SD Língua Portuguesa I

6º Ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020
Ano/Série: 6º             Período:  17/02/2020 a 13/03/2020                    Nº de Aulas: 18
Campo de atuação: Jornalístico-midiático / Artístico- Literário / Práticas de estudo e pesquisa;
Tema Integrador: Ciência e Tecnologia
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- LEITURA:
- Interpretação Textual: tecnologia, elementos da comunicação;
- História da evolução da linguagem através dos meios de comunicação;
- Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

- ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
- Elementos da Comunicação;
- Linguagem verbal e não verbal;

- ORALIDADE:
Oralização;
Conversação espontânea;
Participação e troca de ideias coletiva;

- PRODUÇÃO: Autobiografia;

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS:
Compreender a temática discutida e os gêneros utilizados através das atividades propostas;
Analisar textos e questionários;
Identificar relações de intertextualidade;
Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais;
Identificar as práticas de interação no mundo tecnológico;
Refletir acerca da evolução da linguagem e dos meios de comunicação;
Analisar as situações sociais em que o adolescente está inserido e de que forma a sua linguagem ocorre e se propaga.
Compreender a temática discutida e os gêneros utilizados através das atividades e dinâmicas;
Revisar as características dos gêneros poema e autobiografia;
Produzir a partir da temática poema e texto autobiográfico;
Competência Geral: BNCC
5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Competências específicas de Língua Portuguesa:
● Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

● Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

● Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

● Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.

Habilidades conforme a BNCC:

EF89LP32) - (EF89LP33) - (EF67LP23) - (EF67LP27) - (EF67LP28) - (EF67LP29) - (EF67LP30) - (EF69LP44) - (EF69LP45) - (EF69LP46) - (EF69LP47) - (EF69LP48) - (EF69LP49) - (EF69LP50) - (EF69LP51)

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:  Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
  (1ª e 2ª AULAS) – CONHECIMENTO DA TURMA E BREVE DIAGNÓSTICO
1º MOMENTO:
- Sugere-se que o professor escreva no quadro, ou em cartaz, ou no Datashow a seguinte frase: Sejam bem-vindos: ADOLESCENTES CONECTADOS, e ao lado descreve o significado de ambos os termos, ou seja o significa adolescente, e/ou adolescência, e também o que significa ser protagonista.
- Apresentação da turma com roda de bate papo, onde cada um diz o nome e faz um pequeno relato sobre sua vida, composição familiar, aspirações para o futuro, sonhos e medos. Sugere-se a atividade – MAPA DA EMPATIA (ANEXO -1) (Relatos orais e escritos, servindo para diagnóstico da turma).

  (3ª e 4ª AULAS) – FICHA DIAGNÓSTICA
- Professor, após a recepção e conhecimento dos alunos, chegou a hora de explorar e analisar alguns conhecimentos que os alunos possuem através da FICHA DIAGNÓSTICA. Disponível (EM ANEXO).
- Estipule um tempo para os alunos preencherem a ficha e em seguida socializem as respostas buscando ouvi-los e entender o conhecimento que já possuem.

  (5ª e 6ª AULAS) – QUESTIONÁRIO DE LEITURA
- Para esta aula e ainda como atividade diagnóstica, sugere-se que o professor explore o QUESTIONÁRIO DE LEITURA DISCENTE, (EM ANEXO).
- O intuito desse questionário é conhecer como ocorre a atividade de leitura na vida dos estudantes, quais são suas leituras favoritas e que ele perceba a importância dessa atividade para a sua vida estudantil e pessoal.

  (7ª e 8ª AULAS) – PRODUÇÃO TEXTUAL – NARRADOR PERSONAGEM -  AUTOBIOGRAFIA
1º MOMENTO:
- Apresente aos alunos as principais características do gênero autobiografia e revise o conceito de narrador personagem.
- Para conhecermos melhor o nosso alunado e como forma de avaliação diagnóstica, segue como sugestão esta atividade (EM ANEXO).

2º MOMENTO:
Professor, se possível apresente outros exemplos do gênero. Acompanhe e dê suporte aos alunos na escrita. Ao final recolha as produções, as analise e corrija e socialize na próxima aula.

  (9ª, 10ª AULAS) – ANEXOS EM EMAIL-  INTRODUÇÃO AOS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
- Após esse momento, para adentrar a temática que será discutida “A evolução da linguagem através dos meios de comunicação”, sugere-se a dinâmica: DESENHANDO COM INSTRUÇÕES. (Anexo 1).
- Em seguida o professor poderá socializar a dinâmica com o grupo e solicitar que respondam as questões no caderno ou oralmente.
- A dinâmica servirá para explanar os objetos de conhecimento: língua, linguagem, tipos de linguagem, elementos da comunicação.
- Professor, utilize os materiais disponíveis, bem como slides e atividades, além do link do vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=_C3AmzKpJbQ  - Processo de Comunicação.

- O principal intuito é mostrar aos alunos a importância da comunicação e como ela é primordial em nossas vidas.

  (11ª e 12ª AULAS) - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
1º MOMENTO:
- Para dar continuidade a temática e socializar a história e evolução da linguagem e dos meios de comunicação, sugere-se que trabalhe os vídeos disponíveis nos seguintes links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=AvcOa9-defs A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM HUMANA

https://www.youtube.com/watch?v=Kjarn78gjlc   Meios de comunicação [Resumo] [Prof. Alda]

https://www.youtube.com/watch?v=R4FNszkxFYY A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

https://www.youtube.com/watch?v=F7KH3oR6Kdo A HISTÓRIA DAS TELECOMUNICAÇÕES

- Professor analise os vídeos e verifique qual, ou quais deseja trabalhar, e explore o assunto. Em seguida divida a turma em grupos e entregue um texto que aborde as temáticas (EM ANEXO).

2º MOMENTO:
- Como atividade sugere-se que entregue a cada grupo um cartaz e solicite que façam uma linha do tempo da EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
- Oriente os alunos como deve ser uma linha do tempo e que eles podem desenhar ou fazer colagens para apresentar os meios de comunicação e as linguagens utilizadas por eles.
- Programe as apresentações para a próxima aula e peça aos alunos que verifiquem se em casa possuem alguns meios de comunicação presentes na linha do tempo e solicite que levem para a apresentação em grupo.

  (13ª e 14ª AULAS) – APRESENTAÇÃO – LINHA DO TEMPO DA LINGUAGEM E TECNOLOGIA
1º MOMENTO:
- Professor, verifique se os alunos finalizaram a linha do tempo da linguagem e dos meios de comunicação. Disponibilize um tempo para os grupos se organizarem e explique como deve ser feita a apresentação para a turma.
- Após as apresentações reforce a discussão, fale sobre a importância dos meios de comunicação para a evolução da linguagem humana. Socialize sobre as tecnologias e como elas podem ser benéficas nos estudos e para o crescimento de cada um.

  (15ª e 16ª AULAS)
- Professor sugere-se que trabalhe nessas aulas o QUESTIONÁRIO: USO DAS TECNOLOGIAS (ANEXO);
- Leia o questionário com os alunos visando esclarecer possíveis dúvidas, e estipule um tempo para a realização do mesmo e em seguida socializem.

2º MOMENTO: ATIVIDADE – PRODUÇÃO TEXTUAL
- Para fechar essa discussão solicite aos alunos que escrevam um pequeno texto, sobre o impacto dos meios de comunicação para a evolução da linguagem humana, quais são os benefícios que a tecnologia nos proporciona nos dias atuais, e como o uso das tecnologias em sala de aula pode ser importante para o conhecimento.
- Professor, peça que escrevam o pequeno texto no caderno, recolha, corrija e socialize na próxima aula.
  (17ª e 18ª AULAS) –  TEXTO – FELIZ QUEM TEM CEM PERNINHAS
1º MOMENTO:
- Sugere-se que o professor trabalhe a leitura e interpretação textual do texto: “FELIZ DE QUEM TEM CEM PERNINHAS”, abordando as mudanças que ocorrem na transição do 5º para o 6º ano.
- Precisamos conversar com os alunos e perceber quais são as suas preocupações com essa nova fase, o ensino Fundamental II, o que sentem, pensam, e quais os medos e anseios sobre o 6º ano.

2º MOMENTO:
Após a leitura e socialização do texto, sugere-se ao professor uma atividade de interpretação textual acerca do texto. Os alunos responderam e farão a correção com o auxílio do professor. (EM ANEXO).
RECURSOS:
(  ) Resumo           
(  ) Data show;         
(  ) Jornal;         
(  ) Revista;
(   ) Vídeo;
(  ) Computador;
(  ) Jogos;
(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.
(  ) Informativos.

AVALIAÇÃO:
(  ) Prova;
(  ) Trabalho;
(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (     ); 
(  ) Seminários;
(  ) Apresentação oral;
(  ) Observação do desempenho do aluno;
(  )  cartaz;
(  ) Debate;
(  ) Relatórios;
(  ) Avaliação escrita;
(  ) Avaliação da participação;

Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

MAPA DA EMPATIA:
CONHECENDO O MEU ALUNO



Agora mergulhe no universo do seu aluno:
1- O QUE VOCÊ (ALUNO) VÊ?
Quais programas de TV você preferi assistir?
Quais redes sociais você mais utiliza e gosta?
Quais são os seus sites preferidos da internet?
Você ler Jornais?
Com quais pessoas você conversar?
O que acontece diante dos seus olhos?

2- O QUE VOCÊ PENSA?
Você está feliz? Porquê?
Está triste? Pode falar:
O que você pensa da vida?
O que você pensa sobre seu futuro?
Qual a sua opinião sobre as notícias de jornal?

3- O QUE VOCÊ OUVE?
O que as pessoas falam para você diariamente?
O que você ouve no rádio? E no dia-a-dia em geral?

4- O QUE VOCÊ FALA?
O que você fala para sua família e amigos?
Você faz o que fala para eles?
Sobre quais assuntos você costuma conversar com sua família e amigos?

5- O QUE VOCÊ FAZ?
Quais atividades você faz em casa e com seus amigos?
Quais atividades você faz na escola?

6- QUAIS SÃO AS SUAS DORES?
De que você mais reclama?
Quais problemas você tem?
Quais insatisfações e frustrações você guarda no seu coração?

7- QUAIS SÃO AS SUAS NECESSIDADES E DESEJOS?
O que você deseja nesse momento?
Quais são suas principais necessidades como adolescente?
Quais são os seus sonhos?
Na sua opinião quais características um adolescente protagonista deve ter?



FICHA DIAGNÓSTICA – LÍNGUA PORTUGUESA
Escola:___________________________________________________________________                                                     
Professor (a):_____________________ Data: ___/___/___ Ano:_______  Turma: _______
Aluno(a): _________________________________________________________________

Ficha – Diagnóstica
1-Para você o que significa língua? E linguagem? Escreva as suas definições.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- A Língua Portuguesa é importante? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Em que circunstâncias e atividades o estudo da Língua Portuguesa torna-se significativo e contribui para o seu crescimento, enquanto adolescente e aluno?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____-________________________________________________________________________________________

 4-Você se interessa pelo estudo da Língua Portuguesa? Na sua opinião é uma disciplina difícil? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___________-_____________________________________________________________________________

5-Você gosta de ler? Na sua opinião qual é a importância da leitura? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6-Você já leu algum livro? Qual? Por que você gostou da história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-_____________________________________________________________________________¬___________

7-Descreva os conteúdos que foram trabalhados no componente Língua Portuguesa no ano anterior, pontuando o que você aprendeu:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- Quais as suas expectativas com relação às aulas de Língua Portuguesa para este ano de 2020?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9- Você se considera um adolescente protagonista, conectado com as tecnologias e que está construindo a sua história? Descreva quais atitudes um adolescente protagonista deve ter na sociedade, em sua escola, família e comunidade.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Questionário Discente - Hábitos de leitura

Nome: ____________________________________Idade: ________________

1- Você gosta de ler?
( ) Gosto muito ( ) Gosto ( ) Não gosto

2- O último livro que leu foi há...
(  ) Menos de um mês (  ) Mais de um ano (  ) Menos de um ano
(  ) Aproximadamente seis meses (  ) Não lembro (  ) Não leio livros

3- Você costuma ler? Por quê?
( ) Sim, porque é importante
( ) Sim, porque eu gosto
( ) Sim, por dever escolar
( ) Sim, por outra razão. Qual? ____________________________________________________
( ) Não, devido ao preço dos livros
( ) Não, porque não gosto
( ) Não, pois não encontro temas interessantes
( ) Não, por dificuldade em compreender os livros e textos
( ) Não, pois não encontro significado para minha vida
( ) Não, por outro motivo. Qual? __________________________________________________

4- Se você gosta, qual o seu tipo preferido de leitura?
( ) Livros escolares ( ) Jornais ( ) Livros técnicos ( ) Revistas  ( ) Ficção científica
( ) Séries policiais ( ) Histórias em quadrinho ( ) Contos ( ) Poesia ( ) Crônicas                   

( ) Autobiografias ( ) Outros Quais? ________________________________


5- Está lendo algum livro neste momento?
( ) Não ( ) Sim. Qual? ___________________________________________________

6- Você considera suficiente o seu tempo dedicado à leitura?
( ) Sim ( ) Não

7- Você conhece algumas dessas obras e seus autores?

O MENINO MALUQUINHO – (Ziraldo) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
MARCELO, MARMELO, MARTELO E OUTRAS HISTÓRIAS – (Ruth Rocha) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
Reinações de Narizinho – (Monteiro Lobato) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
O Pequeno Príncipe – (Antoine De Saint-Exupéry) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
Harry Potter – (J.K. Rowling) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
As Crônicas de Nárnia – (C.S. Lewis) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
Diário de um Banana - (Jeff Kinney) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
Alice no País das Maravilhas – (Lewis Carrol) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço

8- Existe algum livro que o marcou? Qual e por quê?
9- Se você escrevesse um livro, que tema escolheria?
10- Se você pudesse criar/ virar um personagem, como ele seria?
11- Qual história que você já leu que mais se parece com a história de sua vida? Justifique sua resposta:

12- Avalie as afirmativas abaixo considerando os critérios de 1 a 5. Lembre-se de que não há respostas certas ou erradas. Sinta-se à vontade para ser sincero (a).

(1) Sem importância
(2) Pouco importante
(3) Importante
(4) Muito importante
(5) Extremamente importante

A) Ler livros que tenham a ver com minha realidade e experiência de vida. (    )
B) Conhecer a história de vida dos meus colegas. (    )
C) Compartilhar minhas experiências de vida. (     )
D) Ler textos canônicos que possam resgatar minhas memórias e lembranças. (     )
E) Relacionar o aprendido na escola com minha própria vida, valorizando minhas experiências. (      )

Gênero Textual - Autobiografia

PROFESSOR »______________________DISCIPLINA: _________________________SÉRIE/ANO:_______________
 ALUNO (A):_____________________________________________________________DATA » _______/________/__________


O que Significa Autobiografia?

AUTO = a si mesmo. Autobiografia significa “o registro escrito da própria vida”, ou seja, uma biografia escrita pelo próprio autor, que seleciona e narra acontecimentos de sua própria vida, com o objetivo de caracterizar sua personalidade.

Texto 01 -  Veja o modelo de autobiografia abaixo:
Autobiografia - Minha História
         Sou  João Luis Santos Amorim, nascido no dia 15 de Setembro de 2005,   na cidade de Salvador, estado da Bahia, Brasil. Mudei-me com minha família para a cidade  de São Paulo aos seis meses de idade, em 15 de  março de 2006.  Nosso início naquela cidade  desconhecida não foi fácil, mas com o passar do tempo  fomos nos adaptando e construindo nossa história.
         Meus pais tiveram três filhos:  eu , o mais velho, Paulo,  o do meio, e Lili, a caçula. Gosto muito dos meus pais, irmãos, avós, tios, primos  e de toda a minha família. Somos   felizes e unidos.
          Atualmente estudo na Escola D. Pedro II, na zona sul da capital paulista. Gosto de me divertir brincando e jogando bola com os amigos da escola e os vizinhos. Gosto de aprender coisas novas, estudar, fazer os deveres de casa, e tirar boas notas.No futuro quero ser Professor de   Educação  Física,  e treinador  de basquetebol.  Esta é a minha história.  Coisas muito boas  estão a caminho.  Está escrito nas estrelas !

ELABORANDO A AUTOBIOGRAFIA

Agora é a sua vez, a partir das perguntas abaixo sobre sua vida, escreva a sua autobiografia.

1- Nome completo.
2- Quem escolheu o seu nome?
3- Você tem algum apelido? Qual?
4- Por que você tem esse apelido?
5- Você prefere ser chamado pelo seu nome ou apelido?
6- Idade atual
7- Onde nasceu (cidade, estado, pais).
8- Qual é o nome de seu pai?
9- Qual é o nome de sua mãe?
10- Você conversa com seus pais?
11- Sobre o que vocês conversam?
12- O que gostava de fazer quando era mais novo (brincadeiras)
13- Fato marcante de quando era mais novo.
14- Escola(s) onde estudou.
15- Onde estuda atualmente.
16- Leituras preferidas.
17- O que mais gosta de fazer fora da escola.
18- Qual é o seu time preferido?
19- Você coleciona algum objeto? Qual?
20- Qual é o seu melhor amigo?
21- O que fazem juntos?
22- Tem bicho de estimação? Qual?
23- Qual ou quais esporte(s) você pratica?
24- Quais são os seus sonhos para o futuro.

DINÂMICA: DESENHANDO COM INSTRUÇÕES
9ª e 10ª AULAS

1) Divida a turma em duplas e solicite que fiquem sentados um de costas para o outro;

2) Em seguida entregue a um deles uma folha contendo uma imagem (selecione as imagens com antecedência) e explique que ao seu comando deverá passar instruções a sua dupla sobre as formas que compõem o seu desenho.

3) Entregue ao aluno que irá desenhar uma folha de papel ofício e solicite que utilize o lápis para desenhar tudo o que o colega lhe disser.

4) Explique para aqueles que estão com os desenhos em mãos que devem dizer as características do desenho: como formas geométricas, linhas e espaços (grande, pequeno), mas não devem de forma alguma dizer características específicas do desenho, pois o intuito é identificar se a comunicação entre eles foi clara e se obteve resultado satisfatório.

5) Estipule um tempo, e ao final convide cada dupla a frente para socializar e mostrar o seu desenho, e aproveite para fazer as indagações e aprofundar o aprendizado.

Bons Estudos!

TEXTO PARA A LINHA DO TEMPO
HISTÓRIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos por meio da transferência de informações de forma individual ou em massa.
Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos, propiciando a difusão de informações. Esses veículos vêm sofrendo diversas transformações ao longo da evolução da sociedade, encurtando cada vez mais as distâncias entre os povos e acelerando a disseminação de informações.

Tipos
Existem dois tipos de meio de comunicação. São eles:
→ Meio de comunicação individual
Ferramenta que possibilita o contato interpessoal e a disseminação de informações entre uma pessoa e outra ou entre grupos restritos. São exemplos: carta, telefone e internet (plataformas de mensagens instantâneas/bate-papo).
→ Meio de comunicação social ou em massa
Ferramenta que possibilita comunicar a um número grande de pessoas, ou seja, transmitir informações em massa. São exemplos: televisão, rádio, internet (veículos de informação).
Principais meios de comunicação
Os diversos meios de comunicação existentes sofreram, ao longo dos anos, adaptações e transformações a fim de atender às demandas da sociedade, encurtando cada vez mais o tempo e o espaço.

→ Meios de comunicação antigos
Escrita: utilização de códigos e sinais para transmitir informações entre os seres humanos. Foi desenvolvida de maneira independente entre as sociedades nas diversas regiões do mundo.
Telégrafo: meio de comunicação que permite a comunicação por meio de códigos (código Morse), baseados no sistema de pontos e traços. Foi criado na década de 1930 por Samuel Morse, nos Estados Unidos. O telégrafo chegou ao Brasil em 1957, com a primeira linha instalada no Rio de Janeiro.
Correio: meio de comunicação cujo sistema envolve envio de cartas, documentos e encomendas entre remetente e destinatário. É um dos meios de comunicação mais antigos, podendo ser privado ou público.
Jornal: é um meio de comunicação impresso. O primeiro jornal foi produzido em Roma, em 59 a.C., chamava-se Acta Diurna e anunciava notícias do governo. Era escrito em grandes placas brancas colocadas em locais públicos.
Rádio: é um meio de comunicação que possibilita a comunicação em massa, propagando informações codificadas por meio de sinal eletromagnético. A história do rádio teve início em 1860, quando as ondas de rádio foram descobertas.
Telefone: meio de comunicação eletroacústico que possibilita a transmissão de informação por meio da voz e de sinais sonoros. Foi inventado por volta da década de 1860 por Antonio Meucci, que o denominou de "telégrafo falante". No Brasil, as primeiras linhas eletrônicas foram instaladas no Rio de Janeiro.
Televisão: meio de comunicação eletrônico capaz de reproduzir imagens e áudios de forma instantânea, convertendo luz e som em ondas eletromagnéticas. O desejo de criar a televisão remonta ao século XIX.

→ Meios de comunicação atuais
Celular: meio de comunicação que faz a transmissão de voz e de dados por meio de ondas eletromagnéticas. Foi inventado em 1947 pela empresa de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Em 1956, a Ericsson reuniu diversas tecnologias e desenvolveu o celular chamado Ericsson MTA (Mobilie Telephony A).
Computador: máquina capaz de armazenar e processar dados. Com a invenção da internet, tornou-se um meio de comunicação.
Internet: rede que liga mundialmente milhões de computadores. É um dos meios de comunicação mais poderosos já desenvolvidos pelo homem, revolucionando a sociedade e a comunicação.

7º Ano



8º Ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020
Ano/Série: 8º             Período:  17/02/2020 a 13/03/2020                    Nº de Aulas: 15
Campos de atuação: Jornalístico-midiático / Artístico- Literário / Práticas de estudo e pesquisa;
Tema Integrador: Ciência e Tecnologia
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- LEITURA:
- Crônica;
- Interpretação Textual: tecnologia, elementos da comunicação;
- História da evolução da linguagem através dos meios de comunicação;
- Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

- ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
- Elementos da Comunicação;
- Linguagem verbal e não verbal;

- ORALIDADE:
Oralização;
Conversação espontânea;
Participação e troca de ideias coletiva;

- PRODUÇÃO: Texto de opinião, argumentativo.

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS:
Compreender a temática discutida e os gêneros utilizados através das atividades propostas;
Analisar textos e questionários;
Identificar relações de intertextualidade;
Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais;
Identificar as práticas de interação no mundo tecnológico;
Refletir acerca da evolução da linguagem e dos meios de comunicação;
Analisar as situações sociais em que o adolescente está inserido e de que forma a sua linguagem ocorre e se propaga.
Compreender a temática discutida e os gêneros utilizados através das atividades e dinâmicas;
Revisar as características dos gêneros poema e autobiografia;
 Produzir a partir da temática poema e texto autobiográfico;
Competência Geral: BNCC
5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Competências específicas de Língua Portuguesa:
● Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

● Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

● Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

● Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.

Habilidades conforme a BNCC:

EF89LP32) - (EF89LP33) - (EF67LP23) - (EF67LP27) - (EF67LP28) - (EF67LP29) - (EF67LP30) - (EF69LP44) - (EF69LP45) - (EF69LP46) - (EF69LP47) - (EF69LP48) - (EF69LP49) - (EF69LP50) - (EF69LP51)

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:  Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
  (1ª AULA) – CONHECIMENTO DA TURMA E BREVE DIAGNÓSTICO
1º MOMENTO:
- Sugere-se que o professor escreva no quadro, ou em cartaz, ou no Datashow a seguinte frase: Sejam bem-vindos: ADOLESCENTES CONECTADOS, e ao lado descreve o significado de ambos os termos, ou seja o significa adolescente, e/ou adolescência, e também o que significa ser protagonista.
- Apresentação da turma com roda de bate papo, onde cada um diz o nome e faz um pequeno relato sobre sua vida, composição familiar, aspirações para o futuro, sonhos e medos. (Relatos orais e escritos, servindo para diagnóstico da turma).

  (2ª AULA) – FICHA DIAGNÓSTICA
- Professor, após a recepção e conhecimento dos alunos, chegou a hora de explorar e analisar alguns conhecimentos que os alunos possuem através da FICHA DIAGNÓSTICA. Disponível (EM ANEXO).
- Estipule um tempo para os alunos preencherem a ficha e em seguida socializem as respostas buscando ouvi-los e entender o conhecimento que já possuem.

  (3ª AULA) – QUESTIONÁRIO DE LEITURA
- Para esta aula e ainda como atividade diagnóstica, sugere-se que o professor explore o QUESTIONÁRIO DE LEITURA DISCENTE, (EM ANEXO).
- O intuito desse questionário é conhecer como ocorre a atividade de leitura na vida dos estudantes, quais são suas leituras favoritas e que ele perceba a importância dessa atividade para a sua vida estudantil e pessoal.

  (4ª e 5ª AULAS) – INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1º MOMENTO:
Sugere-se que o professor trabalhe a leitura e interpretação textual da crônica: A TECNOLOGIA (EM ANEXO).
2º MOMENTO:
Após a leitura e socialização do texto, sugere-se ao professor EM (ANEXO) uma atividade de interpretação textual acerca do texto. Os alunos responderam e farão a correção com o seu auxílio.

  (6ª, 7ª AULAS) – ANEXOS EM EMAIL
 – INTRODUÇÃO AOS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
- Após esse momento, para adentrar a temática que será discutida “A evolução da linguagem através dos meios de comunicação”, sugere-se a dinâmica: DESENHANDO COM INSTRUÇÕES. (Anexo 1).
- Em seguida o professor poderá socializar a dinâmica com o grupo e solicitar que respondam as questões no caderno ou oralmente.
- A dinâmica servirá para explanar os objetos de conhecimento: língua, linguagem, tipos de linguagem, elementos da comunicação.
- Professor, utilize os materiais disponíveis, bem como slides e atividades, além do link do vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=_C3AmzKpJbQ  - Processo de Comunicação.

- O principal intuito é mostrar aos alunos a importância da comunicação e como ela é primordial em nossas vidas.

  (8ª e 9ª AULAS) - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
1º MOMENTO:
- Para dar continuidade a temática e socializar a história e evolução da linguagem e dos meios de comunicação, sugere-se que trabalhe os vídeos disponíveis nos seguintes links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=AvcOa9-defs A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM HUMANA

https://www.youtube.com/watch?v=Kjarn78gjlc   Meios de comunicação [Resumo] [Prof. Alda]

https://www.youtube.com/watch?v=R4FNszkxFYY A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

https://www.youtube.com/watch?v=F7KH3oR6Kdo A HISTÓRIA DAS TELECOMUNICAÇÕES

- Professor analise os vídeos e verifique qual, ou quais deseja trabalhar, e explore o assunto. Em seguida divida a turma em grupos e entregue um texto que aborde as temáticas (EM ANEXO).

2º MOMENTO:
- Como atividade sugere-se que entregue a cada grupo um cartaz e solicite que façam uma linha do tempo da EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, desde o que acreditam ser a primeira forma de comunicar-se até o que vivenciamos hoje.
- A partir do que os alunos entendem por meios de comunicação e sua evolução, questione-os sobre quais meios de comunicação já utilizaram e com qual objetivo empregaram cada um.
- Oriente os alunos como deve ser uma linha do tempo e que eles podem desenhar ou fazer colagens para apresentar os meios de comunicação e as linguagens utilizadas por eles.
- Peça aos grupos que apresentem e socializem as linhas do tempo.
3º MOMENTO:  DA TEORIA À PRÁTICA – EM ANEXO
         Para tornar o ensino sobre evolução da comunicação mais didático e acessível, o professor pode sugerir aos alunos uma proposta de trabalho em grupo. Para isso, divida a sala em grupos, de acordo com a linha do tempo da evolução dos meios de comunicação:
Pinturas rupestres/desenhos → Escrita → Telégrafo → Telefone → Rádio → Televisão → Computadores/Internet
         É preciso ficar claro que, apesar de ser um trabalho coletivo, o objetivo é juntar cada apresentação para compreender toda a transformação sofrida pelos meios de comunicação.
- Programe as apresentações para a próxima aula e peça aos alunos que verifiquem se em casa possuem alguns meios de comunicação presentes na linha do tempo e solicite que levem para a apresentação em grupo.

  (10ª e 11ª AULAS) – APRESENTAÇÃO – LINHA DO TEMPO DA LINGUAGEM E TECNOLOGIA
1º MOMENTO:
- Professor, verifique se os alunos finalizaram os trabalhos. Disponibilize um tempo para os grupos se organizarem e explique como deve ser feita a apresentação para a turma.
- Após as apresentações reforce a discussão, fale sobre a importância dos meios de comunicação para a evolução da linguagem humana. Socialize sobre as tecnologias e como elas podem ser benéficas nos estudos e para o crescimento de cada um.

  (12ª e 13ª AULAS)
- Professor sugere-se que trabalhe nessas aulas o QUESTIONÁRIO: USO DAS TECNOLOGIAS (ANEXO);
- Leia o questionário com os alunos visando esclarecer possíveis dúvidas, e estipule um tempo para a realização do mesmo e em seguida socializem.

2º MOMENTO: ATIVIDADE – PRODUÇÃO TEXTUAL
- Para fechar essa discussão solicite aos alunos que escrevam um pequeno texto, sobre o impacto dos meios de comunicação para a evolução da linguagem humana, quais são os benefícios que a tecnologia nos proporciona nos dias atuais, e como o uso das tecnologias em sala de aula pode ser importante para o conhecimento.
- Professor, peça que escrevam o pequeno texto no caderno, recolha, corrija e socialize na próxima aula.
  (14ª e 15ª AULAS) –   ATIVIDADE - Redes sociais e seus problemas
1º MOMENTO:
- Sugere-se que o professor trabalhe a leitura e interpretação textual Da atividade: “REDES SOCIAIS E SEUS PROBLEMAS”.
- É importante conversar com os alunos para abordar acerca dessas questões que envolvem o uso da tecnologia, como devemos usá-la de maneira correta e com limites. Reflitam.
2º MOMENTO:
Após a leitura e socialização do texto, sugere-se ao professor uma atividade de interpretação textual acerca do texto. Os alunos responderam e farão a correção com o auxílio do professor. (EM ANEXO).

RECURSOS:
(  ) Resumo             (  ) Data show;            (  ) Jornal;           (  ) Revista;          (   ) Vídeo;     (  ) Computador;
(  ) Jogos;               (  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.               (  ) Informativos.

AVALIAÇÃO:
(  ) Prova;       (  ) Trabalho;      (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (     );       (  ) Seminários;
(  ) Apresentação oral;              (  ) Observação do desempenho do aluno;                 (  )  cartaz;
(  ) Debate;     (  ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita;                           (  ) Avaliação da participação;

Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.
FICHA DIAGNÓSTICA – LÍNGUA PORTUGUESA
Escola:___________________________________________________________________                                                   
Professor (a):_____________________ Data: ___/___/___ Ano:_______  Turma: _______
Aluno(a): _________________________________________________________________

Ficha – Diagnóstica
1-Para você o que significa língua? E linguagem? Escreva as suas definições.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- A Língua Portuguesa é importante? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Em que circunstâncias e atividades o estudo da Língua Portuguesa torna-se significativo e contribui para o seu crescimento, enquanto adolescente e aluno?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 4-Você se interessa pelo estudo da Língua Portuguesa? Na sua opinião é uma disciplina difícil? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-Você gosta de ler? Na sua opinião qual é a importância da leitura? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6-Você já leu algum livro? Qual? Por que você gostou da história?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-Descreva os conteúdos que foram trabalhados no componente Língua Portuguesa no ano anterior, pontuando o que você aprendeu:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- Quais as suas expectativas com relação às aulas de Língua Portuguesa para este ano de 2020?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9- Você se considera um adolescente protagonista, conectado com as tecnologias e que está construindo a sua história? Descreva quais atitudes um adolescente protagonista deve ter na sociedade, em sua escola, família e comunidade.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questionário Discente - Hábitos de leitura

Nome: ____________________________________Idade: ________________

1- Você gosta de ler?
( ) Gosto muito  ( ) Gosto  ( ) Não gosto

2- O último livro que leu foi há...
(  ) Menos de um mês  (  ) Mais de um ano  (  ) Menos de um ano
(  ) Aproximadamente seis meses (  ) Não lembro  (  ) Não leio livros

3- Você costuma ler? Por quê?
( ) Sim, porque é importante
( ) Sim, porque eu gosto
( ) Sim, por dever escolar
( ) Sim, por outra razão. Qual? ____________________________________________________
( ) Não, devido ao preço dos livros
( ) Não, porque não gosto
( ) Não, pois não encontro temas interessantes
( ) Não, por dificuldade em compreender os livros e textos
( ) Não, pois não encontro significado para minha vida
( ) Não, por outro motivo. Qual? __________________________________________________

4- Se você gosta, qual o seu tipo preferido de leitura?
( ) Livros escolares  ( ) Jornais  ( ) Livros técnicos  ( ) Revistas   ( ) Ficção científica 
( ) Séries policiais  ( ) Histórias em quadrinho  ( ) Contos  ( ) Poesia  ( ) Crônicas                   

( ) Autobiografias ( ) Outros Quais? ________________________________


5- Está lendo algum livro neste momento?
( ) Não ( ) Sim. Qual? ___________________________________________________

6- Você considera suficiente o seu tempo dedicado à leitura?
( ) Sim ( ) Não

7- Você conhece algumas dessas obras e seus autores?

O MENINO MALUQUINHO – (Ziraldo) ( ) Já li   ( )Só ouvi falar  ( ) Não conheço
MARCELO, MARMELO, MARTELO E OUTRAS HISTÓRIAS – (Ruth Rocha)  ( ) Já li   ( )Só ouvi falar  ( ) Não conheço
Reinações de Narizinho – (Monteiro Lobato)   ( ) Já li   ( )Só ouvi falar  ( ) Não conheço
O Pequeno Príncipe – (Antoine De Saint-Exupéry) ( ) Já li   ( )Só ouvi falar  ( ) Não conheço
Harry Potter – (J.K. Rowling) ( ) Já li   ( )Só ouvi falar  ( ) Não conheço
As Crônicas de Nárnia – (C.S. Lewis) ( ) Já li   ( )Só ouvi falar  ( ) Não conheço
Diário de um Banana - (Jeff Kinney) ( ) Já li   ( )Só ouvi falar  ( ) Não conheço
Alice no País das Maravilhas – (Lewis Carrol) ( ) Já li   ( )Só ouvi falar  ( ) Não conheço

8- Existe algum livro que o marcou? Qual e por quê?
9- Se você escrevesse um livro, que tema escolheria?
10- Se você pudesse criar/ virar um personagem, como ele seria?
11- Qual história que você já leu que mais se parece com a história de sua vida? Justifique sua resposta:

12- Avalie as afirmativas abaixo considerando os critérios de 1 a 5. Lembre-se de que não há respostas certas ou erradas. Sinta-se à vontade para ser sincero (a).
(1) Sem importância
(2) Pouco importante
(3) Importante
(4) Muito importante
(5) Extremamente importante

A) Ler livros que tenham a ver com minha realidade e experiência de vida. (    )
B) Conhecer a história de vida dos meus colegas. (    )
C) Compartilhar minhas experiências de vida. (     )
D) Ler textos canônicos que possam resgatar minhas memórias e lembranças. (     )
E) Relacionar o aprendido na escola com minha própria vida, valorizando minhas experiências. (      )

Interpretação Crônica


A TECNOLOGIA
Crônica de Nacélio Simoa, 8º ano SGA-CEProfessor Maurício Araújo

         Acordei cedo. Sem o que fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade. Antes, um espaço sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus donos que assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade, alguns poucos carros, motos e os pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés de cajueiros.

      Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele banco quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, já que precisamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos problemas.
Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem despertar sua atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para aquela senhora que ouvia suas inquietações:
            - Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook.
            -Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular e agora não faz outra coisa, senão cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou aquela senhora.
            Entre tantas conversas naquele banco da praça, o senhor então resolveu amenizar o tom do diálogo:
            -Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão e resolvi ir a sua casa para vê-la depois de tantas conversas na vizinhança sobre a novidade. Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.
            -É o ônibus!
            -Vamos então.
            -O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.
            -Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!
            -Claro que não!
            Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.

ATIVIDADE
1ª) Em relação às características do texto, escreva:
a) Gênero:
b) Tipo discursivo ou tipologia (expositivo, argumentativo, narrativo, descritivo, injuntivo...):
c) narrador (personagem, observador ou onisciente):
d) Domínio discursivo (literário, jornalístico, religioso, acadêmico...):
e) Tipo de discurso (direto ou indireto):

2ª) Qual o assunto do texto?
3ª) O que alegrava a manhã daquela comunidade?

4ª) No trecho: Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã...” as figuras de linguagem presentes no trecho, são, respectivamente,
a) ironia e eufemismo.
b) personificação e hipérbole.
c) metáfora e hipérbole.
d) catacrese e metonímia.

5ª) No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Os termos destacados indica que o homem estava
a) entristecido e com raiva.
b) indignado e angustiado.
c) com raiva e desconsolado.
d) triste e incomodado.


6ª) “Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”, neste trecho, percebemos o uso da linguagem
a) formal.
b) informal.
c) técnica.
d) gíria.

7ª) “Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.” A palavra em destaque se refere a
a) porta.
b) batente.
c) televisão.
d) casa.

8ª) Segundo o texto, o homem se aproximou para ouvir a conversa. Que diálogo de um dos personagens abaixo revela o assunto da conversa entre os moradores?
a) “-Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular...”
b) “-Vamos então.”
c) “-Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”
d) “- Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook...”

9ª) Na fala da personagem: “... senão cutucar aquele troço.”, o que podemos compreender sobre o cotidiano vivido por aquela senhora?
a) Ela faz uso das tecnologias apesar de não gostar.
b) Ela demonstra repúdio com o uso de algumas tecnologias.
c) Apesar de detestar a tecnologia, ela apoia claramente o seu uso por familiares.
d) Aborrece quem faz uso das tecnologias.

10ª) “-Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!” Que fato este diálogo retoma?

11ª) Apesar da inquietude por parte dos personagens sobre o uso de algumas tecnologias, que frase revela o apoio a  tecnologia de um dos personagens?

12ª) A frase que revela uma opinião é
a) “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava.”
b) “... a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas...”
c) “O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia...”
d) “Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto...”

13ª) Na frase: “Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto.” A palavra em destaque introduz uma
a) conclusão.
b) explicação.
c) oposição.
c) adição.

14ª) Percebe-se no final que o autor Nacélio  Simoa dialoga com o leitor quando escreve: “E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.” no termo em destaque, ele faz uso de uma figura de linguagem conhecida como
a) metáfora.
b) ironia.
c) catacrese.
d) hipérbole.

GABARITO
1. a) Crônica   b)Narrativo   c)Personagem   d)Literário    e)Direto
2. Tecnologia
3. Os pássaros
4. b
5. b
6. b
7. c
8. d
9. b
10. Retoma a história contada pelo velho anteriormente quando viu a televisão pela primeira vez.
11. “O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.”
12. c / 13. c/ 14. d


DINÂMICA: DESENHANDO COM INSTRUÇÕES
6ª e 7ª AULAS

1) Divida a turma em duplas e solicite que fiquem sentados um de costas para o outro;

2) Em seguida entregue a um deles uma folha contendo uma imagem (selecione as imagens com antecedência) e explique que ao seu comando deverá passar instruções a sua dupla sobre as formas que compõem o seu desenho.

3) Entregue ao aluno que irá desenhar uma folha de papel ofício e solicite que utilize o lápis para desenhar tudo o que o colega lhe disser.

4) Explique para aqueles que estão com os desenhos em mãos que devem dizer as características do desenho: como formas geométricas, linhas e espaços (grande, pequeno), mas não devem de forma alguma dizer características específicas do desenho, pois o intuito é identificar se a comunicação entre eles foi clara e se obteve resultado satisfatório.

5) Estipule um tempo, e ao final convide cada dupla a frente para socializar e mostrar o seu desenho, e aproveite para fazer as indagações e aprofundar o aprendizado. 

Bons Estudos!


TEXTO PARA A LINHA DO TEMPO
HISTÓRIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos por meio da transferência de informações de forma individual ou em massa.
Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos, propiciando a difusão de informações. Esses veículos vêm sofrendo diversas transformações ao longo da evolução da sociedade, encurtando cada vez mais as distâncias entre os povos e acelerando a disseminação de informações.
Tipos
Existem dois tipos de meio de comunicação. São eles:
→ Meio de comunicação individual
Ferramenta que possibilita o contato interpessoal e a disseminação de informações entre uma pessoa e outra ou entre grupos restritos. São exemplos: carta, telefone e internet (plataformas de mensagens instantâneas/bate-papo).
→ Meio de comunicação social ou em massa
Ferramenta que possibilita comunicar a um número grande de pessoas, ou seja, transmitir informações em massa. São exemplos: televisão, rádio, internet (veículos de informação).
Principais meios de comunicação
Os diversos meios de comunicação existentes sofreram, ao longo dos anos, adaptações e transformações a fim de atender às demandas da sociedade, encurtando cada vez mais o tempo e o espaço.

→ Meios de comunicação antigos
Escrita: utilização de códigos e sinais para transmitir informações entre os seres humanos. Foi desenvolvida de maneira independente entre as sociedades nas diversas regiões do mundo.
Telégrafo: meio de comunicação que permite a comunicação por meio de códigos (código Morse), baseados no sistema de pontos e traços. Foi criado na década de 1930 por Samuel Morse, nos Estados Unidos. O telégrafo chegou ao Brasil em 1957, com a primeira linha instalada no Rio de Janeiro.
Correio: meio de comunicação cujo sistema envolve envio de cartas, documentos e encomendas entre remetente e destinatário. É um dos meios de comunicação mais antigos, podendo ser privado ou público.
Jornal: é um meio de comunicação impresso. O primeiro jornal foi produzido em Roma, em 59 a.C., chamava-se Acta Diurna e anunciava notícias do governo. Era escrito em grandes placas brancas colocadas em locais públicos.
Rádio: é um meio de comunicação que possibilita a comunicação em massa, propagando informações codificadas por meio de sinal eletromagnético. A história do rádio teve início em 1860, quando as ondas de rádio foram descobertas.
Telefone: meio de comunicação eletroacústico que possibilita a transmissão de informação por meio da voz e de sinais sonoros. Foi inventado por volta da década de 1860 por Antonio Meucci, que o denominou de "telégrafo falante". No Brasil, as primeiras linhas eletrônicas foram instaladas no Rio de Janeiro.
Televisão: meio de comunicação eletrônico capaz de reproduzir imagens e áudios de forma instantânea, convertendo luz e som em ondas eletromagnéticas. O desejo de criar a televisão remonta ao século XIX.

→ Meios de comunicação atuais
Celular: meio de comunicação que faz a transmissão de voz e de dados por meio de ondas eletromagnéticas. Foi inventado em 1947 pela empresa de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Em 1956, a Ericsson reuniu diversas tecnologias e desenvolveu o celular chamado Ericsson MTA (Mobilie Telephony A).
Computador: máquina capaz de armazenar e processar dados. Com a invenção da internet, tornou-se um meio de comunicação.
Internet: rede que liga mundialmente milhões de computadores. É um dos meios de comunicação mais poderosos já desenvolvidos pelo homem, revolucionando a sociedade e a comunicação.
TRABALHO EM GRUPO – LINHA DO TEMPO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

DA TEORIA À PRÁTICA
Para tornar o ensino sobre evolução da comunicação mais didático e acessível, o professor pode sugerir aos alunos uma proposta de trabalho em grupo. Para isso, divida a sala em grupos, de acordo com a linha do tempo da evolução dos meios de comunicação:
Pinturas rupestres/desenhos → Escrita → Telégrafo → Telefone → Rádio → Televisão → Computadores/Internet
É preciso ficar claro que, apesar de ser um trabalho coletivo, o objetivo é juntar cada apresentação para compreender toda a transformação sofrida pelos meios de comunicação.

GRUPO 1: PINTURAS RUPESTRES
Esse grupo pode reunir gravuras ou pintar grandes painéis, representando as pinturas rupestres. Para isso, podem usar materiais como tinta, carvão e papel pardo.

GRUPO 2: ESCRITA (CARTAS E JORNAL)
Esse grupo deve demonstrar como surgiu e evoluiu a escrita. O uso de sinais e a criação de instrumentos que possibilitam a grafia devem ser abordados. Os tipos de escritas e alfabetos também são importantes para mostrar essa evolução.
O grupo da escrita também ficará responsável por mostrar como os jornais mudaram o cotidiano das pessoas. Assim, os alunos poderão criar um jornal e distribui-lo para toda a turma ou elaborar cartas para os amigos e entregá-las em sala de aula.

GRUPO 3: TELÉGRAFO
Esse grupo poderá usar fotos ou até mesmo tentar construir uma réplica de telégrafo. Os alunos podem também representar, em cartolina ou em papel grande, o Código Morse, utilizado nesses aparelhos.

GRUPO 4: TELEFONE
Esse grupo deverá mostrar como o telégrafo deu lugar a uma nova invenção: o telefone, meio de comunicação revolucionário capaz de transmitir voz à distância. O aluno que puder e tiver acesso a aparelhos antigos poderá levá-los para a apresentação. Esse grupo também deverá mostrar a evolução do telefone até o advento do celular.

GRUPO 5: RÁDIO
Esse grupo falará sobre o rádio, um meio de comunicação ainda bastante popular, pois não necessita de que as pessoas parem seus afazeres para utilizá-lo. É importante dizer que esse meio de comunicação é capaz de transmitir informação em massa, diferentemente dos anteriores. Quem tiver rádios em casa poderá levá-los a fim de mostrar como evoluíram.

GRUPO 6: TELEVISÃO
Os alunos podem desenvolver um programa de televisão para tratar sobre o tema escolhido.
Esse grupo introduzirá uma nova forma de comunicação: a televisão. Ao longo dos anos, esse meio de comunicação de massa sofreu diversas transformações, que foram influenciadas pela tecnologia. Esse grupo pode construir uma TV e montar um pequeno teatro, noticiando alguma informação,

GRUPO 7: COMPUTADOR E INTERNET
O uso de computadores e da internet transformou a sociedade, as relações interpessoais e o trabalho.*
Esse grupo falará sobre o computador, um meio de comunicação que faz parte do cotidiano de muitas pessoas e que revolucionou as relações pessoais e de trabalho. Os computadores passaram a ter ainda mais funcionalidade com a internet, um eficaz meio de comunicação na transmissão de informações. Por meio dela, as pessoas conectam-se com o mundo todo e têm acesso a informações que, antigamente, demoravam muito tempo para serem acessadas.
É importante que o grupo mostre como a internet incorporou diversos outros meios de comunicação, como os jornais e revistas, além de ter possibilitado a transmissão televisa em celulares e computadores.
Durante a apresentação, os alunos poderão utilizar o próprio computador, bem como desenvolver um material on-line sobre a evolução e a revolução da internet para apresentar ao professor e aos demais colegas.
Depois de todas as apresentações, o conteúdo será mais acessível e melhor entendido pelos alunos, que terão visualizado na prática a linha do tempo da evolução dos meios de comunicação.
Revista: Nova Escola *Crédito de imagem: Dedi Grigoroiu / Shutterstock

ATIVIDADES
 Redes sociais e seus problemas



1) Com base na charge, responda:

 a). Qual tipo de linguagem foi utilizado pela charge para evidenciar a opinião do garçom?
  b). É possível encontrar uma contradição na charge? Justifique sua resposta.



2) Com base na tirinha apresentada, responda:

 a) O que provoca o humor na tirinha?

 b) A tirinha faz alguma crítica quanto ao uso das redes sociais? Justifique sua resposta.

REPORTAGEM:
REDES SOCIAIS: PESQUISAS APONTAM QUE USO EM EXCESSO PODE CAUSAR VÍCIO E DEPRESSÃO
"Uso excessivo de redes sociais pode causar vício e depressão". É o que afirma a pesquisa desenvolvida, em 2011, pela Academia Americana de Pediatria. O professor universitário Gabriel Oliveira, no entanto, alerta: "devemos destacar o termo excessivo". Ele avalia que é necessário impor um limite, em especial entre adolescentes, mas que há benefícios nas redes sociais que também devem ser considerados, como a socialização e as mobilizações virtuais.
   Os pesquisadores responsáveis pelo estudo o denominaram de 'Depressão Facebook', a qual atinge, especialmente, adolescentes que ficam horas do dia navegando nas redes sociais. De acordo com a pesquisa, o uso sem moderação poderia acarretar atos de cyberbullying, ansiedade social, isolamento severo e vício que se assemelha ao de substâncias químicas . Nesse sentido, é essencial que os pais acompanhem a vida virtual dos filhos.
   Na avaliação de Gabriel, a forte adesão de adolescentes às redes sociais reflete características próprias da juventude, como formação da identidade, necessidade de socialização e autoafirmação.
   Segundo a pesquisa, os jovens que desenvolvem depressão, já manifestam tendência ao isolamento ou ansiedade e buscam na internet uma forma de interagir com outras pessoas. Quando essa relação não se estabelece, eles ficam deprimidos. O estudo alerta para que os pais avaliem se o período dedicado aos relacionamentos virtuais não estão interferindo na construção de relacionamentos reais.                                                             Fonte: UOL Notícias

3) Escreva um parágrafo (de, no mínimo, 10 linhas) relacionando a notícia apresentada à charge e à tirinha sobre o uso das redes sociais em excesso.


Postado por Exercícios - Colégio Olimpo


9º Ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020
Ano/Série: 9º             Período:  17/02/2020 a 13/03/2020                    Nº de Aulas: 15
Campo de atuação: Jornalístico-midiático / Artístico- Literário / Práticas de estudo e pesquisa;
Tema Integrador: Ciência e Tecnologia
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- LEITURA:
- Artigo de opinião;
- Interpretação Textual: tecnologia, elementos da comunicação;
- História da evolução da linguagem através dos meios de comunicação;
- Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

- ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
- Elementos da Comunicação;
- Linguagem verbal e não verbal;
- Charge;

- ORALIDADE:
Oralização;
Conversação espontânea;
Participação e troca de ideias coletiva;

- PRODUÇÃO: Textos de opinião, argumentativos;
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS:
Compreender a temática discutida e os gêneros utilizados através das atividades propostas;
Analisar textos e questionários;
Identificar relações de intertextualidade;
Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais;
Identificar as práticas de interação no mundo tecnológico;
Refletir acerca da evolução da linguagem e dos meios de comunicação;
Analisar as situações sociais em que o adolescente está inserido e de que forma a sua linguagem ocorre e se propaga.
Compreender a temática discutida e os gêneros utilizados através das atividades e dinâmicas;
Revisar as características dos gêneros poema e autobiografia;
Produzir a partir da temática poema e texto autobiográfico;
Competência Geral: BNCC
5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Competências específicas de Língua Portuguesa:
● Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

● Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

● Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

● Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.

Habilidades conforme a BNCC:

EF89LP32) - (EF89LP33) - (EF67LP23) - (EF67LP27) - (EF67LP28) - (EF67LP29) - (EF67LP30) - (EF69LP44) - (EF69LP45) - (EF69LP46) - (EF69LP47) - (EF69LP48) - (EF69LP49) - (EF69LP50) - (EF69LP51)

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:  Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
  (1ª AULA) – CONHECIMENTO DA TURMA E BREVE DIAGNÓSTICO
1º MOMENTO:
- Sugere-se que o professor escreva no quadro, ou em cartaz, ou no Datashow a seguinte frase: Sejam bem-vindos: ADOLESCENTES CONECTADOS, e ao lado descreve o significado de ambos os termos, ou seja o significa adolescente, e/ou adolescência, e também o que significa ser protagonista.
- Apresentação da turma com roda de bate papo, onde cada um diz o nome e faz um pequeno relato sobre sua vida, composição familiar, aspirações para o futuro, sonhos e medos. (Relatos orais e escritos, servindo para diagnóstico da turma).

  (2ª AULA) – FICHA DIAGNÓSTICA
- Professor, após a recepção e conhecimento dos alunos, chegou a hora de explorar e analisar alguns conhecimentos que os alunos possuem através da FICHA DIAGNÓSTICA. Disponível (EM ANEXO).
- Estipule um tempo para os alunos preencherem a ficha e em seguida socializem as respostas buscando ouvi-los e entender o conhecimento que já possuem.

  (3ª AULA) – QUESTIONÁRIO DE LEITURA
- Para esta aula e ainda como atividade diagnóstica, sugere-se que o professor explore o QUESTIONÁRIO DE LEITURA DISCENTE, (EM ANEXO).
- O intuito desse questionário é conhecer como ocorre a atividade de leitura na vida dos estudantes, quais são suas leituras favoritas e que ele perceba a importância dessa atividade para a sua vida estudantil e pessoal.

  (4ª e 5ª AULAS) – INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – ARTIGO DE OPINIÃO
1º MOMENTO:
Sugere-se que o professor trabalhe a leitura o ARTIGO DE OPINIÃO: GERAÇÃO DO CELULAR (EM ANEXO). Aproveite e relembre com os alunos as principais características do gênero: artigo de opinião e discutam a temática.
2º MOMENTO:
Após a leitura e socialização do texto, sugere-se ao professor em (ANEXO) uma atividade de interpretação textual acerca do texto. Os alunos responderão e farão a correção com o seu auxílio.

  (6ª, 7ª AULAS) – ANEXOS EM EMAIL -  INTRODUÇÃO AOS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
- Após esse momento, para adentrar a temática que será discutida “A evolução da linguagem através dos meios de comunicação”, sugere-se a dinâmica: DESENHANDO COM INSTRUÇÕES. (Anexo 1).
- Em seguida o professor poderá socializar a dinâmica com o grupo e solicitar que respondam as questões no caderno ou oralmente.
- A dinâmica servirá para explanar os objetos de conhecimento: língua, linguagem, tipos de linguagem, elementos da comunicação.
- Professor, utilize os materiais disponíveis, bem como slides e atividades, além do link do vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=_C3AmzKpJbQ  - Processo de Comunicação.

- O principal intuito é mostrar aos alunos a importância da comunicação e como ela é primordial em nossas vidas.

  (8ª e 9ª AULAS) - HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
1º MOMENTO:
- Para dar continuidade a temática e socializar a história da evolução da linguagem e dos meios de comunicação, sugere-se que trabalhe os vídeos disponíveis nos seguintes links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=AvcOa9-defs A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM HUMANA

https://www.youtube.com/watch?v=Kjarn78gjlc   Meios de comunicação [Resumo] [Prof. Alda]

https://www.youtube.com/watch?v=R4FNszkxFYY A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

https://www.youtube.com/watch?v=F7KH3oR6Kdo A HISTÓRIA DAS TELECOMUNICAÇÕES

- Professor analise os vídeos e verifique qual, ou quais deseja trabalhar, e explore o assunto. Em seguida divida a turma em grupos e entregue um texto que aborde as temáticas (EM ANEXO).

2º MOMENTO:
- Como atividade sugere-se que entregue a cada grupo um cartaz e solicite que façam uma linha do tempo da EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, desde o que acreditam ser a primeira forma de comunicar-se até o que vivenciamos hoje.
- A partir do que os alunos entendem por meios de comunicação e sua evolução, questione-os sobre quais meios de comunicação já utilizaram e com qual objetivo empregaram cada um.
- Oriente os alunos como deve ser uma linha do tempo e que eles podem desenhar ou fazer colagens para apresentar os meios de comunicação e as linguagens utilizadas por eles.
- Peça aos grupos que apresentem e socializem as linhas do tempo.
3º MOMENTO:  DA TEORIA À PRÁTICA – TRABALHO EM GRUPO - EM ANEXO
         Para tornar o ensino sobre evolução da comunicação mais didático e acessível, o professor pode sugerir aos alunos uma proposta de trabalho em grupo. Para isso, divida a sala em grupos, de acordo com a linha do tempo da evolução dos meios de comunicação:
Pinturas rupestres/desenhos → Escrita → Telégrafo → Telefone → Rádio → Televisão → Computadores/Internet
         É preciso ficar claro que, apesar de ser um trabalho coletivo, o objetivo é juntar cada apresentação para compreender toda a transformação sofrida pelos meios de comunicação.
- Programe as apresentações para a próxima aula e peça aos alunos que verifiquem se em casa possuem alguns meios de comunicação presentes na linha do tempo e solicite que levem para a apresentação em grupo.


  (10ª e 11ª AULAS) – APRESENTAÇÃO – LINHA DO TEMPO DA LINGUAGEM E TECNOLOGIA
1º MOMENTO:
- Professor, verifique se os alunos finalizaram os trabalhos. Disponibilize um tempo para os grupos se organizarem e explique como deve ser feita a apresentação para a turma.
- Após as apresentações reforce a discussão, fale sobre a importância dos meios de comunicação para a evolução da linguagem humana. Socialize sobre as tecnologias e como elas podem ser benéficas nos estudos e para o crescimento de cada um.

  (12ª e 13ª AULAS)
- Professor sugere-se que trabalhe nessas aulas o QUESTIONÁRIO: USO DAS TECNOLOGIAS (ANEXO);
- Leia o questionário com os alunos visando esclarecer possíveis dúvidas, e estipule um tempo para a realização do mesmo e em seguida socializem.
2º MOMENTO: ATIVIDADE – PRODUÇÃO TEXTUAL
- Para fechar essa discussão solicite aos alunos que escrevam um pequeno texto, sobre o impacto dos meios de comunicação para a evolução da linguagem humana, quais são os benefícios que a tecnologia nos proporciona nos dias atuais, e como o uso das tecnologias em sala de aula pode ser importante para o conhecimento.
- Professor, peça que escrevam o pequeno texto no caderno, recolha, corrija e socialize na próxima aula.

  (14ª e 15ª AULAS) –   ATIVIDADE - ANÁLISE DA CHARGE "REDE SOCIAL"
1º MOMENTO:
- Sugere-se que o professor trabalhe a leitura e interpretação textual da atividade: "REDE SOCIAL"
- É importante conversar com os alunos para abordar acerca dessas questões que envolvem o uso da tecnologia, como devemos usá-la de maneira correta e com limites. Reflitam também acerca dos significados que são estabelecidos através do texto sobre “rede social”.

2º MOMENTO:
Após a leitura e socialização do texto, sugere-se ao professor uma atividade de interpretação textual acerca do texto. Os alunos responderam e farão a correção com o auxílio do professor. (EM ANEXO).
RECURSOS:
(  ) Resumo             (  ) Data show;            (  ) Jornal;           (  ) Revista;          (   ) Vídeo;     (  ) Computador;
(  ) Jogos;               (  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.               (  ) Informativos.

AVALIAÇÃO:
(  ) Prova;       (  ) Trabalho;      (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (     );       (  ) Seminários;
(  ) Apresentação oral;              (  ) Observação do desempenho do aluno;                 (  )  cartaz;
(  ) Debate;     (  ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita;                           (  ) Avaliação da participação;

Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.
FICHA DIAGNÓSTICA – LÍNGUA PORTUGUESA
Escola:___________________________________________________________________                                                     
Professor (a):_____________________ Data: ___/___/___ Ano:_______  Turma: _______
Aluno(a): _________________________________________________________________

Ficha – Diagnóstica
1-Para você o que significa língua? E linguagem? Escreva as suas definições.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- A Língua Portuguesa é importante? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Em que circunstâncias e atividades o estudo da Língua Portuguesa torna-se significativo e contribui para o seu crescimento, enquanto adolescente e aluno?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____-________________________________________________________________________________________

 4-Você se interessa pelo estudo da Língua Portuguesa? Na sua opinião é uma disciplina difícil? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___________-_____________________________________________________________________________

5-Você gosta de ler? Na sua opinião qual é a importância da leitura? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6-Você já leu algum livro? Qual? Por que você gostou da história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-_____________________________________________________________________________¬___________

7-Descreva os conteúdos que foram trabalhados no componente Língua Portuguesa no ano anterior, pontuando o que você aprendeu:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- Quais as suas expectativas com relação às aulas de Língua Portuguesa para este ano de 2020?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9- Você se considera um adolescente protagonista, conectado com as tecnologias e que está construindo a sua história? Descreva quais atitudes um adolescente protagonista deve ter na sociedade, em sua escola, família e comunidade.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Questionário Discente - Hábitos de leitura

Nome: ____________________________________Idade: ________________

1- Você gosta de ler?
( ) Gosto muito ( ) Gosto ( ) Não gosto

2- O último livro que leu foi há...
(  ) Menos de um mês (  ) Mais de um ano (  ) Menos de um ano
(  ) Aproximadamente seis meses (  ) Não lembro (  ) Não leio livros

3- Você costuma ler? Por quê?
( ) Sim, porque é importante
( ) Sim, porque eu gosto
( ) Sim, por dever escolar
( ) Sim, por outra razão. Qual? ____________________________________________________
( ) Não, devido ao preço dos livros
( ) Não, porque não gosto
( ) Não, pois não encontro temas interessantes
( ) Não, por dificuldade em compreender os livros e textos
( ) Não, pois não encontro significado para minha vida
( ) Não, por outro motivo. Qual? __________________________________________________

4- Se você gosta, qual o seu tipo preferido de leitura?
( ) Livros escolares ( ) Jornais ( ) Livros técnicos ( ) Revistas  ( ) Ficção científica
( ) Séries policiais ( ) Histórias em quadrinho ( ) Contos ( ) Poesia ( ) Crônicas                   

( ) Autobiografias ( ) Outros Quais? ________________________________


5- Está lendo algum livro neste momento?
( ) Não ( ) Sim. Qual? ___________________________________________________

6- Você considera suficiente o seu tempo dedicado à leitura?
( ) Sim ( ) Não

7- Você conhece algumas dessas obras e seus autores?

O MENINO MALUQUINHO – (Ziraldo) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
MARCELO, MARMELO, MARTELO E OUTRAS HISTÓRIAS – (Ruth Rocha) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
Reinações de Narizinho – (Monteiro Lobato) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
O Pequeno Príncipe – (Antoine De Saint-Exupéry) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
Harry Potter – (J.K. Rowling) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
As Crônicas de Nárnia – (C.S. Lewis) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
Diário de um Banana - (Jeff Kinney) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço
Alice no País das Maravilhas – (Lewis Carrol) ( ) Já li ( )Só ouvi falar ( ) Não conheço

8- Existe algum livro que o marcou? Qual e por quê?
9- Se você escrevesse um livro, que tema escolheria?
10- Se você pudesse criar/ virar um personagem, como ele seria?
11- Qual história que você já leu que mais se parece com a história de sua vida? Justifique sua resposta:

12- Avalie as afirmativas abaixo considerando os critérios de 1 a 5. Lembre-se de que não há respostas certas ou erradas. Sinta-se à vontade para ser sincero (a).
(1) Sem importância
(2) Pouco importante
(3) Importante
(4) Muito importante
(5) Extremamente importante

A) Ler livros que tenham a ver com minha realidade e experiência de vida. (    )
B) Conhecer a história de vida dos meus colegas. (    )
C) Compartilhar minhas experiências de vida. (     )
D) Ler textos canônicos que possam resgatar minhas memórias e lembranças. (     )
E) Relacionar o aprendido na escola com minha própria vida, valorizando minhas experiências. (      )

ARTIGO DE OPINIÃO - (USO DO CELULAR)

Leia o texto para responder as próximas 10 (dez) questões.

GERAÇÃO DO CELULAR
            O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter maiscontato com o mundo real.
      As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.
            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.
Da Silva, Inaê Soares. Escola João Moreira Barroso.
Setembro de 2017 (Adaptado). Professor Maurício Araújo
1ª) Qual o assunto do artigo de opinião?
2ª) A finalidade do texto é
a) informar sobre o avanço das tecnologias.
b) apresentar dados históricos sobre as redes sociais.
c) apresentar um ponto de vista para convencer o leitor.
d) informar sobre a importância do celular na comunicação.

3ª) Segundo a autora, como os usuários do celular estão se comportando atualmente em relação aos aplicativos de relacionamento?
a) Eles estão passando todo o seu tempo livre nas redes sociais.
b) Os usuários usam o celular excessivamente.
c) Os usuários usam todos os dias o celular, mas conseguem limitar o tempo que passam nas redes sociais.
d) Usam as redes sociais apenas para se relacionar amorosamente.

4ª) Há uma opinião da autora em:
a) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros...”
b) “... especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas.”
c) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos...”
d) “Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos  mais contato com as pessoas...”

5ª) No trecho: “...e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”, a expressão grifada significa que os usuários
a) passam muito tempo no celular.
b) ficam bastante tempo na internet e isso causa problemas na visão.
c)podem prejudicar o vidro do celular durante o toque com os dedos.
d)são obrigados a usarem o celular.

6ª) A tese que a autora Inaê Soares defende está em
a) “Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”
b) “As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros...”
c) “As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.”
d) “... seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho.”

7ª) No trecho: “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações...” , a palavra em destaque revela circunstância de
a) modo.
b) tempo.
c) lugar.
d) intensidade.

8ª) O que a autora quis dizer ao escrever “A comunicação que prevalece é a virtual”?
a) Com a chegada da tecnologia, a comunicação virtual está diminuindo.
b) Que a comunicação real (olho-no-olho) está se tornando mais frequente.
c) Que todos os dias as pessoas estão comprando mais celular.
d) Que a comunicação por meio de aplicativos de celulares está se tornando mais frequente.

9º No trecho: “...e isso preocupa.”, o termo em destaque se refere
a) aos adultos que chegam do trabalho e já vão para o celular.
b) aos idosos que aderiram à nova tecnologia.
c) à mudança da cultura da população.
d) às últimas atualizações  dos aplicativos de relacionamento.

10ª) Qual a proposta de solução apresentada pela autora para minimizar os problemas causados pelo celular?
a) “Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real.”
b) “A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.”
c) “O que veio para aproximar, acabou afastando.”
d) “As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras.”


GABARITO:
1ª) O uso excessivo do celular.
2ª) c
3ª) b
4ª) d
5ª) a
6ª) c
7ª) b
8ª) d
9ª) c
10ª) a


DINÂMICA: DESENHANDO COM INSTRUÇÕES
6ª e 7ª AULAS

1) Divida a turma em duplas e solicite que fiquem sentados um de costas para o outro;

2) Em seguida entregue a um deles uma folha contendo uma imagem (selecione as imagens com antecedência) e explique que ao seu comando deverá passar instruções a sua dupla sobre as formas que compõem o seu desenho.

3) Entregue ao aluno que irá desenhar uma folha de papel ofício e solicite que utilize o lápis para desenhar tudo o que o colega lhe disser.

4) Explique para aqueles que estão com os desenhos em mãos que devem dizer as características do desenho: como formas geométricas, linhas e espaços (grande, pequeno), mas não devem de forma alguma dizer características específicas do desenho, pois o intuito é identificar se a comunicação entre eles foi clara e se obteve resultado satisfatório.

5) Estipule um tempo, e ao final convide cada dupla a frente para socializar e mostrar o seu desenho, e aproveite para fazer as indagações e aprofundar o aprendizado.

Bons Estudos!


TEXTO PARA A LINHA DO TEMPO
HISTÓRIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos por meio da transferência de informações de forma individual ou em massa.
Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos, propiciando a difusão de informações. Esses veículos vêm sofrendo diversas transformações ao longo da evolução da sociedade, encurtando cada vez mais as distâncias entre os povos e acelerando a disseminação de informações.
Tipos
Existem dois tipos de meio de comunicação. São eles:
→ Meio de comunicação individual
Ferramenta que possibilita o contato interpessoal e a disseminação de informações entre uma pessoa e outra ou entre grupos restritos. São exemplos: carta, telefone e internet (plataformas de mensagens instantâneas/bate-papo).
→ Meio de comunicação social ou em massa
Ferramenta que possibilita comunicar a um número grande de pessoas, ou seja, transmitir informações em massa. São exemplos: televisão, rádio, internet (veículos de informação).
Principais meios de comunicação
Os diversos meios de comunicação existentes sofreram, ao longo dos anos, adaptações e transformações a fim de atender às demandas da sociedade, encurtando cada vez mais o tempo e o espaço.

→ Meios de comunicação antigos
Escrita: utilização de códigos e sinais para transmitir informações entre os seres humanos. Foi desenvolvida de maneira independente entre as sociedades nas diversas regiões do mundo.
Telégrafo: meio de comunicação que permite a comunicação por meio de códigos (código Morse), baseados no sistema de pontos e traços. Foi criado na década de 1930 por Samuel Morse, nos Estados Unidos. O telégrafo chegou ao Brasil em 1957, com a primeira linha instalada no Rio de Janeiro.
Correio: meio de comunicação cujo sistema envolve envio de cartas, documentos e encomendas entre remetente e destinatário. É um dos meios de comunicação mais antigos, podendo ser privado ou público.
Jornal: é um meio de comunicação impresso. O primeiro jornal foi produzido em Roma, em 59 a.C., chamava-se Acta Diurna e anunciava notícias do governo. Era escrito em grandes placas brancas colocadas em locais públicos.
Rádio: é um meio de comunicação que possibilita a comunicação em massa, propagando informações codificadas por meio de sinal eletromagnético. A história do rádio teve início em 1860, quando as ondas de rádio foram descobertas.
Telefone: meio de comunicação eletroacústico que possibilita a transmissão de informação por meio da voz e de sinais sonoros. Foi inventado por volta da década de 1860 por Antonio Meucci, que o denominou de "telégrafo falante". No Brasil, as primeiras linhas eletrônicas foram instaladas no Rio de Janeiro.
Televisão: meio de comunicação eletrônico capaz de reproduzir imagens e áudios de forma instantânea, convertendo luz e som em ondas eletromagnéticas. O desejo de criar a televisão remonta ao século XIX.

→ Meios de comunicação atuais
Celular: meio de comunicação que faz a transmissão de voz e de dados por meio de ondas eletromagnéticas. Foi inventado em 1947 pela empresa de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Em 1956, a Ericsson reuniu diversas tecnologias e desenvolveu o celular chamado Ericsson MTA (Mobilie Telephony A).
Computador: máquina capaz de armazenar e processar dados. Com a invenção da internet, tornou-se um meio de comunicação.
Internet: rede que liga mundialmente milhões de computadores. É um dos meios de comunicação mais poderosos já desenvolvidos pelo homem, revolucionando a sociedade e a comunicação.
TRABALHO EM GRUPO – LINHA DO TEMPO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

DA TEORIA À PRÁTICA
Para tornar o ensino sobre evolução da comunicação mais didático e acessível, o professor pode sugerir aos alunos uma proposta de trabalho em grupo. Para isso, divida a sala em grupos, de acordo com a linha do tempo da evolução dos meios de comunicação:
Pinturas rupestres/desenhos → Escrita → Telégrafo → Telefone → Rádio → Televisão → Computadores/Internet
É preciso ficar claro que, apesar de ser um trabalho coletivo, o objetivo é juntar cada apresentação para compreender toda a transformação sofrida pelos meios de comunicação.

GRUPO 1: PINTURAS RUPESTRES
Esse grupo pode reunir gravuras ou pintar grandes painéis, representando as pinturas rupestres. Para isso, podem usar materiais como tinta, carvão e papel pardo.

GRUPO 2: ESCRITA (CARTAS E JORNAL)
Esse grupo deve demonstrar como surgiu e evoluiu a escrita. O uso de sinais e a criação de instrumentos que possibilitam a grafia devem ser abordados. Os tipos de escritas e alfabetos também são importantes para mostrar essa evolução.
O grupo da escrita também ficará responsável por mostrar como os jornais mudaram o cotidiano das pessoas. Assim, os alunos poderão criar um jornal e distribui-lo para toda a turma ou elaborar cartas para os amigos e entregá-las em sala de aula.

GRUPO 3: TELÉGRAFO
Esse grupo poderá usar fotos ou até mesmo tentar construir uma réplica de telégrafo. Os alunos podem também representar, em cartolina ou em papel grande, o Código Morse, utilizado nesses aparelhos.

GRUPO 4: TELEFONE
Esse grupo deverá mostrar como o telégrafo deu lugar a uma nova invenção: o telefone, meio de comunicação revolucionário capaz de transmitir voz à distância. O aluno que puder e tiver acesso a aparelhos antigos poderá levá-los para a apresentação. Esse grupo também deverá mostrar a evolução do telefone até o advento do celular.

GRUPO 5: RÁDIO
Esse grupo falará sobre o rádio, um meio de comunicação ainda bastante popular, pois não necessita de que as pessoas parem seus afazeres para utilizá-lo. É importante dizer que esse meio de comunicação é capaz de transmitir informação em massa, diferentemente dos anteriores. Quem tiver rádios em casa poderá levá-los a fim de mostrar como evoluíram.

GRUPO 6: TELEVISÃO
Os alunos podem desenvolver um programa de televisão para tratar sobre o tema escolhido.
Esse grupo introduzirá uma nova forma de comunicação: a televisão. Ao longo dos anos, esse meio de comunicação de massa sofreu diversas transformações, que foram influenciadas pela tecnologia. Esse grupo pode construir uma TV e montar um pequeno teatro, noticiando alguma informação,

GRUPO 7: COMPUTADOR E INTERNET
O uso de computadores e da internet transformou a sociedade, as relações interpessoais e o trabalho.*
Esse grupo falará sobre o computador, um meio de comunicação que faz parte do cotidiano de muitas pessoas e que revolucionou as relações pessoais e de trabalho. Os computadores passaram a ter ainda mais funcionalidade com a internet, um eficaz meio de comunicação na transmissão de informações. Por meio dela, as pessoas conectam-se com o mundo todo e têm acesso a informações que, antigamente, demoravam muito tempo para serem acessadas.
É importante que o grupo mostre como a internet incorporou diversos outros meios de comunicação, como os jornais e revistas, além de ter possibilitado a transmissão televisa em celulares e computadores.
Durante a apresentação, os alunos poderão utilizar o próprio computador, bem como desenvolver um material on-line sobre a evolução e a revolução da internet para apresentar ao professor e aos demais colegas.
Depois de todas as apresentações, o conteúdo será mais acessível e melhor entendido pelos alunos, que terão visualizado na prática a linha do tempo da evolução dos meios de comunicação.
Revista: Nova Escola *Crédito de imagem: Dedi Grigoroiu / Shutterstock

ATIVIDADE - ANÁLISE DA CHARGE "REDE SOCIAL"



01) Defina o que é uma rede social:
a) no campo das comunicações;
b) no cartum estudado;
02) As redes sociais são mesmo necessárias para todo mundo? Justifique sua resposta:
03) Quais as vantagens e desvantagens das redes sociais?
04) A principal característica textual existente nas postagens das redes sociais, principalmente no Twitter, é:
(a) o uso excessivo de gírias;
(b) a falta de pontuação nos textos;
(c) a preocupação com a síntese textual;
(d) facilidade de relacionamento entre desconhecidos;
(e) o uso de letras maiúsculas para chamar a atenção;

05) Quais os dois sentidos assumidos pela expressão “rede social” na charge?
06) A “rede social” a que o homem se refere tem alguma semelhança com a que costumamos usar/falar no nosso dia a dia?

07) A imagem da charge pode mesmo ser considerada uma “rede social”? Por quê?
08) O título da charge faz uma intertextualidade com um problema social através de um outro sentido da palavra “rede”. Identifique-o:
09) Em que consiste o humor da charge?
10) Crie um parágrafo dissertativo sobre o principal tema extraído da charge em questão:
11) O que você entende por analfabetismo digital? Podemos dizer que a família presente na charge é um exemplo disso?
12) Há uns 10 anos, o que equivaleria às redes sociais para manter as pessoas atualizadas e interagindo umas com as outras?
13) Quais são as redes sociais mais conhecidas? Enumere-as:
14) Existe alguma rede social que possa ser considerada absolutamente necessária para um ser humano? Cite-a e justifique sua resposta:
15) Qual a principal crítica apresentada na charge?
16) Relacione a charge em questão com a charge abaixo, explicando bem o seu raciocínio:

Autores: Andreia Dequinha, Ruth, Helaine, Fabi, Nalva, Lourdes, Édina, Sinara,
Lenita, Rosane, Telma Perfeito, Sandra Vitezi, Carmem, Débora, Cris Happy


O GÊNERO TEXTUAL CHARGE

A charge é um dos gêneros textuais de que o jornal e outros suportes dispõem para expressar sua opinião sobre os acontecimentos diários. Porém, diferentemente do gênero editorial, que expressa à posição oficial do jornal em relação a um fato ou acontecimento, a charge expressa uma opinião mais individual, mais subjetiva. Tem-se, com ela, como objetivo, a crítica humorística de um fato político ou ligado aos costumes (ou ainda “atuais”). Por isso, o leitor deve conhecer o assunto a que a charge se refere para pode compreendê-la. Nela, as características físicas das pessoas são quase sempre exageradas (caricatura) para despertar o leitor.
As charges promovem uma visão mais crítica dos problemas vigentes na sociedade na qual os alunos estão inseridos. É um recurso atrativo que o professor e o aluno devem explorar. A charge, além de trabalhar a leitura de texto, promove a leitura de mundo, desperta o interesse dos alunos e a sua capacidade de interpretação, explorando a linguagem verbal e a não verbal.
As charges são sempre repletas de sentidos críticos, em uma harmoniosa união de recursos multimodais (linguísticos e imagéticos) e têm, por objetivo, destacar o assunto que está em evidência de um modo jocoso.

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