SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020 |
||||
Ano/Série: 9º Período: 13/07/2020 e 24/07/2020 Nº de Aulas: 02 |
||||
Campo
de atuação: CAMPO DA VIDA PÚBLICA |
||||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Textos jornalísticos: Reportagem, Fake News; |
||||
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 3. Valorizar
e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1.
Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso,
reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da
comunidade a que pertencem. 5. Empregar, nas interações
sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação
comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual. 7. Reconhecer o
texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e
ideologias. 8. Selecionar textos e livros
para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos
pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.). |
||||
HABILIDADES DA BNCC: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas
principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e
fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem,
em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou
teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a
crítica, ironia ou humor presente. (EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de
composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias
(pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e
hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários
tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como
artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e
uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do
entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc. (EF69LP17) Perceber e analisar os recursos
estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os
aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação
dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a
morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo
marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros
textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de
presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em
gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos
argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais,
construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de
informação) ... (EF69LP44) - Inferir a
presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de
mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer
múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando
a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. |
||||
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação /
Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito. ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Professor é importante: Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário