ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANEJAMENTO[1]
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CONTEÚDO:
Gênero
Textual:
Histórias em quadrinhos
Reflexão
Linguística: Flexão dos Substantivos;
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Ano:
6º Período: 31-07 à 04/08 Nº de Aulas: 5
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OBJETIVOS
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GERAL
-
Identificar
os substantivos em textos e frases;
ESPECÍFICOS
- Inserir masculino e feminino
ao vocabulário ativo;
Identificar e classificar os
substantivos quanto ao gênero;
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ETAPAS
DA AULA
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1º
MOMENTO: 2 Aulas
-
Eu não sei em que ponto estão, por isso, estou enviando o planejamento como
sugestão, se não for possível cumpri-lo, não se desesperem, discutiremos isso
no nosso encontro.
-
Primeiro, peça para que os alunos falem nomes de animais. No final faça um
quadro com masculino e feminino e peça para que eles distribuam cada um dos
animais no lado certo do quadro.
- Após esse levantamento é
importante lembrar que gênero é um conceito gramatical e não o sexo do ser.
- Isso quer dizer que: menino é
um substantivo masculino, que representa um ser do sexo masculino. menina é
um substantivo feminino, que representa um ser do sexo feminino. Mesa é um
substantivo feminino, que representa um ser sem sexo, um objeto.
Deste modo, o significado de
substantivos masculinos e femininos é o seguinte:
São masculinos os
substantivos que podem ser precedidos de: o, os, um, uns.
Exemplos: o anel, os patos, um caderno, uns leões.
São femininos os
substantivos que podem ser precedidos de: a, as, uma, umas.
Exemplos: a jarra, as gatas, uma mulher, umas abelhas.
Registre na lousa o texto “O
baile” de Mary França e Eliardo França.
Nesse texto as personagens são
divididas em pares permitindo o estudo da flexão do gênero do substantivo.
Peça que os alunos copiem o texto
e façam a sua ilustração. O texto deverá ser copiado no caderno de Língua
Portuguesa.
“O baile”
A coruja ia dar um baile.
E falou ao galo para ele falar ao pato.
O pato falou ao rato.
O rato falou ao gato.
Todos foram ao
baile.
Cada um levou seu par.
Mas a coruja veio com uma novidade: não podia dançar o gato com a
gata, o pato com a pata, o galo com a galinha, o rato com a rata, o sapo com
a sapa.
Que confusão!
Dançava o galo com a gata, o gato com a galinha, o pato com a sapa, o
sapo com a pata. Mas ficou o rato com a rata!
E eles começara, a dançar de novo. O rato com a sapa, o
gato com a pata, o pato com ágata, o sapo com a rata. Mas o galo com a
galinha!
Que confusão!
Fonte: FRANÇA, Mary e FRANÇA, Eliardo. O baile. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1985
2º
MOMENTO:
Convide a turma para realizar o
baile proposto pela coruja. Faça assim:
a-Peça que a turma fale quantos
alunos vieram à aula.
b-Diga que deverão se dividir em
dois grupos, formando dois círculos, um dentro do outro.
c-No círculo de dentro ficarão a
metade dos alunos, que interpretação os pares da história.
d-Para facilitar a organização,
entregue uma ficha com o nome do animal que irá representar.
e-O restante da turma deverá
ficar assentado no círculo de fora. Deverá bater palmas, marcando o ritmo
para os colegas dançarem.
f-Escolha um aluno através de
sorteio, ou de outra maneira que desejar, para ler a história. Na medida em
que for lendo, os alunos dramatizarão a parte lida.
g-Poderá ser repetido mais de uma
vez, de forma que todos tenham oportunidade de participar dos dois círculos.
Proponha que refaçam os pares, ou
seja, dancem de maneira que os pares se correspondam. Solicite que os alunos
falem como deverão ser formados os pares.
Espera-se que eles formem da
seguinte forma: pato- pata, rato- rata, gato-gata, sapo-sapa, galo-galinha.
Nessa correção, chame a atenção da turma para o mecanismo que eles
utilizaram: a noção de gênero do substantivo.
3º
MOMENTO: (1 Aula)
-
Execute uma pequena atividade de fixação com a turma e corrija com eles.
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RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
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[1]
Professores, não tivemos tempo para discutir em que ponto estamos no
planejamento, assim, estou encaminhando essa sugestão para 5 aulas, pois,
acredito que a semana de 24/07 à 28/07 está prevista para revisão da segunda
unidade e aplicação de avaliação, por isso, estou pensando que este conteúdo
irá acontecer na semana de 31/07 à 04/08. Fiz minhas contas e iremos tentar
trabalhar com a data de conclusão de unidade para dia 10/08, com tudo pronto,
inclusive recuperação paralela, assim, tentem fechar tudo até o dia 04/08 e, em
nosso encontro, discutiremos o que será feito com o conteúdo da segunda
unidade.
ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANEJAMENTO[1]
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CONTEÚDO:
Gênero Textual: Poema
Reflexão Linguística: Frase e Oração
Sujeito - Predicado
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Ano: 7º Período: 31/07 à 04/08 Nº de Aulas:
5
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OBJETIVOS
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GERAL
- Conhecer os conceitos de
frase e oração e reconhecer os diferentes sujeitos presentes nas frases
trabalhadas em sala de aula.
ESPECÍFICOS
- Identificar
frases e orações e estabelecer suas particularidades.
- Reconhecer os
diferentes tipos de sujeito nas diferentes frases trabalhadas em sala.
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ETAPAS DA AULA
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1º MOMENTO: (2 aulas)
- Peça para que os alunos falem
algumas frases na sala, de preferência, sobre o final de semana deles, a
partir dos exemplos dados, separe-os em duas colunas, frase e oração,
contribua com suas próprias frases e orações para compor melhor o quadro.
- Trabalhe com os meninos as
diferenças existentes entre frases e orações e, com eles, elaborem novos
exemplos para que consigam identificar, de preferência, peça para que eles
produzam, em trios, dois quadros, um com orações e um com frases para
socializar com os colegas.
1º MOMENTO: (3 aulas)
- Como sugestão para trabalhar sujeito
e predicado, você pode apresentar um pequeno texto ao grupo. Vou encaminhar
uma sugestão que já vem com a sugestão da atividade, assim, acredito que fica
mais tranquilo o trabalho, mas, por favor, sintam-se a vontade para
selecionar um conteúdo diferente. Você pode e deve ampliar os exemplos.
- Nesse trabalho sugerido, é
interessante que você se apegue, nesse primeiro momento, apenas ao sujeito,
para que não haja uma sobrecarga nos alunos.
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RECURSOS:
Para a realização da aula
expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que
ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas.
A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os
objetivos propostos.
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AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua,
sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade,
oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade,
interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre
outros.
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[1]
Professores, não tivemos tempo para discutir em que ponto estamos no
planejamento, assim, estou encaminhando essa sugestão para 5 aulas, pois, acredito
que a semana de 24/07 à 28/07 está prevista para revisão da segunda unidade e
aplicação de avaliação, por isso, estou pensando que este conteúdo irá
acontecer na semana de 31/07 à 04/08. Fiz minhas contas e iremos tentar
trabalhar com a data de conclusão de unidade para dia 10/08, com tudo pronto,
inclusive recuperação paralela, assim, tentem fechar tudo até o dia 04/08 e, em
nosso encontro, discutiremos o que será feito com o conteúdo da segunda
unidade.
ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANEJAMENTO[1]
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CONTEÚDO:
Gênero
Textual:
Crônica Reflexiva Ortografia: s (II).
Reflexão
Linguística:
Vozes Verbais/Predicativo do objeto.
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Ano:
8º Período: 31-07 à 04/08 Nº de Aulas: 5
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OBJETIVOS
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GERAL
- Distinguir voz ativa, passiva e
reflexiva;
ESPECÍFICOS
- Fixar conceito de voz reflexiva;
- Corrigir as inadequações
recorrentes no uso da voz passiva na oralidade e na escrita;
- Refletir sobre a linguagem que
utiliza no cotidiano.
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ETAPAS
DA AULA
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1º
MOMENTO: (5 Aulas)
-
Como já foi dado início ao conteúdo, a proposta é que essas aulas sejam
utilizadas para fixar o conteúdo que iniciamos e finalizá-lo. Não sei em que
condições estão os alunos, mas, espero que este tempo seja suficiente para
finalizarmos as vozes verbais e introduzir o predicativo do objeto.
2º
MOMENTO:
-
É interessante que os meninos, neste ponto, consigam identificar uma crônica
reflexiva sem muita dificuldade.
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RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
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[1]
Professores, não tivemos tempo para discutir em que ponto estamos no
planejamento, assim, estou encaminhando essa sugestão para 5 aulas, pois,
acredito que a semana de 24/07 à 28/07 está prevista para revisão da segunda
unidade e aplicação de avaliação, por isso, estou pensando que este conteúdo
irá acontecer na semana de 31/07 à 04/08. Fiz minhas contas e iremos tentar
trabalhar com a data de conclusão de unidade para dia 10/08, com tudo pronto,
inclusive recuperação paralela, assim, tentem fechar tudo até o dia 04/08 e, em
nosso encontro, discutiremos o que será feito com o conteúdo da segunda
unidade.
ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANEJAMENTO[1]
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CONTEÚDO:
Gênero
Textual:
Editorial
Reflexão
Linguística:
Orações coordenadas sindéticas
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Ano:
9º Período: 31-07 à 04/08 Nº de Aulas: 5
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OBJETIVOS
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GERAL
- Identificar orações coordenadas
sindéticas
ESPECÍFICOS
- Levar
o aluno a compreender sintaticamente as orações coordenadas sindéticas de
forma a perceber que ao se extrair as conjunções não ocorrerá a perda do
sentido.
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ETAPAS
DA AULA
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1º
MOMENTO: (3 aulas)
-
A essa altura, provavelmente, os alunos já são capazes de identificar as
orações coordenadas, assim, trabalharemos com eles as coordenadas sindéticas
utilizando charges, inicialmente.
-
Escolha o melhor recurso para exibir as charges para os alunos, seja o
projetor multimídia ou impressões, explore os recursos de sua escola. (Vou
encaminhar sugestões para tentarmos iniciar esse trabalho.
2º
MOMENTO: (2 aulas)
-
Nesse momento, apresentaremos uma atividade de fixação para verificar a que
ponto nossos alunos estão com essa parte do conteúdo e durante a correção,
observar as lacunas existentes.
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RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
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AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
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[1]
Professores, não tivemos tempo para discutir em que ponto estamos no
planejamento, assim, estou encaminhando essa sugestão para 5 aulas, pois,
acredito que a semana de 24/07 à 28/07 está prevista para revisão da segunda
unidade e aplicação de avaliação, por isso, estou pensando que este conteúdo
irá acontecer na semana de 31/07 à 04/08. Fiz minhas contas e iremos tentar
trabalhar com a data de conclusão de unidade para dia 10/08, com tudo pronto,
inclusive recuperação paralela, assim, tentem fechar tudo até o dia 04/08 e, em
nosso encontro, discutiremos o que será feito com o conteúdo da segunda
unidade.
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