ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA
DE REDAÇÃO
| 
PLANEJAMENTO | 
| 
CONTEÚDO: 
Leitura:
  Texto
  Injuntivo                                                              | 
| 
Ano:
  6º e 7º                    Período: 16/07 à 26/07/2018                    Nº de Aulas: 02 | 
| 
OBJETIVOS | 
| 
GERAL 
-
  Compreender as principais funções e características de textos
  predominantemente injuntivos. 
ESPECÍFICOS 
- Aprimorar as suas habilidades de
  leitura, interpretação e produção de textos desse tipo. 
-
  Conhecer o básico de leitura e escrita, é necessário que os alunos reconheçam
  o sentido e a forma do modo verbal
  imperativo. | 
| 
ETAPAS DA AULA
   | 
| 
1º
  MOMENTO: (2 aulas) 
- Para
  introduzir o assunto desta aula, o professor deve pedir aos alunos que olhem
  no dicionário o significado da palavra 'injunção'. Tudo bem se não
  tiver dicionário, você pode apresentar o significado no quadro. 
 
- Deixe
  claro para o aluno que, embora a palavra 'injunção' signifique
  "imposição, exigência", os chamados "textos injuntivos"
  assumem uma escala relativamente ampla, compreendendo todos os textos que
  demandam alguma coisa. Assim, os textos injuntivos são aqueles que: 
·        
  Propõem uma ação; 
·        
  Aconselham; 
·        
  Recomendam. 
- Ao
  fazer esta breve exposição, o professor deve estimular os alunos a dar
  exemplos de textos injuntivos e anotar no quadro as respostas corretas. 
Exemplos de texto injuntivo: questões de prova, receitas
  culinárias, manuais de instrução, algumas propagandas, instruções de jogos de
  tabuleiro, alguns textos de engajamento político ou religioso etc. 
2º MOMENTO: 
- Sugerimos
  que o professor apresente aos alunos a receita a seguir e solicite que façam
  o que pedem as questões. (Pode ser uma outra receita com perguntas de sua
  escolha). 
 PÃO
  DE QUEIJO MINEIRO 
Ingredientes 
4 copos
  (americanos) de polvilho doce (500g) 
1
  colher de (sopa) fondor maggi ou sal a gosto 
2 copos
  de (americano)de leite (300ml) 
1 copo
  (americano) de óleo (150 ml) 
2 ovos
  grandes ou 3 pequenos 
4 copos
  (americano) de queijo minas meia cura ralado 
Óleo
  para untar 
Modo de preparo 
1.      Colocar
  o polvilho em uma tigela grande 
2.      à
  parte, aquecer o fondor, o leite e o óleo 
3.     Quando
  ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer
  pelotinhas 
4.      Deixe
  esfriar 
5.      Acrescentar
  os ovos um a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição 
6.      Untar
  as mãos com óleo, se necessário 
7.      Enrolar
  bolinhos de 2 (cm) de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada 
8.      Levar
  ao forno médio (180º), pré-aquecido e assar até ficarem douradinhos 
Questões: 
a) Assim como a maioria das receitas, esta que
  temos em mãos está dividida em duas partes. Quais são elas? Qual é a função
  de cada uma delas? 
b) Reconheça, nesta receita, o trecho que a
  caracteriza como um texto injuntivo. Justifique. 
c) Modifique os verbos de maneira que continuem a
  transmitir o sentido de ordenação, de direcionamento. Qual é o modo verbal
  que você utilizou? 
d) Modifique ainda uma vez os verbos de maneira
  que, desta vez, tenha sentido de ordenação, de direcionamento, mas seja
  necessário interpelar o interlocutor com o pronome "você". Qual é
  modo verbal que você utilizou? 
e) Qual é o modo verbal que expressa mais
  nitidamente o sentido de ordenação, de direcionamento? Cite outras situações
  em que você faz uso deste modo verbal. 
3º MOMENTO: 
- O
  professor deve corrigir as questões sanando as dúvidas que porventura os
  alunos tenham. 
4º MOMENTO: 
- No
  terceiro momento da aula, o professor deve perguntar aos alunos quais os
  jogos com que têm maior familiaridade, jogos de tabuleiro como dama, xadrez,
  resta um, uno etc. ajudarão nessa atividade. 
- Os
  alunos devem se reunir em grupos e escrever as regras dos jogos escolhidos.  
- No
  processo, devem reconhecer os trechos em que o texto seja injuntivo, ao final
  da aula, apresentar as regras aos seus colegas. | 
| 
RECURSOS:  
Para
  a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
  escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
  discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
  particular, desde que vise os objetivos propostos. | 
| 
AVALIAÇÃO:  
Se
  dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
  interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
  grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
  participativa, entre outros.               | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário