PLANEJAMENTO (TR) DE 16/07 À 26/06/2018


ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Leitura: Texto Injuntivo                                                            
Ano: 6º e 7º                    Período: 16/07 à 26/07/2018                    Nº de Aulas: 02
OBJETIVOS
GERAL
- Compreender as principais funções e características de textos predominantemente injuntivos.
ESPECÍFICOS
- Aprimorar as suas habilidades de leitura, interpretação e produção de textos desse tipo.
- Conhecer o básico de leitura e escrita, é necessário que os alunos reconheçam o sentido e a forma do modo verbal imperativo.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (2 aulas)
- Para introduzir o assunto desta aula, o professor deve pedir aos alunos que olhem no dicionário o significado da palavra 'injunção'. Tudo bem se não tiver dicionário, você pode apresentar o significado no quadro.
  • Injunção = imposição, exigência.
- Deixe claro para o aluno que, embora a palavra 'injunção' signifique "imposição, exigência", os chamados "textos injuntivos" assumem uma escala relativamente ampla, compreendendo todos os textos que demandam alguma coisa. Assim, os textos injuntivos são aqueles que:
·         Propõem uma ação;
·         Aconselham;
·         Recomendam.
- Ao fazer esta breve exposição, o professor deve estimular os alunos a dar exemplos de textos injuntivos e anotar no quadro as respostas corretas.

Exemplos de texto injuntivo: questões de prova, receitas culinárias, manuais de instrução, algumas propagandas, instruções de jogos de tabuleiro, alguns textos de engajamento político ou religioso etc.

2º MOMENTO:

- Sugerimos que o professor apresente aos alunos a receita a seguir e solicite que façam o que pedem as questões. (Pode ser uma outra receita com perguntas de sua escolha).

 PÃO DE QUEIJO MINEIRO
Ingredientes
4 copos (americanos) de polvilho doce (500g)
1 colher de (sopa) fondor maggi ou sal a gosto
2 copos de (americano)de leite (300ml)
1 copo (americano) de óleo (150 ml)
2 ovos grandes ou 3 pequenos
4 copos (americano) de queijo minas meia cura ralado
Óleo para untar
Modo de preparo
1.      Colocar o polvilho em uma tigela grande
2.      à parte, aquecer o fondor, o leite e o óleo
3.     Quando ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer pelotinhas
4.      Deixe esfriar
5.      Acrescentar os ovos um a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição
6.      Untar as mãos com óleo, se necessário
7.      Enrolar bolinhos de 2 (cm) de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada
8.      Levar ao forno médio (180º), pré-aquecido e assar até ficarem douradinhos

Questões:
a) Assim como a maioria das receitas, esta que temos em mãos está dividida em duas partes. Quais são elas? Qual é a função de cada uma delas?
b) Reconheça, nesta receita, o trecho que a caracteriza como um texto injuntivo. Justifique.
c) Modifique os verbos de maneira que continuem a transmitir o sentido de ordenação, de direcionamento. Qual é o modo verbal que você utilizou?
d) Modifique ainda uma vez os verbos de maneira que, desta vez, tenha sentido de ordenação, de direcionamento, mas seja necessário interpelar o interlocutor com o pronome "você". Qual é modo verbal que você utilizou?
e) Qual é o modo verbal que expressa mais nitidamente o sentido de ordenação, de direcionamento? Cite outras situações em que você faz uso deste modo verbal.

3º MOMENTO:

- O professor deve corrigir as questões sanando as dúvidas que porventura os alunos tenham.

4º MOMENTO:

- No terceiro momento da aula, o professor deve perguntar aos alunos quais os jogos com que têm maior familiaridade, jogos de tabuleiro como dama, xadrez, resta um, uno etc. ajudarão nessa atividade.
- Os alunos devem se reunir em grupos e escrever as regras dos jogos escolhidos.
- No processo, devem reconhecer os trechos em que o texto seja injuntivo, ao final da aula, apresentar as regras aos seus colegas.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.              



Nenhum comentário:

Postar um comentário