4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ao 9º Ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 03/08/2020 e 14/08/2020                Nº de Aulas: 12

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

LEITURA: Autobiografia, Entrevista; Memórias Literárias; Notícia; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Substantivo e sua classificação; Flexões do substantivo;

ORTOGRAFIA: Divisão silábica;

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

PRODUÇÃO TEXTUAL: Biografia;

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

 

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Queridos Professores, começamos um novo ciclo. Nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção, falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Obrigada pelo carinho e apoio de cada um.  Que Deus os abençoe, nos ajude e oriente.

 

*           1ª AULA

1ª ETAPA   INFORMAÇÕES PARA OS ALUNOS

- Boas vindas;

- Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez, etc;

- Duração (36 minutos cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais, etc);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

 

2ª ETAPA  REVISÃO – SUBSTANTIVO – CLASSIFICAÇÃO

- Professor, promova um “bate papo” sobre a aula anterior socializando o conteúdo SUBSTANTIVO, CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO. Utilize os materiais em anexo, slides e/ou outros recursos que preferir.

- Após a revisão do objeto de conhecimento, apresente uma atividade de revisão, para isso você poderá utilizar as atividades em ANEXO, ou as do LIVRO DIDÁTICO – (PÁGS: 20 a 25).

 

*           2ª e 3ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICAS DE LEITURA – AUTOBIOGRAFIA

- Professor, Antes da leitura do fragmento, converse com os alunos sobre a personagem do texto. Verifique os conhecimentos prévios deles e proponha que levantem hipóteses: Quem é Malala? Por que ela é importante? Por que ela escreveu uma autobiografia? Quantos anos tinha quando a escreveu?

Malala Yousafzai é uma adolescente paquistanesa que, em 2012, sofreu um atentado organizado por extremistas do Movimento Talibã Paquistanês (TTP), que invadiram o ônibus escolar que a transportava para casa depois da aula, atirando-lhe na cabeça. A adolescente foi atendida no hospital militar local antes de ser transportada para Birmingham, no Reino Unido, onde atualmente estuda Economia, Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de Oxford. Com o tempo, Malala tornou-se um símbolo mundial da luta contra o extremismo e pelo direito das mulheres à educação, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, ao lado do ativista indiano Kailash Satyarthi. Caso considere pertinente, sugerimos que leia a notícia a ser trabalhada na seção Conversa entre textos (página 28), que traz mais informações sobre Malala Yousafzai e poderá subsidiar a conversa.

2ª ETAPA

- Após esse levantamento prévio sobre a jovem Malala, revise com os alunos as características do gênero: Autobiografia, em seguida informe a eles que lerão a biografia de Malala, (disponível na pág: 25 - LIVRO DIDÁTICO, ou em ANEXO) no qual ela conta fatos reais que aconteceram em sua vida.

- Após a leitura, antes de ler o Glossário, peça aos alunos que compartilhem o que sabem sobre as palavras destacadas, incentivando a inferência e a troca de conhecimentos prévios. Verifique se os alunos percebem que a resposta se encontra no primeiro parágrafo. Solicite que consultem no Glossário o significado da palavra auspicioso antes de escolherem a alternativa, o que pode ajudá-los a perceber a resposta correta.

- Professor acompanhe os alunos durante a resolução da atividade, orientando, e sanando possíveis dúvidas, em seguida corrija as questões oralmente.

*           4ª e 5ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA – NOTÍCIA

- Professor, ainda como prática de leitura e conhecimento acerca da jovem Malala, leia com os alunos os trechos da NOTÍCIA – (págs: 28, 29), solicite que respondam as questões no caderno e seguida corrijam e socializem as questões.

2ª ETAPA

-  Espera-se que os alunos relacionem o atentado que quase tirou a vida da paquistanesa ao fato de o avô achar o nome “Malala” triste e associá-lo a “luto, sofrimento”. Comente com os alunos a importância da luta de Malala, que a levou a conquistar o prêmio Nobel da Paz em 2014, concedido a pessoas ou organizações que estejam envolvidas em projetos que visam à resolução de problemas em áreas específicas ou que lutam pela paz e pela fraternidade no mundo.

