ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Relato Pessoal.
|
Ano: 6º Período: 30/08 a 09/08 Nº de Aulas: 2
|
OBJETIVOS
|
GERAL
-
Reconhecer a importância do narrador na produção textual.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º MOMENTO: (1
Aula)
- Os alunos
estão estudando sobre o gênero relato pessoal, assim, parar dar continuidade
ao trabalho, você pode utilizar o roteiro da página 147 do manual didático
que apresenta duas propostas para produção de um relato.
- Leia as
propostas com os alunos e discuta como cada uma funciona.
- Os alunos
poderão escolher uma das duas propostas apresentadas. Em seguida, discuta com
eles o roteiro de produção e diga para que façam o primeiro esboço para o
relato pessoal.
2º MOMENTO: (1
Aula)
- Nessa aula,
como já possuem uma ideia de como se constrói um relato pessoal, os alunos
deverão realizar suas produções. Você, professor, delimitará o número de
linhas mínimo e máximo a ser escrito.
- Socialize as
produções.
|
RECURSOS:
Para a
realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos
e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se dará de
forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse,
criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de
criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Texto comunitário.
|
Ano: 7º Período: 30/07 a 09/08 Nº de Aulas: 2
|
OBJETIVOS
|
GERAL
-
Produzir textos comunitários com uma temática escolhida pela turma.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º MOMENTO: (1
Aula)
- Os alunos já
têm uma noção básica acerca do que é uma campanha comunitária, assim, esse é
o momento de desenvolverem sua própria campanha.
- Separe a
turma em grupos, no máximo de 3 pessoas em cada grupo para evitar os
folgados. Você deve levar algumas propostas para a sala de assuntos que podem
gerar uma campanha comunitária, pegue exemplos como doação de sangue, combate
à dengue, vacinação etc. e faça um sorteio entre os grupos, mais de um grupo
pode pegar o mesmo tema.
2º MOMENTO: (1
Aula)
- A turma deve
construir a proposta em sala de aula. Se eles não conseguirem papel madeira
podem fazer uso de folhas do próprio caderno para apresentar.
- Socialize as
campanhas.
|
RECURSOS:
Para a
realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos
e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se dará de
forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse,
criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de
criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário