PLANEJAMENTO (TR) DE 30/04 À 11/05/2018



ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual: História em quadrinhos.                                                                              
Produção: Balões.                                                
Ano: 6º                                           Período: 07/05 a 11/05                           Nº de Aulas: 2
OBJETIVOS
GERAL
- Reconhecer a importância do narrador na produção textual.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (1 Aula)
- Os alunos estão trabalhando com história em quadrinhos, neste momento. Nas aulas de português eles estão sendo orientados quanto a estrutura do gênero e sua. Em Técnica de Redação atuaremos como suporte para essas aulas.
- Como os alunos acabaram de ser apresentados a estrutura e elementos da história em quadrinhos, reforçaremos com eles as diferenças existentes entre os diferentes balões de falas de uma personagem de história em quadrinhos.
- Utilizando o próprio manual didático na página 83 à 86, mostre aos alunos que existe mais de uma utilidade para cada tipo de balão. (Estou enviando em anexo os balões e suas funções).

2º MOMENTO: (1 Aula)
- Faça uma produção, em sala de aula, de um pequeno quadrinho que tenha como tema a preservação do espaço físico da escola.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.              





PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Poema.                                                                              
Produção: Eu-lírico.                                             
Ano: 7º                                           Período: 07/05 a 11/05                           Nº de Aulas: 2
OBJETIVOS
GERAL
- Reconhecer a importância do eu-lírico na produção textual.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (1 Aula)
- Os alunos estão trabalhando com poemas, neste momento. Nas aulas de português eles estão sendo orientados quanto a estrutura de um poema (estrofe, verso, rima etc.). Em Técnica de Redação atuaremos como suporte para essas aulas.
- Como os alunos acabaram de ser apresentados ao narrador de uma prosa, precisamos apresenta-los ao eu-lírico (o narrador do poema).
- Utilizando o próprio manual didático na página 79.

2º MOMENTO: (1 Aula)
- Faça uma produção, em sala de aula, de um poema que tenha a preservação dos rios de Itamaraju como tema central.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             



Nenhum comentário:

Postar um comentário