PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
8º - ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2022
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa/ Leitura, Interpretação e Produção Textual
ARTICULADOR: Mainne de Souza Silva
DATA: 22/07/2022
HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração/
2º Momento: Cordel “O Consumo e Consumismo Humano” Ivan Sousa.
O consumo e consumismo humano.
O consumo é coisa boa;
Tendo aquilo que precisa;
Falta carne e feijão;
A mulher vem e avisa;
Você vai ao mercadinho;
E logo agente ameniza.
Já o consumismo humano;
É coisa triste de se ver;
São conselhos dos famosos;
Que aparecem na TV;
Mostrando produtos de marca;
Dizendo que leite de vaca;
É bom para o cabelo crescer.
Papai dizia uma coisa;
Que guardo como lembrança;
Só vou usar roupa nova;
Depois que encher a pança;
Não quero relógio e anel;
Só vou colocar o chapéu;
Onde o meu braço alcança.
O Consumismo causa morte;
Que não tem explicação;
Pode se torna uma doença;
Ou um ato de compulsão;
Não pegue isso como postura;
Deixe esse tipo de fartura;
para ajudar um irmão.
a Revolução Industrial;
foi a causa mais freqüente;
deixando a alienação;
cada vez ser mais valente;
supérfluos se multiplicando;
e mundo se agonizando;
com a perca do meio ambiente.
Muitos já não reciclam;
Pois tem o prazer de comprar;
Perderam a consciência;
E a fome de preservar;
Já não tem mais o capricho;
E os resíduos do lixo;
Deixam em qualquer lugar.
Aqui vai um conselho;
De muita fé e esperança;
Gaste só o necessário;
E não receba cobrança;
Escute o estou falando;
Melhor que roupa mofando!
É dinheiro na poupança.
Fim... Fonte:https://www.recantodasletras.com.br/cordel/335034
2º Momento: Socialização
3º Momento: Vídeo/ A História da Água Engarrafada Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=3lxdBt-KeJU
4º Momento: Texto: “Faces do Consumo” Socialização
As faces do consumo
Os últimos dias rolou na internet o caso de uma consumidora que comprou de um site chinês e recebeu com a mercadoria o bilhete “Help me I slave” – “me ajude, sou escravo”. Sabemos das condições de trabalho pelo mundo, mas corta o coração ver uma coisa dessas. E como não sentir culpa por comprar um produto barato, sabendo que alguém está sendo explorado através do nosso ato? O consumo aparece como vilão sendo o combustível de relações desumanas de trabalho.
O acesso à informação permite que algumas facetas da sociedade de consumo, aquelas que preferimos ignorar, se tornem evidentes. Assim, várias questões relacionadas ao processo de produção das mercadorias que consumimos são expostas gerando culpa e sensação de impotência. Quem não se sentiu perturbado ao assistir o vídeo “A História das Coisas”?
O vídeo retrata toda a nossa cadeia de consumo alertando para os rumos que a sociedade se encaminha. Mas este alerta não pode ser considerado apocalíptico, é um desafio para a mudança de atitude e comportamento de cada um nas relações de consumo e de vida como um todo.
O consumo tem dois lados, ao mesmo tempo que o sistema de produção acarreta em danos ambientais e sociais, vivemos em uma economia que depende dele, está enraizado na nossa cultura e relações sociais. Aprendemos que é necessário e é bom comprar, traz satisfação suprindo nossos mais variados desejos. E sim, vamos continuar comprando, mas por que não com uma atitude um pouco mais crítica em relação às marcas e empresas? O mesmo acesso à informação que nos expõem aos problemas relativos ao consumo, nos expõem a informações sobre as instituições, sobre as marcas e sua conduta. Também nos dá acesso a pessoas e grupos que buscam amenizar essas questões com vistas a uma sociedade sustentável.
Por que não fazer uso da conectividade que temos à disposição para colaborar com um mundo melhor? Vi uma reportagem há uns dias atrás sobre alemães que criaram um site de troca, para as pessoas doarem artigos que não usam mais para aqueles que estejam precisando destes itens. Um bom exemplo para encontrarmos formas de reutilização das coisas em um mundo onde tudo é muito descartável, substituível e pouco reaproveitável.
Fica a proposta de reflexão sobre nossas atitudes e sobre como podemos nos engajar em causas, grupos, conversas que busquem alternativas para os danos que estamos causando para as pessoas e para o ambiente, para que possamos consumir e descartar de forma consciente!
Fonte: https://www.ideiademarketing.com.br/2014/10/30/as-faces-do-consumo/
5º Momento: Relatos da aplicação da última sequência didática; Fechamento da II Unidade.
7º Momento: Elaboração da 6ª Sequência Didática
Os grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação ponto por ponto, após a apresentação das metodologias, o espaço fica aberto para as intervenções.
6º Momento: Intervalo
8 º Momento: Relato das professoras, Gabriela, Mariana, Elisângela, Thaís, sobre o projeto de Leitura;
9º Momento: Elaboração do PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – ANÁLISE DE MÚSICAS ATUAIS E ANTIGAS.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário