SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2020 |
Unidade Temática: Lógicas de organização política. |
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Ano/Série: 6º ano Período: 08/09 a 03/10/2020 Nºde Aulas:06 |
Tema
Integrador: |
·
Habilidades::(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a
dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas. (EF06HI13)
Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes
formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas; ·
(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes
formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes
tempos e espaços. ·
(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de
registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo
alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas
sociedades. |
·
Competência
Específica de História: |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
·
(1ª aula)- Inicie esse momento com uma
conversa a respeito do mundo romano, observando através de exemplos, como ele
ainda está presente na atualidade. Seja na origem de palavras e de conceitos,
seja em filmes ou histórias em quadrinhos – Em seguida solicite a turma que
digam em quais aspectos do dia-dia, observa-se a presença da cultura romana. Anotar
as observações para uma breve discussão sobre as respostas. Sugere-se aqui a
leitura do texto da pg. 146 e 147 para direcionar os questionamentos. ·
Para iniciar o estudo desse assunto é importante que o aluno localize
geograficamente onde Roma está localizado.Sugere-se que a observação do mapa
abaixo para os alunos que não possuem livro e os que possuem observar na
pág.147. • Para
auxiliar na construção do conhecimento sugere-se a leitura do texto e um
vídeo através do link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=OCUU1gYX6lY http://romaantigaroma.blogspot.com/p/roma-origens.html?m=1 ·
Após leitura sugere os questionamentos a seguir para sondagem da
aprendizagem: 1.
Quais
eram os povos que viviam na península Itálica na época da fundação de Roma? ( 2ª aula)
– Nesse momento apresentar o
significado de monarquia. Para isso, solicite a turma que leia seu
significado e tipos de monarquia no link abaixo: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-monarquia.htm ·
Após solicite que a Tuma escreva um pequeno texto explicando o que
entendeu sobre o objeto estudado. Agora apresentaremos a versão histórica da
fundação de Roma – utilize as págs.: 148 a 149 – Para os alunos sem livros
sugere-se mandar as fotos das páginas em questão. Utilize o link abaixo para
que a Tuma possa entender e comparar as versões. http://romaantigaroma.blogspot.com/p/roma-origens.html?m=1 ·
Após sugere-se que a turma disserte sobre a seguinte questão: 1-
Algumas
versões são apresentadas para a fundação de Roma, quais são elas? Descreva.
·
( 3ª aula) – Entraremos nesse momento no contexto da República
Romana, para que a turma compreenda o objeto a ser estudado sugere-se a
leitura do significado de República no link abaixo: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-republica.htm ·
Após
a leitura solicite que a turma escreva um pequeno texto apontando as
principais diferenças entre a Monarquia e a República. No texto o aluno
deverá opinar em qual sistema de governo o povo tem mais liberdade e os direitos
individuais são mais respeitados e por quê? ·
Agora
estudaremos um pouco mais sobre a República Romana utilizando o livro nas
págs.: 150 a 153. Solicite
as atividades das págs.: 162 e 163 para sondagem da aprendizagem. |
3ª Etapa: (aulas 05 e 06) ·
(5ª e 6ª aula)- Esse é o momento de trabalhar
“Cidadania” – para isso utilize os textos da pág. 154. Tanto o texto central,
quanto o texto de apoio. Após sugere-se o vídeo: “O que significa cidadania?”,
onde proporcionará um diálogo com a turma, instigando-os a refletir sobre o
nosso papel como cidadão, seu conceito, nossa participação e a busca pela
mudança na sociedade. https://www.youtube.com/watch?v=uBvRQTWMxX0 ·
Agora
solicitar a turma que faça uma entrevista com seus familiares sobre
cidadania, no momento da aula mesmo. Deverão elaborar pelo menos duas
perguntas, e o professor poderá apresentar sugestões, como por exemplo: a)
Você sabe o que é cidadania? b)
Para você, o que é ser um bom cidadão? c)
Aqui no Brasil, a cidadania é para todos? Explique: d)
Você se considera um bom cidadão? Por quê? e)
Na sua opinião, qual a melhor maneira de buscarmos uma melhora em nossa
sociedade? Talvez mudando nossa forma de pensar, tendo outras atitudes? O que
precisaria ser feito? ·
Neste
momento, cada grupo fará a apresentação sobre sua entrevista, comentando,
analisando se o (s) entrevistado (s) possuía (m) conhecimento sobre
cidadania, fazendo comparações em relação ao conteúdo estudado, e o que se
aprendeu sobre a importância de sermos bons cidadãos. Para
finalizar, pede-se que cada aluno faça uma redação sobre cidadania,
orientando-se pelo vídeo assistido e pelos comentários realizados de acordo
com o debate anterior. 4ª Etapa: (aulas 07 e 08) ·
(7ª aula): Nesse momento retomaremos o
objeto estudado utilizando o livro nas pág.: 155 a 158. Para ajudar na
compreensão sugere-se o texto no ink abaixo: https://escolakids.uol.com.br/historia/os-irmaos-graco.htm ·
Sugere-se
a atividade da imagem abaixo para sondagem da aprendizagem: ·
( 8ª aula) – Essa aula servirá para concluir o objeto
estudado utilizando o livro nas págs.: 159 a 161. Sugere-se a resolução das
atividades das pág.; 164 a 166. |
OBS: |
RECURSOS: ( ) Resumo( x
) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;(
) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;(
) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;(
) Informativos.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020 |
Unidade Temática: A
organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano. |
Objetos de Conhecimento: A formação e o funcionamento das
monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na
Europa;/ A conquista e dominação da América e as formas de organização
política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação, conciliação e
resistências;/A estrutura dos vices reinos nas Américas; Resistências
indígenas, invasões e expansão na América portuguesa |
Ano/Série: 7º ano Período: 07/09 a 19/09/2020 Nº de Aulas: 04 |
Tema Integrador: |
Habilidades:
|
·
Competência Geral: 9. Empatia e cooperação: Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero,
orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de
qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a
qual deve se comprometer. ·
Competência Específica de História: 1. Compreender acontecimentos históricos, relações
de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das
estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em
diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo
contemporâneo. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA ·
1ª Etapa:
2ª Etapa (aulas 03 e 04)
https://www.youtube.com/watch?v=e7SNcCr5hxc
https://www.todamateria.com.br/celtas/
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· ( 4ª aula) – Inicie
essa etapa definido o que foram as
grandes navegações e qual a importância , utilize os slides 07 ao 11(slides 02 – sobre grandes
navegações) para contextualizar o assunto. · Agora utilize o poema Mar Português do poeta Fernando
Pessoa para analisar o pioneirismo dos países ibéricos. Antes socialize poema no link abaixo, lendo
com os alunos: http://arquivopessoa.net/textos/2405 · Agora vejam o vídeo do poema “Mar
Salgado” disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=ry3_5C4Ngzk ·
Após utilize os slides 10 ao 15( Grandes Navegações) para situar
correlacionando os poemas lidos com o objeto apresentado. Para melhor fixação do objeto estudado sugere-se o vídeo
disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=lS_UYBPSTds
Agora conclua falando
das crenças medievais sobre a navegação no oceano Atlântico - Utilize os
slides 16 a 19 (slides 02 – sobre grandes
navegações) . ·
Caso ainda dê tempo peça que respondam as perguntas dos slides 20 a 23. ·
(5ª e 6ª aula) – Solicite aos alunos que explique para seus
familiares o que são as especiarias e peça que perguntem se algum deles sabe
uma receita de comida ou remédio feita com as antigas especiarias atualmente.
Essa atividade será no momento da aula - Vamos observar o que foi
compreendido sobre As grandes
Navegações para tratarmos das
consequências para os ameríndios . · Nesse momento leia o texto abaixo com os alunos, e depois os oriente para a interpretação do texto seguindo o questionário que se segue. ATENÇÃO: Esta é uma forma de trabalhar a leitura como fonte para conhecer a História, ou seja, como documento. Neste sentido, é possível ainda trabalhar os conceitos de fontes primárias e secundárias. As fontes primárias são documentos – governamentais diários pessoais etc. – produzidos no período em que ocorreu determinado acontecimento, ou mesmo um depoimento, oral ou escrito, de alguém que tenha vivido o acontecimento, ou ainda uma imagem ou ilustração feita no momento; e as fontes secundárias como sendo os textos produzidos a partir do estudo das fontes primárias e de outras fontes secundárias. Seguindo esta forma de entender os documentos, o texto de Eduardo Galeano pode ser interpretado como uma fonte secundária, ou seja, um texto produzido a partir do estudo do tema. Se quiser pode situar os alunos quem é Eduardo Galeano e do que trata a sua obra “As Veias Abertas da América Latina.” A seguir, proponha a leitura do texto: “A pimenta, o gengibre, o cravo, a noz-moscada e a canela eram tão cobiçados como o sal para conservar a carne no inverno, sem que se apodrecesse ou perdesse o sabor. Os Reis Católicos de Espanha decidiram financiar a aventura do acesso direto às fontes, para se libertarem da onerosa cadeia de intermediários e revendedores que açambarcavam o comércio das especiarias e plantas tropicais, as musselinas e as armas brancas, provenientes de misteriosas regiões do oriente. O desejo de metais preciosos, meio de pagamento para o tráfico comercial, impulsionou também a travessia dos mares malditos. A Europa inteira necessitava de prata: os filões da Boemia, Saxônia e Tirol já estavam quase exaustos. A Espanha vivia o tempo da reconquista. 1492 não foi só o ano do descobrimento da América, o novo mundo nascido do equívoco de consequências grandiosas. Foi também o ano da recuperação de Granada. Fernando de Aragão e Isabel de Castela, superando com o casamento a perda de seus domínios, tomaram em começos de 1492 o último reduto dos árabes em solo espanhol. Custara quase oito séculos recobrar o que se havia perdido em sete anos, e a guerra de reconquista esgotara o tesouro real. Mas, esta era uma guerra santa, a guerra cristã contra o Islã, e não é por acaso, além disso, que neste mesmo ano de 1492 cento e cinquenta mil judeus declarados foram expulsos do país. A Espanha adquiria realidade como nação; levantando espadas cujas empunhaduras desenhavam o sinal da cruz. A rainha Isabel fez-se madrinha da Santa Inquisição. A façanha do descobrimento da América não podia explicar-se sem a tradição militar de guerra de cruzadas que imperava na Castela medieval, e a Igreja não se fez de rogada para dar caráter sagrado à conquista de terras incógnitas do outro lado do mar. O papa Alexandre VI, que era espanhol, converteu a rainha Isabel em dona e senhora do Novo Mundo. A expansão do reino de Castela ampliava o reino de Deus sobre a Terra”. Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina. p. 10 e 11.
· Agora oriente os alunos que, para responderem às questões, devem servir-se do texto e de pesquisas específicas (relacionadas ao tema) na internet: 1 – Porque as especiarias eram importantes para os europeus?
· Para fixar o que aprendemos peça aos alunos que façam as atividades no livro didático p. 146, 147, 148,174 e 175. |
OBS: |
RECURSOS: ( ) Resumo( x
) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;(
) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;(
) Informativos.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x
) Trabalho; ( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação;
https://www.youtube.com/watch?v=fewsJRD9114
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA -
2020 Unidade Temática: Os processos de
independência nas Américas. Objetos de Conhecimento: Independência dos Estados
Unidos da América; Os caminhos até a independência do Brasil. Ano/Série: 8º ano Período: 08/09 a
02/10/2020 Nº
de Aulas: 12 Tema Integrador: Habilidades: (EF08HI05) Explicar os
movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas
locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas; (EF08HI06) Aplicar os
conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de
conflitos e tensões; EF08HI11) Identificar e
explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos
nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti. ·
Competência
Específica de História: 1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e
processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais,
políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços
para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA Ø 1ª ETAPA: (aulas 1, 2 e 3) ·
(1ª AULA) - Apresente o tema
aos alunos através de slides com duas imagens e faça uma leitura coletiva (em
anexo). O
Contexto está dividido em dois slides que deverão ser apresentados aos
estudantes e tem por objetivo aproximá-los a respeito da configuração
territorial dos Estados Unidos e seus modelos de governo no presente
(República) e passado (Colônia). Ø Neste primeiro momento, apresente aos
estudantes o mapa com os resultados das eleições dos EUA (2016), em que
Donald Trump foi eleito presidente. Neste mapa pode ser chamada a atenção
para o tamanho do território, dividido em estados, dentre os quais houve uma
divisão de votos mais marcada na região da Costa Leste (onde se localizavam
as 13 colônias do Norte, Centro e Sul durante o período colonial). IMAGEM 1: Ø De qual país é este mapa? Ø Do que se trata este mapa? Ø Cerca de quantos estados podemos observar no mapa? Ø Em qual área do mapa os votos para o presidente
(Partido Republicano) e para o candidato rival (Partido
Democrata) foram mais
equilibrados? Ø Qual a forma de governo de um país onde há
eleição para presidente? Fonte da
imagem: BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37920214 Acesso
em: 10 de março de 2019. Para você saber mais: Para uma análise mais detalhada das eleições
presidenciais dos EUA (2016), veja os mapas que explicam a vitória de Trump e
o triunfo republicano. Fonte: BBC. Disponível
em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37920214 Acesso
em: 10 de março de 2019. IMAGEM 2: Ø Neste momento os estudantes terão contato com o mapa das treze
colônias, divididas entre colônias do Norte e colônias do Sul. De maneira
comparativa com o mapa apresentado no slide anterior, os alunos poderão
compreender que os Estados Unidos do período colonial e 1.
O território dos EUA dos nossos dias é o mesmo do
período colonial e de sua Independência? 2.
Quantas colônias haviam? 3.
As treze colônias que vão originar os Estados
Unidos foram colonizadas da mesma maneira? 4.
Qual a diferença entre ser República e ser
colônia? 5.
As treze colônias eram governadas por quem? Fonte da imagem: Conecte Educação. Disponível em: http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/his/imagem/MAPA_12_14_1.jpg Acesso
em: 22 de janeiro de 2019. Para saber mais: A respeito da formação das treze colônias
norte-americanas, recomendamos a obra História
dos Estados Unidos: das origens ao século XXI / –
Leandro Karnal ... [et al.]. – São Paulo : Contexto, 2007. ·
(2ª AULA) – Sugere-se nessa aula apresentar a Formação dos
Estados Unidos, utilizando a página 89 do livro didático com leitura e
interpretação da imagem - (para os alunos sem livros envie a foto da pág.). ·
Agora socialize a leitura e esplane as
informações das págs.: 90 a 93 – Destaque a questão indígena. ·
Solicite à turma que responda as atividades
das págs.: 98 e 99 do livro, disponibilizando as fotos das mesmas para os
alunos que não possuem o livro. ·
(3ª AULA) – Propõe-se
a apreciação do vídeo Independência dos
Estados Unidos disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=Q3Vy854Q1I0&feature=youtu.be ·
Após, solicite aos alunos que façam um
pequeno relatório sobre o conteúdo do vídeo, traçando um paralelo com o
conteúdo apresentados nas págs.: 94 a 97, e em seguida, socializem as ideias
apresentadas; Ø 2ª ETAPA: (aulas 4, 5 e 6) ·
(4ª e 5ª AULA): A proposta destas aulas é a continuação das
atividades do livro didático – páginas 100 a 102; Discutam sobre as respostas de todas as
atividades propostas para correção e esclarecimento de possíveis dúvidas. Ø Levantamento
de conhecimento prévio: Os alunos devem ter em mente
alguns aspectos do que vem a ser Iluminismo, mercantilismo, as relações
estabelecidas pelo pacto colonial entre colônia e metrópole (Espanha) e os
impactos da Revolução Industrial em meados do século XVIII. (faça um
breve resumo relembrando-os desses eventos) Ø Antecedentes da Independência Para que se entenda o contexto da
Independência da América Espanhola, é necessário que o professor explique aos
alunos o que estava acontecendo na Europa em finais do século XVIII e início
do século XIX, isto é, começará abordando rapidamente os ideais da Revolução
Francesa, depois o Império Napoleônico e suas principais características e, por
fim, a Independência dos Estados Unidos da América. Todos esses
acontecimentos influenciaram o início da Independência na América Hispânica. É importante lembrar ao professor que esses
assuntos deverão ser rapidamente destacados, já que todas essas temáticas
deverão ser relembradas aos alunos. O professor tem à disposição, no Portal
do Professor, aulas sobre a Independência dos Estados Unidos e a Revolução
Francesa. Confira alguns exemplos: - Independência dos
Estados Unidos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37004 - Revolução Francesa: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32067 - Sobre Napoleão
Bonaparte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte ·
Após destacar as principais características sobre esses acontecimentos
solicite aos alunos que assistam ao vídeo, disponível no link a
seguir, que destaca com clareza alguns aspectos sobre o período, registrando
no caderno os principais fatos apresentados no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8H8qdkxOpOw Ø 3ª ETAPA: (aulas 7, 8 e 9) ·
(7ª AULA) – Inicie o
momento com a leitura de imagem da página 103 do livro didático,
discutindo sobre a mesma a partir dos questionamentos apresentados; ·
(8ª AULA) – Socialize os mapas-mentais criados pelos
alunos, solicitando que cada dupla apresente e explique sua criação. ·
Após, apresente a Revolta de Tupac Amaru na
pág. 107 e solicite as
atividades das págs. 116 e 117 ·
(9ª AULA) Após socialização das respostas das atividades,
propõe-se a Leitura compartilhada: O professor
retomará com os alunos os principais grupos envolvidos na conquista de Independência
da América Espanhola, fazendo a leitura compartilhada do texto seguinte: O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um
conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse
período observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que
questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias.
O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos
que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais. Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no
conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de
origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América
desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo
colonial espanhol. Ao estarem politicamente excluídos, enxergavam no
iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali
representado pelos chapetones. Ao mesmo tempo em que existia toda essa efervescência ideológica em
torno do iluminismo e o fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos
índios, escravos e mestiços também contribuíram para o processo de
independência. As péssimas condições de trabalho e a situação de miséria já
haviam, antes do processo definitivo de independência, mobilizado setores
populares das colônias hispânicas. Dois claros exemplos dessa insatisfação
puderam ser observados durante a Rebelião Tupac Amaru (1780/Peru) e o
Movimento Comunero (1781/Nova Granada). Trecho do texto disponível
em: http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/independencia-america-espanhola.htm 1.
Primeiro momento: um
primeiro momento de revolta com as autoridades que infligiam tratamento cruel
aos trabalhadores que viviam em péssimas condições. 2.
Além disso, a Revolta de Tupac Amaru e a
revolta em Nova Granada reivindicavam melhor tratamento aos índios e
acusavam, veementemente, a conduta dos governos da localidade, protestando
também a favor da eliminação de impostos excessivos, respectivamente. Ø 4ª ETAPA: (aulas 10, 11 e 12) ·
(10ª AULA) – Solicite que um aluno leia o trecho abaixo (mas disponibilize para a
turma acompnahar); “Assim, se por um lado os movimentos de rebeldia do século XVIII não
almejavam a ruptura do sistema colonial, por outro lado representaram
mobilizações de protesto contra as autoridades da metrópole. Reivindicavam o
afastamento de funcionários odiosos e a reparação de injustiças, em
particular no setor econômico. Sua consequência principal foi manter aceso um
espírito de rebelião que se manifestou plenamente no início do século XIX.” (MOTA, Myriam Becho; BRAICK,
Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio.
São Paulo: Moderna, 2005. p. 173.) Crueldade na execução de
líderes da Revolta de Tupac Amaru II. Disponível em: http://enperublog.com/2009/07/29/the-revolt-of-tupac-amaru-ii/ Execução de líderes do
Movimento Comunero. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/movimento-comunero.htm OBS: O vídeo estará disponível no
e-mail da turma.
da época da Independência (1776) tinham o
território menor do que os Estados Unidos de hoje. Para promover esta
atividade comparativa, faça as seguintes perguntas:
RECURSOS: ( ) Resumo( x ) Data show;(
) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;(
) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas ( ); (
) Seminários; ( ) Apresentação
oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( )
cartaz;
( ) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2020 Unidade Temática: ✔ O Totalitarismos e conflitos mundiais Objetos de Conhecimento: A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos. (Visitar o contexto das guerras e do Fascismo e Nazismo). Ano/Série: 9º ano Período: 07/09 a 18/09/2020 Nº de Aulas: 12 Tema Gerador: ● (EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto); ● (EF09HI15) Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização; (EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação. ● Competência Geral: 1. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. ● Competência Específica de História: 3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito. ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA ● 1ª Etapa: ● ( 1ª aula) – Inicialmente realizar uma contextualização, para posteriormente adentrar no objeto de conhecimento proposto. ● Sendo que para esta aula trabalhar - o Fascismo e o Nazismo, levando inicialmente os estudantes a conhecerem o caminho que originou a Segunda Guerra Mundial e os acontecimentos impactantes que ocorrem no mundo. ● Para isso sugere trabalhar as páginas 110 e 113, assim como também o vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=bbi-OzMtslc e texto (anexo), para melhor compreensão do assunto. ● Após essa discussão solicitar que os estudantes façam uma atividade em que descrevam os princípios do Fascismo e do Nazismo, criando um paralelo de comparação entre os dois regimes, e após isso levantar hipóteses dos impactos/consequências desses modelos de regime político. ● ( 2ª aula) –Apresente o objeto do conhecimento Fascismo; Estado totalitário; Benito Mussolini. ● Para que o fascismo seja compreendido como um fato histórico surgido na Itália e expandido para outros locais e períodos históricos, propomos uma atividade na Sistematização que faça os estudantes pensarem sobre a volta da aceitação de discursos com ideologias fascistas, como por exemplo, a ridicularização da democracia e a busca por uma valorização das instituições do Estado. Dessa forma, tem-se a diferenciação do fascismo que ocorreu na Itália e seus desenrolares do discurso atual de intolerância e agressividade com ideais fascista, nesse caso, discurso motivado por ódio e restritor de liberdades democráticas. ● Conduza a aula por meio de problematizações e estranhamento dos documentos históricos, peça ao aluno que faça a leitura do texto (em anexo) :Documento 01: Excerto do livro “Fascismo: um alerta” ● A autora Madeleine Albright, natural da Tchecoslováquia, escreveu o livro nos seus 81 anos de idade. Com a experiência de ter sido Secretária de Estado dos Estados Unidos da América entre os anos 1997/2001, a autora caracteriza o fascismo e o nazismo como regimes totalitaristas, mostrando como esses tipos de governo tiveram aceitação, quando de sua introdução e, como isso pode ocorrer novamente na atualidade. ● Em seguida apresente o outro texto Documento 02: Discurso de Mussolini ao Parlamento italiano, em 1921 Benito Amilcre Andrea Mussolini (1883-1945), criador da ideologia e do movimento fascista na Europa do século XX, foi o líder máximo da Itália entre os anos 1922-1943, carregando o título de Dulce. ● Para melhor trabalhar com a construção do conceito histórico de fascismo com seus estudantes, sugerimos a consulta ao verbete sobre “Fascismo”, no Dicionário de Conceitos Históricos. Onde encontrar : SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Editora Contexto.p.141-145. ● Questões para contextualização: ● Quais motivos levaram a autora a usar esse título em seu livro? ● Por que a autora faz um alerta? ● Como e por que o discurso fascista foi aceito naquele momento? ● No discurso de Mussolini destaque ao menos três características condizentes com um governo autoritário e totalitário ● Como você pode definir o fascismo e seu processo de aceitação popular? ● Analisando a imagem de mussolini como você pode descrever o então chefe de Estado? Obs: Para os estudantes que não acompanham em formato remoto, mas apenas pelo livro, é sugerido para esta aula trabalhar a leitura da página 112, resolução da questão 3 da página 117, e leitura do texto e resolução de questões da página 119. ● ( 3ª aula) – Apresente o objeto do conhecimento:Hitler: Nazismo e o Holocausto ● Posteriormente peça que faça a leitura dos textos (anexo) : ● do Documento 1: Trecho do livro Minha luta Neste documento tem-se um trecho do livro escrito por Adolf Hitler (1889-1945), líder do Partido Nazista, intitulado de Minha luta. Nele, os alunos lerão alguns argumentos de Hitler que sustentavam as teorias racistas de superioridade do povo de origem ariana, para que pudesse se sobrepor aos outros povos que com eles dividiam o continente europeu. ● Documento 2: Texto e imagem Noite dos Cristais A Noite dos Cristais (9/11/1938) deu início a uma busca violenta por judeus que viviam na Alemanha. Após o assassinato de um oficial alemão por um adolescente judeu em Paris, 300 mil judeus foram presos e enviados para campos de concentração, 250 sinagogas foram queimadas e mais de 7 mil estabelecimentos comerciais foram destruídos em apenas dois dias. ● Documento 3: Diário de Anne Frank Anne Frank (1929-1945) era judia e vivia em Amsterdã com seus pais e irmãos. Escrito entre junho de 1942 e agosto de 1944, o diário de Anne traz os registros de como sua família vivia escondida no anexo secreto de um escritório durante a ocupação nazista em Amsterdã. Encontrados e presos pela Gestapo em agosto de 1944, Anne e seus familiares foram enviados para campos de concentração, ela foi para o campo de Auschwitz, no qual ficou até morrer, no fim de fevereiro, ou início de março, de 1945, provavelmente pela contaminação por tifo. ● A aula está estruturada para que os estudantes possam problematizar os documentos históricos em todas as suas etapas. ● Peça que o aluno produza um pequeno texto : ● A ideia é que os alunos, após a leitura sejam capazes de opinar e identificar os traços de violência e xenofobia ao estabelecer o ariano como ser humano superior aos demais. considerando as estruturas do nazismo e suas consequências no genocídio para os judeus. ● Questões texto 2: ● Descreva o que você vê na foto. ● Por que estavam organizados em filas? Será que estavam esperando por alguma coisa? ● Como você imagina que teria sido a Noite dos Cristais? ● Você consegue identificar o autor ? ● A quem se refere o texto/documento? ● Que tipo de mensagem ele passa? ● Questões: ● Quem você acredita que está escrevendo o diário? ● Qual tema Anne aborda no seu diário ? ● Os escritos de Anne alertam ainda toda a população para pensar sobre qual seria a finalidade de uma guerra se todos ainda tentam reconstruir coisas.O que pensa sobre ? Relate. ● Anne passa uma mensagem de preocupação com o futuro, qual? ● Anne acredita que a guerra não é atribuída somente a políticos , a quem ela também se refere a culpa da guerra? Obs: Para os estudantes que não acompanham em formato remoto, mas apenas pelo livro, é sugerido para esta aula trabalhar a leitura das páginas 114 a 116, e resolução das questões da página 118. ● 2ª Etapa ● ( 4ª aula) – Apresente o objeto de conhecimento a turma - A segunda guerra mundial. Para iniciarmos propõe leitura de imagem do capítulo 8 página: 120 ● Você conhece esses personagens? ● Quem é o herói? Quem é o vilão? ● O que está acontecendo na cena? ● Após este primeiro momento realizar leitura do texto em (anexo) sobre a Segunda Guerra Mundial, levando inicialmente os estudantes a conhecerem os desfechos da segunda guerra e seus impactos em todo mundo. ● Para isso sugere trabalhar a página 126, assim como também o vídeo disponível no link: https://youtu.be/RedndCHHtYc, para melhor compreensão do assunto. ● Após essa discussão solicitar que os estudantes façam atividade da página: 123 leitura de imagem da charge de 21 de março de 1939. ● ( 5ª aula) – Dando continuidade ao objeto de conhecimento da aula anterior, para esta aula sugere trabalhar página: 130 ● O Holocausto levando inicialmente os alunos a conhecerem o caminho que originou o Holocausto e seus acontecimentos impactantes. ● Sugere também o vídeo disponível no link: https://youtu.be/-V0POvYRPfI ● Posteriormente para fixação do conhecimento façam atividade da página: 131, questão 2. Página: 132, questões 4 e 5 e página 133. ● ( 6ª aula) - Continuando com o objeto Segunda Guerra Mundial, para esta aula sugere trabalhar os impactos gerados no contexto da Segunda Guerra Mundial, apresentando a catástrofe das Bombas sobre o Japão. Para que levem os estudantes a perceberem o quanto as disputas pelo poder afetou e ceifou vidas. ● Sugere-se leitura na página 129, e do material complementar disponível no link https://www.bbc.com/portuguese/resources/idt-a05a8804-1912-4654-ae8a-27a56f1c2b8a no qual apresenta exposição de imagens e aprofunda a discussão sobre os efeitos das bombas de Hiroshima e Nagasaki. ● Podendo posteriormente ser realizada uma audição do poema de Vinícius de Moraes, Rosa de Hiroshima, musicado por Gerson Conrad, e interpretado pelo grupo Secos e Molhados. Disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=Eql3Ip21GEA ● Solicite aos estudantes que expressem em uma produção textual, podendo ser uma poesia, cordel, poema, etc., a sua compreensão e sentimento em torno desse momento histórico e seus efeitos para a população civil. ● ( 7ª aula) - Para iniciar discorra: agora que você acompanhou a trajetória e os impactos provocados na Segunda Guerra Mundial, reflita: ● quais foram as intervenções pensadas para contribuir na reconstrução de um cenário devastado? ● Apresente então o objeto de conhecimento a turma - O surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU). ● Após este primeiro momento realizar leitura da página 137, e analisar o Capítulo I, Artigo 1, da Carta das Nações Unidas, disponível no link https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/11/A-Carta-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas.pdf nas páginas 5-6 do documento. ● Sugere após a leitura e análise da Carta das Nações Unidas, o levantamento e discussão das seguintes questões: ● Com que objetivo e finalidade surgiu a ONU? ● Como podemos relacionar o fim da Segunda Guerra Mundial com os dizeres da Carta das Nações Unidas? ● Após debate, para atividade propõe a construção de uma manchete de jornal e um parágrafo de texto informativo que demonstrem a aprendizagem adquirida, nesta aula, sobre os motivos que levaram o surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Oriente os estudantes a pensar na escolha de palavras e termos de impacto que possam provocar o leitor e instigá-los à leitura do texto que farão. ● ( 8ª aula) - Para esta aula trabalhar Os Direitos Humanos e a ONU. ● Iniciar com o levantamento das seguintes questões: Você conhece os direitos humanos? quem os defende? como os direitos humanos podem ser violados? Tendo como objetivo levar os estudantes a uma compreensão em torno da criação dos direitos humanos e sua dinâmica na sociedade. ● Em seguida, orienta-se realizar uma discussão sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, presente na página 139 uma versão resumida, mas para quem optar em trabalhar a versão completa, encontra-se disponível no link: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Sugere-se a leitura desta página e resolução da atividade. De modo que ao final os estudantes compartilhem as suas respostas, para ser possível visualizar as suas impressões sobre a importância deste documento para toda a comunidade internacional. ● Dando continuidade trabalhar com a análise da imagem (anexo) “Violações comuns aos direitos humanos” temos um momento oportuno para conversar sobre as violações destes direitos que podem acontecer ao nosso redor e que muitas vezes não são punidos. Converse sobre cada um dos 12 tópicos que aparecem na imagem, lendo-os e relacionando com os desenhos com que têm ligação. Depois, indague os estudantes se já presenciaram algum tipo de violação como esta e se sabiam que se tratava de uma violação aos direitos que todos os seres humanos possuem, de acordo com o documento internacional Declaração Universal dos Direitos Humanos. ● Sobre isso pode-se levantar o seguinte questionamento: já que todos são iguais como prevê a declaração, porque algumas pessoas tem os seus direitos violados? ● Espera-se que os estudantes apresentem suas hipóteses, mas cabe inferir a presença de agentes estruturais que também podem impactar na violação dos direitos humanos, sendo que a condição social, racial, de gênero, religiosa, política, podem vir a ser desencadeadores de tais violações. ● Por fim reforce a importância da Declaração dos Direitos Humanos para a existência nos dias atuais de direitos aos indivíduos em sociedade, pois este documento enquanto um marco internacional direcionou a elaboração de outros documentos que atestam tais direitos. ● (9ª e 10ªaula) Apresente o objeto de conhecimento a turma- A Guerra Fria ( Mundo Bipolarizado) ● Inicialmente realizar uma contextualização, para posteriormente adentrar no objeto de conhecimento proposto. ● O professor irá introduzir a aula dizendo que ao final da Segunda Guerra Mundial em 1945 inicia-se um período da História Mundial conhecido como Guerra Fria. Esta por sua vez foi uma disputa travada durante quase cinco décadas (1945 - 1991) um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre duas nações vencedoras na Segunda Guerra e que a partir de então disputam a hegemonia mundial. De um lado os Estados Unidos representando o Capitalismo e de outro a União Soviética representando o socialismo. ● Sugere-se a leitura do livro didático das páginas: 140 a 145. ● Posteriormente para fixação do conhecimento façam atividade da página: 146 ( Movimento hippie). ● (11ª e 12ª aula) Continuando com o objeto de conhecimento Guerra Fria, para esta aula como forma de revisão sugere trabalhar, vídeo: Guerra fria: O que foi? encontra-se disponível no link: https://youtu.be/cAwsLaO4HGQ, Resumo do assunto em questão. ● Posteriormente para fixação do conhecimento façam atividade das páginas: 147 e 148, questões 1 a 6. ● Se houver tempo sugere-se também trabalhar texto complementar da página: 149. OBS: RECURSOS: ( ) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos; ( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos. AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( ) cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ANEXOS Sugestão texto - Aula 1 Nazi-fascismos e o caminho da Segunda Guerra Mundial O nazismo e o fascismo surgiram a partir da criação de partidos ultranacionalistas, pregando um Estado forte, totalitário, com o principal objetivo de solucionar crises geradas diante da desorganização, destruição e incertezas surgidas no pós-Primeira Guerra Mundial. Os dois modelos se utilizaram do sentimento revanchista da Primeira Guerra Mundial para criar um clima ostensivo em seu território e se capitalizaram desse clima para conseguir chegar ao poder, governando de forma autoritária. Esses governos criaram grande tensão da Europa, o que posteriormente culminaria na Segunda Guerra Mundial. Fascismo O nome Fascismo designa uma forma de governo, um governo autoritário e extremamente nacionalista. Mais voltado para a direita, o governo fascista teve seu início na Itália e era extremamente hostil a qualquer tipo de governo de esquerda, como socialismo e comunismo. O nacionalismo exacerbado, o militarismo e o etnocentrismo eram três de suas mais marcantes características. Mussolini, italiano, era vinculado ao chamado Partido Nacional Fascista, da Itália, um dos fundadores do Fascismo. Em 1922, na marcha sobre Roma, Mussolini, que não sofreu resistência, foi nomeado primeiro ministro italiano. Dois anos depois, em 1924, se utilizou de manobras políticas para tornar-se único poder na Itália, instaurando uma espécie de ditadura consentida. O duce tinha uma política teoricamente socialista, mas na prática não era bem assim: ele conseguiu um considerável apoio popular e perseguiu fervorosamente o socialismo no país. Nacionalismo, Totalitarismo, Unipartidarismo, Anticomunismo, Antiliberalismo e Corporativismo são algumas das características desse governo. Nazismo