4ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
LÍNGUA PORTUGUESA – 2022
Ano/Série:
7º Período: 16/05/2022 a 03/06/2022 Nº de Aulas: 14
TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS
FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ”
CAMPO DE ATUAÇÃO:
Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE
CONHECIMENTO:
LEITURA: Gênero: Crônica;
ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Código, língua,
linguagem, discurso, situação comunicativa e interlocutores;
ORTOGRAFIA: Fonema, letra, encontro vocálico,
encontro consonantal, dígrafo; Sílaba - (divisão e classificação);
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea;
Participação e troca de ideias coletiva;
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC
1- Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva
e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se
comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver
problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro
e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Compreender as linguagens como construção
humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e
valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de
subjetividades e identidades sociais e culturais;
2. Conhecer e explorar diversas práticas de
linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da
atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de
participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais
justa, democrática e inclusiva;
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital –
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução
de conflitos e à cooperação.
5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e
o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es)
e ao gênero do discurso/gênero textual.
10. Mobilizar práticas da cultura digital,
diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de
produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir
sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
HABILIDADES DA BNCC:
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances
infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como
contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de
enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários
e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura
narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo,
espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos
passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma
história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção
ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.
(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os
efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de
prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de
eventos.
(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos
à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens,
definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades,
relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc.
em notícias, reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs,
anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na
internet etc.
(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes
e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e
entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música,
artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros
textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances
infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores.
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais,
culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários,
reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as
identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social
e histórico de sua produção.
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos
ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os
recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a
escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos
personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos
de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no
discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco
narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e
os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da
caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e
psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em
discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e
expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos
linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de
substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e
Imperativo: afirmativo e negativo.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção
ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua
falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
______________________________________________________________________________________________
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:
Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito.
______________________________________________________________________________________________
OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE ACORDO COM A
CARTA DE BELGRADO, SÃO OS SEGUINTES:
• Conscientização: contribuir para que indivíduos e
grupos adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um
todo e quanto aos problemas relacionados a ele.
• Conhecimento: propiciar uma compreensão básica
sobre o meio ambiente, principalmente quanto às influências do ser humano e de
suas atividades.
• Atitudes: propiciar a aquisição de valores e
motivação para induzir uma participação ativa na proteção ao meio ambiente e na
resolução dos problemas ambientais.
• Habilidades: proporcionar condições para que os
indivíduos e grupos sociais adquiram as habilidades necessárias a essa
participação ativa.
• Capacidade de avaliação: estimular a avaliação
das providências efetivamente tomadas em relação ao meio ambiente e aos
programas de educação ambiental.
• Participação: contribuir para que os indivíduos e
grupos desenvolvam o senso de responsabilidade e de urgência com relação às
questões ambientais.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª SEMANA - PERÍODO: 16/05 a 21/05
1ª e 2ª – ORTOGRAFIA - REVISÃO – LETRA E
FONEMA
ENCONTROS VOCÁLICOS (DITONGO,
TRITONGO E HIATO), ENCONTRO CONSONANTAL E DÍGRAFO.
1ª ETAPA
- Professor, sugere-se que inicie
a semana revisando os objetos de conhecimento: fonema e letra. Iniciamos este
estudo na sequência anterior, a proposta agora é fazermos essa revisão, para em
seguida, aprofundar os estudos acerca da fonética e fonologia.
- Professor a critério de
revisão, você pode rever com a turma o um vídeo explicativo sobre: fonema e
letra - disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=BOj2xCwIo8M - Fonética e Fonologia - Aula 1
[Prof Noslen], ou utilizar os slides e atividades já realizadas nas aulas
anteriores.
- A revisão deve ser breve, pois
daremos destaque essa semana para os encontros vocálicos. No entanto, se sentir
necessidade de aprofundar um pouco mais com a turma sobre fonema e letra, fique
à vontade.
2ª ETAPA
- Professor, destine a segunda
etapa da aula da sequência para explanar os objetos de conhecimento: ENCONTROS
VOCÁLICOS (DITONGO, TRITONGO E HIATO), ENCONTRO CONSONANTAL E DÍGRAFO.
- Professor a critério de
revisão, você pode assistir com a turma o vídeo explicativo sobre: fonema,
letra e encontro vocálico, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=k0sM0Ovooo8 - FONÉTICA e FONOLOGIA || - Prof.
Letícia Góes.
- Professor a critério de
revisão, assista, ou compartilhe com a turma o vídeo explicativo sobre: ENCONTRO CONSONANTAL ou DÍGRAFO? Entenda as
diferenças! || Prof. Letícia Góes – disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ftesO8kAoQg
3ª ETAPA
- Professor(a), após a analisarem
o vídeo, amplie a revisão do objeto de conhecimento, através dos materiais em
(ANEXO), e também a partir dos slides disponíveis em e-mail.
- Após as explicações e retirada
de possíveis dúvidas, apresente aos alunos as ATIVIDADES – também disponível em
anexo. Estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em
seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para
sanar dúvidas e ampliar a aprendizagem.
3ª
– AULA – DIVISÃO SILÁBICA
1ª ETAPA
- Professor, após a revisão do
conceito de sílaba, encontro consonantal e dígrafo, destine a décima primeira
aula da sequência para retomar a classificação silábica já estudada e
aprofundar o objeto de conhecimento: divisão silábica. Durante a explicação
será possível revisar todos os estudos anteriores e aprofundar as regras de
divisão silábica.
- Professor a critério de
revisão, assista, ou compartilhe com a turma o vídeo explicativo sobre: divisão
silábica - Aprenda de uma vez por todas Divisão Silábica [Prof. Alda]
https://www.youtube.com/watch?v=trZEghzFCAs, ou - Gramática em vídeo - Prof.
Fábio Alves - Regras de Separação de sílabas - ATUALIZAÇÃO da Aula 11 –
Fonologia, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wxgeyZPetc4
2ª ETAPA
- Após a análise do vídeo,
reforce o aprendizado com o estudo e atividades remotas disponíveis. Aproveite
para sanar as dúvidas e ampliar o conhecimento. Estipule um tempo para a turma
responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e
façam as correções.
4ª
– AULA – SÍLABA – CLASSIFICAÇÃO SILÁBICA
1ª ETAPA
- Professor, destine a oitava
aula da sequência para continuar a revisão de fonética e fonologia. Relembre
aos alunos que na aula anterior de gramática vocês revisaram os encontros
vocálicos, aproveite para revisar os conceitos de ditongo, tritongo e hiato.
Após essa exploração, inicie a revisão do conceito de sílaba e classificação
silábica.
- Professor a critério de
revisão, assista, ou compartilhe com a turma os vídeos explicativos sobre:
Classificação Silábica [Prof. Alda] - disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=5ru7LlDNv04 – ou Classificação das palavras
quanto ao número de sílabas: Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SG6dx0KbaaE
2ª ETAPA
- Após a análise dos vídeos,
reforce o aprendizado com o estudo e atividades remotas disponíveis. Aproveite
para sanar as dúvidas e ampliar o conhecimento. Estipule um tempo para a turma
responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e
façam as correções.
(5ª
AULA) - ALUNO PESQUISADOR – MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
1ª ETAPA:
- Professor, sugere-se que para
relacionar o TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E
PARA A VIDA! ” ao capítulo 1 que aborda “A COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES LUGARES”,
siga as orientações propostas no livro didático, abordando a temática em suas
vidas e as influências das linguagens, e como
moldam os comportamentos adolescentes.
- Faça uma roda de conversa com
os alunos, no intuito de conhecer os seus hábitos de cuidado para com o meio
ambiente, consigo mesmo e com o próximo.
Devemos ter amor e cuidado para
com todas as formas de vida? Por quê?
Quais são os seus hábitos de
cuidado com o meio ambiente? O que devemos fazer para preservá-lo?
Quais são os cuidados que devemos
ter com nossa saúde física e mental? Por quê?
Os cuidados que temos com o meio
ambiente e com a nossa saúde física e mental, definem a nossa identidade? Quem
é você diante dos cuidados para com todas as formas de vida?
2ª SEMANA - PERÍODO: 23/05 a
27/05
(6ª,
7ª AULAS) – CAPÍTULO – 1 (“A COMUNICAÇÃO
EM DIFERENTES LUGARES”)
1ª ETAPA:
PARA COMEÇO DE CONVERSA – (págs:
14)
- Professor, esta seção propõe
uma discussão prévia sobre o tema a ser estudado. É também a hora de fazer um
levantamento dos conhecimentos do aluno em relação ao tema do capítulo,
permitindo que ele faça inferências, deduções, levante hipóteses e desenvolva
procedimentos de leitura antecipatória.
- Este é o momento de levantar os
conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema do capítulo, Comunicação em
diferentes linguagens, com a realização de antecipações e inferências, antes da
leitura do texto. Por isso, promova um contexto de intercâmbio e discussão
oral, por meio da apresentação dos temas e das questões propostas antes da
leitura do texto. Deixe os alunos se expressarem livremente em relação às
questões propostas, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas e do
professor, as opiniões divergentes e a diversidade social e cultural.
2ª ETAPA:
Atividades (págs: 14, 15)
Professor, na questão - 4a.
Incentive os alunos a produzir hipóteses acerca da maneira como os seres
humanos pré-históricos registravam sua história e seus modos de vida. Se achar
conveniente, mostre outras pinturas rupestres, em cavernas brasileiras,
encontradas facilmente na internet, ou exiba o documentário “O Ateliê de Luzia
– Arte Rupestre no Brasil”, de 2002, do cineasta Marcos Jorge, disponível -
acesso em: 27 set. 2018.
4b. Espera-se que os alunos
reconheçam o papel das imagens na comunicação e no registro da vida dos seres
humanos pré-históricos.
Na questão 5, apresente aos
alunos textos ou imagens que utilizam os alfabetos reproduzidos e que podem ser
encontrados na internet. Informe a eles que esses alfabetos ficam disponíveis
nos próprios programas de edição de texto do computador, podendo ser
configurados. Se possível, mostre-lhes como configurar textos em outros
alfabetos, usando programas de computador ou a internet (EF69LP33).
- Na questão 6, realize um
levantamento por meio da pergunta a e, com base nas respostas, faça uma
adequação na proposta de pesquisa da proposição. b. A pesquisa pode ser
realizada em duplas ou em pequenos grupos. Oriente os alunos na seleção das
fontes de pesquisa. Eles podem encontrar esse tipo de informação em livros,
almanaques ou na internet. Nesse último caso, é importante que a busca seja
realizada em sites confiáveis. Ajude os alunos a realizar a seleção dessas
fontes e das informações, acompanhando de perto o processo de pesquisa.
Possibilite o acesso à biblioteca e/ou à internet (EF67LP20) e (EF69LP34).
Na questão 6a, espera-se que os
alunos suponham mudanças. O objetivo dessa atividade é levantar os
conhecimentos prévios dos alunos em relação aos primórdios da escrita e sua
evolução ao longo do tempo.
Questão - 6c. Organize um
cronograma com os alunos para compartilhamento e comparação dos dados
coletados, por meio de apresentação oral. Se achar interessante, aproveite
esses dados da pesquisa e proponha a produção de cartazes para montagem de um
painel no mural da escola sobre a história da escrita, principais alfabetos e
sua linha do tempo (EF69LP30), (EF69LP32) e (EF69LP38).
Questão - 7. Espera-se que o
aluno responda que sim, pois o alfabeto permitiu um registro mais aprimorado e
econômico dos sons da língua. 7 e 8. Essas atividades têm como objetivo a
compreensão e o posicionamento crítico dos alunos sobre os conteúdos e as informações
discutidos em relação às línguas e ao alfabeto como ferramentas para
estabelecer a comunicação humana. Sugerimos que as atividades sejam discutidas
e respondidas após as apresentações orais das pesquisas sobre a história do
desenvolvimento do alfabeto (EF69LP30).
- Professor, após as explicações
e retirada de possíveis dúvidas, e apresentar aos alunos a ATIVIDADE, estipule
um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize,
reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e
ampliar a aprendizagem.
8ª
e 9ª AULAS – PRÁTICA DE LEITURA –
(págs: 16,17,18)
1ª ETAPA:
- Professor, a seção Prática de
leitura é o momento de leitura de textos verbais e não verbais e de
desenvolvimento da competência leitora. Antes do texto, são propostas aos
alunos perguntas para explorar o conhecimento prévio, para levantar hipóteses e
fazer inferências em relação ao tema abordado na leitura.
- Como toda leitura é uma
atividade de produção de sentido, e como toda produção não pode ser delimitada,
fica, então, uma pergunta: Como se inserem as respostas das questões
apresentadas nesta coleção? Nesta coleção, a ação de buscar as respostas no
livro didático deve ser vista como um ato que exige a ação reflexiva do professor.
Em vez de buscar “sínteses interpretativas”, ou seja, uma única resposta para
as questões de interpretação, você será convidado a ampliar ou mesmo a se opor
às leituras interpretativas apresentadas pelos diversos leitores, com a ajuda
das múltiplas interpretações que podem surgir na sala de aula, desde que se dê
espaço para isso.
Mas é preciso tomar cuidado com a visão
de que tudo está certo. Segundo Orlandi: “[...] é preciso deixar muito claro
que se não existe uma injunção – religiosa ou natural – que fixe apenas um
sentido ver - dadeiro às palavras – o sentido literal, uma única interpretação
–, a interpretação objetiva; se os sentidos podem sempre ser vários e podem ser
outros, isso não significa que o sentido possa ser qualquer um e que todas as
interpretações sejam equivalentes.
- O objetivo inicial da leitura
da crônica é a discussão, apreciação e produção de sentidos acerca do tema da
unidade e do capítulo, de modo a desenvolver o senso estético e reconhecer o
caráter humanizador da experiência com a literatura. Promova um contexto de
intercâmbio e discussão oral, por meio da apresentação do tema e das questões
propostas antes da leitura do texto. Escolha um aluno como escriba para anotar
no quadro de giz os sentidos levantados pelos colegas, em especial opiniões
divergentes. Permita que se expressem à vontade, desde que respeitem os turnos
de fala dos colegas, as opiniões divergentes e a diversidade cultural e social.
- Realize intervenções, por
intermédio de perguntas, sempre que surgirem opiniões e relatos que possam
colaborar e ampliar a discussão que será realizada durante a leitura da
crônica.
- Sugerimos que os alunos
realizem uma primeira leitura silenciosa. Se houver alunos que apresentem
dificuldade de leitura, leia o título para eles e oriente-os a observar as
ilustrações que acompanham o texto. Depois, proponha uma leitura dramatizada,
escolhendo alguns alunos para fazê-la. Oriente-os a utilizar entonação de voz
compatível ao narrador ou aos personagens que forem representar. Façam pausas
para relacionar a leitura com os sentidos levantados anteriormente, bem como
para confirmar ou não as hipóteses produzidas pelos alunos. Recorra às
anotações realizadas, para que se contemplem todas as antecipações e hipóteses
apresentadas na predição de leitura.
2ª ETAPA: Por dentro do texto (págs: 18,19)
- Professor, esta subseção propõe
questões de compreensão e interpretação do texto lido na Prática de leitura.
Orienta a retomada das hipóteses e inferências formuladas antes da leitura e,
quando pertinente, explora o uso do dicionário.
- Sugerimos que as atividades
sejam discutidas e respondidas pelos alunos em duplas ou em pequenos grupos.
Alunos com mais dificuldade de aprendizagem não devem ser excluídos dessas
duplas ou pequenos grupos. A tarefa de interpretar um texto não é nada simples.
Como diz Angela Kleiman, a atividade de leitura é uma interação a distância
entre leitor e autor, via texto. Cabe ao leitor construir um significado global
para a leitura, procurando pistas formais, antecipando essas pistas, formulando
e reformulando hipóteses, aceitando ou rejeitando conclusões. Enquanto é tarefa
do autor, que busca essencialmente a adesão do leitor, apresentar a melhor
maneira possível, os melhores argumentos, a evidência mais convincente e da
forma mais clara possível, organizando e deixando, no texto, pistas formais, a
fim de facilitar a compreensão de suas ideias.
- Professor, as atividades 1 a 4
têm como objetivo a análise de alguns elementos textuais, como a caracterização
dos personagens, o conflito entre eles e o efeito de surpresa e humor produzido
pela situação do enredo (EF69LP47).
- Na questão 5 - lembre aos
alunos que nem todas as crônicas produzem humor, mas muitas são escritas para
divertir o leitor. Faça um confronto entre as características da crônica
apresentadas no quadro e as respostas que os alunos indicarem às questões
(EF69LP47).
- Questões 6 e 7. Dada a
diversidade de possibilidades de estruturar uma crônica, a sugestão é que, com
base nas definições apresentadas pelo Dicionário eletrônico Houaiss da língua
portuguesa, você aprofunde com os alunos a discussão sobre esse gênero,
inclusive trazendo textos prototípicos dessas definições (EF67LP27).
- Professor, após as explicações
e retirada de possíveis dúvidas, e apresentar aos alunos a ATIVIDADE, estipule
um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize,
reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e
ampliar a aprendizagem.
3ª SEMANA - PERÍODO: 30/05 a
04/06
11ª,
12ª, 13ª, 14ª AULAS – REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA
1ª ETAPA:
- Professor, nesta seção,
privilegia-se a reflexão sobre os aspectos funcionais da utilização da língua e
os efeitos de sentido produzidos pelo uso dos recursos semânticos, estilísticos
e morfossintáticos, responsáveis pela coesão e coerência textuais.
- Professor, nas questões 1 e 2 -
ajude os alunos a compreender a situação comunicativa na qual estão envolvidos
os personagens da crônica. Explique a eles que todas as relações entre os seres
humanos, mesmo na distância espaço-tempo, se organizam em situações de
comunicação que envolvem os interlocutores e os códigos que utilizam, entre os
quais a língua e os diferentes tipos de linguagem (EF69LP47).
- Questões 3 e 4. O objetivo
dessas atividades é apresentar a linguagem não verbal e suas diferentes
manifestações. É importante que os alunos compreendam que, assim como a língua
é diferente em cada cultura, as demais manifestações de linguagem carregam
sentidos partilhados pela cultura da qual as pessoas fazem parte (EF69LP44).
- Questão - 3a. Espera-se que o
aluno identifique que o polegar levantado indica o sinal de positivo; que a
caveira no rótulo do frasco indica substância tóxica, veneno; que a cor
vermelha no sinal de trânsito indica “pare”; que o dedo indicador em frente aos
lábios indica um pedido de silêncio. É importante ressaltar que essas
informações só são carregadas de sentido porque são compartilhadas pelo grupo
social do qual fazemos parte.
- Questão - 4a. É provável que os
alunos não consigam entender o que essa placa de trânsito significa, pois é
diferente das placas do Código de Trânsito Brasileiro. Ela faz parte do código
de trânsito de diversos países, como Portugal e Tailândia, e significa
“Proibido estacionar”.
- Professor, após as explicações
e retirada de possíveis dúvidas, e apresentar aos alunos a ATIVIDADE, estipule
um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize,
reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e
ampliar a aprendizagem.
2ª ETAPA: - Discurso, situação de comunicação e
interlocutores – (pág – 23);
- Professores, nas atividades 1 e
2 - oriente os alunos para o fato de que a organização do diálogo pode revelar valores
sociais, como a posição assumida por cada interlocutor, e, sendo essa posição
hierárquica ou não, é necessário haver respeito entre os interlocutores
(EF69LP47).
- Questão 2a. O cliente ou
comprador apresenta - -se em posição social de vantagem em relação ao vendedor,
tendo em vista que, pelos valores sociais, o “cliente sempre tem razão”, mesmo
que não saiba o nome do objeto que deseja comprar. O vendedor, por sua vez, tem
de cumprir a função de tratar bem o comprador, “em qualquer circunstância”,
porque o estabelecimento comercial não pode perder clientes. Discuta a questão
com os alunos e verifique se alcançam a compreensão de que, em toda e qualquer
situação de interação ou comunicação social, o respeito deve prevalecer entre
os interlocutores.
- Questão 3. Se necessário,
produza com os alunos um resumo ou uma sistematização da situação comunicativa
no quadro de giz. Sugestão de resposta: Um comprador entra numa loja, com a
intenção de comprar um objeto cujo nome não se lembra. O vendedor tenta compreender
qual objeto o cliente quer, com base nas descrições. O cliente se vale de sua
posição hierárquica “superior” em relação ao vendedor para induzi-lo a
“adivinhar” o objeto que deseja comprar. Essa situação ocorre numa data
imprecisa e relata um fato atemporal, que poderia ocorrer em qualquer época
(EF67LP22) - Questão 4. Os alunos são levados a inferir sobre as diferentes
situações de comunicação nas quais o autor interage com os leitores. Mostre a
eles que, a cada mudança de interlocutores e finalidades da interação, criam-se
novas situações de comunicação (EF69LP44).
- Professor, após as explicações
e retirada de possíveis dúvidas, e apresentar aos alunos a ATIVIDADE, estipule
um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize,
reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e
ampliar a aprendizagem.
3ª ETAPA - APLICANDO CONHECIMENTOS (págs: 24, 25, 26)
- Professor, esta subseção
apresenta atividades para que o aluno coloque em prática o conteúdo estudado na
seção Reflexão sobre o uso da língua.
- Atividades 1 a 6. Sugere-se que
os alunos possam fazer, de forma autônoma, as atividades da seção. Depois, com
outro colega, solicite que comparem o que foi respondido. Acompanhe essa
revisão, proponha ajustes e, se necessário, responda às dúvidas.
- Questão - 6f. Informe aos
alunos que a charge foi publicada em 2011, no período em que houve a tentativa
de incêndio, por criminosos, de pelo menos seis ônibus em Natal e Parnamirim,
no Rio Grande do Norte, como informa o site do qual a charge foi extraída
4ª ETAPA - TRABALHO INTERDISCIPLINAR – (pág: 26)
- A principal lei que versa sobre
as regras para o tráfego de veículos nas vias públicas brasileiras ainda é a de
número 9.503, de setembro de 1997, conhecida como Código de Trânsito Brasileiro
(CTB).
Desde a sua publicação, no
entanto, o texto original do CTB foi atualizado mais de 30 vezes, a partir de
leis que acrescentam, revogam e alteram artigos, incisos e parágrafos. Uma
delas é a Lei no 13.281, em vigor desde o dia 1o de novembro de 2016, que
modificou um grande número de artigos. Sugere-se iniciar o trabalho orientando
os alunos na leitura do CTB. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2018.
- Se considerar mais adequado,
foque a leitura apenas no artigo 87, que trata da classificação dos sinais de
trânsito.
Veja:
Art. 87. Os sinais de trânsito
classificam- -se em: I – verticais; II – horizontais; III – dispositivos de
sinalização auxiliar; IV – luminosos; V – sonoros; VI – gestos do agente de trânsito
e do condutor.
O objetivo dessa leitura é
mostrar a importância da linguagem não verbal na segurança do trânsito e,
consequentemente, no bem-estar pessoal e coletivo.
Uma sugestão é orientar os alunos
a realizar em grupos uma pesquisa para a identificação desses sinais de
trânsito e a investigar como a linguagem não verbal se faz presente. Após a
pesquisa, oriente a organização das informações coletadas em um painel, que
poderá ser exposto em lugar de circulação na escola.
- Professor, o trabalho pode ser
aprofundado, orientando-se os alunos a ler o ANEXO I do CTB, que trata de
conceitos e definições como: faixas de trânsito, gestos de agentes e
condutores, marcas viárias, placas, sinais de trânsito, sons por apito, entre
outros. E
- Este trabalho interdisciplinar
incorpora na proposta pedagógica o tema contemporâneo Educação para o trânsito
(lei no 9.503/1997). Também abre espaço para explorar um dos gêneros normativos
do campo de atuação da vida pública.
5ª ETAPA - HORA DA PESQUISA
- Professor, esta seção propõe
questões para pesquisa relacionadas ao tema ou aos textos estudados no
capítulo. Seu principal objetivo é propiciar aos alunos possibilidades para
desenvolver sua autonomia por meio de pesquisas orientadas. Os alunos deverão
analisar e identificar sinais (linguagem verbal) no dia a dia, além de
possíveis situações de comunicação.
- Professor, sugere-se que para relacionar o
TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA!
” com os tipos de linguagem, sugere-se que solicite aos alunos que pesquisem e
apresentem em sala de aula, os símbolos que representam o cuidado com o meio
ambiente, símbolos de sustentabilidade, e de cuidado físico e mental.
_______________________________________________________________________________
- PROFESSOR, LEMBRE-SE DE
DESTINAR OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS DE CADA AULA PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM O DIÁRIO DA
TURMA, UMA ESPÉCIE DE AVALIAÇÃO DA AULA E DO ESTUDO, POIS SERÁ FUNDAMENTAL PARA
A CONSTRUÇÃO DO RELATO DE PRÁTICA. ENQUANTO OS ALUNOS RESPONDEM O DIÁRIO DA
TURMA, VOCÊ RESPONDE E ANALISA AS QUESTÕES DO - Diário do/a professor/a - O que
foi planejado e o que fizemos?
DIÁRIO DA
TURMA
O que fizemos hoje?
O que aprendemos nesta aula foi…
O momento mais importante da aula foi...
Nosso trabalho avançou em…
O que chamou atenção foi …
O que queremos compreender melhor é...
REFLEXÃO
DO/A PROFESSOR/A – SOBRE O DIÁRIO DA TURMA
O que dizem os/as estudantes?
Em alguns momentos do percurso, o/a professor/a faz
uma reflexão sobre sua prática a partir do diário da turma. Confira algumas
perguntas que podem orientar suas reflexões sobre as aulas.
Como a turma está vendo as aulas?
Concordo com a visão dos/as estudantes? Discordo?
Por quê?
O que os alunos aprenderam? Como aprenderam? Como
contribuí para essas aprendizagens?
Quais atividades foram propostas? De que modos? O
que funcionou e o que não funcionou? Por quê?
O que aprendi com a experiência até aqui com essa
turma?
O que poderia ser diferente? O que vou propor
agora? Por quê?
DIÁRIO DO/A
PROFESSOR/A
O que foi planejado e o que fizemos?
O/A professor/a mantém um diário para registrar sua
memória sobre as aulas.
Confira alguns exemplos de questões que podem
orientar o registro da memória da aula. Pense no que é importante registrar
para que você possa se lembrar do percurso da turma.
O que ensinei/aprendi nesta aula foi…
O que os alunos e alunas aprenderam/ensinaram nesta
aula foi...
Os momentos mais importantes da aula foram...
Nosso trabalho avançou em...
O que chamou atenção foi…
O que não funcionou foi...
Fica a sugestão para...
RECURSOS:
( )
Resumo
( ) Data
show;
( )
Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( )
Computador;
( ) Jogos;
( ) Livro
didático para ajudar nas resoluções das atividades.
( )
Informativos.
AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( )
Trabalho;
( )Resolução
de Exercícios/Livro páginas;
( )
Seminários;
( )
Apresentação oral;
( )
Observação do desempenho do aluno;
( ) cartaz;
( ) Debate;
( )
Relatórios;
( )
Avaliação escrita;
( )
Avaliação da participação;
Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das
habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas
pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a
aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de
aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o
aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.
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