SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020 |
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Ano/Série: 6º Período: 03/08/2020 e 14/08/2020 Nº de Aulas: 12 |
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CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública. |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO: LEITURA: Autobiografia, Entrevista; Memórias Literárias; Notícia; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto; ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Substantivo e sua classificação; Flexões do substantivo; ORTOGRAFIA: Divisão silábica; ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva; PRODUÇÃO TEXTUAL: Biografia; |
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COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem. 8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.). |
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HABILIDADES DA BNCC: (EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os
enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -,
ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade
linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da
textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando
estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign
e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes,
acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação
em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos,
ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc. (EF69LP25) Posicionar-se de
forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de
colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de
propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e
propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala
previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. (EF67LP28) - Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos
e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances
infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores. (EF69LP44) - Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em
textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção. (EF06LP04) Analisar a função e
as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo,
Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo. (EF67LP32) Escrever palavras com
correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita. |
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito. ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA Queridos Professores, começamos um novo ciclo. Nesse
momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção, falando a mesma
língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e
facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Obrigada pelo carinho e
apoio de cada um. Que Deus os abençoe,
nos ajude e oriente.
1ª AULA 1ª ETAPA – INFORMAÇÕES PARA OS
ALUNOS - Boas vindas; - Informações sobre a
forma das aulas online/remotas; - O formato das aulas
(app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez, etc; - Duração (36 minutos
cada aula); - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais, etc); - Socialização entre
professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula); 2ª ETAPA – REVISÃO – SUBSTANTIVO – CLASSIFICAÇÃO -
Professor, promova um “bate papo” sobre a aula anterior socializando o
conteúdo SUBSTANTIVO, CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO. Utilize os materiais em
anexo, slides e/ou outros recursos que preferir. -
Após a revisão do objeto de conhecimento, apresente uma atividade de revisão,
para isso você poderá utilizar as atividades em ANEXO, ou as do LIVRO
DIDÁTICO – (PÁGS: 20 a 25).
2ª e 3ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICAS DE
LEITURA – AUTOBIOGRAFIA - Professor, Antes
da leitura do fragmento, converse com os alunos sobre a personagem do texto.
Verifique os conhecimentos prévios deles e proponha que levantem hipóteses:
Quem é Malala? Por que ela é importante? Por que ela escreveu uma
autobiografia? Quantos anos tinha quando a escreveu? Malala
Yousafzai é uma
adolescente paquistanesa que, em 2012, sofreu um atentado organizado por
extremistas do Movimento Talibã Paquistanês (TTP), que invadiram o ônibus
escolar que a transportava para casa depois da aula, atirando-lhe na cabeça.
A adolescente foi atendida no hospital militar local antes de ser
transportada para Birmingham, no Reino Unido, onde atualmente estuda
Economia, Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de Oxford. Com o
tempo, Malala tornou-se um símbolo mundial da luta contra o extremismo e pelo
direito das mulheres à educação, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em
2014, ao lado do ativista indiano Kailash Satyarthi. Caso considere
pertinente, sugerimos que leia a notícia a ser trabalhada na seção Conversa
entre textos (página 28), que traz mais informações sobre Malala Yousafzai e
poderá subsidiar a conversa. 2ª ETAPA - Após esse levantamento prévio sobre a jovem
Malala, revise com os alunos as características do gênero: Autobiografia, em
seguida informe a eles que lerão a biografia de Malala, (disponível na pág:
25 - LIVRO DIDÁTICO, ou em ANEXO) no qual ela conta fatos reais que
aconteceram em sua vida. - Após a leitura, antes de ler o Glossário,
peça aos alunos que compartilhem o que sabem sobre as palavras destacadas,
incentivando a inferência e a troca de conhecimentos prévios. Verifique se os
alunos percebem que a resposta se encontra no primeiro parágrafo. Solicite
que consultem no Glossário o significado da palavra auspicioso antes de
escolherem a alternativa, o que pode ajudá-los a perceber a resposta correta. - Professor acompanhe os alunos durante a
resolução da atividade, orientando, e sanando possíveis dúvidas, em seguida
corrija as questões oralmente.
4ª e 5ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA – NOTÍCIA - Professor, ainda como prática de leitura e
conhecimento acerca da jovem Malala, leia com os alunos os trechos da NOTÍCIA
– (págs: 28, 29), solicite que respondam as questões no caderno e seguida
corrijam e socializem as questões. 2ª ETAPA - Espera-se que os
alunos relacionem o atentado que quase tirou a vida da paquistanesa ao fato
de o avô achar o nome “Malala” triste e associá-lo a “luto, sofrimento”.
Comente com os alunos a importância da luta de Malala, que a levou a
conquistar o prêmio Nobel da Paz em 2014, concedido a pessoas ou organizações
que estejam envolvidas em projetos que visam à resolução de problemas em
áreas específicas ou que lutam pela paz e pela fraternidade no mundo. 3ª ETAPA - TROCANDO IDEIAS - Professor, após a análise da autobiografia
e da notícia, que trazem informações acerca da vida da jovem Malala, trabalhe
a seção – TROCANDO IDEIAS – (pág: 29 – e em ANEXO). O intuito é estimular a
participação oral e principalmente a análise crítica dos estudantes. - É
importante pedir a eles que prestem atenção aos turnos de fala e respeitem as
opiniões dos colegas, ainda que pensem de modo diferente.
6ª e 7ª AULA - FLEXÃO DO SUBSTANTIVO (GÊNERO,
NÚMERO E GRAU) 1ª ETAPA - Professor,
informe aos alunos que anteriormente estudaram sobre o SUBSTANTIVO, conceito
e classificação, e que nessa aula analisaram como eles se flexionam em
(gênero, número, grau). Para a explicação do conteúdo utilize o livro
didático, as atividades e conteúdos em anexo, slides, vídeos e outros
recursos. 2ª ETAPA - Após a
explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 31,32,33,34) – (ou atividades em
ANEXO) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a
aprendizagem. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
8ª AULA – ORTOGRAFIA – DIVISÃO SILÁBICA -
Professor, destine essa aula para trabalhar o objeto de conhecimento –
DIVISÃO SILÁBICA, utilize as atividades em ANEXO.
9ª e 10ª AULAS – RELATO DE
MEMÓRIAS -
Professor, sugere-se que para iniciar a aula, questione aos alunos – Vocês
sabem o que é um relato de memórias? Após a participação da turma, informe
que nessa aula conhecerão o gênero RELATO DE MEMÓRIAS, através de um relato
do escritor e desenhista Ziraldo, no qual ele fala de alguns professores
inesquecíveis de sua vida. (págs: 92,93) – (ANEXO). - (Antes da leitura) Converse com os alunos sobre relato de
memórias, explicando que é um depoimento pessoal sobre a vida ou determinada
parte da vida de uma pessoa. Caso considere conveniente, aborde a questão do
preconceito que se evidencia no trecho “Engraçado, eu não tenho um professor
inesquecível. Tenho muitos professores inesquecíveis. A primeira professora
que minha memória grava não tinha carinho comigo. Botava todos os meninos
branquinhos no colo, mas a mim, não.”, reforçando esse tipo de atitude como
incoerente e antiético, e que deve ser evitado no relacionamento entre as
pessoas. - Espera-se que os alunos percebam que a
influência da professora Glorinha na vida do autor foi importante para que
ele se tornasse um homem de bem e fizesse escolhas certas para sua vida, em
vez de se perder com escolhas erradas. 2ª ETAPA -
Após a leitura do texto Após a explicação, estipule um tempo para que os
alunos respondam as questões (págs:
94,95) – (ou atividades em ANEXO) no caderno, em seguida faça a correção
no intuito de aprimorar a aprendizagem. Nessa atividade você terá a
oportunidade de abordar acerca da DESCRIÇÃO, e fazer uma revisão sobre foco
narrativo. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
11ª e 12ª AULAS 1ª ETAPA - Professor, sugere-se que inicie a aula
com a correção da atividade anterior, o relato
de memórias do escritor e desenhista Ziraldo - (págs: 92,93) – (ANEXO). 2ª ETAPA - Professor, após a análise e correção do
RELATO DE MEMÓRIAS - trabalhe as seções: LINGUAGEM DO TEXTO e TROCANDO IDEIAS
– (pág: 96 – e em ANEXO). O intuito é estimular a participação oral e
principalmente a análise crítica dos estudantes. - É
importante pedir a eles que prestem atenção aos turnos de fala e respeitem as
opiniões dos colegas, ainda que pensem de modo diferente. - Atente-se
para o fato de que os alunos podem ficar inibidos por você ser o(a)
professor(a) e estar conduzindo uma discussão que faz referência ao professor.
Dessa forma, procure estimulá-los a pensar também em professores que tiveram
em anos anteriores para embasar as respostas dessas atividades.
Professor é importante: Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020 |
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Ano/Série: 7º Período: 03/08/2020 a 14/08/2020 Nº de Aulas: 12 |
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CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública. |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO: LEITURA: Tirinha; Campanha Comunitária;
Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto; ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
Código,
Língua e linguagem; Verbo; ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO TEXTUAL: Campanha Comunitária; |
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COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem. 8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.). |
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HABILIDADES DA BNCC: (EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os
enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -,
ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade
linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da
textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando
estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign
e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes,
acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação
em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos,
ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc. (EF69LP25) Posicionar-se de
forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de
colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de
propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e
propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala
previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. (EF67LP28) - Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –,
romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas
brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de
enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás,
poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas
visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e
estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. (EF69LP44) - Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em
textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção. (EF67LP32) Escrever palavras com
correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita. |
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito. ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA Queridos Professores, começamos um novo ciclo. Nesse
momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção, falando a mesma
língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e
facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Obrigada pelo carinho e
apoio de cada um. Que Deus os abençoe,
nos ajude e oriente.
1ª e 2ª AULAS 1ª ETAPA – INFORMAÇÕES PARA OS
ALUNOS - Boas vindas; - Informações sobre a
forma das aulas online/remotas; - O formato das aulas
(app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez, etc; - Duração (36 minutos
cada aula); - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais, etc); - Socialização entre
professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula); 2ª ETAPA – REVISÃO – LÍNGUA, LINGUAGEM
VERBAL E NÃO VERBAL, ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO -
Professor, antes de trabalhar o gênero “Tirinha” preciso revisar os conceitos
de língua, linguagem verbal, não verbal e elementos da comunicação, por isso
inicie a segunda etapa da aula com a
seção, REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA (págs: 21 a 23 e em ANEXO) - que
privilegia a reflexão sobre os aspectos funcionais da utilização da língua e
os efeitos de sentido produzidos pelo uso dos recursos semânticos,
estilísticos e morfossintáticos, responsáveis pela coesão e coerência
textuais. 3ª ETAPA -
Após a revisão, leia as questões da atividade com os alunos e os
acompanhe durante a resolução da atividade, orientando, e sanando possíveis
dúvidas, em seguida corrija as questões oralmente. - O objetivo dessas atividades é apresentar a
linguagem não verbal e suas diferentes manifestações. É importante que os
alunos compreendam que, assim como a língua é diferente em cada cultura, as
demais manifestações de linguagem carregam sentidos partilhados pela cultura
da qual as pessoas fazem parte. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
3ª e 4ª AULAS 1ª ETAPA – APLICANDO
CONHECIMENTOS – TIRINHA - Professor, após
a revisão informe aos alunos que estudaram o gênero TIRINHA. Faça um
levantamento prévio e pergunte a turma quais são as características desse
gênero e estimule a participação da turma. 2ª ETAPA - Para explanar o gênero Tirinha, linguagens
e os elementos da comunicação, trabalhe com os alunos a seção APLICANDO
CONHECIMENTO – (págs: 25 a 26), em seguida leia as questões da
atividade com os alunos e os acompanhe durante a resolução da atividade,
orientando, e sanando possíveis dúvidas, em seguida corrija as questões
oralmente. - Utilize também as atividades que estão em
anexo, slides e/ou outros recursos.
5ª e 6ª AULAS 1ª ETAPA – VERBO - Professor, destine essa aula para a revisão
do conceito de verbo, utilize as atividades em ANEXO. 2ª ETAPA - Após a revisão, destine a segunda etapa da
aula para aprofundar a explicação acerca do VERBO e suas conjugações verbais,
flexões e as formas nominais, para isso utilize o conteúdo e as atividades
disponíveis no slide, e em ANEXO.
7ª e 8ª AULAS - VERBO – FORMAS NOMINAIS 1ª ETAPA - Professor,
nessas duas aulas revise as formas nominais dos verbos. - O
estudo das formas nominais do verbo está relacionado à compreensão das funções
verbais ou nominais das palavras. Essas funções são estudadas na análise do
texto e na relação com os elementos dos sintagmas verbais e nominais. Oriente
os alunos a realizar a análise sintagmática, para compreenderem as funções
nominais das formas do verbo, assim como a identificarem as locuções verbais
que podem ser constituídas com elas. - Sugerimos
que os alunos se reúnam com o professor e realizem coletivamente a discussão
sobre cada uma delas, bem como sobre os conceitos estudados. Sistematize as
discussões que fizer com os alunos, a fim de que se apropriem dos conceitos
de forma progressiva. - Espera-se
que os alunos relacionem o uso do gerúndio de forma desnecessária e exagerada
à linguagem utilizada por algumas pessoas, constituindo, assim, um vício de
linguagem. 2ª ETAPA - Após a
explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 32 a 35) – (ou atividades em
ANEXO) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a
aprendizagem. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
9ª e 10ª AULAS – CHARGE – LINGUAGEM – CRÍTICA SOCIAL 1ª ETAPA - Professor, para reforçar a aprendizagem
acerca da classe gramatical - verbo, tipos de linguagens e elementos da
Comunicação, inicie com os alunos o estudo do CAPÍTULO 8 – PROTEÇÃO E
TRABALHO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA. - Inicie o estudo da temática a partir da
seção – APLICANDO CONHECIMENTO, analisem as charges e tirinhas. - Peça aos alunos que observem todos os
elementos da charge e relacione-os com os diálogos presentes nos balões de
fala. Enfatize com os alunos que “brincar” e “trabalhar” não seriam ideias contrastantes
por si só, mas no contexto do tema “trabalho infantil” podem ser consideradas
opostas, já que uma criança que trabalha deixa de viver a infância, de
brincar. - Peça aos alunos que relacionem os textos
verbal e não verbal da charge. Oriente-os a se posicionar a respeito do
discurso apresentado pelo personagem Zé, que incita o ódio contra os
adolescentes que não são seus filhos. Explique que o paradoxo está na
contradição aparente no discurso que indica ações antagônicas pela mesma
pessoa. Oriente-os a respeito da crítica social apresentada na charge. 2ª ETAPA - Após a
explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 259 a 260) no caderno, em
seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
11ª e 12ª AULAS –
CAMPANHA PUBLICITÁRIA / COMUNITÁRIA
1ª ETAPA - Professor, sugere-se que para iniciar a aula,
questione aos alunos qual o significado da palavra CAMPANHA, e em seguida se
conhecem o gênero CAMPANHA COMUNITÁRIA/SOCIAL e qual o seu principal
objetivo. Após a participação da turma, informe que nessa aula darão
sequência a análise da temática PROTEÇÃO
E TRABALHO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA. - Na
seção PRÁTICA DE LEITURA (pág: 60) os alunos são convidados a discutir o
combate ao trabalho infantil como parte dos temas “direitos da criança e do
adolescente” e “educação para os direitos humanos”. A discussão nessa seção e
na próxima ocorre por meio da leitura, interpretação e compreensão de uma
notícia e um cartaz de campanha publicitária. Ambos têm como enfoque mostrar
ações promovidas pelo poder público e entidades da sociedade civil para o
combate ao trabalho infantil. - Para o texto da pág- 261, a sugestão é que
os alunos realizem a leitura individual e autônoma da notícia e do cartaz, em
um primeiro momento, sendo orientados a relacionar todos os elementos verbais
e não verbais do cartaz da campanha publicitária. Em seguida, realize a
discussão oral, pedindo aos alunos a síntese do que foi lido na notícia e de
todos os recursos linguísticos utilizados no cartaz como estratégias de
persuasão do público-alvo. - Ajude
os alunos a identificar e a analisar os efeitos de sentido que fortalecem o
discurso de persuasão no cartaz da campanha. 2ª ETAPA - Após a
explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 261 a 263) no caderno, em
seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
Professor é importante: Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020 |
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Ano/Série: 8º Período: 03/08/2020 a 14/08/2020 Nº de Aulas: 10 |
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CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública. |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA:
Fragmento
de romance; Entrevista; Descritores; Estratégias de leitura: apreender os
sentidos globais do texto;
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
Tipos
de Sujeito;
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
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COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva.
9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem.
8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
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HABILIDADES DA BNCC: (EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os
enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -,
ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade
linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da
textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando
estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign
e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes,
acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação
em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos,
ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
(EF69LP25) Posicionar-se de
forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de
colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de
propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e
propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala
previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
(EF67LP28) - Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –,
romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas
brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de
enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás,
poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas
visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e
estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF69LP44) - Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em
textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção.
(EF67LP32) Escrever palavras com
correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
Habilidades
(EF07LP04), (EF07LP06) e (EF07LP07) |
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Queridos Professores, começamos um novo ciclo. Nesse
momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção, falando a mesma
língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e
facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Obrigada pelo carinho e
apoio de cada um. Que Deus os abençoe,
nos ajude e oriente.
1ª e 2ª AULAS 1ª ETAPA – INFORMAÇÕES PARA OS
ALUNOS - Boas vindas; - Informações sobre a
forma das aulas online/remotas; - O formato das aulas
(app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez, etc; - Duração (36 minutos
cada aula); - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais, etc); - Socialização entre
professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);
2ª ETAPA - DESCRITORES - Querido professor, destine a segunda etapa
da aula para a correção e socialização da atividade da aula anterior, em
seguida relembre aos alunos o que são DESCRITORES e a sua importância para a
obtenção de habilidades primordiais para o desenvolvimento da leitura e
escrita, estabelecimento de inferência, etc. 3ª ETAPA – -
Após a revisão, solicite aos alunos que respondam as questões – DESCRITORES -
disponíveis em ANEXO, auxilie os alunos na resolução das questões, estipule
um tempo para que os alunos realizem a atividade e depois faça a correção
estimulando a participação da turma.
3ª e 4ª AULAS 2ª ETAPA – - Professor, as próximas atividades promovem
a identificação de sujeito e predicado nas orações e o uso de regra de
concordância verbal entre o sujeito e o verbo, especialmente na identificação
do sujeito desinencial. Assim como as atividades anteriores, esses conceitos
são construídos e analisados por meio da leitura de textos já estudados ou
outros que possam contribuir para a análise linguística e semiótica. -
Professor, na segunda etapa da aula revise com os alunos o conceito de
SUJEITO e PREDICADO e amplie a análise acerca dos TIPOS DE SUJEITO. Após a
explicação direcione algumas questões disponíveis em ANEXO, auxilie os alunos
na resolução das questões. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
5ª e 6ª AULAS – CORREÇÃO –
ATIVIDADES – TIPOS DE SUJEITO 1ª ETAPA - Espera-se que durante a atividade os alunos
possam responder que localizaram o verbo e verificaram a quem ou a que se
referia a informação expressa por ele para identificar o sujeito. O predicado
é a informação expressa sobre o sujeito, ou seja, o que se afirma sobre o
sujeito. -
Após a revisão, leia as questões da atividade com os alunos e os
acompanhe durante a resolução da atividade, orientando, e sanando possíveis
dúvidas, em seguida corrija as questões oralmente.
7ª e 8ª AULAS – FRAGMENTO DE ROMANCE 1ª ETAPA – - Professor, destine essa aula para a análise
do gênero FRAGMENTO DE ROMANCE. - Antes da leitura, estabeleça um momento
propício para que os alunos façam antecipações e expressem vivências
relacionadas ao assunto abordado no texto. Para isso, promova um intercâmbio
oral por meio das questões apresentadas antes da leitura do texto. Estabeleça
o diálogo com os alunos a fim de levantar o máximo de inferências sobre o
título, de modo que suponham com antecedência o tipo de relacionamento que se
dá entre as personagens e que se coloquem também em situação de vivência da
mesma natureza ou não. 2ª ETAPA - Após a socialização com a turma, apresente o
FRAGMENTO DE ROMANCE: UM BOM SUJEITO do escritor Antônio Carlos Olivieri,
disponível em seu livro didático (págs: 64 a 66). - Após a
explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 66 a 67) – (ou atividades em
ANEXO) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a
aprendizagem. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
9ª e 10ª AULAS - PESQUISA/ ENTREVISTA 1ª ETAPA - Professor, nessa
aula trabalharemos a seção- HORA DA PESQUISA, essa seção propõe questões para
pesquisa relacionadas ao tema ou aos textos estudados no capítulo. Seu
principal objetivo é propiciar aos alunos possibilidades para desenvolver
autonomia por meio de pesquisas orientadas. A proposta pode ser adaptada ao
seu planejamento e à realidade da turma. - Explique aos alunos que depois de ler e discutir textos que abordam
gostos e costumes dos adolescentes de modo geral, você responderá a uma
pesquisa para que possamos conhecer um pouco mais o perfil dos adolescentes
de nossa escola. Os temas abordados serão “Conectividade”, de forma mais
específica, e “Relacionamento” de maneira mais geral. Além de responder as
perguntas ele poderá entrevistar algum membro da família, para verificar se
estão ou não conectados. - Comente com os
alunos que as perguntas sugeridas no roteiro de pesquisa podem ser
modificadas e outras podem ser incluídas. Oriente os alunos a organizar os
dados pesquisados para melhor visualizá-los.
2ª ETAPA - Após a
explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam o ROTEIRO DA
PESQUISA (págs: 68 a 70) no caderno,
em seguida socializem as respostas no intuito de aprimorar a aprendizagem. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
Professor é importante: Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020 |
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Ano/Série: 9º Período: 03/08/2020 a 14/08/2020 Nº de Aulas: 10 |
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CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública. |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA:
Fotoreportagem;
Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
Sujeito;
Predicado; Tipos de predicado;
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO: Fotoreportagem;
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COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva.
9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem.
8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
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HABILIDADES DA BNCC: (EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os
enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -,
ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade
linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da
textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando
estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign
e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes,
acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação
em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos,
ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
(EF69LP03)
Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e
eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a
temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais
temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a
esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor
presente.
(EF69LP06)
Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens,
reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas,
cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou
global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e
outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs
e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios,
propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias
mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de
comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber,
de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de
produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e
vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo
jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em
consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação
desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e
produtor.
(EF69LP44) - Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em
textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção.
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito. ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Queridos Professores, começamos um novo ciclo. Nesse
momento vamos dar as mãos e caminharmos em uma só direção, falando a mesma
língua e tomando as mesmas decisões para melhor atender os nossos alunos e
facilitar as nossas vidas nesse período de pandemia. Obrigada pelo carinho e
apoio de cada um. Que Deus os abençoe,
nos ajude e oriente.
1ª e 2ª AULAS 1ª ETAPA – INFORMAÇÕES PARA OS
ALUNOS - Boas vindas; - Informações sobre a
forma das aulas online/remotas; - O formato das aulas
(app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez, etc; - Duração (36 minutos
cada aula); - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais, etc); - Socialização entre
professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);
2ª ETAPA – FOTOREPORTAGEM - Querido professor, destine a segunda etapa
da aula para iniciar o estudo do objeto de conhecimento FOTOREPORTAGEM (Livro
didático: pág – 20) e sua importância para a obtenção de habilidades
primordiais para o desenvolvimento da leitura e escrita, estabelecimento de
inferência, etc. Utilize os slides e atividades disponíveis. - Para iniciar, explique aos alunos que eles
irão produzir uma fotorreportagem, para isso, comece fazendo uma atividade
para ativar e verificar o conhecimento que eles já têm sobre o assunto.
Algumas sugestões de abordagem: • O que é uma
reportagem? • Em sua opinião,
qual a diferença entre uma reportagem e uma fotorreportagem? • Há semelhanças
entre os dois gêneros? Quais? • Vocês já leram uma
fotorreportagem? • Onde esse tipo de
texto é publicado? • Quais informações
um texto visual precisa ter para transmitir uma informação como o texto
escrito? - Espera-se que os
alunos informem se já tiveram algum contato com o gênero fotorreportagem; as
diferenças e semelhanças entre a reportagem e a fotorreportagem, por exemplo:
entre as semelhanças, abordar temas do cotidiano e se tratarem de textos
publicados em veículos de comunicação; e, entre as diferenças, que a imagem,
na fotorreportagem tem valor da notícia. Aproveite para fazer uma sondagem
sobre o nível de conhecimento que eles têm sobre a estrutura do gênero.
3ª ETAPA – EXPLICANDO
O GÊNERO - Nesta etapa,
proponha uma ampliação do conhecimento sobre o assunto. Esclareça que se
trata de um tipo de texto não ficcional que tem como principal função contar
às pessoas um acontecimento por meio de fotografia sempre acompanhada de uma
legenda para contextualizar sua expressão. - Nesse gênero, a linguagem visual é
importante, pois apresenta o fato retratado, enquanto o texto escrito
evidencia ao leitor o que foi fotografado.
-Professor, após a explicação do gênero, promova
intercâmbio oral por meio da leitura e análise da FOTOREPORTAGEM (págs:
21,22) - apresentada. Estabeleça um diálogo com os alunos, a fim de levantar
o máximo de inferências sobre a fotorreportagem. - Revise alguns conceitos: linguagem verbal,
não verbal, elementos da comunicação, etc. - Discuta a questão aborda na FOTOREPORTAGEM com
os alunos verificando se eles alcançam essa compreensão, em caso negativo,
estabeleça proposições para debate. - Destaque para os alunos como esse gênero
apresenta semelhança com outro gênero, que é o conto, e analisem os aspectos
de estrutura textual e semântica. 3ª ETAPA – - Após a
explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 20,21) – (ou atividades em ANEXO)
no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a
aprendizagem. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos. - Em seguida,
solicite aos alunos que pesquisem uma fotorreportagem sobre o tema dos
direitos humanos. É importante que o grupo verifique se o texto selecionado
apresenta as características indicadas anteriormente como pertencentes ao
gênero. Eles devem trazer a fotografia selecionada na próxima aula, que será
voltada para a leitura e para a interpretação de uma fotorreportagem.
3ª e 4ª AULAS – PRODUÇÃO -
FOTOREPORTAGEM 1ª ETAPA – (Professor
como atividade de PRODUÇÃO TEXTUAL – utilize a sequência abaixo, ou as
atividades e produção do LIVRO DIDÁTICO – (págs: 34 a 37) Atividade 1: Proponha a realização
de uma atividade de leitura das fotorreportagens selecionadas pelos alunos, e
solicite que cada um mostre na tela a sua imagem de modo que todos possam
realizar a leitura coletivamente. Peça aos alunos que leiam em voz alta as
legendas e, em seguida, apresentem suas impressões e apreciações sobre as
fotorreportagens. Promova uma postura dialógica e crítica em relação às
leituras, por meio de troca de impressões entre os pares para que haja um
confronto de interpretações e opiniões.
2ª ETAPA – Atividade 2: Em seguida, abra um
espaço para que os alunos possam aprofundar a discussão. Questione-os: • Há marcas
temporais? • É possível
identificar o espaço onde ocorre a cena? • Há alguma pessoa
retratada? Descreva-a. Em sua opinião, por que essa pessoa foi retratada?
Qual a relação dela com o tema? • O fotojornalista
constrói sua narrativa usando estratégias para chamar a atenção do seu
leitor? - Quais elementos da
imagem indicam esse olhar? Vocês conseguem apontar algum recurso utilizado
pelo fotojornalista como: o que está em primeiro plano e o que está em
segundo? • Em sua opinião, o
que ele quer revelar a respeito do tema? • E o que é possível
identificar sobre direitos humanos?
- Espera-se que os
alunos identifiquem que se trata de uma imagem contemporânea, as estratégias
do fotojornalista e os aspectos do tema que estão presentes.
5ª e 6ª AULAS 1ª ETAPA – - Oriente-os de que
esta aula será dedicada à seleção e produção de uma fotorreportagem. Na
sequência, comunique-os que a tarefa consiste em selecionar ou produzir uma
imagem para compor a fotorreportagem. A atividade deverá conter um pequeno
texto ou legenda para acompanhar a foto. O tema deve ser sobre direitos
humanos. - Verifique se eles
retomam as características do gênero para realizar a produção. Os grupos devem
apresentar suas fotorreportagens, de modo que os demais colegas possam
identificar o enfoque dos fotorrepórteres e refletir sobre a forma com a qual
o tema foi apresentado, por meio da análise dos elementos multissemióticos que compõem o
gênero. - Conduza a discussão.
Se necessário, auxilie os alunos a reescreverem a legenda ou mesmo
escolher/tirar outra fotografia.
2ª ETAPA - Com a versão final,
revisada e editada, oriente-os a sociabilizar a produção com a turma. - Para a dinâmica, os
alunos devem apresentar as condições e as intenções de produção. Ao final de
cada apresentação, é interessante abrir espaço para que os demais colegas
compartilhem suas apreciações e impressões sobre as fotorreportagens.
3ª ETAPA- SUGESTÕES DE
ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM - A avaliação do
processo de aprendizagem pode ser realizada por meio das atividades propostas
nesta sequência didática, sobretudo de produção de fotorreportagem. Deve-se
considerar o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos. - Para avaliar,
retome as anotações iniciais sobre o gênero e proponha uma discussão final
sobre o tema. - Verifique se a
fotorreportagem produzida pelos grupos aborda o assunto dos direitos humanos.
- - Num primeiro momento, espera-se
que os alunos sejam capazes de discorrer suas impressões sobre as leituras e
pelo menos algumas características do gênero. Posteriormente, almeja-se que eles
consigam refletir sobre as características multissemióticas do gênero e seu
impacto no campo jornalístico.
QUESTÕES • Os alunos são
capazes de identificar as principais características do gênero
fotorreportagem? • Eles identificam as
semelhanças e as diferenças entre reportagem e fotorreportagem? • São capazes de
reconhecer a fotorreportagem como gênero que apresenta a informação contida
na imagem, geralmente acompanhada de pequenas legendas?
7ª e 8ª AULAS – INTERTEXTUALIDADE/
LEITURA LITERÁRIA/ MALALA - Professor, para esta aula trabalhe a atividade
em ANEXO, mostre a imagem da jovem MALALA e solicite que os alunos analisem a
imagem e elaborem uma legenda e apresentem
suas impressões e apreciações sobre a fotorreportagem. - Em seguida, verifique
os conhecimentos prévios deles e proponha que levantem hipóteses: Quem é
Malala? Por que ela é importante? Por que ela escreveu uma autobiografia?
Quantos anos tinha quando a escreveu? - Professor, após a participação da turma,
explique quem é MALALA e sua história de vida. Depois os informe que
iniciaram a leitura literária do obra MALALA. (disponível em pdf). Malala Yousafzai é uma adolescente paquistanesa que, em 2012,
sofreu um atentado organizado por extremistas do Movimento Talibã Paquistanês
(TTP), que invadiram o ônibus escolar que a transportava para casa depois da
aula, atirando-lhe na cabeça. A adolescente foi atendida no hospital militar
local antes de ser transportada para Birmingham, no Reino Unido, onde
atualmente estuda Economia, Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de
Oxford. Com o tempo, Malala tornou-se um símbolo mundial da luta contra o
extremismo e pelo direito das mulheres à educação, o que lhe rendeu o Prêmio
Nobel da Paz em 2014, ao lado do ativista indiano Kailash Satyarthi. Caso
considere pertinente, sugerimos que leia a notícia a ser trabalhada na seção
Conversa entre textos (página 28), que traz mais informações sobre Malala
Yousafzai e poderá subsidiar a conversa. - Sugere-se que o
professor compartilhe a tela com 1º CAPÍTULO da obra, para uma primeira
leitura.
9ª e 10ª AULAS 1ª ETAPA – - Professor,
inicie o estudo dos TIPOS DE PREDICADO, a partir da análise do trecho da
Campanha “ Não dê esmola, promova a cidadania”. - Na
seção REFLEXÃO SOBRE O USO DA
LÍNGUA, privilegiam-se a relação entre os aspectos funcionais e os efeitos de
sentido produzidos pelo uso dos diferentes
tipos de predicado – primeira parte (a segunda parte encontra-se mais
adiante, na página 32). - Leia com os alunos os quadros que
apresentam conceitos e exemplos, e aproveite para utilizar outros recursos
para a explanação do conteúdo, slides, vídeos, etc. 2ª ETAPA – - Ofereça um tempo para a leitura do texto e
a realização das atividades (págs:24, a 27). Em seguida, discuta
coletivamente sobre cada questão e os conceitos estudados. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR).
Professor é importante: Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho. |
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