ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA
DE REDAÇÃO
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Leitura:
Texto
Injuntivo
|
Ano:
6º e 7º Período: 16/07 à 26/07/2018 Nº de Aulas: 02
|
OBJETIVOS
|
GERAL
-
Compreender as principais funções e características de textos
predominantemente injuntivos.
ESPECÍFICOS
- Aprimorar as suas habilidades de
leitura, interpretação e produção de textos desse tipo.
-
Conhecer o básico de leitura e escrita, é necessário que os alunos reconheçam
o sentido e a forma do modo verbal
imperativo.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º
MOMENTO: (2 aulas)
- Para
introduzir o assunto desta aula, o professor deve pedir aos alunos que olhem
no dicionário o significado da palavra 'injunção'. Tudo bem se não
tiver dicionário, você pode apresentar o significado no quadro.
- Deixe
claro para o aluno que, embora a palavra 'injunção' signifique
"imposição, exigência", os chamados "textos injuntivos"
assumem uma escala relativamente ampla, compreendendo todos os textos que
demandam alguma coisa. Assim, os textos injuntivos são aqueles que:
·
Propõem uma ação;
·
Aconselham;
·
Recomendam.
- Ao
fazer esta breve exposição, o professor deve estimular os alunos a dar
exemplos de textos injuntivos e anotar no quadro as respostas corretas.
Exemplos de texto injuntivo: questões de prova, receitas
culinárias, manuais de instrução, algumas propagandas, instruções de jogos de
tabuleiro, alguns textos de engajamento político ou religioso etc.
2º MOMENTO:
- Sugerimos
que o professor apresente aos alunos a receita a seguir e solicite que façam
o que pedem as questões. (Pode ser uma outra receita com perguntas de sua
escolha).
PÃO
DE QUEIJO MINEIRO
Ingredientes
4 copos
(americanos) de polvilho doce (500g)
1
colher de (sopa) fondor maggi ou sal a gosto
2 copos
de (americano)de leite (300ml)
1 copo
(americano) de óleo (150 ml)
2 ovos
grandes ou 3 pequenos
4 copos
(americano) de queijo minas meia cura ralado
Óleo
para untar
Modo de preparo
1. Colocar
o polvilho em uma tigela grande
2. à
parte, aquecer o fondor, o leite e o óleo
3. Quando
ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer
pelotinhas
4. Deixe
esfriar
5. Acrescentar
os ovos um a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição
6. Untar
as mãos com óleo, se necessário
7. Enrolar
bolinhos de 2 (cm) de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada
8. Levar
ao forno médio (180º), pré-aquecido e assar até ficarem douradinhos
Questões:
a) Assim como a maioria das receitas, esta que
temos em mãos está dividida em duas partes. Quais são elas? Qual é a função
de cada uma delas?
b) Reconheça, nesta receita, o trecho que a
caracteriza como um texto injuntivo. Justifique.
c) Modifique os verbos de maneira que continuem a
transmitir o sentido de ordenação, de direcionamento. Qual é o modo verbal
que você utilizou?
d) Modifique ainda uma vez os verbos de maneira
que, desta vez, tenha sentido de ordenação, de direcionamento, mas seja
necessário interpelar o interlocutor com o pronome "você". Qual é
modo verbal que você utilizou?
e) Qual é o modo verbal que expressa mais
nitidamente o sentido de ordenação, de direcionamento? Cite outras situações
em que você faz uso deste modo verbal.
3º MOMENTO:
- O
professor deve corrigir as questões sanando as dúvidas que porventura os
alunos tenham.
4º MOMENTO:
- No
terceiro momento da aula, o professor deve perguntar aos alunos quais os
jogos com que têm maior familiaridade, jogos de tabuleiro como dama, xadrez,
resta um, uno etc. ajudarão nessa atividade.
- Os
alunos devem se reunir em grupos e escrever as regras dos jogos escolhidos.
- No
processo, devem reconhecer os trechos em que o texto seja injuntivo, ao final
da aula, apresentar as regras aos seus colegas.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário