4ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2022
Ano/Série: 6º
Período: 16/05/2022 a 03/06/2022
Nº de Aulas: 18
TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE
VIDA E PARA A VIDA! ”
CAMPO DE ATUAÇÃO:
Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA: Gênero: Romance (fragmento);
ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Substantivo (conceito);
Classificação do substantivo;
ORTOGRAFIA: Fonema, letra, encontro vocálico, encontro
consonantal, dígrafo; Sílaba - (divisão e classificação);
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação
e troca de ideias coletiva;
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC
1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos
e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e
de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Compreender as linguagens como construção humana,
histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e
valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de
subjetividades e identidades sociais e culturais;
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem
(artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana
para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida
social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e
inclusiva;
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital –
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução
de conflitos e à cooperação.
5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo
de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao
gênero do discurso/gênero textual.
10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes
linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir
sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o
mundo e realizar diferentes projetos autorais.
HABILIDADES DA BNCC:
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances
infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos
populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma,
crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e
personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura
narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo,
espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos
passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma
história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica,
obedecendo às convenções da língua escrita.
(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.
(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de
sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição,
causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.
(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à
escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens,
definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades,
relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc.
em notícias, reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs, anúncios
publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet
etc.
(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e
questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre
estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes
visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos,
quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances
infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros,
expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por
gêneros, temas, autores.
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais
e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo
nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades,
sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico
de sua produção.
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as
diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos
que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical
típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os
efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos
verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se
houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como
se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido
decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos
espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das
diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e
indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e
processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a
cada gênero narrativo.
(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e
adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo
e negativo.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica,
obedecendo as convenções da língua escrita.
______________________________________________________________________________________________
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:
Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação
/ Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
______________________________________________________________________________________________
OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE ACORDO COM A CARTA DE
BELGRADO, SÃO OS SEGUINTES:
• Conscientização: contribuir para que indivíduos e grupos
adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e
quanto aos problemas relacionados a ele.
• Conhecimento: propiciar uma compreensão básica sobre o
meio ambiente, principalmente quanto às influências do ser humano e de suas
atividades.
• Atitudes: propiciar a aquisição de valores e motivação
para induzir uma participação ativa na proteção ao meio ambiente e na resolução
dos problemas ambientais.
• Habilidades: proporcionar condições para que os indivíduos
e grupos sociais adquiram as habilidades necessárias a essa participação ativa.
• Capacidade de avaliação: estimular a avaliação das
providências efetivamente tomadas em relação ao meio ambiente e aos programas
de educação ambiental.
• Participação: contribuir para que os indivíduos e grupos
desenvolvam o senso de responsabilidade e de urgência com relação às questões
ambientais.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª SEMANA - PERÍODO: 16/05 a 21/05
1ª e 2ª – ORTOGRAFIA - REVISÃO – LETRA E
FONEMA
ENCONTROS VOCÁLICOS (DITONGO, TRITONGO E HIATO), ENCONTRO
CONSONANTAL E DÍGRAFO.
1ª ETAPA
- Professor, sugere-se que inicie a semana revisando os
objetos de conhecimento: fonema e letra. Iniciamos este estudo na sequência
anterior, a proposta agora é fazermos essa revisão, para em seguida, aprofundar
os estudos acerca da fonética e fonologia.
- Professor a critério de revisão, você pode rever com a
turma o um vídeo explicativo sobre: fonema e letra - disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=BOj2xCwIo8M - Fonética e Fonologia - Aula 1
[Prof Noslen], ou utilizar os slides e atividades já realizadas nas aulas
anteriores.
- A revisão deve ser breve, pois daremos destaque essa
semana para os encontros vocálicos. No entanto, se sentir necessidade de
aprofundar um pouco mais com a turma sobre fonema e letra, fique à vontade.
2ª ETAPA
- Professor, destine a segunda etapa da aula da sequência
para explanar os objetos de conhecimento: ENCONTROS VOCÁLICOS (DITONGO,
TRITONGO E HIATO), ENCONTRO CONSONANTAL E DÍGRAFO.
- Professor a critério de revisão, você pode assistir com a
turma o vídeo explicativo sobre: fonema, letra e encontro vocálico, disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=k0sM0Ovooo8 - FONÉTICA e FONOLOGIA || -
Prof. Letícia Góes.
- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe
com a turma o vídeo explicativo sobre:
ENCONTRO CONSONANTAL ou DÍGRAFO? Entenda as diferenças! || Prof. Letícia
Góes – disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ftesO8kAoQg
3ª ETAPA
- Professor(a), após a analisarem o vídeo, amplie a revisão
do objeto de conhecimento, através dos materiais em (ANEXO), e também a partir
dos slides disponíveis em e-mail.
- Após as explicações e retirada de possíveis dúvidas,
apresente aos alunos as ATIVIDADES – também disponível em anexo. Estipule um
tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize,
reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e
ampliar a aprendizagem.
4ª – AULA – DIVISÃO SILÁBICA
1ª ETAPA
- Professor, após a revisão do conceito de sílaba, encontro
consonantal e dígrafo, destine a décima primeira aula da sequência para retomar
a classificação silábica já estudada e aprofundar o objeto de conhecimento:
divisão silábica. Durante a explicação será possível revisar todos os estudos
anteriores e aprofundar as regras de divisão silábica.
- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe
com a turma o vídeo explicativo sobre: divisão silábica - Aprenda de uma vez
por todas Divisão Silábica [Prof. Alda]
https://www.youtube.com/watch?v=trZEghzFCAs, ou - Gramática em vídeo - Prof.
Fábio Alves - Regras de Separação de sílabas - ATUALIZAÇÃO da Aula 11 –
Fonologia, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wxgeyZPetc4
2ª ETAPA
- Após a análise do vídeo, reforce o aprendizado com o
estudo e atividades remotas disponíveis. Aproveite para sanar as dúvidas e
ampliar o conhecimento. Estipule um tempo para a turma responder as questões
propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções.
5ª – AULA – SÍLABA –
CLASSIFICAÇÃO SILÁBICA
1ª ETAPA
- Professor, destine a oitava aula da sequência para
continuar a revisão de fonética e fonologia. Relembre aos alunos que na aula
anterior de gramática vocês revisaram os encontros vocálicos, aproveite para
revisar os conceitos de ditongo, tritongo e hiato. Após essa exploração, inicie
a revisão do conceito de sílaba e classificação silábica.
- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe
com a turma os vídeos explicativos sobre: Classificação Silábica [Prof. Alda] -
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5ru7LlDNv04 – ou Classificação
das palavras quanto ao número de sílabas: Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SG6dx0KbaaE
2ª ETAPA
- Após a análise dos vídeos, reforce o aprendizado com o
estudo e atividades remotas disponíveis. Aproveite para sanar as dúvidas e
ampliar o conhecimento. Estipule um tempo para a turma responder as questões
propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções.
2ª SEMANA - PERÍODO: 23/05 a 27/05
(5ª, 6ª, 7ª AULAS) – CAPÍTULO – 1 (QUEM É VOCÊ?) – HQ, TELA
1ª ETAPA:
- Professor, após revisar ortografia, iniciaremos o trabalho
com o livro didático, abordando o capítulo - 1 (Quem é você?), que propõe uma
discussão prévia sobre questões relacionadas á identidade, para que o aluno
conheça o outro e também a si mesmo.
- Nesse capítulo faremos a leitura e análise de alguns
gêneros, como: HQ, leitura de tela, biografia e fragmento de romance. Sempre
que possível relembre aos alunos as principais características desses gêneros e
o tipo de linguagem empregada por eles. Explore as atividades das páginas:
14,15,16,17, também oralmente.
- Professor fique atento as orientações que o livro didático
apresenta sobre a condução de cada seção e suas questões.
(8ª AULA) - ALUNO PESQUISADOR –
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
1ª ETAPA:
- Professor, sugere-se que para relacionar o TEMA
INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ” ao
capítulo 1 que aborda a identidade do aluno, siga as orientações propostas no
livro didático, abordando a temática em suas vidas e as influências midiáticas
moldando os comportamentos adolescentes.
- Faça uma roda de conversa com os alunos, no intuito de
conhecer os seus hábitos de cuidado para com o meio ambiente, consigo mesmo e
com o próximo.
Devemos ter amor e cuidado para com todas as formas de vida?
Por quê?
Quais são os seus hábitos de cuidado com o meio ambiente? O
que devemos fazer para preservá-lo?
Quais são os cuidados que devemos ter com nossa saúde física
e mental? Por quê?
Os cuidados que temos com o meio ambiente e com a nossa
saúde física e mental, definem a nossa identidade? Quem é você diante dos
cuidados para com todas as formas de vida?
9ª e 10ª AULAS – SUBSTANTIVO E
SUA CLASSIFICAÇÃO
1ª ETAPA:
- Professor, inicie a semana com o conteúdo: substantivo e
sua classificação. Para iniciar de maneira dinâmica e interativa o objeto de
conhecimento, trabalhe com os alunos em pequenos grupos, a brincadeira
ADEDONHA.
1ª forma de trabalhar a brincadeira ADEDONHA
- Para trabalhar com os alunos a brincadeira da ADEDONHA de
forma interativa e on-line, o professor pode utilizar o link a seguir: https://stopots.com/pt/ - nesse link o
docente e seus alunos são direcionados para a página do jogo e podem criar a
sala da turma e jogarem virtualmente.
- Para auxiliar a brincadeira virtual, segue um vídeo
explicativo, disponível em: https://youtu.be/60Oj7JKQsEA que ensina como
organizar a brincadeira e inserir os alunos no jogo.
- Peça aos alunos que tirem prints da tela, ao final de cada
rodada virtual, pois após a explicação do conceito de substantivo e sua
classificação, o professor disponibilizará para a turma a tabela da
classificação do substantivo para os alunos preencherem a partir do jogo.
2ª forma de trabalhar a brincadeira ADEDONHA
- Caso, o professor não consiga realizar a brincadeira de
maneira on-line, ele pode utilizar a tabela da brincadeira com as categorias.
(Disponível em Word e pdf). O professor pode conduzir a brincadeira através da
aula da seguinte forma: primeiro disponibilize a tabela da adedonha pelo
WhatsApp, e em seguida, peça aos alunos que coloquem um número de 1 a 4 no chat
da aula virtual (o professor deve analisar a quantidade de alunos da turma e
verificar quantos números cada aluno deve colocar no chat e depois realizar a
somatória e verificar qual é a letra, e assim iniciar a brincadeira). Para
entender melhor essa mediação, segue o link: https://youtu.be/BBBg6jxrMaQ
- Professor, o intuito da brincadeira é explorar o conceito
e a classificação da classe gramatical substantivo: que é dar nome aos seres,
objetos, etc. Após, a socialização da
atividade, contagem de pontos, enfatize o conceito de substantivo e sua
classificação, através dos materiais disponíveis: livro didático, slides, e dos
vídeos a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=cxqPHPPq1Jc - Substantivo –
Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – Canal Futura.
3ª SEMANA - PERÍODO: 30/05 a 04/06
11ª e 12ª AULAS – SUBSTANTIVO E
SUA CLASSIFICAÇÃO
1ª ETAPA:
- Professor, após a brincadeira da ADEDONHA e revisão do
substantivo e classificação, peça aos alunos para retomarem a tabela da
brincadeira: ADEDONHA. Explique a eles, que irão através dessa tabela preencher
outra, classificando os substantivos.
2ª ETAPA:
- Professor, estipule um tempo para os alunos poderem
responder a tabela, e em seguida faça a correção preenchendo a tabela de
maneira digital com os alunos, através do compartilhamento de tela do
aplicativo google meet, e reforce o conceito de cada tipo de substantivo.
13ª e 14ª – ATIVIDADES -
SUBSTANTIVO
1ª ETAPA:
- Professor, para ampliar o estudo da classificação do
substantivo, sugere-se a visualização do seguinte vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=JWduxThfUOQ - Aula da Professora Letícia sobre
substantivos. E em seguida, para fixar a explicação e o aprendizado utilize as
atividades do livro didático (páginas: 17 a 24).
- Inicie com a seção TROCANDO IDEIAS (pág: 17). Para
realizar o trabalho dessa seção, oriente-os a respeitar as opiniões dos
colegas, ainda que sejam contrárias às deles, bem como os turnos de fala no
momento da discussão. Atividades 1 a 4. Essas atividades, que compõem a seção
TROCANDO IDEIAS, são de cunho subjetivo, o que demanda um trabalho de atenção e
cuidado na sua condução. Crie um ambiente de confiança entre os alunos para que
não se sintam constrangidos em expor comportamentos ou impressões que têm de si
mesmos e para evitar que sejam interpretados por pontos de vista pejorativos. É
um momento importante para reforçar valores éticos, como respeito, deferência,
empatia e consideração entre os alunos. Por exemplo, se algum aluno afirmar que
fica durante muito tempo se observando no espelho, tal atitude não deve ser
encarada como negativa pelos colegas, pois esse comportamento é uma
característica individual e deve ser respeitada. Se, por outro lado, alguém da
turma afirmar que considera apenas seu modo de ser e de pensar quando as
pessoas dizem algo ao seu respeito, é importante considerar esse ponto de
vista, mas é prudente sugerir uma reflexão em caso de divergências entre os
interlocutores.
2ª ETAPA:
- Professor, reserve a segunda etapa da aula para trabalhar
a seção PRÁTICA DE LEITURA – (págs: 17 e 18) através do fragmento do Romance “O
MENINO NO ESPELHO” do escritor Fernando Sabino.
Sugere-se que inicie com a Atividade 1. (Antes da leitura),
cujo o objetivo é fazer o levantamento de hipóteses dos alunos. Elas serão
retomadas durante a leitura.
- Professor, estimule a leitura compartilhada e
participativa dos alunos, e em seguida socialize oralmente, ou como preferir as
questões interpretativas.
- Na seção “Por dentro do texto” - Atividades 1 a 7- (págs: 19 e 20), explore os
dados do autor para que o aluno conheça o contexto social e histórico da
produção do texto. Estimule a leitura de outros títulos do mesmo autor.
1. Explique aos alunos que a ilustração que acompanha o
texto não faz com que ele seja classificado como multissemiótico, uma vez que a
leitura e a compreensão independem dessa ilustração. Oriente a retomada das
hipóteses e inferências formuladas antes da leitura. Se necessário, releia com
os alunos o texto, contextualizando os trechos que serão analisados.
- Nas questões 8 a 10, ajude os alunos a inferir as
respostas. Na questão 11b, espera-se que os alunos selecionem trechos com
verbos e pronomes em primeira pessoa. Um dos trechos possíveis é: “Mas o que
mais me intrigava era a única diferença entre nós dois. Sim, porque um dia
descobri, com pasmo, que enquanto eu levantava a perna esquerda, ele levantava
a direita [...]”.
15ª e 16ª – ATIVIDADES –
SUBSTANTIVO
1ª ETAPA:
- Professor, nessas aulas continue com a exploração da
leitura do texto “O MENINO NO ESPELHO”, mas agora com destaque para a seção
REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA” (págs: 20 a 23).
- Amplie o conceito de substantivo e nas atividades de 1 a
5, recapitule a diferenciação entre os substantivos próprios e comuns por meio
de exemplos de palavras da realidade local. Explore a classificação dos
substantivos através dos exemplos do texto, e reforce aos alunos que um mesmo
substantivo pode ter várias classificações.
17ª e 18ª – ATIVIDADES –
SUBSTANTIVO E CORREÇÃO
1ª ETAPA:
- Professor, utilize essas aulas para trabalhar as
atividades disponíveis em anexo, em Word e pdf, sobre o substantivo e sua
classificação, e ao realizar a correção aproveite para sanar as possíveis
dúvidas dos alunos.
_______________________________________________________________________________
- PROFESSOR, LEMBRE-SE DE DESTINAR OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS DE
CADA AULA PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM O DIÁRIO DA TURMA, UMA ESPÉCIE DE AVALIAÇÃO
DA AULA E DO ESTUDO, POIS SERÁ FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATO DE
PRÁTICA. ENQUANTO OS ALUNOS RESPONDEM O DIÁRIO DA TURMA, VOCÊ RESPONDE E
ANALISA AS QUESTÕES DO - Diário do/a professor/a - O que foi planejado e o que
fizemos?
DIÁRIO DA TURMA
O que fizemos hoje?
O que aprendemos nesta aula foi…
O momento mais importante da aula foi...
Nosso trabalho avançou em…
O que chamou atenção foi …
O que queremos compreender melhor é...
REFLEXÃO DO/A PROFESSOR/A – SOBRE O DIÁRIO DA TURMA
O que dizem os/as estudantes?
Em alguns momentos do percurso, o/a professor/a faz uma
reflexão sobre sua prática a partir do diário da turma. Confira algumas
perguntas que podem orientar suas reflexões sobre as aulas.
Como a turma está vendo as aulas?
Concordo com a visão dos/as estudantes? Discordo? Por quê?
O que os alunos aprenderam? Como aprenderam? Como contribuí
para essas aprendizagens?
Quais atividades foram propostas? De que modos? O que funcionou
e o que não funcionou? Por quê?
O que aprendi com a experiência até aqui com essa turma?
O que poderia ser diferente? O que vou propor agora? Por
quê?
DIÁRIO DO/A PROFESSOR/A
O que foi planejado e o que fizemos?
O/A professor/a mantém um diário para registrar sua memória
sobre as aulas.
Confira alguns exemplos de questões que podem orientar o
registro da memória da aula. Pense no que é importante registrar para que você
possa se lembrar do percurso da turma.
O que ensinei/aprendi nesta aula foi…
O que os alunos e alunas aprenderam/ensinaram nesta aula
foi...
Os momentos mais importantes da aula foram...
Nosso trabalho avançou em...
O que chamou atenção foi…
O que não funcionou foi...
Fica a sugestão para...
RECURSOS:
( ) Resumo
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Livro didático
para ajudar nas resoluções das atividades.
( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( ) Trabalho;
( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas;
( ) Seminários;
( ) Apresentação
oral;
( ) Observação do
desempenho do aluno;
( ) cartaz;
( ) Debate;
( ) Relatórios;
( ) Avaliação
escrita;
( ) Avaliação da
participação;
Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das
habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas
pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a
aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de
aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do
aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.
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