4ª SD - 7º ANO - LP - 2022

 

4ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2022

 

Ano/Série: 7º         Período: 16/05/2022 a 03/06/2022          Nº de Aulas: 14

 

TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ”

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:  

 

LEITURA: Gênero: Crônica;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Código, língua, linguagem, discurso, situação comunicativa e interlocutores;

ORTOGRAFIA: Fonema, letra, encontro vocálico, encontro consonantal, dígrafo; Sílaba - (divisão e classificação);

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;

 

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;

 

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

 

5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

HABILIDADES DA BNCC:

 

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

 

(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.

 

(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

 

(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

 

(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

 

(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

 

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

 

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:

Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

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OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE ACORDO COM A CARTA DE BELGRADO, SÃO OS SEGUINTES:

 

• Conscientização: contribuir para que indivíduos e grupos adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e quanto aos problemas relacionados a ele.

 

• Conhecimento: propiciar uma compreensão básica sobre o meio ambiente, principalmente quanto às influências do ser humano e de suas atividades.

 

• Atitudes: propiciar a aquisição de valores e motivação para induzir uma participação ativa na proteção ao meio ambiente e na resolução dos problemas ambientais.

 

• Habilidades: proporcionar condições para que os indivíduos e grupos sociais adquiram as habilidades necessárias a essa participação ativa.

 

• Capacidade de avaliação: estimular a avaliação das providências efetivamente tomadas em relação ao meio ambiente e aos programas de educação ambiental.

 

• Participação: contribuir para que os indivíduos e grupos desenvolvam o senso de responsabilidade e de urgência com relação às questões ambientais. 

               

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª SEMANA - PERÍODO: 16/05 a 21/05

 

                 1ª e 2ª – ORTOGRAFIA - REVISÃO – LETRA E FONEMA

ENCONTROS VOCÁLICOS (DITONGO, TRITONGO E HIATO), ENCONTRO CONSONANTAL E DÍGRAFO. 

1ª ETAPA

- Professor, sugere-se que inicie a semana revisando os objetos de conhecimento: fonema e letra. Iniciamos este estudo na sequência anterior, a proposta agora é fazermos essa revisão, para em seguida, aprofundar os estudos acerca da fonética e fonologia.

- Professor a critério de revisão, você pode rever com a turma o um vídeo explicativo sobre: fonema e letra -  disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BOj2xCwIo8M - Fonética e Fonologia - Aula 1 [Prof Noslen], ou utilizar os slides e atividades já realizadas nas aulas anteriores.

- A revisão deve ser breve, pois daremos destaque essa semana para os encontros vocálicos. No entanto, se sentir necessidade de aprofundar um pouco mais com a turma sobre fonema e letra, fique à vontade.

2ª ETAPA

- Professor, destine a segunda etapa da aula da sequência para explanar os objetos de conhecimento: ENCONTROS VOCÁLICOS (DITONGO, TRITONGO E HIATO), ENCONTRO CONSONANTAL E DÍGRAFO. 

- Professor a critério de revisão, você pode assistir com a turma o vídeo explicativo sobre: fonema, letra e encontro vocálico, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k0sM0Ovooo8 - FONÉTICA e FONOLOGIA || - Prof. Letícia Góes.

- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe com a turma o vídeo explicativo sobre:  ENCONTRO CONSONANTAL ou DÍGRAFO? Entenda as diferenças! || Prof. Letícia Góes – disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ftesO8kAoQg

3ª ETAPA

- Professor(a), após a analisarem o vídeo, amplie a revisão do objeto de conhecimento, através dos materiais em (ANEXO), e também a partir dos slides disponíveis em e-mail.

- Após as explicações e retirada de possíveis dúvidas, apresente aos alunos as ATIVIDADES – também disponível em anexo. Estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e ampliar a aprendizagem.

                3ª – AULA – DIVISÃO SILÁBICA

1ª ETAPA

- Professor, após a revisão do conceito de sílaba, encontro consonantal e dígrafo, destine a décima primeira aula da sequência para retomar a classificação silábica já estudada e aprofundar o objeto de conhecimento: divisão silábica. Durante a explicação será possível revisar todos os estudos anteriores e aprofundar as regras de divisão silábica.

- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe com a turma o vídeo explicativo sobre: divisão silábica - Aprenda de uma vez por todas Divisão Silábica [Prof. Alda] https://www.youtube.com/watch?v=trZEghzFCAs, ou - Gramática em vídeo - Prof. Fábio Alves - Regras de Separação de sílabas - ATUALIZAÇÃO da Aula 11 – Fonologia, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wxgeyZPetc4 

2ª ETAPA

- Após a análise do vídeo, reforce o aprendizado com o estudo e atividades remotas disponíveis. Aproveite para sanar as dúvidas e ampliar o conhecimento. Estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções.

                4ª – AULA – SÍLABA – CLASSIFICAÇÃO SILÁBICA 

1ª ETAPA

- Professor, destine a oitava aula da sequência para continuar a revisão de fonética e fonologia. Relembre aos alunos que na aula anterior de gramática vocês revisaram os encontros vocálicos, aproveite para revisar os conceitos de ditongo, tritongo e hiato. Após essa exploração, inicie a revisão do conceito de sílaba e classificação silábica.

- Professor a critério de revisão, assista, ou compartilhe com a turma os vídeos explicativos sobre: Classificação Silábica [Prof. Alda] - disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5ru7LlDNv04 – ou Classificação das palavras quanto ao número de sílabas: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SG6dx0KbaaE

2ª ETAPA

- Após a análise dos vídeos, reforce o aprendizado com o estudo e atividades remotas disponíveis. Aproveite para sanar as dúvidas e ampliar o conhecimento. Estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções.

                (5ª AULA) - ALUNO PESQUISADOR – MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

1ª ETAPA: 

- Professor, sugere-se que para relacionar o TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ” ao capítulo 1 que aborda “A COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES LUGARES”, siga as orientações propostas no livro didático, abordando a temática em suas vidas e as influências das linguagens, e como  moldam os comportamentos adolescentes. 

- Faça uma roda de conversa com os alunos, no intuito de conhecer os seus hábitos de cuidado para com o meio ambiente, consigo mesmo e com o próximo.

Devemos ter amor e cuidado para com todas as formas de vida? Por quê?

Quais são os seus hábitos de cuidado com o meio ambiente? O que devemos fazer para preservá-lo?

Quais são os cuidados que devemos ter com nossa saúde física e mental? Por quê?

Os cuidados que temos com o meio ambiente e com a nossa saúde física e mental, definem a nossa identidade? Quem é você diante dos cuidados para com todas as formas de vida?

2ª SEMANA - PERÍODO: 23/05 a 27/05

                (6ª, 7ª AULAS) –  CAPÍTULO – 1 (“A COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES LUGARES”)

1ª ETAPA: 

PARA COMEÇO DE CONVERSA – (págs: 14)

- Professor, esta seção propõe uma discussão prévia sobre o tema a ser estudado. É também a hora de fazer um levantamento dos conhecimentos do aluno em relação ao tema do capítulo, permitindo que ele faça inferências, deduções, levante hipóteses e desenvolva procedimentos de leitura antecipatória.

- Este é o momento de levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema do capítulo, Comunicação em diferentes linguagens, com a realização de antecipações e inferências, antes da leitura do texto. Por isso, promova um contexto de intercâmbio e discussão oral, por meio da apresentação dos temas e das questões propostas antes da leitura do texto. Deixe os alunos se expressarem livremente em relação às questões propostas, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas e do professor, as opiniões divergentes e a diversidade social e cultural.

2ª ETAPA: 

Atividades (págs: 14, 15)

Professor, na questão - 4a. Incentive os alunos a produzir hipóteses acerca da maneira como os seres humanos pré-históricos registravam sua história e seus modos de vida. Se achar conveniente, mostre outras pinturas rupestres, em cavernas brasileiras, encontradas facilmente na internet, ou exiba o documentário “O Ateliê de Luzia – Arte Rupestre no Brasil”, de 2002, do cineasta Marcos Jorge, disponível - acesso em: 27 set. 2018.

4b. Espera-se que os alunos reconheçam o papel das imagens na comunicação e no registro da vida dos seres humanos pré-históricos.

Na questão 5, apresente aos alunos textos ou imagens que utilizam os alfabetos reproduzidos e que podem ser encontrados na internet. Informe a eles que esses alfabetos ficam disponíveis nos próprios programas de edição de texto do computador, podendo ser configurados. Se possível, mostre-lhes como configurar textos em outros alfabetos, usando programas de computador ou a internet (EF69LP33).

- Na questão 6, realize um levantamento por meio da pergunta a e, com base nas respostas, faça uma adequação na proposta de pesquisa da proposição. b. A pesquisa pode ser realizada em duplas ou em pequenos grupos. Oriente os alunos na seleção das fontes de pesquisa. Eles podem encontrar esse tipo de informação em livros, almanaques ou na internet. Nesse último caso, é importante que a busca seja realizada em sites confiáveis. Ajude os alunos a realizar a seleção dessas fontes e das informações, acompanhando de perto o processo de pesquisa. Possibilite o acesso à biblioteca e/ou à internet (EF67LP20) e (EF69LP34).

Na questão 6a, espera-se que os alunos suponham mudanças. O objetivo dessa atividade é levantar os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos primórdios da escrita e sua evolução ao longo do tempo.

Questão - 6c. Organize um cronograma com os alunos para compartilhamento e comparação dos dados coletados, por meio de apresentação oral. Se achar interessante, aproveite esses dados da pesquisa e proponha a produção de cartazes para montagem de um painel no mural da escola sobre a história da escrita, principais alfabetos e sua linha do tempo (EF69LP30), (EF69LP32) e (EF69LP38).

Questão - 7. Espera-se que o aluno responda que sim, pois o alfabeto permitiu um registro mais aprimorado e econômico dos sons da língua. 7 e 8. Essas atividades têm como objetivo a compreensão e o posicionamento crítico dos alunos sobre os conteúdos e as informações discutidos em relação às línguas e ao alfabeto como ferramentas para estabelecer a comunicação humana. Sugerimos que as atividades sejam discutidas e respondidas após as apresentações orais das pesquisas sobre a história do desenvolvimento do alfabeto (EF69LP30).

- Professor, após as explicações e retirada de possíveis dúvidas, e apresentar aos alunos a ATIVIDADE, estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e ampliar a aprendizagem.

 

                8ª e 9ª AULAS –   PRÁTICA DE LEITURA – (págs: 16,17,18)

1ª ETAPA:

- Professor, a seção Prática de leitura é o momento de leitura de textos verbais e não verbais e de desenvolvimento da competência leitora. Antes do texto, são propostas aos alunos perguntas para explorar o conhecimento prévio, para levantar hipóteses e fazer inferências em relação ao tema abordado na leitura.

- Como toda leitura é uma atividade de produção de sentido, e como toda produção não pode ser delimitada, fica, então, uma pergunta: Como se inserem as respostas das questões apresentadas nesta coleção? Nesta coleção, a ação de buscar as respostas no livro didático deve ser vista como um ato que exige a ação reflexiva do professor. Em vez de buscar “sínteses interpretativas”, ou seja, uma única resposta para as questões de interpretação, você será convidado a ampliar ou mesmo a se opor às leituras interpretativas apresentadas pelos diversos leitores, com a ajuda das múltiplas interpretações que podem surgir na sala de aula, desde que se dê espaço para isso.

       Mas é preciso tomar cuidado com a visão de que tudo está certo. Segundo Orlandi: “[...] é preciso deixar muito claro que se não existe uma injunção – religiosa ou natural – que fixe apenas um sentido ver - dadeiro às palavras – o sentido literal, uma única interpretação –, a interpretação objetiva; se os sentidos podem sempre ser vários e podem ser outros, isso não significa que o sentido possa ser qualquer um e que todas as interpretações sejam equivalentes.

- O objetivo inicial da leitura da crônica é a discussão, apreciação e produção de sentidos acerca do tema da unidade e do capítulo, de modo a desenvolver o senso estético e reconhecer o caráter humanizador da experiência com a literatura. Promova um contexto de intercâmbio e discussão oral, por meio da apresentação do tema e das questões propostas antes da leitura do texto. Escolha um aluno como escriba para anotar no quadro de giz os sentidos levantados pelos colegas, em especial opiniões divergentes. Permita que se expressem à vontade, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, as opiniões divergentes e a diversidade cultural e social.

- Realize intervenções, por intermédio de perguntas, sempre que surgirem opiniões e relatos que possam colaborar e ampliar a discussão que será realizada durante a leitura da crônica.

- Sugerimos que os alunos realizem uma primeira leitura silenciosa. Se houver alunos que apresentem dificuldade de leitura, leia o título para eles e oriente-os a observar as ilustrações que acompanham o texto. Depois, proponha uma leitura dramatizada, escolhendo alguns alunos para fazê-la. Oriente-os a utilizar entonação de voz compatível ao narrador ou aos personagens que forem representar. Façam pausas para relacionar a leitura com os sentidos levantados anteriormente, bem como para confirmar ou não as hipóteses produzidas pelos alunos. Recorra às anotações realizadas, para que se contemplem todas as antecipações e hipóteses apresentadas na predição de leitura.

 

2ª ETAPA:  Por dentro do texto (págs: 18,19)

- Professor, esta subseção propõe questões de compreensão e interpretação do texto lido na Prática de leitura. Orienta a retomada das hipóteses e inferências formuladas antes da leitura e, quando pertinente, explora o uso do dicionário.

- Sugerimos que as atividades sejam discutidas e respondidas pelos alunos em duplas ou em pequenos grupos. Alunos com mais dificuldade de aprendizagem não devem ser excluídos dessas duplas ou pequenos grupos. A tarefa de interpretar um texto não é nada simples. Como diz Angela Kleiman, a atividade de leitura é uma interação a distância entre leitor e autor, via texto. Cabe ao leitor construir um significado global para a leitura, procurando pistas formais, antecipando essas pistas, formulando e reformulando hipóteses, aceitando ou rejeitando conclusões. Enquanto é tarefa do autor, que busca essencialmente a adesão do leitor, apresentar a melhor maneira possível, os melhores argumentos, a evidência mais convincente e da forma mais clara possível, organizando e deixando, no texto, pistas formais, a fim de facilitar a compreensão de suas ideias.

 

- Professor, as atividades 1 a 4 têm como objetivo a análise de alguns elementos textuais, como a caracterização dos personagens, o conflito entre eles e o efeito de surpresa e humor produzido pela situação do enredo (EF69LP47).

- Na questão 5 - lembre aos alunos que nem todas as crônicas produzem humor, mas muitas são escritas para divertir o leitor. Faça um confronto entre as características da crônica apresentadas no quadro e as respostas que os alunos indicarem às questões (EF69LP47).

- Questões 6 e 7. Dada a diversidade de possibilidades de estruturar uma crônica, a sugestão é que, com base nas definições apresentadas pelo Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa, você aprofunde com os alunos a discussão sobre esse gênero, inclusive trazendo textos prototípicos dessas definições (EF67LP27).

- Professor, após as explicações e retirada de possíveis dúvidas, e apresentar aos alunos a ATIVIDADE, estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e ampliar a aprendizagem.

 

3ª SEMANA - PERÍODO: 30/05 a 04/06

 

                11ª, 12ª, 13ª, 14ª AULAS – REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA

1ª ETAPA:  

- Professor, nesta seção, privilegia-se a reflexão sobre os aspectos funcionais da utilização da língua e os efeitos de sentido produzidos pelo uso dos recursos semânticos, estilísticos e morfossintáticos, responsáveis pela coesão e coerência textuais.

- Professor, nas questões 1 e 2 - ajude os alunos a compreender a situação comunicativa na qual estão envolvidos os personagens da crônica. Explique a eles que todas as relações entre os seres humanos, mesmo na distância espaço-tempo, se organizam em situações de comunicação que envolvem os interlocutores e os códigos que utilizam, entre os quais a língua e os diferentes tipos de linguagem (EF69LP47).

- Questões 3 e 4. O objetivo dessas atividades é apresentar a linguagem não verbal e suas diferentes manifestações. É importante que os alunos compreendam que, assim como a língua é diferente em cada cultura, as demais manifestações de linguagem carregam sentidos partilhados pela cultura da qual as pessoas fazem parte (EF69LP44).

- Questão - 3a. Espera-se que o aluno identifique que o polegar levantado indica o sinal de positivo; que a caveira no rótulo do frasco indica substância tóxica, veneno; que a cor vermelha no sinal de trânsito indica “pare”; que o dedo indicador em frente aos lábios indica um pedido de silêncio. É importante ressaltar que essas informações só são carregadas de sentido porque são compartilhadas pelo grupo social do qual fazemos parte.

- Questão - 4a. É provável que os alunos não consigam entender o que essa placa de trânsito significa, pois é diferente das placas do Código de Trânsito Brasileiro. Ela faz parte do código de trânsito de diversos países, como Portugal e Tailândia, e significa “Proibido estacionar”.

- Professor, após as explicações e retirada de possíveis dúvidas, e apresentar aos alunos a ATIVIDADE, estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e ampliar a aprendizagem.

 

2ª ETAPA:   - Discurso, situação de comunicação e interlocutores – (pág – 23);

 

- Professores, nas atividades 1 e 2 - oriente os alunos para o fato de que a organização do diálogo pode revelar valores sociais, como a posição assumida por cada interlocutor, e, sendo essa posição hierárquica ou não, é necessário haver respeito entre os interlocutores (EF69LP47).

- Questão 2a. O cliente ou comprador apresenta - -se em posição social de vantagem em relação ao vendedor, tendo em vista que, pelos valores sociais, o “cliente sempre tem razão”, mesmo que não saiba o nome do objeto que deseja comprar. O vendedor, por sua vez, tem de cumprir a função de tratar bem o comprador, “em qualquer circunstância”, porque o estabelecimento comercial não pode perder clientes. Discuta a questão com os alunos e verifique se alcançam a compreensão de que, em toda e qualquer situação de interação ou comunicação social, o respeito deve prevalecer entre os interlocutores.

- Questão 3. Se necessário, produza com os alunos um resumo ou uma sistematização da situação comunicativa no quadro de giz. Sugestão de resposta: Um comprador entra numa loja, com a intenção de comprar um objeto cujo nome não se lembra. O vendedor tenta compreender qual objeto o cliente quer, com base nas descrições. O cliente se vale de sua posição hierárquica “superior” em relação ao vendedor para induzi-lo a “adivinhar” o objeto que deseja comprar. Essa situação ocorre numa data imprecisa e relata um fato atemporal, que poderia ocorrer em qualquer época (EF67LP22) - Questão 4. Os alunos são levados a inferir sobre as diferentes situações de comunicação nas quais o autor interage com os leitores. Mostre a eles que, a cada mudança de interlocutores e finalidades da interação, criam-se novas situações de comunicação (EF69LP44).

- Professor, após as explicações e retirada de possíveis dúvidas, e apresentar aos alunos a ATIVIDADE, estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e façam as correções. Aproveite para sanar dúvidas e ampliar a aprendizagem.

 

3ª ETAPA -  APLICANDO CONHECIMENTOS (págs: 24, 25, 26)

- Professor, esta subseção apresenta atividades para que o aluno coloque em prática o conteúdo estudado na seção Reflexão sobre o uso da língua.

- Atividades 1 a 6. Sugere-se que os alunos possam fazer, de forma autônoma, as atividades da seção. Depois, com outro colega, solicite que comparem o que foi respondido. Acompanhe essa revisão, proponha ajustes e, se necessário, responda às dúvidas.

- Questão - 6f. Informe aos alunos que a charge foi publicada em 2011, no período em que houve a tentativa de incêndio, por criminosos, de pelo menos seis ônibus em Natal e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, como informa o site do qual a charge foi extraída

 

4ª ETAPA -  TRABALHO INTERDISCIPLINAR – (pág: 26)

- A principal lei que versa sobre as regras para o tráfego de veículos nas vias públicas brasileiras ainda é a de número 9.503, de setembro de 1997, conhecida como Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Desde a sua publicação, no entanto, o texto original do CTB foi atualizado mais de 30 vezes, a partir de leis que acrescentam, revogam e alteram artigos, incisos e parágrafos. Uma delas é a Lei no 13.281, em vigor desde o dia 1o de novembro de 2016, que modificou um grande número de artigos. Sugere-se iniciar o trabalho orientando os alunos na leitura do CTB. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2018.

- Se considerar mais adequado, foque a leitura apenas no artigo 87, que trata da classificação dos sinais de trânsito.

Veja:

Art. 87. Os sinais de trânsito classificam- -se em: I – verticais; II – horizontais; III – dispositivos de sinalização auxiliar; IV – luminosos; V – sonoros; VI – gestos do agente de trânsito e do condutor.

O objetivo dessa leitura é mostrar a importância da linguagem não verbal na segurança do trânsito e, consequentemente, no bem-estar pessoal e coletivo.

Uma sugestão é orientar os alunos a realizar em grupos uma pesquisa para a identificação desses sinais de trânsito e a investigar como a linguagem não verbal se faz presente. Após a pesquisa, oriente a organização das informações coletadas em um painel, que poderá ser exposto em lugar de circulação na escola.

- Professor, o trabalho pode ser aprofundado, orientando-se os alunos a ler o ANEXO I do CTB, que trata de conceitos e definições como: faixas de trânsito, gestos de agentes e condutores, marcas viárias, placas, sinais de trânsito, sons por apito, entre outros. E

- Este trabalho interdisciplinar incorpora na proposta pedagógica o tema contemporâneo Educação para o trânsito (lei no 9.503/1997). Também abre espaço para explorar um dos gêneros normativos do campo de atuação da vida pública.

 

5ª ETAPA - HORA DA PESQUISA

- Professor, esta seção propõe questões para pesquisa relacionadas ao tema ou aos textos estudados no capítulo. Seu principal objetivo é propiciar aos alunos possibilidades para desenvolver sua autonomia por meio de pesquisas orientadas. Os alunos deverão analisar e identificar sinais (linguagem verbal) no dia a dia, além de possíveis situações de comunicação.

 - Professor, sugere-se que para relacionar o TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ” com os tipos de linguagem, sugere-se que solicite aos alunos que pesquisem e apresentem em sala de aula, os símbolos que representam o cuidado com o meio ambiente, símbolos de sustentabilidade, e de cuidado físico e mental.

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- PROFESSOR, LEMBRE-SE DE DESTINAR OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS DE CADA AULA PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM O DIÁRIO DA TURMA, UMA ESPÉCIE DE AVALIAÇÃO DA AULA E DO ESTUDO, POIS SERÁ FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATO DE PRÁTICA. ENQUANTO OS ALUNOS RESPONDEM O DIÁRIO DA TURMA, VOCÊ RESPONDE E ANALISA AS QUESTÕES DO - Diário do/a professor/a - O que foi planejado e o que fizemos?

DIÁRIO DA TURMA

O que fizemos hoje?

O que aprendemos nesta aula foi…

O momento mais importante da aula foi...

Nosso trabalho avançou em…

O que chamou atenção foi …

O que queremos compreender melhor é...

 

REFLEXÃO DO/A PROFESSOR/A – SOBRE O DIÁRIO DA TURMA

O que dizem os/as estudantes?

Em alguns momentos do percurso, o/a professor/a faz uma reflexão sobre sua prática a partir do diário da turma. Confira algumas perguntas que podem orientar suas reflexões sobre as aulas.

Como a turma está vendo as aulas?

Concordo com a visão dos/as estudantes? Discordo? Por quê?

O que os alunos aprenderam? Como aprenderam? Como contribuí para essas aprendizagens?

Quais atividades foram propostas? De que modos? O que funcionou e o que não funcionou? Por quê?

O que aprendi com a experiência até aqui com essa turma?

O que poderia ser diferente? O que vou propor agora? Por quê?

 

DIÁRIO DO/A PROFESSOR/A

O que foi planejado e o que fizemos?

O/A professor/a mantém um diário para registrar sua memória sobre as aulas.

Confira alguns exemplos de questões que podem orientar o registro da memória da aula. Pense no que é importante registrar para que você possa se lembrar do percurso da turma.

 

O que ensinei/aprendi nesta aula foi…

O que os alunos e alunas aprenderam/ensinaram nesta aula foi...

Os momentos mais importantes da aula foram...

Nosso trabalho avançou em...

O que chamou atenção foi…

O que não funcionou foi...

Fica a sugestão para...

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.            

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

                Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

                Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.

                Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.

                Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

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