PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
5º ENCONTRO PEDAGÓGICO DE ARTICULAÇÃO - 2022
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ARTICULADOR: Mainne de Souza Silva
DATA: 03/06/2022
HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração/ Texto (Pesquisar o texto)
A loja da Educação
Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava a loja da educação.
Entrei na loja e vi um professor no balcão.
Maravilhado lhe perguntei.
- Mestre professor o que vendes?
Ele me respondeu
Tudo que necessita para ter uma educação
Custa muito caro?
Não tudo é de graça?
Contemplei a loja e vi jarros de respeito, pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria, flexibilidade de compromisso.
Tomei coragem e pedi:
Por favor, pedir muito amor, respeito, bastante, sabedoria, esperança em fim.
Educação para mim, para minha família e toda a comunidade.
Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.
Sem entender perguntei-lhe
Como é possível colocar tantas coisas nesse pequeno embrulho?
O professor respondeu-me sorrindo meu querido, aqui na loja da educação não oferecemos frutos apenas sementes.
Reflexão:
O que estou semeando?
O que desejo colher?
2º Momento: Relatos a respeito da aplicação da 5ª Sequência didática
Considerações sobre aplicabilidade das sequências didáticas, cumprimento da metodologia, principais dificuldades encontradas.
3º Momento: Direcionamento para as aulas que ficarão sem sequência didática
4º Momento: Intervalo
5º Momento: Planilha de Instrumentos de Avaliação
Solicitar aos professores o preenchimento da planilha de instrumentos de avaliação utilizados na I Unidade.
7º Momento: Levantar Sugestões sobre critérios para os conceitos referentes aos resultados da Avaliação
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o objetivo das avaliações é “realizar uma análise global e integral dos estudantes”.
Sendo assim, a avaliação mostra as dificuldades de cada aluno. Porém, esses pontos não devem ser encarados como fraquezas, mas sim como objetivos que o professor deve ajudar a alcançar e a solucionar nos próximos passos.
Dessa maneira, a avaliação deve ser entendida como um processo contínuo e sistemático dentro da escola.
Engana-se também quem pensa que as avaliações se aplicam apenas aos alunos. O resultado delas é essencial para averiguar se o método de ensino que está sendo usado em sala pelo corpo docente está sendo eficaz. A partir disso, o professor pode refletir e aprimorar sua metodologia.
Hoje estamos em mudança no que diz respeito a como descrever o resultado do aluno ao final do bimestre. Mudando de notas para os conceitos NS, PS e S.
Gostaria de ouvi-los o que pensam sobre os novos conceitos utilizados para qualificar os alunos.
Como acham de que forma aplicariam na prática?
O que precisa considerar?
Quais dúvidas tem a respeito?
7º Momento: Informes
· Deixar os resultados da I Unidade anotados no caderno;
· Falar sobre o trimestre, ao invés de bimestre;
· 2º Ciclo das Avaliações Diagnósticas e Formativas acontecerá no final de julho. Irão aplicar Português, Matemática e Fluência;
Nenhum comentário:
Postar um comentário