ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Fábula.
|
Ano: 6º e 7º Período: 27/08 a 20/09 Nº de Aulas: 4
|
OBJETIVOS
|
GERAL
-
Identificar as particularidades característica de uma fábula tradicional.
-
Reconhecer a existência de diferentes tipos de fábulas.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º MOMENTO: (1
Aula)
- A página 108
e 109 do manual didático do 6º ano, disponibiliza a fábula “Os animais e a
peste”, de Monteiro Lobato. Você trabalhará com os meninos a estrutura de uma
fábula (personagem, enredo, objetivo, elementos da narrativa etc.) é
importante que o aluno tenha muita clareza acerca das diferenças existentes
entre esses dois gêneros.
-
Pergunte para eles se conhecem algum texto que se enquadre no perfil de uma
fábula (devem lembrar de “A formiga e a cigarra”, “A lebre e a tartaruga”
etc.
2º MOMENTO: (1
Aula)
- Fale com
eles que não existe apenas fábula tradicionais, mas as modernas que trazem
uma releitura e conceituação do que é a moral de uma história.
3º MOMENTO: (1
Aula)
- Retome as
páginas 109 e 110 do manual didático. Seu foco, nesse momento, será a
estrutura de um diálogo, pois, trata-se de uma das características das
fábulas. Mostre para os alunos quais as marcar temporais auxiliam na
construção de um diálogo coerente.
4º MOMENTO: (1
Aula)
- Peça para
que a turma faça uma fábula coletiva que será copiada no quadro. Faça-os
utilizarem-se das marcas temporais explicadas na última aula.
|
RECURSOS:
Para a
realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos
e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se dará de
forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse,
criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de
criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário