Ano/Série: 6º Período: 05/09/2022 a 23/09/2022 Nº de Aulas: 12
TEMA INTERCURRICULAR: “AS DIVERSAS FACETAS DO CONSUMO”
CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública
PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA: Gêneros: campanha comunitária e notícia;
ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Artigo e numeral;
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO: Reflexão sobre o descarte incorreto do lixo.
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC
1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
HABILIDADES DA BNCC:
(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática dos textos.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.
(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
(EF89LP07) Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências etc.) e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros.
(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).
Os objetivos da educação ambiental, de acordo com a Carta de Belgrado, são os seguintes:
• Conscientização: contribuir para que indivíduos e grupos adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e quanto aos problemas relacionados a ele.
• Conhecimento: propiciar uma compreensão básica sobre o meio ambiente, principalmente quanto às influências do ser humano e de suas atividades.
• Atitudes: propiciar a aquisição de valores e motivação para induzir uma participação ativa na proteção ao meio ambiente e na resolução dos problemas ambientais.
• Habilidades: proporcionar condições para que os indivíduos e grupos sociais adquiram as habilidades necessárias a essa participação ativa.
• Capacidade de avaliação: estimular a avaliação das providências efetivamente tomadas em relação ao meio ambiente e aos programas de educação ambiental.
• Participação: contribuir para que os indivíduos e grupos desenvolvam o senso de responsabilidade e de urgência com relação às questões ambientais.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª, 2ª e 3ª AULAS
- Professor, sugere-se que destine essas aulas para finalizar as atividades referentes ao tema Inter curricular: “As diversas facetas do consumo” (Capítulo 5 – livro didático).
4ª e 5ª – AULAS - PARA COMEÇO DE CONVERSA
1ª ETAPA: O QUE É UMA CAMPANHA COMUNITARIA?
-Inicie a aula perguntando aos alunos se eles pensam que todas as propagandas vendem necessariamente um produto. A intenção da pergunta é lembrá-los de que também existem propagandas institucionais, que promovem o nome de uma empresa e propagandas comunitárias, que têm a função de orientar, esclarecer e persuadir a população a tomar uma atitude que tenha como objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
-Pergunte aos estudantes se lembram de alguma campanha comunitária https://globoplay.globo.com/v/9210756/ e se acham que esse tipo de propaganda também usa argumentos para convencer o leitor, espectador, ouvinte.
- Após os exemplos citados pelos alunos, o professor apresenta outros exemplos por meio de slides e identifica com eles algumas estratégias argumentativas:
- Como o autor das campanhas persuadi o interlocutor?
- Qual a finalidade dessas campanhas (esclarecer e orientar a população sobre assunto de interesse comunitário, local ou não de modo a persuadi-la a colaborar ou desenvolver uma ação)?
- Qual é o público alvo (população em geral)?
- Em que veículos as campanhas são divulgadas (televisão, rádio, etc.)?
Comente que várias peças são produzidas nas campanhas, como vídeos, spots, banners, cartazes, etc.
2ª ETAPA
-Professor, retome o tema Inter curricular “As diversas facetas do Consumo” com os seguintes questionamentos:
- Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos desde a hora em que acordamos até quando vamos dormir?
- Será que tudo que jogamos fora é lixo?
Permita que os alunos reflitam e se expressem livremente. Logo em seguida, faça a seguinte indagação:
- Você já ouviu falar em sociedade de consumo e consumo responsável?
-É fundamental encontrar uma maneira de trabalhar a temática de forma a torná-la significativa para o aluno, sensibilizando-o sobre a importância de dar uma destinação correta para o lixo produzido por ele. Para atingir esse objetivo, recomendamos os seguintes passos: questione os alunos sobre o que é lixo, os diferentes tipos de lixo que eles conhecem e sobre o destino final dos resíduos produzidos por eles mesmos; promova um debate sobre os possíveis problemas gerados pela destinação inadequada do lixo;
Assista com os alunos o vídeo: O descarte incorreto do lixo e suas consequências. Proponha e mobilize a realização de uma campanha comunitária com a mesma temática.
6ª, 7ª e 8ª AULAS – PRODUÇÃO DA CAMPANHA COMUNITÁRIA.
1ª ETAPA: PARTES DO TEXTO DE CAMPANHA COMUNITÁRIA
-Para ativar os conhecimentos prévios dos alunos inicie a aula com o seguinte questionamento: Quais as partes que compõem o gênero de campanha comunitária? Após, comente que a campanha comunitária possui várias partes, entre elas: título, slogan, texto explicativo, logomarca e imagem. No entanto, ressalte que essa regra não é fixa, e que nem todas essas partes estão presentes ao mesmo tempo em todas as campanhas. Uma campanha pode apresentar outros elementos que não estes apresentados.
-Em seguida, apresente o conceito de cada elemento do texto de campanha comunitária:
Slogn- Frase curta, objetiva que tem a intenção de despertar a atenção do leitor. Frase curta com uma ordem dada ao leitor, para que ele mude de comportamento ou adote uma determinada postura. Texto explicativo- Nele, são apresentados os argumentos que vão provar, defender a ideia defendida na campanha.
Logomarca- A marca da empresa que faz a campanha.
Imagem- Importante que seja uma imagem bem impactante e que tenha relação com o assunto da campanha.
2ª ETAPA: PRODUÇÃO DE SLOGAN E LOGOTIPO PARA A CAMPANHA DA TURMA
-Projete cartazes de campanha comunitária e peça para os alunos que levantem hipóteses sobre o nome da campanha. E também apontem as partes que compõem o texto da campanha comunitária e a função de cada uma.
- Pergunte aos estudantes após a análise dos cartazes, se acham o nome da campanha adequado, assim como o logotipo utilizado, estimulando-os a justificarem suas respostas.
-Para terminar, proponha que cada aluno crie uma frase curta (slogan) e um logotipo de uma campanha sobre o tema “O descarte incorreto do lixo”. Para isso, lembre-os de que é necessário pensar no público-alvo e em que lugares as peças (cartazes e vídeos) vão circular.
-Por meio de votação, a turma deverá escolher, entre as criações feitas por eles, uma frase (slogan) e logotipo que vão compor a campanha da turma. Explique que a seleção será feita na aula seguinte e que, para casa, devem elaborar argumentos que possam persuadir o leitor e faze-lo aderir à campanha. Peça a eles que façam uma pesquisa sobre o tema antes de construir os argumentos.
3ª ETAPA: PRODUÇÃO DA CAMPANHA DA TURMA
-Peça a cada aluno que socialize sua proposta de slogan e logotipo para que a turma faça a escolha através de votação.
- Logo após, divida a turma para que metade faça os cartazes e a outra metade produza os vídeos. Nesse momento, é importante lembrar que a campanha é a visão macro. Que dá unidade objetiva às peças que a compõem. Por isso é fundamental que os grupos tenham consciência de que cada peça produzida fará parte de uma unidade maior, a campanha da turma.
- Por fim, lembre aos alunos que a campanha comunitária deve mobilizar, persuadir o interlocutor para um fim: no caso, o de combater a forma incorreta de descarte do lixo.
-Para os cartazes, peça aos alunos que criem primeiro um esboço.
- Oriente-os no planejamento: a distribuição espacial do slogan, do logotipo, das imagens e do texto; a elaboração do texto; a escolha das cores e fontes utilizadas; o significado das cores.
- Caso haja possibilidade, os cartazes também podem ser feitos no computador, usando os softwares de design e edição, para que posteriormente sejam divulgados no blog da educação.
-Durante a elaboração do texto, lembre-os de utilizar recursos linguísticos-gramaticais (como jogos de palavras, uso do imperativo, de repetições e duplo sentido de palavras) para enriquecer as argumentações que vão persuadir o leitor. O texto deve ser curto e informativo sem, no entanto, perder a essência.
- Professor, durante a realização da atividade da criação da campanha comunitária e solicite que cada aluno tire uma foto desse momento de produção, pois essa imagem será utilizada durante a produção individual de uma NOTÍCIA (gênero estudado nesse capítulo). Dessa forma o professor(a), deverá organizar algumas informações com a turma: O quê? Quando? Quem? Onde? Como? Função Social ou Propósito social da campanha, para que a turma possa produzir a notícia.
9ª e 10ª – AULAS – PRODUÇÃO INDIVIDUAL DO GÊNERO NOTÍCIA
1ª ETAPA
- Professor, nessa seção, os alunos serão convidados a produzir uma notícia, fazendo uso de tudo o que foi discutido no decorrer do capítulo. (Págs: 161 e 162).
Orientações para a produção:
- Retome as principais características da notícia. Se necessário, realize uma pequena revisão, retomando os textos e as atividades realizadas no capítulo. Acompanhe de perto a produção da notícia pelas duplas. Oriente-as a observar, durante a escrita, se não estão deixando de lado alguns dos requisitos apresentados no planejamento.
- Oriente os alunos a trocar as suas produções e acompanhe a revisão que realizarem dos textos dos colegas. Faça uma leitura compartilhada de cada uma das questões-base da avaliação, preste esclarecimentos, se houver dúvidas, e inclua outros critérios, caso seja necessário.
- Informe os alunos para respeitarem a escrita dos colegas e não usarem esse processo colaborativo de avaliação para ações discriminatórias e preconceituosas. Edição e circulação Oriente os alunos a digitar e compartilhar o conteúdo em pastas on-line. Peça ajuda ao professor ou monitor da sala de informática para a diagramação do jornal-mural. Se for o caso, monte uma equipe, entre os alunos, para a finalização da diagramação, impressão e postagem da versão digital.
11ª e 12ª – AULAS – REVISÃO E REESCRITA – GÊNERO NOTÍCIA
1ª ETAPA
- Professor, destine essas aulas para que os alunos possam revisar e reescrever os textos a partir da correção já realizada por você. Solicite que sigam as orientações do livro didático para a reescrita (pág: 161).
OBS: Professor, caso não seja possível a realização das produções com os alunos, amplie o tema intercurricular: “As diversas facetas do consumo” e o gênero: NOTÍCIA, através do capítulo 6 – “CONSTRUINDO UM MUNDO SUSTENTÁVEL” (PÁG: 164).
- Revise os objetos de conhecimento das práticas de análise linguística e semiótica: substantivo e adjetivo, artigo e numeral – (livro didático – 6º ano) – ANEXOS.
RECURSOS:
( ) Resumo
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.
( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( ) Trabalho;
( )Resolução de Exercícios/Livro páginas;
( ) Seminários;
( ) Apresentação oral;
( ) Observação do desempenho do aluno;
( ) cartaz;
( ) Debate;
( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita;
( ) Avaliação da participação;
Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
• Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
• Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
• Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
• Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.
ANEXOS
Adjetivo
Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o.
Os adjetivos podem ser classificados em:
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- primitivos: radicais que por si mesmos apontam qualidades.
Ex.: claro, triste, grande, vermelho.
- derivados: são formados a partir de outros radicais.
Ex.: infeliz, azulado.
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- simples: apresentam um único radical em sua estrutura.
Ex.: apavorado, feliz.
- compostos: apresentam pelo menos dois radicais em sua estrutura.
Ex.: ítalo-brasileiro, socioeconômico.
Adjetivos pátrios
São os adjetivos referentes a países, estados, regiões, cidades ou localidades.
Ex.: brasileiro, goiano, carioca, acreano, capixaba.
LOCUÇÃO ADJETIVA é uma expressão formada de duas ou mais palavras e que equivale a um adjetivo. Exemplos:
LOCUÇÃO ADJETIVA ADJETIVO CORRESPONDENTE
Ambiente de família Ambiente familiar
Carinho de filho Carinho filial
Flor do campo Flor campestre
Rosto de anjo Rosto angelical
Amor de irmão Amor fraterno/ fraternal
Esmalte sem cor Esmalte incolor
Carne de porco Carne suína
Líquido sem cheiro Líquido inodoro
Coração de pai Coração paterno/ paternal
Curso da tarde Curso vespertino
Máscara de cabelo Máscara capilar
Conselho de mãe Conselho materno
Pneus de trás Pneus traseiros
Pneus da frente Pneus frontais
...de gato ...felino
...de idade ...etário
...de lado ...lateral
...de chuva ...pluvial
...de rio ...fluvial
...de cão ...canino
...de cavalo ...equino
Flexões dos adjetivos
Os adjetivos apresentam flexões de gênero, número e grau.
Flexão de gênero
Os adjetivos assumem o gênero do substantivo do qual se referem.
Ex.: Uma mulher formosa – um homem formoso
Uma professora ativa – um professor ativo
Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser uniformes e biformes.
Os adjetivos biformes apresentam uma forma para o gênero feminino e outra para o masculino.
As formas do feminino são marcadas pelo acréscimo do sufixo –a ao radical:
Ex.: o homem honesto – a mulher honesta, o produtor inglês – a produtora inglesa.
Os adjetivos uniformes possuem uma única forma para o masculino e o feminino:
Ex.: pássaro frágil – ave frágil, escritor ruim – escritora ruim.
Flexão de número
Os adjetivos concordam em número com os substantivos que modificam, assumem a forma singular e plural.
Ex.: político corrupto – políticos corruptos, salário digno – salários dignos.
Os adjetivos compostos merecem maior atenção na formação de plural:
- Nos adjetivos compostos formados por dois adjetivos, apenas o segundo elemento vai para o plural:
Ex.: clínica médico-dentária, clínica médico-dentárias.
- Os adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo são invariáveis também em número:
Ex.: recipiente verde-mar - recipientes verde-mar, tinta amarelo-canário – tintas amarelo-canário.
Flexão de grau
Quando se quer comparar ou intensificar as características atribuídas ao substantivo, os adjetivos sofrem variação de grau.
Tem-se o grau comparativo e o grau superlativo.
Grau comparativo
Compara-se a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais característica a um único ser. O grau comparativo pode ser de igualdade, superioridade e de inferioridade, são formados por expressões analíticas que incluem advérbios e conjunções.
a) Grau comparativo de igualdade: Ela é tão exigente quanto justa.
Ela é tão exigente quanto (ou como) sua mãe.
b) Grau comparativo de superioridade: Seu candidato é mais desonesto (do) que o meu.
c) Grau comparativo de inferioridade: Somo menos passivos (do) que eles.
Grau superlativo
A característica conferida pelo artigo é intensificada de forma relativa ou absoluta.
a) Relativo: a intensificação da característica conferida pelo adjetivo é feita em relação a todos os demais seres de um conjunto que apresentam uma certa qualidade. Pode exprimir superioridade ou inferioridade, e é sempre expresso de forma analítica.
Este é o mais interessante dos livros que li. (superioridade)
Ele é o menos egoísta de todos. (inferioridade)
b) Absoluto: indica que determinado ser apresenta determinada qualidade em alto grau, transmitindo ideia de excesso. Pode assumir forma analítica ou sintética.
- analítico: é formado com a presença de um advérbio:
Você é muito crítico.
A prova de matemática estava extraordinariamente difícil.
- sintético: é expresso com a participação de sufixos.
A prova de matemática estava dificílima.
Este piloto é velocíssimo.
Muitos adjetivos ao receberem um dos sufixos formadores dessa forma de superlativo assumem a forma latina. Como, por exemplo, os adjetivos terminados em –vel, esses assumem a terminação –bilíssimo.
Agradável: agradabilíssimo; volúvel: volubilíssimo.
ARTIGO
ATIVIDADES
1- Complete com artigo definido ou indefinido.
Isto é ______livro. Isto é ______ caneta. Isto é ______ caderno.
O meu pai tem ______ amigos ingleses.
A Luísa tem _____ irmãs muito simpáticas.
_____ vivenda é uma casa independente, geralmente muito grande.
Tu tens _____ casa muito bonita.
O Senhor tem ______ carro fabuloso!
Ela tem ______ óculos muito originais.
O Paulo tem ______ gravatas muito coloridas.
A avó do Luís deve ter _____ 80 anos.
Isto é ______ cadeira.
Isto é ______ janela.
Tu tens _____ telemóvel espetacular.
Vocês têm _____ discos fantásticos.
2- Classifique as orações de acordo com o código representado:
A – artigo definido
B – artigo indefinido
a- Uns alunos chegaram mais cedo à escola ( ).
b- O bem sempre vencerá o mal ( ).
c- Preciso de uma explicação para o fato ( ).
d- Chegaram as encomendas ( ).
e- Nesta loja vendem-se uns artigos importados ( ).
3- Complete a história abaixo com artigos definidos e indefinidos quando necessário.
Somos ______ família feliz. Temos _____ trabalho desejado e ______ casa dos nossos sonhos. Nela temos ____ quarto grande para nós e outros dois menores para nossos filhos. Além disso, temos _____ cozinha, _____jardim,____ quintal, ____ varanda, entre outras coisas. ______ minha esposa fala muitas línguas porque gosta muito de viajar e eu acabei aprendendo algumas, mas prefiro ficar em casa. Semana que vem nós vamos passar as férias no país predileto da minha mulher: ___ França! Mas preciso aprender um pouco de francês. ______ agente de viagens me aconselhou a estudar ______ língua francesa, pois é muito difícil. Porém, o que eu estou detestando é que a viagem vai durar umas 12 horas, ou mais.
N U M E R A L
Entre as palavras que, na frase, se relacionam ao substantivo há também o numeral.
Exemplos:
Comprou duas caixinhas de música.
O investigador fez a primeira pergunta.
Numeral é a palavra que se refere ao substantivo dando ideia de número.
Ex.: “Perseguido por três policiais um homem corre pelas ruas da cidadezinha”.
“Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto...”
O numeral pode indicar:
Quantidade: Choveu durante quatro semanas.
Ordem: O terceiro aluno da fila era o mais alto.
Multiplicação: O operário pediu o dobro do salário.
Fração: Comeu meia maçã.
CLASSIFICAÇÃO DO NUMERAL
De acordo com o que indica, o numeral pode ser:
CARDINAL: Indica uma quantidade determinada de seres: um, dois, três, quatro, cinco...
ORDINAL: Indica a ordem (posição) que o ser ocupa numa série: primeiro, segundo, terceiro...
MULTIPLICATIVO: Expressa ideia de multiplicação, indicando quantas vezes a quantidade foi aumentada: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo...
FRACIONÁRIO: Expressa ideia de divisão, indicando em quantas partes a quantidade foi dividida: meio, terço, quarto, quinto...
UM – artigo com sentido de qualquer.
UM – numeral – sentido somente apenas.
CARDINAIS ORDINAIS
Um Primeiro
Dois Segundo.
Três Terceiro.
Quatro Quarto.
Cinco Quinto.
Seis Sexto.
Sete Sétimo
Oito Oitavo
Nove Nono.
Dez Décimo
Onze Décimo primeiro.
Doze Décimo segundo.
Treze Décimo terceiro.
Quatorze Décimo quarto.
Quinze Décimo quinto
Dezesseis Décimo sexto.
Dezessete Décimo sétimo.
Dezoito Décimo oitavo.
Dezenove Décimo nono.
Vinte Vigésimo.
Trinta Trigésimo.
Quarenta Quadragésimo.
Cem Centésimo
Duzentos Ducentésimo.
MULTIPLICATIVOS FRACIONÁRIOS
Dobro Meio.
Triplo Terço.
Quádruplo Quarto.
Quíntuplo Quinto.
Sêxtuplo Sexto.
Sétuplo Sétimo.
Óctuplo Oitavo.
Nônuplo Nono.
Décuplo Décimo.
Undécuplo Onze avos.
Duodécuplo Doze avos.
---- Vinte avos.
---- Trinta avos.
---- Noventa avos.
Cêntuplo Centésimo.
---- Ducentésimo.
---- Milésimo.
---- Milionésimo.
---- Bilionésimo.
1 – Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito.
1 – Numeral cardinal.
2 – Numeral ordinal.
3 – Numeral multiplicativo.
4 – Numeral fracionário.
5 – Numeral coletivo.
( ) José chega ao aeroporto; duas horas depois do avião ter decolado.
( ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
( ) Ainda resta a metade da torta.
( ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
( ) Recebi um doze avos do meu salário.
( ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.
( ) Vendi duas dúzias de ovos.
2 – Complete com numeral conveniente:
a) Hoje é o _______ dia da semana.
b) No __________ dia do mês de setembro proclamou-se a Independência do Brasil.
c) Junho é o __________ mês do ano.
d) Oito é o _________ de quatro.
e) D. Pedro __________, filho de D. Pedro ___________ governou o Brasil durante quase _________ século.
3 – Escreva por extenso os numerais:
a) Rodrigo e Rafael, fizeram _______________ pontos no jogo de basquete. (16).
b) Estamos no ________________ mês do ano (12º).
c) Vinícius é o ________________ da chamada (29º).
d) Leonardo comemorou o _________________ aniversário do seu avó (60º).
e) Joaquim tem _______________ anos (11).
f) Marcos mora no ________________ andar daquele prédio (16º).
g) Esta é a ________________ vez que lhe telefono (1000º)
4 – Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:
a) Só consegui terminar _______________ do bordado. (1/4).
b) Maria trabalhou ____________do que sua irmã. (Duas vezes mais).
c) Apliquei __________________ do meu salário na poupança. (3/12)
d) Comprei o mesmo tecido por __________ do preço que você pagou. (1/3).
e) Pedi a ele que trouxesse o _______________ jornal que encontrasse. (1º).
f) O padre João convocou os fiéis para rezar as _______________. (9).
5 – Classifique os numerais sublinhados em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.
a) Fernanda comeu um ____________ da torta: fracionário.
b) Esse filme é de __________ categoria: ordinal.
c) Luiza agora tem o ______________ de trabalho na escola: multiplicativo.
d) Beatriz e Sofia convidaram ___________ amigas para jantar em sua casa: Cardinal.
e) _____________ da tarefa de Rafaela já foi feita: fracionário.
f) Aproximadamente ______________ mães participaram da reunião: Cardinal.
g) Vamos apresentar agora a ____________ candidata: ordinal.
6 – Escreva os números por extenso, colocando os substantivos no plural.
a) 3 pão =
b) 12 porco =
c) 14 papel =
d) 660 grama =
e) 1001 razão =
7 – Escreva os números por extenso observando o gênero e /ou o número a ser usado:
a) Para prestar queixa, compareçam ao 51º Distrito Policial.
b) Uma inflação de 40% ao mês pode resultar em 1500% ao ano.
c) O organismo humano começa a degradar-se numa altitude de 6.000 metro devido a pequena quantidade de oxigênio no ar.
d) Com ventos a 60 km/h, uma temperatura de -20°C transforma-se em -50°C.
8 – Escreva os ordinais por extenso:
- 30º =
- 45º =
- 68º =
- 100º =
- 94º =
- 50º =
9 – Classifique os numerais das orações abaixo:
a) Nossa equipe fez seis pontos.
b) Depois de tantas compras, fiquei com um terço do dinheiro.
c) Consegui alcançar o segundo lugar.
d) Meu amigo recebeu o triplo de mim.
e) Daremos às meninas o dobro de nossos brindes.
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