O Nazismo é considerado uma vertente do fascismo. Hitler: nascido na Áustria, ele participou da Primeira Guerra Mundial e foi reconhecido militarmente por sua bravura. Após o fim da guerra se filiou ao Partido dos Trabalhadores Alemães, que viria a se tornar o Partido Nacional Socialista Alemão (ou Partido Nazista, como ficou conhecido). Em 1921 tornou-se líder do partido e posteriormente foi nomeado chanceler, se utilizando do partido para eliminar toda e qualquer oposição a ele. Em 1934, considerado como Führer do Terceiro Reich, estava no controle de toda a Alemanha nazista, mantendo a posição de líder do Partido Nacional Socialista, um partido populista, porém muito racista – ele pregava o arianismo, que dizia que os arianos eram superiores aos outros povos. Nacionalismo, Totalitarismo, Antiliberalismo, Anticomunismo, Militarismo, Racismo, Unipartidarismo e Arianismo eram as principais características do nazismo. Caminhando para a Segunda Guerra Mundial A Primeira Guerra Mundial deixou ainda muitos assuntos mal resolvidos na Europa. O Revanchismo da Alemanha, humilhada pelo Tratado de Versalhes e a falta de representatividade da Itália foram alguns desses assuntos. Esse revanchismo deu margem para que governos totalitários que pregassem a superioridade desses povos fossem aceitos em seus respectivos territórios. Além disso, a crise de 1929, que foi uma crise essencialmente capitalista, desestabilizou a Europa e abalou a confiança no modelo liberal. Paralelo a isso, o socialismo russo se fortalecia e ganhava maior visibilidade. Percebendo essa fragilidade na Europa os governos totalitários perceberam que esse era o momento de tornar suas propostas viáveis, e foi. Foi retomada então a proposta expansionista, que, conforme ultrapassou os limites estabelecidos, como a própria anexação nazista à Áustria e o descumprimento do tratado com Stalin de não mais se expandir, Hitler inicia um dos conflitos mais violentos da história da humanidade. Disponível em: https://descomplica.com.br/artigo/nazi-fascismos-e-o-caminho-da-segunda-guerra-mundial/4yf/ Acesso em: 28 ago 2020. História da Segunda Guerra Mundial A 2ª Guerra Mundial foi um dos eventos históricos mais importantes do século XX. Um conflito de tamanha magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início desse guerra, que começou na Europa e, rapidamente, alastrou-se pela África e Ásia. As principais causas da Segunda Guerra Mundial foram: - Um dos principais motivos foi o surgimento de governos totalitários na Europa, na década de 1930, com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha, surgiu o Nazismo, liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes e, inclusive, reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial. Na Itália, estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites. - Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início daquela década, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas desses países foi a industrialização, principalmente relacionada com a criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques, entre outros). - Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Esses três países, compartilhando de tais objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo: um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo. Esse grupo ficou conhecido como "Eixo Roma-Berlim-Tóquio". O início do conflito O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados pela Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (liderados pela Alemanha, Itália e Japão). Fatos históricos mais importantes da guerra: - O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, liderado pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria (extremo leste da China), enquanto a Itália conquistou a Albânia e territórios da Líbia. - Em 1941, o Japão atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após esse ocorrido, considerado uma traição pelos norte-americanos, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas. - De 1941 a 1945, ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Nesse período, houve uma regressão das forças do Eixo e, com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalha. - O Brasil participou diretamente do conflito, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados. Fim da guerra Esse importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945, com a rendição da Alemanha e da Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki ─ uma ação desnecessária, que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nessas cidades. O objetivo dos EUA era mostrar ao mundo seu forte poderio militar e o domínio sobre armas atômicas. Desta forma, pretendia sair da Segunda Guerra Mundial como a grande força militar do Ocidente, fazendo oposição aos soviéticos, na sequente Guerra Fria. Principais consequências: - Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente durante todo o conflito e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente 6 milhões de judeus - Ao final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal era a manutenção da paz entre as nações. Iniciou-se também um período conhecido como Guerra Fria, que estabeleceu uma divisão geopolítica, colocando em lados opostos os Estados Unidos e a União Soviética. Uma disputa entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, na qual ambos os países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados. https://www.suapesquisa.com/segundaguerra/ Documento 01: Excerto do livro “Fascismo: um alerta” ”ALBRIGHT, Madeleine. Fascismo: um alerta. São Paulo: Planeta, 2018. p. 27-28 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAzSNMWW6nhTQw6ZrDUUACxWZaW8NYb4rKQSvAa GGT85UkxpQEsMer96dn33/his9-13und01-fascismo-um-alerta.pdf Discurso de Mussolini ao Parlamento, em 1921 “ Digo-vos imediatamente, e com este supremo desprezo que tenho pelas etiquetas, que meu discurso vai sustentar teses reacionárias.Não sei se o meu discurso será parlamentar na sua forma,mas, pela sua substância, será incontestavelmente antidemocrático e anti-socialista...” p.284-285.“Anti-individualista: a concepção fascista é feita para o Estado; é-o também para o indivíduo enquanto faz corpo com o Estado, e nada de humano nem espiritual... existe fora do Estado. Neste sentido, o fascismo é totalitário, e o Estado fascista, síntese e unidade de todo o valor, interpreta e dá poder à vida inteira do povo. Nem Agrupamentos - partidos políticos, associações, sindicatos - nem indivíduos fora do Estado.” p.286.FREITAS, Gustavo de. 900 textos documentos História. Vol III -377 textos e documentos - Séculos XVIII, XIX e XX. A Europa e sua expansão mundial nos séculos XVIII, XIX e XX, Lisboa: Plátano Editora,Ano: N/C. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q6b3YZcWSwsApGv9wjnpRxYQ2suBE3uw WE9USR3dPjgAxjfFq8YPrPaD7hmg/his9-13und01-discurso-de-mussolini-ao-parlamento-em -1921.pdf GRUPO 01,02 E 03 As ideias de Hitler: O' Racismo- Excerto Pertencente ao livro“Mein Kampf - A Minha Luta”, de autoria de Adolf Hitler, em 1925.“A Concepção Racista… em princípio, vê no Estado somente um fim que é o da manutenção da existência das raças humanas. Ela não crê de maneira nenhuma na sua igualdade,mas , ao contrário,reconhece tanto a sua diversidade como o seu valor mais ou meno se levado. Este conhecimento confere-lhe a obrigação,segundo a vontade eterna que governa este mundo, de favorecer a vitória do melhor e do mais forte, de exigir a subordinação dos maus e dos fracos … A cultura e a civilização humanas estão neste continente indissoluvelmente ligadas à existência do Ariano… Sem a possibilidade de utilizar homens de nível inferior, o Ariano nunca poderia ter dado os primeiros passos para a cultura que ulteriormente criou ; da mesma maneira que, sem a ajuda de certos animais que tinham as qualidades necessárias e que eles soube domesticar,nunca teria chegado a uma técnica que lhe permite agora passar pouco a pouco sem esses animais...” p. 287-288. Extraído de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Vol III - 377 textos e documentos - Séculos XVIII, XIX e XX. A Europa e sua expansão mundial nos séculos XVIII, XIX e XX, Lisboa:Plátano Editora, Ano: N/C. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J34rGcwdEX3FeYpvME2GEd9wZedYsXhf fEteMgSxz3vN8AhDCmAQxQCfUHy7/his9-13und02-trecho-livro-hitler.pdf A imagem e o texto sobre a Noite dos Cristais estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bjPMaQEJsUNsRtv89vKy2RJsNKktK2Ms V6JyrwStVdQqU49aXsCfYr6Tdf3f/his9-13und02-a-noite-dos-cristais-09-11-1938.pdf A NOITE DOS CRISTAIS (09/11/1938) Chamada dos prisioneiros recém chegados, a maioria judeus presos durante a"Noite dos Cristais" (Kristallnacht), no campo de concentração de Buchenvald. Na noite de 9 de novembro de 1938 teve início a onda de violência contra os judeus em todo o Reich. Embora os ataques parecerem espontâneos, como se fossem uma revolta natural da população alemã contra o assassinato de um oficial daquele país por um adolescente judeu Paris,na verdade, o ministro alemão da propaganda, Joseph Goebbels,e outros líderes nazistas haviam organizado pogroms [OBS:chacinados judeus ] cuidadosamente, muito antes deles acontecerem. Num período de apenas dois dias, mais de 250 sinagogas foram queimadas,cerca de 7.000 estabelecimentos comerciais judaicos destruídos, dezenas de judeus foram mortos, e cemitérios,hospitais, escolas casas judias saqueados, tudo ante a total indiferença da polícia e dos bombeiros [ e população] . Os pogroms ficaram conhecidos como Kristallnacht ou"Noite dos Cristais " [OBS: também “Noite dos Vidros Quebrados ”] , devido aos vidros estilhaçados nas vitrines das lojas, sinagogas e moradias de judeus. Na manhã seguinte, 30.000 judeus alemães do sexo masculino foram presos pelo “crime” de serem judeus,e enviados a campos de concentração onde centenas acabaram morrendo. Algumas mulheres judias também foram detidas e enviadas para prisões locais. Estabelecimentos comerciais de propriedade de judeus não puderam ser reabertos,exceto os que passaram a ser gerenciados por não-judeus.Toques de recolher foram impostos, limitando as horas do dia em que os judeus podiam sair de suas casas. Após a “Noite dos Cristais” , a vida de adolescentes e crianças judias na Alemanha na Áustria Se Tornou ainda mais difícil:além de ser embarrados em museus, parques e piscinas,também foram expulsos das escolas públicas.Os Jovens,assim como seus pais, passaram a viver totalmente segregados naqueles países. Desesperados,muitos judeus cometeram suicídio.As famílias judias desesperadamente passaram a tentar sair da Alemanha e da Áustria. Foto e texto extraído de : https : // encyclopedia . ushmm. org/ content/pt-br/article/the-night-of-broken-glass Acesso em: 1/11/201 GRUPO 04,05 E 06 FRANKE, Anne. O diário de Anne Frank. Rio de Janeiro: Record, 1996. SEXTA FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 1942. “Querida Kitty , Hoje só tenho notícias tristes e deprimentes a contar. Nossos muitos amigos e conhecidos judeus estão sendo levados aos montes. A Gestapo está tratando todos eles muito mal, e transportando-os em vagões de gado para Westerbork, o grande campo de Drenthe para onde estão mandando todos os judeus. Miep contou sobre alguém que conseguiu escapar de lá. Deve ser terrível em Westerbork. As pessoas não tem praticamente nada para comer, muito menos para beber , já que só existe água uma hora por dia, e há somente um toalete uma pia para vários milhares de pessoas. Homens e mulheres dormem no mesmo cômodo, e as mulheres e crianças costumam ter as cabeças raspadas.Fugir é quase impossível; muitas pessoas têm aparência de judias, e são marcadas pelas cabeças raspadas.”(FRANKE, 1996. p.58-59)_________________________________________________________________________ QUARTA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 1944 “(...)Qual é o sentido da guerra? Por que, por que as pessoas não podem viver juntas em paz? Por que toda essa destruição? (...) Por que a Inglaterra fabrica aviões e bombas maiores e melhores e ao mesmo tempo constrói casas novas? Por que se gastam milhões com a guerra a cada dia,enquanto não existe centavo para a ciência médica, para o artista para os pobres? (...) Não acredito que a guerra seja apenas obra de políticos e capitalistas. Ah, não ,o homem comum é igualmente culpado; caso contrário, os povos e as nações teriam se rebelado há muito tempo! Há uma necessidade destrutiva nas pessoas, a necessidade demonstrar fúria,de assassinar e matar. E até que toda a humanidade, sem exceção, passe por uma metamorfose, as guerras continuarão a ser declaradas,e tudo foi cuidadosamente construído, cultivado e criado será cortado e destruído, só para começar outra vez!” (FRANKE, 1996, p. 260) Aula 8
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