PLANEJAMENTO (TR) DE 10/09 À 20/09/2018



ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Fábula.                                                                                       
Ano: 6º   e 7º                                        Período: 27/08 a 20/09               Nº de Aulas: 4
OBJETIVOS
GERAL
- Identificar as particularidades característica de uma fábula tradicional.
- Reconhecer a existência de diferentes tipos de fábulas.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (1 Aula)
- A página 108 e 109 do manual didático do 6º ano, disponibiliza a fábula “Os animais e a peste”, de Monteiro Lobato. Você trabalhará com os meninos a estrutura de uma fábula (personagem, enredo, objetivo, elementos da narrativa etc.) é importante que o aluno tenha muita clareza acerca das diferenças existentes entre esses dois gêneros.
- Pergunte para eles se conhecem algum texto que se enquadre no perfil de uma fábula (devem lembrar de “A formiga e a cigarra”, “A lebre e a tartaruga” etc.

2º MOMENTO: (1 Aula)
- Fale com eles que não existe apenas fábula tradicionais, mas as modernas que trazem uma releitura e conceituação do que é a moral de uma história.

3º MOMENTO: (1 Aula)
- Retome as páginas 109 e 110 do manual didático. Seu foco, nesse momento, será a estrutura de um diálogo, pois, trata-se de uma das características das fábulas. Mostre para os alunos quais as marcar temporais auxiliam na construção de um diálogo coerente.

4º MOMENTO: (1 Aula)
- Peça para que a turma faça uma fábula coletiva que será copiada no quadro. Faça-os utilizarem-se das marcas temporais explicadas na última aula.

RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             


Nenhum comentário:

Postar um comentário