4ª - SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2022
Ano/Série: 8º e
9º Período: 16/05/2022 a 03/06/2022 Nº de Aulas: 14
TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE
VIDA E PARA A VIDA! ”
CAMPO DE ATUAÇÃO:
Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA: Verbete; Crônica;
ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Sílaba - (divisão e
classificação); Acentuação gráfica;
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação
e troca de ideias coletiva;
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC
1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos
e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e
de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Compreender as linguagens como construção humana,
histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e
valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de
subjetividades e identidades sociais e culturais;
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem
(artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana
para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida
social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e
inclusiva;
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital –
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de
conflitos e à cooperação.
5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo
de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao
gênero do discurso/gênero textual.
10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes
linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir
sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o
mundo e realizar diferentes projetos autorais.
HABILIDADES DA BNCC:
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances
infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos
populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma,
crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e
personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura
narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço
e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados,
empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de
inserir os discursos direto e indireto.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica,
obedecendo às convenções da língua escrita.
(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.
(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de
sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição,
causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.
(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à
escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens,
definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades,
relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc.
em notícias, reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs,
anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na
internet etc.
(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e
questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre
estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes
visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos,
quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances
infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores.
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais
e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo
nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades,
sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico
de sua produção.
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as
diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos
que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical
típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os
efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos
verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se
houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como
se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido
decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos
espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das
diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e
indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e
processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a
cada gênero narrativo.
(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e
adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo
e negativo.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica,
obedecendo as convenções da língua escrita.
(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o
conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
______________________________________________________________________________________________
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:
Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação
/ Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
______________________________________________________________________________________________
OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE ACORDO COM A CARTA DE
BELGRADO, SÃO OS SEGUINTES:
• Conscientização: contribuir para que indivíduos e grupos
adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e
quanto aos problemas relacionados a ele.
• Conhecimento: propiciar uma compreensão básica sobre o
meio ambiente, principalmente quanto às influências do ser humano e de suas
atividades.
• Atitudes: propiciar a aquisição de valores e motivação
para induzir uma participação ativa na proteção ao meio ambiente e na resolução
dos problemas ambientais.
• Habilidades: proporcionar condições para que os indivíduos
e grupos sociais adquiram as habilidades necessárias a essa participação ativa.
• Capacidade de avaliação: estimular a avaliação das
providências efetivamente tomadas em relação ao meio ambiente e aos programas
de educação ambiental.
• Participação: contribuir para que os indivíduos e grupos
desenvolvam o senso de responsabilidade e de urgência com relação às questões
ambientais.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª SEMANA - PERÍODO: 16/05 a 21/05
1ª e 2ª – ORTOGRAFIA - REVISÃO – LETRA E
FONEMA
ENCONTROS VOCÁLICOS (DITONGO, TRITONGO E HIATO), ENCONTRO
CONSONANTAL E DÍGRAFO.
1ª ETAPA
- Professor, sugere-se que inicie a semana revisando os
objetos de conhecimento: fonema e letra. Iniciamos este estudo na sequência
anterior, a proposta agora é fazermos essa revisão, para em seguida, aprofundar
os estudos acerca da fonética e fonologia.
- Professor a critério de revisão, você pode rever com a
turma o um vídeo explicativo sobre: fonema e letra - disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=BOj2xCwIo8M - Fonética e Fonologia - Aula 1
[Prof Noslen], ou utilizar os slides e atividades já realizadas nas aulas
anteriores.
- A revisão deve ser breve, pois daremos destaque essa
semana para os encontros vocálicos. No entanto, se sentir necessidade de
aprofundar um pouco mais com a turma sobre fonema e letra, fique à vontade.
2ª ETAPA
- Professor, destine a segunda etapa da aula da sequência
para explanar os objetos de conhecimento: ENCONTROS VOCÁLICOS (DITONGO,
TRITONGO E HIATO), ENCONTRO CONSONANTAL E DÍGRAFO.
- Professor a critério de revisão, você pode assistir com a
turma o vídeo explicativo sobre: fonema, letra e encontro vocálico, disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=k0sM0Ovooo8 - FONÉTICA e FONOLOGIA || -
Prof. Letícia Góes.
- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe
com a turma o vídeo explicativo sobre:
ENCONTRO CONSONANTAL ou DÍGRAFO? Entenda as diferenças! || Prof. Letícia
Góes – disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ftesO8kAoQg
3ª ETAPA
- Professor(a), após a analisarem o vídeo, amplie a revisão
do objeto de conhecimento, através dos materiais em (ANEXO), e também a partir
dos slides disponíveis em e-mail.
- Após as explicações e retirada de possíveis dúvidas,
apresente aos alunos as ATIVIDADES – também disponível em anexo. Estipule um
tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize,
reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e
ampliar a aprendizagem.
3ª – AULA – DIVISÃO SILÁBICA
1ª ETAPA
- Professor, após a revisão do conceito de sílaba, encontro
consonantal e dígrafo, destine a décima primeira aula da sequência para retomar
a classificação silábica já estudada e aprofundar o objeto de conhecimento:
divisão silábica. Durante a explicação será possível revisar todos os estudos
anteriores e aprofundar as regras de divisão silábica.
- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe
com a turma o vídeo explicativo sobre: divisão silábica - Aprenda de uma vez
por todas Divisão Silábica [Prof. Alda]
https://www.youtube.com/watch?v=trZEghzFCAs, ou - Gramática em vídeo - Prof.
Fábio Alves - Regras de Separação de sílabas - ATUALIZAÇÃO da Aula 11 –
Fonologia, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wxgeyZPetc4
2ª ETAPA
- Após a análise do vídeo, reforce o aprendizado com o
estudo e atividades remotas disponíveis. Aproveite para sanar as dúvidas e
ampliar o conhecimento. Estipule um tempo para a turma responder as questões
propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções.
4ª – AULA – SÍLABA –
CLASSIFICAÇÃO SILÁBICA
1ª ETAPA
- Professor, destine a oitava aula da sequência para
continuar a revisão de fonética e fonologia. Relembre aos alunos que na aula
anterior de gramática vocês revisaram os encontros vocálicos, aproveite para
revisar os conceitos de ditongo, tritongo e hiato. Após essa exploração, inicie
a revisão do conceito de sílaba e classificação silábica.
- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe
com a turma os vídeos explicativos sobre: Classificação Silábica [Prof. Alda] -
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5ru7LlDNv04 – ou Classificação
das palavras quanto ao número de sílabas: Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SG6dx0KbaaE
2ª ETAPA
- Após a análise dos vídeos, reforce o aprendizado com o
estudo e atividades remotas disponíveis. Aproveite para sanar as dúvidas e
ampliar o conhecimento. Estipule um tempo para a turma responder as questões
propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções.
2ª SEMANA - PERÍODO: 23/05 a 27/05
(5ª e 6ª AULAS) - ACENTUAÇÃO
GRÁFICA
1ª ETAPA
- Professor, destine a oitava aula da sequência para
continuar a revisão de ortografia. Relembre aos alunos que na aula anterior de
gramática vocês revisaram os encontros vocálicos, aproveite para revisar os
conceitos de ditongo, tritongo e hiato, e sílaba e classificação silábica. Após
essa exploração, inicie a revisão de acentuação gráfica.
- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe
com a turma os vídeos explicativos sobre:
Acentuação gráfica, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=vmKggNWVvtU – (Aula da Professora Letícia Góes
sobre ACENTUAÇÃO GRÁFICA, mostrando as regras que fazem as palavras serem
oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.)
TESTE de PORTUGUÊS – ACENTUAÇÃO || Prof. Letícia Góes,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kJr9zKfF_do
2ª ETAPA
- Após a análise dos vídeos, reforce o aprendizado com o
estudo e atividades disponíveis.
Aproveite para sanar as dúvidas e ampliar o conhecimento. Estipule um tempo
para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o
aprendizado e façam as correções.
LIVRO DIDÁTICO – TECENDO LINGUAGENS - 8º ANO
(7ª AULA) – CAPÍTULO 1 - (BAÚ DE PALAVRAS) - (PÁGS: 14, 15)
1ª ETAPA - PARA
COMEÇO DE CONVERSA
- Professor, esta seção propõe uma discussão prévia sobre o
tema a ser estudado. É também a hora de fazer um levantamento dos conhecimentos
do aluno permitindo a ele que faça inferências, deduções, levante hipóteses e
desenvolva procedimentos de leitura antecipatória. Possibilite a participação
de alunos com mais dificuldade em interações orais e de compreensão leitora por
meio de perguntas direcionadas a eles, considerando suas capacidades iniciais,
mas buscando promover avanços. Procure validar as contribuições que fizerem e,
quando não estabelecerem relação direta com as discussões, redirecione a
participação com outra pergunta ou ofereça exemplos de situações cotidianas
correlatas, próprias do contexto deles. Deixe que os alunos se expressem
livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas e do professor,
as opiniões divergentes e a diversidade social e cultural.
2ª ETAPA -
Atividades (págs: 15, 16)
Questão 1 - A resposta ao enigma é a palavra homem: quando
bebê, engatinha; quando adulto, anda sobre duas pernas; ao envelhecer,
necessita da terceira perna, a bengala.
Questão 4. Solicite aos alunos que leiam o poema de José
Paulo Paes em voz alta, percebendo o ritmo dos versos e observando: o emprego da
aliteração no primeiro verso; o efeito surdo do som de -f em combinação com o
som sonoro produzido pelo fonema -v, no segundo verso; e o par de rimas
1000/Brasil. Como os elementos do poema estão ligados por uma relação de
pertinência, produzem um ritmo agradável na leitura dos versos.
- No texto “Novocabulário”, discuta com os alunos a relação
de sentido entre cada palavra e a forma como está representada, explorando a
importância da linguagem verbal e da linguagem visual para a compreensão da
mensagem, que é expressa não apenas pelas palavras, mas também pela forma como
foram traçadas no espaço do texto.
(8ª e 9ª AULAS) – PRÁTICA DE
LEITURA (PÁGS: 16, 17)
1ª ETAPA -
- A seção Prática de leitura trabalha a leitura de textos
verbais e não verbais e o desenvolvimento da competência leitora. Antes do
texto, são propostas aos alunos perguntas para explorar o conhecimento prévio,
levantar hipóteses e fazer inferências em relação ao tema abordado na leitura.
- Permita que os alunos se expressem livremente, desde que respeitem os turnos
de fala dos colegas, as opiniões divergentes e a diversidade cultural e social.
Realize intervenções por meio de perguntas sempre que surgirem opiniões e
relatos que possam colaborar e ampliar a discussão realizada durante a leitura.
Atividades
Questão 1. Como o primeiro trecho é mais explicativo, é
possível que os alunos reconheçam um gênero cuja intenção principal seja também
a de explicar, expor.
Questão 2. Espera-se que os alunos façam algumas inferências
sobre as características dos trechos lidos: o primeiro trecho é mais
explicativo e sua linguagem se parece com a que é usada em textos didáticos. Já
o segundo apresenta linguagem poética, lúdica e bem-humorada. A intenção nesse
momento não é classificar o gênero textual, mas fazer os alunos perceberem
diferentes tipos de linguagem em um mesmo texto
2ª ETAPA - Por dentro do texto (PÁGS: 18, 19)
- Esta subseção propõe questões de compreensão e
interpretação do texto lido na seção Prática de leitura, orienta a retomada das
hipóteses e inferências formuladas antes da leitura e, quando pertinente,
explora o uso do dicionário.
Atividade
- Questão 3a. Sugestão de resposta: A maioria dessas
palavras refere-se ao tamanho do que representam, exceto covardia, que está
empregada em sentido figurado, pois se refere a algo pequeno do ponto de vista
comportamental.
- Questão 3b. Sugestão de resposta: As três primeiras
palavras são encontradas no universo das narrativas de ficção dos contos
maravilhosos e responsáveis por mágicas, encantamentos e transformações. As
outras duas, sim e não, dizem respeito às decisões de ação ou omissão do ser
humano, que podem transformar ou não determinada realidade.
- Questão 3c. Sugestão de resposta: Porque essas palavras
podem indicar solidão, distanciamento. - Questão 6a. No capítulo 2, os alunos
estudarão a anáfora, figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de
uma palavra ou grupo de palavras em um texto.
- Questão 6b. Espera-se que os alunos respondam que sim,
pois o texto emprega a linguagem figurada, criando novos significados para as
palavras por meio de combinações originais.
3ª SEMANA - PERÍODO: 30/05 a 04/06
(10ª e 11ª AULAS) – PRÁTICA DE
LEITURA (PÁGS: 20)
1ª ETAPA -
Esse é o momento de realizar antecipações e inferências
antes da análise do texto. Para isso, promova um intercâmbio oral por meio da
questão apresentada antes do texto. Estabeleça o diálogo com os alunos a fim de
levantar o máximo de inferências que fizerem sobre o significado da palavra
“abscôndito”. Anote no quadro de giz as hipóteses que apresentarem, ou peça a
um aluno que seja o escriba, para que sejam cotejadas após a leitura do texto.
2ª ETAPA LINGUAGEM
DO TEXTO (PÁGS: 20, 21)
- Essa subseção, subordinada à seção Prática de leitura,
analisa aspectos da linguagem do texto lido, sua construção e forma.
Atividade
Questão 7. Verifique se os alunos sabem o que é lambe-lambe.
Os fotógrafos lambe-lambe eram profissionais populares que desenvolviam suas atividades
em praças e jardins públicos do Brasil. Atualmente, em pleno domínio da
fotografia digital, encontrar esse profissional é coisa rara, mas não
impossível.
"O lambe-lambe desenvolvia seu trabalho com uma
câmera-laboratório: uma caixa de madeira com uma lente apoiada num tripé. A
câmera era dividida em duas partes, sendo que a inferior continha os dois
banhos, revelador e fixador, que eram utilizados ao mesmo tempo, para o
processamento químico de filmes e papéis. As fotos eram reveladas ali mesmo,
quase que instantaneamente, o que dava ao fotógrafo uma mobilidade incrível,
uma vez que não precisava mais se deslocar ao laboratório para revelar os
filmes." HISTÓRIA dos lambe-lambe. Disponível em: . Acesso em: 29 set.
2018.
"Por que os fotógrafos de praça de antigamente se
chamavam lambe-lambe? Eles lambiam as chapas de vidro que capturavam a imagem –
depois ela era transferida para um papel. Apenas um lado da lâmina era
revestido pela emulsão sensível à luz, e essa camada era invisível. Lambendo, o
fotógrafo sentia o lado mais áspero, em que a língua colava, e isso guiava o
posicionamento do vidro na câmera – cada clique consumia uma nova chapa."
ÁGUEDA, Abílio Afonso da. O fotógrafo Lambe-Lambe: guardião da memória e
cronista visual de uma comunidade. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do
Rio de Janeiro, 2008. Tese de Doutorado.
(12ª e 13ª AULAS) - ALUNO PESQUISADOR – MEIO AMBIENTE E
SUSTENTABILIDADE
1ª ETAPA
- Professor, sugere-se que para relacionar o TEMA
INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ” ao
capítulo 1 que aborda “A COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES LUGARES”, siga as
orientações propostas no livro didático, abordando a temática em suas vidas e
as influências das linguagens, e como
moldam os comportamentos adolescentes.
- Faça uma roda de conversa com os alunos, no intuito de
conhecer os seus hábitos de cuidado para com o meio ambiente, consigo mesmo e
com o próximo.
Devemos ter amor e cuidado para com todas as formas de vida?
Por quê?
Quais são os seus hábitos de cuidado com o meio ambiente? O
que devemos fazer para preservá-lo?
Quais são os cuidados que devemos ter com nossa saúde física
e mental? Por quê?
Os cuidados que temos com o meio ambiente e com a nossa
saúde física e mental, definem a nossa identidade? Quem é você diante dos
cuidados para com todas as formas de vida?
PROXIMOS OBJETOS DE CONHECIMENTO - II UNIDADE
- Revisão – Classes Gramaticais;
- Revisão detalhada de VERBO;
- Estrutura das palavras; (Livro didático)
- Romance (fragmento); - Gírias – Tipos de linguagem; (Livro
didático)
- Frase, oração, período;
- Tipos de sujeito; (Livro didático)
_______________________________________________________________________________
- PROFESSOR, LEMBRE-SE DE DESTINAR OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS DE
CADA AULA PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM O DIÁRIO DA TURMA, UMA ESPÉCIE DE AVALIAÇÃO
DA AULA E DO ESTUDO, POIS SERÁ FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATO DE
PRÁTICA. ENQUANTO OS ALUNOS RESPONDEM O DIÁRIO DA TURMA, VOCÊ RESPONDE E
ANALISA AS QUESTÕES DO - Diário do/a professor/a - O que foi planejado e o que
fizemos?
DIÁRIO DA TURMA
O que fizemos hoje?
O que aprendemos nesta aula foi…
O momento mais importante da aula foi...
Nosso trabalho avançou em…
O que chamou atenção foi …
O que queremos compreender melhor é...
REFLEXÃO DO/A PROFESSOR/A – SOBRE O DIÁRIO DA TURMA
O que dizem os/as estudantes?
Em alguns momentos do percurso, o/a professor/a faz uma
reflexão sobre sua prática a partir do diário da turma. Confira algumas
perguntas que podem orientar suas reflexões sobre as aulas.
Como a turma está vendo as aulas?
Concordo com a visão dos/as estudantes? Discordo? Por quê?
O que os alunos aprenderam? Como aprenderam? Como contribuí
para essas aprendizagens?
Quais atividades foram propostas? De que modos? O que
funcionou e o que não funcionou? Por quê?
O que aprendi com a experiência até aqui com essa turma?
O que poderia ser diferente? O que vou propor agora? Por
quê?
DIÁRIO DO/A PROFESSOR/A
O que foi planejado e o que fizemos?
O/A professor/a mantém um diário para registrar sua memória
sobre as aulas.
Confira alguns exemplos de questões que podem orientar o
registro da memória da aula. Pense no que é importante registrar para que você
possa se lembrar do percurso da turma.
O que ensinei/aprendi nesta aula foi…
O que os alunos e alunas aprenderam/ensinaram nesta aula
foi...
Os momentos mais importantes da aula foram...
Nosso trabalho avançou em...
O que chamou atenção foi…
O que não funcionou foi...
Fica a sugestão para...
RECURSOS:
( ) Resumo
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Livro didático
para ajudar nas resoluções das atividades.
( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( ) Trabalho;
( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas;
( ) Seminários;
( ) Apresentação
oral;
( ) Observação do
desempenho do aluno;
( ) cartaz;
( ) Debate;
( ) Relatórios;
( ) Avaliação
escrita;
( ) Avaliação da
participação;
Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das
habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas
pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a
aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de
aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do
aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário