Ano/Série: 7º Período: 11/07/2022 a 22/07/2022 Nº de Aulas: 8
TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ”
CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA: Gênero: Mensagens instantâneas
ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Substantivo (conceito); Classificação do substantivo; Adjetivo;
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO TEXTUAL: Mensagens Instatâneas; Gifs;
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC
1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
HABILIDADES DA BNCC:
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.
(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.
(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.
(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:
Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
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OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE ACORDO COM A CARTA DE BELGRADO, SÃO OS SEGUINTES:
• Conscientização: contribuir para que indivíduos e grupos adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e quanto aos problemas relacionados a ele.
• Conhecimento: propiciar uma compreensão básica sobre o meio ambiente, principalmente quanto às influências do ser humano e de suas atividades.
• Atitudes: propiciar a aquisição de valores e motivação para induzir uma participação ativa na proteção ao meio ambiente e na resolução dos problemas ambientais.
• Habilidades: proporcionar condições para que os indivíduos e grupos sociais adquiram as habilidades necessárias a essa participação ativa.
• Capacidade de avaliação: estimular a avaliação das providências efetivamente tomadas em relação ao meio ambiente e aos programas de educação ambiental.
• Participação: contribuir para que os indivíduos e grupos desenvolvam o senso de responsabilidade e de urgência com relação às questões ambientais.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª e 2ª AULAS – PRÁTICA DE LEITURA – MENSAGENS INSTATÂNEAS
1ª ETAPA:
- Professor, sugere-se que inicie a sequência didática revisando com os alunos o tema do capítulo que estamos estudando: “Comunicação em diferentes linguagens” com a realização de antecipações e inferências. Relembre também os conceitos e exemplos de comunicação, linguagem e discurso. Deixe os alunos se expressarem livremente em relação às questões propostas, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas e do professor, as opiniões divergentes e a diversidade social e cultural.
- Após a revisão, inicie a análise da seção PRÁTICA DE LINGUAGEM (PÁG: 35) – que apresenta o gênero MENSAGEM INSTATÂNEA. Trabalhe as questões oralmente e de forma dinâmica, estimulando a participação da turma.
- Leia a apresentação do tema e realize as perguntas introdutórias, além de outras que possam surgir durante a discussão, a fim de levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto abordado. Permita que se expressem livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus valores sociais, culturais e humanos, assim como as opiniões divergentes. Escolha um aluno como escriba para anotar os sentidos levantados por todos, como hipóteses e opiniões polêmicas.
- Oriente os alunos a realizar uma primeira leitura autônoma e silenciosa da mensagem, analisando os efeitos de sentido produzidos pelas expressões utilizadas. Depois, escolha dois alunos para realizar uma leitura dramatizada, a fim de que infiram os efeitos de humor presentes na mensagem.
2ª ETAPA: POR DENTRO DO TEXTO – (PÁGS: 36 a 38)
- Professor, destine a segunda etapa para a seção POR DENTRO DO TEXTO, e explore através da leitura do gênero MENSAGEM INSTATÂNEA, os interlocutores dos textos, suas relações de afetividade e sentido, além de analisar os conceitos de mensagens SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, e destacar o tipo de linguagem utilizada nesse gênero: informal, oral. No decorrer da atividade amplie o conceito dos gêneros: MENSAGENS INSTANTÂNEAS E GIFS.
Atividade
QUESTÃO - 4c. Há textos que, por suas características e usos (a que se destinam), não comportam palavras ou expressões reduzidas. Discuta a questão com os alunos, verificando se eles têm esse entendimento.
3ª e 4ª AULAS – CARTA PESSOAL (págs.: 39 a 42)
1ª ETAPA:
- Professor, essa seção tem como objetivo levar os alunos a refletir sobre uma forma de comunicação bastante usada em outras épocas, mas que atualmente tem entrado em desuso. Leia a apresentação da proposta dessa seção e faça as perguntas introdutórias, além de outras que possam surgir durante a discussão, a fim de levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto abordado.
- Permita que eles se expressem livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus valores sociais, culturais e humanos, assim como as opiniões divergentes.
- Realize uma leitura expressiva da carta para os alunos, apresentando um bom modelo de leitor para eles. Durante a leitura, faça pausas para confirmar ou não as hipóteses levantadas antes da leitura (EF67LP28).
2ª ETAPA: POR DENTRO DO TEXTO – (PÁGS:42 a 43)
- Professor, destine a segunda etapa para a seção POR DENTRO DO TEXTO, e explore através da leitura do gênero CARTA PESSOAL, salientando o gênero perante as práticas sociais, a sua importância e estrutura: remetente, destinatário, saudação inicial, despedida e assinatura.
Atividade
QUESTÃO 7. Nessa atividade, a proposta é identificar o efeito de sentido do uso da palavra soslaio, assim como compreender seu significado.
5ª e 6ª AULAS – SUBSTANTIVO E SUA CLASSIFICAÇÃO
1ª ETAPA:
- Professor, inicie a semana com o conteúdo: substantivo e sua classificação. Para iniciar de maneira dinâmica e interativa o objeto de conhecimento, trabalhe com os alunos em pequenos grupos, a brincadeira ADEDONHA.
1ª forma de trabalhar a brincadeira ADEDONHA
- Para trabalhar com os alunos a brincadeira da ADEDONHA de forma interativa e on-line, o professor pode utilizar o link a seguir: https://stopots.com/pt/ - nesse link o docente e seus alunos são direcionados para a página do jogo e podem criar a sala da turma e jogarem virtualmente.
- Para auxiliar a brincadeira virtual, segue um vídeo explicativo, disponível em: https://youtu.be/60Oj7JKQsEA que ensina como organizar a brincadeira e inserir os alunos no jogo.
- Peça aos alunos que tirem prints da tela, ao final de cada rodada virtual, pois após a explicação do conceito de substantivo e sua classificação, o professor disponibilizará para a turma a tabela da classificação do substantivo para os alunos preencherem a partir do jogo.
2ª forma de trabalhar a brincadeira ADEDONHA
- Caso, o professor não consiga realizar a brincadeira de maneira on-line, ele pode utilizar a tabela da brincadeira com as categorias. (Disponível em Word e pdf). O professor pode conduzir a brincadeira através da aula da seguinte forma: primeiro disponibilize a tabela da adedonha pelo WhatsApp, e em seguida, peça aos alunos que coloquem um número de 1 a 4 no chat da aula virtual (o professor deve analisar a quantidade de alunos da turma e verificar quantos números cada aluno deve colocar no chat e depois realizar a somatória e verificar qual é a letra, e assim iniciar a brincadeira). Para entender melhor essa mediação, segue o link: https://youtu.be/BBBg6jxrMaQ
- Professor, o intuito da brincadeira é explorar o conceito e a classificação da classe gramatical substantivo: que é dar nome aos seres, objetos, etc. Após, a socialização da atividade, contagem de pontos, enfatize o conceito de substantivo e sua classificação, através dos materiais disponíveis: livro didático, slides, e dos vídeos a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=cxqPHPPq1Jc - Substantivo – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – Canal Futura.
2ª ETAPA:
- Professor, após a brincadeira da ADEDONHA e revisão do substantivo e classificação, peça aos alunos para retomarem a tabela da brincadeira: ADEDONHA. Explique a eles, que irão através dessa tabela preencher outra, classificando os substantivos.
3ª ETAPA:
- Professor, estipule um tempo para os alunos poderem responder a tabela, e em seguida faça a correção preenchendo a tabela de maneira digital com os alunos, através do compartilhamento de tela do aplicativo google meet, e reforce o conceito de cada tipo de substantivo.
4ª ETAPA:
- Professor, para ampliar o estudo da classificação do substantivo, sugere-se a visualização do seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JWduxThfUOQ - Aula da Professora Letícia sobre substantivos. E em seguida, para fixar a explicação e o aprendizado utilize as atividades que estão em anexo.
7ª e 8ª – AULAS – FLEXÕES DO SUBSTANTIVO
1ª ETAPA
- Professor, saliente aos alunos que a intenção dessa seção é que partir do conhecimento que possuem sobre o uso de substantivos no masculino e no feminino para aprofundar o assunto, percebendo, por exemplo, os diferentes recursos da língua para a flexão de gênero e número.
- A primeira flexão do substantivo a ser analisada será a flexão de GÊNERO. O professor deverá conduzir a explicação da flexão através do livro didático e outros materiais que achar pertinente – ANEXOS.
- Professor, para ampliar o estudo da flexão de gênero, sugere-se a visualização do seguinte vídeo
FLEXÃO NOMINAL – GÊNERO dos SUBSTANTIVOS || Prof. Letícia Góes, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uZbIL_Xtlbc
2ª ETAPA Flexão de número
- Professor, a segunda flexão do substantivo a ser analisada será a flexão de NÚMERO. O professor deverá conduzir a explicação da flexão através do livro didático e outros materiais que achar pertinente. ANEXOS
- Professor, para ampliar o estudo da flexão de gênero, sugere-se a visualização do seguinte vídeo: FLEXÃO NOMINAL – PLURAL dos SUBSTANTIVOS COMPOSTOS || Prof. Letícia Góes https://www.youtube.com/watch?v=0Ir5jOCIhgo
3ª ETAPA Flexão de grau
- Professor, a terceira flexão do substantivo a ser analisada será a flexão de GRAU. O professor deverá conduzir a explicação da flexão através do livro didático e outros materiais que achar pertinente.
- Ressalte aos alunos que o uso de diminutivos e aumentativos também pode expressar sentimentos como afeto, admiração ou crítica, de acordo com o contexto em que estão inseridos. Além de paizinho, paizão também expressa afeto e admiração, por exemplo, e bebezinho / bebezão podem expressar desprezo ou carinho, dependendo do contexto. Solicite aos alunos que deem outros exemplos. Essas observações são importantes para que eles possam perceber os recursos da língua usados no cotidiano.
- Professor, a critério de ampliação da aprendizagem e revisão do SUBSTANTIVO – (classificação e flexões), segue como sugestão o vídeo a seguir: Substantivos - Toda Matéria - https://www.youtube.com/watch?v=f5BNtNMV_Cw
Os substantivos são uma entre as dez classes gramaticais (ou classes de palavras) que existem. A sua função é de dar nome aos seres em geral. Como eles sofrem flexões, ou seja, se modificam conforme o gênero (masculino e feminino), o número (singular e plural) e o grau (aumentativo e diminutivo, comparativo e superlativo), os substantivos são classificados como palavras variáveis.
Assista o vídeo e entenda tudo sobre substantivo: conceito, classificação e flexões. Correção: flora é o coletivo de plantas de uma região. Não é o coletivo de flores, como foi indicado no vídeo. O coletivo de flores é buquê, ramalhete ou ramo.
- Professor, utilize essas aulas para trabalhar as atividades disponíveis em anexo, em Word e pdf, sobre o substantivo e sua classificação, e ao realizar a correção aproveite para sanar as possíveis dúvidas dos alunos.
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- PROFESSOR, LEMBRE-SE DE DESTINAR OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS DE CADA AULA PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM O DIÁRIO DA TURMA, UMA ESPÉCIE DE AVALIAÇÃO DA AULA E DO ESTUDO, POIS SERÁ FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATO DE PRÁTICA. ENQUANTO OS ALUNOS RESPONDEM O DIÁRIO DA TURMA, VOCÊ RESPONDE E ANALISA AS QUESTÕES DO - Diário do/a professor/a - O que foi planejado e o que fizemos?
DIÁRIO DA TURMA
O que fizemos hoje?
O que aprendemos nesta aula foi…
O momento mais importante da aula foi...
Nosso trabalho avançou em…
O que chamou atenção foi …
O que queremos compreender melhor é...
REFLEXÃO DO/A PROFESSOR/A – SOBRE O DIÁRIO DA TURMA
O que dizem os/as estudantes?
Em alguns momentos do percurso, o/a professor/a faz uma reflexão sobre sua prática a partir do diário da turma. Confira algumas perguntas que podem orientar suas reflexões sobre as aulas.
Como a turma está vendo as aulas?
Concordo com a visão dos/as estudantes? Discordo? Por quê?
O que os alunos aprenderam? Como aprenderam? Como contribuí para essas aprendizagens?
Quais atividades foram propostas? De que modos? O que funcionou e o que não funcionou? Por quê?
O que aprendi com a experiência até aqui com essa turma?
O que poderia ser diferente? O que vou propor agora? Por quê?
DIÁRIO DO/A PROFESSOR/A
O que foi planejado e o que fizemos?
O/A professor/a mantém um diário para registrar sua memória sobre as aulas.
Confira alguns exemplos de questões que podem orientar o registro da memória da aula. Pense no que é importante registrar para que você possa se lembrar do percurso da turma.
O que ensinei/aprendi nesta aula foi…
O que os alunos e alunas aprenderam/ensinaram nesta aula foi...
Os momentos mais importantes da aula foram...
Nosso trabalho avançou em...
O que chamou atenção foi…
O que não funcionou foi...
Fica a sugestão para...
RECURSOS:
( ) Resumo
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.
( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( ) Trabalho;
( )Resolução de Exercícios/Livro páginas;
( ) Seminários;
( ) Apresentação oral;
( ) Observação do desempenho do aluno;
( ) cartaz;
( ) Debate;
( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita;
( ) Avaliação da participação;
Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.
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