SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA
Departamento de Educação Básica
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
PLANEJAMENTO ANUAL
8º ANO – 2022
Ensino Fundamental-Anos Finais
Itamaraju/BA
PLANEJAMENTO ANUAL LÍNGUA PORTUGUESA - 2022
ESCOLA:
PROFESSOR (A): ANO: 8º ANO
OBJETIVO DA ÁREA: A área de Linguagens trata dos conhecimentos relativos à atuação dos sujeitos em práticas de linguagem, em variadas esferas da comunicação humana, das mais cotidianas às mais formais e elaboradas. Esses conhecimentos possibilitam mobilizar e ampliar recursos expressivos, para construir sentidos com o outro em diferentes campos de atuação. Propiciam, ainda, compreender como o ser humano se constitui como sujeito e como age no mundo social e interações mediadas por palavras, imagens, sons, gestos e movimentos.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas a seguir:
1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
2. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
4. Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
6. Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
7. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
9. Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.
Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.
Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.
Amabilidade: empatia, respeito e confiança.
Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.
Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
Na educação, os temas integradores são fundamentais para o trabalho pedagógico interdisciplinar e contextualizado, são propostas que dizem respeito a questões que atravessam as experiências de vida e interferem na construção da identidade do indivíduo envolvendo teoria e prática. São temas que perpassam às experiências dos sujeitos, envolvendo o ambiente, a ética e a criticidade sobre o mundo em sua volta.
Dessa forma na BNCC, os Temas Contemporâneos Transversais foram ampliados para quinze e distribuídos em seis macroáreas deixando de serem recomendações facultativas, tornando-se essenciais e obrigatórias conforme as Resoluções CNE/CEB Nº 7/2010 E Nº 12/2012. São elas: Meio Ambiente (Educação Ambiental, Educação para o consumo), Economia (Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal) Saúde (Saúde, Educação alimentar e Nutricional) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, Respeito e Valorização do Idoso) Multicuturalismo (Diversidade cultural, Educação para valorização do multicuturalismo nas matrizes históricas e culturais brasilleiras), Ciências e Tecnologia)
METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Os conteúdos selecionados, organizados e sistematizados devem promover uma concepção científica de mundo, a formação de interesses e a manifestação de possibilidades e aptidões para conhecer a natureza e a sociedade.
Partimos do pressuposto de que não existem fórmula mágica ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino, como um processo de construção coletiva, é mediado pela relação professor/aluno/conhecimento. Nesse sentido, há de se considerar, no cotidiano de nossas aulas, a possibilidade de alterar o planejamento previsto por meio de intervenções criativas e inovadoras que facilitem a aprendizagem dos alunos de maneira prazerosa e significativa.
O compromisso da área da Educação Física com a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado, sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos:
• Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os interesses e ampliar as possibilidades de construção de novas aprendizagens, como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas.
• Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva – O reconhecimento da diversidade, além de ser a essência dos princípios da democracia e da estética, é também uma das diretrizes da educação nacional. No contexto do ensino da Educação Física, esse princípio desafia-nos a desenvolver uma prática pedagógica não discriminatória entre meninos e meninas, independentemente da classe social, do grupo étnico e do credo religioso a que pertencem ou do nível de aptidão física ou mental que possuem.
• Integração teoria-prática – É importante ressaltar que os conhecimentos, no ensino da Educação Física demanda a criação de estratégias metodológicas que estimulem o aluno a apreender o conhecimento pelo processo de ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário problematizar a vivência corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas, nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais, imprimindo-lhes sentidos e significados educativos. Assim, as práticas corporais deixam de ser vistas como um “fazer pelo fazer”, ou seja, como uma atividade desprovida de significado e intencionalidade educativa, e passam a ser percebidas como conhecimentos importantes e necessários à formação humana do educando, principalmente para a vivência plena de sua corporeidade.
• Interdisciplinaridade – No contexto do processo educativo, esse princípio instiga-nos a repensar e re-significar nossa prática pedagógica e desafia-nos a superar a desarticulação entre os diferentes componentes curriculares e entre esses saberes e a vida cotidiana dos alunos.
Esse enfoque de ensino nos desafia não só a articular as disciplinas entre si, mas também a relacioná-las com o cotidiano da vida dos alunos. Essa é uma forma que temos, como professores, de tornar o ensino significativo e prazeroso. O trabalho por projetos é alternativa capaz de viabilizar ações coletivas e a interdisciplinaridade no interior da escola.
• Articulação coerente entre objetos de conhecimento, métodos e recursos didáticos – É imprescindível garantir a articulação entre objetos de conhecimento e métodos de ensino, na opção didática que se fizer para que o ensino alcance as habilidades e os objetivos propostos. Assim, os professores poderão utilizar, dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino:
AVALIAÇÃO
No processo educativo, assim como em outros segmentos do cotidiano, o ato de planejar deve estar fortemente presente. Assim, inserido na escola e no trabalho com os alunos, é necessário realizar um planejamento das atividades, fazendo escolhas e organizando ações, visando a atingir objetivos claros e eficientes.
Dessa forma, podem-se identificar com maior propriedade as correções necessárias no planejamento elaborado, reorientando procedimentos e métodos utilizados com os alunos, e assim avaliá-los com maior propriedade durante o processo de ensino-aprendizagem.
Diante disso, pensar sobre “o que” e “para que” avaliar faz parte do planejamento das aulas. Pois quanto mais você souber quais são os objetivos a serem atingidos em cada etapa e tiver clareza da relevância do que está trabalhando, dos meios para atingir esses objetivos, mais efetiva e segura será a aprendizagem.
A ação pedagógica é alimentada e orientada pelo processo de avaliação, que tem por finalidade acompanhar e aperfeiçoar os dados resultantes do processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação do aluno, a ser realizada pelo professor e pela escola, é redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.
A avaliação formativa, que ocorre durante todo o processo educacional, busca diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e de ensino. A intervenção imediata no sentido de sanar dificuldades que alguns estudantes evidenciem é uma garantia para o seu progresso nos estudos. Quanto mais se atrasa essa intervenção, mais complexo se torna o problema de aprendizagem e, consequentemente, mais difícil se torna saná-lo.
A avaliação contínua pode assumir várias formas, tais como a observação e o registro das atividades dos alunos, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, trabalhos individuais, organizados ou não em portfólios, trabalhos coletivos, exercícios em classe e provas, dentre outros (BRASIL, 2013, p. 123).
Na avaliação da aprendizagem é fundamental a análise da capacidade de reflexão dos alunos diante das próprias experiências. E, portanto, tal avaliação deve ser entendida como processo contínuo, sistemático, permanente, que oportuniza uma atitude crítico-reflexiva perante a realidade concreta.
Tanto o professor quanto o aluno precisam entender o processo educativo como uma ação contínua de construção e, desse modo, considerar a avaliação formativa como um importante recurso e componente didático.
Segundo José Carlos Libâneo37 (1994, p. 195): “A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos”, assim, a avaliação precisa envolver os sujeitos dos processos de ensino-aprendizagem para que haja uma prática reflexiva sobre as atividades educacionais propostas e desenvolvidas com os alunos.
Essa modalidade de avaliação permite organizar e reorganizar o percurso planejado, refletindo sobre os erros e acertos, principalmente considerando o conhecimento prévio dos alunos sobre os temas abordados.
Nas várias atividades propostas, o objetivo não é apenas verificar a compreensão dos textos explicativos, mas também o desenvolvimento de outras habilidades e capacidades. Para obter uma avaliação que atenda a esses objetivos, você deve, em todo o decorrer do processo de ensino-aprendizagem, identificar as possibilidades que os alunos apresentam para construírem seus conhecimentos. Nessa tarefa, você pode ser auxiliado por diagnósticos elaborados a partir de fontes que contemplem aspectos como a expressão oral e escrita, a participação em atividades de grupos e o interesse e a criatividade manifestados pelos alunos.
PLANEJAMENTO ANUAL (2022) – 8º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
I UNIDADE
TEMAS
INTER CURRICULARES
TEMAS CONTEMPORÂNEOS
INTEGRADORES
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento;
Período: 29/03 a 07/05
Saúde
Cidadania e Civismo
(Vida Familiar e Social)
Ciência e Tecnologia
Projeto de Vida LEITURA
- Interpretação Textual;
- Relato pessoal;
- Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;
- Questionários e diagnósticos;
- Adivinhas;
- Vocabulário;
- Leitura de palavras e frases;
- Leitura de pequenos textos;
- Conto;
- Crônica;
-Fragmentos Diversificados;
Análise linguística/semiótica
- Descrição;
- Escrita de Palavras;
-Lista de palavras: ordem alfabética;
- Ditado de palavras;
- Separação silábica;
- Sílabas complexas;
- Elaboração de frases;
-Escrita e reescrita de pequenos textos;
- Uso do dicionário;
- Classes de Palavras (revisão);
- Substantivo;
- Adjetivo;
- Artigo;
- Numeral;
- Pronome;
- Ortografia: X ou CH;
Oralidade:
• Apresentação oral;
• Conversação espontânea;
• Participação e troca de ideias coletiva;
- Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais;
Produção textual:
- Relato pessoal;
- Mapa da empatia;
Competências Socioemocionais em foco:
Empatia, curiosidade para aprender, imaginação criativa;
II UNIDADE
TEMAS
INTER CURRICULARES TEMAS CONTEMPORÂNEOS
INTEGRADORES
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”
Período:(09/05 a 23/07)
Ciência e Tecnologia
Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
Saúde
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) LEITURA
-Fragmentos Diversificados;
- Fragmento de romance;
- Poema;
- Reportagem;
- Cordel;
- Lenda;
- Conto;
Análise linguística/semiótica:
- - Verbo - (conceito);
- Conjugação verbal;
- Pessoas verbais (revisão);
- Tempos verbais;
-Modos verbais (indicativo, imperativo e subjuntivo)
- Forma nominal;
- Vozes verbais (ativa, passiva e reflexiva);
- Sinais de Pontuação;
- Estrutura e formação de palavras;
ORTOGRAFIA
- Emprego do mas, más, mais;
- Uso dos porquês;
- AO encontro/ DE encontro;
Oralidade
• Apresentação oral;
• Conversação espontânea;
• Participação e troca de ideias coletiva; (pág: 271)
Produção de textos
LEITURA
(EF69LP09IT) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, pluralidade sociocultural da Bahia, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção, enaltecer o multiculturalismo local e suas datas comemorativas, como a história da festa religiosa dos padroeiros de São Cosme e São Damião, os festejos de São João, os poetas, músicos, artistas da terra, as cavalgadas e história do s assentamentos e povoados municipais, enaltecer o patriotismo local através do Desfile de 7 setembro, apreciar o concurso de Bandas Marciais – Fanfarras, conhecer a cultura cigana, a história da população negra e indígena no Sul e Extremo Sul da Bahia.
(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CDs, DVDs etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devido à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/ fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/ tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA
(EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
(EF08LP05) Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
(EF08LP06) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente.
(EF08LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).
(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.
(EF08LP10) Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.
ORALIDADE
(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.
(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
III UNIDADE
TEMAS
INTER CURRICULARES TEMAS CONTEMPORÂNEOS
INTEGRADORES OBJETOS DE CONHECIMENTO
As diversas facetas do Consumo
Período: (25/07 a 27/08)
05 semanas
Economia (Trabalho)
Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
Ciência e Tecnologia ENTRE SER E TER
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.
Período: (29/08 a 23/09)
Temáticas para trabalhar o tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco
MST – POVOADOS: A HISTÓRIA DE ROSA
ASSOCIAÇÃO DE BAIRRO
HISTÓRIA DOS PADROEIROS
DIA DO AGRICULTOR
DATAS COMEMORATIVAS DO MUNICÍPIO: SÃO JOÃO
CULTURA ARTÍSTICA DE ITAMARAJU – POETAS – MÚSICOS – PROF ARMANDO –
CAVALGADAS
DESFILE DE 7 SETEMBRO
CULTURA CIGANA
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ITAMARAJU
Economia (Trabalho)
Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
Ciência e Tecnologia
Saúde
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) Leitura
- Poema de Cordel
-Leitura de capa de folheto de cordel
-Leitura de autobiografia
-Leitura de poemas de cordel
-Leitura de textos informativos
-Interpretação Textual e Competência Leitora;
-Estratégias de leitura: (antes, durante e depois)
- Prof: Armando (Cordel de Itamaraju)
- Anderson – Pirajá
- Dissertação:
(Rubycleuza – Mestrado)
Análise linguística/semiótica
- Concordância nominal;
- Concordância verbal (sujeito simples);
- Transitividade verbal;
- Homônimos e parônimos;
- Período Composto por coordenação;
- Conjunções coordenadas;
Oralidade
- Apresentação oral;
-Conversação espontânea;
-Participação e troca de ideias coletiva;
Produção Textual
- Poema (Itamaraju)
LEITURA
(EF69LP09IT) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, pluralidade sociocultural da Bahia, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção, enaltecer o multiculturalismo local e suas datas comemorativas, como a história da festa religiosa dos padroeiros de São Cosme e São Damião, os festejos de São João, os poetas, músicos, artistas da terra, as cavalgadas e história do s assentamentos e povoados municipais, enaltecer o patriotismo local através do Desfile de 7 setembro, apreciar o concurso de Bandas Marciais – Fanfarras, conhecer a cultura cigana, a história da população negra e indígena no Sul e Extremo Sul da Bahia.
(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CDs, DVDs etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA
(EF08LP06) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente.
(EF08LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).
(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.
ORALIDADE
(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.
(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
IV UNIDADE
TEMAS
INTER CURRICULARES TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/
INTEGRADORES
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.
Período:(27/09 a 07/10)
Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.
Período:(10/10 a 25/11)
Economia (Trabalho)
Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
Ciência e Tecnologia
Saúde
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)
Multiculturalismo
Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
Ciência e Tecnologia
Saúde
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)
Economia (Trabalho)
Projeto de Vida
Leitura
- Cap 5 – EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO
• Leitura de imagens: charges e fotografia
• Leitura de artigos de opinião
• Leitura de tirinha
• Leitura de resenha
• Leitura de declaração legal
• Leitura de texto informativo
• Leitura de regimento escolar
• Leitura de meme
• Leitura de cartaz de campanha
• Leitura de gráficos e infográficos
• Leitura de artigos de divulgação
científica
• Leitura de notícias
Análise linguística/semiótica
- - Período Composto por subordinação;
- Orações substantivas;
- Conjunções subordinadas;
- Período composto por subordinação;
- Oração subordinada adverbial;
- Oração subordinada adjetiva;
- Pronomes relativos;
- Coesão sequencial;
Oralidade
- Apresentação oral;
-Conversação espontânea;
-Participação e troca de ideias coletiva;
Produção Textual
- Cartaz
- Abaixo- assinado
LEITURA
(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CDs, DVDs etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
(EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
(EF69LP02IT) Planejar campanhas publicitárias sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, abordar acerca do funcionamento do próprio corpo, respeitar seus limites e do outro, compreender a autoproteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e/ou gravidez não planejada; Combater a violência na escola e promover a Cultura de paz; Compreender o que é consciência viária, que priorize a prevenção de acidentes e a preservação da vida; Respeitar as leis de trânsito os valores de cidadania e ética à vida dos condutores de veículos, para que sejam refletidos no trânsito; Pesquisar elaborar campanhas de prevenção e controle da Dengue/Chikungunya/ Zika vírus e outras arboviroses; Promover a prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas; promoção da cultura de paz e da valorização da vida; Abordar e dialogar acerca da prevenção das violências e a promoção de hábitos e atitudes saudáveis; Educação Inclusiva; Protagonismo Juvenil; Analisar as mudanças climáticas, a degradação da natureza, a redução da biodiversidade, os riscos socioambientais locais e globais, as necessidades planetárias; Dialogar sobre consumo consciente, sociedade sustentável, sobre o que, como e por que consumimos e escolha consciente e responsável para gerir/mediar os recursos, transcendendo a questão restrita ao dinheiro. Utilizar a consciência cidadã para compreender acerca das consequências do desperdício e o descarte irresponsável destes no ambiente e, principalmente, o consumismo desenfreado, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas.
(EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.
(EF69LP04IT) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação, analisar, interpretar e debater sobre os seguintes documentos normativos, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religião no Estado da Bahia/2014 e as Leis nºs 10.639/03 e 11.645/08 que foram sancionadas como formas mais contundentes para o rompimento das fronteiras do preconceito étnico e racial partindo da escola.
(EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
(EF69LP05IT) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas, a história e luta dos movimentos sindicais locais, como o Movimento Sem Terra (MST); Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Redes Públicas Estadual e Municipais, (APLB) de Itamaraju; Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) e Movimento Indígena da Bahia (Miba); Movimento negro da Bahia e povos indígenas do Extremo Sul da Bahia, com práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
(EF69LP34) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginalias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações
ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA
(EF08LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.
(EF08LP12) Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporandoas às suas próprias produções.
(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
(EF08LP14) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.
(EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.
(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).
ORALIDADE
(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
(EF69LP24) Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.
PLANEJAMENTO ANUAL (2022) – 8º ANO
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL
I UNIDADE
TEMAS
INTERCURRICULARES TEMAS CONTEMPORÂNEOS/
INTEGRADORES
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento;
Período: 29/03 a 07/05
Saúde
Cidadania e Civismo
(Vida Familiar e Social)
Ciência e Tecnologia
Projeto de Vida LEITURA
- Interpretação Textual;
- Relato pessoal;
- Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;
- Questionários e diagnósticos;
- Adivinhas;
- Vocabulário;
- Leitura de palavras e frases;
- Leitura de pequenos textos;
- Livro: Cena de Rua
Análise linguística/semiótica
- Escrita de Palavras;
- Lista de palavras: ordem alfabética;
- Elaboração de frases;
- Escrita e reescrita de pequenos textos;
- Uso do dicionário;
- Linguagem Verbal e não verbal;
- Tipos de frases;
- Pontuação;
Oralidade:
• Apresentação oral;
• Conversação espontânea;
• Participação e troca de ideias coletiva;
- Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais;
Produção textual:
- Frases e fragmentos
- Relato pessoal;
- Mapa da empatia;
- Frases e fragmentos
- Sequência de imagens - narrativa
- Escrita e reescrita de textos com pontuação;
- Resumos
Competências Socioemocionais em foco:
Empatia, curiosidade para aprender, imaginação criativa;
II UNIDADE
TEMAS
INTER CURRICULARES TEMAS CONTEMPORÂNEOS/
INTEGRADORES OBJETOS DE CONHECIMENTO
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”
Período:(09/05 a 23/07)
Ciência e Tecnologia
Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
Saúde
Cidadania e Civismo
(Vida Familiar e Social)
Economia
Projeto de Vida
Leitura
- Livro paradidático;
- Biografia;
- Autobiografia;
- Notícia;
- Reportagem
- Entrevista
Análise da obra (livro paradidático)
- Ficha catalográfica;
- Sumário;
- Prefácio;
- Resumo;
- Biografia do Autor;
- Tema ou assunto;
- Personagens;
- Principais características da narrativa:
- Enredo;
- Foco narrativo;
- Linguagem;
- Desfecho;
Análise linguística e semiótica
- Linguagem formal e informal
- Descrição;
- Foco narrativo
- Pessoas do discurso
- Discurso direto e discurso indireto
- Acentuação gráfica;
- Pontuação;
Oralidade
- Leitura literária;
- Apresentação oral;
- Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social;
PRODUÇÃO TEXTUAL
- Parágrafos
- Resumos
- Fichas de leitura
- Livro caixa
- Livro hexagonal
- Propaganda Literária
- Dramatização
- Autobiografia
- GVGO (Grupo verbalizador e grupo observador)
- Carta ao autor
- Roteiro de vídeo
HABILIDADES
PRODUÇÃO TEXTUAL
(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros,
indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.
(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas
dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF67LP22) Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.
(EF67LP11) Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.
(EF67LP09) Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
(EF67LP10) Produzir notícia impressa, tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão – e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.
(EF67LP12) Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.
(EF67LP14) Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
(EF67LP19) Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.
III UNIDADE
TEMAS
INTER CURRICULARES TEMAS CONTEMPORÂNEOS/
INTEGRADORES OBJETOS DE CONHECIMENTO
As diversas facetas do Consumo
Período: (25/07 a 27/08)
Economia (Trabalho)
Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
Ciência e Tecnologia Leitura
Cap- 8 - ENTRE SER E TER
Leitura de artigo de opinião
• Leitura de tirinhas
• Leitura de peça publicitária
• Leitura de entrevista
• Leitura de textos informativos
• Leitura de carta do leitor
• Leitura de propagandas
Oralidade
Entrevista;
• Apresentação oral;
-Conversação espontânea;
-Participação e troca de ideias coletiva;
Produção de textos
Logo marca, logo tipo – sustentabilidade
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.
Período: (29/08 a 23/09)
Temáticas para trabalhar o tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco
MST – POVOADOS: A HISTÓRIA DE ROSA
ASSOCIAÇÃO DE BAIRRO
HISTÓRIA DOS PADROEIROS
DIA DO AGRICULTOR
DATAS COMEMORATIVAS DO MUNICÍPIO: SÃO JOÃO
CULTURA ARTÍSTICA DE ITAMARAJU – POETAS – MÚSICOS – PROF ARMANDO –
CAVALGADAS
DESFILE DE 7 SETEMBRO
CULTURA CIGANA
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ITAMARAJU
Economia (Trabalho)
Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
Ciência e Tecnologia
Saúde
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) Leitura
- Poema de Cordel
-Leitura de capa de folheto de cordel
-Leitura de autobiografia
-Leitura de poemas de cordel
-Leitura de textos informativos
-Interpretação Textual e Competência Leitora;
-Estratégias de leitura: (antes, durante e depois)
- Prof: Armando (Cordel de Itamaraju)
- Anderson – Pirajá
- Dissertação:
(Rubycleuza – Mestrado)
Oralidade
- Apresentação oral;
-Conversação espontânea;
-Participação e troca de ideias coletiva;
Produção Textual
- Poema (Itamaraju)
LEITURA DE PARADIDÁTICO/ FRAGMENTOS DE ROMANCES
Análise da obra (livro paradidático)
- Ficha catalográfica;
- Sumário;
- Prefácio;
- Resumo;
- Biografia do Autor;
- Tema ou assunto;
- Personagens;
- Principais características da narrativa:
- Enredo;
- Foco narrativo;
- Linguagem;
- Desfecho;
HABILIDADES
PRODUÇÃO TEXTUAL
(EF67LP22) Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.
(EF67LP11) Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF67LP31) Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.
(EF67LP10) Produzir notícia impressa, tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão – e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.
(EF67LP12) Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.
(EF67LP14) Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
(EF67LP19) Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.
IV UNIDADE
TEMAS
INTER CURRICULARES TEMAS CONTEMPORÂNEOS/
INTEGRADORES
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.
Período: (27/09 a 07/10)
02 semanas= 02 aulas teóricas
Leitura
- Cap 5 – EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO
• Leitura de imagens: charges e fotografia
• Leitura de artigos de opinião
• Leitura de tirinha
• Leitura de resenha
• Leitura de declaração legal
• Leitura de texto informativo
• Leitura de regimento escolar
• Leitura de meme
• Leitura de cartaz de campanha
• Leitura de gráficos e infográficos
• Leitura de artigos de divulgação
científica
• Leitura de notícias
Oralidade
- Apresentação oral;
-Conversação espontânea;
-Participação e troca de ideias coletiva;
Produção Textual
- Cartaz
- Abaixo- assinado
- COLETÂNIA DE GÊNEROS DISCURSISVOS
- Contos;
- Crônicas;
- Romances;
- Memórias Literárias
- Narrativas
Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.
Período: (10/10 a 25/11)
Multiculturalismo
Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
Ciência e Tecnologia
Saúde
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)
Economia (Trabalho)
Projeto de Vida
- LEITURA DE PARADIDÁTICO/ FRAGMENTOS DE ROMANCES
Análise da obra (livro paradidático)
- Ficha catalográfica;
- Sumário;
- Prefácio;
- Resumo;
- Biografia do Autor;
- Tema ou assunto;
- Personagens;
- Principais características da narrativa:
- Enredo;
- Foco narrativo;
- Linguagem;
- Desfecho;
Análise linguística e semiótica
- Linguagem formal e informal
- Acentuação gráfica;
- Pontuação;
PRODUÇÃO TEXTUAL – paradidático
- Parágrafos
- Resumos
- Fichas de leitura
- Livro caixa
- Livro hexagonal
- Propaganda Literária
- Dramatização
- Autobiografia
- GVGO (Grupo verbalizador e grupo observador)
- Carta ao autor
- Roteiro de vídeo
HABILIDADES
PRODUÇÃO TEXTUAL
(EF67LP22) Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.
(EF67LP11) Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF67LP31) Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.
(EF67LP09) Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
(EF67LP10) Produzir notícia impressa, tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão – e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.
(EF67LP12) Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.
(EF67LP13) Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado, explorando recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais, utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.
(EF67LP14) Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.),
levantar informações sobre o entrevistado e
sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
(EF67LP19) Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.
OBSERVAÇÕES: As habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objetos de conhecimentos trabalhados.
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