ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Ortografia: Acentuação.
Carta
Pessoal e Diário.
Reflexão
Linguística:
Substantivo:
Classificação e Flexão.
Adjetivo:
Classificação e Locução adjetiva.
|
Ano:
6º Período: 10/09 a 20/09 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características dos gêneros textuais;
Compreender
o papel dos adjetivos e locuções adjetivas na construção de sentido do texto;
Identificar
o substantivo e suas diferentes flexões.
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
e realizar a separação silábica de palavras oxítonas, paroxítonas e
proparoxítonas e acentuação.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Neste momento, provavelmente, os alunos já têm um domínio acerca da
classificação dos substantivos e dos adjetivos. Caso não tenham, dê
continuidade ao trabalho até o domínio desse conteúdo seja pleno.
-
Compreendido esses passos, o aluno deve saber que, além da contribuição dos
adjetivos, a locução adjetiva é outro grande auxílio na construção do sentido
de um texto. Utilize exemplos para que a diferença seja percebida de forma
clara.
2º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
A atividade iniciada na página 114 do manual didática, construída a partir de
uma tirinha. Faça uma leitura inicial desse material e observe se os alunos
são capazes de fazer inferências quanto ao conteúdo da mesma.
-
Peça para que os alunos resolvam as questões relacionadas nas tirinhas que
estão nas páginas 114 e 115 do manual didático.
-
Faça a correção de forma coletiva no quadro para que os alunos possam
compreender o objetivo da atividade.
3º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
A página 115 do manual traz a mais uma atividade que envolve a utilização de
adjetivos, locuções adjetivas e substantivos. Com a utilização da mesma faça
a revisão do conteúdo com a turma e observe quanto eles foram capazes de
absorver do conteúdo aplicado até aqui.
-
A correção deve ser feita de forma coletiva para que as dúvidas mais pontuais
sejam identificadas e sanadas.
4º
MOMENTO: (4 aula)
-
Nossos alunos devem estar bastante familiarizados com e-mails, caso não
estejam, já trabalharam com relato pessoal e a partir de agora trabalharão
com diário. É importante que eles identifiquem quais são os elementos
essenciais para a construção de um diário e os objetivos dessa escrita.
-
Os alunos que disserem que nunca tiveram qualquer contato com diário pode ter
tido contato com blogs, trace um paralelo entre os dois gêneros para que a
compreensão seja mais eficaz.
-
Entendida a proposta do diário e objetivos, você deverá estabelecer como
atividade (isso é uma sugestão), durante 4 aulas o registro dos
acontecimentos da sala de aula. Você pode reservar os últimos 10 minutos de
cada aula para isso. É importante que o aluno seja capaz de obedecer a
estrutura que o gênero pede.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Ortografia:
Há / a
Notícia.
Reflexão
Linguística: Verbo
de Ligação e Predicativo do Sujeito
|
Ano:
7º Período: 10/09 a 20/09 Nº de Aulas: 12
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
a necessidade da utilização da verbo de ligação e predicativo do sujeito apresentados
na oração.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (4 Aulas)
-
Nos últimos dias o Brasil tem vivido um turbilhão de sensações e isso é
refletido na nossa mídia atual. Aproveitando-se disso, converse com os alunos
sobre quais as notícias que eles observaram que tiveram mais destaque nos
últimos dias (por favor, sejam prudentes porque temos muitas notícias
polêmicas circulando na mídia).
-
Descubra qual foi a fonte da notícia que eles ouviram, internet, televisão,
jornal, rede social etc. discuta com eles esses diferentes veículos de
divulgação e seus diferentes papeis.
-
Com ajuda do manual didático, a partir da página 206, apresente para a turma
a estrutura que uma notícia. Sua composição é muito importante, assim, para
que eles visualizem na prática, aponte cada um desses aspectos no manual e
frise as diferenças existentes em diferentes veículos de divulgação.
-
Leia com os alunos o texto do manual e discuta com os mesmos. Para ajudar com
a interpretação utilize o roteiro disponível nas páginas 207 à 209 do manual
didático.
2º
MOMENTO: (8 Aulas)
-
Na parte que trata da língua em foco do manual didático, página 121-123, você
terá o texto de Lya Luft, “O tigre na sombra” que será um bom suporte para
que você introduza os conteúdos de verbo de ligação e predicativo do sujeito.
-
As atividade das páginas 124 à 128 te darão suporte para a revisão.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Ortografia: Uso
dos porquês / s, ss, z
Anúncio
Publicitário e Carta de Leitor (argumentativa).
Reflexão Linguística:
Período
simples e período composto, conjunções coordenadas, oração coordenada.
|
Ano:
8º Período: 10/09 a 20/09 Nº de Aulas: 09
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Diferenciar
os períodos simples e composto;
Utilizar
as conjunções coordenadas;
Identificar
as orações coordenadas.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (4 Aulas)
-
Revisada a transitividade do verbo e trabalhado o complemento nominal, a
partir da página 218 do manual didático, trabalhe com os alunos as conjunções
coordenativas e sua função dentro de um texto. Por meio das atividades de
fixação verifique se ele é capaz de identificar sua função e utilização
dentro de um texto mais complexo.
-
Aproveite esse tempo e revise com a turma a utilização adequada dos porquês
dentre de um texto, as páginas 223 e 224 do manual lhe darão um material
pronto para trabalhar esse conteúdo.
2º
MOMENTO: (5 Aulas)
-
Compreendidas as conjunções coordenativas o aluno não terá muitos problemas
na continuidade do conteúdo.
-
O próximo passo é que eles relembrem a diferença entre o período simples e o
período composto para em seguida, inserirmos o conteúdo que trata das orações
compostas por subordinação.
-
O material do livro, a partir da página 257 lhe dá esse apoio, contudo, fique
atento para não apresentar aos alunos mais do que eles estão preparados para
ver nesse momento.
-
Por se tratar de um conteúdo um pouco mais complexo utilize o tempo que for
necessário para finalizá-lo. Realinharemos em nossa próxima articulação a
possibilidade de avançar ou não.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Tipo Textual: Escrita:
Crase e pronome demonstrativo.
Dissertativo
Argumentativo
Reflexão Linguística:
Revisão
de transitividade verbal, Regência verbal e Nominal.
|
Ano:
9º Período: 27/08 a 20/09 Nº de Aulas: 20
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
a função da crase;
Revisar a transitividade
do verbo;
Apropriar-se
da regência verbal e nominal.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
O professor deve aproveitar essas aulas para o trabalho de revisão do
conteúdo de transitividade verbal. Você pode decidir a melhor forma para efetuar
essa revisão e fazer uso do número de atividades que julgue necessárias para
que o objetivo seja alcançado.
2º
MOMENTO: (4 Aulas)
-
A construção de um texto dissertativo-argumentativo se mostra um desafio para
muitos de nossos alunos, assim, no manual, a partir da página 210 é
disponibilizado um roteiro que pode te auxiliar na execução dessa empreitada.
Trabalhe com o aluno a escrita e reescrita de um texto
dissertativo-argumentativo para que eles consigam chegar a essência da
proposta.
3º
MOMENTO: (13 Aulas)
-
O conteúdo selecionado para trabalho é o de regência verbal e nominal.
Trata-se de um conteúdo que exige algumas retomadas, assim, é possível que
demande um tempo mais longo. O manual didático lhe dará suporte para apoio a
partir da página 219.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário