SD Língua Portuguesa 2

6º Ano 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020
Ano/Série: 6º             Período: 16/03/2020 a 03/04/2020                    Nº de Aulas: 18
Campo de atuação: Artístico- Literário
Tema Gerador: Ciência e Tecnologia
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- LEITURA:
Leitura de HQ / Leitura de imagem: tela / Texto: verbal, visual ou multissemiótico;
Leitura de romance - (fragmento) / Foco narrativo: primeira ou terceira pessoa;

- ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
- Frase;
- Substantivo;
- Pontuação;

- ORALIDADE:
Oralização, Conversação espontânea, Participação e troca de ideias coletiva;

- PRODUÇÃO: Narrativa: narrador personagem;

Competências Gerais: BNCC
1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Competências específicas de Língua Portuguesa:
1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

2. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

7. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
HABILIDADES DA BNCC:
(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:
Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª SEMANA: 16/03 a 20/03
  (1ª, 2ª, 3ª AULAS) –  CAPÍTULO – 1 (QUEM É VOCÊ?) – HQ, TELA
1º MOMENTO:
- Professor, iniciaremos o trabalho com o livro didático, abordando o capítulo - 1 (Quem é você?), que propõe uma discussão prévia sobre questões relacionadas á identidade, para que o aluno conheça o outro e também a si mesmo.
- Nesse capítulo faremos a leitura e análise de alguns gêneros, como: HQ, leitura de tela, biografia e fragmento de romance. Sempre que possível relembre aos alunos as principais características desses gêneros e o tipo de linguagem empregada por eles. Explore as atividades das páginas: 14,15,16,17.
- Professor fique atento as orientações que o livro didático apresenta sobre a condução de cada seção e suas questões.

  (4ª AULA)  ALUNO PESQUISADOR – INFLUÊNCIA DIGITAL NA VIDA DO ADOLESCENTE
1º MOMENTO:
- Professor, sugere-se que para relacionar o tema gerador (Ciência e Tecnologia), ao capítulo 1 que aborda a identidade do aluno, siga as orientações propostas no livro didático, abordando a temática   da tecnologia  em suas vidas e as influências midiáticas moldando os comportamentos adolescentes.
- Faça uma roda de conversa com os alunos, no intuito de conhecer os seus hábitos digitais.
Por quanto tempo utilizam a internet semanalmente?
Consomem ou já consumiram produtos on-line?
Quais páginas e influenciadores digitais eles seguem?
Quem são os yuotubers mais influentes no momento?
Esses influenciadores digitais manipulam os seus comportamentos?
Para você, a imagem que os influenciadores transmitem é verdadeira ou mentirosa?

2º MOMENTO:
- Analise novamente o questionário discente – (USO DAS TECNOLOGIAS) que os alunos preencheram na sequência anterior, com o intuito de facilitar a socialização e oriente acerca da pesquisa que realizarão.
PESQUISA: Como o mundo digital influencia o jeito de vestir e ser dos adolescentes?   
- Organize com a turma de que forma irão socializar a pesquisa e quais recursos os alunos utilizarão para
a apresentação e definam a data.

  (5ª e 6ª AULAS) – FRAGMENTO DE ROMANCE / FOCO NARRATIVO
- Professor, explore nessas duas aulas a leitura do fragmento de Romance – (O menino no espelho) – (págs: 17, 18,19,20).
-  Antes da leitura levante hipóteses com os alunos e analise o conhecimento prévio da turma, em seguida separe a turma em duplas para realizarem uma leitura dramatizada do texto estimulando a linguagem verbal e não verbal na construção de sentido do texto e desenvolvendo a sua inteligência corporal.
- Após a leitura do texto, estipule um tempo para os alunos responderem as questões propostas buscando a participação dos mesmos acerca do entendimento do texto e das marcas linguísticas presentes. E para finalizar o entendimento do texto aborde o FOCO NARRATIVO. 
2ª SEMANA: 23/03 a 27/03
  (7ª e 8ª AULAS) – SUBSTANTIVO
- Para essas aulas trabalhe a secão: REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA, analisando o objeto de conhecimento substantivo e sua classificação. Mas, primeiramente estabeleça uma conversa com os alunos para levantamento do conhecimento prévio acerca dessa classe gramatical e sua importância para o entendimento da leitura do texto que leram.
- É muito importante que a explicação (substantivo), ocorra de maneira dinâmica e clara, com exemplos e análises. Explore o livro didático, os anexos e outras fontes.
2º MOMENTO:
- Professor, após a explicação, auxilie os alunos a responderem as questões gramaticais, sempre de maneira contextualizada e compreensiva.

  (9ª e 10ª AULAS) – CORREÇÃO E REVISÃO - SUBSTANTIVO
1º MOMENTO:
- Professor, revise o conceito e a classificação do substantivo, e em seguida faça a correção das atividades propostas no livro didático e as utilizadas em anexo. Estimule a turma a participação e esclarecimento de dúvidas.

  (11ª, 12ª AULAS) – FRASE
 - Sugere-se que trabalhe nessa aula o objeto de conhecimento FRASE, o seu conceito e classificação. Aproveite e explore algumas dicas importantes, como a importância da entonação durante o processo da oralidade.
- Utilize as atividades da gramática do professor – (págs: 5,6,7,8,9,10).

3ª SEMANA: 30/03 a 03/04
  (13ª, 14ª, 15ª  AULAS) – PONTUAÇÃO
1º MOMENTO:
- Professor, chegou a hora de explorar ainda mais os sinais de pontuação e aprofundar o estudo da vírgula, então utilize novamente a gramática do professor (págs: 11 a 16)  e as atividades (ANEXO) para a explicação e realização de exercícios.
- Revise e faça as correções necessárias.

  (16ª AULA) – PRODUÇÃO TEXTUAL – O ADOLESCENTE NO ESPELHO
- Para finalizar a discussão do primeiro capítulo, exponha a atividade de produção textual (EM ANEXO), baseada na leitura do texto: “O MENINO NO ESPELHO” para que os alunos possam externar seus anseios e vivências.
- Solicite que fiquem atentos ao utilizarem os substantivos e as suas regras, além do uso correto da pontuação e acentuação gráfica.
- Recolha as produções para correção, e informe que na próxima aula socializarão as produções textuais e farão as reescritas.
  (17ª e 18ª AULAS) –  SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES E REESCRITA
- Professor, entregue as produções textuais aos alunos para eles socializarem com as turmas e analisarem a correção. Após as apresentações, peça aos alunos que reescrevam os textos verificando as correções e realizem a reescrita.
- É importante que manter contato direto com os alunos durante a reescrita, esclarecendo para os alunos de forma deve ser feita e por quais motivos.

RECURSOS:
(  ) Resumo           
(  ) Data show;         
(  ) Jornal;         
(  ) Revista;
(   ) Vídeo;
(  ) Computador;
(  ) Jogos;
(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.
(  ) Informativos.

AVALIAÇÃO:
(  ) Prova;
(  ) Trabalho;
(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (     ); 
(  ) Seminários;
(  ) Apresentação oral;
(  ) Observação do desempenho do aluno;
(  )  cartaz;
(  ) Debate;
(  ) Relatórios;
(  ) Avaliação escrita;
(  ) Avaliação da participação;

Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

ANEXO
SUBSTANTIVO E SUAS CLASSIFICAÇÕES

1) Leia com muita atenção o quadro e transcreva o que se pede:

livro, rapaz, Brasília, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, rapidez, coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel.

a) Substantivos que dão nomes a lugares: _______________________________________________________
b) Substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas: _______________________________________
c) Substantivos que nomeiam seres humanos: ____________________________________________________
d) Substantivos que designam seres imaginários: __________________________________________________
e) Substantivos que nomeiam sentimentos: _______________________________________________________
f) Substantivos que dão nomes a qualidades ou características: _______________________________________
g)Substantivos que nomeiam sensações físicas: ___________________________________________________
h) substantivos que designam ações: ____________________________________________________________
2) Transcreva do quadro do exercício anterior:
a) dois substantivos próprios: ______________________________________
b) dois substantivos comuns: ______________________________________
3) No que diz respeito à primeira letra, qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os comuns? ______________________________________
4). Acrescente aos substantivos destacados as características indicadas nos parênteses. Se necessário, modifique a forma da(s) palavra(s)que você vai acrescentar.
a) Maria entrou num jardim. (florido) ___________________________________
b) As crianças colheram laranjas. (saboroso /maduro) ________________________
c) Na praça havia muitas crianças. (esperto/alegre) ____________________________
O APITO DO GAIOLA
Foi num dos últimos dias de dezembro, no fim do jantar, que me deram a grande notícia: no começo de fevereiro, meu pai iria levar-me para o colégio, em São Luís. Creio que não houve, na minha meninice, novidade que me causasse contentamento. Senti tanta emoção, que as mãos me esfriaram e as pernas me tremeram. E disparei, no mesmo instante, para o cruzeiro do largo da igreja. Àquela hora, toda a minha roda estava reunida. Não esperei chegar perto: dez metros antes, fui despejando afoitamente a notícia:- Sabem vocês de uma coisa? Eu vou para um colégio na cidade. Houve um silêncio profundo no grupo. Todos me olharam surpreendidos. Contei o que tinha ouvido em casa: a conversa de meu pai resolvendo a viagem, a conversa de minha mãe sobre o enxoval que me ia fazer. Quando acabei de falar, estavam todos comovidos. A cidade! Para uma criança daquele tempo, ir para a cidade era qualquer coisa parecida com ir para o céu. A cidade, para nós, era São Luís, a capital.                                                                   (Texto extraído do livro Cazuza, Ed.)
a) Retire do texto um substantivo próprio:
____________________________________________________________________________________________________
b) O texto é um texto narrativo, pois apresenta um fato acontecido. Qual?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual o tempo e o espaço da narrativa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Qual o personagem principal?
_____________________________________________________________________________________________________
e) Quem conta a história: um narrador que participa ou só observa?
_____________________________________________________________________________________________________
5) Classifique os substantivos, conforme o modelo – EXEMPLO- CASA: comum,simples, concreto, primitivo, feminino, singular.
Paulo_________________________________________________________________________________________________
Fauna________________________________________________________________________________________________
Alegria________________________________________________________________________________________________
Porta-lápis_____________________________________________________________________________________________
Cães_________________________________________________________________________________________________
Padaria_______________________________________________________________________________________________
Rosa_________________________________________________________________________________________________
Bondade______________________________________________________________________________________________
6) Sublinhe os quatro substantivos:

jornaleiro / alegre / gratidão / hoje / televisão / levou / programa / cedo

7) Sublinhe os substantivos das frases abaixo e classifique-os:

a) Os pais que protegem demasiadamente os filhos prejudicam sua formação.
__________________________________________________________________________________________________
b) O cansado trabalhador rural subiu no velho caminhão e conversou com os companheiros.
__________________________________________________________________________________________________
c) Deu-lhe um beijo e saiu sorridente. A brisa da tarde brincava em seu rosto.
_____________________________________________________________________________________________________
d) Vera saiu para passear com seu cachorrinho Rex.
_____________________________________________________________________________________________________
e) O jornal analisou o problema da invasão das terras indígenas por aquela grande empresa.
_____________________________________________________________________________________________________
f) Aquele levado garoto pulou o muro da vizinha.
_____________________________________________________________________________________________________
8) Construa uma frase com cada um dos conjuntos de substantivos:

a) Paula – avenida – desfile.
________________________________________________________________________________
b) Joãozinho – samba – paixão.
________________________________________________________________________________
c) moradores – Prefeitura – asfalto.
________________________________________________________________________________
d) jornalista – atrizes – televisão.
________________________________________________________________________________
e) viagem – avião – emoção.
________________________________________________________________________________
f) jovem – telefone – namorado.
________________________________________________________________________________
9) Passe para o feminino os substantivos destacados e faça as concordâncias necessárias:

a) Este cidadão conhece seus direitos e deveres.

________________________________________________________________________________
b) Conversaram, na ampla sala, o poeta, o embaixador, o cônsul e o ator.

________________________________________________________________________________
c) No velho circo, o anão brincava com o elefante.

________________________________________________________________________________
d) O presidente do grêmio estudantil reuniu os estudantes.

________________________________________________________________________________
e) O alemão e o judeu ajudaram o ancião.

________________________________________________________________________________

10) Passe para o plural os substantivos destacados, fazendo as concordâncias necessárias:

a) A explosão danificou o barril.

________________________________________________________________________________
b) A mancha era visível.

________________________________________________________________________________
c) A pajem pegou o álbum e mostrou ao gentil alemão.

________________________________________________________________________________
d) O espião pegou o dólar e fugiu com a espiã.

________________________________________________________________________________
e) O órfão espantou o cão, entrou na padaria e comprou o pão.

________________________________________________________________________________

f) A jovem atriz resolveu a difícil questão.

ATIVIDADE - SUBSTANTIVO
1) Coloque ( P ) para os substantivos próprios e ( C ) para os substantivos comuns:
a) macarrão (    )         b) Canadá (    )            c) Alemanha  (    )          d) Samanta  (    )
e) teclado  (    )           f) carro (    )                  g) relógio (    )                 h) Santa Catarina  (    )
i) Maria  (    )               j) sorvete  (    )              k) girassol  (    )               l) Holanda (    )
2) Coloque ( P ) para os substantivos primitivos e ( D ) para os substantivos derivados:
a) flor (    )               b) jardineiro (    )                c) pedreira (    )               d) formigueiro (    )
e) folhagem (    )     f) macarronada (    )           g) macarrão (    )             h) dente (    )
i) amor (    )             j) jornal (    )
3) Assinale com um X os substantivos derivados da palavra pedra:
a) pedreiro           b) pedrada                c) agulha          d) pedrinha
e) tijolo                f) pedregulho             g) casa             h) floresta
4) Classifique os substantivos destacados em: simples ou composto, primitivo ou derivado.
                                                   Exemplo: dia = simples e primitivo
a) A claridade entrou no quarto. ______________________________________________________
b) O homem usou a água-de-cheiro. ___________________________________________________
c) Na paz daquela rua, um sabiá pousou na pimenteira. _____________________________________
d) Enquanto as donas-de-casa reclamavam, o homem permaneceu calado. ______________________
5) Complete as frases escrevendo o substantivo coletivo da palavra destacada:
a) O ......................................... de Fernando de Noronha possui mais de 20 ilhas.
b) As palavras do ....................................... estão em ordem alfabética.
c) Alfredo entregou um .................................. de flores para Catarina.
d) Juliana foi a .....................................comprar alguns discos.
e) Tantos livros assim só encontramos na...............................................

 6) Observe as imagens e escreva o coletivo correspondente:
                                                                   
                                                                   

____________        _____________            _______________            ________________



ANEXO -
PRODUÇÃO TEXTUAL

Após estudar, discutir e socializar as leituras e análises dos gêneros textuais do capítulo 1 - (QUEM VOCÊ É?), e da leitura do fragmento do romance: O MENINO NO ESPELHO, elabore um texto opinativo respondendo os seguintes questionamentos: Quem você gostaria de ser? Em quem você se espelha? Que valores deseja seguir? Quais ensinamentos deixará aos mais próximos?
Seja criativo!

7º Ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020
Ano/Série: 7º             Período:  16/03/2020 a 03/04/2020                    Nº de Aulas: 18
Campos de atuação: Jornalístico-midiático / Artístico- Literário / Práticas de estudo e pesquisa;
Tema Gerador: Ciência e Tecnologia
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- LEITURA:
- Crônica;
- Discurso: Situação de comunicação, interlocutores;
- Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

- ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
- Código,língua e linguagem; (Revisão)
- Linguagem verbal e não verbal; (Revisão)
- Verbo: estrutura/ formas nominais;
- Sílaba Tônica;

- ORALIDADE:
Oralização;
Conversação espontânea;
Participação e troca de ideias coletiva;

- PRODUÇÃO: Crônica;
Competências Gerais: BNCC
1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Competências específicas de Língua Portuguesa:
1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

2. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

7. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
HABILIDADES DA BNCC:
(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:  Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
  (1ª e 2ª AULAS) – COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES LINGUAGENS
1º MOMENTO:
- Professor, inicie a sequência didática estimulando o conhecimento prévio dos alunos acerca do conceito de comunicação e linguagem, através da secão: PARA COMEÇO DE CONVERSA – (livro didático, págs: 14, 15, 16).
- Converse com os alunos sobre as primeiras manifestações da linguagem e compare com as atuais. Explore a leitura das imagens rupestres e dos tipos de alfabeto e façam as análises necessárias e corrijam as atividades propostas.

  (3ª e 4ª AULAS) – GÊNERO: CRÔNICA
- Professor, para desenvolver a competência leitora dos alunos, trabalhe a seção: PRÁTICAS DE LEITURA, explorando o gênero: Crônica (págs: 16 a 21).  Para abordar a temática do texto, faça o levantamento prévio dos alunos, os estimulando a fazer inferências e levantar hipótese.
- Sugere-se que trabalhe a crônica: “Comunicação” de Luís Fernando Veríssimo, através de uma leitura dramatizada, desenvolvendo a inteligência corporal dos alunos e os sentidos que conseguem extrair da linguagem verbal e não verbal do texto.
- Esclareça as questões da seção: POR DENTRO DO TEXTO para os alunos e os auxilie na realização das atividades propostas. Apresente as principais características do gênero Crônica e amplie o conhecimento sobre as descrições da narrativa e analisem a linguagem do texto.

  (5ª e 6ª AULAS) –  TEXTO E DISCURSO
- Para esta aula e ainda como atividade de reflexão sobre o uso da língua através da Crônica “Comunicação”, esclareça alguns conceitos: imagens, linguagens, códigos. (Págs: 22,23).
- Explore o conceito de discurso, interlocutores, e a importância da intenção comunicativa e do contexto, situação em que a comunicação ocorre. 

  (7ª e 8ª AULAS) – CONTEXTO, INTENÇÃO COMUNICATIVA
1º MOMENTO:
- Sugere-se que o professor trabalhe a seção: APLICANDO CONHECIMENTOS, abordando a linguagem verbal e não verbal, a intenção comunicativa dos interlocutores, a partir da leitura das imagens e análise de dos gêneros propostos.

  (9ª, 10ª AULAS) – ALUNO PESQUISADOR
1º MOMENTO:
- Sugere-se que o professor estimule o ato investigativo e pesquisador dos alunos, através das orientações de pesquisa organizadas e apresentadas pelo livro didático.
- Professor, verifique qual é a melhor estratégia metodológica de aprendizagem e organização para a realização das sugestões de pesquisas, se organizará em grupos e cada um deles abordará um tipo de pesquisa, ou se todos realizarão todas as investigações:

PESQUISAS: LINGUAGEM NÃO VERBAL
- Sinais de trânsito: pesquisar sobre a lei: 13.281 (1º de novembro de 2016) – Artigo 87 – Classificação dos sinais de trânsito. (leitura do rodapé da pág: 24).
- Sinais cotidianos e suas comunicações: Seção: HORA DA PESQUISA – (pág: 27)
- As cores e as obras de arte: Seção: HORA DA PESQUISA – (pág: 31). Qual a influência das cores e a importância delas para a interpretação das obras de arte?

2º MOMENTO: LEITURA DE TELA
- Trabalhando a intertextualidade -  Seção: PRÁTICA DE LEITURA (págs: 27, 28, 29). Nesta aula será realizada a leitura e análise da Tela: “O grito de Edvard Munch”, com o intuito de compreender e inferir acerca do poder das cores em nossas vidas.
- Realizem as atividades propostas e estimule a participação dos alunos na hora correção.
- Professor, se possível peça ajuda e orientação ao professor de Artes e verifiquem se juntos podem trabalhar a seção: NA TRILHA DA ORALIDADE.

  (11ª e 12ª AULAS)   - PRODUÇÃO TEXTUAL – CRÔNICA
1º MOMENTO:
- Professor, chegou a hora da produção. Solicite aos alunos que escrevam um “ensaio” do gênero Crônica, sobre a importância da linguagem não verbal em nossas vidas.
- Converse com os alunos e tente extrair situações cotidianas que eles precisaram dos sinais, da linguagem não verbal, das cores, e a partir dessas inferências os auxilie na produção. Relembre as características do gênero solicitado e a atenção que devem ter no ato da escrita, observando a pontuação e acentuação gráfica.
- Professor, peça que escrevam o pequeno texto no caderno, recolha, corrija e socializem na próxima aula.

  (13ª e 14ª AULAS) - VERBO – REVISÃO
1º MOMENTO:

- Professor, sugere-se que inicie a aula com uma conversar, solicite que os alunos fiquem em silêncio, fechem os olhos por alguns minutos e reflitam sobre quais ações eles realizam todos os dias, desde quando acordam, até a hora de dormir. Após, esse momento, socialize com a turma quais são as ações e escreva no quadro para que todos possam conhecer um pouco da vida uns dos outros e inicie o conceito de verbo.

- Em seguida ouça com os alunos a música: (PRA ELA PASSAR – DO CANTOR- VANDRÉ LEE) - (ANEXO), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nmF-R4YHcSA. Após, ouvirem a música, faça algumas perguntas para a turma:
- Essa música conta uma história?
- Quem são os personagens presentes nessa narrativa?
- Quem é ela?
- O que o eu-lírico faz desde quando acordar só para ver ela passar? Quais são as ações que ele realiza?
- Depois de socializarem as ações da música, explique aos alunos o conceito de verbo e os informe que os verbos presentes na música são verbos de ação. Explore com eles outros exemplos, agora trabalhando os verbos de estado e fenômeno da natureza.
2º MOMENTO:
- Para a segunda etapa da aula, solicite que os alunos dividam-se em grupos e entregue uma cartolina, revistas, jornais, etc, para que possam recortar várias imagens onde se identifique as ações, estado, ou fenômeno da natureza, para dessa forma revisar o conceito de VERBO e poderem criar orações com sentido completo.  Obs: (Caso, não tenha revista na escola, o professor poderá levar as imagens para cada grupo).

- Revise o conceito de frase e oração. Lembre aos alunos que toda oração possui verbo. Peça a eles que analisem as imagens e respondam algumas questões, como por exemplo: Onde? / Quando? / Como? / Quem é? / Como é?/ O que usa? / O que gosta de fazer?. A partir dessas questões deverão construir orações. Informe que devem utilizar a descrição para criarem as orações:
Ex: Carolina é uma menina bonita. / Ela usa uma camiseta cor de rosa e uma calça azul claro.
Carolina gosta de brincar de balançar.
3º MOMENTO:
- Para a terceira etapa da aula, solicite aos alunos ainda em grupos que estabeleçam o sentido das orações que criaram, identifiquem os verbos que as constituem e o que eles indicam: ação, estado ou fenômeno da natureza?
- Estipule um tempo, em seguida solicite a cada grupo que apresente o seu cartaz com as suas imagens para a turma, expondo as orações que criaram e indiquem o verbo.
- Ao final da aula passe atividades sobre o conceito de verbo através do livro didático e/ou outras fontes. Socialize e corrija com os alunos.

  (15ª e 16ª AULAS) – ESTRUTURA DO VERBO
1º MOMENTO:
- Professor, para introduzir o conteúdo sobre a ESTRUTURA DO VERBO, sugere-se que apresente a turma, o texto: “Era uma vez… o Verbo” – a estória- (ANEXO). Através desse texto o docente poderá explorar mais uma vez os verbos de ação e os tempos verbais (presente, passado, futuro).
- Professor, selecione um dos verbos de ação do texto e explore os tempos verbais (presente, passado e futuro).
2º MOMENTO:
- Para a segunda etapa das aulas, explique o conteúdo ESTRUTURA DO VERBO em (ANEXO).
- Divida a turma em grupos e entregue um envelope com vários verbos conjugados no presente, passado e futuro. Revise os pronomes pessoais entregue a tabela- (ANEXO) e solicite que os alunos em grupos organizem os verbos e informem quais são as pessoas do discurso referente a cada tempo verbal, indiquem o radical, a vogal temática, e a desinência.

3º MOMENTO:
- Após, os alunos resolverem a atividade em grupos, socialize com eles as questões, aproveite para esclarecer as demais dúvidas.
- Mas, se perceber que é preciso fixar o conteúdo de verbo mais um pouco, trabalhe as atividades em anexo, ou a MÚSICA: SONHAR (MC GUI) – ANEXO.
  (17ª e 18ª AULAS) – REESCRITA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
- Professor, entregue as produções textuais aos alunos para eles socializarem com as turmas e analisarem a correção. Após as apresentações, peça aos alunos que reescrevam os textos verificando as correções e realizem a reescrita.
- É importante que manter contato direto com os alunos durante a reescrita, esclarecendo para os alunos de que forma deve ser feita e por quais motivos.


RECURSOS:
(  ) Resumo           
(  ) Data show;         
(  ) Jornal;         
(  ) Revista;
(   ) Vídeo;
(  ) Computador;
(  ) Jogos;
(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.
(  ) Informativos.

AVALIAÇÃO:
(  ) Prova;
(  ) Trabalho;
(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (     ); 
(  ) Seminários;
(  ) Apresentação oral;
(  ) Observação do desempenho do aluno;
(  )  cartaz;
(  ) Debate;
(  ) Relatórios;
(  ) Avaliação escrita;
(  ) Avaliação da participação;

Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

Anexo- 1

MÚSICA: PRA ELA PASSAR (VANDRÉ LEE)

Passo o tempo pensando nela
Passo roupa vendo novela
Como broa de fubá
Abro a porta, vejo a rua
Fecho a porta, beijo a sua
Foto no mesmo lugar
Abro a janela, tudo escuro
Fecho a janela todo puro
Esperando só ela chegar
Acendo a vela iluminando
A passarela e vou jogando flores
Pra ela passar
Tomo um banho, ponho a roupa,
Tiro a roupa, ponho outra
Bem mais fácil de tirar
Faço rima, crio clima
Se alguém chama, mando o Lima
Atender no meu lugar
Abro a janela, tudo escuro
Fecho a janela todo puro
Esperando só ela chegar
Acendo a vela iluminando
A passarela e vou jogando flores
Pra ela passar
Tomo um banho, ponho a roupa,
Tiro a roupa, ponho outra
Bem mais fácil de tirar
Faço rima, crio clima
Se alguém chama, mando o Lima
Atender no meu lugar
Abro a janela, tudo escuro
Fecho a…

ANEXO – 2

 “Era uma vez… o Verbo” – a estória

Era uma vez o Verbo. Perdão, o Sr. Verbo. Há que tratar com o devido respeito palavra tão importante. Afinal, se não fosse ele, não estávamos agora a ouvir esta história. Ninguém conseguiria falar, ou escrever, ler ou ouvir… O Sr. Verbo é uma palavra. E, por sinal, das mais trabalhadoras que conheço. Mas, um dia, houve um problema… Vou contar-vos como foi.
O Sr. Verbo, amigo do seu amigo, estava sempre em toda a parte. Ajudava tudo e todos, fazia andar o mundo. A sua vida era um corrupio!
Um dia, acordou e disse:
- Estou triste… Trabalho noite e dia e sinto que ninguém me dá o devido valor.
Foi então que, se bem o pensou, melhor o disse e o fez:
 - É isso! Vou tirar umas férias. Hoje não saio à rua.
Decidiu ficar em casa, deixar que sentissem a sua falta. E, na verdade, todos repararam que o mundo ficou estranho…
O sol não nasceu, o despertador não tocou, a escola não abriu, os professores não deram aulas, as crianças não brincaram nem estudaram, a noite não caiu… O mundo parou!
Ao aperceber-se desta situação, o Sr. Verbo exclamou:
- Agora sim, vão dar-me o valor que mereço!
O Sr. Nome, seu vizinho de longa data, foi conversar com ele, tentando fazê-lo mudar de ideias e levar acção a todo o lado. Com muita calma, explicou-lhe:
- Sr. Verbo, por favor, tem de fazer qualquer coisa… As flores não florescem, os pássaros não cantam, o vento não sopra, o sol não brilha no céu, é tudo uma grande monotonia… Nada acontece! Só quando o Sr. voltar, aí sim, o sol nascerá e brilhará no céu, as crianças correrão pelos parques, as flores darão cor aos jardins e todos nós seremos muito felizes, o mundo será um sítio bonito e alegre!
O Sr. Verbo pensou naquelas palavras e, ao compreender que já tinha feito com que sentissem a sua falta, decidiu voltar ao trabalho e dar um final feliz àquele estranho dia.
Foi uma festa e todos correram a agradecer-lhe, quando o viram a trabalhar de novo, arduamente, para que tudo voltasse ao normal.

Maria João Loureiro


ANEXOS

ATIVIDADE – TEMPOS VERBAIS

1)Analise as orações abaixo e observe os verbos em destaque:

TEXTO A:
Quem vê esta cachorra dormindo nem imagina que ela corre, senta, dá a patinha, come cenouras, late, pula, pega a bola, brinca, deita, rola,..

TEXTO B:
Quem vê esta cachorra dormindo nem imagina que ela correu, sentou, deu a patinha, comeu cenouras, latiu, pulou, pegou a bola, brincou, deitou, rolou,..

TEXTO C:
Quem vê esta cachorra dormindo nem imagina que ela correrá, sentará, dará a patinha, comerá cenouras, latirá, pulará, pegará a bola, brincará, deitará rolará,..

a- Que ideia de tempo os verbos em destaque no texto A indicam? ____________.

b - Que ideia de tempo os verbos em destaque no texto B indicam? ____________.

c - Qual é a diferença entre os verbos dos textos A e B? ___________________.

d - Qual das formas verbais você usa com mais frequência, a do texto A, B ou C ? _____________.

2)Leia e observe as palavras destacadas.
Ventou muito forte na cidade. As pessoas ficaram assustadas e correram para suas casas.

a) Reescreva as palavras destacadas de acordo com o que indicam.

Fenômeno da natureza: _______________. (Choveu)
Ação: ________________. (Correram)
Estado do ser: __________________. (Ficaram)

b- Os verbos destacados estão escritos no tempo:

(    ) Presente
(    ) Passado
(    ) Futuro

c- Reescreva a frase observada de acordo com o tempo indicado.

No presente: ______________________________________________ (Venta muito forte na cidade. As pessoas ficam assustadas e correm para suas casas.).

No futuro:______________________________________________________ (Ventará muito forte na cidade. As pessoas ficarão assustadas e correrão para suas casas.).


ANEXO

          CONTEÚDO – ESTRUTURA – VERBO - 7º ANO -

    A GANSA QUE PUNHA OVOS DE OURO

Um homem possuía uma gansa que, toda manhã, punha um ovo de ouro. Vendendo esses ovos preciosos, ele estava acumulando uma grande fortuna. Quanto mais rico ficava, porém, mais avarento se tornava. Começou a achar que um ovo só, por dia, era pouco.
“Por que não põe dois ovos, quatro ou cinco?” pensava ele. “Provavelmente, se eu abrir a barriga desta ave, encontrarei uma centena de ovos e viverei como um nababo.”
Assim pensando, matou a gansa, abriu-lhe a barriga e, naturalmente, nada encontrou.
(Esopo. O mundo da criança.Rio de Janeiro, Delta.)

VERBO é a palavra variável que pode ser - Conjugada no passado, presente e futuro.
Observe as palavras destacadas no texto:
põe – indica tempo presente
ficava, começou, matou, abriu – indicam tempo passado (pretérito)
encontrarei, viverei – indicam tempo futuro
Essas palavras, que podem ser conjugadas para indicar os tempos presente, passado (pretérito) e futuro, são chamadas verbo. Veja:

VERBO é a palavra variável que indica ação, estado ou fenômeno da natureza

O modo indica a maneira como a ação verbal se passa. Há três modos verbais:
Indicativo - indica a ação de modo certo, exato, preciso. Assim: “... eu corro...”
Subjuntivo - indica que a ação se passa de modo duvidoso, incerto. Assim: “Se eu corresse...”
Imperativo - indica uma ordem, um pedido, uma súplica. Assim: “Corra...”

Observe:
São três as conjugações verbais: - ar - er - ir
1ª conjugação – cantar/ amar
2º conjugação – correr/ beber
3ª conjugação – partir/ medir
O verbo também possui três formas chamadas nominais, que podem ser classificadas como nomes ou como verbos. Assim:






Verbo Nome Forma nominal
Vamos jantar? O jantar está na mesa. Infinitivo
Eu estou examinando você. O examinando faltou à prova. Gerúndio
Ela é amada por mim. A amada não veio ao encontro. Particípio




Leia e observe os verbos destacados:
A MAIOR AVE DO MUNDO
Capaz de ingerir até 15 quilos de alimento por dia, o avestruz é um animal onívoro, isto é, ele
come de tudo: plantas, insetos, alguns roedores e até pedras! Apesar de ser incapaz de voar, a maior ave do mundo pode correr em uma velocidade de até 60 quilômetros por hora.
                                                                          (Revista Natureza. São Paulo, Europa, novembro de 1998.)
Veja a conjugação do verbo comer, destacado no poema
                                                  Eu    -    Com –         o
                   SINGULAR          Tu    -    Com –         es
                                                  Ele   -    Com –          e
                                               
   Nós   -    Com –        emos
                  PLURAL                Vós   -    Com –         eis
                                                  Eles  -    Com –         em
                                                     ↓                ↓       ↓             
                                Pronomes pessoais    radical    desinências

Radical é a parte que contém o significado básico e nos verbos regulares não sofre alterações.
Radical – para se obter o radical do verbo, retiram-se as terminações ar – er – ir (do infinitivo).
Desinência são elementos acrescidos ao radical e indicam pessoa, número, tempo e modo.
O mesmo ocorre com outro verbo do poema, correr: corro, corres, corre, corremos, correis, correm.
Vogais temáticas – são as vogais a – e – i, que indicam as conjugações verbais e são usadas
como elementos de ligação entre o radical e as desinências. Veja:

a – vogal temática da 1ª conjugação;
e – vogal temática da 2ª conjugação;
i – vogal temática da 3ª conjugação.
                                                              ATIVIDADE
1)Leia a notícia sobre o macaco-prego Chico, completando-a com estes verbos:





UBERABA > 'Chico' era acusado de atacar pessoas
MACACO LADRÃO É PERDOADO
Apesar das acusações de furto, roubo e lesão corporal, o macaco-prego Chico _____________ habitando A Mata do Ipê, uma unidade de conservação em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A decisão foi tomada ontem, em uma audiência pública que _________ mais de três horas e reuniu representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, da promotoria e moradores da cidade.
O animal, que ________ no parque desde que nasceu, ______ atacado pessoas e, com isso, _________ dividindo a cidade entre os que defendiam sua permanência e os que queriam que ele fosse embora. Por isso, foi preciso realizar a audiência.
Nos últimos dois meses, foram registrados cerca de 40 casos de pessoas atacadas pelo macaco. Na tentativa de pegar comida de quem passava pelo local, ele __________ tudo o que encontrava nos bolsos das pessoas, como chaves e celulares. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Lima, nenhuma das vítimas foi à audiência, o que, para ele, _________ que o macaco não tem culpa.
O Ministério Público _________ um estudo para apresentar alternativas para o convívio do macaco com as pessoas. A primeira reunião de especialistas_________ segunda-feira. O projeto __________ ter como foco a educação ambiental e a criação de uma estrutura que possibilite uma convivência pacífica.             Fonte: “Jornal da Tarde”. (Com adaptações feitas pela autora da atividade.).

Agora, transcreva os verbos utilizados para completar a notícia, conforme indicação:
Tempo Passado Tempo Presente Tempo Futuro





2) A incrível viagem à Lua

            Precisamente às 2 horas, 56 minutos e 29 segundos do dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong realizará um antigo sonho da humanidade: pisará no solo lunar. Cerca de um bilhão de pessoas assistirão pela TV à maior façanha do século XX. Finalmente o homem conquistará a última fronteira, e os Estados Unidos se encherão de orgulho por vencer a União Soviética na corrida espacial.
a) Reescreva o texto acima utilizando o tempo PRESENTE :
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Reescreva o texto acima utilizando o tempo PASSADO (pretérito perfeito):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Sublinhe os verbos das frases e escreva entre parênteses o que eles indicam:
A – ação                E – estado               FN – fenômeno da natureza

(      ) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
(      ) Chove muito na fazenda.
(      ) Os alunos e professores resolveram os problemas juntos.
(      ) Muito alegres, cantamos a noite inteira.
(      ) Todas as baleias estão deliciadas com sua liberdade.

4) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a) chegarei: ___________________________         b) subiram: ___________________________
c) coube: _____________________________         d) fizeste: ____________________________
e) pusesses: ___________________________         f) sumiu: _____________________________
g) estávamos: _________________________          h) amássemos: ________________________

5) Identifique a conjugação a que pertence cada um dos verbos do exercício anterior:
1ª conjugação: ____________________________________________________________________
2ª conjugação: ____________________________________________________________________
3ª conjugação: ____________________________________________________________________




Anexo – 5

VERBOS

CANTO
CANTEI
CANTAREI
VENDO
VENDIA
VENDEREI PARTO
PARTIA
PARTIREI
PERGUNTO
PERGUNTEI
PERGUNTAREI
AMO
AMEI
AMAREI BRINCO
BRINQUEI
BRINCAREI


ANEXO

PRONOMES PESSOAIS VERBOS RADICAL:
O QUE AS FORMAS DE CADA VERBO TEM EM COMUM? QUAL É A VOGAL TEMÁTICA QUE ACOMPANHA O RADICAL DESSES VERBOS?
INDIQUE A CONJUGAÇÃO DE CADA VERBO:
(1ª – AR) - (2ª – ER) - (3ª – IR) DESINÊNCIAS:
INDIQUE A PESSOA DO DISCURSO:
(1ª/ 2ª/ 3ª)
E O NÚMERO: (SINGULAR OU PLURAL):



PRONOMES PESSOAIS VERBOS RADICAL:
O QUE AS FORMAS DE CADA VERBO TEM EM COMUM? QUAL É A VOGAL TEMÁTICA QUE ACOMPANHA O RADICAL DESSES VERBOS?
INDIQUE A CONJUGAÇÃO DE CADA VERBO:
(1ª – AR) - (2ª – ER) - (3ª – IR) DESINÊNCIAS:
INDIQUE A PESSOA DO DISCURSO:
(1ª/ 2ª/ 3ª)
E O NÚMERO: (SINGULAR OU PLURAL):



PRONOMES PESSOAIS VERBOS RADICAL:
O QUE AS FORMAS DE CADA VERBO TEM EM COMUM? QUAL É A VOGAL TEMÁTICA QUE ACOMPANHA O RADICAL DESSES VERBOS?
INDIQUE A CONJUGAÇÃO DE CADA VERBO:
(1ª – AR) - (2ª – ER) - (3ª – IR) DESINÊNCIAS:
INDIQUE A PESSOA DO DISCURSO:
(1ª/ 2ª/ 3ª)
E O NÚMERO: (SINGULAR OU PLURAL):




PRONOMES PESSOAIS VERBOS RADICAL:
O QUE AS FORMAS DE CADA VERBO TEM EM COMUM? QUAL É A VOGAL TEMÁTICA QUE ACOMPANHA O RADICAL DESSES VERBOS?
INDIQUE A CONJUGAÇÃO DE CADA VERBO:
(1ª – AR) - (2ª – ER) - (3ª – IR) DESINÊNCIAS:
INDIQUE A PESSOA DO DISCURSO:
(1ª/ 2ª/ 3ª)
E O NÚMERO: (SINGULAR OU PLURAL):




PRONOMES PESSOAIS VERBOS RADICAL:
O QUE AS FORMAS DE CADA VERBO TEM EM COMUM? QUAL É A VOGAL TEMÁTICA QUE ACOMPANHA O RADICAL DESSES VERBOS?
INDIQUE A CONJUGAÇÃO DE CADA VERBO:
(1ª – AR) - (2ª – ER) - (3ª – IR) DESINÊNCIAS:
INDIQUE A PESSOA DO DISCURSO:
(1ª/ 2ª/ 3ª)
E O NÚMERO: (SINGULAR OU PLURAL):




PRONOMES PESSOAIS VERBOS RADICAL:
O QUE AS FORMAS DE CADA VERBO TEM EM COMUM? QUAL É A VOGAL TEMÁTICA QUE ACOMPANHA O RADICAL DESSES VERBOS?
INDIQUE A CONJUGAÇÃO DE CADA VERBO:
(1ª – AR) - (2ª – ER) - (3ª – IR) DESINÊNCIAS:
INDIQUE A PESSOA DO DISCURSO:
(1ª/ 2ª/ 3ª)
E O NÚMERO: (SINGULAR OU PLURAL):





ANEXO

MÚSICA: SONHAR – MC GUI

Sonhar
MC Gui
Não nasci na rua, mas me joguei nela
Sou mero aprendiz na vida de favela
Onde eu tenho certeza que a fé nunca morre
E a vida real não parece novela
Se hoje eu tenho, eu quero dividir
Ostentar pra esperança levar
Pras crianças nunca desistir
Um sonho que leve gente a acreditar

Eu peço pra Deus o caminho iluminar
Que a luta que eu travo não me traga dor
Eu faço o possível pra gente ganhar
A guerra de miséria que a gente criou
Cê tá ligado o quanto é difícil
Quando lá em cima querem derrubar
Mas quando embaixo se pede ajuda
Ninguém dá a mão se é pra te levantar
Sonhar, nunca desistir
Ter fé, pois fácil não é, nem vai ser
Tentar até se esgotar suas forças
Se hoje eu tenho, eu quero dividir
Ostentar pra esperança levar

Sonhar, nunca desistir
Ter fé, pois fácil não é nem vai ser
Tentar até se esgotar suas forças
Se hoje eu tenho, quero dividir
Ostentar pra esperança levar e o mundo sorrir
Criança quer ser jogador
Pra dar pra família um futuro melhor
Acende essa luz aí no fim do túnel
Que é pra esse menor no futuro enxergar
Se hoje eu tenho, eu quero dividir
Ostentar pra esperança levar
Pras crianças nunca desistir
Um sonho que leve gente a acreditar

Acredito e tenho o pé no chão
Vou fazer um som, me jogar no mundão
Quero ser do bem, não importa o estilo
Contanto que eu tenha tudo que eu preciso
Minha família tá sempre aumentando
Meus amigos só vem pra somar
Quando eu sinto que tá me atrasando
Eu já chuto pra longe pra não mais voltar

Sonhar, nunca desistir
Ter fé, pois fácil não é, nem vai ser
Tentar até se esgotar suas forças
Se hoje eu tenho, eu quero dividir
Ostentar pra esperança levar
Atividade

Após ouvir a canção responda às questões abaixo.

1) “Não nasci na rua, mas me joguei nela, sou mero aprendiz na vida de favela”. O trecho da canção nos diz sobre enfrentarmos o mundo que é cheio de coisas boas e ruins. Na sua opinião como um adolescente protagonista pode enfrentar situações difíceis e fazer escolhas corretas enquanto aprendizes?

2) “Tenho certeza que a fé nunca morre e a vida real não parece novela”.  A realidade que você vive às vezes é dura, difícil? Você acredita que tem capacidade para vencê-la?

3) “Se hoje eu tenho quero dividir, ostentar pra esperança levar, para as crianças nunca desistir um sonho que leve a gente acreditar”. Esse trecho da música aborda quais valores e atitudes de um adolescente protagonista? Sonhar é importante? Por quê?

4) “Peço pra Deus o caminho iluminar /Que a luta que eu travo não me traga dor /Eu faço o possível pra gente ganhar/ a guerra de miséria que a gente criou” Um adolescente protagonista tem que enfrentar as situações diárias de que forma? Aprendemos com situações que causam dor e sofrimento? Como? Confiar em Deus e em sua família é importante?

5) Cê tá ligado, o quanto é difícil/quando lá em cima querem derrubar/ Mas quando embaixo se pede ajuda ninguém dá a mão se é pra te levantar. Na sua vida você encontrará pessoas que te ajudaram e que te colocará para baixo, de que forma podemos perceber essas situações e como podemos agir?

6)“Meus amigos só vem pra somar, quando eu sinto que tá me atrasando já chuto pra longe pra não mais voltar”. É importante sabermos escolher nossas amizades? O que um amigo verdadeiro pode fazer para nos ajudar?

7) “Criança quer ser jogador pra dar pra família um futuro melhor / Acende essa luz ai no fim do túnel /que é pra esse menor no futuro enxergar”. Através dos seus sonhos você pretende ajudar a sua família, ou alguém em especial? Por quê?

Professor: Esse trecho da música nos faz lembrar da recente tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro, com os adolescentes que jogavam bola na Base do time Flamengo. Reflita com eles, quantos sonhos foram interrompidos, quantas famílias sofrendo, o que poderia ser feito para que a tragédia não acontecesse?
8) Qual é a principal mensagem que a música apresenta?

ANÁLISE LINGUÍSTICA:
1) Quais são os pronomes pessoais presentes na música?
_________________________________________________________________________________

2) A música nos apresenta vários verbos, escreva-os abaixo e informe se são: de estado, ação, ou fenômeno da natureza.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Os verbos da canção te ensinam a ter atitudes positivas ou negativas? Quais atitudes você pratica e quais ainda precisa melhorar? Descreva:
 ____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

8º Ano 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020
Ano/Série: 8º             Período:  16/03/2020 a 03/04/2020                    Nº de Aulas: 15
Campo de atuação: Artístico- Literário
Tema Gerador: Ciência e Tecnologia
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA:
- Leitura de verbete enciclopédico;
- Leitura de poemas
- Leitura de palavras-imagens
- Leitura de verbete poético
- Leitura de tirinha
- Leitura de crônica
- Leitura de artigo de opinião
- Leitura de conto
- Leitura de prefácio

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
- Estrutura das palavras
- Formação de palavras: composição por aglutinação e por justaposição

ORALIDADE:
- Entrevista com colegas da escola;
- Conhecendo o colega pela palavra;

- PRODUÇÃO: Narrativa;
Habilidades - BNCC:
(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital)... e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

(EF69LP30) Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes...

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo)...

(EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

(EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc...

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF08LP05) Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

(EF08LP06) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

Competência Geral: BNCC
1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Competências específicas de Língua Portuguesa:
2. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
7. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:
Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª SEMANA: 16/03 a 20/03
  (1ª e 2ª AULAS) –  CAPÍTULO 1 – BAÚ DE PALAVRAS
1ª ETAPA:
- Professor, iniciaremos o trabalho com o livro didático e exploraremos várias práticas de leitura, com o intuito de analisar o poder, a importância e os sentidos que as palavras estabelecem. Para essa análise é primordial que o docente verifique as orientações do (CAPÍTULO – 1), que estão direcionadas de acordo com as competências e habilidades da BNCC, pois, dessa forma entenderemos as aprendizagens essências que devem ser adquiridas por nossos alunos.
- Inicie o (CAPÍTULO -1) com a seção “PARA COMEÇO DE CONVERSA”, que propõe um levantamento prévio da temática que será estudada. Estimule a participação oral da turma e que todos possam refletir as questões propostas com empenho.
- Após o levantamento dos conhecimentos da turma, analisem o texto: “O enigma da esfinge e o oráculo de Delfos” (págs: 14,15) e socialize com a turma as questões propostas do texto, abordando um pouco da mitologia grega, o conceito da palavra enigma e sua importância naquela época, além de iniciar o entendimento sobre o significado de VERBETE. Explore a participação dos alunos na resolução do enigma.
2ª ETAPA:
- Para essa segunda etapa das aulas, sugere-se como outras práticas de leitura o poema de José Paulo Paes “Letra L” para explorar o sentido que as palavras estabelecem e o ritmo que a aliteração proporciona, e o texto Novocabulário de Millôr Fernandes, analisando a relação de sentido das palavras e a forma como estão representadas com a linguagem verbal e não verbal. Respondam as questões propostas no caderno ou oralmente. Analisem também o poema de Vinícius de Moraes: “A um passarinho”.
DINÂMICA:
- Professor, como forma de instigar o alunado e explorar de que forma eles estabelecem os sentidos de algumas palavras, sugere-se a dinâmica: “O BAÚ DAS PALAVRAS”. A atividade é bem parecida com o poema “Novocabulário”, além de despertar a criatividade da turma.     
             Leve algumas palavras dentro de uma caixa (se tiver o formato de um baú ficará ainda mais dinâmico). Essas palavras devem ser interessantes, pois o intuito é despertar a criatividade dos alunos. Eles deverão dar forma as palavras, além de estabelecer a significação delas.  Entregue folhas de ofício a cada aluno e solicite que caprichem.
- Após a dinâmica, façam uma roda de conversa para que todos socializem as suas palavras e o sentido que estabeleceram através da linguagem não verbal.

  (3ª e 4ª AULAS) – PRÁTICA DE LEITURA – VERBETE
1ª ETAPA:
- Professor, na seção “Prática de leitura”, exploraremos através do texto “Palavra” (Adriana Franco), o significado de verbete, analisando como pode ser expresso de maneira explicativa e poética.
- Estimule a participação da turma na correção e análise do texto, além de abordar acerca da biografia da autora.
2ª ETAPA:
- A segunda etapa da aula, corresponde a análise e resolução das questões da seção: “POR DENTRO DO TEXTO” (págs: 16 a 19). Nessa seção será explanado a definição do verbete “palavra” pelos gramáticos e poetas, explorando as explicações e entendimento que o texto apresenta.
- Estipule um tempo para as resoluções das questões propostas e em seguida corrija com os alunos, estimulando a participação da turma.
3ª ETAPA: INTERTEXTUALIDADE ENTRE GÊNEROS
- Após a correção e entendimento das questões do texto “Palavra” (Adriana Franco), trabalhe a seção:
“CONVERSA ENTRE TEXTOS” (págs:19,20), explorando o gênero TIRINHA e suas marcas textuais e de sentido, analisem o humor e a relação que ocorre entre os dois textos.
  (5ª e 6ª AULAS) – PRÁTICA DE LEITURA – CRÔNICA
- Para esta aula e ainda como atividade da seção PRÁTICA DE LEITURA, sugere-se que o professor explore o gênero: CRÔNICA (págs: 20, 21), e analise junto com os alunos os sentido da palavra “ABSCÔNDITO” dentro do texto e depois através do dicionário, ou seja analisando o sentido literal e figurado da palavra.
- Estipule um tempo para as resoluções das questões propostas e em seguida corrija com os alunos, estimulando a participação da turma.
2ª SEMANA: 23/03 a 27/03
  (7ª, 8ª, 9ª AULAS) – ESTRUTURA DAS PALAVRAS
1ª ETAPA:
- Professor, várias práticas de leitura foram e exploradas para estabelecer o sentido e entendimento da temática, além de estimular os conhecimentos prévios dos alunos e suas interpretações acerca dos significados das palavras dos textos.
- Então, chegou a hora de trabalhar o estudo da análise linguística e semiótica através do objeto de conhecimento “Estrutura e formação das palavras” - (págs: 21 a 23), e dos trechos dos gêneros textuais que estudados anteriormente.
- Para melhor entendimento do conteúdo gramatical, sugere-se que trabalhe os materiais (ANEXO NO EMAIL) que contém atividades em grupo e dinâmicas.
- Estipule um tempo para as resoluções das questões propostas e em seguida corrija com os alunos, estimulando a participação da turma e tirando as possíveis dúvidas.
2ª ETAPA:
- Trabalhe a seção: APLICANDO CONHECIMENTOS – (págs: 24 e 25), através do gênero textual “artigo de opinião”, estabelecendo o sentido do texto e reforçando o aprendizado acerca da formação das palavras. 
3ª SEMANA: 30/03 a 03/04
  (10ª, 11ª AULAS) – NA TRILHA DA ORALIDADE – PRODUÇÃO TEXTUAL
1ª ETAPA:
- Professor, como forma de estreitar a relação interpessoal dos alunos e ampliar o entendimento dos objetos de conhecimento até aqui estudados, sugere-se na seção NA TRILHA DA ORALIDADE – (pág: 25), a atividade “conhecendo o colega pela palavra” trabalhando o gênero entrevista, se achar necessário acrescente outras perguntas.
- Deixe claro para os alunos que deverão responder as perguntas apenas com uma palavra, então eles precisão pensar bem antes de responder e verificar o significado e sentido que essa palavra estabelece.
2ª ETAPA:
- Após as entrevistas, explique a turma que deverão realizar uma produção textual (ANEXO) sobre o seu colega, poderão criar uma narrativa e decidir de que forma as informações sobre o colega serão expostas, se através de um narrador personagem, ou observador. Para isso, revise a tipologia textual narrativa e suas principais características.
- Auxilie os alunos na escrita, revise as principais regras de pontuação, paragrafação e acentuação gráfica.
- Professor, é importante que antes das apresentações você leia os textos dos alunos fazendo as correções necessárias e principalmente analisando de que forma os alunos falaram do colega, eliminando possíveis preconceitos e práticas de bullying, caso ocorra converse e reorganize a produção de maneira coerente.
- Organize as apresentações, e solicite aos alunos que leiam as entrevistas antes das produções textuais, para que dessa forma um aluno apresente o outro para a turma dando destaque a palavra escolhida por cada um para se definir.

  (12ª e 13ª AULAS) – PRÁTICA DE LEITURA – CONTO
- Professor, para estas aulas analise primeiramente o conhecimento prévio dos alunos acerca da Língua Portuguesa, em quais países ela é falada e de que forma. Antes da leitura do conto: “CHUVA: A ABENSONHADA” – (págs: 26 a 30) de analisem o contexto histórico que o conto aborda e leiam a biografia de Mia Couto, em seguida estipule um tempo para responderem as atividades propostas e corrija.

  (14ª e 15ª AULAS) – LINGUAGEM DO TEXTO
- Para estas duas aulas, trabalhe com os alunos a LINGUAGEM DO TEXTO – (pág: 30,31). Nesta seção será abordado o significado de neologismo e o conceito de polissemia, além da análise de algumas palavras no sentido literal e figurado.
- Estipule um tempo para as resoluções das questões propostas e em seguida corrija com os alunos, estimulando a participação da turma e tirando as possíveis dúvidas.
RECURSOS:
(  ) Resumo             (  ) Data show;            (  ) Jornal;           (  ) Revista;          (   ) Vídeo;     (  ) Computador;
(  ) Jogos;               (  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.               (  ) Informativos.

AVALIAÇÃO:
(  ) Prova;       (  ) Trabalho;      (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (     );       (  ) Seminários;
(  ) Apresentação oral;              (  ) Observação do desempenho do aluno;                 (  )  cartaz;
(  ) Debate;     (  ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita;                           (  ) Avaliação da participação;

Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

ANEXOS

PRODUÇÃO TEXTUAL
ELEMENTOS DA NARRATIVA - REVISÃO
      O mundo da ficção desenvolve-se ao redor dos seguintes elementos estruturais:
      1.Personagem
      É a pessoa (de persona) que atua na narrativa. Pode ser principal ou secundária, típica ou caricatural.
      2.Enredo
      É a narrativa propriamente dita, que pode ser linear ou retrospectiva, cuja trama mantém o interesse do leitor, que espera por um desfecho. Chama-se também simplesmente de ação.
      3. Espaço
      É o meio físico e social onde se desenvolve a ação das personagens. Trata-se do pano de fundo ou do cenário da história, também designado de paisagem.
4.Tempo
      É o elemento fortemente ligado ao enredo numa seqüência linear ou retrospectiva, ao passado, presente e futuro, com seus recuos e avanços. Pode ser cronológico ou psicológico. Cronológico, quando avança no sentido do relógio; psicológico, quando é medido pela repercussão emocional, estética e psicológica nas personagens.

FOCO NARRATIVO é o ângulo por meio do qual o narrador conta a história. Os mais comuns são dois: foco narrativo em primeira pessoa e em terceira pessoa. Eles acontecem assim:

a) foco narrativo em primeira pessoa – a história é narrada por um personagem que participa dos acontecimentos, observando, sentindo, vivendo a experiência narrada.

Exemplo: A primeira vez que me encontrei com Benedito, foi no dia mesmo da minha chegada na Fazenda Larga, que tirava o nome das suas enormes pastagens. O negrinho era quase só pernas, nos seus treze anos de carreiras livres pelo campo, e enquanto eu conversava com os campeiros, ficara ali, de lado, imóvel, me olhando com admiração.
(Será o Benedito! – Mário de Andrade)

b) foco narrativo em terceira pessoa – a história é contada do ângulo de um narrador que não participa dos acontecimentos, apenas observa, reflete e mostra, de forma distanciada, a experiência vivida pelo(s) personagem(ns).

Exemplo: Camilo pegou-lhe nas mãos, e olhou para ela sério e fixo. Jurou que lhe queria muito, que os seus sustos pareciam de criança; em todo o caso, quando tivesse algum receio, a melhor cartomante era ele mesmo. Depois, repreendeu-a; disse-lhe que era imprudente andar por essas casas. (A cartomante - Machado de Assis)
TIPOS DE DISCURSO:

Discurso direto:
Reproduz a fala dos personagens. O próprio personagem fala. Antes da fala do personagem, existe um travessão. Pode ser organizado de duas maneiras:
a- Informa quem vai falar. A frase termina por dois-pontos (:). Abre-se então um novo parágrafo, para, nele, colocar o travessão, seguido da fala do personagem.
b- Registra-se, depois de posto o travessão, a fala do personagem. Na mesma linha, coloca-se um outro travessão e, em seguida, a frase pela qual o narrador explica quem está dizendo aquilo (iniciada por letra minúscula).

Discurso indireto:
O narrador conta, com suas próprias palavras, o que o personagem diria. Funciona como testemunha auditiva e passa para o leitor o que ouviu do personagem. Os verbos aparecem na 3ª pessoa do singular.

ATIVIDADE- PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora é sua vez, após revisar as principais características a tipologia textual narrativa, elabore um texto narrativo a partir da entrevista que realizou com o seu colega, defina o enredo, tempo e espaço, e o foco narrativo, se apresentará um narrador observador e/ou personagem. Seja criativo e lembre-se de respeitar o outro.


9º Ano 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020
Ano/Série: 9º             Período:  16/03/2020 a 03/04/2020                     Nº de Aulas: 15
Campo de atuação: Jornalístico-midiático
Tema Gerador: Ciência e Tecnologia
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- LEITURA:
- Artigo de opinião;
Leitura de imagem: charge;
Leitura de artigo de opinião; Características do gênero artigo de opinião
Leitura de estatuto;
Leitura de entrevista;
Leitura de infográfico;
Leitura de reportagem;

- ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: 
- Período composto por coordenação (revisão);

- ORALIDADE:
Oralização;
Conversação espontânea;
Participação e troca de ideias coletiva;

- PRODUÇÃO: Produção de narrativa;
Competência Geral: BNCC
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas de Língua Portuguesa:
2. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
6. Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
7. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento,
pesquisa, trabalho etc.).
HABILIDADES – BNCC :

(EF89LP06) Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
(EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.
(EF09LP09) Identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto.
(EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: 
Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
  (1ª e 2ª AULAS) – CONHECIMENTO DA TURMA E BREVE DIAGNÓSTICO
1ª ETAPA:
- Professor, iniciaremos o trabalho com o livro didático e exploraremos várias práticas de leitura, com o intuito de analisar o poder, a importância e os sentidos que as palavras estabelecem. Para essa análise é primordial que o docente verifique as orientações do (CAPÍTULO – 5), que estão direcionadas de acordo com as competências e habilidades da BNCC, pois, dessa forma entenderemos as aprendizagens essências que devem ser adquiridas por nossos alunos.
- Inicie o (CAPÍTULO -5) com a seção “PARA COMEÇO DE CONVERSA”, que propõe um levantamento prévio da temática que será estudada. Estimule a participação oral da turma e que todos possam refletir as questões propostas com empenho.
- Após o levantamento dos conhecimentos da turma sobre as várias faces de violência em nossa sociedade, principais causas e consequências analise a charge “Violência nas escolas” – (págs: 124, 125) com os alunos e os oriente a observarem e analisarem a linguagem verbal e não verbal presente no texto, além da crítica que estabelecem em relação a temática: violência. 
2ª ETAPA:
- Para essa segunda etapa das aulas, sugere-se como outras práticas de leitura e aprofundamento da temática o Artigo de opinião: Paz social. Faça o levantamento prévio antes da leitura do texto, em seguida explore o quadro CONHECENDO O AUTOR, e as questões por DENTRO DO TEXTO. 
- Priorize a discussão da temática principalmente através das questões 5,6,7 ,8 analisando o uso da palavra “pivete” e a questão do círculo vicioso do abandono, a relação entre infância marginalizada e países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
- Estipule um tempo para as resoluções das questões propostas e em seguida corrija com os alunos, estimulando a participação da turma.

  (3ª e 4ª AULAS) – Análise da obra – CENA DE RUA (ANGELA LAGO)
- Professor, após a abordagem inicial da temática sobre as faces da violência, e a leitura do artigo de opinião: Paz social, mostrem a turma a obra literária: CENAS DE RUA – (Angêla Lago) “que ilustra a vida de um menino vendedor de frutas em semáforos que, vítima da indiferença, acaba cometendo um delito. Imagens e cores fortes, plenas de movimentos, e ângulos surpreendentes se combinam nesta reportagem visual. Explorando a linguagem expressionista, Angela Lago consegue falar à emoção sem palavras.”
- Mostre as imagens do livro na sequência correta, para que dessa forma eles consigam compreender as ações da narrativa. O sentido dessa obra é estabelecido também através das cores, das expressões dos personagens e outros elementos. Então, faça uma análise inicial das imagens com os alunos oralmente.
Análise inicial das imagens:
O que acham da capa livro? Por que ela apresenta a cor preta?
Porque o título CENA DE RUA está em vermelho? A cor vermelha nos remetem a quais cenas de rua?
Em que ambiente as ações da personagem ocorrem? 
Quais cores estão presentes de forma marcante na narrativa? Elas nos remetem a quê? Qual o significado delas ?
Quais cor prevalece mais na narrativa? O que isso significa?
Por que a cena inicial se repete no final da narrativa? O que isso quer dizer? 
2ª ETAPA:
- Sugere-se que o professor revise as principais características da tipologia narrativa (ANEXO), e instrua os alunos quanto a produção textual. Informe que após a análise da obra imagética, eles elaborarão uma narrativa contando, quem é o menino? Onde ele está? Que situação ele está enfrentando?
- Auxiliem os alunos durante a escrita, e na escolha do foco narrativo. Solicite que tenham atenção a pontuação e acentuação gráfica.

  (5ª e 6ª AULAS) – SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES E REESCRITA
- Sugere-se que destine essa aula para a apresentação das produções, analisando a participação da turma e o respeito ao próximo. Verifique também se os alunos trabalharam temáticas importantes que a obra explora e amplie a discussão. Separe um tempo para a reescrita.

  (7ª e 8ª AULAS) – INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – ARTIGO DE OPINIÃO
1º ETAPA:
- Professor, destine essas duas aulas para trabalhar a seção: LINGUAGEM DO TEXTO – (págs: 129 a 130) aborde os conceitos: “argumento/ argumentação” e verifique com os alunos os argumentos de causa e consequência, princípio e autoridade presentes no texto “PAZ SOCIAL”. Ao final da atividade revise as características do gênero: Artigo de opinião.
 2º ETAPA:
- Para a segunda etapa dessas aulas trabalhe a seção: TROCANDO IDEIAS. O intuito é analisar e relacionar o os artigos 1º, 2º e 112º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o artigo de opinião: Paz social. É importante que os alunos compreendam o papel de cada pessoa como cidadão na sociedade, e na garantia de proteção de crianças e adolescentes.
- Estipule um tempo para as resoluções das questões propostas e em seguida corrija com os alunos, estimulando a participação da turma.

  (9ª, 10ª AULAS) – PRÁTICA DE LEITURA – ENTREVISTA / REPORTAGEM
1º ETAPA:
- Professor, trabalhe nessas aulas os gêneros: entrevista e reportagem através da seção: PRÁTICAS DE LEITURA – (págs: 131 a 133) Em seguida solicite aos alunos que respondam as seções: POR DENTRO DO TEXTO e LINGUAGEM DO TEXTO – (págs: 133 a 135), ambas reforçaram a temática estudada, as principais características dos gêneros e a análise linguística e semiótica. 
- Estipule um tempo para as resoluções das questões propostas e em seguida corrija com os alunos, estimulando a participação da turma.
2º ETAPA:
- Na segunda etapa analise com os alunos os INFOGRÁFICOS – (págs.: 134 a 136). Auxilie os alunos na leitura dos gráficos e legendas, explorando as principais características do gênero em questão.
- Acompanhe os alunos nas atividades propostas, realizem as correções e esclareçam possíveis dúvidas.

  (11ª e 12ª AULAS) – REFLEXÕES SOBRE O USO DA LÍNGUA
1º ETAPA:
- Professor, iniciaremos o estudo do Período composto por coordenação – (págs.: 137 a 139).  Construiremos os conceitos a partir das análises das orações dos textos lidos ao longo do capítulo- 5. Explore os quadros das conjunções analisando o valor semântico e suas classificações.
2º ETAPA:
- Estipule um tempo para as resoluções das questões propostas e em seguida corrija com os alunos, estimulando a participação da turma e retire as possíveis dúvidas.

  (13ª e 14ª AULAS) –
1º ETAPA:
- Professor, sugere-se que analise junto com os estudantes a reportagem: “O reflexo da violência urbana no  comportamento das famílias” (págs: 140 a 142), ampliando a temática e o objeto de conhecimento: Período composto por coordenação.

2º ETAPA:
- Estipule um tempo para as resoluções das questões propostas e em seguida corrija com os alunos, estimulando a participação da turma e retire as possíveis dúvidas.
  (15ª AULA) –  REVISÃO – GRAMÁTICA
- Professor, utilize essa aula para revisar os conteúdos trabalhados ao longo do capítulo – 5: Argumentação, tipos de argumentos. Período composto por coordenação, entre outros.

RECURSOS:
(  ) Resumo             (  ) Data show;            (  ) Jornal;           (  ) Revista;          (   ) Vídeo;     (  ) Computador;
(  ) Jogos;               (  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.               (  ) Informativos.

AVALIAÇÃO:
(  ) Prova;       (  ) Trabalho;      (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (     );       (  ) Seminários;
(  ) Apresentação oral;              (  ) Observação do desempenho do aluno;                 (  )  cartaz;
(  ) Debate;     (  ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita;                           (  ) Avaliação da participação;

Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.









ANEXOS

PRODUÇÃO TEXTUAL
ELEMENTOS DA NARRATIVA - REVISÃO
      O mundo da ficção desenvolve-se ao redor dos seguintes elementos estruturais:
      1.Personagem
      É a pessoa (de persona) que atua na narrativa. Pode ser principal ou secundária, típica ou caricatural.
      2.Enredo
      É a narrativa propriamente dita, que pode ser linear ou retrospectiva, cuja trama mantém o interesse do leitor, que espera por um desfecho. Chama-se também simplesmente de ação.
      3. Espaço
      É o meio físico e social onde se desenvolve a ação das personagens. Trata-se do pano de fundo ou do cenário da história, também designado de paisagem.
4.Tempo
      É o elemento fortemente ligado ao enredo numa seqüência linear ou retrospectiva, ao passado, presente e futuro, com seus recuos e avanços. Pode ser cronológico ou psicológico. Cronológico, quando avança no sentido do relógio; psicológico, quando é medido pela repercussão emocional, estética e psicológica nas personagens.

FOCO NARRATIVO é o ângulo por meio do qual o narrador conta a história. Os mais comuns são dois: foco narrativo em primeira pessoa e em terceira pessoa. Eles acontecem assim:

a) foco narrativo em primeira pessoa – a história é narrada por um personagem que participa dos acontecimentos, observando, sentindo, vivendo a experiência narrada.

Exemplo: A primeira vez que me encontrei com Benedito, foi no dia mesmo da minha chegada na Fazenda Larga, que tirava o nome das suas enormes pastagens. O negrinho era quase só pernas, nos seus treze anos de carreiras livres pelo campo, e enquanto eu conversava com os campeiros, ficara ali, de lado, imóvel, me olhando com admiração.
(Será o Benedito! – Mário de Andrade)

b) foco narrativo em terceira pessoa – a história é contada do ângulo de um narrador que não participa dos acontecimentos, apenas observa, reflete e mostra, de forma distanciada, a experiência vivida pelo(s) personagem(ns).

Exemplo: Camilo pegou-lhe nas mãos, e olhou para ela sério e fixo. Jurou que lhe queria muito, que os seus sustos pareciam de criança; em todo o caso, quando tivesse algum receio, a melhor cartomante era ele mesmo. Depois, repreendeu-a; disse-lhe que era imprudente andar por essas casas. (A cartomante - Machado de Assis)
TIPOS DE DISCURSO:

Discurso direto:
Reproduz a fala dos personagens. O próprio personagem fala. Antes da fala do personagem, existe um travessão. Pode ser organizado de duas maneiras:
a- Informa quem vai falar. A frase termina por dois-pontos (:). Abre-se então um novo parágrafo, para, nele, colocar o travessão, seguido da fala do personagem.
b- Registra-se, depois de posto o travessão, a fala do personagem. Na mesma linha, coloca-se um outro travessão e, em seguida, a frase pela qual o narrador explica quem está dizendo aquilo (iniciada por letra minúscula).

Discurso indireto:
O narrador conta, com suas próprias palavras, o que o personagem diria. Funciona como testemunha auditiva e passa para o leitor o que ouviu do personagem. Os verbos aparecem na 3ª pessoa do singular.

ATIVIDADE- PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora é sua vez, após revisar as principais características a tipologia textual narrativa, elabore um texto narrativo a partir da entrevista que realizou com o seu colega, defina o enredo, tempo e espaço, e o foco narrativo, se apresentará um narrador observador e/ou personagem. Seja criativo e lembre-se de respeitar o outro.







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