PLANEJAMENTO DE 24/07 À 03/08/2017

ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO[1]
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Histórias em quadrinhos                                 
Reflexão Linguística: Flexão dos Substantivos;
Ano: 6º                                           Período: 31-07 à 04/08                               Nº de Aulas: 5
OBJETIVOS
GERAL
- Identificar os substantivos em textos e frases;

ESPECÍFICOS
- Inserir masculino e feminino ao vocabulário ativo;
Identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero;
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: 2 Aulas
- Eu não sei em que ponto estão, por isso, estou enviando o planejamento como sugestão, se não for possível cumpri-lo, não se desesperem, discutiremos isso no nosso encontro.
- Primeiro, peça para que os alunos falem nomes de animais. No final faça um quadro com masculino e feminino e peça para que eles distribuam cada um dos animais no lado certo do quadro.
- Após esse levantamento é importante lembrar que gênero é um conceito gramatical e não o sexo do ser.
- Isso quer dizer que: menino é um substantivo masculino, que representa um ser do sexo masculino. menina é um substantivo feminino, que representa um ser do sexo feminino. Mesa é um substantivo feminino, que representa um ser sem sexo, um objeto.
Deste modo, o significado de substantivos masculinos e femininos é o seguinte:
São masculinos os substantivos que podem ser precedidos de: o, os, um, uns. Exemplos: o anel, os patos, um caderno, uns leões.
São femininos os substantivos que podem ser precedidos de: a, as, uma, umas. Exemplos: a jarra, as gatas, uma mulher, umas abelhas.
Registre na lousa o texto “O baile” de Mary França e Eliardo França.
Nesse texto as personagens são divididas em pares permitindo o estudo da flexão do gênero do substantivo.
Peça que os alunos copiem o texto e façam a sua ilustração. O texto deverá ser copiado no caderno de Língua Portuguesa.




“O baile”   
A coruja ia dar um baile.
 E falou ao galo para ele falar ao pato.
O pato falou ao rato.
O rato falou ao gato.
Todos foram ao baile.                            
Cada um levou seu par.
Mas a coruja veio com uma novidade: não podia dançar o gato com a gata, o pato com a pata, o galo com a galinha, o rato com a rata, o sapo com a sapa.
Que confusão!
Dançava o galo com a gata, o gato com a galinha, o pato com a sapa, o sapo com a pata. Mas ficou o rato com a rata!
E  eles começara, a dançar de novo. O rato com a sapa, o gato com a pata, o pato com ágata, o sapo com a rata. Mas o galo com  a galinha!
Que confusão!
Fonte: FRANÇA, Mary e FRANÇA, Eliardo. O baile. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985

2º MOMENTO:
Convide a turma para realizar o baile proposto pela coruja. Faça assim:
a-Peça que a turma fale quantos alunos vieram à aula.
b-Diga que deverão se dividir em dois grupos, formando dois círculos, um dentro do outro.
c-No círculo de dentro ficarão a metade dos alunos, que interpretação os pares da história.
d-Para facilitar a organização, entregue uma ficha com o nome do animal que irá representar.
e-O restante da turma deverá ficar assentado no círculo de fora. Deverá bater palmas, marcando o ritmo para os colegas dançarem.
f-Escolha um aluno através de sorteio, ou de outra maneira que desejar, para ler a história. Na medida em que for lendo, os alunos dramatizarão a parte lida.
g-Poderá ser repetido mais de uma vez, de forma que todos tenham oportunidade de participar dos dois círculos.
Proponha que refaçam os pares, ou seja, dancem de maneira que os pares se correspondam. Solicite que os alunos falem como deverão ser formados os pares.
Espera-se que eles formem da seguinte forma: pato- pata, rato- rata, gato-gata, sapo-sapa, galo-galinha. Nessa correção, chame a atenção da turma para o mecanismo que eles utilizaram: a noção de gênero do substantivo.

3º MOMENTO: (1 Aula)
- Execute uma pequena atividade de fixação com a turma e corrija com eles.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             




[1] Professores, não tivemos tempo para discutir em que ponto estamos no planejamento, assim, estou encaminhando essa sugestão para 5 aulas, pois, acredito que a semana de 24/07 à 28/07 está prevista para revisão da segunda unidade e aplicação de avaliação, por isso, estou pensando que este conteúdo irá acontecer na semana de 31/07 à 04/08. Fiz minhas contas e iremos tentar trabalhar com a data de conclusão de unidade para dia 10/08, com tudo pronto, inclusive recuperação paralela, assim, tentem fechar tudo até o dia 04/08 e, em nosso encontro, discutiremos o que será feito com o conteúdo da segunda unidade.

ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO[1]
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Poema                                      
Reflexão Linguística: Frase e Oração
                                     Sujeito - Predicado
Ano: 7º                                           Período: 31/07 à 04/08                                 Nº de Aulas: 5
OBJETIVOS
GERAL
- Conhecer os conceitos de frase e oração e reconhecer os diferentes sujeitos presentes nas frases trabalhadas em sala de aula.

ESPECÍFICOS
- Identificar frases e orações e estabelecer suas particularidades.
- Reconhecer os diferentes tipos de sujeito nas diferentes frases trabalhadas em sala.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (2 aulas)
- Peça para que os alunos falem algumas frases na sala, de preferência, sobre o final de semana deles, a partir dos exemplos dados, separe-os em duas colunas, frase e oração, contribua com suas próprias frases e orações para compor melhor o quadro.
- Trabalhe com os meninos as diferenças existentes entre frases e orações e, com eles, elaborem novos exemplos para que consigam identificar, de preferência, peça para que eles produzam, em trios, dois quadros, um com orações e um com frases para socializar com os colegas.
1º MOMENTO: (3 aulas)
- Como sugestão para trabalhar sujeito e predicado, você pode apresentar um pequeno texto ao grupo. Vou encaminhar uma sugestão que já vem com a sugestão da atividade, assim, acredito que fica mais tranquilo o trabalho, mas, por favor, sintam-se a vontade para selecionar um conteúdo diferente. Você pode e deve ampliar os exemplos.
- Nesse trabalho sugerido, é interessante que você se apegue, nesse primeiro momento, apenas ao sujeito, para que não haja uma sobrecarga nos alunos.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.              

  


[1] Professores, não tivemos tempo para discutir em que ponto estamos no planejamento, assim, estou encaminhando essa sugestão para 5 aulas, pois, acredito que a semana de 24/07 à 28/07 está prevista para revisão da segunda unidade e aplicação de avaliação, por isso, estou pensando que este conteúdo irá acontecer na semana de 31/07 à 04/08. Fiz minhas contas e iremos tentar trabalhar com a data de conclusão de unidade para dia 10/08, com tudo pronto, inclusive recuperação paralela, assim, tentem fechar tudo até o dia 04/08 e, em nosso encontro, discutiremos o que será feito com o conteúdo da segunda unidade.



ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO[1]
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Crônica Reflexiva                                       Ortografia: s (II).
Reflexão Linguística: Vozes Verbais/Predicativo do objeto.

Ano: 8º                                           Período: 31-07 à 04/08                               Nº de Aulas: 5
OBJETIVOS
GERAL
- Distinguir voz ativa, passiva e reflexiva;

ESPECÍFICOS
- Fixar conceito de voz reflexiva;
- Corrigir as inadequações recorrentes no uso da voz passiva na oralidade e na escrita;
- Refletir sobre a linguagem que utiliza no cotidiano.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (5 Aulas)
- Como já foi dado início ao conteúdo, a proposta é que essas aulas sejam utilizadas para fixar o conteúdo que iniciamos e finalizá-lo. Não sei em que condições estão os alunos, mas, espero que este tempo seja suficiente para finalizarmos as vozes verbais e introduzir o predicativo do objeto.
2º MOMENTO:
- É interessante que os meninos, neste ponto, consigam identificar uma crônica reflexiva sem muita dificuldade.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             

  


[1] Professores, não tivemos tempo para discutir em que ponto estamos no planejamento, assim, estou encaminhando essa sugestão para 5 aulas, pois, acredito que a semana de 24/07 à 28/07 está prevista para revisão da segunda unidade e aplicação de avaliação, por isso, estou pensando que este conteúdo irá acontecer na semana de 31/07 à 04/08. Fiz minhas contas e iremos tentar trabalhar com a data de conclusão de unidade para dia 10/08, com tudo pronto, inclusive recuperação paralela, assim, tentem fechar tudo até o dia 04/08 e, em nosso encontro, discutiremos o que será feito com o conteúdo da segunda unidade.




ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO[1]
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Editorial                                  
Reflexão Linguística:  Orações coordenadas sindéticas

Ano: 9º                                           Período: 31-07 à 04/08                               Nº de Aulas: 5
OBJETIVOS
GERAL
- Identificar orações coordenadas sindéticas
ESPECÍFICOS
- Levar o aluno a compreender sintaticamente as orações coordenadas sindéticas de forma a perceber que ao se extrair as conjunções não ocorrerá a perda do sentido.

ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (3 aulas)
- A essa altura, provavelmente, os alunos já são capazes de identificar as orações coordenadas, assim, trabalharemos com eles as coordenadas sindéticas utilizando charges, inicialmente.
- Escolha o melhor recurso para exibir as charges para os alunos, seja o projetor multimídia ou impressões, explore os recursos de sua escola. (Vou encaminhar sugestões para tentarmos iniciar esse trabalho.
2º MOMENTO: (2 aulas)
- Nesse momento, apresentaremos uma atividade de fixação para verificar a que ponto nossos alunos estão com essa parte do conteúdo e durante a correção, observar as lacunas existentes.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             




[1] Professores, não tivemos tempo para discutir em que ponto estamos no planejamento, assim, estou encaminhando essa sugestão para 5 aulas, pois, acredito que a semana de 24/07 à 28/07 está prevista para revisão da segunda unidade e aplicação de avaliação, por isso, estou pensando que este conteúdo irá acontecer na semana de 31/07 à 04/08. Fiz minhas contas e iremos tentar trabalhar com a data de conclusão de unidade para dia 10/08, com tudo pronto, inclusive recuperação paralela, assim, tentem fechar tudo até o dia 04/08 e, em nosso encontro, discutiremos o que será feito com o conteúdo da segunda unidade.

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