SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021 |
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Unidade Temática: HISTÓRIA:
TEMPO, ESPAÇO E FORMAS DE REGISTROS. |
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Objetos de Conhecimento: Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico. / A História oral como fonte histórica dos saberes indígenas e afrobrasileiros. |
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Ano/Série: 6º
ano Período: 17 a 28/05 /2021 Nº de Aulas: 04 |
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Tema Interdisciplinar:
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo; Amor a vida, por todas as formas de vida e
para a vida. |
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Habilidades: (EF06HI02)
Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado
das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e
épocas distintas. (EF06HI02IT) Identificar e reconhecer a história oral como fonte historiográfica dos povos indígenas e afro-brasileiros. |
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· Competência Geral: ·
Competência Específica de História: 3- Elaborar
questionamentos, hipóteses, argumentos e preposições em relação a documentos,
interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes
linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos, a cooperação e o respeito. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
· ( 1ª e 2ª aulas) – Nesta aula falaremos sobre qual é o papel do profissional: Historiador e da sua importância para a sociedade. Apresentar aos alunos a ideia de que o ofício do historiador é semelhante ao do detetive. Mostre a imagem da página 23 do livro e converse com eles para melhor compreensão. ·
https://www.youtube.com/watch?v=ELjkZd5W0uU&t=192s · Inicie essa aula relembrando sobre o ofício do historiador e as fontes históricas. Peça para que façam a atividade a seguir: Fontes
Históricas Toda profissão precisa de ferramentas para a realização de seu oficio (trabalho), por exemplo, o pedreiro utiliza tijolos, cimento, massa entre outros materiais para desempenhar sua função e com o historiador não é diferente. Os historiadores usam as Fontes Históricas que são vestígios (materiais) deixados pelos Ser Humano ao longo do tempo. Esses materiais são fontes históricas. Tipos de fontes históricas As fontes históricas podem ser desde artefatos arqueológicos a dispositivos eletrônicos. É importante que se compreenda que todos os tipos de fontes históricas são importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Contudo, existe uma diferença de complexidade entre elas. Fontes
históricas escritas: As fontes históricas escritas consistem em
documentos que possuem frases e textos. Alguns
exemplos de fontes escritas são: cartas, discursos, leis, livros, letras de
músicas, poemas, jornais, revistas, folhetos, etc. Fontes
históricas materiais: As fontes históricas materiais são os vestígios do
passado deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois tudo
que foi produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa. Podemos exemplificar algumas fontes
materiais, como: esculturas, pinturas rupestres, Fontes históricas orais. As fontes
históricas orais são fontes que envolvem a fala. Em sociedades que a
escrita não é dominada por todos os seus membros (como algumas comunidades
indígenas, por exemplo), sua história é narrada e transmitida pela fala dos
mais velhos. Assim, a memória do narrador se torna uma importante ferramenta
para se construir a história que passa de geração para geração. Alguns exemplos de fontes orais são:
lendas, mitos, relatos, documentários, entrevistas, etc. Fonte visuais ou iconográficas. São imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade e outros, sempre importantes como fontes históricas informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidos. 2. De acordo com as informações presentes no texto, Fontes Históricas,
responde o que se pede: a. Assinale exemplos de fontes históricas escritas: ( ) Lendas; (
) Cartas; ( ) Pinturas; (
) Poemas; ( )Entrevistas; (
) Imagens. 3.Escreva 1 (um) exemplo de fonte histórica visual que existe em sua
casa. _____________________________________________________________________________ 4. Vamos analisar Fontes Históricas. Observe a figura e responda as questões. Figura1: Ferro de Passar a. Você conhece esse objeto? _____________________________________________________________________________ b. Do que ele é feito? _____________________________________________________________________________ c. Para que serve? _____________________________________________________________________________ d. Como são os ferros de passar roupa atualmente? ____________________________________________________________________________ e. Será que esse ferro à brasa ainda é utilizado? Sim ou não? E por quê? ____________________________________________________________________________ f. Esse objeto é uma fonte histórica? Por quê? ____________________________________________________________________________
· Nessa aula retornaremos ao estudo das fontes históricas, através da atividade no google forms, faz-se necessário apresentar a atividade no meet e explicar como fazê-la. Link da atividade: https://forms.gle/sa1bCnNLuCG3tFbP7 · O link será disponibilizado pelo email para que cada professor possa editar e modificar. Caso tenha dificuldade a mesma atividade será disponibilizada em slid (anexo) · Após converse com os alunos sobre a importância da fonte oral para os povos indígenas e negros na re(construção) de sua identidade, como seres históricos e protagonistas de sua própria história. Fale ainda que : A tradição oral tem a função de preservar histórias, de garantir às novas gerações indígenas ou afro-brasileiras o conhecimento de seus antepassados. Para muitos grupos a oralidade é a única forma de resgatar e preservar sua ancestralidade. ... A cada ano a preservação pelas novas gerações tem se tornado um desafio maior. · Utilize o portfólio: ‘saberes de um povo’, que conta um pouco das vivências e saberes da Aldeia Indígena Pataxó Nova Esperança, situada no município de Porto Seguro/Bahia. (4ª aula) – Nessa aula faremos uma viagem no tempo usando o
slide em anexo: “o tempo histórico” para explanação, socialização e
atividades através de quiz, elaborado pela professora mestra Iola Márcia
Quinto . ·
Utilize o livro para leitura e feitura das atividades nas págs.: 28 e
29 e faça atividade das páginas 30 e 31. Ø Aos alunos que não possuem livros
serão disponibilizadas atividades encaminhadas ao email do grupo. |
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RECURSOS
UTILIZADOS:
( x ) Livro didático para ajudar nas resoluções
das atividades. ;( ) Informativos ( x )portfólio; ( x) imagens; ( x) google meet; ( X) google forms
AVALIAÇÃO:
(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas ( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do aluno;(
) cartaz;
( x ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021 |
Unidade Temática:O MUNDO MODERNO E A CONEXÃO ENTRE SOCIEDADES AFRICANAS, AMERICANAS E EUROPÉIAS. |
Objetos de Conhecimento:A construção da
modernidade no contexto baiano como ênfase aos povos indígenas e africanos.
As resistências perante as práticas religiosas e sociais desses
povos.Impactos da modernidade na vida dos povos indígenas e do povo negro
dentro do território baiano. |
Ano/Série: 7ºano
Período:17/05 a28/05 Nº de Aulas: 04 |
Tema
Interdisciplinar: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo; Amor a vida, por todas as formas de vida e
para a vida. |
Habilidades: ·
(EF07HI01)
Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e
exclusão, com base em uma concepção europeia.
·
(EF07HI01IT)
Perceber o olhar dos indígenas (Pataxós e Tupinambás do Extremo Sul baiano) e
afrobrasileiros no contexto de modernidade.
·
(EF07HI02IT)
Identificar e valorizar elementos presentes na sociedade itamarajuense que
interagem com a diáspora africana e povos indígenas. |
• Competência Geral: • Competência Específica de História: |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA • 1ª Etapa: ( 1ª e 2ª aula) ·
(aula 01) – A proposta para essa aula é abordar a
questão da civilidade. O que é ser civilizado? Para isso apresente as três
imagens distintas (duas que representam povos indígenas do Brasil e uma da
Times Square, em Nova York) abaixo:
· Após analise das imagens inicie a discussão apresentando as seguintes perguntas, solicitando que reflitam e respondam: 1 - Na imagem vemos imagens de sociedades diferentes. Conseguimos observar quais são? 2 - São sociedades “civilizadas”? 3 - O que é “civilizado”? O “civilizado” é civilizado para quem? 4- O que chama a atenção? 5 - Qual o motivo de viverem como vivem?
· Aqui os alunos irão trazer suas noções de civilização e sociedade. Neste momento é interessante perceber as falas dos alunos e problematizar os conceitos. É esperado que os alunos digam que a imagem da Times Square seja civilizada. Neste momento, instigue-os a compreender o que é o conceito de civilização, que sempre será uma sociedade julgando a outra sendo, deste modo, uma visão enviesada. Apresente o conceito de “civilização” aos alunos e discuta com eles. Os alunos podem atrelar o conceito de civilizado àquilo que é tido como progresso e tecnológico. · Proponha que a turma descreva em um pequeno texto, sua ideia de civilizado.
· ( aula 02)- Inicie essa aula com a leitura de alguns textos da aula passada e após, proponha a leitura do texto a seguir:
O indígena no Brasil - Uma luta histórica para existir O Brasil surge na História como a “descoberta”, pelos portugueses. Mas diversos povos nativos habitavam todas as extensões do continente americano desde tempos imemoriais. Estima-se que, à época do descobrimento, até cinco milhões de índios viviam no país. A chegada dos portugueses foi uma verdadeira catástrofe para os nativos e resultou no extermínio de muitos povos indígenas no Brasil em decorrência de conflitos armados, doenças trazidas pelos europeus e pelo processo de escravização. A população indígena hoje. Quem são os índios do Brasil hoje? Apesar do passado dramático, a população indígena está voltando a crescer. Esse aumento populacional se deve à taxa demográfica, mas principalmente ao número de pessoas que se reconhecem com a identidade indígena. Em 1992, o censo incluiu pela primeira vez a categoria “indígena” como raça e os dados revelaram o percentual de 0,2% no total da população brasileira, com 294 mil pessoas declaradas. Segundo os dados mais recentes do IBGE (2010), o Brasil tem 890 mil índios, pertencentes a 305 etnias - uma população com culturas, crenças e hábitos diferentes entre si. Mas qual é a realidade indígena brasileira? É comum a imagem de que o índio é o indivíduo que mora na floresta e que vive apenas da caça e pesca. Os índios vivem dentro e fora de Terras Indígenas, em diversos biomas. Da população atual, 57% vivem em Terras Indígenas oficialmente reconhecidas. Mas também existem famílias que moram na zona rural e em cidades. Em alguns municípios do Amazonas, por exemplo, é comum bairros de comunidades indígenas, a maioria vivendo em situação de pobreza. A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) estima ainda que cerca de 40 povos se encontram isolados, sem ter tido contato com o branco. A vida nas aldeias ultrapassa a questão da sobrevivência alimentar. A cultura indígena está presente na língua materna, nos costumes, cantos, danças, pinturas corporais, ritos, narrativas, saberes e tecnologias. Ela é uma das raízes ou matrizes da cultura brasileira atual. Seus traços são encontrados em diferentes momentos cotidianos dos brasileiros: em nossa alimentação (em comidas como mandioca, pipoca e tapioca), em objetos, como a rede de descansar, no conhecimento das ervas medicinais, na nomenclatura de animais, no folclore, religiões, em manifestações culturais tradicionais e na relação com a natureza.
· Agora vamos relembrar como ocorreu a chegada dos portugueses no Brasil. Assistiremos o vídeo disponível no WhatsApp. Após a exibição do vídeo,organizar uma roda de conversa sobre o que eles entenderam do vídeo. Para melhor compreensão fazer a leitura das págs.: 154 a 156 e atividade dialogando da pág.154 · Solicite a turma que construa, da forma que escolherem, um cartaz ou mural com a tragetória indígena brasileira, desde a ocupação do território brasileiro até os dias atuais. Suas transformações, mudanças e permanências. Esse trabalho será apresentado posteriormente.
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• 2ª Etapa: ( 3ª e 4ª aula):
·
( 3ªaula )
- Nessa aula o ponto de partida será certificar
da compreensão dos alunos sobre os
africanos no Brasil. Para isso apresente as questões abaixo: 1.
Quem são os
africanos? 2.
Vocês sabem
quando eles vieram para o Brasil? 3.
Vocês sabem
o que quer dizer afro-brasileiro? 4.
Vocês conhecem
alguma tradição, objeto, música ou brincadeira africana? 5.
Vocês sabem
quais os motivos da resistência as religiões de origem africana?
·
Através
dessas questões, os alunos devem compreender de onde vêm os africanos, a
formação de uma cultura afro-brasileira, ou seja, aspectos culturais
brasileiros com grande influência africana. Para aprofundar os conhecimentos,
proponha a leitura das págs. 165 a 167, que retrata a chegada dos africanos no
Brasil. ·
( 3ªaula )
– Nessa aula veremos a relação da herança cultural africana no Brasil principalmente
na Bahia através da leitura do texto abaixo:
A Cultura Africana A cultura africana chegou ao Brasil com os povos
escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o
tráfico negreiro transatlântico. A diversidade cultural da África refletiu-se
na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam
idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos trazidos ao
Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem
às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e
alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi
geralmente suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o
português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao
catolicismo. Os africanos contribuíram para a cultura
brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária
e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos
estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de
Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é
particularmente destacada em virtude da migração dos escravos. Os bantos, nagôs e jejes no Brasil colonial
criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás
praticada atualmente em todo o território. Largamente distribuída também é a
umbanda, uma religião sincrética que mistura elementos africanos com o
catolicismo e o espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com
os orixás. A influência da cultura africana é também
evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido
o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este
azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o
caruru e o acarajé. Na música a cultura africana contribuiu com os
ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros
musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando
origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais
atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau,
o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento
utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de
dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial. https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/index.php
·
Para auxiliar no processo da aprendizagem
utilize o slide sobre a cultura africana (disponível no e-mail do grupo)
ü Obs: O professor oralmente poderá explicar a
influência dos indígenas e africanos na formação da sociedade Itamarajuense.
Solicite à turma que falem o que percebem da cultura desses povos na
sociedade itamarajuense. ü Divida a turma em dois grupos e solicite que: ·
O grupo 01
faça um mural das heranças indígenas na sociedade itamarajuense; ·
O grupo 02
faça um mural das heranças afro-brasileiras na sociedade itamarajuense. v Os trabalhos
serão produzidos individualmente, mesmo que separados em grupo. ü
Para finalizar leitura e interpretação do
texto: Brasil Terra de Muitos Povos. Págs. 229 e 230.
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RECURSOS: ( )
Resumo( x) Data show;( ) Jornal;( ) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( )
Informativos.
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( x ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas ( ); ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( )
cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA - 2021 |
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Unidade Temática:
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Objetos de Conhecimento: As
revoluções inglesas e os princípios do liberalismo |
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Ano/Série: 8º
ano Período: 17 /05/2021 a 28/05/2021 Nº de Aulas: 06 |
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Habilidades: (EF08HI02)
- Identificar
as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar
os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
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·
Competência ·
Compreender
acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de
transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e
culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar,
posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
GIMELFARB,
Mike. O palácio de Westminster, em Londres, a sede do Parlamento do Reino
Unido. 2008. Wikimedia Commons. Disponível em: . Acesso em: 18 de jan. 2019. ·
Após
deixar que os alunos compartilhem suas primeiras impressões sobre a imagem,
peça ao estudante que leia o verbete explicativo presente na imagem. ·
Verbete: O Palácio de Westminster está localizado em
Londres, Reino Unido, às margens do rio Tâmisa. O prédio foi construído
durante a Idade Média e foi a residência de reis antes de se tornar a sede
oficial do Parlamento – isto é, do poder responsável por elaborar as leis da
Inglaterra. Atualmente, reúnem-se nele a Câmara dos Comuns e a Câmara dos
Lordes britânicos. À direita da imagem, está um dos maiores pontos turísticos
da Inglaterra: o Big Ben, uma torre do relógio, com um sino, que foi
instalada no século XIX.
·
Agora
a intenção deste momento é estimular uma reflexão sobre a representação da
rainha britânica e a organização política da Inglaterra no tempo presente. ·
Mostre aos alunos a fotografia da rainha da
Elizabeth II feita em 2006. Ela está disponível no link abaixo:
https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/revolucao-inglesa.htm
·
(3ª aula) - Nesse momento apresente aos estudantes as imagens
abaixo: Cromwell
cortando o carvalho real (1649), autor desconhecido Cromwell cutting down the
Royal Oak (1649). Wikimedia Commons.
William of Orange e Mary, sua esposa inglesa
, são apresentados com a coroa, por J. Parker e J. Northcote (1790) William
of Orange, and Mary, his English wife are presented with the crown (1790). J. Parker e J. Northcote. Wellcome Collection. Disponível em: Acesso
em: 15 de jan. de 2019.
2ª Etapa: (4ª e 5ª e 6ª aula): ·
(aula 4 e 5)- Solicite a turma
que leia o texto - A revolução Inglesa (Anexo) e após leitura responda
as questões: 1. O que significa um “rei ungido”? 2. Qual a relação da monarquia inglesa com a Igreja
Anglicana e o que significa “aboli-la”? Este ato está presente em alguma das
imagens analisadas? 3. Quais ideias foram vitoriosas com a Revolução? 4. O que significa transferir poderes ao Parlamento?
E governar com o consentimento de amplos setores da sociedade?
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OBS: Uma sugestão de filme seria a comédia A
louca louca história de Robin Hood – Caso seja encontrado completo. Ele
aborda com muito humor a trajetória do absolutismo na Inglaterra do século
XVI. |
RECURSOS:
( x ) Resumo ( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( x ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( X ) livro didático para ajudar nas resoluções das
atividades. ; ( x )
Informativos.
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; (
) cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios;
( ) avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;
Anexo:
A revolução inglesa, por Lawrence Stone
“O que caracteriza a Revolução Inglesa é o conteúdo intelectual dos
diversos programas e atuações da oposição depois de 1640. Pela primeira vez na
história, um rei ungido foi julgado por faltar à palavra dada a seus súditos e
decapitado em público, sendo seu cargo abolido. Aboliu-se a Igreja
estabelecida, suas propriedades foram confiscadas e se proclamou – e inclusive
se exigiu – uma tolerância religiosa bastante ampla para todas as formas de
protestantismo. Por um breve espaço de tempo, e provavelmente pela primeira
vez, apareceu no cenário da história um grupo de homens que falavam de
liberdade, não de liberdades; de igualdade, não de privilégios; de
fraternidade, não de submissão. Estas ideias haveriam de viver e reviver em
outras sociedades e em outras épocas. Em 1647, o puritano John Davenport
predisse com misteriosa exatidão que ‘a luz que acabava de ser descoberta na
Inglaterra… jamais se extinguirá por completo, apesar de eu suspeitar que
durante algum tempo prevalecerão ideias contrárias’. Ainda que a Revolução
fracasse aparentemente, sobreviveram ideias de tolerância religiosa, limitações
do poder executivo central a respeito da liberdade pessoal das classes
proprietárias e uma política baseada no consentimento de um setor muito amplo
da sociedade. Essas ideias reaparecerão nos escritos de John Locke e se
consolidarão no sistema político dos reinados de Guilherme III e Ana, com
organizações partidárias bem desenvolvidas, com a transferência de amplos poderes
ao Parlamento, com um Bill of Rights [Declaração de direitos de 1689] e um
Toleration Act [Ato de tolerância de 1689], e com a existência de um eleitorado
[...] numeroso, ativo e articulado. É precisamente por essas razões que a crise
inglesa do século XVII pode aspirar a ser a primeira 'Grande Revolução' na
história mundial, e portanto, um acontecimento de importância fundamental na
evolução da civilização ocidental.”
STONE, Lawrence. A revolução inglesa. In: MARQUES, Adhemar et ali.
(org.) História contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2016, p.
13-14.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – HISTÓRIA – 2021 |
Unidade Temática: O Nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a
metade do século XX. |
Objetos de Conhecimento: A Proclamação da República e seus primeiros desdobramentos. |
Ano/Série: 9º
ano Período: 17/05 à 28/05/2021
Nº de Aulas: 09 |
Tema Interdisciplinar: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo; Amor
a vida, por todas as formas de vida e para a vida. |
Habilidades: (EF09HI01BA) - Analisar e relacionar os
impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no
contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira. (EF09HI02) - Caracterizar e compreender os
ciclos da história republicana, Identificando particularidades da história
local e territorial até 1954. |
·
Competência Específica de História: 3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e
preposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA ·
1ª Etapa: (aulas 1,2 e 3)
https://www.youtube.com/watch?v=Qy7HekxSRMg
LINHA DO TEMPO DA
HISTÓRIA/ PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.
