5º ENCONTRO PEDAGÓGICO DE ARTICULAÇÃO - 2022

  PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais


5º ENCONTRO PEDAGÓGICO DE ARTICULAÇÃO - 2022

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa 

ARTICULADOR: Mainne de Souza Silva 

DATA: 03/06/2022

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino) 

                     13:30 às 17:00h (vespertino)


PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração/ Texto (Pesquisar o texto)

A loja da Educação

Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava a loja da educação.

Entrei na loja e vi um professor no balcão.

Maravilhado lhe perguntei.

- Mestre professor o que vendes?

Ele me respondeu

Tudo que necessita para ter uma educação

Custa muito caro?

Não tudo é de graça?

Contemplei a loja e vi jarros de respeito, pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria, flexibilidade de compromisso.

Tomei coragem e pedi:

Por favor, pedir muito amor, respeito, bastante, sabedoria, esperança em fim.

Educação para mim, para minha família e toda a comunidade.

Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.

Sem entender perguntei-lhe

Como é possível colocar tantas coisas nesse pequeno embrulho?

O professor respondeu-me sorrindo meu querido, aqui na loja da educação não oferecemos frutos apenas sementes.


Reflexão:

O que estou semeando?

O que desejo colher?

2º Momento: Relatos a respeito da aplicação da 5ª Sequência didática

Considerações sobre aplicabilidade das sequências didáticas, cumprimento da metodologia, principais dificuldades encontradas.


3º Momento: Direcionamento para as aulas que ficarão sem sequência didática

4º Momento: Intervalo

5º Momento: Planilha de Instrumentos de Avaliação

Solicitar aos professores o preenchimento da planilha de instrumentos de avaliação utilizados na I Unidade.

7º Momento: Levantar Sugestões sobre critérios para os conceitos referentes aos resultados da Avaliação

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o objetivo das avaliações é “realizar uma análise global e integral dos estudantes”. 

Sendo assim, a avaliação mostra as dificuldades de cada aluno. Porém, esses pontos não devem ser encarados como fraquezas, mas sim como objetivos que o professor deve ajudar a alcançar e a solucionar nos próximos passos. 

Dessa maneira, a avaliação deve ser entendida como um processo contínuo e sistemático dentro da escola. 

Engana-se também quem pensa que as avaliações se aplicam apenas aos alunos. O resultado delas é essencial para averiguar se o método de ensino que está sendo usado em sala pelo corpo docente está sendo eficaz. A partir disso, o professor pode refletir e aprimorar sua metodologia.

Hoje estamos em mudança no que diz respeito a como descrever o resultado do aluno ao final do bimestre. Mudando de notas para os conceitos NS, PS e S.  

Gostaria de ouvi-los o que pensam sobre os novos conceitos utilizados para qualificar os alunos.

Como acham de que forma aplicariam na prática?

O que precisa considerar?

Quais dúvidas tem a respeito?

7º Momento: Informes

·         Deixar os resultados da I Unidade anotados no caderno;

·         Falar sobre o trimestre, ao invés de bimestre;

·         2º Ciclo das Avaliações Diagnósticas e Formativas acontecerá no final de julho. Irão aplicar Português, Matemática e Fluência;


Nenhum comentário:

Postar um comentário