4ª - SD - LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO - 2022

 

4ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2022

 

Ano/Série: 6º         Período: 16/05/2022 a 03/06/2022          Nº de Aulas: 18

 

TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ”

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:  

 

LEITURA: Gênero: Romance (fragmento);

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Substantivo (conceito); Classificação do substantivo;

ORTOGRAFIA: Fonema, letra, encontro vocálico, encontro consonantal, dígrafo; Sílaba - (divisão e classificação);

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;

 

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

 

5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

HABILIDADES DA BNCC:

 

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

 

(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.

 

(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

 

(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

 

(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

 

(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

 

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

 

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:

Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

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OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE ACORDO COM A CARTA DE BELGRADO, SÃO OS SEGUINTES:

 

• Conscientização: contribuir para que indivíduos e grupos adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e quanto aos problemas relacionados a ele.

 

• Conhecimento: propiciar uma compreensão básica sobre o meio ambiente, principalmente quanto às influências do ser humano e de suas atividades.

 

• Atitudes: propiciar a aquisição de valores e motivação para induzir uma participação ativa na proteção ao meio ambiente e na resolução dos problemas ambientais.

 

• Habilidades: proporcionar condições para que os indivíduos e grupos sociais adquiram as habilidades necessárias a essa participação ativa.

 

• Capacidade de avaliação: estimular a avaliação das providências efetivamente tomadas em relação ao meio ambiente e aos programas de educação ambiental.

 

• Participação: contribuir para que os indivíduos e grupos desenvolvam o senso de responsabilidade e de urgência com relação às questões ambientais. 

               

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª SEMANA - PERÍODO: 16/05 a 21/05

 

                 1ª e 2ª – ORTOGRAFIA - REVISÃO – LETRA E FONEMA

ENCONTROS VOCÁLICOS (DITONGO, TRITONGO E HIATO), ENCONTRO CONSONANTAL E DÍGRAFO. 

1ª ETAPA

- Professor, sugere-se que inicie a semana revisando os objetos de conhecimento: fonema e letra. Iniciamos este estudo na sequência anterior, a proposta agora é fazermos essa revisão, para em seguida, aprofundar os estudos acerca da fonética e fonologia.

- Professor a critério de revisão, você pode rever com a turma o um vídeo explicativo sobre: fonema e letra -  disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BOj2xCwIo8M - Fonética e Fonologia - Aula 1 [Prof Noslen], ou utilizar os slides e atividades já realizadas nas aulas anteriores.

- A revisão deve ser breve, pois daremos destaque essa semana para os encontros vocálicos. No entanto, se sentir necessidade de aprofundar um pouco mais com a turma sobre fonema e letra, fique à vontade.

2ª ETAPA

- Professor, destine a segunda etapa da aula da sequência para explanar os objetos de conhecimento: ENCONTROS VOCÁLICOS (DITONGO, TRITONGO E HIATO), ENCONTRO CONSONANTAL E DÍGRAFO. 

- Professor a critério de revisão, você pode assistir com a turma o vídeo explicativo sobre: fonema, letra e encontro vocálico, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k0sM0Ovooo8 - FONÉTICA e FONOLOGIA || - Prof. Letícia Góes.

- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe com a turma o vídeo explicativo sobre:  ENCONTRO CONSONANTAL ou DÍGRAFO? Entenda as diferenças! || Prof. Letícia Góes – disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ftesO8kAoQg

3ª ETAPA

- Professor(a), após a analisarem o vídeo, amplie a revisão do objeto de conhecimento, através dos materiais em (ANEXO), e também a partir dos slides disponíveis em e-mail.

- Após as explicações e retirada de possíveis dúvidas, apresente aos alunos as ATIVIDADES – também disponível em anexo. Estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e ampliar a aprendizagem.

                4ª – AULA – DIVISÃO SILÁBICA

1ª ETAPA

- Professor, após a revisão do conceito de sílaba, encontro consonantal e dígrafo, destine a décima primeira aula da sequência para retomar a classificação silábica já estudada e aprofundar o objeto de conhecimento: divisão silábica. Durante a explicação será possível revisar todos os estudos anteriores e aprofundar as regras de divisão silábica.

- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe com a turma o vídeo explicativo sobre: divisão silábica - Aprenda de uma vez por todas Divisão Silábica [Prof. Alda] https://www.youtube.com/watch?v=trZEghzFCAs, ou - Gramática em vídeo - Prof. Fábio Alves - Regras de Separação de sílabas - ATUALIZAÇÃO da Aula 11 – Fonologia, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wxgeyZPetc4 

2ª ETAPA

- Após a análise do vídeo, reforce o aprendizado com o estudo e atividades remotas disponíveis. Aproveite para sanar as dúvidas e ampliar o conhecimento. Estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções.

                5ª – AULA – SÍLABA – CLASSIFICAÇÃO SILÁBICA 

1ª ETAPA

- Professor, destine a oitava aula da sequência para continuar a revisão de fonética e fonologia. Relembre aos alunos que na aula anterior de gramática vocês revisaram os encontros vocálicos, aproveite para revisar os conceitos de ditongo, tritongo e hiato. Após essa exploração, inicie a revisão do conceito de sílaba e classificação silábica.

- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe com a turma os vídeos explicativos sobre: Classificação Silábica [Prof. Alda] - disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5ru7LlDNv04 – ou Classificação das palavras quanto ao número de sílabas: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SG6dx0KbaaE

2ª ETAPA

- Após a análise dos vídeos, reforce o aprendizado com o estudo e atividades remotas disponíveis. Aproveite para sanar as dúvidas e ampliar o conhecimento. Estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções.

2ª SEMANA - PERÍODO: 23/05 a 27/05

                (5ª, 6ª, 7ª AULAS) –  CAPÍTULO – 1 (QUEM É VOCÊ?) – HQ, TELA

1ª ETAPA: 

- Professor, após revisar ortografia, iniciaremos o trabalho com o livro didático, abordando o capítulo - 1 (Quem é você?), que propõe uma discussão prévia sobre questões relacionadas á identidade, para que o aluno conheça o outro e também a si mesmo.

- Nesse capítulo faremos a leitura e análise de alguns gêneros, como: HQ, leitura de tela, biografia e fragmento de romance. Sempre que possível relembre aos alunos as principais características desses gêneros e o tipo de linguagem empregada por eles. Explore as atividades das páginas: 14,15,16,17, também oralmente.

- Professor fique atento as orientações que o livro didático apresenta sobre a condução de cada seção e suas questões.

                (8ª AULA) - ALUNO PESQUISADOR – MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

1ª ETAPA: 

- Professor, sugere-se que para relacionar o TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ” ao capítulo 1 que aborda a identidade do aluno, siga as orientações propostas no livro didático, abordando a temática em suas vidas e as influências midiáticas moldando os comportamentos adolescentes. 

- Faça uma roda de conversa com os alunos, no intuito de conhecer os seus hábitos de cuidado para com o meio ambiente, consigo mesmo e com o próximo.

Devemos ter amor e cuidado para com todas as formas de vida? Por quê?

Quais são os seus hábitos de cuidado com o meio ambiente? O que devemos fazer para preservá-lo?

Quais são os cuidados que devemos ter com nossa saúde física e mental? Por quê?

Os cuidados que temos com o meio ambiente e com a nossa saúde física e mental, definem a nossa identidade? Quem é você diante dos cuidados para com todas as formas de vida?

                9ª e 10ª AULAS – SUBSTANTIVO E SUA CLASSIFICAÇÃO

1ª ETAPA: 

- Professor, inicie a semana com o conteúdo: substantivo e sua classificação. Para iniciar de maneira dinâmica e interativa o objeto de conhecimento, trabalhe com os alunos em pequenos grupos, a brincadeira ADEDONHA.

 

1ª forma de trabalhar a brincadeira ADEDONHA

- Para trabalhar com os alunos a brincadeira da ADEDONHA de forma interativa e on-line, o professor pode utilizar o link a seguir:  https://stopots.com/pt/ - nesse link o docente e seus alunos são direcionados para a página do jogo e podem criar a sala da turma e jogarem virtualmente.

- Para auxiliar a brincadeira virtual, segue um vídeo explicativo, disponível em: https://youtu.be/60Oj7JKQsEA que ensina como organizar a brincadeira e inserir os alunos no jogo.

- Peça aos alunos que tirem prints da tela, ao final de cada rodada virtual, pois após a explicação do conceito de substantivo e sua classificação, o professor disponibilizará para a turma a tabela da classificação do substantivo para os alunos preencherem a partir do jogo.

 

2ª forma de trabalhar a brincadeira ADEDONHA

- Caso, o professor não consiga realizar a brincadeira de maneira on-line, ele pode utilizar a tabela da brincadeira com as categorias. (Disponível em Word e pdf). O professor pode conduzir a brincadeira através da aula da seguinte forma: primeiro disponibilize a tabela da adedonha pelo WhatsApp, e em seguida, peça aos alunos que coloquem um número de 1 a 4 no chat da aula virtual (o professor deve analisar a quantidade de alunos da turma e verificar quantos números cada aluno deve colocar no chat e depois realizar a somatória e verificar qual é a letra, e assim iniciar a brincadeira). Para entender melhor essa mediação, segue o link: https://youtu.be/BBBg6jxrMaQ

 

- Professor, o intuito da brincadeira é explorar o conceito e a classificação da classe gramatical substantivo: que é dar nome aos seres, objetos, etc.  Após, a socialização da atividade, contagem de pontos, enfatize o conceito de substantivo e sua classificação, através dos materiais disponíveis: livro didático, slides, e dos vídeos a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=cxqPHPPq1Jc - Substantivo – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – Canal Futura.

 

3ª SEMANA - PERÍODO: 30/05 a 04/06

                11ª e 12ª AULAS – SUBSTANTIVO E SUA CLASSIFICAÇÃO

1ª ETAPA:  

- Professor, após a brincadeira da ADEDONHA e revisão do substantivo e classificação, peça aos alunos para retomarem a tabela da brincadeira: ADEDONHA. Explique a eles, que irão através dessa tabela preencher outra, classificando os substantivos.

 

2ª ETAPA:  

- Professor, estipule um tempo para os alunos poderem responder a tabela, e em seguida faça a correção preenchendo a tabela de maneira digital com os alunos, através do compartilhamento de tela do aplicativo google meet, e reforce o conceito de cada tipo de substantivo.

 

                13ª e 14ª – ATIVIDADES - SUBSTANTIVO

1ª ETAPA:  

- Professor, para ampliar o estudo da classificação do substantivo, sugere-se a visualização do seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JWduxThfUOQ - Aula da Professora Letícia sobre substantivos. E em seguida, para fixar a explicação e o aprendizado utilize as atividades do livro didático (páginas: 17 a 24).

- Inicie com a seção TROCANDO IDEIAS (pág: 17). Para realizar o trabalho dessa seção, oriente-os a respeitar as opiniões dos colegas, ainda que sejam contrárias às deles, bem como os turnos de fala no momento da discussão. Atividades 1 a 4. Essas atividades, que compõem a seção TROCANDO IDEIAS, são de cunho subjetivo, o que demanda um trabalho de atenção e cuidado na sua condução. Crie um ambiente de confiança entre os alunos para que não se sintam constrangidos em expor comportamentos ou impressões que têm de si mesmos e para evitar que sejam interpretados por pontos de vista pejorativos. É um momento importante para reforçar valores éticos, como respeito, deferência, empatia e consideração entre os alunos. Por exemplo, se algum aluno afirmar que fica durante muito tempo se observando no espelho, tal atitude não deve ser encarada como negativa pelos colegas, pois esse comportamento é uma característica individual e deve ser respeitada. Se, por outro lado, alguém da turma afirmar que considera apenas seu modo de ser e de pensar quando as pessoas dizem algo ao seu respeito, é importante considerar esse ponto de vista, mas é prudente sugerir uma reflexão em caso de divergências entre os interlocutores.

 

2ª ETAPA:  

- Professor, reserve a segunda etapa da aula para trabalhar a seção PRÁTICA DE LEITURA – (págs: 17 e 18) através do fragmento do Romance “O MENINO NO ESPELHO” do escritor Fernando Sabino.

Sugere-se que inicie com a Atividade 1. (Antes da leitura), cujo o objetivo é fazer o levantamento de hipóteses dos alunos. Elas serão retomadas durante a leitura.

- Professor, estimule a leitura compartilhada e participativa dos alunos, e em seguida socialize oralmente, ou como preferir as questões interpretativas. 

- Na seção “Por dentro do texto” -  Atividades 1 a 7- (págs: 19 e 20), explore os dados do autor para que o aluno conheça o contexto social e histórico da produção do texto. Estimule a leitura de outros títulos do mesmo autor.

1. Explique aos alunos que a ilustração que acompanha o texto não faz com que ele seja classificado como multissemiótico, uma vez que a leitura e a compreensão independem dessa ilustração. Oriente a retomada das hipóteses e inferências formuladas antes da leitura. Se necessário, releia com os alunos o texto, contextualizando os trechos que serão analisados.

- Nas questões 8 a 10, ajude os alunos a inferir as respostas. Na questão 11b, espera-se que os alunos selecionem trechos com verbos e pronomes em primeira pessoa. Um dos trechos possíveis é: “Mas o que mais me intrigava era a única diferença entre nós dois. Sim, porque um dia descobri, com pasmo, que enquanto eu levantava a perna esquerda, ele levantava a direita [...]”.

 

                15ª e 16ª – ATIVIDADES – SUBSTANTIVO

1ª ETAPA:  

- Professor, nessas aulas continue com a exploração da leitura do texto “O MENINO NO ESPELHO”, mas agora com destaque para a seção REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA” (págs: 20 a 23).

- Amplie o conceito de substantivo e nas atividades de 1 a 5, recapitule a diferenciação entre os substantivos próprios e comuns por meio de exemplos de palavras da realidade local. Explore a classificação dos substantivos através dos exemplos do texto, e reforce aos alunos que um mesmo substantivo pode ter várias classificações.

                17ª e 18ª – ATIVIDADES – SUBSTANTIVO E CORREÇÃO

1ª ETAPA:  

- Professor, utilize essas aulas para trabalhar as atividades disponíveis em anexo, em Word e pdf, sobre o substantivo e sua classificação, e ao realizar a correção aproveite para sanar as possíveis dúvidas dos alunos.

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- PROFESSOR, LEMBRE-SE DE DESTINAR OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS DE CADA AULA PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM O DIÁRIO DA TURMA, UMA ESPÉCIE DE AVALIAÇÃO DA AULA E DO ESTUDO, POIS SERÁ FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATO DE PRÁTICA. ENQUANTO OS ALUNOS RESPONDEM O DIÁRIO DA TURMA, VOCÊ RESPONDE E ANALISA AS QUESTÕES DO - Diário do/a professor/a - O que foi planejado e o que fizemos?

DIÁRIO DA TURMA

O que fizemos hoje?

 

O que aprendemos nesta aula foi…

O momento mais importante da aula foi...

Nosso trabalho avançou em…

O que chamou atenção foi …

O que queremos compreender melhor é...

 

REFLEXÃO DO/A PROFESSOR/A – SOBRE O DIÁRIO DA TURMA

O que dizem os/as estudantes?

 

Em alguns momentos do percurso, o/a professor/a faz uma reflexão sobre sua prática a partir do diário da turma. Confira algumas perguntas que podem orientar suas reflexões sobre as aulas.

 

Como a turma está vendo as aulas?

Concordo com a visão dos/as estudantes? Discordo? Por quê?

O que os alunos aprenderam? Como aprenderam? Como contribuí para essas aprendizagens?

Quais atividades foram propostas? De que modos? O que funcionou e o que não funcionou? Por quê?

O que aprendi com a experiência até aqui com essa turma?

O que poderia ser diferente? O que vou propor agora? Por quê?

 

 

DIÁRIO DO/A PROFESSOR/A

O que foi planejado e o que fizemos?

 

O/A professor/a mantém um diário para registrar sua memória sobre as aulas.

Confira alguns exemplos de questões que podem orientar o registro da memória da aula. Pense no que é importante registrar para que você possa se lembrar do percurso da turma.

 

 

O que ensinei/aprendi nesta aula foi…

O que os alunos e alunas aprenderam/ensinaram nesta aula foi...

Os momentos mais importantes da aula foram...

Nosso trabalho avançou em...

O que chamou atenção foi…

O que não funcionou foi...

Fica a sugestão para...

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.            

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

                Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

                Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.

                Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.

                Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

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