Ø As atividades serão sempre resolvidas após as aulas (ou nas plataformas
escolhidas pela escola) devido ao tempo de aula online.
Após explicar como será
a atividade disponibilize os links abaixo para que a turma tenha acesso ao
tema que será trabalhado na aula seguinte – O objetivo é que os alunos tenham
conhecimento de antemão ao objeto que será usado otimizando assim o tempo e o
fazendo pesquisador do saber.
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/coronelismo.htm https://www.todamateria.com.br/politica-do-cafe-com-leite/ https://www.todamateria.com.br/guerra-de-canudos/
Ø As atividades serão sempre resolvidas após as aulas (ou nas plataformas
escolhidas pela escola) devido ao tempo de aula online. ·
Etapa: (aulas 4,5 e 6)
·
(aula 04 e 05 ) – Inicie a aula socializando alguns
textos usando o momento para eventuais esclarecimentos de duvidas e após
utilize o link abaixo para iniciar o próximo tema: https://pt.slideshare.net/msmanaus/revoltas-sociais-na-repblica-velha-35975850 ·
Agora apresente as imagens abaixo:
·
Solicite a turma que responda os questionamentos abaixo:
·
Espera-se que os alunos respondam que o cordel retrata a Guerra de
Canudos (perceptível no título), que o santo, o mito, o guerrilheiro
retratado no texto é Antônio Vicente ou Antônio Conselheiro e que o autor
estava do lado da população de Canudos porque deu destaque aos “milhares
assassinados, vencidos caluniados” e falou bem de Antônio Conselheiro,
que pertencia à comunidade sendo que “foi de Quixeramobim, acender o
estopim na bomba do formigueiro”. Explique aos alunos que o cordel é um
gênero literário popular rimado tradicional do Nordeste, escrito pelo povo,
para o povo e com o ponto de vista do povo. Explique que Antônio Conselheiro
foi o religioso que liderou a comunidade de Canudos em sua revolta. Por a
população acreditar na santidade de Conselheiro, ele é chamado de líder
messiânico, e o movimento comandado por ele de messianismo. Esclareça que o
termo messias está relacionado a uma figura redentora prometida por Deus para
redimir os pecados da sociedade. Apresente então a imagem de Antônio
Conselheiro e peça que os alunos a descrevam. Chame a atenção dos estudantes
para as roupas utilizadas por Antônio Conselheiro, o cajado que tem na mão e
sua postura na imagem – Relacione a Guerra de Canudos ao autoritarismo das
políticas oligárquicas do sertão nordestino. ·
Disponibilize o link abaixo para auxiliar na compreensão do tema –
Sugere-se a leitura compartilhada. Aproveite a leitura para esclarecer
eventuais duvidas. As questões serão respondidas após leitura e em conjunto. ·
Para a próxima aula disponibilize o artigo abaixo sobre o Cangaço
brasileiro e solicite que a turma forme 03 grupos (através do whatsApp) e
divida o tema entre os grupos para apresentação posterior. ·
Disponibilize o filme Guerra de Canudos e após apreciação do filme os
grupos farão uma resenha sobre a história – Apresentar em forma de vídeo ou
slides. https://www.youtube.com/watch?v=34iCBr9r1CY (link do filme) –
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/o-cangaco-no-brasil.htm
(aula 06) – Para essa aula é sugerido o slide que aborda os temas
trabalhados para concluir o objeto de conhecimento (disponibilizado no email
do grupo) – Propõe-se que também nessa aula, se faça um paralelo com nossa
própria história (história local) Caracterizando os ciclos da história
republicana, Identificando particularidades da história local e territorial
até 1954 – (material disponibilizado no e-mail do grupo). Referencia do
material usado abaixo:
’A bibliografia para
citação SANTANA, Iolamarcia
Quinto de Souza. Da Vila do Escondido a Itamaraju: Uma análise de alguns
fatores que contribuíram para seu desenvolvimento e emancipação . Ilhéus , 12 de janeiro de 2002-uesc’
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RECURSOS: (
) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;( ) Computador;( ) Jogos; (
) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;(
) Informativos. AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( x ) Trabalho; (
)Resolução de Exercícios/Livro páginas ( ); (
) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno;( )
cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; |
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