3ª ETAPA  - TROCANDO IDEIAS

- Professor, após a análise da autobiografia e da notícia, que trazem informações acerca da vida da jovem Malala, trabalhe a seção – TROCANDO IDEIAS – (pág: 29 – e em ANEXO). O intuito é estimular a participação oral e principalmente a análise crítica dos estudantes.

 - É importante pedir a eles que prestem atenção aos turnos de fala e respeitem as opiniões dos colegas, ainda que pensem de modo diferente.

*            e  7ª AULA -  FLEXÃO DO SUBSTANTIVO (GÊNERO, NÚMERO E GRAU)

ETAPA

- Professor, informe aos alunos que anteriormente estudaram sobre o SUBSTANTIVO, conceito e classificação, e que nessa aula analisaram como eles se flexionam em (gênero, número, grau). Para a explicação do conteúdo utilize o livro didático, as atividades e conteúdos em anexo, slides, vídeos e outros recursos.

 

2ª ETAPA

- Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 31,32,33,34) – (ou atividades em ANEXO) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

*           8ª AULA – ORTOGRAFIA – DIVISÃO SILÁBICA

- Professor, destine essa aula para trabalhar o objeto de conhecimento – DIVISÃO SILÁBICA, utilize as atividades em ANEXO.

 

*           9ª e 10ª AULAS – RELATO DE MEMÓRIAS

- Professor, sugere-se que para iniciar a aula, questione aos alunos – Vocês sabem o que é um relato de memórias? Após a participação da turma, informe que nessa aula conhecerão o gênero RELATO DE MEMÓRIAS, através de um relato do escritor e desenhista Ziraldo, no qual ele fala de alguns professores inesquecíveis de sua vida. (págs: 92,93) – (ANEXO).   

- (Antes da leitura) Converse com os alunos sobre relato de memórias, explicando que é um depoimento pessoal sobre a vida ou determinada parte da vida de uma pessoa. Caso considere conveniente, aborde a questão do preconceito que se evidencia no trecho “Engraçado, eu não tenho um professor inesquecível. Tenho muitos professores inesquecíveis. A primeira professora que minha memória grava não tinha carinho comigo. Botava todos os meninos branquinhos no colo, mas a mim, não.”, reforçando esse tipo de atitude como incoerente e antiético, e que deve ser evitado no relacionamento entre as pessoas.

- Espera-se que os alunos percebam que a influência da professora Glorinha na vida do autor foi importante para que ele se tornasse um homem de bem e fizesse escolhas certas para sua vida, em vez de se perder com escolhas erradas.

2ª ETAPA

- Após a leitura do texto Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 94,95) – (ou atividades em ANEXO) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem. Nessa atividade você terá a oportunidade de abordar acerca da DESCRIÇÃO, e fazer uma revisão sobre foco narrativo. 

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

*           11ª e 12ª AULAS

1ª ETAPA

- Professor, sugere-se que inicie a aula com a correção da atividade anterior, o relato de memórias do escritor e desenhista Ziraldo - (págs: 92,93) – (ANEXO).   

2ª ETAPA

- Professor, após a análise e correção do RELATO DE MEMÓRIAS - trabalhe as seções: LINGUAGEM DO TEXTO e TROCANDO IDEIAS – (pág: 96 – e em ANEXO). O intuito é estimular a participação oral e principalmente a análise crítica dos estudantes.

 - É importante pedir a eles que prestem atenção aos turnos de fala e respeitem as opiniões dos colegas, ainda que pensem de modo diferente.

- Atente-se para o fato de que os alunos podem ficar inibidos por você ser o(a) professor(a) e estar conduzindo uma discussão que faz referência ao professor. Dessa forma, procure estimulá-los a pensar também em professores que tiveram em anos anteriores para embasar as respostas dessas atividades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 03/08/2020 a 14/08/2020                Nº de Aulas: 12

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

 

LEITURA: Tirinha; Campanha Comunitária; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Código, Língua e linguagem; Verbo;

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO TEXTUAL: Campanha Comunitária;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

 

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

 

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

 

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Queridos Professores, começamos um novo ciclo. Nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção, falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Obrigada pelo carinho e apoio de cada um.  Que Deus os abençoe, nos ajude e oriente.

 

*           1ª e 2ª  AULAS

1ª ETAPA   INFORMAÇÕES PARA OS ALUNOS

- Boas vindas;

- Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez, etc;

- Duração (36 minutos cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais, etc);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

 

2ª ETAPA  REVISÃO – LÍNGUA, LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL, ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

- Professor, antes de trabalhar o gênero “Tirinha” preciso revisar os conceitos de língua, linguagem verbal, não verbal e elementos da comunicação, por isso inicie a segunda etapa da aula com a  seção, REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA (págs: 21 a 23 e em ANEXO) - que privilegia a reflexão sobre os aspectos funcionais da utilização da língua e os efeitos de sentido produzidos pelo uso dos recursos semânticos, estilísticos e morfossintáticos, responsáveis pela coesão e coerência textuais.

3ª ETAPA

- Após a revisão, leia as questões da atividade com os alunos e os acompanhe durante a resolução da atividade, orientando, e sanando possíveis dúvidas, em seguida corrija as questões oralmente.

- O objetivo dessas atividades é apresentar a linguagem não verbal e suas diferentes manifestações. É importante que os alunos compreendam que, assim como a língua é diferente em cada cultura, as demais manifestações de linguagem carregam sentidos partilhados pela cultura da qual as pessoas fazem parte.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           3ª e 4ª AULAS

1ª ETAPA  APLICANDO CONHECIMENTOS – TIRINHA

- Professor, após a revisão informe aos alunos que estudaram o gênero TIRINHA. Faça um levantamento prévio e pergunte a turma quais são as características desse gênero e estimule a participação da turma.

2ª ETAPA

- Para explanar o gênero Tirinha, linguagens e os elementos da comunicação, trabalhe com os alunos a seção APLICANDO CONHECIMENTO – (págs: 25 a 26), em seguida leia as questões da atividade com os alunos e os acompanhe durante a resolução da atividade, orientando, e sanando possíveis dúvidas, em seguida corrija as questões oralmente.

- Utilize também as atividades que estão em anexo, slides e/ou outros recursos.

*           5ª e 6ª AULAS

1ª ETAPA  VERBO

- Professor, destine essa aula para a revisão do conceito de verbo, utilize as atividades em ANEXO. 

2ª ETAPA

- Após a revisão, destine a segunda etapa da aula para aprofundar a explicação acerca do VERBO e suas conjugações verbais, flexões e as formas nominais, para isso utilize o conteúdo e as atividades disponíveis no slide, e em ANEXO.

*            e  8ª AULAS -  VERBO – FORMAS NOMINAIS

ETAPA

- Professor, nessas duas aulas revise as formas nominais dos verbos.

- O estudo das formas nominais do verbo está relacionado à compreensão das funções verbais ou nominais das palavras. Essas funções são estudadas na análise do texto e na relação com os elementos dos sintagmas verbais e nominais. Oriente os alunos a realizar a análise sintagmática, para compreenderem as funções nominais das formas do verbo, assim como a identificarem as locuções verbais que podem ser constituídas com elas.

- Sugerimos que os alunos se reúnam com o professor e realizem coletivamente a discussão sobre cada uma delas, bem como sobre os conceitos estudados. Sistematize as discussões que fizer com os alunos, a fim de que se apropriem dos conceitos de forma progressiva.

- Espera-se que os alunos relacionem o uso do gerúndio de forma desnecessária e exagerada à linguagem utilizada por algumas pessoas, constituindo, assim, um vício de linguagem.

 

2ª ETAPA

- Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 32 a 35) – (ou atividades em ANEXO) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           9ª e 10ª AULAS –   CHARGE – LINGUAGEM – CRÍTICA SOCIAL

ETAPA

- Professor, para reforçar a aprendizagem acerca da classe gramatical - verbo, tipos de linguagens e elementos da Comunicação, inicie com os alunos o estudo do CAPÍTULO 8 – PROTEÇÃO E TRABALHO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA.

- Inicie o estudo da temática a partir da seção – APLICANDO CONHECIMENTO, analisem as charges e tirinhas.

- Peça aos alunos que observem todos os elementos da charge e relacione-os com os diálogos presentes nos balões de fala. Enfatize com os alunos que “brincar” e “trabalhar” não seriam ideias contrastantes por si só, mas no contexto do tema “trabalho infantil” podem ser consideradas opostas, já que uma criança que trabalha deixa de viver a infância, de brincar.

- Peça aos alunos que relacionem os textos verbal e não verbal da charge. Oriente-os a se posicionar a respeito do discurso apresentado pelo personagem Zé, que incita o ódio contra os adolescentes que não são seus filhos. Explique que o paradoxo está na contradição aparente no discurso que indica ações antagônicas pela mesma pessoa. Oriente-os a respeito da crítica social apresentada na charge.

ETAPA

- Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 259 a 260) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

 

 

*           11ª e 12ª AULAS –  CAMPANHA PUBLICITÁRIA / COMUNITÁRIA

1ª ETAPA

- Professor, sugere-se que para iniciar a aula, questione aos alunos qual o significado da palavra CAMPANHA, e em seguida se conhecem o gênero CAMPANHA COMUNITÁRIA/SOCIAL e qual o seu principal objetivo. Após a participação da turma, informe que nessa aula darão sequência a análise da temática PROTEÇÃO E TRABALHO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA.

- Na seção PRÁTICA DE LEITURA (pág: 60) os alunos são convidados a discutir o combate ao trabalho infantil como parte dos temas “direitos da criança e do adolescente” e “educação para os direitos humanos”. A discussão nessa seção e na próxima ocorre por meio da leitura, interpretação e compreensão de uma notícia e um cartaz de campanha publicitária. Ambos têm como enfoque mostrar ações promovidas pelo poder público e entidades da sociedade civil para o combate ao trabalho infantil.

- Para o texto da pág- 261, a sugestão é que os alunos realizem a leitura individual e autônoma da notícia e do cartaz, em um primeiro momento, sendo orientados a relacionar todos os elementos verbais e não verbais do cartaz da campanha publicitária. Em seguida, realize a discussão oral, pedindo aos alunos a síntese do que foi lido na notícia e de todos os recursos linguísticos utilizados no cartaz como estratégias de persuasão do público-alvo.

- Ajude os alunos a identificar e a analisar os efeitos de sentido que fortalecem o discurso de persuasão no cartaz da campanha.

2ª ETAPA

 

- Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 261 a 263) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 03/08/2020 a 14/08/2020                Nº de Aulas: 10

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

 

LEITURA: Fragmento de romance; Entrevista; Descritores; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Tipos de Sujeito;

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

 

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

 

Habilidades (EF07LP04), (EF07LP06) e (EF07LP07)

 

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Queridos Professores, começamos um novo ciclo. Nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção, falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Obrigada pelo carinho e apoio de cada um.  Que Deus os abençoe, nos ajude e oriente.

 

*           1ª e 2ª  AULAS

1ª ETAPA   INFORMAÇÕES PARA OS ALUNOS

- Boas vindas;

- Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez, etc;

- Duração (36 minutos cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais, etc);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

 

2ª ETAPA - DESCRITORES

- Querido professor, destine a segunda etapa da aula para a correção e socialização da atividade da aula anterior, em seguida relembre aos alunos o que são DESCRITORES e a sua importância para a obtenção de habilidades primordiais para o desenvolvimento da leitura e escrita, estabelecimento de inferência, etc.

3ª ETAPA 

- Após a revisão, solicite aos alunos que respondam as questões – DESCRITORES - disponíveis em ANEXO, auxilie os alunos na resolução das questões, estipule um tempo para que os alunos realizem a atividade e depois faça a correção estimulando a participação da turma.

*          3ª e 4ª AULAS

2ª ETAPA 

- Professor, as próximas atividades promovem a identificação de sujeito e predicado nas orações e o uso de regra de concordância verbal entre o sujeito e o verbo, especialmente na identificação do sujeito desinencial. Assim como as atividades anteriores, esses conceitos são construídos e analisados por meio da leitura de textos já estudados ou outros que possam contribuir para a análise linguística e semiótica.

- Professor, na segunda etapa da aula revise com os alunos o conceito de SUJEITO e PREDICADO e amplie a análise acerca dos TIPOS DE SUJEITO. Após a explicação direcione algumas questões disponíveis em ANEXO, auxilie os alunos na resolução das questões.  

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           5ª e 6ª AULAS – CORREÇÃO – ATIVIDADES – TIPOS DE SUJEITO

1ª ETAPA

- Espera-se que durante a atividade os alunos possam responder que localizaram o verbo e verificaram a quem ou a que se referia a informação expressa por ele para identificar o sujeito. O predicado é a informação expressa sobre o sujeito, ou seja, o que se afirma sobre o sujeito.

- Após a revisão, leia as questões da atividade com os alunos e os acompanhe durante a resolução da atividade, orientando, e sanando possíveis dúvidas, em seguida corrija as questões oralmente.

*           7ª e 8ª AULAS –  FRAGMENTO DE ROMANCE

1ª ETAPA 

- Professor, destine essa aula para a análise do gênero FRAGMENTO DE ROMANCE.

- Antes da leitura, estabeleça um momento propício para que os alunos façam antecipações e expressem vivências relacionadas ao assunto abordado no texto. Para isso, promova um intercâmbio oral por meio das questões apresentadas antes da leitura do texto. Estabeleça o diálogo com os alunos a fim de levantar o máximo de inferências sobre o título, de modo que suponham com antecedência o tipo de relacionamento que se dá entre as personagens e que se coloquem também em situação de vivência da mesma natureza ou não.

2ª ETAPA

- Após a socialização com a turma, apresente o FRAGMENTO DE ROMANCE: UM BOM SUJEITO do escritor Antônio Carlos Olivieri, disponível em seu livro didático (págs: 64 a 66).

- Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 66 a 67) – (ou atividades em ANEXO) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           9ª  e  10ª AULAS -  PESQUISA/ ENTREVISTA

ETAPA

- Professor, nessa aula trabalharemos a seção- HORA DA PESQUISA, essa seção propõe questões para pesquisa relacionadas ao tema ou aos textos estudados no capítulo. Seu principal objetivo é propiciar aos alunos possibilidades para desenvolver autonomia por meio de pesquisas orientadas. A proposta pode ser adaptada ao seu planejamento e à realidade da turma.

- Explique aos alunos que depois de ler e discutir textos que abordam gostos e costumes dos adolescentes de modo geral, você responderá a uma pesquisa para que possamos conhecer um pouco mais o perfil dos adolescentes de nossa escola. Os temas abordados serão “Conectividade”, de forma mais específica, e “Relacionamento” de maneira mais geral. Além de responder as perguntas ele poderá entrevistar algum membro da família, para verificar se estão ou não conectados.

- Comente com os alunos que as perguntas sugeridas no roteiro de pesquisa podem ser modificadas e outras podem ser incluídas. Oriente os alunos a organizar os dados pesquisados para melhor visualizá-los.

 

ETAPA

- Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam o ROTEIRO DA PESQUISA (págs: 68 a 70) no caderno, em seguida socializem as respostas no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 03/08/2020 a 14/08/2020                Nº de Aulas: 10

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

 

LEITURA: Fotoreportagem; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Sujeito; Predicado; Tipos de predicado;

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO: Fotoreportagem;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

 

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

 

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Queridos Professores, começamos um novo ciclo. Nesse momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção, falando a mesma língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Obrigada pelo carinho e apoio de cada um.  Que Deus os abençoe, nos ajude e oriente.

 

*           1ª e 2ª  AULAS

1ª ETAPA   INFORMAÇÕES PARA OS ALUNOS

- Boas vindas;

- Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez, etc;

- Duração (36 minutos cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais, etc);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

 

2ª ETAPA – FOTOREPORTAGEM

- Querido professor, destine a segunda etapa da aula para iniciar o estudo do objeto de conhecimento FOTOREPORTAGEM (Livro didático: pág – 20) e sua importância para a obtenção de habilidades primordiais para o desenvolvimento da leitura e escrita, estabelecimento de inferência, etc. Utilize os slides e atividades disponíveis.

- Para iniciar, explique aos alunos que eles irão produzir uma fotorreportagem, para isso, comece fazendo uma atividade para ativar e verificar o conhecimento que eles já têm sobre o assunto. Algumas sugestões de abordagem:

• O que é uma reportagem?

• Em sua opinião, qual a diferença entre uma reportagem e uma fotorreportagem?

• Há semelhanças entre os dois gêneros? Quais?

• Vocês já leram uma fotorreportagem?

• Onde esse tipo de texto é publicado?

• Quais informações um texto visual precisa ter para transmitir uma informação como o texto escrito?

- Espera-se que os alunos informem se já tiveram algum contato com o gênero fotorreportagem; as diferenças e semelhanças entre a reportagem e a fotorreportagem, por exemplo: entre as semelhanças, abordar temas do cotidiano e se tratarem de textos publicados em veículos de comunicação; e, entre as diferenças, que a imagem, na fotorreportagem tem valor da notícia. Aproveite para fazer uma sondagem sobre o nível de conhecimento que eles têm sobre a estrutura do gênero.

 

3ª ETAPA – EXPLICANDO O GÊNERO

- Nesta etapa, proponha uma ampliação do conhecimento sobre o assunto. Esclareça que se trata de um tipo de texto não ficcional que tem como principal função contar às pessoas um acontecimento por meio de fotografia sempre acompanhada de uma legenda para contextualizar sua expressão.          - Nesse gênero, a linguagem visual é importante, pois apresenta o fato retratado, enquanto o texto escrito evidencia ao leitor o que foi fotografado.

 

-Professor, após a explicação do gênero, promova intercâmbio oral por meio da leitura e análise da FOTOREPORTAGEM (págs: 21,22) - apresentada. Estabeleça um diálogo com os alunos, a fim de levantar o máximo de inferências sobre a fotorreportagem.

- Revise alguns conceitos: linguagem verbal, não verbal, elementos da comunicação, etc.

- Discuta a questão aborda na FOTOREPORTAGEM com os alunos verificando se eles alcançam essa compreensão, em caso negativo, estabeleça proposições para debate.

- Destaque para os alunos como esse gênero apresenta semelhança com outro gênero, que é o conto, e analisem os aspectos de estrutura textual e semântica.  

3ª ETAPA 

- Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 20,21) – (ou atividades em ANEXO) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

- Em seguida, solicite aos alunos que pesquisem uma fotorreportagem sobre o tema dos direitos humanos. É importante que o grupo verifique se o texto selecionado apresenta as características indicadas anteriormente como pertencentes ao gênero. Eles devem trazer a fotografia selecionada na próxima aula, que será voltada para a leitura e para a interpretação de uma fotorreportagem.

 

 

 

 

 

*          3ª e 4ª AULAS – PRODUÇÃO - FOTOREPORTAGEM

1ª ETAPA 

(Professor como atividade de PRODUÇÃO TEXTUAL – utilize a sequência abaixo, ou as atividades e produção do LIVRO DIDÁTICO – (págs: 34 a 37)

Atividade 1:

Proponha a realização de uma atividade de leitura das fotorreportagens selecionadas pelos alunos, e solicite que cada um mostre na tela a sua imagem de modo que todos possam realizar a leitura coletivamente. Peça aos alunos que leiam em voz alta as legendas e, em seguida, apresentem suas impressões e apreciações sobre as fotorreportagens. Promova uma postura dialógica e crítica em relação às leituras, por meio de troca de impressões entre os pares para que haja um confronto de interpretações e opiniões.

 

2ª ETAPA

Atividade 2:

Em seguida, abra um espaço para que os alunos possam aprofundar a discussão. Questione-os:

• Há marcas temporais?

• É possível identificar o espaço onde ocorre a cena?

• Há alguma pessoa retratada? Descreva-a. Em sua opinião, por que essa pessoa foi retratada? Qual a relação dela com o tema?

• O fotojornalista constrói sua narrativa usando estratégias para chamar a atenção do seu leitor?

- Quais elementos da imagem indicam esse olhar? Vocês conseguem apontar algum recurso utilizado pelo fotojornalista como: o que está em primeiro plano e o que está em segundo?

• Em sua opinião, o que ele quer revelar a respeito do tema?

• E o que é possível identificar sobre direitos humanos?

 

- Espera-se que os alunos identifiquem que se trata de uma imagem contemporânea, as estratégias do fotojornalista e os aspectos do tema que estão presentes.

*          5ª e 6ª AULAS

1ª ETAPA

- Oriente-os de que esta aula será dedicada à seleção e produção de uma fotorreportagem. Na sequência, comunique-os que a tarefa consiste em selecionar ou produzir uma imagem para compor a fotorreportagem. A atividade deverá conter um pequeno texto ou legenda para acompanhar a foto. O tema deve ser sobre direitos humanos.

- Verifique se eles retomam as características do gênero para realizar a produção.

Os grupos devem apresentar suas fotorreportagens, de modo que os demais colegas possam identificar o enfoque dos fotorrepórteres e refletir sobre a forma com a qual o tema foi apresentado, por meio da análise  dos elementos multissemióticos que compõem o gênero.

- Conduza a discussão. Se necessário, auxilie os alunos a reescreverem a legenda ou mesmo escolher/tirar outra fotografia.

 

2ª ETAPA

- Com a versão final, revisada e editada, oriente-os a sociabilizar a produção com a turma.

- Para a dinâmica, os alunos devem apresentar as condições e as intenções de produção. Ao final de cada apresentação, é interessante abrir espaço para que os demais colegas compartilhem suas apreciações e impressões sobre as fotorreportagens.

 

3ª ETAPA- SUGESTÕES DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM

- A avaliação do processo de aprendizagem pode ser realizada por meio das atividades propostas nesta sequência didática, sobretudo de produção de fotorreportagem. Deve-se considerar o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos.

- Para avaliar, retome as anotações iniciais sobre o gênero e proponha uma discussão final sobre o tema.

- Verifique se a fotorreportagem produzida pelos grupos aborda o assunto dos direitos humanos.  - - Num primeiro momento, espera-se que os alunos sejam capazes de discorrer suas impressões sobre as leituras e pelo menos algumas características do gênero. Posteriormente, almeja-se que eles consigam refletir sobre as características multissemióticas do gênero e seu impacto no campo jornalístico.

 

QUESTÕES

• Os alunos são capazes de identificar as principais características do gênero fotorreportagem?

• Eles identificam as semelhanças e as diferenças entre reportagem e fotorreportagem?

• São capazes de reconhecer a fotorreportagem como gênero que apresenta a informação contida na imagem, geralmente acompanhada de pequenas legendas?

 

*          7ª e 8ª AULAS – INTERTEXTUALIDADE/ LEITURA LITERÁRIA/ MALALA

- Professor, para esta aula trabalhe a atividade em ANEXO, mostre a imagem da jovem MALALA e solicite que os alunos analisem a imagem e elaborem uma legenda e apresentem suas impressões e apreciações sobre a fotorreportagem.

- Em seguida, verifique os conhecimentos prévios deles e proponha que levantem hipóteses: Quem é Malala? Por que ela é importante? Por que ela escreveu uma autobiografia? Quantos anos tinha quando a escreveu?

- Professor, após a participação da turma, explique quem é MALALA e sua história de vida. Depois os informe que iniciaram a leitura literária do obra MALALA. (disponível em pdf).

Malala Yousafzai é uma adolescente paquistanesa que, em 2012, sofreu um atentado organizado por extremistas do Movimento Talibã Paquistanês (TTP), que invadiram o ônibus escolar que a transportava para casa depois da aula, atirando-lhe na cabeça. A adolescente foi atendida no hospital militar local antes de ser transportada para Birmingham, no Reino Unido, onde atualmente estuda Economia, Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de Oxford. Com o tempo, Malala tornou-se um símbolo mundial da luta contra o extremismo e pelo direito das mulheres à educação, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, ao lado do ativista indiano Kailash Satyarthi. Caso considere pertinente, sugerimos que leia a notícia a ser trabalhada na seção Conversa entre textos (página 28), que traz mais informações sobre Malala Yousafzai e poderá subsidiar a conversa.

- Sugere-se que o professor compartilhe a tela com 1º CAPÍTULO da obra, para uma primeira leitura.

 

*          9ª e 10ª AULAS

1ª ETAPA 

- Professor, inicie o estudo dos TIPOS DE PREDICADO, a partir da análise do trecho da Campanha “ Não dê esmola, promova a cidadania”.

- Na seção REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA, privilegiam-se a relação entre os aspectos funcionais e os efeitos de sentido produzidos pelo uso dos diferentes tipos de predicado – primeira parte (a segunda parte encontra-se mais adiante, na página 32).

- Leia com os alunos os quadros que apresentam conceitos e exemplos, e aproveite para utilizar outros recursos para a explanação do conteúdo, slides, vídeos, etc.

2ª ETAPA 

- Ofereça um tempo para a leitura do texto e a realização das atividades (págs:24, a 27). Em seguida, discuta coletivamente sobre cada questão e os conceitos estudados.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR).

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

 

 

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