Material Pedagógico 7ª Sequencia

 POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

ESTIMA-SEQUEQUANDOOSPORTUGUESESCHEGARAMAOBRASIL,EM1500,VIVIAMPORAQUIMAISDE5MILHÕESDENATIVOS.FALAVAMMAISDEMILLÍNGUASDIFERENTESEMINÚMERASTRIBOSPORTODAAREGIÃO,DESDEOLITORALATÉASMAISREMOTASFLORESTASONDE,AINDAHOJE,EXISTEMTRIBOS“ISOLADAS”QUENUNCATIVERAMCONTATODIRETOCOMPESSOASFORADESUAREGIÃOGEOGRÁFICA.

ATUALMENTE NO BRASIL EXISTEM 305 POVOS, FALANDO 274 LÍNGUAS.

APOPULAÇÃOINDÍGENADOBRASILÉFORMADAPORUMADIVERSIDADECULTURALESOCIALPOUCOCONHECIDA,PORÉMESSESPOVOSESTÃOSEMOSTRANDOCADAVEZMAISPRESENTENASOCIEDADE.SÃOMUITASCULTURAS,LÍNGUASEMODOSDEVIDAQUENÃOSEENQUADRAMEMUMADEFINIÇÃOHOMOGÊNEA,COMOSUGEREOTERMO“ÍNDIO”–USADODESDEAÉPOCADOSNAVEGADORESPORTUGUESES,NOSÉCULOXV.AMAIORIADOSPOVOSINDÍGENASVIVENASCHAMADASTERRASINDÍGENAS(TIS),QUESEGUNDOACONSTITUIÇÃOSÃOAQUELASTRADICIONALMENTEPORELESOCUPADAS.ESSASTERRASSÃOBENSDAUNIÃOEOSINDÍGENASQUEASHABITAMPOSSUEMAPENASODIREITODEUSO.NOENTANTO,HÁTAMBÉMMUITOSINDÍGENASVIVENDONASCIDADES.

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE EXISTEM VÁRIOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL, COM SUA PRÓPRIA CULTURA, SEUS SABERES ANCESTRAIS. BUSCANDO APENAS SEU DIREITO DE VIVER EM SUAS

MOVIMENTOS INDÍGENAS

ALUTAPELAGARANTIADOSDIREITOSDEPOVOSINDÍGENASSECONFUNDECOMAPRÓPRIAHISTÓRIAAMERICANA,TRAZENDOÀTONAQUESTÕESSOCIOAMBIENTAISEHUMANITÁRIASQUEAINDAPRECISAMSERDISCUTIDAS.OMARCODOMOVIMENTOINDÍGENADATADE1940,NOMEXICO,MOMENTOEMQUEFOIREALIZADOOPRIMEIROCONGRESSOINDIGENISTAAMERICANO(CONVENÇÃODEPATZCUARO),COMOOBJETIVODECRIAREDISCUTIRPOLÍTICASQUEPUDESSEMZELARPELOSÍNDIOSNAAMÉRICA.PORÉM,NOBRASIL,COMEÇARIAASEMANIFESTARDEMANEIRAMAISORGANIZADAAPENASNADÉCADADE70,TENDOEMVISTAANECESSIDADEDEPROTEÇÃODETERRASEMRELAÇÃOAPOLÍTICASEXPANSIONISTASDADITADURAMILITAR.LOGOAPÓSESSEPERÍODO,EM1983,OPRIMEIRODEPUTADOINDÍGENAÉELEITONOPAÍS,REFORÇANDOAIDEIADEQUE,PARAEVOLUIREMSUALUTA,OSPOVOSINDÍGENASPRECISARIAMSERREPRESENTADOSPORQUEMACONHECIAEVIVENCIAVADEFATO.

NOSANOSSEGUINTES,OSINDÍGENASFIZERAM-SEPRESENTESNOCONGRESSONACIONALENAPOLÍTICADEFORMAGERAL,ORGANIZANDOPROTESTOSECRIANDOGRUPOSAUTÔNOMOSDEREIVINDICAÇÕES.ALGUMTEMPOSEPASSOUATÉQUE,EM2002,FOSSECRIADAAAPIB(ARTICULAÇÃODOSPOVOSINDÍGENASDOBRASIL),COMOUMAMANEIRADEUNIRASNECESSIDADESDOSPOVOSEMGERALEMUMAÚNICAVOZ

A LUTA INDÍGENA

OSINDÍGENASPOSSUEMCOMOOBJETIVOCENTRALDESUAMOVIMENTAÇÃOPOLÍTICAACONSERVAÇÃOEDELIMITAÇÃODEÁREASINDÍGENAS,OUSEJA,TERRA.PORÉM,ESSECONCEITOÉMUITOMAISAMPLODOQUEOCONCEITOLITERAL.DENTRODOCONCEITO“TERRA”,ESTÃOINSERIDASREIVINDICAÇÕESCOMOEDUCAÇÃO,SAÚDEDIFERENCIADA,RESPEITOERECONHECIMENTOÀCULTURA,PROJETOSSOCIOECONÔMICOSDESTINADOSAOSDIVERSOSPOVOS,ÁREASDEPRESERVAÇÃOEFISCALIZAÇÃOAOCUMPRIMENTODELEISEDEMARCAÇÕES.

ALUTADOMOVIMENTOINDÍGENANOBRASILABRANGEMUITOMAISDOQUEAPENASOTERRITÓRIOFÍSICO.UMADESUASGRANDESEXIGÊNCIASÉAPOSSIBILIDADEDEMANTERSUACULTURA,SEUMODODEVIDA.EM1973,FOIPROMULGADAALEI6.001,QUEFICOUCONHECIDACOMO“ESTATUTODOÍNDIO”.NAÉPOCADESUAFORMULAÇÃO,ACULTURAINDÍGENAERAVISTACOMO“TRANSITÓRIA”EOÍNDIOCOMO“RELATIVAMENTEINCAPAZ”.SEGUINDOESSAVISÃO,OSPOVOSINDÍGENASERAMCONSIDERADOSTUTELADOESTADOATÉQUESUAINTEGRAÇÃOCOMASOCIEDADEBRASILEIRAFOSSEREALIZADA.ARESPONSABILIDADESERIADOSERVIÇODEPROTEÇÃOAOÍNDIO,ÓRGÃOQUEDEUESPAÇOPARAATUALFUNDAÇÃONACIONALDOÍNDIO–FUNAI

DIREITOS INDÍGENAS

APÓSACONSTITUINTEDE1988–PROCESSONOQUALOSÍNDIOSFIZERAM-SEPRESENTES–PASSAASERASSEGURADOODIREITOÀSUAPRÓPRIACULTURA,DIREITOPROCESSUALEDIREITOÀSTERRASTRADICIONALMENTEOCUPADAS,IMPONDOAUNIÃOODEVERDEZELARPELOCUMPRIMENTODOSSEUSDIREITOS:

ART.231,CF.SÃORECONHECIDOSAOSÍNDIOSSUAORGANIZAÇÃOSOCIAL,COSTUMES,LÍNGUAS,CRENÇASETRADIÇÕES,EOSDIREITOSORIGINÁRIOSSOBREASTERRASQUETRADICIONALMENTEOCUPAM,COMPETINDOÀUNIÃODEMARCÁ-LAS,PROTEGEREFAZERRESPEITARTODOSOSSEUSBENS.

EM2002,NONOVOCÓDIGOCIVIL,OÍNDIODEIXADESERCONSIDERADORELATIVAMENTEINCAPAZESUACAPACIDADEDEVESERREGULADAPORLEGISLAÇÃOESPECIAL:

ART.232.OSÍNDIOS,SUASCOMUNIDADESEORGANIZAÇÕESSÃOPARTESLEGÍTIMASPARAINGRESSAREMJUÍZOEMDEFESADESEUSDIREITOSEINTERESSES,INTERVINDOOMINISTÉRIOPÚBLICOEMTODOSOSATOSDOPROCESSO.

DIFERENTES ETNIAS INDÍGENAS NO BRASILKAYAPÓ/PANKARARU/KARAJÁ/IANOMAMY/TUPINAMBÁ/PAYAYÁ/KIRIRI/PATAXÓ!

OBSERVE O

MAPA COM

14 ETNIAS DA

BAHIA, LEM-

BRANDO QUE

SÃO 16 ETNIAS.

AS ALDEIAS PATAXÓ NAS CIDADES PORTO SEGURO, CABRÁLIA, PRADO, CUMURUXATIBA E ITAMARAJU

SÃOELAS:01-Agricultura02-ÁguasBelas03-AldeiaNova04-AldeiaVelha05-AlegriaNova06-Aratikun07-Aroeira08-BarraVelha09-BocadaMata10-Bujigão11-Cahy12-CampodoBoi13-CantodaMata14-Cassiana15-CoroaVermelha16-Corumbauzinho17-CostadosGolfinhos18-Craveiro19-Doisirmãos20-Guaxuma21-Guiomar22-Gurita23-Hamûgãy24-Imbiriba25-Itapororoca26-Jaqueira27-Jitaí28-Juerana29-MataMedonha30-MeiodaMata31-Mirapé32-MonteDourado33-Mucugê34-MurtinhaSempreVerde35-NovaCoroa36-NovaEsperança37-NovosGuerreiros38-Pará39-PédoMonte40-Pequi41-PortodoBoi42-Ribeirão43-SarãMirawê44-Tawá45-ThirryKamayurá46-Tibá47-TrevodoParque48-Xandó.

DAS48ALDEIASPATAXÓEMNOSSAREGIÃO,VOCÊCONHECEALGUMADESTASALDEIAS,FALESOBREELA?

POVOS INDÍGENAS DA BAHIA

ASSISTAOVÍDEO,QUEMOSTRAIMAGENSDOSPOVOSINDÍGENASDABAHIA,PRESTEATENÇÃONALETRADAMÚSICAECONVERSESOBREISSO.EXPOSIÇÃOVIRTUAL-INDÍGENASDONORDESTE:RESISTIRPARAEXISTIR:“EXTERMÍNIOSUTIL”

https://www.youtube.com/watch?v=zV5CxrSaS7U


REGIMES TOTALITÁRIOS

Resolva a cruzadinha

1. Líder do nazismo.

2. Líder do fascimo italiano.

3. Regime totalitário alemão.

4. Regime totalitário italiano.

5. Líder totalitário da União Soviética.

6. Nome pelo qual Mussolini era chamado.

7. Nome pelo qual Hitler era chamado.

8. Posição política do nazismo e do fascismo.

9. Posição política do comunismo.

Aluno (a) Ano Professor (a)

10. Aversão aos judeus.

11. Característica comum do nazismo, fascismo

e stalinismo.

12. Regime político dos governos totalitários.

13. Conceito defendido pelo nazismo,

hoje desacreditado.

14. Federação de repúblicas comunistas.

15. Minoria perseguida por nazistas e

comunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário