PLANEJAMENTO DE 10/09 À 20/09/2018


ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                       Ortografia: Acentuação.
Carta Pessoal e Diário.
Reflexão Linguística:
Substantivo: Classificação e Flexão. 
Adjetivo: Classificação e Locução adjetiva.                                         
Ano: 6º                                    Período: 10/09 a 20/09                    Nº de Aulas:  10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características dos gêneros textuais;
Compreender o papel dos adjetivos e locuções adjetivas na construção de sentido do texto;
Identificar o substantivo e suas diferentes flexões.
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer e realizar a separação silábica de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e acentuação.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (2 Aulas)
- Neste momento, provavelmente, os alunos já têm um domínio acerca da classificação dos substantivos e dos adjetivos. Caso não tenham, dê continuidade ao trabalho até o domínio desse conteúdo seja pleno.
- Compreendido esses passos, o aluno deve saber que, além da contribuição dos adjetivos, a locução adjetiva é outro grande auxílio na construção do sentido de um texto. Utilize exemplos para que a diferença seja percebida de forma clara.

2º MOMENTO: (2 Aulas)
- A atividade iniciada na página 114 do manual didática, construída a partir de uma tirinha. Faça uma leitura inicial desse material e observe se os alunos são capazes de fazer inferências quanto ao conteúdo da mesma.
- Peça para que os alunos resolvam as questões relacionadas nas tirinhas que estão nas páginas 114 e 115 do manual didático.
- Faça a correção de forma coletiva no quadro para que os alunos possam compreender o objetivo da atividade.

3º MOMENTO: (2 Aulas)
- A página 115 do manual traz a mais uma atividade que envolve a utilização de adjetivos, locuções adjetivas e substantivos. Com a utilização da mesma faça a revisão do conteúdo com a turma e observe quanto eles foram capazes de absorver do conteúdo aplicado até aqui.
- A correção deve ser feita de forma coletiva para que as dúvidas mais pontuais sejam identificadas e sanadas.

4º MOMENTO: (4 aula)
- Nossos alunos devem estar bastante familiarizados com e-mails, caso não estejam, já trabalharam com relato pessoal e a partir de agora trabalharão com diário. É importante que eles identifiquem quais são os elementos essenciais para a construção de um diário e os objetivos dessa escrita.
- Os alunos que disserem que nunca tiveram qualquer contato com diário pode ter tido contato com blogs, trace um paralelo entre os dois gêneros para que a compreensão seja mais eficaz.
- Entendida a proposta do diário e objetivos, você deverá estabelecer como atividade (isso é uma sugestão), durante 4 aulas o registro dos acontecimentos da sala de aula. Você pode reservar os últimos 10 minutos de cada aula para isso. É importante que o aluno seja capaz de obedecer a estrutura que o gênero pede.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             




PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                     Ortografia: Há / a                        
Notícia.
Reflexão Linguística: Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito
Ano: 7º                                    Período: 10/09 a 20/09                    Nº de Aulas:  12
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer a necessidade da utilização da verbo de ligação e predicativo do sujeito apresentados na oração.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (4 Aulas)
- Nos últimos dias o Brasil tem vivido um turbilhão de sensações e isso é refletido na nossa mídia atual. Aproveitando-se disso, converse com os alunos sobre quais as notícias que eles observaram que tiveram mais destaque nos últimos dias (por favor, sejam prudentes porque temos muitas notícias polêmicas circulando na mídia).
- Descubra qual foi a fonte da notícia que eles ouviram, internet, televisão, jornal, rede social etc. discuta com eles esses diferentes veículos de divulgação e seus diferentes papeis.
- Com ajuda do manual didático, a partir da página 206, apresente para a turma a estrutura que uma notícia. Sua composição é muito importante, assim, para que eles visualizem na prática, aponte cada um desses aspectos no manual e frise as diferenças existentes em diferentes veículos de divulgação.
- Leia com os alunos o texto do manual e discuta com os mesmos. Para ajudar com a interpretação utilize o roteiro disponível nas páginas 207 à 209 do manual didático.

2º MOMENTO: (8 Aulas)
- Na parte que trata da língua em foco do manual didático, página 121-123, você terá o texto de Lya Luft, “O tigre na sombra” que será um bom suporte para que você introduza os conteúdos de verbo de ligação e predicativo do sujeito.
- As atividade das páginas 124 à 128 te darão suporte para a revisão.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             




PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                        Ortografia: Uso dos porquês / s, ss, z                                       
Anúncio Publicitário e Carta de Leitor (argumentativa).
Reflexão Linguística: Período simples e período composto, conjunções coordenadas, oração coordenada.
Ano: 8º                                    Período: 10/09 a 20/09                    Nº de Aulas:  09
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Diferenciar os períodos simples e composto;
Utilizar as conjunções coordenadas;
Identificar as orações coordenadas.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (4 Aulas)
- Revisada a transitividade do verbo e trabalhado o complemento nominal, a partir da página 218 do manual didático, trabalhe com os alunos as conjunções coordenativas e sua função dentro de um texto. Por meio das atividades de fixação verifique se ele é capaz de identificar sua função e utilização dentro de um texto mais complexo.
- Aproveite esse tempo e revise com a turma a utilização adequada dos porquês dentre de um texto, as páginas 223 e 224 do manual lhe darão um material pronto para trabalhar esse conteúdo.

2º MOMENTO: (5 Aulas)
- Compreendidas as conjunções coordenativas o aluno não terá muitos problemas na continuidade do conteúdo.
- O próximo passo é que eles relembrem a diferença entre o período simples e o período composto para em seguida, inserirmos o conteúdo que trata das orações compostas por subordinação.
- O material do livro, a partir da página 257 lhe dá esse apoio, contudo, fique atento para não apresentar aos alunos mais do que eles estão preparados para ver nesse momento.
- Por se tratar de um conteúdo um pouco mais complexo utilize o tempo que for necessário para finalizá-lo. Realinharemos em nossa próxima articulação a possibilidade de avançar ou não.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             



PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Tipo Textual:                                                    Escrita: Crase e pronome demonstrativo.            
Dissertativo Argumentativo
Reflexão Linguística: Revisão de transitividade verbal, Regência verbal e Nominal.
Ano: 9º                                    Período: 27/08 a 20/09                   Nº de Aulas: 20
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer a função da crase;
Revisar a transitividade do verbo;
Apropriar-se da regência verbal e nominal.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (3 Aulas)
- O professor deve aproveitar essas aulas para o trabalho de revisão do conteúdo de transitividade verbal. Você pode decidir a melhor forma para efetuar essa revisão e fazer uso do número de atividades que julgue necessárias para que o objetivo seja alcançado.

2º MOMENTO: (4 Aulas)
- A construção de um texto dissertativo-argumentativo se mostra um desafio para muitos de nossos alunos, assim, no manual, a partir da página 210 é disponibilizado um roteiro que pode te auxiliar na execução dessa empreitada. Trabalhe com o aluno a escrita e reescrita de um texto dissertativo-argumentativo para que eles consigam chegar a essência da proposta.

3º MOMENTO: (13 Aulas)
- O conteúdo selecionado para trabalho é o de regência verbal e nominal. Trata-se de um conteúdo que exige algumas retomadas, assim, é possível que demande um tempo mais longo. O manual didático lhe dará suporte para apoio a partir da página 219.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.              





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