PLANEJAMENTO (TR) DE 30/07 À 09/08/2018



ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Relato Pessoal.                                                                                       
Ano: 6º                                           Período: 30/08 a 09/08               Nº de Aulas: 2
OBJETIVOS
GERAL
- Reconhecer a importância do narrador na produção textual.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (1 Aula)
- Os alunos estão estudando sobre o gênero relato pessoal, assim, parar dar continuidade ao trabalho, você pode utilizar o roteiro da página 147 do manual didático que apresenta duas propostas para produção de um relato.
- Leia as propostas com os alunos e discuta como cada uma funciona.
- Os alunos poderão escolher uma das duas propostas apresentadas. Em seguida, discuta com eles o roteiro de produção e diga para que façam o primeiro esboço para o relato pessoal.

2º MOMENTO: (1 Aula)
- Nessa aula, como já possuem uma ideia de como se constrói um relato pessoal, os alunos deverão realizar suas produções. Você, professor, delimitará o número de linhas mínimo e máximo a ser escrito.
- Socialize as produções.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.              



PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Texto comunitário.                                                                                 
Ano: 7º                                           Período: 30/07 a 09/08               Nº de Aulas: 2
OBJETIVOS
GERAL
- Produzir textos comunitários com uma temática escolhida pela turma.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (1 Aula)
- Os alunos já têm uma noção básica acerca do que é uma campanha comunitária, assim, esse é o momento de desenvolverem sua própria campanha.
- Separe a turma em grupos, no máximo de 3 pessoas em cada grupo para evitar os folgados. Você deve levar algumas propostas para a sala de assuntos que podem gerar uma campanha comunitária, pegue exemplos como doação de sangue, combate à dengue, vacinação etc. e faça um sorteio entre os grupos, mais de um grupo pode pegar o mesmo tema.

2º MOMENTO: (1 Aula)
- A turma deve construir a proposta em sala de aula. Se eles não conseguirem papel madeira podem fazer uso de folhas do próprio caderno para apresentar.
- Socialize as campanhas.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             



Nenhum comentário:

Postar um comentário