprimento do tratado com Stalin de não mais se expandir, Hitler inicia um dos conflitos mais violentos da história da humanidade.

 

ATIVIDADE

 

Após a leitura do texto acima descrevam os princípios do Fascismo e do Nazismo, e após isso levantar hipóteses dos impactos/consequências desses modelos de regime político.

ü  Leitura do livro das páginas 110 e 113.

 

 

 

 

 

Bons estudos e até nossos próximos desafios!     f9625a59e46bd5c96ee3b2b72984f076_w_956-64.png


 

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