3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período:  13/07/2020 e 24/07/2020                Nº de Aulas: 02

Campo de atuação: CAMPO DA VIDA PÚBLICA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Textos jornalísticos: Reportagem, Fake News;

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1.            Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

 

7. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

HABILIDADES DA BNCC:

 (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

 

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

 

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) ...

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1ª AULA

1ª ETAPA – Sugere-se que o professor inicie a  aula com a revisão do conteúdo da aula anterior e em seguida aborde o gênero jornalístico: reportagem, através do vídeo explicativo, disponível em:  https://youtu.be/jYUg7lqWEpM. Se possível utilize slides e outros recursos para explorar o objeto de conhecimento.

 

2ª ETAPA – Após a análise do vídeo, e da socialização do conteúdo, apresente a ATIVIDADE  aos alunos. Estimule a participação da turma na leitura do texto e na compreensão das questões propostas.

 

 

*           2ª AULA

 

1ª ETAPA – Sugere-se que o professor inicie a aula com a revisão e socialização do conteúdo da aula anterior, relembrando as principais características dos textos jornalísticos e sua importância e relevância social. Em seguida faça um levantamento prévio acerca do entendimento da turma sobre FAKE NEWS, estimule a participação da turma e aproveite e inicie com a explanação do conteúdo com os vídeos:

O que são Fake News?  https://youtu.be/RE_oB8COKys

Fake News sempre existiu? https://www.youtube.com/watch?v=GsD6NbDdO58

Como as fake news afetam a nossa vida? https://www.youtube.com/watch?v=a2c4CgNuvNQ

 

2ª ETAPA – Após a análise dos vídeos, e da socialização do conteúdo, apresente aos alunos o material de ESTUDO e a ATIVIDADE. Organize um tempo para a turma responder as questões, em seguida corrija e aborde as proposições oralmente. Estimule a participação da turma na leitura do texto e na compreensão das questões propostas.

 

3ª ETAPA: - Sugere-se que o professor solicite uma pesquisa a acerca das principais FAKE NEWS, que estão sendo compartilhadas sobre o “Corona vírus” e qual o impacto delas para a sociedade. Socializem na próxima aula.

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário