7ª SD LP 9ºano

 


Ano/Série: 9º         Período: 05/09/2022 a 23/09/2022         Nº de Aulas: 10


TEMA INTERCURRICULAR: “AS DIVERSAS FACETAS DO CONSUMO”

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:   


LEITURA: Gêneros: entrevista, carta do leitor, campanha publicitária; 

ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Escolhas lexicais; Tempos verbais; Modalização deôntica: ação não ocorrida no passado, mas que se encontra como possibilidade ou condição no futuro; 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva; 

PRODUÇÃO: Reflexão -  educação para o consumo, com enfoque em consumo consciente;  


COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.


5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;


2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;


3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.


5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual. 

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

HABILIDADES DA BNCC:

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática dos textos.


(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.


(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.


(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.


(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.


(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.


(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


Os objetivos da educação ambiental, de acordo com a Carta de Belgrado, são os seguintes: 

• Conscientização: contribuir para que indivíduos e grupos adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e quanto aos problemas relacionados a ele. 

• Conhecimento: propiciar uma compreensão básica sobre o meio ambiente, principalmente quanto às influências do ser humano e de suas atividades. 

• Atitudes: propiciar a aquisição de valores e motivação para induzir uma participação ativa na proteção ao meio ambiente e na resolução dos problemas ambientais. 

• Habilidades: proporcionar condições para que os indivíduos e grupos sociais adquiram as habilidades necessárias a essa participação ativa. 

• Capacidade de avaliação: estimular a avaliação das providências efetivamente tomadas em relação ao meio ambiente e aos programas de educação ambiental. 

• Participação: contribuir para que os indivíduos e grupos desenvolvam o senso de responsabilidade e de urgência com relação às questões ambientais.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  1ª e 2ª – AULAS - 

- Professor, sugere-se que destine essas aulas para finalizar as atividades referentes ao tema Inter curricular: “As diversas facetas do consumo” do CAPÍTULO 4 – OUTRAS PAIXÕES, OUTRAS LINGUAGENS. 

  3ª e 4ª – AULAS – OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA


1ª ETAPA

- Professor, sugere-se que para aprofundar a aprendizagem e compreensão dos alunos acerca da temática estudada nessa unidade, e para auxiliar a realização da produção textual que aborde com os alunos o conceito e entendimento sobre OBSOLESCÊNCIA PROGRAMA, e sustentabilidade.

- Professor, sugere que nessa etapa, converse com os alunos sobre acontecimentos cotidianos que nos remetem a OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA. 

“Queridos alunos, é muito provável que já tenha acontecido com você de comprar um carro, computador ou televisão, por exemplo, e quando eles estragaram você simplesmente foi induzido a adquirir um novo. Mas você parou para pensar porque o produto estragou em tão pouco tempo? Neste texto você vai descobrir que muitos fabricantes projetam seus produtos para estragarem depois de um certo tempo. Assim você acaba comprando um novo, aumentando a frequência das vendas e o lucro das empresas. O nome disso é obsolescência programada!”

2ª ETAPA:

- Para trabalhar o conceito de OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA apresente a atividade do TEXTO I: “Obsolescência programada: o consumo exacerbado e o esgotamento de fontes naturais” de Júlia Braga. Texto completo, em: https://www.ufjf.br/antenado/files/2013/12/Portugu%C3%AAsDiscursivaPism3.pdf.  Auxilie os alunos na leitura e socializem as questões oralmente. 

- Após a leitura do texto e ampliação do conceito de OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA, trabalhe com o vídeo que está como sugestão a seguir:   

1. Entenda: O que é obsolescência programada? – TecMundo  > https://www.youtube.com/watch?v=Ix_nYVFlqWo

CONCEITOS 

Obsolescência programada 

Obsolescência programada acontece quando há uma ação deliberada da empresa fabricante que força o cliente a adquirir um novo modelo do bem. É o caso dos aparelhos domésticos ou equipamentos eletrônicos. (Eles saem das fábricas já com um prazo útil de vida) 


Obsolescência perceptiva 

A obsolescência perceptiva ocorre quando o produtor lança uma nova versão mais atraente do produto e o consumidor é induzido a comprar a nova versão, mesmo quando o modelo antigo continua operacional. Disponível em: https://www.significados.com.br/obsolescencia/


3ª ETAPA:

- Na quarta etapa da aula apresente aos alunos o TEXTO II, exemplos de casos famosos de empresas que promoveram a OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA de seus produtos e mostre as ações de combate a essa prática. 

- Professor, para ampliar o estudo, leia também o TEXTO III e socialize as questões oralmente: - Consumo Sustentável - Um mal a ser combatido: a obsolescência programada, disponível em: http://www.idec.org.br/em-acao/artigo/um-mal-a-ser-combatido-a-obsolescencia-programada 


Curta-metragem: Obsolescência Programada 

Sinopse: Aborda a questão da obsolescência programada e da sociedade de consumo no incentivo ao descartável. 

Baseado no documentário “Obsolescência Programada” da TVE2 e no texto “Patrimônio Líquido Nacional” de Stephen Kanitz. (Fonte: Trabalho de Educação Ambiental, do curso de Ciências Ambientais UNIRIO). 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VkPScfQG-Y8  Acesso em: 03 de novembro de 2016 Duração: 7 minutos e 38 segundos 

  5ª e 6ª – AULAS - PRODUÇÃO TEXTUAL – 

Etapa 1: 

- Professor, nessa seção os alunos são convidados a produzir uma propaganda. Cada grupo pode optar por um tipo de peça publicitária.

-Inicie a aula perguntando aos alunos se eles pensam que todas as propagandas vendem necessariamente um produto. A intenção da pergunta é lembrá-los de que também existem propagandas institucionais, que promovem o nome de uma empresa e propagandas comunitárias de conscientização, que têm a função de orientar, esclarecer e persuadir a população a tomar uma atitude que tenha como objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

-Pergunte aos estudantes se lembram de alguma campanha de propaganda comunitária https://globoplay.globo.com/v/9210756/ e se acham que esse tipo de propaganda também usa argumentos para convencer o leitor, espectador, ouvinte. 

- Após os exemplos citados pelos alunos, o professor apresenta outros exemplos por meio de slides e identifica com eles algumas estratégias argumentativas: 

- Como o autor das campanhas persuadi o interlocutor? 

- Qual a finalidade dessas campanhas (esclarecer e orientar a população sobre assunto de interesse comunitário, local ou não de modo a persuadi-la a colaborar ou desenvolver uma ação)? 

- Qual é o público alvo (população em geral)? 

- Em que veículos as campanhas são divulgadas (televisão, rádio, etc.)?                                                                                                          

Comente que várias peças são produzidas nas campanhas, como vídeos, spots, banners, cartazes, etc.  


2ª ETAPA:  PRODUÇÃO DA PROPAGANDA DE CONSCIENTIZAÇÃO

-Para ativar os conhecimentos prévios dos alunos inicie a aula com o seguinte questionamento: Quais as partes que compõem o gênero PROPAGANDA DE CONSCIENTIZAÇÃO? Após, comente que possui várias partes, entre elas: título, slogan, texto explicativo, logomarca e imagem. No entanto, ressalte que essa regra não é fixa, e que nem todas essas partes estão presentes ao mesmo tempo em todas as campanhas. Uma campanha pode apresentar outros elementos que não estes apresentados.   

-Em seguida, apresente o conceito de cada elemento do texto: 

Slogn- Frase curta, objetiva que tem a intenção de despertar a atenção do leitor. Frase curta com uma ordem dada ao leitor, para que ele mude de comportamento ou adote uma determinada postura. Texto explicativo- Nele, são apresentados os argumentos que vão provar, defender a ideia defendida na campanha. 

Logomarca- A marca da empresa que faz a campanha. 

Imagem- Importante que seja uma imagem bem impactante e que tenha relação com o assunto da campanha.                                


3ª ETAPA: PRODUÇÃO DE SLOGAN E LOGOTIPO PARA A PROPAGANDA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA TURMA 

-Projete cartazes de propagandas de conscientização e peça para os alunos que levantem hipóteses sobre o nome da campanha. E também apontem as partes que compõem o texto da campanha comunitária e a função de cada uma. 

- Pergunte aos estudantes após a análise dos cartazes, se acham o nome da campanha adequado, assim como o logotipo utilizado, estimulando-os a justificarem suas respostas.   

-Para terminar, proponha que cada aluno crie uma frase curta (slogan) e um logotipo de uma campanha sobre o tema “O descarte incorreto do lixo”. Para isso, lembre-os de que é necessário pensar no público-alvo e em que lugares as peças (cartazes e vídeos) vão circular. 

-Por meio de votação, a turma deverá escolher, entre as criações feitas por eles, uma frase (slogan) e logotipo que vão compor a campanha da turma. Explique que a seleção será feita na aula seguinte e que, para casa, devem elaborar argumentos que possam persuadir o leitor e faze-lo aderir à campanha. Peça a eles que façam uma pesquisa sobre o tema antes de construir os argumentos.   


4ª ETAPA: PRODUÇÃO DA PROPAGANDA DA TURMA  

-Peça a cada aluno que socialize sua proposta de slogan e logotipo para que a turma faça a escolha através de votação. 

- Logo após, divida a turma para que metade faça os cartazes e a outra metade produza os vídeos. Nesse momento, é importante lembrar que a propaganda é a visão macro. Que dá unidade objetiva às peças que a compõem. Por isso é fundamental que os grupos tenham consciência de que cada peça produzida fará parte de uma unidade maior, a campanha da turma. 

- Por fim, lembre aos alunos que a propaganda de conscientizaçaõ deve mobilizar, persuadir o interlocutor para um fim: no caso, o de combater a forma incorreta de descarte do lixo.    

-Para os cartazes, peça aos alunos que criem primeiro um esboço. 

- Oriente-os no planejamento: a distribuição espacial do slogan, do logotipo, das imagens e do texto; a elaboração do texto; a escolha das cores e fontes utilizadas; o significado das cores. 

- Caso haja possibilidade, os cartazes também podem ser feitos no computador, usando os softwares de design e edição, para que posteriormente sejam divulgados no blog da educação.   

-Durante a elaboração do texto, lembre-os de utilizar recursos linguísticos-gramaticais (como jogos de palavras, uso do imperativo, de repetições e duplo sentido de palavras) para enriquecer as argumentações que vão persuadir o leitor. O texto deve ser curto e informativo sem, no entanto, perder a essência. 


  7ª e 8ª AULAS – REVISÃO - VERBO

1ª ETAPA 

- Professor, sugere-se que destine essas aulas para ampliar a revisão sobre o objeto de conhecimento: VERBO. Aproveite para sanar as dúvidas. Atividades em anexo. 


  9ª e 10ª AULAS – REVISÃO – TEMPOS E MODOS VERBAIS


- Professor, sugere-se que destine essas aulas para ampliar a revisão sobre o objeto de conhecimento: VERBO (TEMPOS E MODOS). Aproveite para sanar as dúvidas. Atividades em anexo. 



RECURSOS: 

(  ) Resumo             

(  ) Data show;            

(  ) Jornal;           

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  

(  ) Informativos.

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova; 

(  ) Trabalho; 

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;   

(  ) Seminários; 

(  ) Apresentação oral; 

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate; 

(  ) Relatórios; 

(  ) Avaliação escrita; 

(  ) Avaliação da participação;



Professor é importante: 

Incluir as competências gerais da Base na aula.

Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.

Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.

Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.















































“Obsolescência Programada – tecnologia a serviço do capital” 

“...nos anos 50, resgata-se a obsolescência programada quando começa a utilizar os meios de comunicação para seduzir o consumidor, apresentando novos designs Obsolescência programada – Tecnologia a serviço do capital INOVAE”. 

“A mídia intensifica a sua cooptação e os consumidores, sem necessidade, começam a trocar e consumir cada vez mais, e neste processo, quase ninguém estava preocupado com a geração de lixo e muito menos com os problemas que a produção poderia causar ao meio ambiente. O sistema capitalista apenas se preocupa com o consumo e o produto; as pessoas e o ambiente são apenas um detalhe que só entram no projeto como consumidores e fornecedores de matéria-prima, intensificando ainda mais o mercado – esta é a lógica do capital. O impulso de trocar produtos antigos pelas novidades lançadas diariamente no mercado não se restringe somente a aparelhos eletrônicos. “Os consumidores estão trocando de automóveis, casas, eletrodomésticos com intervalos mais curtos do que há três décadas”. Para Slade, (2006) isso ocorre porque a publicidade e as modernas técnicas de marketing procuram convencer o consumidor de que chegou um novo produto, mais atraente e com mais tecnologia no mercado, e o que ele possui está obsoleto e ficará socialmente defasado. A propaganda utilizada deverá estimular a insatisfação do consumidor com o aparelho que ele utiliza. 

Os aparelhos eletrônicos pessoais deixaram de pertencer à categoria das ferramentas utilitárias para fazer parte da expressão pessoal, como é caso do vestuário. Os consumidores querem exibir, querem ser os primeiros a comprar determinados produtos com novas tecnologias, mesmo que não utilizem ou que o produto não atenda a todas suas propostas. A procura insaciável pelas novidades se deve, em parte, à velocidade impressionante com que novos produtos surgem no mercado e são apresentados pela publicidade global. Sim, agora, até os comerciais são exibidos em vários países ao mesmo tempo, e com as mesmas finalidades: vender cada vez mais e com maior velocidade. 

O que muda nas propagandas é apenas o idioma; a imagem é a mesma. Muitas vezes uma campanha de um novo produto tem seu lançamento anunciado mundialmente com apenas uma publicidade em vários idiomas. Para Como disserta Castells (2000) sobre esta economia informacional que tem alcances globais. 

O professor de administração e marketing do Centro de Estudos de Consumo da Universidade de Yale Ravi Dhar (2007) afirma que "Na última década, a tecnologia assumiu características antes só vistas na indústria da moda. As pessoas querem ser as primeiras a terem um iPhone, assim como desejam ter o último modelo da bolsa Prada. A funcionalidade é menos importante do que mostrar ao mundo que você tem determinado produto" (Dhar como citado em Rydlewski, 2007). 

Estas transformações sociais no consumo contemporâneo têm sua origem primeira na China, que mostrou ao mundo que pode produzir com custos menores, quando a qualidade não é o principal objetivo do negócio. O grande segredo chinês é o custo da mão-de-obra, quase escrava, US$ 50,00 por mês, sua política cambial predatória e sua “genialidade” para copiar, sem pagar direitos de patentes. Isto, somado à influência do novo tipo de varejo que se instalou em vários países nas últimas décadas: grandes redes nacionais e internacionais –WalMart nos EUA, Carrefour na França, Rua 25 de março em São Paulo, Feirinha do Brás, etc. Quase toda cidade tem uma “Feira do Paraguai”, muitas legalizadas. Táticas duras de negociação, produtos sem origem definida, sem nota fiscal, e muitos vindos de contrabando, tendo sua entrada ilegal no país. Tudo isso intensifica um consumo, mais rápido e sem compromisso com a qualidade dos produtos, e uma geração de lixo eletrônico cada vez maior. ...

O fator cultural também é um dos responsáveis pelas compras por impulso ou sem planejamento (necessidade). De acordo com o caráter de velocidade do mundo, torna-se mais rápido comprar o novo, do que mandar arrumar o velho. 

Os consumidores procuram novas tecnologias e novos produtos; não há um interesse, no primeiro momento, pela qualidade, e como muitas marcas dão uma garantia, o preço passa a ser um diferencial na hora da compra. A qualidade é sentida depois de cinco anos, e neste caso existem consumidores que privilegiam marcas que garantam um bom uso do produto. 

Como é o caso da Apple, Palm, BlackBerry, Nokia, Motorola, Samsung e LG que registram aumento de vendas de sua marca no mercado mundial (Slade, 2006, p.56). Portanto, a obsolescência planejada e a percebida, cooptam o consumidor a adquirir novos produtos com o velho ainda funcionando. E os novos modelos têm vida mais curta. Este modelo de negócio que foi exportado dos Estados Unidos para o mundo a partir da década de 50, não se preocupa com os resíduos que todo este consumo acaba por causar. Fonte: Recorte do Artigo acadêmico de Joelma Telese Pacheco Conceição , Márcio Magera Conceição & Paulo Sérgio Lopes de Araújo. Link: file:///C:/Users/Cliente/Downloads/386-1460-1-PB.pdf Acesso em: 31/10/2016.


COMPLETE!

Com base na leitura do Artigo “Obsolescência Programada – tecnologia a serviço do capital”... PREENCHA os espaços em branco:

1. A maioria das compras, hoje em dia, é por __________________________.

2. O fator ___________ é um dos responsáveis pelas compras sem planejamento.

3. Na década de 1950 resgata-se a _________________ programada quando começa a se usar os meios de comunicação.

4. O que muda nas ______________ é apenas o idioma; a imagem é a mesma. 

5. Os ______________ eletrônicos pessoais deixaram de pertencer a categoria das ferramentas utilitárias para fazer parte da expressão pessoal como é o caso do vestuário.

6. A propaganda utilizada deverá estimular a _______________do consumidor com o aparelho que ele utiliza. 

7. A __________ intensifica a sua cooptação e seus consumidores.

8. Estas transformações sociais no consumo contemporâneo têm sua origem primeiro na ___________ que mostrou ao mundo que pode produzir com custos menores, quando a qualidade não é o principal objetivo do negócio.

9. Portanto, a obsolescência planejada e a percebida, cooptam o consumidor a adquirir novos produtos com o velho ainda funcionando. E os novos modelos têm _______ mais curta.

10....É uma geração de _________ eletrônico cada vez maior.

11. A China é suas táticas de comércio... Somado aos produtos sem origem definida, sem nota fiscal, e muitos vindos de contrabando... Tudo isso intensifica um consumo, mais rápido e sem _______________ com a qualidade dos produtos.





Escola:______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma:  

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Língua Portuguesa 

Aluno (a): _________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: Verbo: estrutura e conjugações;


ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 

VERBO – CONCEITO 


    A GANSA QUE PUNHA OVOS DE OURO


Um homem possuía uma gansa que, toda manhã, punha um ovo de ouro. Vendendo esses ovos preciosos, ele estava acumulando uma grande fortuna. Quanto mais rico ficava, porém, mais avarento se tornava. Começou a achar que um ovo só, por dia, era pouco.

“Por que não põe dois ovos, quatro ou cinco?” pensava ele. “Provavelmente, se eu abrir a barriga desta ave, encontrarei uma centena de ovos e viverei como um nababo.”

Assim pensando, matou a gansa, abriu-lhe a barriga e, naturalmente, nada encontrou.

(Esopo. O mundo da criança.Rio de Janeiro, Delta.)


VERBO é a palavra variável que pode ser - Conjugada no passado, presente e futuro.


Observe as palavras destacadas no texto:


põe – indica tempo presente


ficava, começou, matou, abriu – indicam tempo passado (pretérito)


encontrarei, viverei – indicam tempo futuro


Essas palavras, que podem ser conjugadas para indicar os tempos presente, passado (pretérito) e futuro, são chamadas verbo. Veja: 


VERBO é a palavra variável que indica ação, estado ou fenômeno da natureza

O modo indica a maneira como a ação verbal se passa. Há três modos verbais:


Indicativo - indica a ação de modo certo, exato, preciso. Assim: “... eu corro...”


Subjuntivo - indica que a ação se passa de modo duvidoso, incerto. Assim: “Se eu corresse...”


Imperativo - indica uma ordem, um pedido, uma súplica. Assim: “Corra...”



ESTRUTURA DOS VERBOS 


Leia e observe os verbos destacados:


A MAIOR AVE DO MUNDO


Capaz de ingerir até 15 quilos de alimento por dia, o avestruz é um animal onívoro, isto é, ele

come de tudo: plantas, insetos, alguns roedores e até pedras! Apesar de ser incapaz de voar, a maior ave do mundo pode correr em uma velocidade de até 60 quilômetros por hora.

                                                                  (Revista Natureza. São Paulo, Europa, novembro de 1998.)


Veja a conjugação do verbo comer, destacado no poema


                                                  Eu    -      Com –         o

                   SINGULAR            Tu    -      Com –         es

                                                  Ele   -      Com –          e

                                                  

       Nós   -     Com –        emos

                    PLURAL               Vós   -     Com –         eis

                                                  Eles  -     Com –         em

                                                     ↓                ↓               ↓               

                             Pronomes pessoais    radical    desinências


Radical é a parte que contém o significado básico e nos verbos regulares não sofre alterações.

Radical – para se obter o radical do verbo, retiram-se as terminações ar – er – ir (do infinitivo).


Desinência são elementos acrescidos ao radical e indicam pessoa, número, tempo e modo.

O mesmo ocorre com outro verbo do poema, correr: corro, corres, corre, corremos, correis, correm.


Vogais temáticas – são as vogais a – e – i, que indicam as conjugações verbais e são usadas como elementos de ligação entre o radical e as desinências. Veja:


a – vogal temática da 1ª conjugação;

e – vogal temática da 2ª conjugação;

i – vogal temática da 3ª conjugação.


CONJUGAÇÕES VERBAIS

O que são as conjugações dos verbos?

Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. Aparece estruturada numa ordem convencionada. Existem três conjugações principais: 

Observe:

São três as conjugações verbais: - ar - er - ir

1ª conjugação – cantar/ amar

Tem como vogal temática o ”a”

Ex: cantar, amar, sonhar, pular, etc…

2ª conjugação – correr/ beber

Tem como vogal temática o ”e”

Ex: vender, comer, chover, sofrer etc…. 


3ª conjugação – partir/ medir

Tem como vogal temática o ”i”

Ex: partir, dividir, sorrir, abrir etc….

A variação dessas três partes forma a conjugação de um verbo. Conjugar um verbo é dizê-lo em todos os tempos, modos, pessoas e números.

Para entendermos conjugação verbal devemos observar alguns pontos essenciais como as terminações dos verbos (parte variável do verbo).Essa terminação muda para indicar o tempo (quando?), o modo (como?), a pessoa (quem?) e o número (quantos?).

A terminação verbal é composta de três partes:

1- Vogal temática: informa a conjunção a que pertence o verbo.

Radical Vogal temática Conjugação

cant a r 1º Conjugação

vend e r 2º Conjugação

part i r 3º Conjugação


2- Desinência pessoal: informa a pessoa (quem?) e o número de pessoas (quantos?).

Radical Desinência pessoal Pessoa Número

cantava - 1º pessoa singular

cantava s 2º pessoa singular

cantava - 3ª pessoa singular

cantava mos 1ª pessoa plural

cantáve is 2ª pessoa plural

cantava m 3ª pessoa plural

Observação: Na maioria dos tempos verbais não há desinência pessoal da 1ª e 3ª pessoas do singular.

3- Desinência temporal: informa o tempo (quando?) e o modo (como?).

Radical Desinência temporal Tempo Modo

canta va Pretérito imperfeito Indicativo

canta sse Pretérito imperfeito Subjuntivo

canta ria Futuro do pretérito Indicativo

OBS: O verbo pôr, assim como seus derivados (compor, repor, depor, etc.), pertence à 2º conjugação, porque na sua forma antiga a sua terminação era em er: poer. 

A vogal “e”, apesar de haver desaparecido do infinitivo, revela-se em algumas formas de verbo: põe, pões, põem etc. 


O verbo também possui três formas chamadas nominais, que podem ser classificadas como nomes ou como verbos. Assim:



Verbo Nome Forma nominal

Vamos jantar? O jantar está na mesa. Infinitivo

Eu estou examinando você. O examinando faltou à prova. Gerúndio

Ela é amada por mim. A amada não veio ao encontro. Particípio





                                                              

ATIVIDADE 1

Leia e ouça a música abaixo com atenção: 

Admirável chip novo

Pitty

Pane no sistema

Alguém me desconfigurou

Aonde estão meus olhos de robô?

Eu não sabia, eu não tinha percebido

Eu sempre achei que era vivo

Parafuso e fluido em lugar de articulação

Até achava que aqui batia um coração

Nada é orgânico, é tudo programado

E eu achando que tinha me libertado

Mas lá vem eles novamente

Eu sei o que vão fazer

Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, beba

Leia, vote, não se esqueça

Use, seja, ouça, diga

Tenha, more, gaste e viva

Pense, fale, compre, beba

Leia, vote, não se esqueça

Use, seja, ouça, diga

Não, senhor

Sim, senhor

Não, senhor

Sim, senhor


1) O texto é uma música atual, voltada para o público jovem. O que o eu-lírico do texto descobre sobre si mesmo?

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2) Qual é a ideia principal do texto?

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3) O texto utiliza muitos verbos já conjugados. Reproduza o quadro a seguir, complete-o com as formas verbais destacadas no texto lido e passe-os para a sua forma infinitiva de acordo com a sua conjugação. Siga o modelo.


VERBO 1 CONJUGAÇÃO: -AR 2 CONJUGAÇÃO: -ER 3 CONJUGAÇÃO: -IR

desconfigurou desconfigurar -------------------------------- ------------------------------


4) No verso “Até achava que aqui batia um coração” em que tempo estão os verbos em destaque? Passe-os para o tempo presente? 

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5) Houve alteração no sentido do verso? Explique. 

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6) Sublinhe os verbos das frases e escreva entre parênteses o que eles indicam:

A – ação                E – estado               FN – fenômeno da natureza


(      ) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.

(      ) Chove muito na fazenda.

(      ) Os alunos e professores resolveram os problemas juntos.

(      ) Muito alegres, cantamos a noite inteira.

(      ) Todas as baleias estão deliciadas com sua liberdade.


7) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:

a) chegarei: ___________________________         b) subiram: ___________________________

c) coube: _____________________________         d) fizeste: ____________________________

e) pusesses: ___________________________         f) sumiu: _____________________________

g) estávamos: _________________________          h) amássemos: ________________________


8) Identifique a conjugação a que pertence cada um dos verbos do exercício anterior:

1ª conjugação: ____________________________________________________________________

2ª conjugação: ____________________________________________________________________

3ª conjugação: ____________________________________________________________________


Poesia: O verbo no infinito

Vinícius de Moraes


Ser criado, gerar-se, transformar

O amor em carne e a carne em amor; nascer

Respirar, e chorar, e adormecer

E nutrir para poder chorar


Para poder nutrir-se; e despertar

Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir

E começar a amar e então sorrir

E então sorrir para poder chorar.


E crescer, e saber, e ser, e haver

E perder, e sofrer, e ter horror

De ser e amar, e se sentir maldito


E esquecer tudo ao vir um novo amor

E viver esse amor até morrer

E ir conjugar o verbo no infinito…


ENTENDENDO A POESIA:

9) Que tema é abordado na poesia?


10) Com que intenção o poeta, ainda na estrutura verbal da poesia faz uso do infinitivo?


11)  Ao concluir o poema com o verso: ir conjugar o verbo no infinito..., o poeta indica que:

I. o destino do ser humano é conjugar verbos como faz o poeta.

II. algo do ser humano permanece sempre, mesmo após a morte.

III. a conclusão do processo apresentado no poema é a eternidade.

IV. do homem, restam apenas as lembranças e o verbo no infinito.


Está correto o que se afirma APENAS em:

a)I e III.

b)I e II.

c)II e III.

d)II e IV.

e)III e IV.









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